Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS realiza CongregaCREF em Caxias do Sul no início de novembro
15/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu 20º aniversário, o CREF2/RS vai promover, em Caxias do Sul, no dia 9 de novembro, a quinta edição do CongregaCREF. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com palestras e debates, levando ao público a vivência do conhecimento nas mais diferentes áreas da profissão.

Você pode se inscrever gratuitamente neste link. As vagas são limitadas.

Em sua programação, o CongregaCREF terá como palestrantes Gustavo Callegari (CREF 004922-G/RS), falando sobre o tema "AC/DC - antes do CrossFit e depois do CrossFit, como este esporte mudou a prescrição do treinamento"; Felipe Machado (CREF 008513-G/RS), discorrendo sobre "Motiva-AÇÃO! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado"; Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ), com a apresentação "Exercícios de força para performance, prevenção de lesões e reabilitação"; e Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS), expondo o tema "Educação Física escolar: desafios da docência na contemporaneidade".

CONGREGACREF – V Seminário Sul Brasileiro de Educação Física – Caxias do Sul
Data e horário: 9 de novembro, sábado, das 8h às 17h
Local: Hotel Intercity Caxias do Sul
Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 – Sanvitto
* Haverá emissão de certificado de 8 horas/aula para todos os presentes.

CongregaCREF



Travessia Torres Tramandaí é tema de evento em Caxias do Sul nesta quarta-feira
14/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, irá ocorrer, em Caxias do Sul, o evento 1º Encontro da Corrida, com o tema “Travessia Torres Tramandaí: corrida ou gincana?”. O evento, previsto para iniciar às 19h, vai contar com uma palestra com Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS).

Com pós-graduação em gestão empreendedora e em marketing, Nadin e técnico de atletismo e já participou de cursos e seminários relacionados à Gestão de Pessoas pela Eberle e pela Fundação Marcopolo, onde foi também Diretor da Rústica e chefe das delegações esportivas, no âmbito estadual, nacional e internacional.

O 1º Encontro da Corrida será na Biostore, localizada no bairro São Pelegrino, com entrada gratuita para todos os interessados. As inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

1º Encontro da Corrida
Com a palestra “Travessia Torres Tramandaí: corrida ou gincana?”, ministrada por Zelfino Nardin (CREF 004846-G/RS)
Data e horário: 16 de janeiro, quarta-feira, a partir das 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – Bairro São Pelegrino
Informações: (54) 2992-2402
Entrada gratuita e inscrições no local

eventos corrida de rua caxias



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para dois dias de palestras
27/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no Centro Universitário Metodista IPA. O evento teve como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, por meio de seis palestras, abrangendo diversas áreas e abordando as conquistas e os desafios dos 20 anos de regulamentação da profissão. A mesa de abertura foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo reitor do IPA Norberto Garin, pela conselheira e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pelo conselheiro federal do CONFEF Sérgio Sartori (CREF 000003-G/RJ).

Com a palestra “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, Sérgio Sartori relembrou a histórica luta pela regulamentação, que remonta aos anos 40. “A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, em 1946”, afirmou. Segundo Sartori, o gaúcho Benno Becker (CREF 001644-G/RS) coordenou a segunda fase do processo, quando foi apresentado pelo deputado federal Darcy Pozza o primeiro projeto de lei à Câmara dos Deputados. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1989, mas vetada posteriormente pelo presidente José Sarney.

No início de 1994, a APEF-RJ retomou a luta e, por meio de um grupo de professores, lançou o Movimento Nacional pela Regulamentação do Profissional de Educação Física, no início de 1995. “Para deflagrar o processo formalmente, o deputado federal Eduardo Mascarenhas apresentou um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro de 1997, foi aprovado por unanimidade e remetido à Comissão de Constituição e Justiça. Em 1º de setembro de 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 9.696/98”, comemorou.

Já André Lopes (CREF 008061-G/RS) realizou uma palestra intitulada “Hipertrofia Muscular: Mitos, Verdades e Atualizações”. De forma descontraída, Lopes iniciou sua fala dando dicas de como criar e realizar projetos de sucesso baseados em novas ideias. “O atual estágio da nossa sociedade é baseado na informação, basicamente veiculada pela Internet. As pessoas passam em média 30 horas conectadas”, afirmou. De acordo com o palestrante, o que pode diferenciar o profissional de Educação Física em meio a essa abundância de estímulos é referenciar a sua proposta de trabalho através de meios científicos comprovados. “A inovação tem que ser chancelada por meio de pesquisas confiáveis”, aconselhou.

Em relação à hipertrofia muscular, André logo afirmou que muitos docentes ainda usam uma terminologia defasada em relação aos músculos. Ele também explicou que os fatores que afetam a massa muscular são a genética, a idade, o treinamento, a nutrição, o descanso e, em alguns casos, a farmacologia. André ainda disse que, com o cruzamento de metadados sobre as fibras musculares, ficou provado que um descanso maior entre as séries dão maior resultado para o treino de hipertrofia que as de descanso curto, mas a cadência de realização do movimento e o intervalo de devem ser fixos. “Caso contrário, se perde o controle da periodização”, relatou. Por fim, ele lançou um desafio ao auditório: “organize os próximos treinos de maneira que sejam progressivamente mais científicos”.

O segundo dia de evento iniciou sábado, com a primeira palestra de Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF). Em “O Futuro do Profissional de Educação Física”, o organizador do Brasília Capital Fitness deu dicas de como se diferenciar e fazer sucesso, em um mercado extremamente competitivo. “A ideia precisa vir antes do dinheiro. Os empresários que dão certo são aqueles que tomam atitudes e que trabalham para a evolução”, frisou. Na sua fala, Padilha também elencou a proatividade, a força de vontade, a determinação e a coragem como elementos fundamentais para quem quer crescer. “Se você sabe o que precisa ser feito, não espere alguém pedir para você fazer. Simplesmente faça”, defendeu. Além de explorar cada um desses eixos, o palestrante também considerou a ambição necessária para o sucesso. “Saiba o que você quer, não diga ‘tanto faz’ ou ‘pode ser’ diante das oportunidades”, destacou.

Em um segundo momento, Padilha fez a apresentação “Tendências Mundiais do Mercado fitness”, dessa vez direcionada aos empresários e donos de academia presentes. O palestrante mostrou cases de empresas bem-sucedidas e explicou que o bom gestor é, na verdade, aquele que não deixa os problemas acumularem. “Há sempre dois caminhos: fazer dar certo, com dedicação total, ou abandonar”, declarou. Para Padilha, as qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso são bem parecidas com as características de um bom um profissional: atitude, proatividade, inteligência, visão e coragem. O palestrante ainda falou sobre estratégias de negócio e sobre o relacionamento com concorrentes. No final, tirou dúvidas e destacou formatos de empresa que poderiam ser facilmente implementados no Brasil. “O índice de obesidade aqui é alto, o que significa que temos um bom nicho para ser explorado. Quem ganha dinheiro é quem é a solução do problema de alguém”, encerrou.

Já a primeira palestra da parte de sábado à tarde foi de Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), mestre em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, e autor de 17 livros sobre recreação. Mariotti, que trouxe o tema “A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar” para o debate e para a reflexão, mostrou aos presentes, de maneira bastante prática, como as brincadeiras, especialmente com músicas, podem ser extremamente proveitosas aos alunos. “Os professores, de uma maneira geral, precisam ter consciência da atitude lúdica, atuando de forma menos dura nas aulas e mais abertos para aprenderem com também”, explicou. Mariotti, ao longo da sua apresentação, mostrou aos presentes as vantagens da aproximação e da interação entre as crianças nas aulas de Educação Física Escolar.

Robson Santos (CREF 021677-G/RS), pós-graduado em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas e finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2017, fez a última palestra do CongregaCREF 2018, com o título “O Profissional de Educação Física no Tratamento e Prevenção da Hérnia de Disco”. Além de classificar as diferentes fases do problema e o que é mais recomendado para combater a dor, o palestrante apresentou de forma bastante didática algumas estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais de Educação Física diante de qualquer tipo de lesão. “O instrutor de musculação, que está lá na academia atendendo uma pessoa que tem hérnia de disco ou alguma outra enfermidade, não precisa ter medo de atender esse tipo de aluno. O que ele não pode é só montar um treino e contar as séries, tem é que analisar o aluno desde o primeiro momento e entender os seus gestos e as suas reações durante a prática”, explicou Santos.

CongregaCREF



Presidente do CONFEF fala sobre os 20 anos de regulamentação da profissão no CongregaCREF
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Universitário Metodista IPA. Entre as seis palestras que estão na programação do evento, haverá a apresentação do presidente do Sistema CONFEF/CREFs, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre os "20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas". A palestra acontece na sexta-feira, dia 24, às 19h30min.

Durante sua exposição, Steinhilber fará um apanhado sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, abordando a defesa incondicional da entidade para que a sociedade seja atendida nos serviços em atividades físicas e do desporto por profissionais de Educação Física. “Embora sejam duas décadas de vitórias e conquistas, 20 anos de existência de uma profissão ainda é pouco para sensibilizar os praticantes sobre a necessidade da orientação do Profissional de Educação Física em todos os segmentos”, afirma

A apresentação também tratará da luta para que a compreensão do esporte enquanto ferramenta - adotada em nível internacional - seja interiorizada e incorporada no judiciário, legislativo, executivo, na sociedade, nas Instituições de Ensino Superior (IES) e entre os estudantes e profissionais de Educação Física. “Alguns desafios precisavam ser superados, principalmente quanto à sensibilização da sociedade sobre a relevância do Profissional de Educação Física, e do trabalho que vem sendo implementado pelo Sistema CONFEF/CREFs na valorização desse profissional”, constata o presidente.

Segundo Steinhilber, a maior qualidade do CongregaCREF é reunir profissionais e estudantes de Educação Física para manter sua atualização. “Nós sempre temos defendido, e o CREF2/RS tem sido um baluarte nesse trabalho, oferecer oportunidades como seminários, congressos e reuniões para debatermos todas as questões da Educação Física. A nossa área tem muita abrangência, exigindo constante especialização e aprofundamento nos diversos conhecimentos dessas intervenções profissionais, objetivando prestar à sociedade um serviço com qualidade e segurança”, observa.

Além de presidente do CONFEF e da Academia Olímpica Brasileira, Jorge Steinhilber é mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e professor aposentado de escolas públicas e privadas, bem como de instituições de Ensino Superior. Ele é autor de diversos livros sobre a área e também membro do Conselho Nacional do Esporte.

CongregaCREF



Restam poucas vagas para o CongregaCREF 2018
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF 2018, que será realizado entre os dias 24 e 25 de agosto no Centro Universitário Metodista IPA, entraram na sua reta final. As últimas vagas ainda disponíveis podem ser garantidas, tanto por profissionais registados como por estudantes do curso de Educação Física, através da página www.congregacref.com.br.

Neste ano, estarão presentes no CongregaCREF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), presidente do CONFEF, falando sobre os 20 anos da regulamentação da profissão; André Lopes (CREF 008061-G/RS), com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”; Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF), que falará sobre o futuro do profissional de Educação Física; Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), falando sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar; e Robson Santos (CREF 021677-G/RS), com a palestra “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

A entrada será gratuita e haverá certificado para todos os participantes. A programação completa também está disponível na página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24 de agosto; e sábado, 25 de agosto
Horários: das 18h30 às 22h (sexta-feira) e das 8h30 às 16h (sábado)
Local: Centro Universitário Metodista IPA – Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Porto Alegre

CongregaCREF



CongregraCREF tem palestra sobre O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco
09/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de Setembro, o CREF2/RS realizará o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais. O evento ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. O Seminário terá seis palestras, abrangendo uma ampla área de conhecimentos, desde novidades técnicas e de treinamento, as conquistas e os desafios destes 20 anos de regulamentação da profissão, as tendências mundias do mercado fitness, entre outros.

A partir desta semana, o CREF2/RS divulgará os detalhes dos temas que serão abordados nas palestras do evento. Neste texto, Robson Santos (CREF 021677-G/RS) apresenta alguns aspectos da sua conferência “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”, que ele ministrará no sábado, dia 25 de agosto, às 14h45min. Segundo Robson, é importante que o profissional de Educação Física saiba lidar com o medo das pessoas ao realizar certos exercícios, principalmente após lesões, e que conceba treinos e evoluções com um prognostico onde seu aluno participe das escolhas. “Mas demonstrando a ele sua responsabilidade na prevenção de uma nova lesão após o retorno à atividade física, pois nem todos responderão ao mesmo estímulo para a execução do treinamento, e gritar com os alunos e falar que sempre é necessário sentir dor já não é o estímulo certo, já que sendo otimista, apenas 15% da população se mantém ativo o ano todo, portanto é necessário procurar motivações distintas para pessoas singulares, como ponto central da prática de exercícios sem sofrimento contínuo”, avalia.

Robson defende que o CongregaCREF promove junto aos Profissionais e aos estudantes Educação Física o debate sobre a formação profissional, as políticas educacionais e as novidades nas escolas, faculdades, academias, clubes, laboratórios, além de outros espaços. “No meu caso, tenho um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, objetivando o retorno a uma vida sem dor após lesões, mas para que isso ocorra é essencial que o profissional saiba o que e como fazer com cada indivíduo nos seus objetivos, já que nossa intervenção na saúde é integral, e não apenas estética”, defende.

O palestrante é pós-graduado em Reabilitação de Lesões Muscuoesqueléticas. Ele foi um dos finalistas do prêmio Top Trainer Brasil 2017, que elegeu o melhor personal trainer do país no ano passado. Ele também possui certificação em treinamento físico pela World Top Trainer Certification e em reabilitação de lesões pela organização norte-americana Premier Health

CongregaCREF - IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



CREF2/RS se reúne com a nova presidente do Conselho Estadual de Educação do estado
01/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a conselheira Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) visitaram no dia 30 de julho, no Centro Administrativo, Sônia Maria Seadi Veríssimo da Fonseca, a nova presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS), órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Estadual de Ensino. Segundo a presidente do CREF2/RS, o encontro é um esforço do Conselho para estreitar relações com o órgão, que tem função estratégica na formulação e a normatização de regras educacionais no estado. “Conversamos bastante sobre a saúde das nossas crianças e a importância da Educação Física escolar como instrumento de acesso à atividade física, dada a epidemia de obesidade pela qual nossa juventude passa”, relatou. Carmen disse também que o CREF2/RS está à disposição para ministrar cursos e seminários relativos à Educação Física, somando esforços na prevenção de doenças ligadas a obesidade e ao sedentarismo. “A presidente do CEEd/RS se mostrou receptiva à colaboração mútua entre os dois órgãos, e abriu prespectiva a novas reuniões para sedimentar a parceria”, arrematou Carmen.

No CEEd/RS, para fazer frente a novas demandas, os segmentos da comunidade escolar e setores que de alguma maneira se envolvem com Educação têm assento no Conselho, assim como o Poder Executivo em ampla representatividade democrática que possibilita debates e, portanto, encaminhamentos mais próximos das necessidades da comunidade escolar. A pluralidade dessas ideias e representações aproxima o Conselho do cotidiano da escola, na qual acontece o ato de ensinar e de aprender, por consequência, o local onde inicia a construção do conhecimento integral e essencial à emancipação do ser humano.

Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul



CREF2/RS realiza CongregaCREF no final de agosto
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física ocorre em 1° de Setembro, data da regulamentação da profissão de Educação Física. Uma série de programações serão realizadas para comemorar a data, entre elas o CREF2/RS promoverá a quarta edição do CongregaCREF, com o objetivo de promover conhecimento e qualificação aos profissionais. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, na rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre/RS

O CongregaCREF, visando a integração e o aperfeiçoamento dos registrados no CREF2/RS, além de estudantes de Educação Física, proporcionará palestras e debates, levando ao público a oportunidade de vivenciar conhecimento e qualificação técnica.

Com temáticas ligadas aos campos de intervenção da Educação Física, o evento é uma grande oportunidade para do passado e do futuro da profissão, sendo um centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento do profissional de Educação Física.

Entre os palestrantes, estarão presentes ao evento Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas”, André Lopes (CREF 008061-G/RS) com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”, Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF) falará sobre “O futuro do profissional de Educação Física: como se diferenciar e fazer sucesso - Tendências mundiais do mercado fitness”, Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS) ministrará “A importância do lúdico na Educação Física escolar” e Robson Santos (CREF 021677-G/RS) vai explorar o tema “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS

Inscrições:
Serão três modalidades de inscrição. O participante poderá se inscrever da seguinte maneira:
Inscrição Completa - dias 24 e 25 de agosto
Inscrição 24/08 - somente dia 24 de agosto
Inscrição 25/08 - somente dia 25 de agosto
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Público-alvo:
- Registrados no CREF2/RS (profissional ou empresa) em dia com suas obrigações estatutárias
- Estudantes de Educação Física com comprovação de matrícula

Vagas disponíveis:
- 200 vagas por dia

Certificação:
Inscrição Completa (dias 24 e 25 de agosto) - 10 horas
Inscrição 24/08 (somente dia 24 de agosto) - 3 horas
Inscrição 25/08 (somente dia 25 de agosto) - 7 horas

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



ACSAM realiza seminário de Taekwondo em Sobradinho
25/07/2018
Fonte: ACSAM

No sábado, dia 21, a Associação Centro Serra de Artes Marciais (ACSAM) realizou no município de Sobradinho o I seminário formativo do projeto Taekwondo ACSAM – Ênfase ao Esporte Educacional, evento que contou com a presença de todos os associados da entidade. As atividades teóricas iniciaram pela manhã, no auditório do Polo Regional de Educação, e na abertura do evento esteve presente o presidente do Conselho Municipal de Desportos, Lisomar Morais Dias, e representando o Colégio Tiradentes de Santa Maria, compareceu o aluno Lincoln Pontel Dalberto.

Conforme o professor Jerônimo Jesus Dalberto (CREF 18150-P/RS), coordenador do evento, o seminário desenvolveu as atividades práticas com etapas de exercícios físicos, táticos e lutas. Ao final do I seminário formativo, todos foram agraciados com medalhas e certificados de participação. Devido ao êxito do evento, futuramente deverão ocorrer novas edições. Esta edição contou com o apoio institucional do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS), Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho e do Conselho Municipal de Desporto (CMD).

Taekwondo



FÓRUM-RS realiza VIII Seminário de Fiscalização Profissional
19/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O FÓRUM-RS (Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul) realizará no dia 31 de agosto o VIII Seminário de Fiscalização Profissional. O evento terá como tema “O Futuro das Profissões”, que impacta diretamente sobre todas as profissões e principalmente aos Conselhos Profissionais que têm entre suas competências a fiscalizá-las.

Entre os objetivos do seminário, discutir e repensar as carreiras profissionais, adaptando-as às novas tecnologias e aos novos tempos, além do seu impacto nas atividades fiscalizatórias. Desta forma, os desafios serão debatidos em conjunto com a Câmara a Defesa da Sociedade - CDS. O evento acontecerá em Porto Alegre, e o Fórum/RS conta com a mobilização e presença de representações de todas as regiões do estado, para melhor qualificam os debates e consolidar a atuação das Entidades.

VIII Seminário de Fiscalização Profissional
Local: Porto Alegre
Data: 31 de agosto, terça-feira
Horário: das 8h30min às 17h30min
Endereço: Auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3ºand. Bairro Praia de Belas – Porto Alegre/RS
Inscrições: pelo e-mail seminarioforum2018@gmail.com e a doação de 1kg de alimento não perecível a ser doado ao Banco de Alimentos

VIII Seminário de Fiscalização Profissional



CREF2/RS vai a Caxias do Sul com o ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
23/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A segunda cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e a criação do sistema CONFEF/CREFs será Caxias do Sul, que receberá no dia 6 de junho o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, das 19h às 22h. As palestras têm como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estará entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

Em Caxias do Sul, haverá duas palestras. A primeira, com início às 19h05min, tendo como tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse. A conselheira acrescentou que também esclarecerá na sua explanação temas como a Lei do Estágio, a atuação do egresso de licenciatura e do bacharelado, as etapas dos processos de fiscalização e a Ética na atuação profissional. Marcia reforçou que tanto profissionais de Educação Física como estudantes e a comunidade estão convidados a comparecer no ciclo.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, e abordará o “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, ministrada por Eduardo Olsson Remião (CREF 001855-G/RS). Remião é ex-atleta de atletismo e triathlo, tendo obtido títulos regionais, nacionais e internacionais. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos, sendo fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do RS. “Além de discorrer sobre a história da Educação Física no Brasil e sua trajetória até a regulamentação, pretendo abordar técnicas de treinamento de endurance, bem como o funcionamento das assessorias esportivas, seus métodos de avaliação, planejamento e execução, além de expor o cenário das corridas de rua e assessorias no estado e no Brasil”, explicou.

Após Caxias do Sul, a próxima cidade visitada pelo ciclo de palestras será Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Caxias do Sul

Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Av. Alexandre Rizzo, 505 - Caxias do Sul
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 04/06/2018 aqui.

20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



CREF2/RS percorre o interior com o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”
23/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs, o CREF2/RS lança o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”, que percorrerá os municípios de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante os meses de abril, junho e outubro. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

A Educação Física, desde que virou uma profissão regulamentada em 1998, vem conquistando espaço ano após ano. Se antes a imagem do profissional de Educação Física era associada ao professor da disciplina nas escolas, ou a instrutores nas academias de ginástica e clubes, hoje a visão das atribuições desse profissional é mais ampla: a de um especialista também capacitado e qualificado na promoção da saúde, seja de crianças, jovens, adultos ou idosos.

O interesse pelos exercícios físicos também tem aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”

Santa Maria
Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria

Caxias do Sul
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Anhanguera

Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFPEL

Instituições apoiadoras

- FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
- Universidade Anhangüera
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física



Encontro Nacional de Faixas Pretas acontece em Pelotas neste sábado
18/01/2018
Fonte: CREF2/RS

A Confederação Nacional de Kick Boxing e Full Contact do Brasil (CNKFB) vai realizar neste sábado (20), em Pelotas, o Encontro Nacional de Faixas Pretas. O evento é uma homenagem aos faixas pretas filiados à Confederação. Durante o Encontro, encorrerão seminários de karatê bukeikoryu, kickboxing japonês, boxe japonês, karatê-do shotokan e Full Contact. Também estão programadas aulas onde serão explicadas as regras de arbitragem, além de apresentação dos katas do karatê bukeikoryu, treinamento de thaiboxing, kihon geiko e outras atividades da CNKFB. O Encontro é aberto ao público em geral.

Encontro Nacional de Faixas Pretas

Data: sábado, 20/01, a partir das 14h
Local: Colégio Municipal Pelotense
Endereço: rua Marcílio Dias, 1523 - Centro - Pelotas/RS
Site: http://www.cnkfb.com.br
Contato: (53) 99988-0938

Eventos



CREF2/RS lamenta o falecimento da conselheira Federal e ex-presidente do CREF2/RS Miria Burgos
20/11/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho lamenta o falecimento da conselheira federal e ex-presidente do CREF2/RS Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), ocorrido ontem, dia 19 de novembro. Ela foi diagnosticada com câncer há alguns anos e estava internada no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

Professora do curso de Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Miria foi presidente do CREF2/RS entre 2009 e 2010. Ao longo da sua carreira, organizou e coordenou diversos projetos – inclusive de caráter social – relacionados à Educação Física e desenvolveu diversas pesquisas acadêmicas com ênfase na Promoção da Saúde e nos fatores de risco às doenças cardiovasculares. Neste ano, foi uma das palestrantes do CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, promovido pelo Conselho.

Miria Burgos



CongregaCREF reúne profissionais e acadêmicos para debater temas da Educação Física
28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no último sábado, dia 26 de agosto, o CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que ocorre desde 2015 e integra as comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reuniu profissionais registrados e acadêmicos do curso, para assistir palestras e para debater diversos temas relacionados à profissão.

A abertura do evento, feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), destacou as conquistas recentes do Conselho e o crescimento da Educação Física, em todo o Brasil, nos últimos anos. “No momento, o CREF2/RS está engajado para garantir a presença do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde, de maneira permanente. Para que isto ocorra, nós precisamos estar unidos, orgulhosos e conscientes de que representamos uma grande profissão”, comentou.

Na sequência, o CongregaCREF teve a sua primeira palestra, chamada “Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo”, ministrada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), instrutor dos cursos CBF Academy e docente no Ensino Superior. Além de apresentar o cenário do esporte mundial, ele salientou que no Brasil tem um grande potencial de crescimento na área. “O mercado fitness teve um aumento de 22% somente em 2016, atingindo a marca de 2% do PIB”, pontuou. “Os grandes esportistas são experts em vender a nossa profissão e precisamos aproveitá-los desta forma, para que possamos movimentar 40 bilhões de reais todos os anos – como os países desenvolvidos fazem – e gerar mais de 300 milhões de empregos”.

A gestão esportiva, o planejamento e a execução de projetos também foram assuntos abordados por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), na segunda palestra do CongregaCREF. Consultor de academias e empreendedor digital, Greco falou sobre a evolução das ferramentas digitais ao longo do tempo e reforçou a necessidade que os profissionais de Educação Física têm de estarem sempre antenados a tudo o que surge de novo. “Nós não podemos ter receito de utilizar e de gerar conteúdo em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Quem está aproveitando estes espaços deixados em aberto, mostrando como a Educação Física pode mudar a vida das pessoas para melhor, está tendo sucesso”.

Os assuntos mais atuais do dia a dia da profissão também ganharam repercussão na apresentação de Fabio Saba (CREF 000007-G/SP), sócio-diretor da IHRSA Fitness Brasil e diretor-executivo da Saba Consultoria. Dando exemplos de um bom marketing para profissionais de Educação Física e para academias, o palestrante resumiu que a excelência do serviço prestado na área da atividade física depende muito mais do envolvimento dos profissionais com as pessoas do que com os esportes. “Não podemos ficar presos somente aos aspectos estéticos. Quem foi que disse que uma academia não pode contratar um profissional com sobrepeso?! Na nossa área, não pode haver preconceito e sempre há uma parcela da população que se identifica com este tipo de profissional, não com os sarados”, explicou.

O encerramento do CongregaCREF foi com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, que contou com a presença de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), conselheira federal e professora da UNISC; e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Em uma conversa com a participação da plateia, os palestrantes mostraram os principais resultados de suas pesquisas sobre o tema, que revelaram que cada vez mais crianças estão desenvolvendo doenças como hipertensão e diabetes, típicas da vida adulta. “As crianças ficam cerca de sete horas pro dia em frente a telas, como computador e televisão, e o sedentarismo é o grande fator para o aumento do risco de doenças crônicas”, frisou Costa. “A gente viu que a atividade física regular, além de melhorar a aptidão física e corrigir eventuais problemas de postura, também implica diretamente na melhora da saúde desta parcela da população”, complementou Miria.

CongregaCREF



CongregaCREF ocorre neste sábado com transmissão online
24/08/2017
Fonte: CREF2/RS

A terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física irá ocorrer neste sábado, dia 26 de agosto, e vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento ocorrerá das 8h30min às 16h45min e integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Confira as palestras e os seus respectivos horários:

9h15min
Gestão no Esporte: Os desafios do profissional de Educação Física contemporâneo
Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Mesa-redonda Obesidade Infantil
Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CongregaCREF encerra inscrições e tem transmissão online confirmada
16/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para a terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física chegaram ao seu número limite e foram encerradas hoje. O evento, que vai ocorrer no dia 26 de agosto, na Fadergs, integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O CongregaCREF contará diversas palestras, gerando assim conhecimento e oportunizando a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física para profissionais registrados e para estudantes. O evento também vai ser transmitido ao vivo pela Internet, iniciando às 8h30min e com encerramento previsto para as 16h45min. Na modalidade presencial, todos ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

Confira a programação completa:

8h30min
Credenciamento

9h
Abertura

9h15min
Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo
Palestra de Antônio Rosalvo Chaves Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Palestra de Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Obesidade Infantil
Mesa-redonda com Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP)

16h45min
Encerramento

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
03/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas por aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo terceiro ano consecutivo para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 26 de agosto, na Fadergs, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física, o CongregaCREF deste ano terá as palestras “O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física”, ministrada por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS); e “Protagonismo em Educação Física”, apresentada por Fabio Saba (CREF 000007-G/SP). Um terceiro nome será anunciado em breve.

A programação do evento, previsto para iniciar às 8h30min e para encerrar às 16h45min, vai contar também com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, cujo debate contará com a participação de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e de Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP). Todos que comparecerem ao CongregaCREF ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Nova edição da CREF2/RS em Revista aborda legado deixado pela Olimpíada
22/12/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação relata, ao longo de suas páginas, como a competição esportiva mais importante do mundo pode se transformar, já a partir de agora, em um estímulo à prática esportiva e ao fortalecimento de diversas modalidades, assim como da Educação Física escolar.

Com o intuito de ampliar o debate, a reportagem de capa foi dividida em seis matérias principais, que relatam o ciclo olímpico de atletas, de treinadores e de profissionais de Educação Física que se envolveram com os Jogos do Rio. O canoísta Gilvan Ribeiro, o corredor Fabiano Peçanha (CREF 022437-G/RS), os técnicos de esgrima Alexandre Teixeira (CREF 00786-G/RS) e Eduardo Nunes (002764-G/RS) e técnico de tênis de mesa em cadeira de rodas Luciano Possamai (CREF 02066-G/RS), assim como os profissionais Idete Kunrath (CREF 013402-G/RS), Giovani Piloti (CREF 013810-G/RS) e Clery de Lima (CREF 000297-G/RS0), que lá estiveram trabalhando como voluntários ou como jornalista, comentam as suas respectivas vivências olímpicas.

Além deste conteúdo especial, a nova edição do CREF2/RS em Revista ainda apresenta o perfil do treinador de judô da Sogipa Kiko Pereira (CREF 003345-G/RS) e matérias sobre a Fiscalização do CREF2/RS e sobre o Seminário de Educação Física Escolar de Caxias do Sul. Você também pode acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.

Revista Jogos Olímpicos Olimpíada



CREF2/RS participa do VI Seminário de Fiscalização Profissional
14/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou nesta sexta sexta-feira, dia 11, do VI Seminário de Fiscalização Profissional promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões e com apoio da OAB/RS. A iniciativa teve como tema “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades Públicas – Foco na gestão pública”. O evento foi realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Durante o Seminário, foram debatidos temas como ações de parcerias entre as diversas instituições que, de forma direta ou indireta, contribuem para a realização das atividades de fiscalização como PROCON, Ministério Público, Brigada Militar e Tribunal de Contas da União e do Estado. Também esteve na pauta outros temas como ações do Grupo de Agentes Jurídicos dos Conselhos e Ordens (GAJ), no que se refere à dívida ativa e ao exercício ilegal da profissão, e a discussão sobre a campanha 10 Medidas contra a corrupção.

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Ubirajara de Aguiar (CREF 002782-G/RS) ressaltou as ações em conjunto com o serviço público, que podem orientar o judiciário em questões ligadas aos conselhos. “Nem todos os juízes têm expertises em áreas ligadas às profissões regulamentadas. Por isto, cada vez mais firmamos termos de cooperação com a FAMURS, OAB, TRT para termos um aporte mais objetivo, já que o Estado não está respondendo a altura dos seus encargos”, disse.

Para a fiscal Cláudia Miranda (CREF-009683), o Seminário foi uma excelente oportunidade para troca de experiências com outros conselhos profissionais regulamentados, além da possibilidade de dialogar com órgãos públicos. “Com isto, podemos ter outros exemplos de abordagem, além de divulgarmos e desmitificarmos o trabalho da fiscalização”, afirmou.

DEFOR



VI Seminário de Fiscalização Profissional ocorre nesta sexta-feira
09/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O VI Seminário de Fiscalização Profissional ocorrerá nesta sexta-feira (11), das 8h30min às 17h, tendo como tema central “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades Públicas - Foco na gestão pública”. O evento acontece no Ministério Público do RS, em Porto Alegre (Auditório Mondercil Paulo de Moraes – Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3º.and. Bairro Praia de Belas).

Na oportunidade, serão debatidas ações de parcerias entre as diversas instituições públicas que direta ou indiretamente contribuem para a realização das atividades, mais precisamente, da Fiscalização, tais como Ministério Público, FAMURS e Tribunal de Contas da União e do Estado. Estão em pauta, também, as ações do Grupo de Agentes Jurídicos dos Conselhos e Ordens – GAJ, no que se refere à dívida ativa e exercício ilegal da profissão. O acesso é liberado a todos os interessados.

VI Seminário de Fiscalização Profissional
Horário: das 8h30min às 17h
Tema: “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades Públicas - Foco na gestão pública”
Local: Ministério Público do RS, Auditório Mondercil Paulo de Moraes – Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3º.and., Porto Alegre
O acesso é liberado a todos os interessados.

DEFOR



VI Seminário de Fiscalização Profissional ocorre nesta sexta-feira
09/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O VI Seminário de Fiscalização Profissional ocorrerá nesta sexta-feira (11), das 8h30min às 17h, tendo como tema central “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades Públicas - Foco na gestão pública”. O evento acontece no Ministério Público do RS, em Porto Alegre (Auditório Mondercil Paulo de Moraes – Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3º.and. Bairro Praia de Belas).

Na oportunidade, serão debatidas ações de parcerias entre as diversas instituições públicas que direta ou indiretamente contribuem para a realização das atividades, mais precisamente, da Fiscalização, tais como Ministério Público, FAMURS e Tribunal de Contas da União e do Estado. Estão em pauta, também, as ações do Grupo de Agentes Jurídicos dos Conselhos e Ordens – GAJ, no que se refere à dívida ativa e exercício ilegal da profissão. O acesso é liberado a todos os interessados.

VI Seminário de Fiscalização Profissional
Horário: das 8h30min às 17h
Tema: “Ações conjuntas entre Conselhos Regionais e Ordens das Profissões com entidades Públicas - Foco na gestão pública”
Local: Ministério Público/RS, Auditório Mondercil Paulo de Moraes – Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3º.and., Porto Alegre
O acesso é liberado a todos os interessados.

DEFOR



UCS reúne profissionais da Serra durante I Seminário de Educação Física Escolar
25/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A universidade de Caxias do Sul (UCS) realizou, nos dias 22 e 23 de setembro, o I Seminário de Educação Física Escolar. O evento, que contou com as palestras da conselheira do CREF2/RS Marcia da CRUZ (CREF 007542-G/RS) e dos conselheiros do CONFEF Antônio Catunda (CREF 000001-G/CE) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC), foi dedicado aos profissionais que atuam na rede municipal de Caixas do Sul e nas entidades de ensino pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Com o objetivo de contribuir com a prática pedagógica dos docentes e proporcionar, através da troca de conhecimento, o repensar da Educação Física escolar, o Seminário iniciou com a palestra “Educação no Brasil – Contribuições da Educação Básica e recomendações para Educação Física Escolar”, ministrada pela Conselheira do CREF2/RS. Na sua apresentação, além de destacar os avanços obtidos pelo Sistema CONFEF/CREFs nos últimos anos, Marcia também salientou que a Educação Física precisa ser trabalhada de maneira ainda mais ampla nas escolas, para contribuir com a formação cidadã e com a saúde de todos os alunos.

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com a palestra “Educação Física – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrada por Elisabete. Durante a sua apresentação, ela mostrou como a Educação Física pode contribuir para a apropriação de todas as linguagens e destacou que a ação dos professores devem proporcionar desafios às crianças, através de interações e brincadeiras. Segundo Elisabete, isto precisa ocorrer, sobretudo, porque “os professores necessitam assumir a defesa da Educação Física na escola”, declarou.

O segundo dia de Seminário iniciou, na parte da manhã, com a palestra “Educação Física Escolar – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, ministrada por Catunda. O conselheiro do CONFEF propôs um diálogo acerca da responsabilidade pedagógica e das estratégias para o ensino, visto que o aluno passa a maior parte do tempo de aula realizando atividades que não são consideradas didáticas. Na sua apresentação, também foram expostos alguns aspectos da Declaração de Madrid, do European Mhysical Education Association, destacando que “não há educação sem Educação Física”. “O professor deve assumir o compromisso com a responsabilidade e com a qualidade da aula. Não adianta infraestrutura se o professor não está motivado para ensinar”, analisou.

No encerramento do Seminário, Marcia agradeceu a presença de todos e destacou a mobilização dos profissionais de Educação Física pertencentes à 4ª CRE, que foi representada por professores de 12 municípios da região da Serra: Caxias do Sul, Flores da Cunha, Picada Café, Nova Petrópolis, Nova Pádua, São Marcos, São Francisco de Paula, Cambará, Gramado, Canela, Farroupilha e Antônio Prado. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS; e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho; também estiveram presentes no evento.

Educação Física Escolar Seminário



UCS promove I Seminário de Educação Física Escolar amanhã e sexta-feira
21/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Em parceria com o CREF2/RS e com o CONFEF, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai realizar, nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de setembro, o I Seminário de Educação Física Escolar. O evento, dedicado aos profissionais que atuam na rede municipal de Caxias do Sul e nas entidades de ensino pertencentes à 4ª Coordenadora Regional de Educação, terá as palestras da conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) e dos conselheiros do CONFEF Antônio Catunda (CREF 000001-G/CE) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC). A entrada será gratuita.

A partir das contribuições da UNESCO, do Sistema CONFEF/CREFs e norteado pela Base Nacional Comum Curricular, o Seminário terá como objetivo contribuir com a prática pedagógica dos docentes e proporcionar, através de conhecimentos e ferramentas, o repensar da Educação Física Escolar. As atividades vão iniciar, amanhã às 8h com a apresentação “Recomendações para Educação Física Escolar”, ministrada pela Conselheira do CREF2/RS.

À tarde, a partir das 13h30min, o evento vai prosseguir com a palestra “Educação Física – Educação Física Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrada por Elisabete. Já a apresentação de Catunda, chamada “Educação Física Escolar – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, será na sexta-feira, das 8h30min às 12h30min.

A programação completa pode ser conferida aqui e as inscrições ainda podem ser feitas por este formulário. Mais informações pelo e-mail extensaocursos@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2145.

Eventos Educação Física Escolar Caxias do Sul



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para debater diversas áreas da Educação Física
30/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 27 de agosto, a segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que integra as comemorações do Conselho pelo Dia do Profissional de Educação Física, ocorreu no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de profissionais registrados e de estudantes para debater as diversas áreas da profissão. A abertura do evento foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que reiterou o sucesso de público do CongregaCREF, pelo segundo ano consecutivo, e saudou todos aqueles que compareceram para assistir às palestras.

A primeira apresentação foi feita por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), pesquisador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e primeiro profissional de Educação Física a vencer o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, em 2012. A palestra “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica” abordou as suas investigações científicas mais recentes e tentou explicar como funciona o rastreamento de genes para a descoberta de novos “fenômenos do esporte”, algo tão em evidência nos dias de hoje por causa da Olimpíada. “O nosso trabalho envolveu os melhores atletas do atletismo brasileiro e comparou o desempenho de todos com pessoas comuns. A conclusão que chegamos é que há mais ou menos 200 pessoas com potencial para serem esportistas espetaculares no nosso país e que ainda não foram descobertas”, revelou Dias.

Além de explicar os detalhes do seu trabalho, o pesquisador também contextualizou os avanços que a Educação Física teve – e ainda pode ter – desde o surgimento do projeto Genoma, na década de 90. “Os estudos genéticos deixaram claro que a responsividade ao treinamento é diferente de pessoa para pessoa, não segue um padrão que pode ser aplicado da mesma forma a todos os atletas. Ou seja, não podemos simplificar algo tão complexo como o organismo humano, precisamos aprender e relacionar as particularidades de cada estrutura muscular aos diversos genes que compõem o DNA de cada um destes indivíduos”, explicou.

Com espaço para perguntas da plateia e transmissão online, que permitiu que profissionais e acadêmicos de todo o Estado acompanhassem as palestras dos seus computadores em casa, o CongregaCREF prosseguiu com a conselheira federal do CONFEF Elisabete Laurindo (CREF CREF 002036-G/SC), que falou sobre o papel do profissional de Educação Física na escola. Além de apresentar os consensos internacionais da UNESCO e de inserir a Educação Física aos direitos fundamentais de todas as pessoas, Elisabete mostrou quais são os indicadores de qualidade na educação e explicou como o ambiente escolar, a prática pedagógica e as condições de trabalho dadas aos profissionais que atuam nestes locais interferem nesta equação. “O Brasil está entre os países mais obesos do mundo e precisamos nos apropriar da Educação Física escolar como forma de promover a saúde das crianças”, defendeu.

A Conselheira também trouxe para discussão o atual momento vivido pela Educação Física escolar, em que há a busca pela consolidação do profissional de Educação Física neste ambiente. “O livro Recomendações para a Educação Física Escolar, publicado pelo CONFEF e distribuído às escolas de todo o Brasil, veio para conscientizar todos dos benefícios da atividade física e de como é importante uma qualificação adequada para atuar na área, com comportamento ético e materiais adequados”.

Depois, quem deu continuidade ao CongregaCREF foi a professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS). A palestra “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola” abordou um pouco do seu trabalho com o projeto de pesquisa Esporte Brasil, que busca avaliar e dar um novo sentido aos indicadores de aptidão física, saúde, obesidade e de outras doenças, com ênfase na população infantojuvenil. “30% das crianças tem obesidade e sobrepeso e a atividade física na escola poderia ter uma função primordial no sentido contrário a estes dados alarmantes”, explicou. “Os profissionais de Educação Física da escola precisam se dar conta deste quadro e trabalhar de maneira consciente, sabendo que existe um período crítico para o desenvolvimento motor das crianças e que este precisa ser bem aproveitado, para que não haja nenhum comprometimento”, complementou.

Como salientou Anelise durante a sua palestra, os dados coletados pelo Projeto Esporte Brasil nos últimos anos mostram ainda que 60% das crianças em idade escolar não cumprem o mínimo de atividade física proposto pela Organização Mundial da Saúde. “O que descobrimos é que muitas delas não brincam, não têm recreio e ou são atendidas de maneira correta pelas aulas de Educação Física. O sedentarismo é uma das principais causas de morte no Brasil e esta realidade no ambiente escolar é bastante preocupante, já que muitas doenças que eram vistas somente em adultos, como o diabetes tipo II e hipertensão, já estão aparecendo em crianças e gerando outras complicações”, revelou.

A conclusão, compartilhada com todos os presentes que lotavam o auditório do CRO/RS, é que a escola deveria oferecer mais momentos para a prática de atividade física, com pelo menos 45 minutos de duração, duas vezes por semana. “Não podemos privar o desenvolvimento das crianças, sobretudo da forma que só o esporte proporciona”, contou Anelise. As aulas de Educação Física escolar, além de precisarem de um planejamento mais eficaz, necessitam a adoção de novas estratégias, para que os hábitos de vida sejam modificados desde cedo. “Há bons projetos ocorrendo nas escolas, sobretudo fora do país, que podem servir de exemplo. O Projeto Esporte Brasil, por exemplo, tem contribuído na interpretação dos padrões de crescimento e, com isto, oportunizado o planejamento de ações diferenciadas e auxiliado os professores de Educação Física na avaliação dos seus alunos”, concluiu.

O CongregaCREF foi encerrado pela palestra “Gestão de academia”, ministrada por Rogério Menegassi (CREF 001008-G/RS), proprietário da academia Athlética, localizada em Porto Alegre, e ex-presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD RS). Há mais de 30 anos atuando na área, Menegassi conversou com os presentes sobre esta área e tirou as dúvidas daqueles que tem a intenção de abrir, futuramente, o seu próprio negócio. “As opções para as academias cresceram muito nos últimos anos. A piscina, antigamente, era aproveitada somente para aulas de natação e hoje há uma infinidade de modalidades e de atividades que podem ser exploradas e ofertadas aos alunos”.

Além disto, Menegassi apresentou um pequeno panorama sobre a evolução da ginástica em academias, explicou algumas estratégias adotadas pela Athlética e salientou que muitos adultos são resistentes a aderir a um programa de treinamento porque não tiveram uma boa experiência com a atividade física quando eram jovens, numa época em que a profissão de Educação Física ainda não era regulamentada. “Na nossa área, ninguém poderá inventar algo totalmente inédito, porque as modalidades são variações e vêm de uma mesma base. O que os profissionais de academia realmente precisam fazer é tentar tornar as suas aulas cada vez mais prazerosas para os alunos, para que eles se transformem em clientes fiéis, tenham resultados e que reconheçam os benefícios que só podem ser proporcionados pela Educação Física em suas vidas”.

CongregaCREF eventos



Assista ao CongregaCREF pela Internet neste sábado
26/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – Seminário Brasileiro de Educação Física, que irá ocorrer amanhã, dia 27 de agosto, vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento, realizado pelo CREF2/RS para marcar o Dia do Profissional de Educação, iniciará às 9h30 e vai se estender até as 18h. Para você acompanhá-lo ao vivo, só vai precisar acessar este link neste sábado.

O Seminário terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada pelo Prêmio Jovem Cientista Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). À tarde será a vez das apresentações “O papel do profissional de Educação Física”, da conselheira federal Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC), às 14h; “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola”, da professora da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS), às 16h; e “Gestão de academia”, do proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), às 17h.

Assista!

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Horário: das 9h às 18h, com transmissão ao vivo pela Internet
Acompanhe ao vivo: neste link

CongregaCREF eventos



CongregaCREF tem transmissão online e atendimento do Interiorizasul
25/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizada no sábado, dia 27 de agosto, terá transmissão ao vivo pela Internet e um estande do Interiorizasul para atendimento dos profissionais e dos acadêmicos que comparecerem ao local. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Física, vai ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre.

Com inscrições já encerradas, a transmissão online do CongregaCREF vai oportunizar que profissionais e estudantes do interior do Estado e até mesmo de todo o Brasil – também acompanhem o evento e possam participar dos debates. A primeira palestra vai inicar às 9h e será ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. À tarde o evento continuará com outras três apresentações, abordando assuntos como Educação Física escolar, e gestão de academia, com encerramento às 18h. A programação completa está disponível na página www.congregacref.com.br.

No estande do Interiorizasul, a equipe do CREF2/RS irá atender as demandas dos profissionais e ainda efetuar novos registros. Entre os serviços à disposição, estarão a atualização cadastral, a coleta de digital e o parcelamento de anuidades, entre outros mais. Qualquer um que necessitar algum tipo de atendimento do Conselho poderá comparecer ao local e não precisá estar inscrito no CongregaCREF, como pré-requisito. O horário de funcionamento do estande será o mesmo do evento, das 9h às 18h.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h, com transmissão online e atendimento do Interiorizasul
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF eventos Interiorizasul



Inscrições para o CongregaCREF encerram amanhã
23/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizado no dia 27 de agosto, vão encerrar nesta quarta-feira, dia 24 de agosto. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, irá ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, com a palestra de abertura de Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. As últimas vagas estão disponíveis para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física pela página www.congregacref.com.br.

O CongregaCREF, que vai ir das 9h às 18h, terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, da integrante da Comissão Nacional de Educação Física Escolar Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada pela professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada pelo proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS).

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições e mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF eventos



CREF2/RS tem encontro com diretores da 4ª CRE em Caxias do Sul
10/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, representado pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), esteve reunido, entre os dias 2 e 4 de agosto, com os diretores da Rede Estadual de Ensino, que pertencem à 4ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul (CRE). O encontro, realizado em Caxias do Sul, reuniu 122 diretores e serviu para que fosse apresentada a proposta do Sistema CONFEF/CREFs, em relação à melhoria do componente curricular da Educação Física, e para definir alguns dos detalhes do I Seminário de Educação Física, que ocorrerá em setembro.

Além de debater a Educação Física no âmbito das escolas, os diretores que compareceram ao encontro também receberam o livro “Recomendações para a Educação Física Escolar”, editado pelo Sistema CONFEF/CREFs, e um exemplar do Código de Ética Profissional, para que deixem estas publicações à disposição dos professores de Educação Física em suas escolas. “A recepção foi excelente, houve praticamente uma unanimidade nos relatos de que não somente a Educação Física, mas todos os componentes curriculares, merecem uma movimentação”, avaliou Marcia.

A Conselheira também destacou que, durante os quatro dias de evento, a presença do CREF2/RS foi bastante elogiada pelos presentes, que tiveram mais uma oportunidade para se aproximarem do Conselho e tirarem as suas dúvidas. Por fim, a reunião decidiu ainda que o I Seminário de Educação Física será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A atividade vai representar mais uma possibilidade de formação e de troca de conhecimento para os professores de Educação Física vinculados à 4ª CRE e contará com três palestrantes em nome do Sistema CONFEF/CREFs.

Eventos Educação Física Escolar Caxias do Sul



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
09/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo segundo ano consecutivo em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 27 de agosto, no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar uma qualificação profissional, a segunda edição do CongregaCREF terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & Doping Genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). Ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012, troféu concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e considerado um mais importantes do meio científico brasileiro.

A programação terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, da conselheira do CONFEF e integrante da Comissão Nacional de Educação Física Escolar Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada pela professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada pelo proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS). Como em 2015, o CongregaCREF deste ano será transmitido ao vivo pela Internet, para que os profissionais do interior do Estado também possam acompanhá-lo e participar do debate.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS – Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Inscrições do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física abrem no começo de agosto
28/07/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física serão abertas já na próxima semana. O evento, que o CREF2/RS promove desde o ano passado para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ser realizado no dia 27 de agosto, no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre. A entrada será gratuita para profissionais registrados e regulares no Conselho.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar uma qualificação para profissionais e para acadêmicos do curso de Educação Física, a segunda edição do CongregaCREF terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & Doping Genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). Ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012, troféu concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e considerado um mais importantes do meio científico brasileiro.

A programação deste ano terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, com Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada por Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada por Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS). Como em 2015, o CongregaCREF deste ano será transmitido ao vivo pela Internet, para que os profissionais do interior do Estado, que não puderem comparecer ao evento, também possam acompanhá-lo e participar do debate, enviando as suas perguntas pelo computador.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS – Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: em breve

CongregaCREF eventos



Reunião do Grupo de Agentes Fiscais organiza Seminário de Fiscalização do Fórum-RS
28/06/2016
Fonte: CREF2/RS

O Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF-RS), órgão integrante do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas (Fórum-RS), esteve reunido ontem, dia 27, na sede do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - 4ª Região CONRERP/4. Na pauta, atuação e estrutura de fiscalização do CONRERP/4, ações conjuntas do GAF com o PROCON, ações de fiscalização do GAF em órgãos e instituições públicas e a participação do GAF na organização do Seminário de Fiscalização do Fórum-RS.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), representou o CREF2/RS na reunião. Segundo Fernanda, a reunião trouxe uma intensa troca de experiências e informações entre os diversos conselhos. “Com isso, procuramos a integração e a otimização dos processos fiscalizatórios”, afirmou.

A reunião teve a presença de 15 conselhos profissionais: Administração, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Contabilidade, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e TO, Medicina Veterinária, Nutricionistas, Odontologia, Psicologia, Química, Relações Públicas e Técnicos em Radiologia.

DEFOR



CREF2/RS e Valorize firmam convênio para Pessoas Jurídicas
27/06/2016
Fonte: CREF2/RS

As Pessoas Jurídicas registradas no CREF2/RS têm, a partir de agora, mais um convênio à disposição. O Conselho e a empresa de consultoria esportiva Valorize, com sede em Porto Alegre, firmaram uma parceria para oferecer 10% de desconto na realização de projetos incentivados.

Para se candidatar a um dos editais promovidos pela Lei de Incentivo ao Esporte, a Pessoa Jurídica precisa ser da natureza esportiva, sem fins lucrativos, e estar em funcionamento há mais de um ano. Associações públicas, confederações, clubes, federações e fundações privadas, por exemplo, são algumas das entidades aptas a concorrer.

Entre os diversos projetos que podem ser realizados, estão: eventos esportivos, como campeonatos, circuitos e provas; reformas de centros de treinamento; construção de ginásios; seminários para professores, técnicos e praticantes; escolinhas de futebol, vôlei, basquete e de outras modalidades esportivas. Mais informações pelo e-mail projetos@valorizeprojetos.com.br ou pelo site www.valorizeprojetos.com.br

Convênios



Seminário de Padronização Técnica de Kickboxing Japonês Seishingodokan ocorre neste sábado
10/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado (11), das 16h às 21h, na Academia Cobra Bukeikoryu, em Gravataí, ocorrerá o Seminário de Padronização Técnica de Kickboxing Japonês Seishingodokan. O Kickboxing Japonês (Seishingodokan) é uma arte marcial moderna e completa em termos de luta em pé, esportes de ringue e tatame. O estilo permite que o atleta participe de disputas em qualquer modalidade como Muay Thai, Kickboxing (qualquer modalidade e regra), Karatê de Contato (qualquer estilo), k1, Boxe Francês Savate, Full Contact, Boxe Inglês e em outros estilos de luta de contato total.

A luta e baseada no Thai Boxing, Karatê de Contato e Boxe Inglês. Uma das características do autêntico Kickboxing Japonês é o respeito, a disciplina, a lealdade, a humildade, a perseverança, a honestidade e a força interior. No Seminário serão abordadas técnicas de boxe japonês, thaiboxing e low kicks. É obrigatório levar luvas e protetor bucal e não será permitido treinar de bermuda, somente kimono dogi, calça e camiseta.
Todos receberão certificado oficial com a carga horária de quatro horas.

Seminário de Padronização Técnica de Kickboxing Japonês Seishingodokan
Data: sábado, 11 de junho, das 16h às 21h
Local: Academia Cobra Bukeikoryu, avenida Antônio Gomes Correa, 266 - 2º piso - Parque dos Anjos - Gravataí
Inscrições e informações: www.academiacobrabukeikoryu.com.br
Fone: (51) 3496-3278 ou (51) 9987-8764
Organização: Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS)

Kickboxing



CREF2/RS participa de reunião do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum-RS
31/05/2016
Fonte: CREF2/RS

No último dia 30, ocorreu a reunião do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (GAF) realizada na Federação de Associações de Municípios do RS (FAMURS).

Na pauta, foram debatida as ações conjuntas de fiscalização entre conselhos e Procons, ações colaborativas e propositivas com os gestores públicos e o desenvolvimento do material técnico de apoio aos gestores públicos e a participação na organização do VI Seminário de Fiscalização do Fórum-RS.

Participaram representando o CREF2/RS o vice-presidente da entidade Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e a coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS). Segundo Fernanda, a reunião foi bastante positiva. “Tratamos de ações para instrumentalizar cada vez mais os fiscais dos conselhos e promover ações para o bem da sociedade”, afirmou. Lauro concordou com a qualidade da reunião. “Contando com agentes fiscais de diversos conselhos das profissões, pudemos elaborar ações e parcerias com a FAMURS”, explicou.

Estiveram presentes representantes dos Conselhos Profissionais de Administração, Biologia, Biomedicina, Economia, Educação Física, Engenharia e Agronomia, Farmácia, Fisioterapia e TO, Nutricionistas, Psicologia, Química, Odontologia, Relações Públicas e Técnicos em Radiologia.

DEFOR



Câmara da Saúde realiza encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética” no IPA
09/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ética no contexto da saúde, a regulamentação da publicidade da área, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais serão alguns assuntos debatidos a partir das 13h30min, do dia 20 de maio, no auditório do IPA, em Porto Alegre, no seminário “Saúde na Mídia: uma questão de ética”. Promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS), o evento contará com palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada pelo filósofo e professor da PUCRS, Leonardo Agostini. Também acontecerá uma mesa redonda com representantes do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Procon, Associação Riograndense de Publicidade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores e de Assessoria Jurídica de Conselho Profissional, que debaterão a regulamentação da publicidade, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais da saúde na mídia.

O evento ocorre no momento em que o Brasil está passando por um momento de turbulência política, econômica e de crise de valores. O esporte é anunciado como fator fundamental para o desenvolvimento da educação, da saúde, da formação cidadã, de prevenção de doenças, redução da violência, e de combate à obesidade. São muitos os benefícios e valores transmitidos através da disciplina. Entretanto, é preciso entender que o esporte não é um fim em si mesmo, e sim um meio, uma ferramenta que necessita de agentes para que os fins (benefícios e valores) sejam atingidos. O exercício físico e esportivo se mal orientado, dinamizado e ensinado de forma errônea, pode causar danos, lesões físicas, psíquicas, morais e sociais.

O que pode ou não pode? O que é ético e de que forma isso influencia a vida das pessoas? Para os Conselhos Profissionais da área da saúde, tratar sobre assuntos tão importantes para a vida da população exige responsabilidade. A iniciativa é gratuita e será aberta aos profissionais e estudantes de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina Veterinária. Também será possível a participação da comunidade no evento que tem, ainda, o apoio do Instituto Metodista IPA.

“Saúde na Mídia: uma questão de ética”
Data: sexta-feira, 20 de maio, às 13h30min
Local: Auditório Oscar Machado, Centro Universitário Metodista IPA
Endereço: rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, bairro Rio Branco, Porto Alegre
Inscrições gratuitas por aqui

Câmara da Saúde



Rorion Gracie ministra seminário em Porto Alegre neste sábado
29/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O seminário Jiu-Jitsu Experience será realizado neste sábado (30) em Porto Alegre no centro de eventos do Barra Shopping Sul, às 13h30min. O seminário terá a participação de Rorion Gracie, fundador do Ultimate Fighting Championship (UFC) e um dos maiores expoentes do Jiu-Jitsu mundial. Um dos únicos Grande Mestres do mundo a deter a faixa vermelha do Jiu-Jitsu brasileiro, Rorion vai compartilhar toda sua experiência de vida, desde os treinos de astros do cinema e grupos de elite do exército norte-americano, até técnicas de alimentação e qualidade de vida. Autor de “A Dieta Gracie”, Rorion tem dedicado sua vida para promover a saúde e o bem-estar promovidos pelo Jiu-Jitsu brasileiro.

Serão dois tipos de acesso ao evento: Silver e Gold. Os dois acessos garantem certificado de participação e presença no coquetel do seminário. Já no acesso Gold os participantes serão colocados no tatame com Rorion, que ensinará diversas técnicas do Jiu-Jitsu desenvolvidas pela família Gracie. Além disso, o ingresso Gold garante uma janta baseada no cardápio da dieta Gracie, em companhia do mestre Rorion. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.jiujitsuexperience.com.br. Profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS têm desconto de 25% ao apresentar o Cupon CREF.

Jiu-Jitsu



CREF2/RS participa do seminário Diálogo Público Transparência e Boas Práticas realizado pelo TCU
26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira (25), o CREF2/RS participou do Seminário Diálogo Público Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional (CFPs), realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na sede do Ministério Público/RS, em Porto Alegre. O encontro reuniu conselhos profissionais dos três estados do Sul do país, além de outras unidades federativas. A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a assistente administrativa Thaísa Gomes e a assistente financeira Grasielle Nunes representaram o CREF2/RS na ocasião.

O evento foi aberto pelo ministro-substituto do TCU Weder de Oliveira, que realizou a palestra Visão Geral Sobre os Conselhos de Profissão: Orçamento, Licitação e Transparência, na qual destacou aspectos históricos dos CFPs e destacou a relevância para a sociedade da Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei 12.527, de 2011. Também ocorreram os painéis Boas práticas em contratações compartilhadas; Relatório de gestão e contas ordinárias em Conselhos de Profissão; Licitações, contratos, diárias e Orientação para os Conselhos de Fiscalização das Atividades Profissionais.

Segundo a presidente do CREF2/RS, o seminário foi uma excelente oportunidade de aproximação do TCU com os conselhos profissionais. “Além de abrir um canal de diálogo direto com o Tribunal, este evento sanou dúvidas em relação aos procedimentos do Portal da Transparência, prestação de contas e as nuances da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou. Para o vice-presidente do Conselho, todas as questões levantadas apontam para a importância da união dos conselhos. “Neste sentido, o Fórum dos Conselhos Regionais, reunindo experiências comuns, auxilia a balizar a legalidade da nossa atuação”, afirmou.

TCU



Seminário Jiu-Jitsu Experience traz Rorion Gracie a Porto Alegre
12/04/2016
Fonte: Jiu-Jitsu Experience

O seminário Jiu-Jitsu Experience será realizado em Porto Alegre no centro de eventos do Barra Shopping Sul, no dia 30 de abril de 2016, às 13h30min. O seminário terá a participação de Rorion Gracie, fundador do Ultimate Fighting Championship (UFC) e um dos maiores expoentes do Jiu-Jitsu mundial. Um dos únicos Grande Mestres do mundo a deter a faixa vermelha do Jiu-Jitsu brasileiro, Rorion vai compartilhar toda sua experiência de vida, desde os treinos de astros do cinema e grupos de elite do exército norte-americano, até técnicas de alimentação e qualidade de vida. Autor de “A Dieta Gracie”, Rorion tem dedicado sua vida para promover a saúde e o bem-estar promovidos pelo Jiu-Jitsu brasileiro.

Serão dois tipos de acesso ao evento: Silver e Gold. Os dois acessos garantem certificado de participação e presença no coquetel do seminário. Já no acesso Gold os participantes serão colocados no tatame com Rorion, que ensinará diversas técnicas do Jiu-Jitsu desenvolvidas pela família Gracie. Além disso, o ingresso Gold garante uma janta baseada no cardápio da dieta Gracie, em companhia do mestre Rorion. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.jiujitsuexperience.com.br. Profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS têm desconto de 25% ao apresentar o Cupon CREF.

Jiu-Jitsu



USP pesquisa o legado das Olimpíadas 2016 para educação dos treinadores
17/03/2016
Fonte: USP

A professora e pesquisadora da USP Ana Lúcia Padrão dos Santos (CREF 007308-G/SP) está executando a pesquisa "Jogos Olímpicos Rio 2016: o legado para educação dos treinadores", que tem como objetivo identificar o legado dos Jogos Olímpicos 2016. O projeto tem caráter documental, e as instituições pesquisadas serão as Confederações Esportivas envolvidas nos Jogos Olímpicos Rio-2016, as Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de Educação Física, os CREFs, o CONFEF e o Comitê Olímpico Brasileiro.

A pesquisa tem a finalidade de capacitar e aprimorar os treinadores esportivos e os estudantes de cursos de Educação Física, a partir da detecção, registro e análise de atividades educacionais e científicas relacionadas ao evento. Serão registrados neste estudo eventos educacionais, científicos e de capacitação de treinadores esportivos, incluindo conferências, seminários, fóruns, cursos, simpósios, workshops, palestras e similares que tenham como público-alvo estudantes dos cursos de Educação Física ou profissionais de Educação Física habilitados a trabalhar como treinadores esportivos e que, em seu conteúdo, expressem alguma relação com os Jogos Olímpicos. O período de coleta é de janeiro a dezembro de 2016.

Dados para a poderão ser enviados para o e-mail projeto.pesquisa.rio.2016@gmail.com

Rio-2016



CONFEF realiza seminários com transmissão online durante o 31º Congresso FIEP
08/01/2016
Fonte: CONFEF

Com o tema "O Profissional de Educação Física na América Latina", a cidade de Foz do Iguaçu (PR) receberá, entre os dias 9 e 13 de janeiro, um dos maiores eventos da Educação Física do país. O 31º Congresso Internacional de Educação Física, promovido pela Federação Internacional de Educação Física (FIEP), vai gerar oportunidades para profissionais e estudantes através da integração entre os países da América Latina, com palestras, cursos e debates.

Neste ano, a programação vai contar também com fóruns e seminários realizados pelo Sistema CONFEF/CREFs, com entrada gratuita, sobre os temas Atividade Física na Atenção à Saúde, Justiça e Legislação Desportiva, Educação Olímpica e Educação Física Escolar. Os eventos terão transmissão ao vivo para todo o país, pela Internet. Os interessados poderão participar das discussões enviando as suas contribuições pelo e-mail fiep2016@confef.org.br e assistindo online aqui pela página www.confef.org.br/fiep2016.

Confira a programação completa aqui.

FIEP



Seminário do CRN-2 debate questões relativas à água
27/10/2015
Fonte: CRN-2

O Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) já abriu as inscrições para o III Seminário Temático: Águas, evento que ocorrerá das 17h30min às 20h no dia 29 de outubro, no Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista/IPA, em Porto Alegre. O Seminário faz parte Semana Mundial da Alimentação e debaterá questões que envolvem a água, como ameaças, soluções, desafios e sua influência para a segurança alimentar e nutricional, além da responsabilidade socioambiental da população.

Entre os palestrantes, destaca-se a presença do biólogo Jackson Muller, professor da Unisinos, ex-diretor e ex-secretário de Meio Ambiente em Estância Velha e Novo Hamburgo, chefe de planejamento e diretor técnico da Fepam. Muller tem livros e artigos publicados sobre o tema e é doutorando em Diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Unisinos, com ênfase em serviços ecossistêmicos. Também participam as nutricionistas Maria Cristina Gallas e Rosani Sommer Bertão e o engenheiro da Corsan Igor Carraro.

As inscrições, gratuitas e abertas à população, devem ser feitas pelo e-mail crn2@crn2.org.br

Conselho Regional de Nutricionistas



Especialista em maturidade ativa defende novo estilo de vida no I Seminário Multiprofissional
05/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O coordenador técnico do Programa Maturidade Ativa do SESC-RS, Eduardo Danilo Schmitz (CREF 006366-G/RS), foi um dos palestrantes do I Seminário Multiprofissional, realizado na sexta-feira (2), na nova sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), em Porto Alegre. A ação, alusiva ao Dia do Idoso (1º de outubro), foi organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO7), com apoio do CREF2/RS e dos Conselhos Regionais de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ao final do encontro, uma mesa-redonda multiprofissional, que contou com a presença do presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), debateu temas interdisciplinares propostos na programação.

O profissional de Educação Física, que é mestre em Envelhecimento Humano pela UPF, palestrou sobre a promoção da qualidade de vida, a saúde e o envelhecimento. Ele relembrou que o movimento humano sempre foi necessário, seja para caçar ou para se defender, mas que, com o passar do tempo, foram desenvolvidas incontáveis tecnologias que facilitaram a existência do homem. “O que é muito bom por um lado, mas por outro acentua o sedentarismo e as doenças associadas a este estilo de vida”, constatou. O coordenador do SESC-RS observou que Porto Alegre ostenta o título de capital vice-campeã em índices de obesos no país. "Assistimos ao que se chama de transição epidemiológica, ou seja, se no passado as grandes vilãs eram as doenças infecciosas transmissíveis, hoje a preocupação são as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e osteoporose”.

Schmitz trouxe dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra, na Espanha, país onde a obesidade é diretamente responsável por cerca de 2% a 4% dos gastos totais em saúde. O estudo demonstra que um euro investido na promoção de esportes cria uma economia estimada de 50 euros em gastos em saúde ao longo de 15 anos. “Se as pessoas têm espaço adequado e um contexto educacional, teremos um caminho para mudar esta realidade”, sintetizou.

O coordenador destacou o fato destas doenças já serem observadas em pessoas na faixa dos 30 anos, e propôs a modificação do estilo de vida da população como um meio de envelhecimento saudável. “Muitas vezes, este modo de vida não é uma escolha. Aposto muito em educação e políticas públicas para solucionar esses problemas”. O profissional de Educação Física criticou o modelo imediatista do corpo perfeito imposto pela sociedade. “Isso só causa frustração. Vejo, porém, algumas alternativas, como o programa de incentivo à atividade física do SUS”, exemplificou.

Dia do Idoso



CREF2/RS entrega livros sobre Educação Física Escolar à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
24/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Nessa quarta-feira (23), o CREF2/RS realizou a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 55 escolas municipais de ensino fundamental da capital. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), apresentaram as propostas contidas na publicação à Eliane Meleti, chefe de gabinete da secretária Municipal de Educação Cleci Jurach.

A presidente do CREF2/RS ressaltou importância da aprovação da lei nº 11.585 do vereador professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que tornou obrigatória a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina nas escolas de ensino, como um marco na luta pela Educação Física Escolar no país. “Sancionada pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati, essa legislação deve ser reforçada e propagada para outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Vemos nela um grande ganho para a educação e para a defesa da formação do profissional de Educação Física”.

Carmen explicou que a publicação do CONFEF/CREFs é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirmou.

“Vamos enviar essa publicação às escolas com ofício recomendando seu estudo”, disse Eliane Meleti, enfatizando que o Ensino Fundamental e Médio do município já possuem professores graduados em Educação Física. “A valorização dos profissionais é prioridade da gestão. A lei cumpre o papel de sacramentar o trabalho que já vem sendo realizado no município, além de incentivar novas experiências nesse sentido. Na educação infantil, desde 2013, a Prefeitura vem nomeando profissionais de Educação Física”, acrescentou.

Segundo Miryam Brauch, o livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, com a colaboração de todos os CREFs. “Os Conselhos historicamente têm se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado”.

Foto: Guga Stefanello/Divulgação PMPA

Educação Física Escolar



Semana do Idoso terá seminário multiprofissional
22/09/2015
Fonte: CREFONO 7

Já estão abertas as inscrições para o Seminário Multiprofissional, evento que será realizado no dia 2 de outubro no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), em sua sede na rua Guilherme Alves, 1010, em Porto Alegre. O encontro alusivo ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, é uma realização do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO7), com apoio do CREF2/RS e dos Conselhos Regionais de Farmácia, de Nutrição e Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Seminário Multiprofissional na Semana do Idoso
13h30min - Entrega de materiais
14h - Abertura - Marlene Canarim Danesi - fonoaudióloga, especialista em Linguagem, mestre em Problemas e Patologias do Desvalimento e presidente do CREFONO 7
14h15min - Palestra - "Envelhecimento e Saúde" - Jussara Rauth - assistente social, especialista em Gerontologia e presidente do Conselho Estadual do Idoso
15h15min - Apresentação Cultural
15h45min - Intervalo
16h - Mesa-redonda multiprofissional - Fonoaudiologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia - moderadora fonoaudióloga Mirian Teresinha Pinheiro da Silva
17h15 - Pré-encerramento - "Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável" - Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS
17h30min – Debate e encerramento

Local: auditório do CRECIRS - rua Guilherme Alves, 1010, Partenon, Porto Alegre
Data: 2 de outubro
inscrições gratuitas pelo e-mail eventos@crefono7.org.br

Dia do Idoso



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para discutir atividade física e saúde
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro, o CREF2/RS realizou o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, reuniu profissionais e estudantes para discutir temas relacionados à atividade e à saúde.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) e representantes do CREFITO5 e do CRN-2, o CongregaCREF contou com diversas palestras. A primeira, ministrada Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe para discussão a atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas. De acordo com o integrante do GT Exercício Físico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, este tipo de enfermidade representa 72% dos óbitos no Brasil e o exercício é a forma mais barata de prevenção. "O treinamento melhora a capacidade cardiorrespiratória e outros fatores. O profissional de Educação Física tem muitas possibilidades de atuação", destacou.

O primeiro dia (28) contou ainda com a palestra de Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), que foi antecedida pela abertura oficial do evento. No discurso, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) destacou que o Seminário era uma demanda dos profissionais registrados e que, através do aperfeiçoamento, é possível construir uma profissão e um Conselho mais forte. Carravetta, com quase 20 anos de experiência no Departamento de Preparação e Reabilitação Física do Sport Club Internacional, falou sobre a relação entre a gestão esportiva e a saúde. Ele destacou que o Estado hoje tem 5 milhões de sedentários e que o esporte, sem bem gerido, pode mudar hábitos. "Os profissionais de Educação Física podem assumir o papel de protagonista neste processo, implementando e massificando programas esportivos", pontuou.

No segundo dia (29), o CongregaCREF contou com as palestras de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?". Com transmissão ao vivo pela Internet, o público pode acompanhar também de casa estes debates, que tiveram como tópicos principais as metodologias e estratégias da Educação Física Escolar, a inserção dos profissionais no mercado fitness e formas de combater o uso de anabolizantes para fins exclusivamente estéticos.

Os dados mais curiosos apresentados foram o crescimento de 133% no número de academias no Brasil e que o uso de anabolizantes é maior do que o uso de crack em nosso país. Para Catunda, as dificuldades de hoje não estão relacionadas à forma como a Educação Física é ministrada, sobretudo nas escolas. O que é preciso é reforçar que a atividade física pode mudar e salvar vidas. "Não há como prescrever atividade física sem uma avaliação prévia. Por atender públicos distintos, precisamos conhecer os alunos, em primeiro lugar. Sem isso, ao invés de promover a saúde, podemos ser responsáveis por problemas graves", complementou Oliveira.

O resultado do CongregaCREF, totalmente gratuito para os profissionais registrados no CREF2/RS foi considerado extremamente positivo. De acordo com a Presidente, a ideia agora é aperfeiçoar e incrementar o Seminário para a sua segunda edição, já no ano que vem.

CongregaCREF



Inscrições para o CongregaCREF encerram nesta quarta-feira
26/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os interessados em participar do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física podem fazer a sua inscrição antecipada só até hoje, quarta-feira (26), pela página www.congregacref.com.br. Depois, somente no local e de acordo com a disponibilidade de vagas. O evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMIRGS, integra a programação do CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá como tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os todos registrados no Conselho. Estudantes de Educação e demais profissionais da área da saúde também poderão participar. Para estes, há uma taxa de R$ 10 e R$ 30, respectivamente.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS) e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS).

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. Confira a programação completa, com horários e palestras, aqui.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CREF2/RS abre inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
07/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Estão abertas as inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que será realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, integra a programação do CREF2/RS que comemora o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá o tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os registrados. Estudantes de Educação Física e demais profissionais da área da saúde também poderão participar.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras "A atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas", ministrada por Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e "A gestão esportiva e a saúde", conduzida por Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS). No sábado, o CongregaCREF vai continuar com as apresentações de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?".

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. As inscrições são limitadas e já podem ser feitas diretamente no site do CongregaCREF. Confira a programação completa e outras informações pela página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CREF2/RS realiza entrega de livros sobre Educação Física Escolar na Secretaria Estadual de Educação/RS
05/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, na terça-feira (04), a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que, por sua vez, encaminharão às 2.558 escolas que integram a rede estadual de ensino. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e a conselheira Eliana Alves Flores (CREF 002649-G/RS) apresentaram as propostas contidas na publicação ao secretário-adjunto de Educação Luís Antônio Alcoba de Freitas, à diretora pedagógica da SEDUC, Leila Maria Schaan e ao diretor-adjunto de Logística e Suprimento da SEDUC, João Miguel Wenzel.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a publicação é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirma.

Carmen ressalta que a integração com a SEDUC é fundamental para que a Educação Física Escolar se consolide como instrumento de promoção da saúde e da cidadania. “A responsabilidade pela implantação deste currículo nas escolas não é papel exclusivo dos professores. É necessário que os gestores percebam o valor intrínseco da Educação Física. Portanto, o apoio demonstrado pela Secretaria é de grande importância nesta luta”, analisa.

De acordo com o secretário-adjunto da Educação do Rio Grande Sul, Luís Antônio Alcoba de Freitas, a doação dos livros “Recomendações para a Educação Física Escolar” para a rede estadual de ensino proporcionará muitos benefícios aos estudantes. “O material será muito útil para o desenvolvimento dos alunos, servindo como incentivo à prática de atividades físicas e, assim, colaborando com a saúde corporal e mental das nossas crianças”, argumenta.

Miryam Brauch assinala que o Conselho historicamente tem se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado. “Esse livro é um trabalho corajoso, que reflete sobre os motivos que justificam a obrigatoriedade deste tema como componente curricular. Ele também aponta direções diante da complexa realidade enfrentada pela educação hoje”.

Foto: Evandro Oliveira/Seduc RS

Educação Física Escolar



CREF2/RS participa do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer em Passo Fundo
22/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (19), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve na Universidade de Passo Fundo (UPF) para participar do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer. A atividade, realizada pelo Polo Regional do Esporte e Lazer da FUNDERGS, contou com a presença do palestrante português Pedro Ferreira de Carvalho, diretor da Universidade da Beira Interior Covilhã, e debates sobre gestão pública e social no âmbito do esporte.

Para a Presidente, o Seminário foi, com suas mesas-redondas, painéis e apresentações de trabalhos, uma forma de oportunizar espaços para que novos gestores municipais, dirigentes esportivos e profissionais envolvidos com o esporte e lazer sejam formados. O evento foi realizado pela comissão composta pelos profissionais Lorita Weschenfelder (CREF 013902-G/RS), Marilise Lech (CREF 010507-G/RS), Sybelle Pereira (CREF 012344-G/RS), Fernando Matzenbacher (CREF 011367-G/RS) e Lilian Ribeiro (CREF 002242-G/RS).

FUNDERGS Polos Regionais UPF



CREF2/RS palestra no Seminário Municipal de Formação em Gestão Esportiva de Cachoeirinha
28/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem (27), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) palestrou no Seminário Municipal de Formação em Gestão Esportiva, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer de Cachoeirinha. O evento, realizado na Câmara de Vereadores do município, contou com a presença de profissionais de Educação Física e de demais servidores da Prefeitura, das mais diferentes áreas.

Em sua apresentação, Carmen falou sobre os benefícios da atividade física. De maneira bastante didática e interativa, a presidente do CREF2/RS conversou com os presentes sobre os maiores problemas de saúde da atualidade, como as doenças cardiovasculares, e a relação destas com o exercício físico. "Atividade física é importante para a prevenção e para a reabilitação", explicou. "Além disto, melhora a autoestima, o relacionamento interpessoal e qualidade do sono".



V Seminário de Fiscalização Profissional e I Encontro Nacional de Agentes Fiscais reúnem Conselhos de todo Brasil
27/04/2015
Fonte: Fórum-RS

Mais de 200 pessoas se reuniram na última sexta-feira (24), na sede do Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre, para prestigiar o V Seminário de Fiscalização Profissional e o I Encontro Nacional de Agentes Fiscais. Os eventos, organizados pela Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos e Ordens Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), contaram com a presença de representantes de conselhos federais e de conselhos regionais de 16 estados. O tema desta edição foi "A importância das Profissões Regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético".

Na abertura, Flávio Koch, presidente do Fórum-RS, destacou a importância da realização dos eventos simultâneos para a discussão da ética profissional, como forma de contribuir para a construção de um país melhor. A autonomia dos conselhos profissionais foi o foco da palestra magna, ministrada pelo jurista e professor universitário Marco Fridolin dos Santos, que falou sobre normas deontológicas, autonomia dos conselhos profissionais e princípios da subsidiariedade.

Na palestra Modernização dos Processos de Fiscalização da Atividade Profissional, o consultor em processos de gestão André Zago fomentou a discussão sobre a necessidade de mudança de paradigmas para a gestão de processos e a modernização desses processos através de ferramentas inovadoras que facilitam e os tornam ainda mais eficazes. Encerrando as atividades da manhã, o debate A Importância das Profissões Regulamentadas para a Construção de um Brasil Mais Ético foi mediado pelo vice-presidente de Relações Institucionais do CRCRS, Pedro Gabril da Silva.

Durante a tarde, a palestra A Atuação dos Conselhos Profissionais na Garantia dos Direitos do Consumidor foi ministrada pelo procurador de justiça Paulo Valério Moraes, que falou sobre os seis princípios das relações de consumo: igualdade, liberdade, dignidade, solidariedade social, intervenção estatal eficiente e vulnerabilidade. Logo após, o procurador do Banco Central do Brasil, Yuri Machado, falou sobre conselhos profissionais e responsabilidade administrativa: Fiscalização e o espaço de atuação do agente público, abordando a responsabilidade e a atuação do agente fiscal. “A atuação do fiscal deve estar voltada sempre à proteção do interesse público”, ressaltou.



Fórum-RS realiza V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais nesta sexta-feira
22/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) promove, nesta sexta-feira (24) o V Seminário de Fiscalização Profissional e o 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O evento, que será realizado no IPA, ainda está com inscrições abertas. Para participar e conferir a programação completa, clique aqui.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", a atividade vai servir para fomentar o debate e a troca de experiências entre os profissionais da Fiscalização e a sociedade. Além disto, o Encontro colocará em contato órgãos reguladores de todo o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. Entre as palestras, serão abordados temas como a modernização dos processos fiscalizatórios, a atuação dos conselhos para a garantia dos Direitos do Consumidor e o espaço de atuação do agente público.

V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais
Sexta-feira, dia 24 de abril, das 8h às 18h30
Local: Auditório Oscar Machado, do IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro, 80 – Rio Branco (Porto Alegre)
Inscrições: gratuitas pela página do Fórum-RS

A Câmara de Defesa da Sociedade socilita a entrega de 1 kg de alimento não perecível ou agasalho no dia do evento



Fórum-RS realiza V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais no final deste mês
01/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realiza, no dia 24 de abril, o V Seminário de Fiscalização Profissional e o 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O evento, que será realizado no IPA, já está com as inscrições abertas. Para participar e conferir a programação completa, clique aqui.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", a atividade vai servir para fomentar o debate e a troca de experiências entre os profissionais da Fiscalização e a sociedade. Além disso, Encontro colocará em contato órgãos reguladores de todos o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. Entre as palestras, serão abordados temas como a modernização dos processos fiscalizatórios, a atuação dos conselhos para a garantia dos Direitos do Consumidor e o espaço de atuação do agente público.

V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais
Sexta-feira, dia 24 de abril, das 8h às 18h30
Local: Auditório Oscar Machado, do IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro, 80 - Rio Branco (Porto Alegre)
Inscrições: gratuitas pela página do Fórum-RS.

Solicita-se, se possível, a entrega, no dia do evento, de 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho.



Câmara de Defesa da Sociedade prepara 1º Encontro Nacional de Agentes Fiscais
25/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira (25), a Câmara de Defesa da Sociedade, do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande Sul (Fórum-RS), esteve reunida na sede do CREF2/RS. O encontro serviu definir os detalhes do V Seminário de Fiscalização e do 1º Encontro Nacional de Agente Fiscais, que serão realizados em abril, no IPA.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", o Encontro Nacional de Agente Fiscais tem a expectativa de reunir cerca de 400 profissionais da Fiscalização para palestras, debates e troca de experiências. Além disto, Eneida Feix (CREF 002116-G/RS), conselheira e representante do CREF2/RS na Câmara de Defesa da Sociedade, também destacou o ineditismo do evento, que colocará em contato órgãos de todo o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. "Independente dos fiscais, toda a sociedade está convidada a participar", completou.

A programação completa do V Seminário de Fiscalização e do 1º Encontro Nacional de Agente Fiscais será anunciada em breve. A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum-RS é formada pelos Conselhos Regionais de Educação Física, Fonoaudiologia, Corretores de Imóveis, Biomedicina, Medicina Veterinária, Administração, Contabilidade, Relações Públicas, Engenharia e Agronomia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição e Farmácia.



Congresso Internacional de Educação Física – FIEP 2015 tem transmissão online
12/01/2015
Fonte: CONFEF

Entre os dias 11 e 13 de janeiro, Foz do Iguaçu (PR) recebe a 30ª edição do Congresso Internacional de Educação Física – FIEP 2015. O evento, que conta com parceria com o CONFEF, tem as suas atividades paralelas transmitidas ao vivo. Para assisti-las, clique aqui.

Confira a programação:

IV Seminário de Atividade Física na Atenção à Saúde
Datas: 11, 12 e 13 de janeiro
Horário: 8h30 às 12h
Informações: neste link

VII Fórum de Educação Física Escolar
Datas: 11, 12 e 13 de janeiro
Horário: 14h às 18h
Informações: neste link

VI Seminário sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica
Datas: 11, 12 de 13 de janeiro
Horário: 19h às 22h
Informações: neste link



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.



Câmara da Saúde do Fórum-RS realiza seminário para acadêmicos da área em setembro
18/07/2014
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS) se reuniu hoje pela manhã, na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), para definição dos detalhes do I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde. O evento, que será realizado no 12 de setembro na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, é ação conjunta dos Conselhos da área e tem a participação ativa do CREF2/RS.

Com objetivo de engajar estudantes, para que todos cheguem ao mercado de trabalho com entendimento amplo da função dos Conselhos, o evento começou a ser estruturado, com mesas redondas e palestras. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do CREF2/RS, participou do encontro e destacou a importância da realização do Seminário com a parceria de diferentes áreas da Saúde. "Cada conselho tem seu papel, mas juntos podemos salientar a importância das profissões regulamentadas", comentou. "No Seminário, vamos mostrar o que fazemos e tudo o que envolve a atuação dos Conselhos para o bem da sociedade", completou Aguiar.

O I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde também tem o intuito de aproximar os estudantes e estabelecer troca de conhecimento e experiências entre as diferentes áreas. "Queremos fazer com que os acadêmicos entendam a sejam incluídos no mundo dos Conselhos, abrindo assim canal para discutir o futuro das profissões", avaliou Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS.

Com a presença de João Silveira Junior, presidente do CRTR 6ª Região; Carmem Franco, presidente do CRN-2; e demais representantes do CPRS e do CREFITO5, a reunião definiu ainda que o tema do Seminário será Políticas Públicas e o Futuro das Profissões de Saúde. "Além de mostrar para o aluno a dimensão e a importância de todas as profissões para a área da saúde, o evento vai proporcionar ao acadêmico entendimento para o impacto das tecnologias para o futuro das profissões", citou Borges. Nos próximos dias, a Câmara Técnica da Saúde volta a se reunir para dar continuidade à organização da atividade.



II Seminário de Educação Física Escolar movimenta abertura da Convenção Brasil
16/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quinta (15), o CREF2/RS realizou o II Seminário de Educação Física Escolar. A atividade, ministrada pelo professor Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), abriu a programação de cursos e debates da 21ª Convenção Brasil.

Também conselheiro do CONFEF e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano no Congresso Nacional, Lúcio Rogério trouxe para discussão assuntos como regulamentação da profissão, valorização da Educação Física nas escolas e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). "O professor de Educação Física é o principal agente para desenvolvimento da capacidade cognitiva e motora dos alunos", ressaltou. O palestrante destacou ainda que a mudança cultural que houve após criação dos Conselhos Federais foi importante. "A Educação Física é hoje um componente obrigatório nas escolas".

O convidado - que tem ampla experiência e trabalhos realizados em creches, berçários, jardins de infância e escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privadas do Rio de Janeiro e de Brasília - falou também sobre a necessidade que os professores têm de conscientizar os alunos e a comunidade de que a Educação Física é essencial no ambiente escolar. "As pessoas precisam e dependem muito de nós", destacou.

Lúcio Rogério reservou espaço para mostrar aos presentes como a Lei 9394/96 trouxe certo retrocesso logo na sua implementação. "A LDB nasceu sem a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas", explicou. A disciplina, no entanto, é entendida hoje de maneira diferente. "A Educação Física é obrigatória em todos níveis, e devem ser sempre ministradas por licenciados habilitados. É garantia da melhor formação do cidadão brasileiro", analisou.

A palestra encerrou com lembrança de que bom trabalho nas escolas tem resultado valioso para sociedade e também para toda categoria. "O bom trabalho aumenta o percentual de pessoas que vão valorizar a Educação Física e, assim, procurar acompanhamento orientado no futuro". A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente da Câmara de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) finalizaram o Seminário com entrega da Carta Gaúcha da Educação Física. Escolar a Lúcio Rogério dos Santos.



CREF2/RS realiza hoje Seminário de Educação Física Escolar na Sogipa
15/05/2014
Fonte: CREF2/RS

De hoje até domingo, o CREF2/RS participa da 21ª Convenção Brasil. O evento, que busca integrar profissionais de Educação Física e oferecer aos presentes cursos, feira de esportes e intenso intercâmbio de conhecimento, tem em sua programação o II Seminário de Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho e aberto para o público em geral.

Ministrada pelo professor Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), conselheiro do CONFEF e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano no Congresso Nacional, a palestra está marcada para hoje, dia 15. As inscrições para a atividade, que começa às 13h30 e é gratuita e podem ser feitas no local da atividade.

Além do Seminário, o CREF2/RS também conta com espaço na Feira de Esportes, com estande para tirar dúvidas dos profissionais de Educação Física, bem como encaminhar novos registros, renovações e atualizar cadastros. Os horários de atendimento são:

15 de maio, quinta-feira, das 14h às 20h
16 de maio, sexta-feira, das 10h às 20h
17 de maio, sábado, das 10h às 20h
18 de maio, domingo, das 10h às 18h

II Seminário de Educação Física Escolar
Palestrante: Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF)
15 de maio, às 13h30
Local: Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 415 - São João)

Confira a programação completa da 21ª Convenção Brasil aqui.



CREF2/RS realiza quinta-feira Seminário de Educação Física Escolar na 21ª Convenção Brasil
13/05/2014
Fonte: CREF2/RS

De quinta até domingo, o CREF2/RS participa da 21ª Convenção Brasil. O evento, que busca integrar profissionais de Educação Física e oferecer aos presentes cursos, feira de esportes e intenso intercâmbio de conhecimento, tem em sua programação o II Seminário de Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho e aberto para o público em geral.

Ministrada pelo professor Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), conselheiro do CONFEF e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano no Congresso Nacional, a palestra está marcada para quinta-feira, dia 15. As inscrições para a atividade, que começa às 13h30 e é gratuita, podem ser feitas no local ou através da página do CREF2/RS.

Além do Seminário, o CREF2/RS também conta com espaço na Feira de Esportes, com estande para tirar dúvidas dos profissionais de Educação Física, bem como encaminhar novos registros, renovações e atualizar cadastros. Os horários de atendimento são:

15 de maio, quinta-feira, das 14h às 20h
16 de maio, sexta-feira, das 10h às 20h
17 de maio, sábado, das 10h às 20h
18 de maio, domingo, das 10h às 18h

II Seminário de Educação Física Escolar
Palestrante: Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF)
15 de maio, às 13h30
Local: Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 415 - São João)

Confira a programação completa da 21ª Convenção Brasil aqui.



CREF2/RS realiza Seminário de Educação Física Escolar na 21ª Convenção Brasil
08/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 15 e 18 de maio, o CREF2/RS participa da 21ª Convenção Brasil. O evento, que busca integrar profissionais e Educação Física e oferecer aos presentes cursos, feira de esportes e intenso intercâmbio de conhecimento, conta em sua programação com o II Seminário de Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho e aberto para o público em geral.

A atividade será ministrada pelo professor Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), conselheiro do CONFEF e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano no Congresso Nacional. A palestra, marcada para a quinta-feira (15), começa às 13h30 e é gratuita. As inscrições podem ser feitas no local ou na página do CREF2/RS.

Além do Seminário, o CREF2/RS também tem espaço na Feira de Esportes, com estande para tirar dúvidas dos profissionais de Educação Física, bem como encaminhar novos registros, renovações, atualizar cadastros e outros serviços. Confira os horários de atendimento:

15 de maio, quinta-feira, das 14h às 20h
16 de maio, sexta-feira, das 10h às 20h
17 de maio, sábado, das 10h às 20h
18 de maio, domingo, das 10h às 18h

II Seminário de Educação Física Escolar
Palestrante: Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF)
15 de maio, às 13h
Local: Sogipa (Rua Barão de Cotegipe, 415 - São João)

Confira a programação completa da 21ª Convenção Brasil aqui.



DEFOR palestra no IV Seminário de Fiscalização Profissional
25/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação do CREF2/RS participou, hoje pela manhã, do IV Seminário de Fiscalização Profissional. O evento, promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, contou na sua abertura com o painel "Inserção dos Conselhos e Ordens no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor". Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do Conselho, e Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS) coordenadora do DEFOR, palestraram no Seminário.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) reafirmou a importância do Seminário para todos os Conselhos, já que a fiscalização tem missão de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade, bem como o exercício legal das profissões regulamentadas. O Vice-Presidente do CREF2/RS também pontuou a responsabilidade social dos Conselhos, na defesa da cidadania e da ética dos inscritos.

Fernanda Rodrigues aproveitou o painel para apresentar os objetivos do CREF2/RS, os procedimentos de fiscalização do DEFOR e dados relativos à atividade no ano passado, que contabilizou 2.411 visitas em todo o Estado. A Coordenadora destacou a importância do trabalho em equipe, "para atingir número maior de locais e diferentes áreas de atuação", e salientou como parcerias com a Brigada Militar, SMIC e Vigilância Sanitária foram eficientes. "O importante é trabalhar em conjunto, para conseguir ir mais além e alcançar melhores resultados na defesa da sociedade", concluiu.

O painel contou ainda com depoimentos de Alcebiades Santini, presidente do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, Cristiano Aquino, diretor do Procon RS, e a mediação de Roberto Canquerini, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. No final, os palestrantes responderam as perguntas do público, formado por fiscais, conselheiros das Comissões de Ética e Fiscalização, assessores jurídicos e representantes jurídicos do Legislativo e da Câmara de Vereadores.



CREF2/RS participa de Encontro dos Conselhos e Ordens das Profissões
24/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O Fórum dos Conselhos Regionais e Ordem das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul realiza, hoje e amanhã, o 1º Encontro dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas da Região Sul e o IV Seminário de Fiscalização Profissional. A abertura do evento, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.

Na abertura do evento, a Presidente destacou a importância do Encontro, que tem o intuito de dar visibilidade e credibilidade para as atividades de todos os Conselhos. "O objetivo é a união de forças em prol da sociedade. Juntos podemos atingir um resultado melhor", salientou Carmen Masson.

Dedicado às Diretorias e funcionários dos Conselhos, bem como a assessores jurídicos e contábeis, fiscais e representantes do Legislativo e da Câmara de Vereadores, o Encontro discute, entre outros temas, a atuação do Tribunal de Contas da União junto aos Conselhos e ações para padronização da fiscalização. Ao todo, 23 Conselhos participam do Encontro.

Flávio Koch, presidente do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul frisou a importância do evento para todos os Conselhos, que reafirmam os compromissos com a fiscalização, a defesa das profissões e com a sociedade. "Queremos fortalecer o trabalho e aproximar os Conselhos, através de ações conjuntas", completou.

O CREF2/RS participa amanhã do IV Seminário de Fiscalização Profissional. O evento, que em 2014 tem o tema "Fiscalização Integrada em Benefício da Sociedade", contará, às 9h30, com o painel "Inserção dos Conselhos e Ordens no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor". Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do Conselho, e Fernanda Rodrigues, Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação serão os palestrantes, entre outros.

Mais informações em http://gestor.kinghost.net/forum/seminario/inicial.php



Presidente da Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS participa de Seminário sobre o tema
28/08/2013
Fonte: CREF2/RS

A Conselheira do CREF2/RS, Miryam Brauch, presidente da Câmara de Educação Física Escolar, participou do Seminário de Educação Física na Escola – A importância da disciplina no desenvolvimento cognitivo da criança e do jovem, na última sexta-feira, dia 23 de agosto. Realizado em São Paulo pelo CONFEF, em parceria com a Editora Abril, o evento teve como palestrantes Jorge Steinhilber, Ricardo Catunda, Maria Emília de Lima e André Arantes. Na ocasião, houve ainda debate com os especialistas Meico Fugita, Hugo César Nunes e José Medalha. “Os assuntos abordados foram de grande relevância, e tratados com excelência pelos palestrantes. Temos que parabenizar o Conselho Federal e a Editora Abril pela iniciativa”, destacou a Conselheira. A ocasião contou ainda com a presença de Conselheiros Federais, membros da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF.
Veja as imagens do evento em nossa Galeria.



Educação Física Escolar é debatida na Sogipa
18/06/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara de Educação Física Escolar, realizou, no dia 13 de junho, durante a 20ª Convenção Brasil, o Seminário de Educação Física Escolar, na Sogipa. Participaram do evento como palestrantes o vereador Professor Garcia, as professoras Eliana Alves e Márcia Cruz e o professor Carlos Pilenghi Costa, o Betão.

Uma das principais reivindicações defendidas pelo Conselho Regional de Educação Física – CREF2/RS – é a obrigatoriedade da presença do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do ensino público. Atualmente, nas escolas estaduais, as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental são ministradas por professores generalistas, o que exclui cerca de 300 mil crianças da iniciação esportiva no Estado.

Segundo o vereador professor Garcia, atualmente as crianças apresentam doenças que até pouco tempo eram relacionadas aos adultos, como hipertensão, glicose alta e colesterol. “Para preveni-las, temos que contar com a orientação correta do Profissional habilitado nas aulas de Educação Física nas séries iniciais”.

Eliana Alves, professora e advogada, explicou que não há como pensar a escola independente da sociedade na qual ela se insere. “O que acontece no ambiente escolar é mais que uma analogia a situações sociais mais amplas; é um reflexo da sociedade”.

O Grupo de Mobilização em Prol da Educação Física foi apresentado por Márcia Cruz. Conforme ela, o objetivo do grupo é contribuir para o resgate da essência da Educação Física Escolar nas Instituições de Ensino Municipais e Estaduais de Caxias do Sul. “Propomos novas alternativas para a recondução deste componente curricular, contribuindo com o desenvolvimento e formação dos alunos na Educação Básica”, explica.

Betão lembrou que o Esporte Escolar a utilização eminentemente educativa do esporte e de todos os seus conteúdos que lhe dão consistência como importante instrumento didático/pedagógico de formação geral de cada aluno em idade prevista para praticá-lo. “O esporte escolar está em crise como em crise está a Educação Física Escolar, bem como toda a Educação”.



Grupo de agentes fiscais do RS fazem reunião no CREF2/RS
29/05/2013
Fonte: CREF2/RS

O GAF-RS– Grupo de Agentes Fiscais do RS esteve reunido hoje, dia 29, no CREF2/RS. Na pauta, avaliação do III Seminário de Fiscalização Profissional. A criação do grupo foi a proposta final do primeiro seminário, em setembro de 2011. A partir desta data, foram estabelecidas reuniões mensais, que objetivam a troca de experiências e permitem a discussão de estratégias de fiscalização, incluindo temas que desenvolvam e aprimorem o exercício das funções dos profissionais de fiscalização de cada conselho. As reuniões são itinerantes, sendo cada uma realizada em um conselho diverso, permitindo que se amplie o conhecimento da realidade de cada um. Estiveram presentes o CREFONO 7, CRP/RS, CRA/RS, CRF/RS, CRTR/RS e CRBIO.



Fórum dos Conselhos promove III Seminário de Fiscalização Profissional
07/05/2013
Fonte: Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas do RS

No dia 17 de maio de 2013 acontecerá o III Seminário de Fiscalização Profissional, evento organizado pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, que trará como tema neste ano “Fiscalização dos Conselhos e os Benefícios para a Sociedade”.

O objetivo do evento é tratar dos temas relacionados a fiscalização realizadas pelas diversas instituições, na busca de integração e otimização dos processos, contribuindo para o funcionamento dos estabelecimentos regulados para que atuem na atenção a sociedade, proposta esta motivada pela tragédia em Santa Maria. O seminário terá início as 8h30min no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, com o credenciamento às 8h30min, a abertura ocorrerá às 9h30min seguida da Mesa redonda intitulada: “Poder público e a Fiscalização dos conselhos profissionais em benefício da sociedade”, e contará com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, César Faccioli, o Presidente do PROCON/RS, Cristiano Aquino, a Presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Adm. Cláudia Stadtlober. A mesa contará com a mediação do Presidente do Fórum Estadual do RS e Latino Americano de Defesa do Consumidor, , Alcebíades Santini.

No período da tarde ocorrerão três palestras e a apresentação do GAF-FOCO/RS pela fiscal do Crefono7 Marlei Braud Cantergi. A partir das 14h acontece a palestra com João Alberto Vieira, presidente da Junta Comercial do RS que abordará “Parcerias e convênios da Junta Comercial com os conselhos profissionais”. Às 15h será a vez da palestra “Relação conselheiros e fiscais”, com o Adm. Nei Sena. E às 16h45 acontecerá a última palestra do evento “A responsabilidade civil dos conselhos profissionais em defesa da sociedade - importância da ação fiscalizatória” com o procurador da Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes.

Como nos anos anteriores, o evento será voltado aos agentes fiscais dos conselhos das profissões regulamentadas, presidentes, conselheiros, vereadores e deputados estaduais.



III Seminário de Fiscalização Profissional será feito em maio
25/04/2013
Fonte: CREF2/RS

De hoje (25/04) até o dia 14 de maio estão abertas as inscrições para o III Seminário de Fiscalização Profissional, que será realizado na Assembleia Legislativa do RS, no dia 17 de maio. O evento tratará dos temas relacionados à fiscalização realizadas pelas diversas instituições, na busca de integração e otimização de processos, com a definição e atribuição de responsabilidades na rede de documentos, licenças a alvarás necessários para o funcionamento dos diversos estabelecimentos regulados.

O III Seminário contará com palestrantes e convidados na discussão de temas que estão gerando atenção na sociedade, principalmente após a tragédia ocorrida após Santa Maria.

O público será composto principalmente por agentes fiscais dos conselhos das profissões regulamentadas, diretores e conselheiros, vereadores e deputados estaduais, além de autoridades em geral.



Delegação do CREF2/RS participa do 28º Congresso Mundial da FIEP
18/01/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS esteve presente no 28º Congresso Mundial da FIEP 2013, realizado em Foz do Iguaçu – PR – de 12 a 16 de janeiro de 2013. O Congresso é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física - FIEP, e é realizado anualmente no mês de janeiro de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição.

Estiveram presentes na delegação o presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, a Vice-Presidente Carmen Masson, a 1ª Tesoureira Miryam Brauch e o Conselheiro Lauro Aguiar Eles participaram do V Fórum de Educação Física Escolar, IV Seminário Sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica, III Fórum de Coordenadores de Cursos de Educação Física, II Seminário de Atividades Físicas na Atenção à Saúde, VII Seminário de Ética, III Seminário de História da Educação Física e XI Fórum de Educação Física do Mercosul.

A experiência gaúcha em Educação Olímpica realizada na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erechim) foi um dos temas do IV Seminário Sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica. O projeto foi apresentado pelo coordenador do Curso de Educação Física da URI José Luis Dalla Costa (Nino). Ele explicou que a ação começou a ser desenvolvida na Universidade em março de 2009, por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física (GEPEF) do Curso de Educação Física da URI – Erechim, que é formado por acadêmicos e professores do curso, e coordena as pesquisas em Educação Olímpica na Universidade e as ações provenientes destes estudos.

O objetivo geral do projeto é difundir os valores do esporte entre as crianças de forma a estimular a participação nas aulas de Educação Física e nas escolinhas de formação desportiva oferecidas pela escola no contraturno. Para trazer a experiência da Educação Olímpica na escola, o grupo promoveu eventos como acantonamento olímpico, acampamento em ginásios de esportes, corrida de rua, festival olímpico de minitênis, festival de pandorgas, entre outras atividades. A iniciativa fez ainda com que se fosse aprovado um projeto voltado às escolas públicas de Erechim e da região.