Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Curso sobre envelhecimento da PUCRS oferece 10% de desconto para profissionais registrados
09/09/2019
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS vai promover a primeira edição do Curso de Extensão Aspectos Psicológicos do Envelhecimento. A atividade, aberta à comunidade em geral e também destinada aos acadêmicos e profissionais Educação Física, terá aula no dia 22 de outubro, das 14h às 18h.

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Sabine Marroni, ambos doutores em Gerontologia Biomédica, o curso já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

A atividade tem o objetivo de capacitar estudantes e profissionais de diversas áreas para a realização do diagnóstico diferencial dos declínios cognitivos. Na programação do curso, estarão temas como o declínio cognitivo no idoso e a avaliação neuropsicológica do idoso.

Cursos Convênios



Profissionais registrados têm 10% desconto em curso sobre envelhecimento da PUCRS
01/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS, Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da instituição, vai promover a terceira edição do Curso de Extensão Envelhecimento com Qualidade de Vida. A atividade, aberta à comunidade em geral e também destinada aos acadêmicos e profissionais Educação Física, terá aulas somente no dia 12 de agosto, das 14h às 18h.

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Clarissa Printes (CREF 024415-G/RS), o curso já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

A atividade tem o objetivo de apresentar as formas de envelhecimento com qualidade de vida dos idosos e bem-estar. Informações completas sobre a terceira edição do Curso de Extensão Envelhecimento com Qualidade de Vida podem ser obtidas aqui.

Convênios cursos PUCRS



Fórum dos Coordenadores reúne representantes de 23 instituições de ensino
20/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizou no último sábado, dia 18 de maio, o VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que ocorreu na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, reuniu 23 representantes de instituições de ensino de todo o Estado para debater assuntos relacionados às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao mercado de trabalho e às especialidades profissionais.

O discurso de abertura do evento foi feito pelo presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), que agradeceu a presença de todos os participantes. “O Fórum, que está chegando à sua oitava edição, surgiu com a demanda de discutir temas importantes para o dia a dia das faculdades. Hoje ele também contribui para a solidificação do profissional de Educação Física em todas as suas possíveis áreas de atuação”, frisou.

Palestras

Dividido em dois momentos, o VIII Fórum dos Coordenadores teve as suas apresentações conduzidas pelo conselheiro federal e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF Wagner Gomes (CREF 000035-G/RJ). Na parte da manhã, o debate ficou em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais em Educação Física e dos questionamentos recebidos pelo Sistema CONFEF/CREFs sobre o assunto. Os coordenadores puderam tirar dúvidas sobre a forma de ingresso, a estrutura básica do currículo, a carga horária, o projeto pedagógico e sobre os estágios obrigatórios.

Já na segunda palestra, ministrada na parte da tarde, Gomes deu destaque ao mercado de trabalho e às especialidades profissionais. “A definição delas é importante para que se crie referências para a certificação de competências para o exercício profissional especializado, favorecendo a estruturação organizacional da nossa categoria”, salientou. O palestrante também mencionou que as especialidades – trabalhadas no âmbito das instituições de ensino – ainda contribuem com o atendimento que é feito à sociedade. “Elas aprofundam conhecimentos, técnicas e habilidades, agregando conteúdos específicos para a prática”, explicou.

O VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul encerrou com uma roda de conversa entre os representantes das instituições de ensino e foi considerado extremamente positivo pelos membros da Comissão do CREF2/RS. “A troca de experiências, muitas vezes entre faculdades que estão distantes, mas que passam pelos mesmos problemas, é sempre muito construtiva”, finalizou o palestrante. A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional, nos próximos meses, voltará a se encontrar com os coordenadores para aprofundar as questões trabalhadas no Fórum e outros assuntos, como a qualidade dos cursos EAD na área.

Fórum de Coordenadores



CREF2/RS realiza VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física neste sábado
15/05/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS irá realizar neste sábado, dia 18 de maio, o VIII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, sediado desta vez na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, vai trazer para debate assuntos como as novas diretrizes curriculares em Educação Física, o mercado de trabalho, as especialidades profissionais e o futuro da formação no Brasil.

Com cerca de 35 participantes confirmados até o momento, representando as mais diferentes Instituições de Ensino Superior da capital e também do interior, o VIII Fórum dos Coordenadores de Curso terá como palestrante o conselheiro federal e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF Wagner Gomes (CREF 000035-G/RJ).

A Comissão é composta pelos conselheiros Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS), Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e pela profissional Helena D’Azevedo (CREF 001069-G/RS). A inscrição no evento é gratuita e exclusiva para coordenadores de curso de Educação Física e/ou seus docentes representantes.

VIII Fórum dos Coordenadores do Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul
Data e horário: 18 de maio, sábado, das 9h às 18h
Local: Escola de Ciências da Saúde da PUCRS – Prédio 81 – Sala 705
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 – Jardim Botânico
Inscrição gratuita e exclusiva para coordenadores de curso de Educação Física

Ensino Superior Coordenadores de Curso



Conselho divulga profissionais contemplados com cursos do Convenção Brasil
14/05/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre janeiro e maio, o CREF2/RS disponibilizou 200 vagas gratuitas de cinco cursos da Convenção Brasil 2019 para profissionais registrados e em dia com o Conselho. As inscrições eram feitas de maneira online e de acordo com a disponibilidade de cada uma das atividades.

A Convenção Brasil 2019 irá ocorrer no Parque Esportivo da PUCRS, entre os dias 17 e 19 de maio, e tem como objetivo incentivar a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área da Educação Física. A programação e o conteúdo progrmático de todos os cursos do evento estão disponíveis no link www.convencaobrasil.com.br.

Os profissionais contemplados pelo CREF2/RS são:

Circuto Escolar: Movimentando Saberes

Adriana Guterres Nunes Simões
Ana Paula Petzinger Kunst
Bianca Castilho Flores
Cassandra Regina Rohden
Christyam de Oliveira Fraga
Daniel Alves Barbosa
Desiree Guglieri Alberton
Eduardo Ignácio Coimbra
Elisabeth Figueira Barbetto
Fátima Aparecida Cunha de Almeida
Fernando César Batista
Gabriel D’Angelo Schiller
Gerson Rafael Pacheco
Guilherme de Oliveira Gonçalves
Guiomar Ferreira
Isis Alessandra Spohr Recchi Leão
Ivan Danilo Borges Severo
Ivan Gonçalves da Silva
Jacson Severo de Oliveira
Janice Pacheco de Campos
Liz Ângeli Gomes
Luciana Bortolanza
Luiz Augusto Copstein Waldemar
Magda Amaral Vatef
Maico Fabiano Giovanaz
Marcelo Barnetche Kauer
Milena Mariante Braga
Paulo Sérgio Kehdi
Raquel Saraiva dos Santos
Ricardo da Silva Andrade
Richard Simon Ávila
Rozana Silva de Souza
Samantha Priscila Lamb
Sheila Toscan
Tatiana Raquel Rodrigues
Tiago Berger Kuschick

Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness

Adriana Oliveira da Silva
Alexsander Vinícius da Silva
André Pereira Corrêa
Christian Martins Florence
Cláudio Alfredo Persson
Daiana Basilio
Daniela Sangiovanni
Diego Wagner Pinheiro
Dieison de Oliveira Marques
Douglas dos Santos
Édila Penna Pinheiro
Fabiana dos Santos Disegna
Fernanda Rogério Passos
Flávia Ruaro
Hararre Teixeira Delfino
Helen Roth
Jamille Denti Tiecher
Jean Matheus Alves Vieira
Jóice Helena Barboza
Júlio Cesar Bertoletti
July Umpierre Camargo
Lauriane Batista Dutra
Lissandro Dambros Farias
Luciano Rodrigues Guimarães
Luiz Cláudio Mendes Parodes
Marcos Justino Dantur
Marluce Magalhães Pinheiro Silva
Michael de Oliveira Valim
Neiva Solange Schuster
Rosane Domingues Cardona
Rose Mary da Silva Marquetto
Sibeli dos Anjos Gomes
Silvana Kuciak
Tiago Corrêa Elovino
Vinícius Nicodemo Rodrigues
Willian Soares dos Santos

Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades

Adriane Maria Horn
Amanda Souza Luiz
Ana Carolina Franceschette
Ana Paula Strack
Cláudia Gonçalves da Luz
Cleber Cervi Picco
Débora Arregui Risch
Elisângela Vargas Vieira
Fernando Cardoso da Silva
Fernando de Lima Arnold
Fernando Vargas Dentice
Flávia Rezende Silvello
Fledge Silva Rita
Francielli Ferreira de Araújo
Georgina Maria de Souza Andrade
Ítalo da Roza Ramires
Joseana da Rocha Ferreira
Juliana de Freitas
Juliana Moreira Oricchio
Laís Centeno Silva
Lenise Sangaletti
Lúcio de Andrade da Silva
Marcel Bica de Souza
Maria Angelena dos Santos
Mariana Nardi Sana
Marina Saft
Max Leonardo Georgen
Roberta Monteiro Herrmann
Rodrigo Brackmann
Shani Boeira
Tiago Beck Veiga

Ritmos – Criatividade e Inovação para as Aulas

Aline Almeida da Silva Bonatto
Aline de Oliveira Martins
Ana Luiza da Silva Nascimento
Bianca Flores Simon
Carina Collovini Machado
Carla Daiane Souza de Oliveira
Clarissa Bravo
Daiane Brambila da Silva
Daniela Borelli
Érica Jesus da Silva
Fernanda Bones
Fernanda dos Santos Funari
Giovani Souza Teixeira
Haline de Borba Vargas
Hellen de Borba Vargas
Isis Carolina Campos Ferrugem
Jaqueline Raupp Musse
Jéssica Franciele dos Santos Guterres
Joseara Campos Brehm
Leonardo Valandro Pereira
Lizane Corvalao de Ávila
Manoel Garcia Noguês
Marcelle Carvalho Cruz
Marcieli Lopes da Silva
Marlon da Silva
Mônica Pereira Ehlert
Neusa Aparecida Siqueira Cavalheiro
Patrícia Mór
Simone Knop
Tânia Maria Naue
Wagner Silvano de Oliveira Oliveira

Workshop CardioBreath® – Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo

Alan Maciel Schuster
Ana Paula da Silva
Bianca Nelly Bauer
Carla Souza Corrêa
Carollaine Lucas Kraschefski
César Ricardo Lamp
Cloni José Martins Vieira
Daniel Elias Boes Lazzaretti
Daniela Bauermann de Oliveira
Emerson Santini Baggio
Flaviana da Silva Andrade
Francisco Camargo Netto
Juliana Michaelsen
Lenita Camargo Marinho
Leonardo da Silva Kirchof
Lidiele Roque Bueno
Luiz Paulo Terres do Amaral Filho
Manuela Gonzaga Meregalli
Marco Aurélio Pires Boeira
Pedro Emílio Timmen Fetter
Suellen Silva de Souza
Wagner Lobato Moreira
Walter Eyes Boehl

Convenção Brasil



Profissionais registrados ainda podem se inscrever gratuitamente em cursos do Convenção Brasil 2019
07/05/2019
Fonte: CREF2/RS

Ainda restam algumas vagas para os cursos que o CREF2/RS disponibilizou aos profissionais registrados para a Convenção Brasil 2019. Para assegurar a sua, basta acessar o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 e escolher uma das atividades listadas abaixo:

– Workshop CardioBreath® Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo
– Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades
– Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness
– Ritmos - Criatividade e Inovação para as Aulas

Lembre-se: as vagas são exclusivas para os primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição. A Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

Convenção Brasil



Últimas vagas para cursos da Convenção Brasil ainda estão disponíveis
18/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Ainda restam pouquíssimas vagas para os cursos que o CREF2/RS disponibilizou para a Convenção Brasil 2019. Para assegurar a sua, basta acessar o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 e escolher uma das atividades abaixo abaixo:

– Circuito Escolar: Movimentando Saberes
– Workshop CardioBreath® Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo
– Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades
– Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness
– Ritmos - Criatividade e Inovação para as Aulas

Lembre-se: as vagas são exclusivas dos 20 primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição. A Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

Convenção Brasil 2019



Novas vagas para cursos da Convenção Brasil 2019 são disponibilizados na segunda-feira
09/04/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai disponibilizar mais 20 vagas para os cursos da Convenção Brasil 2019. Os profissionais poderão se inscrever acessando o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de abril, ao meio dia, para as duas atividades listadas abaixo:

– Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness
– Ritmos - Criatividade e Inovação para as Aulas

As vagas serão preenchidas exclusivamente pelos 20 primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição, no dia e no horário estipulados. A Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

26ª Convenção Brasil



CREF2/RS disponibiliza mais vagas para cursos da Convenção Brasil 2019 na segunda-feira
05/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Devido à grande procura, o CREF2/RS vai disponibilizar mais 20 vagas de cada um dos cinco cursos que foram sorteados anteriormente para a Convenção Brasil 2019. Os profissionais poderão se inscrever acessando o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 somente a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de abril, ao meio dia, para as três atividades listadas abaixo:

– Circuito Escolar: Movimentando Saberes
– Workshop CardioBreath® Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo
– Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades

As vagas serão preenchidas exclusivamente pelos 20 primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição, no dia e no horário estipulados. Já as vagas destinadas aos cursos Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness e Ritmos – Criatividade e Inovação para as Aulas serão disponibilizadas na outra semana. O Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

Convenção Brasil



Registrados têm 10% desconto em Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
08/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto e com a Escola de Ciências da Saúde da universidade, irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, a partir de março deste ano. A atividade terá duração total de 360 horas-aula, iniciando no dia 29 com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras (das 17h30 às 22h) e aos sábados (das 8h às 18h30).

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Rafael Baptista (CREF 2625-G/RS), a Especialização já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Aberto a participação de graduados, o curso tem o objetivo de qualificar para a atuação profissional com a população idosa, com o devido conhecimento da realidade e com a compreensão das manifestações biológicas da velhice. Durante as aulas, ministradas na apenas na modalidade presencial, os alunos também poderão aprofundar o seu entendimento sobre o envelhecimento e sobre as doenças comuns na terceira idade, bem como sobre os principais métodos de prevenção aos agravos ocasionados à saúde de idosos.

Cursos Convênios



CREF2/RS proporciona vagas gratuitas em cinco cursos da 26ª Convenção Brasil
11/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS disponibilizou 100 vagas gratuitas em cinco cursos na 26ª Convenção Brasil para profissionais registrados e em dia com o CREF2/RS. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS. As atividades têm por objetivo incentivar a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área da Educação Física.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui. Apenas um curso será disponibilizado por registrado e o preenchimento do formulário não é garantia de vaga, que só estará assegurada após envio de confirmação, por e-mail, do CREF2/RS. As inscrições gratuitas vão até o dia 16 de maio ou enquanto durarem as vagas. O conteúdo programático e mais informações estão disponíveis aqui.

Curso disponíveis
- Circuito Escolar: Movimentando Saberes
- Workshop CardioBreath® Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo
- Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades
- Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness
- Ritmos - Criatividade e Inovação para as Aulas

26ª Convenção Brasil



Profissionais registrados têm 10% desconto em Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
06/12/2018
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto e com a Escola de Ciências da Saúde da universidade, irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica no ano que vem. A atividade, cujas aulas iniciarão em março de 2019, terá duração total de 360 horas-aula, com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras (das 17h30 às 22h) e aos sábados (das 8h às 18h30).

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Rafael Baptista (CREF 2625-G/RS), a Especialização já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Aberto a participação de graduados, o curso tem o objetivo de qualificar para a atuação profissional com a população idosa, com o devido conhecimento da realidade e com a compreensão das manifestações biológicas da velhice. Durante as aulas, ministradas na apenas na modalidade presencial, os alunos também poderão aprofundar o seu entendimento sobre o envelhecimento e sobre as doenças comuns na terceira idade, bem como sobre os principais métodos de prevenção aos agravos ocasionados à saúde de idosos.

Informações completas sobre a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica podem ser obtidas aqui.

Cursos Convênios



Novos conselheiros e Diretoria do CREF2/RS tomam posse
30/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ontem à tarde, dia 29 de outubro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, organizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, marcou o início do mandato de seis anos de metade dos membros do Plenário, que foram escolhidos pelos profissionais de Educação Física nas eleições de setembro.

Com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura, da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e de outros Conselhos Profissionais, os presentes foram conduzidos aos seus cargos pela ex-presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também fez o discurso de abertura. Ela salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que serão enfrentados para uma maior valorização dos profissionais no futuro.

Os novos membros do Plenário, com os demais conselheiros eleitos, ainda se reuniram para eleger a Diretoria do CREF2/RS para os próximos três anos. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, a nova gestão assume com o compromisso reabrir o CREF Serra e de criar representações regionais, de buscar a redução dos valores de anuidades, de trabalhar pela diminuição das taxas pagas ao ECAD, de aumentar e qualificar as ações de fiscalização e de proporcionar uma maior participação do Conselho na construção de políticas públicas, lutando também contra os cursos EAD na área.

A nova diretoria do CREF2/RS é composta por:

Presidente: José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, José Edgar foi subsecretário de Esportes do Rio Grande do Sul, diretor técnico da Fundergs e, recentemente, Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, de 2010 a 2016.

1º Vice-Presidente: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Giovanni é pós-graduado em Treinamento Desportivo e diretor da CB Brasil – Saúde Sport e Fitness.

2º Vice-Presidente: Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS)
Graduado pelo IPA e pós-graduado em Ciências da Saúde e em Administração e Marketing Esportivo, Alessandro é sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias.

1º Secretário: Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Graduado em Educação Física e pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, Claudio é mestre em Pedagogia em Educação Física e pentacampeão mundial de Ginástica Aeróbica. Atualmente é Gestor de Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

2º Secretário: Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS)
Graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte, Eduardo é o atual coordenador do curso de Educação Física da UFPel. Foi professor da Ulbra e presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014.

1º Tesoureiro: Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFRGS, Alessandro é mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA e também pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios. Atualmente é diretor da GPA Soluções em Educação e Saúde Corporativa.

2ª Tesoureira: Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Cinesiologia, Luciane foi coordenadora das academias Bodytech e INEXX. Atualmente é coordenadora técnica da Sogipa e presidente da APEF, desde 2015.

Os demais membros recém-eleitos do CREF2/RS:

Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Luciane é pós-graduada em Gestão de Academia. No momento, atua como personal trainer e instrutora de diversas academias, como Espaço Ativo, Academia Alternativa e Academia Moinhos Fitness.

Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é sócio-proprietário da Academia Moinhos Fitness, de Pelotas.

Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É proprietária da Academia Físico Fashion e criadora do programa de exercícios físicos para crianças Serelepe Fit.

Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e pós-graduado em Ciências do Esporte e em Fisiologia do Exercício, Carlos foi campeão de gaúcho de Ginástica Aeróbica em diversas oportunidades e desde 1998 atua como personal trainer em academias e condomínios.

Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Rodrigo é pós-graduado em Ciências do Esporte pela PUCRS. Atua como personal trainer e instrutor de musculação da Academia Bodytech, em Porto Alegre, desde 2006.

Os novos membros suplentes do Conselho são:

Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Graduada em Educação Física pela URCAMP, Roberta é pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade. Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé, e desde 2017 é coordenadora técnica das Academias do SESC/RS.

Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Ulbra Canoas, Everton é pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É professor e proprietário da Academia Corpo e Forma, de Guaíba.

Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra, Ninon é pós-graduada em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS. Foi professora de Educação Física Escolar em diversos municípios e atualmente é sócia-proprietária das academias Pró Fitness.

Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Any Mery é professora de ginástica e sócia-proprietária da academia Aerostep, de Porto Alegre.

Eleições conselheiros



Benno Becker recebe Troféu Destaque pela sua militância em prol da regulamentação da profissão
11/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O professor Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS) esteve na sede do CREF2/RS no dia 4 de outubro, quando recebeu da presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o Troféu Destaque na categoria Mérito da Educação Física. A homenagem faz jus a longa militância que Becker desenvolveu em prol do esporte e a sua participação fundamental na regulamentação da profissão de Educação Física. Benno é doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona e mestre em Educação pela PUCRS, tendo publicado 12 livros, e atua como terapeuta e coach pessoal, promovendo cursos e workshops sobre "comunicação Verbal e Não Verbal", "Atividades Psicofísicas para a Qualidade de Vida" e "Técnicas Cognitivas, Comportamentais e Somáticas - TCCS" aplicadas ao controle do estresse individual e grupal no esporte e para empresas, manejo da insônia, redução da Ansiedade e Depressão, manejo da obesidade e redução da Dor.

Benno foi um dos precursores na discussão sobre a problemática da atuação profissional em Educação Física, visando a criação de um órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício profissional. Em 1983, ele coordenou a reunião entre diretores, professores e estudantes de Escolas de Educação Física com o objetivo de elaborar um projeto tendo como base os projetos de conselho regionais e federais da psicologia e medicina. Após discussão e debate, o projeto de lei foi aperfeiçoado, e foi proposto a criação de Conselho dos Profissionais de Educação Física. A tramitação do projeto seria na Câmara dos Deputados, com a necessidade da mobilização dos representantes políticos de cada estado, para a defesa e o acompanhamento do projeto. Os Professores Benno Becker e Antônio Amorim foram designados para encaminhar o projeto de lei ao poder legislativo.

O projeto, já aperfeiçoado, foi apresentado por Benno no encontro de diretores de Escolas de Educação Física do Brasil, encontro que comemorava os 50 anos das Escolas de Educação Física da Universidade de São Paulo. Do ano de 1984 em diante, iniciaram de fato as ações concretas para a regulamentação da profissão. Paralelamente, foi apresentado o Projeto de Lei 4559/84, pelo deputado federal Darcy Pozza à Câmara dos Deputados, que dispunha sobre o Conselho Federal e os Regionais dos Profissionais de Educação Física, Desporto e Recreação. Este foi, oficialmente, o primeiro projeto de regulamentação da profissão.

Em praticamente todas as instâncias deliberativas, até então, das APEFs e nos Congressos da FBAPEF, as decisões eram sempre no sentido da luta pela regulamentação. De acordo com o trâmite do projeto de apresentação de propostas para apresentação de substitutivos. O PL 4559/84 foi aprovado pelo Congresso Nacional, em dezembro de 1989, sendo vetado pelo Presidente da República, José Sarney. Isso ocorreu no início do ano de 1990, baseando-se em parecer exarado pelo Ministério do Trabalho.

A luta prosseguiu no início de 1994, com grupos de estudantes de Educação Física preocupados com o crescente aumento de pessoas sem formação atuando no mercado emergente, articularam-se com a APEF-RJ para impedir o abuso, requerendo a regulamentação da profissão, com um novo movimento de mobilização da categoria, com a adesão de político para apresentar o projeto de lei e todo o desgaste que representaria tal questão, ao longo do trâmite do projeto na Câmara e no Senado.

Em Janeiro de 1995, durante a realização do congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física” foi lançado na abertura do evento, após contar com a aprovação e adesão do delegado geral da FIEP no Brasil, Prof. Almir Gruhn e do Vice-Presidente, Prof. Manoel José Gomes Tubino. Jorge Steinhilber proferiu conferência de abertura do Congresso, anunciando que a assembleia da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física aprovara a proposta de regulamentação da profissão, e que lançava o “Movimento” como mola propulsora da regulamentação e como centro da rede de divulgação e mobilização, que seria necessária para esclarecimento e adesão nacional a respeito da questão. Assim foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, no início do ano de 1995. Até a audiência pública realizada no dia 17 de outubro de 1996, o deputado Paulo Paim consultou as Instituições formadoras de profissionais de Educação Física, entidades, órgãos públicos, profissionais e estudantes de Educação Física.

Em 13 de agosto de 1998, o projeto foi incluído na ordem do dia do Senado. Após alguns momentos de tensão, em razão de possíveis emendas ao Projeto de Lei, o professor Jorge Steinhilber, reunido com a deputada Laura Carneiro e Senadores, firmou acordo para possibilitar a aprovação do Projeto de Lei nesta sessão. Após algumas manifestações de parlamentares, e um longo e brilhante discurso do senador Francelino Pereira, o projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado à sanção presidencial. Em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98.

Troféu Destaque 2018



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Extensão Pilates Básico para Idosos da PUCRS
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas da primeira edição do Curso de Extensão Pilates Básico para Idosos, que será realizado entre os dias 14 de agosto e 25 de outubro. A atividade, também aberta para a participação de profissionais de Educação Física e estudantes, oferece 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 22 horas-aula e com encontros duas vezes por semana, durante a parte da manhã, o curso tem o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos e capacitar para o conhecimento do Pilates direcionado para pessoas da terceira idade, adequando a metodologia às características e necessidades deste público-alvo. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de agosto.

Curso de Extensão Pilates Básicos para Idosos
Inscrições até o dia 14 de agosto, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 14 de agosto a 25 de outubro
Terças e quintas, das 8h30 às 9h30
Inscrições e mais informações aqui

Cursos Convênios



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Extensão Pilates Matwork para Idosos da PUCRS
29/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas da primeira edição do Curso de Extensão em Pilates Matwork para Idosos, que será realizado entre os dias 27 e 29 de junho. A atividade de curta duração, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física e estudantes, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 12 horas-aula e com encontros de quarta à sexta-feira, das 19h às 22h, o curso o intuito de capacitar profissionais de diversas áreas para o conhecimento e competência no método Pilates Matwork, direcionado para pessoas idosas e adequando a metodologia às características e necessidades deste público-alvo, com eficiência e segurança. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de junho.

Curso de Extensão Pilates Matwork para Idosos
Inscrições até o dia 27 de junho, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 27 a 29 de junho. De quarta à sexta-feira, das 19h às 22h
Inscrições e mais informações aqui

Convênios cursos



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Especialização em Biomecânica da PUCRS
14/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas da terceira edição do Curso de Especialização em Biomecânica, que será realizado em agosto, na modalidade semipresencial. A atividade, promovida pelo Escola de Ciências da Saúde da instituição, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 360 horas-aula e com encontros às sextas-feiras e aos sábados, entre os dias 24 e 31 de agosto deste ano, o curso tem o objetivo de proporcionar o aprofundamento em biomecânica aplicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação. O curso provê também noções de engenharia biomédica, podendo auxiliar na prospecção do desenvolvimento de novas tecnologias em biomecânica.

Curso de Especialização em Biomecânica
Inscrições até o dia 14 de agosto, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 24 de agosto a 31 de agosto. Sextas-feiras, das 18h45 às 22h45; e sábados, das 8h às 12h25 e das 14h às 18h20
Inscrições e mais informações aqui

Convênios cursos



CREF2/RS divulga vencedores do sorteio da Convenção Brasil 2018
18/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O Conselho sorteou, na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, 15 vagas para alguns dos cursos da Convenção Brasil deste ano. O evento ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.

Todos os vencedores estão sendo contatados diretamente e deverão confirmar a sua presença. No dia de cada curso, os nomes dos contemplados estarão no estande de credenciamento e será necessária a apresentação de um documento de identidade com foto para a realização da inscrição, de forma totalmente gratuita.

Confira os vencedores:

Curso Fitness: 02 – Ginástica de Academia
Fernanda Bairros Fernandes (CREF 013777-G/RS)
Mariana Groth da Silva (CREF 025497-G/RS)

Curso Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento
Dulcenara de Oliveira Moraes (CREF 12637-G/RS)

Curso Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes
Carlos Eduardo Fraga Coelho (CREF 024458-G/RS)
Diana Maria Cubillos Arcila (CREF 25535-G/RS)

Curso Wellness: 16 – NEW – Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo
Sani de Carvalho Lindner (CREF 025236-G/RS)
Patrícia Cardoso Trauer (CREF 0018195-G/RS)

Curso Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas
Cloni José Martins Vieira (CREF 13675-G/RS)

Curso Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo
Lucas Martins Chaves (CREF 019588-G/RS)
Jeferson Luiz Rosa (CREF 007439-G/RS)

Curso Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida
Emerson Renan Berger de Souza (CREF 16998-G/RS)

Curso Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática
Fernando Gomes Ceccon (CREF 12503-G/RS)
Renata Sibele de Leão Lucas (CREF 26210-G/RS)

Curso Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático)
Ronan Noro Desconsi (CREF 10783-G/RS)
Rafaela Natercia Costa Londero (CREF 19914-G/RS)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.

Convenção Brasil



Inscrições para sorteio dos cursos do Convenção Brasil encerram hoje
17/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá sortear 16 vagas para diversos cursos da 25ª edição do Convenção Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. As inscrições encerrarão hoje, dia 17 de abril.

Para participar, basta se cadastrar através do formulário disponível neste link. Os profissionais podem participar do sorteio de todos os cursos que tiverem interesse. O regulamento completo está aqui.

O curso “Wellness: 21 – NEW - Acrobacia: Uma Prática para Todos” foi cancelado pela organização do Convenção Brasil e, excepcionalmente, não haverá mais este sorteio. Confira abaixo a lista das atividades disponíveis e os respectivos números de vagas sorteadas em cada uma delas:

Fitness: 02 – Ginástica de Academia (duas vagas)
Ministrante: André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)

Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes (duas vagas)
Ministrante: Artur Hashimoto (CREF 002703-G/SP)

Wellness: 16 – NEW - Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo (duas vagas)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo (duas vagas)
Ministrante: Simone Geremia (CREF 001628-G/RS)

Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática (duas vagas)
Ministrantes: Rogério Voser (CREF 003584-G/RS) e João Gilberto Giusti (CREF 000826-G/RS)

Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático) (duas vagas)
Ministrante: Daniel Geremia (CREF 000867-G/RS)

Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento (uma vaga)
Ministrantes: Jeferson Vianna (CREF 000116-G/MG) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.

Convenção Brasil



CREF2/RS sorteia 16 vagas para cursos da Convenção Brasil 2018
05/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá sortear 16 vagas para diversos cursos da 25ª Convenção Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS. As atividades têm por objetivo incentivar a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área da Educação Física.

Para participar do sorteio, basta se inscrever através do formulário disponível neste link. Só serão aceitos os cadastros preenchidos de maneira correta e completa. As inscrições encerrarão no dia 17 de abril e os profissionais podem participar do sorteio de todos os cursos que tiver interesse. O regulamento completo está aqui.

Confira as atividades e os respectivos números de vagas disponibilizados abaixo:

Fitness: 02 – Ginástica de Academia (duas vagas)
Ministrante: André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)

Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes (duas vagas)
Ministrante: Artur Hashimoto (CREF 002703-G/SP)

Wellness: 16 – NEW - Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo (duas vagas)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo (duas vagas)
Ministrante: Simone Geremia (CREF 001628-G/RS)

Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática (duas vagas)
Ministrantes: Rogério Voser (CREF 003584-G/RS) e João Gilberto Giusti (CREF 000826-G/RS)

Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático) (duas vagas)
Ministrante: Daniel Geremia (CREF 000867-G/RS)

Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento (uma vaga)
Ministrantes: Jeferson Vianna (CREF 000116-G/MG) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 21 – NEW - Acrobacia: Uma Prática para Todos (uma vaga)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.

Sorteio Convenção Brasil



Registrados têm desconto na Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
06/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, com duração de 13 meses e que iniciará no dia 27 de abril. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS.

Com 366 horas-aula e com encontros às sextas-feiras e aos sábados, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições: até o dia 17 de abril, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas: de 27 de abril de 2018 até 18 de maio de 2019
Mais informações: pelo e-mail educacao.continuada@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3727

convênios



Convenção Brasil ocorre entre os dias 3 a 6 de maio na PUCRS
26/01/2018
Fonte: CREF2/RS

A Convenção Brasil, o maior evento de fitness do sul do país, está completando 25 anos de contribuição para a especialização e reciclagem intelectual de professores e estudantes. O evento ocorrerá de 3 a 6 de maio no Parque Esportivo da PUCRS, av. Ipiranga, 6690.

Serão mais de 40 cursos nas áreas de Fitness, Welness, Gestão, Esporte, Dança e Natação. O desconto para profissionais de Educação Física de 10% a partir de dois cursos. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://goo.gl/eeiiSe. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3312-8322 ou pelo site www.convencacaobrasil.com.br.

Convenção Brasil



Especialização em Biomecânica da PUCRS tem 10% para registrados no CREF2/RS e inscrições até 13 de agosto
26/07/2017
Fonte: CREF2/RS

A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Biomecânica. A atividade, cujas aulas irão iniciar em agosto e terá duração total de um ano, está com as suas inscrições abertas, até o dia 13 de agosto. Elas podem ser feitas por aqui. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica tem o intuito de capacitar os seus alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde, à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica, proporcionando o aprofundamento do assunto.

As aulas da Especialização irão ocorrer uma vez por mês, sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min. Clique aqui para conferir o conteúdo programático e os professores do curso.

Convênios Especialização PUCRS



Profissionais registrados têm 10% desconto em pós em Biomecânica da PUCRS
10/07/2017
Fonte: CREF2/RS

A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Biomecânica. A atividade, cujas aulas irão iniciar em agosto e terá duração total de um ano, já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas por aqui. Os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os seus alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica, proporcionando o aprofundamento do assunto também relacionado ao desenvolvimento e à inovação.

As inscrições do curso estão abertas até o dia 13 de agosto. As aulas irão ocorrer uma vez por mês, sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min. Clique aqui para mais informações.

Convênios Especialização PUCRS



Convenção Brasil ocorre nesta semana e tem atendimento do CREF2/RS
05/06/2017
Fonte: CREF2/RS

A 24º Convenção Brasil, que irá ocorrer entre os dias 8 e 11 de junho no Parque Esportivo da PUCRS, vai ter um estande do CREF2/RS, na sua Feira de Esportes, para atendimento. Os profissionais de Edu cação Física encontrarão no local diversos serviços, como atualização cadastral, entrega de Cédula, colega de digital e parcelamento de anuidades. O agendamento destes procedimentos ficará aberto até amanhã, dia 7 de junho, e pode ser feito diretamente por aqui. No local, será respeitada a ordem de chegada.

Registrados no CREF2/RS também têm descontos progressivos na inscrição dos cursos da Convenção Brasil deste ano: 10% para uma atividade e 15% para duas ou mais atividades. Ainda há vagas para a maioria dos cursos e a programação completa está disponível neste link.

24ª Convenção Brasil
Data: de 8 a 11 de junho de 2017
Local: Parque Esportivo da PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 (Prédio 80 e 81) – Partenon
Mais informações: http://convencaobrasil.com.br e (51) 3273-0716

Convenção Brasil



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
02/06/2017
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, que será realizado entre agosto de 2017 e setembro de 2018. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 366 horas-aula e com encontros às quintas e às sextas-feiras, a cada 15 dias, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições até o dia 10 de agosto, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 24 de agosto de 2017 a 27 de setembro de 2018
Inscrições e mais informações aqui

Convênios



CREF2/RS divulga vencedores do sorteio Convenção Brasil 2017
01/06/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho sorteou, entre terça e quinta-feira, dias 30 de maio e 1º junho, respectivamente, 21 vagas para os cursos do Convenção Brasil deste ano. A programação completa do evento, que irá ocorrer de 8 a 11 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81), está disponível aqui.

Todos os vencedores estão sendo contatados por e-mail e deverão responder a mensagem, confirmando presença. No dia de cada curso, os nomes dos contemplados estarão no estande de credenciamento será necessária a apresentação de um documento de identidade com foto para a realização da inscrição, de forma totalmente gratuita.

Confira os vencedores:

Curso Fitness nº 01: “Personal Premium: Treinamento & Gestão”
Cristiane Ribeiro Braga (CREF 016623-G/RS)

Curso Fitness nº 06: “Treinamento de Boxe Feminino”
Cristiane Russo Ferreira (CREF 008628-G/RS)

Curso Gestão nº 14: “Coordenador: Talento para Ser Líder”
Fabio de Souza Lucio (CREF 024469-G/RS)

Curso Wellness nº 18: “Funcional Dance”
Eduardo Fagundes da Silva (CREF 025161-G/RS)

Curso Wellness nº 21: “Exercício Físico na Empresa: um Negócio Rentável para Todos”
Felipe Benevides (CREF 009974-G/RS)

Curso Wellness nº 26: “Lesões no Fitness e no Esporte”
Elisandra Souza Soares dos Santos (CREF 022177-G/RS)

Curso Esporte nº 30: “Treinamento de Corrida: do Iniciante ao Campeão”
Isabel Cristina da Silva Cunha (CREF 016468-G/RS)

Curso Fitness nº 02: “Boxe Funcional”
Jonata Cesar Macagnan Teles (CREF 013206-G/RS)

Curso Fintess nº 10: “A Base do Levantamento de Pesos para o CrossTraining e Treinamento Funcional”
Monalize Cândido Pacheco (CREF 024642-G/RS)

Curso Gestão nº 15: “Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão”
Mayara Machado Rodrigues (CREF 022385-G/RS)

Curso Wellness nº 19: “Workshop de Liberação Miofascial”
Leandro da Silva Pereira (CREF 023175-G/RS)

Curso Wellness nº 22: “Mat Pilates Original”
Aline Cerqueira Gomes (CREF 009127-G/RS)

Curso Acqua nº 32: “Hidro Acqua Performance: Treinamento Aquático Aplicado no Desempenho Motor”
Fernando Mattos Fernandes (CREF 009640-G/RS)

Curso Fitness nº 4: “Kettlebell: do Fitness ao Treinamento Físico Funcional”
Fátima Aparecida Cunha de Almeida (CREF 012736-G/RS)

Curso Fitness nº 12: “Treinamento Feminino”
Caroline Maria Mielke (CREF 024633-G/RS)

Curso Gestão nº 17: “Empreendedor Fitness Digital”
Vivian Escoteguy Pereira (CREF 020474-G/RS)

Curso Wellness nº 20: “A Avaliação Física Pode Melhorar seus Resultados”
Aline Duarte da Silveira (CREF 023181-G/RS)

Curso Wellness nº 24: “Ginástica Laboral: Oficinas Práticas, Planejamento e Inovação de Programa”
Luális Alves (CREF 024359-G/RS)

Curso Esporte nº 28: “Inovação no Futsal e Futebol”
Ariel Da Forno Mastella (CREF 024116-G/RS)

Curso Nutrição nº 33: “Nutrição e Treinamento Esportivo: Estratégia para Alta Performance”
Glaciane Girardello (CREF 011330-G/RS)

Convenção Brasil



CREF2/RS sorteia 21 cursos da Convenção Brasil 2017
16/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho vai sortear, a partir do dia 30 de maio, 21 vagas para alguns dos cursos que serão oferecidos na Convenção Brasil deste ano, entre os dias 8 e 11 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81). As inscrições já estão abertas e podem participar todos os profissionais com registro ativo e em dia com suas obrigações estatutárias. Pessoas Jurídicas com Responsável Técnico ativo também estão aptas a concorrer. Clique aqui e confira o regulamento completo.

Para participar, é necessário apenas preencher o formulário disponível neste link e selecionar os cursos de interesse (pode ser mais de um – não há limite no número de inscrições). Os profissionais que forem contemplados com uma das vagas serão automaticamente excluídos dos próximos sorteios. Em www.convencaobrasil.com.br, é possível conferir os dias e os horários de cada atividade. Há em disputa uma vaga para cada curso.

As inscrições serão encerradas sempre às 12h do dia anterior ao sorteio de cada curso e os sorteios serão realizados a partir de terça-feira, dia 30 de maio, na sede do CREF2/RS. Confira as datas de sorteio e os respectivos cursos:

30 de maio:
Curso Fitness nº 01: “Personal Premium: Treinamento & Gestão”
Curso Fitness nº 06: “Treinamento de Boxe Feminino”
Curso Gestão nº 14: “Coordenador: Talento para Ser Líder”
Curso Wellness nº 18: “Funcional Dance”
Curso Wellness nº 21: “Exercício Físico na Empresa: um Negócio Rentável para Todos”
Curso Wellness nº 26: “Lesões no Fitness e no Esporte”
Curso Esporte nº 30: “Treinamento de Corrida: do Iniciante ao Campeão”

31 de maio:
Curso Fitness nº 02: “Boxe Funcional”
Curso Fintess nº 10: “A Base do Levantamento de Pesos para o CrossTraining e Treinamento Funcional”
Curso Gestão nº 15: “Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão”
Curso Wellness nº 19: “Workshop de Liberação Miofascial”
Curso Wellness nº 22: “Mat Pilates Original”
Curso Esporte nº 27: “Brincadeiras e Jogos”
Curso Acqua nº 32: “Hidro Acqua Performance: Treinamento Aquático Aplicado no Desempenho Motor”

1º de junho:
Curso Fitness nº 4: “Kettlebell: do Fitness ao Treinamento Físico Funcional”
Curso Fitness nº 12: “Treinamento Feminino”
Curso Gestão nº 17: “Empreendedor Fitness Digital”
Curso Wellness nº 20: “A Avaliação Física Pode Melhorar seus Resultados”
Curso Wellness nº 24: “Ginástica Laboral: Oficinas Práticas, Planejamento e Inovação de Programa”
Curso Esporte nº 28: “Inovação no Futsal e Futebol”
Curso Nutrição nº 33: “Nutrição e Treinamento Esportivo: Estratégia para Alta Performance”

Convenção Brasil



Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional da PUCRS tem desconto para profissionais registrados
06/04/2017
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS abriu as inscrições do Curso de Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional, que será realizado no dia 24 de junho, em Porto Alegre. A atividade, promovida pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Universidade, é aberta para os profissionais de Educação Física e acadêmicos do curso, com 10% de desconto na inscrição para profissionais registrados no CREF2/RS. Para mais informações, clique aqui.

Com 10 horas-aula e um único encontro, das 8h às 12h20min e das 14h às 18h20min, o Curso vai abordar o histórico e o desenvolvimento da Psicomotricidade Relacional, a linguagem não-verbal, o autoconhecimento da formação pessoal e a vivência da sensibilização, entre outros tópicos. As aulas serão ministradas por Celso Luiz Mastrascusa, doutor em Educação pela UFRGS e autor dos livros “O Silêncio da Criança”, “Psicomotricidade Relacional – da Educação à Terapia” e “Recreação: Teoria e Prática – Livro Didático para o Ensino Superior”.

Curso de Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional
Inscrições até o dia 23 de junho, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aula no dia 24 de junho, das 8h às 12h20min e das 14h às 18h20min
Mais informações aqui

Extensão PUCRS Cursos



Porto Alegre sedia Convenção Brasil em junho
22/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Vem aí mais uma edição da Convenção Brasil Saúde, Sport e Finess em Porto Alegre, realizada de 8 a 11 de junho no Parque Esportivo da PUCRS. O evento busca integrar profissionais de Educação Física e oferecer aos presentes cursos, feira de esportes e intenso intercâmbio de conhecimento.

Haverá muitos cursos de atualização, divididos em 40% de aprendizado teórico e 60% de prática. Entre os cursos, estão Treinamento de Boxe Feminino, ministrado por Aimoré Goulart (CREF 005101-P/RS), Treinamento Feminino, com Dilmar Pinto Guedes Jr. (CREF 002126-G/SP), Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão, ministrado por Patrícia Marques Lobato (CREF 003191-G/SP) e Brincadeiras e Jogos, com Tiago Aquino "Paçoca" (CREF 049529-G/SP).
Aproveite os valores especiais de lançamento até o dia 25/03
Descontos para regsitrados no CREFRS
Mais informações aqui.

Convenção Brasil



Extensão em exercício físico para portadores de patologias osteomusculares da PUCRS tem desconto para registrados no CREF2/RS
12/09/2016
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS abriu as inscrições do Curso de Extensão em Prescrição de Exercícios Físicos para Portadores de Patologias Osteomusculares, que será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro deste ano. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para profissionais de Educação Física e estudantes e oferece 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, clique aqui.

Com 12 horas-aula e três encontros à noite, das 19h às 22h, o Curso aborda a avaliação física e a prescrição de exercícios para portadores de artrite reumatóide, fibromialgia, osteoartrose e lombalgia, bem como a importância da prática de exercícios físicos e prevalência, diagnóstico e tratamento de cada uma destas patologias osteomusculares. As aulas serão ministradas pelos professores Carlos Musse, fisiatra e mestre me Educação; e Clarissa Printes, doutora em Ciências Aplicadas e Atividade Física e Desporto.

Curso de Extensão em Prescrição de Exercícios Físicos para Portadores de Patologias Osteomusculares
Inscrições até o dia 8 de novembro, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aula entre os dias 9 de novembro e 11 de novembro, das 19h às 22h
Mais informações aqui

Curso Extensão PUCRS Convênios



Troféu Destaque homenageia os melhores profissionais do ano
02/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou ontem, no Grêmio Náutico União, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque. O prêmio, que chegou ao seu quinto ano consecutivo, homenageou aqueles que mais se destacaram ao longo de 2016, em 15 categorias diferentes. As empresas que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a tradição do Troféu Destaque, já reconhecido entre os profissionais como o “Oscar da Educação Física gaúcha”. A forma de escolha dos vencedores, pela primeira vez com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada como outro ponto positivo. “Queremos que todos participem, não só do Troféu Destaque, mas do dia a dia do Conselho. Hoje estamos aqui para premiar os nossos colegas, mas sempre de portas abertas para recebê-los”.

Confira os ganhadores:

Academia:

Fórmula RS Fitness Center (CREF 002499-PJ/RS)
É uma empresa do grupo internacional Bodytech Company e chegou a Porto Alegre em 2014. Localizada no Shopping Praia ade Belas, possui duas grandes salas para atividades coletivas, relacionadas à musculação e ao condicionamento físico, e um espaço de indoor cycle. Oferece uma grande variedade de modalidades, como pilates, alongamento e zumba.

Clube ou sociedade:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Foi fundado em dezembro de 1912, em Caxias do Sul. Com uma grande estrutura, que conta com academia, piscinas, sauna e modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei, o clube tem mais de 16 mil associados e diversas outras opções de atividades sociais, de lazer e de diversão.

Mérito da Educação Física:

Adroaldo Cézar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Doutor em Treinamento Desportivo pela UERJ e em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, atualmente é professor titular da UFRGS, das disciplinas de epistemologia e metodologia da pesquisa. É o criador e o coordenador do Projeto Esporte Brasil, pioneiro observatório permanente de indicadores de crescimento e de desenvolvimento de crianças e de adolescentes esportistas. É ainda autor de diversos livros sobre Educação Física, esportes e metodologia da pesquisa.

Profissional do ano:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Kiko é faixa preta e técnico de judô da Sogipa. Chegou no clube em 1984, foi três vezes campeão gaúcho como atleta e em 1986 começou a atuar como auxiliar técnico da equipe de judô. Foi treinador dos campeões mundiais e medalhistas olímpicos João Derly, Tiago Camilo, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Maria Portela.

Profissional de academia:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS e especialista em Medicina Esportiva e Saúde Escolar pela PUCRS, é sócio-diretor do Centro Físico Acqualità e membro da comissão científica da Aquatic Exercise Association. É também autor dos livros “AICHI – Técnica de Relaxamento Aquático” e “Natação para Bebês, Infantil e Iniciação: Uma Estimulação para a Vida”.

Profissional de atividade física na empresa e Ginástica Laboral:

Vinicius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Especialista em Ginástica Laboral e Qualidade de Vida pela UNIGRANRIO, é também especialista em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, pela UFRGS. É sócio-proprietário da empresa Esportes em Ação – Programas de Promoção da Saúde e diretor da empresa Valorize Projetos e Consultoria Esportiva. Possui experiência de mais de dez anos em consultoria, assessoria e treinamento em diversas empresas do Rio Grande do Sul.

Profissional com atuação em projetos sociais:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Pós-graduado em psicomotricidade escolar e faixa preta de judô, iniciou no esporte em 1999. Já passou pelos Departamentos de Judô do Sport Club Internacional, do Grêmio Náutico União e atualmente é auxiliar técnico das equipes de base da Sogipa e da Federação Gaúcha de Judô. É também professor do projeto Geração Futuro/Educandário, que oferece oficinas de judô para jovens e adolescentes que vivem em comunidades de risco na zona norte de Porto Alegre.

Profissional de escola:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Atua com a Educação Física escolar desde 1981. Com mais de 30 anos de experiência na área, atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, em Porto Alegre. Em 2004, iniciou o Projeto Jovens Talentos, cujas equipes escolares de handebol masculino já conquistaram diversos títulos nas categorias mirim, infantil e juvenil. Também é especialista em autismo e pós-graduada em Ginástica de Academia.

Profissional de esporte radical e de aventura:

Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)
Escoteiro, monitor de rapel e de escalada, foi diretor técnico da Associação Caxiense de Montanhismo, de 2009 a 2011. Atuou também como árbitro do Campeonato Gaúcho de Escalada, e foi o criador do blog Montanhismo, Escalada e Educação Física, pioneiro no Rio Grande do Sul. Com experiência de 24 anos no montanhismo e na escalada, atualmente trabalha com escalada esportiva, escalada recreativa, preparação física e com assessoria de expedições em alta montanha.

Profissional de lutas:

Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
Faixa preta de judô e praticante da modalidade desde 1980, foi competidor de luta olímpica e integrante da Seleção Gaúcha, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 1987. Já participou da Comissão de Educação da Federação Gaúcha de Judô e é professor da disciplina de lutas, na PUCRS, desde 2000. Atua também rede municipal de Porto Alegre, onde desenvolve um projeto de judô e Educação.

Profissional de paradesporto e atividade adaptada:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Pós-graduada em Metodologia do Ensino dos Esportes, pela UFRGS; e em Psicomotricidade, pela PUCRS; Ana Paula Vieira Malanovicz atua na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria, que atende alunos com deficiência intelectual. É idealizadora do Projeto Esporte+, o qual já revelou campeões paralímpicos de atletismo e de natação, e tem habilitação de nível II como técnica de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Profissional da saúde:

Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)
Possui graduação em Medicina e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da ULBRA e da pós-graduação da Universidade Corporativa Mãe de Deus. Atua como médico e fisiologista do Sport Club Internacional, desde 1994, e também da Seleção Brasileira, com ênfase em Medicina do Esporte, avaliação funcional e controle de treinamento.

Profissional técnico desportivo:

Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)
É professor aposentado da Rede Pública Estadual e técnico de basquete desde 1979. Foi por 17 vezes treinador das seleções de base do Rio Grande do Sul em Campeonatos Brasileiros de Basquete e campeão sul-americano de basquete nas categorias sub-14 e sub-17. Possui diversos títulos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul comandando o time das escolas estaduais Prudente de Morais, General Osório e Ildefonso Simões Lopes, todas do município de Osório, e representou o Rio Grande do Sul nos em algumas edições dos Jogos Brasileiros da Juventude.

Personalidade do ano:

Carlos Alberto Oliveira Garcia (CREF 000002-G/RS)
Autor de leis que beneficiaram a Educação Física, Professor Garcia foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e conselheiro federal do CONFEF. Como profissional de Educação Física, foi treinador de atletismo e técnico da equipe brasileira de atletismo no Mundial de Saint-Ettienne, na França, em 1977. A obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias de Porto Alegre, a criação da Semana de Educação Física e a exigência do curso de Licenciatura para professores de Educação Física das séries iniciais da rede municipal de ensino foram algumas das suas principais conquistas na política.

Veículo de comunicação:

Plano de Jogo
Exibido pela TVE de segunda a sexta-feira, o Plano de Jogo tem como foco o esporte e as diversas modalidades praticadas em todo o Rio Grande do Sul. O programa mostra as competições e as atividades esportivas como forma de educação, inclusão social e meio para manter a saúde. As matérias veiculadas no Plano de Jogo são produzidas pela TVE e pela rede de 25 emissoras parceiras do interior, assim como pelas entidades esportivas e atletas, que enviam imagens e notícias.

Troféu Destaque 2016



Curso de Gerontomotricidade da PUCRS tem desconto para registrados no CREF2/RS
22/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O Curso de Extensão em Gerontomotricidade, promovido pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, está com as suas inscrições abertas. A atividade, que será realizada entre os dias 26 e 28 de outubro, é destinada também aos profissionais de Educação Física e oferece 10% de desconto para registrados no Conselho. Clique aqui para fazer a sua matrícula e para mais informações.

Com aulas no período da noite, das 19h às 22h30min, o Curso vai abordar, durante três dias, o processo do envelhecimento e a perda da adaptabilidade funcional, tratando desde o contexto científico até o prático, além de abordar as avaliações físicas e cognitivas e a elaboração de uma sessão de Gerontomotricidade. Os encontros serão ministrados pela profissional Clarissa Printes (CREF 024415-G/RS), coordenadora e docente do Curso Avançado em Envelhecimento Ativo e Gerontomotricidade do Instituto Superior de Ciências Educativas de Lisboa, em Portugal.

Curso de Extensão em Gerontomotricidade
Inscrições até o dia 25 de outubro, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas entre 26 e 28 de outubro, das 19h às 22h30min
Mais informações aqui

Convênios Cursos



Pós em Biomecânica da PUCRS tem inscrições prorrogadas até 12 de agosto
01/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O Curso de Especialização em Biomecânica, promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS, teve as suas inscrições prorrogadas. As matrículas podem ser feitas pela Internet, agora até o dia 12 de agosto, e os profissionais registrados no Conselho têm 10% de desconto.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso vai ter também módulos práticos, em um Laboratório de Biomecânica.

As aulas irão ocorrer, com encontros semanais e duração de 14 meses, sempre às sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min, uma vez por mês. Clique aqui para mais informações.

Curso Pós-graduação Convênios



Pós em Biomecânica da PUCRS tem inscrições abertas até domingo
20/07/2016
Fonte: CREF2/RS

O Curso de Especialização em Biomecânica, promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS, é a primeira atividade da parceria entre o CREF2/RS e a Universidade a oferecer desconto aos profissionais registrados. As inscrições estão abertas até este domingo, dia 24 de julho, e as aulas iniciarão em agosto, cm encontros semanais e duração total de 14 meses.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica.

As inscrições podem ser feitas pela Internet e os profissionais registrados no Conselho têm 10% de desconto na matrícula. As aulas irão ocorrer sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min, uma vez por mês. Clique aqui para mais informações.

Convênios Cursos



Curso “Treinamento de Força - Ciência Associada à Prática” é neste sábado
08/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado, 9 de julho, ocorrerá o curso “Treinamento de Força - Ciência Associada à Prática”, realizado no Parque Esportivo da PUCRS. O evento será dividido em duas partes: das 8h15min às 12h15min ocorre o primeiro curso, que terá como tema “Bases Fisiológicas do Treinamento de Força e Hipertrofia Muscular”, ministrado pelo Dr. Alex Souto Maior. Alex é doutor e pós-doutor em Fisiologia pela UFRJ, professor do mestrado e doutorado da UNISUAM e fisiologista do C.R. Flamengo.

O segundo curso, realizado das 14h às 18h, abordará a “Manipulação das Variáveis Metodológicas da Musculação no Treinamento para Hipertrofia e Fisiculturismo”, sendo ministrado pelo profissional de Educação Física Belmiro de Salles (CREF 024255-G/RJ). Ele é especialista em Musculação da UGF, mestre pela UFRJ, doutor pela UERJ e pós-doutorando da UFRJ.

Treinamento de Força - Ciência Associada à Prática
Data: 9 de julho, das 8h15min às 18h
Local: Auditório do Parque Desportivo da PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 - Prédio 81
Inscrições e informações aqui.

Eventos



Profissionais registrados têm 10% desconto em pós em Biomecânica da PUCRS
21/06/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) firmaram um convênio para oferecer descontos aos profissionais registrados em cursos de pós-graduação da instituição. A primeira atividade, com inscrições abertas no momento, é o Curso de Especialização em Biomecânica, promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto. As aulas iniciarão em agosto, com encontros semanais e duração total de 14 meses.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica.

As inscrições do curso estão abertas até o dia 24 de julho e registrados no CREF2/RS tem 10% de desconto na matrícula. As aulas irão ocorrer sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min, uma vez por mês. Clique aqui para mais informações e matrículas.

Convênios Cursos



Inicia amanhã a 23ª Convenção Brasil
08/06/2016
Fonte: CREF2/RS

O Parque Esportivo da PUCRS vai receber, a partir de amanhã, dia 9 de junho, a 23ª edição da Convenção Brasil. O evento, que é considerado o maior sobre fitness no sul do país, tem o intuito de contribuir com a formação de professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. A programação deste ano, que oferece 36 cursos diferentes, vai se estender até domingo, dia 12 de junho.

Além destas atividades, a Convenção Brasil promove também a comercialização de produtos e de serviços, na sua Feira de Esportes. A área, que contará em 2016 com 30 expositores e com a expectativa de 10 mil visitantes nos seus quatro dias de duração, vai ter ainda um estande do CREF2/RS, que estará no local atendo os profissionais de Educação Física e efetuando novos registros. Os serviços do Conselho à disposição, que também incluem as opções de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento da anuidade, será feito por ordem de chegada.

Nos cursos, a Convenção Brasil está oferecendo descontos progressivos aos profissionais devidamente registrados no CREF2/RS. O benefício está disponível da seguinte forma: 5% para uma atividade, 15% para duas atividades e 20% para três ou mais atividades. A lista completa dos cursos pode ser conferida aqui.

23ª Convenção Brasil
Data: de 9 a 12 de junho
Local: Parque Esportivo da PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 – Partenon
Inscrições e informações: pelo telefone (51) 3312-8322 ou pelo site www.convencaobrasil.com.br

Atendimento do CREF2/RS
Quinta-feira, dia 9 de junho, das 16h às 21h
Sexta-feira, dia 10 de junho, das 10h às 21h
Sábado, dia 11 de junho, das 10h às 21h
Domingo, dia 12 de junho, das 10h às 18h

Eventos Convenção Brasil



23ª Convenção Brasil inicia nesta quinta-feira
06/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A 23ª Convenção Brasil, que iniciará na próxima quinta-feira, dia 9 de junho, vai contar com um estande do CREF2/RS, para atender os profissionais que estiverem visitando a Feira de Esportes do evento e para efetuar novos registros. Os serviços, que também incluem as opções de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento da anuidade, podem ser agendados previamente por aqui. No local, será respeitada a ordem de chegada.

Além disto, a Convenção Brasil também está oferecendo descontos progressivos aos profissionais registrados no Conselho na inscrição de todos os cursos. O benefício está disponível na seguinte ordem: 5% para uma atividade, 15% para duas atividades e 20% para três ou mais atividades. A programação completa dos cursos, com vagas ainda abertas, pode ser conferida aqui.

23ª Convenção Brasil
Data: de 9 a 12 de junho
Local: Parque Esportivo da PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 – Partenon
Inscrições e informações: pelo telefone (51) 3312-8322 ou pelo site www.convencaobrasil.com.br

Atendimento do CREF2/RS
Quinta-feira, dia 9 de junho, das 16h às 21h
Sexta-feira, dia 10 de junho, das 10h às 21h
Sábado, dia 11 de junho, das 10h às 21h
Domingo, dia 12 de junho, das 10h às 18h
Clique aqui para agendar serviço e horário

Convenção Brasil eventos



CREF2/RS anuncia vencedores dos cursos da Convenção Brasil
01/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 17 e 27 de maio, o CREF2/RS sorteou 45 vagas para 28 cursos da 23ª Convenção Brasil, que será realizada de 9 a 12 de junho no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. Todos os vencedores foram contatados diretamente por e-mail. Confira aqui a lista completa dos ganhadores:

Curso Fitness nº 01: “Personal: Gestão, Hipertrofia e Emagrecimento”
André Ferreira Davila (CREF 014421-G/RS)

Curso Fitness nº 02: “Ritmos Total: Ritmos Populares & Danças Urbanas (Iniciação, Motivação e Inclusão)”
Ana Luiza Volz (CREF 020719-P/RS)
Sheila Machado (CREF 015472-G/RS)

Curso Fitness nº 03: “Jump do A ao Z: Teoria e Muita Prática”
Andersen Ortiz (CREF 012874-G/RS)
Thiago de Sousa Silva (CREF 021526-G/RS)

Curso Fitness nº 04: “Crossfit Total”
Marcelo Ramos Raymundo (CREF 000379-G/RS)

Curso Fitness nº 05: “Treinamento Aplicado para Corrida de Rua”
Guilherme Batista da Silva (CREF 017343-G/RS)
Laisa Bard (CREF 020305-G/RS)
Ênio Gonçalves Júnior (CREF 008128-G/RS)

Curso Fitness nº 06: “Ginástica de Academia”
Rosana Bramraiter Delfim (CREF 014943-G/RS)
Ana Paula Alves Nascimento (CREF 021868-G/RS)
Leroy Becker Monteiro (CREF 023214-G/RS)

Curso Fitness nº 07: “Funcional Board Fitness e Board HIIT”
Moacir Coradi Júnior (CREF 018779-G/RS)
Lelis Larissa Scharb (CREF 019286-G/RS)

Curso Fitness nº 12: “IV Convenção Sul-Brasileira de Treinamento Funcional”
Eduardo Zanotta Gonçalves (CREF 010038-G/RS)

Curso Fitness nº 13: “Musculação: Fisiologia e Técnicas Avançadas de Treinamento para Hipertrofia Muscular”
Marcelo Barnetche Kauer (CREF 002303-G/RS)

Curso Fitness nº 14: “Step para Todos”
Ticiana Nienow (CREF 016179-G/RS)

Curso Fitness nº 15: “Salsa, Merengue, Cumbia, Reggaeton, Samba e Funk para Academias e Grupos de Dança”
Jefferson Braga da Silva (CREF 009856-G/RS)
Marcelo Moletta (CREF 013687-G/RS)

Curso Gestão nº 16: “Coordenação: Líder Eficiente é um Coordenador de Alta Performance”
Henrique Felicetti (CREF 013504-G/RS)

Curso Gestão nº 20: “Elaboração de Projetos Culturais e Esportivos”
Jari dos Santos Filho (CREF 001776-G/RS)
Israel Bravo Vieira (CREF 017318-G/RS)
Thais Chiapinotto dos Santos (CREF 019162-G/RS)

Curso Wellness nº 23: “Treinamento Funcional para a 3ª Idade”
Douglas do Santos (CREF 014173-G/RS)
Pedro Grams (CREF 022495-G/RS)

Curso Wellness nº 24: “Recuperação Músculo Esquelética de Quadril e Coluna Vertebral”
Cairo Lucca Ribeiro (CREF 014098-G/RS)

Curso Wellness nº 25: “Conquistando Gestantes: Treinamento Físico Seguro e Eficaz Durante a Gravidez”
João Carlos Fernandes da Silva (CREF 014097-G/RS)

Curso Wellness nº 26: “Ginástica Laboral e Ergonomia: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho”
Jeverson de Arma (CREF 014091-G/RS)
Rogério Rosinha Bastos (CREF 018634-G/RS)
Ser – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS)
Rafael Seixas dos Santos (CREF 015808-G/RS)
Maurício Iung (CREF 021321-G/RS)

Curso Wellness nº 27: “Recuperação Músculo Esquelético de Joelho e Ombro (CE)”
Karin Goés de Souza (CREF 011918-G/RS)

Curso Wellness nº 28: “Treinamento Board Pilates”
Fabiana Disegna (CREF 011085-G/RS)

Curso Lutas nº 29: “Preparação Física para Atletas de Jiu Jitsu”
Andrius Boldrin (CREF 011731-G/RS)

Curso Lutas nº 30: “Lutas: Princípios Pedagógicos e Científicos da Iniciação e Treinamento”
Alexandre Tristão da Silva (CREF 014496-G/RS)
Júlio César Fiorin (CREF 002453-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 31: “Futebol de Campo: da Iniciação ao Profissional”
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Evair Bonatti (CREF 018216-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 32: “Escola Funcional: Como Aplicar os Exercícios Funcionais na Escola e a Recreação nas Academias”
Cassiane Rossini (CREF 002934-G/RS)
Bruna Kolling (CREF 018666-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 33: “Escolinha de Esportes: da Infância à Adolescência”
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 34: “Escola + Educação Física = Aprendizagem com Alegria”
Rafael Gambino Teixeira (CREF 009460-G/RS)

Curso Acqua nº 35: “Hidro Total: 70% prática e 30% teórica”
Daniele Gomes de Oliveira (CREF 013701-G/RS)

Curso Acqua nº 36: “Natação: Condicionamento, Saúde e Estética”
Rodrigo de Carli Riboli (CREF 008347-G/RS)

Convenção Brasil



CREF2/RS atende durante 23ª Convenção Brasil
30/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A 23ª Convenção Brasil, que será realizada entre os dias 9 e 12 de junho no Parque Esportivo da PUCRS, contará com um estande do CREF2/RS, que estará na Feira de Esportes do evento para atender os profissionais registrados e efetuar novos registros. Os serviços, que incluem as opções de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento da anuidade, já podem ser agendados previamente, por aqui. No local, será respeitada a ordem de chegada.

Além disto, os profissionais registrados no Conselho também têm descontos progressivos na inscrição dos cursos do Convenção Brasil deste ano: 5% (para uma atividade), 15% (para duas atividades) e 20 % (para três ou mais atividades). A programação completa está disponível neste link.

23ª Convenção Brasil
Data: de 9 a 12 de junho
Local: Parque Esportivo da PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6681 – Partenon
Inscrições e informações: pelo telefone (51) 3312-8322 ou pelo site www.convencaobrasil.com.br

Atendimento do CREF2/RS
Quinta-feira, dia 9 de junho, das 16h às 21h
Sexta-feira, dia 10 de junho, das 10h às 21h
Sábado, dia 11 de junho, das 10h às 21h
Domingo, dia 12 de junho, das 10h às 18h
Clique aqui para agendar serviço e horário

Convenção Brasil eventos



Evento sobre saúde, mídia e ética reúne alunos e profissionais da área no IPA
25/05/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde da última sexta-feira, dia 20 de maio, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realizou o encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética”, no auditório do IPA. O evento, que reuniu estudantes e profissionais da área para discutir o assunto, contou com a palestra do filósofo e professor da PUCRS Leonardo Agostini e com uma mesa redonda, que teve a participação de representantes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Procon-RS e da Associação Riograndense de Publicidade.

Na abertura do evento, Carmem Franco, vice-presidente do CRN-2 e coordenadora adjunta da Câmara da Saúde do Fórum-RS, destacou a importância de eventos como esse, que aproximam os profissionais da área da saúde, os acadêmicos destes cursos e a sociedade em geral. “No momento político atual do Brasil, discutir a ética passa a ser fundamental”, sublinhou. Depois deste primeiro momento, o evento prosseguiu com a palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada por Agostini. O professor da PUCRS abordou as diferenças entre ética e moral e deixou para os presentes algumas questões para reflexão. “Que profissional da saúde você quer ser? Que tipo de sociedade você quer construir? Quais valores e princípios norteiam a sua ação profissional?”, questionou.

Após a palestra, Zeca Honorato, presidente da Associação Riograndense de Publicidade; Edney Narchi, vice-presidente executivo do CONAR; Cauê Vieira, diretor-regional do Procon-RS; e Cláudio Ferreira, presidente do Movimento Edy Mussoi de Defesa dos Consumidores do Rio Grande do Sul, se reuniram para debater os principais tópicos da palestra e para responder os questionamentos da plateia. Além de destacar que a publicidade não cria comportamentos, Honorato salientou que ela só reflete aquilo que a sociedade é de fato. “Independente disto, a publicidade precisa respeitar normas e desempenhar o seu papel sociocultural”, complementou Narchi. Vieira, trouxe ainda os números a respeito do trabalho do Procon-RS e revelou que não poucos os processos abertos que têm relação aos serviços de saúde. “Os princípios que regem a relação com o consumidor precisam ser respeitados sempre, para isto que existe o Código de Defesa do Consumidor”, finalizou ferreira.

Fórum-RS IPA Câmara da Saúde Ética



Encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética” é amanhã no IPA
19/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A regulamentação da publicidade e a análise da inserção dos profissionais da área da saúde serão alguns dos assuntos debatidos no encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética”, que será realizado amanhã, dia 20 de maio, no auditório do IPA. Promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), o evento vai ter entrada gratuita e iniciará às 13h30min. As inscrições, abertas para profissionais e acadêmicos em geral, podem ser feitas por aqui no diretamente no local.

Com a palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada pelo filósofo e professor da PUCRS Leonardo Agostini, o Encontro vai contar também com uma uma mesa redonda e a participação de representantes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), Procon, Associação Riograndense de Publicidade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores.

“Saúde na Mídia: uma questão de ética”
Data: sexta-feira, 20 de maio, às 13h30min
Local: Auditório Oscar Machado – Centro Universitário Metodista IPA
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Rio Branco
Inscrições: no local ou antecipadamente por aqui

Eventos



Câmara da Saúde realiza encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética” no IPA
09/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ética no contexto da saúde, a regulamentação da publicidade da área, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais serão alguns assuntos debatidos a partir das 13h30min, do dia 20 de maio, no auditório do IPA, em Porto Alegre, no seminário “Saúde na Mídia: uma questão de ética”. Promovido pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS), o evento contará com palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada pelo filósofo e professor da PUCRS, Leonardo Agostini. Também acontecerá uma mesa redonda com representantes do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), Procon, Associação Riograndense de Publicidade, Movimento das Donas de Casa e Consumidores e de Assessoria Jurídica de Conselho Profissional, que debaterão a regulamentação da publicidade, reclamatórias, defesa de interesse de consumidores e análise da inserção dos profissionais da saúde na mídia.

O evento ocorre no momento em que o Brasil está passando por um momento de turbulência política, econômica e de crise de valores. O esporte é anunciado como fator fundamental para o desenvolvimento da educação, da saúde, da formação cidadã, de prevenção de doenças, redução da violência, e de combate à obesidade. São muitos os benefícios e valores transmitidos através da disciplina. Entretanto, é preciso entender que o esporte não é um fim em si mesmo, e sim um meio, uma ferramenta que necessita de agentes para que os fins (benefícios e valores) sejam atingidos. O exercício físico e esportivo se mal orientado, dinamizado e ensinado de forma errônea, pode causar danos, lesões físicas, psíquicas, morais e sociais.

O que pode ou não pode? O que é ético e de que forma isso influencia a vida das pessoas? Para os Conselhos Profissionais da área da saúde, tratar sobre assuntos tão importantes para a vida da população exige responsabilidade. A iniciativa é gratuita e será aberta aos profissionais e estudantes de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Medicina Veterinária. Também será possível a participação da comunidade no evento que tem, ainda, o apoio do Instituto Metodista IPA.

“Saúde na Mídia: uma questão de ética”
Data: sexta-feira, 20 de maio, às 13h30min
Local: Auditório Oscar Machado, Centro Universitário Metodista IPA
Endereço: rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, bairro Rio Branco, Porto Alegre
Inscrições gratuitas por aqui

Câmara da Saúde



CREF2/RS sorteia 45 vagas para cursos da Convenção Brasil
05/05/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho vai sortear, a partir do dia 17 de maio, 45 vagas para 28 cursos que serão oferecidos na 23ª Convenção Brasil deste ano, entre os dias 9 e 12 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 - Prédio 81). As inscrições já estão abertas e podem participar todos os profissionais com registro ativo e em dia com suas obrigações estatutárias. Pessoas Jurídicas com Responsável Técnico ativo também estão aptas a concorrer. Clique aqui e confira o regulamento completo.

Para participar, é necessário apenas preencher o formulário disponível neste link e selecionar os cursos de interesse (pode ser mais de um – não há limite no número de inscrições). Os profissionais que forem contemplados com uma das vagas serão automaticamente excluídos dos próximos sorteios. Em www.convencaobrasil.com.br, é possível conferir os dias e os horários de cada atividade.

As inscrições serão encerradas sempre às 12h do dia anterior ao sorteio de cada curso e os sorteios serão realizados durante oito dias, a partir de terça-feira, dia 17 de maio, na sede do CREF2/RS. Confira as datas de sorteio, o número de vagas e os respectivos cursos:

17 de maio:
Curso Fitness nº 01: “Personal: Gestão, Hipertrofia e Emagrecimento” (1 vaga)
Curso Fitness nº 02: “Ritmos Total: Ritmos Populares & Danças Urbanas (Iniciação, Motivação e Inclusão)” (2 vagas)
Curso Fitness nº 03: “Jump do A ao Z: Teoria e Muita Prática” (2 vagas)

18 de maio:
Curso Fitness nº 04: “Crossfit Total” (1 vaga)
Curso Fitness nº 05: “Treinamento Aplicado para Corrida de Rua” (3 vagas)
Curso Fitness nº 06: “Ginástica de Academia” (3 vagas)

19 de maio:
Curso Fitness nº 07: “Funcional Board Fitness e Board HIIT” (2 vagas)
Curso Fitness nº 12: “IV Convenção Sul-Brasileira de Treinamento Funcional” (1 vaga)
Curso Fitness nº 13: “Musculação: Fisiologia e Técnicas Avançadas de Treinamento para Hipertrofia Muscular” (1 vaga)

20 de maio:
Curso Fitness nº 14: “Step para Todos” (1 vaga)
Curso Fitness nº 15: “Salsa, Merengue, Cumbia, Reggaeton, Samba e Funk para Academias e Grupos de Dança” (2 vagas)
Curso Gestão nº 16: “Coordenação: Líder Eficiente é um Coordenador de Alta Performance” (1 vaga)

24 de maio:
Curso Gestão nº 20: “Elaboração de Projetos Culturais e Esportivos” (3 vagas)
Curso Wellness nº 23: “Treinamento Funcional para a 3ª Idade” (2 vagas)
Curso Wellness nº 24: “Recuperação Músculo Esquelética de Quadril e Coluna Vertebral” (1 vaga)
Curso Wellness nº 25: “Conquistando Gestantes: Treinamento Físico Seguro e Eficaz Durante a Gravidez” (1 vaga)

25 de maio:
Curso Wellness nº 26: “Ginástica Laboral e Ergonomia: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho” (5 vagas)
Curso Wellness nº 27: “Recuperação Músculo Esquelético de Joelho e Ombro (CE)” (1 vaga)
Curso Wellness nº 28: “Treinamento Board Pilates” (1 vaga)

26 de maio: Curso Lutas nº 29: “Preparação Física para Atletas de Jiu Jitsu” (1 vaga)
Curso Lutas nº 30: “Lutas: Princípios Pedagógicos e Científicos da Iniciação e Treinamento” (2 vagas)
Curso Esporte e Lazer nº 31: “Futebol de Campo: da Iniciação ao Profissional” (2 vagas)
Curso Esporte e Lazer nº 32: “Escola Funcional: Como Aplicar os Exercícios Funcionais na Escola e a Recreação nas Academias” (2 vagas)

27 de maio:
Curso Esporte e Lazer nº 33: “Escolinha de Esportes: da Infância À Adolescência” (1 vaga)
Curso Esporte e Lazer nº 34: “Escola + Educação Física = Aprendizagem com Alegria” (1 vaga)
Curso Acqua nº 35: “Hidro Total: 70% prática e 30% teórica” (1 vaga)
Curso Acqua nº 36: “Natação: Condicionamento, Saúde e Estética” (1 vaga)

Convenção Brasil Sorteio



Começam amanhã as inscrições para sorteio de cursos da 23ª Convenção Brasil
04/05/2016
Fonte: CREF2/RS/Fitness Magazine

Terá início amanhã (5), no site do CREF2/RS, as inscrições para os profissionais registrados concorrerem a 20 bolsas para a 23ª Convenção Brasil, evento que será realizado de 9 a 12 de junho no Parque Esportivo da PUCRS. Os profissionais registrados no CREF2/RS também terão desconto progressivo para inscrição nos cursos de 5% (1 curso), 15% (2 cursos) e 20% (3 cursos). Alguns cursos especiais não terão desconto.

Em sua 23ª edição, a Convenção Brasil 2016 pretende consolidar sua posição de maior evento de fitness do Brasil. Para isto, trará a Porto Alegre os melhores profissionais da área, em cursos que vão desde a gestão ligada ao negócio fitness até tipos diferentes e novas formas de treinamento e preparação física, além dos cuidados com a saúde e tudo que for relacionado com a educação.

Serão 36 cursos voltados para um público formado por professores, estudantes e profissionais de várias áreas da Educação Física, Nutrição e Fisioterapia. Além de reunir os nomes mais importantes do fitness, a Convenção Brasil também apresentará a Feira Esportiva, onde estarão expostos os mais diversos produtos relacionados à Educação Física. O público poderá conhecer desde máquinas e equipamentos de musculação, esteiras, bikes, além de roupas e artigos relacionados ao setor.

23ª Convenção Brasil
Data: 9 a 12 de junho
Local: Parque Esportivo da PUCRS, Av. Ipiranga, 6690, Prédio 61, Porto Alegre
Informações e inscrições por aqui
Profissional registrado no CREF2/RS tem desconto progressivo para inscrição nos cursos: 5% (1 curso), 15% (2 cursos) e 20% (3 cursos) 
* Alguns cursos especiais não terão desconto

Convenção Brasil



Fiscalização do CREF2/RS orienta acadêmicos
30/11/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quinzena de novembro mais uma série de fiscalizações, que abrangeram 17 municípios, e que em alguns casos foram feitas conjuntamente com o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2). No dia 21, em Porto Alegre, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) visitaram o “Dança Mix”, evento que é parte da disciplina Organização de Eventos em Educação Física, da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS. No local, onde eram oferecidas as modalidades de “Zumba” e “Sh'Bam”, duas pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão. Os alunos cancelaram a aula de “Sh'bam”, após os fiscais explicarem ao professor e aos alunos organizadores do evento que as duas modalidades são atividades de condicionamento físico e devem ser ministradas apenas por profissionais habilitados em Educação Física e registrados no CREF2/RS.

No dia 22, em Novo Hamburgo, foi realizada uma visita de orientação ao evento “Vita Fair Esporte, Saúde, Bem Estar”, onde ocorreram atividades de condicionamento físico como Treinamento Funcional, Cross Fit, Pilates e Zumba Fitness em forma de aulão aberto ao público, todas corretamente ministradas por profissionais de Educação Física, registrados no CREF2/RS.

DEFOR



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.

Conselheiros Plenária



Business Conference aborda avaliação física e gestão administrativa na Convenção Brasil
15/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Uma parceria do CREF2/RS com a Convenção Brasil 2015 proporcionou gratuitamente neste sábado (13), na PUCRS, o evento Business Conference, levando aos profissionais de Educação Física e às Pessoas Jurídicas as palestras "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministrada pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG); e "Saúde Financeira: Alerta Máximo", realizada por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP), sócio-consultor da 4GOAL e colunista do canal ESPN. O intuito do evento foi o aprimoramento da gestão das academias, já que dados da Associação da Academias do RS (ACAD RS)indicam que 90% dos proprietários não têm formação na área de gestão administrativa, bem como a aproximação do profissional de Educação Física com o mundo dos negócios e com suas entidades representativas institucionais.

Conselheiro do CONFEF, doutorado pela Universidade da Florida (EUA) e atualmente professor da Universidade Federal do Maranhão, Garcia iniciou seu trabalho com a avaliação física na década de 70, junto à seleção de esquiadores dos EUA, por ocasião do seu trabalho de mestrado. Ele explicou em sua palestra que nesta época o conceito de avaliação física era muito difuso no Brasil. "Trouxe esta experiência para o país nos meados daquela década, implantando primeiramente em uma academia em Belo Horizonte. Foi um período em que a experiência se deu principalmente no sudeste brasileiro”. Mesmo passados mais de 40 anos, o conselheiro ainda vê um nicho que as academias não exploram: a estrutura de atendimento ao esporte. “No Maranhão, tentamos suprir isto com uma parceria entre a UFMA e o Governo do Estado para atender a população. A evolução foi grande, pois já temos exames modernos como a termografia, usada na detecção de lesões".

“Para normatizarmos avaliação física, o CONFEF criou a nota técnica N° 002/2012, com o título “A avaliação física em programas de exercícios físicos e desportivo”, disse Garcia, explicando que a divulgação da nota derivou da demanda de muitas prefeituras por atestados médico para todos praticantes de exercício físico, pelo descaso de alguns profissionais, pela falsa sensação que os mesmos tinham de que o atestado iria isentá-los de suas responsabilidades e de diversos questionamentos ao CONFEF sobre as competências do profissional de Educação Física. As informações contidas nesta nota se fundamentam nas diretrizes do Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) e no livro “Recomendações sobre condutas e procedimentos do Profissional de Educação Física na atenção básica à saúde”, publicado pelo CONFEF em 2011.

Segundo a nota, a avaliação física é um procedimento essencial do trabalho do profissional de Educação Física e objetiva reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para prescrição de exercício físico e desportivo. Este procedimento deve ser amplo e sistemático e de acordo com os objetivos e as características do beneficiário, pode ser composta por anamnese completa, análise dos fatores de risco para coronariopatia, classificação de risco, verificação dos principais sintomas ou sinais sugestivos de doença cardiovascular e pulmonar, medidas antropométricas, testes neuromotores, avaliação metabólica, avaliação cardiorrespiratória e avaliação postural.

Garcia também debateu as mortes de três jovens ocorridas recentemente em academias de Florianópolis. “Um médico avaliou os acontecimentos como exceções, fatos inevitáveis. Contudo, verificou-se que as academias estavam com várias irregularidades no seu funcionamento. Ou seja, se acontecer uma fatalidade, e estivermos totalmente na legalidade, não haverá brecha legal para sermos penalizados". Quanto a casos de óbito em academia, o conselheiro disse que seria sempre prudente a realização de exames toxicológicos nos corpos, o que muitas vezes não é permitido pela família.

Outro fenômeno interessante abordado pelo conselheiro foi o aumento da procura de atividade física indicada por médicos. “Até 2011, o número de pessoas que buscavam atividade física por indicação médica era muito pequeno. Hoje, há 69% de indicação médica. Temos, porém, uma demanda muito diferente. Por exemplo: duas pessoas de mesma idade com 5% de gordura e VO2 diferentes”. O conselheiro aprova a exigência do exame médico, mas admite a falta de médicos como empecilho para atender os pacientes. "Se todos as pessoas que demandarem atividade física exigirem atestados, as filas não iriam ter fim", quantifica.

Já Christian Munaier alertou para a pouca troca de informações no mercado de fitness e pela gestão financeira amadora das academias. “Qual o percentual que vocês destinam à folha de pagamento, com os devidos aprovisionamentos? Quando temos estes dados, temos um bom checkup econômico. A questão da gestão financeira começa com o entendimento de tudo o que está a nossa volta”, analisa. O consultor previu o cenário econômico nacional com retração do PIB e do consumo em relação a 2014. “Ao mesmo tempo, o mercado de atividades físicas está aumentando. Até bem pouco tempo, tínhamos 1,8% de cada brasileiro fazendo atividade física orientada. Em 2014, nós dobramos este número, com 30.767 empresas atuando no segundo maior mercado no mundo. Já os EUA são os primeiros, com 50 milhões de praticantes de atividades físicas”, avalia.

Munaier vê nosso mercado como incipiente, com um longo caminho a percorrer para se tornar maduro. Ele sugeriu o incremento dos eventos realizados nas academias, especialmente nos momentos com baixa expectativa econômica, visando aumentar a rentabilidade. “Sua empresa também pode ser uma importante plataforma de divulgação de outras empresas”, exemplificou. “Em época de pouca procura por nossos serviços, temos que estimular os clientes a comprar planos de mais longa duração, para que possamos ter uma melhor programação. Fica o questionamento: qual a última campanha que as academias fizeram em conjunto para estimular a prática atividade física de forma orientada? Nós temos um mercado sedentário”, sentencia.

Por fim, Munaier propôs tornar a avaliação física como uma ferramenta estratégica no aumento da receita e da segurança do seu cliente. “Transforme esta avaliação em algo desejável pelo cliente, apresentando o profissional de Educação Física com o o indicado para orientá-lo a alcançar seus objetivos, por meio dos seus conhecimentos técnicos, embasamentos científicos, bem como uma atitude humanística na transmissão de conhecimento", incentivou Christian. Ele orienta aos seus gestores que incluam a avaliação física dentro de um pacote de serviços das academias chamado orientação para resultado. "Criem produtos em torno deste poderoso instrumento de trabalho. Mensurem o índice de reavaliações e novas consultas nutricionais. Tenham sempre em vista um indicador de performance", concluiu.

Convenção Brasil Business Conference



CREF2/RS está presente na Convenção Brasil 2015
12/06/2015
Fonte: CREF2/RS

O estande do CREF2/RS na Convenção Brasil 2015 já está funcionando no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690). Para encontrá-lo, basta acessar o Prédio 81 da Universidade. Lá, os funcionários do Conselho prestarão serviços de atualização cadastral, coleta de digital, parcelamento e registros. O CREF2/RS também concederá informações gerais sobre o trabalho realizado e distribuirá material informativo sobre a Educação Física.

CREF2/RS na Convenção Brasil
Data: sexta-feira, 12 de junho; e sábado, 13 de junho; das 9h às 21h. Domingo, 14 de junho, das 9h às 18h.
Local: Parque Esportivo da PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81

Convenção Brasil



Business Conference para empresas e profissionais registrados é neste sábado no Convenção Brasil
09/06/2015
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado (13), o Convenção Brasil contará com uma atividade gratuita para todas as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS. O Business Conference realizará as palestras "Saúde Financeira: Alerta Máximo" e "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministradas por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP) e pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG), respectivamente. A atividade inicia às 14h30 no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81).

O evento tem o intuito de aproximar os profissionais de temas que se relacionam com o cotidiano da profissão e que têm fundamental importância para a gestão e para o mundo dos negócios. O Business Conference tem vagas limitadas e as inscrições ainda podem ser feitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br, informando nome completo e número de registro.

Além desta atividade, o CREF2/RS marcará presença também na Feira de Esportes do Convenção do Brasil, com um estande para atendimento. Neste espaço, serão oferecidos os serviços de atualização cadastral, coleta de digital, parcelamento e efetuado novos registros. O Conselho também concederá informações gerais sobre o trabalho realizado e distribuirá material informativo sobre a Educação Física. Compareça!

Business Conference – Convenção Brasil
Data: sábado, 13 de junho, às 14h30
Local: Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81
Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br

Convenção Brasil Business Conference



Convenção Brasil oferece Business Conference para empresas e profissionais registrados no CREF2/RS
20/05/2015
Fonte: CREF2/RS

O Convenção Brasil, que será realizado entre os dias 11 e 14 de junho no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81), contará com uma atividade gratuita para todos as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS. O Business Conference, marcado para o dia 13 de junho, contará com as palestras "Saúde Financeira: Alerta Máximo" e "Avaliação Física no Contexto das Academias", ministradas por Christian Munaier (CREF 041884-P/SP) e pelo conselheiro federal do CONFEF Emerson Garcia (CREF 000046-G/MG), respectivamente.

O evento tem o intuito de aproximar os profissionais de temas que não se relacionam propriamente com a Educação Física, mas que têm fundamental importância para a gestão e para o mundo dos negócios. O Business Conference tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br, informando nome completo e número de registro.

Além desta atividade, o CREF2/RS marcará presença também na Feira de Esportes da Convenção do Brasil, com um estande para atendimento. Neste espaço, serão oferecidos os serviços de atualização cadastral, coleta de digital, parcelamento e efetuado novos registros. O Conselho também concederá informações gerais sobre o trabalho realizado e distribuirá material informativo sobre a Educação Física. O telefone de contato do Convenção Brasil é o (51) 3312-8323.

Business Conference – Convenção Brasil
Data: sábado, 13 de junho, às 14h30
Local: Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 – Prédio 81
Inscrições gratuitas pelo e-mail contato@convencaobrasil.com.br



Livro sobre esgrima é lançado na Feira do Livro
05/11/2014

No dia 13 de novembro, os profissionais Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS) e Ricardo Pavani (CREF 015187-G/RS), irão lançar, na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, o livro "Guia Prático para Treinamento Funcional para Esgrima". A organização é de Maristela Padilha de Souza. A obra, à venda na banca da EdiPUCRS, terá sessão de autógrafos com os autores, na Praça de Autógrafos, a partir das 19h. Mais informações pela página www.feiradolivro-poa.com.br.

Sessão de autógrafos do livro "Guia Prático para Treinamento Funcional para Esgrima", com Alexandre Greco, Ricardo Pavani e Maristela Padilha de Souza
Data: 13/11 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Praça de Autógrafos da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre
Endereço: Praça da Alfândega (Porto Alegre)



CREF2/RS participa do II Colóquio Compartilhando Experiências
28/07/2014
Fonte: CREF2/RS e CRCRS

Na sexta-feira (25), foi realizado o II Colóquio Compartilhando Experiências, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS). A atividade, organizada pelo FÓRUM-RS, contou com a presença de conselheiros, agentes fiscais e outros colaboradores dos Conselhos e Ordens de Fiscalização Profissional. O CREF2/RS foi representado pelo vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e pelos membros do seu Departamento Jurídico, que participaram do debate sobre o assunto.

Na abertura do evento, a coordenadora da Câmara de Defesa da Sociedade Miriam da Silva lembrou que os Conselhos têm papel fundamental de proteger e defender a sociedade. César Boeira, coordenador do grupo de Assessores Jurídicos do Fórum-RS, também falou sobre a importância da fiscalização. "Os Conselhos têm duas atribuições, credenciar e fiscalizar. A fiscalização não é feita só pelos agentes, mas por todos os conselheiros e profissionais que o integram".

O primeiro painel do evento abordou os objetivos, o público-alvo e o conteúdo programático do Curso de Extensão em Conselhos Profissionais da PUCRS e foi conduzido pela professora Jaqueline Mânica. A atividade é destinada a agentes fiscais e conselheiros. A segunda parte contou com a palestra "Visão didática do ato de julgar processos ético-administrativos e o papel do julgador", conduzida por Marco Stefani, assessor jurídico do CRN-2 e CREFONO7. Ele esclareceu sobre o trabalho dos conselheiros e suas funções de legislar e julgar normas relativas às atividades profissionais.



UFPel recebe V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física
09/05/2014
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, entre hoje e amanhã, o V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física. Promovido pelo CREF2/RS, o evento deste ano tem como objetivo a reflexão sobre a profissão de Educação Física e suas especialidades, além do debate sobre implicações na intervenção profissional e a evasão nos cursos superiores.

A abertura do Fórum, feita por membros da Coordenação Geral e Diretoria do Conselho, serviu para apresentação de projetos dos departamentos de Registro, Jurídico e Fiscalização e Orientação. Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, falou sobre a importância do registro profissional e os coordenadores esclareceram as dúvidas mais frequentes dos alunos sobre o CREF2/RS. Além disso, Cristiane Correa, do Departamento Jurídico, relatou casos em que as universidades poderiam participar de maneira mais eficiente na fiscalização da prática profissional e na defesa da sociedade. "O CREF2/RS e as faculdades devem atuar lado a lado", comentou.

Na reunião, o Conselho reiterou a resolução do CONFEF que diferencia Licenciatura e Bacharelado em dois campos atuação distintos e reforçou a necessidade de maior diálogo com as universidades. A coordenadora de curso Magale Konrath (CREF 000378-G/RS, Feevale), por exemplo, trouxe para discussão as mudanças e os ajustes de currículo, assim como a permanente avaliação sobre as disciplinas de cada habilitação. Luciano Castro (CREF 008924-G/RS, PUCRS), por outro lado, colocou em debate os estágios e o que a universidade tem que fazer para garantir bons profissionais habilitados.

Também participaram do Fórum Daniel Zacaron (CREF 002379-G/RS, FSG), Fernanda Teixeira (CREF 005117-G/RS, UFPel), Luiz Loi (CREF 002264-G/RS, UNIJUÍ Santa Rosa), Pedro Batistella (CREF 000283-G/RS, Universidade de Cruz Alta), Vera Lucia Brauner (PUCRS), Claudio Gutierrez (CREF 014210-G/RS, ADIESEF), Cristiano da Rosa (CREF 000649-G/RS, Sogipa), Fabiano Bossle (CREF 000408-G/RS, UFRGS), José Luiz de Freitas (CREF 001797-G/RS, ULBRA Cachoeira do Sul) e os conselheiros Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).



CREF2/RS participa da eventos comemorativos na PUCRS e FAMES
05/09/2013
Fonte: CREF2/RS

Na última segunda-feira, dia 02 de setembro, o CREF2/RS esteve presente em dois eventos comemorativos ao Dia do Profissional de Educação Física, ocorridos na PUCRS, em Porto Alegre, e na FAMES, em Santa Maria.
Na PUC, houve uma mesa redonda em homenagem aos Profissionais. Participaram o convidado Élio Carravetta, que dividiu com os presentes sua experiência na área da Educação Física e futebol e o gestor Áureo Gonçalves Marques representando o Conselho na ocasião, além da presença do SINPEF/RS.
O evento comemorativo ao 1º de Setembro em Santa Maria teve representação do CREF2/RS pelo Profissional Clery Quinhones Lima. Na ocasião, que contou com a presença da Direção da FAMES e da Coordenação de Curso da Educação Física da Faculdade, alguns Profissionais relataram suas experiências na área.
Apresentações de Zumba e Treinamento Funcional encerraram o evento.



Câmara de Esportes na Natureza faz sua quarta reunião
21/02/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Atividades Físicas, Aventuras e Esportes na Natureza do CREF2/RS realizou hoje, dia 21, na sede do Conselho, sua quarta reunião. Estiveram presentes representantes da Federação Gaúcha de Montanhismo, Confederação Brasileira de Orientação, corrida de aventuras, PUCRS, Secretaria Estadual de Turismo e Fundergs/SEL.

Segundo o presidente da Câmara, Luis Leandro Grassel, os esportes na natureza e de aventura são uma tendência que está crescendo fortemente no país, e que deve ser trabalhada dentro do marco legal. “Temos que buscar fortalecer nossa infraestrutura, defender a formalidade e focar a segurança de todos os praticantes. Recentemente acompanhei uma equipe francesa na corrida de aventuras, e me impressionou o grau de profissionalismo destes integrantes, o que pode ser um bom parâmetro para os brasileiros”, afirmou. A opinião ganhou respaldo pelo docente da PUCRS, Rodrigo Cavasini. “Países com mais experiência no ramo podem servir como exemplo, mas temos que analisá-los sobre a nossa ótica e características”, defendeu.

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, afirmou que uma das bandeiras defendidas com afinco pelo Conselho é a formação e o aprimoramento, mas que há um descompasso entre o mercado e a academia em temas ligados à área no RS. “Dos 45 cursos de Educação Física no estado, apenas 13 têm projeto pedagógico que contemple esportes de aventura e na natureza”, avaliou. Para José Otávio Dornelles, representante da Confederação Brasileira de Orientação, a capacitação profissional, tanto acadêmica como científica, se fazem fundamentais para quem trabalha com esportes na natureza. “E essa capacitação passa pelo registro no Sistema CONFEF/CREF”, ressaltou.