Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Comissão de Atividade Física e Saúde avança em sua agenda de ações
05/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS se reuniu nesta quinta-feira, dia 4, de julho na sede do Conselho. Na pauta, dois temas foram discutidos. O primeiro retomou o debate ocorrido na reunião das Comissões Afins de Saúde, quando se definiu uma série de ações na área da saúde para 2020. A proposta ainda será levada ao conhecimento da Diretoria do CREF2/RS, e posteriormente encaminhada à Plenária para aprovação.

A segunda pauta tratou do encaminhamento de uma solicitação feita à Diretoria para transformar a Comissão de Atividade Física e Saúde em um grupo de trabalho permanente, baseado na experiência do CONFEF, em que as suas Comissões atuam especificamente com o tema ligado à saúde. Para os membros, o caráter fixo se dá porque todos os assuntos tratados nas reuniões são de interesse e aplicação junto à comunidade.

Participaram da reunião o presidente da Comissão Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a secretária da Comissão Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS), a conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e a conselheira e ex-presidente do CREF2/RS Carmem Masson (CREF 0001910-G/RS).

Comissão de Atividade Física e Saúde



Reunião entre Comissões e Câmaras do CREF2/RS propõe ações na área da saúde para 2020
02/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, ocorreu uma reunião na sede do CREF2/RS envolvendo as Comissões de Atividade Física e Saúde, de Educação Física Escolar e de Ensino Superior e Preparação Profissional, bem como as Câmaras Técnicas de Esporte, de Corrida de Rua, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional, além de um membro da diretoria do Conselho. A pauta foi a criação de ações integradas de saúde envolvendo os profissionais de Educação Física e as comunidades.

Segundo o presidente da Comissão de Atividade Física e Saúde Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a ideia é criar um grupo integrado das Comissões do CREF2/RS relacionadas à saúde para estruturar uma série de ações em 2020 que, simultaneamente, deem visibilidade ao Conselho e atendam aos profissionais de Educação Física e à população. “Definimos que serão elencadas ações em três eixos principais: Saúde na Escola, Saúde no Esporte e Saúde na Academia”, explicou. O Conselheiro ressalvou que a proposta ainda será encaminhada à Diretoria do CREF2/RS para posteriormente ser aprovada em Plenária.

Além do presidente Lima, participaram da reunião o presidente da Câmara Técnica de Esporte Eduardo Merino (CREF 009943/GRS), a presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional Débora Garcia (CREF 002202/GRS), o conselheiro Leomar Tesche (CREF 000129/GRS), o 1º tesoureiro do CREF2/RS Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), a presidente da Comissão de Educação Física Escolar Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) e a presidente da Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).

Agenda Saúde 2020



CREF2/RS entrega agasalhos ao Fitness Solidariedade no Ginásio Tesourinha
30/04/2019
Fonte: PMPA

O CREF2/RS participou no domingo, dia 28 de abril, da 3ª edição do Fitness Solidariedade, que reuniu quase 300 pessoas de todas as idades, assim como nomes de relevância de diversas academias. O evento ocorreu no Ginásio Tesourinha, onde o Conselho entregou as roupas arrecadas na campanha solidária que está realizando na sua sede.

A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte e coordenada pela Diretoria de Esportes, Recreação e Lazer, também com o apoio do CREF2/RS, da Relax Massagem, do Departamento Municipal de Habitação, da Guarda Municipal, da Carris e da Ceasa, que doou frutas para o lanche dos dançarinos. Aulas de ritmos como zumba, funk, dança de salão, hit pop, aeroplus, dança do ventre e salsa levaram alegria e movimentou os participantes.

Cláudio Franzen (CREF 003304-G/RS), diretor-geral de Esportes de Porto Alegre e 1º secretário do CREF2/RS, deu enfoque para a troca interpessoal como o grande destaque desse tipo de atividade. “É emocionante o carinho que damos e recebemos em todas as edições do Fitness. Esta iniciativa surgiu de uma ideia carinhosa para arrecadar agasalhos e, quando percebemos, tínhamos grandes parceiros envolvidos no nosso projeto. É a alma e o corpo caminhando juntos”, enfatizou.

Foto: Joel Vargas/PMPA

Fitness Solidariedade



Vice-presidente e procurador jurídico do CREF2/RS visitam CONFEF e CREF1
06/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), e o procurador jurídico do Conselho, Artur Eduardo Jarzinski Alfaro (OAB/RS 080493), visitaram no dia 28 de janeiro o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e a sede do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1), que atua nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Conselho da 1ª Região, houve troca de experiências entre as autarquias, na qual os representantes do CREF2/RS tiveram a oportunidade de estudar os métodos de gestão administrativa e a metodologia aplicada na fiscalização do CREF1. No Conselho Federal, Bavaresco e Alfaro analisaram os detalhes do sistema de parcelamento de anuidades feito por meio de cartão de crédito, procedimento que já foi aprovado para ser implementado no CREF2/RS em breve.

Na ocasião, foram debatidas sugestões de alterações estatutárias com a diretoria do CONFEF, bem como a atuação do Sistema CONFEF/CREFs junto à Casa Civil e ao Congresso Nacional, com o propósito de acompanhar os vários projetos de lei que estão na pauta para serem votados e que envolvem tanto a profissão de Educação Física como a saúde da população. O conteúdo dos PLs varia, tanto beneficiando a profissão e a saúde da população, mas também retirando direitos, contingenciando verbas relativas à atividade física e aos esportes, assim como incentivando a criação de cursos EAD na formação integral de profissionais da saúde, proposta que já é repudiada pelas 14 categorias profissionais de saúde de nível superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Saúde(CNS).

Sistema CONFEF CREFs



Interiorizasul atende em Taquara e Caxias do Sul nesta semana
10/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Na última etapa do projeto Interiorizasul em 2018, o CREF2/RS estará atendendo, entre quarta e sexta-feira desta semana, em Taquara e em Caxias do Sul. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais destas cidades os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também vai estar efetuando novos registros. Para aqueles que não fizeram o pré-agendamento de atendimento, será respeitada a ordem de chegada.

Em Taquara, o atendimento será feito somente na quarta-feira, dia 12 de dezembro, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h. Já em Caxias do Sul, o Interiorizasul estará à disposição dos profissionais e dos recém-graduados na quinta-feira, dia 13 de dezembro, e na sexta-feira, dia 14 de dezembro. O atendimento ocorrerá no Ginásio Vasco da Gama, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h no primeiro dia e das 9h às 13h na segunda data. Outra informações estão disponíveis neste link.

Interiorizasul Taquara
Data e horário: 12 de dezembro, quarta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 16h
Local: Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes – Parque do Trabalhador
Endereço: Rua Nestor Paulo Hartman, s/nº – Bairro Recreio

Interiorizasul Caxias do Sul
Data e horário: 13 de dezembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e dia 14, sexta-feira, das 9h às 13h
Local: Ginásio Vasco da Gama
Endereço: Rua José Soares de Oliveira, 2557 – Bairro Pio X

Interiorizasul Taquara Caxias do Sul



Interiorizasul atende Taquara e Caxias do Sul na metade de dezembro
28/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará a última etapa do projeto Interiorizasul 2018, atendendo o município de Taquara no dia 12 de dezembro, e logo após, nos dias 13 e 14, irá a Caxias do Sul. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais destas regiões os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros. Todos os interessados têm até o dia 10 de dezembro para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Taquara
Data e horário: 12 de dezembro, quarta-feira, das 10h30min às 12h30min e das 14h às 16h
Local: Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
Endereço: Parque do Trabalhador - Rua Nestor Paulo Hartman, s/n

Interiorizasul Caxias do Sul
Data e horário: 13 de dezembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h e dia 14, sexta-feira, das 9h às 13h
Local: Ginásio Vasco da Gama
Endereço: Rua José Soares de Oliveira, 2557 - Bairro Pio X

Interiorizasul



CREF2/RS negocia convênio para desconto de combustíveis aos registrados
08/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), o vice-presidente Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) e o procurador jurídico do Conselho, Artur Eduardo Jarzinski Alfaro (OAB/RS 080493), reuniram-se nesta quinta-feira, dia 8, com os representantes da Rede SIM de Postos de Combustíveis João Batista e Cristiane Machado, respectivamente assessor de negócios e gerente Comercial da Rede. O objetivo foi iniciar as tratativas para se firmar um convênio entre o Conselho e a empresa, que quando implementado, poderá proporcionar aos profissionais de Educação Física registrados descontos de combustíveis que podem ir de 3% a 6% no litro da gasolina e do etanol. De acordo com Meurer, a proposta da nova diretoria será sempre buscar benefícios diretos aos registrados, facilitando condições de trabalho e capacitando os profissionais.

A Rede SIM é a maior empresa do ramo no Brasil, e atualmente possui no Rio Grande do Sul 131 postos associados, distribuídos em 49 cidades. Segundo a gerente Comercial Cristiane Machado, o modelo de convênio proposto ao CREF2/RS e deverá ser semelhante ao implantado com a OAB/RS, dado o grande número de registrados verificados em ambos os casos. "Neste sistema, o profissional se cadastra no site do Conselho, autorizando a inclusão no convênio. Para tornar a operação mais segura, cada registrado obterá uma senha a partir do primeiro abastecimento", explicou. Os descontos nos combustíveis giram em torno de 3% e 6% no litro da gasolina ou do etanol, e serão variáveis de cidade a cidade, obedecendo à lógica do mercado e a vários impactos na cadeia produtiva e de distribuição de combustíveis.

Convênios



Novos conselheiros e Diretoria do CREF2/RS tomam posse
30/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ontem à tarde, dia 29 de outubro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, organizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, marcou o início do mandato de seis anos de metade dos membros do Plenário, que foram escolhidos pelos profissionais de Educação Física nas eleições de setembro.

Com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura, da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e de outros Conselhos Profissionais, os presentes foram conduzidos aos seus cargos pela ex-presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também fez o discurso de abertura. Ela salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que serão enfrentados para uma maior valorização dos profissionais no futuro.

Os novos membros do Plenário, com os demais conselheiros eleitos, ainda se reuniram para eleger a Diretoria do CREF2/RS para os próximos três anos. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, a nova gestão assume com o compromisso reabrir o CREF Serra e de criar representações regionais, de buscar a redução dos valores de anuidades, de trabalhar pela diminuição das taxas pagas ao ECAD, de aumentar e qualificar as ações de fiscalização e de proporcionar uma maior participação do Conselho na construção de políticas públicas, lutando também contra os cursos EAD na área.

A nova diretoria do CREF2/RS é composta por:

Presidente: José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, José Edgar foi subsecretário de Esportes do Rio Grande do Sul, diretor técnico da Fundergs e, recentemente, Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, de 2010 a 2016.

1º Vice-Presidente: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Giovanni é pós-graduado em Treinamento Desportivo e diretor da CB Brasil – Saúde Sport e Fitness.

2º Vice-Presidente: Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS)
Graduado pelo IPA e pós-graduado em Ciências da Saúde e em Administração e Marketing Esportivo, Alessandro é sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias.

1º Secretário: Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Graduado em Educação Física e pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, Claudio é mestre em Pedagogia em Educação Física e pentacampeão mundial de Ginástica Aeróbica. Atualmente é Gestor de Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

2º Secretário: Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS)
Graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte, Eduardo é o atual coordenador do curso de Educação Física da UFPel. Foi professor da Ulbra e presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014.

1º Tesoureiro: Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFRGS, Alessandro é mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA e também pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios. Atualmente é diretor da GPA Soluções em Educação e Saúde Corporativa.

2ª Tesoureira: Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Cinesiologia, Luciane foi coordenadora das academias Bodytech e INEXX. Atualmente é coordenadora técnica da Sogipa e presidente da APEF, desde 2015.

Os demais membros recém-eleitos do CREF2/RS:

Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Luciane é pós-graduada em Gestão de Academia. No momento, atua como personal trainer e instrutora de diversas academias, como Espaço Ativo, Academia Alternativa e Academia Moinhos Fitness.

Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é sócio-proprietário da Academia Moinhos Fitness, de Pelotas.

Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É proprietária da Academia Físico Fashion e criadora do programa de exercícios físicos para crianças Serelepe Fit.

Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e pós-graduado em Ciências do Esporte e em Fisiologia do Exercício, Carlos foi campeão de gaúcho de Ginástica Aeróbica em diversas oportunidades e desde 1998 atua como personal trainer em academias e condomínios.

Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Rodrigo é pós-graduado em Ciências do Esporte pela PUCRS. Atua como personal trainer e instrutor de musculação da Academia Bodytech, em Porto Alegre, desde 2006.

Os novos membros suplentes do Conselho são:

Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Graduada em Educação Física pela URCAMP, Roberta é pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade. Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé, e desde 2017 é coordenadora técnica das Academias do SESC/RS.

Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Ulbra Canoas, Everton é pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É professor e proprietário da Academia Corpo e Forma, de Guaíba.

Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra, Ninon é pós-graduada em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS. Foi professora de Educação Física Escolar em diversos municípios e atualmente é sócia-proprietária das academias Pró Fitness.

Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Any Mery é professora de ginástica e sócia-proprietária da academia Aerostep, de Porto Alegre.

Eleições conselheiros



Nova unidade móvel do CREF2/RS será sua sede sob rodas no interior gaúcho
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

No final de 2017, o CREF2/RS adquiriu um furgão Mercedes Benz 515 CDI, o modelo mais modernado da montadora nesta classe de veículos. Seu interior está sendo transformado em um escritório de atendimento, equipado com notebooks, impressoras e gerador elétrico. Após as modificações, a van terá capacidade para atender até quatro pessoas sentadas confortavelmente dentro do escritório climatizado. Tudo isso para se converter na nova unidade móvel do Conselho, que passará a integrar as viagens do projeto Interiorizasul. O objetivo será aliar uma melhor assistência aos profissionais do interior do estado com o aumento da área de cobertura do projeto, proporcionando autonomia suficiente para chegar a municípios que atualmente não são visitados pela dificuldade de acesso ou pela falta de cedência de local. É importante frisar que o caráter autárquico do CREF2/RS faz com que compras deste vulto sigam a Lei nº 8.666, que prevê licitação para efetuar compra da van, a contratação do projeto e a adaptação interna. Por este motivo, a unidade móvel possivelmente será inaugurada pela nova diretoria escolhida após as eleições do CREF2/RS, em setembro de 2018.

O Rio Grande do Sul possui uma extensão territorial de cerca de 280 mil km², onde apenas 30% das pessoas físicas e jurídicas estão localizados na capital e sua Região Metropolitana. Os 70% restantes estão distribuídos de maneira assimétrica em outras regiões do estado, o que dificulta o atendimento dos profissionais mais distantes. Atualmente, o projeto Interiorizasul conta nas suas viagens com uma supervisora de Interiorização e um motorista para realizar os serviços de translado e atendimento. Eles trabalham em locais cedidos por prefeituras ou instituições de ensino superior, havendo necessidade de adaptação às instalações e aos horários cedidos.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), explicou que projeto de expansão física no interior do Conselho no estado, por meio da criação de postos avançados de atendimento, ficou dificultado pela falta de pessoas capacitadas, visto que os funcionários são nomeados por concurso público. Entretanto, no último edital aberto, infelizmente não houve classificados para os cargos no interior, como nas cidades de Pelotas e de Santa Maria. "Agora a van será a sede itinerante do Conselho, pois todos serviços de registro oferecidos em Porto Alegre estarão disponíveis aos profissionais nas suas cidades”, assegurou a presidente, que também ressaltou que as visitas poderão se prolongar por uma semana no município programado, o que dará oportunidade aos profissionais das cidades vizinhas buscarem atendimento. “Este é mais um meio de nos aproximarmos dos nossos registrados na sua própria região”, completou a presidente.

A gerente do CREF2/RS, Tatiana Cidade (CRA TE-001259-RS), declarou que a antiga seccional em Caxias do Sul gerava despesas anuais na ordem de R$ 340 mil reais e que os valores projetados só aumentavam, gerados pelos reajustes anuais com custos de pessoal, serviços contratados, locação do espaço, translados para capacitações e deslocamento dos servidores. “Este valor subsidiaria até dois veículos viajando quinzenalmente para todas as regiões do estado, abrangendo um público de registrados muito maior”, constatou.

Tatiana também esclareceu que o projeto recebeu aporte financeiro do CONFEF, por meio do “Programa de Desenvolvimento dos CREFs”, no qual anualmente o Conselho Federal disponibiliza valores a título de investimento em projetos que julga estrategicamente adequados aos regionais. “O que possibilitou pouquíssimo investimento por parte do CREF2/RS na aquisição do veículo e da própria adaptação interna, visto que o subsídio concedido superou mais da metade do valor do projeto da unidade móvel”.

Segundo a presidente Carmen Masson, o objetivo do Conselho é a de reduzir custos e investir estes recursos de forma mais eficiente, pois com seccionais fixas, atende-se a poucas regiões, já com unidades móveis, esse atendimento seria estendido a um público muito maior. O projeto Interiorizasul, com auxílio da Van, passará a contar com um funcionário do Departamento de Registro, que com seus conhecimentos fará com que os procedimentos possam ser realizados na hora, tais como registros, emissões de Cédula, protocolos diversos, emissão de certificados de funcionamento e atualizações. A van também dará suporte a todos os eventos externos realizados pelo CREF2/RS.

*A imagem que ilustra esta matéria é uma simulação baseada no projeto de adaptação da van*

Interiorizasul



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.

Troféu Destaque



Reunião do Fórum-RS define planejamento para 2018
11/01/2018
Fonte: FÓRUM–RS

Planejamento de ações prioritárias, assuntos de interesses geral e agenda do ano. Essas foram as pautas discutidas na tarde de quarta-feira (10/01) na reunião Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM–RS), que ocorreu no auditório da plenária do Conselho Regional de Administração (CRA-RS).

Um dos assuntos debatidos foi a questão do ensino a distância nas mais diversas áreas, questionando sobre a eficácia desta metodologia, com enfoque nos cursos da área da saúde. “É preciso aumentar a discussão sobre a qualidade dos ensinos e isso é uma luta de todos os Conselhos. Temos o dever de fazer com que a sociedade ouça e saiba que profissional ela vai receber daqui 10, 15 e 20 anos”, destacou a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 2º Região (CRN2), Glaube Raquel Conceição Riegel. A partir disso, a presidente do CRA-RS e também presidente do Fórum-RS, Adm. Claudia Abreu, junto à presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), sugeriram que fosse criada uma conferência nacional sobre o assunto.

Na oportunidade também foi levantado o momento crítico vivido pelo Hospital Beneficência Portuguesa e o Fórum-RS se coloca à disposição da instituição e da sociedade como um todo. Ainda, a diretoria se organizou para agendar reuniões de aproximação com o Tribunal de Contas da União, Ministério Público e Procuradoria da República. Também foram discutidos pontos como a comunicação do Fórum, o alinhamento das ações das Câmaras, entre outros.

Foto: Rafaela Johann

FÓRUM–RS



Interiorizasul atende amanhã em Canela e quarta-feira em Taquara
21/08/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimentos em cidades fora de Porto Alegre, o CREF2/RS estará amanhã, dia 22 de agosto, em Taquara; e na quarta-feira, dia 23 de agosto, em Canela. Nestes locais, a equipe do Conselho vai oferecer os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e efetuando novos registros. O atendimento será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Canela
Datas: 22 de agosto, terça-feira, das 13h30min às 17h30min
Local: Espaço Cultural Casa de Pedra
Endereço: Rua Serafim Dias, s/nº – Centro

Interiorizasul Taquara
Datas: 23 de agosto, quarta-feira, das 10h às 13h30min
Local: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes – Diretoria de Esportes
Endereço: Rua Nestor Paulo Hartman, s/nº – Parque do Trabalhador

Interiorizasul Canela Taquara



Interiorizasul visita Canela e Taquara no final de agosto
10/08/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de estar mais próximo dos profissionais do interior, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. No final de agosto, o Conselho estará em Canela e Taquara, respectivamente, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades, entre outros mais. Nestes locais, a equipe do CREF2/RS também estará recebendo a documentação necessária para efetuar novos registros.

O agendamento destes serviços pode ser feito até dois dias antes de cada saída de visita, através deste link. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e também informa previamente os documentos que são imprescindíveis para todos os procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Canela
Datas: 22 de agosto, terça-feira, das 13h30min às 17h30min
Local: Espaço Cultural Casa de Pedra
Endereço: Rua Serafim Dias, s/nº – Centro
Agendamento disponível até o dia 20 de agosto

Interiorizasul Taquara
Datas: 23 de agosto, quarta-feira, das 10h às 13h30min
Local: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes – Diretoria de Esportes
Endereço: Rua Nestor Paulo Hartman, s/nº – Parque do Trabalhador
Agendamento disponível até o dia 20 de agosto

Interiorizasul Canela Taquara



Fitness Solidariedade ocorre neste sábado em Porto Alegre
04/07/2017
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS, a Prefeitura de Porto Alegre vai realizar neste sábado, dia 8 de julho, o Fitness Solidariedade. O evento beneficente, aberto à população em geral, ocorrerá no Ginásio Tesourinha, das 8h30min às 13h. A entrada será a doação de um agasalho.

A atividade, promovida pela Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, terá diversas aulas em sua programação, como ritmos, dança aeróbica, ginástica e HIIT, entre outras mais. A conselheira Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e os profissionais Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), Aderson Loureiro (CREF 0000038-G/RS), Jocelito Moraes (CREF 000039-G/RS), Carson Siega (CREF 000494-G/RS) e Fernando Saraiva (CREF 002582-P/RS), entre outros mais, serão alguns dos professores presentes no evento.

Fitness Solidariedade
Data: 8 de julho de 2017, das 8h30min às 13h
Local: Ginásio Tesourinha
Endereço: Avenida Erico Verissimo, 225 – Azenha
Entrada: doação de um agasalho

Eventos



Secretaria de Esportes e Lazer de Caxias do Sul registra todos seus profissionais de Educação Física
16/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) de Caxias do Sul conseguiu em 70 dias registrar no CREF2/RS todos os 43 profissionais de Educação Física que trabalham no órgão. A informação é da secretária de Esportes e Lazer e conselheira do CREF2/RS, Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS). “Quando assumimos, as irregularidades levaram a secretaria a assinar dois Termos de Aditamento de Conduta, que continuavam a ser descumpridos”, relatou. Segundo a secretaria, um dos termos tinha relação a estagiários atuando sozinhos nas academias da melhor idade, quadras e ginásios e o outro era referente aos profissionais de Educação Física que trabalhavam sem registro profissional do Conselho na Secretaria.

“No programa Conviver, de Ginástica para Terceira Idade, quase a totalidade dos profissionais não possuía registro no CREF2/RS”, ressalta Márcia, que se deparou com uma forte resistência inicial ao registro profissional. “Começamos um intenso trabalho de mudança cultural junto aos funcionários, reforçando sempre a importância do registro do profissional de Educação Física e a necessidade da secretaria ser exemplo perante outras profissões e à comunidade”.

Marcia explicou que havia o mesmo problema na área de financiamento esportivo. “Nenhuma das pessoas que pessoas trabalhavam neste setor, fazendo a fiscalização da destinação do dinheiro público era registrada”. Hoje, 100% dos profissionais de Educação Física que trabalham no setor Administrativo, do Lazer, Recreação, Saúde e Desporto estão registrados no CREF2/RS e todos os estagiários estão de acordo com sua área de formação.

“Após esta conscientização dos profissionais, eles passaram a conscientizar a comunidade para que seja vetor dessa ideia e cobre a presença do profissional registrado quando haja atividades esportivas e de lazer. “No médio prazo, seremos exemplo na orientação das atividades físicas, recreativas e de lazer orientados por profissionais de Educação Física”.

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente, no início do ano, do lançamento da nova diretoria da Secretaria de Esportes e Lazer. "Na ocasião, tive a oportunidade de conversar com o prefeito Daniel Guerra, um jovem empreendedor que renovou todos escalões das secretarias, com pessoas jovens e dinâmicas, como a nossa secretária de Esportes. Acredito que vá ser feito um bom trabalho lá, e a secretaria de Esportes vai, seguramente, ser um órgão de vanguarda nas políticas que são comuns ao CREF2/RS”.

SMEL Caxias do Sul



Diretoria do CREF2/RS reúne-se nesta sexta-feira
17/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A Diretoria do CREF2/RS reuniu-se nesta sexta-feira (17), quando tratou, dentre outros temas, de questões internas e de planejamento estratégico, além de realizar a entrega da Cédula de Identificação Profissional para a nova profissional de Educação Física, formada em bacharelado, Natália Carolina Pandolfo Pinto (RS-024973). “O registro na profissão traz um diferencial para nós, profissionais de Educação Física, sinalizando nossa qualificação para tratar da saúde da sociedade com segurança”, afirmou Natália.

Participaram da reunião a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a 1ª Secretária Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), a 2ª Tesoureira Ana Maria Haas (CREF 004563-G/RS), a 1ª Tesoureira Sonia Maria Waengertner (CREF 007781-G/RS) e o 2º Secretário Carlos Ernani Olendzki de Macedo.

Reunião de Diretoria



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional realiza sua primeira reunião em 2017
03/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizaram nesta terça-feira, 3 de janeiro, na sede do Conselho, a primeira reunião de 2017. O principal assunto da pauta foi os preparativos para o Fórum dos Coordenadores 2017, que deverá ocorrer entre os dias 5 e 6 de maio na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), em Porto Alegre.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). A próxima reunião será no dia 3 de março, às 14h, na sede do CREF2/RS.

As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS lamenta o falecimento do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo
29/11/2016
Fonte: CREF2/RS

A diretoria do CREF2/RS lamenta o falecimento e se solidariza com os familiares de Roberto Py Gomes da Silveira, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e 2º vice-presidente Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS). Ele morreu aos 79 anos neste domingo, 27 de novembro, em Porto Alegre. O presidente lutava contra o câncer e estava afastado há sete meses para tratamento.

Roberto Py, entre outras atividades, foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul (IPHAE), de 1991 a 1992, e do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, de 2000 a 2009. Entre as contribuições para a capital gaúcha está o importante projeto desenvolvido para Prefeitura de Porto Alegre do Viaduto dos Açorianos, que liga a zona sul ao centro da cidade.

Nota de falecimento



Presidente do CREF2/RS realizada palestra na URI Frederico Westphalen
17/10/2016
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 13 de outubro, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em Frederico Westphalen, para ministrar uma palestra para os acadêmicos de Educação Física da instituição. Além de abordar a proposta do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a extinção do curso de Bacharelado, a apresentação também trouxe para debate o projeto de lei que propõe a reforma do Ensino Médio.

De acordo com a Presidente, o encontro foi muito interessante, sobretudo para o Conselho, que pode se aproximar ainda mais dos futuros profissionais do interior do Estado. Os acadêmicos, além de tirarem as suas dúvidas sobre estes temas polêmicos, os quais o Sistema CONFEF/CREFs repudia veementemente, também puderam entender melhor como funciona o Conselho e quais são as suas atribuições, especialmente relacionadas à fiscalização e à defesa da sociedade. “Com uma grande presença de público, a palestra foi extremamente proveitosa, pois foi possível apresentar o CREF2/RS para os estudantes, que futuramente poderão participar ativamente, enquanto registrados, do dia a dia das questões políticas que envolvem a Educação Física”, declarou.

A coordenadora do curso de Bacharelado da URI Frederico Westphalen Vera Lúcia Moraes e a diretoria de ensino da universidade Elisabete Cerutti também estiveram presentes durante a palestra. Dando continuidade a este ciclo de encontros com os estudantes de todo Estado, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS será a próxima a receber a visita do CREF2/RS, já nesta quinta-feira, dia 20 de outubro.

Palestras URI Frederico Westphalen



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional organiza Fórum dos Coordenadores 2017
04/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniram-se no dia 30 de junho na sede do Conselho. Entre os assuntos da pauta, foram debatidas as opções de tema para o Fórum dos Coordenadores 2017, que podem variar entre “Aproximações entre Licenciatura e Bacharelado”, com apresentação da conselheira federal Iguatemy Martins (000001-G/PB), “Estágios”, com as palestrantes Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), assessora de Fiscalização e Cristiane Corrêa (OAB/RS 60.229), assessora jurídica, ambas do CREF2/RS ou ainda “Empreendedorismo”, com um destes palestrantes: Marcelo Curth ou Gastão Englert. A data sugerida para o evento será 19 e 20 de maio de 2017.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). O próximo encontro da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional será realizado no dia 29 de julho, às 14h30min. As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



Diretoria e Conselho Fiscal do Fórum-RS tomam posse
30/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Em 23 de março, durante reunião plenária do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS, realizada na sede do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), foram empossados os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS).

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), foi eleita a 4ª vice-presidente e também coordenadora da Câmara da Saúde. O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), faz parte do Conselho Fiscal e a conselheira do CREF2/RS, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), participa da Câmara de Defesa da Sociedade.

O presidente do Fórum-RS, Antônio Palácios (CRC-RS), salientou que a união dos conselhos permite que as ações desenvolvidas em prol da sociedade sejam melhor divulgadas. “Temos uma maior repercussão e, para ampliar ainda mais isto, pretendemos abarcar os observatórios sociais para expandir nossa atuação”, explicou. Carmen Masson ressaltou a importância do Fórum-RS nas lutas profissionais. “Através do Fórum-RS podemos nos aproximar do governo e da sociedade com mais efetividade, articulando políticas e contribuindo para a qualidade da administração pública e da democracia”, afirmou.

Diretoria
Presidente: Antônio Palácios (CRC-RS)
1º vice-presidente: Valter Luiz de Lemos (CRA-RS)
2º vice-presidente: Roberto Py Gomes da Silveira (CAU-RS)
3º vice-presidente: Rogério Wolf de Aguiar (CREMERS)
4ª vice-presidente: Carmen Masson (CREF2/RS)
5º vice-presidente: Ricardo Breier (OAB-RS)
Secretaria-geral: Marlene Danesi (CREFONO-RS)
1ª secretaria-geral adjunta: Clarice Luz (CRBio-RS)
2ª secretaria-geral adjunta: Renato Minozzo (CRBM-RS)
3ª secretaria-geral adjunta: Rodrigo Lorenzoni (CRMV-RS)
Conselho Fiscal
Maurício Schüler Nin (CRF-RS)
Rosângela Parmigiani (CRN-RS)
Marco Aurélio Kihs (CRA-RS)
Ana Lice Bernardi (CRN-RS)
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF2/RS)
Coordenadores das Câmaras e Grupos Técnicos:
Câmara da Saúde: Carmen Masson (CREF2/RS)
Câmara de Ensino: Silvia Saucedo (OAB-RS)
Câmara de Defesa da Sociedade: Miriam Teresinha (CREFONO-RS)
Grupo de Agentes Fiscais: Everton Borges (CRF-RS)
Grupo de Assessores de Comunicação Social: Diana Lienert (CRF-RS)
Grupo de Assessores Jurídicos: Angelo Bozzetto (CRC-RS)

Fórum-RS



Reunião de Diretoria do CREF2/RS debate próxima Plenária
23/02/2016
Fonte: CREF2/RS

A Diretoria do CREF2/RS reuniu-se nesta segunda-feira (22), quando tratou, dentre outros temas, de questões internas, planejamento estratégico e a preparação para a reunião plenária a ser realizada no próximo dia 26. Estiveram presentes a presidente do CREF2/S, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o vice-presidente Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar (CREF 002782-G/RS), a 2ª vice-presidente, Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), a 1ª secretária, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e a 2ª secretária, Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS). A Diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas do Conselho. As competências de cada membro da Diretoria do Conselho, além das previstas no Estatuto, são estabelecidas em regimento aprovado pelo Plenário do CREF2/RS.

Diretoria CREF2 RS



CREF2/RS faz sua última reunião de Diretoria de 2015
21/12/2015
Fonte: CREF2/RS

A Diretoria do CREF2/RS fez sua última reunião de 2015 nesta segunda-feira (21), quando tratou, dentre outros temas, do planejamento estratégico para 2016. A Diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas do Conselho. As competências de cada membro da Diretoria do Conselho, além das previstas no Estatuto, são estabelecidas em regimento aprovado pelo Plenário do CREF2/RS.

Diretoria



Carmen Masson é eleita presidente e CREF2/RS define nova Diretoria
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Após a cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS, realizada hoje pela manhã (23), uma reunião com todos os membros do Plenário definiu os nomes da nova Diretoria. Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi eleita presidente e comandará o Conselho pelos próximos três anos.

Compõem também a Diretoria: Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), no cargo de 1º vice-presidente; Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), como 2º vice-presidente; Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), no cargo de 1ª secretária, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), como 2ª secretária; Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS), no cargo de 1ª tesoureira; e Ana Maria Haas, como 2ª tesoureira (CREF 004563-G/RS). O grupo assumirá no dia 30 de outubro.

Eleições Plenária Diretoria



Novos Conselheiros tomam posse nesta sexta-feira
23/10/2015
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de posse dos novos Conselheiros do CREF2/RS foi realizada na manhã de hoje (23), no Hotel Holiday Inn, em Porto Alegre. O evento, que contou com um café da manhã para os presentes, marcou a entrada de 14 membros (dez efetivos e quatro suplentes), eleitos em setembro. O mandato, que inicia em 30 de outubro, é para seis anos e se encerra em 2021.

A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi quem fez o discurso de abertura. Ela frisou que o momento representa o fim e o início de uma nova gestão, mas que o trabalho, que rendeu muitos benefícios aos profissionais registrados e à comunidade em geral, será conduzido da mesma forma, com mudanças para melhor. "É com muito orgulho que temos visto o nosso Conselho crescer dia a dia, com parcerias, conquistas em todas as áreas e a atuação incansável de todos vocês", destacou.

Como frisou Carmen, os novos Conselheiros tomaram posse com o objetivo de defender a Educação Física e de valorizar a profissão em todos os segmentos da sociedade. A ideia é que o CREF2/RS, pelos próximos seis anos, se aproxime ainda mais dos profissionais registrados e consiga desenvolver ações em prol da categoria, sempre de forma ética, moral e legal. "Somente com a união e com o trabalho é que a gente vai conseguir que o Conselho conquiste ainda mais espaços, garantindo que todas as pessoas sejam atendidas por profissionais de Educação Física em todos os locais", encerrou.

Em reunião, os novos Conselheiros irão definir também os novos componentes da Diretoria. Confira abaixo quem são eles:

GIOVANNI BAVARESCO (CREF 001512-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Treinamento Desportivo. Já foi conselheiro do CREF2/RS e atualmente é o diretor da CBrasil, empresa que há 22 anos promove cursos de especialização para professores, estudantes e profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

EDUARDO MERINO (CREF 004493-G/RS): é graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte. Atuou por oito anos como coordenador do curso de Educação Física da ULBRA e foi presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014. Atualmente é professor da UFPel e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho.

CARMEN ROSANE MASSON (CREF 001910-G/RS): é graduada em Educação Física pelo IPA e mestre em Saúde Coletiva pela Unisinos. Foi coordenadora da Secretaria de Esportes de Porto Alegre e da ESEF da Brigada Militar. Atualmente é presidente do CREF2/RS.

ALEXANDRE MOURA GRECO (CREF 004204-G/RS): é graduado pelo IPA e mestre em Reabilitação e Inclusão Social pela mesma instituição e possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e em Marketing Digital, ambos pela ESPM. Desde 2013, é o coordenador geral das academias do SESC-RS e atua também como professor dos cursos de pós-graduação da Uningá (Santa Maria), HORUS Chapecó, UNISUL (Florianópolis) e da Faculdade da Serra Gaúcha (Caxias do Sul).

ANA MARIA HAAS (CREF 004563-G/RS): é graduada pela Feevale e oficial da Brigada Militar desde 1986. Foi comandante da Escola de Educação Física da Brigada Militar entre 2002 e 2003 e conselheira do CREF2/RS de 2003 a 2005.

SONIA MARIA WAENGERTNER (CREF 007781-G/RS): é graduada pela UFRGS e foi professora da rede estadual de ensino por 25 anos. É representante do CREF2/RS no comitê fundador da Rede OS Porto Alegre e conselheira há seis anos. Na década de 90, foi também diretoria eleita de escola.

ROSA MARIA MARIN PACHECO (CREF 000059-G/RS): é graduada pelo IPA e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte pela PUCRS e em Treinamento Neuromuscular pela UFRGS. Foi presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD/RS) entre 2008 e 2010. É proprietária da academia Espaço Ativo desde 1992.

LEOMAR TESCHE (CREF 000129-G/RS): é graduado pela Feevale e docente do curso de Educação Física da Unijuí há 32 anos. É doutor em Educação pela Unimep (Piracicaba) e pós-doutor pelo Instituto de Ciências dos Esportes da Universidade de Tübingen (Alemanha). Autor de diversos livros sobre a história da Educação Física no Rio Grande do Sul, atualmente coordena o intercâmbio entre a Unijuí, a Universidade Uni-Tubingen e o Instituto Carlos Linneo de Oberá (Argentina).

DÉBORA RIOS GARCIA (CREF 002202-G/RS): é graduada pelo IPA e possui especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e mestrado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Faculdade Sogipa e da pós-graduação do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS).

ALESSANDRO DE AZAMBUJA GAMBOA (CREF 001534-G/RS): é graduado pelo IPA e possui pós-graduação em Ciências da Saúde (PUCRS) e em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho). É sócio-diretor da G2 Sports, consultor de academias e coordenador geral de eventos relacionados à Educação Física e à saúde.

Membros suplentes:

FELIPE GOMES MARTINEZ (CREF 003930-G/RS): é graduado pela UFRGS e possui especialização em Psicopedagogia Clínica pela Unilassale. É graduado também em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, auditor do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Judô e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

MARCIA ROHR DA CRUZ (CREF 007542-G/RS): é graduada em Educação Física pela UCS e em Administração pela Unisinos. Possui mestrado e doutorado em Administração pela mesma instituição e é presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul.

CLÁUDIA RAMOS LUCCHESE (CREF 002358-G/RS): é graduada pela UFRGS e possui pós-graduação em Medicina e Ciências do Esporte (UFRGS) e em Ergonomia (UGF). É coordenadora dos programas de Qualidade de Vida no Banrisul e certificada pela International Stress Management Association em gerenciamento do stress no trabalho.

CLERY QUINHONES DE LIMA (CREF 000297-G/RS): é graduado pela UFSM, pós-graduado em Técnicas Desportivas – Handebol, jornalista e mestre em Comunicação Esportiva. Foi conselheiro do CREF2/RS entre 1999 e 2003 e atualmente desempenha a função de delegado adjunto da FIEP-RS e de secretário do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Santa Maria. Edita o jornal mensal Saúde pela Prática e o site www.santamriaolimpiada2016.com.br.

Conselheiros Plenária



Fórum-RS realiza simpósio sobre o papel dos conselhos profissionais na sociedade
22/09/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 6 de outubro, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissionais Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) e a Câmara de Defesa da Sociedade realizarão o I Simpósio do Fórum RS. Com o tema “O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade”, o evento tem como público-alvo assessorias de comunicação, conselheiros, agentes fiscais e diretorias, e acontecerá no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), localizado na avenida Borges de Medeiros, 308, 15º andar, Centro, Porto Alegre. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 5 de outubro.

I Simpósio do Fórum RS
"O papel dos Conselhos Profissionais junto à sociedade"
Programação
13h45min - Credenciamento
14h15min - Abertura
14h45min às 15h30min - Apresentações
CRECI-RS "Como utilizar o Facebook para aproximar seu credenciado". Fernanda Coiro - jornalista
CRN-2 "Alimentação saudável e segura nas cantinas escolares - O diferencial do selo de qualidade". Maiele B. Bianchini - nutricionista
CRF-RS "Denúncias: como receber, como apurar". Elisa Tramontini - farmacêutica
CREF2/RS: "Interações propositivas da qualificação da saúde e bem-estar da sociedade". Eneida Feix - profissional de Educação Física (CREF 002116-G/RS)
15h30min - Intervalo
15h45min - Mesa de debates
17h15min - Encerramento

Data: terça-feira, 6 de outubro
Local: Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECIRS), av. Borges de Medeiros, 308, 15º andar, Centro, Porto Alegre
Vagas limitadas
Inscrições gratuitas no site www.forum-rs.com.br

Fórum-RS



Eleição do CREF2/RS 2015 tem participação ativa dos profissionais de Educação Física
18/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Mesmo com o mau tempo desta sexta-feira (18), a participação dos profissionais de Educação Física na eleição da nova diretoria do CREF2/RS alcançou as expectativas e transcorreu com tranquilidade. A votação foi encerrada às 17h, quando a Comissão Eleitoral iniciou o processo de apuração dos votos que elegerá os 14 conselheiros para um mandato de seis anos, sendo 10 destes efetivos e quatro suplentes, os quais se juntarão aos 14 conselheiros eleitos em 2012, compondo a Plenária. A diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas no Conselho.

O processo eleitoral teve início em maio, a partir da divulgação do Regimento Eleitoral para a eleição 2015 e da formação da Comissão Eleitoral, integrada pelo presidente Jacques Delhaye Hidalgo (CREF 002325-G/RS) e por Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS), Loreti Sandra Rucatti (CREF 059476-G/RS) e pelo suplente Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS). Em cinco meses de atuação, a Comissão e os funcionários designados pelo Conselho trabalharam com afinco para garantir a lisura das eleições. Para futuras eleições, o presidente da Comissão sugeriu aos profissionais que se informem sobre o regimento eleitoral antes de fazer questionamentos. “As eleições são um momento muito importante na trajetória do Conselho e têm regras bastante específicas”, frisou Hidalgo. Segundo Alexandre Ritter, todos os questionamentos relativos a procedimentos eleitorais feitos pelos profissionais de Educação Física foram estudados e respondidos por e-mail. “Nos esforçamos para que esta eleição tivesse a maior transparência possível”, asseverou.

Com mais de 60 anos dedicados ao halterofilismo gaúcho e aos 86 anos de idade, Arnobio Sigaran (CREF 003284-P/RS) não deixou de comparecer à sede do Conselho para votar. “Tenho acompanhado o trabalho do CREF2/RS com bastante satisfação. É fundamental um Conselho forte para termos uma categoria unida”, avaliou. Para Débora Costa (CREF 000949-G/RS), a participação no processo eleitoral é uma ferramenta importante no aperfeiçoamento da profissão. “Só de forma democrática nós construiremos a Educação Física que este país precisa”.

Eleições CREF2 RS 2015



Diretoria do CREF2/RS acerta detalhes do 1º de Setembro
29/07/2015
Fonte: CREF2/RS

A Diretoria do CREF2/RS reuniu-se nesta quarta-feira (29), quando tratou, entre os temas, das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, realizado em 1º de setembro. A Diretoria é o órgão que exerce as funções administrativas e executivas do Conselho. As competências de cada membro da Diretoria do Conselho, além das previstas no Estatuto, são estabelecidas em regimento aprovado pelo Plenário do CREF2/RS.

Diretoria



Frente Parlamentar da Atividade Física volta ao Congresso Nacional com apoio do CONFEF
17/06/2015
Fonte: CONFEF

Criada em 2006, a Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano (FPMAFDH) foi reinstalada no mês de maio, através da eleição da sua nova diretoria, no Congresso Nacional. A meta do grupo é nortear as ações dos parlamentares, para que favoreçam a sociedade através da Educação Física, e aproveitar a visibilidade que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão trazendo para o esporte e para a atividade física.

A plenária geral da FPMAFDH, coordenada pelo conselheiro federal Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF) e dirigida pelo deputado André Figueiredo, contou com a participação de parlamentares, membros de entidades da sociedade civil organizada e representantes do Sistema CONFEF/CREFs. Além do presidente eleito, o deputado Evandro Roman (CREF 000958-G/PR), mais dois membros da Frente são profissionais de Educação Física: a deputada Flavia Morais e o deputado Luiz Carlos Hauly (CREF 004365-G/PR).

As Frentes Parlamentares são suprapartidárias e compostas de, pelo menos, um terço dos integrantes do Poder Legislativo Federal, e são destinadas a aprimorar a legislação referente a um tema específico. A FPMAFDH tem como objetivo fomentar ações e elaborar proposições legislativas para garantir o direito da população à atividade física, pois entende que a prática de exercícios físicos e esportivos, como ferramenta de promoção de saúde, é parte indissociável dos direitos constitucionais e fundamentais de toda a sociedade.

Frente Parlamentar CONFEF



CREF2/RS assina parceria com o PROCON-RS para fiscalizações conjuntas
06/05/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quarta-feira (6), CREF2/RS e PROCON-RS firmaram termo de cooperação para a realização de ações de fiscalização em comjunto. O documento, elaborado pelo Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR), foi assinado por Luciane Disconzi, coordenadora jurídica do PROCON-RS; e por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.

"Nós estamos trabalhando, com a diretoria do PROCON-RS, em um protocolo para ser implementado ainda neste ano", afirmou Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, durante a cerimônia. "Neste documento, definimos as fiscalizações que faremos em conjunto, com um órgão se comprometendo com o outro. O nosso intuito é unir forças para podermos apurar irregularidades e tomar as medidas cabíveis em cada caso", explicou.

Além disto, a coordenadora do DEFOR adiantou que, nestas visitas de fiscalização, o PROCON-RS deve acompanhar o CREF2/RS em academias e em estabelecimentos que oferecem atividade física, para verificar se o Código de Defesa do Consumidor é cumprido. "Se não tem profissional de Educação Física no local, o serviço não está sendo prestado. A pessoa vai na academia e contrata um serviço que não é entregue", analisa. Nas próximas semanas, Conselho e PROCON-RS voltam a se reunir para acertar o calendário de fiscalização para o restante deste ano.



Presidente do SINPEF/RS assume diretoria do Hospital Psiquiátrico São Pedro
11/02/2015
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem (10), o presidente do SINPEF/RS Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS) assumiu a diretoria da Divisão de Atenção ao Usuário Morador do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. A solenidade contou com a presença da 1ª tesoureira do CREF2/RS Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e também deu posse ao novo diretor de Ensino e Pesquisa da instituição, Gustavo Antônio de Paiva Soares.



Conexão CREF tira dúvidas de profissionais em Pelotas
25/11/2014

Na última sexta-feira (21), o CREF2/RS realizou a terceira etapa do Conexão CREF, em Pelotas. O projeto tem o intuito de aproximar Conselho e profissionais, esclarecendo como funciona a Fiscalização e seus desdobramentos, sendo dedicado aos Responsáveis Técnicos, proprietários de academias e demais atuantes na área.

A atividade contou com palestras ministradas por Liziane Soares, assessora da diretoria do CREF2/RS; Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR); e Eliane Flores (CREF 002649-G/RS), conselheira e membro da Comissão de Ética Profissional. "O encontro foi muito útil e positivo. O Conexão CREF tem o objetivo de informar os profissionais sobre questões do dia a dia da profissão, mas que muitos desconhecem", avaliou Liziane. "Desta forma, ao longo das palestras surgem muitas dúvidas e esclarecimentos", completou.

Na conversa com os profissionais, foram abordados assuntos como a regulamentação da profissão e a finalidade do CREF2/RS em "orientar e fiscalizar a atividade profissional". Além disto, questões como atribuições do Responsável Técnico, objetivos e consequências da Fiscalização e temas que ainda tramitam no Judiciário foram explicados pelos palestrantes. "Com o Conexão CREF, os profissionais passam a entender melhor como funciona o Conselho e podem passar estas informações adiante", concluiu Liziane.

O Conexão CREF terá mais uma edição em 2014. No dia 12 de dezembro, Santa Maria recebe nova etapa do projeto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por aqui.



Workshop promovido pelo CREF2/RS orienta proprietários de academias sobre vendas
20/10/2014

No sábado (18), Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD RS) e CREF2/RS realizaram, em parceria, o workshop "Academia – como vender mais e melhor". A atividade, que teve o intuito de orientar gestores e proprietários de academias sobre o mundo dos negócios, contou com palestra de Cristna Santos, diretoria da BrainFit e especialista em gestão de pessoas.

Com o título "Vendas: como criar rápida sintonia com o cliente", a apresentação trouxe para discussão a importância do telemarketing e o uso das redes sociais para impulsionar as vendas. Além disto, Cristina também levou para a plateia exemplos de bom relacionamento com o cliente, em que ficha e guia de atendimento foram usadas em dinâmica com a plateia. Nesta parte, ela destacou a necessidade definir o perfil de cada usuário, através de perguntas simples como "o que impediu você de começar antes?", "quais os dias da semana que você reservou para treinar?" e "qual o melhor horário para você treinar?".

Com grande presença de público, o evento realizado no Auditório do IPA foi considerado sucesso por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, e deve render novas atividades em parceria com a ACAD RS no futuro. "O workshop foi muito bom, o enfoque nas vendas e no atendimento é mesmo essencial", avaliou. "A pior coisa que tem para o cliente é entrar em um estabelecimento com dúvida, sem saber se vai ou não ficar. Os gestores de academia precisam saber atender bem o cliente", completou.



CREF2/RS sedia reunião dos assessores jurídicos dos Conselhos Profissionais
03/10/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (2), o CREF2/RS sediou a reunião do Grupo de Assessores Jurídicos (GAJ) do Fórum-RS. A atividade, realizada todos os meses, tem o intuito de debater assuntos pertinentes aos Conselhos Profissionais e de trocar experiências relacionadas ao dia a dia de trabalho.

Desta vez, a reunião trouxe para discussão questões envolvendo a cobrança de dívida ativa e a exigência de inscrição no respectivo Conselho para o exercício de docência, pauta que foi formalizada em documento. "A iniciativa é do vice-presidente do Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), e a obrigatoriedade do registro ao menos para os professores das disciplinas práticas", comentou Cristiane Costa, coordenadora do Departamento Jurídico do CREF2/RS.

Com a aprovação do texto pelo GAJ, o documento será agora submetido à diretoria do Fórum-RS e, posteriormente, ao Fórum Nacional dos Conselhos e Ordens Profissionais, para que negocie o projeto em todo o país. "Além disto, a troca de experiências permitiu apresentar os problemas e buscar soluções em conjunto", complementou Cristiane.



CREF2/RS fortalece parceria com Secretaria de Esporte e Lazer e FUNDERGS
01/09/2014
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de hoje (1º), a diretoria do CREF2/RS recebeu visita de Ricardo Pettersen (CREF 006862-G/RS), secretário de Esporte e Lazer do Estado, e de Cláudio Gutierrez (CREF 014210-G/RS), presidente da Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (FUNDERGS). O encontro, além de marcar o início das comemorações do dia 1º de setembro, serviu para reforçar a parceria entre as instituições, que deve oferecer aos profissionais de Educação Física eventos, palestras e cursos de capacitação.

"Temos que trabalhar em conjunto, para fortalecer a Educação Física", declarou Pettersen. Para o Secretário, estar perto do Conselho é forma de reforçar o fator social e de desenvolvimento humano do esporte. Além de citar exemplos de eventos que só foram possíveis com a colaboração de outros parceiros, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS, destacou a importância da Secretaria de Esporte e Lazer para isto. "A aproximação, junto com a FUNDERGS, é ganho não só para os profissionais, mas para toda a Educação Física".



UFPel recebe V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física
09/05/2014
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sedia, entre hoje e amanhã, o V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física. Promovido pelo CREF2/RS, o evento deste ano tem como objetivo a reflexão sobre a profissão de Educação Física e suas especialidades, além do debate sobre implicações na intervenção profissional e a evasão nos cursos superiores.

A abertura do Fórum, feita por membros da Coordenação Geral e Diretoria do Conselho, serviu para apresentação de projetos dos departamentos de Registro, Jurídico e Fiscalização e Orientação. Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, falou sobre a importância do registro profissional e os coordenadores esclareceram as dúvidas mais frequentes dos alunos sobre o CREF2/RS. Além disso, Cristiane Correa, do Departamento Jurídico, relatou casos em que as universidades poderiam participar de maneira mais eficiente na fiscalização da prática profissional e na defesa da sociedade. "O CREF2/RS e as faculdades devem atuar lado a lado", comentou.

Na reunião, o Conselho reiterou a resolução do CONFEF que diferencia Licenciatura e Bacharelado em dois campos atuação distintos e reforçou a necessidade de maior diálogo com as universidades. A coordenadora de curso Magale Konrath (CREF 000378-G/RS, Feevale), por exemplo, trouxe para discussão as mudanças e os ajustes de currículo, assim como a permanente avaliação sobre as disciplinas de cada habilitação. Luciano Castro (CREF 008924-G/RS, PUCRS), por outro lado, colocou em debate os estágios e o que a universidade tem que fazer para garantir bons profissionais habilitados.

Também participaram do Fórum Daniel Zacaron (CREF 002379-G/RS, FSG), Fernanda Teixeira (CREF 005117-G/RS, UFPel), Luiz Loi (CREF 002264-G/RS, UNIJUÍ Santa Rosa), Pedro Batistella (CREF 000283-G/RS, Universidade de Cruz Alta), Vera Lucia Brauner (PUCRS), Claudio Gutierrez (CREF 014210-G/RS, ADIESEF), Cristiano da Rosa (CREF 000649-G/RS, Sogipa), Fabiano Bossle (CREF 000408-G/RS, UFRGS), José Luiz de Freitas (CREF 001797-G/RS, ULBRA Cachoeira do Sul) e os conselheiros Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).



CREF2/RS realiza V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física
06/05/2014
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Regional de Educação Física, por meio da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional (CESPP), realiza o V Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física, nos dias 9 e 10 de maio, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento deste ano tem como objetivo refletir sobre a profissão de Educação Física e suas especialidades, bem como sobre implicações na intervenção profissional e a evasão nos cursos superiores.

Além de painéis temáticos e relatos de práticas, o Fórum tem na sua programação atendimento do CREF2/RS aos coordenadores de curso e apresentação de projetos e inovações do Conselho, nos âmbitos de sua Coordenação Geral e Diretoria, e também dos departamentos de Registro, Jurídico e Fiscalização e Orientação.

V Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do RS
9 e 10 de maio
UFPel - Universidade Federal de Pelotas (Rua Luís de Camões, 625 - Três Vendas)
Local: Auditório ESEF

Confira a programação completa aqui.



José Fortunati é homenageado pelo CREF2/RS
29/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O prefeito de Porto Alegre José Fortunati recebeu, hoje pela manhã, a diretoria do CREF2/RS. A reunião, que contou com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 1º vice-presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), da 2ª secretária Sonia Waengerther (CREF 007781-G/RS) e da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), serviu para homenagear o Prefeito pela sanção da lei nº 11.585, que torna obrigatória a formação em Licenciatura em Educação Física para o ensino da disciplina nas escolas de nível fundamental do município.

"O ato é a convicção que temos da necessidade de uma boa formação de base", declarou Fortunati. Carmen Masson, que entregou para o prefeito o diploma de Amigo da Educação Física Escolar, salientou a importância da norma, bem como a iniciativa do município em fazer da lei, pioneira entre as capitais do Brasil, um exemplo para outras cidades e prefeitos. "O Conselho é um parceiro de Porto Alegre na defesa da sociedade e na fiscalização da profissão e da ética", destacou.

A Presidente e a conselheira Miryam Brauch também entregaram ao Prefeito a Carta Gaúcha da Educação Física Escolar, que visa a mobilização de profissionais no sentido de garantir a obrigatoriedade da atividade nas escolas. A lei nº 11.585 é reforço valioso para os objetivos da Carta e para a promoção da Educação Física. "O sedentarismo é a maior causa dos problemas cardiovasculares. A ideia é conscientizar a população da importância da atividade física, sobretudo nas escolas", avaliou Carmen Masson.

O vice-presidente Lauro Aguiar encerrou o encontro com a sugestão de aproximar o Ministério da Saúde e as prefeituras para a promoção do bem-estar e da vida saudável. "A lei nº 11.585, levada para a Frente Nacional de Prefeitos, vai incentivar os municípios a organizarem projetos em nome da atividade física", concluiu.



CREF2/RS participa de Encontro dos Conselhos e Ordens das Profissões
24/04/2014
Fonte: CREF2/RS

O Fórum dos Conselhos Regionais e Ordem das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul realiza, hoje e amanhã, o 1º Encontro dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas da Região Sul e o IV Seminário de Fiscalização Profissional. A abertura do evento, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS.

Na abertura do evento, a Presidente destacou a importância do Encontro, que tem o intuito de dar visibilidade e credibilidade para as atividades de todos os Conselhos. "O objetivo é a união de forças em prol da sociedade. Juntos podemos atingir um resultado melhor", salientou Carmen Masson.

Dedicado às Diretorias e funcionários dos Conselhos, bem como a assessores jurídicos e contábeis, fiscais e representantes do Legislativo e da Câmara de Vereadores, o Encontro discute, entre outros temas, a atuação do Tribunal de Contas da União junto aos Conselhos e ações para padronização da fiscalização. Ao todo, 23 Conselhos participam do Encontro.

Flávio Koch, presidente do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul frisou a importância do evento para todos os Conselhos, que reafirmam os compromissos com a fiscalização, a defesa das profissões e com a sociedade. "Queremos fortalecer o trabalho e aproximar os Conselhos, através de ações conjuntas", completou.

O CREF2/RS participa amanhã do IV Seminário de Fiscalização Profissional. O evento, que em 2014 tem o tema "Fiscalização Integrada em Benefício da Sociedade", contará, às 9h30, com o painel "Inserção dos Conselhos e Ordens no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor". Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do Conselho, e Fernanda Rodrigues, Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação serão os palestrantes, entre outros.

Mais informações em http://gestor.kinghost.net/forum/seminario/inicial.php



Conselheira Carmen Masson assume presidência do CREF2/RS
01/04/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de segunda-feira, dia 31 de março, durante reunião Plenária do Conselho, Eduardo Merino licenciou-se do cargo de presidente do CREF2/RS. A presidência foi assumida pela Conselheira Carmen Masson, que ocupava o cargo de 1ª vice-presidente no mandato 2013-2015.
Carmen declarou que durante seu mandato dará seguimento ao trabalho iniciado por Merino: “O posicionamento da nossa Diretoria segue o mesmo, e vamos dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por Merino nos últimos quatro anos, com o objetivo de aproximar o Conselho dos Profissionais de Educação Física”.

A composição da nova Diretoria foi definida conforme lista abaixo.
Presidente: Carmen Rosane Masson – CREF 001910-G/RS 1º Vice-Presidente: José Edgar Meurer – CREF 001953-G/RS 2º Vice-Presidente: Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar – CREF 002782-G/RS 1º Secretário: Paulo Ricardo Ayres – CREF 000997-G/RS 2ª Secretária: Sonia Maria Waengertner – CREF 007781-G/RS 1ª Tesoureira: Miryam Peraça Fattah Brauch – CREF 006834-G/RS 2ª Tesoureira: Luciane Volpato Citadin – CREF 000100-G/RS



Nova diretoria do SINPEF/RS toma posse
19/12/2013
Fonte: CREF2/RS

A nova diretoria do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS) toma posse no dia 20/12. O presidente Ubirajara Gorski Brites foi reeleito, tendo como vice-presidente Silvio Cardoso da Silveira. As eleições ocorreram em 03 de dezembro de 2013.

A atuação do Sinpef está diretamente ligada aos direitos trabalhistas, entre eles exigir o cumprimento da legislação pelas empresas, reconhecendo todos direitos, carteira assinada, repouso semanal remunerado, férias, contratos de trabalho, rescisões e alterações homologadas, fundo de garantia, 13º salário, 1/3 de abono sobre férias, uso de Equipamentos de Proteção Individual, quando for o caso.



CREF2/RS participa de encontro nacional de Conselhos
21/10/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente Eduardo Merino, a Assessora Especial da Diretoria Liziane Soares e a advogada Cristiane Costa, do CREF2/RS, participaram da 5ª Edição do Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais, realizado em Florianópolis entre os dias 17 e 19 de outubro. Durante os três dias, representantes dos conselhos profissionais de todo o País debateram temas como fiscalização, responsabilidade civil em profissões regulamentadas, conciliação, ética, Lei orgânica dos conselhos e formação e atuação profissional. A quinta edição do ENCP teve como tema "Conselhos Profissionais, um instrumento de proteção social".



Câmara de Ginástica laboral realiza reunião aberta
18/06/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Ginástica Laboral do CREF2/RS realizou no dia 14 de junho, na Sogipa, durante a 20ª Convenção Brasil, sua Reunião Aberta, da qual participaram Profissionais de Educação Física, estudantes e empresários do ramo. A missão da Câmara é assessorar tecnicamente a Diretoria do CREF-RS, em assuntos pertinentes as atividades físicas no ambiente laboral, bem como, qualificar e consolidar a atuação do Profissional de Educação Física nesta área.

O Rio Grande do Sul é pioneiro nacional na ginástica laboral. Foi no Estado que no ano de 1978 foi assinado o primeiro contrato na área. A ginástica laboral é um instrumento de melhoria da saúde do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais através de exercícios específicos realizados no local de trabalho. A prática promove o bem estar, reduzindo o sedentarismo e o estresse.

A ginástica laboral foi desenvolvida para atender de forma adequada as necessidades dos trabalhadores, no sentido da sua preparação física, postural e sociocultural frente aos desafios dos modernos ambientes de trabalho. Surgida originariamente como “ginástica de pausa”, a ginástica laboral é hoje conceituada como um programa sistematizado, aplicado durante a jornada de trabalho, com o objetivo de compensar o esforço exigido pela atividade laboral e de desenvolver as condições para que as estruturas corporais mantenham o equilíbrio necessário para a manutenção da saúde. Esta intervenção deve ser condizente com um programa de saúde do trabalhador que proporcione bem-estar no trabalho, contribua para a prevenção de lesões, acidentes e o surgimento de patologias decorrentes da atividade ocupacional.

É, portanto, um conjunto de atividades com duração média de 10 a 15 minutos, composto por exercícios físicos, dinâmicas de grupos, técnicas de relaxamento, atividades lúdicas e recreativas, jogos cooperativos, exercícios e técnicas respiratórias, técnicas orientais, educação e orientação postural e/ou outras atividades correlatas, com ou sem a utilização de equipamentos diversos (bolas, aparelhos de som, bastões, elásticos, bolinhas, etc.).



CREF2/RS empossa novos conselheiros e diretoria
26/10/2012
Fonte: CREF2/RS

Tomaram posse na sexta-feira, dia 26/10, os 14 novos Conselheiros para o mandato 2012-2018 e a diretoria eleita para a gestão 2012-2015 do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS).
Confira abaixo as nominatas:

Membros da diretoria eleita

PRESIDENTE Eduardo Merino, CREF 004493/RS;
1ª VICE-PRESIDENTE Carmen Rosane Masson, CREF 001910-G/RS;
2º VICE-PRESIDENTE José Edgar Meurer, CREF 001953-G/RS;
1ª TESOUREIRA Miryam Peraça Fattah Brauch, CREF 006834-G/RS;
2º TESOUREIRO Alexandre Moura Greco, CREF 004204-G/RS;
1º SECRETÁRIO Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar, CREF 002782-G/RS;
2º SECRETÁRIO Paulo Ricardo Ayres, CREF 000997-G/RS

Novos Conselheiros

Membros Efetivos
Alexandre Moura Greco, CREF 004204-G/RS
Alvaro Fernando Laitano da Silva, CREF 000006-G/RS
Carlos Alberto Cimino, CREF 001691-G/RS
Eliana Alves Flores, CREF 002649-G/RS
João Guilherme de Souza Queiroga, CREF 000839-G/RS
José Edgar Meurer, CREF 001953-G/RS
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar, CREF 002782-G/RS
Luciane Volpato Citadin, CREF 000100-G/RS
Miryam Peraça Fattah Brauch, CREF 006834-G/RS
Paulo Sayao Lobato Leivas, CREF 000428-G/RS

Membros Suplentes
Carlos Ernani Olendzki de Macedo; CREF 01262-G/RS
Leila de Almeida Castillo Iabel, CREF 000113-G/RS
Fernando Luiz Brito Kuse, CREF 001923-G/RS
Paula Andreatta Maduro, CREF 014549-G/RS