Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS promove quinta edição do Ciclo de Palestras de 20 anos em Passo Fundo
11/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quinta edição da atividade ocorrerá em Passo Fundo, no dia 22 de outubro, e vai abordar os temas “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, em uma apresentação ministrada por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS); e “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, uma palestra conduzida por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF, das 19h20min às 22h. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições podem ser feitas neste link ou diretamente no local.

Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, participando do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e do GTT Escola. Tem experiência em temas ligados aos desafios da formação de professores e da docência. É um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Já Marcelo é doutor em Administração pela Unisinos e docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física, com passagem por diversas instituições do ensino no Rio Grande do Sul, como Feevale e UniRitter. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Passo Fundo
Data e horário: 22 de outubro, terça-feira, das 19h20min às 22h
Local: Auditório da Faculdade de Odontologia – UPF
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – São José
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Passo Fundo



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional organiza o VIII Fórum dos Coordenadores
20/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniram-se na tarde da última sexta-feira, 16 de novembro. O encontro ocorreu por meio de teleconferência, realizada a partir da sede do Conselho devido à atividade docente de parte dos seus membros. O principal assunto da pauta foi a organização do VIII Fórum dos Coordenadores, que ocorrerá no dia 13 de abril de 2019, das 9h às 18h, no município de Torres. O evento acontece concomitantemente ao 45º ENAPEF. Participaram da reunião de planejamento a presidente da Comissão Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), os membros da comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), além da secretária da Comissão, Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS).

O VIII Fórum terá dois eixos principais que serão objeto de análise dos participantes. Para fomentar a discussão, estão previstas a realização de duas palestras sobre os temas propostos. O primeiro tópico examinará as especialidades profissionais em Educação Física, cursos que o CONFEF já normatizou em sua resolução nº 255/2013, definindo-os como instrumentos relevantes para o aprofundamento dos conhecimentos e das técnicas próprios das várias intervenções profissionais que a Educação Física demanda. Além disto, o Conselho publicou até o presente momento 16 resoluções com especificações para cada curso de pós-graduação requerido. A segunda palestra abordará o futuro da formação profissional no Brasil frente as mudanças aplicadas pelo governo federal na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O debate visa ponderar, analisar e propor soluções aos possíveis impactos destas alterações no desenvolvimento da Educação Física, tanto no campo teórico como na prática profissional no país.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CongregraCREF tem palestra sobre O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco
09/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de Setembro, o CREF2/RS realizará o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais. O evento ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. O Seminário terá seis palestras, abrangendo uma ampla área de conhecimentos, desde novidades técnicas e de treinamento, as conquistas e os desafios destes 20 anos de regulamentação da profissão, as tendências mundias do mercado fitness, entre outros.

A partir desta semana, o CREF2/RS divulgará os detalhes dos temas que serão abordados nas palestras do evento. Neste texto, Robson Santos (CREF 021677-G/RS) apresenta alguns aspectos da sua conferência “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”, que ele ministrará no sábado, dia 25 de agosto, às 14h45min. Segundo Robson, é importante que o profissional de Educação Física saiba lidar com o medo das pessoas ao realizar certos exercícios, principalmente após lesões, e que conceba treinos e evoluções com um prognostico onde seu aluno participe das escolhas. “Mas demonstrando a ele sua responsabilidade na prevenção de uma nova lesão após o retorno à atividade física, pois nem todos responderão ao mesmo estímulo para a execução do treinamento, e gritar com os alunos e falar que sempre é necessário sentir dor já não é o estímulo certo, já que sendo otimista, apenas 15% da população se mantém ativo o ano todo, portanto é necessário procurar motivações distintas para pessoas singulares, como ponto central da prática de exercícios sem sofrimento contínuo”, avalia.

Robson defende que o CongregaCREF promove junto aos Profissionais e aos estudantes Educação Física o debate sobre a formação profissional, as políticas educacionais e as novidades nas escolas, faculdades, academias, clubes, laboratórios, além de outros espaços. “No meu caso, tenho um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, objetivando o retorno a uma vida sem dor após lesões, mas para que isso ocorra é essencial que o profissional saiba o que e como fazer com cada indivíduo nos seus objetivos, já que nossa intervenção na saúde é integral, e não apenas estética”, defende.

O palestrante é pós-graduado em Reabilitação de Lesões Muscuoesqueléticas. Ele foi um dos finalistas do prêmio Top Trainer Brasil 2017, que elegeu o melhor personal trainer do país no ano passado. Ele também possui certificação em treinamento físico pela World Top Trainer Certification e em reabilitação de lesões pela organização norte-americana Premier Health

CongregaCREF - IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



Câmara da Saúde do Fórum-RS se reúne com deputado Pepe Vargas para discutir ensino EAD
25/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), esteve presente no dia 21 na reunião da Câmara da Saúde do Fórum-RS, realizada na sede do Conselho Regional de Farmácia, que contou com a presença do deputado federal Pepe Vargas. A pauta do encontro foi expôr ao parlamentar o avanço exponencial de cursos de graduação na área da saúde EAD, e o risco potencial que isto acarretará na qualidade dos serviços de saúde da população, uma vez que os pontos negativos nesta modalidade são maiores que os positivos, por importar baixa qualidade na aprendizagem e, pela falta de prática, risco sérios à vida. A reunião também teve intuito de somar forças no Congresso Nacional para solicitar uma moratória na autorização de novas vagas para cursos a distância, até que seja discutida e a aprovada uma lei que garanta a formação com qualidade e de forma presencial para as profissões da área da saúde, além de incentivar a discussão e o aprofundamento do PL 5414/16, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino a distância em curso da área de saúde, que atualmente está com o deputado federal Mandetta, relator da matéria na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados.

Segundo o assessor de Relações Institucionais do Conselho Regional de Farmácia, Everton Borges, a explosão de vagas no EAD se iniciou por meio do Decreto 9057/2017, que facilitou a abertura de novos polos, autorizando expressamente sua terceirização mediante celebração de convênios com outras pessoas jurídicas, precarizando ainda mais a fiscalização dos cursos não presenciais. “Este decreto causou o aumento em 124% no número da vagas desta modalidade de ensino”, explica. “Atualmente, temos mais de 600 mil vagas para cursos EAD destinadas a cursos de saúde aprovados pelo MEC. Em breve, começaremos a receber formados em saúde totalmente instruídos a distância, e nós não sabemos qual impacto isto terá na saúde da população”, questiona Everton.

Ainda segundo Borges, em alguns estados, profissões como Serviço Social já não contam com o ensino presencial. "Estamos em uma grande articulação, somando esforços dos conselhos federais e regionais para alertar os profissionais e à sociedade sobre os riscos à saúde proporcionados por profissionais oriundos de cursos completos de graduação EAD". Ele complementou que a Câmara da Saúde não é contrária ao uso da ferramenta, que possibilitou o acesso ao ensino a muitas camadas da população, mas que as profissões da saúde pressupõe atendimento direto ao paciente, colocando em risco a saúde da população se esses profissionais não tiverem contato direto desde a formação.

O vice-presidente do CREF2/RS apontou que um ponto positivo nesta esta crise na saúde é que a união dos trabalhadores do setor só fez aumentar. “Esta unidade se mostrou eficaz, pois na semana passada conseguimos evitar que recursos dos esportes, provenientes da loteria esportiva e por novos jogos que devem ser anunciados ainda este ano pela Caixa Econômica Federal, fossem desviados para segurança”, exemplificou. Segundo Lauro, o governo não entende o conceito de esporte como criação de cidadania, segurança e uma forte possibilidade de que jovens não ingressem nas facções criminosas. "Também sabemos dos interesses econômicos que estão representados nos lobbys milionários que atuam no Congresso Nacional. São grupos que trabalham com a questão da doença, não da prevenção”.

A representante do Conselho Regional de Psicologia (CRPRS), Manuele Araldi, afirmou que principal questão que está sendo discutida com o ensino a distância é o acesso à educação do povo brasileiro. "O EAD tem uma característica de baixo custo, além de possibilitar à população dos interiores acessarem o ensino superior. E assim ele é vendido. Contudo, ele é um falso acesso ao ensino as pessoas que de renda mais baixa”, advertiu. Na avaliação de Manuele, essa faixa da população tem de ser atendida obrigatoriamente por universidades públicas, pela retomada das funções do Prouni ou por modificações nas atuais diretrizes do FIES. “Essa é a real inclusão das camadas populares na educação, já que o EAD é uma falácia, pois forma profissionais não qualificados, o que fere o projeto ético e político das profissões". Manuele avalia que formar pessoas sem noções de cidadania também atenta contra a Soberania Nacional.

Tuane Devit, representante do Conselho Regional de Serviço Social, alertou que os diplomas emitidos pelo Conselho não diferenciam quem cursou aulas presenciais de quem fez o curso completo pelo EAD, já que o MEC não obriga constar esta informação no documento. Tuane também fez um resgate do processo histórico de implantação dos primeiros EADs em 2010. “Logo que eles começaram a atuar, nosso Conselho Federal fez uma campanha com o lema “Educação não é fast food”, pelo qual respondemos a um processo no qual tivemos que pagar R$ 11 mil às empresas de EAD, o que demonstra a força destas empresas". Ela também explicou que, para além da noção da educação e de uma formação de qualidade, existem trabalhadores sendo explorados nestas instituições de ensino, além do material produzido pelos professores, alguns sem nenhum vínculo com estas empresas, ser reproduzido para milhares de alunos, com prejuízo da propriedade intelectual de quem os elaborou. “Resta claro o projeto ideológico de esvaziar o Serviço Social, um curso com tradição de contestação e de luta contra a opressão social”, finalizou.

O deputado federal Pepe Vargas, que também é trabalhador da saúde, iniciou sua fala afirmando que sempre defendeu a multidisciplinaridade na área, permitindo um atendimento global de acordo com as necessidades dos pacientes. Ele salientou que o atual tipo de uso da ferramenta EAD para formação profissional, baseado no discurso de redução de custos para quem não tem dinheiro para cursar uma faculdade, é sedutor para quem não se debruça e estuda a fundo a questão. "Eu confesso que fico abismado com a ideia de alguém se formar médico sem nunca ter contato com um paciente, portanto somos parceiros nesta luta”. Vargas alertou que o país tem enfrentando tempos de exceção, e que o Congresso Nacional é uma instância bastante complexa. “Não é à toa que passou a EC95, que praticamente acaba com o SUS. Temos de ter presente que o principal gasto do governo não é com políticas sociais, e sim com juros e serviços da dívida pública”.

O parlamentar relatou que a Câmara aprovou a abertura de todo o processo de extração de petróleo do Pré-Sal para multinacionais. “Isso afeta diretamente o Fundo Social do Pré-Sal, onde grande parte dos recursos seria dedicado à educação e outra parte para saúde. No modelo de partilha anterior, 80% do óleo retirado ia para o Fundo Social. Agora, chegamos ao patamar de 11%. É uma brutal perda de receitas que estes congressistas aprovaram. Com as empresas de EAD, nós não estamos enfrentando empresários de pequeno ou médio porte, mas sim grandes fundos de investimentos multinacionais que adentraram para especular na área da educação”. Para finalizar, o deputado sugeriu que os conselhos regionais buscassem diálogo com a bancada gaúcha no Congresso, e os conselhos federais buscassem os líderes de bancada, para que se discuta, além da moratória na abertura de vagas no EAD, o debate da PL 5414/16.

EAD



CREF2/RS realiza 7º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar amanhã em Torres
06/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Torres. O evento, que tem o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, vai ocorrer no Hotel Sesc Torres e contará com uma palestra ministrada pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB). Com entrada gratuita, a atividade iniciará às 14h. As inscrições podem ser feitas no local.

Com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Iguatemy é professora da UFPB e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Com experiência nas áreas de gestão do Ensino Superior, ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física, a sua palestra terá o título “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. O evento está previsto para encerrar às 16h30min e o CREF2/RS emitirá certificado para todos os presentes.

7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 7 de abril, sábado, das 14h às 16h30min
Local: Hotel Sesc Torres – Salão Ilha dos Lobos
Endereço: Rua Plínio Kroeff, 465
Entrada gratuita

Cronograma:
14h – Credenciamento
14h15min – Abertura
14h30min – Palestra “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”
15h30min – Debate

Eventos



Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar ocorre neste sábado em Torres
02/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Torres. O evento, que tem o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, vai ocorrer no Hotel Sesc Torres e contará com uma palestra ministrada pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB). Com entrada gratuita, a atividade iniciará às 14h. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 4 de abril, por este link.

Com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Iguatemy é professora da UFPB e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Com experiência nas áreas de gestão do Ensino Superior, ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física, a sua palestra terá o título “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. O evento está previsto para encerrar às 16h30min e o CREF2/RS emitirá certificado para todos os presentes.

7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 7 de abril, sábado, das 14h às 16h30min
Local: Hotel Sesc Torres – Salão Ilha dos Lobos
Endereço: Rua Plínio Kroeff, 465
Entrada gratuita

Cronograma:
14h – Credenciamento
14h15min – Abertura
14h30min – Palestra “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”
15h30min – Debate
16h30min – Encerramento

Educação Física Escolar APEF Fórum



Coordenadores e diretores de cursos de Educação Física se reúnem no 44º ENAPEF
19/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizará uma Reunião de Coordenadores e Diretores de Cursos de Educação Física durante a 44ª edição do ENAPEF no dia 7 de abril, em Torres, logo após término do 7º Fórum Escolar. Entre os objetivos propostos, estão a promoção, a integração, a discussão e a atualização de temas relativos à formação profissional em Educação Física. Os coordenadores e diretores de cursos, ou seus representantes, podem confirmar presença até dia 27 de março exclusivamente pelo e-mail eventos@crefrs.org.br

A Reunião terá início com uma recepção das 17h30min as 18h, sendo seguida da palestra “Formação Superior em Educação Física: Estágio atual e Perspectivas”, ministrada pela professora Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB). Iguatemy possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. É professora-associada da Universidade Federal da Paraíba e vice-presidente do CONFEF. Atua nas áreas de gestão do Ensino Superior, Ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física.

Reunião de Coordenadores e Diretores de Cursos de Educação Física

Data: 7 de abril, sábado (após o 7º Fórum Escolar)
Local: Clube Capesca - Rua Joaquim Pôrto, 461 - Torres/RS
Realização: Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS

Programação:

17h30min às 18h - Recepção
18h às 19h30min- Palestra: “Formação Superior em Educação Física: Estágio atual e Perspectivas”, com a professora Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB)
20h – Encerramento

Reunião de Coordenadores e Diretores de Cursos de Educação Física



7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar será em Torres
12/03/2018
Fonte: CREF2/RS

O município de Torres sediará no dia 7 de abril, das 14h às 16h30min, o 7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar. A realização é do CREF2/RS, com apoio da APEF/RS, Sesc/RS e Prefeitura de Torres. O local do evento será no Salão Ilha dos Lobos do Hotel Sesc Torres, na rua Plínio Kroeff, 465. A carga horária será de quatro horas, e o evento terá a emissão de Certificado online aos participantes As inscrições são gratuitas até o dia 4 de abril e podem ser feitas neste link.

Na programação, haverá a palestra "A formação em Educação Física para atuação na escola: preparando o professor, vivenciando a licenciatura", ministrada pela professora Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB). Iguatemy possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. É professora associada da Universidade Federal da Paraíba e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física. Atua nas áreas de gestão do Ensino Superior, Ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física.

7º Fórum de Mobilização Escolar pela Educação Física Escolar

14h - Credenciamento
14h15min - Abertura
14h30min - "A formação em Educação Física para atuação na escola: preparando o professor, vivenciando a licenciatura"/Palestrante: Profª Drª Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB)
15h30min- Debate
16h30min- Encerramento

7º Fórum de Mobilização Gaúcha Escolar pela Educação Física Escola



Comissão de Educação Física Escolar aborda o PL 87/2016
01/12/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS voltou a se reunir na sede do Conselho, na última quinta-feira, dia 30 de novembro. Estiveram presentes a presidente da Comissão Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS).

A pauta principal do encontro foi o andamento do Projeto de Lei 87/2016, que institui como requisito a formação profissional em Educação Física para exercer a docência da disciplina em todos os níveis de ensino – infantil, fundamental e médio – nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

A Comissão também fará sugestão à APEFRS, organizadora do ENAPEF-Encontro Nacional do Profissionais de Educação Física, para que seja oferecido curso na área da Educação Física Escolar, sobre vivências pedagógicas na sala de aula, durante a edição de 2018 do evento.

Comissão de Educação Física Escolar



Vice-presidente do CREF2/RS palestra no 32º FIEP 2017
17/01/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), apresentou, nesta segunda-feira, dia 16, o projeto Integração dos países da América Latina na Promoção da Saúde através da Educação Física no Trabalho no 32º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2017 -, em Foz do Iguaçu (PR) na Faculdade UDC/Colégio Dinâmica. Lauro reforçou em sua fala que a Ginástica Laboral no continente latino-americano apresenta-se de forma ampla e diversa no âmbito da formação profissional, mas com uma produção científica ainda pequena e pouco difundida entre os especialistas da área. "O valor da Ginástica Laboral - que não pode ser confundida com os outros projetos de qualidade de vida, também reforça a importância da orientação do Profissional de Educação Física para que os resultados positivos sejam alcançados", explicou.

O Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, conhecido também como Congresso FIEP, é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física - FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu (PR), de forma ininterrupta desde o ano de 1986. O 32º Congresso encerra-se amanhã, dia 18. A FIEP, fundada no dia 2 de Julho de 1923 em Bruxelas (Bélgica), já realizou mais de 100 congressos internacionais em inúmeros países de todos os continentes e continua estudando a concepção de Educação Física, os meios para o esporte, as técnicas e as formas de ensino e a formação de professores.

FIEP



CREF2/RS participa do debate sobre valor de referência da Ginástica Laboral
11/08/2016
Fonte: CREF2/RS

Em parceria com o Sindicato das Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Rio Grande do Sul (Secraso/RS) e com o Sindicato dos Profissionais de Educação Física (SINPEF/RS), a Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS vai promover, no dia 31 de agosto, um debate para a criação de um valor de referência para a hora trabalhada da Ginástica Laboral. O evento irá ocorrer das 9h30min às 11h30min, na sede do Secraso/RS em Porto Alegre, e será aberto para a participação de todos os profissionais que trabalharam na área.

Como destaca Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), integrante da Câmara Técnica do Conselho, a ideia deste Fórum é estipular um valor que sirva de base, tanto para os profissionais que pretendem entrar no mercado da Ginástica Laboral como para as empresas que querem contratar este tipo de serviço. Além do CREF2/RS e dos sindicatos, também participarão do encontro o assessor contábil Carlos Leomar da Rosa e o assessor jurídico Wilson Moreira Jr. Interessados devem fazer a sua inscrição pelo e-mail renata@secraso-rs.com.br, informando nome e telefone para contato.

Fórum de Debate – Valor de Referência da Ginástica Laboral
Data: quarta-feira, dia 31 de agosto
Horário: das 9h30 min às 11h30min
Local: Secraso/RS
Endereço: Avenida Ipiranga, 550 – Menino Deus
Inscrições: gratuitas pelo e-mail renata@secraso-rs.com.br

Ginástica Laboral eventos



CONFEF edita resolução sobre esportes aquáticos
31/07/2015
Fonte: CREF2/RS

O CONFEF editou a resolução nº 280/2015, na qual define os desportos aquáticos como área de Especialidade Profissional em Educação Física. O Conselho considerou a importância da formação profissional em nível de Especialidade para o desempenho de funções específicas e próprias do exercício profissional, com segurança, competência e responsabilidade ética.

A Especialidade Profissional em desportos aquáticos, para efeito de reconhecimento pelo Sistema CONFEF/CREFs e para atuação profissional específica, destina-se, exclusivamente, aos Profissionais de Educação Física que tenham concluído o curso de bacharelado em Educação Física. A organização do esporte nacional identifica “Desportos Aquáticos” como uma grande área onde estão incluídos a natação, os saltos ornamentais, o polo aquático e o nado sincronizado. Leia a íntegra da resolução aqui.

CONFEF



Evento promovido pela Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS discute formação profissional
02/06/2015
Fonte: CREF2/RS

No último sábado (30), a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS realizou o evento "A Formação Profissional e o Conhecimento da Ética", no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade, que contou com a palestra de Solange Bueno (CREF 0011236-G/SP), conselheira federal e membro da Comissão de Ética do CONFEF, foi dedicada a todos os profissionais de Educação Física interessados pelo assunto.

Na mesa de abertura, composta pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo vereador e conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), foi destacada a participação das Comissões de Ética do CREF3/SC e do CREF10/PB-RN, que marcaram presença no evento para discutir o Código e para trocar experiências sobre a sua parte processual. "É muito importante receber pessoas de outros Conselhos", explicou Garcia. "Isto corrobora com a ideia de que a ética é fundamental, já que a primeira missão do Sistema CONFEF/CREFs é zelar pela sociedade", completou.

A palestra de Solange tratou de diversos assuntos, como o objetivo da ética no campo da prática profissional. "Ela é, principalmente, a aplicação de normas morais e técnicas, com base na honestidade, cortesia, responsabilidade e honra", explicou. Além disto, foram elencados os principais valores do Sistema CONFEF/CREFs – comprometimento, responsabilidade social e saber profissional – e quais seriam as virtudes do bom profissional.

Solange discutiu ainda o fluxograma do processo ético e listou as infrações mais frequentes: ofensa moral a aluno, conivência (exercício ilegal), falta da Cédula e desvio de função. Para os presentes, esta parte foi extremamente útil para o compartilhamento de conhecimento e de informações sobre procedimentos e prazos.

Além de membros da Comissão de Ética do CREF2/RS e do Departamento de Fiscalização e Orientação, Joaquim de Jesus (CREF 001060-G/SC) e Joel Casagrande (CREF 000186-G/SC), conselheiros do CREF3/SC; Fernanda Vieira, do Departamento Jurídico do CREF3/SC; Rogério Velinho (CREF 002145-G/PB), presidente da Comissão de Ética Profissional do CREF10/PB-RN; Simone Klein (CREF 006967-G/RS)e Aline Fofonka (CREF 004446-G/RS), da ULBRA Gravataí; Julio Andreazza, da UNIJUÍ; e Renato Müller, representante da Secretaria Municipal de Educação, também estiveram presentes na atividade.

A Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS é formada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), Eliana Flores (CREF 002649-G/RS), Felipe Martinez (CREF 003930-G/RS), Celso Cardoso (CREF 004863-G/RS) e Luiz Augusto Waldemar (CREF 001540-G/RS). Mais informações sobre as ações do grupo aqui.

Ética Profissionaç Comissão de Ética Profissional formação profissional



Comissão de Ética realiza neste sábado evento gratuito para profissionais de Educação Física
28/05/2015
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS vai realizar, no próximo sábado (30), o evento "A Formação Profissional e o Conhecimento da Ética". A atividade, aberta para a participação gratuita de todos os profissionais de Educação Física registrados no Conselho, contará com a palestra de Solange Bueno (CREF 0011236-G/SP), conselheira federal e membro da Comissão de Ética do CONFEF. O evento vai ser realizado no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico), das 9h às 18h. Confirme a sua presença pelo e-mail eventos@crefrs.org.br.



Comissão de Ensino Superior articula encontro de coordenadores de IES
09/01/2014
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Formação Profissional do CREF2/RS reuniu-se no dia 09/01 para articular o próximo encontro de coordenadores dos cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior do estado, com realização em maio. O tema escolhido para ser debatido foi a evasão universitária nos cursos de Educação Física e especialidades. Segundo o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, existem mais de 300 especialidades nos cursos de Educação Física, muitos deles de conteúdo semelhante. A ideia é organizá-los em suas denominações, para evitar o cruzamento de cursos, fortalecendo o ensino e a Profissão. Este processo já foi iniciado pelo CONFEF, que consolidou as áreas utilizando os critérios do Ministério da Saúde, separando-as em Saúde Mental, Coletiva, de Família e de Educação Física Escolar.



Câmara de Atividades Físicas, Aventuras e Esportes na Natureza do CREF2/RS faz sua primeira reunião
17/01/2013
Fonte: CREF2/RS

Ocorreu hoje, dia 17, a primeira reunião da Câmara de Atividades Físicas, Aventuras e Esportes na Natureza do CREF2/RS, que elegeu como seu presidente o Profissional de Educação Física Luís Leandro Grassel. A reunião também definiu a organização do evento “Formação e intervenção profissional nos esportes e atividades de aventura na natureza”, que ocorrerá durante a Convenção Brasil, tradicionalmente realizada na Sogipa, em Porto Alegre no mês de junho. O evento será gratuito e destinado a Profissionais, estudantes e professores, e irá discutir a formação profissional, além de tratar de questões institucionais ligadas ao esporte, convidando secretários de esporte e turismo para discutir questões ligadas ao tema. Também ficou estipulado que 16 federações ligadas a Aventuras e Esportes na Natureza deverão ser contatadas para definirem atuação conjunta com a Câmara.



Nova Câmara é instituída no CREF2/RS: Atividades Físicas, Aventura e Esportes na Natureza
14/12/2012
Fonte: CREF2/RS

Na tarde do dia 13 de dezembro, quinta-feira, o presidente do CREF2/RS Eduardo Merino se reuniu com Raphael Loureiro Borges, Luis Eurico Kerber, Luis Otávio Frasca Rodrigues e Kassius Nitzke, membros da Câmara de Atividades Físicas, Aventura e Esportes na Natureza do Conselho, que foi instituída na ocasião. Durante o encontro, foram discutidas questões como a formação profissional adequada para atuar na área, a segurança de equipamentos e a fiscalização deste tipo de atividade. Foi agendada uma mesa redonda sobre o tema na Convenção Brasil, evento que ocorre no mês de junho na Sogipa, em Porto Alegre, e reúne Profissionais de Educação Física de todo o Estado. Previamente à reunião, será feito um levantamento junto às instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul sobre a existência de disciplinas na área, bem como os Profissionais registrados no Conselho que atuam com esportes na natureza.