Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Câmara de Corrida de Rua repassa experiência para novas Câmaras Técnicas
05/04/2019
Fonte: CREF2/RS

A segunda reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua realizada em 2019 ocorreu nesta quinta-feira, dia 4 de abril, na sede do CREF2/RS. O encontro contou com a presença de Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), presidente da Comissão de Assuntos em Academia e Afins e da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica. Ela participou da reunião para observar o funcionamento da Câmara de Corrida de Rua para, posteriormente, replicar as estratégias consideradas mais eficazes nos novos grupos de trabalho. O objetivo é atrair cada vez mais profissionais às recém-formadas Câmaras Técnicas de Pilates, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional e de Personal Trainer.

A presidente da Câmara de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) relatou as dificuldades iniciais, derivadas de resistências e dos preconceitos que existem em relação a órgãos institucionais, mas frisou que aqueles que permaneceram no grupo criaram um grande compromisso com os objetivos da Câmara e da Educação Física. “No início, foi difícil achar um 'norte' que direcionasse os trabalhos do grupo, mas a elaboração do Guia de Corrida de Rua fez com que os integrantes percebessem o seu primeiro objetivo comum”, explica. Cláudia também relatou que no começo, as reclamações eram, em sua maioria, sobre a organização dos eventos. “Através deste feedback chamamos os organizadores e apontamos o problema. Depois, foram feitos ajustes e mudanças necessárias”.

Já Felipe Petrillo (CREF 010544-G/RS) informou que as novas Câmaras possuem três diferentes escopos e sugeriu que cada um dos seus membros inicie as atividades questionando os seus alunos e os seus clientes sobre os serviços oferecidos nessas áreas. Rosa Pacheco explicou ao grupo quais serão os objetivos das Câmaras para auxiliar os profissionais e as academias e solicitou que todos os membros divulguem nas redes sociais a constituição das novas Câmaras. A nova reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua será no dia 9 de maio, na sede do CREF2/RS.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS reabre CREF Serra em abril
02/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Atendendo uma das principais demandas dos profissionais que atuam no interior do Estado, o CREF2/RS está reabrindo o seu posto avançado em Caxias do Sul, no dia 12 de abril. O CREF Serra, que tem o intuito de facilitar o dia a dia dos mais de três mil registrados que moram na região, é a primeira iniciativa do Conselho dentro da sua proposta de descentralizar o atendimento que é feito na sua sede de Porto Alegre e nas visitas do Interiorizasul.

Fora de atividade desde 2017, o CREF Serra está retornando para auxiliar não só os profissionais que trabalham em Caxias do Sul, mas todos que residem ou atuam nas cidades próximas, como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Farroupilha. A intenção do Conselho é fazer com que aqueles que precisavam se deslocar até Porto Alegre, para renovar a sua Cédula de Identidade Profissional ou para fazer o registro de sua empresa, não precisem mais ter o custo de uma viagem até a Capital, dando assim mais agilidade e comodidade aos atendimento.

“O CREF Serra está sendo reaberto porque, desde o início da nossa gestão, sentimos a necessidade de descentralizar os serviços e as ações de fiscalização. No futuro, também pretendemos abrir um posto de atendimento na zona sul do Estado e outro na fronteira”, explica o presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). “Nós estamos conhecendo cada vez mais a realidade dos profissionais que atuam no interior e que precisam se deslocar da sua região até Porto Alegre. Com uma sede em Caxias do Sul, poderemos estar mais perto dos registrados da Serra, orientando a atividade profissional de forma mais direta e reduzindo o tempo e o dinheiro que são gastos por eles”.

Neste primeiro momento, o CREF Serra irá funcionar com atendimentos pré-agendados, nas terças e nas quintas-feiras, das 14h às 18h. Oferecendo os mesmos serviços que estão à disposição na sede em Porto Alegre, o local está preparado para emitir a Cédula de Identidade Profissional, realizar reuniões de Câmaras Técnicas e audiências com profissionais, assim como para receber e analisar documentos para registro de Pessoas Físicas e Jurídicas. “O trabalho do CREF Serra não envolve somente o atendimento aos profissionais, aos recém-graduados e à sociedadel. Com a presença física do Conselho em Caxias do Sul, também estamos programando uma fiscalização mais efetiva na região, o que vai contribuir de maneira muito significativa para a valorização de toda a profissão”, avalia Meurer.

CREF Serra
Atendimento nas terças e nas quintas-feiras, das 14h às 18h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link

CREF Serra



Profissionais registrados podem fazer sugestões às novas Câmaras Técnicas do CREF2/RS
01/04/2019
Fonte: CREF2/RS

De hoje até o final deste mês, a Comissão de Assuntos em Academia e Afins do CREF2/RS está realizando uma pesquisa online, em que os profissionais registrados podem sugerir os assuntos que serão abordados nas reuniões das novas Câmaras Técnicas do Conselho. A enquete, com o intuito de atender as principais demandas de todos aqueles que atuam nas áreas de ginástica coletiva, ritmos, treinamento funcional musculação, personal trainer e do gerenciamento de academias, pode ser acessada aqui.

As Câmaras Técnicas do CREF2/RS são órgãos de assessoramento e têm como objetivo principal analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos pertinentes à temática de cada uma delas. Participe da pesquisa e colabore com a construção de uma Educação Física cada vez mais representativa e respeitada!

Pesquisa Câmaras Técnicas



Comissão de Assuntos em Academia e Afins define presidência de Câmaras Técnicas
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins se reuniu na última segunda-feira, dia 25 de março, na sede do CREF2/RS. No encontro, estiveram presentes as conselheiras Luciana Paz (CREF 003952-G/RS), Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS), Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS).

Entre os assuntos tratados na reunião, foram definidos os presidentes das Câmaras Técnicas do CREF2/RS. Também foi estabelecido que a primeira reunião de todas elas irá ocorrer de forma simultânea, no dia 4 maio. Os próximos encontros serão agendados para o final do mesmo mês.

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins também realizará uma enquete, entre os dias 1º e 30 de abril, para pesquisar os tópicos de interesse dos profissionais para serem abordados pelas novas Câmaras. A enquete terá divulgação no site do CREF2/RS e será enviada por e-mail a todos os registrados.

Câmaras Técnicas do CREF2/RS:

Câmara Técnica de Pessoa Jurídica
Presidente: Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS)

Câmara Técnica de Corrida de Rua
Presidente: Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS)

Câmara Técnica de Pilates
Presidente: Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)

Câmara Técnica de Musculação
Presidente: Luciana Paz (CREF 003952-G/RS)

Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional
Presidente: Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)

Câmara Técnica de Personal Trainer
Presidente: Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)

Comissão de Assuntos em Academia e Afins



Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Câmara Técnica de Corrida de Rua realiza pesquisa com profissionais da área
24/06/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o objetivo de planejar as suas ações de acordo com as necessidades apontadas por aqueles que vivenciam o dia a dia da área, a Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS está fazendo uma pesquisa com os profissionais que trabalham com corrida de rua. O questionário, aberto à participação de quem atua com a modalidade, pode ser acessado aqui.

Com cinco perguntas de respostas rápidas e fáceis, o formulário pede a opinião dos profissionais que atuam com a corrida de rua sobre as necessidades relacionadas à rotina de trabalho e ao treinamento de corrida e ainda pede uma avaliação sobre os eventos realizados no Rio Grande do Sul, ao que se refere à hidratação oferecida durante a prova, segurança, escolha do local e valores de inscrição. O resultado desta pesquisa irá auxiliar as ações futuras da Câmara.

A Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS é presidida pela conselheira Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) e realiza encontros mensais na sede do Conselho, em Porto Alegre. A próxima reunião está marcada para o dia 1º julho e todos os profissionais interessados estão aptos para participar. Mais informações nesta página ou pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br.

Corrida de Rua Câmaras Técnicas



Câmara Técnica de Educação Física Escolar define detalhes do 5º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar
15/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde da última sexta-feira, dia 11 de março, a Câmara Técnica de Educação Física Escolar esteve reunida, na sede do Conselho, para dar os primeiros encaminhamentos do 5º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física. O evento, que será realizado no dia 29 de abril em Capão da Canoa, vai integrar mais uma vez a programação do 42º Encontro Nacional dos Profissionais de Educação Física (ENAPEF).

A Câmara definiu que, neste ano, o Fórum terá como tema a Base Nacional Comum Curricular, e a conselheira federal Iguatemy Martins (000001-G/PB) como palestrante. Como nas outras edições, a atividade será gratuita para profissionais e acadêmicos de Educação Física. As inscrições serão realizadas no local do evento.

Estiveram presentes na reunião Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), presidente da Câmara, e os profissionais Márcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Francisco de Menezes (CREF 000075-G/RS). Saiba mais sobre as Câmaras Técnicas do CREF2/RS clicando aqui

Educação Física Escolar



Dia da Ginástica Laboral discute os temas mais atuais da área
24/11/2015
Fonte: CREF2/RS

A comemoração do Dia da Ginástica Laboral foi marcada ontem (23) pela realização do evento “Profissional de Educação Física como Protagonista da Ginástica Laboral”, promovido na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS. Na programação, um talk show transmitido online reuniu especialistas de empresas, instituições de ensino e profissionais de Educação Física ligados à área, que responderam a perguntas formuladas em todo o país.

Na abertura do evento, o presidente do CREF9/PR e representante do CONFEF, Antônio Branco (CREF 000009-G/PR), ressaltou o papel das Câmaras Técnicas como fomentadores da Ginástica Laboral no país. “Foi através do trabalho destes grupos que subsidiamos o livro editado pelo CONFEF sobre o tema”. Branco lembrou da importância de que se assegure aos trabalhadores brasileiros a orientação da Ginastica Laboral por profissionais habilitados. “Afinal, é uma luta que engloba um direito fundamental dos trabalhadores: a saúde”, enfatizou.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), mencionou a diminuição dos afastamentos, o aumento na produtividade e a melhora da autoestima e da afetividade dos trabalhadores como alguns dos benefícios alcançados pela Ginástica Laboral. “Se fala muito em doenças do trabalho nos Conselhos de Saúde. Aqui, estamos propondo saúde para o trabalhador”, resumiu Carmen.

Uma das questões levantadas durante o talk show teve como tema a Norma Regulamentadora 17, que estabelece os parâmetros das condições de trabalho, sendo respondida pelo supervisor de Ergonomia e Segurança do Trabalho da empresa Forjas Taurus, Índio Soares. “A NR 17 é baseada em três pilares: segurança, conforto e desempenho eficiente. A Ginástica Laboral surge como um ponto de equilíbrio destes fatores”, avaliou. “Atualmente, percebemos os acidentes ocorrendo muito mais devido ao comportamento do que a influência do ambiente. A Ginástica Laboral é fundamental na prevenção destas ocorrências”, constatou Índio.

Já o conselheiro do CREF9/PR, Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR), lembrou que ainda hoje os objetos são produzidos por largos contingentes de pessoas em fábricas, e que os programas preventivos como a Ginástica Laboral e a Ergonomia são fundamentais no bem-estar dos trabalhadores. “Pensem nas roupas, celulares ou geladeiras. Será que eles foram elaborados em ambientes com pessoas motivadas pela Ginástica Laboral?”.
Assista a íntegra do evento neste link.

Ginástica Laboral



CREF2/RS participa da elaboração do Manual do CONFEF para Ginástica Laboral
17/04/2015
Fonte: CREF9/PR

O CONFEF, através da sua Comissão de Legislação e Normas, nomeou um Grupo de Trabalho para elaborar um Manual para Ginástica Laboral (GL). Liderado por Antônio Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR), presidente do CREF9/PR, também participam do projeto representantes de Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Alagoas. O escolhido pelo CREF2/RS é o 1º secretário Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS). O objetivo do documento é orientar e contribuir com as questões referentes à prestação de serviços na área.

A publicação deste Manual representa um compromisso do Sistema CONFEF/CREFs com as questões de legalidade, competência e desenvolvimento da Ginástica Laboral em prol da sociedade brasileira. “A Ginástica Laboral é um campo que precisa ser apropriado pelos profissionais de Educação Física. É preciso que ele esteja contemplado nas matrizes curriculares das universidades e na consciência dos gestores de empresas", destaca Branco. "Vamos dar sequência ao que já foi produzido em cada Estado pelas Câmaras Técnicas”, complementa.

No documento, serão abordados, entre outros temas relacionados à saúde do trabalhador, três segmentos fundamentais para a qualidade do processo como um todo: os contratantes dos serviços de GL, as empresas que prestam o serviço e os acadêmicos, que são os futuros profissionais. O grupo, que se reuniu em março no CREF/SC para debater sobre o Manual, vai voltar a se encontrar próximos meses para dar continuidade ao trabalho.