Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF em Revista discute questões de gênero na Educação Física Escolar
01/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa as questões relacionadas à diversidade e à igualdade de gênero, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação discute como os profissionais de Educação Física que atuam nas escolas devem agir frente aos conflitos que surgem diariamente, desconstruindo a oposição que existe entre o masculino e o feminino.

Com o intuito complementar o debate sobre este assunto, a reportagem de capa é acompanhada pelo perfil de Eduarda Luizelli (CREF 004280-G/RS), uma das profissionais pioneiras na disseminação do futebol feminino do Rio Grande do Sul. Há ainda matérias sobre os benefícios da caminhada nórdica, sobre a presença da ginástica rítmica gaúcha nos Jogos Escolares da Juventude, sobre as ações de fiscalização realizadas pelo CREF2/RS na fronteira com Santa Catarina e sobre o Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, ocorrido em Torres.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral.

revista diversidade gênero futebol feminino



FADERS realiza curso de formação pedagógica em Paradesporto em Eldorado
13/04/2018
Fonte: FADERS

A FADERS - Acessibilidade e Inclusão, órgão gestor estadual da política pública para área da acessibilidade e inclusão, tem procurado disseminar este conceito para os 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, interagindo com os gestores públicos e a comunidade. Nesta esteira, com o objetivo ampliar a consciência da sociedade sobre importantes assuntos relativos às pessoas com deficiência e tratar a inclusão como um conceito evolutivo do viver em comunidade, onde todos sejam reconhecidos como pessoas com iguais direitos e expectativas no contribuir e usufruir da convivência, realizaremos a Formação Pedagógica em Paradesporto no município de Eldorado do Sul no dia 17 de abril de 2018.

Este será um evento regional, mobilizando os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, quais sejam: Arroio Dos Ratos, Barão Do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado Do Sul, General Câmara, Minas Do Leão, São Jerônimo, Triunfo. Serão disponibilizadas duas turmas, manhã e tarde, com carga horária de 4h cada, a escolher no momento da inscrição.

A Formação Pedagógica em Paradesporto tem como público alvo profissionais de educação física, monitores, professores das séries iniciais, professores do AEE e /ou sala de recursos, associações esportivas e paradesportivas, Conselho de Direitos das Pessoas com Deficiência. Esta formação objetiva proporcionar um ensino mais humano, respeitando a diversidade, resolvendo situações novas, aplicando conhecimentos e habilidades, analisando, avaliando e percebendo as diferentes possibilidades e diferentes caminhos traçados historicamente, possibilitando a convivência e o reconhecimento do outro em todas as suas dimensões.

Serão abordados os seguintes conteúdos: A atividade física como direito inalienável da Pessoa com Deficiência; Classificação Funcional, Atividade Física Inclusiva, Paradesporto - Circuito das seguintes modalidades paralímpicas: Voleibol Sentado, Bocha Paralímpica, Goallball, Montagem do circuito DMP/RS (Dia Movimento Paralímpico).

As inscrições gratuitas podem ser realizadas através do link: http://www.faders.rs.gov.br/servicos/10/3537

Paradesporto



CREF2/RS participa do Dia Mundial da Saúde na Praça da Alfândega
11/04/2017
Fonte: Assessoria/PMPA

Na última sexta-feira, dia 7, o CREF2/RS, junto aos conselhos que compõe a Câmara da Saúde do Fórum/RS e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, estiveram na Praça da Alfândega, da 9h às 17h, para orientar a população a manter a qualidade de vida e dar dicas de alimentação saudável no sentido de prevenir a depressão.

A programação teve aulas de Yoga, Tai Chi Chuan, alongamento e dança, dicas de preservação do meio ambiente, atividades para idosos, rodas de conversa e oficinas de Abayomi, valorizando a diversidade cultural. Profissionais de diversas áreas da saúde e parceiros deram dicas de saúde, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, com lançamento de livro e horta comunitária.

A Unidade de Saúde Vila Safira, localizada no bairro Mário Quintana, levou à praça o projeto de educação alimentar "Na medida certa", que reúne um grupo de 30 participantes da comunidade. Os encontros são quinzenais, com acompanhamento multiprofissional para avaliar pressão arterial, colesterol, glicose, índice de massa corporal e atropometria. "Nosso estilo de vida influencia na saúde física e emocional. Então, quando a pessoa está de bem com a vida, isso reflete no bem-estar geral consigo mesma", avalia a médica e coordenadora da US, Estela Gomes.

A Câmara da Saúde do Fórum/RS foi representada no evento pelos conselhos regionais de Nutrição, Biologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física. No local, as autarquias prestaram informações de forma geral para a população, instruindo sobre as atividades dos conselhos profissionais.

Dia Mundial da Saúde



“Arrastão da Saúde” marca o sábado dos veranistas na orla de Tramandaí
19/01/2016
Fonte: CREF2/RS

Na manhã deste sábado (16), a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do RS esteve presente na orla de Tramandaí realizando o “Arrastão da Saúde”, atividade que marcou a sexta edição do Circuito da Saúde. Representantes dos Conselhos de nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, profissionais de Educação Física e médicos veterinários percorreram a praia distribuindo aproximadamente 500 kits de informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças.

Na ação estiveram presentes o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF 002782-G/RS) e a conselheira Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS). Segundo Lauro, este tipo de evento é uma excelente oportunidade para reforçar a importância dos Conselhos Profissionais na proteção dos serviços prestados à população. “Esta caminhada ajuda a esclarecer a diversidade da atuação dos Conselhos e o nosso compromisso com a saúde integral, a cidadania e a qualidade de vida”.

FÓRUM RS - Câmara da Saúde



Seminário do CRN-2 debate questões relativas à água
27/10/2015
Fonte: CRN-2

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) já abriu as inscrições para o III Seminário Temático: Águas, evento que ocorrerá das 17h30min às 20h no dia 29 de outubro, no Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista/IPA, em Porto Alegre. O Seminário faz parte Semana Mundial da Alimentação e debaterá questões que envolvem a água, como ameaças, soluções, desafios e sua influência para a segurança alimentar e nutricional, além da responsabilidade socioambiental da população.

Entre os palestrantes, destaca-se a presença do biólogo Jackson Muller, professor da Unisinos, ex-diretor e ex-secretário de Meio Ambiente em Estância Velha e Novo Hamburgo, chefe de planejamento e diretor técnico da Fepam. Muller tem livros e artigos publicados sobre o tema e é doutorando em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Unisinos, com ênfase em serviços ecossistêmicos. Também participam as nutricionistas Maria Cristina Gallas e Rosani Sommer Bertão e o engenheiro da Corsan Igor Carraro.

As inscrições, gratuitas e abertas à população, devem ser feitas pelo e-mail crn2@crn2.org.br

Conselho Regional de Nutricionistas



Conselho participa da Semana Acadêmica da URI Frederico Westphalen
18/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na segunda-feira (15), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) representou o CREF2/RS na IV Semana Acadêmica do curso de Educação Física da URI Frederico Westphalen. O presidente licenciado do Conselho ministrou a palestra "Educação Física e a Diversidade". A atividade, realizada no Salão de Atos da universidade, marcou a abertura oficial do evento.

Na sua apresentação, Merino falou sobre a regulamentação da Educação Física e como foi o processo histórico até a sua implementação, em 1998. Além disto, foram abordados temas como o Código de Ética, o mercado de trabalho e as diversas possibilidades de atuação que o profissional possui, respaldadas pela Lei Federal 9.696/98, que estabeleceu a profissão e criou o Conselho Federal e os respectivos Conselhos Regionais de Educação Física.

Com minicursos, outras palestras e mostras de trabalhos científicos, a IV Semana Acadêmica da URI Frederico Westphalen se estende até a próxima sexta-feira (19). A programação completa você confere aqui.



Homenageadas empresas com mais de 10 anos de ginástica laboral implementadas
02/12/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Ginástica Laboral completou um ano de existência promovendo, no dia 22 de novembro o evento O Profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral na Assembleia Legislativa do RS. Na ocasião, o Conselho homenageou 15 empresas gaúchas que possuem mais de 10 anos de adoção do Programa de Ginástica Laboral, no evento ""O Profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral"". O exercício físico orientado pelo Profissional de Educação Física é o meio principal de um processo educativo para se promover o estilo de vida saudável do trabalhador e a Ginástica Laboral demanda processos de desenvolvimentos individuais , organizacionais e sociais, competências as quais são pertinentes ao âmbito dessa classe profissional.
Segundo o presidente da Câmara de Ginástica Laboral do CREF2/RS, Lauro Aguiar, a Ginástica Laboral a Ginástica Laboral foi desenvolvida para atender de forma adequada as necessidades dos trabalhadores, no sentido da sua preparação física , postural e sociocultural frente aos desafios dos modernos ambientes de trabalho ""A atividade integra os funcionários de 8 a 12 minutos em até três vezes por semana com uma série de exercícios que podem incluir o yoga no trabalho, a ginástica funcional, o tai chi chuan e o pilates laboral"", explica. Aguiar explica que a ginástica laboral iniciou pioneiramente no Rio Grande do Sul em 1978, com cinco empresas. Atualmente, são milhares de empresas praticando a ginástica laboral em todo o País, sendo o Brasil atualmente o local onde existem mais empresas de ginástica laboral na América Latina. É portanto um conjunto de atividades com duração média de 10 a 15 minutos , composto por exercícios físicos, dinâmicos de grupos, técnicas de relaxamento , atividades lúdicas e recreativas , jogos cooperativos , exercícios e técnicas respiratórias , técnicas orientais , educação e orientação postural e/ou outras atividades correlatas , com ou sem a utilização de equipamentos diversos( bolas, aparelhos de som , bastões , elásticos , bolinhas,etc.).
Aguiar explica que as aulas de Ginástica Laboral são realizadas dentro do horário da jornada de trabalho e no ambiente da empresa , fato que dispensa investimentos em espaços especializados . As atividades devem ser adequadas ao ambiente de trabalho, vestimentas e diversidade de idade e sexo dos empregados participantes. ""Por realizar-se durante a jornada laborativa deduz-se que os trabalhadores participantes tratam-se de pessoas aptas às atividades proposta pelo Programa"", avalia.