Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Fiscalização divulga números de 2018
23/01/2019
Fonte: CREF2/RS

A intensa movimentação dos agentes fiscais do CREF2/RS, durante todo o ano de 2018, resultou em mais algumas marcas expressivas para o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR). O número de academias fechadas, que chegou a 63 estabelecimentos em todo o Estado, impossibilitou o funcionamento de empresas irregulares, que estavam atendendo o público sem registro no Conselho e sem contar com um profissional devidamente habilitado ministrando as atividades nesses locais.

Com cerca de 175 visitas realizadas por mês, a Fiscalização contou ainda com a parceria do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), do Procon-RS, da Polícia Civil, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público em diversas ações. O trabalho conjunto, feito em estabelecimentos da Região Metropolitana de Porto Alegre e também do interior, serviu para verificar o funcionamento de empresas e para orientar o correto atendimento ao público.

No ano passado, o DEFOR atendeu cerca de 730 denúncias e autuou mais de 470 pessoas, sendo 217 por exercício ilegal da profissão e 64 diplomados por estarem fora da sua área de atuação – Licenciados desempenhando as funções de Bacharéis. 107 multas foram aplicadas, 137 Processos Administrativos de Fiscalização foram abertos e outros 27 processos foram encaminhados ao Ministério Público.

Para a coordenadora do Departamento, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), todo o esforço do Conselho em inibir os maus profissionais têm sido de grande importância para a Educação Física no Rio Grande do Sul. “Os roteiros de fiscalização nos desafiam cotidianamente. Apesar das dificuldades, contabilizamos muitos avanços em 2018, coibindo irregularidades e dando agilidade às punições das empresas que não oferecem serviços adequados à sociedade”, comenta.

Números DEFOR 2018:

Visitas de fiscalização: 2087
Denúncias atendidas: 736
Autuação por exercício ilegal: 217
Autuação de empresa sem profissional presente: 296
Autuação de RT descumprindo funções: 130
Autuação de profissional fora da área: 64
Processos encaminhados para Ação Civil Pública: 27
Multas aplicadas: 107
Notificações: 604
Processos Administrativos de Fiscalização abertos: 137
Termos de Cooperação assinados: 63

Fiscalização DEFOR



TRF-4 limita método pilates aos profissionais de Educação Física e fisioterapeutas
21/12/2018
Fonte: CREF2/RS

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) emitiu uma decisão, no último mês de novembro, delimitando o uso do pilates entre profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, reconhecendo também a legalidade da fiscalização realizada pelos seus respectivos Conselhos Profissionais, CREF e CREFITO. O acórdão atende uma demanda antiga do CREF2/RS, que sempre tentou esclarecer e orientar os profissionais em suas ações, a partir do entendimento difuso que se tinha sobre o método.

A decisão, assinada pelo desembargador Rogério Favreto, compreendeu que a atuação com o pilates exige formação em fisioterapia, quando destinada a restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente; e em Educação Física, quando caracterizada como atividade física, com o intuito de promover o condicionamento físico. Dessa forma, a oferta do método pilates só pode ser feita por pessoas com a formação acadêmica necessária, sendo passível de fiscalização pelo CREFITO5 e pelo CREF2/RS no âmbito do Rio Grande do Sul, quando caracterizado o exercício irregular da profissão.

Já em vigor nos três estados da região sul, a sentença do TRF-4 garante a segurança da sociedade, pois assegura que todas as intervenções com o método pilates sejam oferecidas apenas por profissionais com as duas formações autorizadas, de acordo com a habilitação e com a finalidade de cada uma das áreas. A denúncia de estabelecimentos e de pessoas que oferecem pilates sem a devida capacidade técnica pode ser feita diretamente por aqui.

pilates



CREF2/RS autua 58 estabelecimentos irregulares e fecha nove academias em outubro
04/11/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS divulgou, na tarde desta sexta-feira, dia 4 de novembro, os números referentes às ações realizadas ao longo do último mês. Em outubro, os fiscais realizaram 191 visitas, dentre elas diversas fiscalizações foram realizadas em conjunto com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Brigada Militar, Polícia Civil e Vigilância Sanitária. Ao todo, 73 denúncias foram totalmente atendidas; resultando na autuação de 58 estabelecimentos por uma ou mais infrações, sendo que 22 deles não possuíam registro da empresa e 22 funcionavam sem profissional presente no momento da visita.

Foram flagradas cinco academias descumprindo o Termo de Cooperação firmado com o Conselho, e nove foram fechadas por não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades. O DEFOR autuou 52 pessoas por alguma infração, sendo 28 leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, além de 26 profissionais infringindo o Código de Ética, por estarem atuando fora da área de formação ou Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes às suas funções.

Foram enviadas cinco multas para empresas por descumprimento de Termo de Cooperação e 15 avisos de encaminhamento de empresas não registradas no Conselho para Ação Civil Pública. Além disso, 58 notificações foram emitidas a empresas e pessoas que não se regularizaram/justificaram após vencido o prazo de suas autuações. Também foram assinados novos quatro Termos de Cooperação.

Os municípios visitados em outubro foram Porto Alegre, Santa Rosa, Três de Maio, Horizontina, Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Pareci Novo, Feliz, Bom Princípio, Montenegro, São Sebastião do Caí, Cachoeirinha, Caxias do Sul, São Marcos, Bento Gonçalves, Viamão, Sapucaia do Sul, Canela, Gramado, Pinhal, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Taquari, Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Teutônia, Lajeado, Estrela, Faxinalzinho, Erechim, Campinas do Sul, Passo Fundo, Marau, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Panambi e Carazinho.

DEFOR



Fiscalização autua 12 estabelecimentos irregulares na primeira semana de outubro
14/10/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), realizadas na primeira semana de outubro, resultaram em 12 estabelecimentos autuados por algum tipo de infração, sendo três por descumprimento do Termo de Cooperação, previamente firmado com o CREF2/RS. As visitas, realizadas em diversas cidades do Estado, contaram também com a presença dos agentes fiscais do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito5), em um trabalho conjunto feito nos municípios de Santa Rosa e Horizontina.

Entre os dias 3 e 7 de outubro, o DEFOR também atendeu 17 denúncias e emitiu cinco multas, igualmente por descumprimento do Termo de Cooperação. Além notificações, 13 pessoas ainda foram autuadas neste período, sendo sete por exercício ilegal de profissão ou pela ausência do Termo de Compromisso de Estágio válido no local. Outras cidades que receberam a visita dos agentes fiscais do CREF2/RS foram Três de Maio, Santana do Livramento, São Gabriel, Rosário do Sul, Pareci Novo, Feliz, Bom Princípio, Montenegro, São Sebastião do Caí e Porto Alegre.

Fiscalização DEFOR



Fiscalização realiza ações em conjunto com Crefito5 e visita evento em Novo Hamburgo
15/09/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizou, entre os dias 5 e 10 de setembro, diversas ações em todo o Estado. Em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 5ª Região (Crefito5), por exemplo, foram feitas visitas em estabelecimentos localizados nas cidades de Antônio Prado e de Caxias do Sul, para verificar o funcionamento destas empresas e para orientar a maneira correta de trabalho, dentro das atribuições de cada profissão.

Além disto, o CREF2/RS também compareceu ao evento MIXturado, realizado em Novo Hamburgo. O objetivo desta visita foi tirar as dúvidas dos alunos, que participavam deste curso de formação, e esclarecer para o público que as atividades fitness somente podem ser ministradas por profissionais habilitados – bacharéis em Educação Física com registro no Sistema CONFEF/CREFs. Para Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), coordenadora do DEFOR, a presença do Conselho em eventos como este é muito válida, pois é possível estar mais perto da sociedade: “Muitas pessoas não sabem que existe um órgão fiscalizador, que defende a sociedade e que tem o objetivo de só permitir que profissionais capacitados estejam no mercado”, comentou.

A Fiscalização também visitou as cidades de Viamão, Presidente Lucena, Farroupilha, Flores da Cunha, Cachoeirinha, Gravataí, Morro Reuter, Gramado, Três Coroas, Taquara e Campo Bom. Neste período, 23 estabelecimentos foram autuados por algum tipo de infração e duas academias tiveram as atividades suspensas, uma em Novo Hamburgo e outra em Igrejinha, por não apresentar um profissional habilitado no local e possuir registro de Pessoa Jurídica. Nestas ações, 23 pessoas foram autuadas, sendo 14 delas por exercício ilegal da profissão.

Fiscalização



DEFOR fiscaliza 57 municípios em julho e fecha cinco academias irregulares
03/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS divulgou nesta quarta-feira os dados relativos às fiscalizações realizadas em julho pelas equipes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR). A intensa movimentação dos fiscais, que visitaram 57 municípios nas mais diversas regiões do Estado, resultou em cinco academias fechadas. Ao todo, foram 297 visitas realizadas, que em algumas situações contou com o reforço do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5).

Durante as diligências, 101 estabelecimentos foram autuados por uma ou mais infrações, sendo que destes 44 empresas estavam sem registro e em 35 PJs não havia profissional presente no momento da visita. Os fiscais autuaram 70 pessoas por alguma infração, destas 25 decorridas do exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE – Termo de Compromisso de Estágio, oito profissionais fora da área de atuação e 24 Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações inerentes às funções.

Em seu trabalho interno, o DEFOR prestou 131 atendimentos ao público; protocolou 75 novas denúncias e 81 justificativas; foram enviadas 13 multas para empresas por descumprimento de Termo de Cooperação e 23 avisos de encaminhamento de empresas não registradas no Conselho para Ação Civil Pública, além de 15 novos Processos Administrativos – PAD FIS abertos.

Os municípios visitados pelo CREF2/RS em julho foram Caxias do Sul, Nova Pádua, Campestre da Serra, Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santana da Boa Vista, Candelária, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Cerro Branco, Araricá, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Nova Hartz, Ivoti, Rio Grande, São José do Norte, Pinto Bandeira, Nova Araçá, Guaporé, Farroupilha, Vacaria, Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, Jacutinga, Barão de Cotegipe, Paulo Bento, Portão, Estância Velha, Campo Bom, Santo Ângelo, Porto Xavier, São Nicolau, Guarani das Missões, Sapiranga, Alecrim, Tuparendi, Tucunduva, Novo Machado, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas, Sapucaia do Sul, Nova Santa Rita, Esteio, Aceguá, Hulha Negra, Candiota,Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito, Pedras Altas e Viamão.

DEFOR



CREF2/RS fecha duas academias na segunda semana de julho
21/07/2016
Fonte: CREF2/RS

Os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitaram 20 municípios na segunda semana de julho, fechando duas academias; uma localizada em Portão, outra em Guaporé. Ambas tiveram suspensas suas atividades por permitirem o exercício ilegal da profissão e por não manter profissional habilitado orientando as atividades. Neste período, houve fiscalizações conjuntas com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito5.

De 11 a 15 de julho, foram realizadas 91 visitas de fiscalização, com 22 denúncias plenamente atendidas. Ao todo, 27 estabelecimentos foram autuados por uma ou mais infrações, dentre elas quinze empresas sem registro no Conselho, sendo que doze delas não havia profissional presente no momento da visita. Também houve dois descumprimentos de Termo de Cooperação, o que acarretará multas às academias autuadas por reincidirem em infrações gravíssimas.

No total, foram abertas doze denúncias éticas para profissionais que não se regularizaram após autuação por infringir o Código de Ética do Profissional de Educação Física. Estes terão de responder perante a Comissão de Ética do Conselho. Os municípios visitados foram Pinto Bandeira, Nova Araçá, Guaporé, Farroupilha, Vacaria, Erechim, Estação, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, Jacutinga, Barão de Cotegipe, Paulo Bento, Portão, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Nova Hartz, Campo Bom, São Leopoldo e Porto Alegre.

DEFOR



Conselhos da saúde se reúnem para discutir estratégias em defesa da qualidade de assistência à saúde
19/07/2016
Fonte: Crefito5

Os Conselhos Profissionais da área da saúde se reuniram na manhã de hoje, dia 19 de julho, para discutir estratégias de ação em defesa dos interesses das profissões e da sociedade. A reunião, realizada na sede do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), contou também com a presença dos Conselhos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem e Psicologia. O CREF2/RS esteve representado pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) e pela 1ª secretária Débora Garcia (CREF 002202-G/RS).

Neste primeiro encontro, foi analisado o impacto do PLS 350/2014, também conhecido como Novo Ato Médico, para cada uma das profissões da área da saúde. Segundo o presidente do Crefito5, Fernando Prati, o Projeto de Lei que tramita no Senado é vago no que diz respeito as atividades privativas de médicos, podendo causar diferentes interpretações e desconforto entre as profissões. “O projeto é uma ameaça à autonomia das profissões que atuam na área da saúde. Precisamos mostrar aos senadores e deputados os riscos de um projeto como esse para a sociedade”, afirmou.

De um modo geral, os participantes entendem que o Projeto de Lei provocará um problema geral de saúde, a partir do momento em que ratifica a hierarquia histórica dos médicos sobre os outros profissionais da área da saúde e ameaça a valorização e a autonomia de mais de 300 mil profissionais só no Rio Grande do Sul. A proposta é que as entidades representativas se unam para debater com os parlamentares de forma mais sólida politicamente, a fim de colocar o ponto de vista das áreas da saúde preocupadas com atos de monopólio.

Para isto, foi proposta a criação de uma frente multiprofissional que atuará em defesa da saúde, composta por membros de cada uma das áreas interessadas, que buscará melhor assistência dos serviços de saúde para a sociedade. Além disso, os Conselhos se comprometeram a elaborar um documento manifestando o posicionamento contra o Projeto e entregá-lo aos representantes gaúchos no Senado a fim de buscar apoio para a não aprovação.

Câmara da Saúde



Departamentos de Fiscalização do CREF2/RS e do Crefito5 realizam reunião conjunta
09/10/2015
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira (8), o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS e o Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5) estiveram reunidos na sede do CREF2/RS, dando prosseguimento ao processo de aproximação das duas autarquias. Na pauta, foram debatidas as atribuições das duas profissões, parcerias em fiscalizações e o lançamento de um protocolo de intenções conjunto, bem como a realização de audiências públicas e eventos coletivos. Também foram tratadas questões relativas à prática de Zumba e do Pilates.

Na ocasião, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) discorreu sobre o trabalho multidisciplinar e as atribuições de cada área. “Ao observar os profissionais ligados à saúde atuando, percebe-se uma tendência para a individualização, restringindo o exercício multidisciplinar”, afirmou. “Quanto mais nos conhecemos, mais nos respeitamos, alcançando com isto a interdisciplinaridade”, sintetizou Carmen. A coordenadora do DEFOR, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), observou que ainda persiste a desinformação sobre as atribuições de cada profissão. “Comprovamos isto em nossas fiscalizações. Nestes casos, trabalhamos com a orientação, acima de tudo”.

Segundo Simone Camponi, coordenadora do DEFIS, muitas vezes fica imperceptível à população as diferenças profissionais entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e os profissionais de Educação Física. “É muito importante que haja clareza nas atribuições das profissões, resultando em segurança na escolha do tratamento por parte dos pacientes”. A coordenadora da Fiscalização do Crefito, Silvana Halmenschlager, frisou que o encontro dá uma excelente contribuição para tratar das áreas "sombreadas" entre as profissões ligadas à saúde. “Temos atribuições muito próximas, mas bem delineadas”, afirmou.

DEFOR



CREF2/RS e Crefito5 firmam parceria para realizar ações de fiscalização conjuntas
24/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quinta-feira (24), estiveram reunidos a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5) Fernando Prati. O objetivo do encontro foi firmar uma nova parceria, para que os dois órgãos realizem ações de fiscalização conjuntas. A reunião contou também com a presença de Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS.

Para Prati, a aproximação dos dois Conselhos é de extrema importância, porque a Educação Física e a Fisioterapia são profissões da saúde e têm diversos pontos em comum. "Tudo são ferramentas. O pilates e o RPG, por exemplo, não são exclusivos de um único profissional, mas o que faz a diferença é o objetivo com o qual são utilizados", explicou. "A ferramenta não é melhor do que o profissional e não pode substitui-lo. Para recuperar joelho, ela precisa ser utilizada por fisioterapeuta. Para perda de peso, é com o profissional de Educação Física".

Carmen Masson aproveitou o encontro também para destacar que a parceria entre os dois Conselhos não é inédita, mas pela primeira vez serão padronizados procedimentos, abordagens e documentos, o que facilitará o trabalho. Por conta disto, novos encontros já estão sendo programados entre os departamentos de Fiscalização do CREF2/RS e do Crefito5, para a elaboração de uma pré-agenda de visitas. "Nós estamos nos unindo para coibir o exercício ilegal da profissão, seja de Fisioterapeuta ou de profissional de Educação Física", contou. "Um dos problemas que identificamos é que muitos profissionais desconhecem o que os outros fazem. Também temos o intuito de orientá-los neste sentido", completou a Presidente.

Fiscalização Crefito5



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para discutir atividade física e saúde
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro, o CREF2/RS realizou o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, reuniu profissionais e estudantes para discutir temas relacionados à atividade e à saúde.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) e representantes do CREFITO5 e do CRN-2, o CongregaCREF contou com diversas palestras. A primeira, ministrada Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe para discussão a atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas. De acordo com o integrante do GT Exercício Físico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, este tipo de enfermidade representa 72% dos óbitos no Brasil e o exercício é a forma mais barata de prevenção. "O treinamento melhora a capacidade cardiorrespiratória e outros fatores. O profissional de Educação Física tem muitas possibilidades de atuação", destacou.

O primeiro dia (28) contou ainda com a palestra de Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), que foi antecedida pela abertura oficial do evento. No discurso, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) destacou que o Seminário era uma demanda dos profissionais registrados e que, através do aperfeiçoamento, é possível construir uma profissão e um Conselho mais forte. Carravetta, com quase 20 anos de experiência no Departamento de Preparação e Reabilitação Física do Sport Club Internacional, falou sobre a relação entre a gestão esportiva e a saúde. Ele destacou que o Estado hoje tem 5 milhões de sedentários e que o esporte, sem bem gerido, pode mudar hábitos. "Os profissionais de Educação Física podem assumir o papel de protagonista neste processo, implementando e massificando programas esportivos", pontuou.

No segundo dia (29), o CongregaCREF contou com as palestras de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?". Com transmissão ao vivo pela Internet, o público pode acompanhar também de casa estes debates, que tiveram como tópicos principais as metodologias e estratégias da Educação Física Escolar, a inserção dos profissionais no mercado fitness e formas de combater o uso de anabolizantes para fins exclusivamente estéticos.

Os dados mais curiosos apresentados foram o crescimento de 133% no número de academias no Brasil e que o uso de anabolizantes é maior do que o uso de crack em nosso país. Para Catunda, as dificuldades de hoje não estão relacionadas à forma como a Educação Física é ministrada, sobretudo nas escolas. O que é preciso é reforçar que a atividade física pode mudar e salvar vidas. "Não há como prescrever atividade física sem uma avaliação prévia. Por atender públicos distintos, precisamos conhecer os alunos, em primeiro lugar. Sem isso, ao invés de promover a saúde, podemos ser responsáveis por problemas graves", complementou Oliveira.

O resultado do CongregaCREF, totalmente gratuito para os profissionais registrados no CREF2/RS foi considerado extremamente positivo. De acordo com a Presidente, a ideia agora é aperfeiçoar e incrementar o Seminário para a sua segunda edição, já no ano que vem.

CongregaCREF



Inscrições para o CongregaCREF encerram nesta quarta-feira
26/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os interessados em participar do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física podem fazer a sua inscrição antecipada só até hoje, quarta-feira (26), pela página www.congregacref.com.br. Depois, somente no local e de acordo com a disponibilidade de vagas. O evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMIRGS, integra a programação do CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá como tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os todos registrados no Conselho. Estudantes de Educação e demais profissionais da área da saúde também poderão participar. Para estes, há uma taxa de R$ 10 e R$ 30, respectivamente.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS) e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS).

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. Confira a programação completa, com horários e palestras, aqui.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CREF2/RS abre inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
07/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Estão abertas as inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que será realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, integra a programação do CREF2/RS que comemora o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá o tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os registrados. Estudantes de Educação Física e demais profissionais da área da saúde também poderão participar.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras "A atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas", ministrada por Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e "A gestão esportiva e a saúde", conduzida por Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS). No sábado, o CongregaCREF vai continuar com as apresentações de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?".

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. As inscrições são limitadas e já podem ser feitas diretamente no site do CongregaCREF. Confira a programação completa e outras informações pela página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Fórum-RS comemora Dia Mundial da Saúde com ação no Shopping Total
08/04/2015
Fonte: CREF2/RS

A quinta edição do Circuito da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, foi realizada ontem (7), no Shopping Total. A ação, promovida pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) com o apoio do SESI-RS, ofereceu diversos serviços gratuitos à população ao longo do dia, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação de pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros mais.

O evento teve também o intuito de esclarecer a população quanto à importância dos conselhos profissionais na defesa da saúde e da sociedade. "A saúde não pode ser separada por profissões, pois depende da boa alimentação, da atividade física e de outros vários fatores", explicou o 1º secretário do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS). "Para garantir boa saúde, é preciso a integração de todas as áreas e políticas públicas que invistam não só no tratamento, mas também na prevenção de doenças", completou.

O CREF2/RS realizou cerca de 50 avaliações antropométricas no local e também distribuiu material informativo sobre as atividades do Conselho e sobre os benefícios da atividade física. "O nosso papel é justamente este, levar a informação e explicar para as pessoas porque a saúde deve ser questão prioritária na vida de todos", analisou Aguiar. Também participam da ação os conselhos de Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Fonoaudiologia (CREFONO 7), Nutricionistas (CRN2) e Medicina Veterinária (CRMV-RS).



Conselho representa Fórum-RS e homenageia Dia Mundial da Saúde na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre
07/04/2015
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem (6), a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), representando Câmara da Saúde do Fórum-RS, utilizou o espaço da Tribuna Popular, da Câmara Municipal de Porto Alegre, para falar sobre o Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje. No seu discurso, Carmen destacou o alto índice de sedentarismo no Brasil, que chega a 70% da população, e a necessidade de se pensar em políticas de saúde, numa perspectiva preventiva e não curativa. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), 1º secretário do CREF2/RS, e Ana Lice Bernardi, do Conselho de Nutricionistas (CRN-2), também compareceram.

E para marcar o Dia Mundial da Saúde, o Shopping Total recebe hoje, das 13h às 20h, a quinta edição do Circuito da saúde. A ação, realizada pelo Fórum-RS, vai oferecer diversos serviços gratuitos à população, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação da pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros. Participam da ação os conselhos de Farmácia (CRF-RS,) Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Fonoaudiologia (CREFONO 7), Nutricionistas (CRN2) e Medicina Veterinária (CRMV-RS).

V Circuito da Saúde – Dia Mundial da Saúde
7 de abril, terça-feira, das 13h às 20h
Local: Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta)
Primeiro Piso – Pavimento Cristóvão Colombo (em frente à Renê Calçados): CRN2 e CREF2/RS
Segundo Piso – Pavimento Gonçalo de Carvalho (em frente à Trip House): CRF-RS, CREFITO5, CREFONO 7, CRMV-RS

Dia Mundial da Saúde Câmara da Saúde



CREF2/RS e conselhos profissionais participam do Dia Mundial da Saúde no Shopping Total nesta terça
02/04/2015
Fonte: CREF2/RS

O Shopping Total recebe, na próxima terça-feira (7), a quinta edição do Circuito da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A ação, realizada pela Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum-RS), vai oferecer diversos serviços gratuitos à população, como avaliação nutricional e antropométrica, verificação da pressão arterial, disfagia de memória e de voz, entre outros.

O evento tem também o intuito de esclarecer a sociedade quanto à importância dos conselhos profissionais na defesa da saúde. Além do CREF2/RS, participam da ação os conselhos de Farmácia (CRF-RS,) Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO5), Fonoaudiologia (CREFONO 7), Nutricionistas (CRN2) e Medicina Veterinária (CRMV-RS).

V Circuito da Saúde – Dia Mundial da Saúde
7 de abril, terça-feira, das 13h às 20h
Local: Shopping Total (Avenida Cristóvão Colombo, 545 – Floresta)
Primeiro Piso – Pavimento Cristóvão Colombo (em frente à Renê Calçados): CRN2 e CREF2/RS
Segundo Piso – Pavimento Gonçalo de Carvalho (em frente à Trip House): CRF-RS, CREFITO5, CREFONO 7, CRMV-RS



Câmara da Saúde do Fórum-RS realiza seminário para acadêmicos da área em setembro
18/07/2014
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do RS (FÓRUM-RS) se reuniu hoje pela manhã, na sede do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2), para definição dos detalhes do I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde. O evento, que será realizado no 12 de setembro na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, é ação conjunta dos Conselhos da área e tem a participação ativa do CREF2/RS.

Com objetivo de engajar estudantes, para que todos cheguem ao mercado de trabalho com entendimento amplo da função dos Conselhos, o evento começou a ser estruturado, com mesas redondas e palestras. Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), vice-presidente do CREF2/RS, participou do encontro e destacou a importância da realização do Seminário com a parceria de diferentes áreas da Saúde. "Cada conselho tem seu papel, mas juntos podemos salientar a importância das profissões regulamentadas", comentou. "No Seminário, vamos mostrar o que fazemos e tudo o que envolve a atuação dos Conselhos para o bem da sociedade", completou Aguiar.

O I Seminário dos Acadêmicos com os Conselhos Profissionais de Saúde também tem o intuito de aproximar os estudantes e estabelecer troca de conhecimento e experiências entre as diferentes áreas. "Queremos fazer com que os acadêmicos entendam a sejam incluídos no mundo dos Conselhos, abrindo assim canal para discutir o futuro das profissões", avaliou Everton Borges, assessor de relações institucionais do Fórum-RS.

Com a presença de João Silveira Junior, presidente do CRTR 6ª Região; Carmem Franco, presidente do CRN-2; e demais representantes do CPRS e do CREFITO5, a reunião definiu ainda que o tema do Seminário será Políticas Públicas e o Futuro das Profissões de Saúde. "Além de mostrar para o aluno a dimensão e a importância de todas as profissões para a área da saúde, o evento vai proporcionar ao acadêmico entendimento para o impacto das tecnologias para o futuro das profissões", citou Borges. Nos próximos dias, a Câmara Técnica da Saúde volta a se reunir para dar continuidade à organização da atividade.



9ª Semana de Prevenção das LER
28/02/2014
Fonte: CREF2/RS

A 9ª Semana de Prevenção das LER ocorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2014, no Auditório da FTIA/RS, em Porto Alegre. O evento acontece tradicionalmente na última semana de fevereiro, visto que o dia 28/02 é reconhecido como Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos. O presidente da Câmara de Ginástica Laboral do Conselho, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participou da mesa de abertura do evento, juntamente com o Vereador Professor Garcia (Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Conselheiro do CONFEF), Valdemir Corrêa (FTIA/RS), Luciana Wertheimer (CREFITO5), Telmo Zanette (STIFA) e Débora Melecchi (CTBRS).

O membro da Comissão de Ginástica Laboral Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS) representou o CREF2/RS. Com a proposta de apresentar o painel sobre profilaxia, Tony discorreu sobre a atuação do Profissional de Educação Física na prevenção das LER e demais doenças ocupacionais, cuja importância muitas vezes é pouco reconhecida devido ao fato da Educação Física ser tradicionalmente associada ao desporto e à escola. Destacou ainda o importante papel de Programas de Ginástica Laboral em empresas, principalmente quando aliados a ações propostas para a estruturação da qualidade de vida no trabalho.

Durante o evento, foram abordadas ainda as temáticas: história da LER, LER e depressão e legislação. As atividades da semana são promovidas pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por meio do Vereador Professor Garcia, com apoio das entidades CREF2/RS, CREFITO 5, CTBRS, SEMAPI, FTIA/RS, STIFA, FPE/RS e CEREST. A carta da 9ª Semana de Prevenção das LER será assinada no dia 12 de março, às 9h, na sede da FTIA/RS - Rua Jerônimo Coelho, 303 - Centro - Porto Alegre.



Câmara da Saúde se reúne na sede do CREF2/RS
08/10/2013
Fonte: CREF2/RS

O Presidente do CREF2/RS, Eduardo Merino, recebeu na sede do Conselho nesta segunda-feira, dia 07 de outubro, o presidente do CREFITO5 Alexandre Doval da Costa, o Assessor de Relações Institucionais do CRF/RS Everton Borges, a Conselheira do CREFONO7 Miriam da Silva e a presidente do CRESS10 Miriam Thais Guterres Dias, para reunião da Câmara da Saúde dos Fórum dos Conselhos do RS.
Na ocasião, foram discutidas diversas questões, destacando-se a audiência pública de atualização do código sanitário, que ocorrerá em novembro, o II Colóquio “Compartilhando Vivências para o Envelhecimento Ativo”, evento que aconteceu no dia 05 de outubro na ULBRA Canoas, e o planejamento dos eventos de atendimento à população pelos Conselhos Profissionais da área da saúde no litoral, durante a temporada de verão 2014.