Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Câmara Técnica de Futebol promove palestra sobre “Design Thinking”
29/08/2017
Fonte: CREF2/RS

Mais de 30 profissionais e estudantes de Educação Física assistiram nesta tarde, dia 29, a palestra “Abrindo novas oportunidades no Futebol”, ministrada por Rafael Freitas Barbosa, que tem em seu currículo bacharelado em Administração e mestrado em Economia, tendo experiência como professor de Mercado Financeiro, Finanças Comportamentais e Empreendedorismo. Ele é co-fundador do Mais Lab+Ideias+Ação Desenvolvedora de Negócios. O evento foi uma realização da Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS.

Barbosa apresentou em sua palestra uma abordagem sistemática para a inovação, denominada Design Thinking. Segundo o professor, novas ideias devem surgir com base na perspectiva do cliente, uma das melhores estratégias para direcionar as escolhas do empreendimento e verificar oportunidades de negócio. “Cada pessoa tem que descobrir o que sabe fazer bem, e dentro de uma zona de segurança, ir testando suas possibilidades até chegar ao seu nicho profissional. Não somos ensinados a tomar iniciativas. Com esta ferramenta, construímos nossa própria fórmula”, explica.

Segundo o professor, um exemplo prático desta prática é como a tecnologia da informação vem transformando as pessoas em cidadãos digitais, em busca de experiências em tempo real e personalizadas, a qualquer momento. “Steve Jobs é o grande artífice desta revolução”, define. Para Barbosa, o caminho usual na construção de um empreendimento passa pela formação de custos. “Fico impressionado com a enorme velocidade com que academias abrem e fecham suas portas em sequência”. Por isso, aconselha, é sempre necessário desenhar um negócio que funcione com o menor custo possível.

O foco é a centrado na compreensão dos anseios das pessoas para as quais se cria um produto ou serviço. Também é importante transformar desafios em oportunidades, experimentando novos pontos de vista e ter agilidade na produção da ideia, para aprender com os erros e evoluir rapidamente. “Na realidade, Design Thinking é menos Thinking e mais Saber. É o renascimento de uma nova atitude, combinada com tecnologia e ciências cognitivas, somada à beleza de produzir algo que as pessoas não sabiam que necessitavam”, afirma.

Câmara Técnica de Futebol



Câmara Técnica de Futebol realiza palestra nesta terça-feira no CREF2/RS
28/08/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Futebol irá realizar amanhã, dia 29 de agosto, uma palestra na sede do CREF2/RS, aberta para profissionais de Educação Física e demais acadêmicos do curso. A atividade, que vai abordar as novas oportunidades de atuação no futebol, será ministrada por Rafael Freitas Barbosa, co-fundador do MaisLab Ideias e Ação Desenvolvedora de Negócios e com experiência em mercado financeiro e empreendedorismo. A palestra terá entrada gratuita e as inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

Palestra “Abrindo Novas Oportunidades Profissionais no Futebol”
Data: terça-feira, dia 29 de agosto, das 13h30 às 17h30
Local: CREF2/RS – Salão de Festas
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Inscrições: gratuitas no local

Futebol Palestra



Câmara Técnica de Futebol fará reuniões itinerantes nas Instituições de Ensino Superior
08/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Câmara Técnica de Futebol, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), afirmou na última sexta-feira (5) que está empenhado em aumentar o quórum de presenças nas reuniões, mesmo que os encontros já tenham contado com a presença de reconhecidos profissionais da área. Para atrair os participantes, Gamboa aprovou com o professor do IPA, Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS), a promoção de reuniões itinerantes. “Iniciaremos este novo formato por Porto Alegre e Região Metropolitana, para posteriormente avançarmos pelo interior do Estado”, afirma. Com isto, deduz Gamboa, haverá uma aproximação concreta da Câmara junto aos professores da futebol em suas próprias faculdades.

De acordo com o presidente da Câmara, a pauta das reuniões itinerantes tratará em primeiro lugar do mercado de trabalho, focado no aspecto lazer, esporte e recreativo. “Basicamente para quem quer trabalhar com futebol de forma recreacional, visando atividade física, bem-estar e saúde”. Gamboa pontua que o mercado para quem trabalha neste nicho enfrenta dificuldades. "Apesar do Brasil ser o país do futebol, o mercado tem baixíssimo nível de absorção de profissionais, pois os maiores investimentos vão para o futebol de alto rendimento". Gamboa cita como exemplo Porto Alegre, onde os profissionais que atuam no Inter ou no Grêmio estão bem posicionados, mas se atuarem na várzea, enfrentarão condições mínimas de trabalho.

O segundo foco, afirma Gamboa, é a criação de eventos. “Iniciaremos com cursos pequenos, trazendo um profissional que atue no futebol, seja jogador, treinador ou juiz, para ele repassar conhecimentos durante um dia”. Outra possibilidade aventada serão palestras com administradores de empresas, para ensinar as melhores ferramentas de gestão do mercado de trabalho. “Mais adiante, se tudo evoluir bem, pensamos em um congresso multidisciplinar de futebol", concluiu Gamboa.

Os profissionais de Educação Física que desejarem participar da Câmara de Futebol podem enviar um e-mail para administrativo@crefrs.org.br. Eles serão informados das datas e locais das próximas reuniões.

Câmara Técnica de Futebol



Câmara Técnica de Futebol organiza divulgação de ações na mídia
09/08/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS realizou, no dia 3 de agosto, sua terceira reunião do ano, contando com a presença do seu presidente Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF001534-G/RS) e dos convidados Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS) e Everton Pergher (CREF 020632-G/RS). No início da reunião debateu-se o baixo índice de comparecimento nas reuniões da Câmara, e o impacto negativo que isto traz para as estratégias que pretendem uma melhor inserção do profissional de Educação Física no Futebol.

Na pauta, debateu-se a criação da Missão e Visão da Câmara de Futebol. Entre os debates, observou-se a necessidade de se criar e aprimorar os procedimentos e as ações do profissional no Futebol em seus diferentes âmbitos. Já em relação à Visão, estabeleceu-se a necessidade dos profissionais de Educação Física serem referência em assuntos referentes ao Futebol.

Após a discussão e análise do contexto do Futebol e do CREF2/RS, decidiu-se a divulgação da Câmara de Futebol nas mídias e universidades, além de matérias na revista e boletim eletrônico do CREF2/RS. Também ficou acertado convidar o SINPEFRS e as APEF RS para participar da próxima reunião da Câmara.

Câmara Técnica de Futebol



Câmara Técnica de Futebol discute dificuldades na profissão
09/06/2016
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS realizou na quarta-feira (8) sua primeira reunião do ano. Nela, estiveram presentes o presidente da Câmara Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luiz Augusto Busi de Severo (CREF 009985-G/RS) e Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS).

A pauta principal do encontro, segundo Gamboa, foram as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Educação Física que optam pelo futebol como área de atuação. “Praticamente só há campo de trabalho nos grandes clubes de futebol”, explica. Os integrantes da Câmara discutiram ações para melhorar o mercado de trabalho e aumentar a valorização do profissional que trabalha com o futebol. Neste sentido, Luiz Afonso Gomes sugeriu a criação de um Congresso Gaúcho de Futebol. Também foi proposta a constituição de um cadastro de profissionais que trabalham com futebol no estado, além do levantamento dos campos de futebol públicos existentes em Porto Alegre.

A próxima reunião da Câmara Técnica de Futebol ocorrerá na sede do CREF2/RS no dia 6 de julho, às 14h. Todos os profissionais registrados podem participar, bastando apenas confirmar a presença antecipadamente pelo e-mail secretaria@crefrs.org.br ou pelo telefone (51) 3288-0212.

Câmara Técnica de Futebol



Câmara de Futebol do CREF2/RS propõe Fórum para debater categorias de base
29/06/2015
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Futebol do CREF2/RS reuniu-se na última sexta-feira (26) na sede do Conselho. Na ocasião, foram abordadas a revisão do planejamento estratégico e a elaboração de um Fórum de Futebol com o tema categorias de base, tendo como público-alvo os profissionais registrados do Conselho, os professores de Educação Física da rede pública e privada e acadêmicos.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara, Álvaro Laitano (CREF 000006-G/RS), o secretário Antônio Cimirro (CREF 004716-G/RS) e o convidado Paulo Dias (CREF 009423-G/RS). A próxima reunião será realizada no dia 10 de julho, às 14h. As reuniões da Câmara Técnica de Futebol ocorrem periodicamente no CREF2/RS e são abertas à participação dos Profissionais de Educação Física.

Futebol de base