Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Registrados têm 10% desconto em Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
08/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto e com a Escola de Ciências da Saúde da universidade, irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, a partir de março deste ano. A atividade terá duração total de 360 horas-aula, iniciando no dia 29 com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras (das 17h30 às 22h) e aos sábados (das 8h às 18h30).

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Rafael Baptista (CREF 2625-G/RS), a Especialização já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Aberto a participação de graduados, o curso tem o objetivo de qualificar para a atuação profissional com a população idosa, com o devido conhecimento da realidade e com a compreensão das manifestações biológicas da velhice. Durante as aulas, ministradas na apenas na modalidade presencial, os alunos também poderão aprofundar o seu entendimento sobre o envelhecimento e sobre as doenças comuns na terceira idade, bem como sobre os principais métodos de prevenção aos agravos ocasionados à saúde de idosos.

Cursos Convênios



Residência Multiprofissional é uma ótima oportunidade para o profissional de Educação Física
27/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Os bacharéis em Educação Física têm uma excelente oportunidade de aprimoramento através da Residência Multiprofissional em Saúde. A Residência é uma pós-graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinadas às categorias que integram a área de saúde. Trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Os residentes recebem uma bolsa, no valor de no valor de R$ 3.330,43, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso. Para ingressar em uma Residência Multiprofissional e em Saúde, o interessado deve ser aprovado na seleção pública realizada por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.Cabe frisar que, no caso da Educação Física, apenas bacharéis podem realizar a Residência.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana. O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias. Os programas de Residência Multiprofissional e em Saúde são desenvolvidos da seguinte forma: 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior). Mais informações no Portal do MEC.

Residência Multiprofissional



Profissionais registrados têm 10% desconto em Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
06/12/2018
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto e com a Escola de Ciências da Saúde da universidade, irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica no ano que vem. A atividade, cujas aulas iniciarão em março de 2019, terá duração total de 360 horas-aula, com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras (das 17h30 às 22h) e aos sábados (das 8h às 18h30).

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Rafael Baptista (CREF 2625-G/RS), a Especialização já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Aberto a participação de graduados, o curso tem o objetivo de qualificar para a atuação profissional com a população idosa, com o devido conhecimento da realidade e com a compreensão das manifestações biológicas da velhice. Durante as aulas, ministradas na apenas na modalidade presencial, os alunos também poderão aprofundar o seu entendimento sobre o envelhecimento e sobre as doenças comuns na terceira idade, bem como sobre os principais métodos de prevenção aos agravos ocasionados à saúde de idosos.

Informações completas sobre a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica podem ser obtidas aqui.

Cursos Convênios



Faculdade Sogipa oferece desconto em pós-graduação em Ensino e Treinamento do Futebol e Futsal
27/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Profissionais registrados no CREF2/RS podem se inscrever no curso de especialização em Ensino e Treinamento do Futebol e Futsal, da Faculdade Sogipa, com desconto de 25% na mensalidade. A atividade, coordenada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), é destinada àqueles que se interessam pela modalidade, tanto Licenciados como Bacharéis, e querem desenvolver habilidades da prática do esporte e demais conhecimentos teóricos.

Com duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas, o curso está previsto para iniciar já na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, em Porto Alegre. Inscrições podem ser feitas e mais informações podem ser obtidas diretamente nesta página.

Convênios cursos Sogipa



Presidente do CONFEF fala sobre os 20 anos de regulamentação da profissão no CongregaCREF
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Universitário Metodista IPA. Entre as seis palestras que estão na programação do evento, haverá a apresentação do presidente do Sistema CONFEF/CREFs, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre os "20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas". A palestra acontece na sexta-feira, dia 24, às 19h30min.

Durante sua exposição, Steinhilber fará um apanhado sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, abordando a defesa incondicional da entidade para que a sociedade seja atendida nos serviços em atividades físicas e do desporto por profissionais de Educação Física. “Embora sejam duas décadas de vitórias e conquistas, 20 anos de existência de uma profissão ainda é pouco para sensibilizar os praticantes sobre a necessidade da orientação do Profissional de Educação Física em todos os segmentos”, afirma

A apresentação também tratará da luta para que a compreensão do esporte enquanto ferramenta - adotada em nível internacional - seja interiorizada e incorporada no judiciário, legislativo, executivo, na sociedade, nas Instituições de Ensino Superior (IES) e entre os estudantes e profissionais de Educação Física. “Alguns desafios precisavam ser superados, principalmente quanto à sensibilização da sociedade sobre a relevância do Profissional de Educação Física, e do trabalho que vem sendo implementado pelo Sistema CONFEF/CREFs na valorização desse profissional”, constata o presidente.

Segundo Steinhilber, a maior qualidade do CongregaCREF é reunir profissionais e estudantes de Educação Física para manter sua atualização. “Nós sempre temos defendido, e o CREF2/RS tem sido um baluarte nesse trabalho, oferecer oportunidades como seminários, congressos e reuniões para debatermos todas as questões da Educação Física. A nossa área tem muita abrangência, exigindo constante especialização e aprofundamento nos diversos conhecimentos dessas intervenções profissionais, objetivando prestar à sociedade um serviço com qualidade e segurança”, observa.

Além de presidente do CONFEF e da Academia Olímpica Brasileira, Jorge Steinhilber é mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e professor aposentado de escolas públicas e privadas, bem como de instituições de Ensino Superior. Ele é autor de diversos livros sobre a área e também membro do Conselho Nacional do Esporte.

CongregaCREF



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Especialização em Biomecânica da PUCRS
14/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas da terceira edição do Curso de Especialização em Biomecânica, que será realizado em agosto, na modalidade semipresencial. A atividade, promovida pelo Escola de Ciências da Saúde da instituição, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 360 horas-aula e com encontros às sextas-feiras e aos sábados, entre os dias 24 e 31 de agosto deste ano, o curso tem o objetivo de proporcionar o aprofundamento em biomecânica aplicada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação. O curso provê também noções de engenharia biomédica, podendo auxiliar na prospecção do desenvolvimento de novas tecnologias em biomecânica.

Curso de Especialização em Biomecânica
Inscrições até o dia 14 de agosto, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 24 de agosto a 31 de agosto. Sextas-feiras, das 18h45 às 22h45; e sábados, das 8h às 12h25 e das 14h às 18h20
Inscrições e mais informações aqui

Convênios cursos



Giacomini é o novo secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte
10/05/2018
Fonte: Globo/Ascom-Ministério do Esporte

O Ministério do Esporte nomeou Celso Luiz Giacomini como novo secretário de Alto Rendimento. Giacomini deixa o cargo de secretário-geral da Autoridade de Controle de Dopagem (ABCD) para assumir o lugar do ex-judoca Rogério Sampaio, que foi chamado para ser o diretor-executivo do Comitê Olímpico do Brasil.

Desde que Rogério saiu da função, o cargo estava vago há duas semanas, mas foi preenchido nesta quinta-feira, dia 9 de maio, com publicação no Diário Oficial na União. Giacomini faz o mesmo caminho que seu antecessor, saindo da ABCD depois de oito meses para a secretaria de Alto Rendimento. O secretário já havia ocupado dois cargos no Ministério do Esporte, como diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento e Tecnologia, em 2001, e secretário adjunto da Secretaria Nacional de Esportes, em 2002.

Além disso, Giacomini já havia sido técnico das seleções masculinas de handebol profissional e júnior, conquistando a classificação para os Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 e Atlanta 1996. E também foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol. Entre os cargos que ocupou, estão ainda, o de secretário municipal de esporte e Lazer de Santa Maria, presidente da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria, além de presidente da Federação Gaúcha de Handebol (FGHb). Ao todo, Luiz Celso ganhou mais de 60 títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais de handebol, como atleta e como treinador.

Giacomini é formado em Educação Física pela Universidade de Santa Maria (UFSM), e na mesma instituição de ensino se tornou mestre em Ciências do Movimento Humano, possuindo especialização em esportes coletivos e em educação. Lecionou por 27 anos em cursos de graduação e especialização, de 1973 a 2000. Nascido em Formigueiro (RS), Giacomini não será um rosto novo na ABCD, já que ocupava, desde agosto de 2016, o cargo de diretor do Departamento de Informação e Educação. O novo secretário lecionou por 27 anos, entre 1973 e 2000, como professor de esportes nos cursos de graduação e de especialização em Educação Física. Além disso, é especialista em Esportes Coletivos e em Educação.
Foto: Divulgação/Ministério do Esporte

Celso Luiz Giacomini



Registrados têm desconto na Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
06/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, com duração de 13 meses e que iniciará no dia 27 de abril. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS.

Com 366 horas-aula e com encontros às sextas-feiras e aos sábados, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições: até o dia 17 de abril, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas: de 27 de abril de 2018 até 18 de maio de 2019
Mais informações: pelo e-mail educacao.continuada@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3727

convênios



Convenção Brasil ocorre entre os dias 3 a 6 de maio na PUCRS
26/01/2018
Fonte: CREF2/RS

A Convenção Brasil, o maior evento de fitness do sul do país, está completando 25 anos de contribuição para a especialização e reciclagem intelectual de professores e estudantes. O evento ocorrerá de 3 a 6 de maio no Parque Esportivo da PUCRS, av. Ipiranga, 6690.

Serão mais de 40 cursos nas áreas de Fitness, Welness, Gestão, Esporte, Dança e Natação. O desconto para profissionais de Educação Física de 10% a partir de dois cursos. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://goo.gl/eeiiSe. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3312-8322 ou pelo site www.convencacaobrasil.com.br.

Convenção Brasil



Profissionais registrados no CREF2/RS têm desconto nos cursos de pós-graduação da Uningá Eleva
08/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS firmou um convênio com o Instituto Eleva de Ensino – Uningá para oferecer aos profissionais registrados no CREF2/RS descontos nos cursos de pós-graduação da instituição. A faculdade, localizada em Santa Maria, tem diversas atividades nas áreas de Nutrição, Fisioterapia, Odontologia e Educação Física.

Entre os cursos aperfeiçoamento e especialização disponíveis para os registrados no Conselho, a Uningá Eleva está oferecendo, neste momento, duas opções: “LPO, Avaliação do Movimento” e “Mêcanica Muscular e Atividade Física”. O desconto para o CREF2/RS é de 10% e mais informações podem ser obtidas aqui.



Uningá Eleva
Endereço: Rua 19 de Novembro, 425/2 – Nossa Senhora de Lourdes
Cidade: Santa Maria (RS)
Telefone para contato: (55) 3025-7676
Site: www.uningaeleva.com.br

Convênios Especialização



Especialização em Biomecânica da PUCRS tem 10% para registrados no CREF2/RS e inscrições até 13 de agosto
26/07/2017
Fonte: CREF2/RS

A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Biomecânica. A atividade, cujas aulas irão iniciar em agosto e terá duração total de um ano, está com as suas inscrições abertas, até o dia 13 de agosto. Elas podem ser feitas por aqui. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica tem o intuito de capacitar os seus alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde, à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica, proporcionando o aprofundamento do assunto.

As aulas da Especialização irão ocorrer uma vez por mês, sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min. Clique aqui para conferir o conteúdo programático e os professores do curso.

Convênios Especialização PUCRS



Profissionais registrados têm 10% desconto em pós em Biomecânica da PUCRS
10/07/2017
Fonte: CREF2/RS

A Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Biomecânica. A atividade, cujas aulas irão iniciar em agosto e terá duração total de um ano, já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas por aqui. Os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os seus alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica, proporcionando o aprofundamento do assunto também relacionado ao desenvolvimento e à inovação.

As inscrições do curso estão abertas até o dia 13 de agosto. As aulas irão ocorrer uma vez por mês, sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min. Clique aqui para mais informações.

Convênios Especialização PUCRS



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
02/06/2017
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, que será realizado entre agosto de 2017 e setembro de 2018. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 366 horas-aula e com encontros às quintas e às sextas-feiras, a cada 15 dias, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições até o dia 10 de agosto, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 24 de agosto de 2017 a 27 de setembro de 2018
Inscrições e mais informações aqui

Convênios



Pós em Biomecânica da PUCRS tem inscrições prorrogadas até 12 de agosto
01/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O Curso de Especialização em Biomecânica, promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS, teve as suas inscrições prorrogadas. As matrículas podem ser feitas pela Internet, agora até o dia 12 de agosto, e os profissionais registrados no Conselho têm 10% de desconto.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso vai ter também módulos práticos, em um Laboratório de Biomecânica.

As aulas irão ocorrer, com encontros semanais e duração de 14 meses, sempre às sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min, uma vez por mês. Clique aqui para mais informações.

Curso Pós-graduação Convênios



Pós em Biomecânica da PUCRS tem inscrições abertas até domingo
20/07/2016
Fonte: CREF2/RS

O Curso de Especialização em Biomecânica, promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUCRS, é a primeira atividade da parceria entre o CREF2/RS e a Universidade a oferecer desconto aos profissionais registrados. As inscrições estão abertas até este domingo, dia 24 de julho, e as aulas iniciarão em agosto, cm encontros semanais e duração total de 14 meses.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica.

As inscrições podem ser feitas pela Internet e os profissionais registrados no Conselho têm 10% de desconto na matrícula. As aulas irão ocorrer sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min, uma vez por mês. Clique aqui para mais informações.

Convênios Cursos



Profissionais registrados têm 10% desconto em pós em Biomecânica da PUCRS
21/06/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) firmaram um convênio para oferecer descontos aos profissionais registrados em cursos de pós-graduação da instituição. A primeira atividade, com inscrições abertas no momento, é o Curso de Especialização em Biomecânica, promovido pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto. As aulas iniciarão em agosto, com encontros semanais e duração total de 14 meses.

Com o objetivo de atender a uma necessidade de mercado, relacionada à formação de profissionais da área da saúde, a Especialização em Biomecânica irá capacitar os alunos para realizarem avaliações biomecânicas aplicadas ao esporte, à saúde e à reabilitação e para prestarem consultoria em pesquisas científicas na área. Além da sua parte teórica, o curso também vai ter módulos práticos em um Laboratório de Biomecânica.

As inscrições do curso estão abertas até o dia 24 de julho e registrados no CREF2/RS tem 10% de desconto na matrícula. As aulas irão ocorrer sempre nas sextas-feiras, das 18h45min às 22h45min; e nos sábados, das 8h às 12h25min e das 14h às 18h20min, uma vez por mês. Clique aqui para mais informações e matrículas.

Convênios Cursos



Professor Garcia tem foto incluída na Galeria de Presidentes da Câmara de Vereadores
06/06/2016
Fonte: CREF2/RS/CMPA

A foto do conselheiro Federal e vereador Professor Garcia foi incluída na Galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Porto Alegre na tarde da última sexta-feira (3). A cerimônia ocorreu em frente ao Plenário Otávio Rocha e teve a presença de parlamentares, conselheiros do CREF2/RS, familiares, amigos e colegas de Garcia, que presidiu a Câmara no ano de 2104. Em licença médica em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em agosto de 2015, Professor Garcia esteve presente na cerimônia acompanhado da sua esposa, Rosa Maria Rios Garcia.

"A trajetória do meu pai ficará marcada na história de Porto Alegre, já que foram cinco mandatos, totalizando 20 anos como vereador, lutando desde a regulamentação da profissão. Até hoje continua conosco, internamente, em nossas batalhas", afirmou Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), conselheira do CREF2/RS e filha do vereador. Segundo o vice-presidente do Conselho, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o Professor Garcia é um ícone da Educação Física no Rio Grande do Sul, pois esteve à frente das lutas desde a regulamentação da Educação Física e sua atuação se expandiu até a América do Sul, atuando junto no Mercosul. “Ele sempre se fez presente em todas as áreas que envolvem a atividade física”, explicou.

A prefeita em exercício do município, procuradora municipal Cristiane da Costa Nery, destacou o trabalho edificante de Garcia na vereança. “O vereador tem uma importante contribuição em termos de leis. Foi secretário municipal do Meio Ambiente e é de consenso que, de forma exemplar, muito colaborou para cidade e pelo zelo pela coisa publica”, finalizou.

Trajetória

Autor de leis e iniciativas que beneficiam os profissionais e a Educação Física em Porto Alegre, o vereador chegou ao cargo máximo do legislativo municipal após cinco mandatos consecutivos, em 2014. Natural de Porto Alegre, Garcia é graduado em Educação Física pela UFRGS, com especialização em Atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Trabalhou no Sport Club Internacional e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). Também atuou como coordenador do Colégio La Salle Dores e do Colégio São José, além de lecionar na Faculdade de Educação Física do IPA. É professor licenciado do Estado e conselheiro federal do Confef. Em 1977, o parlamentar foi treinador da equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne.

Ao longo de 18 anos de trajetória, Professor Garcia propôs leis como a da obrigatoriedade da presença de um profissional de Educação Física como responsável técnico em academias esportivas em Porto Alegre; a instituição dos Jogos Municipais da 3º Idade; a criação da Semana de Educação Física; a isenção da taxa de licenciamento ambiental em academias de ginástica e de balé que funcionem até as 22h; a criação da Frente Parlamentar da Educação Física; e a criação das Academias ao Ar Livre.

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Vereador Professor Garcia



CREF2/RS renova convênio com Faculdade Sogipa de Educação Física
19/02/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS continuam tendo desconto de 10% nos cursos de pós-graduação da Faculdade Sogipa de Educação Física. O convênio, que foi renovado no começo deste ano, atualmente oferece o benefício em duas atividades: na especialização Treinamento Físico para Populações Especiais e no curso de extensão Populações Especiais: Módulo II – Obesidades e Diabetes. Inscrições e mais informações aqui: www.faculdadesogipa.edu.br.

O curso de Treinamento Físico para Populações Especiais tem o objetivo de especializar os profissionais no atendimento de indivíduos com doenças cardiovasculares, neuromusculares, bem como de idosos e crianças. Já na atividade Populações Especiais: Módulo II – Obesidades e Diabetes, o intuito é capacitar o aluno na aplicação do treinamento físico para obesos e diabéticos.

Os dois cursos são presenciais e realizados em Porto Alegre. As aulas da pós em Treinamento Físico para Populações Especiais iniciam em abril, enquanto que a atividade Populações Especiais: Módulo II – Obesidades e Diabetes terá uma nova turma a partir do dia 12 de março.

Contatos pelo telefone (51) 3371-2690.

Sogipa Convênio



CREF2/RS presta atendimento durante o CIAFS em Bento Gonçalves
16/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de promover oportunidades de especialização, aprimoramento e reciclagem de conhecimentos a estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina, o Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde (CIAFS) ocorrerá entre os dias 19 e 21 de novembro, em Bento Gonçalves.

O CREF2/RS terá espaço na Feira do Esportes do evento, com estande para tirar dúvidas, encaminhar novos registros e renovações, além de atualizar cadastros e prestar informações gerais sobre o Conselho. Confira os horários de atendimento:

19/11, quinta-feira: 14h às 17h e 18h às 21h
20/11, sexta-feira: 9h às 12h e 13h às 21h
21/11, sábado: 9h às 12h e 13h às 18h

Profissionais registrados no CREF2/RS têm desconto de 10% nos cursos e palestras do Congresso. As inscrições estão abertas em www.ciafs.com.br. Para quem preferir, também serão aceitas inscrições no local do evento, a partir do dia 19/11.

Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde (CIAFS)
Local: Salão Carmenère no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 197 - Planalto
Informações: (51) 8411-3735

Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Interiorizasul



Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde ocorre em Bento Gonçalves
04/11/2015
Fonte: CIAFS

O Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde (CIAFS) ocorrerá entre os dias 19 a 21 de novembro de 2015, em Bento Gonçalves. O evento foi pensado e desenvolvido com o intuito de promover a melhor oportunidade de especialização, aprimoramento e reciclagem de estudantes, professores e demais profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina.

O CIAFS também objetiva o intercambio cultural, através de palestrantes e professores renomados que ministrarão cursos nas áreas de Educação Física, aptidão física, esporte, saúde e lazer. Haverá oportunidades de negócios durante a Feira do CIAFS, criando assim uma sinergia de negócios entre indústria, comércio e consumidores. Entre as atrações adicionais, aulas de Zumba, Arena Team Nogueira, concursos e festa oficial.

CIAFS - Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde
Data: 19 a 21 de novembro de 2015
Local: Dall Onder Grande Hotel, rua Herny Hugo Dreher, 197, Bairro Planalto
Cidade: Bento Gonçalves/RS
Fone: (51) 8411-3735
Programação e inscrição para o CIAFS
Profissionais registrados no CREF2/RS terão desconto de 10%

Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.

Conselheiros Plenária



CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
20/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica".

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.

Troféu Destaque



CREF2/RS divulga ganhadores do Troféu Destaque 2015
19/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os vencedores do Troféu Destaque 2015, prêmio que homenageia os melhores profissionais de Educação Física do ano, foram divulgados pelo CREF2/RS. As categorias “Academia”, “Clube ou Sociedade”, “Mérito da Educação Física”, “Profissional do Ano”, “Veículo de Comunicação” e “Personalidade do Ano” foram escolhidos pela Plenária do CREF2/RS. A escolha das demais categorias foi feita por meio de votação no site do Conselho aberta a todos os profissionais de Educação Física registrados e em dia com suas obrigações estatutárias, a partir de lista tríplice, indicada por Comissão ou Câmara Técnica.

O CREF2/RS parabeniza a todos os vencedores e indicados desta edição do Troféu Destaque, que por meio de suas trajetórias vitoriosas ajudam a dignificar nossa Profissão.

Categoria Academia: Academia Sal da Terra (CREF 000009-PJ/RS) – Atuando desde 1987, a Sal da Terra é uma das mais tradicionais academias de Porto Alegre, e o seu trabalho é realizado dentro dos parâmetros profissionais, com quadro de profissionais devidamente registrados no CREF2/RS, contando com excelente infraestrutura.

Categoria Clube ou Sociedade: Grêmio Náutico União (CREF 000505-PJ/RS) – Formação de atletas e investimento no esporte, Top of Mind da revista Amanhã, vencedor por toda sua tradição no esporte e pelas grandes conquistas de seus atletas, nos diversos esportes em que atuam.

Categoria Profissional do Ano: José Anchieta (CREF 000337-G/RS) – Profissional de Educação Física formado na UFRGS e pós-graduado em Dança na PUC/RS, é professor da Graduação do Curso de Educação Física da UNISINOS RS. Ganhou vários prêmios, entre eles o de melhor instrutor internacional de Fitness da Espanha – 1997. Foi criador do Método de Ginástica Afro Aeróbica e autor do livro "Ginástica Afro Aeróbica"

Categoria Mérito da Educação Física: Ivan Fonseca Gallo (CREF 004207-G/RS) – Possui graduação em Educação Física pela UFRGS e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unisinos. Atualmente é Professor e Técnico da Unisinos e Técnico da Federação Gaúcha de Voley Ball.

Categoria Veículo de Comunicação – RBS TV – Vida e Saúde. Por acompanhar o trabalho de profissionais de Educação Física por meio de entrevistas e reportagens sobre saúde, nutrição, atividade física, beleza e comportamento.

Categoria Personalidade do Ano: Kalil Sehbe Neto – Ex-secretario Estadual do Esporte e do Lazer, militou em prol dos profissionais de Educação Física e de atletas com a criação da Lei Estadual Pró-Esporte de Incentivo ao Esporte Gaúcho. Também coordenou o Comitê Gestor da Copa do Mundo 2014.

Categoria Profissional de Escola: Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS) – Graduado pela Feevale e pós-graduado em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

Categoria Profissional de Esporte Educacional: Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) – Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada: Tiago José Frank (CREF 015592-G/RS) – Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer: Desire Lacreta Maridakis (CREF 006536-G/RS) – Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.

Troféu Destaque



Troféu Destaque 2015 abre votação na próxima quarta-feira
09/07/2015
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, com o objetivo de apoiar e valorizar os profissionais e estabelecimentos registrados no Conselho, está realizando mais uma edição do Troféu Destaque, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. A votação ocorrerá de maneira online, pelo site do Conselho, entre os dias 15 de julho e 9 de agosto. A votação será aberta nas seguintes categorias, com os profissionais concorrentes abaixo:

Categoria Profissional de Escola:

GABRIEL LUIS DE ABREU (CREF 014587-G/RS)
Possui graduação pela UCS e, desde 2010, é professor da rede municipal de Farroupilha, onde atua na Escola de Ensino Fundamental Antonio Minella e treina o time feminino mirim de futsal do colégio. Trabalha também na rede municipal de Caxias do Sul, na Escola Renato João Cesa.

LUIS EURICO KERBER (CREF 001203-G/RS)
Possui graduação pela Feevale e pós-graduação em Ciências da Atividade Física – Aspectos da Medicina do Esporte. Atua na Educação Básica desde 2002 e como professor universitário da Feevale desde 2005. Trabalha também na rede municipal de ensino de Ivoti. Já desenvolveu projetos de atividades físicas de aventura na natureza e de promoção da saúde na escola.

VIRGINIA ROLIM WOLFFENBUTTEL (CREF 000055-G/RS)
Possui graduação pela UFRGS e atua na Educação Física escolar há 30 anos. Na Escola Estadual Mariz e Barros, em Porto Alegre, coordena há mais de 10 anos a equipe de handebol masculino Jovem Talentos, que já participou e venceu diversos campeonatos municipais e estaduais.

Categoria Profissional do Esporte Educacional:

JORGE LUIZ BRANDLI FERNANDES (CREF 001674-G/RS)
Possui graduação pela UFSM e mestrado em Ciência do Movimento Humano. É técnico de handebol das equipes Margaria Lopes/ASH e ASH/Praxis AS e professor do curso de Educação Física da Ulbra Santa Maria. Possui também experiência como atleta profissional e árbitro de handebol.

LUIZ AFONSO GOMES (CREF 000484-G/RS)
Possui graduação pelo IPA, mestrado em Ciências Sociais e especialização em Basquete e em Futebol. É o docente mais antigo do IPA, onde atua desde 1980. Coordena o curso de pós-graduação Futebol e Futsal: do Treinamento à Gestão e atua na área de ensino-aprendizagem em treinamento, performance, avaliação e motivação.

RICARDO BASTOS SIKILERO (CREF 002835-G/RS)
Possui graduação pela UFRGS e especialização em Gestão no Esporte. É coordenador de esportes e professor do Colégio La Salle São João, de Porto Alegre, e da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, onde é responsável pela organização dos Jogos Escolares (JERGS – 1ª CRE). Como técnico desportivo, já atuou no Lindóia Tênis Clube, na Associação Leopoldina Juvenil, no Grêmio Náutico Gaúcho e no Teresópolis Tênis Clube.

Categoria Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:

FABIANE PEREIRA PÓVOA (CREF 008729-G/RS)
Possui graduação pela Ulbra e especialização em Arte, Corpo e Educação. É professora de dança em cadeira de rodas, desde 2013, da Escola Paralímpica Gaúcha, vinculada ao RS Paradesporto. Já atuou no Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada, da Ulbra, e na Associação Canoense de Deficientes Físicos. Desde 2014, trabalha também na APAE Eldorado, com dança e Educação Física adaptada.

FELIPE DE OLIVEIRA MOTTA (CREF 006765-G/RS)
Possui graduação pela UFPel e é professor da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, em Rio Grande, que atende deficientes visuais. É técnico de atletismo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e já participou de três Paralimpíadas Escolares: duas como treinador da equipe de atletismo do Rio Grande do Sul e uma como staff de goalball do Estado.

TIAGO JOSÉ FRANK (CREF 015592-G/RS)
Possui graduação pela UCS e é coordenador do setor de Paradesporto e Lazer Inclusivo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul. Atuou como supervisor do Centro Integrado das Pessoas com Deficiência (CIDEF/UCS) e como técnico da seleção brasileira sub-21 de basquete em cadeira de rodas, tornando-se campeão Parapanamericano em 2013. Dedica-se ao desenvolvimento e promoção de atividades de esporte e lazer para pessoas com deficiência.

Categoria Profissional de Recreação e Lazer:

DESIRE LACRETA MARIDAKIS (CREF 006536-G/RS)
Possui graduação e especialização pelo IPA, é ex-atleta profissional de voleibol e funcionária, desde 1985, da Prefeitura Municipal de Canoas. Atua há 26 anos no Centro Olímpico Municipal (COM), que oferece programas de atividade física, de esporte, de lazer e escolinhas esportivas à comunidade.

JAIME ZORZI (CREF 000207-G/RS)
Possui graduação e pós-graduação pela UFRGS e experiência de mais de 30 anos na Secretaria Municipal de Educação e na Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre. Foi coordenador do Parque Ramiro Souto, na Redenção, que oferece diversas atividades à população, como brinquedoteca, caminhadas orientadas e ginástica.

REJANE PENNA RODRIGUES (CREF 002150-G/RS)
Possui graduação pela Escola Superior de Educação Física de Cachoeira do Sul e foi, durante três gestões, secretária de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre. É ex-secretária Nacional do Desenvolvimento de Esporte e de Lazer, vinculada ao Ministério do Esporte, e ex-diretora de operações e serviços da Autoridade Pública Olímpica, no Rio de Janeiro.

CREF2 RS



Ginástica laboral: trabalho com equipe multidisciplinar leva melhoria da qualidade de vida dentro das empresas
19/02/2013
Fonte: Jornalismo Portal EF

Transmitir informações precisas também é fundamental para a adesão dos funcionários. Uma pausa no expediente é essencial em todas as profissões. Afinal, esse “respiro” no meio do dia pode contribuir com a melhora da produtividade. Se ela vier acompanhada de alguns exercícios leves, então, o incremento na qualidade de vida, na saúde, no humor e na produtividade são imensuráveis e podem ser alcançadas por meio da ginástica laboral.

André Nessi, profissional de educação física, professor da Universidade Anhembi Morumbi e diretor do Instituto Nessi (www.institutonessi.com.br), conta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a prática de 30 minutos de atividades físicas por dia e as empresas têm buscado incluir ao menos 15 minutos diários de exercícios físicos e recreativos que estimulam o corpo, as emoções e a conexão entre pessoas de departamentos distintos. “No mundo corporativo há promoções para que sejam consideradas as melhores empresas do setor e, dentre os itens avaliados estão os benefícios aos funcionários, que incluem a ginástica laboral. Por isso acreditamos que este é um setor em franca expansão”, defende.

O que é Ginástica Laboral?

Dentro de muitas empresas ainda há quem se questione sobre o que é a ginástica laboral. De acordo com o fisioterapeuta, mestre em reabilitação do equilíbrio corporal e coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista (BA), Vinícius de Moraes, “a ginástica laboral é a execução de exercícios e atividades específicas junto ao ambiente de trabalho com o intuito de promover a saúde do trabalhador, prevenir o aparecimento de lesões por esforço repetitivo (LER/DORT) e melhorar o relacionamento, a interação entre os indivíduos”.

Vários profissionais podem aplicar a Ginástica Laboral

Se dentro das empresas a pergunta sobre o que é a ginástica laboral figura entre os funcionários, dentre os profissionais da área da saúde surge o questionamento sobre quem é que deve aplicar essas atividades dentro das empresas e a resposta surpreende: ginástica laboral é um trabalho multidisciplinar que pode envolver fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e psicólogos, tudo para promover a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente corporativo.

“O papel de execução das aulas é prioridade do profissional de educação física, mas o fisioterapeuta interage com os programas de ergonomia, postural, de qualidade física e, inclusive, de reabilitação e reinserção de trabalhadores afastados. Trabalhamos juntos para desenvolver assuntos específicos e essa simbiose é muito importante hoje em dia. Um complementa o trabalho do outro”, conta Moraes.

Nessi afirma que a Educação Física tem o papel de preparar o corpo para a atuação na vida, de modo a prevenir lesões, enquanto a fisioterapia tem um enfoque mais voltado á reabilitação e reinserção às atividades corriqueiras. “Elas são distintas, mas quando integradas na manutenção do dia a dia da estrutura do profissional atuam em perfeita harmonia”, diz. A necessidade de capacitação profissional também é destacada pelo professor universitário, que lembra que apenas há cursos de pós-graduação e especialização em ginástica laboral e indica a Associação Brasileira de Ginástica Laboral e o Portal da Educação Física como fontes de informação a respeito de tais cursos.

Sem contraindicações absolutas, o departamento médico das empresas também deve participar da liberação dos funcionários para a prática da ginástica laboral sempre que houver queixas de dor ou problemas específicos. “Quem trabalha com atividade física costuma separar as pessoas por grupos. Assim, ao implantar um programa de qualidade de vida numa empresa, fazemos um levantamento das pessoas com indicações e contraindicações à atividade física, separando aquelas que usam marcapasso, têm labirintite, as gestantes e os idosos para podermos fazer grupos de comprometimento. Todos farão a atividade laboral, mas cada grupo com as suas demandas específicas a serem atendidas”, explica Nessi.

Ginástica Laboral vai ser obrigatória

Ainda tramita em votação o projeto de lei 6083/09, que foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em 2010 para obrigar as empresas com cerca de 100 ou mais funcionários a terem um programa de ginástica laboral. Segundo Moraes, elas ainda não têm essa obrigação, mas muitas o fazem por notar os benefícios que esse tipo de atividade física trazem para os empregados e para o negócio em si. O fisioterapeuta lembra que há países que incentivam a prática da ginástica laboral, o que é ótimo para a saúde física e emocional dos empregados.

“Na realidade, a obrigatoriedade da participação do funcionário pode configurar assédio moral, por isso precisamos tomar muito cuidado. Tentamos convencer com informações e palestras, mas a empresa pode controlar a adesão deles por meio de relatórios”, alerta Moraes.

Além disso, a grande vantagem da ginástica laboral é que o clima empresarial muda, já que este é um momento lúdico, de redução do estresse. Estudos indicam que a repercussão é satisfatória na produção, na redução da abstenção e até mesmo na redução de processos jurídicos movidos contra a empresa que oferece ginástica laboral aos funcionários. “Sofremos inclusive pressão das empresas porque impactamos na produção”, diz o fisioterapeuta.

De acordo com André Nessi, as vantagens para os funcionários são variadas também, como tirar a tensão excessiva voltada ao trabalho, melhorias psicológicas e fisiológicas, melhor percepção corporal prevenindo acidentes ao melhorar a atenção, os reflexos, a agilidade e a execução correta de força e movimento ao pegar e transportar materiais, entre outras.