Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Câmara de Educação Física Escolar avalia 5º Fórum de Mobilização Escolar
07/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou reunião nesta última sexta-feira (3), com a presença da presidente Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e dos conselheiros João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS ), Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS), Leila Castilho Iabel (CREF 000113-G/RS) e do convidado Francisco Carlos Lemes de Menezes (CREF 00075-G/RS).

Na ocasião, foi apresentado um relato sobre o 5º Fórum de Mobilização Escolar, evento que teve um público de cerca de 130 pessoas e local que atendeu as expectativas em relação à infraestrutura. A participação da Comissão no Enapef foi considerada significativa e o resultado das fichas de avaliação distribuídas durante o evento classificaram com muito bom os itens organização, apresentação e expectativas atendidas. Como sugestões para próximas edições, que os eventos sejam realizadas em turno integral.

Durante a reunião, professor Menezes apresentou o 7º Encontro do Professor de Educação Física, organizado pela CRE de São Leopoldo e apoiado pela Unisinos. Segundo Menezes, está prevista a presença de professores da rede municipal e estadual, e estendeu o convite de participação à Comissão.

Câmara de Educação Física Escolar



Câmara Técnica do CREF2/RS avalia IV Fórum de Educação Física Escolar
29/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizou reunião nesta última sexta-feira (26) com a presença de sua presidente Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), Lauro Aguiar ((CREF 002782-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS ), Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS) e a assessora do vereador de Porto Alegre Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), Kyria Soares.

Na ocasião, foi apresentada a avaliação do IV Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado em Capão da Canoa neste ano. A próxima edição do Fórum está programada para 2017, e durante este intervalo serão feitas as divulgações do documento do CONFEF sobre Recomendações da Educação Física Escolar e do documento da UNICEF sobre a Educação Física Escolar em todo o estado, bem como será realizado o anúncio das prefeituras que receberão o prêmio Cidade Amiga da Educação Física Escolar.

Educação Física Escolar



CREF2/RS entrega Carta Gaúcha da Educação Física Escolar à Câmara de Vereadores
02/06/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta segunda-feira (2), a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente da Câmara de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) estiveram na Câmara de Vereadores para reunião. No encontro, as representantes do Conselho entregaram ao presidente da Câmara Professor Garcia (CREF 000002-G/RS) a Carta Gaúcha da Educação Física Escolar e prestaram novo reconhecimento a Lei 11.585.

Sancionada em fevereiro, a norma torna obrigatório o curso superior de Licenciatura em Educação para o ensino da disciplina nas escolas de Ensino Fundamental de Porto Alegre."A entrega da Carta é uma forma de reconhecermos o trabalho do Professor Garcia, que muito tem colaborado com a Educação Física nas escolas. Ele é o autor desta Lei pioneira entre todas as capitais do Brasil", avaliou Carmen Masson.

Foto: Leonardo Contursi/CMPA



II Seminário de Educação Física Escolar movimenta abertura da Convenção Brasil
16/05/2014
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta quinta (15), o CREF2/RS realizou o II Seminário de Educação Física Escolar. A atividade, ministrada pelo professor Lúcio Rogério dos Santos (CREF 000001-G/DF), abriu a programação de cursos e debates da 21ª Convenção Brasil.

Também conselheiro do CONFEF e Secretário Executivo da Frente Parlamentar Mista da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano no Congresso Nacional, Lúcio Rogério trouxe para discussão assuntos como regulamentação da profissão, valorização da Educação Física nas escolas e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). "O professor de Educação Física é o principal agente para desenvolvimento da capacidade cognitiva e motora dos alunos", ressaltou. O palestrante destacou ainda que a mudança cultural que houve após criação dos Conselhos Federais foi importante. "A Educação Física é hoje um componente obrigatório nas escolas".

O convidado - que tem ampla experiência e trabalhos realizados em creches, berçários, jardins de infância e escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes públicas e privadas do Rio de Janeiro e de Brasília - falou também sobre a necessidade que os professores têm de conscientizar os alunos e a comunidade de que a Educação Física é essencial no ambiente escolar. "As pessoas precisam e dependem muito de nós", destacou.

Lúcio Rogério reservou espaço para mostrar aos presentes como a Lei 9394/96 trouxe certo retrocesso logo na sua implementação. "A LDB nasceu sem a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas", explicou. A disciplina, no entanto, é entendida hoje de maneira diferente. "A Educação Física é obrigatória em todos níveis, e devem ser sempre ministradas por licenciados habilitados. É garantia da melhor formação do cidadão brasileiro", analisou.

A palestra encerrou com lembrança de que bom trabalho nas escolas tem resultado valioso para sociedade e também para toda categoria. "O bom trabalho aumenta o percentual de pessoas que vão valorizar a Educação Física e, assim, procurar acompanhamento orientado no futuro". A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente da Câmara de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) finalizaram o Seminário com entrega da Carta Gaúcha da Educação Física. Escolar a Lúcio Rogério dos Santos.



Mais uma vitória para a Educação Física escolar
25/10/2013
Fonte: CREF2/RS

O vereador Roger Severo (PP), do município de Alegrete, apresentou hoje ao Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino o projeto que foi aprovado na Câmara daquele município por unanimidade na sessão de segunda (21) e que dispõe sobre a presença do Profissional de Educação Física para a docência da disciplina Educação Física no ensino fundamental na rede municipal de Alegrete. Agora, o projeto irá à sanção do prefeito Erasmo Silva. A articulação começou a ser realizada por meio de uma audiência pública realizada em 24 de maio, com a participação da presidente da Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS Miryan Brauch e do vereador de Porto Alegre Professor Garcia.



Presidente da Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS participa de Seminário sobre o tema
28/08/2013
Fonte: CREF2/RS

A Conselheira do CREF2/RS, Miryam Brauch, presidente da Câmara de Educação Física Escolar, participou do Seminário de Educação Física na Escola – A importância da disciplina no desenvolvimento cognitivo da criança e do jovem, na última sexta-feira, dia 23 de agosto. Realizado em São Paulo pelo CONFEF, em parceria com a Editora Abril, o evento teve como palestrantes Jorge Steinhilber, Ricardo Catunda, Maria Emília de Lima e André Arantes. Na ocasião, houve ainda debate com os especialistas Meico Fugita, Hugo César Nunes e José Medalha. “Os assuntos abordados foram de grande relevância, e tratados com excelência pelos palestrantes. Temos que parabenizar o Conselho Federal e a Editora Abril pela iniciativa”, destacou a Conselheira. A ocasião contou ainda com a presença de Conselheiros Federais, membros da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF.
Veja as imagens do evento em nossa Galeria.



Presidente da Câmara de Educação Física Escolar visita Pinheiro Machado
01/08/2013
Fonte: CREF2/RS

A presidente da Câmara de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryan Brauch, visitou o Executivo Municipal do município de Pinheiro Machado no dia 18 de julho, reunindo-se com o Prefeito José Felipe da Feira e com a secretária de Educação, Marizete Duarte. Na ocasião, Miryan salientou a importância de se efetivar o profissional de Educação Física nas séries iniciais para que os alunos tenham aulas com um professor habilitado, pois desta forma as crianças desenvolvem benefícios motores importantes para a vida adulta, além de ter um desenvolvimento cognitivo maior. Marizete e Duarte se mostraram favoráveis a ideia e pretendem realizar iniciativas a curto prazo, como contratações emergenciais para atender do 1º ao 5º ano, para que posteriormente aconteça um concurso específico. Também participaram da reunião o diretor do DJDL, Lorenzo Teixeira e a coordenadora pedagógica Liane Garcia.



Educação Física Escolar é debatida na Sogipa
18/06/2013
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da sua Câmara de Educação Física Escolar, realizou, no dia 13 de junho, durante a 20ª Convenção Brasil, o Seminário de Educação Física Escolar, na Sogipa. Participaram do evento como palestrantes o vereador Professor Garcia, as professoras Eliana Alves e Márcia Cruz e o professor Carlos Pilenghi Costa, o Betão.

Uma das principais reivindicações defendidas pelo Conselho Regional de Educação Física – CREF2/RS – é a obrigatoriedade da presença do Profissional de Educação Física nas séries iniciais do ensino público. Atualmente, nas escolas estaduais, as aulas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental são ministradas por professores generalistas, o que exclui cerca de 300 mil crianças da iniciação esportiva no Estado.

Segundo o vereador professor Garcia, atualmente as crianças apresentam doenças que até pouco tempo eram relacionadas aos adultos, como hipertensão, glicose alta e colesterol. “Para preveni-las, temos que contar com a orientação correta do Profissional habilitado nas aulas de Educação Física nas séries iniciais”.

Eliana Alves, professora e advogada, explicou que não há como pensar a escola independente da sociedade na qual ela se insere. “O que acontece no ambiente escolar é mais que uma analogia a situações sociais mais amplas; é um reflexo da sociedade”.

O Grupo de Mobilização em Prol da Educação Física foi apresentado por Márcia Cruz. Conforme ela, o objetivo do grupo é contribuir para o resgate da essência da Educação Física Escolar nas Instituições de Ensino Municipais e Estaduais de Caxias do Sul. “Propomos novas alternativas para a recondução deste componente curricular, contribuindo com o desenvolvimento e formação dos alunos na Educação Básica”, explica.

Betão lembrou que o Esporte Escolar a utilização eminentemente educativa do esporte e de todos os seus conteúdos que lhe dão consistência como importante instrumento didático/pedagógico de formação geral de cada aluno em idade prevista para praticá-lo. “O esporte escolar está em crise como em crise está a Educação Física Escolar, bem como toda a Educação”.



39º Enapef sedia II Fórum pela Educação Física Escolar
28/03/2013
Fonte: CREF2/RS

O 39º Enapef, em Tramandaí, sediou o II Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, evento realizado no dia 23 de março, promovido pela Câmara de Educação Física Escolar, presidida por Miryan Brauch. Na ocasião, Profissionais e estudantes da Educação Física debateram a luta pela inclusão do profissional habilitado e assistiram palestras de Mirian Burgos, Paulo Ricardo Rezende e Antonio Ricardo Catunda de Oliveira. Durante o evento, foi assinada a ação civil pública contra o estado do RS movida pelo CREF2/RS, baseado na Lei 9696/98 e na LDB, para garantir a Educação Física como componente curricular da educação básica no RS.