Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 100 participantes em Porto Alegre
11/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 10 de setembro, o Conselho promoveu a primeira edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Porto Alegre. A atividade, realizada na Fadergs, reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Depois de uma breve fala inicial do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar, até a medalha conquistada na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou dois vídeos sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Com quatro dinâmicas que envolveram todos os presentes, em que foram utilizados balões, bolas de tênis e música, Miryam ainda trouxe para o público um pouco da parte lúdica da Educação Física Escolar. “A prática, como as atividades que experimentamos aqui, proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Mais informações serão divulgadas em breve.

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



CREF2/RS participa do Dia do Profissional de Educação Física de Uruguaiana
06/09/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou, no dia 30 de agosto, da cerimônia alusiva ao Dia do Profissional de Educação Física, realizada pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Na ocasião, foram premiados com certificado e medalha de mérito esportivo os profissionais de Educação Física Glademir Almeida (CREF 000586-G/RS) e Verônica Vargas (CREF 000580-G/RS), além de Jaqueline Barbosa, Mércia Siqueira, Jorge Borges, Álvaro Ávila, Madalena Mesquita e Rômulo Barreto. Logo após, o assessor de Fiscalização do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) realizou palestra "A Importância da Regularidade na Valorização Profissional".

Segundo o organizador do evento, Ismael Sanchotene (CREF 021833-G/RS), a celebração já é uma tradição em Uruguaiana e tem como objetivo valorizar a profissão e o reconhecimento da sociedade. "Em 2020, faremos a décima edição, quando pretendemos organizar várias atividades e práticas esportivas para toda a Fronteira Oeste", salientou.

Dia do Profissional de Educação Física Uruguaiana Fiscalização



CREF2/RS inicia comemoração de 20 anos com ciclo de palestras em Porto Alegre
20/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai realizar, no segundo semestre de 2019, um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A primeira edição da atividade ocorrerá na em Porto Alegre, no dia 10 de setembro, e vai contar com as palestras “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, a primeira etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Lajeado e Santa Maria.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, na capital, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com cinco medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017 e 2018.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola” e já ministrou cursos sobre inclusão escolar em diversas cidades.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



Comissão de Educação Física Escolar elege nova presidente
05/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Na terça-feira, dia 27 de novembro, a Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS esteve reunida na sede do Conselho. O encontro, que contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), elegeu a conselheira Marcia como a nova presidente da Comissão e o conselheiro Clery como secretário.

Entre as deliberações da reunião, a Comissão decidiu fazer um levantamento de todos os cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado, listando o seus respectivos coordenadores. A ideia é, com essas informações, estudar a viabilidade da realização de quatro encontros regionais, entre o Conselho e as Instituições de Ensino, nos municípios de Ijuí, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana. O objetivo desses encontros é proporcionar uma maior proximidade da Comissão junto aos professores, acadêmicos e à sociedade.

Além disso, a Comissão aprovou também a proposta para a realização do VIII Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em 2019. O formato do evento ainda está aberto à sugestões de profissionais e de conselheiros. As reuniões da Comissão de Educação Física Escolar irã continuar ocorrendo duas vezes por mês.

Comissões Educação Física Escolar



Prefeitura de Uruguaiana e CREF2/RS homenageiam profissionais de Educação Física
10/09/2018
Fonte: Prefeitura Municipal de Uruguaiana

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a prefeitura municipal de Uruguaiana, através da secretaria municipal de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC), e o CREF2/RS entregaram no dia 31 de agosto 13 certificados de honra ao mérito a profissionais de Educação Física e a desportistas locais. “Eles receberam esta distinção nesta importante data pelos relevantes serviços prestados à comunidade”, ressaltou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Paulo Kleinubing.

O prefeito Ronnie Mello acrescentou que o esporte é fundamental para o desenvolvimento de qualquer comunidade, principalmente quando ele está alinhado à educação. “Temos exemplos incontáveis de como o esporte salva vidas”, lembrou. “E por isso, temos uma atenção especial ao desenvolvimento de práticas esportivas em conjunto com a educação. Continuaremos investindo no desenvolvimento de atividades relacionadas ao tema, e incentivando principalmente as crianças a cultura em torno do esporte”, finalizou.

Durante o evento, a coordenadora do Centro Esportivo Zona Leste, professora Juliane Alves, fez uma ampla explanação sobre todos os projetos desenvolvidos pela SMELC na Administração Municipal. Finalizando a programação, foi proferida a palestra da presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, conselheira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), que abordou o tema “Desafios e Perspectivas da Educação Física”.

Dia do Profissional de Educação Física



Prefeitura de Uruguaiana prepara comemorações ao Dia do Profissional de Educação Física
30/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura e do Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS), realizarão uma série atividades alusivas ao Dia do Profissional de Educação Física, que acontecem na sexta-feira, dia 31 de Agosto, às 8h30min, na Praça Barão do Rio Branco. Na, ocasião, haverá atividades esportivas, ginástica, dicas de saúde, verificação do índice de massa corporal gratuito, além de atividades recreativas e de lazer.

À noite, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a partir das 19h, serão entregues os certificados de honra ao mérito aos profissionais de Educação Física e a desportistas. Logo após, será proferida a palestra da presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS), professora Miryam Brauch, que abordará o tema “Desafios e perspectivas da Educação Física”.

Evento: Dia do Profissional de Educação Física
Dia: sexta feira, dia 31 de agosto
Local: Salão Nobre da Prefeitura
Horário: 19 horas
Mais informações (55) 3413-6201

1º de Setembro



CREF2/RS fecha uma academia e autua outras nove irregulares
28/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na segunda semana de agosto, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 38 fiscalizações, fechando uma academia em Uruguaiana por não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades. Ao todo, 10 denúncias foram totalmente atendidas, resultando em nove estabelecimentos autuados. Destas irregularidades, constatou-se quatro academias sem registro da empresa, outras quatro funcionando sem profissional presente no momento da visita, além de uma academia permitir a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão, além de outra descumprir o Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

Entre os dias 12 e 18 de agosto, oito pessoas foram autuadas por alguma infração, sendo flagrados um leigo em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, outros três Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes as suas funções. Os fiscais também constataram um profissional atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, além de dois diplomados sem registro profissional.

Em seu trabalho interno, o DEFOR protocolou 54 novas denúncias através do formulário no site e emitiu novas 32 notificações, além de encaminhar 11 processos de Ação Civil Pública (ACP) para empresas sem registro. As cidades visitadas pelos fiscais na segunda semana de agosto foram Uruguaiana, São Leopoldo e Triunfo. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



De provisionado em Tênis a bacharel laureado
15/01/2018
Fonte: CREF2/RS

O provisionado em Tênis Rodrigo Ferreiro (CREF 005153-G/RS) formou-se bacharel em Educação Física na Faculdade Sogipa na última sexta-feira, dia 12 Janeiro. Após a cerimônia, a Cédula de Identidade Profissional foi entregue ao profissional de Educação Física pela Conselheira Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS). Rodrigo também foi o acadêmico laureado da turma de formandos. O novo bacharel possui uma carreira vitoriosa como tenista profissional, tendo jogado na Alemanha por quase uma década, além de treinar tenistas juvenis, amadores e profissionais.

Apesar de já possuir o registro de provisionado junto ao CREF2/RS, Rodrigo optou por cursar a faculdade de Educação Física por achar necessário agregar conhecimento científico a grande experiência prática adquirida em mais de duas décadas em que foi jogador profissional e treinador. “Por meio de todo o conhecimento científico que tive durante a faculdade, posso afirmar que hoje sou um profissional de Educação Física e treinador de tênis muito mais preparado para encarar os desafios que este esporte oferece. Antes eu só tinha a prática. Com a teoria, fui aprimorando os meus treinamentos.”, avalia.

Nascido em Uruguaiana e com 45 anos atualmente, Rodrigo começou a jogar tênis aos seis anos. Com 12, ele veio a Porto Alegre a convite de um centro de treinamento. Logo começou a disputar torneios da Federação Gaúcha de Tênis, entidade que convocava os melhores atletas de cada categoria no estado. Dos 14 aos 18 anos, permaneceu entre os três melhores tenistas do Brasil. Após esta etapa, ele se profissionalizou, estando entre os 300 melhores tenistas do mundo no ranking da Association of Tennis Professionals - ATP. Em 1997, o tenista foi contratado para jogar profissionalmente na Alemanha, disputando campeonatos interclubes por oito anos. De volta ao Brasil, Rodrigo iniciou sua carreira como treinador, dedicando-se principalmente a desenvolver a carreira de tenista do seu irmão, Franco Ferreiro, que ocupou a posição número 62 do mundo pelo ranking de duplas da ATP.

Formatura



De provisionado em Tênis a bacharel laureado
15/01/2018
Fonte: CREF2/RS

O provisionado em Tênis Rodrigo Ferreiro (CREF 005153-G/RS) formou-se bacharel em Educação Física na Faculdade Sogipa na última sexta-feira, dia 12 Janeiro. Após a cerimônia, a Cédula de Identidade Profissional foi entregue ao profissional de Educação Física pela Conselheira Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS). Rodrigo também foi o acadêmico laureado da turma de formandos. O bacharel possui uma carreira vitoriosa como tenista profissional, tendo jogado na Alemanha por quase uma década, além de ter treinado tenistas juvenis, amadores e profissionais.

Apesar de já possuir o registro de provisionado junto ao CREF2/RS, Rodrigo optou por cursar a faculdade de Educação Física por achar necessário agregar conhecimento científico a grande experiência prática adquirida por mais de duas décadas em que foi jogador profissional e treinador. “Por meio de todo o conhecimento científico que tive durante a faculdade, posso afirmar que hoje sou um profissional de Educação Física e treinador de tênis completo, muito mais preparado para encarar grandes desafios que este esporte oferece. Antes, eu só tinha a prática. Com a teoria, eu fui aprimorando os meus treinamentos. Fiz a escolha certa”, avalia.

Nascido em Uruguaiana e atualmente com 45 anos, Rodrigo começou a jogar tênis aos seis anos. Com 12 anos, ele vem a Porto Alegre a convite de um centro de treinamento. Logo, começou a disputar torneios da Federação Gaúcha de Tênis, entidade que convocava os melhores atletas de cada categoria no estado. Dos 14 aos 18 anos, sempre esteve entre os três melhores tenistas do Brasil. Após esta etapa, Rodrigo se profissionalizou, disputando entre os 300 melhores tenistas do mundo no ranking da Association of Tennis Professionals - ATP. Em 1997, o tenista foi contratado por um clube sediado na Alemanha, país em que permaneceu disputando campeonatos interclubes por oito anos. De volta ao Brasil, Rodrigo iniciou sua carreira como treinador, dedicando-se principalmente a desenvolver a carreira de tenista do seu irmão, Franco Ferreiro, que ocupou a posição número 62 do mundo pelo ranking de duplas da ATP.

Formatura



Fiscalização do CREF2/RS fecha uma academia e faz mais de 80 autuações na primeira semana de dezembro
18/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Na primeira semana de dezembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam uma academia e realizaram mais de 80 autuações em todo o Estado. O estabelecimento que teve as suas atividades suspensas, em Osório, não possuía registro e não contava com um profissional habilitado no momento da vista. Para voltar a atender o público, precisará regularizar primeiramente a sua situação.

Entre os dias 3 e 9 de dezembro, 15 denúncias também foram atendidas e 41 empresas foram notificadas, sendo cinco por não terem registro, 12 por não contarem com um profissional ministrando as atividades no local e nove por estarem permitindo o exercício ilegal da profissão. Outras três academias foram autuadas por estarem descumprindo o Termo de Cooperação previamente assinado com o CREF2/RS.

Os agentes fiscais do CREF2/RS ainda autuaram 40 pessoas por algum tipo de infração, sendo dez por exercício ilegal da profissão, oito por estarem fora da área de atuação (Licenciados atuando como Bacharéis), 16 RT’s descumprindo as obrigações inerentes ao cargo e seis diplomados por estarem trabalhando sem registro. Dois Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) foram abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas e 21 novos Termos de Cooperação foram firmados com estabelecimento que se comprometeram em regularizar a sua situação e cumprir a Legislação.

Além de Osório, os municípios visitados durante a primeira semana de dezembro foram Vila Maria, Camargo, Nova Alvorada, Soledade, Venâncio Aires, Vera Cruz, Encruzilhada do Sul, Vacaria, Lagoa Vermelha, Uruguaiana, Sapiranga, Portão, Lindolfo Collor, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

Fiscalização DEFOR



CREF2/RS atende em Novo Hamburgo em 26 de setembro
18/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS estará em Novo Hamburgo em 26 de setembro. No local, a equipe do Conselho oferecerá os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento pode ser feito até o dia 24 de setembro aqui. Diretamente no local, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.



Interiorizasul Uruguaiana
Data: 26/09/2017
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Horário: das 10:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:30
Endereço: Rua David Canabarro, 20 – 2º andar (Procon NH)

Interiorizasul



CREF2/RS atende em Uruguaiana e São Gabriel a partir de amanhã
11/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, o CREF2/RS atenderá em Uruguaiana e São Gabriel, de amanhã até quinta-feira. Entre os dias 12 e 14 de setembro, a equipe do Conselho vai chegar nestas duas cidades para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

Interiorizasul Uruguaiana
Data: 12 de setembro, terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura
Endereço: Rua Padre Anchieta, 2795

Interiorizasul São Gabriel
Datas: 13 de setembro, quarta-feira, das 15h às 18h; 14 de setembro, quinta-feira, das 9h às 11h
Local: URCAMP Campus III
Endereço: Avenida Antonio Trilha, 792

Interiorizasul Uruguaiana São Gabriel



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.

Troféu Destaque



Interiorizasul visita Uruguaiana e São Gabriel na próxima semana
04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS estará em Uruguaiana e São Gabriel, já na próxima semana. Entre os dias 12 e 14 de setembro, a equipe do Conselho vai chegar nestes locais para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento pode ser feito até sexta-feira, dia 8 de setembro. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e também informa previamente os documentos imprescindíveis para cada um dos procedimentso. Clique aqui para fazer. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Uruguaiana
Data: 12 de setembro, terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura
Endereço: Rua Padre Anchieta, 2795
Agendamento disponível até dia 8 de setembro

Interiorizasul São Gabriel
Datas: 13 de setembro, quarta-feira, das 15h às 18h; 14 de setembro, quinta-feira, das 9h às 11h
Local: URCAMP Campus III
Endereço: Avenida Antonio Trilha, 792
Agendamento disponível até dia 8 de setembro

Interiorizasul Uruguaiana São Gabriel



Fiscalização fecha 3 academias irregulares e autua 27 estabelecimentos na segunda semana de setembro
22/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS, na segunda semana de setembro, fechou três academias irregulares no interior e autuou outros 27 estabelecimentos, em todo o Rio Grande do Sul, por algum tipo de infração. Entre as empresas notificadas, 14 não possuíam registro e oito não contavam um profissional habilitado no momento da visita. Os estabelecimentos que tiveram as atividades suspensas, nas cidades de Miraguaí, Santo Augusto e Cândido Godói, vão precisar regular a sua situação antes de voltar a atender.

As ações de fiscalização, realizadas entre os dias 12 e 16 de setembro, também contaram com a parceria da Vigilância Sanitária, na cidade de Uruguaiana, e ainda autuaram oito pessoas por exercício ilegal da profissão. Ao todo, foram feitas 73 visitas e atendidas 30 denúncias neste período. Além dos municípios já mencionados, o DEFOR também passou por Santa Rosa, Campina das Missões, Tucunduva, Salvador das Missões, Passo Fundo, Barros Cassal, Marau, Alegrete, Três Passos e Esperança do Sul, entre outras mais, totalizando 4961 quilômetros rodados.

O CREF2/RS segue à disposição para receber e averiguar irregularidades praticadas por Pessoa Física ou Jurídica em exercício ilegal ou irregular da profissão – ou que não zelem pela saúde física de seus clientes. Preencha este formulário de denúncia e contribua com o trabalho da Fiscalização.

Fiscalização DEFOR



CREF2/RS realiza palestras em Antônio Prado e Uruguaiana para comemorar Dia do Profissional de Educação Física
05/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, representado pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) e pela agente de Fiscalização Denise Candaten (CREF 010750-G/RS), esteve na Prefeitura de Municipal de Antônio Prado, na última quarta-feira, dia 31 de agosto, para uma palestra. A apresentação, feita para os profissionais de Educação Física da cidade, abordou os desafios e as conquistas da profissão, bem como o trabalho desempenhado pelo Conselho.

O encontro, realizado como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, também ocorreu em Uruguaiana na quinta-feira, dia 1º de setembro. A palestra, mais uma vez ministrada pela Conselheira, foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Uruguaiana e, além dos profissionais, também reuniu acadêmicos do curso para um debate sobre as duas áreas de intervenção, licenciatura e bacharelado. Ao total, 150 pessoas compareceram aos dois eventos.

Como destacou Marcia, as palestras foram muito proveitosas e importantes para o CREF2/RS, já que contaram com a participação ativa da plateia, que colaborou com questionamentos e interações. “Além disto, tivemos a oportunidade de entregar o nosso material de divulgação para parte da Serra e da Fronteira Oeste do Estado, sobretudo para professores, coordenadores de curso, acadêmicos e demais pessoas que atuam na área”, acrescentou. “Também ficou acordado que faremos visitas às escolas de Antônio Prado para falar sobre a importância das aulas de Educação Física serem ministradas por profissionais habilitados, atendendo as premissas da legislação”, concluiu.

Eventos palestras



DEFOR fecha duas academias na semana passada
30/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 20 e 25 de junho, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitaram 25 municípios e percorreram 4.072 km pelas estradas do Estado. Nas diligências, os fiscais fecharam duas academias, uma em Bom Retiro do Sul e outra em Muçum - ambas por não apresentarem profissional de Educação Física habilitado. Ao todo, foram visitados 83 estabelecimentos e abertos 15 novos Processos Administrativos de Fiscalização.

Os municípios fiscalizados foram Colinas; Westfália; Paverama; Bom Retiro do Sul; Vespasiano Correa; Dois Lajeados; Muçum; Forquetinha; Travesseiro; Marques de Souza; Sério; Poço das Antas; Itapuca; Fazenda Vilanova; Tabai; Teutonia; São Gabriel; Uruguaiana; Barra do Quaraí; Itaqui; São Borja; Alegrete; Cachoeirinha; Gravataí; Alvorada e Porto Alegre.

DEFOR



Interiorizasul visita Uruguaiana e Alegrete na próxima semana
02/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Para estar mais perto dos dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. A primeira ação de 2016 será nos dias 9 e 10 de março, em Alegrete e Uruguaiana, respectivamente. Nestes municípios, os funcionários do CREF2/RS oferecerão aos profissionais de Educação Física os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo Conselho e efetuar novos registros.

Para facilitar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito com antecedência por aqui. Além de uma forma para aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Uruguaiana
Data: 9 de março, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Endereço: Rua Padre Anchieta, 2795 – São Miguel (antiga Juventude Atlético Clube)

Interiorizasul Alegrete
Data: 10 de março, quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: URCAMP – Prédio Central
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 47 – Centro

Interiorizasul



Interiorizasul 2016 inicia suas atividades em março com visitas a Uruguaiana e Alegrete
01/02/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dá a largada ao projeto Interiorizasul 2016 visitando Uruguaiana, em 9 de março, e Alegrete, no dia 10 de março. Nestes municípios, os funcionários do CREF2/RS prestarão serviços de atualização cadastral, entrega de cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo Conselho e efetuar novos registros.

Você pode agilizar seu atendimento agendando antecipadamente por aqui. Além de uma forma para aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Uruguaiana
Data: 9 de março, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Endereço: Rua Padre Anchieta, 2795, Bairro São Miguel – antigo Juventude Atlético Clube

Interiorizasul Alegrete
Data: 10 de março, quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: URCAMP – Prédio Central
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 47, Bairro Centro

Interiorizasul



CREF2/RS fecha duas academias no interior do Estado
21/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 14 e 18 de setembro, as equipes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS estiveram presentes em 20 municípios do interior do Estado, além de Porto Alegre e Região Metropolitana. No dia 15, uma academia foi fechada na Região de Rodeio Bonito por ficar constatado o exercício ilegal da profissão, além do local não contar com um profissional de Educação Física orientando as atividades. No dia 16, na Região de Ametista do Sul, um estabelecimento teve suas atividades suspensas pela falta do profissional de Educação Física orientando as atividades. Para voltarem a funcionar, as academias devem regularizar sua situação junto ao CREF2/RS e manter profissionais habilitados em Educação Física orientando as atividades. Entre os 20 municípios fiscalizados, estão Uruguaiana, São Borja, Bagé, Dom Pedrito, Seberi e Pinheiro Machado.

DEFOR



CREF2/RS homenageia pioneiros da Educação Física no Estado
21/10/2014

Na última sexta-feira (17), o CREF2/RS homenageou Arnóbio Sigaran (CREF 003284-P/RS) e Dionísio Felix (CREF 003283-P/RS) com o Diploma de Comprovado Saber, em reconhecimento às atuações e trajetórias profissionais. Pioneiros da Educação Física no Rio Grande do Sul, Sigaran foi o proprietário da primeira academia do Estado e Felix o primeiro a abrir mesmo negócio em Uruguaiana.

A homenagem, realizada na sede do Conselho, contou ainda com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e da conselheira Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS). "Trata-se de premiação especial do CREF2/RS, pelo trabalho de muitos anos", explicou a Presidente. Na cerimônia, Sigaran e Felix falaram sobre como era ter negócio próprio numa época em que "havia preconceito com a Educação Física, principalmente por parte dos médicos". "Tivemos que conquistar espaço. Os benefícios da atividade física são inegáveis e hoje a realidade é diferente", relatou Felix.

Com 50 anos de dedicação ao culturismo e à musculação, Sigaran foi o criador do Ginásio Sparta e também da Federação Gaúcha de Culturismo. "Quando comecei, não existia academia. Mas em 1963, ano da Universíade em Porto Alegre, a musculação ganhou espaço porque os atletas europeus treinavam para as competições", relembrou. No final da cerimônia, Carmen e Miryam comentaram que a história dos dois é muito importante para o CREF2/RS e que deveriam ser transformadas em livro de memórias.



CREF2/RS atende em Uruguaiana e Alegrete nesta semana
15/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Com objetivo de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Entre terça (16) e quarta-feira (17), o Conselho estará em Uruguaiana e Alegrete, para oferecer aos profissionais de Educação Física dos municípios e da região os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder demais informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

Interiorizasul Uruguaiana
Data: 16/09 (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Endereço: Rua Padre Anchieta, 2795

Interiorizasul Alegrete
Data: 17/09 (quarta-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: URCAMP – Prédio Central
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 47



Interiorizasul visita Uruguaiana e Alegrete em setembro
09/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Neste mês, o Conselho estará em Uruguaiana e Alegrete, para oferecer aos profissionais de Educação Física dos municípios e da Fronteira Oeste os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

Para maior comodidade, o atendimento pode ser agendado previamente aqui.

Interiorizasul Uruguaiana
Data: 16/09 (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Endereço: Rua Padre Anchieta, 2795

Interiorizasul Alegrete
Data: 17/09 (quarta-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: URCAMP – Prédio Central
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 47



Cerimônia do Troféu Destaque 2012 é prestigiada por Profissionais e autoridades
31/08/2012
Fonte: CREF2/RS

Os Profissionais de Educação Física e autoridades estiveram presentes no dia 30 de agosto, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa para a cerimônia de entrega do Troféu Destaque e das homenagens aos estabelecimentos que completaram mais de 10 anos de registro no CREF2/RS em 2012. O evento congregou e emocionou a todos, sendo encerrado com a apresentação do Guri de Uruguaiana, com suas várias versões do Canto Alegretense.

O presidente do Conselho, Eduardo Merino, reafirmou em seu discurso o papel preponderante da Educação Física na geração de saúde da população. “Quando iniciei minha carreira, éramos vistos como os profissionais do futuro. Este tempo já chegou e a nossa atuação garante que os usuários dos nossos serviços sejam atendidos com segurança e qualidade”. Merino explicou que se hoje existem Profissionais capacitados e qualificados na promoção da saúde, isto se deve a regulamentação e a constante fiscalização da Profissão. Apesar das conquistas, ele lembrou que a luta pela inclusão do Profissional registrado na Educação Física Escolar nos NASFs são objetivos a serem alcançados.

O Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, prestigiou o evento e afirmou que sua trajetória política foi marcada pelo diálogo com os Profissionais de Educação Física. “Nossa relação com o CREF2/RS vem de longa data, pois sempre ressaltamos o papel social desta categoria e do seu Conselho no acompanhamento do bem estar e da saúde da população”.

O secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer e Conselheiro do CREF2/RS, Edgar Meurer, explicou que cada vez mais são visíveis os avanços e as conquistas da Educação Física. “Os Profissionais de Educação Fisica, ao longo do tempo, têm aumentado cada vez mais a sua função social em todas as áreas e manifestações da sociedade”.