Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 150 profissionais e estudantes em Passo Fundo
25/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O Conselho promoveu na última terça-feira, dia 22 de outubro, a penúltima edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Passo Fundo. A atividade, realizada na UPF, reuniu cerca de 150 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS) e Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS), respectivamente nessa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, que foi dedicada para todos que atuam na Licenciatura. Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do IFRS – Campus Erechim e abordou os desafios que envolvem a formação de professores e a docência na sua apresentação. Ele é um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Na sequência, a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física” apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender. Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da empresa de consultoria Educare. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser por necessidade, mas também pode ser por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias com propostas diferentes”, explicou.

Ciclo 20 Anos Passo Fundo



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Uruguaiana
21/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, o Conselho promoveu mais uma edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Uruguaiana. A atividade, realizada na Biblioteca Pública Municipal, reuniu cerca de 20 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), respectivamente essa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, que foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Miryam ainda trouxe para o público o histórico das ações conduzidas pelo Sistema CONFEF/CREFs para a garantia da disciplina em todas as etapas do Ensino Básico, Fundamental e Médio e falou um pouco sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar. “A prática proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, deu continuidade ao evento. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar até as medalhas conquistadas na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou um vídeo sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Mais informações na página principal do nosso site.

Ciclo 20 Anos Uruguaiana



CREF2/RS promove quinta edição do Ciclo de Palestras de 20 anos em Passo Fundo
11/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quinta edição da atividade ocorrerá em Passo Fundo, no dia 22 de outubro, e vai abordar os temas “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, em uma apresentação ministrada por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS); e “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, uma palestra conduzida por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF, das 19h20min às 22h. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições podem ser feitas neste link ou diretamente no local.

Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, participando do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e do GTT Escola. Tem experiência em temas ligados aos desafios da formação de professores e da docência. É um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Já Marcelo é doutor em Administração pela Unisinos e docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física, com passagem por diversas instituições do ensino no Rio Grande do Sul, como Feevale e UniRitter. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Passo Fundo
Data e horário: 22 de outubro, terça-feira, das 19h20min às 22h
Local: Auditório da Faculdade de Odontologia – UPF
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – São José
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Passo Fundo



Interiorizasul vai a Carazinho e Passo Fundo no final de outubro
10/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, desta vez atendendo em Carazinho, no dia 29 de outubro; e em Passo Fundo, nos dias 30 e 31 de outubro. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região Noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e receberá a documentação de recém-graduados para novos registros.

Interiorizasul Carazinho
Data e horário: 29 de outubro, terça-feira, das 13h30min às 18h
Local: Ginásio da ACAPESU
Endereço: Avenida Flores da Cunha 334 - Bairro Boa Vista

Interiorizasul Passo Fundo
Data e horário: 30 de outubro, quarta-feira, das 10h30min às 12h30min e das 13h30min às 18h; e 31 de outubro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h
Local: UPF-Passo Fundo-Campus l - Campus I - Sala 1 - Faculdade de Ed. Física e Fisioterapia
Endereço: BR 285, Km 292 – Bairro São José

Interiorizasul



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Pelotas
10/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 8 de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Pelotas. A atividade, realizada na ESEF/UFPel, reuniu cerca de 60 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS) e Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

A abertura do Ciclo em Pelotas foi feita pelo conselheiro do CREF2/RS e diretor da ESEF/UFPel Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), que saudou os presentes e salientou a importância do Conselho para o crescimento de toda a profissão. Na sequência, Curth ministrou a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física”, em que apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender.

Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para pequenas empresas. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser apenas por necessidade, mas pode ser também por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias boutique e academias low cost”, explicou.

O segundo momento do evento teve a palestra “Motiva-Ação! Atitudes Empreendedoras unindo Propósito com Resultado”, ministrada por Machado. Mestre em Administração pela UFRGS, consultor e executive coach certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching, ele falou sobre as mais recentes inovações no mundo dos negócios, vinculadas ao conceito de gestão 4.0, e sobre a importância dos profissionais adotarem uma postura de liderança dentro de suas carreiras.

Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, Machado também apresentou exemplos de academias e de profissionais que adotaram uma gestão correta de carreira e de ações de marketing digital que se mostraram extremamente eficazes. “Na Educação Física, assim como em qualquer outra área, é importante que os profissionais desempenhem o papel de um agente de transformação digital, sempre atento ao que as novas tecnologias podem agregar aos seus clientes. A boa comunicação e o domínio do processo de venda são essenciais nesse processo”, considerou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.

Ciclo 20 Anos Pelotas



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne cerca de 90 participantes em Santa Maria
02/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem, dia 1º de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Santa Maria. A atividade, realizada na Faculdade Metodista Centenário, reuniu cerca de 90 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Mariângela Afonso (CREF 008426-G/RS) e Fabrício Boscolo (CREF 028184-G/RS).

Depois de uma breve fala do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física: Perspectiva e Formação de Professores”. Pós-doutora em Educação Física pela UFRGS, Mariângela é professora da ESEF/UFPel, além de autora de diversos artigos sobre temas ligados às mudanças e perspectivas do ensino, formação de professores e atividade física na escola. Na sua apresentação, ela falou sobre a carreira docente, atrelada à importância da formação continuada, e sobre as dificuldades enfrentadas por quem é professor.

Trazendo exemplos de iniciativas da UFPel, como o projeto de extensão “Ressignificando a Educação Física na Escola”, Mariângela destacou que as condições salariais precárias, assim como as recentes determinações que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, podem fazer que o papel do professor de Educação Física perca sentidos e significados. “A saída que temos é nos diversificar enquanto profissionais, buscando capacitações e a renovação da nossa própria função. A aquisição de conhecimento é fundamental para que possamos defender a Educação Física na escola”, frisou.

A segunda palestra do evento, intitulada “Treinamento Intervalo de Alta Intensidade: Método de Treino, Limitações e Potencialidades”, foi dedicada a todos que atuam na área do Bacharelado. Doutor em Educação Física pela UNICAMP, professor da ESEF/UFPel e integrante do grupo de pesquisa em treinamento desportivo e desempenho físico da universidade, Fabrício é autor de diversas publicações sobre estes assuntos e membro do National Strenght and Conditioning Association e do American College of Sports Medicine. Na sua palestra, ele destacou que existem diferentes tipos de treinamento intervalado de alta intensidade e identificou todos os mitos que envolvem o HIIT.

Mostrando que o treinamento intervalo de alta intensidade existe desde os anos 20, mas que se tornou uma forte tendência no mundo fitness há pouquíssimo tempo, Fabrício também salientou que os profissionais de Educação Física precisam dominar profundamente as suas características e particularidades, para a sua correta aplicação. “O HIIT não é uma novidade científica, como muitos acham, e não é mal tolerado por sedentários. Como existem diferentes tipos de HITT, a prescrição do treinamento precisa ser baseada em parâmetros individuais, com a duração, intensidade e recuperação embasadas sempre em dados científicos”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.

Ciclo 20 Anos Santa Maria



Conselho realiza quarta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Uruguaiana
25/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quarta edição da atividade ocorrerá em Uruguaiana, no dia 18 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, na palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana, das 17h30min às 20h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Uruguaiana
Data e horário: 18 de outubro, sexta-feira, a partir das 17h30
Local: Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana
Endereço: Rua Santana, s/nº – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Uruguaiana



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ocorre em Pelotas no próximo mês
19/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A terceira edição da atividade ocorrerá em Pelotas, no dia 8 de outubro, e vai abordar os temas “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, em uma apresentação ministrada por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS); e “Motiva-Ação! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado”, na palestra conduzida por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na UFPel/ESEF, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Doutor em Administração pela Unisinos, Marcelo é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Já Felipe Mestre é mestre em Administração pela UFRGS, consultor e professor universitário nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas. Educador empresarial, é leader & executive coach, certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, também tem experiência nas áreas de gestão de carreira, empreendedorismo e marketing de serviços em academias.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Pelotas
Data e horário: 8 de outubro, terça-feira, a partir das 19h
Local: UFPel - ESEF
Endereço: Rua Luís de Camões, 625 – Três Vendas
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Pelotas



Conselho leva Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos para Santa Maria em outubro
18/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A segunda edição da atividade ocorrerá em Santa Maria, no dia 1º de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física: perspectivas e formação de professores”, em uma apresentação ministrada por Mariangela Afonso (CREF 008426-G/RS); e “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade: método de treino, limitações e potencialidades”, na palestra conduzida por Fabrício Boscolo (CREF 028184-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Faculdade Metodista Centenário (FMC), das 9h às 12h15min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul.

Pós-doutora em Educação Física pela UFRGS, Mariangela é professora da Escola de Educação Física da UFPel e tutora do Programa Educação Tutorial (PET) da universidade. Tem experiência na área da Educação, atuando diretamente em temas ligados à mudanças e perspectivas do ensino, formação de professores e atividade física na escola. De 2014 a 2017, foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É autora de diversos artigos científicos sobre estes assuntos.

Já Fabrício é doutor em Educação Física pela UNICAMP, professor da Escola de Educação Física da UFPel e integrante do grupo de pesquisa em treinamento desportivo e desempenho físico da universidade, com ênfase em artes marciais e esportes de combate, avaliação física, métodos para atidão física e treinamento intervalado de alta intensidade. É autor de diversas publicações sobre estes temas e membro do National Strenght and Conditioning Association e do American College of Sports Medicine.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Santa Maria
Data e horário: 1º de outubro, terça-feira, das 9h às 12h15min
Local: Faculdade Metodista Centenário – Auditório FMC
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Santa Maria



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 100 participantes em Porto Alegre
11/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 10 de setembro, o Conselho promoveu a primeira edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Porto Alegre. A atividade, realizada na Fadergs, reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Depois de uma breve fala inicial do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar, até a medalha conquistada na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou dois vídeos sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Com quatro dinâmicas que envolveram todos os presentes, em que foram utilizados balões, bolas de tênis e música, Miryam ainda trouxe para o público um pouco da parte lúdica da Educação Física Escolar. “A prática, como as atividades que experimentamos aqui, proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Mais informações serão divulgadas em breve.

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



COF encerra ciclo de palestras em Passo Fundo
02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 27 de agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou, em Passo Fundo, a quarta e última edição do seu ciclo de palestras. O evento, promovido na UPF, reuniu cerca de 100 profissionais e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS).

O evento, dividido em duas partes, tratou inicialmente das ações e dos processos de fiscalização. Os membros da COF explicaram para os presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo CREF2/RS em todos estes casos. O público também pode tirar dúvidas sobre estágios e sobre a atuação profissional.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”, foi ministrada por Leal e trouxe para debate um assunto de grande interesse, principalmente para aqueles que atuam no mercado fitness. Na sua fala, o palestrante também salientou como a avaliação física também pode ser implementada em outros locais, como os ambientes corporativos.

Aproximando o Conselho dos profissionais e dos acadêmicos do interior, o Ciclo de Palestras em Passo Fundo teve a entrada gratuita para todo o público. O evento, avaliado de maneira extremamente positiva pela COF, teve a sua primeira edição em maio e também passou pelas cidades de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas.

Ciclo de Palestras COF Fiscalização



CREF2/RS promove hoje ciclo de palestras da Fiscalização em Passo Fundo
27/08/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar em Passo Fundo, nesta terça-feira, dia 27 de agosto, a quarta e última edição do seu ciclo de palestras. A atividade, que ocorrerá na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF, vai contar com as palestras dos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS, também relacionadas à Lei do Estágio. Na sequência, Leal vai ministrar a palestra “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”. Com grande experiência na área, o personal trainer também é o criador e o responsável técnico do Total Body Test.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Passo Fundo
Data e horário: 27 de agosto, terça-feira, às 19h
Local: UPF – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Sala 14
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – Bairro São José
Inscrições diretamente no local
* Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras Fiscalização Passo Fundo



CREF2/RS inicia comemoração de 20 anos com ciclo de palestras em Porto Alegre
20/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai realizar, no segundo semestre de 2019, um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A primeira edição da atividade ocorrerá na em Porto Alegre, no dia 10 de setembro, e vai contar com as palestras “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, a primeira etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Lajeado e Santa Maria.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, na capital, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com cinco medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017 e 2018.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola” e já ministrou cursos sobre inclusão escolar em diversas cidades.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



Ciclo de Palestras da Fiscalização reúne 90 participantes em Pelotas
19/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 15 agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização, em Pelotas. O evento, promovido na Faculdade Anhanguera, reuniu 90 profissionais de Educação Física e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do ex-atleta e treinador de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS).

O Ciclo teve início com a exposição das ações e dos processos de fiscalização do CREF2/RS. Os dois membros da COF explicaram aos presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo Conselho em todos estes casos. O público interagiu tirando dúvidas sobre o exercício ilegal da profissão e o estágio regular, além de esclarecimentos sobre o Termo de Compromisso de Estágio e a permanência integral do profissional de Educação Física no estabelecimento.

No segundo momento do evento, ocorreu a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Triatlo e Corrida de Montanha”, conduzida por Remião. Em sua fala, ele comemorou o crescimento no número de grupos de corrida em academias, clubes e empresas. "Isto viabiliza cada vez mais a prática esportiva coletiva, seja na modalidade corrida, triatlo ou corrida de montanha. Também é importante reconhecer o papel das assessorias esportivas neste processo”.

Remião ainda explicou que o treinamento para endurance envolve os métodos contínuo, intervalado e fracionado, cada um destes destinado a um tipo de atleta específico. O ex-atleta também citou como aspectos importantes na elaboração do treino, como o nível do desportiva, os objetivos, a metodologia das cargas e o calendário de competições.

Além do evento, a Comissão realizou audiências para assinatura de Termo de Cooperação e uma reunião com os profissionais e proprietários de academias de Pelotas. Em Rio Grande, houve um encontro com o pró-reitor da FURG, que tratou do apostilamento realizado pela instituição, além de uma reunião com os profissionais e proprietários de academias do município. A última edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização será realizada em Passo Fundo, no dia 27 de agosto. Inscrições e mais informações aqui.

Ciclo de Palestras da Fiscalização



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Passo Fundo
30/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar em Passo Fundo, no dia 27 de agosto, a quarta e última edição do seu ciclo de palestras. A atividade, que ocorrerá na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF, vai contar com as palestras dos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Leal vai ministrar a palestra “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”. Com grande experiência na área, o personal trainer também é o criador e o responsável técnico do Total Body Test.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Passo Fundo
Data e horário: 27 de agosto, terça-feira, às 19h
Local: UPF – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Sala 14
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – Bairro São José
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras Fiscalização Passo Fundo



Ciclo de Palestras da COF discute fiscalização e avaliação física em Caxias do Sul
11/06/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 6 de maio, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou, em Caxias do Sul, a segunda edição do seu ciclo de palestras. O evento, promovido na FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, reuniu cerca de 50 profissionais e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS).

O evento, dividido em duas partes, tratou inicialmente das ações e dos processos de fiscalização. Os Conselheiros e membros da COF explicaram para os presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo CREF2/RS em todos estes casos. O público também pode tirar dúvidas sobre estágios e sobre a atuação profissional.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”, foi ministrada por Leal e trouxe para debate um assunto de grande interesse, principalmente para aqueles que atuam no mercado fitness. “A oferta da avaliação física, etapa em que percebemos com clareza o que podemos fazer com cada pessoa, é que diferencia a boa academia e o bom personal dos estabelecimentos e dos profissionais comuns”, declarou. Na sua fala, o palestrante também salientou como a avaliação física também pode ser implementada em outros locais, como empresas e escolas.

Aproximando o Conselho dos profissionais e dos acadêmicos do curso de Educação Física, o Ciclo de Palestras em Caxias do Sul – que teve a entrada gratuita para todo o público – foi avaliado de maneira extremamente positiva pela COF, sobretudo pela boa presença de público. O evento ainda terá datas em Passo Fundo e em Pelotas, que serão anunciadas em breve.

Ciclo de Palestras Fiscalização Caxias do Sul



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização amanhã em Caxias do Sul
05/06/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar amanhã, dia 6 de junho, a segunda edição do seu ciclo de palestras, em Caxias do Sul. A atividade, que ocorrerá na FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha, vai contar com as palestras dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Leal vai ministrar a palestra “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”. Com grande experiência na área, o personal trainer também é o criador e o responsável técnico do Total Body Test.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento. Já em agosto, o Ciclo de Palestras da COF será realizado em Pelotas e Passo Fundo. Mais informações sobre estas datas serão anunciadas em breve.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Caxias do Sul
Data e horário: 6 de junho, quinta-feira, às 19h
Local: FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha – Sala A110
Endereço: Rua Os Dezoito do Forte, 2366 – São Pelegrino
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras Fiscalização Caxias do Sul



Comissão de Fiscalização realiza ciclo de palestras em Santa Maria
23/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizará em Santa Maria, no dia 30 de maio, a primeira edição do seu mais novo ciclo de palestras. A atividade, que ocorrerá no Sesc Santa Maria, vai contar com as palestras dos conselheiros Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas diretamente por aqui.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando para os presentes os trâmites e o papel desempenhado pelo CREF2/RS. Na sequência, Leal vai ministrar a sua palestra, intitulada “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”. Com grande experiência na área, o personal trainer também é o criador e o responsável técnico do Total Body Test.

Depois de Santa Maria, o ciclo de palestras da Comissão de Fiscalização irá para Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. Mais informações sobre as outras edições do evento serão divulgadas em breve.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Santa Maria
Data e horário: 30 de maio, quinta-feira, às 19h
Local: Sesc Santa Maria
Endereço: Avenida Itaimbé, 66 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras Fiscalização



Interiorizasul visita Passo Fundo e Erechim no início de maio
30/04/2019
Fonte: CREF2/RS

No início do próximo mês, o CREF2/RS vai realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Passo Fundo, no dia 7 de maio; e em Erechim, nos dias 8 e 9 de maio. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também receberá a documentação necessária para novos registros. O agendamento do atendimento pode ser feito por aqui.

Interiorizasul Passo Fundo
Data e horário: 7 de maio, terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: UPF Passo Fundo
Endereço: BR 285, Km 292 – São José

Interiorizasul Erechim
Datas e horários: 8 de maio, quarta-feira, das 13h30 às 18h; e 9 de maio, quinta-feira, das 9h às 12h
Local: URI Erechim
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621 – Fátima

Nos próximos meses, o CREF2/RS irá atender em Cruz Alta, Palmeira das Missões, Rio Grande, Pelotas e Campo Bom. A agenda completa do Interiorizasul pode ser conferida aqui.

Interiorizasul



CREF2/RS fecha uma academia e autua 10 estabelecimentos irregulares
18/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 40 visitas de fiscalização, que resultaram no fechamento de uma academia irregular em Passo Fundo. Não havia nenhum profissional para assumir as atividades no local. Os fiscais também atenderam seis denúncias e autuaram 10 estabelecimentos irregulares.

Neste período, foram flagrados seis estabelecimentos sem registro de empresa e um funcionando sem profissional presente no momento da visita. Além destes casos, os fiscais apuraram a presença de leigos em exercício ilegal da profissão em duas academias, um Responsável Técnico descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de um diplomado atuando sem registro profissional.

As cidades visitadas foram Passo Fundo, Torres, Capão da Canoa, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link

DEFOR



Comissão de Educação Física Escolar elege nova presidente
05/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Na terça-feira, dia 27 de novembro, a Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS esteve reunida na sede do Conselho. O encontro, que contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), elegeu a conselheira Marcia como a nova presidente da Comissão e o conselheiro Clery como secretário.

Entre as deliberações da reunião, a Comissão decidiu fazer um levantamento de todos os cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado, listando o seus respectivos coordenadores. A ideia é, com essas informações, estudar a viabilidade da realização de quatro encontros regionais, entre o Conselho e as Instituições de Ensino, nos municípios de Ijuí, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana. O objetivo desses encontros é proporcionar uma maior proximidade da Comissão junto aos professores, acadêmicos e à sociedade.

Além disso, a Comissão aprovou também a proposta para a realização do VIII Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em 2019. O formato do evento ainda está aberto à sugestões de profissionais e de conselheiros. As reuniões da Comissão de Educação Física Escolar irã continuar ocorrendo duas vezes por mês.

Comissões Educação Física Escolar



Interiorizasul atenderá Erechim e Passo Fundo no final de novembro
01/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo o município de Erechim em 20 de novembro, e Passo Fundo, nos dias 21 e 22 subsequentes. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região sudeste os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros. Todos os interessados têm até o dia 15 de novembro para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Erechim
Data e horário: 20 de novembro, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h
Local: URI Erechim
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621 - Prédio 3 - Sala 3.13

Interiorizasul Passo Fundo
Data e horário: 21 de novembro, quarta-feira, das 14h às 19h30min, e dia 22, quinta-feira, das 9h às 11h30min
Local: UPF - Universidade de Passo Fundo Faculdade de Educação Física
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292,7 - S/N - Bairro São José - Sala 14

Interiorizasul



CREF2/RS fecha uma academia e autua outras 15 irregulares
12/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 19 de agosto e 1º setembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 54 visitas de fiscalização, ação que resultou no fechamento de uma academia irregular em Passo Fundo. O estabelecimento não apresentava nenhum profissional responsável pelas atividades no momento da visita. Também foram totalmente atendidas 16 denúncias, com 15 estabelecimentos autuados. Deste total, 15 deles não possuíam registro da empresa, três funcionavam sem o profissional presente no momento da visita e duas permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Nestas duas semanas, os fiscais autuaram nove pessoas, dentre elas havia sete leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o Termo de Compromisso de Estágio, seis profissionais atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, bem como dois diplomados trabalhando sem registro profissional. Um Responsável Técnico descumpria as obrigações inerentes a suas funções, infringindo o Código de Ética Profissional, além de dois diplomados atuarem sem registro profissional. Também foi surpreendida uma pessoa atuando com seu registro profissional baixado.

Os municípios visitados durante o período foram Anta Gorda, Dois Lajeados, Muçum, Lajeado, Bagé, Dom Pedrito, Passo Fundo, Santa Maria, Portão e Novo Hamburgo. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.

Troféu Destaque



CREF2/RS fecha cinco academias irregulares
22/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 15 de julho e 4 de agosto, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 129 visitas de fiscalização, que resultaram no fechamento de cinco academias irregulares por não apresentarem nenhum profissional assumir as atividades no momento da visita. Foram atendidas totalmente 67 denúncias, com 17 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Deste total, nove deles não possuíam registro da empresa, 16 funcionavam sem profissional presente no momento da visita e outros sete permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Ficou constatado que quatro academias descumpriam o Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

Nestas três semanas, os fiscais também autuaram 19 pessoas, sendo sete leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, seis profissionais atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional, além de quatro responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de três diplomados atuando sem registro profissional. Também foi flagrado um profissional atuando com seu registro baixado. Os municípios visitados durante o período foram Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Canoas e Estância Velha.

DEFOR



CREF2/RS fecha três academias e autua outras 12 na terceira semana de março
23/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam três academias irregulares entre 11 e 17 de março. Os estabelecimentos estavam localizados nas cidades de Passo Fundo, Marau e Nova Esperança do Sul. Os fiscais não encontraram nenhum profissional nos estabelecimentos para assumirem as atividades. Estas empresas só poderão voltar a atender o público se regularizarem primeiramente sua situação com o Conselho.

Nesta terceira semana de março, foram realizadas 77 visitas de fiscalização e atendidas 18 denúncias. No período, outros 29 estabelecimentos foram autuados, sendo 11 por não possuírem registro, 17 por não contarem com profissional habilitado e oito por permitirem a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Além do fechamento e autuação das academias, os fiscais também flagraram 20 pessoas em alguma infração, sendo que destas oito estavam em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio descumprindo obrigações inerentes as suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional. Assim como foram autuados sete Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes as suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, um diplomado atuando sem registro e outro profissional exercendo a profissão com seu registro baixado/suspenso.

Os municípios visitados foram Passo Fundo, Vale Real, Feliz, São Vendelino, Alto Feliz, Bom Princípio, Vila Maria, Marau, Santiago, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis, Três Passos, Tenente Portela e Derrubadas. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Próximos destinos do Interiorizasul em março são Vacaria e Passo Fundo
09/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, com o qual realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS irá visitar mais duas cidades neste mês. A equipe do Conselho vai estar em em Vacaria, no dia 19 de março; e em Passo Fundo, entre os dias 20 e 22 de março; oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento nestes dois municípios pode ser feito de maneira online, até o dia 14 de março, diretamente por este link. Em todos os locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Vacaria
Data e horário: 19 de março, segunda-feira, das 14h30 às 18h30
Local: Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus de Vacaria – Bloco B – Sala 213
Endereço: Avenida Dom Frei Cândido Maria Bampi, 2800

Interiorizasul Passo Fundo
Datas e horários: 20 de março, terça-feira, das 14h às 18h; 21 de março, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e 22 de março, quinta-feira, das 9h às 11h30
Local: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Faculdade de Educação Física – Sala 17
Endereço: Rodovia BR-285, KM 292,7 – s/nº – Bairro São José

Interiorizasul



Interiorizasul visita Santa Cruz do Sul, Vacaria e Passo Fundo em março
05/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, com o qual realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS terá uma agenda extensiva durante este mês. A equipe do Conselho vai estar em Santa Cruz do Sul, nos dias 6 e 7 de março; em Vacaria, no dia 19 de março; e em Passo Fundo, entre os dias 20 e 22 de março; oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e para efetuar novos registros.

O agendamento do atendimento em Vacaria e em Passo Fundo pode ser feito de maneira online, até o dia 14 de março, diretamente por este link. Em todos os locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Datas e horários: 6 de março, terça-feira, das 14h às 18h; e 7 de março, quarta-feira, das 9h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte – 2º andar – Sala de Reuniões
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1576 – Fundos do Ginásio Poliesportivo

Interiorizasul Vacaria
Data e horário: 19 de março, segunda-feira, das 14h30 às 18h30
Local: Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus de Vacaria – Bloco B – Sala 213
Endereço: Avenida Dom Frei Cândido Maria Bampi, 2800

Interiorizasul Passo Fundo
Datas e horários: 20 de março, terça-feira, das 14h às 18h; 21 de março, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e 22 de março, quinta-feira, das 9h às 11h30
Local: Universidade de Passo Fundo (UPF) – Faculdade de Educação Física – Sala 17
Endereço: Rodovia BR-285, KM 292,7 – s/nº – Bairro São José

Interiorizasul



Fiscalização faz mais de 50 autuações na segunda semana de dezembro
26/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Os agentes fiscais do CREF2/RS, durante a segunda semana de dezembro, autuaram 35 academias, nas mais diferentes cidades do Rio Grande do Sul, e ainda notificaram 19 pessoas. Entre as infrações cometidas, três empresas funcionavam sem registro, nove estavam permitindo o exercício ilegal da profissão, três descumpriam o Termo de Cooperação previamente firmado com o Conselho e 12 não contavam com um profissional habilitado no momento da visita.

Entre os dias 10 e 16 de dezembro, foram realizadas 77 visitas e atendidas 14 denúncias, nos municípios de Passo Fundo, Taquara, Riozinho, Rolante, Porto Alegre, Viamão, Torres, Mampituba, Ijuí, Humaitá e Campo Novo. Das pessoas atuadas, dez foram flagradas em exercício ilegal da profissão e nove RT’s descumprindo as obrigações inerentes ao cargo e o Código de Ética do Profissional de Educação Física.

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) ainda abriu oito Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS), referentes a casos reincidentes de infrações gravíssimas, e nove novos Termos de Cooperação foram assinados com empresas que se comprometeram em regularizar as suas respectivas situações. Você pode colaborar com o trabalho da Fiscalização e encaminhar a sua denúncia ao CREF2/RS, preenchendo o formulário disponível neste link.

Fiscalização DEFOR



Câmara de Deputados homenageia docentes universitários do Rio Grande do Sul
13/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem, dia 12 de dezembro, a Câmara de Deputados realizou a cerimônia de entrega da Honraria Manoel José Gomes Tubino, em Brasília. A homenagem, conduzida pelo deputado João Derly reconheceu o trabalho de três professores do curso de Educação Física do Rio Grande do Sul: Marcio Tellechea (CREF 009570-G/RS), da Universidade de Passo Fundo; Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), também conselheira do CREF2/RS; e Luiz Osório Portela (CREF 013518-G/RS), da Universidade Federal de Santa Maria.

De acordo com Derly, a Honraria Manoel José Gomes Tubino tem o objetivo reconhecer o papel relevante desempenhado pelos profissionais de Educação Física em nossa sociedade, principalmente na promoção da saúde, da cidadania e da melhor qualidade de vida, contribuindo para a formação integral e para o desenvolvimento humano de crianças, adolescentes, jovens e adultos. “Me sinto honrado e feliz por ter a oportunidade de homenagear estes três grandes professores de Educação Física”, salientou.

Honraria Manoel José Gomes Tubino



DEFOR fecha uma academia e autua outras 32 na última semana de outubro
06/11/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizou, entre os dias 22 e 28 de outubro, 82 visitas de fiscalização. Nestas ações, autuaram 32 estabelecimentos por uma ou mais infrações e constataram que em 17 deles não havia registro da empresa, outros sete funcionavam sem profissional presente no momento da visita e em seis deles se permitia a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Também ficou constatado que uma academia descumprira Termo de Cooperação firmado com o Conselho. Em Passo Fundo, uma academia foi fechada por não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades.

Durante a ação, 13 pessoas autuadas por alguma infração, sendo sete leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, dois profissionais atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional e dois diplomados atuando sem registro profissional.

Os municípios visitados foram São Leopoldo, Porto Alegre, Marau, Passo Fundo, Caxias do Sul, Vila Flores, Veranópolis, Carlos Barbosa e Cachoeirinha.

DEFOR



CREF2/RS participa de força-tarefa na operação “Dia do Consumidor” em Viamão
20/10/2017
Fonte: CREF2/RS/Decon/Deic

Policiais civis da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor e da Saúde Pública, do Departamento Estadual de Investigações Criminais e policiais civis da 1° Delegacia Regional Metropolitana deflagraram, nessa quinta-feira (19), uma ação em Viamão em conjunta com agentes de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, Inmetro, da Agência Nacional de Petróleo, Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Vigilância Sanitária Municipal, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS).

Durante a operação, agentes do CREF2/RS realizaram seis diligências, interditando quatro estabelecimentos por falta de profissional habilitado presente para orientar as atividades do local. Também foram constatadas irregularidades como venda de suplemento alimentar sem licença, suplementos vencidos e porte irregular de medicamento de uso controlado. Essas mercadorias foram apreendidas pela Polícia Civil, e os Responsáveis Técnicos das academias foram autuados e responderão processo ético. As empresas envolvidas também serão processadas.

Segundo o chefe de investigação da Delegacia Especializada na Defesa do Consumidor e da Saúde Pública (Decon/Deic), Alex Beltran Finamor, a diligência faz parte da operação “Dia do Consumidor”, ação que integra diversos órgãos públicos com atribuições diferentes, porém, com a mesma finalidade: a de coibir a venda de alimentos impróprios aos consumidores gaúchos, crimes de poluição ambiental e crimes de furto de energia elétrica nesses estabelecimentos comerciais inspecionados, venda e tráfico de anabolizantes e o exercício ilegal da profissão. “Em média, fazemos operações a cada 40 dias. Já foram fiscalizados os municípios de Canoas, Viamão e Passo Fundo, e já estamos preparando a logística para nossa próxima investida”.

Além das irregularidades envolvendo academias, somente em um mercado localizado no bairro Viamópolis foram apreendidos mais de três toneladas de alimentos e gêneros alimentícios totalmente impróprios ao consumo humano. Em um dos postos de combustíveis fiscalizados, dois bicos de bombas foram interditados, em razão da conhecida "bomba baixa", em que o consumidor recebe menos combustível do que o indicado no mostrador do equipamento. Também foram verificadas que duas farmácias inspecionadas vendiam medicamentos fracionados, além de constatada divergência entre os remédios controlados em estoque e a quantidade constante no sistema de controle.

DEFOR



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2017
04/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou na última sexta-feira, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2017. O prêmio, que chegou ao seu sexto ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 15 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento durante a noite.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de cinco edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, analisou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente. “Somos mais de 25 mil registrados e queremos que todos participem, tanto do Troféu Destaque como do dia a dia do Conselho. Esta é a nossa maior honra”.

Confira os ganhadores:

Mérito da Educação Física
Vilson Fermino Bagatini (CREF 000009-G/RS)
Formado em Educação Física e em Pedagogia, Bagatini possui diversos cursos de aperfeiçoamento na área e é pós-graduado em Técnicas Esportivas em Futebol, Handebol e Voleibol e Mestre em Educação pela Universidade de Paris. Autor de 12 livros, foi docente de dezenas de cursos no Brasil e no exterior e Delegado Regional da FIEP, sendo agraciado pela instituição com a Cruz de Prata de Honra Internacional.

Profissional do Ano
Pedro Rodrigues Curi Hallal (CREF 024120-G/RS)
Mais jovem reitor a ocupar o cargo na Universidade Federal de Pelotas, assumiu a liderança da instituição em 2017. Possui mestrado e doutorado em Epidemiologia pela Universidade e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança em Londres. É um dos sócios-fundadores da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e bolsista de produtividade do CNPq.

Profissional de Academia
Roberta Forini Ortega (CREF 012398-G/RS)
Formada pela Universidade Federal de Pelotas, atua desde 2001 em academias. Em Pelotas, atuou com musculação, ginástica, natação e hidroginástica, ministrando também aulas de bike, local, step, combate e lecionando também na Faculdade Anhanguera de Pelotas. Em Porto Alegre desde 2012, atua nas academias Natasul e Fórmula, como personal trainer e professora em diferentes modalidades.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Aline de Andrades Silva (CREF 017502-G/RS)
É graduada pela UNISC e atua desde 2006 na área de licenciatura e de bacharelado. Trabalhou junto a Escolas de Educação Infantil, com Recreação e Lazer, tendo atuado ainda como personal trainer. Atualmente, trabalha com Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral, além de atividades aquáticas, como natação infantil e hidroginástica.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Paulo Cezar Mello (CREF 003951-G/RS)
É professor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo e coordenador adjunto do curso de Educação Física Licenciatura no Campus Soledade da Universidade. Na UPF, coordena o Projeto de Extensão “Educação Inclusiva Equoterapêutica”, que concorreu ao Prêmio Educação RS em 2016, do Sinpro. É também diretor da Escola Municipal de Autistas Profª Olga Caetano Dias, de Passo Fundo.

Profissional de Escola
César Augusto Osorio Dornelles (CREF 000875-G/RS)
Pós-graduado em Ciência do Desporto e em Psicomotricidade pela UFRGS, Cesar possui atuação voltada ao ensino da prática pedagógica da Educação Física em nível do pré-escolar e Ensinos Fundamental e Médio, e no desporto escolar de voleibol e atletismo. Atualmente trabalha no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, como professor e treinador de voleibol, e na Escola Infantil Tartaruguinha Verde como professor de Psicomotricidade.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Cláudia Regina Alfama (CREF 006362-G/RS)
É especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos pela UFRGS. É profissional de Educação Física da FADERS – Acessibilidade e Inclusão há 23 anos, onde atualmente coordena o Núcleo Estadual do Paradesporto. Faz parte ainda do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como técnica de voleibol sentado e de bocha paralímpica da Associação Nacional de Desporto para Deficientes.

Profissional de Recreação
Eneida Feix (CREF 002116-G/RS)
É especialista em Educação Psicomotora, em Lazer e Recreação e em Jornalismo Esportivo e possui mestrado na área de Ciências do Movimento Humano. Tem 40 anos de experiência na área de Recreação, com atuação no Ministério do Esporte, na Secretaria Municipal de Educação e de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, na FUNDERGS e nos Ensinos especial, Fundamental, Médio e Superior.

Profissional Técnico Desportivo
André Luís Rocha Scott (CREF 001215-G/RS)
É atualmente coordenador do Departamento de Basquete do Grêmio Náutico União, além de técnico nas categorias de base e principal do esporte no clube, onde trabalha desde 1992. Atuou como técnico da modalidade também no colégio LaSalle Santo Antônio, onde era professor nos Ensinos Fundamental e Médio. Treinou ainda a Seleção Gaúcha de Basquete nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17.

Profissional de Corrida de Rua
Leonardo Rossato Ribas (CREF 003760-G/RS)
Especializado em fisiologia do exercício e em treinamento de atletismo, atua na Sogipa e no grupo PerCorrer. Como treinador de atletismo, participou dos últimos mundiais de atletismo e de revezamento, além dos Jogos Olímpicos do Rio, como treinador da seleção brasileira. Atua também com corrida e caminhada recreativa, com o objetivo maior de proporcionar mais saúde, socialização e qualidade de vida aos praticantes.

Profissional de Saúde
Emilian Rejane Marcon (CREF 002792-G/RS)
É mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia e Doutora em Medicina – Ciências Cirúrgicas pela UFRGS, atuando como pesquisadora nas áreas de obesidade mórbida, exercício físico e cirurgia bariátrica. Atualmente, trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e na Unidade Básica Santa Cecília, onde desenvolve um programa de exercícios físicos para pacientes pré e pós-cirurgia bariátrica.

Clube ou Sociedade
Clube do Professor Gaúcho (CREF 000269-PJ/RS)
O Clube do Professor Gaúcho é a única agremiação social de educadores do Brasil e maior clube classista da América do Sul. Foi fundado em 1966 sob o lema: “a união de uma classe materializada em concreto”. Mantém atualmente três sedes sociais, em Porto Alegre, Santa Maria e Balneário Pinhal, sendo um consagrado espaço de sociabilidade que proporciona convívio entre professores de todas as instituições de ensino.

Academia
Cia Athlética (CREF 001430-PJ/RS)
Presente no mercado há 30 anos, a Cia. Athletica atende 35.000 alunos e conta com 18 unidades pelo Brasil. Em Porto Alegre, conta com ambiente moderno com 3000m² e mais de 30 modalidades de aulas coletivas. A partir de avaliação física e nutricional, sua equipe de profissionais especializada desenvolve um programa completo de atividades de acordo com o perfil, objetivos, preferências e disponibilidade de tempo do aluno.

Veículo de Comunicação
Vozes do Esporte – Rádio Charrua
É um programa de conversa e entrevistas sobre o esporte local e em geral, sendo o mais tradicional programa de esportes da Fronteira Oeste do Estado. Criado para fomentar, discutir, organizar e melhorar o esporte na cidade de Uruguaiana, é apresentado por Vicente Majó da Maia. Está no ar há dezoito anos, sendo cinco na Rádio Charrua, e foi responsável por diversas conquistas na área esportiva da região.

Personalidade do Ano
João Derly
É ex-judoca, bicampeão mundial da modalidade, e também campeão em diversos outros torneios. Participante ativo de campanhas sociais quando atleta, após aposentar-se do judô de alto rendimento fundou o Instituto Pódium, projeto que leva o judô gratuitamente a crianças em situação de vulnerabilidade social. Eleito vereador em 2012 e deputado federal em 2014, tem como principais bandeiras o esporte e as causas sociais.

Troféu Destaque



DEFOR autua 35 estabelecimentos e pessoas irregulares na terceira semana de julho
01/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, entre os dias 16 e 22 de julho, autuou 30 estabelecimentos e 15 pessoas por algum tipo de infração, em todo o Estado. Das empresas notificadas, oito não possuíam registro, duas não contavam com um profissional habilitado no momento da visita e sete estavam permitindo o exercício ilegal da profissão.

Os agentes fiscais do Conselho, durante a terceira semana de julho, notificaram cinco pessoas por exercício ilegal da profissão, um diplomado que atuava sem registro e sete RTs que estavam descumprindo as obrigações inerentes ao seu cargo, estabelecidas no Código de Ética dos Profissionais de Educação Física. Além disto, três Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) foram abertos, relacionados a casos de empresas flagradas em reincidência de infrações gravíssimas.

Neste período, a Fiscalização visitou estabelecimentos da área fitness em Porto Alegre, Erechim, Getúlio Vargas, Tio Hugo e Passo Fundo. Você pode encaminhar a sua denúncia para o DEFOR. Para isto, basta preencher o formulário disponível nesta página.

Fiscalização DEFOR



CREF2/RS participará do Dia do Desafio proposto pelo SESC/RS
16/05/2017
Fonte: CREF2/RS/SENAC/RS

A presidente do CERF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e o seu vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participaram hoje (16), no Teatro SESC, em Porto Alegre, do lançamento regional do Dia do Desafio 2017. O evento de foi realizado simultaneamente em Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa. O Dia do Desafio (DDD) acontece sempre na última quarta-feira de maio (este ano, acontece no dia 31) e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Em Porto Alegre, a cerimônia reuniu autoridades como o vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim, o vereador João Bosco Vaz, o diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Porto Alegre Claudio Franzen, parceiros e imprensa. Também estiveram presentes representantes das cidades de Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Torres, Tramandaí, Taquara, Montenegro e municípios das respectivas áreas de abrangência.

Durante o evento, foi realizado um bate-papo com os medalhistas olímpicos Gustavo Endres (Vôlei) e Mayra Aguiar (Judô), e contou ainda com a apresentação do ganhador do The Voice Kids, Thomas Machado. Este ano, o DDD conta com o apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal, além das parcerias com a Secretaria Estadual de Educação, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde e Federações Gaúchas de diversas modalidades.

Segundo a presidente do CREF2/RS, o Conselho sempre é parceiro do Dia do Desafio, pois é um movimento que o SESC faz em prol da saúde. “Com isto incentiva-se que as pessoas sejam mais saudáveis ao praticarem atividade física. A ideia para este ano é termos Ginástica Laboral no Conselho no Dia do Desafio. Além disto, pretendemos sempre apoiar o SESC na sua promoção de atividades de Educação Física e dos profissionais de Educação Física”.

Lauro afirmou que a data nada mais é do que reforçar a conscientização da população para a prática de Educação Física. “Ressaltando sua importância para evitar todas as doenças associadas ao sedentarismo e a depressão, que atualmente é considerado o mal do século. Penso que evento faz com que as pessoas repensem modo de viver e seu estilo de vida para que possamos ter uma vida mais saudável.

O Sistema Fecomércio-RS/ Sesc realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, o Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

De acordo o diretor regional do SESC/RS Luiz Tadeu Piva, o DDD foi criado no Canadá, sendo difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. “É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde”, afirma. “Não pretendemos ter 10 milhões de atletas no Rio Grande do Sul, mas sim 10 milhões de pessoas saudáveis”, resume Luiz. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e no Rio Grande do Sul a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.

Para participar do DDD, os municípios se inscrevem previamente e devem mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 31 de maio. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional em todo o continente americano ou como autodesafio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Mais informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

Dia do Desafio 2017



CREF2/RS autua 18 estabelecimentos e fecha quatro academias na terceira semana de fevereiro
06/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, entre 9 e 25 de fevereiro, 36 visitas e fechou quatro academias em Bento Gonçalves e Passo Fundo por não apresentarem profissional para assumir as atividades.

Ao todo, 36 denúncias foram totalmente atendidas e 18 estabelecimentos autuados por algum tipo de infração, sendo constatados quatro academias sem registro. Foram autuadas 25 pessoas, sendo 18 delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Também se verificou seis Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações.

DEFOR



Interiorizasul vai a Santa Cruz do Sul no final de março
01/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior, o CREF2/RS realiza, mensalmente, visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Desta vez, o Interiorizasul parte para Santa Cruz do Sul nos dias 28 de março e 29 de março, respectivamente. Nos próximos dias 8 e 9 de março, o projeto estará na Universidade de Passo Fundo (UFP).

Nestes locais, os funcionários do Conselho oferecerão os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, além de conceder informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros. O agendamento de cada um destes serviços já pode ser feito por aqui. No local, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Data: 28 de março, terça-feira, das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost nº 1576, Fundos do Ginásio Poliesportivo, 2º Andar - Sala de Reuniões

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Data: 29 de março, quarta-feira, das 9h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost nº 1576, Fundos do Ginásio Poliesportivo, 2º Andar - Sala de Reuniões

Interiorizasul



Interiorizasul vai a Passo Fundo no início de março
10/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A equipe do CREF2/RS já está pronta para dar largada à primeira visita do projeto Interiorizasul 2017, realizada em Passo Fundo no início do mês de março. O Conselho estará na Universidade de Passo Fundo (UFP) nos dias 8 e 9 de março, para atender os profissionais de Educação Física e efetuar novos registros. Atualização cadastral, entrega de cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades são alguns dos serviços que estarão disponíveis nestes locais.

Você já pode agendar previamente o seu atendimento clicando aqui. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 8 de março, quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - Sala 09
Endereço: Rodovia BR 285, Km 292,7, s/n - Bairro São José

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 9 de março, quinta-feira, das 9h às 12h, das 14h às 18h
Local: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - Sala 01
Endereço: Rodovia BR 285, Km 292,7, s/n - Bairro São José

Interiorizasul



CREF2/RS autua 58 estabelecimentos irregulares e fecha nove academias em outubro
04/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS divulgou, na tarde desta sexta-feira, dia 4 de novembro, os números referentes às ações realizadas ao longo do último mês. Em outubro, os fiscais realizaram 191 visitas, dentre elas diversas fiscalizações foram realizadas em conjunto com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Brigada Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária. Ao todo, 73 denúncias foram totalmente atendidas; resultando na autuação de 58 estabelecimentos por uma ou mais infrações, sendo que 22 deles não possuíam registro da empresa e 22 funcionavam sem profissional presente no momento da visita.

Foram flagradas cinco academias descumprindo o Termo de Cooperação firmado com o Conselho, e nove foram fechadas por não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades. O DEFOR autuou 52 pessoas por alguma infração, sendo 28 leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, além de 26 profissionais infringindo o Código de Ética, por estarem atuando fora da área de formação ou Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes às suas funções.

Foram enviadas cinco multas para empresas por descumprimento de Termo de Cooperação e 15 avisos de encaminhamento de empresas não registradas no Conselho para Ação Civil Pública. Além disso, 58 notificações foram emitidas a empresas e pessoas que não se regularizaram/justificaram após vencido o prazo de suas autuações. Também foram assinados novos quatro Termos de Cooperação.

Os municípios visitados em outubro foram Porto Alegre, Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Pareci Novo, Feliz, Bom Princípio, Montenegro, São Sebastião do Caí, Cachoeirinha, Caxias do Sul, São Marcos, Bento Gonçalves, Viamão, Sapucaia do Sul, Canela, Gramado, Pinhal, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Taquari, Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Teutônia, Lajeado, Estrela, Faxinalzinho, Erechim, Campinas do Sul, Passo Fundo, Marau, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Panambi e Carazinho.

DEFOR



Fiscalização fecha 3 academias irregulares e autua 27 estabelecimentos na segunda semana de setembro
22/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS, na segunda semana de setembro, fechou três academias irregulares no interior e autuou outros 27 estabelecimentos, em todo o Rio Grande do Sul, por algum tipo de infração. Entre as empresas notificadas, 14 não possuíam registro e oito não contavam um profissional habilitado no momento da visita. Os estabelecimentos que tiveram as atividades suspensas, nas cidades de Miraguaí, Santo Augusto e Cândido Godói, vão precisar regular a sua situação antes de voltar a atender.

As ações de fiscalização, realizadas entre os dias 12 e 16 de setembro, também contaram com a parceria da Vigilância Sanitária, na cidade de Uruguaiana, e ainda autuaram oito pessoas por exercício ilegal da profissão. Ao todo, foram feitas 73 visitas e atendidas 30 denúncias neste período. Além dos municípios já mencionados, o DEFOR também passou por Santa Rosa, Campina das Missões, Tucunduva, Salvador das Missões, Passo Fundo, Barros Cassal, Marau, Alegrete, Três Passos e Esperança do Sul, entre outras mais, totalizando 4961 quilômetros rodados.

O CREF2/RS segue à disposição para receber e averiguar irregularidades praticadas por Pessoa Física ou Jurídica em exercício ilegal ou irregular da profissão – ou que não zelem pela saúde física de seus clientes. Preencha este formulário de denúncia e contribua com o trabalho da Fiscalização.

Fiscalização DEFOR



DEFOR fecha quatro academias nos últimos 14 dias
22/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 6 e 19 de junho, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitaram 44 municípios e fecharam quatro academias: uma em Almirante Tamandaré do Sul, uma em Barra Funda, uma em Caibaté e outra em Pontão. Todos os estabelecimentos estavam sem profissional registrado presente.

Durante os 14 dias de diligências, foram realizadas 71 visitas, sendo atendidas 39 denúncias, perfazendo 37 estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações, com 15 empresas sem registro. Foram 26 pessoas autuadas por alguma infração, sendo 15 por exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Houve 72 Atendimentos presenciais ou via telefone, 18 novos PAD FIS abertos, seis audiências da Comissão com seis Termos de Cooperação assinados, 92 denúncias recebidas, 59 Justificativas protocolada e 57 notificações enviadas.

Foram visitados os municípios de Cambará do Sul, Jaquirana, Taquara, Igrejinha, Parobé, Canela, Santa Maria do Herval, Carazinho, Chapada, Saldanha Marinho, Almirante Tamandaré do Sul, Ronda Alta, Rondinha, Barra Funda, Novo Barreiro, Nova Boa Vista, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Passo Fundo, Pontão, Sertão, Tio Hugo, Coxilha, Santo Ângelo, Entre-Ijuís; Eugênio de Castro, Vitória das Missões, São Miguel das Missões, Caibaté, Mato Queimado; Rolador, Guarani das Missões, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Dezesseis de Novembro; São Nicolau, Pirapó, Roque Gonzales, Veranópolis, Pinto Bandeira, Caxias do Sul.

DEFOR



CREF2/RS atende em Passo Fundo na próxima semana
15/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de se aproximar do interior, o CREF2/RS o executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimentos em cidades fora de Porto Alegre. Nos dias 22 e 23 de junho, quarta e quinta-feira da próxima semana, a equipe do Conselho estará em Passo Fundo, onde os profissionais de Educação Física da região norte do Estado terão à disposição os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento. Além disto, recém-formados e estabelecimentos novos também terão a possibilidade de efetuar os seus registros.

Para facilitar a dinâmica dos diferentes procedimentos que são ofertados, o agendamento do atendimento pode ser feito com antecedência por aqui. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo de quem procura o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e ainda informa previamente os documentos necessários para a realização cada um dos serviços. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 22 e 23 de junho, quarta e quinta-feira
Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: UPF – Universidade de Passo Fundo – Campus 1 – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Sala 8
Endereço: BR 285 – Km 171 – Bairro São José
Informações: aqui

Interiorizasul



CREF2/RS autua 38 academias na última semana de abril
06/05/2016
Fonte: CREF2/RS

Na última semana de abril, os fiscais do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS atenderam 47 denúncias, autuando 38 academias por uma ou mais infrações, dentre elas 14 estabelecimentos sem registro e 15 deles não possuíam profissionais de Educação Física orientando as atividades físicas. Os fiscais também autuaram 13 pessoas por exercício ilegal da profissão ou pela falta do Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

Em Passo Fundo foi realizada uma fiscalização durante a madrugada em uma academia que funciona 24 horas. Lá, foi constatado não haver profissional de Educação Física orientando os alunos. O estabelecimento foi autuado pois infringiu a Lei Estadual Nº11.721 de 2002, que prevê que pessoas jurídicas desta natureza devem manter em tempo integral profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS. Em Tavares, uma academia foi fechada por não possuir registro no Conselho, e tampouco apresentava profissional habilitado.

Nesta semana também foram expedidas as convocações para as empresas que deverão assinar Termo de Cooperação junto ao CREF2/RS a partir da segunda quinzena de maio até o dia 10 de junho. O Termo de Cooperação visa orientar, junto aos conselheiros da Comissão de Orientação e Fiscalização, as empresas sobre a prestação de serviços de atividades físicas, desportivas e similares de acordo com a legislação vigente.

Os municípios visitados pelo DEFOR foram Charqueadas, Butiá, Caçapava do Sul, Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Campo Bom, Sapiranga, Dois Irmãos, Portão, Passo Fundo, Erechim, Torres, Capão da Canoa, Tavares, Tramandaí e Quintão.

DEFOR



CREF2/RS participa do anúncio oficial do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica
30/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente no dia 29, no Palácio Piratini, onde assistiu ao anúncio oficial do Comitê de Revezamento da Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul. A cerimônia contou com a presença do governador do estado José Ivo Sartori, do diretor de operações da Rio 2016, Marco Aurélio Vieira, do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, prefeitos e representantes do Ministério do Esporte, além de dezenas de atletas.

A Tocha Olímpica chega ao Rio Grande do Sul no dia 3 de julho e permanece até o dia 9. O símbolo máximo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos passará por 28 municípios gaúchos. As cidades de Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo são as chamadas “Cidades de Celebração”, onde a chama vai pernoitar, após eventos turísticos locais.

O circuito oficial do deslocamento passará por Erechim, Passo Fundo, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.

Olimpíadas 2016



Fiscalização fecha mais cinco academias irregulares em fevereiro
10/03/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS fecharam mais cinco academias irregulares, entre os dias 10 e 28 de fevereiro. Os estabelecimentos, localizados em Porto Alegre, Imbé, Osório e Três de Maio, não possuíam registro e a presença de um profissional de Educação Física orientando as atividades. Para voltarem a funcionar, estas empresas precisarão, primeiramente, regularizar a sua situação.

Além da suspensão das atividades destas cinco academias, os agentes fiscais do Conselho também autuaram, no mesmo período, 28 pessoas, por exercício ilegal da profissão ou por estarem fora da sua respectiva área de atuação. Outros 41 estabelecimentos também foram notificados pelo CREF2/RS, por permitirem a orientação de atividade física por não registrados ou por não terem um profissional habilitado no local, no momento da visita.

Atendendo diversas denúncias e realizando visitas de rotina, o CREF2/RS passou, na última quinzena de fevereiro, pelas cidades de Caxias do Sul, Gravataí, Porto Alegre, São Leopoldo, Passo Fundo, Ijuí, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, Rodeio Bonito, Santa Maria, Quintão, Tramandaí, Tenente Portela, Canoas e Mormaço, entre outras mais. Você pode contribuir com as ações de fiscalização do CREF2/2RS denunciando irregularidades diretamente por aqui.

Números de 10 a 28 de fevereiro:

Academias vistadas em situação regular: 41

Academias irregulares e autuadas: 41
Pessoa Jurídica sem registro no CREF2/RS: 26
Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 15
Sem profissional de Educação Física presente no momento: 24
Academia permitindo profissionais fora da área de atuação: 3

Pessoas autuadas: 28
Diplomados sem registro no CREF2/RS: 7
Exercício ilegal da profissão e estagiários sem termo de estágio: 17
Profissionais fora da área de atuação: 3

Fiscalização



Fiscalização do CREF2/RS fecha três academias em novembro
20/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Atendendo cerca de 70 denúncias e realizando visitas de rotina em diversos municípios do Estado, o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS já fechou três academias em novembro. Os estabelecimentos, localizados em Capitão, Esteio e Eldorado do Sul, tiverem as atividades suspensas por não possuírem registro junto ao CREF2/RS e não contarem com profissionais de Educação Física, devidamente habilitados, orientando as atividades físicas nos respectivos locais. Para voltarem a funcionar, estas empresas devem regularizar a sua situação.

Neste mês, a Fiscalização do CREF2/RS também compareceu ao 1º Workshop de Dança Fitness, realizado no Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre. Como as atividades do evento foram corretamente ministradas somente os profissionais habilitados, o CREF2/RS não realizou nenhuma autuação. A visita, entretanto, serviu para que o DEFOR esclarece as dúvidas dos profissionais presentes no local e salientasse, para todos que participaram do Workshop, a importância das atividades físicas serem ministradas exclusivamente por profissionais de Educação Física.

Em cidades como Caxias do Sul, Farroupilha, Passo Fundo, Carazinho, Gravataí Santa Cruz, Venâncio Aires e Guaporé, a Fiscalização do CREF2/RS também contabilizou diversas autuações por exercício ilegal da profissão, por profissionais atuando fora da área de formação e pela ausência de profissional habilitado no momento da visita. Outros municípios visitados em novembro foram Bento Gonçalves, Muçum, Gravataí, Soledade, Colinas, Roca Sales, Vera Cruz e Triunfo.

Fiscalização



CREF2/RS presente no anúncio do roteiro da tocha olímpica no Estado
03/11/2015
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), esteve presente no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini no dia 29, ocasião em que foi anunciado o trajeto pelo qual a tocha olímpica percorrerá o Rio Grande do Sul em 2016. O revezamento passará por mais de 20 cidades gaúchas. A cerimônia contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, do governador do Estado, José Ivo Sartori, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, além de dezenas de atletas e dirigentes esportivos.

Em seu discurso, o ministro George Hilton afirmou que o grande legado das Olimpíadas para o Brasil será consolidar a prática de esportes, gerando saúde pública e propondo inclusão social. “Além dos jogos, estamos preparando a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que conterá a obrigatoriedade da Educação Física em todos os níveis escolares”, declarou.

Segundo a presidente do CREF2/RS, a tocha olímpica, além da importância simbólica para os desportistas, mobilizará as comunidades por onde passar. “Este tipo de comprometimento tem o poder de agregar os brasileiros e deixar grandes legados”. Carmen também comemorou a fala do ministro relativa à Educação Física escolar. “Esta é uma bandeira de luta do Conselho e achamos uma sinalização positiva. Oxalá ele consiga implementar este programa".

Acesa em Olímpia, onde os Jogos surgiram na Grécia antiga, a tocha passará por vários lugares do mundo até chegar ao Rio de Janeiro em 5 de agosto de 2016, no estádio do Maracanã. No Rio Grande do Sul ela chega em julho, cerca de um mês antes do início dos Jogos. A chama passará por Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, Ijuí, Santo Ângelo, Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas (a confirmar), Esteio (a confirmar), Novo Hamburgo, Nova Petrópolis, Canela, Gramado, Caxias, Bento Gonçalves e Torres. No total, 330 cidades brasileiras receberão a tocha.

Olimpíadas 2016



Comitê da Rio 2016 abre inscrições para revezamento da tocha olímpica em Porto Alegre
01/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar do revezamento da tocha olímpica na cidade. O evento, confirmado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, deverá ser realizado, na capital gaúcha, em julho de 2016. A organização prevê um passeio pelas ruas.

Os interessados têm até o dia 15 de outubro para se inscrever pelos sites www.rio2016.com.br/tochaolimpica, www.issoeouro.cocacola.com.br, www.quemseatreve.com.br e www.revezamentobra.com.br. Além de preencher o formulário, é necessário enviar um texto, explicando o motivo pelo qual deve ser um dos escolhidos. Para aumentar as chances, é possível enviar a mesma história para todas estas páginas e sugerir outras pessoas.

As indicações passarão por uma avaliação do Comitê Organizador do Revezamento da Tocha Olímpica e de parceiros do evento. O resultado deve ser divulgado até o dia 29 de fevereiro de 2016.

O prefeito José Fortunati destacou a participação de Porto Alegre no revezamento da chama como uma oportunidade de os moradores vivenciarem a Olimpíada de 2016. “É um evento muito importante para o país que, como a Copa do Mundo de 2014, vai fazer com que as atenções no mundo inteiro se voltem para o Brasil. O fato de Porto Alegre se integrar à programação faz com que as pessoas vivam de forma mais intensa esta experiência”, afirmou.

Em Porto Alegre, a chama deve ser conduzida por um roteiro de cerca de 20 quilômetros, percorrendo pontos importantes, mas que ainda está sendo definido pelos organizadores. Cem pessoas conduzirão a tocha. No final do percurso, será realizada uma celebração festiva. No Rio Grande do Sul, a tocha passará também por Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e Caxias do Sul.

Tocha Olímpica Olimpíadas Jogos Olímpicos



Interiorizasul visita Erechim e Passo Fundo na próxima semana
10/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na próxima semana, projeto estará em Erechim, e em Passo Fundo, dias 16 e 17 de setembro, respectivamente. Em ambas as cidades, o CREF2/RS oferecerá aos profissionais de Educação Física os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo Conselho e efetuar novos registros.

Para facilitar o processo, o agendamento do atendimento já pode ser feito por aqui. Além de uma forma para aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Erechim
Data: 16 de setembro, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: URI – Erechim
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621 – Prédio 3 – Sala 317

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 17 de setembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade IDEAU – Sala dos Professores
Endereço: Avenida Ruy Barbosa, 103 – Bairro Vila Petrópolis

Interiorizasul



Interiorizasul visita Erechim e Passo Fundo em setembro
20/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de se aproximar dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. No dia 16 de setembro, o projeto estará em Erechim, e em Passo Fundo no dia 17 de setembro. Em ambas as cidades o CREF2/RS oferecerá aos profissionais de Educação Física da região norte do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações em geral sobre o trabalho realizado pelo Conselho e efetuar novos registros.

Para facilitar o processo, o agendamento do atendimento já pode ser feito por aqui. Além de uma forma para aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Erechim
Data: 16 de setembro, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: URI – Erechim
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621 – Prédio 3 – Sala 317

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 17 de setembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade IDEAU – Sala dos Professores
Endereço: Avenida Ruy Barbosa, 103 – Bairro Vila Petrópolis

Interiorizasul



Fiscalização do CREF2/RS atua no interior do Estado
15/07/2015
Fonte: CREF2/RS

A equipe de fiscais do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitou, entre os dias 6 e 10 de julho, os municípios Passo Fundo, Marau, Sertão, Parai, Guaporé, Vila Maria, Doutor Ricardo, Encantado, Imigrante, Teutônia, Santa Clara do Sul, Itapuca e Vespasiano Correa, perfazendo 1881 quilômetros rodados.

DEFOR



CREF2/RS participa do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer em Passo Fundo
22/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (19), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve na Universidade de Passo Fundo (UPF) para participar do I Seminário Internacional de Políticas Públicas do Esporte e Lazer. A atividade, realizada pelo Polo Regional do Esporte e Lazer da FUNDERGS, contou com a presença do palestrante português Pedro Ferreira de Carvalho, diretor da Universidade da Beira Interior Covilhã, e debates sobre gestão pública e social no âmbito do esporte.

Para a Presidente, o Seminário foi, com suas mesas-redondas, painéis e apresentações de trabalhos, uma forma de oportunizar espaços para que novos gestores municipais, dirigentes esportivos e profissionais envolvidos com o esporte e lazer sejam formados. O evento foi realizado pela comissão composta pelos profissionais Lorita Weschenfelder (CREF 013902-G/RS), Marilise Lech (CREF 010507-G/RS), Sybelle Pereira (CREF 012344-G/RS), Fernando Matzenbacher (CREF 011367-G/RS) e Lilian Ribeiro (CREF 002242-G/RS).

FUNDERGS Polos Regionais UPF



Reunião marca reaproximação do CREF2/RS com a FUNDERGS
01/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta segunda-feira (1), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, esteve reunida com Cassiá Carpes, presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS). O objetivo do encontro foi a reaproximação do Conselho com a nova gestão da instituição, responsável por coordenar e executar a política de esporte e lazer em todo o Estado.

Para Carmen, a ideia do CREF2/RS é retomar o convênio com a FUNDERGS e oferecer aos profissionais da Fundação cursos de capacitação, sobretudo nos polos do interior. "Queremos chegar mais perto dos profissionais", comentou. "Nossa meta é que atingir o maior número de pessoas fora das grandes cidades, onde muitas vezes a informação e o conhecimento demoram um pouco mais para chegar".

Carpes considerou extremamente positiva a reaproximação com o Conselho e destacou que os oito Polos Regionais de Desenvolvimento do Esporte e Lazer da FUNDERGS, com sede em cidades como Passo Fundo, Santa Cruz e Santo Ângelo, estão de portas abertas. "Temos a certeza de que o CREF2/RS deve participar dos polos, para ampliar estes encontros", avaliou. "Nossa parceria pode trazer coisas importantes para o dia a dia dos profissionais, como o conhecimento de que esporte não é só Olimpíadas. Isto permitirá que outras questões sejam trabalhadas, principalmente na Educação Física Escolar. Isto é muito importante para o Estado".

CREF2/RS e FUNDERGS vão voltar a se reunir para dar continuidade ao projeto.



Interiorizasul atende em Passo Fundo e Getúlio Vargas na próxima semana
25/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de estar perto dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na próxima semana, o Conselho estará em Passo Fundo e Getúlio Vargas, para oferecer aos profissionais de Educação Física dos municípios e região os serviços de registro, atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades, além de conceder informações gerais sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS.

Para maior comodidade, o atendimento pode ser agendado pela página do Conselho. A escolha prévia dos serviços e dos horários garantem maior agilidade no processo e pode ser feita por aqui. Os profissionais sem agendamento serão atendidos por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade de horários.

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 02/09 (terça-feira)
Horário: das 13h às 18h
Local: Faculdade IDEAU
Endereço: Avenida Ruy Barbosa, 103 Qd. 138 – Vila Petrópolis

Interiorizasul Getúlio Vargas
Data: 03/09 (quarta-feira)
Horário: das 16h às 21h
Local: Faculdade IDEAU
Endereço: Rua Jacob Gremmelmaier, 215 – Centro



Interiorizasul visita Passo Fundo e Erechim a partir de hoje
14/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Mantendo a mesma qualidade dos serviços prestados na sede, o CREF2/RS executa durante o ano todo o projeto Interiorizasul, onde realiza visitas de atendimento no interior do Estado. Nesta semana, o Conselho estará em Passo Fundo e Erechim, para oferecer aos profissionais de Educação Física das duas regiões os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento e informações gerais sobre fiscalização, prestação de contas e estágios.

Hoje (14), o CREF2/RS está na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (UPF). O horário de atendimento é das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Amanhã (15) é dia de Erechim receber a visita do Interiorizasul. Os servidores do Conselho estarão à disposição dos profissionais de Educação Física no Anfiteatro da URI, das 16h às 20h.

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 14/05/2014
Horário: das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h
Local: Universidade de Passo Fundo - Campus I - Sala 1 - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292 - Bairro São José

Interiorizasul Erechim
Data: 15/05/2014
Horário: das 16h às 20h
Local: URI - Afinteatro - Campus I - Prédio 3
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621

Confira a agenda completa do Interiorizasul aqui.



CREF2/RS completa Ciclo de Palestras
10/09/2013
Fonte: CREF2/RS
Confira as imagens do evento em nossa Galeria.

Na última quarta-feira, dia 04 de setembro, o Prof. Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS) ministrou a palestra “Tendências na Educação Física: Exercício e Saúde - Empreendedorismo na carreira e nos negócios”, na Câmara Municipal de Palmeira das Missões. O evento fez parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Município, com apoio do CREF2/RS e da UPF - Universidade de Passo Fundo.
Palmeira das Missões foi a terceira cidade visitada pelo Prof. Greco, que anteriormente esteve em Santa Maria e Pelotas, durante o Ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física promovido pelo Conselho, com apoio do SESC/RS. A palestra foi ainda ministrada em Caxias do Sul, no CREF Serra, pelo Prof. Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).
Todos os eventos foram gratuitos, voltados aos Profissionais de Educação Física.



Audiência debateu presença do Profissional de Educação Física nas séries iniciais
23/09/2012
Fonte: Agência de Notícias AL
Assista aqui a matéria da TV Assembléia

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira (24), para debater a obrigatoriedade da presença de professor de educação física nas séries iniciais da educação básica do Estado. O encontro reuniu profissionais de educação física e autoridades.

O deputado Carlos Gomes (PRB), requerente e coordenador do encontro, destacou a importância do tema. Para ele, é inequívoco o benefício que a atividade física aporta aos alunos das séries iniciais, seja para a saúde, o bem-estar físico e o desenvolvimento psíquico e cognitivo das crianças. "Neste sentido, vamos buscar a parceria entre os professores da unidocência, que atuam nas escolas com os professores de educação física para que, através desta parceria, sejam desenvolvidas atividades físicas de maneira correta, com a presença de um profissional de educação física", adiantou.

O parlamentar também salientou que será realizado um estudo para identificar se existe em alguma unidade da federação uma legislação específica que contemple a presença do profissional de educação física nas séries iniciais do ensino básico. Ele ainda destacou que será encaminhada ao governo estadual uma solicitação para que profissionais de educação física sejam requisitados para trabalhar nas séries iniciais das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.

O presidente do Conselho Estadual de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS), Eduardo Merino, destacou que a presença de um profissional de educação física nas séries iniciais da rede estadual de ensino beneficiaria aproximadamente 300 mil alunos. "A educação física na escola é um direito garantido pela Constituição", argumenta. Entre os inúmeros benefícios da educação física nas séries iniciais, Merino apontou aqueles que ajudam no desenvolvimento do raciocínio, da saúde e cidadania dos alunos.

Para o presidente da Associação dos Professores de Educação Física, Álvaro Laitano da Silva, o período da 1ª à 4ª série é importante para o estabelecimento de hábitos saudáveis. Ele ainda sublinhou a importância dos estímulos ao desenvolvimento de toda a parte psicomotora das crianças, oferecido pelas atividades ministradas por profissionais de educação física.

O representante da Secretaria Estadual da Educação, José Valdir de Azevedo, salientou que concorda com as demandas dos profissionais de educação física e que a administração estadual tem feito um grande esforço em recuperar a estrutura das escolas e a qualificação dos profissionais que atuam nas salas de aula. Ele lembrou, porém, que a legislação determina que a educação nas séries iniciais seja ministrada por um profissional generalista.

José Valdir alertou para a questão da legislação nacional que regulamenta toda a estrutura curricular e pediu que seja realizado um estudo aprofundado para que não se encaminhe uma proposta legislativa sobre o tema que contenha vícios de legalidade e constitucionalidade.

A Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho, Carmem Masson, alertou que atualmente a população vive confinada em apartamentos e a maior parte prática de atividades físicas realizadas pelas crianças é a Educação Física nas escolas. “Se não houver orientação adequada durante as séries iniciais, os índices de obesidade, diabetes e sedentarismo só tendem a aumentar, além de atrasar o desenvolvimento físico e cognitivo”. Segundo Carmem, não se quer banir a Unidocência, mas sim reforçar o trabalho conjunto do Profissional de Educação Física e do professor regente como forma de aprimorar a saúde e o bem-estar dos alunos das séries iniciais.

A representante do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Maria Backes, sublinhou que a instituição já respondeu a uma consulta feita pelo CREF/RS sobre a presença de um profissional de educação física nas séries iniciais. Segundo o Conselho Estadual de Educação, nada impede que um professor de educação física trabalhe nas séries iniciais da rede estadual de ensino.

Maria Backes comunicou que levará o tema para apreciação e debate no Conselho Estadual de Educação. "Devemos fazer um estudo sério para saber onde se pode trabalhar com os professores generalistas e onde é necessário o auxílio do professor de educação física", concluiu.

O secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, entregou ao deputado Carlos Gomes uma cópia das conclusões da Conferência Estadual de Esporte e Lazer, realizada em 2011, em que defende a necessidade do profissional de educação física nas séries iniciais da rede estadual de ensino.

Participaram da audiência pública representantes da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, da OAB/RS, da Universidade de Passo Fundo (UPF), do Sindicato dos Professores de Educação Física do Rio Grande do Sul, do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Associação dos Profissionais de Educação Física (APEF), entre outras entidades.