Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Aberto prazo para inscrições de chapa de 17 de maio a 16 de julho de 2018
17/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 2ª REGIÃO – CREF2/RS, Autarquia Federal, vem, por meio da Comissão Eleitoral, informar aos interessados em realizar o registro da chapa para o pleito do ano de 2018, maiores considerações referentes ao Regimento Eleitoral a fim de orientar e dirimir dúvidas.

A eleição para renovação do plenário do CREF2/RS ocorrerá no dia 14 de Setembro de 2018 de forma presencial na sede em Porto Alegre, sito a rua Coronel Genuíno, nº 421, conjunto 401 das 09 horas às 16 horas e por correspondência, através do recebimento de um kit eleitoral sem qualquer custo ao eleitor no mês de Agosto/2018, que deve ser postado e retornar até as 15 horas do dia 14 de Setembro de 2018 para a caixa postal destinatária.

O que é preciso para concorrer? (Artigos 8 e 12 do Regimento Eleitoral – Resolução CREF2/RS 133/2018).
1. Ser cidadão brasileiro ou naturalizado.
2. Possuir curso superior em Educação Física.
3. Estar em pleno gozo dos seus direitos profissionais.
4. Possuir registro profissional por pelo menos 02 anos ininterruptos no CREF2/RS.
5. Ter votado ou justificado o voto na última eleição (consulte lista no site do CREF2/RS - http://crefrs.org.br/eleicoes2015/).
6. Não ter realizado administração danosa no Sistema CONFEF/CREFs, segundo apuração em inquérito, cuja decisão tenha transitado em julgado na instância administrativa.
7. Não ter contas rejeitadas pelo CREF2/RS.
8. Não estar cumprindo pena imposta pelo Sistema CONFEF/CREFs.
9. Não estar inadimplente com os pagamentos de anuidades e demais obrigações pecuniárias com o Sistema.
10. Não ter sido condenado por crime doloso ao qual se aplica a pena de reclusão transitada em julgado, enquanto persistirem os efeitos da pena.
11. Não ter sido destituído de cargo, emprego ou função por efeito de causa relacionada a prática de ato de improbidade em administração pública ou no exercício de representação de entidade de classe, decorrente de sentença transitada em julgado.
12. Não for inadimplente em quaisquer prestações de contas em decisão administrativa definitiva.
13. Se candidatar em apenas uma chapa concorrente.
Quais documentos são necessários para o pedido de inscrição de chapa?
1. UM REQUERIMENTO: (EM DUAS VIAS): Montar um requerimento (ofício) dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral com a nominata completa de 14 (quatorze) Membros candidatos a Conselheiros, sendo 10 (dez) Membros Efetivos e 04 (quatro) Suplentes, para um mandato de 06 (seis) anos; No requerimento deve constar o nome completo dos membros, com o número de registro junto ao CREF2/RS, além da assinatura de todos os concorrentes e o nome fantasia da chapa; No requerimento deve, ainda, estar especificado dos 14 (quatorze) membros, qual será o representante da chapa concorrente, que deve firmar o requerimento.
2. DECLARAÇÕES FIRMADAS POR CADA CANDIDATO: Declaração individualizada de cada concorrente informando o atendimento aos requisitos especificados no artigo 8 do Regimento Eleitoral (Resolução CREF2/RS 133/2018), devidamente assinada pelo mesmo (não é necessário o reconhecimento de firma).
A votação não é obrigatória, porém para concorrer é necessário que o candidato tenha votado ou justificado na última eleição para o plenário do Conselho.

Para maiores dúvidas consulte o Regimento Eleitoral (Resolução CREF2/RS 133/2018), disponível no site do Conselho, bem como através do e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Jacques Delhaye Hidalgo
Presidente da Comissão Eleitoral
CREF 002325-P/RS

ELEIÇÕES 2018



CREF2/RS participa do Fórum em Defesa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer da capital
21/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente hoje, dia 21, no Fórum em Defesa da Secretaria de Esporte e, Recreação e Lazer de Porto Alegre (SME), realizado no plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A Secretaria está ameaçada de extinção pela Lei Complementar 810, aprovada com a reveladora diferença de apenas um voto da maioria simples. A SME, com diferentes nomes, existe desde 1920, e é amplamente reconhecida como patrimônio cultural porto-alegrense e também brasileiro, dada sua relevância. A Secretaria tem materializado cotidianamente um grande conjunto de ações que fomentam e garantem as vivências de Esporte, Recreação e Lazer no município de Porto Alegre, tendo como preceitos fundamentais a universalidade e a participação cidadã.

O professor da SEL Hamilton dos Santos afirmou no evento que o que está se discutindo é qual concepção de cidade queremos ter. “Essa pergunta deve ser uma motivação da reflexão dos vereadores que votarão o projeto da reforma administrativa, e para isto estamos oferecendo argumentos que podem garantir a política de esporte, recreação e lazer de Porto Alegre como uma política de Estado”. Hamilton disse que é necessário pensar a SME para além da racionalização administrativa. “Quando se fala nestes termos, se pensa imediatamente em algumas imagens como o inchaço de órgãos públicos e a burocratização dos serviços”, explicou. Hamilton afirmou que estas não são características da Secretaria. "A SME é um investimento no capital social da cidade e não um custo a ser reduzido ou extinto", afirmou.

A vereadora Sofia Cavedon explicou que as eleições são um dos momentos da Democracia, não sendo seu ponto inicial nem final. "É o momento da eleição do prefeito e dos vereadores. A Constituição Federal que regra a democracia brasileira diz seu primeiro artigo que o poder é exercido em nome do povo, através dos seus representantes. Ninguém é eleito para substituir o povo, nós somos eleitos para representar o povo. Nosso voto delega poder, mas não delega autonomia”, asseverou. A questão fundamental, prosseguiu a vereadora, é saber quem o prefeito Marchezan está consultando para fazer mudanças desta monta na cidade de Porto Alegre, como, por exemplo, a extinção da SME.

A presidente do CREF2/RS cumprimentou a resistência e a combatividade dos professores em defesa à SME. "Como presidente do Conselho de Educação Física, represento quase 30 mil profissionais de Educação Física que, com certeza, estão apoiando esta luta". Carmen disse ficar muito à vontade com estas reivindicações por ser professora aposentada da Secretaria e conhecer bem sua história. "Há pouco um vereador me disse que as políticas da secretaria serão mantidas, mesmo ela sendo extinta. Não é verdade, tanto que já está havendo mudanças. Nas unidades, já tiraram o pessoal da cooperativa de limpeza, sendo repassado estes serviços à comunidade e aos professores. Já removeram vários professores cedidos à SME. Quantos mais vão tirar?". Carmen disse que Marchezan Jr. tem que compreender que a extinção da SME vai economizar um valor irrisório à prefeitura. "Cerca de 90% dos professores e funcionários são concursados", ressaltou

O representante das Instituições de Ensino Superior, Cláudio "Dida" Gutierrez (CREF 014210-G/RS), explicou que, desde que ela foi criada, a SME é uma escola de gestores. "Diversos profissionais e professores, militando na SME, aprendeu a lidar com gestão pública e com as políticas de esporte e lazer. Vários dos nossos estudantes que estão vinculados à SME, aprendendo a serem profissionais da saúde, portanto, para as IES, a SME é um espaço muito importante. A presença da cada um e cada uma é grande força na luta pela cidadania neste país.

SME Porto Alegre



CREF2/RS divulga relação dos profissionais que justificaram voto nas Eleições 2015
01/12/2015
Fonte: CREF2/RS

Nesta terça-feira (1º), o CREF2/RS divulgou a lista dos profissionais registrados que justificaram voto nas Eleições 2015. A relação, fornecida pela Comissão Eleitoral, é o comprovante de aceitação da justificativa.

Confira a lista aqui.

Eleições 2015



Carmen Masson é eleita presidente e CREF2/RS define nova Diretoria
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Após a cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS, realizada hoje pela manhã (23), uma reunião com todos os membros do Plenário definiu os nomes da nova Diretoria. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi eleita presidente e comandará o Conselho pelos próximos três anos.

Compõem também a Diretoria: Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), no cargo de 1º vice-presidente; Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), como 2º vice-presidente; Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), no cargo de 1ª secretária, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), como 2ª secretária; Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS), no cargo de 1ª tesoureira; e Ana Maria Haas, como 2ª tesoureira (CREF 004563-G/RS). O grupo assumirá no dia 30 de outubro.

Eleições Plenária Diretoria



Resultado da eleição do CREF2/RS é homologado e Chapa 1 é vencedora
28/09/2015
Fonte: CREF2/RS

O resultado da eleição do CREF2/RS foi divulgado hoje, no Diário Oficial da União (DOU). A Chapa 1, Cresce CREF, foi a vencedora com 2.475 votos, 91% do total recebido.

Os 14 membros eleitos representam metade do Plenário - composto por 28 conselheiros - e terão mandato de seis anos. São eles: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), Ana Maria Haas (CREF 004563-G/RS), Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS), Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS).

Os suplentes são: Felipe Martinez (CREF 003930-G/RS), Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) e Clery de Lima (CREF 000297-G/RS). Entre os objetivos da Chapa, que assumirá em outubro, estão a defesa da Educação Física e a valorização da profissão em todos os segmentos da sociedade.

Eleições 2015



Eleição do CREF2/RS 2015 tem participação ativa dos profissionais de Educação Física
18/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Mesmo com o mau tempo desta sexta-feira (18), a participação dos profissionais de Educação Física na eleição da nova diretoria do CREF2/RS alcançou as expectativas e transcorreu com tranquilidade. A votação foi encerrada às 17h, quando a Comissão Eleitoral iniciou o processo de apuração dos votos que elegerá os 14 conselheiros para um mandato de seis anos, sendo 10 destes efetivos e quatro suplentes, os quais se juntarão aos 14 conselheiros eleitos em 2012, compondo a Plenária. A diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas no Conselho.

O processo eleitoral teve início em maio, a partir da divulgação do Regimento Eleitoral para a eleição 2015 e da formação da Comissão Eleitoral, integrada pelo presidente Jacques Delhaye Hidalgo (CREF 002325-G/RS) e por Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS), Loreti Sandra Rucatti (CREF 059476-G/RS) e pelo suplente Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS). Em cinco meses de atuação, a Comissão e os funcionários designados pelo Conselho trabalharam com afinco para garantir a lisura das eleições. Para futuras eleições, o presidente da Comissão sugeriu aos profissionais que se informem sobre o regimento eleitoral antes de fazer questionamentos. “As eleições são um momento muito importante na trajetória do Conselho e têm regras bastante específicas”, frisou Hidalgo. Segundo Alexandre Ritter, todos os questionamentos relativos a procedimentos eleitorais feitos pelos profissionais de Educação Física foram estudados e respondidos por e-mail. “Nos esforçamos para que esta eleição tivesse a maior transparência possível”, asseverou.

Com mais de 60 anos dedicados ao halterofilismo gaúcho e aos 86 anos de idade, Arnobio Sigaran (CREF 003284-P/RS) não deixou de comparecer à sede do Conselho para votar. “Tenho acompanhado o trabalho do CREF2/RS com bastante satisfação. É fundamental um Conselho forte para termos uma categoria unida”, avaliou. Para Débora Costa (CREF 000949-G/RS), a participação no processo eleitoral é uma ferramenta importante no aperfeiçoamento da profissão. “Só de forma democrática nós construiremos a Educação Física que este país precisa”.

Eleições CREF2 RS 2015



Eleição do CREF2/RS ocorre hoje das 10h às 17h
18/09/2015
Fonte: CREF2/RS

A eleição do CREF2/RS ocorre hoje, das 10h às 17h. Os profissionais de Educação Física que não enviaram o seu voto por correspondência podem exercê-lo na sede do Conselho (Rua Coronel Genuíno, 421/401 - Centro), em Porto Alegre.

A votação é facultativa e a nominata dos profissionais habilitados para participar da eleição está disponível aqui. As informações completas sobre o pleito do CREF2/RS estão à disposição para consulta neste link.

Eleições 2015



Comissão Eleitoral do CREF2/RS prepara cartas-voto nos Correios
19/08/2015
Fonte: CREF2/RS

A Comissão Eleitoral do CREF2/RS, presidida pelo profissional de Educação Física Jacques Delhaye Hidalgo (CREF 002325 P/RS) e assessorada juridicamente pela advogada Letícia Voltz Alfaro, reuniu-se na sede dos Correios (ECT), em Porto Alegre, nesta segunda-feira (17). O objetivo foi preparar as cartas-voto que serão enviadas aos profissionais de Educação Física aptos a votarem nas eleições CREF2/RS 2015. Auxiliados por funcionários do Conselho, os membros da Comissão Eleitoral inseriram marca d'água e rubricaram cada cédula duas vezes, procedimentos que visam garantir a lisura do pleito. Os funcionários da ECT realizaram a pré-postagem dos envelopes com o programa da chapa inscrita, e a previsão dos Correios é que os 10 mil envelopes cheguem aos votantes até às 22h de quarta-feira (19).

Se você não receber sua carta-voto, entre em contato com o CREF2/RS. A cédula será recebida somente por meio dos correios, até às 17 horas do dia 18 de setembro, e por comparecimento pessoal do Profissional na sede do CREF2/RS das 10h às 17h do dia 18 de setembro.

Voto



Regularize sua situação para participar das eleições do CREF2/RS
11/08/2015
Fonte: CREF2/RS

A Comissão Eleitoral do CREF2/RS informa que, para receber a carta-voto e todo o material de votação em casa, o profissional de Educação Física deve estar com o seu endereço atualizado e em dia com suas obrigações estatutárias.

Caso precise, você pode atualizar o seu cadastro agora mesmo, acessando o portal de autoatendimento do CREF2/RS pela página www.crefrs.org.br/online. Para pendências financeiras, entre em contato pelo e-mail contato@crefrs.org.br.

A sua participação no processo eleitoral é muito importante para o fortalecimento da profissão!

Eleições 2015



CONFEF esclarece andamento do PLC 116/2013
21/07/2014
Fonte: CONFEF

Com o objetivo de manter os profissionais informados a respeito das questões pertinentes à classe, o CONFEF enviou comunicado aos Conselhos para esclarecer o andamento do Projeto de Lei 116/2013, que prevê a obrigatoriedade de professor habilitado em curso de Licenciatura em Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O CONFEF acredita que a maioria dos senadores se sensibilizou com a causa, em razão das milhares de mensagens que receberam dos profissionais e pela intensa campanha levada, que teve suporte valioso do CREF2/RS. A mobilização, que iniciou no começo deste ano, contou ainda com o apoio dos estudantes dos cursos de Educação Física e foi reconhecida por todos os parlamentares, em ação realizada em Brasília, em junho.

"Infelizmente, na data prevista, fomos surpreendidos com a informação de que havia algum acordo construído entre o senador relator e as lideranças sobre a alteração do texto, razão pela qual o PLC não entraria na pauta de votação", explicou o CONFEF. "A Copa do Mundo interferiu nos trabalhos do Congresso Nacional, assim como as eleições. Entretanto, já estamos enviando esforços para que o projeto seja pautado, aprovado e que siga para a sanção da presidente Dilma Rousseff", completou o Conselho.

Como o PLC 116/2013 ainda segue em tramitação no Senado, o Sistema CONFEF/CREFs acredita que ainda seja importante que os profissionais de Educação Física sigam dando continuidade à campanha. "Devemos manter a chama acesa, questionando os senadores sobre o porquê do PLC ainda não ter sido votado. É com este trabalho sério, ético e em prol dos direitos sociais que alcançaremos a vitória neste pleito", declarou o CONFEF.

Para participar da campanha, clique aqui.



Nova diretoria do SINPEF/RS toma posse
19/12/2013
Fonte: CREF2/RS

A nova diretoria do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS) toma posse no dia 20/12. O presidente Ubirajara Gorski Brites foi reeleito, tendo como vice-presidente Silvio Cardoso da Silveira. As eleições ocorreram em 03 de dezembro de 2013.

A atuação do Sinpef está diretamente ligada aos direitos trabalhistas, entre eles exigir o cumprimento da legislação pelas empresas, reconhecendo todos direitos, carteira assinada, repouso semanal remunerado, férias, contratos de trabalho, rescisões e alterações homologadas, fundo de garantia, 13º salário, 1/3 de abono sobre férias, uso de Equipamentos de Proteção Individual, quando for o caso.