Notícias



CREF2/RS participa da formação do Observatório Social em Porto Alegre
Postado em 19/10/2012
Fonte: CREF2/RS

A Conselheira Sonia Maria Waengertner (CREF2/RS) participou no dia 10 de outubro de uma reunião com o objetivo de formar o Observatório Social (OS) em Porto Alegre, realizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS). Atuante em quinze estados do país, o OS é uma organização apartidária de conscientização sobre os direitos e deveres do contribuinte, e que reúne entidades representativas da sociedade civil visando melhorar a gestão pública. Estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Enfermagem, Delegacia da Receita Federal, Conselho Regional de Fonoaudiologia, OAB e Grande Oriente.

Segundo a representante do CREF2/RS, o OS faz parte do esforço nacional para tornar nosso País mais transparente, monitorando as licitações do município e agindo preventivamente no controle dos gastos públicos. “A má gestão dos recursos compromete a possibilidade do Estado investir em áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável, como a educação, a saúde e o estímulo à produção”, explicou Sonia.

A Conselheira também participou do 2º Encontro dos Observatórios Sociais do Brasil em Curitiba nos dias 21 e 22 de setembro. No encontro foram realizadas palestras com representantes de várias entidades vinculadas ao controle de finanças públicas. “Ficou constatado que quanto menor o município, mais eficiente seu desempenho no acompanhamento das recursos públicos”, explicou.