Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Evento na ULBRA traz experiências sobre alto rendimento esportivo
06/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Elite Training Experience é um evento científico e prático que tem como objetivo levar até o profissional e estudante a melhor e mais profunda experiência sobre alto rendimento esportivo. O evento reúne um time de experts para proporcionar a vivência do alto rendimento em um dia inteiro de palestras. Profissionais registrados e em dia com o CREF tem 10% de desconto ao inserir o cupom 2020. Será exigida a apresentação da carteira profissional e a quitação da anuidade 2018.

A edição Ulbra Canoas terá a presença dos profissionais Andre Lopes, PhD em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, fisiologista da equipe de Judô do Clube SOGIPA, coordenador da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da Faculdade SOGIPA, Daniel Carrasco, especialista em Fisioterapia esportiva, Fisioterapeuta da seleção brasileira de Judô, Fernando Raiser, professor de Educação Física, mestre pela Universidade de São Paulo, especializado em biomecânica de alto rendimento, autor de diversos artigos nacionais e internacional sobre desempenho e exercício físico, Tatiana Galdino, nutricionista esportiva com experiência em esportes de longa duração, como triátlon e maratonas, Ricardo Rambo, especialista em treinamento Físico pela Universidade de Moscou, desenvolvedor do método Russo de formação e treinadores, Valentim Magalhães, nutricionista com vasta experiência com atletas de diversos esportes e crítico científico e Wagner Zaccani, preparador físico da seleção brasileira de Judô.

Elite Training Experience
Data e horário: 14 de julho, das 8h30min às 17h30min
Local: Prédio 11 da Ulbra Canoas
Endereço: Avenida Farroupilha, 8001 - São José, Canoas – RS
Profissionais registrados e em dia com o CREF tem 10% de desconto ao inserir o cupom 2020 - Será exigida a apresentação da carteira profissional e a quitação da anuidade 2018.
Inscrições e mais informações neste link.

Eventos



Reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua discute Trail Run
11/06/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou sua reunião no dia 7 de junho, na sede do CREF2/RS. Na ocasião, a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), informou que um dos principais objetivos a serem propostos aos profissionais de Educação Física e à sociedade será estabelecer um regramento específico para organizar corridas de rua, já que o papel do CREF2/RS é fiscalizar os profissionais de Educação Física e não os competidores. Além desse ponto, será iniciado um trabalho de orientação sobre regras e conduta para o Trail Run. A modalidade é cada vez mais popular e apresenta desafios diferentes da corrida de asfalto, sendo um esporte que consiste em correr “fora de pista”, por trilhas de montanha ou caminhos secundários, cruzando riachos e rios, com subidas e descidas íngremes.

Durante a reunião, o profissional Luís Leandro discorreu sobre o que precisa para organizar uma prova de Trail Run, que é registrado no Brasil com a marca “Circuíto Trilhas e Montanhas”, e elencou uma série de itens para que se protocole o conjunto de regras e condutas para o esporte. Além disto, Leandro disse que a Confederação Brasileira de Atletismo já possui algumas normas sobre o esporte. Ele também deu uma visão sobre os negócios que são gerados pelo Trail Run. Já João Remião comparou o tipo de organização de provas entre as modalidades corridas de rua e Trilhas e Montanha. Na primeira, não existe a necessidade de um profissional na organização, mas sim de um responsável técnico com registro de no CREF2/RS. Na segunda modalidade, também há necessidade de um RT, mas com conhecimentos de terrenos e montanhas.

Cláudia Lucchese questionou sobre a metodologia de treinos, e se os grupos se reúnem sem Rts. Damião colocou a proposta de se “blindar” as inscrições de RT com uma norma que só aceitem profissionais de Educação Física. Segundo Fabiano Braun, a planilha de corrida de quem deseja migrar para as montanhas deve incluir treinos específicos em superfícies instáveis como a areia e em subidas. Em paralelo, é imprescindível investir em treinos de força, com exercícios em escadas e saltos, por exemplo.

A reunião teve a participação especial do maratonista Ronaldo da Costa (CREF 010568-P/DF), que esteve em Porto Alegre, uma das cidades escolhidas para as comemorações dos 20 anos da Recorde mundial da maratona de Berlim, quando ele completou a prova em 2h06min05. Ele já havia ganho a tradicional Corrida de São Silvestre dois anos antes e chegado ao pódio nos Jogos Pan-americanos de 1995, na Argentina, conquistando o bronze para o Brasil. Atualmente Ronaldo está no 5º semestre do bacharelado em Educação Física. “Temos talento, precisamos lapidar. Não adianta pensar apenas em bater recorde. Precisamos de profissionais de Educação Física capacitados para treinar nossos jovens”, afirmou.

A reunião foi composta pela presidente da Câmara Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Rodrigo Nascente (CREF 007110-G/RS), Renato Rimoli Capparelli (CREF 002109-G/RS), Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS) e o coordenador para Trilhas e Montanhas, Luis Leandro Grassel (CREF 009564-G/RS).

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Onze Avante oferece cursos de gestão de carreira com desconto para registrados
30/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados do CREF2/RS tem, a partir de agora, mais um benefício à sua disposição. A empresa Onze Avante, localizada no Rio de Janeiro, está oferecendo 20% de desconto em todos os seus cursos online de gestão de carreira para a Educação Física.

As atividades da Onze Avante são ministradas pelo executivo em gestão de carreira João Montenegro, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo. Empreendedor na área fitness, foi sócio-fundador da assessoria esportiva Runners Club e também atleta profissional, com 12 maratonas internacionais e uma ultramaratona no currículo.

Onze Avante – Gestão de Carreiras
Site: www.facebook.com/onzeavante
E-mail: onzeavante@gmail.com
Telefone: (21) 98181-7070

Convênios



Câmara Técnica de Corrida de Rua reúne-se com coordenadora da Fiscalização do CREF2/RS
14/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se no dia 6 para tratar, dentre outros temas, da realização de “Treinão-Rumo à Maratona”, com data sugerida para o dia 13 maio de 2017. Foi sugerido que cada assessoria possa sair de um ponto da cidade com distâncias e percursos diferentes. A chegada seria no Largo Zumbi dos Palmares, com hidratação, frutas, premiação, etc.

A coordenadora da Fiscalização Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), compareceu à reunião a fim de esclarecer os objetivos do parecer que será construído para fiscalizar grupos e assessorias que praticam a atividade de forma irregular. Fernanda lembrou que caminhada orientada, onde ocorre cobrança e não possui profissional formado orientando a atividade é exercício ilegal da profissão.

A coordenadora dos fiscais disse também que para isso devem ser criadas leis municipais ou estaduais que possam embasar as normas e esclareceu que é necessário que os estagiários sejam identificados como tal, e que isso é uma orientação e não uma obrigação. Fernanda lembrou que a cada 10 estagiários deve haver um profissional, além da necessidade das assessorias possuírem um responsável técnico e que o mesmo deve estar presente nos treinos e nas competições. Todos concordaram que a edição de uma cartilha sobre corrida de rua auxiliará na construção destas regras.

Também participaram da reunião a presidente da Câmara Cláudia Lucchese(CREF 002358-G/RS), Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS) e o estagiário Vítor Konrath

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Conselho distribui material informativo durante Maratona de Porto Alegre
13/06/2016
Fonte: CREF2/RS

No último domingo, dia 12 de junho, o CREF2/RS esteve presente na 33ª Maratona de Porto Alegre. O Conselho, representado pelo vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), teve um estande montado no Parque da Harmonia, onde pôde conceder informações sobre a importância de praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional habilitado e distribuir o seu material de divulgação, como folders e revistas.

Apesar do frio, a Maratona de Porto Alegre reuniu neste ano mais de 7.200 corredores, entre atletas profissionais, amadores e do paradesporto. Com largada e chegada junto ao Parque da Harmonia, o trajeto teve o seu início às 6h50min e também reuniu familiares e curiosos, que acompanharam a corrida principal e as suas provas menores, de 5km e 10km, por exemplo, ao longo da manhã.

Para Aguiar, é muito importante que o CREF2/RS participe de eventos representativos como a Maratona de Porto Alegre, para se aproximar dos profissionais que de Educação Física que atuam nestes grandes eventos e também para estar perto de toda a sociedade, que tem uma grande chance para ver na prática como o profissional de Educação Física é essencial no dia a dia de de atletas, sobretudo os amadores, que participam de grupos de corrida. “A população tem a oportunidade de conversar com a gente sobre qualidade de vida e exercício físico, sabendo que, com o acompanhamento correto, também durante as corridas, é possível prevenir diversas lesões”.

#VivaMaratonaPOA e Doação de órgãos

Além de apoiar a campanha #VivaMaratonaPOA, que tinha o intuito de levar um grande número de espectadores à corrida, o CREF2/RS também apoiou a campanha de doação de órgãos promovida pela Frente Parlamentar do Estímulo à Doação de Órgãos, da Assembleia Legislativa. O objetivo desta ação foi conscientizar o máximo possível de pessoas sobre a importância da doação e esclarecer o funcionamento dos transplantes, ampliando assim o número de doadores em todo o Estado.

Maratona



CREF2/RS marca presença na 33ª Maratona de Porto Alegre
09/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A 33ª Maratona de Porto Alegre, que será realizada neste domingo, dia 12 de junho, contará com participação do CREF2/RS. O Conselho vai estar com um estande no Parque da Harmonia, para conceder informações sobre a importância de praticar atividade física com o acompanhamento de um profissional habilitado e para distribuir o seu material de divulgação, como folders e revistas. O ponto de encontro é próximo ao local onde estará a linha de chegada da corrida, a partir das 7h.

Neste ano, a Maratona de Porto Alegre irá reunir mais de 7.200 corredores, entre atletas profissionais, amadores e do paradesporto. Com largada e chegada junto ao Parque da Harmonia, o trajeto da corrida vai percorrer 42.195 km pelas ruas da cidade, iniciando às 6h50min. O percurso completo pode ser conferido aqui.

#VivaMaratonaPOA

Famosa entre os corredores de todo o Brasil por ser uma prova rápida e plana, a Maratona de Porto Alegre também surpreende pela tímida participação da sua população no evento. Buscando mudar essa realidade e levar mais pessoas às ruas, para que prestigiem os atletas amadores e profissionais, foi criado o movimento Viva Maratona POA (#VivaMaratonaPOA). A ação tem o intuito de reunir o maior número de pessoas possíveis para acompanhar a corrida, para que enriqueçam o cenário com entusiasmo e calor humano. Clique no link acima para mais informações.

33ª Maratona de Porto Alegre
Largada, às 6h50min, e chegada no Parque da Harmonia
Endereço: Avenidas Loureiro da Silva, s/nº – Praia de Belas
Site oficial: www.corpa.esp.br

Corrida de Rua Maratona



Câmara de Corrida de Rua comemora Dia Mundial de Saúde na Câmara Municipal de Porto Alegre
08/04/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (7), a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS participou do período especial de Comunicações da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo tema foi caminhada e corrida de rua, proposto pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB). O evento fez parte das comemorações ao Dia Mundial da Saúde. A presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua, Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), discursou na ocasião, destacando a importância da atividade física como forma de prevenção de doenças.

“Gosto muito do conceito criado em 1970 que preconiza trabalhar a promoção da saúde, pois isto é que tira as pessoas dos hospitais e garante alegria e qualidade de vida”, afirmou. Ela explicou que a Organização Mundial da Saúde define a saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. “E são estes os objetivos que os profissionais de Educação Física pretendem alcançar”, complementou. Cláudia ressaltou uma das bandeiras de luta da Câmara de Corrida de Rua em sua fala. “Defendemos a utilização segura dos espaços públicos para a realização das atividades físicas, e também proporcionar orientação técnica para a realização de corridas e caminhadas".

A presidente da Câmara também propôs que seja criado o Dia Municipal da Corrida de Rua, em 24 de abril, que marca a realização da primeira Maratona de Porto Alegre em 1983. Cláudia sugeriu que o projeto de lei seja encaminhado pelo vereador Mendes Ribeiro (PMDB), que substitui o vereador e conselheiro Federal do CONFEF Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que se encontra afastado da Câmara em licença-saúde.

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) destacou que a saúde precisa ser encarada como bem-estar e estilo de vida ativo. “Talvez seja um sonho, mas eu sonho que possamos ter academias junto aos postos de saúde, com orientação de profissionais de Educação Física, dentro de uma equipe multidisciplinar pelo SUS”, salientou. Mendes Ribeiro (PMDB) ressaltou a obrigação de incentivar a prática de atividades físicas para a melhoria da saúde, especialmente as corridas de rua e as caminhadas. Dr. Thiago Duarte (DEM) também abordou a importância da atividade física para a prevenção de doenças. “Principalmente quando se fala em diabetes, que é uma das doenças com mais incidência na nossa população de mais idade”.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS faz campanha de doação de órgãos na 33ª Maratona de Porto Alegre
11/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 11 de março, integrantes da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, coordenada pelo deputado estadual Adilson Troca, visitaram o CREF2/RS. O diretor da Secretaria Estadual de Educação Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS) e os assessores parlamentares Alexandre Moreira e André Palácio discutiram com a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) uma parceria na 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre.

A Frente e o Conselho, que já haviam trabalhado juntos em uma edição anterior da Maratona, aproveitarão o evento esportivo para prestarem informações e distribuírem panfletos e adesivos referentes à doação de órgãos e às atividades do Conselho. O objetivo da ação será conscientizar o máximo possível de pessoas sobre a importância da doação e esclarecer o funcionamento dos transplantes, ampliando o número de doadores de órgãos.

Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos



Câmara Técnica de Corrida de Rua propõe evento direcionado às assessorias esportivas
07/03/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se no dia 4 para tratar, entre outros temas, da organização de um evento reunindo todas as assessorias de corrida que contam com profissionais de Educação Física. Após o encontro, haverá um treino. Segundo a presidente da Câmara, Cláudia Ramos Lucchese (CREF 002358-G/RS), a programação visa preparar os participantes para a 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre. “A prova, considerada a mais rápida do Brasil, será disputada em 12 de junho, com largada e chegada na Avenida Augusto de Carvalho, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho”, disse Cláudia.

Na reunião, que contou com a presença do vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), também foi debatida a edição do Manual de Caminhada e Corrida da Rua do CREF2/RS, documento que deverá ser elaborado coletivamente, com apoio dos profissionais de Educação Física. Para aumentar a visibilidade da Câmara, o vice-presidente do CREF2/S sugeriu o estabelecimento do Dia da Corrida, com caráter multidisciplinar, abrangendo outros profissionais ligados à saúde. “Estes eventos propostos deverão preparar a sociedade para o lançamento do Manual da de Caminhada e Corrida da Rua”, ponderou Lauro.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos visita o CREF2/RS
12/02/2016
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), Mauro Campos de Quadros (CREF 009623-G/RS), visitou hoje (12) a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), na sede do Conselho, quando apresentou o trabalho do seu primeiro ano de gestão frente à Federação. Segundo Mauro, o objetivo é estreitar relações entre as duas entidades possibilitando futuras ações conjuntas. “Fizemos esta aproximação pois o profissional de Educação Física registrado traz credibilidade ao esporte, dando segurança à pessoa que está sendo orientada, preservando com isto sua integridade física e moral", explicou.

Filiada à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, a FGDA é a entidade estadual responsável pela organização das competições de natação, polo-aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais e maratonas aquáticas. Atualmente no estado são realizadas competições oficiais de natação e de maratonas aquáticas. Estas competições são organizadas entre as dezenove associações filiadas/vinculadas, contando com, aproximadamente, 2000 atletas em suas competições oficiais. Participam, ainda, das competições os nadadores master, que contam com cerca de trinta clubes/escolas, com um total de 1.000 atletas cadastrados.

Esportes Aquáticos



Profissional registrado no CREF2/RS lança livros sobre corrida de rua
08/01/2016
Fonte: CREF2/RS

Darlan Souza (CREF 015393-G/RS), maratonista e treinador de equipes de corrida de rua, lançou recentemente dois livros sobre o tema, já disponível para venda na Amazon, em formato e-book. As obras, intituladas "Como vencer & viver, sem sofrer: 100 dicas que já ouvi, vi ou fiz" e "Como correr sem sofrer: 98 respostas para a meia maratona (21 km)" compilam um pouco da sua trajetória como atleta e competidor, relatando experiências e dicas para quem se interessa pela modalidade ou gostaria de começar a correr.

A versão digital dos livros custa R$ 11,59 e R$ 11,79, respectivamente, e pode ser lida em tablets, smartphones e computadores. Já a edição impressa das duas obras, que custa em média R$ 29,99 e estará em breve à disposição nas grandes livrarias, pode ser solicitada diretamente pelo e-mail darlan@dsx.esp.br ou pelo telefone (51) 8510-3576.

Como vencer & viver, sem sofrer: 100 dicas que já ouvi, vi ou fiz
40 páginas, 2015
Mais informações e prévia do livro: clique aqui

Como correr sem sofrer: 98 respostas para a meia maratona (21 km)
39 páginas, 2015
Mais informações e prévia do livro: clique aqui

Corrida de Rua



Corredor de rua gaúcho vai à Disney disputar Desafio do Dunga
09/12/2015
Fonte: CREF2/RS

O corredor de rua Darlan Souza (CREF 015393G/RS), credenciado na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), esteve na sede do CREF2/RS nesta terça-feira (8) para divulgar sua viagem aos Estados Unidos, onde disputará a Maratona Disney (Walt Disney World® Marathon), realizada nos parques temáticos entre os dias 06 a 10 de Janeiro de 2016. Nesta edição da competição, Darlan participará do Desafio do Dunga, correndo em quatro parques as distâncias de 5km, 10km, 21km e 42km, totalizando 78 km. Há 20 anos, o principal complexo de entretenimento do Planeta organiza, na segunda semana de janeiro, provas de corrida de rua que atraem cada vez mais participantes do mundo todo.

Corrida de Rua



CREF2/RS fiscaliza e orienta durante a Meia Maratona de Caxias do Sul
14/09/2015
Fonte: CREF2/RS

No último domingo (13), a Fiscalização CREF2/RS compareceu à 1ª Meia Maratona de Caxias do Sul, organizada pela prefeitura e pela Secretaria de Esporte e Lazer da cidade. Os agentes de orientação e fiscalização do Conselho conversaram com as profissionais Nicole Vognochi (CREF 011490-G/RS) e Leda Marramarco (CREF 016981-GF/RS), responsáveis pelo evento, que informaram que todos os envolvidos com a organização da corrida eram graduados ou acadêmicos de Educação Física.

Durante a prova, também foi realizada uma orientação especial aos grupos de corrida participantes e que prestavam assessoria no local. Os agentes do CREF2/RS tiraram dúvidas sobre a Lei Federal 9.696/98 e sobre a obrigatoriedade das atividades de condicionamento físico e de treinamento de corrida serem ministradas por profissionais de Educação Física devidamente habilitados no Conselho.

Denúncias

Você pode contribuir com as ações de fiscalização do CREF2/RS enviando a sua denúncia para nós. Comunique irregularidades de exercício ilegal ou irregular da profissão - assim como estabelecimentos que não zelem pela saúde física de seus clientes - preenchendo o formulário disponível em nossa página. Para acessá-lo, clique aqui.

Fiscalização



CREF2/RS reúne-se com deputado Adilson Troca
17/12/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino e os membros da Câmara de Ginástica Laboral Lauro Aguiar (Presidente) e Tony Izaguirre reuniram-se hoje (17/12) na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Adilson Troca (PSDB) para analisar a parceria entre o Conselho e o Legislativo, bem como examinar os eventos que foram realizados em conjunto no ano de 2013.

Ficou definido que em janeiro haverá reunião com todos os parceiros da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos para programar as atividades de 2014. Também está projetada a edição de uma cartilha relatando os cinco eventos realizados por meio da parceria CREF2RS/Legislativo em 2013, com a descrição da premiação dos municípios amigos da Educação Física escolar, o lançamento da Frente Parlamentar em favor da Educação Física escolar, o evento O Profissional de Educação Física como Protagonista de Ginástica laboral, a audiência pela reforma do código sanitário e a campanha para doação de órgãos ocorrida na Maratona de Porto Alegre.



CREF2/RS faz campanha de doação de órgãos na Maratona Internacional de Porto Alegre
18/06/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou neste domingo, dia 16, uma ação conjunta com a Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos na Maratona Internacional Caixa de Porto Alegre. Os mais de 6 mil atletas que disputaram os 42,19km da maratona ou os 8km da rústica tiveram oportunidade de receberem informações, panfletos e adesivos referentes a doação de órgãos e às atividades do Conselho.O objetivo da Frente é ampliar a conscientização sobre a importância da doação e sobre o funcionamento dos transplantes, ampliando o número de doadores de órgãos.

Apesar de ter apresentado aumento de 44% em doadores com relação ao primeiro quadrimestre de 2011 e ter investido em ações para reforçar o assunto, o Estado se mantém afastado do topo do ranking nacional de doação de órgãos. É campeão apenas em transplantes de rins e de pulmão.O Rio Grande do Sul garantiu a hegemonia em doação de órgãos por duas décadas. A queda começou em 2007 e, desde então, luta para melhorar a colocação em comparação com outros Estados.

Segundo o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, firmar parceria institucional com a frente é de grande relevância, dada a importância do ato da doação de órgãos. ""Como Profissionais de Educação Física, valorizamos a vida e todos os atos que envolvem solidariedade humana"", afirma.A participação na maratona levou a mensagem do amor a vida a todos os presentes. “É dessa maneira que conseguiremos diminuir o sofrimento de quem espera em filas por transplantes. Agradecemos ao CREF2/RS e a sua equipe por seu trabalho em favor desta causa”, ressalta o coordenador da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, deputado estadual Adison Troca.



Gaúcho fica em 49º na meia maratona de Paris
06/03/2013
Fonte: CREF2/RS

O atleta da Sogipa Gabriel Picarelli chegou em 49º lugar na Meia Maratona de Paris neste domingo, dia 3. Ele foi o sul-americano mais bem colocado, percorrendo os 21 km em 1h13 17. A corrida teve a participação de 30.700 corredores de todo o mundo. Com largada junto ao Château de Vincennes, o clima estava perfeito para a prova: temperatura baixa, sol e pouco vento.

No masculino, a vitória foi do etíope Abebe Negewo – a primeira importante vitória de sua carreira -, com o tempo de 1h01 33, apenas um segundo na frente do segundo e terceiro colocados Daniel Salel, do Quênia, (1h01 34) e Stephen Kiprotich, do Quênia (1h01 34).

Já no feminino, a queniana Pauline Njeri, que havia vencido a prova em 2012, manteve seu título, com o tempo de 1h08 58. Njeri foi seguida pelas compatriotas Gladys Kipsoi (1h09 11) e Monica Jepkoech (1h09 32).

O percurso, que passou por pontos como a Praça da Bastilha, Rue de Rivoli e Hôtel-de-Ville, contou com 5 pontos de hidratação e 35 pontos de animação.

A Meia Maratona de Paris também é utilizada como preparativo para a Maratona de Paris, que acontece em 5 semanas, no dia 07 de abril.