Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para dois dias de palestras
27/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no Centro Universitário Metodista IPA. O evento teve como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, por meio de seis palestras, abrangendo diversas áreas e abordando as conquistas e os desafios dos 20 anos de regulamentação da profissão. A mesa de abertura foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo reitor do IPA Norberto Garin, pela conselheira e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pelo conselheiro federal do CONFEF Sérgio Sartori (CREF 000003-G/RJ).

Com a palestra “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, Sérgio Sartori relembrou a histórica luta pela regulamentação, que remonta aos anos 40. “A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, em 1946”, afirmou. Segundo Sartori, o gaúcho Benno Becker (CREF 001644-G/RS) coordenou a segunda fase do processo, quando foi apresentado pelo deputado federal Darcy Pozza o primeiro projeto de lei à Câmara dos Deputados. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1989, mas vetada posteriormente pelo presidente José Sarney.

No início de 1994, a APEF-RJ retomou a luta e, por meio de um grupo de professores, lançou o Movimento Nacional pela Regulamentação do Profissional de Educação Física, no início de 1995. “Para deflagrar o processo formalmente, o deputado federal Eduardo Mascarenhas apresentou um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro de 1997, foi aprovado por unanimidade e remetido à Comissão de Constituição e Justiça. Em 1º de setembro de 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 9.696/98”, comemorou.

Já André Lopes (CREF 008061-G/RS) realizou uma palestra intitulada “Hipertrofia Muscular: Mitos, Verdades e Atualizações”. De forma descontraída, Lopes iniciou sua fala dando dicas de como criar e realizar projetos de sucesso baseados em novas ideias. “O atual estágio da nossa sociedade é baseado na informação, basicamente veiculada pela Internet. As pessoas passam em média 30 horas conectadas”, afirmou. De acordo com o palestrante, o que pode diferenciar o profissional de Educação Física em meio a essa abundância de estímulos é referenciar a sua proposta de trabalho através de meios científicos comprovados. “A inovação tem que ser chancelada por meio de pesquisas confiáveis”, aconselhou.

Em relação à hipertrofia muscular, André logo afirmou que muitos docentes ainda usam uma terminologia defasada em relação aos músculos. Ele também explicou que os fatores que afetam a massa muscular são a genética, a idade, o treinamento, a nutrição, o descanso e, em alguns casos, a farmacologia. André ainda disse que, com o cruzamento de metadados sobre as fibras musculares, ficou provado que um descanso maior entre as séries dão maior resultado para o treino de hipertrofia que as de descanso curto, mas a cadência de realização do movimento e o intervalo de devem ser fixos. “Caso contrário, se perde o controle da periodização”, relatou. Por fim, ele lançou um desafio ao auditório: “organize os próximos treinos de maneira que sejam progressivamente mais científicos”.

O segundo dia de evento iniciou sábado, com a primeira palestra de Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF). Em “O Futuro do Profissional de Educação Física”, o organizador do Brasília Capital Fitness deu dicas de como se diferenciar e fazer sucesso, em um mercado extremamente competitivo. “A ideia precisa vir antes do dinheiro. Os empresários que dão certo são aqueles que tomam atitudes e que trabalham para a evolução”, frisou. Na sua fala, Padilha também elencou a proatividade, a força de vontade, a determinação e a coragem como elementos fundamentais para quem quer crescer. “Se você sabe o que precisa ser feito, não espere alguém pedir para você fazer. Simplesmente faça”, defendeu. Além de explorar cada um desses eixos, o palestrante também considerou a ambição necessária para o sucesso. “Saiba o que você quer, não diga ‘tanto faz’ ou ‘pode ser’ diante das oportunidades”, destacou.

Em um segundo momento, Padilha fez a apresentação “Tendências Mundiais do Mercado fitness”, dessa vez direcionada aos empresários e donos de academia presentes. O palestrante mostrou cases de empresas bem-sucedidas e explicou que o bom gestor é, na verdade, aquele que não deixa os problemas acumularem. “Há sempre dois caminhos: fazer dar certo, com dedicação total, ou abandonar”, declarou. Para Padilha, as qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso são bem parecidas com as características de um bom um profissional: atitude, proatividade, inteligência, visão e coragem. O palestrante ainda falou sobre estratégias de negócio e sobre o relacionamento com concorrentes. No final, tirou dúvidas e destacou formatos de empresa que poderiam ser facilmente implementados no Brasil. “O índice de obesidade aqui é alto, o que significa que temos um bom nicho para ser explorado. Quem ganha dinheiro é quem é a solução do problema de alguém”, encerrou.

Já a primeira palestra da parte de sábado à tarde foi de Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), mestre em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, e autor de 17 livros sobre recreação. Mariotti, que trouxe o tema “A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar” para o debate e para a reflexão, mostrou aos presentes, de maneira bastante prática, como as brincadeiras, especialmente com músicas, podem ser extremamente proveitosas aos alunos. “Os professores, de uma maneira geral, precisam ter consciência da atitude lúdica, atuando de forma menos dura nas aulas e mais abertos para aprenderem com também”, explicou. Mariotti, ao longo da sua apresentação, mostrou aos presentes as vantagens da aproximação e da interação entre as crianças nas aulas de Educação Física Escolar.

Robson Santos (CREF 021677-G/RS), pós-graduado em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas e finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2017, fez a última palestra do CongregaCREF 2018, com o título “O Profissional de Educação Física no Tratamento e Prevenção da Hérnia de Disco”. Além de classificar as diferentes fases do problema e o que é mais recomendado para combater a dor, o palestrante apresentou de forma bastante didática algumas estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais de Educação Física diante de qualquer tipo de lesão. “O instrutor de musculação, que está lá na academia atendendo uma pessoa que tem hérnia de disco ou alguma outra enfermidade, não precisa ter medo de atender esse tipo de aluno. O que ele não pode é só montar um treino e contar as séries, tem é que analisar o aluno desde o primeiro momento e entender os seus gestos e as suas reações durante a prática”, explicou Santos.

CongregaCREF



Presidente do CONFEF fala sobre os 20 anos de regulamentação da profissão no CongregaCREF
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro Universitário Metodista IPA. Entre as seis palestras que estão na programação do evento, haverá a apresentação do presidente do Sistema CONFEF/CREFs, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre os "20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas". A palestra acontece na sexta-feira, dia 24, às 19h30min.

Durante sua exposição, Steinhilber fará um apanhado sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, abordando a defesa incondicional da entidade para que a sociedade seja atendida nos serviços em atividades físicas e do desporto por profissionais de Educação Física. “Embora sejam duas décadas de vitórias e conquistas, 20 anos de existência de uma profissão ainda é pouco para sensibilizar os praticantes sobre a necessidade da orientação do Profissional de Educação Física em todos os segmentos”, afirma

A apresentação também tratará da luta para que a compreensão do esporte enquanto ferramenta - adotada em nível internacional - seja interiorizada e incorporada no judiciário, legislativo, executivo, na sociedade, nas Instituições de Ensino Superior (IES) e entre os estudantes e profissionais de Educação Física. “Alguns desafios precisavam ser superados, principalmente quanto à sensibilização da sociedade sobre a relevância do Profissional de Educação Física, e do trabalho que vem sendo implementado pelo Sistema CONFEF/CREFs na valorização desse profissional”, constata o presidente.

Segundo Steinhilber, a maior qualidade do CongregaCREF é reunir profissionais e estudantes de Educação Física para manter sua atualização. “Nós sempre temos defendido, e o CREF2/RS tem sido um baluarte nesse trabalho, oferecer oportunidades como seminários, congressos e reuniões para debatermos todas as questões da Educação Física. A nossa área tem muita abrangência, exigindo constante especialização e aprofundamento nos diversos conhecimentos dessas intervenções profissionais, objetivando prestar à sociedade um serviço com qualidade e segurança”, observa.

Além de presidente do CONFEF e da Academia Olímpica Brasileira, Jorge Steinhilber é mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e professor aposentado de escolas públicas e privadas, bem como de instituições de Ensino Superior. Ele é autor de diversos livros sobre a área e também membro do Conselho Nacional do Esporte.

CongregaCREF



Restam poucas vagas para o CongregaCREF 2018
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF 2018, que será realizado entre os dias 24 e 25 de agosto no Centro Universitário Metodista IPA, entraram na sua reta final. As últimas vagas ainda disponíveis podem ser garantidas, tanto por profissionais registados como por estudantes do curso de Educação Física, através da página www.congregacref.com.br.

Neste ano, estarão presentes no CongregaCREF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), presidente do CONFEF, falando sobre os 20 anos da regulamentação da profissão; André Lopes (CREF 008061-G/RS), com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”; Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF), que falará sobre o futuro do profissional de Educação Física; Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), falando sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar; e Robson Santos (CREF 021677-G/RS), com a palestra “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

A entrada será gratuita e haverá certificado para todos os participantes. A programação completa também está disponível na página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24 de agosto; e sábado, 25 de agosto
Horários: das 18h30 às 22h (sexta-feira) e das 8h30 às 16h (sábado)
Local: Centro Universitário Metodista IPA – Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Porto Alegre

CongregaCREF



CongregraCREF tem palestra sobre O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco
09/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de Setembro, o CREF2/RS realizará o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais. O evento ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. O Seminário terá seis palestras, abrangendo uma ampla área de conhecimentos, desde novidades técnicas e de treinamento, as conquistas e os desafios destes 20 anos de regulamentação da profissão, as tendências mundias do mercado fitness, entre outros.

A partir desta semana, o CREF2/RS divulgará os detalhes dos temas que serão abordados nas palestras do evento. Neste texto, Robson Santos (CREF 021677-G/RS) apresenta alguns aspectos da sua conferência “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”, que ele ministrará no sábado, dia 25 de agosto, às 14h45min. Segundo Robson, é importante que o profissional de Educação Física saiba lidar com o medo das pessoas ao realizar certos exercícios, principalmente após lesões, e que conceba treinos e evoluções com um prognostico onde seu aluno participe das escolhas. “Mas demonstrando a ele sua responsabilidade na prevenção de uma nova lesão após o retorno à atividade física, pois nem todos responderão ao mesmo estímulo para a execução do treinamento, e gritar com os alunos e falar que sempre é necessário sentir dor já não é o estímulo certo, já que sendo otimista, apenas 15% da população se mantém ativo o ano todo, portanto é necessário procurar motivações distintas para pessoas singulares, como ponto central da prática de exercícios sem sofrimento contínuo”, avalia.

Robson defende que o CongregaCREF promove junto aos Profissionais e aos estudantes Educação Física o debate sobre a formação profissional, as políticas educacionais e as novidades nas escolas, faculdades, academias, clubes, laboratórios, além de outros espaços. “No meu caso, tenho um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, objetivando o retorno a uma vida sem dor após lesões, mas para que isso ocorra é essencial que o profissional saiba o que e como fazer com cada indivíduo nos seus objetivos, já que nossa intervenção na saúde é integral, e não apenas estética”, defende.

O palestrante é pós-graduado em Reabilitação de Lesões Muscuoesqueléticas. Ele foi um dos finalistas do prêmio Top Trainer Brasil 2017, que elegeu o melhor personal trainer do país no ano passado. Ele também possui certificação em treinamento físico pela World Top Trainer Certification e em reabilitação de lesões pela organização norte-americana Premier Health

CongregaCREF - IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



CREF2/RS realiza CongregaCREF no final de agosto
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física ocorre em 1° de Setembro, data da regulamentação da profissão de Educação Física. Uma série de programações serão realizadas para comemorar a data, entre elas o CREF2/RS promoverá a quarta edição do CongregaCREF, com o objetivo de promover conhecimento e qualificação aos profissionais. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, na rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre/RS

O CongregaCREF, visando a integração e o aperfeiçoamento dos registrados no CREF2/RS, além de estudantes de Educação Física, proporcionará palestras e debates, levando ao público a oportunidade de vivenciar conhecimento e qualificação técnica.

Com temáticas ligadas aos campos de intervenção da Educação Física, o evento é uma grande oportunidade para do passado e do futuro da profissão, sendo um centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento do profissional de Educação Física.

Entre os palestrantes, estarão presentes ao evento Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas”, André Lopes (CREF 008061-G/RS) com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”, Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF) falará sobre “O futuro do profissional de Educação Física: como se diferenciar e fazer sucesso - Tendências mundiais do mercado fitness”, Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS) ministrará “A importância do lúdico na Educação Física escolar” e Robson Santos (CREF 021677-G/RS) vai explorar o tema “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS

Inscrições:
Serão três modalidades de inscrição. O participante poderá se inscrever da seguinte maneira:
Inscrição Completa - dias 24 e 25 de agosto
Inscrição 24/08 - somente dia 24 de agosto
Inscrição 25/08 - somente dia 25 de agosto
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Público-alvo:
- Registrados no CREF2/RS (profissional ou empresa) em dia com suas obrigações estatutárias
- Estudantes de Educação Física com comprovação de matrícula

Vagas disponíveis:
- 200 vagas por dia

Certificação:
Inscrição Completa (dias 24 e 25 de agosto) - 10 horas
Inscrição 24/08 (somente dia 24 de agosto) - 3 horas
Inscrição 25/08 (somente dia 25 de agosto) - 7 horas

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



CREF2/RS vai a Caxias do Sul com o ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
23/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A segunda cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e a criação do sistema CONFEF/CREFs será Caxias do Sul, que receberá no dia 6 de junho o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, das 19h às 22h. As palestras têm como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estará entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

Em Caxias do Sul, haverá duas palestras. A primeira, com início às 19h05min, tendo como tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse. A conselheira acrescentou que também esclarecerá na sua explanação temas como a Lei do Estágio, a atuação do egresso de licenciatura e do bacharelado, as etapas dos processos de fiscalização e a Ética na atuação profissional. Marcia reforçou que tanto profissionais de Educação Física como estudantes e a comunidade estão convidados a comparecer no ciclo.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, e abordará o “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, ministrada por Eduardo Olsson Remião (CREF 001855-G/RS). Remião é ex-atleta de atletismo e triathlo, tendo obtido títulos regionais, nacionais e internacionais. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos, sendo fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do RS. “Além de discorrer sobre a história da Educação Física no Brasil e sua trajetória até a regulamentação, pretendo abordar técnicas de treinamento de endurance, bem como o funcionamento das assessorias esportivas, seus métodos de avaliação, planejamento e execução, além de expor o cenário das corridas de rua e assessorias no estado e no Brasil”, explicou.

Após Caxias do Sul, a próxima cidade visitada pelo ciclo de palestras será Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Caxias do Sul

Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Av. Alexandre Rizzo, 505 - Caxias do Sul
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 04/06/2018 aqui.

20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



CREF2/RS percorre o interior com o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”
23/03/2018
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs, o CREF2/RS lança o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”, que percorrerá os municípios de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas durante os meses de abril, junho e outubro. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

A Educação Física, desde que virou uma profissão regulamentada em 1998, vem conquistando espaço ano após ano. Se antes a imagem do profissional de Educação Física era associada ao professor da disciplina nas escolas, ou a instrutores nas academias de ginástica e clubes, hoje a visão das atribuições desse profissional é mais ampla: a de um especialista também capacitado e qualificado na promoção da saúde, seja de crianças, jovens, adultos ou idosos.

O interesse pelos exercícios físicos também tem aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”

Santa Maria
Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria

Caxias do Sul
Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Anhanguera

Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da UFPEL

Instituições apoiadoras

- FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria
- Universidade Anhangüera
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física



Nova edição da CREF2/RS em Revista faz retrospectiva de 2017
01/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada nesta quinta-feira, dia 1º de março, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre do ano passado. Com o Troféu Destaque 2017 na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foram as palestras do CongregaCREF e do “O Mercado do Personal Trainer Corporativo”, promovido em celebração ao Dia Estadual da Ginástica Laboral.

Além destas matérias, a nova edição também traz um artigo sobre o papel do profissional de Educação Física na Equoterapia, de autoria de Afonso Forni (CREF 025395-G/RS); o perfil de Rafael Astrada (CREF 010168-G/RS), técnico duas vezes campeão brasileiro de futsal para cegos; uma matéria sobre trabalho da Fiscalização e um pouco mais da história dos conselheiros João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para tablets e para smartphones em geral. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitaram recebê-la. Os pedidos devem ser feitos via contato@crefrs.org.br.

Revista CREF em Revista



CREF2/RS lamenta o falecimento da conselheira Federal e ex-presidente do CREF2/RS Miria Burgos
20/11/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho lamenta o falecimento da conselheira federal e ex-presidente do CREF2/RS Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), ocorrido ontem, dia 19 de novembro. Ela foi diagnosticada com câncer há alguns anos e estava internada no Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul.

Professora do curso de Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Miria foi presidente do CREF2/RS entre 2009 e 2010. Ao longo da sua carreira, organizou e coordenou diversos projetos – inclusive de caráter social – relacionados à Educação Física e desenvolveu diversas pesquisas acadêmicas com ênfase na Promoção da Saúde e nos fatores de risco às doenças cardiovasculares. Neste ano, foi uma das palestrantes do CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, promovido pelo Conselho.

Miria Burgos



CongregaCREF reúne profissionais e acadêmicos para debater temas da Educação Física
28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou no último sábado, dia 26 de agosto, o CongregaCREF – III Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que ocorre desde 2015 e integra as comemorações pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, reuniu profissionais registrados e acadêmicos do curso, para assistir palestras e para debater diversos temas relacionados à profissão.

A abertura do evento, feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), destacou as conquistas recentes do Conselho e o crescimento da Educação Física, em todo o Brasil, nos últimos anos. “No momento, o CREF2/RS está engajado para garantir a presença do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde, de maneira permanente. Para que isto ocorra, nós precisamos estar unidos, orgulhosos e conscientes de que representamos uma grande profissão”, comentou.

Na sequência, o CongregaCREF teve a sua primeira palestra, chamada “Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo”, ministrada por Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS), instrutor dos cursos CBF Academy e docente no Ensino Superior. Além de apresentar o cenário do esporte mundial, ele salientou que no Brasil tem um grande potencial de crescimento na área. “O mercado fitness teve um aumento de 22% somente em 2016, atingindo a marca de 2% do PIB”, pontuou. “Os grandes esportistas são experts em vender a nossa profissão e precisamos aproveitá-los desta forma, para que possamos movimentar 40 bilhões de reais todos os anos – como os países desenvolvidos fazem – e gerar mais de 300 milhões de empregos”.

A gestão esportiva, o planejamento e a execução de projetos também foram assuntos abordados por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS), na segunda palestra do CongregaCREF. Consultor de academias e empreendedor digital, Greco falou sobre a evolução das ferramentas digitais ao longo do tempo e reforçou a necessidade que os profissionais de Educação Física têm de estarem sempre antenados a tudo o que surge de novo. “Nós não podemos ter receito de utilizar e de gerar conteúdo em plataformas como Youtube, Facebook e Instagram. Quem está aproveitando estes espaços deixados em aberto, mostrando como a Educação Física pode mudar a vida das pessoas para melhor, está tendo sucesso”.

Os assuntos mais atuais do dia a dia da profissão também ganharam repercussão na apresentação de Fabio Saba (CREF 000007-G/SP), sócio-diretor da IHRSA Fitness Brasil e diretor-executivo da Saba Consultoria. Dando exemplos de um bom marketing para profissionais de Educação Física e para academias, o palestrante resumiu que a excelência do serviço prestado na área da atividade física depende muito mais do envolvimento dos profissionais com as pessoas do que com os esportes. “Não podemos ficar presos somente aos aspectos estéticos. Quem foi que disse que uma academia não pode contratar um profissional com sobrepeso?! Na nossa área, não pode haver preconceito e sempre há uma parcela da população que se identifica com este tipo de profissional, não com os sarados”, explicou.

O encerramento do CongregaCREF foi com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, que contou com a presença de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS), conselheira federal e professora da UNISC; e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP), pós-doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Em uma conversa com a participação da plateia, os palestrantes mostraram os principais resultados de suas pesquisas sobre o tema, que revelaram que cada vez mais crianças estão desenvolvendo doenças como hipertensão e diabetes, típicas da vida adulta. “As crianças ficam cerca de sete horas pro dia em frente a telas, como computador e televisão, e o sedentarismo é o grande fator para o aumento do risco de doenças crônicas”, frisou Costa. “A gente viu que a atividade física regular, além de melhorar a aptidão física e corrigir eventuais problemas de postura, também implica diretamente na melhora da saúde desta parcela da população”, complementou Miria.

CongregaCREF



CongregaCREF ocorre neste sábado com transmissão online
24/08/2017
Fonte: CREF2/RS

A terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física irá ocorrer neste sábado, dia 26 de agosto, e vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento ocorrerá das 8h30min às 16h45min e integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. Confira as palestras e os seus respectivos horários:

9h15min
Gestão no Esporte: Os desafios do profissional de Educação Física contemporâneo
Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Mesa-redonda Obesidade Infantil
Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto da Costa (CREF 000137-G/SP)

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CongregaCREF encerra inscrições e tem transmissão online confirmada
16/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para a terceira edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasil de Educação Física chegaram ao seu número limite e foram encerradas hoje. O evento, que vai ocorrer no dia 26 de agosto, na Fadergs, integra as comemorações do CREF2/RS pela passagem do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O CongregaCREF contará diversas palestras, gerando assim conhecimento e oportunizando a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física para profissionais registrados e para estudantes. O evento também vai ser transmitido ao vivo pela Internet, iniciando às 8h30min e com encerramento previsto para as 16h45min. Na modalidade presencial, todos ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

Confira a programação completa:

8h30min
Credenciamento

9h
Abertura

9h15min
Gestão no Esporte: Os Desafios do Profissional de Educação Física Contemporâneo
Palestra de Antônio Rosalvo Chaves Cimirro (CREF 004716-G/RS)

10h45min
O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física
Palestra de Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS)

13h30min
Protagonismo em Educação Física
Fabio Saba (CREF 000007-G/SP)

15h15min
Obesidade Infantil
Mesa-redonda com Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP)

16h45min
Encerramento

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre
Mais informações e transmissão online: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
03/08/2017
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas por aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo terceiro ano consecutivo para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 26 de agosto, na Fadergs, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar a qualificação técnica em diversas áreas da Educação Física, o CongregaCREF deste ano terá as palestras “O Poder das Estratégias Digitais na Educação Física”, ministrada por Alexandre Greco (CREF 004204-G/RS); e “Protagonismo em Educação Física”, apresentada por Fabio Saba (CREF 000007-G/SP). Um terceiro nome será anunciado em breve.

A programação do evento, previsto para iniciar às 8h30min e para encerrar às 16h45min, vai contar também com uma mesa-redonda sobre obesidade infantil, cujo debate contará com a participação de Miria Burgos (CREF 001566-G/RS) e de Roberto Fernandes da Costa (CREF 000137-G/SP). Todos que comparecerem ao CongregaCREF ganharão um certificado de participação de 8 horas/aula.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física Data: 26 de agosto, sábado, das 8h30min às 16h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro, em Porto Alegre Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Nova edição da revista do CREF2/RS aborda doenças respiratórias
25/10/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como matéria de capa as doenças respiratórias, já está disponível para download no site do CREF2/RS. A publicação explica, ao longo da sua reportagem principal, como este tipo de problema, que atinge 20% da população brasileira, pode ser prevenido e tratado de maneira eficiente com um programa de exercícios físicos, sempre orientado por um profissional de Educação Física.

Além deste assunto, a publicação também apresenta os vencedores do Troféu Destaque 2016, realizado em setembro pelo Conselho, e conta como foram as comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, com o CongregaCREF. Também fala sobre as ações de fiscalização, que bateram um recorde de academias fechadas neste ano, e traça o perfil de Fabiano Miguel (CREF 009594-G/RS), um dos primeiros profissionais de Educação Física a ingressar em um Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular no Estado.

Desde a última edição, os exemplares impressos da CREF2/RS em Revista são enviados somente às Pessoas Jurídicas registradas. Já os profissionais e os demais interessados pela área podem baixar a versão em PDF da revista diretamente por aqui ou também acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível gratuitamente para a leitura em computadores, tablets e smartphones.

Revista doenças respiratórias Troféu Destaque



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para debater diversas áreas da Educação Física
30/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, no último sábado, dia 27 de agosto, a segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que integra as comemorações do Conselho pelo Dia do Profissional de Educação Física, ocorreu no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, e contou com a presença de profissionais registrados e de estudantes para debater as diversas áreas da profissão. A abertura do evento foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que reiterou o sucesso de público do CongregaCREF, pelo segundo ano consecutivo, e saudou todos aqueles que compareceram para assistir às palestras.

A primeira apresentação foi feita por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), pesquisador da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e primeiro profissional de Educação Física a vencer o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo CNPq, em 2012. A palestra “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica” abordou as suas investigações científicas mais recentes e tentou explicar como funciona o rastreamento de genes para a descoberta de novos “fenômenos do esporte”, algo tão em evidência nos dias de hoje por causa da Olimpíada. “O nosso trabalho envolveu os melhores atletas do atletismo brasileiro e comparou o desempenho de todos com pessoas comuns. A conclusão que chegamos é que há mais ou menos 200 pessoas com potencial para serem esportistas espetaculares no nosso país e que ainda não foram descobertas”, revelou Dias.

Além de explicar os detalhes do seu trabalho, o pesquisador também contextualizou os avanços que a Educação Física teve – e ainda pode ter – desde o surgimento do projeto Genoma, na década de 90. “Os estudos genéticos deixaram claro que a responsividade ao treinamento é diferente de pessoa para pessoa, não segue um padrão que pode ser aplicado da mesma forma a todos os atletas. Ou seja, não podemos simplificar algo tão complexo como o organismo humano, precisamos aprender e relacionar as particularidades de cada estrutura muscular aos diversos genes que compõem o DNA de cada um destes indivíduos”, explicou.

Com espaço para perguntas da plateia e transmissão online, que permitiu que profissionais e acadêmicos de todo o Estado acompanhassem as palestras dos seus computadores em casa, o CongregaCREF prosseguiu com a conselheira federal do CONFEF Elisabete Laurindo (CREF CREF 002036-G/SC), que falou sobre o papel do profissional de Educação Física na escola. Além de apresentar os consensos internacionais da UNESCO e de inserir a Educação Física aos direitos fundamentais de todas as pessoas, Elisabete mostrou quais são os indicadores de qualidade na educação e explicou como o ambiente escolar, a prática pedagógica e as condições de trabalho dadas aos profissionais que atuam nestes locais interferem nesta equação. “O Brasil está entre os países mais obesos do mundo e precisamos nos apropriar da Educação Física escolar como forma de promover a saúde das crianças”, defendeu.

A Conselheira também trouxe para discussão o atual momento vivido pela Educação Física escolar, em que há a busca pela consolidação do profissional de Educação Física neste ambiente. “O livro Recomendações para a Educação Física Escolar, publicado pelo CONFEF e distribuído às escolas de todo o Brasil, veio para conscientizar todos dos benefícios da atividade física e de como é importante uma qualificação adequada para atuar na área, com comportamento ético e materiais adequados”.

Depois, quem deu continuidade ao CongregaCREF foi a professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS). A palestra “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola” abordou um pouco do seu trabalho com o projeto de pesquisa Esporte Brasil, que busca avaliar e dar um novo sentido aos indicadores de aptidão física, saúde, obesidade e de outras doenças, com ênfase na população infantojuvenil. “30% das crianças tem obesidade e sobrepeso e a atividade física na escola poderia ter uma função primordial no sentido contrário a estes dados alarmantes”, explicou. “Os profissionais de Educação Física da escola precisam se dar conta deste quadro e trabalhar de maneira consciente, sabendo que existe um período crítico para o desenvolvimento motor das crianças e que este precisa ser bem aproveitado, para que não haja nenhum comprometimento”, complementou.

Como salientou Anelise durante a sua palestra, os dados coletados pelo Projeto Esporte Brasil nos últimos anos mostram ainda que 60% das crianças em idade escolar não cumprem o mínimo de atividade física proposto pela Organização Mundial da Saúde. “O que descobrimos é que muitas delas não brincam, não têm recreio e ou são atendidas de maneira correta pelas aulas de Educação Física. O sedentarismo é uma das principais causas de morte no Brasil e esta realidade no ambiente escolar é bastante preocupante, já que muitas doenças que eram vistas somente em adultos, como o diabetes tipo II e hipertensão, já estão aparecendo em crianças e gerando outras complicações”, revelou.

A conclusão, compartilhada com todos os presentes que lotavam o auditório do CRO/RS, é que a escola deveria oferecer mais momentos para a prática de atividade física, com pelo menos 45 minutos de duração, duas vezes por semana. “Não podemos privar o desenvolvimento das crianças, sobretudo da forma que só o esporte proporciona”, contou Anelise. As aulas de Educação Física escolar, além de precisarem de um planejamento mais eficaz, necessitam a adoção de novas estratégias, para que os hábitos de vida sejam modificados desde cedo. “Há bons projetos ocorrendo nas escolas, sobretudo fora do país, que podem servir de exemplo. O Projeto Esporte Brasil, por exemplo, tem contribuído na interpretação dos padrões de crescimento e, com isto, oportunizado o planejamento de ações diferenciadas e auxiliado os professores de Educação Física na avaliação dos seus alunos”, concluiu.

O CongregaCREF foi encerrado pela palestra “Gestão de academia”, ministrada por Rogério Menegassi (CREF 001008-G/RS), proprietário da academia Athlética, localizada em Porto Alegre, e ex-presidente da Associação das Academias do Rio Grande do Sul (ACAD RS). Há mais de 30 anos atuando na área, Menegassi conversou com os presentes sobre esta área e tirou as dúvidas daqueles que tem a intenção de abrir, futuramente, o seu próprio negócio. “As opções para as academias cresceram muito nos últimos anos. A piscina, antigamente, era aproveitada somente para aulas de natação e hoje há uma infinidade de modalidades e de atividades que podem ser exploradas e ofertadas aos alunos”.

Além disto, Menegassi apresentou um pequeno panorama sobre a evolução da ginástica em academias, explicou algumas estratégias adotadas pela Athlética e salientou que muitos adultos são resistentes a aderir a um programa de treinamento porque não tiveram uma boa experiência com a atividade física quando eram jovens, numa época em que a profissão de Educação Física ainda não era regulamentada. “Na nossa área, ninguém poderá inventar algo totalmente inédito, porque as modalidades são variações e vêm de uma mesma base. O que os profissionais de academia realmente precisam fazer é tentar tornar as suas aulas cada vez mais prazerosas para os alunos, para que eles se transformem em clientes fiéis, tenham resultados e que reconheçam os benefícios que só podem ser proporcionados pela Educação Física em suas vidas”.

CongregaCREF eventos



Assista ao CongregaCREF pela Internet neste sábado
26/08/2016
Fonte: CREF2/RS

O CongregaCREF – Seminário Brasileiro de Educação Física, que irá ocorrer amanhã, dia 27 de agosto, vai ser transmitido ao vivo pela Internet. O evento, realizado pelo CREF2/RS para marcar o Dia do Profissional de Educação, iniciará às 9h30 e vai se estender até as 18h. Para você acompanhá-lo ao vivo, só vai precisar acessar este link neste sábado.

O Seminário terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & doping genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada pelo Prêmio Jovem Cientista Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). À tarde será a vez das apresentações “O papel do profissional de Educação Física”, da conselheira federal Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC), às 14h; “O papel da Educação Física na promoção da saúde na escola”, da professora da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS), às 16h; e “Gestão de academia”, do proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), às 17h.

Assista!

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Horário: das 9h às 18h, com transmissão ao vivo pela Internet
Acompanhe ao vivo: neste link

CongregaCREF eventos



CongregaCREF tem transmissão online e atendimento do Interiorizasul
25/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A segunda edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizada no sábado, dia 27 de agosto, terá transmissão ao vivo pela Internet e um estande do Interiorizasul para atendimento dos profissionais e dos acadêmicos que comparecerem ao local. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Física, vai ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre.

Com inscrições já encerradas, a transmissão online do CongregaCREF vai oportunizar que profissionais e estudantes do interior do Estado e até mesmo de todo o Brasil – também acompanhem o evento e possam participar dos debates. A primeira palestra vai inicar às 9h e será ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. À tarde o evento continuará com outras três apresentações, abordando assuntos como Educação Física escolar, e gestão de academia, com encerramento às 18h. A programação completa está disponível na página www.congregacref.com.br.

No estande do Interiorizasul, a equipe do CREF2/RS irá atender as demandas dos profissionais e ainda efetuar novos registros. Entre os serviços à disposição, estarão a atualização cadastral, a coleta de digital e o parcelamento de anuidades, entre outros mais. Qualquer um que necessitar algum tipo de atendimento do Conselho poderá comparecer ao local e não precisá estar inscrito no CongregaCREF, como pré-requisito. O horário de funcionamento do estande será o mesmo do evento, das 9h às 18h.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h, com transmissão online e atendimento do Interiorizasul
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF eventos Interiorizasul



Inscrições para o CongregaCREF encerram amanhã
23/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que será realizado no dia 27 de agosto, vão encerrar nesta quarta-feira, dia 24 de agosto. O evento, promovido pelo CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, irá ocorrer no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre, com a palestra de abertura de Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP), vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012. As últimas vagas estão disponíveis para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física pela página www.congregacref.com.br.

O CongregaCREF, que vai ir das 9h às 18h, terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, da integrante da Comissão Nacional de Educação Física Escolar Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada pela professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada pelo proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS).

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS
Endereço: Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições e mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF eventos



CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física está com inscrições abertas
09/08/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física foram abertas hoje e já podem ser feitas aqui. O evento, que o CREF2/RS vai promover pelo segundo ano consecutivo em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, será realizado no dia 27 de agosto, no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre. A entrada vai ser gratuita para os profissionais registrados e para os acadêmicos do curso de Educação Física.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar uma qualificação profissional, a segunda edição do CongregaCREF terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & Doping Genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). Ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012, troféu concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e considerado um mais importantes do meio científico brasileiro.

A programação terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, da conselheira do CONFEF e integrante da Comissão Nacional de Educação Física Escolar Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada pela professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada pelo proprietário da academia Athlética Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS). Como em 2015, o CongregaCREF deste ano será transmitido ao vivo pela Internet, para que os profissionais do interior do Estado também possam acompanhá-lo e participar do debate.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS – Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: clique aqui
Mais informações: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



Inscrições do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física abrem no começo de agosto
28/07/2016
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física serão abertas já na próxima semana. O evento, que o CREF2/RS promove desde o ano passado para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ser realizado no dia 27 de agosto, no auditório do CRO/RS, em Porto Alegre. A entrada será gratuita para profissionais registrados e regulares no Conselho.

Com o objetivo de gerar conhecimento e oportunizar uma qualificação para profissionais e para acadêmicos do curso de Educação Física, a segunda edição do CongregaCREF terá a palestra de abertura “Genética, performance física humana & Doping Genético: o senso comum versus a realidade científica”, ministrada por Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP). Ele foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista em 2012, troféu concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e considerado um mais importantes do meio científico brasileiro.

A programação deste ano terá ainda as apresentações “O papel do profissional de Educação Física na escola”, com Elisabete Laurindo (CREF 002036-G/SC); “A saúde na comunidade escolar”, ministrada por Anelise Gaya (CREF 024009-G/RS); e “Gestão de academia”, comandada por Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS). Como em 2015, o CongregaCREF deste ano será transmitido ao vivo pela Internet, para que os profissionais do interior do Estado, que não puderem comparecer ao evento, também possam acompanhá-lo e participar do debate, enviando as suas perguntas pelo computador.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 27 de agosto, sábado
Local: Auditório do CRO/RS – Rua Vasco da Gama, 720 – Bairro Bom Fim, em Porto Alegre
Horário: das 9h às 18h
Inscrições: em breve

CongregaCREF eventos



Nova edição do CREF2/RS em Revista tem como tema principal o diabetes
25/11/2015
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho vão receber, nos próximos dias, a nova edição do CREF2/RS em Revista. Referente aos meses de outubro, novembro e dezembro, a publicação tem como tema principal o diabetes, uma das doenças mais recorrentes entre os gaúchos e que pode ser tratada, de maneira bastante satisfatória, com atividade física.

Além disto, a atual edição do CREF2/RS em Revista conta ainda com o perfil de Rodrigo Delevatti (CREF 013674-G/RS), que pesquisou no seu mestrado e no seu doutorado os exercícios mais indicados para os diabéticos, e reportagens sobre o CongregaCREF, sobre o Troféu Destaque 2015 e sobre os novos conselheiros, que tomaram posse em outubro. O CREF2/RS em Revista tem também uma versão online, que pode ser acessada diretamente por aqui. Nesta plataforma, a publicação pode ser baixada em PDF e visualizada também em tablets e smartphones.

Revista diabetes



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para discutir atividade física e saúde
04/09/2015
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro, o CREF2/RS realizou o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, reuniu profissionais e estudantes para discutir temas relacionados à atividade e à saúde.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) e representantes do CREFITO5 e do CRN-2, o CongregaCREF contou com diversas palestras. A primeira, ministrada Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), trouxe para discussão a atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas. De acordo com o integrante do GT Exercício Físico do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, este tipo de enfermidade representa 72% dos óbitos no Brasil e o exercício é a forma mais barata de prevenção. "O treinamento melhora a capacidade cardiorrespiratória e outros fatores. O profissional de Educação Física tem muitas possibilidades de atuação", destacou.

O primeiro dia (28) contou ainda com a palestra de Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), que foi antecedida pela abertura oficial do evento. No discurso, a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) destacou que o Seminário era uma demanda dos profissionais registrados e que, através do aperfeiçoamento, é possível construir uma profissão e um Conselho mais forte. Carravetta, com quase 20 anos de experiência no Departamento de Preparação e Reabilitação Física do Sport Club Internacional, falou sobre a relação entre a gestão esportiva e a saúde. Ele destacou que o Estado hoje tem 5 milhões de sedentários e que o esporte, sem bem gerido, pode mudar hábitos. "Os profissionais de Educação Física podem assumir o papel de protagonista neste processo, implementando e massificando programas esportivos", pontuou.

No segundo dia (29), o CongregaCREF contou com as palestras de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?". Com transmissão ao vivo pela Internet, o público pode acompanhar também de casa estes debates, que tiveram como tópicos principais as metodologias e estratégias da Educação Física Escolar, a inserção dos profissionais no mercado fitness e formas de combater o uso de anabolizantes para fins exclusivamente estéticos.

Os dados mais curiosos apresentados foram o crescimento de 133% no número de academias no Brasil e que o uso de anabolizantes é maior do que o uso de crack em nosso país. Para Catunda, as dificuldades de hoje não estão relacionadas à forma como a Educação Física é ministrada, sobretudo nas escolas. O que é preciso é reforçar que a atividade física pode mudar e salvar vidas. "Não há como prescrever atividade física sem uma avaliação prévia. Por atender públicos distintos, precisamos conhecer os alunos, em primeiro lugar. Sem isso, ao invés de promover a saúde, podemos ser responsáveis por problemas graves", complementou Oliveira.

O resultado do CongregaCREF, totalmente gratuito para os profissionais registrados no CREF2/RS foi considerado extremamente positivo. De acordo com a Presidente, a ideia agora é aperfeiçoar e incrementar o Seminário para a sua segunda edição, já no ano que vem.

CongregaCREF



Inscrições para o CongregaCREF encerram nesta quarta-feira
26/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Os interessados em participar do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física podem fazer a sua inscrição antecipada só até hoje, quarta-feira (26), pela página www.congregacref.com.br. Depois, somente no local e de acordo com a disponibilidade de vagas. O evento, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMIRGS, integra a programação do CREF2/RS em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá como tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os todos registrados no Conselho. Estudantes de Educação e demais profissionais da área da saúde também poderão participar. Para estes, há uma taxa de R$ 10 e R$ 30, respectivamente.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras de Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS), Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS) e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS).

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. Confira a programação completa, com horários e palestras, aqui.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF



CREF2/RS abre inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
07/08/2015
Fonte: CREF2/RS

Estão abertas as inscrições para o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física. O evento, que será realizado entre os dias 28 e 29 de agosto, no auditório da AMRIGS, integra a programação do CREF2/RS que comemora o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado todos os anos em 1º de setembro.

Com o objetivo de promover o conhecimento e a qualificação profissional, o CongregaCREF terá o tema "Atividade Física e Saúde" e é gratuito para todos os registrados. Estudantes de Educação Física e demais profissionais da área da saúde também poderão participar.

Além da mesa-redonda "Multidisciplinaridade na Saúde", com representantes do CREF2/RS, CRN-2 e CREFITO5, o evento terá as palestras "A atuação do profissional de Educação Física nas doenças crônicas", ministrada por Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e "A gestão esportiva e a saúde", conduzida por Elio Carravetta (CREF 002980-G/RS). No sábado, o CongregaCREF vai continuar com as apresentações de Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE), intitulada "Atividade física na Escola"; Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), chamada "Academia e seus profissionais, promotores da saúde ou não!;" e Paulo Rodrigo da Silva (CREF 002076-G/RS), intitulada "Anabolizantes na academia: qual é o papel do profissional de Educação Física?".

O evento terá ainda transmissão ao vivo pela Internet. As inscrições são limitadas e já podem ser feitas diretamente no site do CongregaCREF. Confira a programação completa e outras informações pela página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: 28 e 29 de agosto, sexta e sábado
Local: Auditório AMRIGS – Avenida Ipiranga, 5311, em Porto Alegre
Horário: das 14h às 21h30 (sexta-feira) e das 9h às 18h30 (sábado)
Inscrições: www.congregacref.com.br

CongregaCREF