Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Governo do RS lança primeiro edital do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte
17/08/2018
Fonte: CREF2/RS

No começo de agosto, o Governo Estadual do Rio Grande do Sul lançou o edital Pró-esporte RS FEIE #JuntosPeloEsporte. Ele é o primeiro com recursos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte.

No edital, são R$ 450 mil direcionados a projetos esportivos de pessoas físicas residentes no Rio Grande do Sul e podem participar atletas, técnicos, estudantes e profissionais acima de 18 anos que buscam incrementar e valorizar sua atividade ou modalidade, seja ela olímpica ou não. Serão contemplados 15 projetos de R$ 30 mil cada que tenham como objetivo, por exemplo, a aquisição de materiais esportivos, a compra de equipamentos, a contratação de serviços adicionais para qualificação de atletas ou equipes, a promoção de atividades e novas competições entre outros.

O secretário estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Victor Hugo assinou o edital Pró-esporte RS FEIE #JuntosPeloEsporte durante reunião da Câmara Técnica do Pró-Esporte, cujos integrantes são indicados pela sociedade civil por meio de entidades do setor e pelo Estado. “É um dia para comemorar, pois estamos tirando do papel algo que está definido por lei desde 2012 e tornando realidade para a comunidade esportiva”, afirmou.

O edital é voltado a projetos tanto na área do desporto quanto do paradesporto, com uma pontuação adicional para os que contemplem atividades com pessoas com deficiência, altas habilidades e/ou superdotação.

Como participar

Aberto até 17 de setembro, o cadastro e as informações do edital Pró-esporte RS FEIE #JuntosPeloEsporte estão disponíveis na página www.proesporte.rs.gov.br.

Edital Incentivo ao Esporte



Projeto Esporte e Saúde I seleciona voluntários para pesquisa
11/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O projeto Esporte e Saúde I, coordenado pelo professor Giovani Cunha (CREF 006684-G/RS) e vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS, está selecionando crianças do sexo masculino, com excesso de peso e idade entre 10 e 12 anos, para participar de um período de treinamento de futsal durante três meses. O estudo, promovido pelo grupo de pesquisa Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br), procura investigar o efeito do treinamento de fustal sobre parâmetros de saúde.

O PROESP-BR conta com o apoio da Câmara da Saúde do CREF2/RS e as atividades relacionadas à pesquisa irão ocorrer no segundo semestre de 2016, nas dependências da ESEFID. A participação é voluntária e gratuita. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail treinamento.futsal@gmail.com ou pelo telefone (51) 8250-2713, de segunda à sexta, das 8h às 18h.

Pesquisa Câmara da Saúde



Pesquisador registrado no CREF2/RS lança e-book gratuito sobre Educação Física
05/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Adroaldo Gaya (CREF 002280-G/RS), professor da Escola de Educação Física da UFRGS e coordenador do Projeto Esporte Brasil, acaba de lançar mais um livro, em versão e-book gratuito. “Educação Física: Ordem, Caos e Utopia” pode ser baixado diretamente aqui.

“Esta é uma obra rica e estimulante, na medida em que Adroaldo Gaya dá uma importante contribuição, agregando suas reflexões ao universo de outras já formuladas, envolvendo questões epistemológicas que buscam clarificar e exprimir a verdadeira da identidade da Educação Física”, escreve Cláudio Augusto Boschi (CREF 000003-G/MG), presidente do Instituto Casa da Educação Física, no prefácio do livro. “O seu posicionamento, estruturado na conjunção das vivências acadêmica e de intervenção profissional, enfrenta e procura esclarecer problemas fundamentais do pensamento contemporâneo desta área do conhecimento”, complementa Boschi na abertura.

Em quase 300 páginas, Gaya tem a companhia de Jorge Bento e Rui Garcia, ambos da Universidade do Porto (Porto Alegre); Marcelo Nascimento, da UNIVASF; Alberto Reppold Filho (CREF 003274-G/RS), Patrícia Fontana (CREF 001858-G/RS), Luciana Paludo e Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS), todos da UFRGS; para abordar sobre as principais manifestações da cultura corporal do movimento humano. A edição impressa de “Educação Física: Ordem, Caos e Utopia” foi publicada originalmente em 2015, pela Fundação Casa da Educação Física.

No seu site oficial, Gaya destaca o caráter público do livro, que pode ser reproduzido em parte ou na sua totalidade, desde que citada corretamente a fonte. Mais informações em www.adroaldogaya.com.

Livro



ESEFID/UFRGS realiza projeto em parceria com a Câmara de Saúde do CREF2/RS em escola de Porto Alegre
10/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ESEFID/UFRGS, em parceria com a Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS, vai realizar um projeto-piloto na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Intitulada “Esporte e Saúde na Escola”, a atividade tem o intuito de promover a saúde da população infantil, através da prática de modalidades esportivas durante as aulas de Educação Física escolar.

Coordenado pelos professores Adroaldo Gaya (CREF 002280-G/RS) e Anelise Gaya, o projeto vai iniciar agora em maio, com a avaliação física e da saúde dos alunos da escola. “As coletas vão começar neste mês para, posteriormente, iniciarmos a intervenção nas aulas de Educação Física”, explica Anelise. Com duração prevista de seis meses, a ideia deste piloto é, como salienta a professora da UFRGS, redefinir a Educação Física escolar para a promoção da saúde. “Queremos que, com aulas mais bem estruturadas, a comunidade escolar dê a devida importância para a Educação Física, como um fator imprescindível para uma vida mais saudável”.

O projeto “Esporte e Saúde na Escola” tem o apoio do CREF2/RS, que pretende levar os resultados, depois de mensurados, para os profissionais de todo o Rio Grande do Sul. “Esta é a primeira vez que o Conselho se envolve com um projeto deste porte. A nossa intenção é ampliar este piloto para aplicá-lo em todo o Estado, para que se torne uma referência e para que a comunidade em geral entenda o papel dos profissionais de Educação Física neste contexto”, complementa Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS.

No sábado, dia 21 de maio, será realizada uma primeira reunião com os professores e os pais dos alunos da Escola Presidente Roosevelt, para apresentar o projeto. Os profissionais de Educação Física que se interessarem pelo “Esporte e Saúde na Escola” podem entrar em contato diretamente pelo telefone (51) 9924-2909 ou pelo e-mail anegaya@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas pela página www.ufrgs.br/proesp.

Câmara Técnica de Saúde PROESP Esporte e Saúde na Escola