Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Uruguaiana
21/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, o Conselho promoveu mais uma edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Uruguaiana. A atividade, realizada na Biblioteca Pública Municipal, reuniu cerca de 20 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), respectivamente essa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, que foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Miryam ainda trouxe para o público o histórico das ações conduzidas pelo Sistema CONFEF/CREFs para a garantia da disciplina em todas as etapas do Ensino Básico, Fundamental e Médio e falou um pouco sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar. “A prática proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, deu continuidade ao evento. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar até as medalhas conquistadas na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou um vídeo sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Mais informações na página principal do nosso site.

Ciclo 20 Anos Uruguaiana



CREF2/RS promove quinta edição do Ciclo de Palestras de 20 anos em Passo Fundo
11/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quinta edição da atividade ocorrerá em Passo Fundo, no dia 22 de outubro, e vai abordar os temas “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, em uma apresentação ministrada por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS); e “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, uma palestra conduzida por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF, das 19h20min às 22h. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições podem ser feitas neste link ou diretamente no local.

Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, participando do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e do GTT Escola. Tem experiência em temas ligados aos desafios da formação de professores e da docência. É um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Já Marcelo é doutor em Administração pela Unisinos e docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física, com passagem por diversas instituições do ensino no Rio Grande do Sul, como Feevale e UniRitter. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Passo Fundo
Data e horário: 22 de outubro, terça-feira, das 19h20min às 22h
Local: Auditório da Faculdade de Odontologia – UPF
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – São José
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Passo Fundo



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Pelotas
10/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 8 de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Pelotas. A atividade, realizada na ESEF/UFPel, reuniu cerca de 60 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS) e Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

A abertura do Ciclo em Pelotas foi feita pelo conselheiro do CREF2/RS e diretor da ESEF/UFPel Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), que saudou os presentes e salientou a importância do Conselho para o crescimento de toda a profissão. Na sequência, Curth ministrou a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física”, em que apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender.

Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para pequenas empresas. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser apenas por necessidade, mas pode ser também por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias boutique e academias low cost”, explicou.

O segundo momento do evento teve a palestra “Motiva-Ação! Atitudes Empreendedoras unindo Propósito com Resultado”, ministrada por Machado. Mestre em Administração pela UFRGS, consultor e executive coach certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching, ele falou sobre as mais recentes inovações no mundo dos negócios, vinculadas ao conceito de gestão 4.0, e sobre a importância dos profissionais adotarem uma postura de liderança dentro de suas carreiras.

Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, Machado também apresentou exemplos de academias e de profissionais que adotaram uma gestão correta de carreira e de ações de marketing digital que se mostraram extremamente eficazes. “Na Educação Física, assim como em qualquer outra área, é importante que os profissionais desempenhem o papel de um agente de transformação digital, sempre atento ao que as novas tecnologias podem agregar aos seus clientes. A boa comunicação e o domínio do processo de venda são essenciais nesse processo”, considerou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.

Ciclo 20 Anos Pelotas



Conselho realiza sexta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Santa Cruz do Sul
02/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A sexta edição da atividade ocorrerá em Santa Cruz do Sul, no dia 23 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, numa palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no Anfiteatro (Bloco 18 - Térreo) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Santa Cruz do Sul
Data e horário: 23 de outubro, quarta-feira, das 19h às 21h45min
Local: Auditório (Bloco 18 - Térreo) – UNISC
Endereço: Avenida Independência, 2293 – Universitário
Inscrições gratuitas por neste link ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Santa Cruz do Sul



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne cerca de 90 participantes em Santa Maria
02/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem, dia 1º de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Santa Maria. A atividade, realizada na Faculdade Metodista Centenário, reuniu cerca de 90 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Mariângela Afonso (CREF 008426-G/RS) e Fabrício Boscolo (CREF 028184-G/RS).

Depois de uma breve fala do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física: Perspectiva e Formação de Professores”. Pós-doutora em Educação Física pela UFRGS, Mariângela é professora da ESEF/UFPel, além de autora de diversos artigos sobre temas ligados às mudanças e perspectivas do ensino, formação de professores e atividade física na escola. Na sua apresentação, ela falou sobre a carreira docente, atrelada à importância da formação continuada, e sobre as dificuldades enfrentadas por quem é professor.

Trazendo exemplos de iniciativas da UFPel, como o projeto de extensão “Ressignificando a Educação Física na Escola”, Mariângela destacou que as condições salariais precárias, assim como as recentes determinações que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, podem fazer que o papel do professor de Educação Física perca sentidos e significados. “A saída que temos é nos diversificar enquanto profissionais, buscando capacitações e a renovação da nossa própria função. A aquisição de conhecimento é fundamental para que possamos defender a Educação Física na escola”, frisou.

A segunda palestra do evento, intitulada “Treinamento Intervalo de Alta Intensidade: Método de Treino, Limitações e Potencialidades”, foi dedicada a todos que atuam na área do Bacharelado. Doutor em Educação Física pela UNICAMP, professor da ESEF/UFPel e integrante do grupo de pesquisa em treinamento desportivo e desempenho físico da universidade, Fabrício é autor de diversas publicações sobre estes assuntos e membro do National Strenght and Conditioning Association e do American College of Sports Medicine. Na sua palestra, ele destacou que existem diferentes tipos de treinamento intervalado de alta intensidade e identificou todos os mitos que envolvem o HIIT.

Mostrando que o treinamento intervalo de alta intensidade existe desde os anos 20, mas que se tornou uma forte tendência no mundo fitness há pouquíssimo tempo, Fabrício também salientou que os profissionais de Educação Física precisam dominar profundamente as suas características e particularidades, para a sua correta aplicação. “O HIIT não é uma novidade científica, como muitos acham, e não é mal tolerado por sedentários. Como existem diferentes tipos de HITT, a prescrição do treinamento precisa ser baseada em parâmetros individuais, com a duração, intensidade e recuperação embasadas sempre em dados científicos”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.

Ciclo 20 Anos Santa Maria



Conselho realiza quarta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Uruguaiana
25/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quarta edição da atividade ocorrerá em Uruguaiana, no dia 18 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, na palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana, das 17h30min às 20h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Uruguaiana
Data e horário: 18 de outubro, sexta-feira, a partir das 17h30
Local: Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana
Endereço: Rua Santana, s/nº – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Uruguaiana



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ocorre em Pelotas no próximo mês
19/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A terceira edição da atividade ocorrerá em Pelotas, no dia 8 de outubro, e vai abordar os temas “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, em uma apresentação ministrada por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS); e “Motiva-Ação! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado”, na palestra conduzida por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na UFPel/ESEF, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Doutor em Administração pela Unisinos, Marcelo é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Já Felipe Mestre é mestre em Administração pela UFRGS, consultor e professor universitário nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas. Educador empresarial, é leader & executive coach, certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, também tem experiência nas áreas de gestão de carreira, empreendedorismo e marketing de serviços em academias.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Pelotas
Data e horário: 8 de outubro, terça-feira, a partir das 19h
Local: UFPel - ESEF
Endereço: Rua Luís de Camões, 625 – Três Vendas
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Pelotas



Conselho leva Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos para Santa Maria em outubro
18/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A segunda edição da atividade ocorrerá em Santa Maria, no dia 1º de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física: perspectivas e formação de professores”, em uma apresentação ministrada por Mariangela Afonso (CREF 008426-G/RS); e “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade: método de treino, limitações e potencialidades”, na palestra conduzida por Fabrício Boscolo (CREF 028184-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Faculdade Metodista Centenário (FMC), das 9h às 12h15min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul.

Pós-doutora em Educação Física pela UFRGS, Mariangela é professora da Escola de Educação Física da UFPel e tutora do Programa Educação Tutorial (PET) da universidade. Tem experiência na área da Educação, atuando diretamente em temas ligados à mudanças e perspectivas do ensino, formação de professores e atividade física na escola. De 2014 a 2017, foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É autora de diversos artigos científicos sobre estes assuntos.

Já Fabrício é doutor em Educação Física pela UNICAMP, professor da Escola de Educação Física da UFPel e integrante do grupo de pesquisa em treinamento desportivo e desempenho físico da universidade, com ênfase em artes marciais e esportes de combate, avaliação física, métodos para atidão física e treinamento intervalado de alta intensidade. É autor de diversas publicações sobre estes temas e membro do National Strenght and Conditioning Association e do American College of Sports Medicine.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Santa Maria
Data e horário: 1º de outubro, terça-feira, das 9h às 12h15min
Local: Faculdade Metodista Centenário – Auditório FMC
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Santa Maria