Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS leva ciclo de palestras sobre regulamentação da profissão a Caxias do Sul
08/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 6 de maio, o segundo encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Caxias do Sul. O evento, que ocorreu na Faculdade Anhanguera, reuniu cerca de 30 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS) e por Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), treinador e ex-atleta de atletismo e triatlo.

A mesa de abertura do evento foi composta por Erica Ramos, diretora da Anhanguera Caxias do Sul; Paulo Eugênio de Carvalho (CREF 004659-G/RS), secretário municipal de Esporte e Lazer; Honorino Lorencetti, presidente do Rotary Club Pérola das Colônias; e por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS. As autoridades relembraram os primórdios regulamentação, que ganhou força em todo o Brasil no final da década de 80, e os avanços que isto trouxe para todos. “Muita coisa aconteceu nos últimos 20 anos. A nossa representatividade cresceu e o nosso papel, principalmente na prevenção de diversas doenças, se tornou reconhecida por toda a sociedade”, destacou Carmen.

Na sequência, Marcia ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Ela apresentou uma linha do tempo sobre a regulamentação da profissão, desde a criação do Sistema CONFEF/CREFs, até as conquistas mais recentes, como a inclusão do profissional de Educação Física no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), vinculado ao Ministério da Saúde. “O Conselho tem uma atuação muito forte, no sentido de ser o órgão que fiscaliza e normatiza a presença do nosso profissional em todas estas áreas”, comentou a Conselheira. Marcia ainda apresentou a Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos estudantes e explicou como é o dia a dia de trabalho no CREF2/RS. “Na nossa página, é possível consultar todas as resoluções, assim como as empresas e os profissionais registrados”, acrescentou. A palestra também tratou da Lei de Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, foi ministrada por Remião e tratou de diversos assuntos relacionados às experiências profissionais do palestrante, que é técnico de corrida há mais de 25 anos. Depois de um breve histórico sobre a evolução da Educação Física, ele destacou as características das atividades de endurance e o que elas exigem dos seus praticantes. “O treinamento é individualizado. O endurance, com duração de três horas ou mais, requer uma adaptação e o profissional de Educação Física precisa estar atento a isto, respeitando todas as fases do treinamento”, explicou. Além disso, o palestrante ainda abordou os quatro pilares para uma boa técnica de corrida – equilíbrio, coordenação, descontração e eficácia – e a periodização do exercício. “É extremamente perigoso seguir os treinos propostos por revistas, por exemplo, pois elas não são elaborados levando em consideração as condições particulares dos praticantes”, comentou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá mais uma edição em 2018. A atividade será em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!

Palestras ciclo de palestras eventos caxias do sul



CREF2/RS realiza amanhã palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão em Caxias
05/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A cidade de Caxias do Sul receberá amanhã, dia 6 de junho, a segunda edição do Ciclo de Palestras “20 anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”. O evento, que ocorrerá na Faculdade Anhanguera das 19h às 22h, tem como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão, suas conquistas e seus desafios. A entrada será gratuita e as inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

O evento contará com duas apresentações. A primeira, com o tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse.

A segunda palestra da noite, intitulada “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, vai ser conduzida por Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), ex-atleta de atletismo e triatlo, com títulos nacionais e internacionais no currículo. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos e fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Avenida Alexandre Rizzo, 505 – Caxias do Sul
Inscrições gratuitas no local

Eventos palestras Caxias do Sul



CREF2/RS vai a Caxias do Sul com o ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
23/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A segunda cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e a criação do sistema CONFEF/CREFs será Caxias do Sul, que receberá no dia 6 de junho o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, das 19h às 22h. As palestras têm como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estará entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

Em Caxias do Sul, haverá duas palestras. A primeira, com início às 19h05min, tendo como tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse. A conselheira acrescentou que também esclarecerá na sua explanação temas como a Lei do Estágio, a atuação do egresso de licenciatura e do bacharelado, as etapas dos processos de fiscalização e a Ética na atuação profissional. Marcia reforçou que tanto profissionais de Educação Física como estudantes e a comunidade estão convidados a comparecer no ciclo.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, e abordará o “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, ministrada por Eduardo Olsson Remião (CREF 001855-G/RS). Remião é ex-atleta de atletismo e triathlo, tendo obtido títulos regionais, nacionais e internacionais. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos, sendo fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do RS. “Além de discorrer sobre a história da Educação Física no Brasil e sua trajetória até a regulamentação, pretendo abordar técnicas de treinamento de endurance, bem como o funcionamento das assessorias esportivas, seus métodos de avaliação, planejamento e execução, além de expor o cenário das corridas de rua e assessorias no estado e no Brasil”, explicou.

Após Caxias do Sul, a próxima cidade visitada pelo ciclo de palestras será Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Caxias do Sul

Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Av. Alexandre Rizzo, 505 - Caxias do Sul
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 04/06/2018 aqui.

20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



CREF2/RS abre ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão em Santa Maria
02/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 25 de abril, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Santa Maria. O evento, que ocorreu na Faculdade Metodista (FAMES), reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS).

Integrando a programação da 9ª Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física da FAMES, o primeiro evento sobre os 20 anos da regulamentação da profissão contou ainda com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), que foi o mestre de cerimônias. Na abertura das palestras, os dois destacaram os avanços do Sistema CONFEF/CREFs, nas últimas duas décadas, e a importância da união de todos os profissionais. “A Educação Física está sempre sendo ameaçada e cabe ao CREF2/RS lutar para que os espaços já conquistados não sejam perdidos”, analisou Carmen. “São vocês que devem fazer a diferença, apropriando-se de conhecimento e fazendo um trabalho correto”.

No primeiro momento, Gamboa ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, o conselheiro falou sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, as atribuições do Conselho e as suas diferenças em comparação com o Sindicato. “O CREF2/RS tem uma função fiscalizatória e normatizadora da profissão. Não cabe a nós as questões trabalhistas, que são de responsabilidade do Sindicato”, explicou.

A palestra de Gamboa ainda tratou da Lei do Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização. Respondendo as perguntas dos presentes, o conselheiro tirou dúvidas sobre o Termo de Compromisso de Estágio, sobre as atribuições do Responsável Técnico e sobre as consequências de quem é flagrado em exercício ilegal da profissão. “O CREF2/RS encaminha uma denúncia-crime para o Ministério Público, sempre que os agentes fiscais dão o flagrante. O exercício ilegal da profissão que mais buscamos combater”.

A segunda palestra, com o tema “A Importância da Atividade Física na Formação do Ser Humano”, destacou o papel fundamental que o profissional de Educação Física desempenha diante da sociedade. “Trabalhamos com todas as faixas etárias e precisamos pensar a nossa atuação da gestação ao envelhecimento”, sublinhou Marcia. “Por conta disto, não podemos dizer que o Bacharel é mais ou menos relevante do que o Licenciado. Todos são importantes para valorização da atividade física entre as crianças, fazendo disto um hábito para o futuro”, acrescentou.

Os desafios expostos pela palestrante, ao longo da sua apresentação, dizem muito respeito às consequências da obesidade entre o público infantil. “Cada vez mais vemos crianças com problemas cardíacos e diabetes, que antes eram comuns somente em adultos. O sedentarismo é um dos grandes inimigos da Educação Física”, sentenciou. Paralelamente a isso, Marcia também citou os benefícios proporcionado pela atividade física. “As aulas de Educação Física melhoram o desenvolvimento motor e promovem a socialização”, pontuou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá outras duas edições em 2018. A atividade será realizada ainda em Caxias dos Sul, no dia 7 de junho; e em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!

Eventos palestras



Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Formação em Licenciatura é tema do 7º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
09/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 7 de abril, a sétima edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar. O evento, que contou com o apoio da APEF/RS, do Sesc/RS e da Prefeitura de Torres, integrou a programação do 44º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF) e teve como atração uma palestra conduzida pela conselheira federal Iguatemy Martins (CREF 000001-G/PB).

Com entrada gratuita para profissionais de Educação Física e acadêmicos do curso, o 7º Fórum reuniu participantes de todo o Estado e trouxe para debate a formação em Licenciatura e como os professores podem se preparar melhor para atuar nas escolas. A mesa de abertura foi composta pela presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), pelo representante da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pela presidente da APEF/RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS). Nas suas falas, todos destacaram os avanços conquistados pelo Fórum e pelo Conselho nos últimos sete anos e como esta oportunidade de aperfeiçoamento profissional é de grande valia para todos os Licenciados em Educação Física, sempre com palestras de alto nível.

Na sequência, Iguatemy iniciou a apresentação intitulada “A formação em Educação Física para atuação na Escola: preparando o professor, vivenciando a Licenciatura”. Na primeira parte da sua fala, a palestrante trouxe números referentes à quantidade de docentes presentes na Educação Básica, estimada em 2,1 milhões de pessoas, e à presença de professores de Educação Física devidamente habilitados para desempenhar esta função. “Como indica o Plano Nacional de Educação (PNE), quase 80% daqueles que atuam nas escolas têm curso superior. No entanto, um dos principais problemas não diz respeito a este dado, mas ao fato de que somente metade deles lecionam dentro da sua área específica. Apenas na Educação Física, por exemplo, há um deficit de cerca de 30% de profissionais habilitados”, pontuou.

A Educação Física Escolar, embora bem representada frente a outras disciplinas em que a ausência de professores capacitados é mais evidente, como Química, Física e Biologia, precisa capacitar melhor os seus profissionais. Os apontamentos feitos por Iguatemy ao longo da palestra, baseados em indicadores divulgados pelo Governo Federal, mostraram que o baixo capital cultural, a frágil preparação para o Magistério, a teoria descolada da formação prática e o estágio não encarado como uma ação estratégica de formação são os principais eixos que precisam ser contemplados pelos cursos de Licenciatura. “As Instituições Públicas e Privadas não estão resolvendo a questão formativa do futuro professor. A maioria das alterações curriculares feitas nas Licenciaturas, nos últimos anos, não teve uma avaliação feita do seu impacto e dos seus resultados”, salientou Iguatemy.

Na segunda parte da apresentação, Iguatemy falou sobre a intervenção profissional nas escolas e como os professores de Educação Física podem se preparar para realizar um trabalho de excelência. A palestrante destacou os seis eixos da atuação – planejar, programar, organizar, desenvolver, coordenador e lecionar conteúdos de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental e Médio – e como eles poderiam ser aplicados da melhor forma. “Os professores precisam colecionar, selecionar e aplicar metodologias e técnicas nas diversas faixas etárias e níveis de ensino. No entanto, a maioria dos profissionais sentem falta de capacitação adequada para fazer esta distinção”, relatou Iguatemy. “A ausência de uma sistematização ainda é algo que prejudica a evolução da Educação Física enquanto disciplina escolar e a valorização dos seus professores. O profissional precisa compreender, dentro dos cursos de Licenciatura, que não pode dar a mesma aula para alunos do 4º, do 5º ou do 6º ano. Resumidamente, não há qualidade no ensino que é engessado e igual para todo mundo”, complementou.

Para Iguatemy, a falta de clareza do que é ensinado e as expectativas de aprendizado que não são atendidos afetam não só os alunos, mas também os docentes, que no fim das contas acabam se afastando do saber pedagógico das Licenciaturas. “Os professores têm que conhecer o conteúdo daquilo que ensinam, precisam dominar todos os assuntos que são levados para as aulas de Edução Física. O principal indicador de qualidade do ensino é o capital humano, ou seja, os docentes bem formados e preparados”.

Fórum Educação Física Escolar Educação Física Escolar ENAPEF



CREF2/RS percorre o interior com o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”
23/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs, o CREF2/RS lança o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”, que percorrerá os municípios de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante os meses de abril, junho e outubro. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

A Educação Física, desde que virou uma profissão regulamentada em 1998, vem conquistando espaço ano após ano. Se antes a imagem do profissional de Educação Física era associada ao professor da disciplina nas escolas, ou a instrutores nas academias de ginástica e clubes, hoje a visão das atribuições desse profissional é mais ampla: a de um especialista também capacitado e qualificado na promoção da saúde, seja de crianças, jovens, adultos ou idosos.

O interesse pelos exercícios físicos também tem aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”

Santa Maria
Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria

Caxias do Sul
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Anhanguera

Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFPEL

Instituições apoiadoras

- FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
- Universidade Anhangüera
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física



Nova edição da CREF2/RS em Revista faz retrospectiva de 2017
01/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada nesta quinta-feira, dia 1º de março, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre do ano passado. Com o Troféu Destaque 2017 na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foram as palestras do CongregaCREF e do “O Mercado do Personal Trainer Corporativo”, promovido em celebração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral.

Além destas matérias, a nova edição também traz um artigo sobre o papel do profissional de Educação Física na Equoterapia, de autoria de Afonso Forni (CREF 025395-G/RS); o perfil de Rafael Astrada (CREF 010168-G/RS), técnico duas vezes campeão brasileiro de futsal para cegos; uma matéria sobre trabalho da Fiscalização e um pouco mais da história dos conselheiros João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitaram recebê-la. Os pedidos devem ser feitos via contato@crefrs.org.br.

Revista CREF em Revista



Conselho firma convênio com empresa voltada à odontologia do esporte
21/02/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS firmou convênio com a Cedof Sports, divisão da Cedof Odontologia, voltada à odontologia do esporte, com atendimento de prevenção, performance e proteção ao atleta. Agora os registrados do CREF2/RS têm à sua disposição check-up preventivo digital, Shock Protect (proteção dental e facial personalizada), Bite Performance Optimizer (otimização do rendimento, respiração, melhora da postura e alívio cervical), palestras de saúde bucal, entre outros mais.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1594/407 - Menino Deus
Cidade: Porto Alegre (RS)
Telefone para contato: (51) 3231-8668
Site: www.cedofsports.com.br

Convênios



Evento "O Mercado do Personal Trainer Corporativo" marca início de uma nova área de atuação na Educação Física
08/11/2017
Fonte: CREF2/RS

Cerca de 60 profissionais de Educação Física e estudantes assistiram ontem, dia 7, as palestras apresentadas no evento “O Mercado do Personal Trainer Corporativo”, promovido pela Câmara de Ginástica Laboral e Atividade na Empresa do CREF2/RS. Além de comemorar o Dia da Ginástica Laboral (22/11), o evento teve como objetivo divulgar um novo perfil de profissional para o mercado corporativo, que atua como promotor de saúde e prevencionista no mundo do trabalho, esclarecendo ao personal trainer sua importância no mundo corporativo.

Fizeram parte da mesa o vereador de Porto Alegre, Mauro Pinheiro, o conselheiro Federal do CONFEF, Carlos Alberto Cimino (CREF 001691-G/RS), o desembargador do TRT da 4ª Região, Janney Camargo Bina, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 01910-G/RS), o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do RS (Sinpef/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), a presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do RS (APEF/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e vice-presidente do CREF, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e a analista Técnica do SESI/RS, Galvani Gonçalves.

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar, qualificou o evento como histórico. “Este novo conceito está sendo gestado desde 2005, e o que possibilitou sua formatação foi, principalmente, o CREF2/RS por meio da presidente Carmen, que acreditou em algo tão singular e que preenche uma lacuna no mercado: profissionais que atendam as empresas com conhecimento de legislação, leis e das 36 normas regulamentadoras”.

Segundo Lauro, ao longo do tempo o CREF2/RS vem firmando parcerias com Ministérios Públicos, Polícia Civil e Procon. “No ano passado nos tornamos parceiros do TRT4, pois os magistrados estão muito preocupados quando se apresentam conflitos patrão versus empregados, e eles percebem que não houve intervenção alguma em prol da saúde do trabalhador. Portanto, temos uma responsabilidade enorme. Se depender de nós, o profissional de Educação Física estará cada vez mais presente na vida dos trabalhadores, evitando as doenças ocupacionais e, é claro, trabalhando multidisciplinarmente com outros profissionais da saúde.“

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson, reforçou na sua fala a necessidade da ajuda dos profissionais de Educação Física na fiscalização. "Temos 497 municípios do Estado, e mesmo que o CREF2/RS tivesse o mesmo número de fiscais, não seriam suficientes para a atual realidade". Carmen explicou que repetidamente agentes de fiscalização do DEFOR vão até algum município do interior, fazendo visita a primeira academia do roteiro. Após esta ação, o profissional fiscalizado passa mensagem de texto ou telefona para as demais academias que estão irregulares, e estas fecham as portas. "Eu preciso que vocês denunciem os irregulares. Esta denúncia é sigilosa, jamais alguém saberá quem denunciou, e só assim conseguiremos retirar as pessoas que estão ocupando ilegalmente nosso espaço profissional ".

A primeira palestra teve como tema “Gestão de Venda e Relacionamento no Mundo Corporativo” e foi ministrada por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS). O palestrante explicou que com a concorrência, o cliente passou a ter um leque de possibilidades, todos lhe oferecendo “serviços únicos”, que no final do dia se mostram iguais devido ao fenômeno da “acomodação” das tecnologias, das pessoas e dos processos. “Ou seja, o cliente por vezes não consegue mais distinguir o caráter único dos serviços que lhe oferecemos. Moral da história: comunicar nossa oferta para o cliente já não é mais suficiente”, avalia. Felipe ressaltou a necessidade de entender o cliente, suas dores e desejos, a competência da empresa, seus produtos e serviços e a entrega de valores, que resultam em satisfação e encantamento. Ele também explicou que para se adaptar ao novo paradigma da área de Vendas e Relacionamento, é necessário que o profissional de Educação Física aprenda a criar valor para os clientes (Acolher), precisa aprender a surpreender os clientes, fazer a diferença na vida dos clientes (Encantar) além de cuidar dos clientes como se fossem únicos (Personalizar).

A segunda palestra teve como tema “A reinvenção do personal trainer para atender as demandas das empresas atuais”, sendo ministrada por Carla Lubisco (CREF 001733-G/RS). Segundo Carla, o estudo Workplace Wellness 2016, realizado pelo Instituto Global de Wellness (GWI), mostra que as empresas e governos estarão cada vez mais motivados em reverter a tendência de falta de qualidade de vida na força de trabalho. “O bem-estar no trabalho é um movimento que irá ganhar força nos próximos cinco anos. Hoje, poucas pessoas têm acesso a programas de bem-estar em seu emprego”, explica, lembrando que a média global é de 9%, e no Brasil, 5%. Já nos EUA, esse percentual é de 52%. Carla afirma que os programas de qualidade de vida como conhecemos hoje, irão desaparecer. "As ações realizadas não podem ser coercitivas e frias, devem ser por adesão e ser acolhedoras, integradoras", salienta. "É preciso criar uma nova cultura, em que o autogerenciamento da qualidade de vida também ganhe força". Para a personal trainer, os indivíduos serão mais responsáveis pela sua própria qualidade de vida.

Ela também enfatiza a necessidade de se olhar o ser humano com uma visão de 360 graus. "Ao fazer um exercício para o braço, lembrar que ele faz parte de conjunto muscular que, por sua vez, faz parte de uma pessoa que tem um sistema emocional, mental e espiritual. Ter um viés humano, olhar empaticamente o aluno. A parte técnica, mais do que nunca, é só uma das etapas".

“Qual profissional de educação física não tem dificuldade com venda?” Com esta indagação, realizada por Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), iniciou-se a terceira palestra do evento, que abrangeu a “Inserção e a Interação do Personal Trainer nas Empresas”. Segundo Alessandro, o profissional não é preparado para realizar vendas durante sua formação. Mas existem dificuldades posteriores, pois a relação é sempre direta com o consumidor. "Quando entramos com um projeto em uma empresa, diversos níveis estratégicos, hierárquicos, táticos e operacionais coexistem, são diferentes níveis de decisão, aliados a múltiplos níveis de interesse". Muitas vezes, complementa Gonçalves, o nível gerencial que se vai atender entende que a empresa teria outras prioridades, mas a direção, que viu potencial naquele programa de atividades físicas corporativa, compreende que é necessário. “Isto te larga numa fogueira, porque tu vais ter que comprovar que teu trabalho tem valor para, hipoteticamente, 400 funcionários".

Segundo Alessandro, firmamos um contrato de três pontas: a empresa que contratou, a equipe de profissionais de Educação Física e o trabalhador. "Eu preciso fazer com que estes interesses se conectem, satisfazendo o trabalhador e a empresa como organização. E cada uma das pontas têm suas especificidades, todos, obviamente, conectados". Alessandro alerta que um grande erro estratégico é se apegar apenas no feedback do trabalhador. "Isso é bom inicialmente, mas quando houver mudanças estratégicas, é necessário estar ao lado de quem te contratou, pois a parte do trabalhador é a mais fraca para a sustentabilidade do teu projeto". Por fim, Alessandro salientou que o Personal Trainer Corporativo vai abrir muitas portas para os profissionais de Educação Física, usando, inclusive, a Ginástica laboral como ferramenta.

Personal Trainer Corporativo



Palestra sobre o Mercado do Personal Trainer Corporativo terão inscrições no local
06/11/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o evento sobre o Mercado do Personal Trainer Corporativo foram estendidas até dia do evento, 7 de abril, podendo ser feitas no local, conforme disponibilidade de vagas. As palestras serão realizadas no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, das 14h às 16h30min, em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral. O objetivo será demonstrar a importância deste novo campo de trabalho que se abre ao profissional de Educação Física. A carga horária terá de 3,5 horas/aula e haverá emissão de certificado aos participantes. A inscrição é gratuita para profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS e estudantes de graduação.

Serão três palestras realizadas. A primeira versará sobre “Gestão de Venda e Relacionamento no Mundo Corporativo”, ministrada por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS). A segunda abrange a “Inserção e a Interação do Personal Trainer nas Empresas”, realizada por Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e a terceira tem como tema “A reinvenção do personal trainer para atender as demandas das empresas atuais”, ministrada por Carla Lubisco (CREF 001733-G/RS).

O Mercado do Personal Trainer Corporativo
Data: 7 de novembro, terça-feira
Credenciamento: às 13h30min
Horário: das 14 às 16h30min
Local: Plenário Ana Terra - Câmara de Vereadores de Porto Alegre, av. Loureiro da Silva, 255
Mais informações neste link.

Mercado do Personal Trainer Corporativo



CREF2/RS participa da V Semana de Educação Física da UNIASSELVI
16/10/2017
Fonte: CREF2/RS

Nos dias 10 e 11 de outubro, a assessora de Fiscalização do Conselho, Fernanda Silva Rodrigues (CREF 009604-G/RS), e a conselheira do CREF2/RS, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), participaram da V Semana de Educação Física dos polos IERGS/UNIASSELVI, sediado em Porto Alegre. Miryam palestrou sobre os “Campos de atuação profissional: licenciatura e bacharelado” e Fernanda abordou os "Procedimentos Fiscalizatórios: Lei de estágio e processos”.

Ao todo, cerca de 100 alunos do curso de bacharelado e licenciatura assistiram as apresentações. Também esteve presente ao evento o ex-judoca e deputado federal João Derly, além de outros palestrantes. O convite foi realizado pela professora Tracy Freitas, tutora do curso de Educação Física IERGS/Uniasselvi.

Palestras



CREF2/RS promove palestra sobre o mercado do personal trainer corporativo
11/10/2017
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, o CREF2/RS realizará no dia 7 de novembro, das 14h às 16h30min, um evento sobre o Mercado do Personal Trainer Corporativo no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O objetivo será demonstrar a importância deste novo campo de trabalho que se abre ao profissional de Educação Física. A carga horária terá de 3,5 horas/aula e haverá emissão de certificado aos participantes. A inscrição é gratuita para profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS e estudantes de graduação.

Serão três palestras realizadas. A primeira versará sobre “Gestão de Venda e Relacionamento no Mundo Corporativo”, ministrada por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS). A segunda abrange a “Inserção e a Interação do Personal Trainer nas Empresas”, realizada por Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) e a terceira tem como tema “A reinvenção do personal trainer para atender as demandas das empresas atuais”, ministrada por Carla Lubisco (CREF 001733-G/RS).

O Mercado do Personal Trainer Corporativo
Data: 7 de novembro, terça-feira
Credenciamento: às 13h30min
Horário: das 14 às 16h30min
Local: Plenário Ana Terra - Câmara de Vereadores de Porto Alegre, av. Loureiro da Silva, 255
Inscrições gratuitas e mais informações neste link.

Personal Trainer Corporativo



CongregaCREF reúne profissionais e acadêmicos para debater temas da Educação Física
28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no último sábado, dia 26 de agosto, o CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que ocorre desde 2015 e integra as comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reuniu profissionais registrados e acadêmicos do curso, para assistir palestras e para debater diversos temas relacionados à profissão.

A abertura do evento, feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), destacou as conquistas recentes do Conselho e o crescimento da Educação Física, em todo o Brasil, nos últimos anos. “No momento, o CREF2/RS está engajado para garantir a presença do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde, de maneira permanente. Para que isto ocorra, nós precisamos estar unidos, orgulhosos e conscientes de que representamos uma grande profissão”, comentou.

Na sequência, o CongregaCREF teve a sua primeira palestra, chamada “Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo”, ministrada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), instrutor dos cursos CBF Academy e docente no Ensino Superior. Além de apresentar o cenário do esporte mundial, ele salientou que no Brasil tem um grande potencial de crescimento na área. “O mercado fitness teve um aumento de 22% somente em 2016, atingindo a marca de 2% do PIB”, pontuou. “Os grandes esportistas são experts em vender a nossa profissão e precisamos aproveitá-los desta forma, para que possamos movimentar 40 bilhões de reais todos os anos – como os países desenvolvidos fazem – e gerar mais de 300 milhões de empregos”.

A gestão esportiva, o planejamento e a execução de projetos também foram assuntos abordados por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), na segunda palestra do CongregaCREF. Consultor de academias e empreendedor digital, Greco falou sobre a evolução das ferramentas digitais ao longo do tempo e reforçou a necessidade que os profissionais de Educação Física têm de estarem sempre antenados a tudo o que surge de novo. “Nós não podemos ter receito de utilizar e de gerar conteúdo em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Quem está aproveitando estes espaços deixados em aberto, mostrando como a Educação Física pode mudar a vida das pessoas para melhor, está tendo sucesso”.

Os assuntos mais atuais do dia a dia da profissão também ganharam repercussão na apresentação de Fabio Saba (CREF 000007-G/SP), sócio-diretor da IHRSA Fitness Brasil e diretor-executivo da Saba Consultoria. Dando exemplos de um bom marketing para profissionais de Educação Física e para academias, o palestrante resumiu que a excelência do serviço prestado na área da atividade física depende muito mais do envolvimento dos profissionais com as pessoas do que com os esportes. “Não podemos ficar presos somente aos aspectos estéticos. Quem foi que disse que uma academia não pode contratar um profissional com sobrepeso?! Na nossa área, não pode haver preconceito e sempre há uma parcela da população que se identifica com este tipo de profissional, não com os sarados”, explicou.

O encerramento do CongregaCREF foi com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, que contou com a presença de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), conselheira federal e professora da UNISC; e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Em uma conversa com a participação da plateia, os palestrantes mostraram os principais resultados de suas pesquisas sobre o tema, que revelaram que cada vez mais crianças estão desenvolvendo doenças como hipertensão e diabetes, típicas da vida adulta. “As crianças ficam cerca de sete horas pro dia em frente a telas, como computador e televisão, e o sedentarismo é o grande fator para o aumento do risco de doenças crônicas”, frisou Costa. “A gente viu que a atividade física regular, além de melhorar a aptidão física e corrigir eventuais problemas de postura, também implica diretamente na melhora da saúde desta parcela da população”, complementou Miria.

CongregaCREF



CongregaCREF ocorre neste sábado com transmissão online
24/08/2017
Fonte: CREF2/RS

A terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física irá ocorrer neste sábado, dia 26 de agosto, e vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento ocorrerá das 8h30min às 16h45min e integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Confira as palestras e os seus respectivos horários:

9h15min
Gestão no Esporte: Os desafios do profissional de Educação Física contemporâneo
Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Mesa-redonda Obesidade Infantil
Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CongregaCREF encerra inscrições e tem transmissão online confirmada
16/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para a terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física chegaram ao seu número limite e foram encerradas hoje. O evento, que vai ocorrer no dia 26 de agosto, na Fadergs, integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O CongregaCREF contará diversas palestras, gerando assim conhecimento e oportunizando a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física para profissionais registrados e para estudantes. O evento também vai ser transmitido ao vivo pela Internet, iniciando às 8h30min e com encerramento previsto para as 16h45min. Na modalidade presencial, todos ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

Confira a programação completa:

8h30min
Credenciamento

9h
Abertura

9h15min
Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo
Palestra de Antônio Rosalvo Chaves Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Palestra de Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Obesidade Infantil
Mesa-redonda com Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP)

16h45min
Encerramento

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
03/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas por aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo terceiro ano consecutivo para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 26 de agosto, na Fadergs, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física, o CongregaCREF deste ano terá as palestras “O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física”, ministrada por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS); e “Protagonismo em Educação Física”, apresentada por Fabio Saba (CREF 000007-G/SP). Um terceiro nome será anunciado em breve.

A programação do evento, previsto para iniciar às 8h30min e para encerrar às 16h45min, vai contar também com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, cujo debate contará com a participação de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e de Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP). Todos que comparecerem ao CongregaCREF ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



II Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional é nesta sexta e sábado
21/06/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar, nesta sexta e sábado, dias 23 e 24 de junho, o II Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional. Pela primeira vez em Porto Alegre, o evento estará aberto à presença dos membros destas respectivas Comissões, vinculadas aos três CREFs da região sul.

Com o intuito de discutir e padronizar os procedimentos voltados à atuação de fiscalização, assim como do trabalho relacionado às respectivas Comissões, o Encontro terá as palestras de Paulo Valério Moraes, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, e do conselheiro federal Angelo Vargas (CREF 000007-G/RJ).

II Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional
Data: 23 e 24 de junho, sexta-feira e sábado
Horário: das 13h30min às 20h e das 8h às 13h, respectivamente
Local: Hotel Embaixador
Endereço: Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro Histórico
Inscrições: exclusivamente para membros das Comissões do CREF2/RS, CREF3/SC e ao CREF9/PR

Fiscalização Ética Profissional



Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física reúne representantes de 30 instituições de ensino
29/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizou, nos dias 26 e 27 de maio, o VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que ocorreu pela primeira vez na FADERGS, em Porto Alegre, reuniu cerca de 30 representantes de instituições de ensino de todo o Estado, para debater assuntos relacionados ao estágio e à fiscalização, bem como ao empreendedorismo e à educação a distância.

A abertura do evento, que contou com a presença do presidente do CONFEF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), foi feita pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS). A sua fala, além de destacar o trabalho feito pelo Sistema CONFEF/CREFs visando o fortalecimento da profissão, que atualmente conta com 500 mil registrados em todo o país, foi complementada por Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional. “O Fórum, que surgiu com a demanda de debater assuntos importantes para o dia a dia das faculdades, chega ao seu sétimo ano, com um histórico de grandes discussões, sobre temas como políticas públicas, tecnologia e saúde mental, entre outros mais”, comentou.

Já Steinhilber aproveitou a sua saudação inicial também para destacar o número significativo de coordenadores presentes no Fórum. “Isto mostra que o nosso ensino está nas mãos de pessoas preocupadas em discutir o futuro dos profissionais que estão sendo formados pelas faculdades. O Conselho, atuando politicamente, enfrenta os mesmos desafios dos professores, que é solidificar a Educação Física em todos os seus âmbitos”.

Palestras e debates

A primeira apresentação foi feita pela assessora jurídica do CREF2/RS Cristiane Costa e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS). Elas explicaram o funcionamento do procedimento de fiscalização, do momento da visita aos trâmites jurídicos finais, e como a lei de estágio é inserida neste contexto. “O Conselho só verifica se há o termo de estágio assinado e já tivemos casos em que a pessoa autuada colocou a culpa na Universidade por estar fora da sua área. Eles alegaram que não tiveram a informação sobre a divisão entre a Licenciatura e o Bacharelado e que sempre tiveram autorização para fazer estágio fora do seu curso”, relatou a dupla.

O assunto, complementado por tópicos relacionados à responsabilidade técnica de academias e à disputas judiciais que o Sistema CONFEF/CREFs enfrenta atualmente quanto às lutas, ao futebol e à dança, teve prosseguimento com a palestra de Steinhilber. O Presidente do CONFEF numerou as parcerias que existem entre as instituições de ensino e os Conselhos Profissionais e apresentou um breve panorama da Educação Física e da sua evolução enquanto curso superior. “Os professores universitários precisam, mais do que nunca, auxiliar os acadêmicos para que eles criem uma identidade profissional desde o primeiro semestre”, analisou.

O segundo dia de evento, no sábado pela manhã, teve início com a palestra de Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS), que trouxe para discussão o empreendedorismo na Educação Física. Com larga experiência na área, ele destacou que muitos egressos do curso de Educação Física têm o perfil empreendedor e que, por causa disto, as faculdades deveriam explorar mais este tema em seus currículos. “A maioria das instituições de ensino tem disciplinas de gestão, mas ainda não se dá aula com ênfase no empreendedorismo. As ferramentas necessárias para quem pretende abrir o seu próprio negócio ainda são pouco estudadas nos cursos de Educação Física”.

A última parte do Fórum foi marcada pela mesa redonda “Educação a Distância”, com as presenças de Steinhilber e de Dari Göller (CREF 002469-G/RS), da UNIJUÍ. Neste momento, todos os coordenadores puderam relatar as experiências que vivenciam em suas faculdades e o Presidente do CONFEF ainda pode reforçar o entendimento que a Educação Física não pode ser transformada em um curso totalmente a distância. O “CONFEF, junto ao Conselho Nacional de Saúde, já se movimenta na Câmara de Deputados para barrar esta ideia”, adiantou. “O EAD só pode existir se tiver qualidade, com estágios obrigatórios, material didático bem elaborado e exigências avaliativas. O desafio é fazer com que os alunos estabeleçam uma relação de troca com os outros estudantes e uma identidade profissional, mesmo longe da sala de aula”, complementou Göller.

Fórum de Coordenadores Ensino Superior



6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar reúne profissionais e estudantes em Capão da Canoa
22/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 20 de maio, o 6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Capão da Canoa. O evento, que integrou a programação do 43º ENPAEF, teve a entrada gratuita e reuniu profissionais e acadêmicos para debater o futuro da área. Neste ano, o Fórum contou com as palestras de Vitor Powaczruk (CREF 023027-G/RS), intitulada “A Educação Física dentro da nova BNCC: Reflexões sobre a Obrigação e a Opcionalidade”; e de Maria Teresa Cauduro, com o nome “A Educação Física Escolar e um Passeio pelas Linguagens do Corpo”. Powaczruk é assessor pedagógico da Secretaria Estadual de Educação e Maria Teresa pesquisadora do Grupo de Estudos Qualitativos de Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (CNPq/UFRGS) e do Observatório de Educação (Unisinos).

A mesa de abertura do evento foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pela presidente da Comissão de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS). Para a plateia, formada em grande parte por professores da rede pública e privada de ensino, Carmen falou sobre as funções do Conselho, para além do trabalho de fiscalização e de orientação. “A nossa atuação tem o intuito também de manter a Educação Física forte e viva no ambiente político. O Sistema CONFEF/CREFs já participou da elaboração de diversos projetos na Câmara Federal, em parceria com os deputados, para garantir a presença e o reconhecimento dos nossos profissionais em nível nacional”, revelou.

Miryam, por outro lado, aproveitou o momento para destacar o crescimento do Fórum, que chegou à sua sexta edição consecutiva, e da aproximação com a Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF/RS) ao longo desta trajetória. “O nosso trabalho, feito em parceria desde o primeiro ano, tem sido exaustivo para garantir a presença do profissional de Educação Física em todas as séries escolares. O PLC 116/2013, embora esteja engavetado na Assembleia Nacional, teve uma iniciativa parecida aqui no nosso Estado, já transformada no PL 087/2016. Este novo projeto de lei, que continua tramitando, pode ser considerado uma das grandes conquistas deste Fórum”, mencionou.

Palestras

Graduada em Educação Física pela UFRGS e em Direito pela Feevale, com doutorado pela Universitat de Barcelona em Ciências da Educação, Maria Teresa foi a primeira palestrante do Fórum. Depois de falar um pouco sobre a sua trajetória profissional e relatar algumas das suas experiências dando aula e conhecendo a realidade do ensino no Brasil, a pesquisadora apresentou didaticamente a legislação da Educação Física e um pequeno panorama do que ocorre nas escolas. A conclusão, de acordo com Maria Teresa, indica que ainda há um longo caminho para que a Educação Física seja colocada no seu devido lugar. “Ainda precisamos compreender todas as leis da nossa profissão, pois só assim poderemos posicionar a Educação Física, as suas linguagens e as suas interfaces como importantes para as pessoas”, explicou.

No âmbito das escolas, Maria Teresa também destacou a necessidade que os professores têm de trabalhar com diferentes tipos de alunos, mas sem nenhuma segregação. “As crianças, muitas vezes, vêm de lugares distintos, possuem crenças e aspectos culturais que não são compatíveis entre si. O profissional de Educação Física tem a obrigação de lidar com isto e o caminho mais adequado é trabalhar todas as possibilidades corporais, não apenas os jogos com bola”, sentenciou. A decisão do conteúdo programático, por conta disto, acaba sendo a tarefa mais difícil. “Os professores precisam vivenciar a realidade do aluno para definir como serão as aulas. Além disto, eles necessitam trabalhar com o corpo e com os gestos de cada um, aliando teoria e prática e ainda criando uma interface com as outras disciplinas, como geografia, física e matemática. Só assim o conhecimento será capaz de crescer e de abrir possibilidades para os alunos”.

Powaczruk conduziu a segunda palestra do Fórum e trouxe para o centro da discussão os diversos contextos da Educação Física Escolar, que afetam diretamente o dia a dia dos professores. “Na Secretaria Estadual de Educação, temos o dado de que quase metade dos alunos não participa das aulas de Educação Física. Cabe ao profissional de escola, por conta disto, mudar esta realidade e mostrar para a comunidade em geral que a transformação proporcionada pela disciplina é duradoura e essencial para as crianças e para os adolescentes”, comentou.

Powaczruk é um dos especialistas responsáveis pela elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao junto ao MEC. O projeto, que começou a ser discutido em 2013 e deverá ser adotado por todas as escolas públicas e privadas do Brasil em um futuro bastante próximo, também foi abordado na sua apresentação. “A Educação Física ainda não era considerada uma disciplina obrigatória em 1996, mas em 2001 passou a ser um componente curricular imprescindível na formação de todos os alunos. As alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao longo do tempo, trouxeram alguns dos benefícios que tentarão ser ampliados agora com a adoção da BNCC”, declarou o palestrante.

A parte final do Fórum foi dedicada às perguntas da plateia. Os palestrantes puderam complementar os assuntos abordados nas suas apresentações e ainda tratar de outros temas extremamente conflituosos e atuais. Para Maria Teresa, os profissionais de escola precisam ter um diálogo permanente com as crianças, para entender o contexto em que vivem, e sempre comunicar a direção da escola quando algum abuso for detectado. “O conhecimento da realidade do aluno é muito importante nestes casos. Nas famílias em que os pais estão desempregados, ou que têm problemas com bebida, os casos de violência podem ocorrer até com uma certa frequência”, explicou. “Os profissionais de Educação Física, por causa da proximidade que acabam tendo com os alunos, podem identificar um comportamento não-verbal de agressão, de depressão ou até mesmo de socorro. Eles devem estar sempre atentos e as escolas não podem ser omissas diante destes casos”, finalizou.

Educação Física Escolar



6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar ocorre amanhã em Capão da Canoa
19/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O 6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, promovido pela Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, será realizado amanhã, dia 20 de maio, em Capão da Canoa. O evento, que integra a programação do 43º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF), vai iniciar às 13h30min e terá a entrada gratuita. As inscrições serão feitas diretamente no local.

Neste ano, o Fórum contará com as palestras de Vitor Powaczruk (CREF 023027-G/RS), intitulada “A Educação Física dentro da nova BNCC: reflexões sobre a obrigação e a opcionalidade”; e de Maria Teresa Cauduro, com o nome “A Educação Física Escolar e um passeio pelas linguagens do corpo e suas interfaces”. Powaczruk é assessor pedagógico da Secretaria Estadual de Educação e Maria Teresa pesquisadora do Grupo de Estudos Qualitativos de Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte CNPq/UFRGS e do Observatório de Educação da Unisinos.

6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data: 20 de maio de 2017
Horário: das 13h30min às 16h30min
Local: Casa de Cultura Erico Verissimo
Endereço: Avenida Flávio Boianowski, 789 – Zona Nova, em Capão da Canoa
Entrada gratuita

Educação Física Escolar



Câmara Técnica de Futebol fará reuniões itinerantes nas Instituições de Ensino Superior
08/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Câmara Técnica de Futebol, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), afirmou na última sexta-feira (5) que está empenhado em aumentar o quórum de presenças nas reuniões, mesmo que os encontros já tenham contado com a presença de reconhecidos profissionais da área. Para atrair os participantes, Gamboa aprovou com o professor do IPA, Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS), a promoção de reuniões itinerantes. “Iniciaremos este novo formato por Porto Alegre e Região Metropolitana, para posteriormente avançarmos pelo interior do Estado”, afirma. Com isto, deduz Gamboa, haverá uma aproximação concreta da Câmara junto aos professores da futebol em suas próprias faculdades.

De acordo com o presidente da Câmara, a pauta das reuniões itinerantes tratará em primeiro lugar do mercado de trabalho, focado no aspecto lazer, esporte e recreativo. “Basicamente para quem quer trabalhar com futebol de forma recreacional, visando atividade física, bem-estar e saúde”. Gamboa pontua que o mercado para quem trabalha neste nicho enfrenta dificuldades. "Apesar do Brasil ser o país do futebol, o mercado tem baixíssimo nível de absorção de profissionais, pois os maiores investimentos vão para o futebol de alto rendimento". Gamboa cita como exemplo Porto Alegre, onde os profissionais que atuam no Inter ou no Grêmio estão bem posicionados, mas se atuarem na várzea, enfrentarão condições mínimas de trabalho.

O segundo foco, afirma Gamboa, é a criação de eventos. “Iniciaremos com cursos pequenos, trazendo um profissional que atue no futebol, seja jogador, treinador ou juiz, para ele repassar conhecimentos durante um dia”. Outra possibilidade aventada serão palestras com administradores de empresas, para ensinar as melhores ferramentas de gestão do mercado de trabalho. “Mais adiante, se tudo evoluir bem, pensamos em um congresso multidisciplinar de futebol", concluiu Gamboa.

Os profissionais de Educação Física que desejarem participar da Câmara de Futebol podem enviar um e-mail para administrativo@crefrs.org.br. Eles serão informados das datas e locais das próximas reuniões.

Câmara Técnica de Futebol



CREF2/RS ministra aula inaugural no curso de Educação Física na UNICRUZ
17/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A conselheira do CREF2/RS, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e a coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), estiveram nesta quarta-feira, dia 15, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), para realizar a aula inaugural do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Havia cerca de 100 alunos presentes no Salão Nobre da Universidade para a aula inaugural. Os temas abordados pelas palestrantes foram regulamentação da profissão, a criação do Conselho, provisionados, Licenciatura e Bacharelado, Educação Física escolar (Pls), fiscalização, exercício ilegal, lei de estágio, denúncias, temas polêmicos no judiciário, fiscalização de gestores públicos. Após a fala das palestrantes, o espaço foi aberto para perguntas.

Segundo Fernanda, estes encontros são muito importantes, pois aproximam o CREF2/RS dos futuros profissionais. “Em pouco tempo, eles estagiarão. Aqui é uma oportunidade para que eles conheçam a Lei do Estágio e possam garantir sua segurança legal. Também têm noções sobre a atuação do Conselho e seus deveres e direitos como profissionais de Educação Física”, explicou.

Palestras



Comissão de Ensino Superior avança na preparação do Fórum dos Coordenadores 2017
06/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizaram nesta sexta-feira, 3 de março, sua reunião mensal. O principal assunto da pauta foi os preparativos para o Fórum dos Coordenadores 2017, que deverá ocorrer entre os dias 25 e 26 de maio na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), em Porto Alegre.

Durante a reunião, foram propostas palestras sobre empreendedorismo em Educação Física e cursos EAD. O CREF2/RS fornecerá certificado de participação do evento. O período de inscrições para o Fórum dever se estender dos dias 20 de março a 28 de abril.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), além da assessora do Departamento de Comunicação do CREF2/RS, Elenice Sacchi de Freitas

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



UCS reúne profissionais da Serra durante I Seminário de Educação Física Escolar
25/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A universidade de Caxias do Sul (UCS) realizou, nos dias 22 e 23 de setembro, o I Seminário de Educação Física Escolar. O evento, que contou com as palestras da conselheira do CREF2/RS Marcia da CRUZ (CREF 007542-G/RS) e dos conselheiros do CONFEF Antônio Catunda (CREF 000001-G/CE) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC), foi dedicado aos profissionais que atuam na rede municipal de Caixas do Sul e nas entidades de ensino pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Com o objetivo de contribuir com a prática pedagógica dos docentes e proporcionar, através da troca de conhecimento, o repensar da Educação Física escolar, o Seminário iniciou com a palestra “Educação no Brasil – Contribuições da Educação Básica e recomendações para Educação Física Escolar”, ministrada pela Conselheira do CREF2/RS. Na sua apresentação, além de destacar os avanços obtidos pelo Sistema CONFEF/CREFs nos últimos anos, Marcia também salientou que a Educação Física precisa ser trabalhada de maneira ainda mais ampla nas escolas, para contribuir com a formação cidadã e com a saúde de todos os alunos.

Na parte da tarde, o evento prosseguiu com a palestra “Educação Física – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrada por Elisabete. Durante a sua apresentação, ela mostrou como a Educação Física pode contribuir para a apropriação de todas as linguagens e destacou que a ação dos professores devem proporcionar desafios às crianças, através de interações e brincadeiras. Segundo Elisabete, isto precisa ocorrer, sobretudo, porque “os professores necessitam assumir a defesa da Educação Física na escola”, declarou.

O segundo dia de Seminário iniciou, na parte da manhã, com a palestra “Educação Física Escolar – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, ministrada por Catunda. O conselheiro do CONFEF propôs um diálogo acerca da responsabilidade pedagógica e das estratégias para o ensino, visto que o aluno passa a maior parte do tempo de aula realizando atividades que não são consideradas didáticas. Na sua apresentação, também foram expostos alguns aspectos da Declaração de Madrid, do European Mhysical Education Association, destacando que “não há educação sem Educação Física”. “O professor deve assumir o compromisso com a responsabilidade e com a qualidade da aula. Não adianta infraestrutura se o professor não está motivado para ensinar”, analisou.

No encerramento do Seminário, Marcia agradeceu a presença de todos e destacou a mobilização dos profissionais de Educação Física pertencentes à 4ª CRE, que foi representada por professores de 12 municípios da região da Serra: Caxias do Sul, Flores da Cunha, Picada Café, Nova Petrópolis, Nova Pádua, São Marcos, São Francisco de Paula, Cambará, Gramado, Canela, Farroupilha e Antônio Prado. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS; e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), presidente da Comissão de Educação Física Escolar do Conselho; também estiveram presentes no evento.

Educação Física Escolar Seminário



Presidente do CREF2/RS realizada palestra na URI Frederico Westphalen
17/10/2016
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 13 de outubro, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Frederico Westphalen, para ministrar uma palestra para os acadêmicos de Educação Física da instituição. Além de abordar a proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a extinção do curso de Bacharelado, a apresentação também trouxe para debate o projeto de lei que propõe a reforma do Ensino Médio.

De acordo com a Presidente, o encontro foi muito interessante, sobretudo para o Conselho, que pode se aproximar ainda mais dos futuros profissionais do interior do Estado. Os acadêmicos, além de tirarem as suas dúvidas sobre estes temas polêmicos, os quais o Sistema CONFEF/CREFs repudia veementemente, também puderam entender melhor como funciona o Conselho e quais são as suas atribuições, especialmente relacionadas à fiscalização e à defesa da sociedade. “Com uma grande presença de público, a palestra foi extremamente proveitosa, pois foi possível apresentar o CREF2/RS para os estudantes, que futuramente poderão participar ativamente, enquanto registrados, do dia a dia das questões políticas que envolvem a Educação Física”, declarou.

A coordenadora do curso de Bacharelado da URI Frederico Westphalen Vera Lúcia Moraes e a diretoria de ensino da universidade Elisabete Cerutti também estiveram presentes durante a palestra. Dando continuidade a este ciclo de encontros com os estudantes de todo Estado, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS será a próxima a receber a visita do CREF2/RS, já nesta quinta-feira, dia 20 de outubro.

Palestras URI Frederico Westphalen



UCS promove I Seminário de Educação Física Escolar amanhã e sexta-feira
21/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Em parceria com o CREF2/RS e com o CONFEF, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai realizar, nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de setembro, o I Seminário de Educação Física Escolar. O evento, dedicado aos profissionais que atuam na rede municipal de Caxias do Sul e nas entidades de ensino pertencentes à 4ª Coordenadora Regional de Educação, terá as palestras da conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) e dos conselheiros do CONFEF Antônio Catunda (CREF 000001-G/CE) e Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC). A entrada será gratuita.

A partir das contribuições da UNESCO, do Sistema CONFEF/CREFs e norteado pela Base Nacional Comum Curricular, o Seminário terá como objetivo contribuir com a prática pedagógica dos docentes e proporcionar, através de conhecimentos e ferramentas, o repensar da Educação Física Escolar. As atividades vão iniciar, amanhã às 8h com a apresentação “Recomendações para Educação Física Escolar”, ministrada pela Conselheira do CREF2/RS.

À tarde, a partir das 13h30min, o evento vai prosseguir com a palestra “Educação Física – Educação Física Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, ministrada por Elisabete. Já a apresentação de Catunda, chamada “Educação Física Escolar – Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, será na sexta-feira, das 8h30min às 12h30min.

A programação completa pode ser conferida aqui e as inscrições ainda podem ser feitas por este formulário. Mais informações pelo e-mail extensaocursos@ucs.br ou pelo telefone (54) 3218-2145.

Eventos Educação Física Escolar Caxias do Sul



CREF2/RS realiza palestras em Antônio Prado e Uruguaiana para comemorar Dia do Profissional de Educação Física
05/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, representado pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) e pela agente de Fiscalização Denise Candaten (CREF 010750-G/RS), esteve na Prefeitura de Municipal de Antônio Prado, na última quarta-feira, dia 31 de agosto, para uma palestra. A apresentação, feita para os profissionais de Educação Física da cidade, abordou os desafios e as conquistas da profissão, bem como o trabalho desempenhado pelo Conselho.

O encontro, realizado como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, também ocorreu em Uruguaiana na quinta-feira, dia 1º de setembro. A palestra, mais uma vez ministrada pela Conselheira, foi promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Uruguaiana e, além dos profissionais, também reuniu acadêmicos do curso para um debate sobre as duas áreas de intervenção, licenciatura e bacharelado. Ao total, 150 pessoas compareceram aos dois eventos.

Como destacou Marcia, as palestras foram muito proveitosas e importantes para o CREF2/RS, já que contaram com a participação ativa da plateia, que colaborou com questionamentos e interações. “Além disto, tivemos a oportunidade de entregar o nosso material de divulgação para parte da Serra e da Fronteira Oeste do Estado, sobretudo para professores, coordenadores de curso, acadêmicos e demais pessoas que atuam na área”, acrescentou. “Também ficou acordado que faremos visitas às escolas de Antônio Prado para falar sobre a importância das aulas de Educação Física serem ministradas por profissionais habilitados, atendendo as premissas da legislação”, concluiu.

Eventos palestras



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para debater diversas áreas da Educação Física
30/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 27 de agosto, a segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que integra as comemorações do Conselho pelo Dia do Profissional de Educação Física, ocorreu no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de profissionais registrados e de estudantes para debater as diversas áreas da profissão. A abertura do evento foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que reiterou o sucesso de público do CongregaCREF, pelo segundo ano consecutivo, e saudou todos aqueles que compareceram para assistir às palestras.

A primeira apresentação foi feita por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), pesquisador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e primeiro profissional de Educação Física a vencer o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, em 2012. A palestra “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica” abordou as suas investigações científicas mais recentes e tentou explicar como funciona o rastreamento de genes para a descoberta de novos “fenômenos do esporte”, algo tão em evidência nos dias de hoje por causa da Olimpíada. “O nosso trabalho envolveu os melhores atletas do atletismo brasileiro e comparou o desempenho de todos com pessoas comuns. A conclusão que chegamos é que há mais ou menos 200 pessoas com potencial para serem esportistas espetaculares no nosso país e que ainda não foram descobertas”, revelou Dias.

Além de explicar os detalhes do seu trabalho, o pesquisador também contextualizou os avanços que a Educação Física teve – e ainda pode ter – desde o surgimento do projeto Genoma, na década de 90. “Os estudos genéticos deixaram claro que a responsividade ao treinamento é diferente de pessoa para pessoa, não segue um padrão que pode ser aplicado da mesma forma a todos os atletas. Ou seja, não podemos simplificar algo tão complexo como o organismo humano, precisamos aprender e relacionar as particularidades de cada estrutura muscular aos diversos genes que compõem o DNA de cada um destes indivíduos”, explicou.

Com espaço para perguntas da plateia e transmissão online, que permitiu que profissionais e acadêmicos de todo o Estado acompanhassem as palestras dos seus computadores em casa, o CongregaCREF prosseguiu com a conselheira federal do CONFEF Elisabete Laurindo (CREF CREF 002036-G/SC), que falou sobre o papel do profissional de Educação Física na escola. Além de apresentar os consensos internacionais da UNESCO e de inserir a Educação Física aos direitos fundamentais de todas as pessoas, Elisabete mostrou quais são os indicadores de qualidade na educação e explicou como o ambiente escolar, a prática pedagógica e as condições de trabalho dadas aos profissionais que atuam nestes locais interferem nesta equação. “O Brasil está entre os países mais obesos do mundo e precisamos nos apropriar da Educação Física escolar como forma de promover a saúde das crianças”, defendeu.

A Conselheira também trouxe para discussão o atual momento vivido pela Educação Física escolar, em que há a busca pela consolidação do profissional de Educação Física neste ambiente. “O livro Recomendações para a Educação Física Escolar, publicado pelo CONFEF e distribuído às escolas de todo o Brasil, veio para conscientizar todos dos benefícios da atividade física e de como é importante uma qualificação adequada para atuar na área, com comportamento ético e materiais adequados”.

Depois, quem deu continuidade ao CongregaCREF foi a professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS). A palestra “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola” abordou um pouco do seu trabalho com o projeto de pesquisa Esporte Brasil, que busca avaliar e dar um novo sentido aos indicadores de aptidão física, saúde, obesidade e de outras doenças, com ênfase na população infantojuvenil. “30% das crianças tem obesidade e sobrepeso e a atividade física na escola poderia ter uma função primordial no sentido contrário a estes dados alarmantes”, explicou. “Os profissionais de Educação Física da escola precisam se dar conta deste quadro e trabalhar de maneira consciente, sabendo que existe um período crítico para o desenvolvimento motor das crianças e que este precisa ser bem aproveitado, para que não haja nenhum comprometimento”, complementou.

Como salientou Anelise durante a sua palestra, os dados coletados pelo Projeto Esporte Brasil nos últimos anos mostram ainda que 60% das crianças em idade escolar não cumprem o mínimo de atividade física proposto pela Organização Mundial da Saúde. “O que descobrimos é que muitas delas não brincam, não têm recreio e ou são atendidas de maneira correta pelas aulas de Educação Física. O sedentarismo é uma das principais causas de morte no Brasil e esta realidade no ambiente escolar é bastante preocupante, já que muitas doenças que eram vistas somente em adultos, como o diabetes tipo II e hipertensão, já estão aparecendo em crianças e gerando outras complicações”, revelou.

A conclusão, compartilhada com todos os presentes que lotavam o auditório do CRO/RS, é que a escola deveria oferecer mais momentos para a prática de atividade física, com pelo menos 45 minutos de duração, duas vezes por semana. “Não podemos privar o desenvolvimento das crianças, sobretudo da forma que só o esporte proporciona”, contou Anelise. As aulas de Educação Física escolar, além de precisarem de um planejamento mais eficaz, necessitam a adoção de novas estratégias, para que os hábitos de vida sejam modificados desde cedo. “Há bons projetos ocorrendo nas escolas, sobretudo fora do país, que podem servir de exemplo. O Projeto Esporte Brasil, por exemplo, tem contribuído na interpretação dos padrões de crescimento e, com isto, oportunizado o planejamento de ações diferenciadas e auxiliado os professores de Educação Física na avaliação dos seus alunos”, concluiu.

O CongregaCREF foi encerrado pela palestra “Gestão de academia”, ministrada por Rogério Menegassi (CREF 001008-G/RS), proprietário da academia Athlética, localizada em Porto Alegre, e ex-presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD RS). Há mais de 30 anos atuando na área, Menegassi conversou com os presentes sobre esta área e tirou as dúvidas daqueles que tem a intenção de abrir, futuramente, o seu próprio negócio. “As opções para as academias cresceram muito nos últimos anos. A piscina, antigamente, era aproveitada somente para aulas de natação e hoje há uma infinidade de modalidades e de atividades que podem ser exploradas e ofertadas aos alunos”.

Além disto, Menegassi apresentou um pequeno panorama sobre a evolução da ginástica em academias, explicou algumas estratégias adotadas pela Athlética e salientou que muitos adultos são resistentes a aderir a um programa de treinamento porque não tiveram uma boa experiência com a atividade física quando eram jovens, numa época em que a profissão de Educação Física ainda não era regulamentada. “Na nossa área, ninguém poderá inventar algo totalmente inédito, porque as modalidades são variações e vêm de uma mesma base. O que os profissionais de academia realmente precisam fazer é tentar tornar as suas aulas cada vez mais prazerosas para os alunos, para que eles se transformem em clientes fiéis, tenham resultados e que reconheçam os benefícios que só podem ser proporcionados pela Educação Física em suas vidas”.

CongregaCREF eventos



Profissional registrado lança livro sobre lutas e filosofia
22/08/2016
Fonte: CREF2/RS

Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS), instrutor de kickboxing e presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e Full Contact do Brasil, acaba de lançar mais um livro, chamado “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência”. A obra está à venda pela Internet e pode ser encontrada na página www.cnkfb.com.br.

Introdutor do kickboxing no Estado, Costa é faixa preta pela Federação Gaúcha de Kick Boxing e também realiza diversos eventos associados às lutas na região sul do Estado. No ano passado, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Marciais e Filosofia e tem ministrado, desde então, palestras sobre a filosofia da artes marciais e reflexões sobre a vida. “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência” custa R$ 50 (já com taxas de postagem inclusas).

Livros



Amanhã ocorre o IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer em Caxias do Sul
01/07/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal de Desporto (CMD) e a Prefeitura de Caxias irão realizar, amanhã, dia 2 de julho, o IV Fórum Municipal de Esporte, Paradesporto e Lazer. O evento, que irá ocorrer no auditório do SEST/SENAT, terá entrada gratuita. A atividade é aberta para profissionais de Educação Física e para comunidade em geral.

Com as palestras do vice-presidente de Esportes do Esporte Clube Juventude, Paulo Henrique Marchioro; e do presidente do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF), Evair Ramos; o Fórum será das 8h às 12h e vai levar para o debate diversas questões relacionadas ao esporte e ao lazer adaptado, comunitário, educacional e de rendimento.

As inscrições ainda podem ser feitas de maneira antecipada por aqui ou diretamente no local, no momento da entrada ao evento. Mais informações pelo e-mail cmd@caxiasdosul.rs.gov.br.

IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer
Data: sábado, 2 de julho, das 8h às 12h
Local: SEST/SENAT
Endereço: Rua Luís Fracescuti, 41 – Bairro Pioneiro
Inscrições: aqui e informações pelo e-mail cmd@caxiasdosul.rs.gov.br

Eventos



IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer é neste sábado em Caxias do Sul
28/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado, dia 2 de julho, o Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul (CMD), em parceria com Prefeitura, realizará o IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer. O evento terá entrada gratuita e vai ser realizado no auditório do SEST/SENAT, das 8h às 12h.

O Fórum, que está chegando na sua quarta edição, terá em sua programação as palestras do vice-presidente de Esportes do Esporte Clube Juventude, Paulo Henrique Marchioro; e do presidente do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF), Evair Ramos. Além disto, haverá também a apresentação de eixos temáticos, sobre esporte e lazer adaptado, comunitário, educacional, de rendimento e financiamento.

A atividade é aberta para profissionais de Educação Física, assim como para a comunidade em geral. As inscrições podem ser feitas neste link e mais informações obtidas pelo e-mail cmd@caxiasdosul.rs.gov.br.

IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer
Data: sábado, 2 de julho, das 8h às 12h
Local: SEST/SENAT
Endereço: Rua Luís Fracescuti, 41 – Bairro Pioneiro
Inscrições: aqui e informações pelo e-mail cmd@caxiasdosul.rs.gov.br

Eventos Caxias do Sul Esporte Paradesporto



IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer ocorre em Caxias do Sul
17/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Caxias do Sul e o Conselho Municipal de Desporto (CMD) vão realizar, na manhã do dia 2 de julho, o IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer no auditório SEST/SENAT, localizado na rua Luís Fracescuti, n.º41, bairro Pioneiro.

Na programação, haverá palestras com o vice-presidente de Esportes do Juventude, Paulo Henrique Marchioro, com o presidente do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF), Evair Pinheiro Ramos, além de eixos temáticos sobre esporte e lazer adaptado, comunitário, educacional, de rendimento e financiamento.

IV Fórum Municipal do Esporte, Paradesporto e Lazer
Data: sábado, 2 de julho, das 8h às 12h
Local: rua Luís Fracescuti, 41, bairro Pioneiro, Caxias do Sul
Inscrições e informações no Facebook cmdcaxiasdosul ou pelo e-mail cmd@caxiasdosul.rs.gov.br

CMD de Caxias do Sul



Livro sobre as LER é lançado na Câmara Municipal de Porto Alegre
26/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Foi realizado ontem (25) o lançamento na Câmara Municipal de Porto Alegre do livro As LER: ontem, hoje e amanhã, organizado pelo Grupo de Prevenção das LER /DORT, que é composto por uma equipe profissional multidisciplinar da saúde. A obra reúne as palestras realizadas durante a 10ª Semana de Prevenção das LER, ocorrida em março de 2015. As Semanas são uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e combate às Lesões de Esforço Repetitivo, e foram criadas pela Lei Municipal 9504/2004, de autoria do vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

O evento iniciou com o período destinado à Tribuna Popular da Câmara, que recebeu Mário Reis, secretário de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Estado do Rio Grande do Sul (FTIA/RS). Durante sua fala, o dirigente sindical afirmou que a doença não é uma epidemia, mas causa preocupação devido ao grande número de pessoas que já a desenvolveram. “Esta doença é constatada desde o século XVIII, mas ainda hoje muitos profissionais da saúde se dedicam as pesquisas das suas causas, consequências e tratamento”, disse.

O dirigente também ressaltou a importância de campanhas voltadas para prevenção da doença, que ele classifica como silenciosa. "Temos apoios de vereadores, além da Prefeitura e da Casa Legislativa, e isso é muito importante para nós. Mas o ideal seria o investimento em publicidade, para alertar sobre os perigos da doença”.

A conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), explicou que a Lei 9504/2004, de autoria do seu pai, vereador Professor Garcia, teve como origem na sua dissertação de mestrado. “Desde 1994 eu desenvolvia um trabalho de Ginástica Laboral com as taquigrafas da Câmara de Vereadores. O vereador sempre observou atentamente este trabalho. Então, ao entrar no mestrado e aprofundar os estudos sobre o tema, eu sugeri a criação da semana, baseada no Dia Mundial de Combate às LER/DORT, celebrado em 28 de fevereiro”, explicou.

O membro da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), que participa com um capítulo do livro, informou que o Grupo de Prevenção está pleiteando a criação de um selo de isenção fiscal para empresas que investem em prevenção das LER ou mesmo de reconhecimento aos empreendedores que protegem a saúde do trabalhador. “Vamos nos reunir com o vereador Mendes Ribeiro para articularmos este projeto”.

Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Fórum da Saúde e Bem-Estar ocorre até quarta-feira na Exposul Saúde
21/03/2016
Fonte: CREF2/RS

O Fórum da Saúde e Bem-Estar, ciclo de palestras com grandes nomes da saúde, irá ocorrer entre hoje, dia 21 de março, e quarta-feira, dia 23 de março, na AMRIGS, durante a Exposul Saúde. O Fórum apresentará, entre outros palestrantes, o médico Fernando Lucchese, falando sobre estilo de vida, saúde, felicidade e longevidade; e o profissional de Educação Física Pierre Maestri (CREF 007636-G/RS), com o tema "Muito Além do Peso – Criando Metas".

Além destes, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), fará a palestra "Sedentarismo: o Mal do Século", na quarta-feira, dia 23 de março, às 10h45min.

Exposul Saúde - Fórum da Saúde e Bem-Estar
Data: 21, 22 e 23 de março
Local: AMRIGS
Endereço: Avenida Ipiranga, 5311 - Partenon

Registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto até a data do evento.
O CREF2/RS estará com estande no local, oferecendo seus serviços de atendimento, das 8h30min às 21h.

Inscrições e programação completa Inscrições e programação completa aqui.

Exposul



USP pesquisa o legado das Olimpíadas 2016 para educação dos treinadores
17/03/2016
Fonte: USP

A professora e pesquisadora da USP Ana Lúcia Padrão dos Santos (CREF 007308-G/SP) está executando a pesquisa "Jogos Olímpicos Rio 2016: o legado para educação dos treinadores", que tem como objetivo identificar o legado dos Jogos Olímpicos 2016. O projeto tem caráter documental, e as instituições pesquisadas serão as Confederações Esportivas envolvidas nos Jogos Olímpicos Rio-2016, as Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de Educação Física, os CREFs, o CONFEF e o Comitê Olímpico Brasileiro.

A pesquisa tem a finalidade de capacitar e aprimorar os treinadores esportivos e os estudantes de cursos de Educação Física, a partir da detecção, registro e análise de atividades educacionais e científicas relacionadas ao evento. Serão registrados neste estudo eventos educacionais, científicos e de capacitação de treinadores esportivos, incluindo conferências, seminários, fóruns, cursos, simpósios, workshops, palestras e similares que tenham como público-alvo estudantes dos cursos de Educação Física ou profissionais de Educação Física habilitados a trabalhar como treinadores esportivos e que, em seu conteúdo, expressem alguma relação com os Jogos Olímpicos. O período de coleta é de janeiro a dezembro de 2016.

Dados para a poderão ser enviados para o e-mail projeto.pesquisa.rio.2016@gmail.com

Rio-2016



Exposul Saúde e Fórum da Saúde e Bem-Estar ocorrem entre 21 e 23 de março na AMRIGS
01/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A Exposul Saúde é uma inovadora exposição de saúde e bem-estar que será realizada nos dias 21, 22 e 23 de março, na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre. O evento reúne o Fórum da Saúde e Bem-Estar, ciclo de palestras com grandes nomes da saúde, e uma exposição de produtos e serviços de diversas áreas afins.

Entre as empresas expositoras, estarão representantes de alimentação saudável, medicamentos, beleza e higiene, material esportivo, acessórios de saúde e serviços de saúde e bem-estar. Como palestrantes, o Fórum apresentará, entre outros, os médicos Jairo Bouer e Fernando Lucchese, a psicóloga Rosalia Schwark, o biofísico Kunio Inamoto, o nutricionista Gabriel de Carvalho, o profissional de Educação Física Pierre Maestri (CREF 007636-G/RS) e a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS).

A equipe do Conselho também estará presente no local, nos três dias do evento, para atender os profissionais de Educação Física e efetuar novos registros, sempre das 8h30min às 21h. Além disto, o Fórum da Saúde e Bem-Estar oferece desconto para os registrados no CREF2/RS. Para aproveitar o benefício, é só informar o código associadocref no momento da inscrição.

Exposul Saúde
Data: 21, 22 e 23 de março
Local: AMRIGS
Endereço: Avenida Ipiranga, 5311 - Praia de Belas
Inscrições com 20% de desconto até 8 de março. Registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto até a data do evento. O CREF2/RS estará com estande no local, oferecendo seus serviços de atendimento, das 8h30min às 21h.

Inscrições e programação completa aqui.

Exposul



CONFEF realiza seminários com transmissão online durante o 31º Congresso FIEP
08/01/2016
Fonte: CONFEF

Com o tema "O Profissional de Educação Física na América Latina", a cidade de Foz do Iguaçu (PR) receberá, entre os dias 9 e 13 de janeiro, um dos maiores eventos da Educação Física do país. O 31º Congresso Internacional de Educação Física, promovido pela Federação Internacional de Educação Física (FIEP), vai gerar oportunidades para profissionais e estudantes através da integração entre os países da América Latina, com palestras, cursos e debates.

Neste ano, a programação vai contar também com fóruns e seminários realizados pelo Sistema CONFEF/CREFs, com entrada gratuita, sobre os temas Atividade Física na Atenção à Saúde, Justiça e Legislação Desportiva, Educação Olímpica e Educação Física Escolar. Os eventos terão transmissão ao vivo para todo o país, pela Internet. Os interessados poderão participar das discussões enviando as suas contribuições pelo e-mail fiep2016@confef.org.br e assistindo online aqui pela página www.confef.org.br/fiep2016.

Confira a programação completa aqui.

FIEP



Comissão de Ensino Superior elege presidente nesta terça-feira
05/01/2016
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniu-se na tarde desta terça-feira (5), quando elegeu como seu presidente o conselheiro do CREF2/RS e professor da ESEF-UFPel Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), e como secretário Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), docente da Unijuí e também conselheiro do CREF2/RS. Segundo Merino, o encontro marca a retomada do trabalho de aproximação com as instituições de ensino superior que já vinha sendo realizado em 2015. “Neste ano, pretendemos atuar auxiliando na formação continuada, promovendo com isto a capacitação e a reciclagem de conhecimento dos profissionais de Educação Física”, explicou.

Na ocasião, os membros da Comissão trabalharam na organização da reunião de coordenadores de cursos de bacharelado, que ocorrerá no próximo dia 19 de janeiro, na sede do CREF2/RS, bem como debateram o planejamento estratégico de ações para 2016, que prevê visitas e palestras nos cursos de Educação Física, além da possibilidade da criação de um acervo digital de dissertações e teses.

Também estiveram presentes à reunião os conselheiros do CREF2/RS Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262).

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS presta atendimento durante o CIAFS em Bento Gonçalves
16/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de promover oportunidades de especialização, aprimoramento e reciclagem de conhecimentos a estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina, o Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde (CIAFS) ocorrerá entre os dias 19 e 21 de novembro, em Bento Gonçalves.

O CREF2/RS terá espaço na Feira do Esportes do evento, com estande para tirar dúvidas, encaminhar novos registros e renovações, além de atualizar cadastros e prestar informações gerais sobre o Conselho. Confira os horários de atendimento:

19/11, quinta-feira: 14h às 17h e 18h às 21h
20/11, sexta-feira: 9h às 12h e 13h às 21h
21/11, sábado: 9h às 12h e 13h às 18h

Profissionais registrados no CREF2/RS têm desconto de 10% nos cursos e palestras do Congresso. As inscrições estão abertas em www.ciafs.com.br. Para quem preferir, também serão aceitas inscrições no local do evento, a partir do dia 19/11.

Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde (CIAFS)
Local: Salão Carmenère no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Planalto
Informações: (51) 8411-3735

Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Interiorizasul



Projeto Sem Fronteiras da FIEP-RS visita Carazinho e Canoas em novembro
05/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito promover o conhecimento e incentivar a qualificação profissional nas mais diversas áreas de atuação, a Delegacia do Rio Grande do Sul da Federação Internacional de Educação Física (FIEP-RS) realiza o projeto Sem Fronteiras, em que oferece cursos e palestras gratuitamente pelo Estado. A primeira atividade deste mês será realizada a partir de amanhã, dia 6 de novembro, na Ulbra Carazinho, e se estenderá até domingo. Entre os dias 27 e 29 de novembro, é Canoas que receberá esta mesma ação da FIEP-RS (ver serviço abaixo).

Para Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado regional da FIEP no Rio Grande do Sul, a consolidação do projeto, que conta com o apoio dos principais cursos de Educação Física do Estado, tem um papel importante, sobretudo para a difusão da Educação Física do Esporte na perspectiva da Educação. "Nós queremos incentivar o intercâmbio entre professores e alunos, fomentar a evolução da Educação Física e mobilizar todos que atuam na área para o crescimento intelectual, favorecendo assim a sociedade com o nosso trabalho e a nossa dedicação", comenta.

Sem Fronteiras Carazinho
6 a 8 de novembro na Ulbra Carazinho
Endereço: BR 285 – KM 335

Sem Fronteiras Canoas
27 a 29 de novembro na Prefeitura Municipal de Canoas
Endereço: Rua 15 de Janeiro, 11 - Centro

A FIEP-RS também está selecionando profissionais que desejam atuar como professores do Sem Fronteiras. Interessados devem entrar diretamente em contato com Everton Deiques pelo telefone (51) 9845-6326.

FIEP-RS



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para discutir atividade física e saúde
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro, o CREF2/RS realizou o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, reuniu profissionais e estudantes para discutir temas relacionados à atividade e à saúde.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) e representantes do CREFITO5 e do CRN-2, o CongregaCREF contou com diversas palestras. A primeira, ministrada Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe para discussão a atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas. De acordo com o integrante do GT Exercício Físico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, este tipo de enfermidade representa 72% dos óbitos no Brasil e o exercício é a forma mais barata de prevenção. "O treinamento melhora a capacidade cardiorrespiratória e outros fatores. O profissional de Educação Física tem muitas possibilidades de atuação", destacou.

O primeiro dia (28) contou ainda com a palestra de Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), que foi antecedida pela abertura oficial do evento. No discurso, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) destacou que o Seminário era uma demanda dos profissionais registrados e que, através do aperfeiçoamento, é possível construir uma profissão e um Conselho mais forte. Carravetta, com quase 20 anos de experiência no Departamento de Preparação e Reabilitação Física do Sport Club Internacional, falou sobre a relação entre a gestão esportiva e a saúde. Ele destacou que o Estado hoje tem 5 milhões de sedentários e que o esporte, sem bem gerido, pode mudar hábitos. "Os profissionais de Educação Física podem assumir o papel de protagonista neste processo, implementando e massificando programas esportivos", pontuou.

No segundo dia (29), o CongregaCREF contou com as palestras de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?". Com transmissão ao vivo pela Internet, o público pode acompanhar também de casa estes debates, que tiveram como tópicos principais as metodologias e estratégias da Educação Física Escolar, a inserção dos profissionais no mercado fitness e formas de combater o uso de anabolizantes para fins exclusivamente estéticos.

Os dados mais curiosos apresentados foram o crescimento de 133% no número de academias no Brasil e que o uso de anabolizantes é maior do que o uso de crack em nosso país. Para Catunda, as dificuldades de hoje não estão relacionadas à forma como a Educação Física é ministrada, sobretudo nas escolas. O que é preciso é reforçar que a atividade física pode mudar e salvar vidas. "Não há como prescrever atividade física sem uma avaliação prévia. Por atender públicos distintos, precisamos conhecer os alunos, em primeiro lugar. Sem isso, ao invés de promover a saúde, podemos ser responsáveis por problemas graves", complementou Oliveira.

O resultado do CongregaCREF, totalmente gratuito para os profissionais registrados no CREF2/RS foi considerado extremamente positivo. De acordo com a Presidente, a ideia agora é aperfeiçoar e incrementar o Seminário para a sua segunda edição, já no ano que vem.

CongregaCREF



IPA sedia comemoração conjunta do Dia do Profissional de Educação Física e do Nutricionista
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

O Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista (IPA) teve grande afluência de estudantes, profissionais de Educação Física e nutricionistas para comemorar conjuntamente, na noite de quarta-feira (02), o Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro) e o Dia do Nutricionista (31 de agosto). Além de celebrar as datas, o evento, apoiado pelo IPA e organizado pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS ) e pelo Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), debateu o tema “Atividade Física: Mitos e Verdades”, com palestras proferidas pela conselheira do CREF2/RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pela nutricionista clínica Lenice Zarth Carvalho, seguidas de uma mesa-redonda.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou na abertura do evento que ambas as profissões trabalham com a promoção da saúde, com ênfase na prevenção, enquanto outras atuam quando a doença já está instalada. “A atividade física e a dieta são grandes aliadas na qualidade de vida na população”, assinalou. Já a presidente do CRN-2, Luciana Meneghetti, alertou para a epidemia de obesidade e sobrepeso como causa dos principais problemas de saúde pública, como diabetes e doenças cardíacas. “Já temos 20% da população afetada. É fundamental a atuação conjunta dos profissionais de Nutrição e Educação Física para intervirmos corretamente neste cenário”, concluiu.  

“Na minha opinião, nós estamos maximizando o corpo no momento da interpretação”. Com esta observação a nutricionista Lenice Zarth Carvalho iniciou sua palestra, acrescentando que existe uma generalização na prescrição de carboidratos e proteínas, muitas vezes calcada em apenas um perfil. “A maioria das pessoas que procura os consultórios não é atleta, sendo apenas praticantes de atividades físicas. Pensar o tipo de treino a partir disto, para deduzirmos o que esta pessoa tem que ingerir”, argumentou Lenice. “No mínimo, temos de compartimentalizar o individuo para podermos interpretá-lo na hora ofertar um plano alimentar, oferecendo o nutriente  de diferentes maneiras”.    

Segundo a nutricionista, o brasileiro ingere cerca de cinco quilos de agrotóxicos anualmente no Brasil. “As pessoas muitas vezes têm apenas a opção do alimento envenenado”, frisou, acrescentando que a Nutrição tem papel fundamental na proposição de novas formas de alimentação à população.  

Em sua palestra, a profissional de Educação Física Luciane Citadin explicou que atualmente o sedentarismo é o grande concorrente do exercício físico. Como uma forma de incentivo à prática de atividade física, ela ressaltou a contínua criação de modalidades de exercícios que praticamente adequam-se a todas as demandas e particularidades. “Temos o exemplo do Ballet Fitness, criado por uma bailarina que se lesionou e queria continuar praticando exercícios próximos da dança”.

Luciane explicou que não há exercício contraindicado, mas pessoas com limitações ou proibições para a atividade definida. “Não somos contra nenhum tipo de atividade física, mas zelamos para que sempre haja a orientação do profissional habilitado”. Ela acrescentou que a segurança dos exercícios por vezes não depende apenas da orientação, mas também deriva de ambientes que não propiciem acidentes. “Atropelamentos, quedas de aparelhos, mesmo assaltos no entorno das academias devem ser avaliados. Academias não faltam, o importante é escolher bem o local e praticar atividade física regularmente”, enfatizou.

Ao final do evento, foi lançado o folder “Profissional de Educação Física e Nutricionista em academias”, com dicas sobre a atuação dos profissionais e informações sobre suplementos alimentares e esteroides anabolizantes. A coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), e a coordenadora Técnica do CRN-2, Fernanda Firenza (CRN-2 6403), realizaram uma troca de informações e experiências referentes aos procedimentos fiscalizatórios.

1º de Setembro



Câmara Municipal de Porto Alegre comemora Dia do Profissional de Educação Física com semana de atividades gratuitas
03/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Municipal de Porto Alegre deu início nesta terça-feira (1), no plenário Ana Terra, às comemorações do Dia do Profissional de Educação Física com a realização da Semana Educação Física. Com o título de “Educação Física na Formação do Cidadão”, o evento foi idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e se estenderá até o dia 4, com uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, como palestras, exibição de vídeo e oficinas desportivas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.  

Em seu primeiro dia, o evento homenageou os 40 anos da Saúde Mental e o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), concedendo uma placa comemorativa ao profissional de Educação Física Rui Carlos Müller, pioneiro na implantação do serviço de recreação no HPSP. O pós-doutorando da UFRGS Felipe Schuch (CREF 012942-G/RS) realizou a palestra "Importância do Exercício Físico na Saúde Mental", enfocando principalmente aspectos terapêuticos da atividade física no tratamento da depressão, e o professor da ESEF/UFRGS Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS) trouxe dados atualizados da epidemia de obesidade, bem como formas para seu combate.

Para o diretor dos Serviços Residenciais Terapêuticos do HPSP e presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do RS (Sinpef/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), que desde 1975 trabalha no HPSP, os profissionais de Educação Física tiveram uma longa e profícua jornada no Hospital, estando na vanguarda de um serviço que hoje é reconhecido mundialmente. “Nosso trabalho foi pioneiro e muito relevante para os quase cinco mil pacientes que lá estavam abandonados e puderem voltar a ter convívio social”, avalia. Brites ressalta que a Educação Física na área da saúde mental ainda é um campo aberto, com pouca pesquisa e estudo. “Mas sua importância é inegável, e essa missão de tornar a população mais saudável através do exercício físico tem que ser cada vez mais respeitada e melhor remunerada”, conclui.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), reforçou o alto nível dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física na instituição. “São recorrentes os elogios à esta equipe  em reuniões e congressos dos quais participo. Isto me traz uma emoção especial, pois fui estagiária do professor Rui Müller no HPSP, pessoa com quem aprendi grandes noções de profissionalismo e humanismo".  

A profissional de Educação Física Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), filha do vereador Professor Garcia, leu uma mensagem do seu pai, escrita antes do problema de saúde que o acometeu. "É com grande alegria que venho cumprimentar meus colegas pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física. Sempre digo que estou vereador, mas sempre serei profissional de Educação Física. Durante os cinco mandatos que exerci na Câmara, sempre busquei a valorização da profissão, que é motivo de tanto orgulho para mim. Tanto que a primeira lei sancionada por mim, em abril de 1998, obriga as academias em Porto Alegre a terem um responsável técnico graduado em Educação Física".

Semana da Educação Física de Porto Alegre

Programação

03/09 – CETE
Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n – Menino Deus
Oficinas Desportivas:
14h30min – Hapkido, com Mestre Itagipa
15h30min – Capoeira, com Mestre Cerqueira
16h30min – Badminton, com Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS)

04/09 – FADERGS – Unidade João Pessoa
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa
9h30min
Palestra Atualização de Regras de Voleibol, ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
19h30min
Palestra Ginástica Laboral, ministrada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS)
Informações:www.camarapoa.rs.gov.br
(51) 3220-4287
As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

1º de Setembro



Inscrições para o CongregaCREF encerram nesta quarta-feira
26/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os interessados em participar do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física podem fazer a sua inscrição antecipada só até hoje, quarta-feira (26), pela página www.congregacref.com.br. Depois, somente no local e de acordo com a disponibilidade de vagas. O evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMIRGS, integra a programação do CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá como tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os todos registrados no Conselho. Estudantes de Educação e demais profissionais da área da saúde também poderão participar. Para estes, há uma taxa de R$ 10 e R$ 30, respectivamente.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS) e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS).

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. Confira a programação completa, com horários e palestras, aqui.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Câmara Municipal de Porto Alegre comemora Dia do Profissional de Educação Física com a Semana da Educação Física
25/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre irá realizar, entre os dias 1º e 4 de setembro, a Semana da Educação Física. O evento, idealizado pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), contará com uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade, como palestras, exibição de vídeo e oficinas desportivas. As inscrições podem ser feitas diretamente no local.

Com o título de "Educação Física na Formação do Cidadão", o evento vai iniciar no Plenário Ana Terra, da Câmara Municipal, com uma homenagem aos 40 anos da Saúde Metal e ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, no dia 1º, terça-feira. Neste mesmo dia e local, também será realizada a palestra "Importância do Exercício Físico na Saúde Mental", ministrada por Felipe Schuch (CREF 012942-G/RS), e exibido o vídeo institucional do CONFEF sobre obesidade infantil, acompanhado de uma fala do professor da ESEF/UFRGS Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS).

No dia 3, quinta-feira, o Centro de Treinamento Esportivo (CETE) receberá as oficinas de hapkido, capoeira e badminton, comandadas por Mestre Itagipa, Mestre Cerqueira e por Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS), respectivamente. A Semana da Educação Física de Porto Alegre encerra na sexta-feira, dia 4, com duas palestras na Fadergs – Unidade João Pessoa: "Atualização de Regras de Voleibol", ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS); e "Ginástica Laboral", apresentada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), ambos conselheiros do CREF2/RS.

Semana da Educação Física de Porto Alegre

01/09 – Câmara Municipal de Porto Alegre – Plenário Ana Terra
Endereço: Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico

14h
Homenagem 40 Anos Saúde Mental – Hospital Psiquiátrico São Pedro

15h30min
Vídeo institucional CONFEF – Obesidade Infantil
Palestra com Álvaro Oliveira (CREF 001714-G/RS)

03/09 – CETE
Endereço: Rua Gonçalves Dias, s/n – Menino Deus

Oficinas Desportivas:
14h30min – Hapkido, com Mestre Itagipa
15h30min – Capoeira, com Mestre Cerqueira
16h30min – Badminton, com Bruno Mastrascusa (CREF 010748-G/RS)

04/09 – FADERGS – Unidade João Pessoa
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa

9h30min
Palestra Atualização de Regras de Voleibol, ministrada por Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)

19h30min
Palestra Ginástica Laboral, ministrada por Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS)

Informações:
www.camarapoa.rs.gov.br
(51) 3220-4287

Dia do Profissional de Educação Física CETE Câmara Municipal de Porto Alegre



CREF2/RS participa do VI Fórum Nacional de Ginástica Laboral em São Paulo
25/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou, no último sábado (22), do VI Fórum Nacional de Ginástica Laboral. O evento, realizado em São Paulo pela Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), contou com a presença de Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do Conselho e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa.

Com palestras ministradas por Fabiana Figueiredo (CREF 009944-G/SC), Fábio Montrezol (CREF 032049-G/SP) e Cynara Pereira (CREF 068042-G/SP), entre outros, o Fórum reuniu profissionais de todo o Brasil que atuam na área e apresentou o panorama nacional das propostas comerciais de serviço em ginástica laboral, bem como algumas formas e maneiras de precificar estes serviços. Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e Elaine Amado (CREF 011947-G/PR) também mediaram debates e mesas redondas, sobre temas como a valorização do profissional de Educação Física como promotor de saúde no ambiente corporativo e sobre a elaboração das planilhas de custos.

"Além disto, o CREF2/RS apresentou as atividades desenvolvidas pela sua Câmara Técnica, o regimento técnico regulamento pelo Conselho e as ações que realizamos por aqui, como o Dia Estadual da Ginástica Laboral", contou Aguiar. O Fórum serviu também para que fosse mostrado, com exclusividade, a cartilha sobre a ginástica laboral que foi elaborada pelo CREF2/RS e que será lançada e distribuída em breve, em formato impresso. O documento está disponível em PDF, em caráter provisório para visualização, neste link.

Em sua apresentação, Aguiar também comentou o legado da ginástica laboral no Brasil, que surgiu há mais de 37 anos por aqui. "Hoje esta prática está representada por milhares de empresas e profissionais de Educação Física, que devem constituir ações focadas na promoção da saúde do trabalhador e em políticas públicas que valorizem o profissional que desenvolve estes programas na empresa", concluiu.

Foto: Mariana Lima/ABGL

Ginástica Laboral



Dia do Profissional de Educação Física vai ter comemoração especial conjunta ao Dia do Nutricionista
21/08/2015
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física (1º de setembro) e o Dia do Nutricionista (31 de agosto) serão celebrados conjuntamente pelo CREF2/RS e pelo CRN2 no dia 2 de setembro, às 18h, no Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista IPA (Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80, Porto Alegre). O evento debaterá o tema Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades e tem como um dos seus objetivos aprofundar a troca de experiências e visões profissionais dos registrados dos dois Conselhos. Durante a comemoração, serão desenvolvidos temas referentes à nutrição esportiva, ao papel desempenhado pelo profissional de Educação Física e às competências dos departamentos de fiscalizações das autarquias, que em várias ocasiões realizam ações conjuntas em academias. Serão distribuídos certificados aos participantes das palestras.

“Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades”
Data: quarta-feira, 02 de setembro
Local: Auditório Oscar Machado do Centro Universitário Metodista IPA - Rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre

Programação
17h45min Credenciamento
18h15min Mesa de abertura
18h30min Mesa-redonda: Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades
Palestrantes:
Luciane Volpato Citadin (CREF 000100-G/RS) - conselheira do CREF2/RS, pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Fisiologia e com sólida carreira profissional na área de fitness
Lenice Zarth Carvalho - nutricionista clínica com pós-graduação em Ciências da Saúde e Nutrição Funcional e mestrado em Ciências do Movimento Humano
19h30min Apresentação das fiscalizações
19h50min Debates
20h10min Encerramento dos debates e momento festivo no hall de entrada.

Inscrições devem ser encaminhadas para eventos@crefrs.org.br
Título do e-mail: “Nutrição e Atividade Física: Mitos e Verdades”
O e-mail deve conter as seguintes informações:
Nome completo
E-mail
Telefone de contato

Dia do Profissional de Educação Física



CREF2/RS abre inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
07/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Estão abertas as inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que será realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, integra a programação do CREF2/RS que comemora o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá o tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os registrados. Estudantes de Educação Física e demais profissionais da área da saúde também poderão participar.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras "A atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas", ministrada por Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e "A gestão esportiva e a saúde", conduzida por Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS). No sábado, o CongregaCREF vai continuar com as apresentações de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?".

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. As inscrições são limitadas e já podem ser feitas diretamente no site do CongregaCREF. Confira a programação completa e outras informações pela página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Projeto de qualificação da Gestão das Academias do SEBRAE-RS será lançado com a realização de palestra no próximo dia 25/06
16/06/2015
Fonte: SEBRAE-RS

O Sebrae-RS, em parceria com o CREF2/RS e com a Associação das Academias do RS (ACAD RS), lançará no próximo dia 25/06, quinta-feira, às 14h, o projeto “Fortalecendo a Gestão Empresarial das Academias". O evento, que ocorrerá na academia Ipanema Sports (Av. Cel. Marcos, nº 2353 - Porto Alegre - RS), será marcado pela realização da palestra “O sucesso da academia de forma simples e eficaz”, ministrada pelo arquiteto e empresário Luiz Amoroso, eleito consultor revelação em 2002 pela CMS International (EUA.

O projeto do Sebrae-RS objetiva a qualificação da gestão das academias de ginástica de Porto Alegre e Região Metropolitana, podendo dele participar as academias registradas no CREF2/RS e enquadradas como micro ou pequenas empresas. O empresário, após aderir ao Projeto, recebe o cronograma com as datas de realização das capacitações propostas. As empresas contam com subsídio de 80% nas ações, com o compromisso de participar em no mínimo 20 horas de capacitação durante o Projeto. Para os meses agosto/setembro/outubro, estão previstas consultorias; cursos; encontro empresarial com palestrante referência do setor; visitas técnicas de benchmarking e ações de acesso ao mercado.

O palestrante convidado está entre o top 10% de perfis mais vistos em 2012 no Linkedin, sendo membro do conselho da GLG Research, empresa americana que reúne grupos de profissionais e consultores de vários setores que compartilham seus conhecimentos com indivíduos em posições de liderança nos setores financeiro e comercial. Já apresentou mais de 50 palestras e cursos em todo o território nacional e mais de 35 palestras e cursos internacionais (América do Sul, América do Norte e Europa) e desenvolveu mais de 50 projetos que vão da reestruturação operacional ao planejamento e montagem de academias no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México e Portugal. Atualmente é diretor-superintendente da Monday Academia (São Paulo).

O sucesso da academia de forma simples e eficaz
Data: 25/06, quinta-feira, às 14h.
Local: Academia Ipanema Sports - Av. Cel. Marcos, 2353 - Ipanema - Porto Alegre - RS,

Temas da palestra:
- Explorar o mercado e estabelecer o volume de venda necessário para atingir o faturamento e o lucro;
- Definir o valor da venda para que os clientes sejam rentáveis;
- Compor o perfil de venda de tal forma que a carteira de recebíveis assegure o sucesso e a estabilidade;
- Planejar as vendas estrategicamente;
- Implantar indicadores e metas eficazes com o objetivo acompanhar o desempenho e garantir performance;
- Gerenciar as finanças de forma simples e objetiva.

Inscrições e informações: clique aqui

Sebrae



Business Conference aborda avaliação física e gestão administrativa na Convenção Brasil
15/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Uma parceria do CREF2/RS com a Convenção Brasil 2015 proporcionou gratuitamente neste sábado (13), na PUCRS, o evento Business Conference, levando aos profissionais de Educação Física e às Pessoas Jurídicas as palestras "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministrada pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG); e "Saúde Financeira: Alerta Máximo", realizada por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP), sócio-consultor da 4GOAL e colunista do canal ESPN. O intuito do evento foi o aprimoramento da gestão das academias, já que dados da Associação da Academias do RS (ACAD RS)indicam que 90% dos proprietários não têm formação na área de gestão administrativa, bem como a aproximação do profissional de Educação Física com o mundo dos negócios e com suas entidades representativas institucionais.

Conselheiro do CONFEF, doutorado pela Universidade da Florida (EUA) e atualmente professor da Universidade Federal do Maranhão, Garcia iniciou seu trabalho com a avaliação física na década de 70, junto à seleção de esquiadores dos EUA, por ocasião do seu trabalho de mestrado. Ele explicou em sua palestra que nesta época o conceito de avaliação física era muito difuso no Brasil. "Trouxe esta experiência para o país nos meados daquela década, implantando primeiramente em uma academia em Belo Horizonte. Foi um período em que a experiência se deu principalmente no sudeste brasileiro”. Mesmo passados mais de 40 anos, o conselheiro ainda vê um nicho que as academias não exploram: a estrutura de atendimento ao esporte. “No Maranhão, tentamos suprir isto com uma parceria entre a UFMA e o Governo do Estado para atender a população. A evolução foi grande, pois já temos exames modernos como a termografia, usada na detecção de lesões".

“Para normatizarmos avaliação física, o CONFEF criou a nota técnica N° 002/2012, com o título “A avaliação física em programas de exercícios físicos e desportivo”, disse Garcia, explicando que a divulgação da nota derivou da demanda de muitas prefeituras por atestados médico para todos praticantes de exercício físico, pelo descaso de alguns profissionais, pela falsa sensação que os mesmos tinham de que o atestado iria isentá-los de suas responsabilidades e de diversos questionamentos ao CONFEF sobre as competências do profissional de Educação Física. As informações contidas nesta nota se fundamentam nas diretrizes do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) e no livro “Recomendações sobre condutas e procedimentos do Profissional de Educação Física na atenção básica à saúde”, publicado pelo CONFEF em 2011.

Segundo a nota, a avaliação física é um procedimento essencial do trabalho do profissional de Educação Física e objetiva reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para prescrição de exercício físico e desportivo. Este procedimento deve ser amplo e sistemático e de acordo com os objetivos e as características do beneficiário, pode ser composta por anamnese completa, análise dos fatores de risco para coronariopatia, classificação de risco, verificação dos principais sintomas ou sinais sugestivos de doença cardiovascular e pulmonar, medidas antropométricas, testes neuromotores, avaliação metabólica, avaliação cardiorrespiratória e avaliação postural.

Garcia também debateu as mortes de três jovens ocorridas recentemente em academias de Florianópolis. “Um médico avaliou os acontecimentos como exceções, fatos inevitáveis. Contudo, verificou-se que as academias estavam com várias irregularidades no seu funcionamento. Ou seja, se acontecer uma fatalidade, e estivermos totalmente na legalidade, não haverá brecha legal para sermos penalizados". Quanto a casos de óbito em academia, o conselheiro disse que seria sempre prudente a realização de exames toxicológicos nos corpos, o que muitas vezes não é permitido pela família.

Outro fenômeno interessante abordado pelo conselheiro foi o aumento da procura de atividade física indicada por médicos. “Até 2011, o número de pessoas que buscavam atividade física por indicação médica era muito pequeno. Hoje, há 69% de indicação médica. Temos, porém, uma demanda muito diferente. Por exemplo: duas pessoas de mesma idade com 5% de gordura e VO2 diferentes”. O conselheiro aprova a exigência do exame médico, mas admite a falta de médicos como empecilho para atender os pacientes. "Se todos as pessoas que demandarem atividade física exigirem atestados, as filas não iriam ter fim", quantifica.

Já Christian Munaier alertou para a pouca troca de informações no mercado de fitness e pela gestão financeira amadora das academias. “Qual o percentual que vocês destinam à folha de pagamento, com os devidos aprovisionamentos? Quando temos estes dados, temos um bom checkup econômico. A questão da gestão financeira começa com o entendimento de tudo o que está a nossa volta”, analisa. O consultor previu o cenário econômico nacional com retração do PIB e do consumo em relação a 2014. “Ao mesmo tempo, o mercado de atividades físicas está aumentando. Até bem pouco tempo, tínhamos 1,8% de cada brasileiro fazendo atividade física orientada. Em 2014, nós dobramos este número, com 30.767 empresas atuando no segundo maior mercado no mundo. Já os EUA são os primeiros, com 50 milhões de praticantes de atividades físicas”, avalia.

Munaier vê nosso mercado como incipiente, com um longo caminho a percorrer para se tornar maduro. Ele sugeriu o incremento dos eventos realizados nas academias, especialmente nos momentos com baixa expectativa econômica, visando aumentar a rentabilidade. “Sua empresa também pode ser uma importante plataforma de divulgação de outras empresas”, exemplificou. “Em época de pouca procura por nossos serviços, temos que estimular os clientes a comprar planos de mais longa duração, para que possamos ter uma melhor programação. Fica o questionamento: qual a última campanha que as academias fizeram em conjunto para estimular a prática atividade física de forma orientada? Nós temos um mercado sedentário”, sentencia.

Por fim, Munaier propôs tornar a avaliação física como uma ferramenta estratégica no aumento da receita e da segurança do seu cliente. “Transforme esta avaliação em algo desejável pelo cliente, apresentando o profissional de Educação Física com o o indicado para orientá-lo a alcançar seus objetivos, por meio dos seus conhecimentos técnicos, embasamentos científicos, bem como uma atitude humanística na transmissão de conhecimento", incentivou Christian. Ele orienta aos seus gestores que incluam a avaliação física dentro de um pacote de serviços das academias chamado orientação para resultado. "Criem produtos em torno deste poderoso instrumento de trabalho. Mensurem o índice de reavaliações e novas consultas nutricionais. Tenham sempre em vista um indicador de performance", concluiu.

Convenção Brasil Business Conference



Business Conference para empresas e profissionais registrados é neste sábado no Convenção Brasil
09/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado (13), o Convenção Brasil contará com uma atividade gratuita para todas as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS. O Business Conference realizará as palestras "Saúde Financeira: Alerta Máximo" e "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministradas por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP) e pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG), respectivamente. A atividade inicia às 14h30 no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81).

O evento tem o intuito de aproximar os profissionais de temas que se relacionam com o cotidiano da profissão e que têm fundamental importância para a gestão e para o mundo dos negócios. O Business Conference tem vagas limitadas e as inscrições ainda podem ser feitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br, informando nome completo e número de registro.

Além desta atividade, o CREF2/RS marcará presença também na Feira de Esportes do Convenção do Brasil, com um estande para atendimento. Neste espaço, serão oferecidos os serviços de atualização cadastral, coleta de digital, parcelamento e efetuado novos registros. O Conselho também concederá informações gerais sobre o trabalho realizado e distribuirá material informativo sobre a Educação Física. Compareça!

Business Conference – Convenção Brasil
Data: sábado, 13 de junho, às 14h30
Local: Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81
Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br

Convenção Brasil Business Conference



CREF2/RS participa do CONCREF7 em Brasília
02/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Católica de Brasília (UCB) sediou, nos dias 28 e 29 de maio, o V Congresso Científico Internacional de Educação Física (ConCREF7). O evento, realizado pelo Conselho Regional de Educação da 7ª Região (CREF7/DF), teve como título "A saúde como base na Educação Física: uma nova perspectiva" e foi composto por duas etapas, com palestras e uma mostra científica. O objetivo da atividade foi fomentar o debate e fortalecer o papel da Educação Física na construção de uma sociedade mais saudável e autônoma, possibilitando assim significativos avanços para o país.

"Este evento é uma forma de valorizar a profissão de Educação Física, proporcionando ao estudante contato com profissionais renomados da área", explicou Nilza Maria do Valle (CREF 000003-G/DF), vice-presidente do CREF7/DF. "Batemos um recorde nesta edição, pois tivemos mais de mil inscritos, um público três vezes maior do que o ano passado", comentou. A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi uma das participantes convidadas do ConCREF7.

Para Lucas Bernardes, estudante do 4º semestre de Educação Física, é muito importante ter um evento deste porte dentro de uma instituição de ensino, pois "aproxima os estudantes do Conselho, dos profissionais da área e incentiva os acadêmicos a optarem por diferentes segmentos da profissão". Estiveram presentes na mesa de abertura: Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), presidente do CONFEF; Cristina Calegaro (CREF 000030-G/DF ), presidente do CREF7/DF; Leila Barros, secretária de Esportes do Distrito Federal; entre outros. Nesta edição, o ConCREF contou com a presença internacional de Inmaculada Àlvarez, pesquisadora da Universidade de Granada na Espanha.

Foto: Fernando Elias

CONFEF CONCREF7



Convenção Brasil oferece Business Conference para empresas e profissionais registrados no CREF2/RS
20/05/2015
Fonte: CREF2/RS

O Convenção Brasil, que será realizado entre os dias 11 e 14 de junho no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81), contará com uma atividade gratuita para todos as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS. O Business Conference, marcado para o dia 13 de junho, contará com as palestras "Saúde Financeira: Alerta Máximo" e "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministradas por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP) e pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG), respectivamente.

O evento tem o intuito de aproximar os profissionais de temas que não se relacionam propriamente com a Educação Física, mas que têm fundamental importância para a gestão e para o mundo dos negócios. O Business Conference tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br, informando nome completo e número de registro.

Além desta atividade, o CREF2/RS marcará presença também na Feira de Esportes da Convenção do Brasil, com um estande para atendimento. Neste espaço, serão oferecidos os serviços de atualização cadastral, coleta de digital, parcelamento e efetuado novos registros. O Conselho também concederá informações gerais sobre o trabalho realizado e distribuirá material informativo sobre a Educação Física. O telefone de contato do Convenção Brasil é o (51) 3312-8323.

Business Conference – Convenção Brasil
Data: sábado, 13 de junho, às 14h30
Local: Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81
Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br



Fórum-RS realiza V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais nesta sexta-feira
22/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) promove, nesta sexta-feira (24) o V Seminário de Fiscalização Profissional e o 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O evento, que será realizado no IPA, ainda está com inscrições abertas. Para participar e conferir a programação completa, clique aqui.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", a atividade vai servir para fomentar o debate e a troca de experiências entre os profissionais da Fiscalização e a sociedade. Além disto, o Encontro colocará em contato órgãos reguladores de todo o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. Entre as palestras, serão abordados temas como a modernização dos processos fiscalizatórios, a atuação dos conselhos para a garantia dos Direitos do Consumidor e o espaço de atuação do agente público.

V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais
Sexta-feira, dia 24 de abril, das 8h às 18h30
Local: Auditório Oscar Machado, do IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro, 80 – Rio Branco (Porto Alegre)
Inscrições: gratuitas pela página do Fórum-RS

A Câmara de Defesa da Sociedade socilita a entrega de 1 kg de alimento não perecível ou agasalho no dia do evento



Fórum-RS realiza V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais no final deste mês
01/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realiza, no dia 24 de abril, o V Seminário de Fiscalização Profissional e o 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais. O evento, que será realizado no IPA, já está com as inscrições abertas. Para participar e conferir a programação completa, clique aqui.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", a atividade vai servir para fomentar o debate e a troca de experiências entre os profissionais da Fiscalização e a sociedade. Além disso, Encontro colocará em contato órgãos reguladores de todos o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. Entre as palestras, serão abordados temas como a modernização dos processos fiscalizatórios, a atuação dos conselhos para a garantia dos Direitos do Consumidor e o espaço de atuação do agente público.

V Seminário de Fiscalização Profissional e 1º Encontro Nacional dos Agentes Fiscais
Sexta-feira, dia 24 de abril, das 8h às 18h30
Local: Auditório Oscar Machado, do IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro, 80 - Rio Branco (Porto Alegre)
Inscrições: gratuitas pela página do Fórum-RS.

Solicita-se, se possível, a entrega, no dia do evento, de 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho.



CREF2/RS participa amanhã da Semana Magna do curso de Educação Física da FAMES
16/03/2015
Fonte: CREF2/RS

O curso de Educação Física da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) promove a Semana Magna, entre hoje (16) e quarta-feira (18), com a proposta de envolver os estudantes e expandir o conhecimento de todos sobre a área. A atividade, que inicia nesta segunda-feira com o III Ciclo de Palestras com os Egressos do Curso de Educação Física, tem amanhã (17) apresentação do CREF2/RS.

Na palestra "O papel do CREF2/RS: questões legais, éticas e valorização profissional", Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação, e Cristiane Costa, assessora jurídica, vão falar sobre a atuação do Conselho e demais questões pertinentes que envolvem a profissão aos acadêmicos de Educação Física. A atividade será realizada às 19h30 no auditório da instituição.

Semana Magna do curso de Educação Física da FAMES
Palestra "O papel do CREF2/RS: questões legais, éticas e valorização profissional"
Data e horário: terça-feira, 17 de março, às 19h30
Local: Auditório da FAMES
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro. Santa Maria (RS)



Câmara de Defesa da Sociedade prepara 1º Encontro Nacional de Agentes Fiscais
25/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quarta-feira (25), a Câmara de Defesa da Sociedade, do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande Sul (Fórum-RS), esteve reunida na sede do CREF2/RS. O encontro serviu definir os detalhes do V Seminário de Fiscalização e do 1º Encontro Nacional de Agente Fiscais, que serão realizados em abril, no IPA.

Com o tema "A importância das profissões regulamentadas para a construção de um Brasil mais ético", o Encontro Nacional de Agente Fiscais tem a expectativa de reunir cerca de 400 profissionais da Fiscalização para palestras, debates e troca de experiências. Além disto, Eneida Feix (CREF 002116-G/RS), conselheira e representante do CREF2/RS na Câmara de Defesa da Sociedade, também destacou o ineditismo do evento, que colocará em contato órgãos de todo o país e muitos assuntos do dia a dia para análise e reflexão. "Independente dos fiscais, toda a sociedade está convidada a participar", completou.

A programação completa do V Seminário de Fiscalização e do 1º Encontro Nacional de Agente Fiscais será anunciada em breve. A Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum-RS é formada pelos Conselhos Regionais de Educação Física, Fonoaudiologia, Corretores de Imóveis, Biomedicina, Medicina Veterinária, Administração, Contabilidade, Relações Públicas, Engenharia e Agronomia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Nutrição e Farmácia.



Conexão CREF reúne profissionais e estudantes em Santa Maria
15/12/2014
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (12), o CREF2/RS realizou em Santa Maria a quarta etapa do Conexão CREF. O projeto, que tem o intuito de aproximar Conselho e profissionais, explicou de maneira didática aos presentes como funciona a Fiscalização e seus desdobramentos jurídicos. A atividade contou com palestras ministradas por Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR); e Cristiane Costa, coordenadora do Departamento Jurídico do CREF2/RS.

"O encontro foi útil e produtivo, já que o Conexão CREF tem o objetivo de informar os profissionais sobre questões do dia a dia da profissão, mas que muitos desconhecem", avaliou Cristiane. Na conversa, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão, a finalidade do CREF2/RS em orientar e fiscalizar a atividade profissional e a Resolução CONFEF nº 224/2012, que regulamenta as atribuições do Responsável Técnico.

O evento, realizado na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), contou também com a presença de acadêmicos do curso de Educação Física, que puderam compreender melhor questões como a necessidade registro profissional e a obrigatoriedade de supervisão de estágio no local de trabalho. "Com o Conexão CREF, os profissionais passam a entender melhor como funciona o Conselho e podem passar estas informações adiante", concluiu Cristiane.

Em 2014, o Conexão CREF foi realizado em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. O projeto terá novas edições em 2015 em outras cidades do interior do Estado.



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.



Evento sobre Ginástica Laboral promovido pelo CREF2/RS movimenta Assembleia Legislativa
25/11/2014

Na tarde de ontem (24), o Conselho realizou evento em comemoração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral, na Assembleia Legislativa. A atividade, que teve como tópico principal a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores, foi promovida pela Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral do CREF2/RS e contou com homenagens, palestras e debates sobre o assunto.

Na abertura do seminário, o vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) e o deputado estadual Adilson Troca receberam placa em reconhecimento à criação do Dia Municipal e Estadual da Ginástica Laboral, respectivamente. Em seus agradecimentos, Garcia destacou o investimento que é a Ginástica Laboral para o empresário e Troca salientou o caráter social da atividade, capaz de melhorar também a convivência dentro da empresa. As homenagens foram entregues pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

O evento foi dividido em duas partes e contou com as palestras de João Scholles (CREF 003966-G/RS) e Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) na primeira etapa. Scholles falou sobre a importância da Ginástica Laboral, "já que mais de 40% dos trabalhadores são inativos no lazer" e trouxe dados sobre a baixa adesão do brasileiro à atividade física. Além de propor dinâmica aos presentes, Gonçalves falou sobre as normas regulamentadoras e sobre as funções da Ginástica Laboral, que se desdobram em três eixos: interromper o ciclo de fadiga das atividades laborais, compensar o uso excessivo ou inativo de músculos e gerar disposição, ânimo e motivação para o trabalho.

Após intervalo, Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) falou sobre o mercado e formas de garantir a excelência no antedimento ao cliente. "A Ginástica Laboral é programa de exercícios físicos orientados, com a finalidade promover a saúde e prevenir doenças ocupacionais", conceituou. Para ele, os benefícios se estendem também às empresas, já que o trabalhador saudável "reduz os custos em assistência médica". A última palestra foi de Magale Konrath (CREF 000378-G/RS), que abordou as tendências da área: "o profissional de Educação Física precisa pensar na Ginástica Laboral como caminho para outras atividades fora do ambiente de trabalho. Por isto, é preciso desenvolver metodologias e práticas diferentes, que motive e incentive o trabalhador".

Com grande presença de acadêmicos de Educação Física, profissionais da área e demais interessados pelo assunto, como empresários e trabalhadores, o evento encerrou com rodada de perguntas da plateia, em que foram tiradas dúvidas sobre a área de atuação, estratégias para manter público e análise sobre o melhor caminho para quem quer abrir negócio próprio. O conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e o mestre de cerimônias Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS) também participaram do seminário.



Conexão CREF tira dúvidas de profissionais em Pelotas
25/11/2014

Na última sexta-feira (21), o CREF2/RS realizou a terceira etapa do Conexão CREF, em Pelotas. O projeto tem o intuito de aproximar Conselho e profissionais, esclarecendo como funciona a Fiscalização e seus desdobramentos, sendo dedicado aos Responsáveis Técnicos, proprietários de academias e demais atuantes na área.

A atividade contou com palestras ministradas por Liziane Soares, assessora da diretoria do CREF2/RS; Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR); e Eliane Flores (CREF 002649-G/RS), conselheira e membro da Comissão de Ética Profissional. "O encontro foi muito útil e positivo. O Conexão CREF tem o objetivo de informar os profissionais sobre questões do dia a dia da profissão, mas que muitos desconhecem", avaliou Liziane. "Desta forma, ao longo das palestras surgem muitas dúvidas e esclarecimentos", completou.

Na conversa com os profissionais, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão e a finalidade do CREF2/RS em "orientar e fiscalizar a atividade profissional". Além disto, questões como atribuições do Responsável Técnico, objetivos e consequências da Fiscalização e temas que ainda tramitam no Judiciário foram explicados pelos palestrantes. "Com o Conexão CREF, os profissionais passam a entender melhor como funciona o Conselho e podem passar estas informações adiante", concluiu Liziane.

O Conexão CREF terá mais uma edição em 2014. No dia 12 de dezembro, Santa Maria recebe nova etapa do projeto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por aqui.



CREF2/RS realiza evento sobre Ginástica Laboral na segunda-feira
21/11/2014

Na próxima segunda (24), o CREF2/RS realiza evento comemorativo pelo Dia Estadual da Ginástica Laboral. Dedicada a profissionais que atuam na área ou que tenham interesse sobre o assunto, a atividade terá como tema a saúde dos trabalhadores e contará com palestras e debates. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas agora mesmo pela nossa página, clicando aqui.

Com o objetivo de mostrar para a sociedade a importância que o profissional de Educação Física e o programa de Ginástica Laboral têm, o encontro abordará tópicos como os conceitos da Ginástica Laboral, o mercado de trabalho e as tendências para o futuro. As palestras serão de João Scholles (CREF 003966-G/RS), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) e Magale Konrath (CREF 000378-G/RS).

Para Izaguirre, o evento é oportunidade única para entender melhor o que é a Ginástica Laboral. "No dia 24, estarão reunidas pessoas e empresas que atuam na área há bastante tempo, mostrando que existe grande mercado para o profissional de Educação Física neste segmento", avalia.

Contribuição das empresas de ginástica laboral para o estilo de vida saudável dos trabalhadores
Data: 24/11 (segunda-feira)
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa
Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro (Porto Alegre/RS)
Inscrições: aqui



Conexão CREF conversa com profissionais de Educação Física em Caxias do Sul
27/10/2014

Na quinta-feira (23), o CREF2/RS realizou a segunda etapa do Conexão CREF, em Caxias do Sul. Ainda em caráter piloto, o projeto tem o intuito de explicar como funciona o procedimento fiscalizatório e seus desdobramentos, sendo dedicado aos Responsáveis Técnicos, proprietários de academias e demais profissionais que atuam na área.

A atividade contou com palestras ministradas por Cristiane Crosta, assessora jurídica do CREF2/RS; Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR); e Eliana Flores (CREF 002649-G/RS), conselheira e membro da Comissão de Ética Profissional. "O público presente avaliou de forma positiva esta nova edição do projeto", contou Cristiane. "Eles tiveram suas dúvidas sanadas, participando de forma interativa no debate".

Na conversa com os profissionais, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão e a finalidade do CREF2/RS em "orientar e fiscalizar a atividade profissional, defendendo o respeito e a ética". Além disto, questões como atribuições do Responsável Técnico, objetivos e consequências da Fiscalização e temas polêmicos que ainda tramitam no Judiciário foram sugeridos e trazidos para esclarecimento dos presentes.

O Conexão CREF terá mais duas edições em 2014. Nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro, respectivamente, Pelotas e Santa Maria recebem nova edição do projeto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por aqui.



Conselho participa da Semana Acadêmica da URI Frederico Westphalen
18/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na segunda-feira (15), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) representou o CREF2/RS na IV Semana Acadêmica do curso de Educação Física da URI Frederico Westphalen. O presidente licenciado do Conselho ministrou a palestra "Educação Física e a Diversidade". A atividade, realizada no Salão de Atos da universidade, marcou a abertura oficial do evento.

Na sua apresentação, Merino falou sobre a regulamentação da Educação Física e como foi o processo histórico até a sua implementação, em 1998. Além disto, foram abordados temas como o Código de Ética, o mercado de trabalho e as diversas possibilidades de atuação que o profissional possui, respaldadas pela Lei Federal 9.696/98, que estabeleceu a profissão e criou o Conselho Federal e os respectivos Conselhos Regionais de Educação Física.

Com minicursos, outras palestras e mostras de trabalhos científicos, a IV Semana Acadêmica da URI Frederico Westphalen se estende até a próxima sexta-feira (19). A programação completa você confere aqui.



Câmara de Vereadores homenageia o CREF2/RS pelo Dia do Profissional de Educação Física
02/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Porto Alegre realizou ontem (1) cerimônia de homenagem. A solenidade, promovida no Plenário Otávio Rocha e presidida pelo vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), contou com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

No seu discurso, Carmen agradeceu o espaço aberto pela Câmara à Educação Física e salientou o crescimento e a valorização que a profissão teve nos últimos anos. "O sedentarismo é uma das piores epidemias do país. Hoje há conscientização de que é melhor investir em atividade física para a promoção da saúde do que no tratamento de doenças", explicou a Presidente, que recebeu de Professor Garcia placa e homenagem pelo Dia do Profissional de Educação Física.

As atividades referentes à Semana da Educação Física seguiram após a solenidade. No Plenário Ana Terra, houve o debate "A Educação Física na Política Atual" e duas palestras. A primeira, "A importância da Educação Física nas Séries Iniciais", foi ministrada por Helena Dazevedo (CREF 001069-G/RS) e relatou parte dos 23 anos de experiência da professora da UFRGS no Ensino Infantil. "O nosso trabalho é garantir o professor de Educação Física nas escolas", explicou Helena. Em segundo momento, Luiz Fernando Kruel (CREF 001069-G/RS), professor da mesma universidade, apresentou trabalho do seu grupo de pesquisa sobre a obesidade infantil e ressaltou a importância da Educação Física escolar para saúde das crianças. "O mais importante não é emagrecer, mas aumentar a atividade física", avaliou.

Entre as palestras, José Anchieta (CREF 000337-G/RS) apresentou o Bataculê e ministrou pequena aula prática da atividade, que mistura danças afro-brasileiras.



CREF2/RS fortalece parceria com Secretaria de Esporte e Lazer e FUNDERGS
01/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de hoje (1º), a diretoria do CREF2/RS recebeu visita de Ricardo Pettersen (CREF 006862-G/RS), secretário de Esporte e Lazer do Estado, e de Cláudio Gutierrez (CREF 014210-G/RS), presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS). O encontro, além de marcar o início das comemorações do dia 1º de setembro, serviu para reforçar a parceria entre as instituições, que deve oferecer aos profissionais de Educação Física eventos, palestras e cursos de capacitação.

"Temos que trabalhar em conjunto, para fortalecer a Educação Física", declarou Pettersen. Para o Secretário, estar perto do Conselho é forma de reforçar o fator social e de desenvolvimento humano do esporte. Além de citar exemplos de eventos que só foram possíveis com a colaboração de outros parceiros, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, destacou a importância da Secretaria de Esporte e Lazer para isto. "A aproximação, junto com a FUNDERGS, é ganho não só para os profissionais, mas para toda a Educação Física".



Câmara da Saúde do Fórum-RS realiza seminário para acadêmicos da área em setembro
18/07/2014
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS) se reuniu hoje pela manhã, na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), para definição dos detalhes do I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde. O evento, que será realizado no 12 de setembro na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, é ação conjunta dos Conselhos da área e tem a participação ativa do CREF2/RS.

Com objetivo de engajar estudantes, para que todos cheguem ao mercado de trabalho com entendimento amplo da função dos Conselhos, o evento começou a ser estruturado, com mesas redondas e palestras. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do CREF2/RS, participou do encontro e destacou a importância da realização do Seminário com a parceria de diferentes áreas da Saúde. "Cada conselho tem seu papel, mas juntos podemos salientar a importância das profissões regulamentadas", comentou. "No Seminário, vamos mostrar o que fazemos e tudo o que envolve a atuação dos Conselhos para o bem da sociedade", completou Aguiar.

O I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde também tem o intuito de aproximar os estudantes e estabelecer troca de conhecimento e experiências entre as diferentes áreas. "Queremos fazer com que os acadêmicos entendam a sejam incluídos no mundo dos Conselhos, abrindo assim canal para discutir o futuro das profissões", avaliou Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS.

Com a presença de João Silveira Junior, presidente do CRTR 6ª Região; Carmem Franco, presidente do CRN-2; e demais representantes do CPRS e do CREFITO5, a reunião definiu ainda que o tema do Seminário será Políticas Públicas e o Futuro das Profissões de Saúde. "Além de mostrar para o aluno a dimensão e a importância de todas as profissões para a área da saúde, o evento vai proporcionar ao acadêmico entendimento para o impacto das tecnologias para o futuro das profissões", citou Borges. Nos próximos dias, a Câmara Técnica da Saúde volta a se reunir para dar continuidade à organização da atividade.



CREF2/RS realiza avaliações antropométricas na Festa do Trabalhador em Canoas
02/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Segundo estimativa da Prefeitura, mais de 10 mil pessoas compareceram ontem na Festa do Trabalhador, em Canoas. O evento, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer do município, contou com vasta programação. O CREF2/RS participou da atividade com espaço em que servidores do Conselho puderam atender a população, com informações sobre a importância do exercício físico e realizar avaliações antropométricas.

A Festa começou às 9h e se estendeu até a tarde. No Parque Esportivo Eduardo Gomes, os moradores de Canoas também tiveram à disposição outros serviços, como encaminhamento de carteira profissional e atividades culturais, que variaram entre peças teatrais e shows musicais. Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização, salientou a importância do CREF2/RS em participar de eventos como este. "Podemos mostrar para a população como o Conselho e a Fiscalização atuam, e também esclarecer o papel fundamental que o profissional de Educação Física tem na sociedade".

Realizada pelos profissionais do CREF2/RS, as avaliações antropométricas mediram o IMC (Índice de Massa Corporal) e o Percentual de Gordura dos interessados. "É muito legal ter acessos a estes serviços, e ainda sem pagar", comentou Mariana Pereira, uma das participantes da Festa do Trabalhador, à equipe de Comunicação da Prefeitura de Canoas. Em um conjunto de mais de 60 atividades, os canoenses também encontraram no Parque Esportivo Eduardo Gomes lutas de judô, jogos de futebol, local para prática de skate e palestras sobre saúde do trabalho e do trabalhador.



CREF2/RS completa Ciclo de Palestras
10/09/2013
Fonte: CREF2/RS
Confira as imagens do evento em nossa Galeria.

Na última quarta-feira, dia 04 de setembro, o Prof. Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS) ministrou a palestra “Tendências na Educação Física: Exercício e Saúde - Empreendedorismo na carreira e nos negócios”, na Câmara Municipal de Palmeira das Missões. O evento fez parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, promovido pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Município, com apoio do CREF2/RS e da UPF - Universidade de Passo Fundo.
Palmeira das Missões foi a terceira cidade visitada pelo Prof. Greco, que anteriormente esteve em Santa Maria e Pelotas, durante o Ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física promovido pelo Conselho, com apoio do SESC/RS. A palestra foi ainda ministrada em Caxias do Sul, no CREF Serra, pelo Prof. Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).
Todos os eventos foram gratuitos, voltados aos Profissionais de Educação Física.



Fórum dos Conselhos promove III Seminário de Fiscalização Profissional
07/05/2013
Fonte: Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas do RS

No dia 17 de maio de 2013 acontecerá o III Seminário de Fiscalização Profissional, evento organizado pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul, que trará como tema neste ano “Fiscalização dos Conselhos e os Benefícios para a Sociedade”.

O objetivo do evento é tratar dos temas relacionados a fiscalização realizadas pelas diversas instituições, na busca de integração e otimização dos processos, contribuindo para o funcionamento dos estabelecimentos regulados para que atuem na atenção a sociedade, proposta esta motivada pela tragédia em Santa Maria. O seminário terá início as 8h30min no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS, com o credenciamento às 8h30min, a abertura ocorrerá às 9h30min seguida da Mesa redonda intitulada: “Poder público e a Fiscalização dos conselhos profissionais em benefício da sociedade”, e contará com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado, César Faccioli, o Presidente do PROCON/RS, Cristiano Aquino, a Presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Adm. Cláudia Stadtlober. A mesa contará com a mediação do Presidente do Fórum Estadual do RS e Latino Americano de Defesa do Consumidor, , Alcebíades Santini.

No período da tarde ocorrerão três palestras e a apresentação do GAF-FOCO/RS pela fiscal do Crefono7 Marlei Braud Cantergi. A partir das 14h acontece a palestra com João Alberto Vieira, presidente da Junta Comercial do RS que abordará “Parcerias e convênios da Junta Comercial com os conselhos profissionais”. Às 15h será a vez da palestra “Relação conselheiros e fiscais”, com o Adm. Nei Sena. E às 16h45 acontecerá a última palestra do evento “A responsabilidade civil dos conselhos profissionais em defesa da sociedade - importância da ação fiscalizatória” com o procurador da Justiça Paulo Valério Dal Pai Moraes.

Como nos anos anteriores, o evento será voltado aos agentes fiscais dos conselhos das profissões regulamentadas, presidentes, conselheiros, vereadores e deputados estaduais.



39º Enapef sedia II Fórum pela Educação Física Escolar
28/03/2013
Fonte: CREF2/RS

O 39º Enapef, em Tramandaí, sediou o II Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, evento realizado no dia 23 de março, promovido pela Câmara de Educação Física Escolar, presidida por Miryan Brauch. Na ocasião, Profissionais e estudantes da Educação Física debateram a luta pela inclusão do profissional habilitado e assistiram palestras de Mirian Burgos, Paulo Ricardo Rezende e Antonio Ricardo Catunda de Oliveira. Durante o evento, foi assinada a ação civil pública contra o estado do RS movida pelo CREF2/RS, baseado na Lei 9696/98 e na LDB, para garantir a Educação Física como componente curricular da educação básica no RS.



Câmara de Educação Física Escolar faz sua terceira reunião
07/03/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Educação Física Escolar/CREF2RS reuniu-se no dia 06/03. Na ocasião foi feito o relato sobre o Congresso Nacional de Educação Física Escolar de Foz do Iguaçu.

Também foi discutido o ENAPEF 2013, quando será realizado o 2º Fórum da Educação Física Escolar do RS no dia 23/03 das 18 às 21h. O evento terá como palestrantes Mirian Burgos e Paulo Rezende, sendo mediado Professor Catunda.

O Fórum terá o seguinte formato: a)Apresentação sobre a estrutura do Fórum com palestras

b)Debates sobre os temas sugeridos pela organização do Fórum da Educação Física Escolar

c)Apresentação dos itens levantados nos grupos com os seguintes sub-temas:

-Legislação;

-Formação do professor de educação física;

-Infraestrutura da escola para a educação física escolar;

-Grades curriculares das escolas;

-Saúde na escola.

d-Elaboração da Carta da Educação Física Escolar do RS.

Na ocasião, foi sugerido um encontro do Fórum das Entidades da Educação Física do RS com o Secretário de Estado da Educação e a criação de fóruns municipais para discutir o assunto da educação física escolar. Também houve a discussão de estratégias de mobilização popular para aprovação de uma lei institucionalizando a educação física escolar nas séries iniciais como componente curricular e orientada por professor de educação física, além do envolvimento dos diretores de escolas estaduais e municipais na discussão sobre a educação física escolar.



Ginástica laboral: trabalho com equipe multidisciplinar leva melhoria da qualidade de vida dentro das empresas
19/02/2013
Fonte: Jornalismo Portal EF

Transmitir informações precisas também é fundamental para a adesão dos funcionários. Uma pausa no expediente é essencial em todas as profissões. Afinal, esse “respiro” no meio do dia pode contribuir com a melhora da produtividade. Se ela vier acompanhada de alguns exercícios leves, então, o incremento na qualidade de vida, na saúde, no humor e na produtividade são imensuráveis e podem ser alcançadas por meio da ginástica laboral.

André Nessi, profissional de educação física, professor da Universidade Anhembi Morumbi e diretor do Instituto Nessi (www.institutonessi.com.br), conta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a prática de 30 minutos de atividades físicas por dia e as empresas têm buscado incluir ao menos 15 minutos diários de exercícios físicos e recreativos que estimulam o corpo, as emoções e a conexão entre pessoas de departamentos distintos. “No mundo corporativo há promoções para que sejam consideradas as melhores empresas do setor e, dentre os itens avaliados estão os benefícios aos funcionários, que incluem a ginástica laboral. Por isso acreditamos que este é um setor em franca expansão”, defende.

O que é Ginástica Laboral?

Dentro de muitas empresas ainda há quem se questione sobre o que é a ginástica laboral. De acordo com o fisioterapeuta, mestre em reabilitação do equilíbrio corporal e coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (BA), Vinícius de Moraes, “a ginástica laboral é a execução de exercícios e atividades específicas junto ao ambiente de trabalho com o intuito de promover a saúde do trabalhador, prevenir o aparecimento de lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) e melhorar o relacionamento, a interação entre os indivíduos”.

Vários profissionais podem aplicar a Ginástica Laboral

Se dentro das empresas a pergunta sobre o que é a ginástica laboral figura entre os funcionários, dentre os profissionais da área da saúde surge o questionamento sobre quem é que deve aplicar essas atividades dentro das empresas e a resposta surpreende: ginástica laboral é um trabalho multidisciplinar que pode envolver fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e psicólogos, tudo para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo.

“O papel de execução das aulas é prioridade do profissional de educação física, mas o fisioterapeuta interage com os programas de ergonomia, postural, de qualidade física e, inclusive, de reabilitação e reinserção de trabalhadores afastados. Trabalhamos juntos para desenvolver assuntos específicos e essa simbiose é muito importante hoje em dia. Um complementa o trabalho do outro”, conta Moraes.

Nessi afirma que a Educação Física tem o papel de preparar o corpo para a atuação na vida, de modo a prevenir lesões, enquanto a fisioterapia tem um enfoque mais voltado á reabilitação e reinserção às atividades corriqueiras. “Elas são distintas, mas quando integradas na manutenção do dia a dia da estrutura do profissional atuam em perfeita harmonia”, diz. A necessidade de capacitação profissional também é destacada pelo professor universitário, que lembra que apenas há cursos de pós-graduação e especialização em ginástica laboral e indica a Associação Brasileira de Ginástica Laboral e o Portal da Educação Física como fontes de informação a respeito de tais cursos.

Sem contraindicações absolutas, o departamento médico das empresas também deve participar da liberação dos funcionários para a prática da ginástica laboral sempre que houver queixas de dor ou problemas específicos. “Quem trabalha com atividade física costuma separar as pessoas por grupos. Assim, ao implantar um programa de qualidade de vida numa empresa, fazemos um levantamento das pessoas com indicações e contraindicações à atividade física, separando aquelas que usam marcapasso, têm labirintite, as gestantes e os idosos para podermos fazer grupos de comprometimento. Todos farão a atividade laboral, mas cada grupo com as suas demandas específicas a serem atendidas”, explica Nessi.

Ginástica Laboral vai ser obrigatória

Ainda tramita em votação o projeto de lei 6083/09, que foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em 2010 para obrigar as empresas com cerca de 100 ou mais funcionários a terem um programa de ginástica laboral. Segundo Moraes, elas ainda não têm essa obrigação, mas muitas o fazem por notar os benefícios que esse tipo de atividade física trazem para os empregados e para o negócio em si. O fisioterapeuta lembra que há países que incentivam a prática da ginástica laboral, o que é ótimo para a saúde física e emocional dos empregados.

“Na realidade, a obrigatoriedade da participação do funcionário pode configurar assédio moral, por isso precisamos tomar muito cuidado. Tentamos convencer com informações e palestras, mas a empresa pode controlar a adesão deles por meio de relatórios”, alerta Moraes.

Além disso, a grande vantagem da ginástica laboral é que o clima empresarial muda, já que este é um momento lúdico, de redução do estresse. Estudos indicam que a repercussão é satisfatória na produção, na redução da abstenção e até mesmo na redução de processos jurídicos movidos contra a empresa que oferece ginástica laboral aos funcionários. “Sofremos inclusive pressão das empresas porque impactamos na produção”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com André Nessi, as vantagens para os funcionários são variadas também, como tirar a tensão excessiva voltada ao trabalho, melhorias psicológicas e fisiológicas, melhor percepção corporal prevenindo acidentes ao melhorar a atenção, os reflexos, a agilidade e a execução correta de força e movimento ao pegar e transportar materiais, entre outras.



CREF2/RS participa do 3º EPEF da 2ª CRE
01/11/2012
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, participou no dia 29 de uma mesa-redonda com o tema. A valorização da Educação Física Escolar: aspectos legais, administrativos e pedagógicos numa escola de qualidade com cidadania. O evento, que contou com público 120 professores, ocorreu na Unisinos, durante o 3º Encontro de Professores de Educação Física da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Na ocasião, o presidente do Conselho abordou temas como a Educação Física Escolar, o legado dos megaeventos e a importância da Profissão na melhoria da saúde. Segundo Merino, a recepção positiva dos docentes demonstra o acerto das políticas do CREF2/RS. “Há três mandatos como Conselheiro percorro o Estado participando de palestras e encontros com professores, e é com satisfação que constato o aumento significativo da resposta da comunidade universitária”.



CREF2/RS participa da formação do Observatório Social em Porto Alegre
19/10/2012
Fonte: CREF2/RS

A Conselheira Sonia Maria Waengertner (CREF2/RS) participou no dia 10 de outubro de uma reunião com o objetivo de formar o Observatório Social (OS) em Porto Alegre, realizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRCRS). Atuante em quinze estados do país, o OS é uma organização apartidária de conscientização sobre os direitos e deveres do contribuinte, e que reúne entidades representativas da sociedade civil visando melhorar a gestão pública. Estiveram presentes representantes do Conselho Regional de Enfermagem, Delegacia da Receita Federal, Conselho Regional de Fonoaudiologia, OAB e Grande Oriente.

Segundo a representante do CREF2/RS, o OS faz parte do esforço nacional para tornar nosso País mais transparente, monitorando as licitações do município e agindo preventivamente no controle dos gastos públicos. “A má gestão dos recursos compromete a possibilidade do Estado investir em áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável, como a educação, a saúde e o estímulo à produção”, explicou Sonia.

A Conselheira também participou do 2º Encontro dos Observatórios Sociais do Brasil em Curitiba nos dias 21 e 22 de setembro. No encontro foram realizadas palestras com representantes de várias entidades vinculadas ao controle de finanças públicas. “Ficou constatado que quanto menor o município, mais eficiente seu desempenho no acompanhamento das recursos públicos”, explicou.