Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Câmara Municipal homenageia profissionais de Educação Física com Troféu Carlos Alberto Garcia
05/09/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Municipal de Porto Alegre, através do Gabinete do vereador João Bosco Vaz, e a Federação Internacional de Educação Física (FIEP), por meio da sua Delegacia no Rio Grande do Sul, fizeram ontem, dia 4 de setembro, a entrega do Troféu Carlos Alberto Garcia. O evento, realizado em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão, homenageou diversos profissionais de atuação reconhecida no Estado, nas mais diferentes áreas ligadas ao ensino e ao esporte.

O Troféu, que leva o nome do ex-vereador e conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), também celebrou o legado deixado por este que é um dos ícones da Educação Física Gaúcha. Garcia, cuja trajetória iniciou na década de 70, foi umas das pessoas que lutaram arduamente pela regulamentação da profissão, assinada como Lei em 1998, e pela obrigatoriedade da Educação Física Escolar, em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio, durante o período que esteve à frente da Câmara Municipal. Presente no evento, ele foi o grande homenageado da noite.

Na abertura, Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado regional da FIEP-RS, e os vereadores João Bosco e Cassiá Carpes destacaram a importância de todos os profissionais de Educação Física e o papel fundamental que eles desempenham, independente da área de atuação. “A missão de ser profissional de Educação Física, repartindo conhecimento diariamente, traz enormes benefícios, não só para a saúde das pessoas, mas também para o desenvolvimento da nossa sociedade”, declarou Bosco Vaz. “Com o Troféu Carlos Alberto Garcia, queremos homenagear 20 pessoas que resumem bem a excelência, assim como reforçar a função indispensável que a Educação Física representa”, completou.

Entre os homenageados, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e os atuais conselheiros Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e João Guilherme Queiroga receberam a condecoração. Já o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) integrou a mesa de abertura e foi um dos responsáveis pela entrega do prêmio.

Confira a lista completa dos vencedores:

Adolfo de Oliveira (Professor Dodô)
Antônio “Kiko” Pereira (CREF 003345-G/RS)
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Carlos Alberto Garcia (CREF 000002-G/RS)
Carmen Masson (CREF 001910-G/RS)
Cláudia Alfama (CREF 006362-G/RS)
Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS)
Cláudia Romero (CREF 016205-G/RS)
Danusa Zanella (CREF 003307-G/RS)
Débora Garcia (CREF 002202-G/RS)
Élio Carraveta (CREF 002980-G/RS)
Francisco de Vargas Neto (CREF 007683-G/RS)
João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS)
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Leandro Brandão (CREF 003333-G/RS)
Leonardo Ribas (CREF 003760-G/RS)
Melissa Stoffel (CREF 002905-G/RS)
Myron de Moraes (CREF 001713-G/RS)
Roger Machado (CREF 018953-G/RS)
Vilson Bagatini (CREF 000009-G/RS)

Trofeu Professor Garcia



CREF2/RS participa da 13ª Semana de Prevenção das LER nesta quinta-feira
12/04/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de conscientizar a população quanto à importância do combate às lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), foi aberta, na manhã de hoje, a 13ª Semana de Prevenção das LER, no auditório da Escola Judicial, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). O evento, promovido pelo TRT4 em parceria com o Ministério do Trabalho e com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do Rio Grande do Sul (SEMAPI-RS), contou com a presença do vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Aguiar participou da mesa de abertura e, na sua fala, destacou que a Semana de Prevenção das LER é um evento que faz parte do calendário oficial de Porto Alegre desde 2004, quando foi instituída a Lei 9.504, em referência ao Dia Internacional do Combate às LER/DORT. A proposta foi do ex-vereador e conselheiro federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS). “Hoje a Educação Física faz parte do segmento da saúde e o reconhecimento da importância da atividade física para combater as doenças do trabalho está presente na sociedade”, destacou o Vice-presidente. “Este é um assunto extremamente importante, cuja participação de todos é imprescindível. A Semana de Prevenção das LER está conseguindo integrar todas as áreas e o CREF2/RS participa desta construção desde o começo, sempre com bastante comprometimento”, complementou.

Com o tema “As Ler em Tempos de Reforma Trabalhista”, o evento ainda vai prosseguir, ao longo de todo o dia de hoje, com painéis, apresentações e debates. Na primeira parte da manhã, o profissional de Educação Física Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) mediou uma mesa-redonda com representantes do Ministério Público do Trabalho e do TRT4 sobre o assunto, também abordando como a Ginástica Laboral pode prevenir lesões no ambiente das empresas. O Guia da Ginástica Laboral, lançado recentemente pelo CREF2/RS e distribuído a todos os presentes da edição passada da Semana de Prevenção das LER, está disponível aqui.

LER DORT Ginástica Laboral



CREF2/RS apresenta projeto de combate à obesidade infantil ao deputado Maurício Dziedricki
27/02/2018
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) visitaram ontem (27/02) o gabinete do deputado estadual Maurício Dziedricki (PTB). Eles estavam acompanhados do presidente mundial dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras da FIEP, Almir Grunh (CREF 000001-G/PR), e do delegado regional da FIEP, Everton Deiques (CREF 008538-G/RS). Também estava presente à reunião o vereador do município de Guaíba, Everton Silva Gomes (CREF 002615-G/RS). Carmen e Lauro foram apresentar o projeto de inserção da população infantojuvenil nas academias registradas ao CREF2/RS, visando combater a obesidade nesta faixa etária.

Segundo Lauro, o Brasil é segundo país em número de academias, com centenas de milhares de frequentadores. "Contudo, temos poucos dados referentes aos resultados obtidos pela atividade física referentes à obesidade e ao sobrepeso. A academia poderia ser um ponto de referência para articularmos projetos de saúde", explicou. Para Lauro, atualmente as pessoas buscam um posto de saúde, sendo ali tratados e atendidos. "Se tivéssemos dados das doenças associadas ao sedentarismo na infância e juventude, teríamos subsídios para tratá-los em academias", raciocina.

O vice-presidente afirmou que o projeto prevê o credenciamento de academias em programas do Ministério da Saúde e secretária da Saúde do estado. Com isto, analisa Aguiar, pretende-se oportunizar avaliações com foco no grau elevado de obesidade. “Tudo isto integrado às demais profissões da saúde. Conseguiríamos, então, uma visão sistêmica na saúde no estado, em uma ação validada pelo Ministério da Saúde, o que permitiria uma coleta de dados regional, valorizando cientificamente a importância da atividade física no combate à obesidade infantojuvenil”.

Segundo a presidente do CREF2/RS, já existe um projeto semelhante em Minas Gerais. "Lá, a secretaria de Esportes e Saúde criou uma bolsa saúde que cadastra algumas academias registradas no CREF mineiro". Carmen explicou que a secretaria paga cerca de R$70,00 por criança obesa. Com este valor, ela passa a fazer atividade três vezes por semana em uma academia cadastrada. “Este estabelecimento tem obrigação de gerar relatórios sobre suas condições físicas. Esta ação é a garantia de que esta criança não será o obeso de amanhã”. Carmem complementou que o projeto operou de 2012 a 2015, abrangendo 93 municípios, e que o secretário de Esportes e Saúde de Minas Gerais está à disposição para colaborar na consolidação do projeto gaúcho.

O deputado Maurício Dziedricki, que é presidente da Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto Juvenil na Assembleia Legislativa, mostrou-se interessado com o projeto, pois na sua concepção, as crianças atualmente despendem um tempo exagerado em frente a tela de TV, computadores, smartphones e videogames. Dziedricki afirmou que aliado ao sedentarismo, existe um excesso de oferta de carboidratos, refrigerantes, fast food, farináceos e gorduras trans, que contribuem para o sobrepeso e obesidade, uma das doenças crônicas não transmissíveis mais comuns na infância, podendo gerar hipertensão, problemas cardíacos e diabetes tipo 2, dentre outras doenças. "Existe um prognóstico de que nos próximos dez anos o Brasil será o país com a maior número de obesos do mundo. Frente a este diagnóstico assustador, na maioria das vezes são adotadas políticas de cura ou busca desta cura, mas com a doença já presente, ao passo que a lógica deveria ser a prevenção, muito em especial da criança e do adolescente, no que diz respeito ao trato nutricional e atividade física”, ponderou. "Este projeto vem ao encontro de uma solução preventiva contra esta epidemia", concluiu.

Dia Estadual dos Profissionais de Educação sem Fronteiras

Em outro momento da reunião, o presidente mundial Professores de Educação Física Sem Fronteiras da FIEP, Almir Grunh apresentou o trabalho da organização ao deputado, e colocou a pretensão de tornar, por força de lei, o dia 20 de abril a data comemorativa dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras no Rio Grande do Sul. Já o delegado regional da FIEP, Everton Deiques, explicou que de 15 a 22 de setembro de 2019 serão comemorados os 70 anos de existência da organização, quando serão recepcionadas delegações de todos o Brasil e do estrangeiro. “Gostaríamos de contar com apoio da Casa do Povo para recepcionar as delegações nestas comemorações”, explicou o delegado.

Segundo o deputado, a Assembleia Legislativa, via de regra, produz muito mal sua legislação no que se refere à vida da sociedade gaúcha. “Precisamos enxugar o número de leis , pois há excesso de legislação, fazendo com que exista um represamento de leis importantes para o estado.”, ressaltou. “Contudo”, prosseguiu o deputado, “muitas vezes não se reconhece uma simples positivação de uma data comemorativa e a sua inclusão no calendário de eventos de estado”. Para exemplificar sua fala, Dziedricki argumentou que Porto Alegre já dera uma bela lição ao criar a Lei que instituiu o Dia do Profissional de Educação Física, de autoria do ex-vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS). “Colocarei a proposta da criação da data comemorativa à apreciação dos meus pares e faço questão de apoiar às comemorações dos 70 anos de existência dos Professores de Educação Física Sem Fronteiras”, finalizou.

Foto: Pablo Vini Fotografia

Obesidade infantil



Presidentes do CREF2/RS e do CONFEF viajam pelo Estado
29/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Iniciou-se na quarta-feira, dia 22, um tour pelo estado realizado pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo  presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ). O intuito foi conhecer as condições objetivas da Educação Física e suas experiências práticas. O trajeto começo na tarde do dia 22, quando ambos foram à Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) palestrar para uma turma de bacharelado. Havia mais de 100 formandos, onde foram feitas peguntas pertinentes à profissão.

Na manhã do dia 23, a dupla rumou para Caxias do Sul, para encontrar-se com a secretária municipal de Esportes e Lazer e conselheira do CREF2/RS Márcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS), que apresentou os projetos de trabalho da sua gestão. "Nesta Secretaria 100% dos profissionais de Educação Física são registrados e estão em dia com suas obrigações estatutários com o CREF2/RS", atestou Márcia.

O prefeito Daniel Guerra abriu espaço na sua agenda para receber os dirigentes. “Guerra nos relatou que trabalhava como gestor na iniciativa privada e, utilizando esta cultura, montou seu secretariado por critérios exclusivamente técnicos, dando completa autonomia aos secretários”, explica, O prefeito afirmou que não recebe ninguém que queira falar de esportes exclusivamente com ele, indicando diretamente a secretária Márcia. "Isso nos deixa muito satisfeitos, pois é a valorização do profissional de Educação Física e de suas competências e vemos isso como um importante passo no combate ao sedentarismo. O prefeito Guerra comprou o nosso discurso”, exultou Carmen.

De volta a Porto Alegre, ambos fizeram uma visita ao conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que sofreu um AVC ano passado e está se recuperando. “Vim prestar solidariedade de todo o Sistema CONFEF/CREFs, na certeza de que ele vai superar esta fase. O conselheiro, além de muito ativo e competente, tem uma bela história na construção da profissão de Educação Física no Brasil”, destacou Jorge. Após a visita, foram conhecer da academia INNEX, em Porto Alegre. O estabelecimento, 6 mil m² e equipamento de última geração.

Na sexta-feira, dia 24, Carmen Masson e Jorge Steinhilber participaram, em Santa Maria, do 26º Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria e II Medalha Santa Maria/Qualisport, quando receberam a homenagem especial pelo trabalho do Sistema CREF/CONFEF. O evento é realizado há 26 anos pelo conselheiro do CREF2/RS Clery Quinhones de Lima (CREF 000297-G/RS). No sábado, foram à Ulbra Gravataí, onde ocorria o curso dos Professores sem Fronteiras da FIEP, organizado pelo profissional Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).

Carmen afirmou estar satisfeita com o périplo por IES, academias e outros órgãos ligados ao esporte. “Foi muito interessante ver nosso progresso junto aos profissionais de Educação Física, o nível de aceitação ampliado, com a compreensão de que a legislação existe para ser cumprida. Não somos mais questionados quanto ao registro profissional, muito ao contrário, encontramos bastante carinho das pessoas, orgulhosos de fazer parte do Sistema CONFEF/CREFs", argumentou.

O presidente do CONFEF agradeceu a oportunidade do convivo nesses quatro dias, a hospitalidade e a atenção de todos os profissionais de Educação Física. “Fiquei feliz em observar o dinamismo e o comprometimento com o desenvolvimento do CREF2/RS em todas as esferas. Forram dias produtivos e surpreendentes tanto na primeira palestra como em Caxias do Sul, passando pela visita ao Garcia e culminando em Gravataí. São essas oportunidades que nos possibilitam conhecer melhor as pessoas e as vivências que passaram, os desafios que superaram e as experiências acumuladas”, afirmou.

Sistema CONFEF CREFs



Presidente do CREF2/RS é homenageada na Câmara de Deputados
15/12/2016
Fonte: Escritório Político Deputado Federal João Derly

Por indicação do deputado federal João Derly, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi condecorada pela Câmara de Deputados, na última terça-feira, dia 13 de dezembro, com a Honraria Manoel José Gomes Tubino. A homenagem, destinada aos profissionais de Educação Física que mais se destacaram em suas atividades ao longo de 2016, também foi entregue a Alberto Molnar (CREF 016178-G/RS), gerente de esportes da Sogipa; Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado da FIEP/RS; e ao ex-vereador e conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

“Esta é uma homenagem a estes profissionais, mas possui um sentido mais amplo, por também reconhecer todos aqueles que lutaram e continuam batalhando pela manutenção da Educação Física na grade curricular do Ensino Médio”, declarou Derly durante a cerimônia. “Nós precisamos entender o esporte como um investimento na saúde e no bem-estar das pessoas, que só pode ser praticado com a orientação de bons profissionais de Educação Física”, complementou. Em Brasília, Professor Garcia foi representado pela sua filha e 1ª secretária do CREF2/RS Débora Garcia (CREF 002202-G/RS).

Homenagem Câmara de Deputados



Troféu Destaque homenageia os melhores profissionais do ano
02/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou ontem, no Grêmio Náutico União, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque. O prêmio, que chegou ao seu quinto ano consecutivo, homenageou aqueles que mais se destacaram ao longo de 2016, em 15 categorias diferentes. As empresas que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a tradição do Troféu Destaque, já reconhecido entre os profissionais como o “Oscar da Educação Física gaúcha”. A forma de escolha dos vencedores, pela primeira vez com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada como outro ponto positivo. “Queremos que todos participem, não só do Troféu Destaque, mas do dia a dia do Conselho. Hoje estamos aqui para premiar os nossos colegas, mas sempre de portas abertas para recebê-los”.

Confira os ganhadores:

Academia:

Fórmula RS Fitness Center (CREF 002499-PJ/RS)
É uma empresa do grupo internacional Bodytech Company e chegou a Porto Alegre em 2014. Localizada no Shopping Praia ade Belas, possui duas grandes salas para atividades coletivas, relacionadas à musculação e ao condicionamento físico, e um espaço de indoor cycle. Oferece uma grande variedade de modalidades, como pilates, alongamento e zumba.

Clube ou sociedade:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Foi fundado em dezembro de 1912, em Caxias do Sul. Com uma grande estrutura, que conta com academia, piscinas, sauna e modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei, o clube tem mais de 16 mil associados e diversas outras opções de atividades sociais, de lazer e de diversão.

Mérito da Educação Física:

Adroaldo Cézar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Doutor em Treinamento Desportivo pela UERJ e em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, atualmente é professor titular da UFRGS, das disciplinas de epistemologia e metodologia da pesquisa. É o criador e o coordenador do Projeto Esporte Brasil, pioneiro observatório permanente de indicadores de crescimento e de desenvolvimento de crianças e de adolescentes esportistas. É ainda autor de diversos livros sobre Educação Física, esportes e metodologia da pesquisa.

Profissional do ano:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Kiko é faixa preta e técnico de judô da Sogipa. Chegou no clube em 1984, foi três vezes campeão gaúcho como atleta e em 1986 começou a atuar como auxiliar técnico da equipe de judô. Foi treinador dos campeões mundiais e medalhistas olímpicos João Derly, Tiago Camilo, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Maria Portela.

Profissional de academia:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS e especialista em Medicina Esportiva e Saúde Escolar pela PUCRS, é sócio-diretor do Centro Físico Acqualità e membro da comissão científica da Aquatic Exercise Association. É também autor dos livros “AICHI – Técnica de Relaxamento Aquático” e “Natação para Bebês, Infantil e Iniciação: Uma Estimulação para a Vida”.

Profissional de atividade física na empresa e Ginástica Laboral:

Vinicius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Especialista em Ginástica Laboral e Qualidade de Vida pela UNIGRANRIO, é também especialista em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, pela UFRGS. É sócio-proprietário da empresa Esportes em Ação – Programas de Promoção da Saúde e diretor da empresa Valorize Projetos e Consultoria Esportiva. Possui experiência de mais de dez anos em consultoria, assessoria e treinamento em diversas empresas do Rio Grande do Sul.

Profissional com atuação em projetos sociais:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Pós-graduado em psicomotricidade escolar e faixa preta de judô, iniciou no esporte em 1999. Já passou pelos Departamentos de Judô do Sport Club Internacional, do Grêmio Náutico União e atualmente é auxiliar técnico das equipes de base da Sogipa e da Federação Gaúcha de Judô. É também professor do projeto Geração Futuro/Educandário, que oferece oficinas de judô para jovens e adolescentes que vivem em comunidades de risco na zona norte de Porto Alegre.

Profissional de escola:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Atua com a Educação Física escolar desde 1981. Com mais de 30 anos de experiência na área, atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, em Porto Alegre. Em 2004, iniciou o Projeto Jovens Talentos, cujas equipes escolares de handebol masculino já conquistaram diversos títulos nas categorias mirim, infantil e juvenil. Também é especialista em autismo e pós-graduada em Ginástica de Academia.

Profissional de esporte radical e de aventura:

Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)
Escoteiro, monitor de rapel e de escalada, foi diretor técnico da Associação Caxiense de Montanhismo, de 2009 a 2011. Atuou também como árbitro do Campeonato Gaúcho de Escalada, e foi o criador do blog Montanhismo, Escalada e Educação Física, pioneiro no Rio Grande do Sul. Com experiência de 24 anos no montanhismo e na escalada, atualmente trabalha com escalada esportiva, escalada recreativa, preparação física e com assessoria de expedições em alta montanha.

Profissional de lutas:

Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
Faixa preta de judô e praticante da modalidade desde 1980, foi competidor de luta olímpica e integrante da Seleção Gaúcha, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 1987. Já participou da Comissão de Educação da Federação Gaúcha de Judô e é professor da disciplina de lutas, na PUCRS, desde 2000. Atua também rede municipal de Porto Alegre, onde desenvolve um projeto de judô e Educação.

Profissional de paradesporto e atividade adaptada:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Pós-graduada em Metodologia do Ensino dos Esportes, pela UFRGS; e em Psicomotricidade, pela PUCRS; Ana Paula Vieira Malanovicz atua na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria, que atende alunos com deficiência intelectual. É idealizadora do Projeto Esporte+, o qual já revelou campeões paralímpicos de atletismo e de natação, e tem habilitação de nível II como técnica de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Profissional da saúde:

Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)
Possui graduação em Medicina e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da ULBRA e da pós-graduação da Universidade Corporativa Mãe de Deus. Atua como médico e fisiologista do Sport Club Internacional, desde 1994, e também da Seleção Brasileira, com ênfase em Medicina do Esporte, avaliação funcional e controle de treinamento.

Profissional técnico desportivo:

Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)
É professor aposentado da Rede Pública Estadual e técnico de basquete desde 1979. Foi por 17 vezes treinador das seleções de base do Rio Grande do Sul em Campeonatos Brasileiros de Basquete e campeão sul-americano de basquete nas categorias sub-14 e sub-17. Possui diversos títulos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul comandando o time das escolas estaduais Prudente de Morais, General Osório e Ildefonso Simões Lopes, todas do município de Osório, e representou o Rio Grande do Sul nos em algumas edições dos Jogos Brasileiros da Juventude.

Personalidade do ano:

Carlos Alberto Oliveira Garcia (CREF 000002-G/RS)
Autor de leis que beneficiaram a Educação Física, Professor Garcia foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e conselheiro federal do CONFEF. Como profissional de Educação Física, foi treinador de atletismo e técnico da equipe brasileira de atletismo no Mundial de Saint-Ettienne, na França, em 1977. A obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias de Porto Alegre, a criação da Semana de Educação Física e a exigência do curso de Licenciatura para professores de Educação Física das séries iniciais da rede municipal de ensino foram algumas das suas principais conquistas na política.

Veículo de comunicação:

Plano de Jogo
Exibido pela TVE de segunda a sexta-feira, o Plano de Jogo tem como foco o esporte e as diversas modalidades praticadas em todo o Rio Grande do Sul. O programa mostra as competições e as atividades esportivas como forma de educação, inclusão social e meio para manter a saúde. As matérias veiculadas no Plano de Jogo são produzidas pela TVE e pela rede de 25 emissoras parceiras do interior, assim como pelas entidades esportivas e atletas, que enviam imagens e notícias.

Troféu Destaque 2016



Professor Garcia tem foto incluída na Galeria de Presidentes da Câmara de Vereadores
06/06/2016
Fonte: CREF2/RS/CMPA

A foto do conselheiro Federal e vereador Professor Garcia foi incluída na Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde da última sexta-feira (3). A cerimônia ocorreu em frente ao Plenário Otávio Rocha e teve a presença de parlamentares, conselheiros do CREF2/RS, familiares, amigos e colegas de Garcia, que presidiu a Câmara no ano de 2104. Em licença médica em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em agosto de 2015, Professor Garcia esteve presente na cerimônia acompanhado da sua esposa, Rosa Maria Rios Garcia.

"A trajetória do meu pai ficará marcada na história de Porto Alegre, já que foram cinco mandatos, totalizando 20 anos como vereador, lutando desde a regulamentação da profissão. Até hoje continua conosco, internamente, em nossas batalhas", afirmou Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), conselheira do CREF2/RS e filha do vereador. Segundo o vice-presidente do Conselho, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o Professor Garcia é um ícone da Educação Física no Rio Grande do Sul, pois esteve à frente das lutas desde a regulamentação da Educação Física e sua atuação se expandiu até a América do Sul, atuando junto no Mercosul. “Ele sempre se fez presente em todas as áreas que envolvem a atividade física”, explicou.

A prefeita em exercício do município, procuradora municipal Cristiane da Costa Nery, destacou o trabalho edificante de Garcia na vereança. “O vereador tem uma importante contribuição em termos de leis. Foi secretário municipal do Meio Ambiente e é de consenso que, de forma exemplar, muito colaborou para cidade e pelo zelo pela coisa publica”, finalizou.

Trajetória

Autor de leis e iniciativas que beneficiam os profissionais e a Educação Física em Porto Alegre, o vereador chegou ao cargo máximo do legislativo municipal após cinco mandatos consecutivos, em 2014. Natural de Porto Alegre, Garcia é graduado em Educação Física pela UFRGS, com especialização em Atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Trabalhou no Sport Club Internacional e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). Também atuou como coordenador do Colégio La Salle Dores e do Colégio São José, além de lecionar na Faculdade de Educação Física do IPA. É professor licenciado do Estado e conselheiro federal do Confef. Em 1977, o parlamentar foi treinador da equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne.

Ao longo de 18 anos de trajetória, Professor Garcia propôs leis como a da obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias esportivas em Porto Alegre; a instituição dos Jogos Municipais da 3º Idade; a criação da Semana de Educação Física; a isenção da taxa de licenciamento ambiental em academias de ginástica e de balé que funcionem até as 22h; a criação da Frente Parlamentar da Educação Física; e a criação das Academias ao Ar Livre.

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Vereador Professor Garcia



Livro sobre as LER é lançado na Câmara Municipal de Porto Alegre
26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Foi realizado ontem (25) o lançamento na Câmara Municipal de Porto Alegre do livro As LER: ontem, hoje e amanhã, organizado pelo Grupo de Prevenção das LER /DORT, que é composto por uma equipe profissional multidisciplinar da saúde. A obra reúne as palestras realizadas durante a 10ª Semana de Prevenção das LER, ocorrida em março de 2015. As Semanas são uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e combate às Lesões de Esforço Repetitivo, e foram criadas pela Lei Municipal 9504/2004, de autoria do vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

O evento iniciou com o período destinado à Tribuna Popular da Câmara, que recebeu Mário Reis, secretário de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA/RS). Durante sua fala, o dirigente sindical afirmou que a doença não é uma epidemia, mas causa preocupação devido ao grande número de pessoas que já a desenvolveram. “Esta doença é constatada desde o século XVIII, mas ainda hoje muitos profissionais da saúde se dedicam as pesquisas das suas causas, consequências e tratamento”, disse.

O dirigente também ressaltou a importância de campanhas voltadas para prevenção da doença, que ele classifica como silenciosa. "Temos apoios de vereadores, além da Prefeitura e da Casa Legislativa, e isso é muito importante para nós. Mas o ideal seria o investimento em publicidade, para alertar sobre os perigos da doença”.

A conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), explicou que a Lei 9504/2004, de autoria do seu pai, vereador Professor Garcia, teve como origem na sua dissertação de mestrado. “Desde 1994 eu desenvolvia um trabalho de Ginástica Laboral com as taquigrafas da Câmara de Vereadores. O vereador sempre observou atentamente este trabalho. Então, ao entrar no mestrado e aprofundar os estudos sobre o tema, eu sugeri a criação da semana, baseada no Dia Mundial de Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro”, explicou.

O membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), que participa com um capítulo do livro, informou que o Grupo de Prevenção está pleiteando a criação de um selo de isenção fiscal para empresas que investem em prevenção das LER ou mesmo de reconhecimento aos empreendedores que protegem a saúde do trabalhador. “Vamos nos reunir com o vereador Mendes Ribeiro para articularmos este projeto”.

Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Câmara de Corrida de Rua comemora Dia Mundial de Saúde na Câmara Municipal de Porto Alegre
08/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (7), a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS participou do período especial de Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo tema foi caminhada e corrida de rua, proposto pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB). O evento fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde. A presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua, Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), discursou na ocasião, destacando a importância da atividade física como forma de prevenção de doenças.

“Gosto muito do conceito criado em 1970 que preconiza trabalhar a promoção da saúde, pois isto é que tira as pessoas dos hospitais e garante alegria e qualidade de vida”, afirmou. Ela explicou que a Organização Mundial da Saúde define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. “E são estes os objetivos que os profissionais de Educação Física pretendem alcançar”, complementou. Cláudia ressaltou uma das bandeiras de luta da Câmara de Corrida de Rua em sua fala. “Defendemos a utilização segura dos espaços públicos para a realização das atividades físicas, e também proporcionar orientação técnica para a realização de corridas e caminhadas".

A presidente da Câmara também propôs que seja criado o Dia Municipal da Corrida de Rua, em 24 de abril, que marca a realização da primeira Maratona de Porto Alegre em 1983. Cláudia sugeriu que o projeto de lei seja encaminhado pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que substitui o vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que se encontra afastado da Câmara em licença-saúde.

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) destacou que a saúde precisa ser encarada como bem-estar e estilo de vida ativo. “Talvez seja um sonho, mas eu sonho que possamos ter academias junto aos postos de saúde, com orientação de profissionais de Educação Física, dentro de uma equipe multidisciplinar pelo SUS”, salientou. Mendes Ribeiro (PMDB) ressaltou a obrigação de incentivar a prática de atividades físicas para a melhoria da saúde, especialmente as corridas de rua e as caminhadas. Dr. Thiago Duarte (DEM) também abordou a importância da atividade física para a prevenção de doenças. “Principalmente quando se fala em diabetes, que é uma das doenças com mais incidência na nossa população de mais idade”.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



11ª Semana de Prevenção das LER debate prevenção e atividade física
01/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de conscientizar a população quanto à importância do combate às lesões por esforços repetitivos (LER) e aos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), foi realizada, na manhã de hoje, a abertura da 11ª Semana de Prevenção das LER, no auditório da FDRH. O evento, promovido pelo gabinete do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) com o apoio do CREF2/RS, faz parte do calendário oficial de Porto Alegre desde de 2004, quando foi instituída a lei 9.504, em referência ao Dia Internacional do Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro.

Com o tema “Três Visões para um Futuro Melhor”, a atividade iniciou com uma mesa formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS; Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), 1ª secretária do Conselho; e por demais representantes de entidades que lidam diretamente com o dia a dia do trabalhador, como a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA-RS) e a Força Sindical. No seu discurso, Carmen salientou o compromisso que todas as instituições presentes têm, sobretudo o CREF2/RS, com a prevenção de doenças. “Ainda precisamos quebrar alguns paradigmas. A prevenção, com a prática de atividade física, não é vista com a devida importância”, relatou. “O exercício físico é uma das melhores formas de promover a saúde, por isto que defendemos tanto a Ginástica Laboral (GL) no ambiente das empresas, para prevenir lesões”.

Dividida em três partes, a 11ª Semana de Prevenção das Ler teve, no painel intitulado “Prevenção: Custo ou Investimento?”, a participação de Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS. Com a presença de especialistas em temas como ergonomia e segurança do trabalho, esta primeira apresentação foi importante para mostrar como a Ginástica Laboral pode ser determinante na prevenção das LER e na qualidade de vida dos trabalhadores. “Há casos em que, com a atividade física sendo feita dentro na empresa, o número de atendimentos ambulatoriais caiu bastante”, explicou Tony. “Ou seja, os resultados da GL compreendem uma melhora na vida das pessoas e a redução dos custos com assistência médica”.

A 11ª Semana de Prevenção das LER, que continua na tarde desta terça-feira, também se estende pela manhã de quarta-feira, dia 2 de março. O Guia da Ginástica Laboral, lançado recentemente pelo CREF2/RS e distribuído a todos os presentes no evento, pode ser baixado em PDF aqui.

LER Ginástica Laboral



Câmara Técnica de Corrida de Rua organiza sua participação no Dia Mundial da Saúde
22/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, na tarde do dia 19, sua reunião mensal. Entre os temas tratados, foram debatidas as ações que a Câmara pretende realizar no Fórum das Entidades da Saúde de Porto Alegre e do estado, evento que ocorrerá em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), bem como o conteúdo da cartilha de corrida de rua a ser editada em breve pela Câmara.

Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), o momento é bastante propício para a modalidade no estado “Vemos o número de adeptos e de eventos crescendo, o que também desperta o interesse da mídia”, constatou. O maratonista Darlan Souza (CREF 015393-G/RS) sugeriu que a Câmara tenha uma pessoa responsável por fiscalizar o pré-prova, e que após cada competição ocorra uma avaliação, obtendo-se com isto um gráfico de satisfação. Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS) afirmou que os organizadores devem ter conhecimento dessas avaliações para que todos consigam se organizar. “Essa análise deve durar em torno de 12 meses”, calculou.

A presidente da Câmara sugeriu a confecção de um selo de qualidade para empresas e professores que trabalham na área, incentivando que os mesmos estejam de acordo com as normas da futura cartilha criada pela Câmara. Darlan Souza trouxe três tópicos para nortear a cartilha: nutrição, segurança e arbitragem. “Todo evento deve ter essas três bases e, dentro disso, pode haver pequenos tópicos avaliativos de pré e pós-prova”, disse Souza. Já Juliano Maciel ressaltou a importância de que as assessorias e os professores informem aos alunos sobre os regulamentos das provas. “Também é fundamental que os organizadores estejam em sintonia com órgãos como CBAT, Secretaria do Esporte, SMAM, EPTC e Brigada Militar”, afirmou.

Estiveram presentes à reunião Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), Gabriel Picarelli Mafalda (CREF 015471-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Juliano Maciel (CREF 016431-G/RS), Gabriela Cidade Seadi (CREF 018859-G/RS), Wayne Feil Wong (CREF 019387-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), João Luis Thielem (CREF 015011-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Kyria Soares, assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e a estagiária Luzia Pinto.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Presidente do CONFEF visita CREF2/RS e traz solidariedade ao conselheiro federal Professor Garcia
21/01/2016
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CONFEF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) esteve hoje (21) na sede do CREF2/RS. De acordo com o Steinhilber, suas visitas aos Conselhos Regionais têm o objetivo de manter a harmonia do Sistema CONFEF/CREFs. “Principalmente quando surgem ameaças externas, como o recente projeto do Conselho Nacional de Educação (CNE) de extinção do bacharelado e a proposta da criação de cursos de graduação em gestão esportiva e futebol pelo Ministério da Educação, já que não está claro qual o objetivo deste curso”, explicou.

Steinhilber também conversou com a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) questões relativas à Educação Física Escolar, assunto que será tratado em um encontro promovido pelo CONFEF em breve. O presidente ressaltou que a data da visita ao CREF2/RS se reveste de um significado especial, já que hoje é o aniversário do conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que está hospitalizado há mais de 180 dias. “Vim prestar solidariedade de todo o Sistema CONFEF/CREFs, na certeza de que ele vai superar esta fase e retornar ao nosso convívio rapidamente. O conselheiro, além de muito ativo e competente, tem uma bela história na construção da profissão de Educação Física no Brasil”, destacou.

Sistema CONFEF CREFs



Talk show com transmissão online marca Dia da Ginástica Laboral na segunda-feira
18/11/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 23 de novembro, o CREF2/RS celebrará o Dia da Ginástica Laboral com o talk show “O Profissional de Educação Física como protagonista na Ginástica Laboral”. O evento, com inscrições gratuitas, é organizado pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e será realizado no Plenário Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, e trará especialistas que tratarão sobre os temas mais atuais da área. As atividades começam às 14h30min, e a transmissão online a partir das 15h. No Rio Grande do Sul, o Dia da Ginástica Laboral foi instituído em 02/01/2014, pela Lei Estadual 14.418/2014, em uma ação promovida pelo CREF2/RS, com apoio do Deputado Estadual Adilson Troca, que inclui o dia 22 de novembro no calendário de eventos oficiais do Estado. Em Porto Alegre, a Lei que instituiu a data é de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), também conselheiro do CONFEF.

Segundo o presidente da Câmara de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o Rio Grande do Sul é pioneiro na implantação do programa de Ginástica Laboral no país, tanto na universidade como nas empresas, com perspectivas de mercado promissoras. “No início da década de 70, a Escola de Educação Física FEEVALE, localizada em Novo Hamburgo (RS), publicou uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, Educação Física Compensatória e recreação", recorda. Em 1979, a mesma entidade, em convênio com o SESI/RS, elaborou e executou o projeto de Ginástica Laboral em cinco empresas do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, centenas de empresas praticam o programa com seus colaboradores.

Aguiar ressalta que estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. “A Ginástica Laboral tenta tratar destes problemas com exercícios físicos, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento, atividades lúdicas e recreativa, aplicados no ambiente da empresa e dentro do horário de trabalho, com duração média de 10 a 15 minutos”, explica. Dentre os resultados esperados, afirma Aguiar, estão diminuição da fadiga e a quebra da monotonia no trabalho, compensação do excessivo uso ou a inatividade de grupos musculares, tudo isto em prol da qualidade de vida do trabalhador, criando um novo estilo de vida que pode se estender as suas famílias.

Ginástica Laboral



Conselheira realiza palestra no I Simpósio do Fórum RS
07/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A conselheira Eneida Feix (CREF 002116-G/RS) proferiu ontem (6) a palestra “Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade” no I Simpósio do Fórum RS, na qual fez um relato minucioso da interação do Conselho com os profissionais de Educação Física e com a sociedade. O evento, que teve como tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, foi realizado na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), com organização da Câmara da Saúde Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS).

Em sua exposição, Eneida ressaltou a importância da troca interdisciplinar de conhecimentos. “Participar de eventos com outros conselhos vem sendo uma política eficaz para aprimorarmos a nossa gestão”, afirmou. A conselheira discorreu sobre a pauta de lutas em prol da Educação Física travada pelo Conselho, ampliada neste ano com a defesa da Fundergs e do CETE. “Por meio de mobilização e pressão política, conseguimos retirar o regime de urgência do Projeto de Lei que extingue a Fundação”. Ela frisou que as verbas destinadas à atividade física não são gastos públicos, mas sim investimento em saúde e inclusão social.

A conselheira explicou que a obrigatoriedade do profissional de Educação Física habilitado orientando as séries iniciais Educação Física Escolar, uma luta histórica do Conselho, obteve importante vitória em 2014 em Porto Alegre com a aprovação da Lei nº 11.585, de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que obriga a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência dessa disciplina no Ensino Fundamental “Diante da epidemia de obesidade e doenças relacionas, como diabetes e hipertensão, nossa luta é para torná-la estadual”.

Na mesa-redonda que se seguiu ao debate, foram abordados temas como fiscalização e a interação com a SMIC, Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Civil e Brigada Militar. Também estiveram presentes a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), e o presidente do CRECIRS, Flávio Koch.

Fórum-RS



CREF2/RS entrega livros sobre Educação Física Escolar à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre
24/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Nessa quarta-feira (23), o CREF2/RS realizou a entrega oficial do livro “Recomendações para a Educação Física Escolar” à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Os exemplares, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, serão repassados às 55 escolas municipais de ensino fundamental da capital. Na ocasião, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e a presidente da Câmara Técnica de Educação Física Escolar, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), apresentaram as propostas contidas na publicação à Eliane Meleti, chefe de gabinete da secretária Municipal de Educação Cleci Jurach.

A presidente do CREF2/RS ressaltou importância da aprovação da lei nº 11.585 do vereador professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que tornou obrigatória a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina nas escolas de ensino, como um marco na luta pela Educação Física Escolar no país. “Sancionada pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati, essa legislação deve ser reforçada e propagada para outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Vemos nela um grande ganho para a educação e para a defesa da formação do profissional de Educação Física”.

Carmen explicou que a publicação do CONFEF/CREFs é resultado de intensos debates realizados pela Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF em seminários, fóruns e congressos, que identificaram a falta de um documento referencial que desse conta, de maneira objetiva, das questões relacionadas a este campo do saber. “O livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, e se constitui em um instrumento norteador para a intervenção responsável e qualificada no ambiente profissional”, afirmou.

“Vamos enviar essa publicação às escolas com ofício recomendando seu estudo”, disse Eliane Meleti, enfatizando que o Ensino Fundamental e Médio do município já possuem professores graduados em Educação Física. “A valorização dos profissionais é prioridade da gestão. A lei cumpre o papel de sacramentar o trabalho que já vem sendo realizado no município, além de incentivar novas experiências nesse sentido. Na educação infantil, desde 2013, a Prefeitura vem nomeando profissionais de Educação Física”, acrescentou.

Segundo Miryam Brauch, o livro foi desenvolvido por meio de uma proposta democrática, com a colaboração de todos os CREFs. “Os Conselhos historicamente têm se esforçado em cooperar na atualização dos profissionais de Educação Física e na elaboração e apresentação de projetos de lei que garantam aos alunos acesso às aulas de Educação Física Escolar ministradas por profissional habilitado”.

Foto: Guga Stefanello/Divulgação PMPA

Educação Física Escolar



Câmara Municipal de Porto Alegre comemora Dia do Profissional de Educação Física com semana de atividades gratuitas
03/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Municipal de Porto Alegre deu início nesta terça-feira (1), no plenário Ana Terra, às comemorações do Dia do Profissional de Educação Física com a realização da Semana Educação Física. Com o título de “Educação Física na Formação do Cidadão”, o evento foi idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e se estenderá até o dia 4, com uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, como palestras, exibição de vídeo e oficinas desportivas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.  

Em seu primeiro dia, o evento homenageou os 40 anos da Saúde Mental e o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), concedendo uma placa comemorativa ao profissional de Educação Física Rui Carlos Müller, pioneiro na implantação do serviço de recreação no HPSP. O pós-doutorando da UFRGS Felipe Schuch (CREF 012942-G/RS) realizou a palestra "Importância do Exercício Físico na Saúde Mental", enfocando principalmente aspectos terapêuticos da atividade física no tratamento da depressão, e o professor da ESEF/UFRGS Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS) trouxe dados atualizados da epidemia de obesidade, bem como formas para seu combate.

Para o diretor dos Serviços Residenciais Terapêuticos do HPSP e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do RS (Sinpef/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), que desde 1975 trabalha no HPSP, os profissionais de Educação Física tiveram uma longa e profícua jornada no Hospital, estando na vanguarda de um serviço que hoje é reconhecido mundialmente. “Nosso trabalho foi pioneiro e muito relevante para os quase cinco mil pacientes que lá estavam abandonados e puderem voltar a ter convívio social”, avalia. Brites ressalta que a Educação Física na área da saúde mental ainda é um campo aberto, com pouca pesquisa e estudo. “Mas sua importância é inegável, e essa missão de tornar a população mais saudável através do exercício físico tem que ser cada vez mais respeitada e melhor remunerada”, conclui.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), reforçou o alto nível dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física na instituição. “São recorrentes os elogios à esta equipe  em reuniões e congressos dos quais participo. Isto me traz uma emoção especial, pois fui estagiária do professor Rui Müller no HPSP, pessoa com quem aprendi grandes noções de profissionalismo e humanismo".  

A profissional de Educação Física Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), filha do vereador Professor Garcia, leu uma mensagem do seu pai, escrita antes do problema de saúde que o acometeu. "É com grande alegria que venho cumprimentar meus colegas pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física. Sempre digo que estou vereador, mas sempre serei profissional de Educação Física. Durante os cinco mandatos que exerci na Câmara, sempre busquei a valorização da profissão, que é motivo de tanto orgulho para mim. Tanto que a primeira lei sancionada por mim, em abril de 1998, obriga as academias em Porto Alegre a terem um responsável técnico graduado em Educação Física".

Semana da Educação Física de Porto Alegre

Programação

03/09 – CETE
Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n – Menino Deus
Oficinas Desportivas:
14h30min – Hapkido, com Mestre Itagipa
15h30min – Capoeira, com Mestre Cerqueira
16h30min – Badminton, com Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS)

04/09 – FADERGS – Unidade João Pessoa
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa
9h30min
Palestra Atualização de Regras de Voleibol, ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
19h30min
Palestra Ginástica Laboral, ministrada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS)
Informações:www.camarapoa.rs.gov.br
(51) 3220-4287
As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

1º de Setembro



Câmara Municipal de Porto Alegre comemora Dia do Profissional de Educação Física com a Semana da Educação Física
25/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre irá realizar, entre os dias 1º e 4 de setembro, a Semana da Educação Física. O evento, idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), contará com uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, como palestras, exibição de vídeo e oficinas desportivas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

Com o título de "Educação Física na Formação do Cidadão", o evento vai iniciar no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal, com uma homenagem aos 40 anos da Saúde Metal e ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, no dia 1º, terça-feira. Neste mesmo dia e local, também será realizada a palestra "Importância do Exercício Físico na Saúde Mental", ministrada por Felipe Schuch (CREF 012942-G/RS), e exibido o vídeo institucional do CONFEF sobre obesidade infantil, acompanhado de uma fala do professor da ESEF/UFRGS Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS).

No dia 3, quinta-feira, o Centro de Treinamento Esportivo (CETE) receberá as oficinas de hapkido, capoeira e badminton, comandadas por Mestre Itagipa, Mestre Cerqueira e por Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS), respectivamente. A Semana da Educação Física de Porto Alegre encerra na sexta-feira, dia 4, com duas palestras na Fadergs – Unidade João Pessoa: "Atualização de Regras de Voleibol", ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS); e "Ginástica Laboral", apresentada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), ambos conselheiros do CREF2/RS.

Semana da Educação Física de Porto Alegre

01/09 – Câmara Municipal de Porto Alegre – Plenário Ana Terra
Endereço: Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico

14h
Homenagem 40 Anos Saúde Mental – Hospital Psiquiátrico São Pedro

15h30min
Vídeo institucional CONFEF – Obesidade Infantil
Palestra com Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS)

03/09 – CETE
Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n – Menino Deus

Oficinas Desportivas:
14h30min – Hapkido, com Mestre Itagipa
15h30min – Capoeira, com Mestre Cerqueira
16h30min – Badminton, com Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS)

04/09 – FADERGS – Unidade João Pessoa
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa

9h30min
Palestra Atualização de Regras de Voleibol, ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)

19h30min
Palestra Ginástica Laboral, ministrada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS)

Informações:
www.camarapoa.rs.gov.br
(51) 3220-4287

Dia do Profissional de Educação Física CETE Câmara Municipal de Porto Alegre



Câmara Técnica do CREF2/RS avalia IV Fórum de Educação Física Escolar
29/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou reunião nesta última sexta-feira (26) com a presença de sua presidente Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Lauro Aguiar ((CREF 002782-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS ), Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS) e a assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), Kyria Soares.

Na ocasião, foi apresentada a avaliação do IV Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado em Capão da Canoa neste ano. A próxima edição do Fórum está programada para 2017, e durante este intervalo serão feitas as divulgações do documento do CONFEF sobre Recomendações da Educação Física Escolar e do documento da UNICEF sobre a Educação Física Escolar em todo o estado, bem como será realizado o anúncio das prefeituras que receberão o prêmio Cidade Amiga da Educação Física Escolar.

Educação Física Escolar



Palestra marca lançamento de projeto de gestão de academias do SEBRAE
26/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Cerca de 150 profissionais de Educação Física e proprietários de PJs marcaram o lançamento do “Projeto Qualificar a Gestão das Academias”, uma parceria entre o SEBRAE-RS, CREF2/RS e ACAD RS, realizado nesta quinta-feira (25), na sede da academia Ipanema Sports, em Porto Alegre. No evento, foram discutidas estratégias de atuação e estimativas do mercado, temas introduzidos pela coordenadora de Projetos de Saúde e Bem-Estar do Sebrae Nacional, Léa Lagares, seguida pela palestra “O sucesso da academia de forma simples e eficaz”, ministrada por Luiz Amoroso, eleito consultor revelação em 2002 pela CMS International (EUA). O CREF2/RS esteve representado pela conselheira Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), e o CONFEF prestigiou a ação por meio do conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

Em sua palestra, Amoroso realizou uma ampla análise dos processos de que um operador de academia necessita. “Ele precisa entender de mercado, compreender o fluxo de potenciais, reter os seus próprios clientes. Mostramos como estes procedimentos estão interligados na gestão de uma academia", explica. Amoroso afirma que para se atingir o objetivo, há que se estabelecer metas tangíveis, definir-se o ritmo, motivar as pessoas, possibilitar o acompanhamento e permitir e identificar a necessidade de ajustes na estratégia.

“As molas mestras para uma boa gestão são disciplina e comprometimento”, asseverou Amoroso. Segundo ele, o proprietário de academia é um apaixonado pela atividade, mas por vezes relapso em relação negócio. “Nestes casos, mesmo gostando do que faz, não executa o trabalho com a disciplina e o comprometimento necessários”, avalia. “Administrar uma academia é simples, porém representa muita labuta. Não é tecnologia de foguetes espaciais, e sim um somatório de elementos básicos, que requerem um trabalho extenuante, porque é um processo extremamente dinâmico", complementa, dando a dica: “Temos que separar o urgente do importante”.

Amoroso vê o mercado instável e de “mau humor” em 2015, o que deve contrair os negócios das academias. “Quando se pensa em atividade física, se pensa em médio prazo. Quando o mercado está de mau humor, as pessoas se tornam menos aptas à atividade física”. Mesmo assim, o consultor não descarta um certo otimismo em relação ao futuro. “Ao que tudo indica, o próximo relatório da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) mostrará o país com o maior número de academias do Mundo, superando o mercado norte-americano, porém com faturamento muito aquém do desejado. Nosso grande desafio é qualitativo, e este projeto é uma ferramenta imprescindível para isto”, conclui.

Mais informações para adesão ao Projeto podem ser obtidas pelos telefones (51) 3213-1507 e (51) 9702-2406, ou pelo e-mail antoniodj@sebrae-rs.com.br

CREF2 RS



Evento promovido pela Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS discute formação profissional
02/06/2015
Fonte: CREF2/RS

No último sábado (30), a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS realizou o evento "A Formação Profissional e o Conhecimento da Ética", no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade, que contou com a palestra de Solange Bueno (CREF 0011236-G/SP), conselheira federal e membro da Comissão de Ética do CONFEF, foi dedicada a todos os profissionais de Educação Física interessados pelo assunto.

Na mesa de abertura, composta pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo vereador e conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), foi destacada a participação das Comissões de Ética do CREF3/SC e do CREF10/PB-RN, que marcaram presença no evento para discutir o Código e para trocar experiências sobre a sua parte processual. "É muito importante receber pessoas de outros Conselhos", explicou Garcia. "Isto corrobora com a ideia de que a ética é fundamental, já que a primeira missão do Sistema CONFEF/CREFs é zelar pela sociedade", completou.

A palestra de Solange tratou de diversos assuntos, como o objetivo da ética no campo da prática profissional. "Ela é, principalmente, a aplicação de normas morais e técnicas, com base na honestidade, cortesia, responsabilidade e honra", explicou. Além disto, foram elencados os principais valores do Sistema CONFEF/CREFs – comprometimento, responsabilidade social e saber profissional – e quais seriam as virtudes do bom profissional.

Solange discutiu ainda o fluxograma do processo ético e listou as infrações mais frequentes: ofensa moral a aluno, conivência (exercício ilegal), falta da Cédula e desvio de função. Para os presentes, esta parte foi extremamente útil para o compartilhamento de conhecimento e de informações sobre procedimentos e prazos.

Além de membros da Comissão de Ética do CREF2/RS e do Departamento de Fiscalização e Orientação, Joaquim de Jesus (CREF 001060-G/SC) e Joel Casagrande (CREF 000186-G/SC), conselheiros do CREF3/SC; Fernanda Vieira, do Departamento Jurídico do CREF3/SC; Rogério Velinho (CREF 002145-G/PB), presidente da Comissão de Ética Profissional do CREF10/PB-RN; Simone Klein (CREF 006967-G/RS)e Aline Fofonka (CREF 004446-G/RS), da ULBRA Gravataí; Julio Andreazza, da UNIJUÍ; e Renato Müller, representante da Secretaria Municipal de Educação, também estiveram presentes na atividade.

A Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS é formada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), Eliana Flores (CREF 002649-G/RS), Felipe Martinez (CREF 003930-G/RS), Celso Cardoso (CREF 004863-G/RS) e Luiz Augusto Waldemar (CREF 001540-G/RS). Mais informações sobre as ações do grupo aqui.

Ética Profissionaç Comissão de Ética Profissional formação profissional



Presidência do CREF2/RS participa da abertura da 10ª Semana de Prevenção das LER
02/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira (2), ocorreu a abertura da 10ª Semana de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), no auditório da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRDH). A mesa inaugural contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, e de demais autoridades, como o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS); Débora Rios (CREF 002202-G/RS), coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade São Judas Tadeu; Marcelo Chiodo, secretário adjunto do Trabalho e Emprego de Porto Alegre; Sérgio Batista, representante da FDRH; e Marco Antônio Goldenfum, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Na apresentação do evento, Professor Garcia salientou que as LER constituem um dos mais graves problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores no Brasil e no mundo. "A doença atinge todos os setores da economia, com grande incidência nas áreas de produção, prestação de serviços públicos e privados, indústria e demais atividades que exigem a execução de esforços repetitivos", comentou. Além disto, o vereador, autor da lei municipal que estabelece o 28 de fevereiro como Dia de Combate às LER em Porto Alegre, reforçou a importância de não só citar a data, mas de propor algo produtivo para o combate da doença. "O Brasil gasta milhões no tratamento, mas nada na prevenção", pontuou.

Antes do primeiro painel do dia, chamado "As LER - ontem, hoje e amanhã" e que contou com o discurso dos médicos do trabalho Sérgio Varnieri e Paulo Fabris, a comissão organizadora da 10ª Semana de Prevenção das LER homenageou com placa alguns dos profissionais que se dedicam à divulgação e ao tratamento da doença. Antônio Jane Cardoso, psicólogo; e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS receberam a condecoração entregue pelo Professor Garcia. Para Cardoso, que falou em nome de todos os homenageados, o prêmio é dedicado a todos que realmente combatem as doença nos locais de trabalho e representa forma de fortalecer a atuação de quem está à disposição da sociedade.

A 10ª Semana de Prevenção das LER segue à tarde, com a palestra "Ginástica Laboral Compensatória como prevenção", de Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e outras atividades mais, que variam entre os assuntos "aspectos ergonômicos nas LER" e "necessidade da prevenção da Depressão Reativa por LER (DRL)". O evento segue amanhã (30), a partir das 8h30, com mais debates e painéis sobre o assunto. O encerramento está previsto para as 11h45, com passeata até o prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/4).



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.



Oficina de MMA e Judô movimenta Semana da Educação Física de Porto Alegre
05/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (4), a programação da Semana da Educação Física de Porto Alegre, promovida pelo Gabinete do Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) em parceria com CREF2/RS, movimentou o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no bairro Menino Deus. Giba Lobato, da Federação Gaúcha de MMA, e Marcelo Xavier (CREF 012141-G/RS), do Instituto Superação, ministraram oficinas de MMA e Judô, respectivamente. A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) acompanhou a atividade.

A oficina serviu ainda para apresentar novo projeto do CETE, que vai oferecer aulas de MMA de maneira gratuita, para adolescentes a partir de 16 anos e adultos. Os encontros começam já na próxima semana, sempre terças e quintas, das 12h às 13h e das 16h30 às 17h30. Na atividade, Giba destacou que este será o primeiro centro comunitário de MMA do Brasil. "Além de divulgar o esporte, nosso objetivo é, acima de tudo a inclusão social", comentou. A expectativa é que a atividade reúna de dez a 12 alunos por horário.



Câmara de Vereadores homenageia o CREF2/RS pelo Dia do Profissional de Educação Física
02/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou ontem (1) cerimônia de homenagem. A solenidade, promovida no Plenário Otávio Rocha e presidida pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), contou com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

No seu discurso, Carmen agradeceu o espaço aberto pela Câmara à Educação Física e salientou o crescimento e a valorização que a profissão teve nos últimos anos. "O sedentarismo é uma das piores epidemias do país. Hoje há conscientização de que é melhor investir em atividade física para a promoção da saúde do que no tratamento de doenças", explicou a Presidente, que recebeu de Professor Garcia placa e homenagem pelo Dia do Profissional de Educação Física.

As atividades referentes à Semana da Educação Física seguiram após a solenidade. No Plenário Ana Terra, houve o debate "A Educação Física na Política Atual" e duas palestras. A primeira, "A importância da Educação Física nas Séries Iniciais", foi ministrada por Helena Dazevedo (CREF 001069-G/RS) e relatou parte dos 23 anos de experiência da professora da UFRGS no Ensino Infantil. "O nosso trabalho é garantir o professor de Educação Física nas escolas", explicou Helena. Em segundo momento, Luiz Fernando Kruel (CREF 001069-G/RS), professor da mesma universidade, apresentou trabalho do seu grupo de pesquisa sobre a obesidade infantil e ressaltou a importância da Educação Física escolar para saúde das crianças. "O mais importante não é emagrecer, mas aumentar a atividade física", avaliou.

Entre as palestras, José Anchieta (CREF 000337-G/RS) apresentou o Bataculê e ministrou pequena aula prática da atividade, que mistura danças afro-brasileiras.



Semana da Educação Física inicia com atividade do CREF2/RS na Redenção
02/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Como parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre realiza todos os anos a Semana da Educação Física. O evento, idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e promovido em parceria com o CREF2/RS e outras instituições, iniciou no domingo (31), no Parque da Redenção. Além de caminhada e alongamento orientados, o primeiro dia de atividade contou com espaço do Conselho próximo ao Monumento Expedicionário em que foram feitas avaliações antropométricas e concedidas informações sobre a prática esportiva.

Além de medir o Índice de Massa Corporal (IMC) de quem compareceu à Redenção, a equipe do CREF2/RS também conversou com os presentes sobre o perigo do sedentarismo e sobre a importância da atividade física regular. Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, a presença do Conselho em eventos como este é muito válida, pois é possível estar mais perto da sociedade: "Conseguimos destacar a necessidade de que a atividade física seja sempre acompanhada por profissional de Educação Física regulamentado", comentou. "Muitas pessoas não sabem que existe um órgão fiscalizador, que defende a sociedade e que tem o objetivo de que só permitir que profissionais capacitados estejam no mercado. Por isto, este contato é muito válido".

A Semana da Educação Física segue até sexta-feira (5), com a entrega do Troféu Destaque 2014, que homenageia os profissionais de Educação Física do ano. O evento será na Assembleia Legislativa, às 20h. Hoje, às 14h, o conselheiro Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) ministra o Curso Regras de Voleibol na Atualidade, na Faculdade São Judas Tadeu (Rua Dom Diogo de Souza, 100 - Cristo Redentor). A programação completa e o contato para inscrições você encontra aqui.



CREF Serra celebra dois anos com coquetel e presença de autoridades e profissionais
21/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o aniversário do CREF Serra, o Conselho realizou na noite de ontem (20) coquetel festivo para marcar a data. Primeiro Posto de Atendimento Avançado fora da capital, o CREF Serra foi inaugurado oficialmente em 20 de agosto de 2012 e completou dois anos de atividades e de serviços prestados aos profissionais de Educação Física de Caxias do Sul e região.

O evento, aberto ao público, contou com a presença de diversas autoridades, conselheiros e profissionais registrados. O vereador Zoraido Silva representou a Câmara Municipal de Caxias do Sul e falou sobre o grande valor que o CREF Serra tem para a cidade. Para ele, a presença do órgão fiscalizador é importante porque auxilia na regulamentação da profissão e no cumprimento da Lei. "Na rede municipal de Caxias, já temos professores habilitados pelo CREF2/RS. Mas a proximidade com o Conselho, através do CREF Serra, é suporte fundamental para que possamos trabalhar lado e lado de forma ainda melhor".

Em um segundo momento, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) apresentou para os presentes vídeo institucional sobre as atribuições e funções do CREF2/RS e relatou algumas das principais conquistas do Conselho nos últimos anos, como a defesa e a garantia do profissional registrado em todos os concursos públicos de Educação Física realizados pelo Estado. "Além disto, a política do CREF2/RS é a da aproximação. Nós queremos os nossos profissionais se sintam em casa no CREF Serra", completou a Presidente. Em conversa posterior, Vanessa Lyra, coordenadora do curso de Educação Física da UCS Bento, e Gislaine Sacchet, representante da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), reforçaram como é importante o Conselho estar perto quem mora no interior.

O vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), conselheiro federal e presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, também falou para os presentes. O autor da Lei Municipal 11.585, que torna obrigatória a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência da disciplina nas escolas de Ensino Fundamental, compartilhou a experiência do projeto pioneiro entre as capitais brasileiras e ressaltou a conscientização da importância do profissional de Educação Física habilitado. "No Rio Grande do Sul, temos hoje uma profissão reconhecida e valorizada pela sociedade. O Conselho se preocupa com os profissionais e o CREF Serra, uma marca importante do CREF2/RS, é uma das provas disto", salientou.

Gabriel Citton (CREF 008763-G/RS ), membro do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, as conselheiras Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Eneida Feix (CREF 002116-G/RS), Sidnei dos Santos Jr., representando a Secretaria Municipal da Educação de Caxias do Sul, também prestigiaram o evento.

Veja a galeria de fotos do evento aqui.



CREF2/RS entrega Carta Gaúcha da Educação Física Escolar à Câmara de Vereadores
02/06/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta segunda-feira (2), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente da Câmara de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) estiveram na Câmara de Vereadores para reunião. No encontro, as representantes do Conselho entregaram ao presidente da Câmara Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) a Carta Gaúcha da Educação Física Escolar e prestaram novo reconhecimento a Lei 11.585.

Sancionada em fevereiro, a norma torna obrigatório o curso superior de Licenciatura em Educação para o ensino da disciplina nas escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre."A entrega da Carta é uma forma de reconhecermos o trabalho do Professor Garcia, que muito tem colaborado com a Educação Física nas escolas. Ele é o autor desta Lei pioneira entre todas as capitais do Brasil", avaliou Carmen Masson.

Foto: Leonardo Contursi/CMPA



DEFOR palestra no IV Seminário de Fiscalização Profissional
25/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação do CREF2/RS participou, hoje pela manhã, do IV Seminário de Fiscalização Profissional. O evento, promovido pelo Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, contou na sua abertura com o painel "Inserção dos Conselhos e Ordens no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor". Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do Conselho, e Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS) coordenadora do DEFOR, palestraram no Seminário.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) reafirmou a importância do Seminário para todos os Conselhos, já que a fiscalização tem missão de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade, bem como o exercício legal das profissões regulamentadas. O Vice-Presidente do CREF2/RS também pontuou a responsabilidade social dos Conselhos, na defesa da cidadania e da ética dos inscritos.

Fernanda Rodrigues aproveitou o painel para apresentar os objetivos do CREF2/RS, os procedimentos de fiscalização do DEFOR e dados relativos à atividade no ano passado, que contabilizou 2.411 visitas em todo o Estado. A Coordenadora destacou a importância do trabalho em equipe, "para atingir número maior de locais e diferentes áreas de atuação", e salientou como parcerias com a Brigada Militar, SMIC e Vigilância Sanitária foram eficientes. "O importante é trabalhar em conjunto, para conseguir ir mais além e alcançar melhores resultados na defesa da sociedade", concluiu.

O painel contou ainda com depoimentos de Alcebiades Santini, presidente do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, Cristiano Aquino, diretor do Procon RS, e a mediação de Roberto Canquerini, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul. No final, os palestrantes responderam as perguntas do público, formado por fiscais, conselheiros das Comissões de Ética e Fiscalização, assessores jurídicos e representantes jurídicos do Legislativo e da Câmara de Vereadores.



Porto Alegre sanciona lei que torna obrigatória a formação em Educação Física para docência
28/02/2014
Fonte: CREF2/RS

O prefeito José Fortunati sancionou o Projeto de Lei nº 199/2011, de autoria do Vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que obriga a formação em curso superior de Educação Física (Licenciatura) para docência da disciplina no Ensino Fundamental em todas as escolas do município de Porto Alegre. A lei entrará em vigor no ano letivo de 2015, para escolas públicas e privadas. A cerimônia oficial ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação, na tarde de sexta-feira, dia 28 de fevereiro. O Conselheiro Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) representou o CREF2/Rs na solenidade.



9ª Semana de Prevenção das LER
28/02/2014
Fonte: CREF2/RS

A 9ª Semana de Prevenção das LER ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, no Auditório da FTIA/RS, em Porto Alegre. O evento acontece tradicionalmente na última semana de fevereiro, visto que o dia 28/02 é reconhecido como Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos. O presidente da Câmara de Ginástica Laboral do Conselho, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participou da mesa de abertura do evento, juntamente com o Vereador Professor Garcia (Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Conselheiro do CONFEF), Valdemir Corrêa (FTIA/RS), Luciana Wertheimer (CREFITO5), Telmo Zanette (STIFA) e Débora Melecchi (CTBRS).

O membro da Comissão de Ginástica Laboral Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) representou o CREF2/RS. Com a proposta de apresentar o painel sobre profilaxia, Tony discorreu sobre a atuação do Profissional de Educação Física na prevenção das LER e demais doenças ocupacionais, cuja importância muitas vezes é pouco reconhecida devido ao fato da Educação Física ser tradicionalmente associada ao desporto e à escola. Destacou ainda o importante papel de Programas de Ginástica Laboral em empresas, principalmente quando aliados a ações propostas para a estruturação da qualidade de vida no trabalho.

Durante o evento, foram abordadas ainda as temáticas: história da LER, LER e depressão e legislação. As atividades da semana são promovidas pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por meio do Vereador Professor Garcia, com apoio das entidades CREF2/RS, CREFITO 5, CTBRS, SEMAPI, FTIA/RS, STIFA, FPE/RS e CEREST. A carta da 9ª Semana de Prevenção das LER será assinada no dia 12 de março, às 9h, na sede da FTIA/RS - Rua Jerônimo Coelho, 303 - Centro - Porto Alegre.



Vereador Professor Garcia aprova lei a favor da Educação Física escolar
17/12/2013
Fonte: CREF2/RS

O conselheiro do Confef e vereador Professor Garcia conseguiu uma vitória para a Educação Física escolar no RS ontem (16/12), ao tornar obrigatória a formação superior em Educação Física/licenciatura para docência desta disciplina no Ensino Fundamental nas escolas públicas e privadas de Porto Alegre. O CREF2/RS luta pela aprovação de Lei estadual que garanta as aulas de Educação Física do 1º ao 5º ano sejam ministrados por Profissionais de Educação Física.



Mais uma vitória para a Educação Física escolar
25/10/2013
Fonte: CREF2/RS

O vereador Roger Severo (PP), do município de Alegrete, apresentou hoje ao Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino o projeto que foi aprovado na Câmara daquele município por unanimidade na sessão de segunda (21) e que dispõe sobre a presença do Profissional de Educação Física para a docência da disciplina Educação Física no ensino fundamental na rede municipal de Alegrete. Agora, o projeto irá à sanção do prefeito Erasmo Silva. A articulação começou a ser realizada por meio de uma audiência pública realizada em 24 de maio, com a participação da presidente da Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS Miryan Brauch e do vereador de Porto Alegre Professor Garcia.



Vinte e dois de novembro é oficializado Dia Municipal da Ginástica Laboral em Porto Alegre
26/09/2013
Fonte: CREF2/RS

Na segunda-feira, dia 23 de setembro, foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre o Projeto de Lei que institui o dia 22 de novembro como Dia Municipal da Ginástica Laboral.
O autor do Projeto, Vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), também Conselheiro do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), declarou que a Ginástica Laboral tem importância cada vez maior nas empresas, melhorando a saúde física do trabalhador e prevenindo os problemas ocupacionais.
A data foi escolhida por representar um marco na área, pois nesse dia, no ano de 1978, foi assinado o primeiro contrato de Ginástica Laboral no país.
O presidente da Câmara de Ginástica Laboral do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS), Conselheiro Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF 002782-G/RS), lembrou que a atividade está diretamente relacionada ao compromisso das empresas com a saúde de seus colaboradores, contribuindo no processo de humanização do ambiente de trabalho.
Ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Câmara, convidando todos os Profissionais de Educação Física a participarem das reuniões do grupo, que ocorrem mensalmente (veja as datas em nosso site) na sede do Conselho em Porto Alegre.
Em comemoração a data, o CREF2/RS irá promover a 2ª edição do evento “O Profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral”, no dia 22 de novembro de 2013, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS.
A organização do evento, que no ano passado ocorreu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, convida todas as empresas e prestadores de serviço na área a indicarem empresas clientes a serem homenageadas na ocasião.
Os interessados em realizar indicações devem entrar em contato com o Conselho pelo e-mail eventos@crefrs.org.br.
O número de homenageados será limitado, e as empresas homenageadas devem ser gaúchas e com mais de 10 anos de adoção do Programa de Ginástica Laboral.



CREF2/RS premia destaques da categoria
30/08/2013
Fonte: CREF2/RS

Veja as imagens do evento em nossa Galeria de Fotos.

O CREF2/RS realizou na noite desta quinta (29), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a entrega do Troféu Destaque, que premiou dez profissionais de diferentes áreas de atuação na Educação Física e duas instituições. Na solenidade, também foram homenageadas pessoas jurídicas que completaram dez anos de registro no Conselho.
A entrega das premiações faz parte da programação do Dia do Profissional de Educação Física, instituído em 1998, ano da regulamentação da profissão. O presidente Eduardo Merino ressaltou a importância da data. “É fundamental para nós comemorar a regulamentação da nossa profissão. E valorizar o trabalho das pessoas, porque uma coisa é o Conselho como instituição, mas quem faz a profissão são os profissionais no dia a dia, são eles que atendem as pessoas, que promovem educação, saúde e cidadania. Então, é fundamental que o Conselho reconheça os profissionais”.
Escolhido profissional do ano pelos conselheiros do CREF2/RS, Jayme Werner dos Reis foi o último a receber a premiação. Com atuação na área desde 1956, o Peixinho – como é conhecido por trabalhar com natação – recebeu fortes aplausos. “É uma honra ser lembrado, mostrar o que a gente já fez. São muitos anos de trabalho, passei por várias escolas e universidades. Sempre trabalhei no que gostei: o esporte. Me sinto realizado por ter passado conhecimento para toda esta gurizada”.
Marcaram presença no evento autoridades como o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer – que representou o prefeito José Fortunati na cerimônia e é também conselheiro do CREF2/RS; a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach; o secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz; o secretário-adjunto da SMIC, José Oliveira Peres; o representante da FUNDERGS, Pedro Paulo Guimarães, além do deputado estadual Carlos Gomes e do vereador Professor Garcia.



Educação Física Escolar é debatida na Sogipa
18/06/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara de Educação Física Escolar, realizou, no dia 13 de junho, durante a 20ª Convenção Brasil, o Seminário de Educação Física Escolar, na Sogipa. Participaram do evento como palestrantes o vereador Professor Garcia, as professoras Eliana Alves e Márcia Cruz e o professor Carlos Pilenghi Costa, o Betão.

Uma das principais reivindicações defendidas pelo Conselho Regional de Educação Física – CREF2/RS – é a obrigatoriedade da presença do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do ensino público. Atualmente, nas escolas estaduais, as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental são ministradas por professores generalistas, o que exclui cerca de 300 mil crianças da iniciação esportiva no Estado.

Segundo o vereador professor Garcia, atualmente as crianças apresentam doenças que até pouco tempo eram relacionadas aos adultos, como hipertensão, glicose alta e colesterol. “Para preveni-las, temos que contar com a orientação correta do Profissional habilitado nas aulas de Educação Física nas séries iniciais”.

Eliana Alves, professora e advogada, explicou que não há como pensar a escola independente da sociedade na qual ela se insere. “O que acontece no ambiente escolar é mais que uma analogia a situações sociais mais amplas; é um reflexo da sociedade”.

O Grupo de Mobilização em Prol da Educação Física foi apresentado por Márcia Cruz. Conforme ela, o objetivo do grupo é contribuir para o resgate da essência da Educação Física Escolar nas Instituições de Ensino Municipais e Estaduais de Caxias do Sul. “Propomos novas alternativas para a recondução deste componente curricular, contribuindo com o desenvolvimento e formação dos alunos na Educação Básica”, explica.

Betão lembrou que o Esporte Escolar a utilização eminentemente educativa do esporte e de todos os seus conteúdos que lhe dão consistência como importante instrumento didático/pedagógico de formação geral de cada aluno em idade prevista para praticá-lo. “O esporte escolar está em crise como em crise está a Educação Física Escolar, bem como toda a Educação”.



Instalada a Frente Parlamentar da Educação Física e Desporto em Porto Alegre
18/04/2013
Fonte: CREF2/RS

O Salão Ana Terra, na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, foi palco ontem, 17/04, do lançamento da Frente Parlamentar da Educação Física e Desporto, que vai ser presidida pelo vereador e conselheiro federal do CONFEF Professor Garcia. A cerimônia também homenageou Professores de Educação Física sem Fronteiras, quando os Correios lançaram um selo em comemoração aos 90 anos da FIEP do Brasil. Na ocasião, houve a apresentação do livro biográfico sobre o professor Jacinto Targa, um dos pioneiros na defesa da Educação Física.

Segundo Garcia, a Frente irá se encarregar de questões como a Copa do Mundo, as diversas construções esportivas, a Educação Física Escolar e as alterações na LDB. “É essencial que nos envolvamos nestas temáticas, para que Porto Alegre esteja à frente de questões fundamentais para a saúde de sua população”. Já o vereador João Derli saudou a iniciativa, que propugna união de forças políticas pelo esporte no município. “Temos que nos esforçar para aumentar as verbas da Secretaria de Esportes, que atualmente conta com apenas 0,36% do orçamento municipal,

Eduardo Merino, presidente do CREF2/RS, lembrou que existem demandas muito antigas, como a Educação Física Escolar, as quais a Frente deve se debruçar. “Os centros comunitários também devem estar entre suas prioridades, pois o bairro Partenon, por exemplo, não está sendo atendido por este serviço. São milhares de pessoas, em um potencial de crianças que podem ser cidadãos e atletas”. Jorge Steinhilber, presidente do CONFEF, afirmou que a criação de frentes no legislativo são fundamentais para que os parlamentares possam compreender a importância do Profissional de Educação Física. “É necessário que se entenda que o esporte em si pode ser até fatal, causando lesões irreversíveis. Ele se torna salutar quando bem orientado, ou seja, com a participação de um Profissional de Educação Física”, afirmou.



Vereadores se mobilizam pela Educação Física Escolar
16/04/2013
Fonte: CREF2/RS

A luta pela Educação Física Escolar vem ganhando cada vez mais adeptos no estado. Hoje, 16/04, visitaram o CREF2/RS os vereadores de Alegrete Roger Dorneles Severo e Leonardo Soares Gonçalves (presidente do legislativo) e o vereador de Porto Alegre Professor Garcia. Severo irá propor Lei garantindo o Profissional de Educação Física nas séries iniciais em Alegrete, e Garcia lançará amanhã na Câmara Municipal de Porto Alegre a Frente Parlamentar da Educação Física e Desporto, que tem a defesa da Educação Física Escolar como um dos temas centrais.



8ª Semana de Prevenção das LER tem início
28/02/2013
Fonte: CREF2/RS

Teve início hoje, dia 28, na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA/RS) a 8ª Semana de Prevenção das LER. O objetivo do evento é a conscientização da sociedade sobre os problemas causados pelas lesões de esforço repetitivo, que oneram o serviço de saúde pública e prejudicam a qualidade de vida dos trabalhadores. Durante os dias 28 e 29, estarão sendo feito o resgate da história das LER, a atuação dos órgãos públicos nesta questão, a fiscalização, a reabilitação e a prevenção das doenças relacionadas.

Segundo o vereador Professor Garcia, autor da lei que estipulou a Semana de Prevenção das LER, doenças por esforço repetitivo são hoje uma problema em nível mundial, e que só o Brasil gasta por ano cerca de três bilhões no seu tratamento, direcionando uma quantia ínfima deste montante na sua prevenção. “Temos que cada vez mais inverter este processo, pois a prevenção proporciona muito mais benefícios com menos custo”. Garcia disse que no ano passado ingressou na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre com um projeto que cria o Dia da Ginástica Laboral, celebrado no dia 22 de novembro. “Também fizemos o resgate do dia 7 de novembro de 1978, data em que o SESI e a Feevale fizeram o primeiro convênio com o Ministério do Trabalho propondo ginástica laboral nas fábricas. Portanto, neste ano completamos 35 anos desta atividade no RS”.

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, lembrou na ocasião as palavras do pedagogo Paulo Freire: “É o oprimido que vai conseguir humanizar as relações entre as pessoas, em especial quanto ao opressor”, explanou. Merino destacou que o trabalhador tem que ter saúde não apenas para gerar mais valia, mas sim para ter qualidade de vida. “Para poder chegar em casa, junto com seus familiares, tendo uma vida afetiva completa e feliz”. Ele lembrou a pesquisa realizada em 2004, junto ao trabalhadores públicos, que demonstrou que os professores são a categoria que mais tem afastamentos do trabalho. “Cada profissão tem suas particulares que vão interferir na saúde do indivíduo”.