Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS participa de sessão do Senado em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física
Postado em 18/09/2023
Fonte: Agência Senado

Com a presença do presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001354-G/RS), o Senado Federal promoveu, na última sexta-feira, uma sessão especial pelo Dia do Profissional de Educação Física. A cerimônia foi marcada por discursos que salientaram o papel que a categoria desempenha para melhorar as condições de saúde de toda a sociedade.

A solenidade foi presidida por Leila Barros. Na abertura da sessão, a Senadora classificou como “agentes de transformação” os profissionais de Educação Física em suas várias especialidades e, citando números da Pesquisa Nacional de Saúde, chamou a atenção para os desafios enfrentados nesta área.

“Cerca de 60% dos brasileiros adultos, ou 96 milhões de pessoas, estão com excesso de peso. Mais grave ainda é constatar que um em cada quatro indivíduos tem obesidade, num total de mais de 41 milhões de pessoas”, pontuou.

Marta Sobral, secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, também reconheceu a importância dos professores de Educação Física na sua carreira. Ela pediu empenho no aprimoramento da condição física e mental da população por meio da atividade física e atribuiu sua trajetória de êxito no basquete — no qual conquistou duas medalhas olímpicas — ao incentivo que recebeu desses profissionais.

Também presente na sessão, a presidente do CREF7/DF Nicole Silva (CREF 000859-G/DF) ressaltou a necessidade de qualificação crescente dos profissionais para continuar “fazendo diferença” na vida das pessoas. “Temos que nos empoderar desta capacidade que temos de melhorar e de preservar a saúde dos que confiam na nossa profissão e no nosso trabalho”, citou.




CREF2/RS participa de evento em Curitiba com Secretários de Esporte e Conselhos de Educação Física
Postado em 04/07/2023
Fonte: CREF2/RS

Na última semana, o presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa e o diretor Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS) estiveram em Curitiba para participar do II Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte – ENSSE e do ENAC – Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Educação Física.

Com o apoio do CREF9/PR e de outros CREFs parceiros, o ENSSE reuniu representantes de 202 municípios, que apresentaram e compartilharam políticas públicas que estão sendo implementadas atualmente pelo Brasil. “Este é um evento extremamente importante, pois possibilita o desenvolvimento e a ampliação de trabalhos que vão melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas pelo esporte e pela atividade física”, analisou Gamboa.

Já no ENAC, membros da Presidência e da Diretoria de diversos Conselhos Regionais assistiram palestras e participaram de audiências públicas sobre temas relacionados à obesidade, à reforma tributária e à Lei Geral do Esporte. Com o intuito de esclarecer dúvidas e aproximar os órgãos na busca dos seus objetivos, o evento permitiu uma troca de experiências e a organização de diversas ações conjuntas dentro destas áreas.




CREF2/RS revela vencedores do Troféu Educação Física Essencial
Postado em 06/09/2022
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS promoveu, no dia 1º de setembro, a entrega do Troféu Educação Física Essencial. A cerimônia, que ocorreu na Assembleia Legislativa, homenageou os profissionais e as empresas que mais se destacaram nos últimos três anos e condecorou 127 academias que completaram dez anos de registro neste mesmo período.

A abertura da solenidade foi realizada pela 1ª vice-presidente do CREF2/RS Carla Pretto (CREF 006564-G/RS). No seu discurso, ela destacou que a pandemia reforçou a importância da adoção de hábitos saudáveis e o papel da Educação Física na prevenção e no combate de diversas doenças. Já o presidente Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) ressaltou na sua fala a articulação política realizada pelo Conselho para que o Projeto de Lei 144 de 2020, de autoria da deputada Fran Somensi, fosse aprovado. “Após a vitória de forma unânime do PL 144/2020, o Governo Estadual sancionou a Lei 15.603/2021. Ela pode ser considerada a principal conquista dos profissionais de Educação Física durante a pandemia”, considerou.

O grupo Acapoeira, idealizado pelo Mestre Gororoba e em atividade há mais de 40 anos, também se apresentou durante o evento. Confira os ganhadores:

Categoria Bacharelado: Isabel Rossato (CREF 003235-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFRGS e pós-graduada em Psicomotricidade e em Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência. Atua no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na Unidade de Oncologia Pediátrica.

Categoria Licenciatura: Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS)
Pós-doutor em Educação nas Ciências e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Tem experiência em temas ligados à formação de professores. É um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” Atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Categoria Online: Diego Rouxinol Villar (CREF 024657-G/RS)
Graduado em Educação Física e pós-graduado em Cinesiologia. É personal trainer e palestrante sobre preparação física para alta performance. É idealizador da plataforma Transformance, que promove cursos presenciais e online de capacitação em treinamento físico.

Categoria Projeto Social: Jéssica Finger (CREF 030165-G/RS)
Graduada em Educação Física Licenciatura pela Ulbra Guaíba e em Educação Física Bacharelado pela Uniasselvi. É pós-graduada em Gerontologia e trabalhou no SESC por 9 anos junto aos grupos de maturidade ativa da capital, atuando com grupos da zona sul e região central. É idealizadora dos projetos CaminhaAtiva e Atividades 50+, que atendem pessoas idosas na Região Metropolitana de Porto Alegre com grupos de caminhadas e aulas de dança.

Categoria Pessoa Jurídica - Inovação e Empreendedorismo: Academia Infantil Motiva Kids (CREF 005858-PJ/RS)
Academia dedicada ao público infantil, com o intuito de reduzir e amenizar os hábitos não saudáveis adquiridos durante a pandemia, tais como: obesidade e sedentarismo infantil. Além de ser uma atividade lúdica, proporciona melhora na flexibilidade, condicionamento físico, agilidade, resistência e consciência corporal.

Categoria Pessoa Jurídica: Corpus Academia (CREF 001100-PJ/RS)
>Academia em atividade desde 2008. Atua com metodologia exclusiva com diagnóstico computadorizado e treinamento personalizado. Foco em cuidar das pessoas transformando sedentários em ativos.




CREF2/RS lança campanha Mulheres na Educação Física
Postado em 03/03/2022        Editado em 08/03/2022 18:39
Fonte: CREF2/RS

O CREF2RS está dando início, nas suas redes sociais, a campanha “Mulheres na Educação Física”, alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado oficialmente em 8 de março. A campanha tem como objetivo lançar o olhar para a valorização da mulher profissional de Educação Física.

Serão múltiplas atividades a serem desenvolvidas, como Live especial, espaço dedicado para as profissionais de Educação Física com publicação de fotos, além de uma breve apresentação das conselheiras que fazem o CREF2/RS.

Você, que é a voz e a força feminina da Educação Física, precisa participar!



Conselheira Carla Pretto

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física
Pós Graduada em Educação Física Escolar
Mestre em Inclusão e Reabilitação
Criadora do Método Serelepe Fit

Dei início a minha carreira no momento da criação dos grupos Conviver da 3° idade da Prefeitura de Caxias do Sul, o qual permanece ativo e é motivo de grande orgulho pra mim. Atuei em várias áreas da Educação Física, até me tornar empreendedora, fazendo nascer a Academia Físico Fashion (2006 a 2019). Essa trajetória me conduziu para a Gestão do Esporte, em que hoje sou a 1° vice-presidente do CREF2/RS e coordenadora da Assessoria Técnica da SEL (Secretaria Estadual do Esporte e Lazer/RS).

E para compôr esse caminho de sucesso profissional, chega a minha Isadora. Uma filha linda, hoje com 4 anos. A Isa me acompanha nessa rotina profissional desde a gestação. Sempre está comigo, me mostrando que posso ser mãe e profissional realizada. Hoje vejo com clareza que esses dois caminhos podem sim, caminhar juntos. É nela que me inspiro todos os dias, realizando meu trabalho e sendo mãe, colocando amor em tudo o que faço.


Conselheira Luciane Citadin – CREF 00100-G/RS

Graduada em Educação Física pelo IPA
Pós-graduada em Treinamento Desportivo e Cinesiologia
[ Coordenadora técnica da academia da Sogipa há quatro anos
Personal trainer com 25 anos de experiência
Presidente da APEF/RS desde 2015
1ª Tesoureira do CREF2/RS

Sempre fui engajada na tarefa de mostrar a importância das mulheres no papel de líderes nas mais diferentes instituições.





Conselheira Roberta da Silveira Pinto – CREF 004665-G/RS

Graduada em Educação Física pela URCAMP
Pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade
Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé
Coordenadora técnica das Academias do SESC/RS desde 2017

Determinação, estudo, persistência, erros, acertos e dificuldades. Não existe sorte, tudo é fruto do caminho que é percorrido, que na maioria das vezes, não é divulgado.

Precisamos seguir com determinação, pois a desigualdade de gênero ainda existe e cria vários obstáculos para nós, mulheres.

Cabe a nós estimularmos uma mudança de consciência nas organizações e na nossa vida familiar, pois ninguém está livre de ter algum revés. É necessário estarmos atentas a todos os movimentos, já sendo este um grande passo para a transformação. Juntas somos mais fortes!


Conselheira Luciane Machado Paz - CREF 003952-G/RS

Graduada em Educação Física pelo IPA
Pós-graduada em Gestão de Academia
Atua há 34 anos na área do fitness, nas academias Espaço Ativo, Ipanema Sports e Studio Burning
Criadora do método Funcional Bungee Cord
Conselheira do CREF2/RS

Apaixonada pela profissão que escolhi para a vida! Sou movida a desafios e, por isso, continuo atuando na área. Nunca pensei em chegar tão longe, achava que depois dos 50 ia estar acabada (risos).

E por isso falo: quando te disserem que é difícil, mostre que nada é impossível. Quando te disserem que não consegues, mostra que chegas sempre onde queres . Quando te disserem que não deves, mostra que tudo podes. Quando te disserem que não, mostra que sim.

Quando você ama o que faz, você chega onde quiser. Orgulho de ser profissional de Educação Física!


Conselheira Ninon Rose Pinto Leal – CREF 001350-G/RS

Profissional de Educação Física especialista em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS
Atua no segmento fitness desde 1995 com aulas de musculação, jump e bike
Atualmente é gestora da Academia Pró Fitness e há 30 anos atua como professora de Educação Física Escolar
Conselheira do CREF2/RS desde 2018

Sou mulher, mãe, esposa e profissional de Educação Física com muito orgulho, uma lutadora pela incompreensão de tudo que não é certo e pelo direito de fazer e ter tudo que é justo. Agradeço a esta bela profissão, que proporcionou a chance de reclamar menos e atuar mais. Eu sou CREF2/RS! Parabéns, mulheres guerreiras!





Conselheira Any Mery Lichtmann Lunardi - CREF 001765-G/RS

Graduada em Ed. Física pelo IPA
Ministrou aulas de ginástica localizada, step e aeróbica
Sócia-proprietaria da Academia Aerostep











Conselheira Liliane Lamperti - CREF 008800-G/RS

Pós-graduada em Prescrição de Exercício Físicos com Ênfase em Obesidade
Experiência ministrando aulas de musculação e de ginástica, assim como de ginástica laboral
Foi membro do grupo de estatística da Confederação Brasileira de Vôlei, durante a Superliga de Vôlei
Sócia-proprietária da Academia Pró Saúde Fitness Espaço Personal
Personal trainer

Assim como tantas outras mulheres, somos a força, a determinação, a coragem e o amor dedicada à família e à profissão. Parabéns a todas as mulheres e em especial, às minhas colegas profissionais de Educação Física.





Conselheira Liège Pereira Gautério - CREF 017513-G/RS

Graduada em Educação Física, Fonoaudiologia e Biologia
Proprietária do Centro de Treinamento L7, em Porto Alegre
Ministra aulas de pilates, treinamento funcional e musculação
Atleta transplantada de pulmão, é bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, de 2015 a 2019
Idealizadora do Projeto @semexetx, que apoia e incentiva o exercício físico para pessoas que transplantaram, doaram ou querem ser doadores de órgãos

Possuía duas formações anteriores, mas meu sonho era fazer Educação Física. Apesar de todas as adversidades em nenhum momento pensei em desistir. Hoje, posso dizer que estou realizada utilizando nossa profissão como instrumento para promoção e manutenção da saúde.
A prática de exercícios proporciona autoconhecimento físico, mental e espiritual. A Educação Física me ensinou que não existem limites para quem tem certeza do que almeja.



Conselheira Renata Schaefer - CREF 023977-G/RS

Professora de Educação Física na EMEF Professor Guilherme Sommer, em Teutônia
Árbitra assistente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2007, atuando em diversas partidas do Campeonato Gaúcho e em jogos festivos pelo Rio Grande do Sul. Atualmente, trabalha em jogos amadores pelo Estado.

"Eu amo o que faço e faço com muito amor!"







Conselheira Sonia Maria Waengertner - CREF 007781-G/RS

Ex-atleta de saltos ornamentais do Grêmio Náutico União
Pós-graduada em Educação Infantil
Atuou na Educação Física Escolar, vinculada à rede estadual de Ensino, por 25 anos
No CREF2/RS, foi integrante da Diretoria, participando também da Comissão de Controle e Finanças

Minha carreira como profissional de Educação Física foi sempre focada na ed. física escolar. Nesses 25 anos estive sempre participando ativamente na vida escolar dos meus alunos respeitando suas individualidades.





Conselheira honorífica Jeane Cazelato – CREF 000003-G/RS

Educação Física UFRGS
Mestre e Doutoranda em “Estudios Avanzados em Ciencias Aplicadas a la Actividad Fisica y el Deporte” UCO-ES
Atividades exercidas:
- 1ª Presidente CREF2/RS de 2000 a 2009 - Conselheira Federal CONFEF de 2000 a 2016 - Ex-presidente da APEF - Diretora de Escolas Estaduais - Professora de Didática da ESEF/IPA

Iniciei minha vida profissional como professora de escolas estaduais e privadas, concomitante com a luta pela regulamentação da profissão de Educação Física. Hoje, muito me orgulho de termos um CREF de base sólida, para o qual voltei, como Conselheira e espero contribuir com o crescimento do órgão que ajudei a criar em 1998.

Felizes os colegas que estão usufruindo de uma luta, sem precedentes, pela profissão.


Conselheira federal Débora Rios Garcia – CREF 002202-G/RS

Graduada em Educação Física pelo IPA
Pós-graduada em Gerontologia, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS
Atualmente é secretária de Esportes, Lazer e Juventude de Porto Alegre e conselheira federal do CONFEF
Docente dos cursos da Saúde da Unisinos

Como profissional de Educação Física e mãe do Miguel, sei que este dia 8 de março representa anos de lutas e conquistas por direitos igualitários, trazendo sempre uma reflexão sobre questões de igualdade. Cada vez mais, as mulheres têm ocupado um espaço de poder tanto no setor público como no setor privado e têm quebrado preconceitos, promovendo profundas mudanças nas relações sociais.




CREF2/RS repudia redução da carga horária da Educação Física no Ensino Fundamental e a exclusão da disciplina no Ensino Médio
Postado em 04/01/2022
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS repudia a redução da carga horária da Educação Física no Ensino Fundamental e a exclusão da disciplina no Ensino Médio a partir do segundo ano. A decisão do Governo Estadual, divulgada na Portaria nº 350 da Secretaria da Educação, vai na contramão de todos os estudos científicos que reforçam a importância da Educação Física na promoção da saúde e da cidadania, descaracterizando a função da disciplina na formação integral dos alunos.

Além disto, a normativa também desconsidera os dados epidemiológicos que apresentam o aumento do sedentarismo e da obesidade entre jovens e adolescentes. O Conselho vai utilizar todos os meios possíveis para reverter esta situação.




Conselheiros do CREF2/RS tomam posse para mandato 2022-2024
Postado em 18/12/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou neste sábado, dia 19 de dezembro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, realizado na sede de Porto Alegre, serviu para os membros recém-eleitos assinassem o termo de posse. O mandato, de três anos, é para metade do Plenário e iniciará no dia 1º de janeiro de 2022.

A cerimônia contou com a presença do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), assim como de conselheiros atuais e demais membros da Diretoria. Meurer fez o discurso de abertura e salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que foram enfrentados, sobretudo durante a pandemia, para uma maior valorização dos profissionais. Os conselheiros eleitos para o mandato 2015-2021, que se encerra neste ano, também foram homenageados com um certificado.

Os novos membros do Plenário, juntamente com os outros conselheiros efetivos, ainda se reunirão para eleger a próxima Diretoria do CREF2/RS. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, esta nova gestão assume com o compromisso de abrir um posto de atendimento em Pelotas, de aproximar os profissionais do Paradesporto do Conselho, de integrar os clubes esportivos junto ao CREF2/RS, de qualificar as ações de fiscalização, de aprimorar os investimentos do esporte, de ampliar a essencialidade das academias e de promover a qualificação profissional de todos os registrados.

Membros efetivos eleitos:

Alessandro Gamboa CREF 001534-G/RS
Pós-graduado em Ciências do Esporte, Administração e Marketing Esportivo, Alessandro Gamboa é diretor da G2 Sports, personal trainer e coordenador técnico da Convenção Brasil. Foi o 2º vice-presidente da última gestão do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Atuou também como presidente do Comitê Estadual da Educação Física (COMEF-RS), que esteve à frente de diversas ações durante a pandemia para a valorização da Educação Física. Ainda é diretor da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF/RS) e conselheiro do Conselho Estadual do Esporte.

Alexandre de Oliveira CREF 000836-G/RS
Alexandre de Oliveira iniciou a sua carreira como atleta de natação e polo aquático. Já atuou como professor destas modalidades, assim como de musculação e de corrida – maratona e rústicas de rua. Foi técnico de natação do Grêmio Náutico União (GNU), com inúmeros atletas campões brasileiros e convocados par as competições da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Hoje é coordenador dos Esportes Olímpicos e Paralímpicos do GNU.

André Lopes CREF 008061-G/RS
Doutor em Ciências do Movimento Humano, André Lopes é docente universitário de cursos de pós-graduação, em todo o Brasil, diretor do Instituto Sul-Brasileiro de Cursos e Qualificações (ISULBRA) e proprietário do Centro de Treinamento Alpha, localizado em Porto Alegre. É autor de quatro livros e de mais de 50 artigos científicos, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Augusto Saleh CREF 010277-G/RS
Augusto Saleh é pós-graduado em Personal Training, Grupos Especiais e em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas. É proprietário da empresa Augusto Saleh Cursos, da Academia Augusto Saleh e da Clínica do Atleta, ambas localizadas em Pelotas. Ex-integrante do Departamento Médico do Grêmio Esportivo Brasil de Pelotas, é palestrante de cursos na área da saúde e pesquisador sobre o COVID-19.

Cláudia Fachin CREF 012270-G/RS
Pós-graduada em Medicina do Esporte, Gestão de Academias e em Gestão, Cláudia Guarda é CEO do Body Lounge, estúdio com sedes em Porto Alegre e Canoas, há cinco anos. A empresa é pioneira nas modalidades Eletroestimulação Muscular (EMS) e aquabike.

Dayan Lazzaretti CREF 006852-G/RS
Dayan Lazzretti é graduado em Educação Física e em Administração em Comércio Exterior. É proprietário da Academia Olímpia, em São Marcos, e sócio-proprietário da Academia Energia Galópolis, em Caxias do Sul. Atua ainda como diretor da Zest Importação e Comércio.

Felipe Martinez CREF 003930-G/RS
Graduado em Educação Física e Direito, Felipe Martinez é ex-atleta de judô e atletismo, ex-árbitro de judô e ex-instrutor de judô e defesa pessoal. Atua como personal trainer e auditor da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô, assim como auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Universitária Gaúcha de Esportes (FUGE), No CREF2/RS, foi conselheiro e presidente da Comissão de Ética Profissional, de 2015 a 2021.

Kim Samuel CREF 007425-G/RS
Kim Samuel é pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, Musculação, Treinamento Neuromuscular, Gestão Empresarial e Coaching Executivo de Negócios. Como ex-atleta de Ginástica Aeróbica, foi campeão sul-americano e bicampeão brasileiro, em 2003 e 2005. Atuou como gestor de academias em Porto Alegre na Região Metropolitana. É Faixa Preta 1º Dan de Kickboxing e foi preparador físico da Seleção Brasileira de muaythai, de 2017 a 2020. Na pandemia, assumiu o cargo de coordenador de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e foi voluntário junto ao Comitê Estadual da Educação Física do Rio Grande do Sul (COMEF-RS). É instrutor de fitness e personal trainer desde o início de sua carreira profissional e atualmente é diretor de Preparação Física do Conselho Internacional de Artes Marciais.

Tobias de Sá CREF 014070-G/RS
Pós-graduado em Treinamento Desportivo e Personal Training, Tobias de Sá atua como preparador físico, instrutor de musculação e personal trainer. Tem experiência e cursos de aperfeiçoamento em treinamento funcional, liberação miofascial e heartsaver/primeiros socorros com Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Vinícius Kaster CREF 001548-G/RS
Pós-graduado em Administração, Marketing Esportivo e Educação Crítica Humanizadora, Vinícius Kaster atuou por 10 anos no Colégio Anchieta, em Porto Alegre. É fundador da Revista 100% Esporte e idealizador do Congresso Copacabana Fitness, no Rio de Janeiro. Já foi gerente de Marketing da Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil – Rio de Janeiro) e coordenador do FIFA Fan Fest Porto Alegre (Copa 2014), do Carnaval de Rua de Porto Alegre, do Fórum Social Mundial 2016 e do Encontro Mundial de Prefeitos. Atuou como subgerente do Sesc Protásio Alves. Atualmente gerencia o Centro de Eventos Spazio Allegro, em Porto Alegre, presta consultoria de marketing esportivo e representa a empresa Astro Fitness no Rio Grande do Sul.

Membros suplentes eleitos:

Liliane Lamperti CREF 008800-G/RS
Pós-graduada em Prescrição de Exercício Físicos com Ênfase em Obesidade, Liliane Lamperti tem experiência ministrando aulas de musculação e de ginástica, assim como de ginástica laboral. Fez parte do grupo de estatística da Confederação Brasileira de Vôlei, durante a Superliga de Vôlei, e atualmente é sócia-proprietária da Academia Pró Saúde Fitness Espaço Personal, em Bento Gonçalves, atuando também como personal trainer.

Liège Gautério CREF 017513-G/RS
Graduada em Educação Física, Fonoaudiologia e Biologia, Liège Gautério é proprietária do Centro de Treinamento L7, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Atleta transplantada de pulmão, é bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, como sete medalhas conquistas em competições realizadas no exterior, de 2015 a 2019. É também idealizadora do Projeto @semexetx, que apoia e incentiva o exercício físico para pessoas que transplantaram, doaram ou querem ser doadores de órgãos.

Renata Schaefer CREF 023977-G/RS
Renata Sachefer é professora de Educação Física do Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola, em Teutônia, e árbitra assistente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2007. Já atuou em diversas partidas do Campeonato Gaúcho e em jogos festivos pelo Rio Grande do Sul.

Sônia Waengertner CREF 007781-G/RS
Sônia Waengertner é ex-atleta de saltos ornamentais do Grêmio Náutico União. Com pós-graduação em Educação Infantil, atuou na Educação Física Escolar, vinculada à rede estadual de Ensino, por 25 anos. No CREF2/RS, já foi conselheira e integrante da Diretoria, participando também da Comissão de Controle e Finanças.




VII CongregaCREF aborda gestão de carreira e obesidade na infância
Postado em 02/09/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou ontem, dia 1º de setembro, a sétima edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. O evento foi transmitido de maneira online através do Youtube e do Facebook do Conselho, e contou com as palestras de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ) e de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), com a medição do conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). O CongregaCREF teve início em 2015, com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos registrados do Conselho, bem como dos estudantes de Educação Física. Desde sua estreia até os dias atuais, cumpre com sua tarefa de proporcionar vivências em temas sempre conectados ao momento da respectiva edição do seminário.  

A primeira palestra foi realizada pelo doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal André Fernandes, que discorreu sobre o tema “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”. Ao iniciar sua fala, ele ressaltou o crescimento exponencial e a consolidação da profissão na sociedade, frutos de uma década de lutas pela regulamentação do profissional de Educação Física, realizadas entre os anos 80 e 90 .

Em relação à gestão da carreira, Fernandes destacou que o atual processo pandêmico propõe novos cenários aos profissionais. "Foram criados várias zonas mais latentes: a do medo, a do aprendizado e a do crescimento, aos quais as pessoas reagem de forma diferente". O que diferencia as reações a estes cenários, explica, são possuir a mente fechada, que provoca um estreitamento do relacionamento com o mundo, e a mente aberta, que vive em constante aprendizado. 

André ensina que gestão é conhecimento, o que significa gerenciar informações, e não apenas acumular dados. "Ensinar, por exemplo, demonstra o conhecimento", avaliou. Ele elenca outros pontos da gestão, que são as habilidades, compostas por capacidades formadas a partir do conhecimento; as atitudes, que possibilitam a criação de um contexto de aprendizado; e os valores, que são o respeito e o desenvolvimento. "A observação destes pontos, seja no mercado presencial, como do digital, fazem a diferença na fidelização de clientes e no fluxo de caixa". Ele também definiu brand como um conjunto de práticas e técnicas de construção de uma marca. "Quando esta identificação é positiva, a marca se torna forte, e passa a vender mais", conclui.

Quanto ao mercado digital, ele revelou que há diferentes tipos de seguidores, e o desafio é tornar a pessoa em um lead da mídia social, ou seja, um "funil de vendas". "As pessoas que se transformam em leads são, em média, 10% dos seguidores. Em um momento posterior, surge a oportunidade de venda, que será realizada para apenas 1% do universo de leads". 

Roberto da Costa, que possui três pós-doutorados, proferiu a palestra “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19”. Ele iniciou sua apresentação apontando para a relação direta entre o excesso de gordura e a inatividade aos alarmantes índices de doenças não transmissíveis, como a diabetes e obesidade. "Atualmente, o risco de uma criança de dois anos se tornar obesa são de 15%, com cinco anos, sobe para 35%, aos sete, 50%, e finalmente aos 10 anos, quando atinge a marca de 70%. Quanto mais cedo surge a obesidade, mais prolongada sua chances de perdurarem até a vida adulta, trazendo as complicações metabólicas e as doenças associadas a esta condição", avaliou.   

Costa constatou um agravamento da epidemia de obesidade causada pelo COVID 19. “Mas mesmo antes da pandemia, entre 2006 a 2016, a obesidade aumentou 60%. Em 2018, esse índice cresceu 67%. Tudo isto a despeito das inúmeras campanhas em prol da atividade física e da alimentação saudável”, explicou Costa, revelando que a faixa de 25 a 34 anos perfazem 84% do índice total. O pesquisador também apresentou dados de uma pesquisa nacional realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental, que apontam índices de obesidade de 28% para alunos e 23% para alunas. “É preocupante constatar que o excesso de peso e da obesidade tem maior incidência no sul do país”, afirma, revelando que Capão da Canoa apresenta 25% das suas crianças obesas e Santa Maria atinge 30% desta população.

Como estratégias de combate à epidemia, Costa propõe ações de prevenção, como avaliações em escolas, promoção da atividade física e esportes, campanhas educativas, informações em rótulos e legislação e políticas públicas direcionadas ao problema. Para subsidiar estes processos, Roberto indica, entre outros materiais, o Manual de Avaliação Corporal para Crianças e Adolescentes, editado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, e o Guia de Atividades Física para a População Brasileira, lançado pelo Ministério da Saúde. Ele também apresenta soluções eficientes de baixo custo, como avaliações antropométricas, Razão Cintura Estatura (RCE) e Índice de Adiposidade Corporal (IAC), todos com ponto de corte para adultos e crianças propostos pela Organização Mundia da Saúde (OMS), além de serem passíveis de encaminhamento posterior para uma avaliação mais aprofundada.

Assista as palestras completas pelo Youtube e pelo Facebook do CREF2/RS.




CREF2/RS realiza VII CongregaCREF no dia 1º de setembro
Postado em 24/08/2021
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar, no dia 1º de setembro, a sétima edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física. O evento, que será transmitido de maneira online através do Youtube e do Facebook do Conselho, contará com as palestras de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ) e de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), com a medição do conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). A transmissão vai começar às 19h e a participação é gratuita.

Voltado para profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física, o CongregaCREF trará para debate a atuação nas duas diferentes áreas da profissão, Bacharelado e Licenciatura, vinculada ao atual período de pandemia. Intitulada “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”, a apresentação de Fernandes vai complementar e fazer um contraponto com a palestra “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19”, de Costa.

Conheça os palestrantes:

Roberto da Costa é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP, pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, pós-doutor em Educação Física pela UEL e pós-doutorado em Ciências da Saúde pela UFRN. É coordenador do curso de pós-graduação em Ergonomia da Universidade Estácio de Sá. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e 19 capítulos em livros da área da saúde, além de diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis na infância e adolescência.

André Fernandes é mestre em Ciência da Motricidade pela UCB/RJ, doutor em Ciência do Desporto pela UTAD/Portugal e membro da Diretoria do CREF1/RJ. Atua como mentor de carreiras e consultor digital/presencial. É coordenador do Comitê Sudeste e delegado adjunto da FIEP/RJ. É diretor da Body Club – Fitness Solutions e do LABBS – Laboratório de Biociências Body Science. Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício, André ainda é autor de livros sobre a área, coordenador do curso de Educação Física da Estácio Petrópolis (Rio de Janeiro) e palestrante de eventos nacionais e internacionais.

VII CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 1º de setembro, quarta-feira, a partir das 19h
Palestras: “Gestão de carreira presencial e digital: como será no futuro?”, de André Fernandes (CREF 000013-G/RJ); e “Sedentarismo e Obesidade na infância e na adolescência em tempos de COVID-19” de Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Transmissão: pelo Youtube e pelo Facebook do CREF2/RS
Evento online e gratuito
Site oficial: https://congregacref.com.br




CREF2/RS promove Semana de Lives pelo Instagram
Postado em 28/08/2020
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS vai realizar, nos próximos dias, a Semana de Lives pelo Instagram. O evento contará com a presença de Guga Binotto (CREF 004133-G/RS), Richard Ávila (CREF 025996-G/RS), Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP), que trarão para debate temas de grande importância para os profissionais de Educação Física. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Conheça os palestrantes:

Guga Binotto – Especialista em Fisiologia do Exercício e em Obesidade e Emagrecimento, é proprietário do Studio Guga Binotto Personal Trainer, localizado em Porto Alegre, empreendedor digital e mentor de carreiras. Autor do livro “Personal 10 Mil”, também ministra diversos cursos online, especialmente sobre gestão de negócios.

Richard Ávila – Graduado em Educação Física pela Universidade Feevale e pós-graduando em Educação Física Escolar, atualmente é professor de Educação Física do Colégio Santa Teresinha, em Campo Bom. Com experiência em pesquisa e extensão (PIBID CAPES), já atuou em escolas públicas e privadas na região do Vale dos Sinos. Tem mais de 12 anos de experiência na área e um canal no Youtube sobre o tema.

Jorge Steinhilber – É o presidente do CONFEF. Graduado em Educação Física pela UFRJ, tem mestrado em Motricidade Humana pela UCB. Foi professor de Educação Física no ensino público e privado e técnico de voleibol. Promoveu os Jogos Escolares da Cidade do Rio de Janeiro, de 1977 a 1990, e foi assessor de Educação Física da Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro. É autor dos livros “Colônia de Ferias” e “Profissional de Educação Física… Existe?”.

Leonardo Lima – Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba, é professor convidado de cursos de pós-graduação e integrante do Conselho Científico da Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício. É autor diversos livros sobre a área, como “Aspectos práticos e aplicáveis em fisiologia do exercício”, “Treinamento de força aplicado para corredores” e “Volume de treino e ordem dos exercícios”.

Confira a programação da Semana de Lives:

31 de agosto, segunda-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
Como consolidar a sua consultoria online

2 de setembro, quarta-feira, às 17h
Richard Ávila (CREF 025996-G/RS)
Educação Física Escolar nos tempos de pandemia

3 de setembro, quinta-feira, às 17h
Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ)
A importância do Rio Grande do Sul na regulamentação da profissão

4 de setembro, sexta-feira, às 17h
Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)
Atuação no mercado profissional: como seremos lembrados?




Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
Postado em 21/08/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 25 de agosto, Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP) irá abordar o tema “Combate à obesidade durante a pandemia”.

Já na quinta-feira, dia 27 de agosto, o Conselho vai receber Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF), para um bate-papo sobre o tópico “Rumos da Educação Física no Brasil”. As transmissões iniciarão às 17h, nos dois dias.

Roberto é mestre em Educação Física pela USP, doutor em Ciências Aplicadas à Pediatria pela UNIFESP e pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Atua como docente universitário e participou como pesquisador no Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Já publicou quatro livros e diversos artigos em periódicos especializados. A sua produção científica tem como temas principais a composição corporal, a obesidade infantil e o sobrepeso.

Patrick é o atual presidente do CREF7/DF e integrante da Comissão de Assuntos em Academias e Afins do CONFEF. Atua há mais de 25 anos na área fitness e possui pós-graduação em Avaliação e Fisiologia do Exercício, ambas pela Universidade Gama Filho. É empresário e diretor da Academia Nova Geração, em Brasília.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

25 de agosto, terça-feira, às 17h
Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)
Combate à obesidade durante a pandemia

27 de agosto, quarta-feira, às 17h
Patrick Aguiar (CREF 003132-G/DF)
Rumos da Educação Física no Brasil




CREF2/RS realiza mais três lives pelo Instagram
Postado em 22/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dará continuidade às suas lives no Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 26 de maio, Guga Binotto (CREF 004133-G/RS) irá conversar sobre o tema “O passo a passo para criar sua consultoria online”. Já na quarta-feira, dia 27 de maio, o Instagram do Conselho vai receber Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), com a apresentação “Fiscalização do exercício profissional da Educação Física”. Por fim, na quinta-feira, dia 28 de maio, Diogo Netto (CREF 010337-G/PR) estará online para falar sobre o tema “Atuação do profissional de Educação Física nas ações do CBF Social”. Todas as transmissões iniciarão às 17h.

Especialista em Fisiologia do Exercício e em Obesidade e Emagrecimento, Guga Binotto é proprietário do Studio Guga Binotto Personal Trainer, em Porto Alegre, empreendedor digital e mentor de carreiras. Autor do livro “Personal 10 Mil”, também ministra diversos cursos online, especialmente sobre gestão de negócios.

Sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias, Alessandro Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização. Samuel de Almeida é assessor de fiscalização do Conselho.

Diogo Netto é doutor em Medicina Esportiva e atua como gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF. Também é membro da Comissão de Desenvolvimento Técnico da Conmebol, coach integral sistêmico pela FEBRACIS e conferencista internacional, abordando o tema “Futebol na infância e na adolescência” nas suas palestras.

Confira a programação completa:

26 de maio, terça-feira, às 17h
Guga Binotto (CREF 004133-G/RS)
O passo a passo para criar sua consultoria online

27 de maio, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Fiscalização do exercício profissional da Educação Física

28 de maio, quinta-feira, às 17h
Diogo Netto (CREF 010337-G/PR)
Atuação do profissional de Educação Física nas ações do CBF Social

2 de junho, terça-feira, às 17h
Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE)
Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia

4 de junho, quinta-feira, às 17h
Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Trajetória no esporte, construção na profissão




CREF2/RS homenageia vencedores do Troféu Destaque 2019
Postado em 02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 31 de agosto, o CREF2/RS promoveu a entrega do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, teve a sua cerimônia realizada na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, com um coquetel festivo.

Divididos em quatro categorias principais, os finalistas do Troféu Destaque 2019 foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho. Todos os ganhadores foram eleitos pela Plenária e revelados durante a cerimônia. As empresas que completaram dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também foram convidadas para a festa e receberam um certificado de homenagem pelos serviços prestados.

A cerimônia iniciou às 20h, com um discurso do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). Na sua fala, ele deu boas-vindas aos presentes e reforçou a relevância do Troféu Destaque, sobretudo para a valorização da profissão. “É com grande honra que o CREF2/RS parabeniza e homenageia diversos profissionais de Educação Física nesta noite, pelo trabalho importantíssimo que desempenham para toda a sociedade”, frisou.

Homenagens especiais

Além dos quatro vencedores conhecidos durante a cerimônia, o CREF2/RS entregou outros quatro prêmios. O primeiro foi o Voto de Louvor ao profissional Juliano Mantovani (CREF 025864-G/RS), professor de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. Na última semana, Mantovani ficou conhecido no Brasil inteiro por proteger os alunos da sua escola de um atentado, evitando uma grande tragédia.

Edison Cardoso (CREF 000001-G/RS), mais conhecido pelo apelido de Macaco e falecido em abril de 2018, também foi condecorado. Um dos criadores do CREF2/RS e ex-presidente da Federação Gaúcha de Basquete e da APEF, ele foi representado pelos seus dois filhos e recebeu o troféu Homenagem Especial – In Memoriam. Referência para o esporte e para a Educação Física, Cardoso obteve reconhecimento por atuar de maneira pioneira para a regulamentação e para a valorização da profissão.

O conselheiro federal Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), que foi o mestre de cerimônias do evento, ainda chamou ao palco Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS), vencedor na categoria Personalidade; e Renita Dametto, homenageada com o Mérito da Educação Física. Eles receberam os seus troféus através de uma escolha feita diretamente pela Plenária. A lista completa dos ganhadores do Troféu Destaque 2019 é:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Roberta Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:
Josiane Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projetos Sociais:
Evandir Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Categoria Pessoa Jurídica:
Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 202, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Personalidade:
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é oficial da reserva da Brigada Militar. Atuou grande parte da sua carreira no Corpo de Bombeiros e exerceu diversas funções, como coordenador dos salva-vidas da Operação Golfinho, diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar e comandante dos Bombeiros em Porto Alegre. Também foi coordenador de segurança aquática na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, nas provas de remo e canoagem. Atualmente é gerente de esportes do Grêmio Náutico União e presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mérito da Educação Física:
Renita Dametto
Graduada em Educação Física pela Feevale, é especialista em Treinamento Esportivo e mestre em Educação. Ex-atleta da Seleção Brasileira de handebol, foi professora rede pública de Porto Alegre, secretária de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e presidente da FUNDERGS. Integrou o Conselho Nacional de Esporte e Lazer, o Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia e a Câmara Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. Instituiu o Programa RS Educação Digital e o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Coordenou a reestruturação do CETE, o 20° Campeonato Mundial de Atletismo Máster e a Passagem da Tocha Olímpica em Porto Alegre.




CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2019
Postado em 21/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o CREF2/RS divulgou os nomes de todos os finalistas do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega realizada no dia 31 de agosto, no Grêmio Náutico União.

Divididos em quatro categorias, os finalistas listados abaixo, em ordem alfabética, foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias – Personalidade e Mérito da Educação Física – terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente no dia 31 de agosto.

As empresas que estão completando dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também serão homenageadas na cerimônia. Confira os finalistas:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:

Camilla Padilha da Silva Dutra (CREF 025641-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Faculdade Sogipa, é criadora do método de treinamento Generation System e sócia-proprietária da Kangoo Top Team, empresa especializada em kangoo jumps. Atua em academias de Porto Alegre.

Roberta Anselmo Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Tiago Barrionuevo Proença (CREF 012034-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é proprietário da BPro – Treinamento Físico Funcional, em Porto Alegre. É um dos precursores da modalidade no Rio Grande do Sul e também ministra diversos cursos sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:

Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, tem doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é docente da ESEFID da UFRGS e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do Projeto Esporte Brasil e atua em várias iniciativas relacionadas à promoção da saúde nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabiani Dias da Silveira (CREF 002949-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, tem mais de 30 anos de experiência na Educação Física Escolar e atualmente é professor do Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, atua também em um projeto social que fomenta o handebol em escolas municipais, formando equipes para participar de diversos campeonatos. Foi professor substituto da cadeira de handebol da ESEFID/UFRGS, de 2011 a 2012 e é o criador de um projeto de intercâmbio técnico e cultural de handebol entre o Brasil e a Áustria.

Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada pela UFRGS em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projeto Social:

Evandir Ricardo Viegas Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, na zona sul de Porto Alegre, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Rosani Oliveira Franco (CREF 005930-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, é coordenadora do Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre. O projeto, que já atendeu quatro mil crianças, tem o objetivo de desenvolver o tênis e de transformar o Brasil numa potência do esporte nos próximos 20 anos, oferecendo a modalidade gratuitamente para crianças de escolas municipais e estaduais, que dificilmente teriam acesso, através de aulas regulares de Educação Física e com atividades em parques públicos.

Tânia Beatriz Rodrigues da Silva (CREF 027013-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, atua no SESI/FIERGS como monitora de esportes. Há 14 anos também é voluntária na Associação dos Amigos do Centro Olímpico Municipal (AACOM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, ministrando aulas de fitness e de ritmos.

Categoria Pessoa Jurídica:

Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 2002, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS)
Em atividade desde 2014, a Fit Academia é de Porto Alegre e conhecida pelo seu ambiente familiar. Oferece diversas atividades aos seus alunos, como grupo de corrida, treinamento funcional e yoga. Como diferenciais tem o Circuito 60+, dedicado ao público da terceira idade, e cumpre todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes, banheiro adaptado no térreo e elevador interno.

Sublime Academia (CREF 001162-PJ/RS)
Em atividade desde 2008, a Sublime Academia é de Santa Cruz do Sul e busca contribuir para o equilíbrio físico e mental dos seus alunos, com um ambiente agradável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, totalmente climatizada, com diversas opções de atividades, como pilates, treinamento funcional, musculação e outras tantas aulas coletivas, ministradas por profissionais altamente qualificados e comprometidos.




Comissão de Educação Física Escolar se reúne com deputado Sebastião Melo
Postado em 09/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 8 de agosto, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e membros da Comissão de Educação Física Escolar receberam o deputado estadual Sebastião Melo. O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar o projeto de lei que determina que as aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino público devam ser ministradas exclusivamente por profissionais de Educação Física habilitadas.

Segundo Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), um projeto com o mesmo escopo foi aprovado e implantado com sucesso no município de Porto Alegre. “Vim aqui para me somar às causas da Educação Física, e serei parceiro para desarquivar o projeto e fazê-lo tramitar na Assembleia”, comentou o Deputado. Melo falou que se reunirá com o deputado Tiago Simon objetivando propor em conjunto a instalação de uma audiência pública para debater o tema na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa. "Talvez este seja o passo decisivo para chamarmos a Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos novamente ao diálogo".

Miryam assegurou que o projeto é extremamente necessário para a saúde das crianças e adolescentes. "Sem o profissional de Educação Física orientado os alunos, as crianças, principalmente nas escolas estaduais, chegam ao sexto ano com graves problemas de saúde e muitas apresentam índices de obesidade alarmantes”. Para a conselheira Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o incentivo à atividade física orientada nunca foi tão necessária para se poder fazer frente à atual epidemia de sedentarismo e obesidade.




Reabertura do CREF Serra é capa da nova edição da revista do CREF2/RS
Postado em 08/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 8 de maio, traz na capa uma matéria sobre a reabertura do CREF Serra. Nesta reportagem principal, explicamos como está funcionando o atendimento no posto avançado em Caxias do Sul e quais são os benefícios para todos os profissionais da região.

Além deste conteúdo, a nova publicação atual também traz o perfil de Eduardo Grumann (CREF 000043-G/RS), bicampeão mundial de supino e de levantamento terra; e um especial sobre saúde, em que compilamos três matérias que foram publicadas anteriormente na revista, sobre obesidade infantil, diabetes e doenças respiratórias, em edições revistas e atualizadas.

Você ainda pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas no Conselho e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail [email protected].

Todas as edições da CREF2/RS em Revista estão disponíveis para download em PDF aqui.




CREF2/RS alerta sobre cuidado ao escolher personal trainer
Postado em 18/03/2019
Fonte: Zero Hora

Assim como os números de obesidade e sedentarismo, cresce também a quantidade de ofertas que prometem uma grande perda de peso em um curto intervalo de tempo. Basta uma simples espiada nas redes sociais para ser exposto a uma enxurrada de fotos e anúncios de treinos e métodos ditos milagrosos. Mas é bom ficar atento: embora não haja uma legislação específica sobre a atuação de profissionais de Educação Física no meio online, é fundamental que ele, além de formado, esteja registrado junto ao CREF2/RS.

Para garantir tanto a qualidade do serviço prestado quanto a segurança dos alunos, só em 2018, o Conselho notificou mais de 500 pessoas por exercício ilegal da profissão. Foram flagrados não só indivíduos que atuam de forma ilegal em meios eletrônicos, mas também aqueles que trabalham de forma irregular em academias e outros estabelecimentos sem o devido registro.

O assessor institucional do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) explica que, depois de autuados, os flagrados em exercício ilegal da profissão de Educação Física são apresentados ao Ministério Público, onde as denúncias são investigadas e podem resultar em multa ou prisão, segundo artigo 47 da Lei de Contravenções Penais brasileira. “As consequências para os profissionais que cometerem falhas técnicas e/ou éticas na prestação dos serviços de condicionamento físico podem ser: advertência, multa, suspensão ou cancelamento de registro profissional”, lista.

O que cuidar na hora de contratar um personal

Cada vez mais populares, os programas de treino online ainda não têm regras definidas pelo CONFEF. O que o Conselho defende é o cuidado com a personalização do atendimento. “A ideia é ter um treinamento individualizado. Esses treinos milagrosos são para vender e não dão conta dessas questões”, alerta o diretor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e 2º secretário do CREF2/RS Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).

Como não há legislação que trate da prescrição de treinos virtuais, Almeida desaconselha essa modalidade e destaca que a responsabilidade por qualquer possível problema enfrentado pelo aluno recai sobre o profissional. “Ele não é impedido de fazer, porém assume a responsabilidade técnica e ética por uma eventual parada cardíaca, respiratória ou lesão muscular pela prescrição sem relatório de anamnese”.

Antes de contratar um personal, fique atento:

Dê preferência aos profissionais que podem atender presencialmente
“Só eles poderão fazer uma avaliação física correta e prescrever um treino condizente com possíveis lesões”, indica Almeida.

Confirme o registro do profissional
Mesmo que tenha diploma, o profissional só poderá atuar de forma regular se estiver com registro em dia junto ao conselho regional. Para verificar isso, basta procurar o nome do profissional nos sites do CONFEF e do CREF2/RS.




Pesquisa sobre Educação Física Escolar é desenvolvida pela Faculdade de Medicina do ABC
Postado em 23/10/2018
Fonte: CREF2/RS

Está sendo desenvolvida uma pesquisa de Doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC que pretende mapear o valor e a percepção do papel da Educação Física Escolar como meio de promoção da saúde. Para que ela tenha uma maior escopo, estão sendo convocados a participar todos os profissionais de Educação Física interessados em contribuir para a qualidade da nossa Educação Física Escolar. A pesquisa é importante pois apesar das diversas propostas pedagógicas para a Educação Física Escolar e programas para a saúde, os números de obesidade continuam aumentando.

Podem participar da pesquisa profissionais e acadêmicos da área da Saúde. Todos os dados serão confidenciais e se tomará cuidado para que não acarretem qualquer prejuízo. Se, no transcorrer da pesquisa, houver alguma dúvida ou por qualquer motivo seja necessário procurar o pesquisador Júlio Cesar Nasário, responsável pela pesquisa, pode-se buscar as informações pelo telefone (47) 3531-6000 e no endereço Rua Dr. Guilherme Gemballa, nº 13 - Jardim América, Rio do Sul/SC.

As informações obtidas neste estudo serão mantidas em sigilo respeitando os princípios contidos na Resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. Posteriormente, as informações serão organizadas, analisadas, divulgadas e publicadas.

O tempo estimado para resposta do questionário nos links abaixo é de 10 a 12 minutos. Se responder no celular, o ideal é deixá-lo na horizontal.

Acadêmico: clique aqui e acesse o formulário.
Profissional: clique aqui e acesse o formulário.




CREF2/RS adere ao Outubro Rosa propondo atividade física como prevenção ao câncer de mama
Postado em 18/10/2018
Fonte: CREF2/RS/INCA

Neste mês, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou a campanha Outubro Rosa 2018, que tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. O CREF2/RS vem se somar na luta contra a doença que é a principal causa de óbitos femininos no Brasil. Para tanto, o Conselho propõe a difusão da atividade física como uma grande aliada não só na prevenção do câncer de mama, bem como na reabilitação de paciente, se realizada sob orientação médica. Com isso, reforça uma das principais filosofias que norteiam a Educação Física, que é sempre trabalhar a saúde, bem-estar e prevenção, evitando ao máximo o surgimento de doenças por meio de uma vida saudável.

O Conselho também ressalta o trabalho essencial dos cerca de 27 mil profissionais habilitados a orientarem corretamente estes exercícios, de modo a não causarem comorbidades nos pacientes ou até mesmo agravar a doença principal. Como o câncer tem tratamento multidisciplinar, o CREF2/RS possui a clara percepção de que o caminho que levará a uma prevenção mais eficaz ao câncer de mama, evitando os sofrimentos por ele causados, passá pela maior integração das profissões da saúde, bem como dos avanços do campo científico e da divulgação na população da doença, seus sintomas

A atividade física é oficialmente reconhecida pelos órgãos oficiais de saúde como uma importante e acessível ferramenta para prevenção do câncer de mama, bem como coadjuvante em seu tratamento, Como o desenvolvimento científico e tecnológico impactaram impulsionaram alguns dos fatores que aumentam o risco da doença, como a obesidade, o sedentarismo e o sobrepeso após a menopausa, o exercício físico torna-se ainda mais imprescindível no atual momento histórico.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. No Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2016, aproximadamente 14 mil mulheres foram a óbito.

De acordo com dados do Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) criado pelo Ministério da Saúde, 45,9% da população brasileira é sedentária, sendo que 50,1% é representado pelo público feminino. O CREF2/RS vem travando uma batalha incessante pela preservação e manutenção dos locais públicos esportivos, bem como de seus órgãos representativos, que estão sendo ameaçados pelas políticas recessivas implantadas no país, além de lutar pela maior inserção do profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), possibilitando a prevenção e manutenção, por meio da prática de atividades físicas, das populações que dependem da saúde pública no país.




Benno Becker recebe Troféu Destaque pela sua militância em prol da regulamentação da profissão
Postado em 11/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O professor Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS) esteve na sede do CREF2/RS no dia 4 de outubro, quando recebeu da presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o Troféu Destaque na categoria Mérito da Educação Física. A homenagem faz jus a longa militância que Becker desenvolveu em prol do esporte e a sua participação fundamental na regulamentação da profissão de Educação Física. Benno é doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona e mestre em Educação pela PUCRS, tendo publicado 12 livros, e atua como terapeuta e coach pessoal, promovendo cursos e workshops sobre "comunicação Verbal e Não Verbal", "Atividades Psicofísicas para a Qualidade de Vida" e "Técnicas Cognitivas, Comportamentais e Somáticas - TCCS" aplicadas ao controle do estresse individual e grupal no esporte e para empresas, manejo da insônia, redução da Ansiedade e Depressão, manejo da obesidade e redução da Dor.

Benno foi um dos precursores na discussão sobre a problemática da atuação profissional em Educação Física, visando a criação de um órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício profissional. Em 1983, ele coordenou a reunião entre diretores, professores e estudantes de Escolas de Educação Física com o objetivo de elaborar um projeto tendo como base os projetos de conselho regionais e federais da psicologia e medicina. Após discussão e debate, o projeto de lei foi aperfeiçoado, e foi proposto a criação de Conselho dos Profissionais de Educação Física. A tramitação do projeto seria na Câmara dos Deputados, com a necessidade da mobilização dos representantes políticos de cada estado, para a defesa e o acompanhamento do projeto. Os Professores Benno Becker e Antônio Amorim foram designados para encaminhar o projeto de lei ao poder legislativo.

O projeto, já aperfeiçoado, foi apresentado por Benno no encontro de diretores de Escolas de Educação Física do Brasil, encontro que comemorava os 50 anos das Escolas de Educação Física da Universidade de São Paulo. Do ano de 1984 em diante, iniciaram de fato as ações concretas para a regulamentação da profissão. Paralelamente, foi apresentado o Projeto de Lei 4559/84, pelo deputado federal Darcy Pozza à Câmara dos Deputados, que dispunha sobre o Conselho Federal e os Regionais dos Profissionais de Educação Física, Desporto e Recreação. Este foi, oficialmente, o primeiro projeto de regulamentação da profissão.

Em praticamente todas as instâncias deliberativas, até então, das APEFs e nos Congressos da FBAPEF, as decisões eram sempre no sentido da luta pela regulamentação. De acordo com o trâmite do projeto de apresentação de propostas para apresentação de substitutivos. O PL 4559/84 foi aprovado pelo Congresso Nacional, em dezembro de 1989, sendo vetado pelo Presidente da República, José Sarney. Isso ocorreu no início do ano de 1990, baseando-se em parecer exarado pelo Ministério do Trabalho.

A luta prosseguiu no início de 1994, com grupos de estudantes de Educação Física preocupados com o crescente aumento de pessoas sem formação atuando no mercado emergente, articularam-se com a APEF-RJ para impedir o abuso, requerendo a regulamentação da profissão, com um novo movimento de mobilização da categoria, com a adesão de político para apresentar o projeto de lei e todo o desgaste que representaria tal questão, ao longo do trâmite do projeto na Câmara e no Senado.

Em Janeiro de 1995, durante a realização do congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física” foi lançado na abertura do evento, após contar com a aprovação e adesão do delegado geral da FIEP no Brasil, Prof. Almir Gruhn e do Vice-Presidente, Prof. Manoel José Gomes Tubino. Jorge Steinhilber proferiu conferência de abertura do Congresso, anunciando que a assembleia da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física aprovara a proposta de regulamentação da profissão, e que lançava o “Movimento” como mola propulsora da regulamentação e como centro da rede de divulgação e mobilização, que seria necessária para esclarecimento e adesão nacional a respeito da questão. Assim foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, no início do ano de 1995. Até a audiência pública realizada no dia 17 de outubro de 1996, o deputado Paulo Paim consultou as Instituições formadoras de profissionais de Educação Física, entidades, órgãos públicos, profissionais e estudantes de Educação Física.

Em 13 de agosto de 1998, o projeto foi incluído na ordem do dia do Senado. Após alguns momentos de tensão, em razão de possíveis emendas ao Projeto de Lei, o professor Jorge Steinhilber, reunido com a deputada Laura Carneiro e Senadores, firmou acordo para possibilitar a aprovação do Projeto de Lei nesta sessão. Após algumas manifestações de parlamentares, e um longo e brilhante discurso do senador Francelino Pereira, o projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado à sanção presidencial. Em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98.




CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para dois dias de palestras
Postado em 27/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no Centro Universitário Metodista IPA. O evento teve como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, por meio de seis palestras, abrangendo diversas áreas e abordando as conquistas e os desafios dos 20 anos de regulamentação da profissão. A mesa de abertura foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo reitor do IPA Norberto Garin, pela conselheira e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pelo conselheiro federal do CONFEF Sérgio Sartori (CREF 000003-G/RJ).

Com a palestra “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, Sérgio Sartori relembrou a histórica luta pela regulamentação, que remonta aos anos 40. “A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, em 1946”, afirmou. Segundo Sartori, o gaúcho Benno Becker (CREF 001644-G/RS) coordenou a segunda fase do processo, quando foi apresentado pelo deputado federal Darcy Pozza o primeiro projeto de lei à Câmara dos Deputados. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1989, mas vetada posteriormente pelo presidente José Sarney.

No início de 1994, a APEF-RJ retomou a luta e, por meio de um grupo de professores, lançou o Movimento Nacional pela Regulamentação do Profissional de Educação Física, no início de 1995. “Para deflagrar o processo formalmente, o deputado federal Eduardo Mascarenhas apresentou um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro de 1997, foi aprovado por unanimidade e remetido à Comissão de Constituição e Justiça. Em 1º de setembro de 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 9.696/98”, comemorou.

Já André Lopes (CREF 008061-G/RS) realizou uma palestra intitulada “Hipertrofia Muscular: Mitos, Verdades e Atualizações”. De forma descontraída, Lopes iniciou sua fala dando dicas de como criar e realizar projetos de sucesso baseados em novas ideias. “O atual estágio da nossa sociedade é baseado na informação, basicamente veiculada pela Internet. As pessoas passam em média 30 horas conectadas”, afirmou. De acordo com o palestrante, o que pode diferenciar o profissional de Educação Física em meio a essa abundância de estímulos é referenciar a sua proposta de trabalho através de meios científicos comprovados. “A inovação tem que ser chancelada por meio de pesquisas confiáveis”, aconselhou.

Em relação à hipertrofia muscular, André logo afirmou que muitos docentes ainda usam uma terminologia defasada em relação aos músculos. Ele também explicou que os fatores que afetam a massa muscular são a genética, a idade, o treinamento, a nutrição, o descanso e, em alguns casos, a farmacologia. André ainda disse que, com o cruzamento de metadados sobre as fibras musculares, ficou provado que um descanso maior entre as séries dão maior resultado para o treino de hipertrofia que as de descanso curto, mas a cadência de realização do movimento e o intervalo de devem ser fixos. “Caso contrário, se perde o controle da periodização”, relatou. Por fim, ele lançou um desafio ao auditório: “organize os próximos treinos de maneira que sejam progressivamente mais científicos”.

O segundo dia de evento iniciou sábado, com a primeira palestra de Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF). Em “O Futuro do Profissional de Educação Física”, o organizador do Brasília Capital Fitness deu dicas de como se diferenciar e fazer sucesso, em um mercado extremamente competitivo. “A ideia precisa vir antes do dinheiro. Os empresários que dão certo são aqueles que tomam atitudes e que trabalham para a evolução”, frisou. Na sua fala, Padilha também elencou a proatividade, a força de vontade, a determinação e a coragem como elementos fundamentais para quem quer crescer. “Se você sabe o que precisa ser feito, não espere alguém pedir para você fazer. Simplesmente faça”, defendeu. Além de explorar cada um desses eixos, o palestrante também considerou a ambição necessária para o sucesso. “Saiba o que você quer, não diga ‘tanto faz’ ou ‘pode ser’ diante das oportunidades”, destacou.

Em um segundo momento, Padilha fez a apresentação “Tendências Mundiais do Mercado fitness”, dessa vez direcionada aos empresários e donos de academia presentes. O palestrante mostrou cases de empresas bem-sucedidas e explicou que o bom gestor é, na verdade, aquele que não deixa os problemas acumularem. “Há sempre dois caminhos: fazer dar certo, com dedicação total, ou abandonar”, declarou. Para Padilha, as qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso são bem parecidas com as características de um bom um profissional: atitude, proatividade, inteligência, visão e coragem. O palestrante ainda falou sobre estratégias de negócio e sobre o relacionamento com concorrentes. No final, tirou dúvidas e destacou formatos de empresa que poderiam ser facilmente implementados no Brasil. “O índice de obesidade aqui é alto, o que significa que temos um bom nicho para ser explorado. Quem ganha dinheiro é quem é a solução do problema de alguém”, encerrou.

Já a primeira palestra da parte de sábado à tarde foi de Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), mestre em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, e autor de 17 livros sobre recreação. Mariotti, que trouxe o tema “A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar” para o debate e para a reflexão, mostrou aos presentes, de maneira bastante prática, como as brincadeiras, especialmente com músicas, podem ser extremamente proveitosas aos alunos. “Os professores, de uma maneira geral, precisam ter consciência da atitude lúdica, atuando de forma menos dura nas aulas e mais abertos para aprenderem com também”, explicou. Mariotti, ao longo da sua apresentação, mostrou aos presentes as vantagens da aproximação e da interação entre as crianças nas aulas de Educação Física Escolar.

Robson Santos (CREF 021677-G/RS), pós-graduado em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas e finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2017, fez a última palestra do CongregaCREF 2018, com o título “O Profissional de Educação Física no Tratamento e Prevenção da Hérnia de Disco”. Além de classificar as diferentes fases do problema e o que é mais recomendado para combater a dor, o palestrante apresentou de forma bastante didática algumas estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais de Educação Física diante de qualquer tipo de lesão. “O instrutor de musculação, que está lá na academia atendendo uma pessoa que tem hérnia de disco ou alguma outra enfermidade, não precisa ter medo de atender esse tipo de aluno. O que ele não pode é só montar um treino e contar as séries, tem é que analisar o aluno desde o primeiro momento e entender os seus gestos e as suas reações durante a prática”, explicou Santos.




CREF2/RS se reúne com a nova presidente do Conselho Estadual de Educação do estado
Postado em 01/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a conselheira Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) visitaram no dia 30 de julho, no Centro Administrativo, Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, a nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino. Segundo a presidente do CREF2/RS, o encontro é um esforço do Conselho para estreitar relações com o órgão, que tem função estratégica na formulação e a normatização de regras educacionais no estado. “Conversamos bastante sobre a saúde das nossas crianças e a importância da Educação Física escolar como instrumento de acesso à atividade física, dada a epidemia de obesidade pela qual nossa juventude passa”, relatou. Carmen disse também que o CREF2/RS está à disposição para ministrar cursos e seminários relativos à Educação Física, somando esforços na prevenção de doenças ligadas a obesidade e ao sedentarismo. “A presidente do CEEd/RS se mostrou receptiva à colaboração mútua entre os dois órgãos, e abriu prespectiva a novas reuniões para sedimentar a parceria”, arrematou Carmen.

No CEEd/RS, para fazer frente a novas demandas, os segmentos da comunidade escolar e setores que de alguma maneira se envolvem com Educação têm assento no Conselho, assim como o Poder Executivo em ampla representatividade democrática que possibilita debates e, portanto, encaminhamentos mais próximos das necessidades da comunidade escolar. A pluralidade dessas ideias e representações aproxima o Conselho do cotidiano da escola, na qual acontece o ato de ensinar e de aprender, por consequência, o local onde inicia a construção do conhecimento integral e essencial à emancipação do ser humano.




CREF2/RS repudia Medida Provisória que retira recursos da saúde, da educação e do esporte
Postado em 14/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em defesa dos profissionais de Educação Física, se manifesta publicamente contrário à Medida Provisória nº 841, de junho de 2018. A proposta estabelece a retirada de recursos da saúde, da educação, da cultura e do esporte, redirecionando esta verba para o Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Conselho, assim como todo o Sistema CONFEF/CREFs, entende a importância da segurança pública. No entanto, vê com preocupação esta medida, pois não está sendo levado em conta que a redução da criminalidade e da violência passa também pela melhoria da educação, pela redução da desigualdade e pela geração de emprego, dentre outras tantas políticas públicas com as quais o esporte e os profissionais de Educação Física só têm a contribuir. O esporte é peça importante para o desenvolvimento humano, assim como é responsável pela formação de cidadãos. Além disso, são os profissionais de Educação Física que trabalham na Educação Física Escolar e na manutenção da saúde da população.

A MP 841/2018, se aprovada, causará graves impactos no desenvolvimento social e na geração de oportunidades para milhões de crianças e jovens. Por isto, nos causa estranheza tal atitude, uma vez que, entre tantas pesquisas, o recente relatório de desenvolvimento da ONU aponta evidências científicas suficientes para afirmar que a participação em atividade física e esporte gera uma vasta gama de benefícios. O exercício regular pode controlar o aumento de peso e, consequentemente, diminuir a obesidade; reduzir a violência nas comunidades e melhorar a capacidade produtiva das pessoas.

Penalizar demasiadamente uma área social como o esporte, que já possui baixo orçamento, com a retirada de recursos superiores a 500 milhões de reais, não nos parece uma solução viável para um Governo que preza pela garantia de direitos e pelo desenvolvimento humano de seus cidadãos. Entendemos que ações paliativas como esta podem ocorrer, mas antes de sua publicação deve ser feita uma avaliação de seu impacto, o que certamente impediria tal decisão.

Por isto, o CREF2/RS pede aos parlamentares, em especial aos representantes do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional, que não aprovem a MP 841/2018, pois esta medida prejudicará profundamente as áreas da saúde, da educação, da cultura e, principalmente, do esporte. Solicitamos que sejam analisadas possibilidades para a substituição das fontes do Fundo de Nacional de Segurança Pública e que, acima de tudo, valorizem o que o esporte e os profissionais de Educação Física podem fazer pelo Brasil.




CREF2/RS abre ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão em Santa Maria
Postado em 02/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 25 de abril, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Santa Maria. O evento, que ocorreu na Faculdade Metodista (FAMES), reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS).

Integrando a programação da 9ª Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física da FAMES, o primeiro evento sobre os 20 anos da regulamentação da profissão contou ainda com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), que foi o mestre de cerimônias. Na abertura das palestras, os dois destacaram os avanços do Sistema CONFEF/CREFs, nas últimas duas décadas, e a importância da união de todos os profissionais. “A Educação Física está sempre sendo ameaçada e cabe ao CREF2/RS lutar para que os espaços já conquistados não sejam perdidos”, analisou Carmen. “São vocês que devem fazer a diferença, apropriando-se de conhecimento e fazendo um trabalho correto”.

No primeiro momento, Gamboa ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, o conselheiro falou sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, as atribuições do Conselho e as suas diferenças em comparação com o Sindicato. “O CREF2/RS tem uma função fiscalizatória e normatizadora da profissão. Não cabe a nós as questões trabalhistas, que são de responsabilidade do Sindicato”, explicou.

A palestra de Gamboa ainda tratou da Lei do Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização. Respondendo as perguntas dos presentes, o conselheiro tirou dúvidas sobre o Termo de Compromisso de Estágio, sobre as atribuições do Responsável Técnico e sobre as consequências de quem é flagrado em exercício ilegal da profissão. “O CREF2/RS encaminha uma denúncia-crime para o Ministério Público, sempre que os agentes fiscais dão o flagrante. O exercício ilegal da profissão que mais buscamos combater”.

A segunda palestra, com o tema “A Importância da Atividade Física na Formação do Ser Humano”, destacou o papel fundamental que o profissional de Educação Física desempenha diante da sociedade. “Trabalhamos com todas as faixas etárias e precisamos pensar a nossa atuação da gestação ao envelhecimento”, sublinhou Marcia. “Por conta disto, não podemos dizer que o Bacharel é mais ou menos relevante do que o Licenciado. Todos são importantes para valorização da atividade física entre as crianças, fazendo disto um hábito para o futuro”, acrescentou.

Os desafios expostos pela palestrante, ao longo da sua apresentação, dizem muito respeito às consequências da obesidade entre o público infantil. “Cada vez mais vemos crianças com problemas cardíacos e diabetes, que antes eram comuns somente em adultos. O sedentarismo é um dos grandes inimigos da Educação Física”, sentenciou. Paralelamente a isso, Marcia também citou os benefícios proporcionado pela atividade física. “As aulas de Educação Física melhoram o desenvolvimento motor e promovem a socialização”, pontuou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá outras duas edições em 2018. A atividade será realizada ainda em Caxias dos Sul, no dia 7 de junho; e em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!




Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
Postado em 11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/




CREF2/RS participa das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil
Postado em 03/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS tem participado das reuniões da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, colegiado da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em sua visitas ao interior do estado O objetivo do encontro é debater sobre obesidade na infância e adolescente e os reflexos na saúde pública. Até o momento, foram visitados os municípios de Guaíba, Capão da Canoa, Portão e Gravataí. As próximas visitas serão em Lajeado, Santa Rosa, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul e Novo Hamburgo

O objetivo da Comissão é discutir com a comunidade gaúcha como a obesidade infanto-juvenil tem se tornado uma pandemia brasileira. Com o resultado das discussões será elaborado um livro com os dados referente ao consumo de alimentos industrializados, práticas de exercícios físicos e hábitos saudáveis, que será distribuído gratuitamente nas escolas públicas, municipais e particulares.

O Presidente da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil, deputado Maurício Dziedricki, afirma que há uma consciência quanto ao exagerado tempo gasto em tela, em frente ao computador, TV, celular e videogame. “Sabemos que a insegurança da atividade física na rua e a vida corrida colaboram para isso, gerando tempo ocioso em casa e incremento do consumo calórico, contribuindo para o sobrepeso e obesidade”, afirma.

O deputado disse que “é preciso sublinhar a todos a gravidade da matéria com a qual trabalharão". Conforme ele, prognósticos mundiais apontam que o Brasil, nos próximos 10 anos, será o país com a maior concentração de obesos no mundo.

“Na maioria das vezes, são adotadas políticas de cura ou busca desta cura, mas com a doença já presente, ao passo que a lógica – de estudo, interpretação e produção – deveria ser a prevenção, muito em especial, da criança e do adolescente, no que diz respeito ao trato nutricional e atividade física”, ponderou, salientando a inatividade neste campo como fator impulsionador de doenças.

Nas audiências, são convidados a participar representações das secretarias estaduais de Educação e Saúde; secretarias municipais destas pastas; prefeituras municipais; Câmaras de Vereadores; os conselhos regionais de Educação Física, Nutrição, Psicologia e Medicina; conselhos municipais de Saúde e Educação; coordenadorias regionais de Educação e Saúde; Conselhos Tutelares e Conselhos de Pais e Mestres.

Segundo a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), as visitas são uma importante oportunidade de firmar parcerias com os órgãos públicos para promover a atividade física. "Cerca de 33% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesas. Ou seja, uma em cada três crianças tem esta doença. A obesidade implica em várias outras sequelas, sejam psicológicas, como exclusão da criança, ou agressões, via bullyng. Isto pode causar sérios traumas que deveriam ser evitados com atividade física e uma alimentação saudável".




CREF2/RS percorre o interior com o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”
Postado em 23/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs, o CREF2/RS lança o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”, que percorrerá os municípios de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante os meses de abril, junho e outubro. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

A Educação Física, desde que virou uma profissão regulamentada em 1998, vem conquistando espaço ano após ano. Se antes a imagem do profissional de Educação Física era associada ao professor da disciplina nas escolas, ou a instrutores nas academias de ginástica e clubes, hoje a visão das atribuições desse profissional é mais ampla: a de um especialista também capacitado e qualificado na promoção da saúde, seja de crianças, jovens, adultos ou idosos.

O interesse pelos exercícios físicos também tem aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”

Santa Maria
Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria

Caxias do Sul
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Anhanguera

Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFPEL

Instituições apoiadoras

- FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
- Universidade Anhangüera
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)




CREF2/RS apresenta projeto de combate à obesidade infantil ao deputado Maurício Dziedricki
Postado em 27/02/2018
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) visitaram ontem (27/02) o gabinete do deputado estadual Maurício Dziedricki (PTB). Eles estavam acompanhados do presidente mundial dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras da FIEP, Almir Grunh (CREF 000001-G/PR), e do delegado regional da FIEP, Everton Deiques (CREF 008538-G/RS). Também estava presente à reunião o vereador do município de Guaíba, Everton Silva Gomes (CREF 002615-G/RS). Carmen e Lauro foram apresentar o projeto de inserção da população infantojuvenil nas academias registradas ao CREF2/RS, visando combater a obesidade nesta faixa etária.

Segundo Lauro, o Brasil é segundo país em número de academias, com centenas de milhares de frequentadores. "Contudo, temos poucos dados referentes aos resultados obtidos pela atividade física referentes à obesidade e ao sobrepeso. A academia poderia ser um ponto de referência para articularmos projetos de saúde", explicou. Para Lauro, atualmente as pessoas buscam um posto de saúde, sendo ali tratados e atendidos. "Se tivéssemos dados das doenças associadas ao sedentarismo na infância e juventude, teríamos subsídios para tratá-los em academias", raciocina.

O vice-presidente afirmou que o projeto prevê o credenciamento de academias em programas do Ministério da Saúde e secretária da Saúde do estado. Com isto, analisa Aguiar, pretende-se oportunizar avaliações com foco no grau elevado de obesidade. “Tudo isto integrado às demais profissões da saúde. Conseguiríamos, então, uma visão sistêmica na saúde no estado, em uma ação validada pelo Ministério da Saúde, o que permitiria uma coleta de dados regional, valorizando cientificamente a importância da atividade física no combate à obesidade infantojuvenil”.

Segundo a presidente do CREF2/RS, já existe um projeto semelhante em Minas Gerais. "Lá, a secretaria de Esportes e Saúde criou uma bolsa saúde que cadastra algumas academias registradas no CREF mineiro". Carmen explicou que a secretaria paga cerca de R$70,00 por criança obesa. Com este valor, ela passa a fazer atividade três vezes por semana em uma academia cadastrada. “Este estabelecimento tem obrigação de gerar relatórios sobre suas condições físicas. Esta ação é a garantia de que esta criança não será o obeso de amanhã”. Carmem complementou que o projeto operou de 2012 a 2015, abrangendo 93 municípios, e que o secretário de Esportes e Saúde de Minas Gerais está à disposição para colaborar na consolidação do projeto gaúcho.

O deputado Maurício Dziedricki, que é presidente da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto Juvenil na Assembleia Legislativa, mostrou-se interessado com o projeto, pois na sua concepção, as crianças atualmente despendem um tempo exagerado em frente a tela de TV, computadores, smartphones e videogames. Dziedricki afirmou que aliado ao sedentarismo, existe um excesso de oferta de carboidratos, refrigerantes, fast food, farináceos e gorduras trans, que contribuem para o sobrepeso e obesidade, uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns na infância, podendo gerar hipertensão, problemas cardíacos e diabetes tipo 2, dentre outras doenças. "Existe um prognóstico de que nos próximos dez anos o Brasil será o país com a maior número de obesos do mundo. Frente a este diagnóstico assustador, na maioria das vezes são adotadas políticas de cura ou busca desta cura, mas com a doença já presente, ao passo que a lógica deveria ser a prevenção, muito em especial da criança e do adolescente, no que diz respeito ao trato nutricional e atividade física”, ponderou. "Este projeto vem ao encontro de uma solução preventiva contra esta epidemia", concluiu.

Dia Estadual dos Profissionais de Educação sem Fronteiras

Em outro momento da reunião, o presidente mundial Professores de Educação Física Sem Fronteiras da FIEP, Almir Grunh apresentou o trabalho da organização ao deputado, e colocou a pretensão de tornar, por força de lei, o dia 20 de abril a data comemorativa dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras no Rio Grande do Sul. Já o delegado regional da FIEP, Everton Deiques, explicou que de 15 a 22 de setembro de 2019 serão comemorados os 70 anos de existência da organização, quando serão recepcionadas delegações de todos o Brasil e do estrangeiro. “Gostaríamos de contar com apoio da Casa do Povo para recepcionar as delegações nestas comemorações”, explicou o delegado.

Segundo o deputado, a Assembleia Legislativa, via de regra, produz muito mal sua legislação no que se refere à vida da sociedade gaúcha. “Precisamos enxugar o número de leis , pois há excesso de legislação, fazendo com que exista um represamento de leis importantes para o estado.”, ressaltou. “Contudo”, prosseguiu o deputado, “muitas vezes não se reconhece uma simples positivação de uma data comemorativa e a sua inclusão no calendário de eventos de estado”. Para exemplificar sua fala, Dziedricki argumentou que Porto Alegre já dera uma bela lição ao criar a Lei que instituiu o Dia do Profissional de Educação Física, de autoria do ex-vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS). “Colocarei a proposta da criação da data comemorativa à apreciação dos meus pares e faço questão de apoiar às comemorações dos 70 anos de existência dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras”, finalizou.

Foto: Pablo Vini Fotografia




CREF2/RS participa do lançamento da Comissão Especial contra a Obesidade Infantojuvenil
Postado em 29/11/2017
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 29 de novembro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou a cerimônia de instalação da Comissão Especial contra a Obesidade Infantojuvenil. A sessão, que contou com a presença de deputados e de vereadores de diversos municípios do Estado, teve também com a participação do vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O deputado estadual Maurício Dziedricki, presidente da Comissão, destacou a contribuição de diversas entidades durante a sua fala. O CREF2/RS, que contribuiu ativamente em todas as reuniões e audiências públicas que antecederam a criação do grupo, foi lembrada. “O Brasil, nos próximos anos, deverá ser o país com a maior concentração de obesos no mundo”, salientou o Deputado. “Com a contribuição de todas as entidades aqui presentes, queremos que a Assembleia participe ativamente no que diz respeito à obesidade infantil, com protagonismo para combater esta grande epidemia”.

Para Aguiar, a atuação da Comissão Especial contra a Obesidade Infantojuvenil deverá contribuir para a melhora da saúde de toda a população e, diante dos prováveis resultados positivos, vai poder chegar também à esfera nacional, com a criação de diversas políticas públicas a respeito deste tema. “A inatividade física é um fator de surgimento de diversas doenças e precisa ser um dos nossos focos de ação. As taxas de obesidade entre o público infantil só irão reduzir com um trabalho bastante eficaz de prevenção”, declarou.




CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
Postado em 04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.




CongregaCREF reúne profissionais e acadêmicos para debater temas da Educação Física
Postado em 28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no último sábado, dia 26 de agosto, o CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que ocorre desde 2015 e integra as comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reuniu profissionais registrados e acadêmicos do curso, para assistir palestras e para debater diversos temas relacionados à profissão.

A abertura do evento, feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), destacou as conquistas recentes do Conselho e o crescimento da Educação Física, em todo o Brasil, nos últimos anos. “No momento, o CREF2/RS está engajado para garantir a presença do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde, de maneira permanente. Para que isto ocorra, nós precisamos estar unidos, orgulhosos e conscientes de que representamos uma grande profissão”, comentou.

Na sequência, o CongregaCREF teve a sua primeira palestra, chamada “Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo”, ministrada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), instrutor dos cursos CBF Academy e docente no Ensino Superior. Além de apresentar o cenário do esporte mundial, ele salientou que no Brasil tem um grande potencial de crescimento na área. “O mercado fitness teve um aumento de 22% somente em 2016, atingindo a marca de 2% do PIB”, pontuou. “Os grandes esportistas são experts em vender a nossa profissão e precisamos aproveitá-los desta forma, para que possamos movimentar 40 bilhões de reais todos os anos – como os países desenvolvidos fazem – e gerar mais de 300 milhões de empregos”.

A gestão esportiva, o planejamento e a execução de projetos também foram assuntos abordados por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), na segunda palestra do CongregaCREF. Consultor de academias e empreendedor digital, Greco falou sobre a evolução das ferramentas digitais ao longo do tempo e reforçou a necessidade que os profissionais de Educação Física têm de estarem sempre antenados a tudo o que surge de novo. “Nós não podemos ter receito de utilizar e de gerar conteúdo em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Quem está aproveitando estes espaços deixados em aberto, mostrando como a Educação Física pode mudar a vida das pessoas para melhor, está tendo sucesso”.

Os assuntos mais atuais do dia a dia da profissão também ganharam repercussão na apresentação de Fabio Saba (CREF 000007-G/SP), sócio-diretor da IHRSA Fitness Brasil e diretor-executivo da Saba Consultoria. Dando exemplos de um bom marketing para profissionais de Educação Física e para academias, o palestrante resumiu que a excelência do serviço prestado na área da atividade física depende muito mais do envolvimento dos profissionais com as pessoas do que com os esportes. “Não podemos ficar presos somente aos aspectos estéticos. Quem foi que disse que uma academia não pode contratar um profissional com sobrepeso?! Na nossa área, não pode haver preconceito e sempre há uma parcela da população que se identifica com este tipo de profissional, não com os sarados”, explicou.

O encerramento do CongregaCREF foi com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, que contou com a presença de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), conselheira federal e professora da UNISC; e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Em uma conversa com a participação da plateia, os palestrantes mostraram os principais resultados de suas pesquisas sobre o tema, que revelaram que cada vez mais crianças estão desenvolvendo doenças como hipertensão e diabetes, típicas da vida adulta. “As crianças ficam cerca de sete horas pro dia em frente a telas, como computador e televisão, e o sedentarismo é o grande fator para o aumento do risco de doenças crônicas”, frisou Costa. “A gente viu que a atividade física regular, além de melhorar a aptidão física e corrigir eventuais problemas de postura, também implica diretamente na melhora da saúde desta parcela da população”, complementou Miria.




CongregaCREF ocorre neste sábado com transmissão online
Postado em 24/08/2017
Fonte: CREF2/RS

A terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física irá ocorrer neste sábado, dia 26 de agosto, e vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento ocorrerá das 8h30min às 16h45min e integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Confira as palestras e os seus respectivos horários:

9h15min
Gestão no Esporte: Os desafios do profissional de Educação Física contemporâneo
Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Mesa-redonda Obesidade Infantil
Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br




CongregaCREF encerra inscrições e tem transmissão online confirmada
Postado em 16/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para a terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física chegaram ao seu número limite e foram encerradas hoje. O evento, que vai ocorrer no dia 26 de agosto, na Fadergs, integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O CongregaCREF contará diversas palestras, gerando assim conhecimento e oportunizando a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física para profissionais registrados e para estudantes. O evento também vai ser transmitido ao vivo pela Internet, iniciando às 8h30min e com encerramento previsto para as 16h45min. Na modalidade presencial, todos ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

Confira a programação completa:

8h30min
Credenciamento

9h
Abertura

9h15min
Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo
Palestra de Antônio Rosalvo Chaves Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Palestra de Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Obesidade Infantil
Mesa-redonda com Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP)

16h45min
Encerramento

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br




CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
Postado em 03/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas por aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo terceiro ano consecutivo para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 26 de agosto, na Fadergs, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física, o CongregaCREF deste ano terá as palestras “O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física”, ministrada por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS); e “Protagonismo em Educação Física”, apresentada por Fabio Saba (CREF 000007-G/SP). Um terceiro nome será anunciado em breve.

A programação do evento, previsto para iniciar às 8h30min e para encerrar às 16h45min, vai contar também com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, cujo debate contará com a participação de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e de Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP). Todos que comparecerem ao CongregaCREF ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br




Pesquisador da FADERGS visita CREF2/RS e traz dados preocupantes sobre a obesidade e sedentarismo
Postado em 23/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O Coordenador de Pesquisa da Escola de Saúde e Bem-Estar do Centro Universitário da FADERGS, Roberto Costa, pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, visitou o CREF2/RS, ontem, dia 22. Costa vem estudando há 20 anos a obesidade na infância e adolescência e as doenças crônicas a elas associadas. Segundo o professor, os dados indicam que a cada ano a condição da saúde juvenil se deteriora, por mais que se façam ações governamentais e sociais de combate à obesidade. “Talvez as estratégias não sejam as mais apropriadas”, avalia.

Segundo a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o Conselho apoia a ação de combate à obesidade infantil, problema que já se tornou uma pandemia. "Cerca de 33% das crianças e adolescentes estão com sobrepeso ou obesas. Ou seja, uma em cada três crianças tem esta doença. A obesidade implica em várias outras sequelas, sejam psicológicas, como exclusão da criança, ou agressões, via bullyng. Isto pode causar sérios traumas que deveriam ser evitados com atividade física e uma alimentação saudável".

Costa alerta para o bombardeio a que as crianças e a adolescentes sofrem pela publicidade, incentivando o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal e com baixa qualidade nutricional. “De outro lado, enfrentamos o sedentarismo cada vez mais elevado. Crianças que antes brincavam ativamente na rua, hoje ficam inativas em frente a uma tela. A isto, soma-se alimentação inadequada, resultando em um caminho aberto para doenças”, constata.

Segundo Roberto, as classes sociais desfavorecidas sofrem mais com este tipo de alimentação. “Infelizmente, um pacote de biscoito recheado, com 1200 calorias, é mais barato do que uma fruta”, constata. O coordenador explica que o acesso a estes alimentos de má qualidade nutricional é facilitado pelo baixo custo. “Outro ponto é a questão da palatabilidade, não podemos negar que estes alimentos processados são gostosos para o paladar da criança e do adolescente”, explica.

De acordo com o coordenador, os adolescentes obesos apresentam índice elevado de síndrome metabólica. “Encontramos em Porto Alegre adolescentes obesos que tinham triglicérides alterados, colesterol elevado, obesidade abdominal, hipertensão arterial, ou seja, indivíduos com doenças de idosos, o que indica um risco elevado para a saúde, principalmente porque se apresenta uma tendência a se prolongar durante toda a vida”, argumenta. Costa conclui que estas pessoas chegam a sua vida adulta com sobrepeso e doenças crônicas, acabando por apresentar um risco maior de óbitos. “Atualmente vemos um aumento no número de indivíduos apresentando infarto aos 35 anos e AVC aos 45 anos”.

As ações para solucionar este problema têm que envolver toda a sociedade, aponta Costa. “Precisamos de uma mudança de atitude em relação a práticas alimentares e ao combate do sedentarismo, e para isto precisamos do apoio dos pais, da sociedade civil e da classe política em todos os âmbitos”. Costa vislumbra a escola como melhor ambiente para estas políticas serem efetuadas. “É o momento para utilizarmos este ambiente para a incentivarmos saúde. O ensino da matemática, da física e do português são muito importantes, mas é imperativo que eduquemos para a saúde”, arremata.

Para Costa, o professor de Educação Física que é o profissional de saúde dentro da escola, e ele tem que assumir este espaço. “É importante que tenhamos primeiro o conhecimento da condição dos alunos, precisamos saber aqueles que tem obesidade ou que estão em risco”. A partir desta etapa, afirma o professor, temos que propor as ações que envolvam a alimentação e a orientação aos pais sobre o que a criança traz para a escola. “Nos últimos cinco anos, o único país que conseguiu uma redução da obesidade na fase escolar foi nos EUA, com o programa alimentar implementado pela primeira-dama Michelle Obama. Infelizmente, com o novo presidente o programa foi revogado”, constata.

Costa explica que o deputado estadual Maurício Dziedrickir tem dois projetos de Lei envolvendo o tema. O primeiro introduz o cadastro de obesidade infanto juvenil, bem como torna obrigatório a realização da avaliação antropométrica para verificação do estado nutricional e triagem de risco para doenças crônicas não-transmissíveis nos alunos do ensino fundamental e médio nas escolas do Estado.

“E quem se não o profissional de Educação Física seria o mais indicado para realizar estas medidas”, afirma Costa. “Pois na sua graduação, o profissional de Educação Física tem disciplinas como biometria, medidas de avaliação ou avaliação física, que são matérias que cuidam desta medição antropométrica", analisa. O professor afirma ser possível fazer estes procedimentos em apenas uma aula. "Ele consegue fazer estas três medidas em todos os seus alunos. Em uma semana, ele terá conseguido medir todos os seus alunos. “Importante frisar que o PL vale para escolas públicas e particulares”, ressalta.

O segundo PL apresentado obriga todos os produtos alimentícios produzidos por indústrias do Estado a apresentar no rótulo a quantidade de sal e açúcar que contém em medidas em colheres de café. "Por exemplo, este suco tem seis colheres de chá de açúcar”.




CREF2/RS participa de audiência pública sobre a obesidade infantojuvenil na Assembleia Legislativa
Postado em 05/05/2017
Fonte: Agência de Notícias/ALRS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente na noite desta quarta-feira (3), na audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa para debater a obesidade na infância e na adolescência e os reflexos na saúde pública. A proposição foi do deputado Maurício Dziedricki (PTB), que coordenou o encontro. Ao final do debate, foi criado um grupo permanente de trabalho para dar prosseguimento à discussão do tema, propondo ações concretas, como a criação ou modificação de leis.

O parlamentar explicou que a questão surgiu em 2016, quando disputou a eleição municipal, e se deparou com a questão da reincidência de pessoas no sistema de saúde pública por falta de cuidados relacionados à alimentação saudável e inatividade física. Por isso, apresentou, este ano, o PL 40 2017, que cria o cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio do Rio Grande do Sul.

A presidente Carmen Masson lembrou que de todas as áreas da saúde apenas o profissional da Educação Física trabalha realmente com a saúde, pois as demais tratam da doença. Ressaltou que apenas 33% da população brasileira realiza atividades físicas regulares e criticou iniciativas que discutem retirar a disciplina de Educação Física dos currículos escolares. Lembrou também que a atividade física traz benefícios à saúde se bem orientada, defendendo como fundamental a orientação do profissional da área. Ainda destacou que é preciso adequar as atividades físicas à idade da criança.

O professor Roberto Costa, da Faculdade de Desenvolvimento do RS (Fadergs), apresentou dados de estudos acadêmicos e públicos sobre a obesidade na infância e na adolescência. Entre eles, os do Sistema de vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Segundo as informações apresentadas, de 2016, o RS tem 54,9% de prevalência de obesidade. Conforme o Programa Nacional de Saúde do Escolar, de 2015, o sobrepeso e a obesidade estão presentes em 31,5% dos adolescentes de 13 a 17 anos no país e, na Região Sul, essa prevalência chega a 38,4%.

O presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, defendeu leis que obriguem e estimulem os gestores municipais a executarem ações para prevenir a questão. “O grande problema de quem está na gestão é o tempo que ações de prevenção levam para trazer resultados. Eles só vão ser sentidos em gerações futuras, mas é preciso começar agora”, salientou.

A reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Lucia Pellanda, defendeu que se invista na prevenção primordial, aquela feita antes da população desenvolver os fatores de risco. “É muito mais efetivo fazer uma campanha para as crianças não começarem a fumar do que tentar fazer os adultos deixarem de fumar”, exemplificou.

A presidente do Conselho Regional de Nutrição, Jacira Conceição dos Santos, lembrou que há uma legislação, de 2009, que obriga escolas públicas a terem um profissional da nutrição, mas o governo do Estado, até agora, não incluiu o cargo de nutricionista nas escolas. Segundo Jacira, além de cuidar da alimentação, o profissional é responsável pela educação alimentar. Lembrou que não apenas na família ocorra a alimentação inadequada, citando cantinas de escola e festas de recreação onde alimentos industrializados e bebidas açucaradas são oferecidas.

Foto: Pablo Santos




Obesidade cresce 60% no Brasil e colabora para maior prevalência de hipertensão e diabetes
Postado em 24/04/2017
Fonte: Ministério da Saúde

O brasileiro está mais obeso. Em dez anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Os dados inéditos, divulgados na última semana, fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde. O resultado completo da pesquisa está aqui.

Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida do brasileiro e podem até matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

Excesso de peso e obesidade

A obesidade aumenta com o avanço da idade. Mas mesmo entre os mais jovens, de 25 a 44 anos, atinge indicador alto: 17%. Excesso de peso também cresceu entre a população. Passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016. Já é presente em mais da metade dos adultos que residem em capitais do país.

A pesquisa também mostra a mudança no hábito alimentar da população. Os dados apontam uma diminuição da ingestão de ingredientes considerados básicos e tradicionais na mesa do brasileiro. O consumo regular de feijão diminuiu 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016. E apenas um entre três adultos consomem frutas e hortaliças em cinco dias da semana. Esse quadro mostra a transição alimentar no Brasil, que antes era a desnutrição e agora está entre os países que apresentam altas prevalências de obesidade.




Deputado apresenta projeto de cadastro de obesidade infanto-juvenil ao CREF2/RS
Postado em 31/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O deputado Maurício Dziedricki e sua equipe visitaram a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) na quarta-feira, dia 29. O deputado veio expor seu projeto que cria o cadastro de obesidade infanto-juvenil, tornando obrigatória a avaliação antropométrica nas crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental e médio do RS.

A ideia é que a escola realize as avaliações e, havendo um quadro de baixo peso, sobrepeso ou obesidade, seja encaminhado às Coordenadorias Regionais de Saúde e Educação. A partir daí os pais serão informados, bem como as secretarias do Estado de Educação e Saúde. O referido cadastro permitirá a verificação da eficiência de programas de prevenção e tratamento da obesidade que venham a ser implantados em nosso Estado.

O deputado aproveitou a ocasião para convidar o CREF2/RS a participar da Audiência Pública com o tema “Obesidade na infância e adolescência e os reflexos na saúde pública”, que ocorrerá no dia 3 de maio, às 18h30m, no Plenarinho na Assembleia Legislativa. Segundo a presidente do CREF2/RS, iniciativas como a do deputado sempre encontram respaldo no Conselho, pois somam esforços na luta pela saúde e bem-estar dos gaúchos.




CREF2/RS visita FAMURS para apoiar projetos de atividade física das prefeituras
Postado em 10/02/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) reuniu-se ontem, dia 9, na Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), com Paulo Azeredo Filho, assessor técnico da área da Saúde da entidade. O objetivo do encontro foi oferecer o apoio do Conselho aos municípios que queiram desenvolver ações voltadas para o esporte. Azeredo Filho propôs a formalização do apoio por meio de um termo técnico de cooperação, que desenhe legalmente a cooperação.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), compareceu à reunião e defendeu a aproximação com as prefeituras “Vamos trabalhar a orientação da legislação e a defesa do profissional de Educação Física registrado como único profissional qualificado para orientar a atividade física. Também conscientizaremos as prefeituras de que a atividade física é fundamental na prevenção de inúmeras doenças, como aquelas associadas ao sedentarismo e à epidemia de obesidade existente no Estado”, afirmou. “E isto reflete em economia nos gastos públicos na saúde”, completou. Também esteve presente na reunião a assessora de Comunicação do CREF2/RS Elenice Sacchi de Freitas.

A Famurs é a Casa dos Municípios. Composta por 27 Associações Regionais, a entidade representa todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal. O assessoramento e a qualificação dos gestores também fazem parte do trabalho da entidade, e problemas e soluções do cotidiano da administração pública são discutidos na Federação.




Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos visita o CREF2/RS
Postado em 24/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, dia 23, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), recebeu a visita da Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB), representada pela vice-presidente da ABAOB, Jussara Tessele, e pela assessora Thaiana Lima. Durante o encontro, foi realizado um balanço das atividades efetuadas em 2016 pelo Projeto Desobesa Brasil, e reiterada a parceria com o CREF2/RS para 2017.

Segundo Jussara, o objetivo do Projeto é engajar pessoas com sobrepeso e aquelas que realizaram cirurgia bariátrica em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico, como forma de reduzir a obesidade em Porto Alegre, segunda capital do país que mais sofre com a doença. De acordo com Carmen, o trabalho realizado pela ABAOP é fundamental no combate à epidemia de obesidade e sobrepeso que assola o estado e o Brasil. “A ABAOP tem um trabalho sério e competente, com um excelente programa de saúde nutricional e psicológico para pessoas com sobrepeso de todas as idades e àquelas que realizaram a cirurgia bariátrica”, afirmou a presidente.




CREF2/RS defende Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Postado em 22/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de dezembro, o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) esteve na Câmara Municipal de Porto Alegre para buscar o apoio dos vereadores contra a proposta de extinção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). A votação está prevista para ocorrer hoje à tarde e os representantes do Plenário receberam uma carta, que apresenta os motivos para a continuidade do trabalho da SME e os benefícios que são proporcionados pelo órgão para toda a sociedade. O texto na íntegra segue abaixo:

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS), representando cerca de 10 mil profissionais de Educação Física e 800 empresas registradas apenas em Porto Alegre, vem ratificar a importância da manutenção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), que tem sido referência na execução e na propagação de políticas públicas de esporte e de lazer, constituindo significativos programas e projetos na área do esporte escolar e da saúde.

Desde a sua criação nos anos 1920, a SME vem cumprindo o seu papel institucional com excelência, cuja função para a sociedade porto-alegrense é fundamental e imprescindível, gerando ações que oportunizam a prática da atividade física e do esporte, nas suas mais diversas modalidades e dimensões, além de fomentar a formação de novos profissionais de Educação Física.

Através do esporte e do exercício físico, a população de Porto Alegre tem demonstrando uma grande melhora na sua qualidade de vida, mesmo diante de números preocupantes apresentados em 2016 pelo Ministério da Saúde, em que relaciona 50% da população brasileira ao sobrepeso e a algum tipo de doença relacionada à obesidade, como hipertensão e diabetes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, para cada R$ 1,00 investido em esporte e em atividade física são poupados outros R$ 5,00 em saúde.

Diante desse quadro, somente com a permanência da SME será possível desonerar a Prefeitura e os postos de saúde, solidificando as políticas públicas das quais a sociedade vem sendo beneficiada por meio do esporte e da atividade física. O CREF2/RS, seguro de contar com o vosso apoio na busca constante dos interesses da sociedade, está à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.




CREF2/RS divulga manifesto pela obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio
Postado em 01/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A Medida Provisória 746, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e retira a obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio, é um grande retrocesso. Excluir esta disciplina do currículo significa total incompreensão do papel do esporte e da prática de atividades físicas na âmbito educacional e social, ainda mais depois do país sediar o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos.

Em 1978, a Unesco declarou a prática de atividade física um direito fundamental de todo ser humano, através da Carta Internacional do Esporte e da Educação Física, considerando o esporte um elemento essencial ao longo do sistema educacional. A Constituição Federal brasileira também estabelece que o fomento do desporto é um dever do Estado. Levando em conta estas determinações, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê a obrigatoriedade da Educação Física em toda a educação básica, o que compreende os Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Isto não pode ser mudado, pois acarretaria diversos prejuízos à sociedade.

Em tempos em que o esporte está em evidência na sociedade brasileira, é oportuno discutir avanços na legislação, em sentido de que todo cidadão tenha a oportunidade de praticar atividade física, pois os benefícios proporcionados são incontestáveis e disseminados em diversos trabalhos científicos. A Educação Física, no âmbito individual, colabora para a saúde das pessoas, evitando inúmeras doenças, como problemas cardiovasculares e obesidade. No âmbito comunitário, também enriquece as relações sociais, valorizando preceitos éticos e morais.

A partir destes pontos, a Educação Física precisa ser trata como essencial no âmbito educacional, ministrada por um profissional de Educação Física, devendo ser complementada e se relacionar com outras áreas do conhecimento, fomentando assim a formação de cidadãos capacitados não apenas para o mundo do trabalho, mas também preparados para a vida em sociedade com saúde. Por isto, apoiamos a emenda número 2, que restabelece o texto atual da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e volta a garantir a presença obrigatória da Educação Física no Ensino Médio.

Assine a petição online pela obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Médio aqui.




CONFEF se posiciona contra Medida Provisória de reforma do Ensino Médio
Postado em 23/09/2016
Fonte: CONFEF

O Conselho Federal de Educação Física publicou uma nota ontem, dia 23 de setembro, se posicionando radicalmente contra a Medida Provisória apresentada pelo Governo Federal, que altera os parágrafos 1º, 2º, 3º e 7º do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Com a mudança, a disciplina de Educação Física, que antes era prevista em todas as etapas da Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio) passa a ser obrigatória apenas nos Ensinos Infantil e Fundamental.

O CONFEF considera um contrassenso que, no momento em que inúmeras pesquisas apontam o crescimento da obesidade e do sedentarismo infantojuvenil, e sabendo que a atividade física é a medida mais eficaz para evitar esse mal, o Governo proponha a retirada da Educação Física do Ensino Médio. Sobretudo por se tratar do país que acabou de atravessar a década de megaeventos esportivos, sediando recentemente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, em que ficou clara a importância da atividade física na manutenção da saúde e da formação cidadã.

A MP ainda terá de ser aprovada em até 120 dias pela Câmara e pelo Senado, caso contrário, perderá o efeito. Desta forma, o Conselho Federal de Educação Física se compromete a fazer todo o esforço possível junto ao Congresso Nacional a fim de rejeitar a medida. Conta ainda com o apoio dos profissionais de Educação Física e da sociedade em geral para trabalhar junto aos deputados e senadores para a reprovação da proposta.

Atualização: Embora em seu texto final a Medida Provisória indique que o ensino de artes, Educação Física, filosofia e sociologia deverá continuar em vigor até o segundo ano letivo posterior à aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o MEC manteve o trecho que retira da LDB a garantia explícita de que essas disciplinas já consolidadas deveriam ser aplicadas no Ensino Médio.

Sendo assim, o Conselho Federal de Educação Física permanece comprometido a fazer todo o esforço possível junto ao Congresso Nacional a fim de rejeitar a medida. Ademais, já temos conhecimento de pelo menos cinco parlamentares que se comprometeram a propor emendas à MP. Continuamos contando com o apoio dos profissionais de Educação Física e da sociedade em geral para trabalhar junto aos Deputados e Senadores dos seus respectivos estados a reprovação da MP.

No portal do Senado Federal, há uma consulta pública para receber a opinião da sociedade. Dê o seu voto aqui. Há também um abaixo-assinado contra a MP que já conta com mais de 100 mil assinaturas. Assine-o aqui.




CREF2/RS atende população durante edição do Desobesa Brasil na Redenção
Postado em 12/09/2016
Fonte: CREF2/RS

No último domingo, dia 11 de setembro, o CREF2/RS esteve presente na 9ª edição do Projeto Desobesa Brasil, realizada pela Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB), no Parque da Redenção, em Porto Alegre. No local, a equipe do Conselho realizou cerca de 100 avaliações antropométricas, com medição do Índice de Massa Corporal (IMC), e concedeu informações gerais sobre o trabalho realizado e sobre a importância da atividade física orientada.

De acordo com Jussara Tessele, vice-presidente da ABAOB, a obesidade é o segundo maior fator de risco para diversas doenças, como câncer, hipertensão e diabetes. “Isto é muito preocupante, pois uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE mostrou que o Rio Grande do Sul tem o maior percentual do país de pessoas com excesso de peso”, comentou. O Brasil está em segundo lugar na lista de países que mais realizam procedimentos de redução de estômago no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos – conforme dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Realizado das 9h às 15h, o Desobesa Brasil ainda teve oficinas sobre alimentação saudável, aulas de dança e terapias holísticas à disposição, de forma totalmente gratuita. Com grande presença de público, o CREF2/RS também pode esclarecer a população sobre a atuação do Conselho, que fiscaliza e defende a sociedade do exercício ilegal e dos maus profissionais. “As aulas de Educação Física precisam ser, obrigatoriamente, ministradas por pessoas devidamente habilitadas, com formação superior e registro. Quem frequenta academia deve exigir a Cédula de Identidade Profissional do instrutor”, complementou Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS.




Conselho realiza avaliações antropométricas neste domingo na Redenção
Postado em 02/09/2016
Fonte: CREF2/RS

A Associação Brasileira de Apoio aos Operadores Bariátricos (ABAOB) vai realizar, neste domingo, a 9ª edição do Projeto Desobesa Brasil, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O evento, que será realizado próximo ao Monumento do Expedicionário, vai contar com a participação do CREF2/RS, que estará no local dando dicas sobre a prática de atividade física e realizando avaliações antropométricas gratuitamente. O horário de atendimento será das 9h às 15h.

Além do Conselho, outras entidades também participarão do evento, oferecendo à população múltiplas atividades, como aulas de dança, dicas de nutrição e terapias holísticas. De acordo com Bianca Tessele, presidente da ABAOB, o objetivo do Projeto Desobesa Brasil é engajar pessoas com sobrepeso e aquelas que realizaram cirurgia bariátrica em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico, como forma de reduzir a obesidade em Porto Alegre, segunda capital do país que mais sofre com a doença.

O Projeto Desobesa Brasil será transferido para o próximo domingo, dia 11 de setembro, em caso de chuva.

9ª Edição do Projeto Desobesa Brasil
Data: domingo, dia 4 de setembro, das 9h às 15h
Local: Parque da Redenção – próximo ao Monumento do Expedicionário
Mais informações: www.facebook.com/desobesabrasil/a>




CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para debater diversas áreas da Educação Física
Postado em 30/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 27 de agosto, a segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que integra as comemorações do Conselho pelo Dia do Profissional de Educação Física, ocorreu no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de profissionais registrados e de estudantes para debater as diversas áreas da profissão. A abertura do evento foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que reiterou o sucesso de público do CongregaCREF, pelo segundo ano consecutivo, e saudou todos aqueles que compareceram para assistir às palestras.

A primeira apresentação foi feita por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), pesquisador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e primeiro profissional de Educação Física a vencer o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, em 2012. A palestra “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica” abordou as suas investigações científicas mais recentes e tentou explicar como funciona o rastreamento de genes para a descoberta de novos “fenômenos do esporte”, algo tão em evidência nos dias de hoje por causa da Olimpíada. “O nosso trabalho envolveu os melhores atletas do atletismo brasileiro e comparou o desempenho de todos com pessoas comuns. A conclusão que chegamos é que há mais ou menos 200 pessoas com potencial para serem esportistas espetaculares no nosso país e que ainda não foram descobertas”, revelou Dias.

Além de explicar os detalhes do seu trabalho, o pesquisador também contextualizou os avanços que a Educação Física teve – e ainda pode ter – desde o surgimento do projeto Genoma, na década de 90. “Os estudos genéticos deixaram claro que a responsividade ao treinamento é diferente de pessoa para pessoa, não segue um padrão que pode ser aplicado da mesma forma a todos os atletas. Ou seja, não podemos simplificar algo tão complexo como o organismo humano, precisamos aprender e relacionar as particularidades de cada estrutura muscular aos diversos genes que compõem o DNA de cada um destes indivíduos”, explicou.

Com espaço para perguntas da plateia e transmissão online, que permitiu que profissionais e acadêmicos de todo o Estado acompanhassem as palestras dos seus computadores em casa, o CongregaCREF prosseguiu com a conselheira federal do CONFEF Elisabete Laurindo (CREF CREF 002036-G/SC), que falou sobre o papel do profissional de Educação Física na escola. Além de apresentar os consensos internacionais da UNESCO e de inserir a Educação Física aos direitos fundamentais de todas as pessoas, Elisabete mostrou quais são os indicadores de qualidade na educação e explicou como o ambiente escolar, a prática pedagógica e as condições de trabalho dadas aos profissionais que atuam nestes locais interferem nesta equação. “O Brasil está entre os países mais obesos do mundo e precisamos nos apropriar da Educação Física escolar como forma de promover a saúde das crianças”, defendeu.

A Conselheira também trouxe para discussão o atual momento vivido pela Educação Física escolar, em que há a busca pela consolidação do profissional de Educação Física neste ambiente. “O livro Recomendações para a Educação Física Escolar, publicado pelo CONFEF e distribuído às escolas de todo o Brasil, veio para conscientizar todos dos benefícios da atividade física e de como é importante uma qualificação adequada para atuar na área, com comportamento ético e materiais adequados”.

Depois, quem deu continuidade ao CongregaCREF foi a professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS). A palestra “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola” abordou um pouco do seu trabalho com o projeto de pesquisa Esporte Brasil, que busca avaliar e dar um novo sentido aos indicadores de aptidão física, saúde, obesidade e de outras doenças, com ênfase na população infantojuvenil. “30% das crianças tem obesidade e sobrepeso e a atividade física na escola poderia ter uma função primordial no sentido contrário a estes dados alarmantes”, explicou. “Os profissionais de Educação Física da escola precisam se dar conta deste quadro e trabalhar de maneira consciente, sabendo que existe um período crítico para o desenvolvimento motor das crianças e que este precisa ser bem aproveitado, para que não haja nenhum comprometimento”, complementou.

Como salientou Anelise durante a sua palestra, os dados coletados pelo Projeto Esporte Brasil nos últimos anos mostram ainda que 60% das crianças em idade escolar não cumprem o mínimo de atividade física proposto pela Organização Mundial da Saúde. “O que descobrimos é que muitas delas não brincam, não têm recreio e ou são atendidas de maneira correta pelas aulas de Educação Física. O sedentarismo é uma das principais causas de morte no Brasil e esta realidade no ambiente escolar é bastante preocupante, já que muitas doenças que eram vistas somente em adultos, como o diabetes tipo II e hipertensão, já estão aparecendo em crianças e gerando outras complicações”, revelou.

A conclusão, compartilhada com todos os presentes que lotavam o auditório do CRO/RS, é que a escola deveria oferecer mais momentos para a prática de atividade física, com pelo menos 45 minutos de duração, duas vezes por semana. “Não podemos privar o desenvolvimento das crianças, sobretudo da forma que só o esporte proporciona”, contou Anelise. As aulas de Educação Física escolar, além de precisarem de um planejamento mais eficaz, necessitam a adoção de novas estratégias, para que os hábitos de vida sejam modificados desde cedo. “Há bons projetos ocorrendo nas escolas, sobretudo fora do país, que podem servir de exemplo. O Projeto Esporte Brasil, por exemplo, tem contribuído na interpretação dos padrões de crescimento e, com isto, oportunizado o planejamento de ações diferenciadas e auxiliado os professores de Educação Física na avaliação dos seus alunos”, concluiu.

O CongregaCREF foi encerrado pela palestra “Gestão de academia”, ministrada por Rogério Menegassi (CREF 001008-G/RS), proprietário da academia Athlética, localizada em Porto Alegre, e ex-presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD RS). Há mais de 30 anos atuando na área, Menegassi conversou com os presentes sobre esta área e tirou as dúvidas daqueles que tem a intenção de abrir, futuramente, o seu próprio negócio. “As opções para as academias cresceram muito nos últimos anos. A piscina, antigamente, era aproveitada somente para aulas de natação e hoje há uma infinidade de modalidades e de atividades que podem ser exploradas e ofertadas aos alunos”.

Além disto, Menegassi apresentou um pequeno panorama sobre a evolução da ginástica em academias, explicou algumas estratégias adotadas pela Athlética e salientou que muitos adultos são resistentes a aderir a um programa de treinamento porque não tiveram uma boa experiência com a atividade física quando eram jovens, numa época em que a profissão de Educação Física ainda não era regulamentada. “Na nossa área, ninguém poderá inventar algo totalmente inédito, porque as modalidades são variações e vêm de uma mesma base. O que os profissionais de academia realmente precisam fazer é tentar tornar as suas aulas cada vez mais prazerosas para os alunos, para que eles se transformem em clientes fiéis, tenham resultados e que reconheçam os benefícios que só podem ser proporcionados pela Educação Física em suas vidas”.




CREF2/RS participa do Projeto Desobesa Brasil neste domingo
Postado em 29/08/2016
Fonte: CREF2/RS

No próximo domingo, dia 4 de setembro, das 9h às 15h, a Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB) promoverá a 9ª edição do Projeto Desobesa Brasil, no Parque da Redenção, em Porto Alegre. O evento, que será realizado próximo ao Monumento do Expedicionário, vai oferecer múltiplas atividades à população, em que diversos profissionais da saúde prestarão atendimento e mobilizarão a sociedade para o combate à obesidade e ao sobrepeso. A equipe do CREF2/RS estará presente no local dando dicas sobre a prática de atividade física e realizando avaliações antropométricas.

A ABAOB e o Projeto Desobesa Brasil têm como objetivo engajar pessoas com sobrepeso e àquelas que realizaram a cirurgia bariátrica em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico. Ambas iniciativas buscam a reinserção do obeso e daqueles que realizam o procedimento cirúrgico bariátrico, procurando formas de incentivo à socialização das pessoas que não saíam de casa, por se sentirem discriminadas pela sociedade.

9ª Edição do Projeto Desobesa Brasil
Data: domingo, dia 4 de setembro, das 9h às 15h
Local: Parque da Redenção – próximo ao Monumento do Expedicionário
Mais informações: www.facebook.com/desobesabrasil




Câmara da Saúde realiza encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética” no IPA
Postado em 09/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ética no contexto da saúde, a regulamentação da publicidade da área, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais serão alguns assuntos debatidos a partir das 13h30min, do dia 20 de maio, no auditório do IPA, em Porto Alegre, no seminário “Saúde na Mídia: uma questão de ética”. Promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS), o evento contará com palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada pelo filósofo e professor da PUCRS, Leonardo Agostini. Também acontecerá uma mesa redonda com representantes do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Procon, Associação Riograndense de Publicidade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores e de Assessoria Jurídica de Conselho Profissional, que debaterão a regulamentação da publicidade, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais da saúde na mídia.

O evento ocorre no momento em que o Brasil está passando por um momento de turbulência política, econômica e de crise de valores. O esporte é anunciado como fator fundamental para o desenvolvimento da educação, da saúde, da formação cidadã, de prevenção de doenças, redução da violência, e de combate à obesidade. São muitos os benefícios e valores transmitidos através da disciplina. Entretanto, é preciso entender que o esporte não é um fim em si mesmo, e sim um meio, uma ferramenta que necessita de agentes para que os fins (benefícios e valores) sejam atingidos. O exercício físico e esportivo se mal orientado, dinamizado e ensinado de forma errônea, pode causar danos, lesões físicas, psíquicas, morais e sociais.

O que pode ou não pode? O que é ético e de que forma isso influencia a vida das pessoas? Para os Conselhos Profissionais da área da saúde, tratar sobre assuntos tão importantes para a vida da população exige responsabilidade. A iniciativa é gratuita e será aberta aos profissionais e estudantes de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina Veterinária. Também será possível a participação da comunidade no evento que tem, ainda, o apoio do Instituto Metodista IPA.

“Saúde na Mídia: uma questão de ética”
Data: sexta-feira, 20 de maio, às 13h30min
Local: Auditório Oscar Machado, Centro Universitário Metodista IPA
Endereço: rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, bairro Rio Branco, Porto Alegre
Inscrições gratuitas por aqui




42º ENAPEF começa dia 28 de abril em Capão da Canoa
Postado em 19/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Realizado em Capão da Canoa (RS) entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o 42 º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF), promovido pela Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF/RS) e apoiado pelo CREF2/RS, é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento, atualização e integração dos profissionais de Educação Física.

Entre outras atrações, a programação do ENAPEF contará com cursos práticos e teóricos de HIIT, de fundamentos teóricos de Educação Física Escolar no Ensino Médio, tópicos sobre Nutrição Esportiva, Gestão de Carreira, Treinamento de Força e prescrição de alimentos para população especial, bullyng e obesidade infantil, lazer e recreação, dança de salão e muito mais. Além destes cursos, a Câmara Técnica de Educação Física Escolar do CREF2/RS realiza conjuntamente ao Encontro, no dia 29, o 5º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

O Conselho estará com estande de atendimento no local, onde os profissionais de Educação Física terão à disposição os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além da possibilidade de efetuar novos registros. A participação de acadêmicos no 42º ENAPEF é válida para as horas universitárias complementares. Registrados no CREF2/RS e no SINPEF/RS têm 10% de desconto sobre valor de não sócio.

42º ENAPEF - Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física
Data: de 28 de abril a 1º de maio de 2016
Local: Ginásio Municipal de Capão da Canoa, avenida Paraguassu, 1881
A programação completa pode ser acessada aqui

O CREF2/RS estará com estande de atendimento no local. Confira os horários:
28/04 (quinta-feira): das 13h às 20h
29/04 (sexta-feira): das 8h30min às 20h
30/04 (sábado): das 8h30min às 20h
1º/05 (domingo): das 8h30min às 12h
Agende seu atendimento em aqui




3ª Edição do projeto Desobesa Brasil é neste domingo em Ipanema
Postado em 14/03/2016
Fonte: CREF2/RS

No próximo domingo, dia 20 de março, das 10h às 13h, a Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB) promoverá a 3ª edição do Projeto Desobesa Brasil, no calçadão de Ipanema, em Porto Alegre. Será um dia com múltiplas atividades, em que vários profissionais da saúde prestarão atendimentos e mobilizarão a sociedade para o combate à obesidade e ao sobrepeso.

A ABAOB e o Projeto Desobesa Brasil têm como objetivo engajar pessoas com sobrepeso e àquelas que realizaram a cirurgia bariátrica em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico. Ambos buscam a reinserção do obeso e daqueles que realizam o procedimento cirúrgico bariátrico, procurando formas de incentivo à socialização das pessoas que não saíam de casa, por se sentirem discriminadas pela sociedade.

3ª Edição do Projeto Desobesa Brasil
Data: domingo, dia 20, das 10h às 13h
Local: Calçadão de Ipanema

Programação:
Mini Circuito Funcional - Centro Vitte
Avaliação Física - Aline Viegas (CREF 005225-G/RS)
Informações sobre a cirurgia bariátrica
Bate-papo com nutricionista, psicóloga e terapeuta




CREF2/RS renova convênio com Faculdade Sogipa de Educação Física
Postado em 19/02/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS continuam tendo desconto de 10% nos cursos de pós-graduação da Faculdade Sogipa de Educação Física. O convênio, que foi renovado no começo deste ano, atualmente oferece o benefício em duas atividades: na especialização Treinamento Físico para Populações Especiais e no curso de extensão Populações Especiais: Módulo II – Obesidades e Diabetes. Inscrições e mais informações aqui: www.faculdadesogipa.edu.br.

O curso de Treinamento Físico para Populações Especiais tem o objetivo de especializar os profissionais no atendimento de indivíduos com doenças cardiovasculares, neuromusculares, bem como de idosos e crianças. Já na atividade Populações Especiais: Módulo II – Obesidades e Diabetes, o intuito é capacitar o aluno na aplicação do treinamento físico para obesos e diabéticos.

Os dois cursos são presenciais e realizados em Porto Alegre. As aulas da pós em Treinamento Físico para Populações Especiais iniciam em abril, enquanto que a atividade Populações Especiais: Módulo II – Obesidades e Diabetes terá uma nova turma a partir do dia 12 de março.

Contatos pelo telefone (51) 3371-2690.




CREF2/RS visita sede da Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos
Postado em 18/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) visitou no dia 17 a sede da Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB), em Porto Alegre. Carmen foi recebida por Bianca e Jussara Tessele, fundadoras da entidade, que apresentaram à presidente os serviços e os programas de ajuda e incentivo disponibilizados pela Associação àqueles que estão na nova condição de vida. “Nosso foco é na continuidade do tratamento e ao incentivo a que as pessoas voltem às consultas com suas equipes multidisciplinares e pratiquem atividades físicas, evitando o reganho de peso”, explicou Bianca.

De acordo com Carmen, o trabalho realizado pela ABAOP é fundamental no combate à epidemia de obesidade e sobrepeso que assola o estado e o Brasil. “A ABAOP tem um trabalho sério e competente. Eu fiquei entusiasmada com as instalações da Associação, tanto que cogito realizar meu treinamento físico aqui”, afirmou a presidente.

O CREF2/RS é parceiro da ABAOP e do Grupo de Apoio aos Bariátricos do Sul (GABSUL) no Projeto Desobesa Brasil, que tem como objetivo engajar em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico pessoas com sobrepeso de todas as idades e àquelas que realizaram a cirurgia bariátrica. O Projeto realizou recentemente um evento em Tramandaí e está preparando mais uma edição em Porto Alegre.

Serviços oferecidos pela ABAOP
Nutricionista, psicológico, clínico geral (R$ 40,00 a consulta), ginecologista (R$ 40,00 a consulta), obstetra (R$ 40,00 a consulta), coach terapia, psicopedagógico, avaliação física, massoterapeuta. *
*Descontos para associados
Academia:
- Musculação: todos os dias das 7h às 21h
- Personal trainer: todos os dias das 7h às 21h
- Reabilitação Física: todos os dias das 7h às 21h
- Biodança: segunda-feira das 19h às 22h
- Yoga: terças-feiras e quintas-feiras das 10h às 11h30
- Avaliação Física com Bioimpedância: todos os dias das 7h às 21h
- Programa Barimovie: Programa de exercícios físicos voltados tanto para a preparação e recuperação dos parâmetros físicos modificados com a cirurgia bariátrica: Postura e equilíbrio corporal, manutenção da massa muscular, condicionamento cardiorrespiratório, diminuição exclusiva de gordura corporal.
Endereço: rua Comendador Rodolfo Gomes, 437 - Menino Deus - Porto Alegre/RS
Contato: (51)3019-2863/(51)8245-0660/e-mail: [email protected]




Projeto Desobesa Brasil promove hábitos saudáveis em Tramandaí neste sábado
Postado em 11/02/2016
Fonte: Projeto Desobesa Brasil

Com objetivo de promover a saúde e combater a obesidade, ocorre neste sábado (13) a segunda edição do Projeto Desobesa Brasil na praia de Tramandaí, junto à Casa Estação Verão SESC. A programação tem início às 16h. O projeto visa engajar profissionais da saúde e a comunidade para incentivar as práticas saudáveis e cuidados com a saúde, como uma das formas de estímulo às mudanças de hábitos alimentares e redução do sedentarismo. O Projeto Desobesa Brasil é promovido no Rio Grande do Sul pelo Grupo de Apoio aos Operados Bariátricos do Sul (GABSUL), organização que busca a reinserção social do obeso e daqueles que realizam o procedimento cirúrgico bariátrico.
Projeto Desobesa Brasil Tramandaí 2016
Local: Casa Estação Verão SESC – avenida Beira Mar (próximo ao número 2030 – em frente ao condomínio Quebra Mar)
Data e horário: sábado (13), às 16h




Congresso de Cardiologia terá Simpósio de Educação Física em maio de 2016
Postado em 14/12/2015
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira (14), as profissionais de Educação Física Rosane Nery (CREF 003467-G/RS) e Maurice Zanini (CREF 008491-G/RS) visitaram o CREF2/RS para divulgar o Simpósio de Educação Física, que será realizado durante o Congresso de Cardiologia da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul (SOCERGS), em Gramado, do dia 19 a 21 de maio de 2016. De acordo com Rosane, o evento trará os principais avanços da ciência do exercício e sua relação com a saúde cardiovascular. “Teremos a presença de pesquisadores e profissionais das mais respeitadas instituições e centros de ensino”, informa.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), afirmou que o desenvolvimento científico dos estudos do exercício é relativamente recente, e que o Simpósio será uma excelente oportunidade para explorar e aprofundar estes temas. “O diálogo que se travará será muito útil para a capacitação do profissional de Educação Física”, assevera. O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), lembrou que o sedentarismo levou a uma epidemia de obesidade e sobrepeso, causando, dentre os muitos danos à saúde, problemas cardiovasculares. “Somos os profissionais da saúde que atuam diretamente na prevenção das doenças, pois a prática regular do exercício físico tem comprovada melhora da função cardiovascular”, alertou Aguiar.




CREF2/RS presente na 12ª edição do projeto Desobesa Brasil
Postado em 30/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado (28), o CREF2/RS esteve presente à 12ª edição do projeto Desobesa Brasil e da 1ª Caminhada de Combate à Obesidade e Sedentarismo, realizada no Parque Marinha do Brasil pela Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB). No evento, foram realizados cerca de 50 avaliações antropométricas, além de serem concedidas informações sobre a importância da atividade física orientada.

De acordo com a vice-presidente ABAOB, Jussara Tessele, a obesidade é o segundo maior fator de risco evitável para o câncer, perdendo apenas para o tabagismo, e a mortalidade do câncer é maior na população obesa."Isto é muito preocupante, pois pesquisa divulgada em março pelo IBGE mostra que o Rio Grande do Sul tem o maior percentual do país de pessoas com excesso de peso", assinala. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o Brasil está em segundo lugar na lista de países que mais realizam procedimentos de redução de estômago no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), defendeu um novo estilo de vida, com atividade física, novos hábitos alimentares e os exames periódicos como fatores fundamentais na boa recuperação pós-operatória, manutenção do peso e da saúde em geral. "Aproximadamente de 10 a 15% desses pacientes, depois de alguns anos, recupera todo o peso perdido na cirurgia. Por isto nossa ênfase em atividade física", afirma. Segundo Carmen, após a cirurgia ocorre uma perda de peso significativa de, em média, 30 a 60 quilos, provocando flacidez. “O exercício físico fortalece o músculo e evita as cirurgias plásticas que podem expor o paciente a infecções”, explica.




Conselho realiza avaliações antropométricas neste sábado no Parque Marinha do Brasil
Postado em 26/11/2015
Fonte: CREF2/RS

No próximo sábado, dia 28 de novembro, a Associação Brasileira de Apoio aos Operadores Bariátricos (ABAOB) vai realizar, no Parque Marinha do Brasil, em Porto ALegre, a 12ª edição do projeto Desobesa Brasil e a 1ª Caminhada de Combate à Obesidade e Sedentarismo. Os eventos contarão com a participação do CREF2/RS, que estará no local realizando avaliações antropométricas e concedendo informações sobre a importância da atividade física orientada. O horário de atendimento será das 15h às 19h, em frente à Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME).

A programação desta edição do Desobesa Brasil também contará com uma oficina de vôlei de praia, promovida pela Federação Gaúcha de Vôlei, uma aula de patinação e uma série de atividades esportivas para o público infantil, entre outras mais. O evento será gratuito e aberto para a comunidade em geral. Compareça!

Desobesa Brasil – 12ª edição
Sábado, 28 de novembro, das 15h às 19h
Local: Parque Marinha do Brasil, em frente à SME
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2035 – Praia de Belas




Projeto Desobesa Brasil estimula vida saudável no Parque Marinha do Brasil no dia 28
Postado em 05/11/2015
Fonte: ABAOB

A Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB), com apoio do CREF2/RS e dos conselhos ligados à saúde, promove no dia 28 de novembro, das 15h às 19h, a 12ª Edição do Projeto Desobesa Brasil e a 1ª Caminhada de Combate à Obesidade e Sedentarismo no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

Será um dia com múltiplas atividades, no qual vários profissionais da saúde prestarão atendimento e mobilizando a sociedade para o combate à obesidade e ao sobrepeso. Haverá avaliações físicas e dicas de nutrição, aulas de skate, patinação e a secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promoverá atividades lúdicas e esportivas para as crianças.

A ABAOB e o Projeto Desobesa Brasil têm como objetivo engajar pessoas com sobrepeso e àquelas que realizaram a cirurgia bariátrica em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico. Ambos buscam a reinserção do obeso e daqueles que realizam o procedimento cirúrgico bariátrico, procurando formas de incentivo à socialização das pessoas que não saíam de casa, por se sentirem discriminadas pela sociedade.

O CREF2/RS fará atendimento no local, realizando avaliações físicas e exames de bioimpedância, método moderno de alta precisão na avaliação da composição corporal e do percentual de gordura corpórea, da massa magra e da hidratação. O Conselho também reforçará junto à população seu papel de fiscalizador dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física.

Desobesa Brasil - 12ª Edição

Sábado, 28 de novembro, das 15h às 19h
Local: Parque Marinha do Brasil, em frente à SME
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 2035 - Praia de Belas

Atendimento da equipe do CREF2/RS, com avaliações antropométricas, orientações sobre atividade física e informações sobre trabalho desenvolvido pelo Conselho




III Fórum Municipal do Esporte e Lazer do CMD de Caxias do Sul debate Olimpíadas e políticas públicas
Postado em 20/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul realizou no dia 17 seu III Fórum Municipal do Esporte e Lazer. O evento, que contou com apoio do CREF2/RS e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer do município, teve como tema os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 e visou fomentar as práticas desportivas no município, bem como debater com a população as prioridades das políticas públicas no segmento esportivo.

A presidente do CMD, Márcia Rohr da Cruz (CREF 007542 G/RS), destacou a importância da atuação do profissional de Educação Física no município serrano. “Observamos uma mudança de atitude e uma cobrança mais efetiva por parte da população para que o profissional habilitado esteja presente no atendimento, garantindo serviços de qualidade”, assinalou. Quanto à gestão dos esportes, Márcia lembrou que o Fiesporte, projeto da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, dará oportunidade para que projetos esportivos e de lazer bem elaborados sejam desenvolvidos na região. “São R$ 3,3 milhões disponibilizados neste ano”, explicou.

O conselheiro Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), representante do CREF2/RS no evento, reforçou a importância do CMD como um instrumento político da sociedade caxiense e de parceria com o CREF2/RS. “Trabalhando com prioridade nas politicas públicas relacionadas à promoção da saúde e na prevenção das doenças, o CMD é nosso aliado na luta para que a Educação Física nas séries iniciais seja ministrada por profissionais de Educação Física, ou em ações por um modo de vida mais saudável e na luta contra a obesidade e doenças relacionadas ao sedentarismo”, afirmou.

As mesas-redondas contaram com a participação de Alvaro Koslowski (CREF 006163-G/RS), membro do Comitê Olímpico Brasileiro e treinador de Canoagem Velocidade, trazendo questões relativas à preparação para os Jogos Olímpicos, Fernando Silveira, que teorizou sobre captação e projetos para patrocínios esportivos. Já o treinador da seleção paralímpica de basquete em cadeiras de rodas, Tiago Frank (CREF 015592-G/RS), discorreu sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência em Caxias do Sul. Ao final do Fórum, foram abordados os eixos temáticos esporte educacional, comunitário, adaptado e inclusão e esporte de rendimento.




Conselheira realiza palestra no I Simpósio do Fórum RS
Postado em 07/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A conselheira Eneida Feix (CREF 002116-G/RS) proferiu ontem (6) a palestra “Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade” no I Simpósio do Fórum RS, na qual fez um relato minucioso da interação do Conselho com os profissionais de Educação Física e com a sociedade. O evento, que teve como tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, foi realizado na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), com organização da Câmara da Saúde Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS).

Em sua exposição, Eneida ressaltou a importância da troca interdisciplinar de conhecimentos. “Participar de eventos com outros conselhos vem sendo uma política eficaz para aprimorarmos a nossa gestão”, afirmou. A conselheira discorreu sobre a pauta de lutas em prol da Educação Física travada pelo Conselho, ampliada neste ano com a defesa da Fundergs e do CETE. “Por meio de mobilização e pressão política, conseguimos retirar o regime de urgência do Projeto de Lei que extingue a Fundação”. Ela frisou que as verbas destinadas à atividade física não são gastos públicos, mas sim investimento em saúde e inclusão social.

A conselheira explicou que a obrigatoriedade do profissional de Educação Física habilitado orientando as séries iniciais Educação Física Escolar, uma luta histórica do Conselho, obteve importante vitória em 2014 em Porto Alegre com a aprovação da Lei nº 11.585, de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que obriga a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência dessa disciplina no Ensino Fundamental “Diante da epidemia de obesidade e doenças relacionas, como diabetes e hipertensão, nossa luta é para torná-la estadual”.

Na mesa-redonda que se seguiu ao debate, foram abordados temas como fiscalização e a interação com a SMIC, Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Civil e Brigada Militar. Também estiveram presentes a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), e o presidente do CRECIRS, Flávio Koch.




Especialista em maturidade ativa defende novo estilo de vida no I Seminário Multiprofissional
Postado em 05/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O coordenador técnico do Programa Maturidade Ativa do SESC-RS, Eduardo Danilo Schmitz (CREF 006366-G/RS), foi um dos palestrantes do I Seminário Multiprofissional, realizado na sexta-feira (2), na nova sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), em Porto Alegre. A ação, alusiva ao Dia do Idoso (1º de outubro), foi organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO7), com apoio do CREF2/RS e dos Conselhos Regionais de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ao final do encontro, uma mesa-redonda multiprofissional, que contou com a presença do presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), debateu temas interdisciplinares propostos na programação.

O profissional de Educação Física, que é mestre em Envelhecimento Humano pela UPF, palestrou sobre a promoção da qualidade de vida, a saúde e o envelhecimento. Ele relembrou que o movimento humano sempre foi necessário, seja para caçar ou para se defender, mas que, com o passar do tempo, foram desenvolvidas incontáveis tecnologias que facilitaram a existência do homem. “O que é muito bom por um lado, mas por outro acentua o sedentarismo e as doenças associadas a este estilo de vida”, constatou. O coordenador do SESC-RS observou que Porto Alegre ostenta o título de capital vice-campeã em índices de obesos no país. "Assistimos ao que se chama de transição epidemiológica, ou seja, se no passado as grandes vilãs eram as doenças infecciosas transmissíveis, hoje a preocupação são as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e osteoporose”.

Schmitz trouxe dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra, na Espanha, país onde a obesidade é diretamente responsável por cerca de 2% a 4% dos gastos totais em saúde. O estudo demonstra que um euro investido na promoção de esportes cria uma economia estimada de 50 euros em gastos em saúde ao longo de 15 anos. “Se as pessoas têm espaço adequado e um contexto educacional, teremos um caminho para mudar esta realidade”, sintetizou.

O coordenador destacou o fato destas doenças já serem observadas em pessoas na faixa dos 30 anos, e propôs a modificação do estilo de vida da população como um meio de envelhecimento saudável. “Muitas vezes, este modo de vida não é uma escolha. Aposto muito em educação e políticas públicas para solucionar esses problemas”. O profissional de Educação Física criticou o modelo imediatista do corpo perfeito imposto pela sociedade. “Isso só causa frustração. Vejo, porém, algumas alternativas, como o programa de incentivo à atividade física do SUS”, exemplificou.




IPA sedia comemoração conjunta do Dia do Profissional de Educação Física e do Nutricionista
Postado em 04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

O Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista (IPA) teve grande afluência de estudantes, profissionais de Educação Física e nutricionistas para comemorar conjuntamente, na noite de quarta-feira (02), o Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro) e o Dia do Nutricionista (31 de agosto). Além de celebrar as datas, o evento, apoiado pelo IPA e organizado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS ) e pelo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), debateu o tema “Atividade Física: Mitos e Verdades”, com palestras proferidas pela conselheira do CREF2/RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pela nutricionista clínica Lenice Zarth Carvalho, seguidas de uma mesa-redonda.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou na abertura do evento que ambas as profissões trabalham com a promoção da saúde, com ênfase na prevenção, enquanto outras atuam quando a doença já está instalada. “A atividade física e a dieta são grandes aliadas na qualidade de vida na população”, assinalou. Já a presidente do CRN-2, Luciana Meneghetti, alertou para a epidemia de obesidade e sobrepeso como causa dos principais problemas de saúde pública, como diabetes e doenças cardíacas. “Já temos 20% da população afetada. É fundamental a atuação conjunta dos profissionais de Nutrição e Educação Física para intervirmos corretamente neste cenário”, concluiu.  

“Na minha opinião, nós estamos maximizando o corpo no momento da interpretação”. Com esta observação a nutricionista Lenice Zarth Carvalho iniciou sua palestra, acrescentando que existe uma generalização na prescrição de carboidratos e proteínas, muitas vezes calcada em apenas um perfil. “A maioria das pessoas que procura os consultórios não é atleta, sendo apenas praticantes de atividades físicas. Pensar o tipo de treino a partir disto, para deduzirmos o que esta pessoa tem que ingerir”, argumentou Lenice. “No mínimo, temos de compartimentalizar o individuo para podermos interpretá-lo na hora ofertar um plano alimentar, oferecendo o nutriente  de diferentes maneiras”.    

Segundo a nutricionista, o brasileiro ingere cerca de cinco quilos de agrotóxicos anualmente no Brasil. “As pessoas muitas vezes têm apenas a opção do alimento envenenado”, frisou, acrescentando que a Nutrição tem papel fundamental na proposição de novas formas de alimentação à população.  

Em sua palestra, a profissional de Educação Física Luciane Citadin explicou que atualmente o sedentarismo é o grande concorrente do exercício físico. Como uma forma de incentivo à prática de atividade física, ela ressaltou a contínua criação de modalidades de exercícios que praticamente adequam-se a todas as demandas e particularidades. “Temos o exemplo do Ballet Fitness, criado por uma bailarina que se lesionou e queria continuar praticando exercícios próximos da dança”.

Luciane explicou que não há exercício contraindicado, mas pessoas com limitações ou proibições para a atividade definida. “Não somos contra nenhum tipo de atividade física, mas zelamos para que sempre haja a orientação do profissional habilitado”. Ela acrescentou que a segurança dos exercícios por vezes não depende apenas da orientação, mas também deriva de ambientes que não propiciem acidentes. “Atropelamentos, quedas de aparelhos, mesmo assaltos no entorno das academias devem ser avaliados. Academias não faltam, o importante é escolher bem o local e praticar atividade física regularmente”, enfatizou.

Ao final do evento, foi lançado o folder “Profissional de Educação Física e Nutricionista em academias”, com dicas sobre a atuação dos profissionais e informações sobre suplementos alimentares e esteroides anabolizantes. A coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), e a coordenadora Técnica do CRN-2, Fernanda Firenza (CRN-2 6403), realizaram uma troca de informações e experiências referentes aos procedimentos fiscalizatórios.




Câmara Municipal de Porto Alegre comemora Dia do Profissional de Educação Física com semana de atividades gratuitas
Postado em 03/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Municipal de Porto Alegre deu início nesta terça-feira (1), no plenário Ana Terra, às comemorações do Dia do Profissional de Educação Física com a realização da Semana Educação Física. Com o título de “Educação Física na Formação do Cidadão”, o evento foi idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e se estenderá até o dia 4, com uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, como palestras, exibição de vídeo e oficinas desportivas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.  

Em seu primeiro dia, o evento homenageou os 40 anos da Saúde Mental e o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), concedendo uma placa comemorativa ao profissional de Educação Física Rui Carlos Müller, pioneiro na implantação do serviço de recreação no HPSP. O pós-doutorando da UFRGS Felipe Schuch (CREF 012942-G/RS) realizou a palestra "Importância do Exercício Físico na Saúde Mental", enfocando principalmente aspectos terapêuticos da atividade física no tratamento da depressão, e o professor da ESEF/UFRGS Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS) trouxe dados atualizados da epidemia de obesidade, bem como formas para seu combate.

Para o diretor dos Serviços Residenciais Terapêuticos do HPSP e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do RS (Sinpef/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), que desde 1975 trabalha no HPSP, os profissionais de Educação Física tiveram uma longa e profícua jornada no Hospital, estando na vanguarda de um serviço que hoje é reconhecido mundialmente. “Nosso trabalho foi pioneiro e muito relevante para os quase cinco mil pacientes que lá estavam abandonados e puderem voltar a ter convívio social”, avalia. Brites ressalta que a Educação Física na área da saúde mental ainda é um campo aberto, com pouca pesquisa e estudo. “Mas sua importância é inegável, e essa missão de tornar a população mais saudável através do exercício físico tem que ser cada vez mais respeitada e melhor remunerada”, conclui.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), reforçou o alto nível dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física na instituição. “São recorrentes os elogios à esta equipe  em reuniões e congressos dos quais participo. Isto me traz uma emoção especial, pois fui estagiária do professor Rui Müller no HPSP, pessoa com quem aprendi grandes noções de profissionalismo e humanismo".  

A profissional de Educação Física Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), filha do vereador Professor Garcia, leu uma mensagem do seu pai, escrita antes do problema de saúde que o acometeu. "É com grande alegria que venho cumprimentar meus colegas pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física. Sempre digo que estou vereador, mas sempre serei profissional de Educação Física. Durante os cinco mandatos que exerci na Câmara, sempre busquei a valorização da profissão, que é motivo de tanto orgulho para mim. Tanto que a primeira lei sancionada por mim, em abril de 1998, obriga as academias em Porto Alegre a terem um responsável técnico graduado em Educação Física".

Semana da Educação Física de Porto Alegre

Programação

03/09 – CETE
Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n – Menino Deus
Oficinas Desportivas:
14h30min – Hapkido, com Mestre Itagipa
15h30min – Capoeira, com Mestre Cerqueira
16h30min – Badminton, com Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS)

04/09 – FADERGS – Unidade João Pessoa
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa
9h30min
Palestra Atualização de Regras de Voleibol, ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
19h30min
Palestra Ginástica Laboral, ministrada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS)
Informações:www.camarapoa.rs.gov.br
(51) 3220-4287
As inscrições podem ser feitas diretamente no local.




Câmara Municipal de Porto Alegre comemora Dia do Profissional de Educação Física com a Semana da Educação Física
Postado em 25/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre irá realizar, entre os dias 1º e 4 de setembro, a Semana da Educação Física. O evento, idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), contará com uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, como palestras, exibição de vídeo e oficinas desportivas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

Com o título de "Educação Física na Formação do Cidadão", o evento vai iniciar no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal, com uma homenagem aos 40 anos da Saúde Metal e ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, no dia 1º, terça-feira. Neste mesmo dia e local, também será realizada a palestra "Importância do Exercício Físico na Saúde Mental", ministrada por Felipe Schuch (CREF 012942-G/RS), e exibido o vídeo institucional do CONFEF sobre obesidade infantil, acompanhado de uma fala do professor da ESEF/UFRGS Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS).

No dia 3, quinta-feira, o Centro de Treinamento Esportivo (CETE) receberá as oficinas de hapkido, capoeira e badminton, comandadas por Mestre Itagipa, Mestre Cerqueira e por Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS), respectivamente. A Semana da Educação Física de Porto Alegre encerra na sexta-feira, dia 4, com duas palestras na Fadergs – Unidade João Pessoa: "Atualização de Regras de Voleibol", ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS); e "Ginástica Laboral", apresentada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), ambos conselheiros do CREF2/RS.

Semana da Educação Física de Porto Alegre

01/09 – Câmara Municipal de Porto Alegre – Plenário Ana Terra
Endereço: Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico

14h
Homenagem 40 Anos Saúde Mental – Hospital Psiquiátrico São Pedro

15h30min
Vídeo institucional CONFEF – Obesidade Infantil
Palestra com Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS)

03/09 – CETE
Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n – Menino Deus

Oficinas Desportivas:
14h30min – Hapkido, com Mestre Itagipa
15h30min – Capoeira, com Mestre Cerqueira
16h30min – Badminton, com Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS)

04/09 – FADERGS – Unidade João Pessoa
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa

9h30min
Palestra Atualização de Regras de Voleibol, ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)

19h30min
Palestra Ginástica Laboral, ministrada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS)

Informações:
www.camarapoa.rs.gov.br
(51) 3220-4287




CREF2/RS participa de abraço em defesa do CETE no próximo dia 17
Postado em 13/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, junto à Federação Gaúcha de Judô, Federação Gaúcha de Ginástica e a Associação das Federações Esportivas do RS, foram nesta terça-feira (11) ao plenário da Assembleia Legislativa para pressionar os deputados a não aprovarem o projeto de extinção da Fundação do Esporte e Lazer do RS (Fundergs), proposto pelo governo do Estado. Na ocasião, foi formada a Frente Pró-Fundergs, que defende a continuidade da entidade, além do fortalecimento do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE). Para angariar apoio à causa, foi lançada uma petição on-line que pode ser assinada aqui. Um abraço simbólico ao CETE, com a presença de servidores, atletas, ex-atletas, políticos e profissionais de Educação Física, está marcado para a próxima segunda-feira (17), às 17h.

Segundo a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o anúncio da absorção da Fundergs pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer representa um retrocesso nas políticas do setor, fato agravado pela proximidade das Olimpíadas. "Temos consciência da grave crise pela qual passa o Estado e estamos dispostos a ajudar no que for possível para superar as dificuldades. Contudo, sabemos que a Fundergs tem um orçamento total de R$ 20 milhões ao ano, sendo que deste total R$ 16,5 milhões são custeados pela Lei Pelé. Portanto, o custo da Fundação para o Estado é pequeno em relação aos benefícios relacionados ao esporte, à saúde, educação e à inclusão social".

A presidente propõe uma reflexão aos gestores públicos para que se objetive um projeto sustentável a médio e longo prazo. "Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cada dólar aplicado em atividade física equivalem a 3,2 dólares economizados em potenciais gastos com saúde. Logo, a pretensa economia a que o governo do Estado almeja se reverterá, em breve, em elevados gastos com a saúde". Carmen também expressou temor quanto a um possível enfraquecimento e desestruturação do CETE pelo contingenciamento da verbas. “O Centro tem um papel fundamental no combate à epidemia de obesidade, à violência e ao abandono social das crianças e adolescentes e no bem-estar da sociedade em geral”.

Foto: Tiago Garcia/SEL




CREF2/RS em Revista: a gravidade da obesidade infantil
Postado em 18/11/2014

Reportagem publicada originalmente no CREF2/RS em Revista nº 7. A publicação pode ser lida na íntegra aqui.

A obesidade é considerada hoje uma epidemia. De acordo com pesquisa publicada pela revista científica Lancet, em maio deste ano, aproximadamente 2,1 bilhões de pessoas estão acima do peso no mundo inteiro. O número não para de crescer e já é motivo de preocupação entre os cientistas. Se em 1980 eram "apenas" 875 milhões de indivíduos nesta faixa, a instituição norte-americana National Survey Data prevê que em 2030 51,1% da população do planeta – porcentagem estimada em cerca de 4 bilhões de seres humanos – será formada por pessoas com excesso de peso.

"A obesidade está relacionada com as maiores pandemias modernas, como depressão, alguns tipos de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares", salienta Amélio Matos, médico do Instituto de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro, no documentário "Muito Além do Peso". Se os números atuais e a perspectiva para o futuro já são motivo de atenção entre os adultos, o quadro se torna ainda mais preocupante quando é avaliada apenas a população infantil. No Brasil, em 1989, 4,1% dos meninos de 5 a 9 anos foram classificados como obesos, segundo pesquisa realizada pelo IBGE. Os dados do mesmo estudo, feito em 2008 e 2009, apontaram que 16,6% desta população apresentava o mesmo problema. O índice registrou, portanto, que a obesidade infantil aumentou 300% só nos últimos 20 anos. Por quê?

"A obesidade é o distúrbio mais comum na infância hoje e, na minha opinião, o fato de ter aumentado tanto nos últimos anos está associado às mudanças no estilo de vida da população", avalia Rafael Gambino (CREF 009460-G/RS), professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Esteio e mestre em Ciências do Movimento Humano. "A má alimentação e o consumo exagerado de alimentos hipercalóricos, associada às rotinas apressadas das famílias, são fatores responsáveis pelo excesso de peso e colaboram para agravar o problema", completa.

E não é só isso. As crianças deixaram de brincar como antigamente e praticar esportes. Para elas, hoje em dia, o lazer é muito mais sinônimo de computador e videogame do que de atividade ao ar livre. "O exercício físico ficou em segundo plano, porque falta espaços apropriados, há violência e falta de segurança. Além disto, os pais não têm tempo para levar os filhos para brincar", explica Fabiani da Silveira (CREF 002949-G/RS), professor de Educação Física dos colégios Farroupilha e Sinodal do Salvador, ambos em Porto Alegre. "A atividade física deve andar paralela às demandas diárias, como a escola. Uma não exclui a outra, muito pelo contrário. O estudo e o exercício físico são fundamentais para a formação de nossas crianças".

ATIVIDADE FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR

A rotina apressada dos pais passa para a escola parte da responsabilidade de incentivar a prática de atividade física e de tornar isto frequente no dia a dia das crianças. "O professor de Educação Física tem que mostrar que exercício é importante para a vida toda. A base da saúde está relacionada a ter hábitos saudáveis", explica Luiz Fernando Kruel (CREF 002211-G/RS), professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT)."O único profissional da área da saúde que atua regularmente junto às crianças em idade escolar é o profissional de Educação Física. Muitos não se dão conta disto", reforça.

Para muitas crianças, a aula de Educação Física é o único momento da semana em que é praticado algum tipo de exercício. Por isto, "o professor deve estimular o interesse do aluno com aulas dinâmicas, intensidades adequadas e, principalmente, promovendo a inclusão das crianças com sobrepeso e obesidade nas aulas", defende Adriane Vanni (CREF 003918-G/RS), professora do curso de Educação Física da URI – Campus Erechim. Kruel vai mais além e mostrar que a situação é ainda mais complexa. "Para elas, a obesidade pode ser só um problema estético e social, mas no contexto escolar atrapalha muito. Os estudos mostram que compromete o desempenho em aula e as crianças acabam sendo marginalizadas também. A questão do bullying é muito presente e precisa ser bem administrada em aula", explica.

Por esta perspectiva, o profissional de Educação Física passa a ser mais do que apenas o professor responsável pela disciplina. "Ele deve ser o ponto central deste processo, deixando claro para o aluno os benefícios da prática esportiva a favor da saúde e contra os problemas ocasionados pelo sedentarismo e pela obesidade", salienta Bettega Lopes (CREF 020725-G/RS), pesquisador e mestre em Fisiologia. "O papel da Educação Física é estimular nas crianças o gosto pela prática, de formas e maneiras diversas, contemplando o maior número de estímulos diferentes. A vida saudável e equilibrada decorre da boa iniciação que, basicamente, começa na escola com o profissional da área", complementa Silveira.



DOENÇAS DE ADULTOS

O GPAT, em trabalho feito em 2009, avaliou a evolução de crianças com sobrepeso, de sete a dez anos de idade, da rede municipal de Porto Alegre. O índice piorou com o passar do tempo, quando a amostra atingiu a faixa de 11 a 14 anos. "Elas saíram da infância e foram para a adolescência em quadro muito preocupante. O nível de obesidade, que era 25%, passou a ser 50% grave", relata Kruel. A síndrome metabólica, que era antes considerada doença apenas de idosos, passou a ser vista, pela primeira vez, também entre as crianças. "Nós começamos a achar alguns dados alarmantes. Além de hipertensos, a concentração de insulina no sangue ficava em 22,5 mg/DL, quando o normal é de aproximadamente 10 mg/dL. Isto sobrecarrega o pâncreas de maneira assustadora, levando ao que podemos classificar como diabetes tipo 2".

Como é possível perceber, os números apresentados relataram problema de saúde muito grave. A criança, já hipertensa, começa a ter resistência à insulina, o que passa a configurar quadro de síndrome metabólica na adolescência. Das crianças obesas analisadas pelo GPAT, 51% já tinham três ou mais fatores de risco. Se o ponto de corte é diminuído para um, a taxa passa a ser superior a 90%. "A gente não vê ninguém tratando isto. Nem na escola, que seria responsabilidade da Secretaria de Educação, nem nos postos de saúde", critica Kruel. "O que seria ideal? O trabalho conjunto para reverter este quadro. A gente percebe que estas crianças são todas sedentárias. A aula de Educação Física não é adaptada para que têm obesidade", complementa.

Para Kruel, o que é preciso diminuir são os problemas causados pelo sedentarismo. Não há dúvidas de que os fatores de risco podem ser amenizados com atividade física. "A importância do profissional de Educação Física é muito grande, principalmente daquele que atua na escola", explica. "O que a gente vê é a criança obesa que, por causa do bullying e de outras coisas, abandona a atividade física e passa a ser ainda mais sedentária. Nós tivemos conquista muito grande, principalmente em Porto Alegre, quando foi aprovada lei municipal que obriga a presença do profissional de Educação Física nas séries iniciais. Nós temos agora que dar um passo adiante e oferecer formação adequada e especializada para este profissional, para que ele saiba lidar com isto".

Por mais que a criança passe boa parte do dia na escola, a responsabilidade pelo combate à obesidade precisa ser estendida também aos pais, que devem se portar como exemplo. "Os adultos precisam, com urgência, rever suas posturas frente a estas questões básicas que fazem parte da formação inicial das crianças", analisa Silveira. "Prevenir é a palavra-chave. Oferecer estrutura básica, como boa alimentação e acompanhamento médico, além de espaços para brincadeiras, convívio social e exercício físico, é contribuição fundamental que deve vir de casa". "A família é a base para a mudança no estilo de vida. A criança que vive em ambiente onde todos agem de forma desregulada e desregrada tende a se incluir nesta rotina", complementa Gambino.

ALIMENTAÇÃO

Não é só o sedentarismo que preocupa os pesquisadores e profissionais de Educação Física. A alimentação das crianças também tem sido objeto de estudo de nutricionistas. "O que mais assusta é a oferta inadequada e precoce de doces, guloseimas e alimentos com alto teor de sódio e gordura, como salgadinhos, bolachas recheadas e sucos artificiais", analisa Ana Carolina Terrazan (CRN2 8330), nutricionista da Clínica Nutriossoma e especialista em Nutrição Infantil. "Em muitos casos, as famílias demoram a entender que a alimentação correta desde o princípio, ou seja, desde a gestação, é fundamental para a saúde da criança", complementa.

A nutricionista Camila Vargas (CRN2 8264) acredita que o ambiente escolar colabora também de outra maneira no controle da obesidade infantil. "A escola poderia inserir a disciplina de Educação Nutricional desde as séries iniciais. Trabalhos educativos que envolvam o tripé nutrição, saúde e doença pode conscientizar e elucidar a importância de se manter bons hábitos alimentares", defende. "É possível criar formas de incentivar isto, buscando envolver a criança no contexto da alimentação saudável, sempre associando à atividade física".



POSSÍVEIS SAÍDAS

Há diversas alternativas para amenizar – ou até mesmo solucionar – o problema da obesidade infantil no país. "Acredito, que o primeiro passo, antes de tudo, é pensarmos de que forma isto pode ser contido, para não nos depararmos mais com esta realidade que a cada dia é mais frequente", explica Lopes. O estímulo da prática esportiva é consenso entre todos os profissionais de Educação Física. "Não só em casa, mas também nas escolas, como forma de instituir hábitos e costumes mais sudáveis, como forma de prevenção aos inúmeros problemas que são consequência do sedentarismo", complementa.

Além disto, o combate à obesidade não pode começar apenas quando o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão, se torna quadro inevitável. "A questão que penso ser mais pertinente é: como prevenir?", alerta Silveira. "As nossas crianças necessitam de muito mais atenção em todos os aspectos, afinal, elas não são responsáveis por elas mesmas", complementa. A opinião é compartilhada por Gambino. "A principal prevenção é a manutenção do peso que, no caso das crianças, deve se dar com alimentação adequada associada à prática de atividade física regular. As crianças precisam se movimentar".

Para Ana Carolina, é possível criar formas de incentivar a boa alimentação também entre os pais. "Informação é sempre a melhor estratégia e mostrar os resultados também é importante. Os familiares gostam muito de ver que o esforço e as mudanças realmente fizeram diferença", explica. A conscientização dos pais é importante também na visão de Kruel, já que muitos não conseguem enxergar o problema dos filhos. "Em nossa pesquisa, das 213 mães que tinham filhos obesos, só 50 os viam nesta condição. Muitas classificaram como normal ou abaixo do peso", revela. "Os adultos, geralmente, têm dificuldade de aceitar que a criança precisa emagrecer. Nós temos notado isto. Em alguns casos, só a criança querer não é suficiente. Ela não possui tanta independência para saber o que é certo e o que é errado e decidir o que ela vai ou não fazer".

Outra coisa que deve mudar é a percepção de que atividade física para fazer efeito precisa ser difícil. "A criança obesa não tem que sofrer", considera Kruel. "Se o profissional de Educação Física souber dosar a carga do exercício, é possível ter atividade eficiente sem sofrimento. Desta forma, começa a ter aderência ao programa e os resultados definitivamente aparecem". Para Kruel, o caminho seria procurar atividades de baixo impacto e que sejam prazerosas. "Apesar de muitos já serem adolescentes, eles querem algo lúdico, que não seja aquela coisa monótona de ir para a academia. Ou seja, tem que ser uma atividade que eles se sintam brincando", conclui.

Para Rafael Gambino, é importante também que todas as crianças tenham a oportunidade de experimentar várias modalidades, individuais e coletivas, para decidir com qual se identifica. A atividade física pode ser competitiva, mas precisa ser aquela que a criança quer praticar. "Ela precisa explorar e experimentar todos os jogos e esportes. A criança precisa ser estimulada e participar o máximo possível de vivências motoras até que consiga se identificar e optar pela que mais desperta interesse", avalia. Para a aderência, a criança tem que sentir vontade e não ser obrigada a participar. "Os pais não podem considerar que a sua vontade será a mesma de seu filho. Os profissionais de Educação Física devem oferecer aos alunos a mais diversificada oportunidade de movimentos. Quando a criança optar por uma, de forma espontânea, não tenho dúvidas de que ela dará continuidade por longo período".

O último alerta fica para os pais. "Os adultos estão atrás das demandas do momento. Muitos acreditam que estar numa boa escola, que invista no lado cognitivo e ensine uma língua estrangeira, já é suficiente para a formação básica. Nós, profissionais de Educação Física, sabemos que isto é importante, mas só parte do contexto todo", comenta Silveira. "A prática de atividade física formativa e saudável, o investimento em alimentação correta e o acompanhamento da saúde é o que deve ser feito. As instituições responsáveis pelo trabalho com crianças necessitam desenvolver projetos para que os pais possam perceber que toda esta formação de base será fundamental para o futuro longe da obesidade".

PARA ASSISTIR: MUITO ALÉM DO PESO



O documentário "Muito Além do Peso" foi lançado em novembro de 2012, com objetivo de criar amplo debate sobre a qualidade da alimentação das crianças brasileiras e os efeitos da comunicação dirigida a elas. O filme, dirigido por Estela Renner, é reflexo do trabalho do Instituto Alana, organziação que busca sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre os problemas decorrentes do consumismo na infância. "O documentário mostra que as crianças desconhecem o que é alimentação saudável, aprendem a comer de forma equivocada desde muito", conta a nutricionista Camila Vargas.

A obra mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir porque 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria alimentícia, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral. Com histórias reais e chocantes, de crianças com menos de dez anos que já apresentam quadros graves de diabetes, hipertensão e colesterol, o filme promove interessante discussão sobre o tema, dando voz a especialistas do mundo todo. "Quando se fala de obesidade infantil, vemos que as crianças não brincam mais na rua, las ficam com só seus polegares em iPhones e iPods. Elas não se exercitam mais", comenta William Dietz, um dos entrevistados pelo documentário. Ele é diretor da Divisão de Nutrição, Atividade Física e Obesidade do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos.

"Muito Além do Peso" pode ser assistido aqui.




Nova edição CREF2/RS em Revista está disponível para leitura online
Postado em 06/11/2014

Nos próximos dias, os profissionais registrados no Conselho e em dia com suas obrigações estatutárias vão receber a nova edição do CREF2/RS em Revista. A publicação trimestral, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro, tem como tema principal a obesidade infantil. A condição, considerada pela Organização Mundial de Saúde um dos maiores problemas da atualidade, é apresentado de maneira ampla pela matéria de capa, que também aponta os caminhos pelos quais a Educação Física pode ajudar a reverter este quadro.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista também conta com perfil do ex-professor e atleta Nelson Ruben Saul, reportagem sobre os vencedores do Troféu Destaque 2014 e ensaio científico sobre Educação Física integral. O CREF2/RS em Revista tem também versão online, que permite donwload em PDF, e pode ser acessado diretamente por aqui.




Câmara de Vereadores homenageia o CREF2/RS pelo Dia do Profissional de Educação Física
Postado em 02/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou ontem (1) cerimônia de homenagem. A solenidade, promovida no Plenário Otávio Rocha e presidida pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), contou com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

No seu discurso, Carmen agradeceu o espaço aberto pela Câmara à Educação Física e salientou o crescimento e a valorização que a profissão teve nos últimos anos. "O sedentarismo é uma das piores epidemias do país. Hoje há conscientização de que é melhor investir em atividade física para a promoção da saúde do que no tratamento de doenças", explicou a Presidente, que recebeu de Professor Garcia placa e homenagem pelo Dia do Profissional de Educação Física.

As atividades referentes à Semana da Educação Física seguiram após a solenidade. No Plenário Ana Terra, houve o debate "A Educação Física na Política Atual" e duas palestras. A primeira, "A importância da Educação Física nas Séries Iniciais", foi ministrada por Helena Dazevedo (CREF 001069-G/RS) e relatou parte dos 23 anos de experiência da professora da UFRGS no Ensino Infantil. "O nosso trabalho é garantir o professor de Educação Física nas escolas", explicou Helena. Em segundo momento, Luiz Fernando Kruel (CREF 001069-G/RS), professor da mesma universidade, apresentou trabalho do seu grupo de pesquisa sobre a obesidade infantil e ressaltou a importância da Educação Física escolar para saúde das crianças. "O mais importante não é emagrecer, mas aumentar a atividade física", avaliou.

Entre as palestras, José Anchieta (CREF 000337-G/RS) apresentou o Bataculê e ministrou pequena aula prática da atividade, que mistura danças afro-brasileiras.




Sedentarismo é causa de 54% das mortes por infarto
Postado em 08/05/2014
Fonte: Revista Almanaque em Pauta

O sedentarismo, somado à alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de exercícios, conforme a OMS, faz parte da vida de 70% da população mundial. O conselheiro do CREF2/RS, Eduardo Merino, salienta que o sedentarismo é a principal causa da incidência de várias doenças. "Como a diabetes, hipertensão arterial, obesidade, infarto no miocárdio, ansiedade e aumento de colesterol, sendo principal fator para a morte súbita", esclarece.

Com a prática de exercícios físicos, Merino destaca que, quando orientados por um profissional, evitam problemas de saúde e ainda promovem uma série de benefícios. "Proporciona uma melhora na circulação sanguínea, composição e postura corporal, na qualidade do sono, autoimagem e autoestima, diminuição do estresse e depressão, entre outros".

Para os que têm dificuldade de incorporar exercícios ao dia a dia, o Conselheiro aconselha que busque atividade que melhor se adaptar e que esteja de acordo com as condições físicas e de ritmo de vida. "Alguns conseguem encaixar uma academia, outros caminhadas ou corridas. Subir e descer alguns degraus de escada", exemplifica. Para sair do sedentarismo, ele afirma que até exercícios cotidianos podem ser considerados. "Atividades como caminhar, cortar grama, lavar o carro podem ser consideradas". Porém, o professor de Educação Física ressalta que a prática precisa ter em torno e 40 a 50 minutos, de três a cinco vezes por semana de exercícios de intensidade moderada.

Foto: Creative Commons




Ministério da Saúde revela que 50,8% dos brasileiros têm excesso de peso
Postado em 30/04/2014
Fonte: G1

O Brasil manteve o índice da população acima do peso em 2013 em relação a 2012, segundo a pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde.

O estudo, divulgado nesta quarta-feira (30), indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, e destes, 17,5% são obesos. O índice é praticamente o mesmo da pesquisa anterior, que apontou que 51% da população tem excesso de peso, sendo que 17,4% eram obesos. "Esses dados são de praticamente todas as capitais brasileiras, é um dado generalizado de estabilização", disse o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.

A pesquisa Vigitel de 2012, baseada em dados de 2011, apontava que 48,5% da população tinha excesso de peso. Em 2006, primeiro ano avaliado pela pesquisa, esse índice era de 43%.

Homens mais gordos

De acordo com o levantamento, os homens têm mais excesso de peso do que as mulheres - 54,7% contra 47,4%. Segundo Jarbas, quanto maior a escolaridade, menor a taxa de obesidade e excesso de peso. "Isso indica que sobrepeso não é uma situação imutável e nós podemos mudar essa realidade com políticas públicas e mudança de comportamento também", explica. Apesar dos índices de obesidade, a pesquisa apontou aumento na quantidade de praticantes de atividade física e de consumidores de frutas e hortaliças.

Como apontou o Ministério da Saúde, a frequência de atividade física em tempo livre aumentou de 30,3% para 33,8% nos últimos 5 anos. Além disso, 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres comem cinco porções por dia de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "É importante trabalhar para essa redução de excesso de peso, com o objetivo de evitar doenças como diabetes e alguns tipos de câncer", apontou Jarbas. "Para nós, que essas informações nos dão um norte", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Fumantes

O levantamento apontou ainda que 11% da população brasileira se declarou fumante em 2013, 1% a menos que o índice Vigitel de 2012. Além disso, nos últimos 8 anos, caiu em 28% o número de fumantes entre a população brasileira acima de 18 anos.

Foto: LG Rodrigues/G1




Obesidade infantil aumenta 300%
Postado em 16/04/2014
Fonte: Fonte: Bem Estar/G1

Prestem atenção nestes números: em 1989, no Brasil, 4,1% dos meninos de 5 a 9 anos foram classificados como obesos, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada pelo IBGE. Os dados da mesma pesquisa, realizada em 2008 e 2009, apontaram que 16,6% dos meninos desta faixa de idade estavam obesos. Estes números registraram, portanto, um aumento de aproximadamente 300% nos índices de obesidade em meninos de 5 a 9 anos no Brasil. Isso mesmo: um aumento de 300%! O mesmo em relação às meninas: a taxa de obesidade aumentou de 2,4% em 1989 para 11,8%  em 2008: quase 5 vezes mais!

Por isso podemos perguntar: o que está acontecendo? Por que as crianças estão mais obesas?

Neste começo de século XXI, o estilo vida de todos, inclusive e principalmente o das crianças, mudou. E não foi pouco. As mulheres entraram para valer no mercado de trabalho. Até ai, tudo certo. Só que o tempo ficou mais curto e muito mais corrido para todos. Consequência: a alimentação também entrou nesta “correria”. Não é  à toa que surgem os “fast-foods” que vieram para resolver o problema da pressa. As prateleiras dos supermercados oferecem também uma gigantesca variedade de alimentos prontos e processados, produzidos para facilitar a vida corrida de todos. Resultado: a alimentação saudável perdeu espaço nas refeições das famílias.

Paralelamente, nas grandes cidades, a violência urbana “confinou” as crianças dentro de casa. Atividades simples como andar de bicicleta, jogar bola na rua, subir em árvores, correr ou brincar ao ar livre tornaram-se raras no dia a dia das crianças. O espaço físico disponível diminuiu. As brincadeiras de “esconde -esconde”, “pega-pega” ou de  pular muros e obstáculos, passaram a ser realizadas com apenas 2 dedos, uma vez que agora acontecem virtualmente nas telas dos tablets, televisores, computadores ou celulares. Resultado: menos atividade física!

Alimentação rápida com menor qualidade e maior carga calórica e atividade física restrita produzem um resultado conhecido de todos: aumento de peso!

Bem, até aí nenhuma novidade. Isso todos sabemos. E mais ainda: sabemos também como fazer para solucionar esta situação. Fácil, não é? Aumentar a atividade física e melhorar a qualidade da nutrição das crianças em casa e na escola. Mas... Se sabemos as causas e temos a solução, vale perguntar: por que a obesidade infantil esta de fato aumentando neste início de século XXI?

A resposta desta pergunta merece uma reflexão interessante. As famílias não estão conseguindo mudar seu estilo de vida. Uma criança obesa em casa é problema de todos. Pais e filhos devem, juntos, alterar seus hábitos de alimentação, de atividade física e de rotina de vida. A criança deve participar ativamente das decisões e sempre que possível ser instigada a sugerir as mudanças que julgar mais relevantes. As escolas também poderiam, de uma forma geral, contribuir e orientar suas cantinas a venderem produtos com boa qualidade nutricional.

Imagem: Creative Commons




CREF2/RS realiza evento ""Cidades amigas da Educação Física Escolar""
Postado em 04/11/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou o evento ""Cidades amigas da Educação Física Escolar"" no dia 30 de outubro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Conselho concedeu uma homenagem aos municípios que contam com Profissionais de Educação Física atuando com este componente curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dos 497 municípios do Estado, 127 contam com Profissionais de Educação Física. A presença obrigatória do Profissional de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma das bandeiras defendidas pelo Conselho Regional de Educação Física do RS. A Educação Física enquanto atividade curricular pressupõe não só ""dominar e conhecer o corpo"", mas em ter consciência de que ""somos um corpo"" numa perspectiva cultural, social humana e política, portanto um ser integral. A Educação Física é um caminho privilegiado de educação e por seus valores deve ser entendida como um dos direitos de todas as pessoas.
Atualmente, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, as atividades físicas no Rio Grande do Sul não são ministradas por Profissionais de Educação Física. Por conta disso, cerca de 300 mil crianças estão desatendidas no Estado, contribuindo para o aumento do sedentarismo e da pandemia de obesidade infantil.
A Educação Física tem um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, sendo uma atividade que trabalha o lúdico e o esporte, proporciona diversas vivências das manifestações corporais da cultura humana. Dentro dessa visão, é importante ressaltar o papel do Profissional de Educação Física como vetor do desenvolvimento humano. É a intervenção deste Profissional, com seus conhecimentos sobre o corpo e o o desenvolvimento humano que pode dar as diretrizes corretas às crianças em idade de iniciação escolar.




Edital de chamada de experiências para o Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único Saúde (SUS)
Postado em 18/07/2013
Fonte: CREF2/RS

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição /DAB/SAS/MS, com a cooperação técnica da OPAS/OMS Brasil, convida os interessados a participarem do Laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do SUS. Os laboratórios de Inovações são espaços de produção/identificação de inovações e de gestão do conhecimento, a partir da análise de práticas, processos, ferramentas, programas e políticas inovadoras na área da saúde. Foi desenvolvido como uma proposta metodológica para produzir, qualificar, sistematizar e divulgar as inovações em saúde, buscando incentivar a produção e adoção de inovação. A validade deste edital terá prazo de 90 dias a contar da data de sua publicação. Sua divulgação será realizada no site do Ministério da Saúde/SAS/DAB (www.saude.gov.br/dab) e no Portal da Inovação na Gestão (www.apsredes.org).




Documentário discute obesidade infantil
Postado em 26/04/2013
Fonte: CREF2/RS

Muito Além do Peso é um documentário que discute por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deviam. As respostas envolvem a indústria, o governo, os pais, as escolas e a publicidade. Com histórias reais e alarmantes, o filme promove uma discussão sobre a obesidade infantil no Brasil e no mundo. Ele pode ser assitido no site do filme: www.muitoalemdopeso.com.br




Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física começa quinta em Tramandaí
Postado em 19/03/2013
Fonte: CREF2/RS

Tramandaí irá sediar, entre os dias 21 a 24 de março, o 39º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física, o 23º Congresso Científico de Educação Física e o 2º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

No evento, serão apresentados trabalhos como a recreação dentro e fora do ambiente escolar, em que o professor Cleber Junior, do Paraná, propõe uma nova visão para recreação de crianças e adolescentes, fora dos moldes que atualmente geram sedentarismo. Também serão abordados no 39º Enapef temas como o treinamento aquático para populações especiais, a promoção de um estilo de vida ativo para pessoas com deficiência, práticas inclusivas na escola, esportes de aventura na educação física escolar, rugby: do educacional ao alto rendimento, kettlbell e treinamento em suspensão, e muitos outros.

A presença obrigatória do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental será o tema do 2º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado no dia 23. Apesar do longo histórico de lutas pela inclusão do Profissional especializado, estudos indicam que atualmente cerca de 300 mil crianças estão excluídas do processo de iniciação esportiva no Estado pela não obrigatoriedade do Profissional de Educação Física do 1º ao 5º ano das séries iniciais. Aliado a este dado, pesquisas do IBGE e do Ministério da Saúde apontam para um aumento do sedentarismo e da obesidade infantis, comprometendo a saúde pública do País.




Obesidade pode aumentar risco de esclerose múltipla em crianças e adolescentes
Postado em 06/02/2013
Fonte: Portal iSaúde.net

Probabilidade de desenvolver a doença neurológica foi quase quatro vezes maior entre as meninas extremamente obesas.Crianças e adolescentes obesas têm mais risco de desenvolver esclerose múltipla (EM) em comparação com aquelas com peso normal, de acordo com pesquisadores do Kaiser Permanente of Southern California, nos EUA.

O estudo sugere que a relação é maior entre as meninas, mas não prova que o excesso de peso na infância causa esclerose, doença neurológica em que a camada protetora ao redor das fibras nervosas quebra, diminuindo os sinais que viajam entre o cérebro e o corpo.

""Ao longo dos últimos 30 anos, a obesidade infantil triplicou. Em nosso estudo, o risco de esclerose pediátrica foi maior entre adolescentes moderadamente e extremamente obesos, sugerindo que a taxa de casos pediátricos da doença é susceptível de aumentar, conforme a epidemia de obesidade infantil continua a crescer"", afirma a autora do estudo, Annette Langer-Gould.

Langer-Gould e seus colegas identificaram 75 crianças e adolescentes diagnosticados com esclerose múltipla pediátrica entre as idades de 2 e 18 anos. Eles documentaram o IMC antes do aparecimento dos sintomas. As crianças com a doença foram comparadas com 913.097 crianças que não têm esclerose.

Todos os participantes foram agrupados em categorias de peso de peso normal, sobrepeso, obesidade moderada e obesidade extrema. Um total de 50,6% das crianças com esclerose estava com sobrepeso ou obeso, comparado a 36,6% das crianças sem a doença.

Os resultados mostraram que o risco de desenvolver esclerose era mais do que uma vez e meia maior para as meninas com excesso de peso do que as meninas que não estavam acima do peso, cerca de 1,8 vezes maior em meninas moderadamente obesas em comparação com meninas de peso normal e quase quatro vezes maior entre as meninas extremamente obesas. A mesma associação não foi encontrada em meninos.

""Mesmo que a esclerose pediátrica continue a ser rara, nosso estudo sugere que os pais ou responsáveis de adolescentes obesos devem prestar atenção a sintomas como formigamento e dormência ou fraqueza nos membros, e levar as crianças a consultas médicas"", conclui Langer-Gould.




""Obesidade infantil é um problema mundial"", diz especialista
Postado em 17/01/2013
Fonte: Zero Hora

Um dos nomes mais representativos no que diz respeito ao estudo do sobrepeso e da obesidade infantil, o médico Richard White é clínico geral do departamento de Medicina Interna Comunitária da Clínica Mayo de Jacksonville, na Flórida. O especialista, que participou de um programa sobre as disparidades na saúde dos latinos, em San Diego, Califórnia — organizado pela Escola Estadual de Pós-Graduação em Saúde Pública e pelo Instituto Nacional dos Estados Unidos do Coração, Pulmão e Sangue — fala, na entrevista a seguir, sobre o impacto do excesso de peso nas crianças.

Vida — Quais são as principais preocupações com a obesidade infantil? Richard White — Sobrepeso e obesidade infantil se tornaram, rapidamente, um problema mundial. Nos Estados Unidos, praticamente uma em quatro crianças e adolescentes, na faixa etária de dois a 19 anos, tem problema de sobrepeso ou obesidade. Os números são ainda maiores em alguns grupos minoritários, como o latino. Entre as causas desse problema estão os anúncios publicitários eficazes de comidas que não são saudáveis, dirigidos às crianças, o maior volume de alimentos ingeridos e menor atividade física. Há uma quantidade crescente de evidências que vinculam o sobrepeso e a obesidade infantil a maior risco dessas crianças contraírem, no futuro, doenças cardíacas e diabetes. Sobrepeso e obesidade em crianças também podem complicar o controle de outros problemas de saúde, como asma, além de prejudicar a autoestima.

Vida — O peso da mãe na gravidez tem alguma ligação com a obesidade infantil? White — Sim. Existem evidências que estabelecem um relacionamento entre o ganho de peso excessivo da mãe, durante a gravidez, e maior peso da criança no nascimento. Da mesma forma, mães com sobrepeso antes de gravidez terão, mais provavelmente, filhos com sobrepeso.

Vida — O fato de uma criança ser mais pesada ao nascer aumenta a probabilidade de ela ter sobrepeso ou obesidade ao longo da infância? White — Sim. Alguns estudos têm mostrado que um peso alto no nascimento, bem como um rápido ganho de peso durante o primeiro ano de vida, são fatores de risco para o sobrepeso infantil.

Vida — Há alguma condição genética que predispõe a criança à obesidade? White — Sim. Há algumas condições genéticas associadas a um risco maior de obesidade na infância, tais como síndrome de Down e a síndrome de Prader-Willi. No entanto, a maioria dos especialistas concorda que influências genéticas, isoladamente, não explicam o aumento significativo da quantidade de sobrepeso e obesidade infantil que temos observado nas últimas duas décadas.

Vida — As crianças obesas são propensas a desenvolver doenças metabólicas e cardiovasculares? White — Sim. Há muitos estudos que já estabeleceram uma relação entre a obesidade infantil e um maior risco de desenvolver doenças metabólicas e cardiovasculares.

Vida — Quais são as estratégias essenciais para prevenir a obesidade infantil, desde o nascimento? White — A prevenção e o tratamento de sobrepeso e obesidade infantil são tarefas difíceis. Alguns fatores são importantes, como promover a amamentação materna, reduzir o consumo de comidas de alta caloria, que têm baixo valor nutritivo, ensinar os pais e as crianças a comer lanches mais saudáveis, aumentar as atividades físicas, reduzir o tempo de uso de mídias (como televisão, videogames) e tornar alimentos mais saudáveis mas disponíveis a famílias com dificuldades financeiras.

Vida — Como é possível motivar pais e filhos a praticar mais atividades físicas e a fazer escolhas alimentares mais saudáveis? White — É preciso dedicação e esforço, mas é possível. Encorajamos as famílias a dar pequenos passos em direção a mudanças em seus estilos de vida e em seus comportamentos, para premiar os sucessos que alcançam.

Preste atenção O especialista aponta que só em circunstâncias extremas é recomendada a perda de peso para crianças. Os pais devem incentivar atividades físicas por 60 minutos por dia, incluindo brincadeiras, uma medida eficaz para regular o metabolismo infantil.




Projeto estabelece carga horária mínima para Educação Física nas escolas brasileiras
Postado em 16/10/2012
Fonte: Agência Senado

Projeto de lei que estabelece carga horária mínima de duas horas de aulas de Educação Física por semana nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares de todo o país está pronto para inclusão na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. A matéria receberá decisão terminativa na comissão (ou seja, será considerada uma decisão final do Senado).

O PLS 249/2012, do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96). Na norma está explícito o caráter obrigatório da disciplina e os casos em que a prática é facultativa.

A LDB determina ainda que cada escola é responsável por construir seu projeto pedagógico e definir a carga horária de cada uma das matérias. Na avaliação do senador, essa mudança em relação ao texto original da lei representou “um preocupante enfraquecimento da Educação Física, que sempre enfrentou resistência no meio acadêmico”.

“Apesar dos benefícios da Educação Física, os professores da disciplina sempre tiveram que se preocupar em demonstrar para os pais, para o corpo docente e até mesmo para os alunos sua finalidade e sua importância para o futuro da sociedade”, justifica Amorim.

Entre os benefícios da disciplina, o senador destaca que a Educação Física ajuda no desenvolvimento motor das crianças, além de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. “Não se dá a devida importância a essa que é uma matéria essencial no currículo escolar”, observa o parlamentar.




Audiência debateu presença do Profissional de Educação Física nas séries iniciais
Postado em 23/09/2012
Fonte: Agência de Notícias AL
Assista aqui a matéria da TV Assembléia

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira (24), para debater a obrigatoriedade da presença de professor de educação física nas séries iniciais da educação básica do Estado. O encontro reuniu profissionais de educação física e autoridades.

O deputado Carlos Gomes (PRB), requerente e coordenador do encontro, destacou a importância do tema. Para ele, é inequívoco o benefício que a atividade física aporta aos alunos das séries iniciais, seja para a saúde, o bem-estar físico e o desenvolvimento psíquico e cognitivo das crianças. "Neste sentido, vamos buscar a parceria entre os professores da unidocência, que atuam nas escolas com os professores de educação física para que, através desta parceria, sejam desenvolvidas atividades físicas de maneira correta, com a presença de um profissional de educação física", adiantou.

O parlamentar também salientou que será realizado um estudo para identificar se existe em alguma unidade da federação uma legislação específica que contemple a presença do profissional de educação física nas séries iniciais do ensino básico. Ele ainda destacou que será encaminhada ao governo estadual uma solicitação para que profissionais de educação física sejam requisitados para trabalhar nas séries iniciais das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.

O presidente do Conselho Estadual de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS), Eduardo Merino, destacou que a presença de um profissional de educação física nas séries iniciais da rede estadual de ensino beneficiaria aproximadamente 300 mil alunos. "A educação física na escola é um direito garantido pela Constituição", argumenta. Entre os inúmeros benefícios da educação física nas séries iniciais, Merino apontou aqueles que ajudam no desenvolvimento do raciocínio, da saúde e cidadania dos alunos.

Para o presidente da Associação dos Professores de Educação Física, Álvaro Laitano da Silva, o período da 1ª à 4ª série é importante para o estabelecimento de hábitos saudáveis. Ele ainda sublinhou a importância dos estímulos ao desenvolvimento de toda a parte psicomotora das crianças, oferecido pelas atividades ministradas por profissionais de educação física.

O representante da Secretaria Estadual da Educação, José Valdir de Azevedo, salientou que concorda com as demandas dos profissionais de educação física e que a administração estadual tem feito um grande esforço em recuperar a estrutura das escolas e a qualificação dos profissionais que atuam nas salas de aula. Ele lembrou, porém, que a legislação determina que a educação nas séries iniciais seja ministrada por um profissional generalista.

José Valdir alertou para a questão da legislação nacional que regulamenta toda a estrutura curricular e pediu que seja realizado um estudo aprofundado para que não se encaminhe uma proposta legislativa sobre o tema que contenha vícios de legalidade e constitucionalidade.

A Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho, Carmem Masson, alertou que atualmente a população vive confinada em apartamentos e a maior parte prática de atividades físicas realizadas pelas crianças é a Educação Física nas escolas. “Se não houver orientação adequada durante as séries iniciais, os índices de obesidade, diabetes e sedentarismo só tendem a aumentar, além de atrasar o desenvolvimento físico e cognitivo”. Segundo Carmem, não se quer banir a Unidocência, mas sim reforçar o trabalho conjunto do Profissional de Educação Física e do professor regente como forma de aprimorar a saúde e o bem-estar dos alunos das séries iniciais.

A representante do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Maria Backes, sublinhou que a instituição já respondeu a uma consulta feita pelo CREF/RS sobre a presença de um profissional de educação física nas séries iniciais. Segundo o Conselho Estadual de Educação, nada impede que um professor de educação física trabalhe nas séries iniciais da rede estadual de ensino.

Maria Backes comunicou que levará o tema para apreciação e debate no Conselho Estadual de Educação. "Devemos fazer um estudo sério para saber onde se pode trabalhar com os professores generalistas e onde é necessário o auxílio do professor de educação física", concluiu.

O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, entregou ao deputado Carlos Gomes uma cópia das conclusões da Conferência Estadual de Esporte e Lazer, realizada em 2011, em que defende a necessidade do profissional de educação física nas séries iniciais da rede estadual de ensino.

Participaram da audiência pública representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, da OAB/RS, da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Sindicato dos Professores de Educação Física do Rio Grande do Sul, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF), entre outras entidades.