Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Interiorizasul visita Rio Grande e Pelotas neste mês
11/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O projeto Interiorizasul, com o qual o CREF2/RS realiza atendimentos em cidades fora de Porto Alegre, estará em Rio Grande e Pelotas, no final deste mês. Entre os dias 26 e 28 de junho, a equipe do Conselho vai ficar à disposição dos profissionais dos municípios e das regiões visitadas para oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

Todos os profissionais podem fazer, até o dia 21 de junho, o agendamento destes serviços. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo de quem procura o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e também informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade.

Interiorizasul Rio Grande
Data e horário: 26 de junho, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: Faculdade Anhanguera do Rio Grande – Bloco E
Endereço: Avenida Rheingantz, 91

Interiorizasul Pelotas
Datas e horários: 27 de junho, quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 19h; 28 de junho, quinta-feira, das 9h às 13h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301

Interiorizasul Rio Grande Pelotas



CREF2/RS leva ciclo de palestras sobre regulamentação da profissão a Caxias do Sul
08/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 6 de maio, o segundo encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Caxias do Sul. O evento, que ocorreu na Faculdade Anhanguera, reuniu cerca de 30 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS) e por Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), treinador e ex-atleta de atletismo e triatlo.

A mesa de abertura do evento foi composta por Erica Ramos, diretora da Anhanguera Caxias do Sul; Paulo Eugênio de Carvalho (CREF 004659-G/RS), secretário municipal de Esporte e Lazer; Honorino Lorencetti, presidente do Rotary Club Pérola das Colônias; e por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS. As autoridades relembraram os primórdios regulamentação, que ganhou força em todo o Brasil no final da década de 80, e os avanços que isto trouxe para todos. “Muita coisa aconteceu nos últimos 20 anos. A nossa representatividade cresceu e o nosso papel, principalmente na prevenção de diversas doenças, se tornou reconhecida por toda a sociedade”, destacou Carmen.

Na sequência, Marcia ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Ela apresentou uma linha do tempo sobre a regulamentação da profissão, desde a criação do Sistema CONFEF/CREFs, até as conquistas mais recentes, como a inclusão do profissional de Educação Física no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), vinculado ao Ministério da Saúde. “O Conselho tem uma atuação muito forte, no sentido de ser o órgão que fiscaliza e normatiza a presença do nosso profissional em todas estas áreas”, comentou a Conselheira. Marcia ainda apresentou a Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos estudantes e explicou como é o dia a dia de trabalho no CREF2/RS. “Na nossa página, é possível consultar todas as resoluções, assim como as empresas e os profissionais registrados”, acrescentou. A palestra também tratou da Lei de Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, foi ministrada por Remião e tratou de diversos assuntos relacionados às experiências profissionais do palestrante, que é técnico de corrida há mais de 25 anos. Depois de um breve histórico sobre a evolução da Educação Física, ele destacou as características das atividades de endurance e o que elas exigem dos seus praticantes. “O treinamento é individualizado. O endurance, com duração de três horas ou mais, requer uma adaptação e o profissional de Educação Física precisa estar atento a isto, respeitando todas as fases do treinamento”, explicou. Além disso, o palestrante ainda abordou os quatro pilares para uma boa técnica de corrida – equilíbrio, coordenação, descontração e eficácia – e a periodização do exercício. “É extremamente perigoso seguir os treinos propostos por revistas, por exemplo, pois elas não são elaborados levando em consideração as condições particulares dos praticantes”, comentou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá mais uma edição em 2018. A atividade será em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!

Palestras ciclo de palestras eventos caxias do sul



CREF2/RS vai a Caxias do Sul com o ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
23/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A segunda cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e a criação do sistema CONFEF/CREFs será Caxias do Sul, que receberá no dia 6 de junho o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, das 19h às 22h. As palestras têm como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estará entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

Em Caxias do Sul, haverá duas palestras. A primeira, com início às 19h05min, tendo como tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse. A conselheira acrescentou que também esclarecerá na sua explanação temas como a Lei do Estágio, a atuação do egresso de licenciatura e do bacharelado, as etapas dos processos de fiscalização e a Ética na atuação profissional. Marcia reforçou que tanto profissionais de Educação Física como estudantes e a comunidade estão convidados a comparecer no ciclo.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, e abordará o “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, ministrada por Eduardo Olsson Remião (CREF 001855-G/RS). Remião é ex-atleta de atletismo e triathlo, tendo obtido títulos regionais, nacionais e internacionais. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos, sendo fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do RS. “Além de discorrer sobre a história da Educação Física no Brasil e sua trajetória até a regulamentação, pretendo abordar técnicas de treinamento de endurance, bem como o funcionamento das assessorias esportivas, seus métodos de avaliação, planejamento e execução, além de expor o cenário das corridas de rua e assessorias no estado e no Brasil”, explicou.

Após Caxias do Sul, a próxima cidade visitada pelo ciclo de palestras será Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Caxias do Sul

Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Av. Alexandre Rizzo, 505 - Caxias do Sul
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 04/06/2018 aqui.

20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



DEFOR fecha seis academias irregulares em 14 dias
15/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Na última semana de março, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 95 visitas de fiscalização na semana, atendendo totalmente 20 denúncias, com 17 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Deste total, nove deles não possuíam registro da empresa, seis funcionavam sem profissional presente no momento da visita e outros três permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Uma academia descumpria o Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

Os fiscais também autuaram 12 pessoas por alguma infração, sendo três leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, um profissional atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, além de quatro responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de três diplomados atuando sem registro profissional. Também foi flagrado um profissional atuando com seu registro baixado/suspenso. Os municípios visitados durante o período foram Porto Alegre, Camaquã, Guaporé, São Jorge, Paraí, Alegrete, Quarai e Santana do Livramento.

Na semana posterior, de 29 de março a 5 de maio, houve 36 visitas de fiscalização e seis academias foram fechadas nas cidades de Porto Alegre, Pelotas e Gravataí, todas por não apresentarem nenhum profissional para assumir as atividades. Para retornarem a funcionar normalmente, os proprietários deverão regularizar sua situação perante o CREF2/RS. Além destes flagrantes, 20 denúncias foram totalmente atendidas, 18 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações, sendo que 10 não possuíam registro da empresa, nove funcionavam sem profissional presente no momento da visita, seis atuavam sem profissional, três permitiam leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio e uma academia descumpria Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

O DEFOR autuou sete pessoas por alguma infração, sendo três leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, um profissional atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, dois Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional e um diplomado atuando sem registro profissional. As cidades visitadas foram Pelotas, Porto Alegre, Picada Café, Presidente Lucena, Santa Maria Do Herval e Gravataí. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Interiorizasul visita Cruz Alta na próxima semana
07/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS vai estar em Cruz Alta, no dias 15 e 16 de maio, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento pode ser feito de maneira online, até a próxima quarta-feira, dia 9 de abril, diretamente neste link. Nos dois locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Depois de Cruz Alta, o CREF2/RS ainda irá atender em Montenegro, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, São Gabriel, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Camaquã, Bagé, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado, Santa Maria e Taquara. A agenda completa do Interiorizasul, com datas e locais definidos até o final do ano, estão disponíveis aqui.

Interiorizasul Cruz Alta
Datas e horários: 15 de maio, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e 16 de maio, quarta-feira, das 9h às 11h30
Local: Ginásio Municipal de Cruz Alta – Sala de Reuniões
Endereço: Rua General Osório, 999
Agendamento disponível até o dia 9 de maio

Interiorizasul Cruz Alta



CREF2/RS abre ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão em Santa Maria
02/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 25 de abril, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Santa Maria. O evento, que ocorreu na Faculdade Metodista (FAMES), reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS).

Integrando a programação da 9ª Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física da FAMES, o primeiro evento sobre os 20 anos da regulamentação da profissão contou ainda com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), que foi o mestre de cerimônias. Na abertura das palestras, os dois destacaram os avanços do Sistema CONFEF/CREFs, nas últimas duas décadas, e a importância da união de todos os profissionais. “A Educação Física está sempre sendo ameaçada e cabe ao CREF2/RS lutar para que os espaços já conquistados não sejam perdidos”, analisou Carmen. “São vocês que devem fazer a diferença, apropriando-se de conhecimento e fazendo um trabalho correto”.

No primeiro momento, Gamboa ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, o conselheiro falou sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, as atribuições do Conselho e as suas diferenças em comparação com o Sindicato. “O CREF2/RS tem uma função fiscalizatória e normatizadora da profissão. Não cabe a nós as questões trabalhistas, que são de responsabilidade do Sindicato”, explicou.

A palestra de Gamboa ainda tratou da Lei do Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização. Respondendo as perguntas dos presentes, o conselheiro tirou dúvidas sobre o Termo de Compromisso de Estágio, sobre as atribuições do Responsável Técnico e sobre as consequências de quem é flagrado em exercício ilegal da profissão. “O CREF2/RS encaminha uma denúncia-crime para o Ministério Público, sempre que os agentes fiscais dão o flagrante. O exercício ilegal da profissão que mais buscamos combater”.

A segunda palestra, com o tema “A Importância da Atividade Física na Formação do Ser Humano”, destacou o papel fundamental que o profissional de Educação Física desempenha diante da sociedade. “Trabalhamos com todas as faixas etárias e precisamos pensar a nossa atuação da gestação ao envelhecimento”, sublinhou Marcia. “Por conta disto, não podemos dizer que o Bacharel é mais ou menos relevante do que o Licenciado. Todos são importantes para valorização da atividade física entre as crianças, fazendo disto um hábito para o futuro”, acrescentou.

Os desafios expostos pela palestrante, ao longo da sua apresentação, dizem muito respeito às consequências da obesidade entre o público infantil. “Cada vez mais vemos crianças com problemas cardíacos e diabetes, que antes eram comuns somente em adultos. O sedentarismo é um dos grandes inimigos da Educação Física”, sentenciou. Paralelamente a isso, Marcia também citou os benefícios proporcionado pela atividade física. “As aulas de Educação Física melhoram o desenvolvimento motor e promovem a socialização”, pontuou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá outras duas edições em 2018. A atividade será realizada ainda em Caxias dos Sul, no dia 7 de junho; e em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!

Eventos palestras



Interiorizasul atende em Santiago e Santa Maria na próxima semana
18/04/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS vai estar em Santiago, no dia 24 de abril; e em Santa Maria, nos dias 25 e 26 de abril; oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento nestes dois municípios pode ser feito de maneira online, até a hoje, dia 18 de abril, diretamente neste link. Nos dois locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Depois de Santiago e Santa Maria, o CREF2/RS ainda irá atender em Cruz Alta, Montenegro, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, São Gabriel, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Bagé, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado e Taquara. A agenda completa do Interiorizasul, com datas e locais definidos até o final do ano, estão disponíveis aqui.

Interiorizasul Santiago Data e horário: 24 de abril, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Sala 24
Endereço: Rua Neri Gomes Peixoto, 1392

Interiorizasul Santa Maria
Datas e horários: 25 de abril, quarta-feira, das 13h às 16h30 e das 17h30 às 20h30; e 26 de abril, das 9h às 13h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003

Interiorizasul Santa Maria Santiago



Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Interiorizasul visita Santiago e Santa Maria em abril
10/04/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS irá visitar mais outras duas cidades no final deste mês. O Conselho vai estar em Santiago, no dia 24 de abril; e em Santa Maria, nos dias 25 e 26 de abril; oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento nestes dois municípios pode ser feito de maneira online, até a próxima quarta-feira, dia 18 de abril, diretamente neste link. Nos dois locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Depois de Santiago e Santa Maria, o CREF2/RS ainda irá atender em Cruz Alta, Montenegro, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Rio Grande, Pelotas, São Gabriel, Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Bagé, Torres, Capão da Canoa, Erechim, Carazinho, Lajeado e Taquara. A agenda completa do Interiorizasul, com datas e locais definidos até o final do ano, estão disponíveis aqui.

Interiorizasul Santiago
Data e horário: 24 de abril, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Sala 24
Endereço: Rua Neri Gomes Peixoto, 1392

Interiorizasul Santa Maria
Datas e horários: 25 de abril, quarta-feira, das 13h às 16h30 e das 17h30 às 20h30; e 26 de abril, das 9h às 13h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003

Interiorizasul Santa Maria Santiago



CREF2/RS percorre o interior com o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”
23/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs, o CREF2/RS lança o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”, que percorrerá os municípios de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante os meses de abril, junho e outubro. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

A Educação Física, desde que virou uma profissão regulamentada em 1998, vem conquistando espaço ano após ano. Se antes a imagem do profissional de Educação Física era associada ao professor da disciplina nas escolas, ou a instrutores nas academias de ginástica e clubes, hoje a visão das atribuições desse profissional é mais ampla: a de um especialista também capacitado e qualificado na promoção da saúde, seja de crianças, jovens, adultos ou idosos.

O interesse pelos exercícios físicos também tem aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”

Santa Maria
Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria

Caxias do Sul
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Anhanguera

Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFPEL

Instituições apoiadoras

- FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
- Universidade Anhangüera
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física



CREF2/RS fecha quatro academias irregulares
14/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 11 de fevereiro e 3 de março, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam quatro academias, sendo um estabelecimento flagrado na cidade de Paraíso do Sul e outro em Cachoeira do Sul, além de dois em Pelotas. Eles estavam irregulares pois não contavam com a presença de um profissional de Educação Física orientando as atividades. Para retornarem a funcionar normalmente, os proprietários deverão regularizar sua situação perante o CREF2/RS.

Ao total, foram autuados 59 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Deste total, 29 deles não possuíam registro da empresa, 26 funcionavam sem profissional presente no momento da visita e outros nove permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Além do fechamento e autuação das academias, os fiscais também flagraram oito pessoas em alguma infração, sendo destas cinco profissionais atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, além de três responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional.

Dentre os municípios visitados durante o período, Porto Alegre, São Sepé, Sananduva, Cachoeira do Sul, Capão do Leão, Arroio Grande, Jaguarão, Pedro Osório, Pelotas e Herval.

DEFOR



CREF2/RS fecha três academias na segunda semana de janeiro
23/01/2018
Fonte: CREF2/RS

Os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam três academias irregulares na segunda semana de janeiro. Os estabelecimentos estavam localizados nas cidades de Horizontina, Frederico Westphalen e Nonoai. As academias tiveram suas atividades suspensas por não apresentarem um profissional habilitado no momento da visita. Estas empresas só poderão voltar a atender o público se regularizarem primeiramente sua situação com o Conselho.

Entre os dias 7 a 13 de janeiro, foram realizadas 78 de visitas e atendidas sete denúncias. Neste mesmo período, outros 20 estabelecimentos foram autuados, sendo três por não possuírem registro, sete por não contarem com um profissional habilitado e sete por estarem permitindo o exercício ilegal da profissão. Os municípios visitados foram Santa Rosa, Horizontina, Frederico Westphalen, Caiçara, Iraí, Nonoai, Marcelino Ramos, Maximiliano De Almeida, Carlos Gomes e Centenário e Pelotas

DEFOR



Encontro Nacional de Faixas Pretas acontece em Pelotas neste sábado
18/01/2018
Fonte: CREF2/RS

A Confederação Nacional de Kick Boxing e Full Contact do Brasil (CNKFB) vai realizar neste sábado (20), em Pelotas, o Encontro Nacional de Faixas Pretas. O evento é uma homenagem aos faixas pretas filiados à Confederação. Durante o Encontro, encorrerão seminários de karatê bukeikoryu, kickboxing japonês, boxe japonês, karatê-do shotokan e Full Contact. Também estão programadas aulas onde serão explicadas as regras de arbitragem, além de apresentação dos katas do karatê bukeikoryu, treinamento de thaiboxing, kihon geiko e outras atividades da CNKFB. O Encontro é aberto ao público em geral.

Encontro Nacional de Faixas Pretas

Data: sábado, 20/01, a partir das 14h
Local: Colégio Municipal Pelotense
Endereço: rua Marcílio Dias, 1523 - Centro - Pelotas/RS
Site: http://www.cnkfb.com.br
Contato: (53) 99988-0938

Eventos



Fiscalização do CREF2/RS fecha seis academias e faz 95 autuações na segunda quinzena de novembro
06/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Nas duas últimas semanas de novembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam seis academias, nas cidades de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Canoas, Tapes e Sarandi. Os estabelecimentos tiveram suas atividades suspensas por não possuírem registro e por não apresentarem um profissional habilitado no momento da visita. Elas precisarão regularizar a sua situação antes de voltar a atender o público.

Ao total, foram realizadas 152 visitas e atendidas 23 denúncias neste período, Outras 53 empresas foram autuadas, sendo 21 por não terem registro, 22 por não contarem com um profissional ministrando as atividades no local e 26 por estarem permitindo o exercício ilegal da profissão. Mais três academias foram notificadas por estarem descumprindo o Termo de Cooperação previamente assinado com o CREF2/RS.

Entre os dias 12 e 25 de novembro, os fiscais do CREF2/RS também autuaram 42 pessoas por algum tipo de infração, sendo 25 por exercício ilegal da profissão, sete por estarem fora da área de atuação (Licenciados atuando como Bacharéis), cinco RT’s descumprindo as obrigações inerentes ao cargo e cinco diplomados por estarem trabalhando sem registro. Seis Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) foram abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas e 16 notificações ainda foram emitidas para empresas e pessoas que não se regularizaram após o vencido o prazo estabelecido pelo DEFOR.

Os demais municípios visitados durante a segunda quinzena de novembro foram: Porto Alegre, Charqueadas, Veranópolis, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Sapucaia do Sul, Esteio, Mariana Pimentel, Amaral Ferrador, Camaquã, Montenegro, Pareci Novo, Capela de Santana, São Sebastião do Caí, Ronda Alta, Novo Xingu, São José das Missões, São Pedro das Missões, Rondinha, Erechim, Ipiranga do Sul, Estação, Erebango, Getúlio Vargas, Pelotas, Cerrito e Pedro Osório. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

Fiscalização DEFOR



Interiorizasul vai a Rio Grande e Pelotas no início de dezembro
22/11/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS estará em Rio Grande no dia 5 e em Pelotas de 6 a 7 de dezembro. No local, a equipe do Conselho oferecerá os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento pode ser feito até o dia 30 de novembro aqui. Diretamente no local, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Rio Grande
Data: 5 de dezembro, terça-feira
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 16h30min
Local: Faculdade Anhanguera de Rio Grande
Endereço: Avenida Rheingantz, 91

Interiorizasul Pelotas
Data: 6 de dezembro, quarta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Data: 7 de dezembro, quinta-feira
Horário: das 9h às 12h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301

Interiorizasul



CREF2/RS fecha duas academias e autua outras 36 por irregularidades
17/11/2017
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 5 e 11 de novembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam duas academias nas cidades de Rio Grande e Segredo. Elas estavam irregulares pois não contavam com a presença de um profissional de Educação Física orientando as atividades. Para retornarem a funcionar normalmente, os proprietários deverão regularizar sua situação perante o CREF2/RS.

Ao total, foram efetuadas 100 visitas de fiscalização no período, com 16 denúncias sendo totalmente atendidas, resultando em 36 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Deste total, 18 deles não possuíam registro da empresa, 10 funcionavam sem profissional presente no momento da visita e outros sete permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio e uma academia descumpria o Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

Além do fechamento e autuação das academias, os fiscais também flagraram 24 pessoas em alguma infração, sendo destas sete estavam em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, cinco profissionais atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, além de seis responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional. Também foram flagrados seis diplomados atuando sem registro profissional.

Em seu serviço interno, o DEFOR protocolou 24 justificativas e recursos, enviou 11 multas para empresas por descumprirem Termo de Cooperação ou faltarem a audiência do mesmo, além de emitirem 20 notificações para empresas e pessoas que não se regularizaram ou justificaram após vencido o prazo de suas autuações. Também foram abertos sete Processos Administrativos de Fiscalização – PAD FIS para empresas reincidentes em infrações gravíssimas, além de 10 denúncias encaminhadas à Comissão de Ética Profissional – DCE.

Os municípios visitados durante o período foram Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Espumoso, Vacaria, Lagoa Vermelha, Sananduva, Ibiaçá, Rio Grande, Pelotas, Segredo, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul, Cachoeira do Sul, Bage, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Aceguá, Osório, São José do Ouro e Porto Alegre.

Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Eduardo Merino toma posse como diretor da ESEF-UFPel
25/10/2017
Fonte: CREF2/RS

O conselheiro e ex-presidente do CREF2/RS Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) assumiu ontem, dia 24 de outubro, junto com sua vice-diretora, Cristine Alberton (CREF 007051-G/RS), a direção da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF-UFPel). Eles terão mandato de quatro anos. Merino e Cristine substituem a gestão do professor Alexandre Carriconde (CREF 004708-G/RS) e de sua vice, Rose Méri Santos da Silva (CREF 030936-G/RJ).

Merino agradeceu aos professores Fernando Lemos, Oscar Pignone Silva, Benno Becker Júnior, entre outros mestres que deram suporte à sua trajetória profissional, bem como a todos os seus alunos ao longo dos 33 anos de magistério, além dos colegas de profissão e amigos. "Agora resta atuar em prol de uma gestão que busca a excelência na educação pública superior, fazendo o que for necessário para utilizar da melhor forma todos os recursos que possuímos. Espero conseguir motivar meus colegas professores, funcionários e demais colaboradores para que continuemos fazendo da ESEF uma escola importante na formação dos acadêmicos e na integração com a comunidade local”.

Instituições de Ensino Superior



DEFOR fecha três academias irregulares na primeira semana de setembro
15/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 3 e 9 de setembro, agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam três academias nos municípios de Arroio Grande, Porto Alegre e Canoas. Elas estavam irregulares pois não contavam com a presença de um profissional de Educação Física orientando as atividades. Para retornarem a funcionar normalmente, os proprietários deverão regularizar sua situação perante o CREF2/RS.

Ao total, foram efetuadas 67 visitas de fiscalização no período, quando quatro denúncias foram totalmente atendidas e 19 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Dentre estes casos, cinco academias não possuíam registro da empresa; nove funcionavam sem profissional presente no momento da visita e oito permitiam atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Além do fechamento e autuação das academias, os fiscais também autuaram 15 pessoas por alguma infração, entre eles oito leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio; cinco Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional além de dois diplomados atuando sem registro profissional.

Em seu trabalho interno, o DEFOR emitiu duas notificações para empresas e pessoa que não se regularizaram/justificaram após vencido o prazo de suas autuações, nove denúncias encaminhadas à Comissão de Ética Profissional – DCE e foram abertos quatro novos Processos Administrativos de Fiscalização – PAD FIS para empresas reincidentes em infrações gravíssimas. br>
Os municípios visitados na primeira semana de setembro foram Porto Alegre, Canoas, Esteio, Cachoeirinha, Pelotas, Pedro Osório, Arroio Grande, Caxias do Sul e Farroupilha.

Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.

Troféu Destaque



DEFOR fecha duas academias irregulares na primeira semana de agosto
15/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, entre os dias 30 de julho e 5 de agosto, autuou 18 estabelecimentos e 20 pessoas por algum tipo de infração, em todo o Estado. Entre as empresas notificadas, oito não possuíam registro, 11 não contavam com um profissional habilitado no momento da visita e 13 estavam permitindo o exercício ilegal da profissão. Duas academias – uma em Pelotas e outra em Turuçu – funcionavam de maneira totalmente irregular e tiveram as suas atividades suspensas. Elas precisarão regularizar a sua situação antes de voltar a atender o público.

Os agentes fiscais, durante a primeira semana de agosto, notificaram 11 pessoas por exercício ilegal da profissão, dois diplomados por não possuírem registro, quatro profissionais que atuavam fora da área (Licenciados como Bachareis) e três RTs que estavam descumprindo as obrigações inerentes ao cargo, estabelecidas pelo Código de Ética dos Profissionais de Educação Física. Além disto, sete Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) foram abertos, relacionados a casos de empresas ou pessoas flagradas em reincidência de infrações gravíssimas.

Neste período, a Fiscalização ainda emitiu 13 notificações para empresas e pessoas que não regularizaram a sua situação após o prazo inicialmente estipulado. Fora Pelotas e Turuçu, o Conselho também esteve visitando academias em Porto Alegre, Caxias do Sul, Alto Feliz, Canguçu e Camaquã. Você pode encaminhar a sua denúncia ao DEFOR preenchendo o formulário disponível nesta página.

Fiscalização DEFOR



Nova edição da CREF2/RS em Revista destaca atividade física no combate ao câncer
17/07/2017
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa o câncer e a atividade física, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação relata, ao longo de suas páginas, como o trabalho que envolve a Educação Física é importante para a prevenção e para o tratamento desta doença, que afeta cerca de 500 mil pessoas todos os anos no Brasil. Ainda de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a prática regular de exercícios pode reduzir em até 30% a probabilidade de se desenvolver qualquer tipo de tumor.

Com o intuito de também ampliar o debate sobre a atuação profissional na área da saúde, a reportagem de capa é acompanhada por uma entrevista com Paulo Frenzel (CREF 001404-G/RS), que coordena o setor de Educação Física em duas Unidades Básicas de Saúde, vinculadas ao SUS, em Pelotas. Além deste conteúdo especial, a nova edição do CREF2/RS em Revista ainda apresenta o perfil da personal trainer Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), medalhista nos Jogos Mundiais para Transplantados, e matérias sobre a Fiscalização do CREF2/RS e sobre o Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral.

Revista câncer



Pelotas e Bagé têm atendimento do CREF2/RS na próxima semana
28/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de estar mais próximo dos profissionais do interior, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de julho, o Conselho estará em Pelotas e Bagé, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades, entre outros mais. Nestes locais, a equipe do CREF2/RS também estará recebendo a documentação necessária para novos registros.

O agendamento de cada um destes serviços pode ser feito até amanhã, dia 29 de junho, acessando este link. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos que são imprescindíveis para os procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Pelotas
Datas: 3 de julho, das 14h30min às 18h; e 4 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Sala 1101
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro

Interiorizasul Bagé
Datas: 5 de julho, das 14 às 18h; e 6 de julho, das 9h às 11h
Local: URCAMP – Campus Esportivo – Ginásio Corujão
Endereço: Rua Coronel Azambuja, 35 – Centro

Interiorizasul Bagé Pelotas



Fiscalização fecha quatro academias irregulares na primeira semana de junho
20/06/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS, na primeira semana de junho, fechou quatro academias irregulares e autuou 14 estabelecimentos, em todo o Rio Grande do Sul, por algum tipo de infração. Entre as empresas notificadas, sete não contavam com um profissional habilitado no momento da visita e cinco estavam permitindo o exercício ilegal da profissão. As academias que tiveram as atividades suspensas, nas cidades de Novo Hamburgo, Alvorada, Guaíba e Pelotas, vão precisar regular a sua situação antes de voltar a atender.

As ações de fiscalização, realizadas entre os dias 4 e 10 de junho, também autuaram cinco pessoas, sendo três por exercício ilegal da profissão. Ao todo, foram feitas 27 visitas e atendidas 13 denúncias neste período. Outras cinco empresas foram notificadas por não regularizarem a sua situação dentro do prazo estabelecido anteriormente elo DEFOR, duas denúncias foram encaminhadas à Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS e cinco processos de fiscalização foram abertos, referentes a casos reincidentes em infrações gravíssimas.

Além dos municípios já mencionados, os agentes fiscais do Conselho também esteviram em Campo Bom, Eldorado do Sul, Charqueadas, São Jerônimo e Porto Alegre. Independente do local, o DEFOR segue à disposição para receber e averiguar irregularidades. Para contribuir com o trabalho da Fiscalização, basta preencher este formulário de denúncia.

Fiscalização



Interiorizasul visita Pelotas e Bagé na primeira semana de julho
19/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de estar mais próximo dos profissionais do interior, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na primeira semana de julho, o Conselho estará em Pelotas e Bagé, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades, entre outros mais. Nestes locais, a equipe do CREF2/RS também estará recebendo a documentação necessária para novos registros.

O agendamento de cada um destes serviços pode ser feito até dois dias antes de cada saída de visita, acessando este link. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos que são imprescindíveis para os procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Pelotas
Datas: 3 de julho, das 14h30min às 18h; e 4 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Sala 1101
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro
Agendamento disponível até o dia 29 de junho

Interiorizasul Bagé
Datas: 5 de julho, das 14 às 18h; e 6 de julho, das 9h às 11h
Local: URCAMP – Campus Esportivo – Ginásio Corujão
Endereço: Rua Coronel Azambuja, 35 – Centro
Agendamento disponível até o dia 29 de junho

Interiorizasul Bagé Pelotas



CREF2/RS participará do Dia do Desafio proposto pelo SESC/RS
16/05/2017
Fonte: CREF2/RS/SENAC/RS

A presidente do CERF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e o seu vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participaram hoje (16), no Teatro SESC, em Porto Alegre, do lançamento regional do Dia do Desafio 2017. O evento de foi realizado simultaneamente em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. O Dia do Desafio (DDD) acontece sempre na última quarta-feira de maio (este ano, acontece no dia 31) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Em Porto Alegre, a cerimônia reuniu autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim, o vereador João Bosco Vaz, o diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Porto Alegre Claudio Franzen, parceiros e imprensa. Também estiveram presentes representantes das cidades de Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Torres, Tramandaí, Taquara, Montenegro e municípios das respectivas áreas de abrangência.

Durante o evento, foi realizado um bate-papo com os medalhistas olímpicos Gustavo Endres (Vôlei) e Mayra Aguiar (Judô), e contou ainda com a apresentação do ganhador do The Voice Kids, Thomas Machado. Este ano, o DDD conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, além das parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde e Federações Gaúchas de diversas modalidades.

Segundo a presidente do CREF2/RS, o Conselho sempre é parceiro do Dia do Desafio, pois é um movimento que o SESC faz em prol da saúde. “Com isto incentiva-se que as pessoas sejam mais saudáveis ao praticarem atividade física. A ideia para este ano é termos Ginástica Laboral no Conselho no Dia do Desafio. Além disto, pretendemos sempre apoiar o SESC na sua promoção de atividades de Educação Física e dos profissionais de Educação Física”.

Lauro afirmou que a data nada mais é do que reforçar a conscientização da população para a prática de Educação Física. “Ressaltando sua importância para evitar todas as doenças associadas ao sedentarismo e a depressão, que atualmente é considerado o mal do século. Penso que evento faz com que as pessoas repensem modo de viver e seu estilo de vida para que possamos ter uma vida mais saudável.

O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

De acordo o diretor regional do SESC/RS Luiz Tadeu Piva, o DDD foi criado no Canadá, sendo difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. “É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde”, afirma. “Não pretendemos ter 10 milhões de atletas no Rio Grande do Sul, mas sim 10 milhões de pessoas saudáveis”, resume Luiz. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e no Rio Grande do Sul a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Para participar do DDD, os municípios se inscrevem previamente e devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 31 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano ou como autodesafio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Dia do Desafio 2017



CREF2/RS fecha duas academias e autua 30 estabelecimentos no início de abril
13/04/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, de 2 a 11 de março, 93 visitas, período em que os fiscais autuaram 30 estabelecimentos por uma ou mais infrações. Dentre estes, oito não possuíam registro da empresa, 12 funcionavam sem profissional responsável no momento da abordagem e 18 permitiam o exercício ilegal da profissão em suas dependências. Nestas incursões, os fiscais fecharam duas academias em Pelotas por não apresentar profissional para assumir as atividades e falta de registro no CREF2/RS.

Ao todo, foram autuadas 37 pessoas, sendo 17 delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE e sete delas em desvio da sua área de formação. Também foram flagrados oito Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações, além de um profissional atuando com seu registro suspenso.

Os municípios visitados durante o período foram Porto Alegre, Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Pedras Altas, Aceguá, Cachoeirinha, São Sebastião do Caí, Montenegro, Tupandi, Bom Princípio, São José do Hortêncio, Harmonia, Arroio Grande, Jaguarão, Herval, Arroio do Padre e Pelotas

DEFOR



CREF2/RS flagra 14 empresas descumprindo Termo de Cooperação firmado com o Conselho
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, realizadas entre os dias 16 a 20 de janeiro, multaram 14 empresas após incidirem em infrações gravíssimas, descumprindo Termo de Cooperação já assinado com o CREF2/RS. No período, foram realizadas 26 visitas de fiscalização, sendo totalmente atendidas cinco denúncias e autuados cinco estabelecimentos por algum tipo de infração, além de uma academia fechada na cidade de Pelotas por não possuir registro da empresa e não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades.

Durante a terceira semana de janeiro, foram autuadas cinco pessoas, sendo quatro profissionais infringindo o Código de Ética e um flagrante de exercício ilegal da Profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Foram protocolados 40 novas justificativas, por empresas e pessoas, após autuação e sete novos Processos Administrativos de Fiscalização foram abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas ou que não efetuaram seu registro no Conselho.

DEFOR



CREF2/RS atende em Pelotas amanhã e sexta-feira
23/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior, o CREF2/RS realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. O próximo município que receberá o projeto Interiorizasul será Pelotas, amanhã e sexta-feira, dias 24 25 de novembro. Neste local, os funcionários do Conselho oferecerão os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros. O atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Pelotas
Data: 24 de novembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h; e 25 de novembro, sexta-feira, das 9h às 13h
Local: UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – ESEF
Endereço: Rua Luiz de Camões, 625 – Sala 7 – Bairro Tablada

Interiorizasul Pelotas



CREF2/RS fecha seis academias na segunda semana de novembro
18/11/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações de fiscalização do CREF2/RS, realizadas entre os dias 7 a 12 de novembro, fecharam seis academias por não apresentar profissional para assumir as atividades. Os estabelecimentos, três localizados na cidade de Pelotas, um em Frederico Westphalen, um em Novo Hamburgo e outro em Porto Alegre, só poderão atender novamente quando regularizarem a sua situação, efetuando o registro de Pessoa Jurídica e possuindo pelo menos um profissional de Educação Física habilitado durante as atividades no local.

Foram realizadas 72 visitas de fiscalização no período, com 60 denúncias totalmente atendidas, com 32 estabelecimentos sendo autuados por algum tipo de infração, e a verificação de 14 academias sem registro de PJ no Conselho e 15 sem profissional presente no momento da chegada dos fiscais. Uma academia descumpria o Termo de Cooperação firmado com o Conselho. Houve 40 pessoas autuadas, sendo 19 por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio - TCE, e nove profissionais fora da área (licenciados atuando em academias).

Os municípios visitados foram Pelotas, São Lourenço do Sul, Jaguarão, Pedro Osório, Cerrito, Capão do Leão, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Estância Velha, Portão, São Leopoldo, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Canela, Frederico Westphalen, Erval Seco, Rodeio Bonito, Iraí e Nonoai.

DEFOR



Interiorizasul visita Pelotas e Torres em novembro
03/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior, o CREF2/RS realiza, mensalmente, visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Os próximos municípios que receberão o projeto Interiorizasul serão Pelotas, nos dias 24 e 25 de novembro, e Torres, no dia 30 de novembro. Nestes locais, os funcionários do Conselho oferecerão os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros.

O agendamento de cada um destes serviços já pode ser feito por aqui. Além de uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos, ás vezes muito diferentes entre si. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Pelotas
Data: 24 de novembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h; e 25 de novembro, sexta-feira, das 9h às 13h
Local: UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – ESEF
Endereço: Rua Luiz de Camões, 625 – Sala 7 – Bairro Tablada

Interiorizasul Torres
Data: 30 de novembro, quarta-feira, das 14h às 18h
Local: Ulbra – Torres (saguão do Prédio Principal)
Endereço: Rua Universitária, 1900 – Parque do Balonismo

Interiorizasul Pelotas Torres



CREF2/RS em Revista: Frederico Guariglia fala sobre natação e Jogos do Rio
26/07/2016
Fonte: CREF2/RS em Revista

Há 13 anos no Grêmio Náutico União, Frederico Guariglia (CREF 003724-G/RS) está pronto para encarar a sua segunda Olimpíada como treinador. O técnico da nadadora Graciele Herrmann, uma das grandes revelações do esporte gaúcho na última década, nunca foi um atleta profissional, mas desde muito cedo se interessou pela água.

Às vésperas dos Jogos do Rio, Guariglia se baseia na sua vivência no esporte para contar como a natação evoluiu no Brasil, sobretudo nos últimos anos, e como é desgastante o dia a dia de quem trabalha com atletas olímpicos, que precisam chegar sempre ao limite físico e mental para conquistar uma medalha. A entrevista, que reproduzimos parcialmente abaixo, foi publicada na última edição do CREF2/RS em Revista sobre os Jogos Olímpicos e pode ser conferida na íntegra no link.

Como foi a seletiva para a Olimpíada do Rio?

A primeira seletiva foi realizada em dezembro do ano passado, em Santa Catarina, e a segunda em abril, na piscina onde vai ser disputada a prova, no Rio de Janeiro. Esta segunda, por ser a última e no mesmo local da competição principal, tinha um ambiente mais tenso. Por isto, joguei as fichas no ano passado e deu certo. A primeira foi um pouco mais tranquila e o tempo que a Graciele fez nessa oportunidade credenciou ela para participar da Olimpíada.

A eliminação do Cesar Cielo foi um dos assuntos mais comentados da seletiva.

Ao invés disso, acho que temos que ressaltar os outros dois bons atletas que temos, que nadaram na frente. O Cielo é um mito, medalha de ouro e recordista mundial, mas outros foram melhores desta vez. Claro que seria muito bom ter ele na equipe, mas acho que houve um exagero na cobertura midiática. O repórter, que de praxe entrevista o nadador depois da prova, só parou de falar quando ele começou a chorar. Acho que o foco deveria ser informar mais sobre os outros nadadores classificados para os Jogos. A natação não é um esporte de grande visibilidade e o Cielo não tem a obrigação de ir à frente da câmera para pedir desculpa. A comoção foi grande, mas não sei se a gente não exagera demais. Na TV, parece que a seletiva acabou girando só em torno do fracasso do Cielo, como se os outros atletas não existissem. Se ele não ganha, a gente perde tudo. Não é assim.

O ciclo de preparação deve ser muito desgastante.

Tem que ser. O treinamento é fracionado conforme os eventos da temporada. Tem um bloco de preparação para as competições de agora, depois para a Olimpíada e outro lá no fim do ano, para o Mundial de piscina curta. A preparação é desgastante, mas nada perdemos de uma competição para a outra. Não podemos associar o esporte de alto rendimento à promoção da saúde, porque o atleta precisa ir ao seu limite para avançar. A associação com o corpo humano é completamente diferente, a preparação para ir à Olimpíada machuca mesmo. Se não doer, é porque o atleta poderia dar um pouquinho mais ainda.

E para o treinador? Existe algum tipo de preparação?

O técnico precisa se habituar à sequência de provas, tem que se aperfeiçoar e buscar contato com os treinadores dos outros países. Eu acho que isso acrescenta muito à nossa vida profissional. O Comitê Olímpico Brasileiro realiza cursos para atletas e para treinadores. A Confederação, por outro lado, fez um planejamento para que a gente tenha uma boa participação nos Jogos e um bom convívio também. Não dá para o treinador achar que é melhor do que os outros só porque o seu atleta está competindo na Olimpíada.

Como foi participar da Olimpíada de Londres, em 2012?

Eu me lembro de cada segundo lá. O Brasil tinha um QG em Crystal Palace, que era um centro de treinamento de primeiro mundo. A maior parte da delegação ficou lá e treinamos nesse local também. Não foi aterrorizante participar de uma Olimpíada, a sensação foi, pelo contrário, muito boa. A nossa participação em Londres, apesar do 22º lugar da Graciele, acrescentou muito, porque o atleta percebe, numa competição dessas, que todos realmente se preparam para estar lá. Não é só você que treina. Todos estavam focados e com o mundo inteiro assistindo pela TV. Não é fácil nadar na Olimpíada, mas a gente precisa trabalhar a competição com naturalidade, mesmo que a participação neste tipo de evento seja algo que fique marcado para o resto da sua vida.

E quais são as suas expectativas com os Jogos do Brasil?

São positivas, desde que a espontaneidade aflore e que os atletas consigam nadar o que podem. Eu não acredito, sinceramente, que exista um peso maior pela competição ser no Brasil. Pelo contrário, eu acho que os atletas vão ser muito bem recebidos, vai ser bem mais caloroso. A gente sabe o que cada um vai entrar na piscina buscando, ninguém vai cobrar dos atletas brasileiros aquilo que eles não poderão dar. Acredito que chegaremos em um bom número de finais, mas não vamos ter muitas medalhas, vai ficar concentrado com quem ganhou em Londres, sem surpresas. O revezamento masculino 4x100m tem grandes chances e o número de mulheres participantes cresceu bastante também, o que acho bem interessante de destacar. Isto é muito positivo para a natação brasileira.

Que tipo de cuidado é preciso ter com o atleta fora das piscinas?

O atleta, via de regra, é uma pessoa difícil de se lidar. Às vezes, administrar é mais complicado do que passar treino. O que eles precisam entender, em primeiro lugar, é que eles estão na piscina trabalhando. Neste ponto, acho que a mentalidade do atleta brasileiro evoluiu, porque ele sabe agora que precisa ter comprometimento para atingir as metas. A gente ajuda os atletas com questões pessoais na medida do possível, mas sempre partindo do pressuposto de que se trata de uma relação profissional. Isto é algo que tem que se cuidar, porque muitos, por um motivo ou outro, acabam criando uma relação de dependência com o técnico. A gente não pode ser uma bengala para o atleta.

Como você avalia a evolução da natação no Brasil?

O esporte se especializou demais. Nessa última seletiva, o staff do União tinha biomecânico, preparador físico, psicólogo, médico e fisioterapeuta. O conceito de multidisciplinaridade é cada vez mais presente, para tentar suprir as necessidades dos atletas. O treino de quem nada 50 metros é diferente de quem nada 100 metros, assim por diante. A especificidade da prova está muito aguçada e há ainda o acréscimo da preparação física, que tinha um papel coadjuvante até alguns anos atrás, e passou a ser muito importante. A diferença a gente já consegue ver comparando o ciclo olímpico de Londres com o do Rio. A musculação convencional praticamente não é feita mais, é apenas um pequeno complemento. Hoje se faz arremesso olímpico, alguns dos seus derivados, e treinamento core muito forte. A preparação física tem, atualmente, um papel que não tinha no passado.

O dia a dia de um treinador olímpico é de muita pressão?

A gente trabalha em dois turnos, quatro vezes por semana, e em um turno, três vezes por semana. Além de estarmos envolvidos com os atletas de segunda a domingo, eles ainda fazem a preparação física, que ocorre de três a quatro vezes por semana. A rotina é desgastante para o treinador, mas eu gosto muito da profissão. Isto já me fez perder períodos importantes da minha vida, que foi acompanhar o crescimento do meu filho. Ele tem doze anos hoje e eu me lembro, depois de chegar de uma viagem longa, ter notado feições diferentes nele. Isso me deixava um pouco triste, assim como ter estado presente em apenas um Dia dos Pais até agora. O trabalho é pesado, é ruim ficar longe da família, mas eu curto demais. A sensação é mesmo contraditória, porque quando a gente volta já estamos querendo a próxima competição. O esporte é o que nos alimenta e é, às vezes, mais forte do que tudo. Acho isso estranho, mas não me vejo fazendo outra coisa.

Graciele Herrmann: a atleta de Frederico



Natural de Pelotas, Graciele Herrmann foi a primeira nadadora gaúcha a competir em uma Olimpíada, com apenas 22 anos de idade. Além de ter participado da prova de 50 metros livre nos Jogos de Londres, em 2012, a atleta do União disputou o Panamericano do México, em 2011, e foi a grande surpresa da competição, com duas medalhas de prata. Na Olimpíada do Rio, ela é uma entre os 30 atletas brasileiros que vão representar o país nas piscinas. “A gente tem que ir por etapas. Não vou aos Jogos só para fazer o meu tempo, mas para baixá-lo ainda mais e buscar uma vaga na semifinal. Depois, vou pensar em ir para a final e lá buscar a medalha”, contou a nadadora, em uma entrevista ao jornal Zero Hora. Graciele também tem no currículo uma medalha de bronze, conquistada em 2015 no Pan-americano de Toronto, e dois ouros no Sulamericano de 2014.

Olimpíada Jogos Olímpicos natação



DEFOR fecha quatro academias na última semana de junho
07/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Na última semana de junho (27/06 a 1º/07), os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitaram 23 municípios e fecharam quatro academias em suas diligências. Os estabelecimentos estavam localizados em Montenegro, São Sebastião do Caí, Pedro Osório e Lagoa Vermelha. As empresas tiveram suas atividades suspensas por não possuírem profissional habilitado para orientar as atividades. Foram autuadas 17 pessoas, sendo sete por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio - TCE, além de seis Responsáveis Técnicos autuados por estarem descumprindo as atividades inerentes à função

Neste final do mês, 26 justificativas de empresas e pessoas autuadas foram recebidas e protocoladas pelo DEFOR. Deu-se encaminhamento a 19 processos éticos por profissionais que estavam atuando fora de sua área de formação e não se regularizaram. Estes profissionais terão de responder diretamente à Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS. E, por não possuírem registro no Conselho, 10 estabelecimentos foram autuados

Os municípios visitados pelo DEFOR foram Vacaria, Lagoa Vermelha, Santo Expedito do Sul, Barracão, Pinhal da Serra, Capão Bonito do Sul, Tupanci do Sul, São João da Urtiga, Tapes, Guaíba, Camaquã, São Jerônimo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Feliz, Harmonia, Tupandi, Porto Alegre, Lindolfo Collor, Ivoti, Arroio Grande, Pedro Osório e Pelotas.

DEFOR



CREF2/RS fecha cinco academias na 1ª semana de abril
14/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) fechou, na primeira semana de abril, cinco academias e autuou 32 pessoas, sendo dez delas por exercício ilegal da profissão ou pela falta do Termo de Compromisso de Estágio. Os dados foram apresentados no dia 8 de abril, durante a reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), composta por conselheiros do CREF2/RS.

Na ocasião, foram relatadas à COF as atividades desenvolvidas pelo DEFOR, os levantamentos das fiscalizações do ano de 2015, bem como as dificuldades e necessidades para o ano de 2016. A Comissão sinalizou que fará esforços contínuos na busca de mais recursos, pessoal e material para o Departamento. As cidades fiscalizadas foram Lajeado, Estrela, Colinas, Arroio do Meio, Guaíba, Pelotas, São Lourenço do Sul, Cruz Alta, Tapera, Espumoso, Selbach, Panambi e Porto Alegre.

Dados das fiscalizações:
95 visitas em estabelecimentos diversos;
26 denúncias totalmente atendidas;
2927 km rodados pelos fiscais;
22 academias/clubes/associações totalmente regulares;
45 estabelecimentos com algum tipo de infração;
32 pessoas foram autuadas, sendo dez delas por exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o Termo de Compromisso de Estágio.

Academias fechadas:

cinco academias, sendo três em Pelotas, uma em Estrela e um em Guaíba. Todas por não possuir profissional habilitado presente.

DEFOR Fiscalização



CREF2/RS participa do anúncio oficial do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica
30/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente no dia 29, no Palácio Piratini, onde assistiu ao anúncio oficial do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador do estado José Ivo Sartori, do diretor de operações da Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, prefeitos e representantes do Ministério do Esporte, além de dezenas de atletas.

A Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul no dia 3 de julho e permanece até o dia 9. O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passará por 28 municípios gaúchos. As cidades de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas “Cidades de Celebração”, onde a chama vai pernoitar, após eventos turísticos locais.

O circuito oficial do deslocamento passará por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Olimpíadas 2016



Ano começa mesmo antes do Carnaval para a Fiscalização do CREF2/RS
18/02/2016
Fonte: CREF2/RS

Nas primeiras cinco semanas no ano, os agentes do DEFOR do CREF2/RS imprimiram ênfase nas fiscalizações do litoral e balneários do estado, devido à grande procura da população por estes locais. Foram visitadas 41 praias de mar e de água doce, iniciando o roteiro no Chui, no extremo sul gaúcho, e chegando a Torres, no litoral Norte. Os agentes também fiscalizaram outros 18 municípios, entre eles Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Livramento e Caxias do Sul.

Na segunda semana de fiscalização, foi fechada uma academia em Rio Grande pela falta de registro no CREF2/RS, além de permitir o exercício ilegal da profissão e não possuir profissional de Educação Física devidamente habilitado orientando as atividades. Na quarta semana, foram fechadas uma academia em Capão do Leão e duas em Tapes. Os estabelecimentos tiverem suas atividades suspensas por não possuírem registro junto ao CREF2/RS e não contarem com profissionais de Educação Física, devidamente habilitados, orientando as atividades físicas nos respectivos locais. Para voltarem a funcionar, estas empresas devem regularizar a sua situação.

DEFOR



CREF2/RS presente no anúncio do roteiro da tocha olímpica no Estado
03/11/2015
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), esteve presente no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini no dia 29, ocasião em que foi anunciado o trajeto pelo qual a tocha olímpica percorrerá o Rio Grande do Sul em 2016. O revezamento passará por mais de 20 cidades gaúchas. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, do governador do Estado, José Ivo Sartori, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, além de dezenas de atletas e dirigentes esportivos.

Em seu discurso, o ministro George Hilton afirmou que o grande legado das Olimpíadas para o Brasil será consolidar a prática de esportes, gerando saúde pública e propondo inclusão social. “Além dos jogos, estamos preparando a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que conterá a obrigatoriedade da Educação Física em todos os níveis escolares”, declarou.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a tocha olímpica, além da importância simbólica para os desportistas, mobilizará as comunidades por onde passar. “Este tipo de comprometimento tem o poder de agregar os brasileiros e deixar grandes legados”. Carmen também comemorou a fala do ministro relativa à Educação Física escolar. “Esta é uma bandeira de luta do Conselho e achamos uma sinalização positiva. Oxalá ele consiga implementar este programa".

Acesa em Olímpia, onde os Jogos surgiram na Grécia antiga, a tocha passará por vários lugares do mundo até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto de 2016, no estádio do Maracanã. No Rio Grande do Sul ela chega em julho, cerca de um mês antes do início dos Jogos. A chama passará por Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas (a confirmar), Esteio (a confirmar), Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias, Bento Gonçalves e Torres. No total, 330 cidades brasileiras receberão a tocha.

Olimpíadas 2016



Lançamento do Grupo de Gestão em Educação Física da UFPel tem palestra sobre empreendedorismo
21/10/2015
Fonte: CREF2/RS

No próximo dia 29, a partir das 19h, o Salão Espaço Mercosul da Universidade Federal de Pelotas será palco do lançamento do Grupo de Gestão em Educação Física (GEF) da UFPel. O evento apresentará à sociedade e às lideranças da Educação Física, Saúde, Esporte e Lazer as propostas e estratégias do GEF para atuar no âmbito da gestão, mapeando as possibilidades de desenvolvimento econômico e social da região sul do Estado. O profissional de Educação Física Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) fará a palestra "Empreendedorismo e liderança em Educação Física: promoção do desenvolvimento econômico e social".

Lançamento do Grupo de Gestão em Educação Física da UFPel
Data: Quinta-feira, 29 de outubro, das 19h às 22h
Local: Salão Espaço Mercosul da UFPel - Rua Andrade Neves, 1529 – Bairro Centro
Site: http://wp.ufpel.edu.br/esef/
Fone: (53) 3273-2752
Organização: ESEF-UFPel
Entrada gratuita
Palestra: "Empreendedorismo e liderança em Educação Física: promoção do desenvolvimento econômico e social", com Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS).

ESEF-UFPel



Comitê da Rio 2016 abre inscrições para revezamento da tocha olímpica em Porto Alegre
01/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar do revezamento da tocha olímpica na cidade. O evento, confirmado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, deverá ser realizado, na capital gaúcha, em julho de 2016. A organização prevê um passeio pelas ruas.

Os interessados têm até o dia 15 de outubro para se inscrever pelos sites www.rio2016.com.br/tochaolimpica, www.issoeouro.cocacola.com.br, www.quemseatreve.com.br e www.revezamentobra.com.br. Além de preencher o formulário, é necessário enviar um texto, explicando o motivo pelo qual deve ser um dos escolhidos. Para aumentar as chances, é possível enviar a mesma história para todas estas páginas e sugerir outras pessoas.

As indicações passarão por uma avaliação do Comitê Organizador do Revezamento da Tocha Olímpica e de parceiros do evento. O resultado deve ser divulgado até o dia 29 de fevereiro de 2016.

O prefeito José Fortunati destacou a participação de Porto Alegre no revezamento da chama como uma oportunidade de os moradores vivenciarem a Olimpíada de 2016. “É um evento muito importante para o país que, como a Copa do Mundo de 2014, vai fazer com que as atenções no mundo inteiro se voltem para o Brasil. O fato de Porto Alegre se integrar à programação faz com que as pessoas vivam de forma mais intensa esta experiência”, afirmou.

Em Porto Alegre, a chama deve ser conduzida por um roteiro de cerca de 20 quilômetros, percorrendo pontos importantes, mas que ainda está sendo definido pelos organizadores. Cem pessoas conduzirão a tocha. No final do percurso, será realizada uma celebração festiva. No Rio Grande do Sul, a tocha passará também por Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul.

Tocha Olímpica Olimpíadas Jogos Olímpicos



CREF2/RS presente na assinatura do patrocínio do Banrisul a clubes das séries C e D
30/09/2015
Fonte: Palácio Piratini

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), esteve presente na assinatura do acordo em que o governo estadual, através do Banrisul, vai patrocinar os clubes gaúchos de futebol que disputam as séries C e D do Campeonato Brasileiro, nesta reta final da competição. O acordo foi assinado nesta terça-feira (29), em evento no Palácio Piratini. O patrocínio do banco se dará por cota única. O repasse será de cerca de R$ 300 mil para cada um dos participantes gaúchos no torneio. Juventude, Brasil de Pelotas e Caxias são os clubes que disputam a Série C. Ypiranga e Lajeadense competem na Série D. Os times já jogam neste final de semana com o nome do banco nas camisetas.

Futebol



Fiscalização fecha duas academias no interior no Estado
22/07/2015
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 13 e 17 de julho, as ações de fiscalização do CREF2/RS, realizadas pelo interior do Estado, fecharam duas academias por não possuírem certificado de registro e profissional de Educação Física habilitado orientando as atividades no local. De acordo com Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), para retornarem a funcionar normalmente, estes estabelecimentos deverão regularizar a sua situação junto ao Conselho.

O andamento destes casos foi dado internamente. São Vicente, Santiago, Cacequi, Alegrete, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Pelotas, Capão do Leão, Arroio Grande, Dom Feliciano, Camaquã, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Charqueadas foram as cidades visitadas pelo DEFOR na última semana.

Fiscalização



Ação conjunta do CREF2/RS com a Vigilância Sanitária fecha academia em Bento Gonçalves
22/06/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ao longo da última semana, mais uma ação de fiscalização conjunta com a Vigilância Sanitária. Em Bento Gonçalves, foram visitados mais de vinte estabelecimentos, sendo que mais da metade das empresas foi autuada por alguma irregularidade. As principais infrações encontradas foram falta de registro de Pessoa Jurídica, permissão de exercício ilegal da profissão e ausência de profissional de Educação Física no local.

Entre as academias visitadas, uma foi fechada pela Fiscalização e está proibida de exercer a atividade até que a sua situação seja regularizada. "Desta forma, garantimos que o estabelecimento seja impedido de fornecer o serviço de forma adequada", explica Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. "Empresas sem registro e sem a presença de um profissional de Educação Física habilitado estão em situação irregular e causam riscos à saúde do consumidor. A função do CREF2/RS é não permitir que isto ocorra", completa.

A ação conjunta do CREF2/RS com a Vigilância Sanitária foi considerada positiva e continuará, nos próximos meses, também em outros municípios do interior do Estado. Entre 2014 e 2015, foram visitadas cidades como Pelotas, Tramandaí e Canoas.

Bento Gonçalves Vigilância Sanitária fiscalização



Interiorizasul visita Pelotas neste mês
02/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Neste mês, o projeto estará em Pelotas, nos dias 14 e 15 de abril, para oferecer aos profissionais de Educação Física da região sul do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento já pode ser feito por aqui. Além de forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, o agendamento otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada procedimento. No local, o atendimento é por ordem de chegada.

Interiorizasul Pelotas
14 e 15 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Sala de Reuniões da Universidade Federal de Pelotas – ESEF/UFPEL
Endereço: Rua Luiz de Camões, 625 – Bairro Tablada



Interiorizasul inicia 2015 em Frederico Westphalen amanhã e quarta-feira
09/03/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF/2 executa o Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. O projeto inicia 2015 amanhã (10) e quarta-feira (11) em Frederico Westphalen, para oferecer aos profissionais de Educação Física da região do Médio Alto Uruguai os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

Além de Frederico Westphalen, o Interiorizasul já tem visitas agendadas para Capão da Canoa (de 26 a 28 de março) e Pelotas (14 e 15 de abril). Nestes locais, o agendamento do atendimento já pode ser feito aqui.

Interiorizasul Frederico Westphalen
Datas: 10 e 11 de março
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Clube Itapagé – Sala 1 (anexa ao Ginásio)
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 151



CREF2/RS firma termo de cooperação com Confederação Nacional de Kickboxing
05/03/2015
Fonte: CREF2/RS

CREF2/RS e Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB) firmaram, nesta semana, termo de cooperação. A parceria tem a finalidade de fortalecer as artes marciais no Estado, divulgando dos projetos da Confederação e exigindo que todos que atuam na condição de profissional Educação Física possuam registro junto ao CREF2/RS.

"O kickboxing é arte marcial de alto nível e o convênio será de suma importância para o seu crescimento no Rio Grande do Sul", avaliou Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS), presidente da CNKFB. Para ele, a parceria respaldará o trabalho das academias e dos profissionais de kickboxing que são devidamente filiados à Confederação e registrados no Conselho. "No futuro, queremos realizar ações conjuntas de fiscalização também, para garantir que professores sem preparo técnico e academias irregulares não ofereçam treinamento da modalidade", completou.

Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil – Centro de Treinamento
Rua General Osório, 904 – Centro. Pelotas (RS)
Informações: www.cnkfb.com.br



Conexão CREF reúne profissionais e estudantes em Santa Maria
15/12/2014
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (12), o CREF2/RS realizou em Santa Maria a quarta etapa do Conexão CREF. O projeto, que tem o intuito de aproximar Conselho e profissionais, explicou de maneira didática aos presentes como funciona a Fiscalização e seus desdobramentos jurídicos. A atividade contou com palestras ministradas por Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR); e Cristiane Costa, coordenadora do Departamento Jurídico do CREF2/RS.

"O encontro foi útil e produtivo, já que o Conexão CREF tem o objetivo de informar os profissionais sobre questões do dia a dia da profissão, mas que muitos desconhecem", avaliou Cristiane. Na conversa, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão, a finalidade do CREF2/RS em orientar e fiscalizar a atividade profissional e a Resolução CONFEF nº 224/2012, que regulamenta as atribuições do Responsável Técnico.

O evento, realizado na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), contou também com a presença de acadêmicos do curso de Educação Física, que puderam compreender melhor questões como a necessidade registro profissional e a obrigatoriedade de supervisão de estágio no local de trabalho. "Com o Conexão CREF, os profissionais passam a entender melhor como funciona o Conselho e podem passar estas informações adiante", concluiu Cristiane.

Em 2014, o Conexão CREF foi realizado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. O projeto terá novas edições em 2015 em outras cidades do interior do Estado.



Conexão CREF tira dúvidas de profissionais em Santa Maria na sexta-feira
09/12/2014
Fonte: CREF2/RS

Dedicado aos profissionais de Educação Física e proprietários de academias, o Conexão CREF promove em Santa Maria, na próxima sexta-feira (12), encontro dos Departamentos de Fiscalização, Jurídico e da Comissão de Ética do CREF2/RS com todos os registrados no Conselho. A atividade, que será realizada pela primeira vez em Santa Maria, tem objetivo de abrir espaço para debate e esclarecimento de dúvidas, tanto sobre o procedimento fiscalizatório e seus desdobramentos como sobre o papel, a responsabilidade e as atribuições do profissional e do responsável técnico no local de trabalho.

O evento será realizado na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) e as inscrições podem ser feitas aqui ou diretamente no local. "O Conexão CREF vem abrindo espaço para que os profissionais tirem dúvidas e tragam ideias para debate, gerando assim boa discussão sobre a prática profissional", analisa Fernanda Rodrigues, coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação. Em sua quarta edição, o Conexão CREF passou anteriormente por Porto Alegre, Pelotas e Caxias do Sul, esclarecendo questões importantes sobre o dia a dia de trabalho do profissional de Educação Física e diminuindo assim o número de autuações.

Conexão CREF Santa Maria
Data: 12/12 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria (auditório)
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro
Inscrições: aqui



CREF2/RS abre Processo Seletivo Público
25/11/2014

O CREF2/RS abriu hoje Processo Seletivo Público para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. A coordenação técnico-administrativa é da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

As inscrições estão abertas até o dia 22 de dezembro e podem ser feitas pelo site www.fundatec.org.br. O valor varia entre R$ 80 (nível superior), R$ 50 (nível médio) e R$ 35 (nível fundamental completo). A data provável de realização da prova é 25 de janeiro de 2015 e o edital completo do concurso pode ser conferido aqui. As inscrições já estão abertas.

Nível Superior
Cargos (vagas): Agente de Orientação e Fiscalização – Porto Alegre/RS (1 + CR), Agente de Orientação e Fiscalização – Caxias do Sul/RS (CR), Agente de Orientação e Fiscalização - Santa Maria/RS (CR), Agente de Orientação e Fiscalização – Pelotas/RS (CR), Assistente Administrativo (CR), Assistente de Comunicação (CR), Assistente de Fiscalização (1 + CR), Assistente de Informática (CR), Assistente de Secretária (CR), Assistente Financeiro (1 + CR), Assistente Jurídico (CR) e Jornalista (CR)
Carga horária: 25 a 40h
Salário: R$ 1.767,94 a R$ 3.214,43

Nível médio
Cargos (vagas): Auxiliar Administrativo - Porto Alegre/RS (3 + CR), Auxiliar Administrativo – Caxias do Sul/RS (1 + CR), Auxiliar Administrativo – Pelotas/RS (CR), Auxiliar Administrativo – Santa Maria/RS (CR) e Motorista (CR)
Carga horária: 40h
Salário: R$ 1.542,92

Nível fundamental completo
Cargos (vagas): Auxiliar de Serviços Gerais (CR)
Carga horária: 40h
Salário: R$ 938,61



Conexão CREF tira dúvidas de profissionais em Pelotas
25/11/2014

Na última sexta-feira (21), o CREF2/RS realizou a terceira etapa do Conexão CREF, em Pelotas. O projeto tem o intuito de aproximar Conselho e profissionais, esclarecendo como funciona a Fiscalização e seus desdobramentos, sendo dedicado aos Responsáveis Técnicos, proprietários de academias e demais atuantes na área.

A atividade contou com palestras ministradas por Liziane Soares, assessora da diretoria do CREF2/RS; Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR); e Eliane Flores (CREF 002649-G/RS), conselheira e membro da Comissão de Ética Profissional. "O encontro foi muito útil e positivo. O Conexão CREF tem o objetivo de informar os profissionais sobre questões do dia a dia da profissão, mas que muitos desconhecem", avaliou Liziane. "Desta forma, ao longo das palestras surgem muitas dúvidas e esclarecimentos", completou.

Na conversa com os profissionais, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão e a finalidade do CREF2/RS em "orientar e fiscalizar a atividade profissional". Além disto, questões como atribuições do Responsável Técnico, objetivos e consequências da Fiscalização e temas que ainda tramitam no Judiciário foram explicados pelos palestrantes. "Com o Conexão CREF, os profissionais passam a entender melhor como funciona o Conselho e podem passar estas informações adiante", concluiu Liziane.

O Conexão CREF terá mais uma edição em 2014. No dia 12 de dezembro, Santa Maria recebe nova etapa do projeto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por aqui.



Pelotas recebe Conexão CREF amanhã
20/11/2014

Nesta sexta-feira (21), o CREF2/RS dá continuidade ao Conexão CREF, projeto em que realiza encontros da sua Comissão de Ética e dos departamentos de Fiscalização e Jurídico com os profissionais registrados no Conselho. A atividade será realizada na Escola de Educação da UFPel e tem inscrições gratuitas. Para participar, clique aqui.

Com o intuito de aproximar e orientar os profissionais do interior do Estado, o Conexão CREF leva ao conhecimento dos registrados o papel da fiscalização e seus procedimentos, diminuindo assim o número de autuações. O papel e as atribuições do Responsável Técnico também são trazidos para esclarecimento. Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, o encontro vai fortalecer o trabalho do Conselho e valorizar o profissional de Educação Física de Pelotas e região. "Além disto, vai abrir espaço para que eles tragam dúvidas e ideias para debate", comenta.

Conexão CREF Pelotas
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: ESEF/UFPel – Auditório
Endereço: Rua Luís de Camões, 625 – Três Vendas
Inscrições: aqui



Conselho e Vigilância Sanitária atuam juntos em Pelotas
19/11/2014

No último dia 6 de novembro, CREF2/RS e Vigilância Sanitária (VISA) realizaram ação de fiscalização conjunta em Pelotas. Todos os 25 estabelecimentos visitados foram autuados pela VISA por não possuírem alvará sanitário e pelo Conselho pela ausência de profissional de Educação Física no local, exercício ilegal da profissão e pela falta de certificado de registro junto ao CREF2/RS.

Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, destacou que "foi solicitada a suspensão das atividades nos locais visitados" e que "agora realizaremos os devidos encaminhamentos internamente". Após o prazo concedido para regularização, os estabelecimentos que não cumprirem as determinações da lei, "correm o risco de punições mais severas", frisou. Com total de 34 documentos lavrados, entre autos de infração, termos e relatórios de visitas, a parceria entre CREF2/RS e Vigilância Sanitária obteve resultado positivo em Pelotas e continuará em outros municípios.



Fórum-RS realiza ação de fiscalização conjunta em Pelotas
18/11/2014

Entre os dias 4 e 7 de novembro, o Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas (Fórum-RS), por meio do Grupo de Agentes Fiscais (GAF), promoveu terceira ação conjunta de fiscalização, desta vez em Pelotas. As visitas foram feitas em Instituições de Longa Permanência de Idosos (LPIS), no Presídio Regional de Pelotas e em todos os outros estabelecimentos que cada conselho fiscaliza em suas rotinas, como instituições de saúde (UBS, clínicas e hospitais), academias, farmácias, indústrias e agropecuárias.

Integraram a ação, junto com o CREF2/RS, os agentes fiscais dos Conselhos de Farmácia, Engenharia e Agronomia, Nutricionistas, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Odontologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Veterinária, Administração, Contabilidade, Corretores de Imóveis e Biblioteconomia.



Conexão CREF chega a Pelotas na próxima semana
13/11/2014

Para se aproximar e orientar os profissionais de Educação Física, o CREF2/RS dá continuidade ao Conexão CREF, em que realiza encontros da sua Comissão de Ética e dos departamentos de Fiscalização e Jurídico com os registrados no Conselho. A terceira atividade do projeto será realizada no dia 21 de novembro, em Pelotas.

Como destaca Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), o objetivo do Conexão CREF é levar ao conhecimento dos profissionais e estabelecimentos o papel do Departamento de Fiscalização e seus procedimentos, diminuindo assim o número de autuações. O papel, as responsabilidades e as atribuições do responsável técnico também são trazidos para esclarecimento. "Os encontros vão fortalecer o trabalho do Conselho e valorizar o profissional de Educação Física, além de abrir espaço para que dúvidas sejam sanadas e ideias discutidas", comenta.

As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail eventos@crefrs.org.br e os interessados podem enviar também seus questionamentos e tópicos de interesse para serem abordados nas apresentações.

Conexão CREF Pelotas
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: ESEF/UFPel – Auditório
Endereço: Rua Luís de Camões, 625 – Três Vendas
Inscrições: eventos@crefrs.org.br



Conexão CREF conversa com profissionais de Educação Física em Caxias do Sul
27/10/2014

Na quinta-feira (23), o CREF2/RS realizou a segunda etapa do Conexão CREF, em Caxias do Sul. Ainda em caráter piloto, o projeto tem o intuito de explicar como funciona o procedimento fiscalizatório e seus desdobramentos, sendo dedicado aos Responsáveis Técnicos, proprietários de academias e demais profissionais que atuam na área.

A atividade contou com palestras ministradas por Cristiane Crosta, assessora jurídica do CREF2/RS; Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR); e Eliana Flores (CREF 002649-G/RS), conselheira e membro da Comissão de Ética Profissional. "O público presente avaliou de forma positiva esta nova edição do projeto", contou Cristiane. "Eles tiveram suas dúvidas sanadas, participando de forma interativa no debate".

Na conversa com os profissionais, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão e a finalidade do CREF2/RS em "orientar e fiscalizar a atividade profissional, defendendo o respeito e a ética". Além disto, questões como atribuições do Responsável Técnico, objetivos e consequências da Fiscalização e temas polêmicos que ainda tramitam no Judiciário foram sugeridos e trazidos para esclarecimento dos presentes.

O Conexão CREF terá mais duas edições em 2014. Nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro, respectivamente, Pelotas e Santa Maria recebem nova edição do projeto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por aqui.



Conexão CREF promove primeiro encontro neste sábado
07/10/2014
Fonte: CREF2/RS

Para se aproximar e orientar os profissionais de Educação Física, o CREF2/RS inicia nesta semana o Conexão CREF, em que realiza encontros da sua Comissão de Ética e dos departamentos de Fiscalização e Jurídico com os registrados no Conselho. Em caráter piloto, a primeira atividade do projeto será realizadas neste sábado (11), em Porto Alegre. No 23 de outubro, será a vez de Caxias do Sul receber o evento.

Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), o Conexão CREF permite levar ao conhecimento dos profissionais e estabelecimentos o papel da Fiscalização, bem como seus procedimentos, diminuindo assim o número de autuações. ""Os encontros vão fortalecer o trabalho do Conselho e valorizar o profissional de Educação Física, além de abrir espaço para esclarecimento de dúvidas e discussões de ideias"", comenta.

Em 2014, o Conselho ainda realiza outros dois pilotos, em Pelotas e Santa Maria, para elaboração do planejamento 2015 do projeto, em que outras regiões do Estado também serão contempladas com a atividade. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail eventos@crefrs.org.br e os interessados podem enviar também seus questionamentos e tópicos de interesse para serem abordados nas apresentações.

Conexão CREF Porto Alegre
Data: 11/10 (sábado)
Horário: 9h
Local: CREF2/RS
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Inscrições: eventos@crefrs.org.br

Conexão CREF Caxias do Sul
Data: 23/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: CREF Serra
Endereço: Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X
Inscrições: eventos@crefrs.org.br



Conexão CREF realiza encontros com profissionais do interior do Estado
26/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Para se aproximar e orientar os profissionais de Educação Física, o CREF2/RS inicia em outubro o Conexão CREF, em que realiza encontros dos departamentos de Fiscalização e Jurídico, bem como da sua Comissão de Ética, com os registrados no Conselho. Em caráter ainda experimental, as primeiras atividades do projeto serão realizadas nos dias 11 de outubro, em Porto Alegre, e 23 de outubro, em Caxias do Sul.

Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), o Conexão CREF permite levar ao conhecimento dos profissionais e estabelecimentos o papel da Fiscalização, bem como seus procedimentos, diminuindo assim o número de autuações. "Os encontros vão fortalecer o trabalho do Conselho e valorizar o profissional de Educação Física, além de abrir espaço para esclarecimento e dúvidas e discussões de ideias", comenta.

Em 2014, o Conselho ainda realiza outros dois pilotos, em Pelotas e Santa Maria, para elaboração do planejamento 2015 do projeto, em que outras regiões do Estado também serão contempladas com a atividade. As inscrições estão abertas pelo e-mail eventos@crefrs.org.br e os interessados podem enviar também seus questionamentos e tópicos de interesse para serem abordados nas apresentações.

Conexão CREF Porto Alegre
Data: 11/10 (sábado)
Horário: 9h
Local: CREF2/RS
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Inscrições: eventos@crefrs.org.br

Conexão CREF Caxias do Sul
Data: 23/10 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: CREF Serra
Endereço: Rua Antônio Ribeiro Mendes, 1849 – Pio X
Inscrições: eventos@crefrs.org.br



Interiorizasul atende em Pelotas amanhã e quarta-feira
04/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Nesta semana, o Conselho estará em Pelotas, para oferecer aos profissionais de Educação Física do município os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

Interiorizasul Pelotas
Datas: 05/08 (terça-feira) e 06/08 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h (05/08) e das 9h às 13h (06/08)
Local: Clube Brilhante
Endereço: Rua Pinto Martins, 349 – Centro



Interiorizasul visita Pelotas na próxima semana
29/07/2014
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Nos dias 5 e 6 de agosto, o Conselho vai a Pelotas, para oferecer aos profissionais de Educação Física do município os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

O atendimento pode ser agendado aqui.

Interiorizasul Pelotas
Datas: 05/08 e 06/08
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 18h (05/08) e das 9h às 13h (06/08)
Local: Clube Brilhante
Endereço: Rua Pinto Martins, 349 – Centro



UFPel recebe V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física
09/05/2014
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, entre hoje e amanhã, o V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física. Promovido pelo CREF2/RS, o evento deste ano tem como objetivo a reflexão sobre a profissão de Educação Física e suas especialidades, além do debate sobre implicações na intervenção profissional e a evasão nos cursos superiores.

A abertura do Fórum, feita por membros da Coordenação Geral e Diretoria do Conselho, serviu para apresentação de projetos dos departamentos de Registro, Jurídico e Fiscalização e Orientação. Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, falou sobre a importância do registro profissional e os coordenadores esclareceram as dúvidas mais frequentes dos alunos sobre o CREF2/RS. Além disso, Cristiane Correa, do Departamento Jurídico, relatou casos em que as universidades poderiam participar de maneira mais eficiente na fiscalização da prática profissional e na defesa da sociedade. "O CREF2/RS e as faculdades devem atuar lado a lado", comentou.

Na reunião, o Conselho reiterou a resolução do CONFEF que diferencia Licenciatura e Bacharelado em dois campos atuação distintos e reforçou a necessidade de maior diálogo com as universidades. A coordenadora de curso Magale Konrath (CREF 000378-G/RS, Feevale), por exemplo, trouxe para discussão as mudanças e os ajustes de currículo, assim como a permanente avaliação sobre as disciplinas de cada habilitação. Luciano Castro (CREF 008924-G/RS, PUCRS), por outro lado, colocou em debate os estágios e o que a universidade tem que fazer para garantir bons profissionais habilitados.

Também participaram do Fórum Daniel Zacaron (CREF 002379-G/RS, FSG), Fernanda Teixeira (CREF 005117-G/RS, UFPel), Luiz Loi (CREF 002264-G/RS, UNIJUÍ Santa Rosa), Pedro Batistella (CREF 000283-G/RS, Universidade de Cruz Alta), Vera Lucia Brauner (PUCRS), Claudio Gutierrez (CREF 014210-G/RS, ADIESEF), Cristiano da Rosa (CREF 000649-G/RS, Sogipa), Fabiano Bossle (CREF 000408-G/RS, UFRGS), José Luiz de Freitas (CREF 001797-G/RS, ULBRA Cachoeira do Sul) e os conselheiros Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).



CREF2/RS realiza V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física
06/05/2014
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Regional de Educação Física, por meio da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional (CESPP), realiza o V Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física, nos dias 9 e 10 de maio, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento deste ano tem como objetivo refletir sobre a profissão de Educação Física e suas especialidades, bem como sobre implicações na intervenção profissional e a evasão nos cursos superiores.

Além de painéis temáticos e relatos de práticas, o Fórum tem na sua programação atendimento do CREF2/RS aos coordenadores de curso e apresentação de projetos e inovações do Conselho, nos âmbitos de sua Coordenação Geral e Diretoria, e também dos departamentos de Registro, Jurídico e Fiscalização e Orientação.

V Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do RS
9 e 10 de maio
UFPel - Universidade Federal de Pelotas (Rua Luís de Camões, 625 - Três Vendas)
Local: Auditório ESEF

Confira a programação completa aqui.



CREF2/RS solicita retificação de edital à Prefeitura de Pelotas
16/01/2014
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS notificou a Prefeitura de Pelotas para garantir que Profissionais de Educação Física sejam chamados para ocupar vagas para as funções do Edital nº 094/2013, relativo ao programa Vida Ativa, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED, que promove vagas para as funções de Agente social do Esporte e Lazer – Bolsista e Agente Social e do Esporte e Lazer, às quais, estavam, respectivamente, sendo indicadas para ensino fundamental e médio. O CREF2/RS entende que as atividades relacionadas às oficinas de esporte, ginástica e orientação à caminhada são privativas do Profissional de Educação Física – Licenciado Pleno ou Bacharel. "Seguimos na defesa intransigente da Profissão, garantindo que a sociedade tenha serviços seguros e de qualidade", afirma presidente do Conselho, Eduardo Merino.



CREF2/RS completa Ciclo de Palestras
10/09/2013
Fonte: CREF2/RS
Confira as imagens do evento em nossa Galeria.

Na última quarta-feira, dia 04 de setembro, o Prof. Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS) ministrou a palestra “Tendências na Educação Física: Exercício e Saúde - Empreendedorismo na carreira e nos negócios”, na Câmara Municipal de Palmeira das Missões. O evento fez parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Município, com apoio do CREF2/RS e da UPF - Universidade de Passo Fundo.
Palmeira das Missões foi a terceira cidade visitada pelo Prof. Greco, que anteriormente esteve em Santa Maria e Pelotas, durante o Ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física promovido pelo Conselho, com apoio do SESC/RS. A palestra foi ainda ministrada em Caxias do Sul, no CREF Serra, pelo Prof. Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).
Todos os eventos foram gratuitos, voltados aos Profissionais de Educação Física.



Presidente do CREF2/RS ministra aula magna em Pelotas
30/04/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, ministrou aula magna na Faculdade Anhanguera em Pelotas, no dia 27 de abril, com o tema “Regulamentação e Mercado de Trabalho”. Cerca de 450 alunos assistiram a palestra, que se realizou nos turnos da manhã e noite. Estiveram presentes os coordenadores do curso de Educação Física da Faculdade e o diretor da ESEF-UFPEL, Francisco Gomes Schild.



Estudo aponta que é preciso estar ativo o dia inteiro para manter a boa forma
25/02/2013
Fonte: Zero Hora

Você seguiu direitinho as recomendações do médico (e da Organização Mundial de Saúde): 30 minutos de exercício físico por dia, de segunda a sexta. Está satisfeito consigo mesmo, tem saúde garantida, correto? Não completamente.

Um estudo novo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sugere que uma pessoa que se exercita apenas nesses poucos minutos, mas passa o resto do dia sentado ou realizando atividades que não demandam muito movimento, tem as mesmas condições de saúde de alguém que não faz exercício nenhum, mas fica zanzando de um lado para o outro o dia todo.

Até 10 anos atrás, a ciência se fixava somente nos benefícios do tempo do exercício físico — aquele vôlei, futebol, academia, corrida e caminhada, todos esportes de grande intensidade, mas que consomem somente de 5% a 8% do tempo acordado de uma pessoa. O restante da boa forma vem das atividades corriqueiras do dia a dia: cozinhar, passear com o cachorro, se levantar da mesa do trabalho para pegar um cafezinho, caminhar até a padaria para comprar pão etc.

Na última década, países como Austrália, Estados Unidos e Inglaterra têm fixado sua atenção no que as pessoas fazem fora do horário de praticar esportes. No Brasil, há alguns estudos que relatam o tempo que adolescentes ficam na frente do computador, da televisão e do videogame, mas ainda não havia um perfil completo de como as pessoas se movimentam rotineiramente: deslocamentos, lazer, trabalho e estudo.

Em tese de mestrado, Grégore Mielke, pesquisador do comportamento sedentário da UFPel, apresentou um estudo feito com quase 3 mil moradores de Pelotas, mas que pode ser aplicado na população de outras cidades de médio porte. Os resultados são surpreendentes: 10% dos entrevistados passam 12 horas ou mais por dia sentados. E quanto mais velha for a pessoa, menor será o comportamento sedentário.

O próprio conceito de sedentarismo muda:

— É possível que uma pessoa pratique muita atividade física, mas seja sedentária. Se ela ficar sentada na maior parte do tempo, sem se movimentar e só se exercitar meia hora por dia, pode ser considerada sedentária. E isso pode se reverter em uma pior condição de saúde — avalia Mielke.

Sedentarismo, portanto, significa se movimentar pouco durante o dia. E outra coisa, bem diferente, é ser fisicamente ativo. Assim, Mielke dividiu os entrevistados em quatro grupos:

1. Fisicamente ativos e não sedentários
2. Fisicamente ativos e sedentários
3. Fisicamente inativos e não sedentários
4. Fisicamente inativos e sedentários.

Os integrantes dos grupos 2 e 3 teriam os mesmos gastos energéticos durante o dia. Mas antes de cancelar a academia, preste atenção ao que diz Mielke:

— Eu gosto de fazer uma analogia: comer muita fruta ou verdura não anula os efeitos de comer muita gordura. O que eu quero dizer com isso é que os caminhos metabólicos para o gasto energético são diferentes e não se deve abandonar nenhum hábito que seja saudável para o organismo. O problema é que se tomou que 30 minutos de atividade física seriam uma cápsula de saúde e a pessoa não precisaria fazer mais nada. E isso não é verdade.



Presidente do CREF2/RS prestigia campeonato de Kickboxing
18/12/2012
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, prestigiou no dia 16 de dezembro o 2º Campeonato Brasileiro e 4º Sul-americano de Kickboxing, realizado em Pelotas pela Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB), entidade conveniada com o CREF2/RS. Segundo o Presidente da CNKFB, Leandro da Costa, cerca de 200 atletas competiram no certame, demonstrando o grau de inserção do esporte na sociedade. .

Merino saudou a aproximação de mais entidade de artes marciais ao Conselho: “Nossa política está sendo progressivamente assimilada pelos profissionais de lutas, que cada vez mais compreendem a formação superior como fonte de conhecimentos legais, éticos e científicos, bem como de uma nova prática profissional”



Presidente da Confederação de Kickboxing visita o CREF2/RS
31/10/2012
Fonte: CREF2/RS

O Presidente da Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB), Leandro da Costa, visitou hoje, dia 31, o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino. Na ocasião, Costa, que tem formação em Educação Física e Psicologia, defendeu a campanha pela qualificação dos lutadores preconizada pelo Conselho. “A formação superior em Educação Física proporciona o diferencial nos conhecimentos sobre o corpo e o desenvolvimento humano”, ressaltou.

Merino saudou a aproximação de mais entidade de artes marciais: “Nossa política está sendo progressivamente assimilada pelos profissionais de lutas, que cada vez mais compreendem a formação superior como fonte de conhecimentos legais, éticos e científicos, bem como de uma nova prática profissional”.

A CNKFB, entidade conveniada com o CONFEF, realizará no dia 16 de dezembro, em Pelotas, seu Campeonato Brasileiro de Kickboxing.