Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS participa de campanha desenvolvida pela Associação Solidária Só os Fortes
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em parceria com a Associação Solidária Só os Fortes, está arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, lacres de latas de alumínio e tampas de garrafa PET. O ponto de coleta das doações está instalado na recepção do Conselho, na sua sede em Porto Alegre.

De acordo com Andrenise Silva, representante da Associação, a campanha conjunta com o CREF2/RS tem o intuito de beneficiar asilos, creches e abrigos, assim como moradores de rua, portadores de necessidades especiais e famílias que perderam os seus pertences em incêndios e enchentes. "Também recolhemos móveis em bom estado e eletrodomésticos, diretamente na residência do doador, mediante agendamento antecipado", explica.

Andrenise também frisa que, com os lacres de latas de alumínio, é possível adquirir cadeiras de rodas e que as tampas de garrafa PET podem ser trocadas por alimentos. Segundo a conselheira Sônia Waengertner (CREF 007781-G/RS), coordenadora da campanha no CREF2/RS, a ação mostra que um pequeno gesto, como separar uma tampa ou um lacre, pode fazer a diferença na vida de pessoas que tanto precisam de apoio.

Associação Solidária Só os Fortes
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 212 - Bairro São João
Telefone para contato: (51) 98499-7264

Campanha Social



Residência Multiprofissional é uma ótima oportunidade para o profissional de Educação Física
27/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Os bacharéis em Educação Física têm uma excelente oportunidade de aprimoramento através da Residência Multiprofissional em Saúde. A Residência é uma pós-graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinadas às categorias que integram a área de saúde. Trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Os residentes recebem uma bolsa, no valor de no valor de R$ 3.330,43, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso. Para ingressar em uma Residência Multiprofissional e em Saúde, o interessado deve ser aprovado na seleção pública realizada por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.Cabe frisar que, no caso da Educação Física, apenas bacharéis podem realizar a Residência.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana. O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias. Os programas de Residência Multiprofissional e em Saúde são desenvolvidos da seguinte forma: 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior). Mais informações no Portal do MEC.

Residência Multiprofissional



CREF2/RS entrega Cédula de Identidade Profissional durante formaturas
18/06/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de agilizar o procedimento de registro de recém-formados, o CREF2/RS entrega a Cédula de Identidade Profissional (CIP) durante o ato solene de formatura, para todos que assim desejarem. Para que haja a entrega no local, no mínimo cinco formandos deverão solicitar o registro profissional ao CREF2/RS, e a Instituição de Ensino Superior deverá enviar para o endereço da Sede do CREF2/RS, com no mínimo trinta dias de antecedência do evento, o convite da formatura, com data, local e horário, nominata da turma de formandos em folha timbrada, carimbada e assinada, atestando a data da colação de grau, CPF e a base legal de cada acadêmico.

Além disto, a Comissão de Formatura ou a Instituição de Ensino Superior necessitam providenciar junto aos formandos os seguintes documentos, que precisão ser enviados ao CREF2/RS igualmente com 30 dias de antecedência à formatura: requerimento de registro de graduado (disponível neste link); cópia autenticada do RG e do CPF ou da CNH; duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e com fundo branco; comprovante original do pagamento da taxa de inscrição do CONFEF (obtida aqui) e cópia simples do comprovante de residência. O envio do Histórico Escolar Universitário, contendo a carga horária total cursada, a data de autorização e de reconhecimento do curso, bem como a data de ingresso e de conclusão, também é obrigatório.

Para a solenidade, o CREF2/RS enviará um Conselheiro representante para a entrega das CIPs. No momento de recebimento, o graduado deverá assinar o Termo de Responsabilidade Ético-profissional. Para a emissão da Cédula, também será necessário coletar a digital de cada um dos formandos, o que poderá ser feito de duas formas: comparecendo ao CREF2/RS ou agendando com o Conselho para que um funcionário dirija-se até a Instituição de Ensino Superior para efetuar o procedimento.

Para mais informações, confira a íntegra da PORTARIA 2016/000352.

Formatura



UFRGS realiza pesquisa com egressos da Residência Multiprofisisonal em Saúde
13/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Psicologia da UFRGS está realizando uma pesquisa com os profissionais de Educação Física que tiveram formação em Residência Multiprofisisonal em Saúde, entre 2005 e 2014. O questionário, vinculado ao trabalho “Residências Multiprofissionais em Saúde: onde estão os profissionais egressos e que dispositivos de cuidado em saúde mental estão produzindo?” e coordenado pela professora Vera Pasini, está aberto para a participação voluntária de todos aqueles que atendem a este pré-requisito e pode ser acessado diretamente neste link.

Ao acessar o formulário, os participantes também terão acesso ao termo de consentimento e as informações pessoais serão acessadas apenas pelos pesquisadores, sendo os resultados deste estudo avaliados e divulgados de forma coletiva, sem identificação individual. A participação é exclusiva para egressos da Residência Multiprofisisonal em Saúde. Mais informações pelo e-mail pesquisaresidenciaemsaude@gmail.com.

pesquisa residência saúde



CREF2/RS e Vida de Ouro oferecem descontos em seguros para profissionais registrados
26/02/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e a Vida de Ouro – Corretora de Seguros e Previdência firmaram um convênio para oferecer descontos de até 30% aos profissionais registrados no Conselho. A empresa, com matriz em São Marcos (RS) e franquias espalhadas por todo o Brasil, é especializada em previdência privada e seguros de vida, mas comercializa também apólices de seguro de automóveis, residências e contra acidentes pessoais, entre outros bens.


Vida de Ouro – Corretora de Seguros e Previdência
Site: wwww.ouroseguros.com.br
E-mail: ouro@ouroseguros.com.br
Telefone: (54) 3291-4048

convênios



Educação Física permanece obrigatória no Ensino Médio
16/02/2017
Fonte: CONFEF

Na última quarta-feira, 08/02, o Plenário do Senado aprovou a Medida Provisória do Novo Ensino Médio, com 43 votos favoráveis e 13 votos contrários ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2016 - proposta originada após alterações promovidas na MPV 746/2016 pela Comissão Mista e pela Câmara dos Deputados.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados determina que a Base Nacional Comum Curricular deverá incluir, obrigatoriamente, estudos e práticas de Educação Física. A matéria segue à sanção presidencial.

Mais do que uma vitória para a categoria, a decisão é de extrema importância para as crianças e jovens que encontram na disciplina um importante aliado no desenvolvimento dos conhecimentos básicos em relação à instrução física, ao bem-estar e às capacidades físicas. Quando devidamente organizada, ensinada e, dotada de recursos, a Educação Física pode oferecer uma ampla gama de benefícios aos indivíduos, às famílias, às comunidades e à sociedade em geral, conforme orientação da Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte (UNESCO).

Entenda a tramitação

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 22/09, a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do Ensino Médio. A MP alterava, entre outros, o Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a disciplina de Educação Física, que antes era prevista em todas as etapas da Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio), passava a ser obrigatória apenas nos ensinos Infantil e Fundamental.

A partir do anúncio da MP, o Sistema CONFEF/CREFs se mobilizou junto aos parlamentares, Profissionais de Educação Física e a sociedade como um todo. As ações incluíram participação em Audiências Públicas, visitas a gabinetes de Deputados, Senadores e Ministro da Educação. Devido a mobilização, antes de seguir para análise da Comissão Mista (formada por Deputados e Senadores), a MP recebeu 568 emendas de 93 parlamentares. Entre as mudanças sugeridas, a obrigatoriedade da Educação Física esteve presente em grande parte das emendas.

Logo em seguida, a Comissão Mista foi instaurada sob presidência e vice-presidência do deputado Izalci Lucas e senador Elmano Férrer, respectivamente, e relatoria do senador Pedro Chaves. A comissão aprovou alterações na MP, como o retorno das disciplinas de Educação Física e Artes. O texto, como Projeto de Lei de Conversão (PLC) 34/2016, seguiu para análise dos Plenários da Câmara e do Senado Federal. No Senado, a MP foi aprovada e segue para sanção presidencial.

Educação Física Escolar



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional realiza sua primeira reunião em 2017
03/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizaram nesta terça-feira, 3 de janeiro, na sede do Conselho, a primeira reunião de 2017. O principal assunto da pauta foi os preparativos para o Fórum dos Coordenadores 2017, que deverá ocorrer entre os dias 5 e 6 de maio na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), em Porto Alegre.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). A próxima reunião será no dia 3 de março, às 14h, na sede do CREF2/RS.

As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS entrega Cédula de Identidade Profissional durante formaturas
16/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de agilizar o procedimento de registro de recém-formados, o CREF2/RS, a partir de agora, irá entregar a Cédula de Identidade Profissional (CIP) durante o ato solene de formatura, para todos que assim desejarem. A solicitação, que tem que ser feita pela Instituição de Ensino Superior com o mínimo de 30 dias de antecedência à cerimônia, precisa contemplar pelo menos cinco recém-formados por colação de grau. O convite oficial da formatura – com data, local e horário – e a nominata da turma em folha timbrada também precisam ser anexadas ao pedido.

Além disto, a Comissão de Formatura ou a Instituição de Ensino Superior necessitam providenciar junto aos formandos os seguintes documentos, que precisão ser enviados ao CREF2/RS igualmente com 30 dias de antecedência à formatura: requerimento de registro de graduado (disponível no site do CREF2/RS); cópia autenticada do RG e do CPF ou da CNH; duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e com fundo branco; comprovante original do pagamento da taxa de inscrição do CONFEF (obtida no site do CREF2/RS) e cópia simples do comprovante de residência. O envio do Histórico Escolar Universitário, contendo a carga horária total cursada, a data de autorização e de reconhecimento do curso, bem como a data de ingresso e de conclusão, também é obrigatório.

Para a solenidade, o CREF2/RS enviará um Conselheiro representante para a entrega das CIPs. No momento de recebimento, o graduado deverá assinar o Termo de Responsabilidade Ético-profissional. Para a emissão da Cédula, também será necessário coletar a digital de cada um dos formandos, o que poderá ser feito de duas formas: comparecendo ao CREF2/RS ou agendando com o Conselho para que um funcionário dirija-se até a Instituição de Ensino Superior para efetuar o procedimento.

Para mais informações, confira a Portaria 2016/00352.

Cédula de Identidade Profissional CIP Formatura



Compareça à Audiência Pública pela obrigatoriedade da Educação Física no ensino médio nesta sexta-feira
08/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), comparecerá nesta sexta feira, dia 11, ao ato promovido pela Frente Parlamentar Mista do Esporte, que tem na presidência o deputado federal João Derly, em defesa da OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA no currículo escolar do ensino médio. O evento ocorrerá a partir das 9h30min, no plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores.

O objetivo é manter a obrigatoriedade da Educação Física no currículo, contrariando a Medida Provisória (MP) encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso em setembro. Para tanto, propõe emenda ao texto original da MP.

O evento é aberto aos representantes do meio acadêmico e esportivo, aos pais e aos próprios alunos. Além do CREF2/RS, estarão presentes o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF-RS), a Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF/RS) e a Associação das Federações Esportivas do Estado do Rio Grande do Sul (AFERS).

Você também pode assinar a petição online de apoio à obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio: http://bit.ly/ManifestoSIMaEducaçãoFísica

Audiência pública da obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio
Data: sexta-feira, dia 11 de novembro, às 9h30min
Local: Plenário Ana Terra – Câmara Municipal de Porto Alegre
Endereço: Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico

Audiência Pública pela obrigatoriedade da Educação Física



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional organiza Fórum dos Coordenadores 2017
04/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniram-se no dia 30 de junho na sede do Conselho. Entre os assuntos da pauta, foram debatidas as opções de tema para o Fórum dos Coordenadores 2017, que podem variar entre “Aproximações entre Licenciatura e Bacharelado”, com apresentação da conselheira federal Iguatemy Martins (000001-G/PB), “Estágios”, com as palestrantes Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), assessora de Fiscalização e Cristiane Corrêa (OAB/RS 60.229), assessora jurídica, ambas do CREF2/RS ou ainda “Empreendedorismo”, com um destes palestrantes: Marcelo Curth ou Gastão Englert. A data sugerida para o evento será 19 e 20 de maio de 2017.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). O próximo encontro da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional será realizado no dia 29 de julho, às 14h30min. As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



Senac prorroga inscrições do curso de condutor de turismo de aventura
17/05/2016
Fonte: CREF2/RS

O Senac-RS prorrogou, até o dia 15 de junho, as inscrições do curso de formação de condutores de turismo de aventura. A atividade, oferecida em parceria com o CREF2/RS, vai ter aulas a partir do dia 20 de junho e será totalmente gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física. O edital completo pode ser conferido aqui e as inscrições precisam ser feitas de maneira presencial, no Senac Comunidade, em Porto Alegre.

Com carga horária de 240 horas, o curso tem 30 vagas disponíveis e duração aproximada de dois meses, com aulas de segunda a sexta-feira, sempre pelo turno da manhã, das 8h às 12h, na unidade Senac Comunidade, localizada no colégio Júlio de Castilhos. A documentação necessária para a matrícula é: autodeclaração de baixa renda assinada, comprovante de renda, Cédula de Identidade Profissional, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações neste link ou pelo telefone (51) 3211-3579.

Curso de qualificação profissional Condutor de Turismo de Aventura
Disponibilidade: 30 vagas
Início das aulas: 20 de junho
Local: Senac Comunidade – Colégio Júlio de Castilhos
Endereço: Praça Piratini, 76 – Bloco B – 3º andar

Inscrições e matrículas: gratuitas no local, até o dia 15 de junho

Senac Cursos



Curso de condutor de turismo de aventura do Senac-RS abre inscrições na segunda-feira
08/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O Senac-RS, em parceria com o CREF2/RS, vai oferecer aos profissionais registrados no Conselho um curso de formação de condutores de turismo de aventura. A atividade, que vai ter aulas a partir do dia 25 de abril, será totalmente gratuita. Com carga horária de 240 horas e 30 vagas, o curso terá duração aproximada de dois meses e as inscrições serão abertas já na próxima segunda-feira, dia 11 de abril.

O curso terá aulas de segunda a sexta-feira, sempre pelo turno da manhã, das 8h às 12h, na unidade Senac Comunidade, localizada dentro do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. As inscrições e as matrículas serão realizadas de maneira presencial no mesmo lugar, até o dia 20 de abril. A documentação necessária para a matrícula é: autodeclaração de baixa renda assinada, comprovante de renda, Cédula de Identidade Profissional, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Poderão participar do curso somente profissionais registrados cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. Mais informações pela página do Senac-RS ou pelo telefone (51) 3211-3579. O edital já está disponível para download neste link.

Curso de qualificação profissional Condutor de Turismo de Aventura
Disponibilidade: 30 vagas
Início das aulas: 25 de abril
Local: Senac Comunidade – Colégio Júlio de Castilhos
Endereço: Praça Piratini, 76 – Bloco B – 3º andar

Inscrições e matrículas: no local, entre 11 e 20 de abril

Senac Cursos



Inscrições do curso de condutor de turismo de aventura abrem no dia 11 de abril
31/03/2016
Fonte: CREF2/RS

O Senac-RS, em parceria com o CREF2/RS, vai oferecer exclusivamente aos profissionais registrados no Conselho um curso de formação de condutores de turismo de aventura. A atividade será gratuita e vai ter aulas a partir do dia 25 de abril. Com carga horária de 240 horas e 30 vagas disponíveis, o curso terá duração aproximada de dois meses e as inscrições serão abertas no dia 11 de abril.

O curso de qualificação profissional terá aulas de segunda a sexta-feira, sempre pelo turno da manhã, das 8h às 12h, na unidade Senac Comunidade, localizada dentro do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. As inscrições e as matrículas serão realizadas de maneira presencial no mesmo lugar, até o dia 20 de abril.

Poderão participar do curso somente profissionais cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. Mais informações pela página do Senac-RS ou pelo telefone (51) 3211-3579. O edital já está disponível para download neste link.

Curso de qualificação profissional Condutor de Turismo de Aventura
Disponibilidade: 30 vagas
Início das aulas: 25 de abril
Local: Senac Comunidade – Colégio Júlio de Castilhos
Endereço: Praça Piratini, 76 – Bloco B – 3º andar

Inscrições e matrículas: no local, entre 11 e 20 de abril

Documentação necessária para matrícula: autodeclaração de baixa renda assinada, comprovante de renda, Cédula de Identidade Profissional, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência

Senac Cursos



Conselheira Carmen Masson assume presidência do CREF2/RS
01/04/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de segunda-feira, dia 31 de março, durante reunião Plenária do Conselho, Eduardo Merino licenciou-se do cargo de presidente do CREF2/RS. A presidência foi assumida pela Conselheira Carmen Masson, que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente no mandato 2013-2015.
Carmen declarou que durante seu mandato dará seguimento ao trabalho iniciado por Merino: “O posicionamento da nossa Diretoria segue o mesmo, e vamos dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Merino nos últimos quatro anos, com o objetivo de aproximar o Conselho dos Profissionais de Educação Física”.

A composição da nova Diretoria foi definida conforme lista abaixo.
Presidente: Carmen Rosane Masson – CREF 001910-G/RS 1º Vice-Presidente: José Edgar Meurer – CREF 001953-G/RS 2º Vice-Presidente: Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar – CREF 002782-G/RS 1º Secretário: Paulo Ricardo Ayres – CREF 000997-G/RS 2ª Secretária: Sonia Maria Waengertner – CREF 007781-G/RS 1ª Tesoureira: Miryam Peraça Fattah Brauch – CREF 006834-G/RS 2ª Tesoureira: Luciane Volpato Citadin – CREF 000100-G/RS