Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS comparece às finais do 38º Jogos Comerciários do SESC-RS
13/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) esteve representando o CREF2/RS na abertura das finais do 38º Jogos Comerciários, realizado pelo SESC-RS, nos dias 10 e 11 de novembro, em Porto Alegre. As disputas foram realizadas nas modalidades atletismo adulto e master (masculino e feminino), canastra (mistro), futebol sete adulto e master (masculino), futebol de campo (masculino), futsal adulto (masculino e feminino) e master (masculino) e voleibol (masculino e feminino), reunindo cerca de 1,1 mil atletas, entre trabalhadores e empresários do comércio gaúcho.

A cerimônia, feita no Ginásio do SESC Protásio Alves, contou também com a presença da medalhista olímpica Maurren Maggi e de demais autoridades. “Os Jogos Comerciários, mais uma vez, está reunindo um número muito grande de participantes, de vários cantos do Estado, com o intuito primordial da promoção da qualidade de vida através do esporte”, avaliou Bavaresco.

Ao todo, a 38ª edição dos Jogos Comerciários teve a participação de atletas de 21 cidades, com as primeiras disputas sendo realizadas ainda no mês de julho. A lista completa dos vencedores pode ser conferida aqui.

SESC eventos



Novos conselheiros e Diretoria do CREF2/RS tomam posse
30/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ontem à tarde, dia 29 de outubro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, organizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, marcou o início do mandato de seis anos de metade dos membros do Plenário, que foram escolhidos pelos profissionais de Educação Física nas eleições de setembro.

Com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura, da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e de outros Conselhos Profissionais, os presentes foram conduzidos aos seus cargos pela ex-presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também fez o discurso de abertura. Ela salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que serão enfrentados para uma maior valorização dos profissionais no futuro.

Os novos membros do Plenário, com os demais conselheiros eleitos, ainda se reuniram para eleger a Diretoria do CREF2/RS para os próximos três anos. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, a nova gestão assume com o compromisso reabrir o CREF Serra e de criar representações regionais, de buscar a redução dos valores de anuidades, de trabalhar pela diminuição das taxas pagas ao ECAD, de aumentar e qualificar as ações de fiscalização e de proporcionar uma maior participação do Conselho na construção de políticas públicas, lutando também contra os cursos EAD na área.

A nova diretoria do CREF2/RS é composta por:

Presidente: José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, José Edgar foi subsecretário de Esportes do Rio Grande do Sul, diretor técnico da Fundergs e, recentemente, Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, de 2010 a 2016.

1º Vice-Presidente: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Giovanni é pós-graduado em Treinamento Desportivo e diretor da CB Brasil – Saúde Sport e Fitness.

2º Vice-Presidente: Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS)
Graduado pelo IPA e pós-graduado em Ciências da Saúde e em Administração e Marketing Esportivo, Alessandro é sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias.

1º Secretário: Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Graduado em Educação Física e pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, Claudio é mestre em Pedagogia em Educação Física e pentacampeão mundial de Ginástica Aeróbica. Atualmente é Gestor de Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

2º Secretário: Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS)
Graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte, Eduardo é o atual coordenador do curso de Educação Física da UFPel. Foi professor da Ulbra e presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014.

1º Tesoureiro: Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFRGS, Alessandro é mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA e também pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios. Atualmente é diretor da GPA Soluções em Educação e Saúde Corporativa.

2ª Tesoureira: Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Cinesiologia, Luciane foi coordenadora das academias Bodytech e INEXX. Atualmente é coordenadora técnica da Sogipa e presidente da APEF, desde 2015.

Os demais membros recém-eleitos do CREF2/RS:

Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Luciane é pós-graduada em Gestão de Academia. No momento, atua como personal trainer e instrutora de diversas academias, como Espaço Ativo, Academia Alternativa e Academia Moinhos Fitness.

Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é sócio-proprietário da Academia Moinhos Fitness, de Pelotas.

Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É proprietária da Academia Físico Fashion e criadora do programa de exercícios físicos para crianças Serelepe Fit.

Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e pós-graduado em Ciências do Esporte e em Fisiologia do Exercício, Carlos foi campeão de gaúcho de Ginástica Aeróbica em diversas oportunidades e desde 1998 atua como personal trainer em academias e condomínios.

Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Rodrigo é pós-graduado em Ciências do Esporte pela PUCRS. Atua como personal trainer e instrutor de musculação da Academia Bodytech, em Porto Alegre, desde 2006.

Os novos membros suplentes do Conselho são:

Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Graduada em Educação Física pela URCAMP, Roberta é pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade. Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé, e desde 2017 é coordenadora técnica das Academias do SESC/RS.

Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Ulbra Canoas, Everton é pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É professor e proprietário da Academia Corpo e Forma, de Guaíba.

Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra, Ninon é pós-graduada em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS. Foi professora de Educação Física Escolar em diversos municípios e atualmente é sócia-proprietária das academias Pró Fitness.

Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Any Mery é professora de ginástica e sócia-proprietária da academia Aerostep, de Porto Alegre.

Eleições conselheiros



CREF2/RS entrega doações à Campanha do Agasalho 2018
27/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O frio e a chuva retornaram ao Rio Grande do Sul e devem seguir nas próximas semanas, mesmo com algumas oscilações pontuais na temperatura. Por isso, é importante que os gaúchos continuem participando da Campanha do Agasalho. O CREF2RS colaborou no esforço de amenizar os efeitos dos fenômenos climáticos na vida das comunidades mais carentes. Nesta sexta-feira, dia 27, o Conselho entregou na Central de Doações da Defesa Civil as roupas arrecadadas na sua sede. Foram doadas à Prefeitura de Porto Alegre 19 peças de roupas para adultos e 24 vestimentas para crianças. Também foram direcionadas ao Asilo Padre Cacique 21 peças de roupas para amenizar o frio rigoroso enfrentado neste inverno pelos idosos daquela instituição.

Quem ainda quiser colaborar, pode fazer doações no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre. Ali funciona a Central de Doações. O telefone é 51 3288-6781. Durante o inverno, existem outros pontos de coleta localizados órgãos públicos estaduais, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, supermercados Zaffari e Unidades do Sesc/Senac no Estado.

Campanha do Agasalho



Formação em Licenciatura é tema do 7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
09/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar. O evento, que contou com o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, integrou a programação do 44º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF) e teve como atração uma palestra conduzida pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB).

Com entrada gratuita para profissionais de Educação Física e acadêmicos do curso, o 7º Fórum reuniu participantes de todo o Estado e trouxe para debate a formação em Licenciatura e como os professores podem se preparar melhor para atuar nas escolas. A mesa de abertura foi composta pela presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), pelo representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pela presidente da APEF/RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). Nas suas falas, todos destacaram os avanços conquistados pelo Fórum e pelo Conselho nos últimos sete anos e como esta oportunidade de aperfeiçoamento profissional é de grande valia para todos os Licenciados em Educação Física, sempre com palestras de alto nível.

Na sequência, Iguatemy iniciou a apresentação intitulada “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. Na primeira parte da sua fala, a palestrante trouxe números referentes à quantidade de docentes presentes na Educação Básica, estimada em 2,1 milhões de pessoas, e à presença de professores de Educação Física devidamente habilitados para desempenhar esta função. “Como indica o Plano Nacional de Educação (PNE), quase 80% daqueles que atuam nas escolas têm curso superior. No entanto, um dos principais problemas não diz respeito a este dado, mas ao fato de que somente metade deles lecionam dentro da sua área específica. Apenas na Educação Física, por exemplo, há um deficit de cerca de 30% de profissionais habilitados”, pontuou.

A Educação Física Escolar, embora bem representada frente a outras disciplinas em que a ausência de professores capacitados é mais evidente, como Química, Física e Biologia, precisa capacitar melhor os seus profissionais. Os apontamentos feitos por Iguatemy ao longo da palestra, baseados em indicadores divulgados pelo Governo Federal, mostraram que o baixo capital cultural, a frágil preparação para o Magistério, a teoria descolada da formação prática e o estágio não encarado como uma ação estratégica de formação são os principais eixos que precisam ser contemplados pelos cursos de Licenciatura. “As Instituições Públicas e Privadas não estão resolvendo a questão formativa do futuro professor. A maioria das alterações curriculares feitas nas Licenciaturas, nos últimos anos, não teve uma avaliação feita do seu impacto e dos seus resultados”, salientou Iguatemy.

Na segunda parte da apresentação, Iguatemy falou sobre a intervenção profissional nas escolas e como os professores de Educação Física podem se preparar para realizar um trabalho de excelência. A palestrante destacou os seis eixos da atuação – planejar, programar, organizar, desenvolver, coordenador e lecionar conteúdos de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental e Médio – e como eles poderiam ser aplicados da melhor forma. “Os professores precisam colecionar, selecionar e aplicar metodologias e técnicas nas diversas faixas etárias e níveis de ensino. No entanto, a maioria dos profissionais sentem falta de capacitação adequada para fazer esta distinção”, relatou Iguatemy. “A ausência de uma sistematização ainda é algo que prejudica a evolução da Educação Física enquanto disciplina escolar e a valorização dos seus professores. O profissional precisa compreender, dentro dos cursos de Licenciatura, que não pode dar a mesma aula para alunos do 4º, do 5º ou do 6º ano. Resumidamente, não há qualidade no ensino que é engessado e igual para todo mundo”, complementou.

Para Iguatemy, a falta de clareza do que é ensinado e as expectativas de aprendizado que não são atendidos afetam não só os alunos, mas também os docentes, que no fim das contas acabam se afastando do saber pedagógico das Licenciaturas. “Os professores têm que conhecer o conteúdo daquilo que ensinam, precisam dominar todos os assuntos que são levados para as aulas de Edução Física. O principal indicador de qualidade do ensino é o capital humano, ou seja, os docentes bem formados e preparados”.

Fórum Educação Física Escolar Educação Física Escolar ENAPEF



CREF2/RS realiza 7º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar amanhã em Torres
06/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Torres. O evento, que tem o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, vai ocorrer no Hotel Sesc Torres e contará com uma palestra ministrada pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB). Com entrada gratuita, a atividade iniciará às 14h. As inscrições podem ser feitas no local.

Com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Iguatemy é professora da UFPB e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Com experiência nas áreas de gestão do Ensino Superior, ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física, a sua palestra terá o título “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. O evento está previsto para encerrar às 16h30min e o CREF2/RS emitirá certificado para todos os presentes.

7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 7 de abril, sábado, das 14h às 16h30min
Local: Hotel Sesc Torres – Salão Ilha dos Lobos
Endereço: Rua Plínio Kroeff, 465
Entrada gratuita

Cronograma:
14h – Credenciamento
14h15min – Abertura
14h30min – Palestra “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”
15h30min – Debate

Eventos



Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar ocorre neste sábado em Torres
02/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Torres. O evento, que tem o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, vai ocorrer no Hotel Sesc Torres e contará com uma palestra ministrada pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB). Com entrada gratuita, a atividade iniciará às 14h. As inscrições podem ser feitas até quarta-feira, dia 4 de abril, por este link.

Com mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, Iguatemy é professora da UFPB e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). Com experiência nas áreas de gestão do Ensino Superior, ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física, a sua palestra terá o título “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. O evento está previsto para encerrar às 16h30min e o CREF2/RS emitirá certificado para todos os presentes.

7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 7 de abril, sábado, das 14h às 16h30min
Local: Hotel Sesc Torres – Salão Ilha dos Lobos
Endereço: Rua Plínio Kroeff, 465
Entrada gratuita

Cronograma:
14h – Credenciamento
14h15min – Abertura
14h30min – Palestra “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”
15h30min – Debate
16h30min – Encerramento

Educação Física Escolar APEF Fórum



7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar será em Torres
12/03/2018
Fonte: CREF2/RS

O município de Torres sediará no dia 7 de abril, das 14h às 16h30min, o 7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar. A realização é do CREF2/RS, com apoio da APEF/RS, Sesc/RS e Prefeitura de Torres. O local do evento será no Salão Ilha dos Lobos do Hotel Sesc Torres, na rua Plínio Kroeff, 465. A carga horária será de quatro horas, e o evento terá a emissão de Certificado online aos participantes As inscrições são gratuitas até o dia 4 de abril e podem ser feitas neste link.

Na programação, haverá a palestra "A formação em Educação Física para atuação na escola: preparando o professor, vivenciando a licenciatura", ministrada pela professora Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB). Iguatemy possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. É professora associada da Universidade Federal da Paraíba e vice-presidente do Conselho Federal de Educação Física. Atua nas áreas de gestão do Ensino Superior, Ensino de Graduação e formação profissional em Educação Física.

7º Fórum de Mobilização Escolar pela Educação Física Escolar

14h - Credenciamento
14h15min - Abertura
14h30min - "A formação em Educação Física para atuação na escola: preparando o professor, vivenciando a licenciatura"/Palestrante: Profª Drª Iguatemy Lucena Martins (CREF 000001-G/PB)
15h30min- Debate
16h30min- Encerramento

7º Fórum de Mobilização Gaúcha Escolar pela Educação Física Escola



Fiscalizações e Arrastão da Saúde marcam o Litoral norte
29/01/2018
Fonte: CREF2/RS

A última semana de janeiro foi marcada por ações conjuntas dos conselhos regionais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, os conselhos de Educação Física (CREF2/RS), Administração (CRA-RS), Farmácia (CRF-RS) e Técnicos de Radiologia (CRTR-6) realizaram ações de Fiscalização nesta região. Os agentes de orientação e fiscalização visitaram hospitais e prefeituras do litoral.

Já no sábado, dia 27, foi realizada a 6º edição do “Arrastão da Saúde”, com o apoio do Sesc/RS. Representantes dos conselhos profissionais percorreram a praia distribuindo kits informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Estiveram presentes à ação os Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Farmácia (CRF-RS), Medicina Veterinária (CRMV-RS) e Nutrição (CRN-2).

Arrastão da Saúde



Arrastão da Saúde vai a Tramandaí neste sábado
22/01/2018
Fonte: FÓRUM–RS

No próximo sábado (27/01), a orla marítima de Tramandaí receberá, a partir das 10h, mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do Sesc/RS.

A ação é promovida pela Câmara da Saúde do Fórum/RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Representantes dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Farmácia (CRF-RS), Medicina Veterinária (CRMV-RS), Nutrição (CRN-2) e Odontologia (CRO-RS) percorrerão a praia distribuindo kits de informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças.

Arrastão da Saúde
Local: início na Estação Verão Sesc/RS, na beira da praia de Tramandaí/RS
Data: sábado, 27 de janeiro, das 10h às 12h
Promoção: Câmara da Saúde do Fórum/ RS

FÓRUM–RS



Arrastão da Saúde acontece nas areias de Tramandaí no dia 27 de janeiro
05/01/2018
Fonte: Fórum/RS

No último sábado de janeiro (27/01), a orla marítima de Tramandaí receberá, a partir das 10h, mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do Sesc/RS.

A ação é promovida pela Câmara da Saúde do Fórum/RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Representantes dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Farmácia (CRF-RS), Medicina Veterinária (CRMV-RS), Nutrição (CRN-2) e Odontologia (CRO-RS) percorrerão a praia distribuindo kits de informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças.

Arrastão da Saúde
Local: início na Estação Verão Sesc/RS, na beira da praia de Tramandaí/RS
Data: sábado, 27 de janeiro, das 10h às 12h
Promoção: Câmara da Saúde do Fórum/ RS

Arrastão da Saúde



CREF2/RS participará do Dia do Desafio proposto pelo SESC/RS
16/05/2017
Fonte: CREF2/RS/SENAC/RS

A presidente do CERF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e o seu vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participaram hoje (16), no Teatro SESC, em Porto Alegre, do lançamento regional do Dia do Desafio 2017. O evento de foi realizado simultaneamente em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. O Dia do Desafio (DDD) acontece sempre na última quarta-feira de maio (este ano, acontece no dia 31) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Em Porto Alegre, a cerimônia reuniu autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim, o vereador João Bosco Vaz, o diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Porto Alegre Claudio Franzen, parceiros e imprensa. Também estiveram presentes representantes das cidades de Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Torres, Tramandaí, Taquara, Montenegro e municípios das respectivas áreas de abrangência.

Durante o evento, foi realizado um bate-papo com os medalhistas olímpicos Gustavo Endres (Vôlei) e Mayra Aguiar (Judô), e contou ainda com a apresentação do ganhador do The Voice Kids, Thomas Machado. Este ano, o DDD conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, além das parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde e Federações Gaúchas de diversas modalidades.

Segundo a presidente do CREF2/RS, o Conselho sempre é parceiro do Dia do Desafio, pois é um movimento que o SESC faz em prol da saúde. “Com isto incentiva-se que as pessoas sejam mais saudáveis ao praticarem atividade física. A ideia para este ano é termos Ginástica Laboral no Conselho no Dia do Desafio. Além disto, pretendemos sempre apoiar o SESC na sua promoção de atividades de Educação Física e dos profissionais de Educação Física”.

Lauro afirmou que a data nada mais é do que reforçar a conscientização da população para a prática de Educação Física. “Ressaltando sua importância para evitar todas as doenças associadas ao sedentarismo e a depressão, que atualmente é considerado o mal do século. Penso que evento faz com que as pessoas repensem modo de viver e seu estilo de vida para que possamos ter uma vida mais saudável.

O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

De acordo o diretor regional do SESC/RS Luiz Tadeu Piva, o DDD foi criado no Canadá, sendo difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. “É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde”, afirma. “Não pretendemos ter 10 milhões de atletas no Rio Grande do Sul, mas sim 10 milhões de pessoas saudáveis”, resume Luiz. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e no Rio Grande do Sul a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Para participar do DDD, os municípios se inscrevem previamente e devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 31 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano ou como autodesafio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Dia do Desafio 2017



Arrastão da Saúde leva sete conselhos profissionais a Tramandaí no último sábado
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

No último sábado, dia 28, a orla marítima  da praia de Tramandaí recebeu mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada durante o veraneio pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS). A caminhada, com duração das 9h30min às 11h, teve início na Tenda do SESC-RS, entidade que tradicionalmente apoia o evento. O Arrastão é promovido pela Câmara da Saúde do Fórum/RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Participaram cerca de 25 funcionários e conselheiros representando os Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Fonoaudiologia (CREFONO7), Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-5) e Medicina Veterinária (CRMV-RS). Entre as informações e materiais repassados na ação, foram demonstradas práticas integrativas e complementares da saúde, a atuação do fonoaudiólogo no estímulo à amamentação, dicas sobre diabetes, envelhecimento ativo, a prática de atividade física para o bem-estar e a saúde, dicas para pets, vida sustentável e câncer de pele.

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) esteve presente representando os profissionais de Educação Física. Segundo Lauro, o Arrastão traz vivo o conceito de interdisciplinaridade, como uma das ideias nucleares para consolidação da área da saúde. “Aqui podemos praticar o foco na perspectiva dos profissionais que estão com o desafio de concretizá-la na prática, entendida como uma competência que resulta de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes”, explica.

FÓRUM RS - Câmara da Saúde



Arrastão da Saúde acontece neste sábado nas areias de Tramandaí
24/01/2017
Fonte: CREF2/RS

No próximo sábado (28/01), a orla marítima de Tramandaí receberá, das 9h às 12h, mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do SESC-RS. A ação é promovida pela Câmara da Saúde do Fórum-RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Representantes dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Fonoaudiologia (CREFONO7), Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-5) e Medicina Veterinária (CRMV-RS) percorrerão a praia distribuindo kits informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Compareça!

Arrastão da Saúde
Local: início na tenda do SESC-RS, beira da praia de Tramandaí – Rio Grande do Sul
Data: sábado, 28 de janeiro, das 9h às 12h

Fórum-RS



Arrastão da Saúde acontece nas areias de Tramandaí no dia 28 de janeiro
12/01/2017
Fonte: CREF2/RS

No último sábado de janeiro (28/01), a orla marítima de Tramandaí receberá, das 9h às 12h, mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do SESC-RS. A ação é promovida pela Câmara da Saúde do Fórum-RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Representantes dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Fonoaudiologia (CREFONO7), Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-5) e Medicina Veterinária (CRMV-RS) percorrerão a praia distribuindo kits informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Compareça!

Circuito da Saúde
Local: início na tenda do SESC-RS, beira da praia de Tramandaí – Rio Grande do Sul
Data: sábado, 28 de janeiro, das 9h às 12h

Arrastão da Saúde



Vice-presidente do CREF2/RS participa da abertura do 3º Fitness Business Tour
07/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Ubirajara de Aguiar (CREF 002782-G/RS), participou da abertura do 3º Fitness Business Tour, realizado nos dias 4 e 5 de novembro no SESC Centro de Porto Alegre. Durante seu discurso, Lauro reforçou ao público a missão do Conselho, que é resguardar os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo profissional de Educação Física e pelas pessoas jurídicas nas áreas de atividades físicas e desportivas.

Lauro afirmou que além de contribuir para a saúde e bem-estar dos usuários, as academias constituem um importante mercado de trabalho para os Profissionais de Educação Física. “O aumento no número de academias de ginástica no Brasil, nos últimos anos, tem feito com que o país caminhe para assumir a liderança mundial no segmento da prática de atividade física. Atualmente, o Brasil só tem menos empresas que os Estados Unidos”, concluiu.

O 3º Fitness Business Tour teve, neste ano, o tema “Novas estratégias de gestão - Transformar é preciso”. A capital gaúcha esteve presente em todas as edições do Tour, e pela força do mercado da região, mais uma vez recebeu um time exclusivo de renomados especialistas em gestão de academia e as maiores empresas do setor para dois dias de muito conteúdo e negócio. O evento teve como palestrantes Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, Luís Amoroso, autor de mais de 50 projetos de reestruturação de academias, Fábio Saba, responsável pela transformação do mercado Fitness do Brasil, Leonardo Cabral, referência em produtos de gestão de academias, entre outros especialistas.

Fitness



CREF2/RS prestigia lançamento do Dia do Desafio 2016
12/05/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de maio, foi realizado no SESC Campestre, em Porto Alegre, o lançamento do Dia do Desafio 2016. O evento, que compreende uma competição entre cidades e que propõe a prática de atividade física, será realizado em diversas cidades do Brasil, no próximo dia 25 de maio. A cerimônia, além de contar com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, teve a participação de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.

O lançamento da campanha foi conduzida por Luiz Tadeu Piva, diretor regional do SESC-RS. “A ideia principal do evento, mais uma vez, é mostrar que o movimento é necessário para a vida das pessoas. Neste ano, vamos ter a participação de mais de três mil cidades, somente no Brasil, que estão comprometidas em mobilizar a população para a prática e para a manutenção de hábitos saudáveis”, declarou. “Queremos que o Dia do Desafio seja o estopim para uma mudança de comportamento e um alerta sobre os perigos do sedentarismo”, completou.

Neste ano, Porto Alegre irá competir com a cidade de Curitiba e o SESC-RS pretende montar, em alguns pontos da cidade, locais específicos para estimular a adesão da população ao desafio de praticar 15 minutos de atividade física ao longo do dia. O mesmo deverá ser feito também nos outros municípios do Estado que vão participar da campanha.

O campeão olímpico de vôlei Maurício Lima e o atleta gaúcho de atletismo Fabiano Peçanha (CREF 022437-G/RS) também compareceram ao evento, assim como o conselheiro do CREF2/RS e coordenador das academias do SESC-RS Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), o representante da Secretaria Estadual de Educação Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer Juvir Costella, o vereador João Bosco Vaz e o secretário em exercício da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre José Antônio Brizola.

Dia do Desafio



Projeto Desobesa Brasil promove hábitos saudáveis em Tramandaí neste sábado
11/02/2016
Fonte: Projeto Desobesa Brasil

Com objetivo de promover a saúde e combater a obesidade, ocorre neste sábado (13) a segunda edição do Projeto Desobesa Brasil na praia de Tramandaí, junto à Casa Estação Verão SESC. A programação tem início às 16h. O projeto visa engajar profissionais da saúde e a comunidade para incentivar as práticas saudáveis e cuidados com a saúde, como uma das formas de estímulo às mudanças de hábitos alimentares e redução do sedentarismo. O Projeto Desobesa Brasil é promovido no Rio Grande do Sul pelo Grupo de Apoio aos Operados Bariátricos do Sul (GABSUL), organização que busca a reinserção social do obeso e daqueles que realizam o procedimento cirúrgico bariátrico.
Projeto Desobesa Brasil Tramandaí 2016
Local: Casa Estação Verão SESC – avenida Beira Mar (próximo ao número 2030 – em frente ao condomínio Quebra Mar)
Data e horário: sábado (13), às 16h

Projeto Desobesa Brasil



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.

Conselheiros Plenária



SESC-RS abre vagas para trabalhar no Estação Verão 2016
19/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O SESC-RS está selecionando profissionais de Educação Física (bacharel ou licenciatura plena) para trabalhar no Estação Verão 2016. O projeto será realizado entre os dias 26 de dezembro e 22 de fevereiro nas praias gaúchas, mais precisamente nas cidades de Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Atlântida Sul, Atlântida e Torres (todas no litoral norte) e Cassino, Laranjal e São Lourenço (no litoral sul).

O Estação Verão, um dos maiores eventos de lazer do Estado, chegará a sua 13ª edição neste ano com o objetivo de proporcionar atividades que promovam o desenvolvimento de hábitos saudáveis e que estimulem a integração social. Na sua programação, estarão aulas de ginástica na beira da praia, de dança, de alongamento e outras atividades recreativas e esportivas.

Interessados devem entrar em contato com Melissa Stoffel pelo telefone 3284-2140 ou pelo e-mail mstoffel@sesc-rs.com.br.

SESC-RS, Estação Verão, oportunidades



Especialista em maturidade ativa defende novo estilo de vida no I Seminário Multiprofissional
05/10/2015
Fonte: CREF2/RS

O coordenador técnico do Programa Maturidade Ativa do SESC-RS, Eduardo Danilo Schmitz (CREF 006366-G/RS), foi um dos palestrantes do I Seminário Multiprofissional, realizado na sexta-feira (2), na nova sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), em Porto Alegre. A ação, alusiva ao Dia do Idoso (1º de outubro), foi organizada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO7), com apoio do CREF2/RS e dos Conselhos Regionais de Farmácia, Nutrição e Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ao final do encontro, uma mesa-redonda multiprofissional, que contou com a presença do presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), debateu temas interdisciplinares propostos na programação.

O profissional de Educação Física, que é mestre em Envelhecimento Humano pela UPF, palestrou sobre a promoção da qualidade de vida, a saúde e o envelhecimento. Ele relembrou que o movimento humano sempre foi necessário, seja para caçar ou para se defender, mas que, com o passar do tempo, foram desenvolvidas incontáveis tecnologias que facilitaram a existência do homem. “O que é muito bom por um lado, mas por outro acentua o sedentarismo e as doenças associadas a este estilo de vida”, constatou. O coordenador do SESC-RS observou que Porto Alegre ostenta o título de capital vice-campeã em índices de obesos no país. "Assistimos ao que se chama de transição epidemiológica, ou seja, se no passado as grandes vilãs eram as doenças infecciosas transmissíveis, hoje a preocupação são as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e osteoporose”.

Schmitz trouxe dados de uma pesquisa realizada pela Universidade de Navarra, na Espanha, país onde a obesidade é diretamente responsável por cerca de 2% a 4% dos gastos totais em saúde. O estudo demonstra que um euro investido na promoção de esportes cria uma economia estimada de 50 euros em gastos em saúde ao longo de 15 anos. “Se as pessoas têm espaço adequado e um contexto educacional, teremos um caminho para mudar esta realidade”, sintetizou.

O coordenador destacou o fato destas doenças já serem observadas em pessoas na faixa dos 30 anos, e propôs a modificação do estilo de vida da população como um meio de envelhecimento saudável. “Muitas vezes, este modo de vida não é uma escolha. Aposto muito em educação e políticas públicas para solucionar esses problemas”. O profissional de Educação Física criticou o modelo imediatista do corpo perfeito imposto pela sociedade. “Isso só causa frustração. Vejo, porém, algumas alternativas, como o programa de incentivo à atividade física do SUS”, exemplificou.

Dia do Idoso



CREF2/RS reúne coordenadores de curso de Educação Física para debater uso da tecnologia e formação de novos profissionais
18/05/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 15 e 16 de maio, a sexta edição do Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que neste ano teve como sede a Univates, em Lajeado, foi dedicado à discussão de temas como os riscos e as oportunidades do uso da tecnologia na intervenção profissional e as experiências no PIBID na formação de novos professores de Educação Física.

As atividades do Fórum iniciaram na sexta-feira à noite com o painel apresentado por Dari Göller (CREF 002469-G/RS), professor da UNIJUÍ; Fabrício Boscolo (CREF 056418-G/SP), professor da UFPEL; e Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), coordenador das academias do SESC/RS. Eles falaram sobre o conceito de tecnologia e explicaram como estes recursos podem auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. "Os professores têm que se atualizar, é necessário transformar a didática das aulas. Com o avanço da tecnologia, elas não podem mais ser as mesmas", explicou Greco. Boscolo, por outro lado, destacou como os novos recursos podem despertar o interesse dos acadêmicos para a pesquisa. "Os alunos estão ligados ao mundo virtual, mas poucos veem a pesquisa como auxílio ao dia a dia da profissão", avaliou.

No sábado, o evento contemplou os cursos de Licenciatura com um debate sobre a formação de professores e as experiências com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Neste painel, Ednaldo Pereira Filho (CREF 001102-G/RS), professor da UNISINOS; e Clézio Gonçalves (CREF 008168-G/RS), professor da UFRGS; trouxeram dados importantes para conhecimento de todos os coordenadores. "Há, atualmente, uma defasagem de 7% no número de professores de Educação Física no Estado", relatou Pereira. "Portanto, o PIBID é uma obrigação legal do Governo para todas as instituições de Ensino Superior".

Além disto, Clézio apresentou como o PIBID contribui para a formação dos alunos e como o Programa funciona no dia a dia das escolas. "O PIBID valoriza o lúdico, combate à dependência tecnológica e promove a socialização e a saúde de alunos, em grande parte de baixa renda", contou. O Fórum ainda abriu espaço para o relato de experiências. Leonardo Rosa (CREF 006576-G/RS), coordenador do curso da Univates; e Rodrigo Rother (CREF 004055-G/RS), professor da mesma instituição, trouxeram alguns casos de como o PIBID foi fundamental para a formação dos acadêmicos de Licenciatura da universidade.

De acordo com Rosa, receber os colegas da área foi muito importante para discutir os rumos da Educação Física. "No início deste Fórum, havia a participação de quatro ou cinco instituições, hoje somos mais de dez. Isto mostra que grande parte dos representantes estão preocupados em debater o assunto e abertos para discutir como os cursos de graduação podem ser daqui para frente".

Também participaram da atividade Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), da UNISC; Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), da Feevale; Márcio Leiria (CREF 009570-G/RS), da UPF; Paulo Mello (CREF 003951-G/RS), da UPF Soledade; Sadi Oliveira Jr. (CREF 001979-G/RS), da ULBRA Torres; José Rogério Vidal (CREF 001965-G/RS), da Unilasalle; Derli Neuenfeldt (CREF 002651-G/RS), da Univates; Pedro Batistella (CREF 000283-G/RS), da UNICRUZ; Daniel Zacaron (CREF 002379-G/RS), da FSG; Julio Andreazza (CREF CREF 002263-G/RS), da UNIJUÍ Santa Rosa, Francisco Tavares (CREF 006966-G/RS), da UFPEL; Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), vice-presidente do CREF2/RS e professor da UFPEL; Vera Brauner (CREF 015174-G/RS); da PUC-RS, José Luís de Freitas (CREF 001797-G/RS), da Ulbra Cachoeira do Sul, Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), da UNUJUÍ; Alexandre Scherer (CREF 000021-G/RS), do IPA, e Vera Lúcia de Moraes (CREF 008871-G/RS) e Claudinara dal Paz (CREF 013872-G/RS), ambas da URI Frederico Westphalen.



IV Circuito da Saúde leva Conselho para realizar avaliações antropométricas no litoral
13/01/2015
Fonte: CREF2/RS

No último final de semana, as praias de Tramandaí e Atlântida Sul receberam a quarta edição do Circuito da Saúde. A atividade, promovida pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) com o apoio do SESC-RS, tem como objetivo promover e incentivar a saúde da comunidade, oferecendo diversos serviços à população, como orientação nutricional, teste de glicemia, medição de pressão arterial, auriculoterapia, quiropraxia e avaliações antropométricas.

"O trabalho que o SESC-RS faz no litoral é muito importante", analisou Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS. "Além de aproximar os profissionais de diferentes áreas, o evento também marca a inserção dos conselhos na sociedade, para a prevenção e promoção da saúde", completou. Outras atividades de lazer também foram proporcionadas ao longo de sábado (1), em Tramandaí, e domingo (11), em Atlântida Sul. O público que compareceu à casa do SESC à beira-mar tiveram à disposição aula de dança, bubble soccer, kangoo jump, entre outras mais.

No espaço destinado ao atendimento da comunidade, o CREF2/RS realizou cerca de 50 medições de IMC e orientou a população sobre os benefícios do exercício físico. "As pessoas estão nos procurando bastante. Elas querem saber quem é o profissional de Educação Física", destacou Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. "É muito importante mostrar para elas que existe um Conselho que fiscaliza e defende a sociedade", completou. Participaram da ação junto ao CREF2/RS os Conselhos de Nutricionistas, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Odontologia e Medicina Veterinária.



Conselho participa do Circuito da Saúde neste final de semana em Tramandaí e Atlântida Sul
05/01/2015
Fonte: CREF2/RS

As praias de Tramandaí e Atlântida Sul recebem, nos dias 10 e 11 de janeiro, respectivamente, o IV Circuito da Saúde. Com a participação do CREF2/RS, a ação vai proporcionar à população diversos serviços, como orientação nutricional, informações sobre alimentação orgânica, testes de glicemia, verificação de pressão arterial, auriculoterapia, quiropraxia e avaliações antropométricas.

O evento é realizado pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), com o apoio do SESC/RS, e tem como objetivo promover e incentivar a saúde da comunidade. A ação também tem como intuito esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva, já que a função primordial dessas instituições é fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

IV Circuito da Saúde

Tramandaí – 10/1 (sábado)
Local: Casa Estação Verão SESC – avenida Beira Mar (próximo ao número 2030 – em frente ao condomínio Quebra Mar)
Horário: das 10h às 15h

Atlântida Sul – 11/1 (domingo)
Local: Casa Estação Verão SESC – avenida Beira Mar (próximo ao número 684 – em frente à pousada Gaivota)
Horário: das 10h às 15h



SESC-RS seleciona profissionais para trabalhar no Estação Verão em Torres
22/12/2014
Fonte: CREF2/RS

O SESC-RS seleciona profissionais de Educação Física (bacharel ou licenciatura plena), devidamente registrados no Conselho, para trabalhar na Estação Verão 2015, em Torres. O projeto será realizado entre os dias 26/12 e 23/2 e é necessário experiência com aulas de ginástica e dança.

Interessados devem entrar em contato com Melissa Stoffel pelo telefone 3284-2140 ou pelo e-mail mstoffel@sesc-rs.com.br.



SESC-RS seleciona profissionais para trabalhar na Estação Verão 2015
09/12/2014
Fonte: CREF2/RS

O SESC-RS seleciona profissionais de Educação Física (bacharel ou licenciatura plena) para trabalhar na Estação Verão 2015. O projeto será realizado entre os dias 26/12 e 23/2 no litoral gaúcho, mais precisamente nas cidades de Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Torres, Cassino, Laranjal, São Lourenço e Atlântida.

Interessados devem entrar em contato com Melissa Stoffel pelo telefone 3284-2140 ou pelo e-mail mstoffel@sesc-rs.com.br.



CREF2/RS realiza avaliações antropométricas na Semana do Idoso
29/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem (28), o CREF/2RS participou da Semana do Idoso, na Redenção. O evento, promovido pelo SESC-RS, tem ampla programação cultural e oferece diversas atividades gratuitas para o público da terceira idade até a próxima sexta-feira (3). Na abertura, o Conselho contou com espaço em que servidores realizaram avaliações antropométricas e concederam informações sobre a prática esportiva.

Além de medir o Índice de Massa Corporal (IMC) de quem compareceu ao Parque, a equipe do CREF2/RS também conversou com o público sobre o perigo do sedentarismo e sobre a importância da atividade física regular, sobretudo para os idosos. Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, a presença do Conselho em eventos como este é muito válida, pois é possível estar mais perto da sociedade: "Conseguimos destacar a necessidade de que a atividade física seja sempre acompanhada por profissional de Educação Física regulamentado", comentou. "Muitas pessoas não sabem que existe um órgão fiscalizador, que defende a sociedade e que tem o objetivo de que só permitir que profissionais capacitados estejam no mercado. Por isto, este contato é muito válido".

Na Redenção, os idosos também tiveram auxílio de assistentes sociais sobre o INSS, previdência social e saúde, massagem; exposição de artesanato, escola de chimarrão, alongamento e danças. A programação completa da Semana do Idoso está aqui.



CREF2/RS participa neste domingo da Semana do Idoso na Redenção
24/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Como parte das comemorações da Semana do Idoso, Porto Alegre terá várias ações em pontos diferentes da cidade, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. O evento, promovido pelo SESC-RS, inicia neste domingo na Redenção, a partir das 9h. Além de caminhada e outras atividades orientadas, o Conselho participará com espaço em que vai realizar avaliações antropométricas e conceder informações sobre a prática esportiva.

Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, salienta a importância do CREF2/RS estar próximo das pessoas em eventos como este. "Podemos mostrar para a população como o Conselho atua, e também esclarecer o papel fundamental que o profissional de Educação Física tem para a sociedade".

Durante todo o dia, os idosos também terão auxílio de assistentes sociais sobre o INSS, previdência social e saúde, massagem; exposição de artesanato, escola de chimarrão, alongamento e danças. A programação completa da Semana do Idoso está aqui.



CREF2/RS tira dúvidas sobre atividade física no Dia do Desafio 2014
28/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Com objetivo de estimular a prática de atividades físicas, o Dia do Desafio 2014 é realizado hoje, simultaneamente em diversas cidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, o evento tem ampla programação e conta também com a participação do CREF2/RS. O Departamento de Fiscalização (DEFOR) está na Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal, para dar informações sobre a prática esportiva, bem como esclarecimentos sobre todo o trabalho realizado pelo Conselho.

De acordo com o SESC, responsável pela organização do evento, é esperado público de 3 a 5 mil pessoas somente nas atividades realizadas em frente à Prefeitura e ao Mercado Público, ambos localizados no Centro Histórico da cidade. Euclides Erlin 50 anos, é um dos participantes do Dia do Desafio 2014. "Eu trabalho de noite e quase nunca tenho tempo para fazer exercício. Estou achando tudo muito legal por aqui, é um incentivo para as pessoas praticarem atividade física", contou.

Em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, o Dia do Desafio está presente em todos os 497 municípios gaúchos, com atividades variadas e relacionadas às áreas de saúde, esporte, lazer, educação e cidadania. Nas áreas montadas no Centro Histórico de Porto Alegre, por exemplo, as pessoas são convidadas a praticar, por, pelo menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. Há estandes com esteiras, tênis de mesa e jogos que estimulam o movimento do corpo.

Realizada desde 1997, a disputa do Dia do Desafio é em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte. O município que mobilizar mais pessoas vence. Neste ano, Porto Alegre enfrenta Garulhos pela segunda vez. Em 2012, a capital gaúcha foi a vencedora, com 46,55% da população envolvida, contra 31,39% da cidade paulista. O resultado do Dia do Desafio 2014 deve ser anunciado nos próximos dias.



CREF2/RS participa do Dia do Desafio 2014
27/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Com objetivo de estimular a prática de atividades físicas, o Dia do Desafio 2014 será realizado amanhã (28), simultaneamente em diversas cidades. Em Porto Alegre, o evento tem ampla programação e conta também com a participação do CREF2/RS. Os servidores do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) vão estar na Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal, para dar informações sobre a prática esportiva, bem como esclarecimentos sobre todo trabalho realizado pelo Conselho. O horário de atendimento é das 9h30 às 17h.

Promovido no Rio Grande do Sul pelo SESC em parceria com o Governo do Estado e demais prefeituras, o Dia do Desafio estará presente em todos 497 municípios gaúchos, com atividades sistemáticas em áreas como saúde, esporte, lazer, educação e cidadania. A proposta do evento, aberta ao público em geral, é que as pessoas interrompam suas rotinas e pratiquem por, pelo menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. A disputa é organizada em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte e o município que mobilizar mais pessoas vence. Este ano, a capital gaúcha enfrentará Guarulhos pela segunda vez. Em 2012, Porto Alegre foi vencedora, já que mobilizou 46,55% da população, enquanto que a cidade paulista apenas 31,39% de seus habitantes.

Há atividades em diversos pontos da cidade, com horários variados e destinadas a todas faixas etárias. A programação completa do Dia do Desafio 2014 em Porto Alegre você confere aqui.

CREF2/RS no Dia do Desafio 2014
Local: Praça Montevidéu, em frente ao Paço Municipal de Porto Alegre (Centro Histórico)
Horário: das 9h30 às 17h



CREF2/RS é parceiro do Dia do Desafio 2014
13/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta terça-feira, o CREF2/RS participou do lançamento do Dia do Desafio 2014. A cerimônia, que contou com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 1º vice-presidente e secretário municipal de Esportes de Porto Alegre José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), foi realizada no SESC Centro e reuniu demais autoridades e personalidades do esporte em café da manhã.

Promovido simultaneamente em diversos países, o Dia do Desafio tem objetivo de estimular a prática de atividades físicas numa disputa saudável, sempre na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas rotinas e pratiquem por, ao menos 15 minutos, qualquer tipo de exercício físico. A ação é organizada em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte e o município que mobilizar mais pessoas vence. Este ano, a capital gaúcha enfrentará Guarulhos pela segunda vez. Em 2012, Porto Alegre mobilizou 46,55% da população, enquanto que a cidade paulista envolveu apenas 31,39% de seus habitantes.

Uma das atividades já programadas para o Dia do do Desafio 2014 em Porto Alegre é a Corrida Noturna, realizada na madrugada do dia 27 para 28 de maio. A largada será no Parque Marinha do Brasil. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.sesc-rs.com.br/circuitodecorridas.

O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo SESC, acontece em parceria com as prefeituras, o Governo do Estado e o CREF2/RS. Além de Porto Alegre, o Dia do Desafio está presente em todos outros 496 municípios gaúchos, com atividades sistemáticas em áreas como saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.



III Circuito da Saúde marca ação dos Conselhos Profissionais no litoral norte
13/01/2014
Fonte: CREF2/RS

As praias de Cidreira e Tramandaí receberão, nos dias 18 e 19 de janeiro, respectivamente, o III Circuito da Saúde. A ação proporcionará à população acesso gratuito, medição cintura-quadril, orientação nutricional, verificação de pressão arterial, avaliação da memória em idosos, entre outros. O evento é realizado pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), da qual o CREF2/RS integra, e tem como objetivo promover e incentivar a saúde da comunidade. Em Cidreira, ela ocorre no dia 18, das 10 às 16h na av. Beira Mar, na Casa Estação Verão SESC. Em Tramandaí, no dia 19, das 10 às 15h, na Casa Estação Verão SESC, av. Beira Mar (próximo ao número 2030 - em frente ao condomínio Quebra Mar).  

Como prevenir é sempre a melhor opção, esta será uma grande oportunidade para os profissionais dos conselhos e veranistas de Cidreira, Tramandaí e praias vizinhas, verificarem como está a saúde e terem acesso a diversos profissionais em um único dia. Uma grande equipe composta por Profissionais da Educação Física, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Farmacêuticos e Médicos Veterinários estarão unidos para realizar a terceira edição do Circuito da Saúde. A ação também tem por objetivo esclarecer à população a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva, já que a função primordial dessas instituições é fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.



CREF2/RS completa Ciclo de Palestras
10/09/2013
Fonte: CREF2/RS
Confira as imagens do evento em nossa Galeria.

Na última quarta-feira, dia 04 de setembro, o Prof. Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS) ministrou a palestra “Tendências na Educação Física: Exercício e Saúde - Empreendedorismo na carreira e nos negócios”, na Câmara Municipal de Palmeira das Missões. O evento fez parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Município, com apoio do CREF2/RS e da UPF - Universidade de Passo Fundo.
Palmeira das Missões foi a terceira cidade visitada pelo Prof. Greco, que anteriormente esteve em Santa Maria e Pelotas, durante o Ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física promovido pelo Conselho, com apoio do SESC/RS. A palestra foi ainda ministrada em Caxias do Sul, no CREF Serra, pelo Prof. Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).
Todos os eventos foram gratuitos, voltados aos Profissionais de Educação Física.



CREF2/RS participa do Dia do Desafio
29/05/2013
Fonte: CREF2/RS

Equipes do CREF2/RS participaram do DIA DO DESAFIO 2013, mobilização em prol da qualidade de vida promovido em todo o Brasil em parceria com o SESC. O município que mobilizar o maior número de pessoas para a prática esportiva em relação ao número oficial de habitantes vence a competição. Nesta edição, Porto Alegre irá competir com Curitiba. O desafio é levar o maior número de pessoas a saírem da rotina por, no mínimo, 10 minutos e realizarem uma atividade física por meio de ginástica laboral. Criado no Canadá e realizado paralelamente em várias partes do mundo, o Dia do Desafio é uma grande mobilização em favor da qualidade de vida através da atividade física. Na data marcada, duas cidades de países diferentes competem entre si. O município que mobilizar o maior número de pessoas para a prática esportiva em relação ao número oficial de habitantes vence a competição. Nesta edição, Porto Alegre irá competir com Curitiba. Na edição passada, a capital gaúcha venceu a concorrente Guarulhos (SP). No Rio Grande do Sul, participarão 490 municípios.



CREF2/RS participa do Circuíto da Saúde em Tramandaí
28/01/2013
Fonte: CREF2/RS

O Fórum dos Conselhos (FOCO/RS) agitou as areias de Tramandaí nos dias 26 e 27 de janeiro com o Circuíto da Saúde, que promoveu uma série de serviços de saúde aos veranistas. O CREF2/RS realizou mais de 300 atendimentos, entre medições cintura-quadril e aulas de alongamento e ritmos latinos, ministradas pelo Conselheiro Alexandre Greco. A ação, que é uma parceria com o SESC, também contou com uma equipe de dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos veterinários, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e enfermeiros que prestaram serviços como teste de glicose, dicas de alimentação saudável para o verão, cuidados com animais e aulas de biodanza, dentre outros.

A ação teve boa recepção entre os veranistas, que foi informada sobre a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva, já que a função primordial dessas instituições é fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A veranista Clair Alves Dill, de Gravataí, realizou diversos testes de saúde, e aprovou a ação. “Este tipo de evento é válido para as pessoas que esqueceram de que a prevenção é sempre o melhor remédio”. Já a estudante Leoni Eckert Frank, de Porto Alegre, aproveitou o circuito para participar das aulas de alongamento e ritmos latinos. “Acho que a atuação do profissional habilitado traz mais segurança a qualquer atividade”, avaliou. Segundo o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, o sucesso desta edição vai proporcionar a realização de uma nova ação para o próximo ano, desta vez abrangendo mais praias. “Tentaremos proporcionar nossos serviços à população mais carente comparecendo em praias de menor poder aquisitivo”, anunciou.



CREF2/RS junto a oito Conselhos Profissionais realizam Circuito da Saúde em Tramandai
18/01/2013
Fonte: CREF2/RS

A praia de Tramandaí receberá, nos dias 26 e 27 de janeiro, o Circuito da Saúde. A ação oportunizará à população acesso gratuito a diversos serviços que vão desde teste de glicose, dicas de alimentação saudável para o verão, aulas de alongamento e ritmos latinos, entre outros. O evento é promovido pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (FOCO) e tem como objetivo promover e incentivar a saúde da comunidade. Será realizado no estande da Casa Estação Verão Sesc, na Av. Beira Mar.

Como prevenir é sempre a melhor opção, esta será uma grande oportunidade para os veranistas de Tramandaí e praias vizinhas verificarem como está a saúde e terem acesso a diversos profissionais em um único dia. Uma grande equipe composta de Profissionais da Educação Física, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e enfermeiros estarão se unindo para realizar o Circuito da Saúde. Também ficarão à disposição do público, advogados e médicos veterinários.

A ação também objetiva esclarecer à população a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva, já que a função primordial dessas instituições é fiscalizar o exercício legal das profissões, garantindo com isto a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.



CREF Serra faz reunião conjunta com CMD de Caxias do Sul
03/10/2012
Fonte: CREF2/RS

O posto de atendimento avançado do CREF2/RS na Serra sediou, no dia 02 de outubro, uma reunião entre membros do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul (CMD) e integrantes CREF2/RS. O objetivo foi informar o plano de ação proposto para o CREF Serra e aproximar as ações das entidades.

Na ocasião, foram esclarecidas dúvidas sobre questões jurídicas e administrativas referentes ao Conselho Regional de Educação Física. Também foram apresentados dados comparativos das orientações e fiscalizações realizadas no período 2011/2012 e anunciado um reforço nas atividades do Posto com a contratação de um novo fiscal a partir de 2013.

Durante a reunião o presidente do CMD, Gabriel Citton, solicitou uma parceria entre as entidades para orientar atividades físicas realizadas no município, citando como exemplo os campeonatos organizados pelo SESC e SESI.