Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



UFRGS realiza pesquisa com egressos da Residência Multiprofisisonal em Saúde
13/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Psicologia da UFRGS está realizando uma pesquisa com os profissionais de Educação Física que tiveram formação em Residência Multiprofisisonal em Saúde, entre 2005 e 2014. O questionário, vinculado ao trabalho “Residências Multiprofissionais em Saúde: onde estão os profissionais egressos e que dispositivos de cuidado em saúde mental estão produzindo?” e coordenado pela professora Vera Pasini, está aberto para a participação voluntária de todos aqueles que atendem a este pré-requisito e pode ser acessado diretamente neste link.

Ao acessar o formulário, os participantes também terão acesso ao termo de consentimento e as informações pessoais serão acessadas apenas pelos pesquisadores, sendo os resultados deste estudo avaliados e divulgados de forma coletiva, sem identificação individual. A participação é exclusiva para egressos da Residência Multiprofisisonal em Saúde. Mais informações pelo e-mail pesquisaresidenciaemsaude@gmail.com.

pesquisa residência saúde



CREF2/RS e Vida de Ouro oferecem descontos em seguros para profissionais registrados
26/02/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e a Vida de Ouro – Corretora de Seguros e Previdência firmaram um convênio para oferecer descontos de até 30% aos profissionais registrados no Conselho. A empresa, com matriz em São Marcos (RS) e franquias espalhadas por todo o Brasil, é especializada em previdência privada e seguros de vida, mas comercializa também apólices de seguro de automóveis, residências e contra acidentes pessoais, entre outros bens.


Vida de Ouro – Corretora de Seguros e Previdência
Site: wwww.ouroseguros.com.br
E-mail: ouro@ouroseguros.com.br
Telefone: (54) 3291-4048

convênios



Educação Física permanece obrigatória no Ensino Médio
16/02/2017
Fonte: CONFEF

Na última quarta-feira, 08/02, o Plenário do Senado aprovou a Medida Provisória do Novo Ensino Médio, com 43 votos favoráveis e 13 votos contrários ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2016 - proposta originada após alterações promovidas na MPV 746/2016 pela Comissão Mista e pela Câmara dos Deputados.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados determina que a Base Nacional Comum Curricular deverá incluir, obrigatoriamente, estudos e práticas de Educação Física. A matéria segue à sanção presidencial.

Mais do que uma vitória para a categoria, a decisão é de extrema importância para as crianças e jovens que encontram na disciplina um importante aliado no desenvolvimento dos conhecimentos básicos em relação à instrução física, ao bem-estar e às capacidades físicas. Quando devidamente organizada, ensinada e, dotada de recursos, a Educação Física pode oferecer uma ampla gama de benefícios aos indivíduos, às famílias, às comunidades e à sociedade em geral, conforme orientação da Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte (UNESCO).

Entenda a tramitação

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 22/09, a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do Ensino Médio. A MP alterava, entre outros, o Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a disciplina de Educação Física, que antes era prevista em todas as etapas da Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio), passava a ser obrigatória apenas nos ensinos Infantil e Fundamental.

A partir do anúncio da MP, o Sistema CONFEF/CREFs se mobilizou junto aos parlamentares, Profissionais de Educação Física e a sociedade como um todo. As ações incluíram participação em Audiências Públicas, visitas a gabinetes de Deputados, Senadores e Ministro da Educação. Devido a mobilização, antes de seguir para análise da Comissão Mista (formada por Deputados e Senadores), a MP recebeu 568 emendas de 93 parlamentares. Entre as mudanças sugeridas, a obrigatoriedade da Educação Física esteve presente em grande parte das emendas.

Logo em seguida, a Comissão Mista foi instaurada sob presidência e vice-presidência do deputado Izalci Lucas e senador Elmano Férrer, respectivamente, e relatoria do senador Pedro Chaves. A comissão aprovou alterações na MP, como o retorno das disciplinas de Educação Física e Artes. O texto, como Projeto de Lei de Conversão (PLC) 34/2016, seguiu para análise dos Plenários da Câmara e do Senado Federal. No Senado, a MP foi aprovada e segue para sanção presidencial.

Educação Física Escolar



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional realiza sua primeira reunião em 2017
03/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizaram nesta terça-feira, 3 de janeiro, na sede do Conselho, a primeira reunião de 2017. O principal assunto da pauta foi os preparativos para o Fórum dos Coordenadores 2017, que deverá ocorrer entre os dias 5 e 6 de maio na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), em Porto Alegre.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). A próxima reunião será no dia 3 de março, às 14h, na sede do CREF2/RS.

As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS entrega Cédula de Identidade Profissional durante formaturas
16/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de agilizar o procedimento de registro de recém-formados, o CREF2/RS, a partir de agora, irá entregar a Cédula de Identidade Profissional (CIP) durante o ato solene de formatura, para todos que assim desejarem. A solicitação, que tem que ser feita pela Instituição de Ensino Superior com o mínimo de 30 dias de antecedência à cerimônia, precisa contemplar pelo menos cinco recém-formados por colação de grau. O convite oficial da formatura – com data, local e horário – e a nominata da turma em folha timbrada também precisam ser anexadas ao pedido.

Além disto, a Comissão de Formatura ou a Instituição de Ensino Superior necessitam providenciar junto aos formandos os seguintes documentos, que precisão ser enviados ao CREF2/RS igualmente com 30 dias de antecedência à formatura: requerimento de registro de graduado (disponível no site do CREF2/RS); cópia autenticada do RG e do CPF ou da CNH; duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e com fundo branco; comprovante original do pagamento da taxa de inscrição do CONFEF (obtida no site do CREF2/RS) e cópia simples do comprovante de residência. O envio do Histórico Escolar Universitário, contendo a carga horária total cursada, a data de autorização e de reconhecimento do curso, bem como a data de ingresso e de conclusão, também é obrigatório.

Para a solenidade, o CREF2/RS enviará um Conselheiro representante para a entrega das CIPs. No momento de recebimento, o graduado deverá assinar o Termo de Responsabilidade Ético-profissional. Para a emissão da Cédula, também será necessário coletar a digital de cada um dos formandos, o que poderá ser feito de duas formas: comparecendo ao CREF2/RS ou agendando com o Conselho para que um funcionário dirija-se até a Instituição de Ensino Superior para efetuar o procedimento.

Para mais informações, confira a Portaria 2016/00352.

Cédula de Identidade Profissional CIP Formatura



Compareça à Audiência Pública pela obrigatoriedade da Educação Física no ensino médio nesta sexta-feira
08/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), comparecerá nesta sexta feira, dia 11, ao ato promovido pela Frente Parlamentar Mista do Esporte, que tem na presidência o deputado federal João Derly, em defesa da OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA no currículo escolar do ensino médio. O evento ocorrerá a partir das 9h30min, no plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores.

O objetivo é manter a obrigatoriedade da Educação Física no currículo, contrariando a Medida Provisória (MP) encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso em setembro. Para tanto, propõe emenda ao texto original da MP.

O evento é aberto aos representantes do meio acadêmico e esportivo, aos pais e aos próprios alunos. Além do CREF2/RS, estarão presentes o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF-RS), a Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF/RS) e a Associação das Federações Esportivas do Estado do Rio Grande do Sul (AFERS).

Você também pode assinar a petição online de apoio à obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio: http://bit.ly/ManifestoSIMaEducaçãoFísica

Audiência pública da obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio
Data: sexta-feira, dia 11 de novembro, às 9h30min
Local: Plenário Ana Terra – Câmara Municipal de Porto Alegre
Endereço: Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico

Audiência Pública pela obrigatoriedade da Educação Física



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional organiza Fórum dos Coordenadores 2017
04/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniram-se no dia 30 de junho na sede do Conselho. Entre os assuntos da pauta, foram debatidas as opções de tema para o Fórum dos Coordenadores 2017, que podem variar entre “Aproximações entre Licenciatura e Bacharelado”, com apresentação da conselheira federal Iguatemy Martins (000001-G/PB), “Estágios”, com as palestrantes Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), assessora de Fiscalização e Cristiane Corrêa (OAB/RS 60.229), assessora jurídica, ambas do CREF2/RS ou ainda “Empreendedorismo”, com um destes palestrantes: Marcelo Curth ou Gastão Englert. A data sugerida para o evento será 19 e 20 de maio de 2017.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). O próximo encontro da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional será realizado no dia 29 de julho, às 14h30min. As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



Senac prorroga inscrições do curso de condutor de turismo de aventura
17/05/2016
Fonte: CREF2/RS

O Senac-RS prorrogou, até o dia 15 de junho, as inscrições do curso de formação de condutores de turismo de aventura. A atividade, oferecida em parceria com o CREF2/RS, vai ter aulas a partir do dia 20 de junho e será totalmente gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física. O edital completo pode ser conferido aqui e as inscrições precisam ser feitas de maneira presencial, no Senac Comunidade, em Porto Alegre.

Com carga horária de 240 horas, o curso tem 30 vagas disponíveis e duração aproximada de dois meses, com aulas de segunda a sexta-feira, sempre pelo turno da manhã, das 8h às 12h, na unidade Senac Comunidade, localizada no colégio Júlio de Castilhos. A documentação necessária para a matrícula é: autodeclaração de baixa renda assinada, comprovante de renda, Cédula de Identidade Profissional, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações neste link ou pelo telefone (51) 3211-3579.

Curso de qualificação profissional Condutor de Turismo de Aventura
Disponibilidade: 30 vagas
Início das aulas: 20 de junho
Local: Senac Comunidade – Colégio Júlio de Castilhos
Endereço: Praça Piratini, 76 – Bloco B – 3º andar

Inscrições e matrículas: gratuitas no local, até o dia 15 de junho

Senac Cursos



Curso de condutor de turismo de aventura do Senac-RS abre inscrições na segunda-feira
08/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O Senac-RS, em parceria com o CREF2/RS, vai oferecer aos profissionais registrados no Conselho um curso de formação de condutores de turismo de aventura. A atividade, que vai ter aulas a partir do dia 25 de abril, será totalmente gratuita. Com carga horária de 240 horas e 30 vagas, o curso terá duração aproximada de dois meses e as inscrições serão abertas já na próxima segunda-feira, dia 11 de abril.

O curso terá aulas de segunda a sexta-feira, sempre pelo turno da manhã, das 8h às 12h, na unidade Senac Comunidade, localizada dentro do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. As inscrições e as matrículas serão realizadas de maneira presencial no mesmo lugar, até o dia 20 de abril. A documentação necessária para a matrícula é: autodeclaração de baixa renda assinada, comprovante de renda, Cédula de Identidade Profissional, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Poderão participar do curso somente profissionais registrados cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. Mais informações pela página do Senac-RS ou pelo telefone (51) 3211-3579. O edital já está disponível para download neste link.

Curso de qualificação profissional Condutor de Turismo de Aventura
Disponibilidade: 30 vagas
Início das aulas: 25 de abril
Local: Senac Comunidade – Colégio Júlio de Castilhos
Endereço: Praça Piratini, 76 – Bloco B – 3º andar

Inscrições e matrículas: no local, entre 11 e 20 de abril

Senac Cursos



Inscrições do curso de condutor de turismo de aventura abrem no dia 11 de abril
31/03/2016
Fonte: CREF2/RS

O Senac-RS, em parceria com o CREF2/RS, vai oferecer exclusivamente aos profissionais registrados no Conselho um curso de formação de condutores de turismo de aventura. A atividade será gratuita e vai ter aulas a partir do dia 25 de abril. Com carga horária de 240 horas e 30 vagas disponíveis, o curso terá duração aproximada de dois meses e as inscrições serão abertas no dia 11 de abril.

O curso de qualificação profissional terá aulas de segunda a sexta-feira, sempre pelo turno da manhã, das 8h às 12h, na unidade Senac Comunidade, localizada dentro do Colégio Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. As inscrições e as matrículas serão realizadas de maneira presencial no mesmo lugar, até o dia 20 de abril.

Poderão participar do curso somente profissionais cuja renda familiar per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. Mais informações pela página do Senac-RS ou pelo telefone (51) 3211-3579. O edital já está disponível para download neste link.

Curso de qualificação profissional Condutor de Turismo de Aventura
Disponibilidade: 30 vagas
Início das aulas: 25 de abril
Local: Senac Comunidade – Colégio Júlio de Castilhos
Endereço: Praça Piratini, 76 – Bloco B – 3º andar

Inscrições e matrículas: no local, entre 11 e 20 de abril

Documentação necessária para matrícula: autodeclaração de baixa renda assinada, comprovante de renda, Cédula de Identidade Profissional, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência

Senac Cursos



Conselheira Carmen Masson assume presidência do CREF2/RS
01/04/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de segunda-feira, dia 31 de março, durante reunião Plenária do Conselho, Eduardo Merino licenciou-se do cargo de presidente do CREF2/RS. A presidência foi assumida pela Conselheira Carmen Masson, que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente no mandato 2013-2015.
Carmen declarou que durante seu mandato dará seguimento ao trabalho iniciado por Merino: “O posicionamento da nossa Diretoria segue o mesmo, e vamos dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Merino nos últimos quatro anos, com o objetivo de aproximar o Conselho dos Profissionais de Educação Física”.

A composição da nova Diretoria foi definida conforme lista abaixo.
Presidente: Carmen Rosane Masson – CREF 001910-G/RS 1º Vice-Presidente: José Edgar Meurer – CREF 001953-G/RS 2º Vice-Presidente: Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar – CREF 002782-G/RS 1º Secretário: Paulo Ricardo Ayres – CREF 000997-G/RS 2ª Secretária: Sonia Maria Waengertner – CREF 007781-G/RS 1ª Tesoureira: Miryam Peraça Fattah Brauch – CREF 006834-G/RS 2ª Tesoureira: Luciane Volpato Citadin – CREF 000100-G/RS