Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Escola Estadual Presidente Roosevelt recebe projeto Esporte e Saúde na Escola
22/03/2017
Fonte: UFRGS

Neste sábado, dia 18, sob coordenação da professora Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS) e em parceria com a Universidade do Porto de Portugal, a UFRGS com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID iniciou o Projeto Esporte e Saúde na Escola, o qual tem como objetivo principal a promoção da saúde de escolares e está sendo desenvolvido na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Durante o dia o projeto foi oficialmente apresentado aos pais. Na ocasião foi explicado como se dará as ações, o detalhadamente, o termo de consentimento livre e esclarecido onde os pais autorizam seus filhos a participar do projeto, além da aplicação de questionários que visam avaliar o suporte parental em relação a prática de atividade física, saúde mental, estilo de vida e características de pais e filhos além de uma avaliação física (pressão arterial, peso, estatura, perímetro da cintura) e indicadores de saúde realizada por profissionais de educação física educadores físicos e enfermeiros devidamente formados.

Projeto Esporte e Saúde na Escola



ESEFID/UFRGS realiza projeto em parceria com a Câmara de Saúde do CREF2/RS em escola de Porto Alegre
10/05/2016
Fonte: CREF2/RS

A ESEFID/UFRGS, em parceria com a Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS, vai realizar um projeto-piloto na Escola Estadual de Ensino Básico Presidente Roosevelt, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre. Intitulada “Esporte e Saúde na Escola”, a atividade tem o intuito de promover a saúde da população infantil, através da prática de modalidades esportivas durante as aulas de Educação Física escolar.

Coordenado pelos professores Adroaldo Gaya (CREF 002280-G/RS) e Anelise Gaya, o projeto vai iniciar agora em maio, com a avaliação física e da saúde dos alunos da escola. “As coletas vão começar neste mês para, posteriormente, iniciarmos a intervenção nas aulas de Educação Física”, explica Anelise. Com duração prevista de seis meses, a ideia deste piloto é, como salienta a professora da UFRGS, redefinir a Educação Física escolar para a promoção da saúde. “Queremos que, com aulas mais bem estruturadas, a comunidade escolar dê a devida importância para a Educação Física, como um fator imprescindível para uma vida mais saudável”.

O projeto “Esporte e Saúde na Escola” tem o apoio do CREF2/RS, que pretende levar os resultados, depois de mensurados, para os profissionais de todo o Rio Grande do Sul. “Esta é a primeira vez que o Conselho se envolve com um projeto deste porte. A nossa intenção é ampliar este piloto para aplicá-lo em todo o Estado, para que se torne uma referência e para que a comunidade em geral entenda o papel dos profissionais de Educação Física neste contexto”, complementa Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), presidente da Câmara Técnica de Saúde do CREF2/RS.

No sábado, dia 21 de maio, será realizada uma primeira reunião com os professores e os pais dos alunos da Escola Presidente Roosevelt, para apresentar o projeto. Os profissionais de Educação Física que se interessarem pelo “Esporte e Saúde na Escola” podem entrar em contato diretamente pelo telefone (51) 9924-2909 ou pelo e-mail anegaya@gmail.com. Mais informações também podem ser obtidas pela página www.ufrgs.br/proesp.

Câmara Técnica de Saúde PROESP Esporte e Saúde na Escola