Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Câmara Técnica de Pessoa Jurídica do CREF2/RS realiza reunião aberta nesta sexta-feira
04/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a Câmara Técnica de Pessoa Jurídica do CREF2/RS irá realizar uma reunião na sede do Conselho, aberta para a participação de profissionais de Educação Física e de proprietários de academia. O encontro vai iniciar às 14h.

Na pauta da reunião, estarão assuntos pertinentes ao dia a dia das empresas e dos gestores que atuam nesta área. A sua participação é de grande importância!

Reunião da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica
Data e horário: 6 de setembro, sexta-feira, a partir das 14h
Local: CREF2/RS – Porto Alegre
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
* Aberta para a participação de profissionais de Educação Física e de proprietários de academia

Câmara Técnica empresas Pessoa Jurídica



CREF2/RS homenageia vencedores do Troféu Destaque 2019
02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 31 de agosto, o CREF2/RS promoveu a entrega do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, teve a sua cerimônia realizada na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, com um coquetel festivo.

Divididos em quatro categorias principais, os finalistas do Troféu Destaque 2019 foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho. Todos os ganhadores foram eleitos pela Plenária e revelados durante a cerimônia. As empresas que completaram dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também foram convidadas para a festa e receberam um certificado de homenagem pelos serviços prestados.

A cerimônia iniciou às 20h, com um discurso do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). Na sua fala, ele deu boas-vindas aos presentes e reforçou a relevância do Troféu Destaque, sobretudo para a valorização da profissão. “É com grande honra que o CREF2/RS parabeniza e homenageia diversos profissionais de Educação Física nesta noite, pelo trabalho importantíssimo que desempenham para toda a sociedade”, frisou.

Homenagens especiais

Além dos quatro vencedores conhecidos durante a cerimônia, o CREF2/RS entregou outros quatro prêmios. O primeiro foi o Voto de Louvor ao profissional Juliano Mantovani (CREF 025864-G/RS), professor de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. Na última semana, Mantovani ficou conhecido no Brasil inteiro por proteger os alunos da sua escola de um atentado, evitando uma grande tragédia.

Edison Cardoso (CREF 000001-G/RS), mais conhecido pelo apelido de Macaco e falecido em abril de 2018, também foi condecorado. Um dos criadores do CREF2/RS e ex-presidente da Federação Gaúcha de Basquete e da APEF, ele foi representado pelos seus dois filhos e recebeu o troféu Homenagem Especial – In Memoriam. Referência para o esporte e para a Educação Física, Cardoso obteve reconhecimento por atuar de maneira pioneira para a regulamentação e para a valorização da profissão.

O conselheiro federal Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), que foi o mestre de cerimônias do evento, ainda chamou ao palco Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS), vencedor na categoria Personalidade; e Renita Dametto, homenageada com o Mérito da Educação Física. Eles receberam os seus troféus através de uma escolha feita diretamente pela Plenária. A lista completa dos ganhadores do Troféu Destaque 2019 é:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Roberta Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:
Josiane Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projetos Sociais:
Evandir Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Categoria Pessoa Jurídica:
Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 202, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Personalidade:
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é oficial da reserva da Brigada Militar. Atuou grande parte da sua carreira no Corpo de Bombeiros e exerceu diversas funções, como coordenador dos salva-vidas da Operação Golfinho, diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar e comandante dos Bombeiros em Porto Alegre. Também foi coordenador de segurança aquática na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, nas provas de remo e canoagem. Atualmente é gerente de esportes do Grêmio Náutico União e presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mérito da Educação Física:
Renita Dametto
Graduada em Educação Física pela Feevale, é especialista em Treinamento Esportivo e mestre em Educação. Ex-atleta da Seleção Brasileira de handebol, foi professora rede pública de Porto Alegre, secretária de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e presidente da FUNDERGS. Integrou o Conselho Nacional de Esporte e Lazer, o Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia e a Câmara Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. Instituiu o Programa RS Educação Digital e o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Coordenou a reestruturação do CETE, o 20° Campeonato Mundial de Atletismo Máster e a Passagem da Tocha Olímpica em Porto Alegre.

Trofeu Destaque



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2019
21/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de agosto, o CREF2/RS divulgou os nomes de todos os finalistas do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega realizada no dia 31 de agosto, no Grêmio Náutico União.

Divididos em quatro categorias, os finalistas listados abaixo, em ordem alfabética, foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias – Personalidade e Mérito da Educação Física – terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente no dia 31 de agosto.

As empresas que estão completando dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também serão homenageadas na cerimônia. Confira os finalistas:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:

Camilla Padilha da Silva Dutra (CREF 025641-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Faculdade Sogipa, é criadora do método de treinamento Generation System e sócia-proprietária da Kangoo Top Team, empresa especializada em kangoo jumps. Atua em academias de Porto Alegre.

Roberta Anselmo Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Tiago Barrionuevo Proença (CREF 012034-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é proprietário da BPro – Treinamento Físico Funcional, em Porto Alegre. É um dos precursores da modalidade no Rio Grande do Sul e também ministra diversos cursos sobre o assunto no Brasil e no exterior.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:

Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, tem doutorado pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente é docente da ESEFID da UFRGS e professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. É coordenadora do Projeto Esporte Brasil e atua em várias iniciativas relacionadas à promoção da saúde nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabiani Dias da Silveira (CREF 002949-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, tem mais de 30 anos de experiência na Educação Física Escolar e atualmente é professor do Colégio Sinodal do Salvador, de Porto Alegre. Em Novo Hamburgo, atua também em um projeto social que fomenta o handebol em escolas municipais, formando equipes para participar de diversos campeonatos. Foi professor substituto da cadeira de handebol da ESEFID/UFRGS, de 2011 a 2012 e é o criador de um projeto de intercâmbio técnico e cultural de handebol entre o Brasil e a Áustria.

Josiane Margarete de Araújo Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada pela UFRGS em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projeto Social:

Evandir Ricardo Viegas Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, na zona sul de Porto Alegre, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Rosani Oliveira Franco (CREF 005930-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, é coordenadora do Instituto Tênis – Núcleo Porto Alegre. O projeto, que já atendeu quatro mil crianças, tem o objetivo de desenvolver o tênis e de transformar o Brasil numa potência do esporte nos próximos 20 anos, oferecendo a modalidade gratuitamente para crianças de escolas municipais e estaduais, que dificilmente teriam acesso, através de aulas regulares de Educação Física e com atividades em parques públicos.

Tânia Beatriz Rodrigues da Silva (CREF 027013-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Universidade La Salle, atua no SESI/FIERGS como monitora de esportes. Há 14 anos também é voluntária na Associação dos Amigos do Centro Olímpico Municipal (AACOM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas, ministrando aulas de fitness e de ritmos.

Categoria Pessoa Jurídica:

Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 2002, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS)
Em atividade desde 2014, a Fit Academia é de Porto Alegre e conhecida pelo seu ambiente familiar. Oferece diversas atividades aos seus alunos, como grupo de corrida, treinamento funcional e yoga. Como diferenciais tem o Circuito 60+, dedicado ao público da terceira idade, e cumpre todas as normas de acessibilidade, como rampas de acesso para cadeirantes, banheiro adaptado no térreo e elevador interno.

Sublime Academia (CREF 001162-PJ/RS)
Em atividade desde 2008, a Sublime Academia é de Santa Cruz do Sul e busca contribuir para o equilíbrio físico e mental dos seus alunos, com um ambiente agradável e acolhedor. Conta com uma ampla estrutura, totalmente climatizada, com diversas opções de atividades, como pilates, treinamento funcional, musculação e outras tantas aulas coletivas, ministradas por profissionais altamente qualificados e comprometidos.

Troféu Destaque



Indicações ao Troféu Destaque 2019 encerram neste domingo
09/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o próximo domingo, dia 14 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, dia 31 de agosto no Grêmio Náutico União.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.

Troféu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2019
06/06/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o dia 14 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados, desde que fundamentadas, resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.

Troféu Destaque



Câmara de Corrida de Rua repassa experiência para novas Câmaras Técnicas
05/04/2019
Fonte: CREF2/RS

A segunda reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua realizada em 2019 ocorreu nesta quinta-feira, dia 4 de abril, na sede do CREF2/RS. O encontro contou com a presença de Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), presidente da Comissão de Assuntos em Academia e Afins e da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica. Ela participou da reunião para observar o funcionamento da Câmara de Corrida de Rua para, posteriormente, replicar as estratégias consideradas mais eficazes nos novos grupos de trabalho. O objetivo é atrair cada vez mais profissionais às recém-formadas Câmaras Técnicas de Pilates, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional e de Personal Trainer.

A presidente da Câmara de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) relatou as dificuldades iniciais, derivadas de resistências e dos preconceitos que existem em relação a órgãos institucionais, mas frisou que aqueles que permaneceram no grupo criaram um grande compromisso com os objetivos da Câmara e da Educação Física. “No início, foi difícil achar um 'norte' que direcionasse os trabalhos do grupo, mas a elaboração do Guia de Corrida de Rua fez com que os integrantes percebessem o seu primeiro objetivo comum”, explica. Cláudia também relatou que no começo, as reclamações eram, em sua maioria, sobre a organização dos eventos. “Através deste feedback chamamos os organizadores e apontamos o problema. Depois, foram feitos ajustes e mudanças necessárias”.

Já Felipe Petrillo (CREF 010544-G/RS) informou que as novas Câmaras possuem três diferentes escopos e sugeriu que cada um dos seus membros inicie as atividades questionando os seus alunos e os seus clientes sobre os serviços oferecidos nessas áreas. Rosa Pacheco explicou ao grupo quais serão os objetivos das Câmaras para auxiliar os profissionais e as academias e solicitou que todos os membros divulguem nas redes sociais a constituição das novas Câmaras. A nova reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua será no dia 9 de maio, na sede do CREF2/RS.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Prazo para pagamento da Anuidade 2019 com desconto encerra nesta sexta-feira
29/03/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 29 de março, encerra o prazo para pagamento da Anuidade 2019 com desconto. Todas as Pessoas Físicas e Jurídicas, que ainda não retiraram a guia desta opção no Portal de Autoatendimento, podem emitir e pagar o boleto com desconto somente até hoje. Clique aqui Portal de aqui para gerar uma guia ou para reimprimir a sua.

A partir de amanhã, a Anuidade 2019 passará a ser cobrada no seu valor integral, de R$ 603,07 para Pessoa Física e de R$ 1.490,40 para Pessoa Jurídica. Nos dois casos, ainda poderá ser feito um parcelamento de até cinco vezes, também com os boletos sendo emitidos pelo próprio profissional através do Portal de Autoatendimento.

Confira abaixo os valores e as modalidades de pagamento ainda vigentes da Anuidade 2019:

Pessoa Física:

Anuidade com desconto
Valor total de R$ 423,00, com vencimento em 29 de março

Anuidade sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março
(Pode ser parcelada em até cinco vezes)

Pessoa Jurídica:

Anuidade com desconto
Valor total de R$ 819,72 com vencimento em 29 de março

Anuidade sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(Pode ser parcelada em até cinco vezes)

** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade 2019



Comissão de Assuntos em Academia e Afins define presidência de Câmaras Técnicas
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins se reuniu na última segunda-feira, dia 25 de março, na sede do CREF2/RS. No encontro, estiveram presentes as conselheiras Luciana Paz (CREF 003952-G/RS), Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS), Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS).

Entre os assuntos tratados na reunião, foram definidos os presidentes das Câmaras Técnicas do CREF2/RS. Também foi estabelecido que a primeira reunião de todas elas irá ocorrer de forma simultânea, no dia 4 maio. Os próximos encontros serão agendados para o final do mesmo mês.

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins também realizará uma enquete, entre os dias 1º e 30 de abril, para pesquisar os tópicos de interesse dos profissionais para serem abordados pelas novas Câmaras. A enquete terá divulgação no site do CREF2/RS e será enviada por e-mail a todos os registrados.

Câmaras Técnicas do CREF2/RS:

Câmara Técnica de Pessoa Jurídica
Presidente: Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS)

Câmara Técnica de Corrida de Rua
Presidente: Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS)

Câmara Técnica de Pilates
Presidente: Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)

Câmara Técnica de Musculação
Presidente: Luciana Paz (CREF 003952-G/RS)

Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional
Presidente: Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)

Câmara Técnica de Personal Trainer
Presidente: Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)

Comissão de Assuntos em Academia e Afins



Anuidade 2019 disponível no Portal de Autoatendimento a partir de hoje
10/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O boleto da Anuidade 2019 já está disponível no Portal de Autoatendimento do CREF2/RS. Nos próximos dias, a guia de pagamento também começará a ser enviada, via Correios, para o endereço cadastral de todos registrados.

Quem utiliza o sistema Débito Direto Autorizado (DDA) bancário ainda pode pagar a Anuidade 2019 diretamente por meio deste serviço. Mais informações sobre como funciona o DDA estão disponíveis aqui.

Confira abaixo os valores, os prazos para pagamento e os descontos oferecidos pelo Conselho:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral ou retirado no Portal de Autoatendimento do site.

** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



Anuidade 2019 já está disponível através do sistema DDA bancário
04/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O boleto da Anuidade 2019, que será enviado para o endereço cadastral de todos os registrados e disponibilizado no Portal de Autoatendimento a partir do dia 10 de janeiro, já pode ser pago pelo sistema Débito Direto Autorizado (DDA) bancário.

O DDA é um sistema que permite que todos os pagamentos por meio de boletos sejam recebidos por intermédio dos bancos, sem a necessidade de emissão de guias de pagamento em papel ou em arquivos PDF. A Anuidade 2019, vinculada ao CPF das Pessoas Físicas e ao CNPJ das Pessoas Jurídicas registradas, já podem ser rastreadas eletronicamente por todos os bancos integrantes do sistema DDA, garantindo assim mais comodidade e rapidez na hora do seu pagamento.

Para aderir ao DDA, é necessário que você entre em contato diretamente com o seu banco. Na maioria dos casos, o cadastro do Débito Direto Autorizado pode ser feito rapidamente pela Internet, sem a necessidade de ir pessoalmente à sua agência.

As instruções completas sobre a Anuidade 2019 estão disponíveis nas Resoluções CREF CNº 150/2018, Nº 151/2018 e Nº 152/2018. Confira abaixo os valores, os prazos para pagamento e os descontos oferecidos pelo Conselho:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março.
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral, através do sistema DDA ou retirado no Portal de Autoatendimento do site.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2019 sem reajuste
13/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Tendo em vista o momento que o país ainda vivencia, o Sistema CONFEF/CREFs decidiu manter o valor integral da Anuidade 2018 para o próximo ano.

O boleto, que será enviado para o endereço cadastral de todos os registrados, estarão também disponíveis no Portal de Autoatendimento do site, a partir do dia 10 de janeiro.

A partir de 31 de março de 2018, todas as anuidades sofrerão reajustes. Leia as instruções completas nas Resoluções CREF Nº 150/2018, Nº 151/2018 e Nº 152/2018.


Confira abaixo os valores, os prazos para pagamento e os descontos oferecidos pelo Conselho:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março.
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral ou retirado no Portal de Autoatendimento do site.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



CREF2/RS e Vigilância Sanitária realizam ação conjunta em Pelotas
01/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Ontem, dia 31 de outubro, o CREF2/RS realizou uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária do município de Pelotas, na qual fez uma visita de rotina a um estabelecimento que já havia sido autuado por ambos os órgãos em razão de diversas irregulares ainda neste ano. Os fiscais do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) e os agentes da Vigilância Sanitária constataram que a academia continuava apresentando diversas ameaças físicas à saúde e à segurança, além dos serviços irregulares oferecidos aos seus frequentadores.

Entre os problemas sanitários verificados, além não possuir alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária, a academia apresentava exposição da fiação elétrica, equipamentos enferrujados e severas infiltrações em sua estrutura. A Vigilância deu um prazo de cinco dias para que os proprietários se adéquem às exigências do órgão, caso contrário, o local será interditado. Já os fiscais do DEFOR autuaram o estabelecimento pela falta do registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF2/RS, exercício ilegal da profissão e ausência de profissional de Educação Física orientando as atividades. O Conselho deu um prazo de 10 dias para que a academia se regularize junto ao CREF2/RS.

DEFOR



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.

Troféu Destaque



Troféu Destaque 2018 revela vencedores amanhã
31/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018 será realizada amanhã, dia 1º de setembro, na Sogipa. O evento, realizado pelo CREF2/RS como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai homenagear os profissionais e as personalidades que mais se destacaram ao longo do último, em 17 categorias diferentes.

Os finalistas listados abaixo foram escolhidos em uma votação aberta no site do Conselho, em julho. Todos os vencedores do Troféu Destaque, também nas categorias Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, serão conhecidos durante a cerimônia.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)

Troféu Destaque



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2018
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, o CREF2/RS revelou todos os finalistas do Troféu Destaque 2018. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sábado, na Sogipa.

Divididos em 15 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)

Troféu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2018
03/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 1º de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2018. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu Destaque podem votar profissionais com registro ativo, regular e em dia. Será permitido apenas um voto em cada categoria, sendo necessário preencher o nome e número de registro do profissional em que se está votando. No momento de votar, será obrigatório preencher o campo da justificativa com o motivo da indicação. As Pessoas Jurídicas não poderão indicar concorrentes e a categoria “Sociedade” será escolhida pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

CATEGORIAS

Pessoa Física
Mérito da Educação Física (profissional considerado mérito por seu trabalho dedicado a Educação Física ao longo dos anos, se tornando referência no assunto)
Profissional do Ano (profissional destaque no ano anterior a premiação)
Profissional de Academia
Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Profissional de Escola
Profissional de Esporte Radical e de Aventura
Profissional de Lutas
Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Profissional de Recreação
Profissional de Corrida de Rua
Profissional Técnico Desportivo
Profissional da Saúde

Pessoa Jurídica
Academia
Clube ou sociedade

Sociedade
Personalidade do Ano
Veículo de Comunicação

Troféu Destaque 2018



CREF2/RS envia boleto da Anuidade 2018 via Correios
04/01/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS já começou a enviar, nesta semana, os boletos da Anuidade 2018 para todas as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no Conselho. As guias de pagamento, de acordo com os Correios, deverão chegar aos endereços dos profissionais e empresas cadastradas partir da próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro. Nesta mesma data, os boletos também estarão disponíveis para impressão no Portal de Autoatendimento.


Tendo em vista o momento difícil que o país vivencia, o Sistema CONFEF/CREFs decidiu manter o valor integral da Anuidade 2017 para este ano, sem nenhum tipo de reajuste. Confira abaixo valores, descontos e opções de pagamento:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Leia as instruções completas nas Resoluções CREF2/RS nº 123/2017 e nº 124/2017.

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento.

Anuidade



Esclarecimentos sobre a norma que retira do MEI a atividade de personal trainer
26/12/2017
Fonte: CREF2/RS

A Receita Federal divulgou, no começo deste mês, algumas alterações relativas ao registro de Microempreendedor Individual (MEI), que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018. Entre as principais modificações, está a exclusão da ocupação de personal trainer deste enquadramento tributário.

Em razão desta modificação, os profissionais de Educação Física que têm MEI precisarão alterar, já no começo do ano que vem, o seu registro junto ao Conselho, passando a sua Pessoa Jurídica para LTDA, ME ou autônomo. O CREF2/RS orienta, neste momento de muitas dúvidas, que os registrados procurem um Contador ou o SEBRAE para esclarecimentos sobre a regra e para fazer esta mudança de acordo com o que determina a nova legislação.

Mais informações aqui.

MEI



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2018 sem reajuste
12/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Tendo em vista o momento difícil que o país vivencia, o Sistema CONFEF/CREFs decidiu manter o valor integral da Anuidade 2017 para o próximo ano. Solidariedade, responsabilidade social e cooperação são valores que acreditamos e buscamos colocar em prática com esta ação.

O boleto será enviado para o endereço cadastral de todos os registrados, a partir de janeiro de 2018. Caso prefira, você também poderá acessar o portal de Autoatendimento do CREF2/RS para retirar as guias de pagamento.

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março.
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

A partir de 31 de março de 2018, todas as anuidades sofrerão reajustes.
Leia as instruções completas nas Resoluções CREF2/RS nº 123/2017 e nº 124/2017.

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



Prazo para pagamento da Anuidade 2017 com desconto máximo encerra hoje
31/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Hoje, dia 31 de janeiro, é o último prazo para que as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS paguem a Anuidade 2017 com o seu desconto máximo. A partir de amanhã, dia 1º de fevereiro, o valor, com um desconto reduzido, poderá ser quitado em duas vezes, com vencimentos nos dias 28 de fevereiro e 30 de março. As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 819,72, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Importante: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.

Anuidade Anuidade 2017



Diferenças de registro de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Dúvidas relativas aos registros no CREF2/RS para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas são comuns. A Lei Federal Nº 9.696/98 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Regionais, sendo que a Lei Federal Nº 6.839/80 já colocava sobre a obrigatoriedade do registro de empresa nas entidades fiscalizadora do exercício da profissão.

O registro da Pessoa Física está vinculado ao CPF e habilita o profissional a exercer a atividade dentro da habilitação em que foi comprovada formação, de acordo com a base legal fornecida pela faculdade. Licenciados têm permissão para atuar na Educação Básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio, enquanto bacharéis estão habilitados para atuar no âmbito das academias, da ginástica laboral, dos clubes e como personal trainer, entre outros. Além disso, cada bacharel pode atuar como responsável técnico em até dois estabelecimentos.

Além dessas duas categorias, existem ainda os registros de provisionados: pessoas que comprovaram pelo menos três anos de atuação antes da data da regulamentação da profissão, obtendo permissão do Conselho para atuar em uma modalidade específica. A Cédula de Identidade Profissional do CREF2/RS, válida como documento identidade em todo o território nacional, identifica a categoria em que ele está habilitado a trabalhar.

Já o registro de Pessoa Jurídica deve ser obtido por todos os estabelecimentos prestadores de serviços na área de atividades físicas, desportivas ou similares. Este registro está vinculado ao CNPJ e deve ser solicitado pelo seu representante legal. Proprietários de uma PJ relacionada à Educação Física não precisam obrigatoriamente possuir registro de Pessoa Física, desde que não ministrem aulas ou orientem alunos. No entanto, todas empresas devem manter em tempo integral no seu estabelecimento um profissional de Educação Física registrado no Conselho, com habilitação em bacharelado.

O Certificado de Funcionamento é o documento que identifica o registro de uma PJ e seu responsável técnico. Emitido anualmente pelo CREF2/RS, este documento é enviado via correio para o endereço de registro da empresa.

Outro item importante é que o pagamento da anuidade de um tipo de registro não exclui o outro pagamento. Como possuem objetivos diferentes, o profissional de Educação Física que for proprietário de uma empresa de serviços de atividade física e atuar na área terá que manter em dia suas obrigações estatutárias previstas para o registro de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone (51) 3288-0200 ou pelo e-mail contato@crefrs.org.br.

Registro Fiscalização



Prazo para pagamento da Anuidade 2017 com desconto máximo encerra dia 31 de janeiro
25/01/2017
Fonte: CREF2/RS

A próxima terça-feira, dia 31 de janeiro, é o último prazo para que as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS paguem a Anuidade 2017 com o seu desconto máximo. A partir do dia 1º de fevereiro, o valor, com um novo desconto, poderá ser quitado em duas vezes, com vencimentos nos dias 28 de fevereiro e 30 de março.

No dia 31 de março, o valor da Anuidade 2017 passa para o seu valor integral, podendo ser parcelado em cinco vezes. As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 819,72, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Importante: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.

Anuidade Anuidade 2017



Boletos podem ser retirados pelo Portal de Autoatendimento no site do CREF2/RS
20/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Para facilitar o pagamento da Anuidade de 2017, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica, o CREF2/RS informa que os boletos podem ser retirados no Portal de Autoatendimento no site do Conselho. Acesse: http://www.crefrs.org.br/online.

Na área de Acesso Restrito ao Cadastro, clique em Profissional (atendimento para Pessoa Física) ou Empresa (atendimento para Pessoa Jurídica). Para acessá-la, informe apenas os números do registro incluindo os zeros e logo após insira a sua senha. Caso você não se recorde da sua, clique no link “Esqueceu sua senha?”. Também há neste espaço a opção para obter uma senha de primeiro acesso. Em ambos os casos, o código será envido para o e-mail de cadastro. Para alterá-lo, será necessário entrar em contato com a área de Registro do CREF2/RS.

Depois, clique na opção Guia de Pagamentos – Débitos. Você poderá imprimir a guia para pagamento com desconto à vista ou o primeiro boleto para pagamento parcelado em três vezes somente até o dia 31 de janeiro. As demais guias estarão disponível após o sistema reconhecer o pagamento da primeira parcela.

Clique aqui e assista ao vídeo explicativo sobre o acesso ao Portal de Autoatendimento do CREF2/RS neste link.

Boletos



Boletos da Anuidade 2017 estão disponíveis no Portal de Autoatendimento
12/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Os boletos da Anuidade 2017 do CREF2/RS, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica, já podem ser retirados no Portal de Autoatendimento. Para imprimi-los, basta acessar este link e fazer a opção de entrada pelo Acesso Restrito.

A guia única de pagamento, também enviada no começo deste ano para todos os registrados via Correios, foi adequada aos princípios de economia e de sustentabilidade. Por causa disto, os carnês completos não serão mais enviados, como feito anteriormente.

Quem optar pelo pagamento parcelado precisará, obrigatoriamente, retirar no Portal de Autoatendimento as demais guias e pagar o primeiro boleto inserindo o desconto correspondente. Os valores e os prazos, de acordo com a Resolução 116/2016 e com a Resolução 117/2016, são:

Profissional – Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional – Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa – Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

ACESSE MAIS INFORMAÇÕES E ASSISTA A UM PASSO A PASSO NESTE LINK.

Anuidade 2017



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2017
06/12/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS aprovou em Plenária os valores e os prazos de pagamento das anuidades 2017. Adequando o processo de cobrança bancária à economia e à sustentabilidade, os carnês completos não serão mais enviados, como feito nos últimos anos.

A guia com desconto à vista será encaminhada pelos Correios e os demais boletos precisarão ser retirados na Internet, estando disponíveis no Portal de Autoatendimento do site do Conselho a partir do dia 9 de janeiro. Para pagamento parcelado, é necessário digitar o valor do desconto no campo desconto.

Para mais informações sobre a Anuidade 2017, confira a Resolução 116/2016 e a Resolução 117/2016. Os valores e os prazos de pagamento são:

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Observação: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com as resoluções pertinentes. Clique aqui e acesse o Portal de Autoatendimento do CREF2/RS para retirar os boletos.

Anuidade Anuidade 2017



DEFOR fecha duas academias na terceira semana de novembro
25/11/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações de Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, realizadas entre os dias 14 a 18 de novembro, fecharam duas academias que funcionavam de maneira irregular. Os estabelecimentos, localizados nas cidades de Novo Hamburgo e Canoas, só poderão atender novamente quando regularizarem a sua situação, efetuando o registro de Pessoa Jurídica e possuindo pelo menos um profissional de Educação Física habilitado durante as atividades no local.

Na terceira semana de novembro, o Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) também atendeu totalmente 19 denúncias e autuou outras 14 empresas por algum tipo de infração. Nestes locais, 12 pessoas foram notificadas, sendo nove por exercício ilegal da profissão ou por não possuir um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) válido.

O CREF2/RS ainda visitou, ao longo destes dias, empresas localizadas nos municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Panambi, Cruz Alta, Espumoso, Santo Ângelo, Salvador das Missões e Esteio.

DEFOR



CREF2/RS fecha seis academias na segunda semana de novembro
18/11/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações de fiscalização do CREF2/RS, realizadas entre os dias 7 a 12 de novembro, fecharam seis academias por não apresentar profissional para assumir as atividades. Os estabelecimentos, três localizados na cidade de Pelotas, um em Frederico Westphalen, um em Novo Hamburgo e outro em Porto Alegre, só poderão atender novamente quando regularizarem a sua situação, efetuando o registro de Pessoa Jurídica e possuindo pelo menos um profissional de Educação Física habilitado durante as atividades no local.

Foram realizadas 72 visitas de fiscalização no período, com 60 denúncias totalmente atendidas, com 32 estabelecimentos sendo autuados por algum tipo de infração, e a verificação de 14 academias sem registro de PJ no Conselho e 15 sem profissional presente no momento da chegada dos fiscais. Uma academia descumpria o Termo de Cooperação firmado com o Conselho. Houve 40 pessoas autuadas, sendo 19 por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio - TCE, e nove profissionais fora da área (licenciados atuando em academias).

Os municípios visitados foram Pelotas, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Pedro Osório, Cerrito, Capão do Leão, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Estância Velha, Portão, São Leopoldo, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Canela, Frederico Westphalen, Erval Seco, Rodeio Bonito, Iraí e Nonoai.

DEFOR



Fiscalização do CREF2/RS fecha mais cinco academias irregulares no Estado
26/10/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações de fiscalização do CREF2/RS, realizadas entre os dias 17 de 21 de outubro, fecharam cinco academias que funcionavam de maneira irregular em todo o Estado. Os estabelecimentos, localizados nas cidades de Viamão, Capão da Canoa e Tramandaí, só poderão atender novamente quando regularizarem a sua situação, efetuando o registro de Pessoa Jurídica e possuindo pelo menos um profissional de Educação Física habilitado durante as atividades no local.

Na terceira semana de outubro, o Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) também atendeu 18 denúncias e autuou outras 17 empresas por algum tipo de infração. Nestes locais, 13 pessoas foram notificadas, sendo sete por exercício ilegal da profissão ou por não possuir um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) válido.

O CREF2/RS ainda visitou, ao longo destes dias, empresas localizadas nos municípios de Caxias do Sul, São Marcos, Bento Gonçalves, Sapucaia do Sul, Canela, Gramado, Pinhal, Torres e São Leopoldo. Em Porto Alegre, também foram realizadas fiscalizações em conjunto com o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2).

Fiscalização DEFOR



26 academias são autuadas por irregularidades na última semana de setembro
07/10/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), realizadas entre os dias 26 e 30 de setembro, contabilizaram 26 academias autuadas por algum tipo de infração, em diferentes regiões do Estado. Destes, sete estabelecimentos não possuíam registro de Pessoa Jurídica e 20 não contavam com um profissional habilitado no momento de visita, pré-requisito fundamental para o funcionamento.

Neste período, os agentes fiscais do CREF2/RS também atenderam 15 denúncias e notificaram outras 21 pessoas, sendo dez por exercício ilegal da profissão ou por não possuírem um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em vigor. Além destes, nove profissionais também foram autuados por infrações ao Código de Ética Profissional.

Já em Nova Bassano foi lavrado por um Boletim de Ocorrência, junto a Polícia Civil, por desobediência a um Agente de Fiscalização. Após a autuação por exercício ilegal da profissão e pela ausência de um profissional habilitado, o proprietário de uma academia se negou a encerrar as atividades do local.

Ao todo foram feitas 66 visitas. Caxias do Sul, Flores de Cunha, Veranópolis, Bento Gonçalves, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Porto Alegre foram os municípios que receberam os agentes do DEFOR nesta última semana de setembro.

Fiscalização DEFOR



Fiscalização realiza ações em conjunto com Crefito5 e visita evento em Novo Hamburgo
15/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizou, entre os dias 5 e 10 de setembro, diversas ações em todo o Estado. Em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito5), por exemplo, foram feitas visitas em estabelecimentos localizados nas cidades de Antônio Prado e de Caxias do Sul, para verificar o funcionamento destas empresas e para orientar a maneira correta de trabalho, dentro das atribuições de cada profissão.

Além disto, o CREF2/RS também compareceu ao evento MIXturado, realizado em Novo Hamburgo. O objetivo desta visita foi tirar as dúvidas dos alunos, que participavam deste curso de formação, e esclarecer para o público que as atividades fitness somente podem ser ministradas por profissionais habilitados – bacharéis em Educação Física com registro no Sistema CONFEF/CREFs. Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, a presença do Conselho em eventos como este é muito válida, pois é possível estar mais perto da sociedade: “Muitas pessoas não sabem que existe um órgão fiscalizador, que defende a sociedade e que tem o objetivo de só permitir que profissionais capacitados estejam no mercado”, comentou.

A Fiscalização também visitou as cidades de Viamão, Presidente Lucena, Farroupilha, Flores da Cunha, Cachoeirinha, Gravataí, Morro Reuter, Gramado, Três Coroas, Taquara e Campo Bom. Neste período, 23 estabelecimentos foram autuados por algum tipo de infração e duas academias tiveram as atividades suspensas, uma em Novo Hamburgo e outra em Igrejinha, por não apresentar um profissional habilitado no local e possuir registro de Pessoa Jurídica. Nestas ações, 23 pessoas foram autuadas, sendo 14 delas por exercício ilegal da profissão.

Fiscalização



Fiscalização encerra agosto com mais três academias fechadas
05/09/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS fecharam, somente na última semana de agosto, mais três academias que atuavam de maneira irregular, nas cidades de Canoas e de Caxias do Sul. Os estabelecimentos, que não possuíam registro de Pessoa Jurídica e não apresentavam um profissional habilitado no local, vão precisar regularizar a sua situação antes de voltarem a funcionar.

Além destas empresas, outros 26 estabelecimentos foram notificados por algum tipo de infração. A Fiscalização, que também passou por Flores da Cunha, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Esteio, ainda autuou 22 pessoas, muitas por exercício ilegal da profissão por não terem o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) regular.

Entre os dias 22 e 26 de agosto, as ações do DEFOR contabilizaram 37 denúncias atendidas e 11 novos Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) abertos, para empresas que não se regularizaram após serem autuadas ou que foram reincidentes em infrações gravíssimas. 12 penalidades também foram enviadas a empresas que descumpriram o Termo de Cooperação através de autuações ou que não compareceram quando convocados à audiência para assinatura.

Fiscalização DEFOR



Fiscalização fecha três academias e autua 31 estabelecimentos irregulares na terceira semana de agosto
24/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações realizadas pelo Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, na terceira semana de agosto, fecharam três academias que atuavam de maneira irregular, nas cidades de Teutônia e de Triunfo. Sem a presença de um profissional habilitado no local e sem registro de Pessoa Jurídica, estes estabelecimentos precisam regularizar a sua situação para voltarem a funcionar.

Além destas, outras 31 academias foram autuadas por algum tipo de infração: 16 não possuíam registro no Conselho e 12 não contavam com um profissional habilitado no momento da visita. 21 pessoas também foram notificadas pela Fiscalização do CREF2/RS neste período, por exercício ilegal da profissão ou por não possuir Termo de Compromisso de Estágio (TCE) válido.

Entre os dias 15 e 19 de agosto, foram atendidas ainda 25 denúncias e 32 cartas de Aviso de Ação Civil Pública foram enviadas para empresas que não regularizaram a sua situação após a atuação e o período de defesa. Canudos do Vale, Progresso, Pouso Novo, São José do Herval, Anta Gorda, Guaporé, Nova Bréscia, Porto Alegre, Montenegro, Feliz, Capela Santana, Triunfo, Brochier, Torres, Cruz Alta e Espumoso foram algumas das cidades visitadas pelo DEFOR na terceira semana de agosto.

Fiscalização DEFOR



Fiscalização autua 18 academias irregulares na segunda semana de agosto
19/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização de Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, na segunda semana de agosto, autuaram 18 academias que funcionavam de maneira irregular em todo o Estado. Destes locais, sete não possuíam registro de Pessoa Jurídica no Conselho e seis não contavam com, pelo menos, um profissional habilitado presente no momento da visita. Além disto, sete pessoas foram também foram notificadas neste período, por exercício ilegal da profissão ou por não possuir Termo de Compromisso de Estágio válido.

Entre os dias 8 e 12 de agosto, 43 estabelecimentos foram visitados pelos fiscais do DEFOR, em cidades como Mata, Santa Maria, Restinga Seca, Caxias do Sul, Alvorada, São Francisco de Paula, Riozinho, Rolante, Parobé, Três Coroas, Esteio, Gravataí e Cachoeirinha. Em Viamão, uma academia foi fechada por não possuir registro e por não apresentar um profissional habilitado no local. Para voltar a funcionar, esta empresa precisará, primeiramente, regular a sua situação.

O CREF2/RS está à disposição para receber, averiguar e encaminhar irregularidades praticadas por Pessoa Física ou Jurídica em exercício ilegal ou irregular da profissão ou que não zelem pela saúde física de seus clientes. Clique aqui para contribuir com o trabalho da Fiscalização e enviar a sua denúncia.

Fiscalização DEFOR



Fiscalização fecha quatro academias e autua nove por exercício irregular na primeira semana de agosto
12/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam mais quatro academias que funcionavam de maneira irregular, somente na primeira semana de agosto. Os estabelecimentos, localizados nas cidades de São Marcos e de Porto Alegre, funcionavam sem a presença de um profissional de Educação Física habilitado e sem registro de Pessoa Jurídica. Para abrirem novamente, primeiramente deverão regularizar a sua situação.

Entre os dias 1º e 7 de agosto, a Fiscalização também autuou noves pessoas por exercício ilegal da profissão ou por não possuírem Termo de Compromisso Estágio (TCE) devidamente assinado. Diante destes números, a coordenadora do DEFOR Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS) salienta que o esforço dos agentes fiscais, ao longo deste ano, vem sendo bastante compensador. “Temos uma agenda que nos desafia cotidianamente. Mesmo assim, contabilizamos avanços, coibindo irregulares e dando agilidade aos processos e às punições das empresas que não oferecem serviços adequados à sociedade”.

Além de São Marcos e de Porto Alegre, o DEFOR também visitou, ao longo desta primeira semana, os municípios de Torres, Xangri-lá, Capão da Canoa, Vista Alegre do Prata, União da Serra, Nova Prata, Cotiporã e Campestre da Serra, entre outros mais. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização enviando a sua denúncia clicando aqui.

Fiscalização DEFOR



CREF2/RS abre edital para contratação de estandes em eventos relacionados à Educação Física
26/07/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho divulgou na tarde de ontem, dia 25 de julho, o edital para locação de espaço para estandes em eventos relacionados à área da Educação Física. As inscrições, que podem ser feitas até o dia 26 de agosto, deverão obedecer os termos da Resolução CREF2/RS nº 103/2016.

Entre as predeterminações, os interessados devem incluir na sua proposta o fornecimento de uma mesa e três cadeiras para estandes de até 4 m2 e de duas mesas e seis cadeiras para espaços maiores que isto. O requerimento, disponível neste link, deverá ser entregue ao CREF2/RS devidamente preenchido e assinado, contendo os dados do evento, como nome, local, data, público-alvo (perfil e quantidade estimada); âmbito de abrangência uma descrição das atividades propostas, com os seguintes documentos anexados: mapa da feira onde estarão localizados os estandes, com metragem e posição; relação de preços de cada estande, bem como a disponibilidade compra; e demais materiais de divulgação.

A solicitação também deverá conter a certidão de regularidade dos profissionais de Educação Física envolvidos com o evento que atuem forem do Estado. Este documento será fornecido pelo CREF2/RS para os profissionais estejam registrados no Rio Grande do Sul.

Os requerimentos deverão ser entregues pessoalmente na sede do CREF2/RS ou enviados pelos Correios, já que não serão aceitas solicitações enviadas por e-mail ou por qualquer outro meio eletrônico. Os eventos, posteriormente selecionados, deverão se encontrar regulares através da apresentação dos seguintes documentos: inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ), regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e certidão negativa de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho.

Os resultados deste Edital serão divulgados até o dia 12 de setembro. Clique aqui para mais informações.

Edital Estandes Eventos



CREF2/RS e Valorize firmam convênio para Pessoas Jurídicas
27/06/2016
Fonte: CREF2/RS

As Pessoas Jurídicas registradas no CREF2/RS têm, a partir de agora, mais um convênio à disposição. O Conselho e a empresa de consultoria esportiva Valorize, com sede em Porto Alegre, firmaram uma parceria para oferecer 10% de desconto na realização de projetos incentivados.

Para se candidatar a um dos editais promovidos pela Lei de Incentivo ao Esporte, a Pessoa Jurídica precisa ser da natureza esportiva, sem fins lucrativos, e estar em funcionamento há mais de um ano. Associações públicas, confederações, clubes, federações e fundações privadas, por exemplo, são algumas das entidades aptas a concorrer.

Entre os diversos projetos que podem ser realizados, estão: eventos esportivos, como campeonatos, circuitos e provas; reformas de centros de treinamento; construção de ginásios; seminários para professores, técnicos e praticantes; escolinhas de futebol, vôlei, basquete e de outras modalidades esportivas. Mais informações pelo e-mail projetos@valorizeprojetos.com.br ou pelo site www.valorizeprojetos.com.br

Convênios



Câmara Técnica de Pessoa Jurídica pretende criar selo de qualidade das academias
24/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (23), realizou-se na sede do Conselho a segunda reunião da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica do CREF2/RS em 2016. Participaram a presidente da Câmara Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e os profissionais de Educação Física Alessandro Gamboa (CREF 01534-G/RS), Caio Contador (CREF 008254-G/RS) e Rogério Menegassi (CREF 01080-G/RS).

Na ocasião, Luciane anunciou que o CREF2/RS criará uma Câmara Técnica de Pilates, a qual deverá ser presidida por um conselheiro. Durante a reunião, foi discutido o número de estagiários indicado para cada profissional de Educação Física nas academias. Menegassi sugeriu a criação de um selo de qualidade para as academias, com o apoio de entidades como CREF2/RS, SINPEFRS, ACAD RS e APEF-RS, reativando com isso o Fórum das Entidades. Contador propôs a criação de uma aliança entre os estúdios de Pilates. Por fim, houve a sugestão de convidar a professora de Pilates Aline Haas (CREF 000063-G/RS) a participar das reuniões da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica.

Câmara Técnica de Pessoa Jurídica



Já está aberta a votação para as indicações ao Troféu Destaque 2016
20/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A votação para a escolha do tradicional Troféu Destaque já está aberta, e os profissionais e as empresas terão até o dia 25 julho para indicar aqueles que se destacaram na profissão durante 2016. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações estatutárias podem votar. Os vencedores dos grupos serão escolhidos pela Plenária do CREF2/RS, a partir da indicação dos concorrentes feita pelos profissionais. Consulte o regulamento e indique o concorrente da sua preferência aqui.

A premiação Troféu Destaque, realizada pelo Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul desde 2011, tem como objetivo apoiar e valorizar os Profissionais e estabelecimentos registrados no Conselho, zelando pelo prestígio e bom conceito da profissão de Educação Física e dos que a exercem, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado oficialmente em 1º de setembro.

Categorias
Serão premiados os destaques dos grupos Pessoa Física e Pessoa Jurídica, de acordo com as seguintes categorias:
- Pessoa Física
- Mérito da Educação Física
- Profissional do Ano
- Profissional de Academia
- Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
- Profissional com Atuação em Projetos Sociais - Profissional de Escola­
- Profissional de Esporte Radical e de Aventura
- Profissional de Lutas
- Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
- ­Profissional de Recreação
­- Profissional da Saúde
­- Profissional Técnico Desportivo

Pessoa Jurídica
­ - Academia
­ - Clube ou sociedade

Troféu Destaque



CREF2/RS participa de fiscalização conjunta com a prefeitura de São Marcos
06/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 18 e 31 de maio, o CREF2/RS realizou sete visitas em conjunto com fiscais da Vigilância Sanitária, da secretaria municipal da Fazenda e fiscais de Obras e Tributos da Prefeitura de São Marcos, nas quais foram lavrados dois termos de visitas e cinco autos de infração de Pessoa Jurídica.

Dentre as infrações, destacam-se profissionais atuando fora da sua área, infrações de Pessoa Jurídica com cadastro desatualizado, exercício ilegal da profissão e falta de profissional de Educação Física orientando as atividades. A prefeitura e a Vigilância Sanitária autuaram os locais por falta de alvará ou alvarás vencidos, e os profissionais que alegaram não ter vínculo de emprego com a empresa foram notificados para solicitarem alvará de autônomo. Ambos os órgãos colocam-se à disposição para receber, averiguar e encaminhar irregularidades praticadas por Pessoa Física ou Jurídica em situação irregular e que não zelem pela saúde física de seus consumidores.

Os locais que orientam atividades físicas devem atuar dentro da legislação, não apenas durante a visita dos fiscais, ou logo após ela, e a regularidade deve ser constante no dia a dia da empresa. “E não apenas porque há a exigência legal, mas porque os consumidores, que investem seu dinheiro e sua confiança em um estabelecimento, merecem o atendimento mais seguro e profissional possível”, explica a coordenadora do Departamento de Fiscalização do CREF2/RS, Fernanda Silva Rodrigues CREF 009604-G/RS.

DEFOR



Fiscalização fecha 16 academias e autua mais de 120 pessoas neste primeiro trimestre
31/03/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS divulgou, nesta quinta-feira, dia 31 de março, os números referentes às ações do primeiro trimestre de 2016. Entre janeiro e março, foram realizadas 579 visitas, em que foram emitidos 1.268 documentos, entre autos, relatórios e notificações. Além disto, 16 academias foram fechadas, por não possuir registro no Conselho e profissional habilitado no local, e 123 pessoas foram autuadas, seja por exercício ilegal da profissão ou por estar fora da área de atuação.

Entre os autuados, 20 pessoas efetuaram o registro de Pessoa Física e 47 empresas regularizaram a sua situação. 30 Termos de Cooperação também foram assinados, com o intuito de evitar reincidências. Nestes primeiros três meses do ano, 76 municípios foram visitados, em todo o Estado, e 247 denúncias foram recebidas e respondidas.

Números do 1º trimestre de 2016:

Visitas realizadas: 579
Municípios atendidos: 76
Denúncias recebidas: 247
Documentos emitidos: 1268
Multas: 12

Atendimento por telefone: 409
Atendimento presencial: 83

Principais infrações – Pessoa Jurídica:
Sem registro: 89
Permitir atuação de graduado sem registro: 15
Permitir atuação de exercício ilegal: 65
Permitir atuação de estagiário sem acompanhamento: 7
Ausência de profissional habilitado: 71

Principais infrações – Pessoa Física:
Graduado sem registro: 18
Exercício ilegal: 82
Profissional fora da área: 23

Registro de Pessoa Física após fiscalização: 20
Registro de Pessoa Jurídica após fiscalização: 47
Termos de Cooperação assinados: 30

Fiscalização



30 de março é o último dia para o pagamento da Anuidade 2016 com desconto
29/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Amanhã, dia 30 de março, é o prazo final para o pagamento da Anuidade 2016 com desconto. A partir de quinta-feira, dia 31 de março, as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no Conselho só terão as opções referentes à quitação do valor integral, tanto à vista como parcelado em cinco vezes.

Quem não recebeu o carnê da Anuidade 2016, enviado pelos Correios no começo deste ano, ainda pode imprimi-lo pelo site do CREF2/RS. Para isto, basta acessar o Portal de Autoatendimento.

Anuidade 2016 – PROFISSIONAL
Valor com desconto até o dia 30/03/2016: R$ 342,00
Valor integral em 31/03/2016: R$ 553,40
Pagamento parcelado sem juros e sem multa: 5x de R$110,68, com 1º vencimento em 31/03/2016

Anuidade 2016 – PESSOA JURÍDICA
Valor com desconto até o dia 30/03/2016: R$ 684,00
Valor integral em 31/03/2016: R$ 1.367,65
Pagamento parcelado sem juros e sem multa: 5x R$273, 53, com 1º vencimento em 31/03/2016

Anuidade



Fiscalização fecha academia em Minas do Leão e autua nove por exercício ilegal da profissão
23/03/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fechou mais uma academia, desta vez em Minas do Leão. A ação, realizada entre os dias 29 de fevereiro e 11 de março, interditou o estabelecimento por não possuir registro no Conselho e um profissional habilitado orientando as atividades durante a visita. Para voltar a funcionar, a empresa terá que, primeiramente, regularizar a sua situação.

Os agentes fiscais do Conselho também estiveram, neste período, em cidades como Erechim, Marcelino Ramos, Antônio Prado, Flores da Cunha, Farroupilha, Porto Alegre, Caçapava do Sul, Minas do Camaquã, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Dois Irmãos e Estância Velha. Foram atendidas 47 denúncias e, em consequência disto, outros 27 estabelecimentos acabaram sendo autuados por algum tipo de irregularidade.

Entre estes dias, nove pessoas também foram autuadas por exercício ilegal da profissão e dois profissionais por estarem atuando fora da sua área de formação – licenciados como instrutores de academia. Além disto, foram abertos 18 novos Processos Administrativos de Fiscalização, em virtude de irregularidades identificadas anteriormente e não sanadas até o momento ou de reincidências em infrações graves ou gravíssimas.

Números de 29 de fevereiro a 11 de março:

Academias vistadas em situação regular: 32
Denúncias atendidas: 47

Academias irregulares e autuadas: 28
Pessoa Jurídica sem registro no CREF2/RS: 10
Sem profissional de Educação Física presente no momento: 7

Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 9
Profissionais fora da área de atuação: 2
Processos Administrativos de Fiscalização abertos: 18

Fiscalização



Fiscalização fecha mais cinco academias irregulares em fevereiro
10/03/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam mais cinco academias irregulares, entre os dias 10 e 28 de fevereiro. Os estabelecimentos, localizados em Porto Alegre, Imbé, Osório e Três de Maio, não possuíam registro e a presença de um profissional de Educação Física orientando as atividades. Para voltarem a funcionar, estas empresas precisarão, primeiramente, regularizar a sua situação.

Além da suspensão das atividades destas cinco academias, os agentes fiscais do Conselho também autuaram, no mesmo período, 28 pessoas, por exercício ilegal da profissão ou por estarem fora da sua respectiva área de atuação. Outros 41 estabelecimentos também foram notificados pelo CREF2/RS, por permitirem a orientação de atividade física por não registrados ou por não terem um profissional habilitado no local, no momento da visita.

Atendendo diversas denúncias e realizando visitas de rotina, o CREF2/RS passou, na última quinzena de fevereiro, pelas cidades de Caxias do Sul, Gravataí, Porto Alegre, São Leopoldo, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Rodeio Bonito, Santa Maria, Quintão, Tramandaí, Tenente Portela, Canoas e Mormaço, entre outras mais. Você pode contribuir com as ações de fiscalização do CREF2/2RS denunciando irregularidades diretamente por aqui.

Números de 10 a 28 de fevereiro:

Academias vistadas em situação regular: 41

Academias irregulares e autuadas: 41
Pessoa Jurídica sem registro no CREF2/RS: 26
Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 15
Sem profissional de Educação Física presente no momento: 24
Academia permitindo profissionais fora da área de atuação: 3

Pessoas autuadas: 28
Diplomados sem registro no CREF2/RS: 7
Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 17
Profissionais fora da área de atuação: 3

Fiscalização



CREF2/RS oferece pagamento da anuidade 2016 com desconto parcelado
08/12/2015
Fonte: CREF2/RS

O Carnê de Anuidade 2016 mudou, permitindo agora ao profissional de Educação Física e à Pessoa Jurídica fazer o parcelamento com desconto. Aproveite mais esta vantagem para que o CREF2/RS continue a fiscalizar com ética e seriedade o exercício dos Profissionais de Educação Física.

Anuidade 2016 – PROFISSIONAL
Valor com desconto até o dia 30/03/2016: R$ 342,00
Pagamento parcelado: 3X R$ 114,00 com vencimentos em 31/01, 28/02 e 30/03 de 2016
Valor integral em 31/03/2016: R$ 553,40
Pagamento parcelado sem juros e sem multa 5X de R$110,68 com 1º vencimento em 31/03/2016

Anuidade 2016 – PESSOA JURÍDICA
Valor com desconto até o dia 30/03/2016: 684,00
Pagamento parcelado: 3X R$228,00 com vencimentos em 31/01, 28/02 e 30/03 de 2016
Valor integral em 31/03/2016: R$ 1.367,65
Pagamento parcelado sem juros e sem multa 5X R$273, 53 com 1º vencimento em 31/03/2016

O boleto da anuidade de 2016, com desconto, já está disponível no site do CREF2/RS, e pode ser acessado no autoatendimento.

Anuidade



Conselho assina Termos de Cooperação para evitar reincidências
01/12/2015
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) vem realizando, desde o final de novembro, audiências para a assinatura de Termos de Cooperação. Os documentos, que têm o objetivo de regularizar a situação de Pessoas Jurídicas registradas no Conselho e evitar reincidências, são a última etapa do processo administrativo de fiscalização.

Como destacou Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, das 53 empresas notificadas 35 delas compareceram ao CREF2/RS para assinar o Termo, com o compromisso firmado de regularizarem as suas pendências. As ausentes terão, a partir de agora os seus casos analisados pela Comissão de Orientação e Fiscalização e estão passíveis da cobrança de multa. "Em outros 40 processos de Fiscalizações, ingressamos com ação civil pública, diretamente no Ministério Público, pela constatação de irregularidades reincidentes e não sanadas", acrescentou Fernanda.

A coordenadora do DEFOR também salientou que a assinatura do Termo de Cooperação não isenta o estabelecimento de ações fiscalizatórias posteriores. "Toda Pessoa Jurídica que tem reincidência nas infrações de exercício ilegal ou falta de um profissional de Educação Física tem mais uma chance com o Termo, para regularizar a sua situação e não cometer mais estes erros".

Termos de Cooperação Fiscalização



Quem pode publicar vagas para profissionais e estagiários de Educação Física no site do CREF2/RS?
24/07/2015
Fonte: CREF2/RS

Toda a pessoa jurídica que tenha como atividade fim a prática de atividade física deve estar registrada e em dia com suas obrigações estatutárias para poder publicar vagas em nosso site. Empresas cujas atividades não tenham como fim a atividade física, mas buscam profissionais registrados, também podem solicitar a publicação de vagas.

Vagas



Ação conjunta do CREF2/RS com a Vigilância Sanitária fecha academia em Bento Gonçalves
22/06/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ao longo da última semana, mais uma ação de fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária. Em Bento Gonçalves, foram visitados mais de vinte estabelecimentos, sendo que mais da metade das empresas foi autuada por alguma irregularidade. As principais infrações encontradas foram falta de registro de Pessoa Jurídica, permissão de exercício ilegal da profissão e ausência de profissional de Educação Física no local.

Entre as academias visitadas, uma foi fechada pela Fiscalização e está proibida de exercer a atividade até que a sua situação seja regularizada. "Desta forma, garantimos que o estabelecimento seja impedido de fornecer o serviço de forma adequada", explica Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. "Empresas sem registro e sem a presença de um profissional de Educação Física habilitado estão em situação irregular e causam riscos à saúde do consumidor. A função do CREF2/RS é não permitir que isto ocorra", completa.

A ação conjunta do CREF2/RS com a Vigilância Sanitária foi considerada positiva e continuará, nos próximos meses, também em outros municípios do interior do Estado. Entre 2014 e 2015, foram visitadas cidades como Pelotas, Tramandaí e Canoas.

Bento Gonçalves Vigilância Sanitária fiscalização



Pagamento da Anuidade 2015 tem desconto de 40% e 65% até o final deste mês
04/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no Conselho podem pagar a Anuidade 2015 com o desconto de 40% e 65%, respectivamente, até o dia 28 de fevereiro. Enviado no começo do mês via Correios, o carnê pode ser emitido também na página do CREF2/RS, através do portal de autoatendimento. Aqui você encontra o passo a passo para a impressão.

O pagamento integral e à vista da Anuidade 2015 pode ser realizado agora, respeitando os seguintes prazos e valores:

Pessoa Física:
a) Até 28 de fevereiro de 2015, com 40% de desconto, totalizando o valor de R$ 303,16;
b) Até 30 de março de 2015, com 30% de desconto, totalizando o valor de R$ 353,69.

Pessoa Jurídica:
a) Até 28 de fevereiro de 2015, com 65% de desconto, totalizando o valor de R$ 437,05;
b) Até 30 de março de 2015, com 60% de desconto, totalizando o valor de R$ 499,48.



Prazo para pagamento da Anuidade 2015 com maior desconto encerra dia 31 de janeiro
26/01/2015
Fonte: CREF2/RS

Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no Conselho podem pagar a Anuidade 2015 com o maior desconto, de 50% e 70%, respectivamente, até o final desta semana. O boleto, enviado no começo do mês via Correios, também pode ser emitido na página do CREF2/RS, através do serviço de autoatendimento. O passo a passo para a impressão pode ser acessado aqui.

O pagamento integral e à vista da Anuidade 2015 pode ser realizado respeitando os seguintes prazos e valores:

Pessoa Física:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 50% de desconto, totalizando o valor de R$ 252,63;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 40% de desconto, totalizando o valor de R$ 303,16;
c) Até 30 de março de 2015, com 30% de desconto, totalizando o valor de R$ 353,69.

Pessoa Jurídica:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 70% de desconto, totalizando o valor de R$ 374,61;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 65% de desconto, totalizando o valor de R$ 437,05;
c) Até 30 de março de 2015, com 60% de desconto, totalizando o valor de R$ 499,48.



CREF2/RS envia carnê da Anuidade 2015
07/01/2015
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira (2), o CREF2/RS enviou às Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no Conselho o carnê da Anuidade 2015. A expectativa é que os Correios entreguem todos até a semana que vem. O pagamento integral e à vista poderá ser realizado com desconto, respeitando os seguintes prazos e valores:

Pessoa Física:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 50% de desconto, totalizando o valor de R$ 252,63;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 40% de desconto, totalizando o valor de R$ 303,16;
c) Até 30 de março de 2015, com 30% de desconto, totalizando o valor de R$ 353,69.

Pessoa Jurídica:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 70% de desconto, totalizando o valor de R$ 374,61;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 65% de desconto, totalizando o valor de R$ 437,05;
c) Até 30 de março de 2015, com 60% de desconto, totalizando o valor de R$ 499,48.

Mais informações sobre a anuidade 2015 e parcelamentos aqui.



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2015
12/12/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS aprovou na última Plenária os valores e prazos das anuidades 2015. Para as Pessoas Físicas, será de R$ 505,27, com vencimento em 31 de março de 2015. Já para as Pessoas Jurídicas, o valor será de R$ 1.248,70, com vencimento na mesma data. Quem desejar poderá efetuar o pagamento em até oito parcelas mensais e consecutivas, sem desconto e sem multa, com primeiro vencimento também em 31 de março de 2015.

O carnê será enviado aos profissionais em janeiro, via Correios. Pessoas Físicas e Jurídicas podem realizar pagamento integral à vista com desconto, com os seguintes prazos e valores:

Pessoa Física:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 50% de desconto, totalizando o valor de R$ 252,63;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 40% de desconto, totalizando o valor de R$ 303,16;
c) Até 30 de março de 2015, com 30% de desconto, totalizando o valor de R$ 353,69.

Pessoa Jurídica:
a) Até 31 de janeiro de 2015, com 70% de desconto, totalizando o valor de R$ 374,61;
b) Até 28 de fevereiro de 2015, com 65% de desconto, totalizando o valor de R$ 437,05;
c) Até 30 de março de 2015, com 60% de desconto, totalizando o valor de R$ 499,48.



Resolução dispõe sobre a função de Responsabilidade Técnica
16/07/2014
Fonte: CREF2/RS

A Resolução CONFEF nº 134/2007 dispõe sobre a função de Responsabilidade Técnica nos estabelecimentos prestadores de serviço no campo das atividades físicas e esportivas. O profissional, que será contratado pela Pessoa Jurídica, se torna o principal responsável pela Entidade, sendo remunerado para assessorá-la em assuntos técnicos. O vínculo entre as partes deve ser comprovado por declaração de firma individual, pelos estatutos ou pelo contrato de trabalho.

É obrigação da Pessoa Jurídica manter um Responsável Técnico para cada unidade que a compõe. Somente será permitido o funcionamento de estabelecimento de prestação de serviços em atividades físicas e esportivas sem a existência de Responsável Técnico para que se processe a contratação de substituto, pelo prazo de cinco dias. Além disto, o profissional de Educação Física não pode exercer a função de Responsável Técnico em mais de dois estabelecimentos em horários compatíveis.

O Responsável Técnico que deixar de exercer a função deverá comunicar o fato ao CREF, em 15 dias, para que seja procedida a respectiva baixa. O profissional que se afastar por até 60 dias também deverá comunicar o fato, por escrito, ao representante legal do estabelecimento, para se isentar de qualquer responsabilidade durante o período. Nestes casos, o estabelecimento deverá designar, através de documento escrito e assinado por seu representante legal, um Responsável Técnico substituto para o período de afastamento. O Responsável Técnico que não cumprir as determinações da Resolução CONFEF nº 134/2007 será responsabilizado conforme o Código de Ética do Profissional de Educação Física.

O Responsável Técnico tem por atribuição coordenar as atividades dos profissionais de Educação Física do estabelecimento; zelar pela boa qualidade dos serviços; zelar pelo respeito às disposições gerais da profissão e do Código de Ética; prestar apoio às atividades de atendimento e ensino; inspecionar as condições físicas e tecnológicas para o atendimento; coordenar o corpo técnico; supervisionar o trabalho dos profissionais. A ele cabe garantir que durante os horários de atendimento estejam em atividade profissionais de Educação Física em número compatível com a natureza do serviço a ser prestado.

A íntegra da Resolução CONFEF nº 134/2007 pode ser acessada aqui.



Fiscalização aceita apenas justificativa e defesa enviadas pelo Correio ou entregues pessoalmente
15/07/2014
Fonte: CREF2/RS

Em maio, o CREF2/RS alterou o procedimento de entrega de justificações e defesas para infrações dos Autos emitidos pelo Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR). A nova regra determina que só serão analisadas justificativas e defesas originais, recebidas via Correio ou entregues pessoalmente na sede do Conselho. O DEFOR não aceita mais documentos encaminhados por e-mail ou fax.

Além disto, as justificativas e defesas devem ser feitas em formulário específico, disponível na página do CREF2/RS para impressão, e apresentadas de maneira legível. O documento deve conter local, data, identificação e assinatura do emitente. No caso de Pessoa Jurídica, quem deve assinar é o proprietário, representante legal ou Responsável Técnico pelo estabelecimento. Defesas e justificativas emitidas ou assinadas por terceiros também não serão consideradas válidas.

Formulário e endereço para envio de justificativas e defesas você encontra aqui.



Fiscalização aceita apenas justificativa e defesa enviadas pelo Correio ou entregues pessoalmente
21/05/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS alterou o procedimento de entrega de justificativas e defesas para infrações dos Autos emitidos pelo Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR). A partir de agora, só serão analisadas justificativas e defesas originais, recebidas via Correio ou entregues pessoalmente na sede do Conselho. O DEFOR não aceita mais justificativas e defesas encaminhadas por e-mail.

As justificativas e defesas devem ser feitas em formulário específico, disponível na página do CREF2/RS, e apresentadas de maneira legível. Todo documento deve conter local, data, identificação e assinatura do emitente. No caso de Pessoa Jurídica, quem deve assinar é o proprietário, representante legal ou responsável técnico pelo estabelecimento. Defesas e justificativas emitidas ou assinadas por terceiros também não serão consideradas válidas.

Formulários e endereço para envio de justificativas e defesas você encontra aqui.



Personal Trainer inscrito no Simples Nacional deve ter registro nos CREFs
07/05/2014
Fonte: CONFEF

Tendo em vista a publicação da Resolução CGNS nº 111/2013 , que acresce a ocupação de Personal Trainer ao Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições do Simples Nacional, o Conselho Federal de Educação Física informa que a inscrição dos mesmos no Sistema CONFEF/CREFs é válida. Com base na legislação publicada, o registro do Personal Trainer deve obedecer aos mesmos trâmites da inscrição de Pessoa Jurídica, mas como Micro Empreendedor Individual.

A Resolução CGNS nº 94/2011, que dispõe sobre o Simples Nacional e dá outras providências, pode ser acessado aqui .



Justiça Federal e CREF2/RS realizam diligência em Carazinho
18/03/2014
Fonte: CREF2/RS

A Justiça Federal de Carazinho, em decisão inédita, determinou a inspeção de academia de ginástica sem registro no CREF2/RS, a fim de garantir o cumprimento da Lei nº 9.696/98, decidindo pela suspensão das atividades do local caso comprovada a ausência de Profissional de Educação Física devidamente habilitado.
Durante a diligência, feita por oficial de justiça e acompanhada pela Coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, foi constatada a regularização da situação com a contratação de profissional registrado.
Com a regularização, o estabelecimento permaneceu aberto à população, porém o processo ainda tramita para decisão do juiz, pois até o momento a academia não realizou o registro de pessoa jurídica.
A diligência, realizada na última semana, foi deferida em caráter de liminar devido ao risco à saúde dos usuários pela falta de profissional habilitado para ministrar as aulas na academia.



CREF2/RS promove reunião com Pessoas Jurídicas registradas
10/12/2012
Fonte: CREF2/RS

O Conselho, juntamente com a ACAD/RS, se reuniu no dia 06/12 com os proprietários e Tesponsáveis Técnicos dos estabelecimentos registrados. Na ocasião, foram discutidos temas como o papel do responsável técnico, a Nota Técnica 003/2012 do CONFEF sobre a obrigatoriedade de identificação do estagiário (Nota Técnica 003/2012), a resolução de multas para Pessoas Jurídicas e Profissionais (Resolução 248/2012) e a criação da Câmara de Pessoa Jurídica. A proposta do Conselho é se reunir periodicamente com os estabelecimentos registrados, para aumentar o diálogo com o grupo. Na ocasião, os presentes também tiveram a oportunidade de consultar os Departamentos de Fiscalização e Jurídico do CREF2/RS para sanar dúvidas.



Plenária do CREF2/RS define novos integrantes das comissões e dos grupos de trabalho
21/11/2012

Ocorreu no dia 20/11 a segunda reunião plenária do CREF2/RS com a presença dos Conselheiros eleitos para o mandato 2012/2018. Entre os trabalhos realizados, ficaram definidas as comissões e grupos de trabalho.

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino destacou na ocasião o alto índice de renovação entre os conselheiros eleitos. “São 12 novos integrantes no Plenário, todos com grande experiência profissional que estão trazendo suas expertises para as diversas comissões do CREF2/RS”.

Segundo Merino, a nova composição do Conselheiros é o ponto alto de uma eleição com elevada participação de votantes no CREF2/RS. “A intensa busca de manifestação na esfera política representa o amadurecimento dos Profissionais de Educação Física e também uma maior circulação de ideias, além de uma saudável disputa de propostas”, avalia.
Leia abaixo a relação das comissões, dos grupos de trabalho e dos seus integrantes :


COMISSÕES


Comissão de Controle e Finanças
Álvaro Fernando Laitano da Silva
Cláudio Renato Costa Franzen
Denisse Fagundes Ugalde
Leila de Almeida Castillo Iabel


Comissão de Ética Profissional
Carlos Mazzoni
Francisco Vargas Neto
Giovanni Bavaresco
João Antônio da Silva Rosa
Luiz Augusto Copstein Waldemar
Carlos Alberto Cimino
Eliana Alves Flores

Comissão de Orientação e Fiscalização
Carmen Masson
Giovanni Bavaresco
Luciane Citadin
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar

Comissão de Legislação e Normas
João Guilherme Queiroga
Leila de Almeida Castillo Iabel
Eliana Alves Flores
José Edgar Meurer

Comissão de Ensino Superior e Preparação profissional
Alexandre Greco
Carlos Ernani Olendzki de Macedo
Cláudio Gutierrez
Paula Maduro

Comissão de Licitação
Francisco Menezes
Eliana Alves Flores
Sonia Waengertner

Comissão Temporária de Eventos
Carmen Masson
Alexandre Greco
Claudio Franzen

GRUPOS DE TRABALHO

Câmara Temática de Futebol Coordenação: Conselheiro Álvaro Laitano
Câmara Temática de Educação Física Escolar Coordenação: Conselheira Miryam Brauch
Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral Coordenação: Conselheiro Lauro Aguiar
Câmara Temática de Lutas Coordenação: Conselheiro Alexandre Velly
Câmara Temática de Para-desporto e Atividade Adaptada Coordenação: Conselheira Leila de Almeida Castillo Iabel
Câmara Temática de Pessoa Jurídica Coordenação: Conselheira Rosa Maria Marin Pacheco
Câmara Temática de Esporte de Aventura Cordenação: Conselheiro Alexandre Greco
Câmara Temática da Saúde Coordenação: Conselheira Carmen Masson
Câmara Temática de Esporte Educacional Coordenação: Conselheiro João Guilherme Queiroga
Câmara Temática de Esporte Rendimento Coordenação: Conselheiro Carlos Cimino
Câmara Temática de Gestão e Marketing em Educação Física Coordenação: Conselheira Luciane Citadin



CREF2/RS e Vigilância Sanitária realizam fiscalização conjunta em Estância Velha
16/10/2012
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio do seu Departamento de Fiscalização e Orientação – DEFOR, realizou durante os dias 8 e 9 de outubro uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária do município de Estância Velha. Essa foi a primeira vez em que houve uma operação simultânea dos órgãos na cidade, onde foram feitas oito visitas a estabelecimentos, nas quais ficaram constatadas irregularidades em seis deles.

Entre os problemas observados estão o exercício ilegal da Profissão e a falta de registro de Pessoa Jurídica junto ao Conselho. Todos os fatos serão apurados apurados e as medidas cabíveis encaminhadas pelo DEFOR. O apoio da Vigilância Sanitária nos municípios é fundamental para averiguação de itens como as condições sanitárias, possível comercialização de anabolizantes e a verificação de alvará sanitário dos estabelecimentos.