Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Presidente do CREF2/RS visita deputado Sebastião Melo
04/04/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) visitou nesta quarta-feira, dia 3 de abril, o deputado estadual e ex-vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo. Meurer foi apresentar ao parlamentar as atuais propostas do Conselho em defesa das políticas públicas nas áreas dos esportes e da atividade física, da atuação dos profissionais de Educação Física como agentes de saúdes, da luta pelo reequipamento e da manutenção dos ginásios e praças como áreas públicas destinadas a práticas esportivas da população, entre outras.

“Não podemos ficar parados diante dos alarmantes índices de sedentarismo e de doenças que a população está exposta, muito menos assistir nossa juventude ser cooptada pelo crime organizado ou pelas drogas, tendo como uma das causas a falta de oferta de opções saudáveis, obrigações constitucionais dos poderes públicos”, alertou Meurer. O presidente do CREF2/RS também salientou o desmonte sistemático dos aparelhos públicos esportivos, associados a uma verdadeira avalanche de projetos de privatização destes espaços, o que deixará a população refém de interesses financeiros em detrimento da saúde e do bem-estar coletivo.

De acordo com o deputado, o esporte "inaugura pessoas”. "Temos que contextualizar essa frase para a realidade das nossas cidades, em que há tanta exclusão social. É no esporte que crianças e jovens têm uma porta de entrada para a construção da sua cidadania". Melo sustentou que as prioridades definidas por uma gestão pública não são materializadas no discurso, mas sim apontadas na destinação da dotação orçamentária. "As verbas públicas reservadas ao Esporte no Brasil estão muito aquém das nossas imensas necessidades. Mas é claro que só o dinheiro público não se faz suficiente, parcerias também são essenciais".

O deputado recordou a gestão de Meurer à frente da Secretaria Municipal de Esportes, qualificada por Melo como inovadora, além de sua grande capacidade para atrair parcerias, aliado à produção de uma legislação municipal que conquistou investimentos e destinou parte destes tributos para projetos esportivos. "Um dos exemplos do gerenciamento administrativo e da praticidade de Meurer foi a transferência gratuita da grama do Estádio Olímpico, que estava sendo desativado, para os campos de treinamento do Parque Marinha do Brasil".

Por fim, o deputado se dispôs a apoiar as lutas travadas pelo CREF2/RS e, como titular da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, colocou à disposição o espaço para que sejam discutidas todas as matérias concernentes ao esporte e à Educação Física no Estado.

Assembleia Legislativa



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.

Troféu Destaque



Troféu Destaque 2018 revela vencedores amanhã
31/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018 será realizada amanhã, dia 1º de setembro, na Sogipa. O evento, realizado pelo CREF2/RS como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai homenagear os profissionais e as personalidades que mais se destacaram ao longo do último, em 17 categorias diferentes.

Os finalistas listados abaixo foram escolhidos em uma votação aberta no site do Conselho, em julho. Todos os vencedores do Troféu Destaque, também nas categorias Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, serão conhecidos durante a cerimônia.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)

Troféu Destaque



Presidente do CONFEF fala sobre os 20 anos de regulamentação da profissão no CongregaCREF
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Universitário Metodista IPA. Entre as seis palestras que estão na programação do evento, haverá a apresentação do presidente do Sistema CONFEF/CREFs, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre os "20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas". A palestra acontece na sexta-feira, dia 24, às 19h30min.

Durante sua exposição, Steinhilber fará um apanhado sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, abordando a defesa incondicional da entidade para que a sociedade seja atendida nos serviços em atividades físicas e do desporto por profissionais de Educação Física. “Embora sejam duas décadas de vitórias e conquistas, 20 anos de existência de uma profissão ainda é pouco para sensibilizar os praticantes sobre a necessidade da orientação do Profissional de Educação Física em todos os segmentos”, afirma

A apresentação também tratará da luta para que a compreensão do esporte enquanto ferramenta - adotada em nível internacional - seja interiorizada e incorporada no judiciário, legislativo, executivo, na sociedade, nas Instituições de Ensino Superior (IES) e entre os estudantes e profissionais de Educação Física. “Alguns desafios precisavam ser superados, principalmente quanto à sensibilização da sociedade sobre a relevância do Profissional de Educação Física, e do trabalho que vem sendo implementado pelo Sistema CONFEF/CREFs na valorização desse profissional”, constata o presidente.

Segundo Steinhilber, a maior qualidade do CongregaCREF é reunir profissionais e estudantes de Educação Física para manter sua atualização. “Nós sempre temos defendido, e o CREF2/RS tem sido um baluarte nesse trabalho, oferecer oportunidades como seminários, congressos e reuniões para debatermos todas as questões da Educação Física. A nossa área tem muita abrangência, exigindo constante especialização e aprofundamento nos diversos conhecimentos dessas intervenções profissionais, objetivando prestar à sociedade um serviço com qualidade e segurança”, observa.

Além de presidente do CONFEF e da Academia Olímpica Brasileira, Jorge Steinhilber é mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e professor aposentado de escolas públicas e privadas, bem como de instituições de Ensino Superior. Ele é autor de diversos livros sobre a área e também membro do Conselho Nacional do Esporte.

CongregaCREF



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2018
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, o CREF2/RS revelou todos os finalistas do Troféu Destaque 2018. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sábado, na Sogipa.

Divididos em 15 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)

Troféu Destaque



CREF2/RS realiza CongregaCREF no final de agosto
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física ocorre em 1° de Setembro, data da regulamentação da profissão de Educação Física. Uma série de programações serão realizadas para comemorar a data, entre elas o CREF2/RS promoverá a quarta edição do CongregaCREF, com o objetivo de promover conhecimento e qualificação aos profissionais. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, na rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre/RS

O CongregaCREF, visando a integração e o aperfeiçoamento dos registrados no CREF2/RS, além de estudantes de Educação Física, proporcionará palestras e debates, levando ao público a oportunidade de vivenciar conhecimento e qualificação técnica.

Com temáticas ligadas aos campos de intervenção da Educação Física, o evento é uma grande oportunidade para do passado e do futuro da profissão, sendo um centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento do profissional de Educação Física.

Entre os palestrantes, estarão presentes ao evento Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas”, André Lopes (CREF 008061-G/RS) com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”, Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF) falará sobre “O futuro do profissional de Educação Física: como se diferenciar e fazer sucesso - Tendências mundiais do mercado fitness”, Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS) ministrará “A importância do lúdico na Educação Física escolar” e Robson Santos (CREF 021677-G/RS) vai explorar o tema “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS

Inscrições:
Serão três modalidades de inscrição. O participante poderá se inscrever da seguinte maneira:
Inscrição Completa - dias 24 e 25 de agosto
Inscrição 24/08 - somente dia 24 de agosto
Inscrição 25/08 - somente dia 25 de agosto
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Público-alvo:
- Registrados no CREF2/RS (profissional ou empresa) em dia com suas obrigações estatutárias
- Estudantes de Educação Física com comprovação de matrícula

Vagas disponíveis:
- 200 vagas por dia

Certificação:
Inscrição Completa (dias 24 e 25 de agosto) - 10 horas
Inscrição 24/08 (somente dia 24 de agosto) - 3 horas
Inscrição 25/08 (somente dia 25 de agosto) - 7 horas

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



ACSAM realiza seminário de Taekwondo em Sobradinho
25/07/2018
Fonte: ACSAM

No sábado, dia 21, a Associação Centro Serra de Artes Marciais (ACSAM) realizou no município de Sobradinho o I seminário formativo do projeto Taekwondo ACSAM – Ênfase ao Esporte Educacional, evento que contou com a presença de todos os associados da entidade. As atividades teóricas iniciaram pela manhã, no auditório do Polo Regional de Educação, e na abertura do evento esteve presente o presidente do Conselho Municipal de Desportos, Lisomar Morais Dias, e representando o Colégio Tiradentes de Santa Maria, compareceu o aluno Lincoln Pontel Dalberto.

Conforme o professor Jerônimo Jesus Dalberto (CREF 18150-P/RS), coordenador do evento, o seminário desenvolveu as atividades práticas com etapas de exercícios físicos, táticos e lutas. Ao final do I seminário formativo, todos foram agraciados com medalhas e certificados de participação. Devido ao êxito do evento, futuramente deverão ocorrer novas edições. Esta edição contou com o apoio institucional do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS), Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho e do Conselho Municipal de Desporto (CMD).

Taekwondo



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2018
03/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 1º de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2018. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu Destaque podem votar profissionais com registro ativo, regular e em dia. Será permitido apenas um voto em cada categoria, sendo necessário preencher o nome e número de registro do profissional em que se está votando. No momento de votar, será obrigatório preencher o campo da justificativa com o motivo da indicação. As Pessoas Jurídicas não poderão indicar concorrentes e a categoria “Sociedade” será escolhida pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

CATEGORIAS

Pessoa Física
Mérito da Educação Física (profissional considerado mérito por seu trabalho dedicado a Educação Física ao longo dos anos, se tornando referência no assunto)
Profissional do Ano (profissional destaque no ano anterior a premiação)
Profissional de Academia
Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Profissional de Escola
Profissional de Esporte Radical e de Aventura
Profissional de Lutas
Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Profissional de Recreação
Profissional de Corrida de Rua
Profissional Técnico Desportivo
Profissional da Saúde

Pessoa Jurídica
Academia
Clube ou sociedade

Sociedade
Personalidade do Ano
Veículo de Comunicação

Troféu Destaque 2018



Frente em Defesa do CETE articula manifestações no local
23/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) participou no último dia 19 da reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação, realizada no salão Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro foi presidido pela vereadora Sofia Cavedon e contou com as presenças de Edgar Meurer, ex-secretário Municipal de Esportes, ex-diretor do CETE e ex-conselheiro do CREF2/RS e do CONFEF, professores da ESEFID/UFRGS, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, professores e profissionais de Educação Física, treinadores e atletas de confederações dos mais variados esportes além de representantes da Associação de Moradores do Bairro Menino Deus. A pauta do encontro foi a intenção do governo estadual em transformar o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), no bairro Menino Deus, na nova sede do Corpo de Bombeiros.

A vereadora chegou na reunião vinda de uma audiência com o promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público Estadual (MP), Cláudio Ari Pinheiro de Mello, e representação de diversas Federações, dos Moradores, da Universidade Federal/ UFRGS que tratou da transferência. O promotor explicou que os participantes expuseram as inconformidades com a proposta do Estado e solicitaram a intervenção do Ministério Público. “Tomei a decisão para investigar os pontos já salientados. Na semana que vem, na quarta-feira, faremos uma visita para que as entidades nos mostrem a sua visão sobre o local. Eu conheço bem o CETE, mas eles entendem o desenho do projeto estabelecido pelo governo e do que poderia ser afetado no espaço”, disse.

Outro ponto observado por Mello é o impacto para a rua Gonçalves Dias. “A avaliação do impacto urbanístico, feita por especialistas, e nós temos na promotoria esses profissionais, assim como a prefeitura deve ter também, vai ser fundamental. Vamos acompanhar o estudo feito por eles”, afirmou.

Já na reunião da Frente Parlamentar, a vereadora afirmou que o promotor de Justiça visitará o CETE no dia 25, no final da tarde, momento de maior atividade esportiva do Centro. O promotor ficará analisando as instalações, o entorno e a as práticas físicas por cerca de 1h30min. O ex-secretário Meurer convocará o ex-deputado Vieira da Cunha e agora promotor do Estado para acompanhar a visita.

Lauro Aguiar explicou que a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, que acompanha os grupos de corrida de rua em Porto Alegre, iniciou em uma época que este esporte estava tomando conta dos parques e praças. A partir deste momento se organizou todo este movimento, e se criou o Dia da Corrida de Rua. Em defesa do CETE, se desenvolveu um evento para que todos os grupos de corrida de rua participem, marcando presença, junto com a SOGIPA e a Federação Gaúcha de Judô e demais federações e atletas que se juntarem ao movimento.

Conforme Sofia, nas manifestações ficou caracterizado, pelos diversos segmentos, a especificidade e singularidade do CETE, que vai da inclusão à excelência em 21 modalidades de esportes e lutas. "São 1600 jovens, crianças, adolescentes que praticam, diariamente, aulas de esporte no local. Além disso, todos os praticantes espontâneos chegam de três a quatro mil por dia", destaca a vereadora. O Centro também foi o berço de atletas gaúchos renomados, como a ginasta Daiane do Santos, o judoca João Derly, os jogadores de vôlei Paulão e Renan, dentre tantos outros.

Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação



Profissional registrado lança livro sobre motivação
08/02/2018
Fonte: CREF2/RS

Instrutor de kickboxing e presidente da Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil, Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS) está lançando mais um livro, desta vez sobre motivação. A obra, chamada “Pensando com Excelência”, está à venda pela Internet e pode ser encontrada na página www.cnkfb.com.br.

“Neste livro, procuro transmitir pensamentos inteligentes para quem quer viver em paz e entender como agir em situações angustiantes. As atitudes positivas provocam mudanças”, escreveu o autor na contracapa. Introdutor do kickboxing no Estado, Costa é faixa preta pela Federação Gaúcha de Kickboxing e também realiza diversos eventos associados às lutas na região sul do Estado. Os seus dois livros anteriores se chamam “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência” e "Bukeikoryu Karatê de Combate".

Livros



ACSAM realiza IV Encontro de Integração de Artes Marciais
20/10/2017
Fonte: ACSSAM

No sábado, dia 14, a Associação Centro Serra de Artes Marciais (ACSAM) promoveu o IV Encontro de Integração de Artes Marciais no ginásio Castelão, no município Sobradinho, que contou com a participação do grão-mestre Roberto Nochang Carneiro, fundador do Estilo Asamco. O evento desenvolveu várias atividades no 5º exame de faixa colorida da ACSAM, além do lançamento do projeto institucional “Taekwondo ACSAM – Ênfase ao Esporte Educacional – Edição 2017-18”. No exame de faixas, 20 alunos foram submetidos e aprovados às novas graduações do currículo esportivo, na modalidade Taekwondo, e do currículo tradicional, na modalidade Asamco Tang Soo Do.

O professor Jerônimo Jesus Dalberto, coordenador do evento, destacou as homenagens entregues durante o IV encontro tiveram o objetivo de socializar e valorizar os esforços dos alunos, bem como reconhecer os incentivadores da entidade sobradinhense. Os alunos destaques foram João Vitor Dassi Lipke e João Augusto Maraschim Weber. O grão-mestre Nochang recebeu moção de reconhecimento conferido pela Câmara de Vereadores de Sobradinho pelo trabalho em favor das artes marciais e da ACSAM.

Lutas



Profissionais de Educação Física são homenageados na Câmara dos Deputados
12/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Celebrado em 1º de setembro, o Dia do Profissional de Educação Física foi lembrado neste dia 5, na Câmara dos Deputados, em uma sessão solene proposta pelos deputados Laura Carneiro (PMDB-RJ) e Evandro Roman (PSD-PR). O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Jorge Steinhilber (CREF 0000002-G/RJ), da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 01910-G/RS) e de seu vice-presidente, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), do CREF9/PR Antonio Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR), do CREF7/DF Patrick Novaes Aguiar (CREF 003132-G/DF) e do presidente da Associação Brasileira de Academias, Gustavo Borges. A sessão contou com a presença de 238 deputados.

Em sua fala, a deputada Laura Carneiro destacou a importância da atividade física na promoção da saúde e no bem-estar. “Hoje, existe uma maior consciência dos efeitos diretos da atividade física sobre o corpo e a mente, em todas as pessoas e em todas as idades”, disse.

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson explicou que o melhor caminho para ex-atletas que queiram tornar-se treinadores é cursar a faculdade de Educação Física, aliando sua experiência prática com a formação acadêmica. "É importante que as pessoas saibam que nós não queremos desmobilizar este conhecimento prático. Eu mesma comecei como atleta esgrimista para depois completar minha formação com estudos teóricos", explica. Carmen disse os indicativos de quantidade, modalidade e idade para se aplicar nos exercícios são prerrogativas do profissional de Educação Física. "O exercício só proporcionará saúde e bem-estar se contar com uma boa orientação, responsabilidade do profissional de Educação Física.

O deputado Evandro Roman lembrou que a Lei nº 9.696/98 regulamentou no País o trabalho do Profissional de Educação Física: "É o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável por meio da capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas”, afirmou.

O presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, agradeceu aos deputados que propuseram a sessão solene e agradeceu o Senador Nelson Carneiro, pai da deputada Laura Carneiro, pelas lutas em defesa da categoria. “Ele ajudou não apenas os profissionais do Rio de janeiro, mas de todo Brasil, que vivem de maneira mais digna e podem se aposentar nessa profissão. Alguém disse que o preço da democracia é a eterna vigilância, essa expressão nunca foi tão atual. Somos a bola da vez, representamos uma profissão que criou líderes e nem sempre líderes são bem vindos à mesa. Mas devemos comemorar, principalmente, o reconhecimento da sociedade, a quem dedicamos nosso trabalho para assegurar mais qualidade de vida e saúde”, afirmou o professor Branco.

Dia do Profissional de Educação Física



Encerram nesta terça-feira as indicações para o Troféu Destaque 2017
30/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até a próxima terça-feira, dia 4 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos que estão em dia com as suas obrigações estatutárias podem fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.

Trofeu Destaque



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2017
06/06/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 4 de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2017. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Com o objetivo de valorizar os profissionais e os estabelecimentos que zelam pelo prestígio da Educação Física, o Troféu Destaque 2017 possui 15 categorias abertas à votação. Todos os profissionais registrados e que estejam em dia com as suas obrigações estatutárias estão aptos a fazer as suas indicações e também a concorrer a um dos prêmios. Outros dois troféus – Personalidade do Ano e Veiculo de Comunicação – terão os seus vencedores escolhidos diretamente pela Plenária. As categorias são:

– Mérito da Educação Física
– Profissional do Ano
– Profissional de Academia
– Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
– Profissional com Atuação em Projetos Sociais
– Profissional de Escola
– Profissional de Esporte Radical e de Aventura
– Profissional de Lutas
– Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
– Profissional de Recreação
– Profissional de Corrida de Rua
– Profissional Técnico Desportivo
– Profissional da Saúde
– Academia
– Clube ou Sociedade

As indicações feitas pelos profissionais resultarão numa lista com três finalistas para cada uma das categorias. Os nomes mais votados serão revelados aqui no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União. Clique aqui para participar.

Trofeu Destaque



Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física reúne representantes de 30 instituições de ensino
29/05/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizou, nos dias 26 e 27 de maio, o VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do Rio Grande do Sul. O evento, que ocorreu pela primeira vez na FADERGS, em Porto Alegre, reuniu cerca de 30 representantes de instituições de ensino de todo o Estado, para debater assuntos relacionados ao estágio e à fiscalização, bem como ao empreendedorismo e à educação a distância.

A abertura do evento, que contou com a presença do presidente do CONFEF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), foi feita pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS). A sua fala, além de destacar o trabalho feito pelo Sistema CONFEF/CREFs visando o fortalecimento da profissão, que atualmente conta com 500 mil registrados em todo o país, foi complementada por Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional. “O Fórum, que surgiu com a demanda de debater assuntos importantes para o dia a dia das faculdades, chega ao seu sétimo ano, com um histórico de grandes discussões, sobre temas como políticas públicas, tecnologia e saúde mental, entre outros mais”, comentou.

Já Steinhilber aproveitou a sua saudação inicial também para destacar o número significativo de coordenadores presentes no Fórum. “Isto mostra que o nosso ensino está nas mãos de pessoas preocupadas em discutir o futuro dos profissionais que estão sendo formados pelas faculdades. O Conselho, atuando politicamente, enfrenta os mesmos desafios dos professores, que é solidificar a Educação Física em todos os seus âmbitos”.

Palestras e debates

A primeira apresentação foi feita pela assessora jurídica do CREF2/RS Cristiane Costa e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS). Elas explicaram o funcionamento do procedimento de fiscalização, do momento da visita aos trâmites jurídicos finais, e como a lei de estágio é inserida neste contexto. “O Conselho só verifica se há o termo de estágio assinado e já tivemos casos em que a pessoa autuada colocou a culpa na Universidade por estar fora da sua área. Eles alegaram que não tiveram a informação sobre a divisão entre a Licenciatura e o Bacharelado e que sempre tiveram autorização para fazer estágio fora do seu curso”, relatou a dupla.

O assunto, complementado por tópicos relacionados à responsabilidade técnica de academias e à disputas judiciais que o Sistema CONFEF/CREFs enfrenta atualmente quanto às lutas, ao futebol e à dança, teve prosseguimento com a palestra de Steinhilber. O Presidente do CONFEF numerou as parcerias que existem entre as instituições de ensino e os Conselhos Profissionais e apresentou um breve panorama da Educação Física e da sua evolução enquanto curso superior. “Os professores universitários precisam, mais do que nunca, auxiliar os acadêmicos para que eles criem uma identidade profissional desde o primeiro semestre”, analisou.

O segundo dia de evento, no sábado pela manhã, teve início com a palestra de Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS), que trouxe para discussão o empreendedorismo na Educação Física. Com larga experiência na área, ele destacou que muitos egressos do curso de Educação Física têm o perfil empreendedor e que, por causa disto, as faculdades deveriam explorar mais este tema em seus currículos. “A maioria das instituições de ensino tem disciplinas de gestão, mas ainda não se dá aula com ênfase no empreendedorismo. As ferramentas necessárias para quem pretende abrir o seu próprio negócio ainda são pouco estudadas nos cursos de Educação Física”.

A última parte do Fórum foi marcada pela mesa redonda “Educação a Distância”, com as presenças de Steinhilber e de Dari Göller (CREF 002469-G/RS), da UNIJUÍ. Neste momento, todos os coordenadores puderam relatar as experiências que vivenciam em suas faculdades e o Presidente do CONFEF ainda pode reforçar o entendimento que a Educação Física não pode ser transformada em um curso totalmente a distância. O “CONFEF, junto ao Conselho Nacional de Saúde, já se movimenta na Câmara de Deputados para barrar esta ideia”, adiantou. “O EAD só pode existir se tiver qualidade, com estágios obrigatórios, material didático bem elaborado e exigências avaliativas. O desafio é fazer com que os alunos estabeleçam uma relação de troca com os outros estudantes e uma identidade profissional, mesmo longe da sala de aula”, complementou Göller.

Fórum de Coordenadores Ensino Superior



I Festival Educacional de Artes Marciais é realizado no último dia 30 em Sobradinho
03/05/2017
Fonte: ACSAM

Neste último final de semana, no dia 30, ocorreu em Sobradinho, no ginásio Castelão, o evento I Festival Educacional de Artes Marciais, com modalidades de Asamco, Hapkido e Taekwondo. Cerca de 100 atletas, instrutores e mestres participaram do torneio promovido pela Associação Centro Serra de Artes Marciais (ACSAM) e coordenado pelo profissional de Educação Física Jerônimo Jesus Dalberto (CREF 018150/RS). O evento contou com o apoio do CREF2/RS.

As competições reuniram agremiações representantes das cidades de Erechim,Erebando, Estância Velha, Ipiranga do Sul, Nova Santa Rita, Ponta Grossa (PR), Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Sobradinho. Também prestigiou o certame o vice-prefeito Armando Mayerhofer, o presidente do Conselho Municipal de Desportos, Lisomar de Moraes Dias, o presidente da Confederação Brasileira de Asamco, grão-mestre Giovane Delavechia e o grão-mestre Roberto Nochang Carneiro, fundador do estilo Asamco, além de outras lideranças locais.

Lutas



CREF2/RS comemora Dia Estadual da Ginástica Laboral com evento na Assembleia Legislativa
23/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, realizou ontem, dia 22, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do estado, o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física na Empresa e o Trabalho Seguro”. O objetivo foi divulgar e consolidar a atuação do profissional de Educação Física como protagonista nas atividades de prevenção da saúde do trabalhador. A data foi escolhida pois, em 22 de novembro de 1978, foi formalizado o primeiro contrato de Ginástica Laboral no Brasil, firmado pelo SESI/RS e a faculdade de Educação Física da FEEVALE, sendo posteriormente transformada em Dia Estadual da Ginástica Laboral pela Lei 14.418, de autoria do Deputado Estadual Adilson Troca.

O evento foi marcado pelo lançamento do livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física”, escrito por especialistas ligados ao Sistema CONFEF/CREFs, e também pela entrega do Prêmio de Reconhecimento à Prestação de Serviço de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa à SER – SAÚDE, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO, empresa que atua desde 1990 no mercado. A premiação foi recebida pelo sócio da SER, Marco Aurélio Scharcow (CREF 002463-G/RS). Ao final do evento, foi realizada a palestra “A atuação do profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador”, ministrada Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), conselheiro do CREF9/PR e autor de diversos livros sobre o tema.

Segundo o vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o livro Ginástica Laboral: Prerrogativa do profissional de Educação Física” foi escrito por cinco conselhos e coordenado pelo presidente do CREF9/PR Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR) e membros e profissionais da Câmara Técnica do SESI. “E também é resultado de muitas parcerias que fizemos, como o Procom, MP, Polícia Civil e agora, fechando com chave de ouro, com o Tribunal Regional de Trabalho da 4ª Região, onde tive a felicidade de conhecer desembargador Raul Sanvicente, e ele falou uma coisa certa: a Ginástica Laboral é apenas uma ferramenta para entrarmos na empresa, existem outros programas de atividade física que podem ser utilizados”. Para tanto, completou Lauro, “este livro que estamos lançando vai mostrar os parâmetros para implantar um programa de Ginástica Laboral”.

Adriano Soares da Silva, analista da Gerência de Produção do SESI, explicou que existe um trabalho árduo para que os ambientes de trabalho sejam saudáveis. “E a Ginástica Laboral é um dos serviços que nós oferecemos. Hoje não vemos o profissional de Educação Física apenas para alongar e reforçar a musculatura. Nós cremos que ele é o promotor de saúde dentro do ambiente de trabalho, pois é a pessoa com conhecimentos para educar ou reeducar o trabalhador na atividade física”, avaliou. Silva disse que SESI trabalha de forma articulada, com o profissional de Educação Física atuando junto a fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, sempre pensando na melhor estratégia apara atender as empresas.

O desembargador do TRT4, Raul Sanvicente, gestor do programa Trabalho Seguro, instituído pelo Tribunal Superior do Trabalho, afirma que o programa representa uma face diferente do que é o dia a dia do Judiciário Trabalhista, onde o juiz aguarda as demandas e julga, devolvendo para a sociedade uma sentença. “Este programa seria como se o juiz saísse do gabinete e fosse conviver com a sociedade pró-ativamente para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção”, avalia. O desembargador afirmou que o Tribunal humildemente se junta e reconhece todas estas iniciativas em prol de hábitos saudáveis, “pois sabemos que há muitos anos profissionais de Educação Física se dedicam ao assunto”.

Esse programa, continua Sanvicente, “funciona através de parcerias com várias instituições, e é muito enriquecedor estender esta parceria ao CREF2/RS”. O desembargador explicou que busca nesta interação com a sociedade a efetividade do programa, pois o Tribunal sempre ressalta que não adianta apenas formalidade. "Penso que com a parceria com o CREf2/RS, que deve se dar em março, após os trâmites burocráticos, vamos conhecer melhor a Ginástica Laboral, podendo levar esclarecimentos aos juízes e aos servidores em relação a esta atividade.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), ressaltou a trajetória de lutas que o Conselho vem desenvolvendo ao longo do tempo, mobilizando inclusive o CONFEF para expandir a ideia. "Com isto, organizamos este livro, que pode parecer, em uma passada rápida, algo simbólico, mas tem um peso muito significativo, pois nos abre espaço de representatividade da Ginástica Laboral em nível federal". Carmen explicou que a Ginástica Laboral é encargo do profissional de Educação Física e tem como objetivo a prevenção de doenças, sendo a forma mais efetiva e barata de investimento na saúde. "Pesquisas mostram que toda pessoa sedentária tem 100% de chances de ter problemas cardíacos. Se ela fizer atividade física regularmente baixa esta probabilidade para 66%. Está na hora de investirmos na atividade física e desafogarmos os hospitais brasileiros”.

A Atuação do Profissional de Educação Física na promoção da saúde do trabalhador

O Conselheiro do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) afirmou em sua palestra que, depois da folha de pagamento, o segundo maior custo das empresas atualmente são com planos de saúde."Ou seja, a sinistralidade é cada vez maior, com as pessoas recorrendo em massa aos planos de saúde, fazendo exames mais complexos e com isto tem onerado tanto as operadoras quantos as empresas que têm que pagar por estes custos".

Rony afirmou que uma pergunta intrigante e recorrente nas pesquisas sobre saúde é "por que você não faz atividade física regularmente?". A resposta invariavelmente é falta de tempo. "O que seria compreensível, se as pessoas não afirmassem nestas mesmas pesquisas que assistem TV em média de 12 a 14 horas por semana", explica Rony, alertando que são recomendados 150 minutos de atividade física por semana.

"Será que a culpa é do progresso?", questiona Rony. "Se formos pensar nas três revoluções industriais, podemos constatar houve mudanças significativas na vida das pessoas. Hoje vivemos a quarta Revolução Industrial, que traz a realidade virtual. Isto trará efeitos para nossas vidas, tanto é que o Fórum de Davos já incluiu qualidade de vida em seus debates".

O conselheiro afirma que a Ginástica Laboral tem um papel muito importante no atual momento histórico, e que o desafio é aprender a ensinar os trabalhadores a serem fisicamente mais ativos. "Temos que unir esforços distintos em uma estratégia integrada de promoção de saúde", ressalta, lembrando que já em 2005, a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Bangkok, afirmava que o setor privado tem a responsabilidade de assegurar a saúde dos seus empregados, suas famílias e comunidades.

Rony ponderou que os profissionais de Educação Física tem que ser um pouco mais sedutores no marketing social. "Transformando a atividade física não em obrigação, mas sim em um desejo. Para isto, é necessário utilizar cinco pilares: engajamento dos líderes, criar pertencimento, ética e buscar as ações que têm trazido melhores resultados e sustentabilidade", definiu.

Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



Troféu Destaque homenageia os melhores profissionais do ano
02/09/2016
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou ontem, no Grêmio Náutico União, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque. O prêmio, que chegou ao seu quinto ano consecutivo, homenageou aqueles que mais se destacaram ao longo de 2016, em 15 categorias diferentes. As empresas que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a tradição do Troféu Destaque, já reconhecido entre os profissionais como o “Oscar da Educação Física gaúcha”. A forma de escolha dos vencedores, pela primeira vez com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada como outro ponto positivo. “Queremos que todos participem, não só do Troféu Destaque, mas do dia a dia do Conselho. Hoje estamos aqui para premiar os nossos colegas, mas sempre de portas abertas para recebê-los”.

Confira os ganhadores:

Academia:

Fórmula RS Fitness Center (CREF 002499-PJ/RS)
É uma empresa do grupo internacional Bodytech Company e chegou a Porto Alegre em 2014. Localizada no Shopping Praia ade Belas, possui duas grandes salas para atividades coletivas, relacionadas à musculação e ao condicionamento físico, e um espaço de indoor cycle. Oferece uma grande variedade de modalidades, como pilates, alongamento e zumba.

Clube ou sociedade:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Foi fundado em dezembro de 1912, em Caxias do Sul. Com uma grande estrutura, que conta com academia, piscinas, sauna e modalidades esportivas, como basquete, futsal, handebol e vôlei, o clube tem mais de 16 mil associados e diversas outras opções de atividades sociais, de lazer e de diversão.

Mérito da Educação Física:

Adroaldo Cézar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Doutor em Treinamento Desportivo pela UERJ e em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, atualmente é professor titular da UFRGS, das disciplinas de epistemologia e metodologia da pesquisa. É o criador e o coordenador do Projeto Esporte Brasil, pioneiro observatório permanente de indicadores de crescimento e de desenvolvimento de crianças e de adolescentes esportistas. É ainda autor de diversos livros sobre Educação Física, esportes e metodologia da pesquisa.

Profissional do ano:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Kiko é faixa preta e técnico de judô da Sogipa. Chegou no clube em 1984, foi três vezes campeão gaúcho como atleta e em 1986 começou a atuar como auxiliar técnico da equipe de judô. Foi treinador dos campeões mundiais e medalhistas olímpicos João Derly, Tiago Camilo, Mayra Aguiar, Felipe Kitadai e Maria Portela.

Profissional de academia:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFRGS e especialista em Medicina Esportiva e Saúde Escolar pela PUCRS, é sócio-diretor do Centro Físico Acqualità e membro da comissão científica da Aquatic Exercise Association. É também autor dos livros “AICHI – Técnica de Relaxamento Aquático” e “Natação para Bebês, Infantil e Iniciação: Uma Estimulação para a Vida”.

Profissional de atividade física na empresa e Ginástica Laboral:

Vinicius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Especialista em Ginástica Laboral e Qualidade de Vida pela UNIGRANRIO, é também especialista em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, pela UFRGS. É sócio-proprietário da empresa Esportes em Ação – Programas de Promoção da Saúde e diretor da empresa Valorize Projetos e Consultoria Esportiva. Possui experiência de mais de dez anos em consultoria, assessoria e treinamento em diversas empresas do Rio Grande do Sul.

Profissional com atuação em projetos sociais:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Pós-graduado em psicomotricidade escolar e faixa preta de judô, iniciou no esporte em 1999. Já passou pelos Departamentos de Judô do Sport Club Internacional, do Grêmio Náutico União e atualmente é auxiliar técnico das equipes de base da Sogipa e da Federação Gaúcha de Judô. É também professor do projeto Geração Futuro/Educandário, que oferece oficinas de judô para jovens e adolescentes que vivem em comunidades de risco na zona norte de Porto Alegre.

Profissional de escola:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Atua com a Educação Física escolar desde 1981. Com mais de 30 anos de experiência na área, atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros, em Porto Alegre. Em 2004, iniciou o Projeto Jovens Talentos, cujas equipes escolares de handebol masculino já conquistaram diversos títulos nas categorias mirim, infantil e juvenil. Também é especialista em autismo e pós-graduada em Ginástica de Academia.

Profissional de esporte radical e de aventura:

Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)
Escoteiro, monitor de rapel e de escalada, foi diretor técnico da Associação Caxiense de Montanhismo, de 2009 a 2011. Atuou também como árbitro do Campeonato Gaúcho de Escalada, e foi o criador do blog Montanhismo, Escalada e Educação Física, pioneiro no Rio Grande do Sul. Com experiência de 24 anos no montanhismo e na escalada, atualmente trabalha com escalada esportiva, escalada recreativa, preparação física e com assessoria de expedições em alta montanha.

Profissional de lutas:

Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
Faixa preta de judô e praticante da modalidade desde 1980, foi competidor de luta olímpica e integrante da Seleção Gaúcha, que conquistou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de 1987. Já participou da Comissão de Educação da Federação Gaúcha de Judô e é professor da disciplina de lutas, na PUCRS, desde 2000. Atua também rede municipal de Porto Alegre, onde desenvolve um projeto de judô e Educação.

Profissional de paradesporto e atividade adaptada:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Pós-graduada em Metodologia do Ensino dos Esportes, pela UFRGS; e em Psicomotricidade, pela PUCRS; Ana Paula Vieira Malanovicz atua na Escola Estadual Especial Recanto da Alegria, que atende alunos com deficiência intelectual. É idealizadora do Projeto Esporte+, o qual já revelou campeões paralímpicos de atletismo e de natação, e tem habilitação de nível II como técnica de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

Profissional da saúde:

Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)
Possui graduação em Medicina e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da ULBRA e da pós-graduação da Universidade Corporativa Mãe de Deus. Atua como médico e fisiologista do Sport Club Internacional, desde 1994, e também da Seleção Brasileira, com ênfase em Medicina do Esporte, avaliação funcional e controle de treinamento.

Profissional técnico desportivo:

Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)
É professor aposentado da Rede Pública Estadual e técnico de basquete desde 1979. Foi por 17 vezes treinador das seleções de base do Rio Grande do Sul em Campeonatos Brasileiros de Basquete e campeão sul-americano de basquete nas categorias sub-14 e sub-17. Possui diversos títulos nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul comandando o time das escolas estaduais Prudente de Morais, General Osório e Ildefonso Simões Lopes, todas do município de Osório, e representou o Rio Grande do Sul nos em algumas edições dos Jogos Brasileiros da Juventude.

Personalidade do ano:

Carlos Alberto Oliveira Garcia (CREF 000002-G/RS)
Autor de leis que beneficiaram a Educação Física, Professor Garcia foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre e conselheiro federal do CONFEF. Como profissional de Educação Física, foi treinador de atletismo e técnico da equipe brasileira de atletismo no Mundial de Saint-Ettienne, na França, em 1977. A obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias de Porto Alegre, a criação da Semana de Educação Física e a exigência do curso de Licenciatura para professores de Educação Física das séries iniciais da rede municipal de ensino foram algumas das suas principais conquistas na política.

Veículo de comunicação:

Plano de Jogo
Exibido pela TVE de segunda a sexta-feira, o Plano de Jogo tem como foco o esporte e as diversas modalidades praticadas em todo o Rio Grande do Sul. O programa mostra as competições e as atividades esportivas como forma de educação, inclusão social e meio para manter a saúde. As matérias veiculadas no Plano de Jogo são produzidas pela TVE e pela rede de 25 emissoras parceiras do interior, assim como pelas entidades esportivas e atletas, que enviam imagens e notícias.

Troféu Destaque 2016



Profissional registrado lança livro sobre lutas e filosofia
22/08/2016
Fonte: CREF2/RS

Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS), instrutor de kickboxing e presidente da Confederação Brasileira de Kickboxing e Full Contact do Brasil, acaba de lançar mais um livro, chamado “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência”. A obra está à venda pela Internet e pode ser encontrada na página www.cnkfb.com.br.

Introdutor do kickboxing no Estado, Costa é faixa preta pela Federação Gaúcha de Kick Boxing e também realiza diversos eventos associados às lutas na região sul do Estado. No ano passado, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Marciais e Filosofia e tem ministrado, desde então, palestras sobre a filosofia da artes marciais e reflexões sobre a vida. “Conceitos de um Grão Mestre de Artes Marciais: Pensamentos, Filosofia e Vivência” custa R$ 50 (já com taxas de postagem inclusas).

Livros



CREF2/RS revela finalistas do Troféu Destaque 2016
16/08/2016
Fonte: CREF2/RS em Revista

O CREF2/RS divulgou, na tarde desta terça-feira, dia 16 de agosto, os finalistas do Troféu Destaque 2016. O prêmio, criado pelo Conselho para marcar o Dia do Profissional de Educação Física, terá a sua cerimônia de entrega no dia 1º de setembro, no Grêmio Náutico União.

Divididos em 13 categorias, os finalistas foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam participar de uma votação aberta no site do Conselho, e pela Plenária. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, tiveram os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os ganhadores serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro. Confira:

ACADEMIA:

Profisico Academia LTDA – ME (CREF 002326-PJ/RS)
Fórmula RS Fitness Center – Academia de Ginástica (CREF 002499-PJ/RS)
Associação Garra de Tigre de Artes Marciais – AGTAM (CREF 001239-PJ/RS)

CLUBE OU SOCIEDADE:

Recreio da Juventude (CREF 000515-PJ/RS)
Lindóia Tênis Clube (CREF 000160-PJ/RS)
Avenida Tênis Clube (CREF 001437-PJ/RS)

MÉRITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:

Suzana Davila da Costa (CREF 000441-G/RS)
Adroaldo Cezar Araújo Gaya (CREF 002280-G/RS)
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)

PROFISSIONAL DO ANO:

Antônio Carlos de Oliveira Pereira (CREF 003345-G/RS)
Rafael Siqueira Oliveira (CREF 004193-G/RS)
Fábio Gerhard (CREF 009128-G/RS)

PROFISSIONAL DE ACADEMIA:

Paulo André Poli de Figueiredo (CREF 000340-G/RS)
Luciano Monteiro Barakat (CREF 002307-G/RS)
Daiane Moreira Mendonça Sena (CREF 014852-G/RS)

PROFISSIONAL DE ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA E GINÁSTICA LABORAL:

Tony Izaguirre Pereira (CREF 002462-G/RS)
Vinícius da Silva Alves (CREF 008089-G/RS)
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)

PROFISSIONAL COM ATUAÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS:

Felipe Rosa de Quadros (CREF 020906-G/RS)
Elizabeth Cristina Fernandes (CREF 022074-G/RS)
Nádia Trevizan (CREF 005218-G/RS)

PROFISSIONAL DE ESCOLA:

Virgínia Rolim Wolffenbuttel (CREF 000055-G/RS)
Fabiano Baldissera (CREF 006473-G/RS)
Leandro Adami Gregoletto (CREF 008755-G/RS)

PROFISSIONAL DE ESPORTE RADICAL E DE AVENTURA:

Rodrigo Cavasini (CREF 008195-G/RS)
Rosemeri Müller (CREF 005231-G/RS)
Thomas Schulze (CREF 013024-G/RS)

PROFISSIONAL DE LUTAS:

Leandro Borges Faria da Costa (CREF 004025-P/RS)
Ricardo Reuter Pereira (CREF 002715-G/RS)
José Valter Corrêa de Lima (CREF 018456-G/RS)

PROFISSIONAL DE PARADESPORTO E ATIVIDADE ADAPTADA:

Ana Paula Vieira Malanovicz (CREF 005885-G/RS)
Eduardo de Vasconcelos Nunes (CREF 002764-G/RS)
Renata Ramos Goulart (CREF 004568-G/RS)

PROFISSIONAL DA SAÚDE:

Ricardo Rodrigo Rech (CREF 006574-G/RS)
Alexandre Ramos Lazzarotto (CREF 002537-G/RS)
Luiz Antônio Barcellos Crescente (CREF 011597-G/RS)

PROFISSIONAL TÉCNICO DESPORTIVO:

Roger Machado Marques (CREF 018953-G/RS)
Bruno Mastrascusa Rodrigues (CREF 010748-G/RS)
Celso Gomes da Silva (CREF 002893-G/RS)

Troféu Destaque 2016



Já está aberta a votação para as indicações ao Troféu Destaque 2016
20/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A votação para a escolha do tradicional Troféu Destaque já está aberta, e os profissionais e as empresas terão até o dia 25 julho para indicar aqueles que se destacaram na profissão durante 2016. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações estatutárias podem votar. Os vencedores dos grupos serão escolhidos pela Plenária do CREF2/RS, a partir da indicação dos concorrentes feita pelos profissionais. Consulte o regulamento e indique o concorrente da sua preferência aqui.

A premiação Troféu Destaque, realizada pelo Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul desde 2011, tem como objetivo apoiar e valorizar os Profissionais e estabelecimentos registrados no Conselho, zelando pelo prestígio e bom conceito da profissão de Educação Física e dos que a exercem, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado oficialmente em 1º de setembro.

Categorias
Serão premiados os destaques dos grupos Pessoa Física e Pessoa Jurídica, de acordo com as seguintes categorias:
- Pessoa Física
- Mérito da Educação Física
- Profissional do Ano
- Profissional de Academia
- Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
- Profissional com Atuação em Projetos Sociais - Profissional de Escola­
- Profissional de Esporte Radical e de Aventura
- Profissional de Lutas
- Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
- ­Profissional de Recreação
­- Profissional da Saúde
­- Profissional Técnico Desportivo

Pessoa Jurídica
­ - Academia
­ - Clube ou sociedade

Troféu Destaque



CREF2/RS discute projetos com deputado federal João Derly
20/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), visitou na última sexta-feira (17) o deputado federal e ex-campeão mundial de judô João Derly em seu escritório de Porto Alegre. Durante a reunião, Carmen explicou ao parlamentar que o Conselho está se aproximando dos legisladores gaúchos no intuito de amplificar as lutas dos 30 mil registrados no estado, aos quais se somam cerca de 400 mil profissionais de Educação Física brasileiros.

Derly disse fazer parte da Frente Parlamentar da Educação Física na Câmara Federal. "Neste momento, estamos discutindo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e sempre que tenho oportunidade de falar com o pessoal da Educação Física reafirmo a importância de unirmos forças e aumentarmos nossa representatividade. Na verdade, temos pouca união, pois verificamos poucos professores e ex-atletas valorizados em secretarias, o que culmina na falta da obrigatoriedade do profissional de Educação Física nas séries iniciais", avaliou Derly.

Carmen demonstrou preocupação ao deputado quanto o andamento do PLS 552/2013, que amplia as possibilidades de atuação como técnicos esportivos a atletas ou ex-atletas da modalidade em que pretendam atuar, desde que comprovem no mínimo cinco anos de atividade, e revoga a Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, que trata apenas do exercício da profissão de treinador de futebol. Derly afirmou que já havia discutido esta questão com o presidente do CONFEF. “O treinador de rendimento pode ser aberto e os próprios CREFs poderiam intermediar e gerirem esta relação. Na questão da formação, quando se trabalha inclusive com crianças, é imperativo o registro", declarou o deputado.

Também foi debatida a proposta de extinção do bacharelado feita pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Carmen explicitou que com a criação do bacharelado houve a integração com as áreas de saúde, o que proporcionou a abertura de vagas de trabalho nos NASFs, hospitais e clínicas. “Se fores a qualquer faculdade de Educação Física, verás que o aluno do bacharelado está satisfeito com o curso escolhido, portanto, este projeto é unilateral e antidemocrático”.

Ao final da reunião, João Derly sugeriu a realização de uma Audiência Pública conjunta com a Frente Parlamentar do Esporte, para discutir leis de interesse dos profissionais de Educação Física, trazendo para o debate professores, profissionais de Educação Física, atletas e ex-atletas.

Legislativo



Técnico de judô do Lindoia Tênis Clube lança livro sobre esportes de combate
07/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Luiz Camilo (CREF 0169419-G/RS), técnico de judô do Lindoia Tênis Clube e medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo em 2003, vai lançar, na quinta-feira, dia 9 de junho, o livro “Esportes de Combate: Ensino na Edução Física Escolar – Volume 2”, que tem a intenção de apresentar uma nova metodologia para o ensino dos esportes de combate nas aulas de Educação Física escolar. A sessão de autógrafos será na Livraria Cultura do Bourbon Country, a partir das 18h. A entrada será gratuita.

O livro “Esportes de Combate: Ensino na Educação Física Escolar – Volume 2” vem para atender uma demanda da maioria dos cursos de Educação Física, que dedicam poucas horas para as disciplinas de lutas e para os conteúdos relacionados à formação destes professores. A parte da obra dedicada ao judô, como enfatiza Camilo, é fruto da sua vivência no esporte e também da sua trajetória acadêmica. “Com minha carreira de atleta e por acompanhar o meu irmão, o judoca Tiago Camilo, a Universidade de Barcelona me convidou para participar de um projeto que resultou neste livro”, adianta.

A obra é um lançamento da Editora CRV e tem o valor médio de R$ 39,90. Mais informações e pedidos podem ser feitos diretamente por este link.

Lançamento do livro “Esportes de Combate: Ensino na Educação Física Escolar – Volume 2”
Data: quinta-feira, dia 9 de junho, às 18h
Local: Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country
Endereço: Av. Túlio de Rose, 80 – Bairro Passo da Areia Informações: (51) 3028-4033

Livros



Professor Garcia tem foto incluída na Galeria de Presidentes da Câmara de Vereadores
06/06/2016
Fonte: CREF2/RS/CMPA

A foto do conselheiro Federal e vereador Professor Garcia foi incluída na Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde da última sexta-feira (3). A cerimônia ocorreu em frente ao Plenário Otávio Rocha e teve a presença de parlamentares, conselheiros do CREF2/RS, familiares, amigos e colegas de Garcia, que presidiu a Câmara no ano de 2104. Em licença médica em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em agosto de 2015, Professor Garcia esteve presente na cerimônia acompanhado da sua esposa, Rosa Maria Rios Garcia.

"A trajetória do meu pai ficará marcada na história de Porto Alegre, já que foram cinco mandatos, totalizando 20 anos como vereador, lutando desde a regulamentação da profissão. Até hoje continua conosco, internamente, em nossas batalhas", afirmou Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), conselheira do CREF2/RS e filha do vereador. Segundo o vice-presidente do Conselho, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o Professor Garcia é um ícone da Educação Física no Rio Grande do Sul, pois esteve à frente das lutas desde a regulamentação da Educação Física e sua atuação se expandiu até a América do Sul, atuando junto no Mercosul. “Ele sempre se fez presente em todas as áreas que envolvem a atividade física”, explicou.

A prefeita em exercício do município, procuradora municipal Cristiane da Costa Nery, destacou o trabalho edificante de Garcia na vereança. “O vereador tem uma importante contribuição em termos de leis. Foi secretário municipal do Meio Ambiente e é de consenso que, de forma exemplar, muito colaborou para cidade e pelo zelo pela coisa publica”, finalizou.

Trajetória

Autor de leis e iniciativas que beneficiam os profissionais e a Educação Física em Porto Alegre, o vereador chegou ao cargo máximo do legislativo municipal após cinco mandatos consecutivos, em 2014. Natural de Porto Alegre, Garcia é graduado em Educação Física pela UFRGS, com especialização em Atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Trabalhou no Sport Club Internacional e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). Também atuou como coordenador do Colégio La Salle Dores e do Colégio São José, além de lecionar na Faculdade de Educação Física do IPA. É professor licenciado do Estado e conselheiro federal do Confef. Em 1977, o parlamentar foi treinador da equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne.

Ao longo de 18 anos de trajetória, Professor Garcia propôs leis como a da obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias esportivas em Porto Alegre; a instituição dos Jogos Municipais da 3º Idade; a criação da Semana de Educação Física; a isenção da taxa de licenciamento ambiental em academias de ginástica e de balé que funcionem até as 22h; a criação da Frente Parlamentar da Educação Física; e a criação das Academias ao Ar Livre.

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Vereador Professor Garcia



CREF2/RS anuncia vencedores dos cursos da Convenção Brasil
01/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 17 e 27 de maio, o CREF2/RS sorteou 45 vagas para 28 cursos da 23ª Convenção Brasil, que será realizada de 9 a 12 de junho no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. Todos os vencedores foram contatados diretamente por e-mail. Confira aqui a lista completa dos ganhadores:

Curso Fitness nº 01: “Personal: Gestão, Hipertrofia e Emagrecimento”
André Ferreira Davila (CREF 014421-G/RS)

Curso Fitness nº 02: “Ritmos Total: Ritmos Populares & Danças Urbanas (Iniciação, Motivação e Inclusão)”
Ana Luiza Volz (CREF 020719-P/RS)
Sheila Machado (CREF 015472-G/RS)

Curso Fitness nº 03: “Jump do A ao Z: Teoria e Muita Prática”
Andersen Ortiz (CREF 012874-G/RS)
Thiago de Sousa Silva (CREF 021526-G/RS)

Curso Fitness nº 04: “Crossfit Total”
Marcelo Ramos Raymundo (CREF 000379-G/RS)

Curso Fitness nº 05: “Treinamento Aplicado para Corrida de Rua”
Guilherme Batista da Silva (CREF 017343-G/RS)
Laisa Bard (CREF 020305-G/RS)
Ênio Gonçalves Júnior (CREF 008128-G/RS)

Curso Fitness nº 06: “Ginástica de Academia”
Rosana Bramraiter Delfim (CREF 014943-G/RS)
Ana Paula Alves Nascimento (CREF 021868-G/RS)
Leroy Becker Monteiro (CREF 023214-G/RS)

Curso Fitness nº 07: “Funcional Board Fitness e Board HIIT”
Moacir Coradi Júnior (CREF 018779-G/RS)
Lelis Larissa Scharb (CREF 019286-G/RS)

Curso Fitness nº 12: “IV Convenção Sul-Brasileira de Treinamento Funcional”
Eduardo Zanotta Gonçalves (CREF 010038-G/RS)

Curso Fitness nº 13: “Musculação: Fisiologia e Técnicas Avançadas de Treinamento para Hipertrofia Muscular”
Marcelo Barnetche Kauer (CREF 002303-G/RS)

Curso Fitness nº 14: “Step para Todos”
Ticiana Nienow (CREF 016179-G/RS)

Curso Fitness nº 15: “Salsa, Merengue, Cumbia, Reggaeton, Samba e Funk para Academias e Grupos de Dança”
Jefferson Braga da Silva (CREF 009856-G/RS)
Marcelo Moletta (CREF 013687-G/RS)

Curso Gestão nº 16: “Coordenação: Líder Eficiente é um Coordenador de Alta Performance”
Henrique Felicetti (CREF 013504-G/RS)

Curso Gestão nº 20: “Elaboração de Projetos Culturais e Esportivos”
Jari dos Santos Filho (CREF 001776-G/RS)
Israel Bravo Vieira (CREF 017318-G/RS)
Thais Chiapinotto dos Santos (CREF 019162-G/RS)

Curso Wellness nº 23: “Treinamento Funcional para a 3ª Idade”
Douglas do Santos (CREF 014173-G/RS)
Pedro Grams (CREF 022495-G/RS)

Curso Wellness nº 24: “Recuperação Músculo Esquelética de Quadril e Coluna Vertebral”
Cairo Lucca Ribeiro (CREF 014098-G/RS)

Curso Wellness nº 25: “Conquistando Gestantes: Treinamento Físico Seguro e Eficaz Durante a Gravidez”
João Carlos Fernandes da Silva (CREF 014097-G/RS)

Curso Wellness nº 26: “Ginástica Laboral e Ergonomia: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho”
Jeverson de Arma (CREF 014091-G/RS)
Rogério Rosinha Bastos (CREF 018634-G/RS)
Ser – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS)
Rafael Seixas dos Santos (CREF 015808-G/RS)
Maurício Iung (CREF 021321-G/RS)

Curso Wellness nº 27: “Recuperação Músculo Esquelético de Joelho e Ombro (CE)”
Karin Goés de Souza (CREF 011918-G/RS)

Curso Wellness nº 28: “Treinamento Board Pilates”
Fabiana Disegna (CREF 011085-G/RS)

Curso Lutas nº 29: “Preparação Física para Atletas de Jiu Jitsu”
Andrius Boldrin (CREF 011731-G/RS)

Curso Lutas nº 30: “Lutas: Princípios Pedagógicos e Científicos da Iniciação e Treinamento”
Alexandre Tristão da Silva (CREF 014496-G/RS)
Júlio César Fiorin (CREF 002453-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 31: “Futebol de Campo: da Iniciação ao Profissional”
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Evair Bonatti (CREF 018216-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 32: “Escola Funcional: Como Aplicar os Exercícios Funcionais na Escola e a Recreação nas Academias”
Cassiane Rossini (CREF 002934-G/RS)
Bruna Kolling (CREF 018666-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 33: “Escolinha de Esportes: da Infância à Adolescência”
Jussara Mesquita da Costa (CREF 009226-G/RS)

Curso Esporte e Lazer nº 34: “Escola + Educação Física = Aprendizagem com Alegria”
Rafael Gambino Teixeira (CREF 009460-G/RS)

Curso Acqua nº 35: “Hidro Total: 70% prática e 30% teórica”
Daniele Gomes de Oliveira (CREF 013701-G/RS)

Curso Acqua nº 36: “Natação: Condicionamento, Saúde e Estética”
Rodrigo de Carli Riboli (CREF 008347-G/RS)

Convenção Brasil



CREF2/RS sorteia 45 vagas para cursos da Convenção Brasil
05/05/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho vai sortear, a partir do dia 17 de maio, 45 vagas para 28 cursos que serão oferecidos na 23ª Convenção Brasil deste ano, entre os dias 9 e 12 de junho, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 - Prédio 81). As inscrições já estão abertas e podem participar todos os profissionais com registro ativo e em dia com suas obrigações estatutárias. Pessoas Jurídicas com Responsável Técnico ativo também estão aptas a concorrer. Clique aqui e confira o regulamento completo.

Para participar, é necessário apenas preencher o formulário disponível neste link e selecionar os cursos de interesse (pode ser mais de um – não há limite no número de inscrições). Os profissionais que forem contemplados com uma das vagas serão automaticamente excluídos dos próximos sorteios. Em www.convencaobrasil.com.br, é possível conferir os dias e os horários de cada atividade.

As inscrições serão encerradas sempre às 12h do dia anterior ao sorteio de cada curso e os sorteios serão realizados durante oito dias, a partir de terça-feira, dia 17 de maio, na sede do CREF2/RS. Confira as datas de sorteio, o número de vagas e os respectivos cursos:

17 de maio:
Curso Fitness nº 01: “Personal: Gestão, Hipertrofia e Emagrecimento” (1 vaga)
Curso Fitness nº 02: “Ritmos Total: Ritmos Populares & Danças Urbanas (Iniciação, Motivação e Inclusão)” (2 vagas)
Curso Fitness nº 03: “Jump do A ao Z: Teoria e Muita Prática” (2 vagas)

18 de maio:
Curso Fitness nº 04: “Crossfit Total” (1 vaga)
Curso Fitness nº 05: “Treinamento Aplicado para Corrida de Rua” (3 vagas)
Curso Fitness nº 06: “Ginástica de Academia” (3 vagas)

19 de maio:
Curso Fitness nº 07: “Funcional Board Fitness e Board HIIT” (2 vagas)
Curso Fitness nº 12: “IV Convenção Sul-Brasileira de Treinamento Funcional” (1 vaga)
Curso Fitness nº 13: “Musculação: Fisiologia e Técnicas Avançadas de Treinamento para Hipertrofia Muscular” (1 vaga)

20 de maio:
Curso Fitness nº 14: “Step para Todos” (1 vaga)
Curso Fitness nº 15: “Salsa, Merengue, Cumbia, Reggaeton, Samba e Funk para Academias e Grupos de Dança” (2 vagas)
Curso Gestão nº 16: “Coordenação: Líder Eficiente é um Coordenador de Alta Performance” (1 vaga)

24 de maio:
Curso Gestão nº 20: “Elaboração de Projetos Culturais e Esportivos” (3 vagas)
Curso Wellness nº 23: “Treinamento Funcional para a 3ª Idade” (2 vagas)
Curso Wellness nº 24: “Recuperação Músculo Esquelética de Quadril e Coluna Vertebral” (1 vaga)
Curso Wellness nº 25: “Conquistando Gestantes: Treinamento Físico Seguro e Eficaz Durante a Gravidez” (1 vaga)

25 de maio:
Curso Wellness nº 26: “Ginástica Laboral e Ergonomia: Promovendo a Qualidade de Vida no Trabalho” (5 vagas)
Curso Wellness nº 27: “Recuperação Músculo Esquelético de Joelho e Ombro (CE)” (1 vaga)
Curso Wellness nº 28: “Treinamento Board Pilates” (1 vaga)

26 de maio: Curso Lutas nº 29: “Preparação Física para Atletas de Jiu Jitsu” (1 vaga)
Curso Lutas nº 30: “Lutas: Princípios Pedagógicos e Científicos da Iniciação e Treinamento” (2 vagas)
Curso Esporte e Lazer nº 31: “Futebol de Campo: da Iniciação ao Profissional” (2 vagas)
Curso Esporte e Lazer nº 32: “Escola Funcional: Como Aplicar os Exercícios Funcionais na Escola e a Recreação nas Academias” (2 vagas)

27 de maio:
Curso Esporte e Lazer nº 33: “Escolinha de Esportes: da Infância À Adolescência” (1 vaga)
Curso Esporte e Lazer nº 34: “Escola + Educação Física = Aprendizagem com Alegria” (1 vaga)
Curso Acqua nº 35: “Hidro Total: 70% prática e 30% teórica” (1 vaga)
Curso Acqua nº 36: “Natação: Condicionamento, Saúde e Estética” (1 vaga)

Convenção Brasil Sorteio



Diretoria e Conselho Fiscal do Fórum-RS tomam posse
30/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Em 23 de março, durante reunião plenária do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), foram empossados os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS).

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), foi eleita a 4ª vice-presidente e também coordenadora da Câmara da Saúde. O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), faz parte do Conselho Fiscal e a conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), participa da Câmara de Defesa da Sociedade.

O presidente do Fórum-RS, Antônio Palácios (CRC-RS), salientou que a união dos conselhos permite que as ações desenvolvidas em prol da sociedade sejam melhor divulgadas. “Temos uma maior repercussão e, para ampliar ainda mais isto, pretendemos abarcar os observatórios sociais para expandir nossa atuação”, explicou. Carmen Masson ressaltou a importância do Fórum-RS nas lutas profissionais. “Através do Fórum-RS podemos nos aproximar do governo e da sociedade com mais efetividade, articulando políticas e contribuindo para a qualidade da administração pública e da democracia”, afirmou.

Diretoria
Presidente: Antônio Palácios (CRC-RS)
1º vice-presidente: Valter Luiz de Lemos (CRA-RS)
2º vice-presidente: Roberto Py Gomes da Silveira (CAU-RS)
3º vice-presidente: Rogério Wolf de Aguiar (CREMERS)
4ª vice-presidente: Carmen Masson (CREF2/RS)
5º vice-presidente: Ricardo Breier (OAB-RS)
Secretaria-geral: Marlene Danesi (CREFONO-RS)
1ª secretaria-geral adjunta: Clarice Luz (CRBio-RS)
2ª secretaria-geral adjunta: Renato Minozzo (CRBM-RS)
3ª secretaria-geral adjunta: Rodrigo Lorenzoni (CRMV-RS)
Conselho Fiscal
Maurício Schüler Nin (CRF-RS)
Rosângela Parmigiani (CRN-RS)
Marco Aurélio Kihs (CRA-RS)
Ana Lice Bernardi (CRN-RS)
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF2/RS)
Coordenadores das Câmaras e Grupos Técnicos:
Câmara da Saúde: Carmen Masson (CREF2/RS)
Câmara de Ensino: Silvia Saucedo (OAB-RS)
Câmara de Defesa da Sociedade: Miriam Teresinha (CREFONO-RS)
Grupo de Agentes Fiscais: Everton Borges (CRF-RS)
Grupo de Assessores de Comunicação Social: Diana Lienert (CRF-RS)
Grupo de Assessores Jurídicos: Angelo Bozzetto (CRC-RS)

Fórum-RS



Profissional registrado no CREF2/RS lança livro sobre kickboxing
22/02/2016
Fonte: CREF2/RS

Leandro da Costa (CREF 004025-P/RS), instrutor de kickboxing e presidente da Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB), acaba de lançar o livro “Kickboxing – Minha Vida Dedicada a Esta Arte”. A obra, além de apresentar um breve histórico sobre a modalidade, desde o seu surgimento no Japão até a sua chegada ao Brasil, tem também alguns capítulos dedicados às variações da luta, aos golpes básicos, à preparação física e ao treinamento de um modo geral.

Além destas questões mais amplas sobre o tema, o livro também conta um pouco sobre a trajetória profissional de Costa, que foi o primeiro mestre de kickboxing formado no Rio Grande do Sul, em meados dos anos 80. A fundação da CNKFB, em 2007, os eventos realizados e as homenagens recebidas também ganham destaque no livro, que possui 116 páginas e uma extensa galeria com fotos históricas de todos estes momentos.

“Kickboxing – Minha Vida Dedicada a Esta Arte” pode ser adquirido pelo e-mail ibkobrasil@hotmail.com. Mais informações pela página www.cnkfb.com.br.

Kickboxing Livro Lutas



Modalidades de luta são destaque na nova edição do CREF2/RS em Revista
19/02/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, a partir da próxima semana, a nova edição do CREF2/RS em Revista. Referente ao primeiro trimestre de 2016, a publicação tem como tema principal as modalidades de luta, uma das áreas polêmicas da Educação Física. Na reportagem de capa, mostramos como a formação superior é importante e como os profissionais que atuam neste segmento, que vem crescendo muito desde a popularização do MMA, podem se destacar.

Além desta matéria, a atual edição do CREF2/RS em Revista conta ainda com o perfil de Francisco Xavier de Vargas Neto (CREF 007683-G/RS), um dos pioneiros do judô no Estado; e reportagens sobre o projeto social comandado pelo professor de judô Willy Schneider (CREF 019121-G/RS), sobre o ringue tecnológico desenvolvido por Roberto Mesquita (CREF 000449-G/RS) e Jonas Gurgel (CREF 008995-G/RS) e sobre o Dia Estadual da Ginástica Laboral, entre outras mais.

O CREF2/RS em Revista tem também uma versão online, que pode ser acessada diretamente por aqui. A publicação pode ser baixada em PDF ou visualizada também em tablets e smartphones pela plataforma Issuu.

Revista Lutas



CMD de Caxias do Sul, CREF2/RS e representantes de lutas reúnem-se na Serra
16/02/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Municipal do Desporto (CMD) de Caxias do Sul, o CREF2/RS e representantes de várias modalidades de luta da região da Serra reuniram-se no último dia 12. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desporto e conselheira do CREF2/RS, Márcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS), o encontro foi uma resposta à solicitação da comunidade da Região e dos profissionais destes esportes que cobravam maior fiscalização por parte do CREF2/RS e das autoridades locais.

Durante a reunião, a advogada do CREF2/RS Andréia Zucheto Araújo explicou que atualmente o Conselho está impedido de fiscalizar estas modalidades devido à decisão do recurso especial 1.012.692 do STJ, na qual os Ministros entenderam que a orientação das lutas não é exclusividade dos profissionais de Educação Física. Já o presidente da Câmara Técnica de Lutas do CREF/RS, Felipe Gomes Martinez (CREF 003930?G/RS), recordou o início da sua carreira como atleta de judô, e ressaltou a importância da presença do profissional de Educação Física no ambiente das lutas e artes marciais. “Estas modalidades vão além do aprendizado empírico ou da mera atividade física, caracterizando um processo de formação pessoal que envolve ética, hierarquia, disciplina e a construção da cidadania”, assegurou.

Todos os representantes manifestaram o desejo de que se tenha algum tipo de fiscalização na modalidade, e por consenso foi proposto levar ao Sistema CONFEF/CREFs a ideia da organização de cursos de qualificação técnica para atuação nas diferentes modalidades de luta, travando parcerias com Instituições de Ensino Superior. A presidente do Conselho Márcia Rohr da Cruz informou que será realizada uma pesquisa sobre a lei que dá origem às Federações e Confederações das diferentes modalidades de lutas, onde será verificada a quem está atribuída a fiscalização da atuação dos Profissionais. Segundo Márcia, a reunião foi um grande avanço na discussão do tema. “Demos um passo importante na busca do equilíbrio entre as partes envolvidas nestas modalidades”, afirmou.

Lutas



Conselheira realiza palestra no I Simpósio do Fórum RS
07/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A conselheira Eneida Feix (CREF 002116-G/RS) proferiu ontem (6) a palestra “Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade” no I Simpósio do Fórum RS, na qual fez um relato minucioso da interação do Conselho com os profissionais de Educação Física e com a sociedade. O evento, que teve como tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, foi realizado na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), com organização da Câmara da Saúde Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS).

Em sua exposição, Eneida ressaltou a importância da troca interdisciplinar de conhecimentos. “Participar de eventos com outros conselhos vem sendo uma política eficaz para aprimorarmos a nossa gestão”, afirmou. A conselheira discorreu sobre a pauta de lutas em prol da Educação Física travada pelo Conselho, ampliada neste ano com a defesa da Fundergs e do CETE. “Por meio de mobilização e pressão política, conseguimos retirar o regime de urgência do Projeto de Lei que extingue a Fundação”. Ela frisou que as verbas destinadas à atividade física não são gastos públicos, mas sim investimento em saúde e inclusão social.

A conselheira explicou que a obrigatoriedade do profissional de Educação Física habilitado orientando as séries iniciais Educação Física Escolar, uma luta histórica do Conselho, obteve importante vitória em 2014 em Porto Alegre com a aprovação da Lei nº 11.585, de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que obriga a formação em curso superior de Licenciatura em Educação Física para a docência dessa disciplina no Ensino Fundamental “Diante da epidemia de obesidade e doenças relacionas, como diabetes e hipertensão, nossa luta é para torná-la estadual”.

Na mesa-redonda que se seguiu ao debate, foram abordados temas como fiscalização e a interação com a SMIC, Vigilância Sanitária, Procon, Polícia Civil e Brigada Militar. Também estiveram presentes a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), e o presidente do CRECIRS, Flávio Koch.

Fórum-RS



ACSAM presta homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física e ao Dia Mundial do Taekwondo
22/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira (18), a Associação Centro Serra de Artes Marciais (ACSAM) celebrou, na Câmara de Vereadores de Sobradinho, o Dia do Profissional de Educação Física e o Dia Mundial do Taekwondo. A homenagem conjunta contou com a presença de praticantes da modalidade, familiares e lideranças políticas da região.

Para Jerônimo Dalberto (CREF 018150-P/RS), presidente da ACSAM, o evento visou incentivar e reconhecer quem se esforça para o crescimento do Taekwondo e da Educação Física em geral. Na ocasião, foram agraciados com um certificado e um kit do CREF2/RS os integrantes que compõem agora a recém-criada Comissão de Educação Física e Desportos da ACSAM. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal de Sobradinho, Valmor Gonçalves; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo da cidade; Anaro Paim Jr,; e Roberto Carneiro (CREF 010420-P/RJ), criador do estilo ASMCO de arte marcial.

taekwondo artes marciais lutas



FIEP homenageia CREF2/RS
14/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A delegada da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) do Ceará, Patrícia Feitosa Lima (CREF 000955-G/CE), e o delegado da FIEP do Rio Grande do Sul, Everton Luis Deiques (CREF 008538-G/RS), visitaram a sede do CREF2/RS na sexta-feira (11) para realizar a entrega de um Certificado de Honra ao Conselho pelo contínuo apoio às ações da FIEP. A distinção foi recebida pela 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS). “Ficamos gratos pelo reconhecimento de uma organização historicamente parceira de tantas lutas”, disse Miryam.

Patrícia também veio participar da posse dos divulgadores da FIEP e proferir uma palestra na Sogipa, em Porto Alegre, com o tema "Saúde e Atividade Física". "Busco nesta visita a troca de informações sobre práticas desportivas e o aperfeiçoamento do profissional de Educação Física", explicou. Segundo Deiques, a vinda da delegada é um ato de reciprocidade aos delegados gaúchos que foram ao Ceará."Foi muito interessante vermos como as práticas e a cultura nordestina influem na atividade física do local”. A FIEP, fundada no dia 2 de Julho de 1923 em Bruxelas (Bélgica), já realizou mais de 100 congressos internacionais em inúmeros países de todos os continentes e continua estudando a concepção de Educação Física, os meios para o esporte, as técnicas e as formas de ensino e a formação de professores.

FIEP



CREF2/RS esclarece série de reportagens Submundo das Lutas
17/12/2014
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região, face à série de reportagens intitulada "Submundo das Lutas", veiculada pelo jornal Zero Hora nos últimos três dias, esclarece que a defesa da sociedade contra o exercício do profissional não habilitado, ilegal e irresponsável no campo das lutas e sua fiscalização não está sendo exercida por força de liminar concedida pelo Poder Judiciário aos proponentes de ação civil pública contrária à fiscalização do CREF2/RS nas áreas das artes marciais.

A livre intervenção, tal como demonstrada pelas reportagens, pode causar danos irreversíveis à saúde dos praticantes, implicando risco à integridade física e à vida, com o agravante da inimputabilidade dos responsáveis. O CREF2/RS compreende a gravidade do tema e reitera sua missão de defender os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo profissional de Educação Física e pelas pessoas jurídicas nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares, com poderes para fiscalizar, normatizar, orientar e disciplinar o exercício das atividades próprias dos profissionais de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul.

Para a prática de atividade física, procure orientação de profissional habilitado e academias credenciadas junto ao CREF2/RS. Denuncie irregularidades.



Troféu Destaque homenageia profissionais na Assembleia Legislativa
08/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na sexta-feira (5), o teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, foi o palco da cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014. O prêmio, que homenageou os profissionais de Educação Física do ano, teve votação aberta no site Conselho, em que todos os registrados e em dia com suas obrigações estatuárias puderam participar e concorrer em cada uma das 17 categorias diferentes.

Com a presença de membros dos demais Conselhos Profissionais e de autoridades, como Ricardo Petersen (CREF 006862-G/RS), secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul; e José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), representando o prefeito José Fortunati; a cerimônia também premiou, com certificado, as empresas que completaram em 2014 dez anos de registro no CREF2/RS. Na abertura do evento, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem discursou. Ela agradeceu a grande presença dos profissionais homenageados e familiares e destacou a votação pela Internet. "O prêmio vem de uma eleição direta dos profissionais no nosso site. É a maneira mais democrática", analisou.

Os homenageados foram: Academia Esportiva Menegassi Ltda (CREF 000038-PJ/RS, academia), Grêmio Náutico Gaúcho (CREF 001237-PJ/RS, clube ou sociedade), Diná Santiago (mérito da Educação Física), Ana Eleonora Assis (CREF 000239-G/RS, profissional de recreação), Laerte Moraes (CREF 002084-G/RS, profissional de escola), Alexandre Teixeira (CREF 000786-G/RS, profissional técnico desportivo), Mariana Boos (CREF 009364-G/RS, profissional de saúde), Ana Maria Nappi (CREF 000900-G/RS, profissional de lutas), Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral), Luis Grassel (CREF 009564-G/RS, profissional de esporte radical e de aventura), Mauro Sérgio de Oliveira (CREF 010206-G/RS, profissional de academia), Cláudia Romero (CREF 016205-G/RS, profissional de paradesporto e atividade adaptada), André Luiz Lopes (CREF 008061-G/RS, profissional de pesquisa), Correio do Povo (veículo de comunicação), Luiz Felipe Scolari (CREF 004278-G/RS, profissional do ano) e José Fortunati (personalidade do ano).

Para a 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), o Troféu Destaque, no seu quarto ano consecutivo, pode ser considerado o "Oscar da Educação Física gaúcha". "É o reconhecimento dos nossos profissionais que estão nas escolas, nas academias. Precisamos valorizar o trabalho de quem faz a diferença", comentou. No discurso, Carmen complementou. "A nossa profissão está ganhando hoje espaço cada vez maior. Nossos profissionais estão cada dia mais qualificados e os homenageados são o exemplo disto".

Confira aqui, em breve, galeria de fotos com os homenageados.



CREF2/RS divulga vencedores do Troféu Destaque 2014
25/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados hoje. A votação, em que todos registrados no CREF2/RS puderam participar, formou lista tríplice, que depois teve os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho.

Parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, o Troféu Destaque 2014 chega a sua quarta edição como ponto de encontro dos profissionais de todo Estado. Para Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, o processo democrático do prêmio, em que todos os registrados podem votar e concorrer em cada uma das categorias, é o que garante a devida homenagem e o reconhecimento de toda a área. "A política atual do Conselho é se aproximar dos profissionais, unindo forças. O CREF2/RS somos todos nós", declarou.

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2014 será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Confira os vencedores:

Academia:
Academia Esportiva Menegassi Ltda. (CREF 000038-PJ/RS)

Clube ou Sociedade:
Grêmio Náutico Gaúcho (CREF 001237-PJ/RS)

Profissional do Ano:
Luiz Felipe Scolari (CREF 004278-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Diná Pettenuzzo Santiago

Profissional de Recreação:
Ana Eleonora Sebrao Assis (CREF 000239-G/RS)

Profissional de Escola:
Laerte Camargo Moraes (CREF 002084-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Alexandre Alves Teixeira (CREF 000786-G/RS)

Profissional de Saúde:
Mariana Carneiro Boos (CREF 009364-G/RS)

Profissional de Lutas:
Ana Maria Nappi (CREF 000900-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Alessandro de Freitas Gonçalves (CREF 005863-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Luis Leandro Grassel (CREF 009564-G/RS)

Profissional de Academia:
Mauro Sergio Batalha de Oliveira (CREF 010206-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Cláudia da Rosa Romero (CREF 016205-G/RS)

Profissional de Pesquisa:
André Luiz Lopes (CREF 008061-G/RS)

Veículo de Comunicação:
Correio do Povo

Personalidade do Ano:
José Fortunati



Votação do Troféu Destaque 2014 encerra amanhã
14/08/2014
Fonte: CREF2/RS

O Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, tem votação aberta até esta sexta-feira, dia 15 de agosto. Todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem indicar os vencedores e concorrer em cada uma das categorias. A votação formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho.

Para participar, clique aqui. A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

O Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física e é dividido nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.



Últimos dias para votar no Troféu Destaque 2014
12/08/2014
Fonte: CREF2/RS

O Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, tem votação aberta até quinta-feira, dia 14 de agosto. Todos os registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem escolher os indicados e concorrer em cada uma das categorias. A votação formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho. Para participar, clique aqui.

O Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física e é dividido nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.

A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.



Votação do Troféu Destaque 2014 segue até o dia 14 de agosto
06/08/2014
Fonte: CREF2/RS

Registrados no CREF2/RS e em dia com suas obrigações podem escolher os indicados ao Troféu Destaque 2014, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano. A votação, aberta até o dia 14 de agosto, formará lista tríplice, que depois terá os ganhadores eleitos pela Plenária do Conselho. Para participar, clique aqui.

Em sua quarta edição, o Troféu Destaque faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Todos os registrados, Pessoas Físicas e Jurídicas, podem concorrer nas seguintes categorias: academia e clube ou sociedade; profissional do ano, mérito da Educação Física, profissional de escola, profissional técnico desportivo, profissional da saúde, profissional de lutas, profissional de atividade física na empresa e ginástica laboral, profissional de esporte radical e de aventura, profissional de academia, profissional de paradesporto e atividade adaptada, profissional de pesquisa, veículo de comunicação e personalidade do ano.

A cerimônia de entrega do prêmio, aberta ao público, será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.



CREF2/RS realiza avaliações antropométricas na Festa do Trabalhador em Canoas
02/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Segundo estimativa da Prefeitura, mais de 10 mil pessoas compareceram ontem na Festa do Trabalhador, em Canoas. O evento, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer do município, contou com vasta programação. O CREF2/RS participou da atividade com espaço em que servidores do Conselho puderam atender a população, com informações sobre a importância do exercício físico e realizar avaliações antropométricas.

A Festa começou às 9h e se estendeu até a tarde. No Parque Esportivo Eduardo Gomes, os moradores de Canoas também tiveram à disposição outros serviços, como encaminhamento de carteira profissional e atividades culturais, que variaram entre peças teatrais e shows musicais. Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização, salientou a importância do CREF2/RS em participar de eventos como este. "Podemos mostrar para a população como o Conselho e a Fiscalização atuam, e também esclarecer o papel fundamental que o profissional de Educação Física tem na sociedade".

Realizada pelos profissionais do CREF2/RS, as avaliações antropométricas mediram o IMC (Índice de Massa Corporal) e o Percentual de Gordura dos interessados. "É muito legal ter acessos a estes serviços, e ainda sem pagar", comentou Mariana Pereira, uma das participantes da Festa do Trabalhador, à equipe de Comunicação da Prefeitura de Canoas. Em um conjunto de mais de 60 atividades, os canoenses também encontraram no Parque Esportivo Eduardo Gomes lutas de judô, jogos de futebol, local para prática de skate e palestras sobre saúde do trabalho e do trabalhador.



Projeto de Lei do Senado prevê isenção do pagamento de direitos autorais sobre músicas de academias
26/09/2013
Fonte: CREF2/RS

Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 315/2010, do Senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que visa isentar do pagamento de direitos autorais às academias de ginástica, de ensino de lutas e danças e os estabelecimentos semelhantes.
Como justificativa, o Senador destaca que este tema já foi controverso no passado, e existem decisões judiciais contra e a favor do pagameto de taxa para a utilização de músicas.
O Senador argumenta que não se trata de desvalorização do trabalho do artista, e ressalta que os ganhos financeiros auferidos pelas academias não estão relacionados à execução de obras musicais e que é preciso distinguir a natureza da utilização da música de acordo com o ambiente, diferentemente do que ocorre em locais como boates, bares e restaurantes.
Segundo o Senador, no caso das academias a música tem função acessória, e nessa condição não pode gerar despesa para os estabelecimentos.
Destaca também que a propsota visa corrigir ""flagrante injustiça cometida contra os empreendedores da atividade física"".

Leia a matéria original no site JusBrasil.



Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física começa quinta em Tramandaí
19/03/2013
Fonte: CREF2/RS

Tramandaí irá sediar, entre os dias 21 a 24 de março, o 39º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física, o 23º Congresso Científico de Educação Física e o 2º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar.

No evento, serão apresentados trabalhos como a recreação dentro e fora do ambiente escolar, em que o professor Cleber Junior, do Paraná, propõe uma nova visão para recreação de crianças e adolescentes, fora dos moldes que atualmente geram sedentarismo. Também serão abordados no 39º Enapef temas como o treinamento aquático para populações especiais, a promoção de um estilo de vida ativo para pessoas com deficiência, práticas inclusivas na escola, esportes de aventura na educação física escolar, rugby: do educacional ao alto rendimento, kettlbell e treinamento em suspensão, e muitos outros.

A presença obrigatória do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental será o tema do 2º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado no dia 23. Apesar do longo histórico de lutas pela inclusão do Profissional especializado, estudos indicam que atualmente cerca de 300 mil crianças estão excluídas do processo de iniciação esportiva no Estado pela não obrigatoriedade do Profissional de Educação Física do 1º ao 5º ano das séries iniciais. Aliado a este dado, pesquisas do IBGE e do Ministério da Saúde apontam para um aumento do sedentarismo e da obesidade infantis, comprometendo a saúde pública do País.



Ginástica laboral: trabalho com equipe multidisciplinar leva melhoria da qualidade de vida dentro das empresas
19/02/2013
Fonte: Jornalismo Portal EF

Transmitir informações precisas também é fundamental para a adesão dos funcionários. Uma pausa no expediente é essencial em todas as profissões. Afinal, esse “respiro” no meio do dia pode contribuir com a melhora da produtividade. Se ela vier acompanhada de alguns exercícios leves, então, o incremento na qualidade de vida, na saúde, no humor e na produtividade são imensuráveis e podem ser alcançadas por meio da ginástica laboral.

André Nessi, profissional de educação física, professor da Universidade Anhembi Morumbi e diretor do Instituto Nessi (www.institutonessi.com.br), conta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a prática de 30 minutos de atividades físicas por dia e as empresas têm buscado incluir ao menos 15 minutos diários de exercícios físicos e recreativos que estimulam o corpo, as emoções e a conexão entre pessoas de departamentos distintos. “No mundo corporativo há promoções para que sejam consideradas as melhores empresas do setor e, dentre os itens avaliados estão os benefícios aos funcionários, que incluem a ginástica laboral. Por isso acreditamos que este é um setor em franca expansão”, defende.

O que é Ginástica Laboral?

Dentro de muitas empresas ainda há quem se questione sobre o que é a ginástica laboral. De acordo com o fisioterapeuta, mestre em reabilitação do equilíbrio corporal e coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (BA), Vinícius de Moraes, “a ginástica laboral é a execução de exercícios e atividades específicas junto ao ambiente de trabalho com o intuito de promover a saúde do trabalhador, prevenir o aparecimento de lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) e melhorar o relacionamento, a interação entre os indivíduos”.

Vários profissionais podem aplicar a Ginástica Laboral

Se dentro das empresas a pergunta sobre o que é a ginástica laboral figura entre os funcionários, dentre os profissionais da área da saúde surge o questionamento sobre quem é que deve aplicar essas atividades dentro das empresas e a resposta surpreende: ginástica laboral é um trabalho multidisciplinar que pode envolver fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e psicólogos, tudo para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo.

“O papel de execução das aulas é prioridade do profissional de educação física, mas o fisioterapeuta interage com os programas de ergonomia, postural, de qualidade física e, inclusive, de reabilitação e reinserção de trabalhadores afastados. Trabalhamos juntos para desenvolver assuntos específicos e essa simbiose é muito importante hoje em dia. Um complementa o trabalho do outro”, conta Moraes.

Nessi afirma que a Educação Física tem o papel de preparar o corpo para a atuação na vida, de modo a prevenir lesões, enquanto a fisioterapia tem um enfoque mais voltado á reabilitação e reinserção às atividades corriqueiras. “Elas são distintas, mas quando integradas na manutenção do dia a dia da estrutura do profissional atuam em perfeita harmonia”, diz. A necessidade de capacitação profissional também é destacada pelo professor universitário, que lembra que apenas há cursos de pós-graduação e especialização em ginástica laboral e indica a Associação Brasileira de Ginástica Laboral e o Portal da Educação Física como fontes de informação a respeito de tais cursos.

Sem contraindicações absolutas, o departamento médico das empresas também deve participar da liberação dos funcionários para a prática da ginástica laboral sempre que houver queixas de dor ou problemas específicos. “Quem trabalha com atividade física costuma separar as pessoas por grupos. Assim, ao implantar um programa de qualidade de vida numa empresa, fazemos um levantamento das pessoas com indicações e contraindicações à atividade física, separando aquelas que usam marcapasso, têm labirintite, as gestantes e os idosos para podermos fazer grupos de comprometimento. Todos farão a atividade laboral, mas cada grupo com as suas demandas específicas a serem atendidas”, explica Nessi.

Ginástica Laboral vai ser obrigatória

Ainda tramita em votação o projeto de lei 6083/09, que foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em 2010 para obrigar as empresas com cerca de 100 ou mais funcionários a terem um programa de ginástica laboral. Segundo Moraes, elas ainda não têm essa obrigação, mas muitas o fazem por notar os benefícios que esse tipo de atividade física trazem para os empregados e para o negócio em si. O fisioterapeuta lembra que há países que incentivam a prática da ginástica laboral, o que é ótimo para a saúde física e emocional dos empregados.

“Na realidade, a obrigatoriedade da participação do funcionário pode configurar assédio moral, por isso precisamos tomar muito cuidado. Tentamos convencer com informações e palestras, mas a empresa pode controlar a adesão deles por meio de relatórios”, alerta Moraes.

Além disso, a grande vantagem da ginástica laboral é que o clima empresarial muda, já que este é um momento lúdico, de redução do estresse. Estudos indicam que a repercussão é satisfatória na produção, na redução da abstenção e até mesmo na redução de processos jurídicos movidos contra a empresa que oferece ginástica laboral aos funcionários. “Sofremos inclusive pressão das empresas porque impactamos na produção”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com André Nessi, as vantagens para os funcionários são variadas também, como tirar a tensão excessiva voltada ao trabalho, melhorias psicológicas e fisiológicas, melhor percepção corporal prevenindo acidentes ao melhorar a atenção, os reflexos, a agilidade e a execução correta de força e movimento ao pegar e transportar materiais, entre outras.



COI retira luta livre e greco-romana do programa olímpico
15/02/2013
Fonte: Jornalismo Portal EF

As lutas mais tradicionais e mais antigas a serem disputadas em Jogos Olímpicos acabam de ser retiradas da Olimpíada de 2020. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (12) a retirada das lutas. O comitê anunciou a decisão depois de analisar os 26 esportes do atual programa olímpico. A eliminação permite ao COI adicionar novos esportes no programa ainda este ano. Agora, a luta olímpica vai se juntar a sete outros esportes que tentam inclusão no programa dos Jogos de 2020. No caso, são eles: beisebol e softbol, caratê, squash, patinação artística, escalada, wakeboard e wushu. Para chegar à conclusão, a comissão do COI analisou mais de três dezenas de critérios, incluindo audiências de TV, venda de ingressos, políticas antidoping, participação global e popularidade.



Presidente do CREF2/RS prestigia campeonato de Kickboxing
18/12/2012
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, prestigiou no dia 16 de dezembro o 2º Campeonato Brasileiro e 4º Sul-americano de Kickboxing, realizado em Pelotas pela Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB), entidade conveniada com o CREF2/RS. Segundo o Presidente da CNKFB, Leandro da Costa, cerca de 200 atletas competiram no certame, demonstrando o grau de inserção do esporte na sociedade. .

Merino saudou a aproximação de mais entidade de artes marciais ao Conselho: “Nossa política está sendo progressivamente assimilada pelos profissionais de lutas, que cada vez mais compreendem a formação superior como fonte de conhecimentos legais, éticos e científicos, bem como de uma nova prática profissional”



Plenária do CREF2/RS define novos integrantes das comissões e dos grupos de trabalho
21/11/2012

Ocorreu no dia 20/11 a segunda reunião plenária do CREF2/RS com a presença dos Conselheiros eleitos para o mandato 2012/2018. Entre os trabalhos realizados, ficaram definidas as comissões e grupos de trabalho.

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino destacou na ocasião o alto índice de renovação entre os conselheiros eleitos. “São 12 novos integrantes no Plenário, todos com grande experiência profissional que estão trazendo suas expertises para as diversas comissões do CREF2/RS”.

Segundo Merino, a nova composição do Conselheiros é o ponto alto de uma eleição com elevada participação de votantes no CREF2/RS. “A intensa busca de manifestação na esfera política representa o amadurecimento dos Profissionais de Educação Física e também uma maior circulação de ideias, além de uma saudável disputa de propostas”, avalia.
Leia abaixo a relação das comissões, dos grupos de trabalho e dos seus integrantes :


COMISSÕES


Comissão de Controle e Finanças
Álvaro Fernando Laitano da Silva
Cláudio Renato Costa Franzen
Denisse Fagundes Ugalde
Leila de Almeida Castillo Iabel


Comissão de Ética Profissional
Carlos Mazzoni
Francisco Vargas Neto
Giovanni Bavaresco
João Antônio da Silva Rosa
Luiz Augusto Copstein Waldemar
Carlos Alberto Cimino
Eliana Alves Flores

Comissão de Orientação e Fiscalização
Carmen Masson
Giovanni Bavaresco
Luciane Citadin
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar

Comissão de Legislação e Normas
João Guilherme Queiroga
Leila de Almeida Castillo Iabel
Eliana Alves Flores
José Edgar Meurer

Comissão de Ensino Superior e Preparação profissional
Alexandre Greco
Carlos Ernani Olendzki de Macedo
Cláudio Gutierrez
Paula Maduro

Comissão de Licitação
Francisco Menezes
Eliana Alves Flores
Sonia Waengertner

Comissão Temporária de Eventos
Carmen Masson
Alexandre Greco
Claudio Franzen

GRUPOS DE TRABALHO

Câmara Temática de Futebol Coordenação: Conselheiro Álvaro Laitano
Câmara Temática de Educação Física Escolar Coordenação: Conselheira Miryam Brauch
Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral Coordenação: Conselheiro Lauro Aguiar
Câmara Temática de Lutas Coordenação: Conselheiro Alexandre Velly
Câmara Temática de Para-desporto e Atividade Adaptada Coordenação: Conselheira Leila de Almeida Castillo Iabel
Câmara Temática de Pessoa Jurídica Coordenação: Conselheira Rosa Maria Marin Pacheco
Câmara Temática de Esporte de Aventura Cordenação: Conselheiro Alexandre Greco
Câmara Temática da Saúde Coordenação: Conselheira Carmen Masson
Câmara Temática de Esporte Educacional Coordenação: Conselheiro João Guilherme Queiroga
Câmara Temática de Esporte Rendimento Coordenação: Conselheiro Carlos Cimino
Câmara Temática de Gestão e Marketing em Educação Física Coordenação: Conselheira Luciane Citadin



Presidente da Confederação de Kickboxing visita o CREF2/RS
31/10/2012
Fonte: CREF2/RS

O Presidente da Confederação Nacional de Kickboxing e Full Contact do Brasil (CNKFB), Leandro da Costa, visitou hoje, dia 31, o Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino. Na ocasião, Costa, que tem formação em Educação Física e Psicologia, defendeu a campanha pela qualificação dos lutadores preconizada pelo Conselho. “A formação superior em Educação Física proporciona o diferencial nos conhecimentos sobre o corpo e o desenvolvimento humano”, ressaltou.

Merino saudou a aproximação de mais entidade de artes marciais: “Nossa política está sendo progressivamente assimilada pelos profissionais de lutas, que cada vez mais compreendem a formação superior como fonte de conhecimentos legais, éticos e científicos, bem como de uma nova prática profissional”.

A CNKFB, entidade conveniada com o CONFEF, realizará no dia 16 de dezembro, em Pelotas, seu Campeonato Brasileiro de Kickboxing.