Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS adere ao Outubro Rosa propondo atividade física como um dos meios de prevenção ao câncer de mama
18/10/2018
Fonte: CREF2/RS/INCA

Neste mês, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou a campanha Outubro Rosa 2018, que tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. O CREF2/RS vem se somar na luta contra a doença que é a principal causa de óbitos femininos no Brasil. Para tanto, o Conselho propõe a difusão da atividade física como uma grande aliada não só na prevenção do câncer de mama, bem como na reabilitação de paciente, se realizada sob orientação médica. Com isso, reforça uma das principais filosofias que norteiam a Educação Física, que é sempre trabalhar a saúde, bem-estar e prevenção, evitando ao máximo o surgimento de doenças por meio de uma vida saudável.

O Conselho também ressalta o trabalho essencial dos cerca de 27 mil profissionais habilitados a orientarem corretamente estes exercícios, de modo a não causarem comorbidades nos pacientes ou até mesmo agravar a doença principal. Como o câncer tem tratamento multidisciplinar, o CREF2/RS possui a clara percepção de que o caminho que levará a uma prevenção mais eficaz ao câncer de mama, evitando os sofrimentos por ele causados, passá pela maior integração das profissões da saúde, bem como dos avanços do campo científico e da divulgação na população da doença, seus sintomas

A atividade física é oficialmente reconhecida pelos órgãos oficiais de saúde como uma importante e acessível ferramenta para prevenção do câncer de mama, bem como coadjuvante em seu tratamento, Como o desenvolvimento científico e tecnológico impactaram impulsionaram alguns dos fatores que aumentam o risco da doença, como a obesidade, o sedentarismo e o sobrepeso após a menopausa, o exercício físico torna-se ainda mais imprescindível no atual momento histórico.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. No Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2016, aproximadamente 14 mil mulheres foram a óbito.

De acordo com dados do Diesporte (Diagnóstico Nacional do Esporte) criado pelo Ministério da Saúde, 45,9% da população brasileira é sedentária, sendo que 50,1% é representado pelo público feminino. O CREF2/RS vem travando uma batalha incessante pela preservação e manutenção dos locais públicos esportivos, bem como de seus órgãos representativos, que estão sendo ameaçados pelas políticas recessivas implantadas no país, além de lutar pela maior inserção do profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), possibilitando a prevenção e manutenção, por meio da prática de atividades físicas, das populações que dependem da saúde pública no país.

Outubro Rosa 2018



Prefeitura de Nova Petrópolis retifica edital após notificação do CREF2/RS
16/10/2018
Fonte: CREF2/RS

A Prefeitura de Nova Petrópolis retificou o edital do Concurso Público Nº 001/2018, que visa, entre outros cargos, a contratação de professores de Educação Física para o Ensino Fundamental do município. A mudança ocorreu após uma notificação do CREF2/RS e da atuação da conselheira Márcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), tornando obrigatório o registro no Conselho para a nomeação e para a posse do candidato aprovado para a vaga.

Conforme publicado no Diário Oficial de Nova Petrópolis, no último dia 10 de de outubro, foi incluído o item 9.8 no Edital do concurso, que segue: “serão exigidos no ato da nomeação e posse do candidato os documentos abaixo relacionados: para cargo de professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais na disciplina de Educação Física – registro no Conselho Regional de Educação Física, conforme Lei nº 9.9696/98”.

Mais informações sobre o concurso da Prefeitura de Nova Petrópolis, assim como o seu edital completo, podem ser conferidas aqui.

concursos editais



CREF2/RS realiza amanhã em Pelotas a última palestra sobre os 20 anos da regulamentação
16/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O ano de 2018 marcou as duas décadas da Lei 9.696/98, que regulamentou a profissão de Educação Física. Para celebrar a data, o CREF2/RS vem realizando o Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em cidades do interior. Amanhã, dia 17 de outubro, Pelotas sediará o terceiro e último encontro do Ciclo, encerrando as comemorações de uma das mais importantes conquistas da área.

O evento, que já visitou Santa Maria e Caxias do Sul, vai ser realizado na Escola de Educação Física da UFPel, a partir das 19h, e contará com duas palestras. A primeira, chamada “Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional da Educação Física”, será conduzida pelo membro da Comissão de Fiscalização e Orientação do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS). Já a segunda, com o tema “A Importância da Avaliação Física nas Academias, Empresas e Escolas”, vai ser ministrada por Leandro Leal (CREF 008113-G/RS), criador e responsável técnico do Total Body Test e personal trainer.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. O Ciclo de Palestras terá a emissão de certificado online, com carga horária de quatro horas, para todos os participantes.

Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” - Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Escola Superior de Educação Física – UFPel
Endereço: Rua Luís de Camões, 625

Eventos Pelotas



Benno Becker recebe Troféu Destaque pela sua militância em prol da regulamentação da profissão
11/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O professor Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS) esteve na sede do CREF2/RS no dia 4 de outubro, quando recebeu da presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o Troféu Destaque na categoria Mérito da Educação Física. A homenagem faz jus a longa militância que Becker desenvolveu em prol do esporte e a sua participação fundamental na regulamentação da profissão de Educação Física. Benno é doutor em Psicologia pela Universidad de Barcelona e mestre em Educação pela PUCRS, tendo publicado 12 livros, e atua como terapeuta e coach pessoal, promovendo cursos e workshops sobre "comunicação Verbal e Não Verbal", "Atividades Psicofísicas para a Qualidade de Vida" e "Técnicas Cognitivas, Comportamentais e Somáticas - TCCS" aplicadas ao controle do estresse individual e grupal no esporte e para empresas, manejo da insônia, redução da Ansiedade e Depressão, manejo da obesidade e redução da Dor.

Benno foi um dos precursores na discussão sobre a problemática da atuação profissional em Educação Física, visando a criação de um órgão orientador, disciplinador e fiscalizador do exercício profissional. Em 1983, ele coordenou a reunião entre diretores, professores e estudantes de Escolas de Educação Física com o objetivo de elaborar um projeto tendo como base os projetos de conselho regionais e federais da psicologia e medicina. Após discussão e debate, o projeto de lei foi aperfeiçoado, e foi proposto a criação de Conselho dos Profissionais de Educação Física. A tramitação do projeto seria na Câmara dos Deputados, com a necessidade da mobilização dos representantes políticos de cada estado, para a defesa e o acompanhamento do projeto. Os Professores Benno Becker e Antônio Amorim foram designados para encaminhar o projeto de lei ao poder legislativo.

O projeto, já aperfeiçoado, foi apresentado por Benno no encontro de diretores de Escolas de Educação Física do Brasil, encontro que comemorava os 50 anos das Escolas de Educação Física da Universidade de São Paulo. Do ano de 1984 em diante, iniciaram de fato as ações concretas para a regulamentação da profissão. Paralelamente, foi apresentado o Projeto de Lei 4559/84, pelo deputado federal Darcy Pozza à Câmara dos Deputados, que dispunha sobre o Conselho Federal e os Regionais dos Profissionais de Educação Física, Desporto e Recreação. Este foi, oficialmente, o primeiro projeto de regulamentação da profissão.

Em praticamente todas as instâncias deliberativas, até então, das APEFs e nos Congressos da FBAPEF, as decisões eram sempre no sentido da luta pela regulamentação. De acordo com o trâmite do projeto de apresentação de propostas para apresentação de substitutivos. O PL 4559/84 foi aprovado pelo Congresso Nacional, em dezembro de 1989, sendo vetado pelo Presidente da República, José Sarney. Isso ocorreu no início do ano de 1990, baseando-se em parecer exarado pelo Ministério do Trabalho.

A luta prosseguiu no início de 1994, com grupos de estudantes de Educação Física preocupados com o crescente aumento de pessoas sem formação atuando no mercado emergente, articularam-se com a APEF-RJ para impedir o abuso, requerendo a regulamentação da profissão, com um novo movimento de mobilização da categoria, com a adesão de político para apresentar o projeto de lei e todo o desgaste que representaria tal questão, ao longo do trâmite do projeto na Câmara e no Senado.

Em Janeiro de 1995, durante a realização do congresso da FIEP em Foz do Iguaçu, o “Movimento pela regulamentação do Profissional de Educação Física” foi lançado na abertura do evento, após contar com a aprovação e adesão do delegado geral da FIEP no Brasil, Prof. Almir Gruhn e do Vice-Presidente, Prof. Manoel José Gomes Tubino. Jorge Steinhilber proferiu conferência de abertura do Congresso, anunciando que a assembleia da Federação Brasileira das Associações de Profissionais de Educação Física aprovara a proposta de regulamentação da profissão, e que lançava o “Movimento” como mola propulsora da regulamentação e como centro da rede de divulgação e mobilização, que seria necessária para esclarecimento e adesão nacional a respeito da questão. Assim foi lançado o “Movimento nacional pela regulamentação do Profissional de Educação Física”, no início do ano de 1995. Até a audiência pública realizada no dia 17 de outubro de 1996, o deputado Paulo Paim consultou as Instituições formadoras de profissionais de Educação Física, entidades, órgãos públicos, profissionais e estudantes de Educação Física.

Em 13 de agosto de 1998, o projeto foi incluído na ordem do dia do Senado. Após alguns momentos de tensão, em razão de possíveis emendas ao Projeto de Lei, o professor Jorge Steinhilber, reunido com a deputada Laura Carneiro e Senadores, firmou acordo para possibilitar a aprovação do Projeto de Lei nesta sessão. Após algumas manifestações de parlamentares, e um longo e brilhante discurso do senador Francelino Pereira, o projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado à sanção presidencial. Em 1º de Setembro de 1998, o Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sanciona a lei 9696/98, publicada no Diário Oficial da União em 02/09/98.

Troféu Destaque 2018



CREF2/RS encerra em Pelotas seu ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
25/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O ano de 2018 marcou as duas décadas da aprovação da Lei 9696/98, legislação que regulamentou a profissão de Educação Física. Para celebrar a data, o CREF2/RS vem realizando durante este ano o Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” em cidades do interior do estado. No próximo dia 17 de outubro, Pelotas sediará o terceiro e último encontro do Ciclo, encerrando as comemorações de uma das mais importantes conquistas profissionais que trouxeram qualidade e segurança aos serviços prestados à saúde do povo brasileiro e na manutenção do bem-estar e na prevenção contra doenças.

O evento já visitou a cidade de Santa Maria, no dia 25 de abril, e Caxias do Sul no dia 6 de maio. Os palestrantes convidados pelo Conselho promoverem nestas cidades um diálogo com profissionais da saúde, docentes, estudantes e vários estratos do sociedade sobre vários aspectos da profissão, analisando suas conquistas e os desafios de promoção da saúde integral e políticas públicas que garantam as conquistas constitucionais. Até o momento, o Ciclo contou já abrangeu um público de 150 participantes.

Pelotas promete repetir o entusiasmo apresentado nas duas primeiras edições, tanto de público quanto pelos palestrantes. O próximo evento ocorrerá numa quarta-feira, 17 de outubro, das 19h às 22h. A primeira conferência tratará da “Orientação e Fiscalização do Exercício Profissional da Educação Física”, sendo realizada a partir das 19h05min pelo palestrante Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS). Samuel é licenciado em Educação Física, e exerce a função de secretário na Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS.

A segunda palestra iniciará às 20h40min, tendo como tema “A Importância da Avaliação Física nas Academias, Empresas e Escolas”, ministrada por Leandro Feijó Leal (CREF 008113-G/RS). Licenciado pleno em Educação Física, Leandro possui ampla experiência em avaliação física. É criador e responsável técnico do Total Body Test (1998), método já utilizado em mais de 6 mil avaliações. Atuou em diferentes academias na cidade de Porto Alegre, nas áreas de avaliação física e de musculação. Atualmente é personal trainer na Body Tech.

Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” - Pelotas
Data: 17 de outubro, quarta-feira, das 19h às 22h
Credenciamento: 18h30min
Abertura: 19h
Local: Auditório da Escola Superior de Educação Física - UFPel
Rua Luís de Camões, 625 - Pelotas
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 16 de outubro pelo link aqui
*Com apoio da ESEF/UFPel

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



Formulário de justificativa está disponível para quem não votou nas Eleições 2018
21/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS disponibilizou no dia 21 de setembro, o formulário de justificativa de voto para todos os profissionais registrados no CREF2/RS que não exerceram o seu direito de voto nas Eleições 2018. O documento para preenchimento pode ser acessado nesta página.

Embora seja facultativo, os profissionais que não votarem ou não apresentarem uma justificativa ficam impedidos de se candidatar a membro do Conselho na próxima eleição. De acordo com o Regimento Eleitoral, são aceitos como justificativa do não exercício do direito ao voto os seguintes fatos:

– Impedimento legal ou força maior;
– Enfermidade;
– Ausência da abrangência territorial;
– Ter o profissional de Educação Física completado setenta anos de idade;
– Outros venham a ser aceitos pelo CREF2/RS.

A justificativa deverá ser enviada até o dia 13 de outubro. Mais informações sobre as Eleições 2018 estão disponíveis aqui.

Eleições



Chapa 2 vence eleição do CREF2/RS
17/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em atendimento ao seu Regimento Eleitoral, torna público o resultado da eleição para metade de seus membros, com mandato de seis anos, realizada na última sexta-feira, dia dia 14 de setembro. A Chapa 2 – Acorda CREF foi a vencedora, assim composta:

Membros efetivos:
Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Cláudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)

Membros suplentes:
Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)

Mais informações sobre as Eleições 2018, assim como os números da apuração dos votos, estão disponíveis nesta página.

Eleições



Eleição do CREF2/RS ocorre nesta sexta-feira das 9h às 16h
14/09/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em cumprimento aos termos do seu Regimento Eleitoral, está realizando nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, a eleição de metade dos membros do seu Plenário, para um mandato de seis anos. O voto é facultativo, sendo exercido pelos profissionais registrados no CREF2/RS em dia com suas obrigações estatutárias e com mais um de ano de registro ininterrupto.

Quem não encaminhou o seu voto por correspondência, ou assim preferir, poderá exercê-lo pessoalmente, na sede do Conselho. A votação presencial, iniciada às 9h, estará aberta até as 16h. O CREF2/RS fica localizado na Rua Coronel Genuíno 421/401, no centro de Porto Alegre.

Estão na foto, na ordem, o presidente da Comissão Eleitoral Jacques Hidalgo (CREF 002325-P/RS), o representante da Chapa 1 Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a representante da Chapa 3 Eliana Flores (CREF 002649-G/RS), o representante da Chapa 2 Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) e o integrante da Comissão Eleitoral Christyam Fraga (CREF 021700-G/RS). Mais informações sobre as Chapas concorrentes e sobre o processo eleitoral podem ser conferidas na página http://crefrs.org.br/eleicoes2018.

Eleições



CREF2/RS realiza eleições nesta sexta-feira
12/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Em cumprimento aos termos do Regimento Eleitoral em vigor, o CREF2/RS realizará eleição para metade dos membros do seu Plenário, para mandato de seis anos, na próxima sexta-feira, dia 14 de setembro. O voto é facultativo, pessoal e secreto, sendo exercido pelos profissionais registrados no CREF2/RS, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e com mais de um ano de registro ininterrupto.

Além da modalidade por correspondência, cujo kit eleitoral foi enviado aos profissionais registrados em agosto, com todas as instruções necessárias para quem optou por exercê-lo desta forma, há ainda a possibilidade de realizar o voto pessoalmente. As eleições presenciais acontecerão somente no dia 14 de setembro, das 9h às 16h, na sede do CREF2/RS, localizada na Rua Coronel Genuíno 421/401, em Porto Alegre.

As três chapas que concorrem nesta eleição são compostas por 14 membros, dos quais dez são efetivos e quatro são suplentes. A lista contendo todas as chapas registradas podem ser conferidas na página http://crefrs.org.br/eleicoes2018. O cronograma, a nominata dos profissionais aptos a votar, a justificativa para quem deixar de votar e todas as informações sobre a eleição também se encontram à disposição dos interessados neste mesmo link.

Eleições



Nova unidade móvel do CREF2/RS será sua sede sob rodas no interior gaúcho
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

No final de 2017, o CREF2/RS adquiriu um furgão Mercedes Benz 515 CDI, o modelo mais modernado da montadora nesta classe de veículos. Seu interior está sendo transformado em um escritório de atendimento, equipado com notebooks, impressoras e gerador elétrico. Após as modificações, a van terá capacidade para atender até quatro pessoas sentadas confortavelmente dentro do escritório climatizado. Tudo isso para se converter na nova unidade móvel do Conselho, que passará a integrar as viagens do projeto Interiorizasul. O objetivo será aliar uma melhor assistência aos profissionais do interior do estado com o aumento da área de cobertura do projeto, proporcionando autonomia suficiente para chegar a municípios que atualmente não são visitados pela dificuldade de acesso ou pela falta de cedência de local. É importante frisar que o caráter autárquico do CREF2/RS faz com que compras deste vulto sigam a Lei nº 8.666, que prevê licitação para efetuar compra da van, a contratação do projeto e a adaptação interna. Por este motivo, a unidade móvel possivelmente será inaugurada pela nova diretoria escolhida após as eleições do CREF2/RS, em setembro de 2018.

O Rio Grande do Sul possui uma extensão territorial de cerca de 280 mil km², onde apenas 30% das pessoas físicas e jurídicas estão localizados na capital e sua Região Metropolitana. Os 70% restantes estão distribuídos de maneira assimétrica em outras regiões do estado, o que dificulta o atendimento dos profissionais mais distantes. Atualmente, o projeto Interiorizasul conta nas suas viagens com uma supervisora de Interiorização e um motorista para realizar os serviços de translado e atendimento. Eles trabalham em locais cedidos por prefeituras ou instituições de ensino superior, havendo necessidade de adaptação às instalações e aos horários cedidos.

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), explicou que projeto de expansão física no interior do Conselho no estado, por meio da criação de postos avançados de atendimento, ficou dificultado pela falta de pessoas capacitadas, visto que os funcionários são nomeados por concurso público. Entretanto, no último edital aberto, infelizmente não houve classificados para os cargos no interior, como nas cidades de Pelotas e de Santa Maria. "Agora a van será a sede itinerante do Conselho, pois todos serviços de registro oferecidos em Porto Alegre estarão disponíveis aos profissionais nas suas cidades”, assegurou a presidente, que também ressaltou que as visitas poderão se prolongar por uma semana no município programado, o que dará oportunidade aos profissionais das cidades vizinhas buscarem atendimento. “Este é mais um meio de nos aproximarmos dos nossos registrados na sua própria região”, completou a presidente.

A gerente do CREF2/RS, Tatiana Cidade (CRA TE-001259-RS), declarou que a antiga seccional em Caxias do Sul gerava despesas anuais na ordem de R$ 340 mil reais e que os valores projetados só aumentavam, gerados pelos reajustes anuais com custos de pessoal, serviços contratados, locação do espaço, translados para capacitações e deslocamento dos servidores. “Este valor subsidiaria até dois veículos viajando quinzenalmente para todas as regiões do estado, abrangendo um público de registrados muito maior”, constatou.

Tatiana também esclareceu que o projeto recebeu aporte financeiro do CONFEF, por meio do “Programa de Desenvolvimento dos CREFs”, no qual anualmente o Conselho Federal disponibiliza valores a título de investimento em projetos que julga estrategicamente adequados aos regionais. “O que possibilitou pouquíssimo investimento por parte do CREF2/RS na aquisição do veículo e da própria adaptação interna, visto que o subsídio concedido superou mais da metade do valor do projeto da unidade móvel”.

Segundo a presidente Carmen Masson, o objetivo do Conselho é a de reduzir custos e investir estes recursos de forma mais eficiente, pois com seccionais fixas, atende-se a poucas regiões, já com unidades móveis, esse atendimento seria estendido a um público muito maior. O projeto Interiorizasul, com auxílio da Van, passará a contar com um funcionário do Departamento de Registro, que com seus conhecimentos fará com que os procedimentos possam ser realizados na hora, tais como registros, emissões de Cédula, protocolos diversos, emissão de certificados de funcionamento e atualizações. A van também dará suporte a todos os eventos externos realizados pelo CREF2/RS.

*A imagem que ilustra esta matéria é uma simulação baseada no projeto de adaptação da van*

Interiorizasul



CREF2/RS revela vencedores do Troféu Destaque 2018
03/09/2018
Fonte: CREF2/RS

Comemorando o Dia do Profissional de Educação Física, o CREF2/RS realizou no sábado, dia 1º de setembro, a cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018. O prêmio, que chegou ao seu sétimo ano consecutivo, homenageou as pessoas e as empresas que mais de destacaram ao longo do último ano, em 17 categorias diferentes. Os estabelecimentos que completaram dez anos de registro também receberam um certificado como forma de reconhecimento.

A abertura da cerimônia foi feita pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que destacou a importância da data e o reconhecimento da premiação depois de seis edições. “O Dia do Profissional de Educação Física, que comemoramos com o Troféu Destaque, é um momento único no ano, em que podemos estar perto de muitos colegas e de sentir orgulho pelo que fazemos pela profissão e pela sociedade”, avaliou. A forma de escolha dos vencedores, com uma votação aberta no site do CREF2/RS para a definição dos três finalistas de cada categoria, também foi mencionada pela Presidente.

Confira os ganhadores:

Profissional de Academia:
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)
Graduada pelo IPA, Viviane possui pós-graduação em Ciências do Esporte pela UFRGS e formação na área de pilates pela STOTT. Participa constantemente de cursos de aprimoramento profissional na área, atuando como instrutora de ginástica localizada, step, bodypump e GAP, além da atividade de personal trainer. Atualmente, trabalha nas academias Bodytech, Fórmula e Ineex, em Porto Alegre.

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Graduado pela UFRGS, Alexandre possui mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela mesma Universidade. É professor da Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre. Atua principalmente nas áreas de postura corporal humana, em especial de crianças e adolescentes, e de exercício físico na promoção da saúde na terceira idade.

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Licenciado e bacharel em Educação Física pela Unijuí, Cleber possui também Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. Como analista de lazer no SESI, coordenou o Programa de Ginástica na Empresa. É sócio-fundador e atualmente coordenador da Academia Fitness Center, em Horizontina, onde implementou o Programa de Ginástica Laboral e Consultoria para Empresas, que atende diversas organizações da região.

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Fundador da Associação dos Surfistas de Torres, instituição por ele presidida, Felipe é responsável por diversas conquistas do esporte na cidade. Proprietário da Escola de Surf Felipe Raupp desde 1984, também em Torres, é arbitro e técnico da Federação Gaúcha de Surf e possui curso de técnico pela International Surfing Association. Tem experiência como free surfer nos Estados Unidos, Austrália, Peru, El Salvador e Nicarágua.

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Especialista em Fisiologia do Exercício pela UGF, Giuliano é mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Professor da URI – Erechim. Presidente da Associação Erechim de Judô, é também Membro da Special Needs Judo Union, entidade que rege o Judô Para Todos, além de técnico da Seleção Brasileira da modalidade. Desenvolveu o Projeto Judô Para Todos Erechim, que atende diversas crianças com deficiência no Judô escolar.

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e especialista em Fisiologia do Exercício e em Ciências do Esporte pela UFRGS, Eduardo é ex-atleta de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais. É personal trainer e técnico de corrida há mais de 25 anos. É ainda coordenador da Remião Treinamento Físico e um dos fundadores da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do Rio Grande do Sul.

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)
Vinícius atua desde 2010 com a modalidade de tênis, e é idealizador do projeto social “Tênis na Comunidade”, de 2013. Através do projeto, que adapta quadras públicas de futsal para o tênis, treina alunos que figuram entre as melhores colocações no ranking estadual de Tênis. Também é servidor da Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, onde trabalha com a iniciação e formação da modalidade com cerca de 500 alunos do município.

Profissional de Recreação:
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)
Graduada em Educação Física e especialista em Ensino Especial pela Universidade de Caxias do Sul, Silvana foi professora de ginástica aeróbica e atuou nas Escolas de Educação Infantil Karamelada, Vovó Lu e na Crecha Tia Fran. Atualmente coordena o Serviço de Recreação Terapêutica Hospitalar e Projetos Sociais do Hospital Geral de Caxias do Sul, desempenhando também a função de professora de natação para pacientes da ala infantojuvenil e de instrutora de Ginástica Laboral para os funcionários do Hospital.

Profissional de Escola:
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduado em Ciência do Esporte pela mesma instituição, Luiz Valério trabalha há mais de 20 anos na antiga Escola Agrotécnica de Sertão, hoje IFRS Campus Sertão. Atualmente, treina equipes de voleibol e handebol masculinas e femininas, com participação em diversas competições estaduais. Também promove torneios de integração entre municípios próximos a Sertão.

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Doutor em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo, Alexandre é treinador de judô graduado pela Deutsch Judo Bund, da Alemanha. Foi professor da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro do COB e integrante da Comissão de Combate ao Doping da Confederação Panamericana de Judô. Atuou na organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e atualmente é professor adjunto da UFRGS.

Profissional Técnico Desportivo:
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Dênio é coordenador técnico do Departamento de Voleibol do Grêmio Náutico União desde 2005 e há nove anos atua como técnico das seleções gaúchas femininas da modalidade. Com experiência em categorias de base, profissional e voleibol escolar, possui experiência na organização de eventos esportivos e é, desde 2015, também técnico das equipes de voleibol do Colégio Batista.

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Psicologia pela PUC-RS, Benno é doutor em psicologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor convidado em diferentes universidades do país e do exterior, sendo ainda colaborador em periódicos na área da psicologia do esporte. É também vice-presidente da Federación Sudamericana de Deporte para la Paz.

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS, foi professor da rede pública de ensino estadual. Atualmente é professor da Faculdade de Educação Física da Ulbra nos Campus Gravataí e Guaíba, atuando principalmente nos temas educação física, natação, aprendizagem, futebol e história. Dedicou-se à defesa da profissão e dos profissionais junto ao Sindicato, Conselho e Associação dos Profissionais de Educação Física.

Pessoa Jurídica – Academia:
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)
Com quase duas décadas de reconhecimento junto à comunidade de Canoas, a Mapi Academia conta com uma estrutura moderna, equipamentos de alta performance e uma grande diversidade de modalidades oferecidas aos seus frequentadores, como musculação, treinamento funcional, zumba, kangoo jump, yoga, muay thai, jiu-jitsu e ballet fitness. Possui ainda aulas específicas para crianças e para a terceira idade.

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)
Um dos maiores clubes do Rio Grande do Sul, referência entre as entidades do mesmo porte, o Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana foi criado em 1948, a partir da união de duas entidades. Com um importante quadro associativo, atende, além de militares das três forças, associados civis. Na área de esportes, atua com atividades de ginásio e de piscina, em modalidades como futsal, vôlei, judô, natação e hidroginástica.

Personalidade do Ano:
Luiz Celso Giacomini (CREF 001449-G/RS)
Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria, Luiz é professor do curso de graduação de Educação Física da UFSM. Técnico de handebol com diversos títulos brasileiros e sul-americanos, atuou também à frente da Seleção Brasileira desta modalidade. Foi presidente da Federação Gaúcha de Handebol, presidente da Fundergs e membro da Associação Mundial Antidopagem. Atualmente é Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

Veículo de Comunicação:
Radar Esportivo – Rádio Universidade AM – Santa Maria
No ar desde 1981 na Rádio Universidade AM, da Universidade Federal de Santa Maria, o Programa Radar Esportivo é dedicado exclusivamente ao esporte, sendo reconhecido por abrir espaço para todas as modalidades individuais e coletivas e eventos esportivos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Produz entrevistas, reportagens, comentários, notícias, curiosidades, quadros e um toque especial dos sons do esporte.

Troféu Destaque



Troféu Destaque 2018 revela vencedores amanhã
31/08/2018
Fonte: CREF2/RS

A cerimônia de entrega do Troféu Destaque 2018 será realizada amanhã, dia 1º de setembro, na Sogipa. O evento, realizado pelo CREF2/RS como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai homenagear os profissionais e as personalidades que mais se destacaram ao longo do último, em 17 categorias diferentes.

Os finalistas listados abaixo foram escolhidos em uma votação aberta no site do Conselho, em julho. Todos os vencedores do Troféu Destaque, também nas categorias Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, serão conhecidos durante a cerimônia.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)

Troféu Destaque



Comissão Eleitoral convida profissionais para participarem da apuração de votos das Eleições 2018
27/08/2018
Fonte: Comissão Eleitoral CREF2/RS 2018

A Comissão Eleitoral do CREF2/RS está convidando os profissionais de Educação Física para participarem das Eleições 2018, como membros da Junta Apuradora. A atividade irá ocorrer no dia 14 de setembro, a partir das 17h e sem horário previsto para término, em horário contínuo sem interrupção, a fim de apurar os votos da eleição deste ano.

Os pré-requisitos para participar são: estar com o registro ativo e ter se registrado no CREF2/RS a partir 15 de setembro de 2017. Para os selecionados, será pago o valor de dois auxílios representação, para os dias do pleito e da apuração (14 e 15 de setembro), e um auxílio representação para o dia do treinamento (primeira semana de setembro, a ser informado aos selecionados), sendo o valor de cada auxílio de R$ 101. O valor se destina a cobrir as despesas de alimentação, deslocamento e outras, nos termos da Resolução CREF2/RS 127/2017.

Os auxílios serão depositados na conta bancária do profissional após o encerramento dos trabalhos, a partir do dia 21 de setembro. Em caso de interesse, deve ser encaminhado um e-mail para crefrs@crefrs.org.br, até o dia 2 de setembro, com a identificação pessoal (nome e número de registro). Serão pré-selecionados os 50 primeiros que manifestarem interesse e selecionados 18 para trabalharem no dia.

Eleições



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes para dois dias de palestras
27/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, no Centro Universitário Metodista IPA. O evento teve como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais, por meio de seis palestras, abrangendo diversas áreas e abordando as conquistas e os desafios dos 20 anos de regulamentação da profissão. A mesa de abertura foi composta pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), pelo reitor do IPA Norberto Garin, pela conselheira e presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e pelo conselheiro federal do CONFEF Sérgio Sartori (CREF 000003-G/RJ).

Com a palestra “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, Sérgio Sartori relembrou a histórica luta pela regulamentação, que remonta aos anos 40. “A iniciativa partiu das Associações dos Professores de Educação Física, localizadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Juntas fundaram a Federação Brasileira das Associações de Professores de Educação Física, em 1946”, afirmou. Segundo Sartori, o gaúcho Benno Becker (CREF 001644-G/RS) coordenou a segunda fase do processo, quando foi apresentado pelo deputado federal Darcy Pozza o primeiro projeto de lei à Câmara dos Deputados. A iniciativa foi aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 1989, mas vetada posteriormente pelo presidente José Sarney.

No início de 1994, a APEF-RJ retomou a luta e, por meio de um grupo de professores, lançou o Movimento Nacional pela Regulamentação do Profissional de Educação Física, no início de 1995. “Para deflagrar o processo formalmente, o deputado federal Eduardo Mascarenhas apresentou um novo projeto de lei na Câmara dos Deputados. Em 22 de outubro de 1997, foi aprovado por unanimidade e remetido à Comissão de Constituição e Justiça. Em 1º de setembro de 1998, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei 9.696/98”, comemorou.

Já André Lopes (CREF 008061-G/RS) realizou uma palestra intitulada “Hipertrofia Muscular: Mitos, Verdades e Atualizações”. De forma descontraída, Lopes iniciou sua fala dando dicas de como criar e realizar projetos de sucesso baseados em novas ideias. “O atual estágio da nossa sociedade é baseado na informação, basicamente veiculada pela Internet. As pessoas passam em média 30 horas conectadas”, afirmou. De acordo com o palestrante, o que pode diferenciar o profissional de Educação Física em meio a essa abundância de estímulos é referenciar a sua proposta de trabalho através de meios científicos comprovados. “A inovação tem que ser chancelada por meio de pesquisas confiáveis”, aconselhou.

Em relação à hipertrofia muscular, André logo afirmou que muitos docentes ainda usam uma terminologia defasada em relação aos músculos. Ele também explicou que os fatores que afetam a massa muscular são a genética, a idade, o treinamento, a nutrição, o descanso e, em alguns casos, a farmacologia. André ainda disse que, com o cruzamento de metadados sobre as fibras musculares, ficou provado que um descanso maior entre as séries dão maior resultado para o treino de hipertrofia que as de descanso curto, mas a cadência de realização do movimento e o intervalo de devem ser fixos. “Caso contrário, se perde o controle da periodização”, relatou. Por fim, ele lançou um desafio ao auditório: “organize os próximos treinos de maneira que sejam progressivamente mais científicos”.

O segundo dia de evento iniciou sábado, com a primeira palestra de Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF). Em “O Futuro do Profissional de Educação Física”, o organizador do Brasília Capital Fitness deu dicas de como se diferenciar e fazer sucesso, em um mercado extremamente competitivo. “A ideia precisa vir antes do dinheiro. Os empresários que dão certo são aqueles que tomam atitudes e que trabalham para a evolução”, frisou. Na sua fala, Padilha também elencou a proatividade, a força de vontade, a determinação e a coragem como elementos fundamentais para quem quer crescer. “Se você sabe o que precisa ser feito, não espere alguém pedir para você fazer. Simplesmente faça”, defendeu. Além de explorar cada um desses eixos, o palestrante também considerou a ambição necessária para o sucesso. “Saiba o que você quer, não diga ‘tanto faz’ ou ‘pode ser’ diante das oportunidades”, destacou.

Em um segundo momento, Padilha fez a apresentação “Tendências Mundiais do Mercado fitness”, dessa vez direcionada aos empresários e donos de academia presentes. O palestrante mostrou cases de empresas bem-sucedidas e explicou que o bom gestor é, na verdade, aquele que não deixa os problemas acumularem. “Há sempre dois caminhos: fazer dar certo, com dedicação total, ou abandonar”, declarou. Para Padilha, as qualidades necessárias para se tornar um empresário de sucesso são bem parecidas com as características de um bom um profissional: atitude, proatividade, inteligência, visão e coragem. O palestrante ainda falou sobre estratégias de negócio e sobre o relacionamento com concorrentes. No final, tirou dúvidas e destacou formatos de empresa que poderiam ser facilmente implementados no Brasil. “O índice de obesidade aqui é alto, o que significa que temos um bom nicho para ser explorado. Quem ganha dinheiro é quem é a solução do problema de alguém”, encerrou.

Já a primeira palestra da parte de sábado à tarde foi de Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), mestre em Educação pela Universidade de Rosário, na Argentina, e autor de 17 livros sobre recreação. Mariotti, que trouxe o tema “A Importância do Lúdico na Educação Física Escolar” para o debate e para a reflexão, mostrou aos presentes, de maneira bastante prática, como as brincadeiras, especialmente com músicas, podem ser extremamente proveitosas aos alunos. “Os professores, de uma maneira geral, precisam ter consciência da atitude lúdica, atuando de forma menos dura nas aulas e mais abertos para aprenderem com também”, explicou. Mariotti, ao longo da sua apresentação, mostrou aos presentes as vantagens da aproximação e da interação entre as crianças nas aulas de Educação Física Escolar.

Robson Santos (CREF 021677-G/RS), pós-graduado em Reabilitação de Lesões Musculoesqueléticas e finalista do prêmio Top Trainer Brasil 2017, fez a última palestra do CongregaCREF 2018, com o título “O Profissional de Educação Física no Tratamento e Prevenção da Hérnia de Disco”. Além de classificar as diferentes fases do problema e o que é mais recomendado para combater a dor, o palestrante apresentou de forma bastante didática algumas estratégias que podem ser adotadas pelos profissionais de Educação Física diante de qualquer tipo de lesão. “O instrutor de musculação, que está lá na academia atendendo uma pessoa que tem hérnia de disco ou alguma outra enfermidade, não precisa ter medo de atender esse tipo de aluno. O que ele não pode é só montar um treino e contar as séries, tem é que analisar o aluno desde o primeiro momento e entender os seus gestos e as suas reações durante a prática”, explicou Santos.

CongregaCREF



Voto nas Eleições CREF2/RS 2018 é pessoal e secreto
24/08/2018
Fonte: Comissão Eleitoral CREF2/RS 2018

A eleição do CREF2/RS por correspondência já teve início com a postagem de mais de 11 mil kits eleitorais, entre os dias 7 e 9 de agosto, para os profissionais aptos ao voto. Se você não recebeu e está regular, ou vai se regularizar antes da eleição, poderá votar presencialmente no dia 14 de setembro, na sede do CREF2RS em Porto Alegre.

Por decisão desta Comissão em acordo com as chapas concorrentes, não serão encaminhados novos kits eleitorais, mesmo para aqueles profissionais que acusarem estar faltando algum item para a votação.

Muito importante: o voto é pessoal e secreto. Ele deve ser realizado com segurança, seguindo as instruções que fazem parte do material e que estão divulgadas no site www.crefrs.org.br/eleicoes2018. Não entregue o envelope aberto para ninguém. Poste o voto em qualquer agência dos Correios o mais rápido possível, para chegar à Caixa Postal até as 15h do dia 14 de setembro para ser computado.

A Comissão Eleitoral preza por uma eleição segura e com transparência para todos os eleitores e chapas concorrentes. Dúvidas contate o e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Eleições



CREF2/RS realiza eleições em setembro
23/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Em cumprimento aos termos do Regimento Eleitoral em vigor, o CREF2/RS realizará eleição para metade dos membros do seu Plenário, para mandato de seis anos, no dia 14 de setembro. A eleição dar-se-á por correspondência ou por comparecimento pessoal do profissional na sede do Conselho. O voto é facultativo, pessoal e secreto, sendo exercido pelos profissionais registrados no CREF2/RS, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e com mais de um ano de registro ininterrupto.

As chapas são compostas por 14 membros, dos quais dez efetivos e quatro suplentes. A lista contendo todas as chapas registradas podem ser conferidas na página: http://crefrs.org.br/eleicoes2018.

O cronograma, a nominata dos profissionais aptos a votar, a justificativa para quem deixar de votar e todas as informações sobre a eleição encontram-se à disposição dos interessados na página http://crefrs.org.br/eleicoes2018.

Os profissionais que receberem o kit eleitoral e optarem por votar por correspondência devem atentar-se ao envio correto do voto seguindo as instruções recebidas junto com o material. É importante que o voto por correspondência chegue ao destino somente via Correios (não pode ser entregue pessoalmente no CREF2/RS) até o dia 14 de setembro, às 15h.

As eleições presenciais acontecerão somente no dia 14 de setembro, das 9h às 16h, na sede do CREF2/RS, localizada na Rua Coronel Genuíno 421/401,em Porto Alegre.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Eleições



Fiscalizações do CREF2/RS aumentam no primeiro semestre de 2018
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

No primeiro semestre de 2018, mesmo trabalhando com um menor contingente de fiscais, o CREF2/RS aumentou o número de fiscalizações e autuações em relação ao mesmo período do ano passado. Nestes primeiros seis meses de 2018, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do Conselho realizaram 1397 visitas de fiscalização, fechando 45 academias irregulares em vários municípios. Ao todo, 466 estabelecimentos foram autuados por uma ou mais infrações, sendo que 187 empresas não possuíam registro, outras 203 funcionavam sem profissional presente no momento da visita e permitiam atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Na primeira metade do ano, foram autuadas 319 pessoas, sendo flagrados 139 leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, 93 Responsáveis Técnicos descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, 46 profissionais atuando fora da área de formação e infringindo o Código de Ética Profissional. Os agentes também flagraram 37 diplomados atuando sem registro profissional e quatro profissionais atuando com seu registro baixado/suspenso.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), atribui os números positivos deste primeiro semestre ao comprometimento dos fiscais com a profissão. "Todos nossos agentes de Fiscalização são profissionais de Educação Física, e eles não medem esforços na busca de condições justas para quem trabalha dentro da lei". Fernanda explica que a estratégia para driblar a contingente reduzido é priorizar as regiões onde há um maior número de denúncias, objetivando uma maior abrangência no atendimento. Ela complementa que o quadro de funcionários deve aumentar a partir da abertura de um novo concurso, quando se almeja chegar a um quadro de 10 fiscais. “Com isto poderemos imprimir uma maior regularidade na visitas", afirma.

Fernanda ressalta que a atuação da Fiscalização também visa a orientar os profissionais, os estudantes, as empresas e os Responsáveis Técnicos, pois muitas destas pessoas não conhecem a legislação. "Esse trabalho acontece não só nas fiscalizações, mas também em audiências realizadas no CREF2/RS, em palestras e materiais impressos que o Conselho edita". A coordenadora observa que existe uma cultura de proteção entre os próprios profissionais de Educação Física, e que isto deve ser inibido através da conscientização da categoria. "Infelizmente percebemos a ocultação de irregularidades entre colegas, o que prejudica nossa profissão como um todo". Ela esclarece que para dar uma resposta efetiva a grande cobrança dos profissionais por autuações de quem trabalha de forma irregular, há necessidade da materialidade da ilegalidade. "Valorizar a profissão e o trabalho da fiscalização passa por não acobertar os ilícitos de colegas", alerta. Fernanda explicita que é função do Conselho reprimir as irregularidades, mas que o primeiro fiscalizador ainda é o profissional de Educação Física.

DEFOR



Restam poucas vagas para o CongregaCREF 2018
20/08/2018
Fonte: CREF2/RS

As inscrições para o CongregaCREF 2018, que será realizado entre os dias 24 e 25 de agosto no Centro Universitário Metodista IPA, entraram na sua reta final. As últimas vagas ainda disponíveis podem ser garantidas, tanto por profissionais registados como por estudantes do curso de Educação Física, através da página www.congregacref.com.br.

Neste ano, estarão presentes no CongregaCREF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), presidente do CONFEF, falando sobre os 20 anos da regulamentação da profissão; André Lopes (CREF 008061-G/RS), com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”; Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF), que falará sobre o futuro do profissional de Educação Física; Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS), falando sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar; e Robson Santos (CREF 021677-G/RS), com a palestra “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

A entrada será gratuita e haverá certificado para todos os participantes. A programação completa também está disponível na página www.congregacref.com.br.

CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24 de agosto; e sábado, 25 de agosto
Horários: das 18h30 às 22h (sexta-feira) e das 8h30 às 16h (sábado)
Local: Centro Universitário Metodista IPA – Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 – Porto Alegre

CongregaCREF



CongregraCREF tem palestra sobre O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco
09/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de Setembro, o CREF2/RS realizará o CongregaCREF – IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, que tem como objetivo promover o conhecimento e a qualificação dos profissionais. O evento ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80. O Seminário terá seis palestras, abrangendo uma ampla área de conhecimentos, desde novidades técnicas e de treinamento, as conquistas e os desafios destes 20 anos de regulamentação da profissão, as tendências mundias do mercado fitness, entre outros.

A partir desta semana, o CREF2/RS divulgará os detalhes dos temas que serão abordados nas palestras do evento. Neste texto, Robson Santos (CREF 021677-G/RS) apresenta alguns aspectos da sua conferência “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”, que ele ministrará no sábado, dia 25 de agosto, às 14h45min. Segundo Robson, é importante que o profissional de Educação Física saiba lidar com o medo das pessoas ao realizar certos exercícios, principalmente após lesões, e que conceba treinos e evoluções com um prognostico onde seu aluno participe das escolhas. “Mas demonstrando a ele sua responsabilidade na prevenção de uma nova lesão após o retorno à atividade física, pois nem todos responderão ao mesmo estímulo para a execução do treinamento, e gritar com os alunos e falar que sempre é necessário sentir dor já não é o estímulo certo, já que sendo otimista, apenas 15% da população se mantém ativo o ano todo, portanto é necessário procurar motivações distintas para pessoas singulares, como ponto central da prática de exercícios sem sofrimento contínuo”, avalia.

Robson defende que o CongregaCREF promove junto aos Profissionais e aos estudantes Educação Física o debate sobre a formação profissional, as políticas educacionais e as novidades nas escolas, faculdades, academias, clubes, laboratórios, além de outros espaços. “No meu caso, tenho um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, objetivando o retorno a uma vida sem dor após lesões, mas para que isso ocorra é essencial que o profissional saiba o que e como fazer com cada indivíduo nos seus objetivos, já que nossa intervenção na saúde é integral, e não apenas estética”, defende.

O palestrante é pós-graduado em Reabilitação de Lesões Muscuoesqueléticas. Ele foi um dos finalistas do prêmio Top Trainer Brasil 2017, que elegeu o melhor personal trainer do país no ano passado. Ele também possui certificação em treinamento físico pela World Top Trainer Certification e em reabilitação de lesões pela organização norte-americana Premier Health

CongregaCREF - IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



CREF2/RS realizará eleições para conselheiros em setembro
06/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O Presidente da Comissão Eleitoral do CREF2/RS Jacques Hidalgo (CREF 002325-P/RS), em cumprimento aos termos do Regimento Eleitoral em vigor, convoca para a eleição da metade dos membros do seu Plenário, para mandato de 06 (seis) anos, a realizar-se no dia 14/09/2018.

A eleição dar-se-á por correspondência, por carta voto que será recebida somente por meio dos correios, e por comparecimento pessoal do Profissional na sede do CREF2/RS (Rua Coronel Genuíno 421 conj. 401, Porto Alegre/RS), das 9h às 16h do dia 14/09/2018.

O voto é facultativo, pessoal e secreto, sendo exercido pelos Profissionais registrados no CREF2/RS, em pleno gozo de seus direitos estatutários, e com mais de 01 (um) ano de registro ininterrupto. A nominata dos Profissionais de Educação Física aptos a votar está disponível na página do CREF2/RS eleicoes2018.

As chapas serão compostas por 14 (quatorze) membros, dos quais 10 (dez) efetivos e 04 (quatro) Suplentes. A lista contendo todas as chapas registradas podem ser conferidas na página eleicoes2018.

O cronograma, a justificativa para quem deixar de votar e todas as informações sobre a eleição estão disciplinadas no Estatuto e no Regimento Eleitoral do CREF2/RS, os quais encontram-se à disposição dos interessados na página eleicoes2018.

Para os profissionais que receberão a carta voto, é importante que verifiquem o kit eleitoral, composto por uma cédula eleitoral com o selo de autentificação do CONFEF (20 anos) e uma rubrica, um envelope pequeno cor parda para cédula eleitoral, um envelope branco “carta resposta”; material de propaganda eleitoral das chapas concorrentes e que cumpriram com os prazos e requisitos regimentais para postagem do material.

Para votar por correspondência, o profissional deve atentar-se ao envio correto do voto seguindo estas instruções: na cédula eleitoral assinale um “X” no quadrado correspondente ao número e ao nome da chapa de sua preferência, dobre a cédula eleitoral, coloque a cédula no envelope pequeno de cor parda e não faça NENHUMA IDENTIFICAÇÃO neste envelope, lacre o envelope pequeno (o que contém a cédula), coloque o envelope pequeno dentro do envelope “carta resposta”, confira os dados da etiqueta na parte externa do envelope carta resposta e assine a mesma no campo destinado a isso (assinatura obrigatória), lacre o envelope “carta resposta” e entregue em qualquer agência dos Correios. Você não precisa pagar o selo da carta resposta. Se optar por SEDEX e/ou Carta Registrada, nesse caso será às suas custas.

E importante que o voto por correspondência chegue ao destino somente via Correios (não pode ser entregue pessoalmente no CREF2/RS) até o dia 14 de setembro de 2018, às 15h.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Eleição CREF2 RS 2018



Vice-presidente do CREF2/RS participa do Primeiro Congresso Internacional de Educação Física no Peru
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), esteve presente no 'Primeiro Congresso Internacional de Educação Física", realizado de 1º a 4 agosto de 2018, na Universidad Nacional José María Arguedas (UNAJMA), localizada na cidade de Andahuaylas, situada no Departamento de Apurímac, no Peru. Lauro apresentou em sua palestra o tema “Os benefícios da Educação Física no mundo do Trabalho. Durante sua palestra, Lauro ressaltou que cada vez mais organizações empresariais buscam soluções inovadoras por meio de politicas de promoção, prevenção e educação à saúde no ambiente laboral.

“Entre as mais recentes propostas, a inserção da Educação Física no Trabalho, se apresenta como um novo e promissor mercado mundial a ser desbravado”, ressaltou. O vice-presidente afirmou que os objetivos da Educação Física no trabalho, são a realização de consultoria, assessoria e atendimento a empresa que, na compreensão das relações de produção, processo e organização do trabalho, oferece diagnósticos voltados à saúde, educação esporte e lazer dos trabalhadores, promovendo com isto a prática da atividade física mais adequada a realidade. “A expertise da Educação Física no Trabalho, engloba a capacitação e habilitação profissionais necessárias ao entendimento dos processos de trabalho e dos fatores de risco que determinam riscos à saúde, acidentes e doenças ocupacionais”, complementa.

Lauro informou que o investimento na capacitação do profissional de Educação Física neste propósito e sua inserção acontecerá de forma gradativa, incorporados inicialmente nos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho e a Programas de Atenção à Saúde e Bem Estar do Trabalhador, além dos relacionados à implementação de um estilo de vida ativo. “O diagnóstico, a pesquisa e o planejamento são os principais objetivos da Educação Física no Trabalho, objetivando o aprimoramento dos serviços a serem prestados à sociedade, elevando a qualidade e compromisso ético-profissional, instituindo grupos de trabalho especializados no campo laboral, na elaboração de propostas que serão colocadas para discussão nas instituições de ensino superior, estabelecendo parcerias na formação do profissional e sua normatização”, acrescentou.

Entre as propostas de atividades praticas, lauro exercitou com os participantes modelos de proposta de Educação Física no trabalho que atendam as empresas do Peru; a elaboração de ações na área da saúde do trabalhador através da Educação Física no Trabalho, tipos de exercícios para determinadas funções apresentadas, modalidade de atividades esportivas e físicas para determinado grupo de trabalhadores, propostas integradas da Educação Física às demais profissões da saúde para atender o trabalhador peruano, entre outras atividades práticas.

Ginástica Laboral



O vice-presidente do CREF2/RS do Primeiro Congresso Internacional de Educação Física no Peru
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), esteve presente no 'Primeiro Congresso Internacional de Educação Física", realizado de 1º a 4 agosto de 2018, na Universidad Nacional José María Arguedas (UNAJMA), localizada na cidade de Andahuaylas, situada no Departamento de Apurímac, no Peru. Lauro apresentou em sua palestra o tema “Os benefícios da Educação Física no mundo do Trabalho. Durante sua palestra, Lauro ressaltou que cada vez mais organizações empresariais buscam soluções inovadoras por meio de politicas de promoção, prevenção e educação à saúde no ambiente laboral.

“Entre as mais recentes propostas, a inserção da Educação Física no Trabalho, se apresenta como um novo e promissor mercado mundial a ser desbravado”, ressaltou. O vice-presidente afirmou que os objetivos da Educação Física no trabalho, são a realização de consultoria, assessoria e atendimento a empresa que, na compreensão das relações de produção, processo e organização do trabalho, oferece diagnósticos voltados à saúde, educação esporte e lazer dos trabalhadores, promovendo com isto a prática da atividade física mais adequada a realidade. “A expertise da Educação Física no Trabalho, engloba a capacitação e habilitação profissionais necessárias ao entendimento dos processos de trabalho e dos fatores de risco que determinam riscos à saúde, acidentes e doenças ocupacionais”, complementa.

Lauro informou que o investimento na capacitação do profissional de Educação Física neste propósito e sua inserção acontecerá de forma gradativa, incorporados inicialmente nos Serviços de Segurança e Medicina do Trabalho e a Programas de Atenção à Saúde e Bem Estar do Trabalhador, além dos relacionados à implementação de um estilo de vida ativo. “O diagnóstico, a pesquisa e o planejamento são os principais objetivos da Educação Física no Trabalho, objetivando o aprimoramento dos serviços a serem prestados à sociedade, elevando a qualidade e compromisso ético-profissional, instituindo grupos de trabalho especializados no campo laboral, na elaboração de propostas que serão colocadas para discussão nas instituições de ensino superior, estabelecendo parcerias na formação do profissional e sua normatização”, acrescentou.

Entre as propostas de atividades praticas, lauro exercitou com os participantes modelos de proposta de Educação Física no trabalho que atendam as empresas do Peru; a elaboração de ações na área da saúde do trabalhador através da Educação Física no Trabalho, tipos de exercícios para determinadas funções apresentadas, modalidade de atividades esportivas e físicas para determinado grupo de trabalhadores, propostas integradas da Educação Física às demais profissões da saúde para atender o trabalhador peruano, entre outras atividades práticas.

Ginástica Laboral



CREF2/RS divulga finalistas do Troféu Destaque 2018
02/08/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de agosto, o CREF2/RS revelou todos os finalistas do Troféu Destaque 2018. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, vai ter a sua cerimônia de entrega realizada no dia 1º de setembro, sábado, na Sogipa.

Divididos em 15 categorias, os finalistas listados abaixo foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho, durante o último mês de julho. Outras duas categorias, chamadas Personalidade do Ano e Veículo de Comunicação, terão os seus ganhadores eleitos diretamente pela Plenária. Todos os vencedores do Troféu Destaque serão conhecidos somente na cerimônia do dia 1º de setembro.

Confira:

Profissional de Academia:
Luccas Rossetto (CREF 004912-G/RS)
Robson Vieira (CREF 021677-G/RS)
Viviane Rigotti (CREF 000429-G/RS)

Profissional da Saúde:
Alexandre Ritter (CREF 002070-G/RS)
Janete Barcellos (CREF 012545-G/RS)
Marcos Paulo Camboim (CREF 013629-G/RS)

Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral:
Cleber Picco (CREF 009417-G/RS)
Gabriela Seadi (CREF 018859-G/RS)
Thales Ness (CREF 008714-G/RS)

Profissional de Esporte Radical e de Aventura:
Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS)
Leonice Cecconello (CREF 004245-G/RS)
Rogério Durks (CREF 006756-G/RS)

Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada:
Eduardo Nunes (CREF 002764-G/RS)
Giuliano Liotto (CREF 019483-G/RS)
Rosilene Diehl (CREF 006012-G/RS)

Profissional de Corrida de Rua:
Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS)
Luciane Dambacher (CREF 012557-G/RS)
Yuri Fajardo (CREF 016147-G/RS)

Profissional com Atuação em Projetos Sociais:
Alex Stragliotto (CREF 013149-P/RS)
Matheus Lima (CREF 017246-P/RS)
Vinícius Flores (CREF 017362-G/RS)

Profissional de Recreação:
Giorgia Simão (CREF 011090-G/RS)
Rejane Rodrigues (CREF 002150-G/RS)
Silvana Maziero (CREF 009847-G/RS)

Profissional de Escola:
Ana Lúcia Biesuz (CREF 002058-G/RS)
Luiz Rossetto (CREF 005469-G/RS)
Simone Astiazara (CREF 001911-G/RS)

Profissional de Lutas:
Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS)
Fernando Kuse (CREF 001923-G/RS)
Rafael Marcondes Pereira (CREF 026348-G/RS)

Profissional Técnico Desportivo:
Adenor Bacchi – Tite (CREF 004394-G/RS)
Dênio Peixoto (CREF 004135-G/RS)
Sandra Ferrer (CREF 000899-G/RS)

Mérito da Educação Física:
Benno Becker Júnior (CREF 01644-G/RS)
José Haroldo Gomes (CREF 004343-P/RS)
Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS)

Profissional do Ano:
Álvaro Laitano da Silva (CREF 000006-G/RS)
Átila de Lima (CREF 025628-G/RS)
Daniel Pavan (CREF 007215-P/RS)

Pessoa Jurídica – Academia:
Corpore Academia – Bento Gonçalves (CREF 000890-PJ/RS)
Ineex – Porto Alegre (CREF 004519-PJ/RS)
Mapi Academia – Canoas (CREF 001682-PJ/RS)

Pessoa Jurídica – Clube ou Sociedade:
Associação Leopoldina Juvenil (CREF 000555-PJ/RS)
Caixeral Campestre Tênis Clube (CREF 001474-PJ/RS)
Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana (CREF 000372-PJ/RS)

Troféu Destaque



Divulgada a nominata das chapas para a eleição CREF2/RS 2018
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

A Comissão Eleitoral, após os pedidos de registro de inscrições e análise do recurso administrativo proposto, nos termos do artigo 16 do Regimento Eleitoral, decide pela homologação e registro das seguintes chapas a seguir descritas e numeradas para concorrerem à eleição de 14 de setembro de 2018 para o Plenário do CREF2/RS. O seu voto é importante e contribui para a melhoria e para o reconhecimento da nossa profissão. Participe! Para dúvidas e informações sobre o processo, a Comissão Eleitoral pode ser contatada pelo e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Leia a nominata completa das chapas com seus integrantes neste link.

Eleição CREF2 RS 2018



CREF2/RS realiza CongregaCREF no final de agosto
26/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Dia do Profissional de Educação Física ocorre em 1° de Setembro, data da regulamentação da profissão de Educação Física. Uma série de programações serão realizadas para comemorar a data, entre elas o CREF2/RS promoverá a quarta edição do CongregaCREF, com o objetivo de promover conhecimento e qualificação aos profissionais. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca, na rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80, em Porto Alegre/RS

O CongregaCREF, visando a integração e o aperfeiçoamento dos registrados no CREF2/RS, além de estudantes de Educação Física, proporcionará palestras e debates, levando ao público a oportunidade de vivenciar conhecimento e qualificação técnica.

Com temáticas ligadas aos campos de intervenção da Educação Física, o evento é uma grande oportunidade para do passado e do futuro da profissão, sendo um centro de aperfeiçoamento e desenvolvimento do profissional de Educação Física.

Entre os palestrantes, estarão presentes ao evento Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), falando sobre “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física: desafios, lutas, perdas e perspectivas”, André Lopes (CREF 008061-G/RS) com a palestra “Hipertrofia muscular: mitos, verdades e atualizações”, Fábio Padilha (CREF 000613-G/DF) falará sobre “O futuro do profissional de Educação Física: como se diferenciar e fazer sucesso - Tendências mundiais do mercado fitness”, Fabián Mariotti (CREF 011969-P/RS) ministrará “A importância do lúdico na Educação Física escolar” e Robson Santos (CREF 021677-G/RS) vai explorar o tema “O profissional de Educação Física na prevenção da hérnia de disco”.

IV Seminário Sul Brasileiro de Educação Física
Data: sexta-feira, 24, e sábado, 25 de agosto de 2018
Local: Centro Universitário Metodista IPA - Auditório da Biblioteca
Endereço: Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, 80 - Porto Alegre/RS

Inscrições:
Serão três modalidades de inscrição. O participante poderá se inscrever da seguinte maneira:
Inscrição Completa - dias 24 e 25 de agosto
Inscrição 24/08 - somente dia 24 de agosto
Inscrição 25/08 - somente dia 25 de agosto
Período de inscrições: de 27 de julho a 23 de agosto

Público-alvo:
- Registrados no CREF2/RS (profissional ou empresa) em dia com suas obrigações estatutárias
- Estudantes de Educação Física com comprovação de matrícula

Vagas disponíveis:
- 200 vagas por dia

Certificação:
Inscrição Completa (dias 24 e 25 de agosto) - 10 horas
Inscrição 24/08 (somente dia 24 de agosto) - 3 horas
Inscrição 25/08 (somente dia 25 de agosto) - 7 horas

Inscrição gratuita - clique aqui.
Indispensável apresentação de Cédula de Identidade Profissional ou carteira de estudante válida.

CongregaCREF



Correios e CONFEF lançam selo comemorativo dos 20 anos da profissão de Educação Física
23/07/2018
Fonte: CONFEF

Em 2018, a lei que regulamenta a profissão de Educação Física completa 20 anos. Para celebrar a data, diversas atividades estão sendo promovidas ao longo do ano pelo CONFEF. Como parte das ações, no último dia 6 de julho, foi lançado o Selo Comemorativo dos Correios, dando continuidade às homenagens iniciadas em abril.

A cerimônia de lançamento do selo e do carimbo, desenvolvidos pelos Correios em parceria com o Sistema CONFEF/CREFs, contou com a presença de Conselheiros Federais, Presidentes dos CREFs e representantes dos Correios.

“As peças filatélicas que hoje colocamos à disposição do CONFEF demonstram o reconhecimento do serviço postal e, por consequência, do Estado Brasileiro, pelos relevantes serviços prestados por esta entidade”, indicou Hugo de Souza Júnior, gerente regional de vendas da Superintendência Estadual dos Correios de São Paulo Metropolitana.

selo 20 anos da profissão



Atualize seus dados pessoais para votar na eleição do CREF2/RS 2018
16/07/2018
Fonte: CREF2/RS

A data para a eleição que renovará os membros do Plenário do CREF2/RS está chegando, e este será um momento imprescindível para discutir propostas e fortalecer a profissão de Educação Física. Mas para que isso se dê da forma mais ampla e democrática, é essencial que todos os profissionais de Educação Física estejam com seus endereços e telefones atualizados nos registros de Conselho. Se você está com dados desatualizados, pode informar o novo domicílio e telefone pelo site do CREF2/RS, na aba Fale Conosco/Contato.

O seu voto é importante e contribui para a melhoria e para o reconhecimento da nossa profissão. Participe! Para dúvidas e informações sobre o processo, a Comissão Eleitoral pode ser contatada pelo e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Eleições 2018



Evento na ULBRA traz experiências sobre alto rendimento esportivo
06/07/2018
Fonte: CREF2/RS

O Elite Training Experience é um evento científico e prático que tem como objetivo levar até o profissional e estudante a melhor e mais profunda experiência sobre alto rendimento esportivo. O evento reúne um time de experts para proporcionar a vivência do alto rendimento em um dia inteiro de palestras. Profissionais registrados e em dia com o CREF tem 10% de desconto ao inserir o cupom 2020. Será exigida a apresentação da carteira profissional e a quitação da anuidade 2018.

A edição Ulbra Canoas terá a presença dos profissionais Andre Lopes, PhD em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, fisiologista da equipe de Judô do Clube SOGIPA, coordenador da Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício da Faculdade SOGIPA, Daniel Carrasco, especialista em Fisioterapia esportiva, Fisioterapeuta da seleção brasileira de Judô, Fernando Raiser, professor de Educação Física, mestre pela Universidade de São Paulo, especializado em biomecânica de alto rendimento, autor de diversos artigos nacionais e internacional sobre desempenho e exercício físico, Tatiana Galdino, nutricionista esportiva com experiência em esportes de longa duração, como triátlon e maratonas, Ricardo Rambo, especialista em treinamento Físico pela Universidade de Moscou, desenvolvedor do método Russo de formação e treinadores, Valentim Magalhães, nutricionista com vasta experiência com atletas de diversos esportes e crítico científico e Wagner Zaccani, preparador físico da seleção brasileira de Judô.

Elite Training Experience
Data e horário: 14 de julho, das 8h30min às 17h30min
Local: Prédio 11 da Ulbra Canoas
Endereço: Avenida Farroupilha, 8001 - São José, Canoas – RS
Profissionais registrados e em dia com o CREF tem 10% de desconto ao inserir o cupom 2020 - Será exigida a apresentação da carteira profissional e a quitação da anuidade 2018.
Inscrições e mais informações neste link.

Eventos



FÓRUM-RS realiza VIII Seminário de Fiscalização Profissional
19/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O FÓRUM-RS (Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul) realizará no dia 31 de agosto o VIII Seminário de Fiscalização Profissional. O evento terá como tema “O Futuro das Profissões”, que impacta diretamente sobre todas as profissões e principalmente aos Conselhos Profissionais que têm entre suas competências a fiscalizá-las.

Entre os objetivos do seminário, discutir e repensar as carreiras profissionais, adaptando-as às novas tecnologias e aos novos tempos, além do seu impacto nas atividades fiscalizatórias. Desta forma, os desafios serão debatidos em conjunto com a Câmara a Defesa da Sociedade - CDS. O evento acontecerá em Porto Alegre, e o Fórum/RS conta com a mobilização e presença de representações de todas as regiões do estado, para melhor qualificam os debates e consolidar a atuação das Entidades.

VIII Seminário de Fiscalização Profissional
Local: Porto Alegre
Data: 31 de agosto, terça-feira
Horário: das 8h30min às 17h30min
Endereço: Auditório Mondercil Paulo de Moraes, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3ºand. Bairro Praia de Belas – Porto Alegre/RS
Inscrições: pelo e-mail seminarioforum2018@gmail.com e a doação de 1kg de alimento não perecível a ser doado ao Banco de Alimentos

VIII Seminário de Fiscalização Profissional



CREF2/RS repudia Medida Provisória que retira recursos da saúde, da educação e do esporte
14/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em defesa dos profissionais de Educação Física, se manifesta publicamente contrário à Medida Provisória nº 841, de junho de 2018. A proposta estabelece a retirada de recursos da saúde, da educação, da cultura e do esporte, redirecionando esta verba para o Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Conselho, assim como todo o Sistema CONFEF/CREFs, entende a importância da segurança pública. No entanto, vê com preocupação esta medida, pois não está sendo levado em conta que a redução da criminalidade e da violência passa também pela melhoria da educação, pela redução da desigualdade e pela geração de emprego, dentre outras tantas políticas públicas com as quais o esporte e os profissionais de Educação Física só têm a contribuir. O esporte é peça importante para o desenvolvimento humano, assim como é responsável pela formação de cidadãos. Além disso, são os profissionais de Educação Física que trabalham na Educação Física Escolar e na manutenção da saúde da população.

A MP 841/2018, se aprovada, causará graves impactos no desenvolvimento social e na geração de oportunidades para milhões de crianças e jovens. Por isto, nos causa estranheza tal atitude, uma vez que, entre tantas pesquisas, o recente relatório de desenvolvimento da ONU aponta evidências científicas suficientes para afirmar que a participação em atividade física e esporte gera uma vasta gama de benefícios. O exercício regular pode controlar o aumento de peso e, consequentemente, diminuir a obesidade; reduzir a violência nas comunidades e melhorar a capacidade produtiva das pessoas.

Penalizar demasiadamente uma área social como o esporte, que já possui baixo orçamento, com a retirada de recursos superiores a 500 milhões de reais, não nos parece uma solução viável para um Governo que preza pela garantia de direitos e pelo desenvolvimento humano de seus cidadãos. Entendemos que ações paliativas como esta podem ocorrer, mas antes de sua publicação deve ser feita uma avaliação de seu impacto, o que certamente impediria tal decisão.

Por isto, o CREF2/RS pede aos parlamentares, em especial aos representantes do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional, que não aprovem a MP 841/2018, pois esta medida prejudicará profundamente as áreas da saúde, da educação, da cultura e, principalmente, do esporte. Solicitamos que sejam analisadas possibilidades para a substituição das fontes do Fundo de Nacional de Segurança Pública e que, acima de tudo, valorizem o que o esporte e os profissionais de Educação Física podem fazer pelo Brasil.

repúdio MP 841



CREF2/RS leva ciclo de palestras sobre regulamentação da profissão a Caxias do Sul
08/06/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 6 de maio, o segundo encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Caxias do Sul. O evento, que ocorreu na Faculdade Anhanguera, reuniu cerca de 30 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pela conselheira Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS) e por Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), treinador e ex-atleta de atletismo e triatlo.

A mesa de abertura do evento foi composta por Erica Ramos, diretora da Anhanguera Caxias do Sul; Paulo Eugênio de Carvalho (CREF 004659-G/RS), secretário municipal de Esporte e Lazer; Honorino Lorencetti, presidente do Rotary Club Pérola das Colônias; e por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), presidente do CREF2/RS. As autoridades relembraram os primórdios regulamentação, que ganhou força em todo o Brasil no final da década de 80, e os avanços que isto trouxe para todos. “Muita coisa aconteceu nos últimos 20 anos. A nossa representatividade cresceu e o nosso papel, principalmente na prevenção de diversas doenças, se tornou reconhecida por toda a sociedade”, destacou Carmen.

Na sequência, Marcia ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Ela apresentou uma linha do tempo sobre a regulamentação da profissão, desde a criação do Sistema CONFEF/CREFs, até as conquistas mais recentes, como a inclusão do profissional de Educação Física no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), vinculado ao Ministério da Saúde. “O Conselho tem uma atuação muito forte, no sentido de ser o órgão que fiscaliza e normatiza a presença do nosso profissional em todas estas áreas”, comentou a Conselheira. Marcia ainda apresentou a Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos estudantes e explicou como é o dia a dia de trabalho no CREF2/RS. “Na nossa página, é possível consultar todas as resoluções, assim como as empresas e os profissionais registrados”, acrescentou. A palestra também tratou da Lei de Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, foi ministrada por Remião e tratou de diversos assuntos relacionados às experiências profissionais do palestrante, que é técnico de corrida há mais de 25 anos. Depois de um breve histórico sobre a evolução da Educação Física, ele destacou as características das atividades de endurance e o que elas exigem dos seus praticantes. “O treinamento é individualizado. O endurance, com duração de três horas ou mais, requer uma adaptação e o profissional de Educação Física precisa estar atento a isto, respeitando todas as fases do treinamento”, explicou. Além disso, o palestrante ainda abordou os quatro pilares para uma boa técnica de corrida – equilíbrio, coordenação, descontração e eficácia – e a periodização do exercício. “É extremamente perigoso seguir os treinos propostos por revistas, por exemplo, pois elas não são elaborados levando em consideração as condições particulares dos praticantes”, comentou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá mais uma edição em 2018. A atividade será em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!

Palestras ciclo de palestras eventos caxias do sul



CREF2/RS vai a Caxias do Sul com o ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
23/05/2018
Fonte: CREF2/RS

A segunda cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e a criação do sistema CONFEF/CREFs será Caxias do Sul, que receberá no dia 6 de junho o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul, das 19h às 22h. As palestras têm como objetivo promover um diálogo com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre a profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estará entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

Em Caxias do Sul, haverá duas palestras. A primeira, com início às 19h05min, tendo como tema “Educação Física: Legislação e Perspectivas”, será ministrada pela conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). “Na minha palestra, entre outros assuntos, abordarei a importância da formação e da qualificação dos profissionais, capacitando-os para atender a população com serviços de qualidade e atuando preventivamente na promoção do bem-estar e da saúde”, disse. A conselheira acrescentou que também esclarecerá na sua explanação temas como a Lei do Estágio, a atuação do egresso de licenciatura e do bacharelado, as etapas dos processos de fiscalização e a Ética na atuação profissional. Marcia reforçou que tanto profissionais de Educação Física como estudantes e a comunidade estão convidados a comparecer no ciclo.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, e abordará o “Treinamento Físico de Endurance e as Assessorias Esportivas”, ministrada por Eduardo Olsson Remião (CREF 001855-G/RS). Remião é ex-atleta de atletismo e triathlo, tendo obtido títulos regionais, nacionais e internacionais. Ele é técnico de corrida há mais de 25 anos, sendo fundador da Federação Gaúcha de Triathlon e da Associação de Assessorias Esportivas do RS. “Além de discorrer sobre a história da Educação Física no Brasil e sua trajetória até a regulamentação, pretendo abordar técnicas de treinamento de endurance, bem como o funcionamento das assessorias esportivas, seus métodos de avaliação, planejamento e execução, além de expor o cenário das corridas de rua e assessorias no estado e no Brasil”, explicou.

Após Caxias do Sul, a próxima cidade visitada pelo ciclo de palestras será Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Caxias do Sul

Data: 6 de junho, quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera
Endereço: Av. Alexandre Rizzo, 505 - Caxias do Sul
Carga horária: 4 horas
O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes
Inscrições gratuitas até o dia 04/06/2018 aqui.

20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



As inscrições para o 11º Prêmio Professores do Brasil terminam em 28 de maio
21/05/2018
Fonte: Ministério da Educação

Permanecem abertas até 28 de maio as inscrições para a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação, ao lado de instituições parceiras, busca reconhecer e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria da aprendizagem nas salas de aula. A categoria Esporte como Estratégia e Aprendizagem, dedicada aos professores de Educação Física, premiará cinco educadores com um prêmio no valor de 5 mil reais e ainda levará os vencedores do PPB2018 para conhecer o Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NARSP). 

Para se inscrever, é necessário acessar o site do prêmio, preencher o formulário, escrever o relato da prática pedagógica e enviar os materiais que comprovem a realização do projeto. O relato será avaliado e poderá ser selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional.

Etapas

Nesta edição, a seleção dos trabalhos será realizada nas fases estadual, regional e nacional, por comitês especializados. Vale destacar que os projetos contemplados serão premiados em todas as etapas. Os 162 docentes que se destacarem em nível estadual receberão um troféu.

No nível regional, além do troféu, os 30 educadores terão direito a R$ 7 mil e a uma viagem. Já na fase nacional, os seis professores melhor avaliados levarão R$ 5 mil adicionados aos prêmios das etapas anteriores.

Além do tema livre, o 11º Prêmio Professores do Brasil reconhece projetos desenvolvidos sobre temáticas especiais, como, por exemplo: Esporte como Estratégia de Aprendizagem; Práticas Inovadoras de Educação Científica; Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no Processo de Inovação Educacional; Educação Empreendedora; e Boas Práticas no Uso de Linguagens de Mídia para as Diferentes Áreas do Conhecimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Prêmio Professores do Brasil



Aberto prazo para inscrições de chapa de 17 de maio a 16 de julho de 2018
17/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA 2ª REGIÃO – CREF2/RS, Autarquia Federal, vem, por meio da Comissão Eleitoral, informar aos interessados em realizar o registro da chapa para o pleito do ano de 2018, maiores considerações referentes ao Regimento Eleitoral a fim de orientar e dirimir dúvidas.

A eleição para renovação do plenário do CREF2/RS ocorrerá no dia 14 de Setembro de 2018 de forma presencial na sede em Porto Alegre, sito a rua Coronel Genuíno, nº 421, conjunto 401 das 09 horas às 16 horas e por correspondência, através do recebimento de um kit eleitoral sem qualquer custo ao eleitor no mês de Agosto/2018, que deve ser postado e retornar até as 15 horas do dia 14 de Setembro de 2018 para a caixa postal destinatária.

O que é preciso para concorrer? (Artigos 8 e 12 do Regimento Eleitoral – Resolução CREF2/RS 133/2018).
1. Ser cidadão brasileiro ou naturalizado.
2. Possuir curso superior em Educação Física.
3. Estar em pleno gozo dos seus direitos profissionais.
4. Possuir registro profissional por pelo menos 02 anos ininterruptos no CREF2/RS.
5. Ter votado ou justificado o voto na última eleição (consulte lista no site do CREF2/RS - http://crefrs.org.br/eleicoes2015/).
6. Não ter realizado administração danosa no Sistema CONFEF/CREFs, segundo apuração em inquérito, cuja decisão tenha transitado em julgado na instância administrativa.
7. Não ter contas rejeitadas pelo CREF2/RS.
8. Não estar cumprindo pena imposta pelo Sistema CONFEF/CREFs.
9. Não estar inadimplente com os pagamentos de anuidades e demais obrigações pecuniárias com o Sistema.
10. Não ter sido condenado por crime doloso ao qual se aplica a pena de reclusão transitada em julgado, enquanto persistirem os efeitos da pena.
11. Não ter sido destituído de cargo, emprego ou função por efeito de causa relacionada a prática de ato de improbidade em administração pública ou no exercício de representação de entidade de classe, decorrente de sentença transitada em julgado.
12. Não for inadimplente em quaisquer prestações de contas em decisão administrativa definitiva.
13. Se candidatar em apenas uma chapa concorrente.
Quais documentos são necessários para o pedido de inscrição de chapa?
1. UM REQUERIMENTO: (EM DUAS VIAS): Montar um requerimento (ofício) dirigido ao Presidente da Comissão Eleitoral com a nominata completa de 14 (quatorze) Membros candidatos a Conselheiros, sendo 10 (dez) Membros Efetivos e 04 (quatro) Suplentes, para um mandato de 06 (seis) anos; No requerimento deve constar o nome completo dos membros, com o número de registro junto ao CREF2/RS, além da assinatura de todos os concorrentes e o nome fantasia da chapa; No requerimento deve, ainda, estar especificado dos 14 (quatorze) membros, qual será o representante da chapa concorrente, que deve firmar o requerimento.
2. DECLARAÇÕES FIRMADAS POR CADA CANDIDATO: Declaração individualizada de cada concorrente informando o atendimento aos requisitos especificados no artigo 8 do Regimento Eleitoral (Resolução CREF2/RS 133/2018), devidamente assinada pelo mesmo (não é necessário o reconhecimento de firma).
A votação não é obrigatória, porém para concorrer é necessário que o candidato tenha votado ou justificado na última eleição para o plenário do Conselho.

Para maiores dúvidas consulte o Regimento Eleitoral (Resolução CREF2/RS 133/2018), disponível no site do Conselho, bem como através do e-mail eleicoes@crefrs.org.br.

Jacques Delhaye Hidalgo
Presidente da Comissão Eleitoral
CREF 002325-P/RS

ELEIÇÕES 2018



Estão abertas as indicações para o Troféu Destaque 2018
03/05/2018
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm até o dia 1º de julho para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2018. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram na profissão ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro. O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu Destaque podem votar profissionais com registro ativo, regular e em dia. Será permitido apenas um voto em cada categoria, sendo necessário preencher o nome e número de registro do profissional em que se está votando. No momento de votar, será obrigatório preencher o campo da justificativa com o motivo da indicação. As Pessoas Jurídicas não poderão indicar concorrentes e a categoria “Sociedade” será escolhida pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

CATEGORIAS

Pessoa Física
Mérito da Educação Física (profissional considerado mérito por seu trabalho dedicado a Educação Física ao longo dos anos, se tornando referência no assunto)
Profissional do Ano (profissional destaque no ano anterior a premiação)
Profissional de Academia
Profissional de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral
Profissional com Atuação em Projetos Sociais
Profissional de Escola
Profissional de Esporte Radical e de Aventura
Profissional de Lutas
Profissional de Paradesporto e Atividade Adaptada
Profissional de Recreação
Profissional de Corrida de Rua
Profissional Técnico Desportivo
Profissional da Saúde

Pessoa Jurídica
Academia
Clube ou sociedade

Sociedade
Personalidade do Ano
Veículo de Comunicação

Troféu Destaque 2018



CREF2/RS abre ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão em Santa Maria
02/05/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou na última quarta-feira, dia 25 de abril, o primeiro encontro do Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física”, em Santa Maria. O evento, que ocorreu na Faculdade Metodista (FAMES), reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais e estudantes. A atividade contou com duas apresentações, conduzidas pelos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Marcia da Cruz (CREF 007545-G/RS).

Integrando a programação da 9ª Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física da FAMES, o primeiro evento sobre os 20 anos da regulamentação da profissão contou ainda com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), que foi o mestre de cerimônias. Na abertura das palestras, os dois destacaram os avanços do Sistema CONFEF/CREFs, nas últimas duas décadas, e a importância da união de todos os profissionais. “A Educação Física está sempre sendo ameaçada e cabe ao CREF2/RS lutar para que os espaços já conquistados não sejam perdidos”, analisou Carmen. “São vocês que devem fazer a diferença, apropriando-se de conhecimento e fazendo um trabalho correto”.

No primeiro momento, Gamboa ministrou a palestra “Educação Física: Legislação e Perspectivas”. Integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, o conselheiro falou sobre a criação do Sistema CONFEF/CREFs, as atribuições do Conselho e as suas diferenças em comparação com o Sindicato. “O CREF2/RS tem uma função fiscalizatória e normatizadora da profissão. Não cabe a nós as questões trabalhistas, que são de responsabilidade do Sindicato”, explicou.

A palestra de Gamboa ainda tratou da Lei do Estágio e da importância do trabalho de Fiscalização. Respondendo as perguntas dos presentes, o conselheiro tirou dúvidas sobre o Termo de Compromisso de Estágio, sobre as atribuições do Responsável Técnico e sobre as consequências de quem é flagrado em exercício ilegal da profissão. “O CREF2/RS encaminha uma denúncia-crime para o Ministério Público, sempre que os agentes fiscais dão o flagrante. O exercício ilegal da profissão que mais buscamos combater”.

A segunda palestra, com o tema “A Importância da Atividade Física na Formação do Ser Humano”, destacou o papel fundamental que o profissional de Educação Física desempenha diante da sociedade. “Trabalhamos com todas as faixas etárias e precisamos pensar a nossa atuação da gestação ao envelhecimento”, sublinhou Marcia. “Por conta disto, não podemos dizer que o Bacharel é mais ou menos relevante do que o Licenciado. Todos são importantes para valorização da atividade física entre as crianças, fazendo disto um hábito para o futuro”, acrescentou.

Os desafios expostos pela palestrante, ao longo da sua apresentação, dizem muito respeito às consequências da obesidade entre o público infantil. “Cada vez mais vemos crianças com problemas cardíacos e diabetes, que antes eram comuns somente em adultos. O sedentarismo é um dos grandes inimigos da Educação Física”, sentenciou. Paralelamente a isso, Marcia também citou os benefícios proporcionado pela atividade física. “As aulas de Educação Física melhoram o desenvolvimento motor e promovem a socialização”, pontuou.

O Ciclo de Palestras “20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física” ainda terá outras duas edições em 2018. A atividade será realizada ainda em Caxias dos Sul, no dia 7 de junho; e em Pelotas, no dia 17 de outubro. Compareça!

Eventos palestras



Inscrições para sorteio dos cursos do Convenção Brasil encerram hoje
17/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá sortear 16 vagas para diversos cursos da 25ª edição do Convenção Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre. As inscrições encerrarão hoje, dia 17 de abril.

Para participar, basta se cadastrar através do formulário disponível neste link. Os profissionais podem participar do sorteio de todos os cursos que tiverem interesse. O regulamento completo está aqui.

O curso “Wellness: 21 – NEW - Acrobacia: Uma Prática para Todos” foi cancelado pela organização do Convenção Brasil e, excepcionalmente, não haverá mais este sorteio. Confira abaixo a lista das atividades disponíveis e os respectivos números de vagas sorteadas em cada uma delas:

Fitness: 02 – Ginástica de Academia (duas vagas)
Ministrante: André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)

Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes (duas vagas)
Ministrante: Artur Hashimoto (CREF 002703-G/SP)

Wellness: 16 – NEW - Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo (duas vagas)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo (duas vagas)
Ministrante: Simone Geremia (CREF 001628-G/RS)

Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática (duas vagas)
Ministrantes: Rogério Voser (CREF 003584-G/RS) e João Gilberto Giusti (CREF 000826-G/RS)

Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático) (duas vagas)
Ministrante: Daniel Geremia (CREF 000867-G/RS)

Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento (uma vaga)
Ministrantes: Jeferson Vianna (CREF 000116-G/MG) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.

Convenção Brasil



FADERS realiza curso de formação pedagógica em Paradesporto em Eldorado
13/04/2018
Fonte: FADERS

A FADERS - Acessibilidade e Inclusão, órgão gestor estadual da política pública para área da acessibilidade e inclusão, tem procurado disseminar este conceito para os 497 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, interagindo com os gestores públicos e a comunidade. Nesta esteira, com o objetivo ampliar a consciência da sociedade sobre importantes assuntos relativos às pessoas com deficiência e tratar a inclusão como um conceito evolutivo do viver em comunidade, onde todos sejam reconhecidos como pessoas com iguais direitos e expectativas no contribuir e usufruir da convivência, realizaremos a Formação Pedagógica em Paradesporto no município de Eldorado do Sul no dia 17 de abril de 2018.

Este será um evento regional, mobilizando os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, quais sejam: Arroio Dos Ratos, Barão Do Triunfo, Butiá, Charqueadas, Eldorado Do Sul, General Câmara, Minas Do Leão, São Jerônimo, Triunfo. Serão disponibilizadas duas turmas, manhã e tarde, com carga horária de 4h cada, a escolher no momento da inscrição.

A Formação Pedagógica em Paradesporto tem como público alvo profissionais de educação física, monitores, professores das séries iniciais, professores do AEE e /ou sala de recursos, associações esportivas e paradesportivas, Conselho de Direitos das Pessoas com Deficiência. Esta formação objetiva proporcionar um ensino mais humano, respeitando a diversidade, resolvendo situações novas, aplicando conhecimentos e habilidades, analisando, avaliando e percebendo as diferentes possibilidades e diferentes caminhos traçados historicamente, possibilitando a convivência e o reconhecimento do outro em todas as suas dimensões.

Serão abordados os seguintes conteúdos: A atividade física como direito inalienável da Pessoa com Deficiência; Classificação Funcional, Atividade Física Inclusiva, Paradesporto - Circuito das seguintes modalidades paralímpicas: Voleibol Sentado, Bocha Paralímpica, Goallball, Montagem do circuito DMP/RS (Dia Movimento Paralímpico).

As inscrições gratuitas podem ser realizadas através do link: http://www.faders.rs.gov.br/servicos/10/3537

Paradesporto



Santa Maria é a primeira cidade visitada pelo ciclo de palestras sobre os 20 anos de regulamentação da profissão
11/04/2018
Fonte: CREF2/RS

A primeira cidade a celebrar os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física pela Lei 9696/98 e da criação do sistema CONFEF/CREFs será Santa Maria, que receberá no dia 25 de abril o ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física”. O horário do evento será das 19h às 22h, no auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria. O ciclo, em conjunto com o CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, estarão entre os eventos comemorativos programados pelo Conselho para celebrar o legado de duas décadas da regulamentação da profissão.

O interesse pelos exercícios físicos têm aumentado no país. Mesmo assim, dados do Ministério da Saúde demonstram uma verdadeira epidemia de obesidade, diabetes e hipertensão, todas doenças associadas ao sedentarismo que assolam a população brasileira. Diante deste quadro, cresce também a responsabilidade do CREF2/RS em demonstrar à sociedade de que a boa orientação faz a diferença, e que sob a instrução de um profissional habilitado aumenta a eficiência dos exercícios, os benefícios dos praticantes e previne problemas de saúde, garantindo bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Imbuídos desta missão, o Conselho percorrerá o interior do estado promovendo um diálogo aberto e democrático com a sociedade, estudantes, profissionais e docentes sobre os 20 anos da regulamentação da profissão de Educação Física, suas conquistas e seus desafios.

Em Santa Maria, haverá duas palestras. A primeira, como início às 19h, será ministrada por Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), tendo como tema "Educação Física: legislação e perspectivas". Alessandro é graduado em Educação Física pelo IPA. Possui pós- graduação em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Gama Filho, e em Ciências do Esporte, pela PUC-RS. Atua como personal trainer e realiza consultoria em diversas academias. É conselheiro do CREF2/RS desde 2015 e integra a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho.

A segunda palestra da noite terá início às 20h40min, com o tema "A importância da atividade física na formação do ser humano: desafios do profissional de Educação Física", ministrada por Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS). Marcia é graduada em Educação Física pela UCS e bacharel em Administração pela Unisinos. Possui pós-doutorado em Administração e atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e em Administração da UCS. É conselheira do CREF2/RS desde 2015 e faz parte de diferentes Comissões e Câmaras Técnicas do Conselho, relacionadas à Educação Física Escolar, Fiscalização, Finanças, Planejamento Estratégico e ao Esporte Educacional.

Após Santa Maria, as próximas cidades visitadas pelo ciclo de palestras serão Caxias do Sul, no dia 6 de junho, no Auditório da Anhanguera, e Pelotas, em 17 de outubro, no Auditório da UFPEL.

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física” - Santa Maria

Data: 25 de abril, quarta-feira, das 19h às 22h Local: Auditório da FAMES - Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 - Santa Maria Carga horária: 4 horas. O evento terá a emissão de Certificado online aos participantes Inscrições gratuitas até o dia 23/04/2018 pelo site http://crefrs.org.br//eventos/ciclo_santa_maria/

Ciclo de palestras “20 anos de regulamentação da profissão de Educação Física



CREF2/RS sorteia 16 vagas para cursos da Convenção Brasil 2018
05/04/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá sortear 16 vagas para diversos cursos da 25ª Convenção Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 a 6 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS. As atividades têm por objetivo incentivar a atualização e o aprimoramento dos profissionais que atuam na área da Educação Física.

Para participar do sorteio, basta se inscrever através do formulário disponível neste link. Só serão aceitos os cadastros preenchidos de maneira correta e completa. As inscrições encerrarão no dia 17 de abril e os profissionais podem participar do sorteio de todos os cursos que tiver interesse. O regulamento completo está aqui.

Confira as atividades e os respectivos números de vagas disponibilizados abaixo:

Fitness: 02 – Ginástica de Academia (duas vagas)
Ministrante: André Fernandes (CREF 000013-G/RJ)

Fitness: 12 – Treinamento Funcional para Cadeirantes (duas vagas)
Ministrante: Artur Hashimoto (CREF 002703-G/SP)

Wellness: 16 – NEW - Calistenia e Street Workout: Treino de Força com o Peso do Corpo (duas vagas)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Wellness: 22 – Pilates e Suas Múltiplas Formas no Mundo Contemporâneo (duas vagas)
Ministrante: Simone Geremia (CREF 001628-G/RS)

Esporte: 32 – Futsal: Desenvolvendo a Inteligência Tática (duas vagas)
Ministrantes: Rogério Voser (CREF 003584-G/RS) e João Gilberto Giusti (CREF 000826-G/RS)

Acqua: 42 – Natação: Da Iniciação a Alta Performance (Teórico e Prático) (duas vagas)
Ministrante: Daniel Geremia (CREF 000867-G/RS)

Fitness: 09 – Personal Training: Novas Técnicas & Estratégias de Treinamento (uma vaga)
Ministrantes: Jeferson Vianna (CREF 000116-G/MG) e Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 17 – Grupos Especiais: Prescrição do Treinamento e Controles de Cargas (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Wellness: 21 – NEW - Acrobacia: Uma Prática para Todos (uma vaga)
Ministrante: Alfredo de Bermúdez (CREF 025322-G/RS)

Esporte: 31 – Capacitação em Treinamento de Corrida (uma vaga)
Ministrante: Leonardo Lima (CREF 023984-G/SP)

Os dias e os horários de todas as atividades podem ser conferidos na página da Convenção Brasil. Profissionais registrados no CREF2/RS têm ainda um desconto de 10% na inscrição de dois cursos ou mais.

Sorteio Convenção Brasil



Registrados têm desconto na Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
06/03/2018
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, com duração de 13 meses e que iniciará no dia 27 de abril. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS.

Com 366 horas-aula e com encontros às sextas-feiras e aos sábados, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições: até o dia 17 de abril, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas: de 27 de abril de 2018 até 18 de maio de 2019
Mais informações: pelo e-mail educacao.continuada@pucrs.br ou pelo telefone (51) 3320-3727

convênios



Vice-presidente do CREF2/RS faz palestra sobre Personal Trainer Corporativo no 33º Congresso da FIEP
12/01/2018
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), realizará a palestra “Personal Trainer Corporativo” no 33º Congresso da Federação Internacional de Educação Física – FIEP 2018, em Foz do Iguaçu na próxima terça-feira, dia 16, a partir das 19h. O Congresso é o maior e mais importante evento da FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu/PR, de forma ininterrupta desde o ano de 1986, tendo recebido mais de 55 mil participantes desde a sua primeira edição.

O vice-presidente explicou que os objetivos do Personal Trainer Corporativo são, principalmente, realizar consultoria, assessoria e atendimento à empresa que na compreensão das relações de produção, processo e organização do trabalho. “Com isto, o Personal Corporativo pode oferecer diagnósticos voltados à saúde, educação, esporte e lazer dos trabalhadores”, analisa. O resultado, segundo Lauro, é a promoção de uma atividade física mais adequada àquela realidade. “A expertise do Personal Trainer Corporativo engloba a capacitação e habilitação profissionais necessárias ao entendimento dos processos de trabalho e dos fatores de risco que determinam perigo à saúde e podem gerar acidentes, além de doenças ocupacionais”, resume.

FIEP



CREF2/RS envia boleto da Anuidade 2018 via Correios
04/01/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS já começou a enviar, nesta semana, os boletos da Anuidade 2018 para todas as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no Conselho. As guias de pagamento, de acordo com os Correios, deverão chegar aos endereços dos profissionais e empresas cadastradas partir da próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro. Nesta mesma data, os boletos também estarão disponíveis para impressão no Portal de Autoatendimento.


Tendo em vista o momento difícil que o país vivencia, o Sistema CONFEF/CREFs decidiu manter o valor integral da Anuidade 2017 para este ano, sem nenhum tipo de reajuste. Confira abaixo valores, descontos e opções de pagamento:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Leia as instruções completas nas Resoluções CREF2/RS nº 123/2017 e nº 124/2017.

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento.

Anuidade



Esclarecimentos sobre a norma que retira do MEI a atividade de personal trainer
26/12/2017
Fonte: CREF2/RS

A Receita Federal divulgou, no começo deste mês, algumas alterações relativas ao registro de Microempreendedor Individual (MEI), que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018. Entre as principais modificações, está a exclusão da ocupação de personal trainer deste enquadramento tributário.

Em razão desta modificação, os profissionais de Educação Física que têm MEI precisarão alterar, já no começo do ano que vem, o seu registro junto ao Conselho, passando a sua Pessoa Jurídica para LTDA, ME ou autônomo. O CREF2/RS orienta, neste momento de muitas dúvidas, que os registrados procurem um Contador ou o SEBRAE para esclarecimentos sobre a regra e para fazer esta mudança de acordo com o que determina a nova legislação.

Mais informações aqui.

MEI



CREF2/RS é contra norma que retira do MEI a atividade de personal trainer
20/12/2017
Fonte: CREF2/RS

A Receita Federal divulgou, no começo deste mês, algumas alterações relativas ao registro de Microempreendedor Individual (MEI), que entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018. Entre as principais modificações, está a exclusão da ocupação de personal trainer deste enquadramento tributário.

O CREF2/RS é contrário a esta decisão, pois acredita que uma tributação maior aos profissionais de Educação Física irá causar um enorme prejuízo à sociedade e, consequentemente, uma dificuldade ainda maior para aqueles que têm o intuito de abrir o seu próprio negócio, sobretudo academiais pequenas ou em localidades mais afastadas do interior do Estado. Os profissionais de Educação Física são profissionais da área da saúde e a sua atuação – assim como de todas as empresas deste ramo – ajudam na prevenção de doenças e na diminuição das demandas junto ao Sistema Público de Saúde. O corte dos benefícios trazidos com o MEI certamente afetarão a qualidade e a viabilidade da prestação destes serviços.

Enquanto que o CREF2/RS encerra 2017 empenhado em buscar instrumentos para restaurar o enquadramento de MEI ao personal trainer, a Receita Federal acabou de anunciar que todos os profissionais de Educação Física que atuam como Microempreededor Individual deverão solicitar o seu desenquadramento no Portal do Simples Nacional. Saiba mais sobre isto aqui.

MEI



CREF2/RS integra nova gestão do FÓRUM-RS
14/12/2017
Fonte: OAB/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) tomou posse ontem, dia 13 de dezembro, como 3ª vice-presidente do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS). A entidade, que representa cerca de um milhão de profissionais em todo o Estado e é composta por 27 Conselhos, tem a missão de defender os interesses da sociedade e a boa aplicação das Leis.

Ricardo Breier, presidente da OAB/RS e também eleito 1º vice-presidente do FÓRUM-RS para o biênio 2018/2019, destacou a atuação conjunta dos Conselhos dentro da entidade, que conseguiu barrar no começo desta semana o Projeto de Lei Complementar 16/17, que previa um aumento do ISSQN para todos os profissionais de Porto Alegre. “Com a nossa união de esforços, mostramos o equívoco do texto, que prejudicaria os profissionais autônomos e a toda a sociedade”, enfatizou.

Já Antônio Palácios, presidente do CRCRS e presidente da gestão 2016/2017 do FÓRUM-RS, falou sobre a importância desta renovação. “Quando se termina uma caminhada como esta, a sucessão tem uma grande importância para dar continuidade na luta pela valorização profissional e pela defesa da cidadania. Os desafios são muitos, mas precisamos destacar a representatividade que este Fórum possui”, falou.

Foto: Lucas Pfeuffer (OAB/RS)

Fórum-RS



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2018 sem reajuste
12/12/2017
Fonte: CREF2/RS

Tendo em vista o momento difícil que o país vivencia, o Sistema CONFEF/CREFs decidiu manter o valor integral da Anuidade 2017 para o próximo ano. Solidariedade, responsabilidade social e cooperação são valores que acreditamos e buscamos colocar em prática com esta ação.

O boleto será enviado para o endereço cadastral de todos os registrados, a partir de janeiro de 2018. Caso prefira, você também poderá acessar o portal de Autoatendimento do CREF2/RS para retirar as guias de pagamento.

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março.
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 30 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pagamento somente nesta data, podendo ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

A partir de 31 de março de 2018, todas as anuidades sofrerão reajustes.
Leia as instruções completas nas Resoluções CREF2/RS nº 123/2017 e nº 124/2017.

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



Comissão de Educação Física Escolar aborda o PL 87/2016
01/12/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS voltou a se reunir na sede do Conselho, na última quinta-feira, dia 30 de novembro. Estiveram presentes a presidente da Comissão Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), João Guilherme Queiroga (CREF 000839-G/RS) e Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS).

A pauta principal do encontro foi o andamento do Projeto de Lei 87/2016, que institui como requisito a formação profissional em Educação Física para exercer a docência da disciplina em todos os níveis de ensino – infantil, fundamental e médio – nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

A Comissão também fará sugestão à APEFRS, organizadora do ENAPEF-Encontro Nacional do Profissionais de Educação Física, para que seja oferecido curso na área da Educação Física Escolar, sobre vivências pedagógicas na sala de aula, durante a edição de 2018 do evento.

Comissão de Educação Física Escolar



Profissionais registrados têm desconto no Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
02/06/2017
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS está com as inscrições abertas do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, que será realizado entre agosto de 2017 e setembro de 2018. A atividade, promovida pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Universidade, é aberta para todos os profissionais de Educação Física, com 10% de desconto para registrados no CREF2/RS. Para mais informações, acesse este link.

Com 366 horas-aula e com encontros às quintas e às sextas-feiras, a cada 15 dias, o curso tem o objetivo de qualificar os profissionais de Educação Física para atuarem com a população idosa, aprofundando os conhecimentos sobre as características biológicas do envelhecimento e a sua associação com as principais doenças que comumente afetam a saúde e a qualidade de vida dos idosos. Inédita no Rio Grande do Sul, a atividade terá mestres e doutores em Geriatria, Gerontologia, Medicina e Educação Física como professores, com todos conhecimento na prescrição de exercício físico para idosos.

Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica
Inscrições até o dia 10 de agosto, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aulas de 24 de agosto de 2017 a 27 de setembro de 2018
Inscrições e mais informações aqui

Convênios



CREF2/RS renova convênio com psicóloga Fernanda Schwartz até 2018
14/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS podem usufruir do convênio com a psicóloga Fernanda Schwartz (CRPRS 24167) até 2018. A parceria renovada oferece 30% de desconto nas consultas de psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos, bem como em atendimentos de orientação vocacional. Para aproveitar o benefício, basta apresentar na Cédula de Identidade Profissional.

O consultório de Fernanda Schwartz fica em Porto Alegre, localizado na Avenida Cristovão Colombo, 2948, no bairro Floresta. Mais informações pelo e-mail fernandaschwartz@outlook.com ou diretamente pelo telefone (51) 9981-8868.

Convênios



Plenária do CREF2/RS define novos integrantes das comissões e dos grupos de trabalho
21/11/2012

Ocorreu no dia 20/11 a segunda reunião plenária do CREF2/RS com a presença dos Conselheiros eleitos para o mandato 2012/2018. Entre os trabalhos realizados, ficaram definidas as comissões e grupos de trabalho.

O Presidente do CREF2/RS Eduardo Merino destacou na ocasião o alto índice de renovação entre os conselheiros eleitos. “São 12 novos integrantes no Plenário, todos com grande experiência profissional que estão trazendo suas expertises para as diversas comissões do CREF2/RS”.

Segundo Merino, a nova composição do Conselheiros é o ponto alto de uma eleição com elevada participação de votantes no CREF2/RS. “A intensa busca de manifestação na esfera política representa o amadurecimento dos Profissionais de Educação Física e também uma maior circulação de ideias, além de uma saudável disputa de propostas”, avalia.
Leia abaixo a relação das comissões, dos grupos de trabalho e dos seus integrantes :


COMISSÕES


Comissão de Controle e Finanças
Álvaro Fernando Laitano da Silva
Cláudio Renato Costa Franzen
Denisse Fagundes Ugalde
Leila de Almeida Castillo Iabel


Comissão de Ética Profissional
Carlos Mazzoni
Francisco Vargas Neto
Giovanni Bavaresco
João Antônio da Silva Rosa
Luiz Augusto Copstein Waldemar
Carlos Alberto Cimino
Eliana Alves Flores

Comissão de Orientação e Fiscalização
Carmen Masson
Giovanni Bavaresco
Luciane Citadin
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar

Comissão de Legislação e Normas
João Guilherme Queiroga
Leila de Almeida Castillo Iabel
Eliana Alves Flores
José Edgar Meurer

Comissão de Ensino Superior e Preparação profissional
Alexandre Greco
Carlos Ernani Olendzki de Macedo
Cláudio Gutierrez
Paula Maduro

Comissão de Licitação
Francisco Menezes
Eliana Alves Flores
Sonia Waengertner

Comissão Temporária de Eventos
Carmen Masson
Alexandre Greco
Claudio Franzen

GRUPOS DE TRABALHO

Câmara Temática de Futebol Coordenação: Conselheiro Álvaro Laitano
Câmara Temática de Educação Física Escolar Coordenação: Conselheira Miryam Brauch
Câmara Temática de Atividade Física na Empresa e Ginástica Laboral Coordenação: Conselheiro Lauro Aguiar
Câmara Temática de Lutas Coordenação: Conselheiro Alexandre Velly
Câmara Temática de Para-desporto e Atividade Adaptada Coordenação: Conselheira Leila de Almeida Castillo Iabel
Câmara Temática de Pessoa Jurídica Coordenação: Conselheira Rosa Maria Marin Pacheco
Câmara Temática de Esporte de Aventura Cordenação: Conselheiro Alexandre Greco
Câmara Temática da Saúde Coordenação: Conselheira Carmen Masson
Câmara Temática de Esporte Educacional Coordenação: Conselheiro João Guilherme Queiroga
Câmara Temática de Esporte Rendimento Coordenação: Conselheiro Carlos Cimino
Câmara Temática de Gestão e Marketing em Educação Física Coordenação: Conselheira Luciane Citadin



CREF2/RS empossa novos conselheiros e diretoria
26/10/2012
Fonte: CREF2/RS

Tomaram posse na sexta-feira, dia 26/10, os 14 novos Conselheiros para o mandato 2012-2018 e a diretoria eleita para a gestão 2012-2015 do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS).
Confira abaixo as nominatas:

Membros da diretoria eleita

PRESIDENTE Eduardo Merino, CREF 004493/RS;
1ª VICE-PRESIDENTE Carmen Rosane Masson, CREF 001910-G/RS;
2º VICE-PRESIDENTE José Edgar Meurer, CREF 001953-G/RS;
1ª TESOUREIRA Miryam Peraça Fattah Brauch, CREF 006834-G/RS;
2º TESOUREIRO Alexandre Moura Greco, CREF 004204-G/RS;
1º SECRETÁRIO Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar, CREF 002782-G/RS;
2º SECRETÁRIO Paulo Ricardo Ayres, CREF 000997-G/RS

Novos Conselheiros

Membros Efetivos
Alexandre Moura Greco, CREF 004204-G/RS
Alvaro Fernando Laitano da Silva, CREF 000006-G/RS
Carlos Alberto Cimino, CREF 001691-G/RS
Eliana Alves Flores, CREF 002649-G/RS
João Guilherme de Souza Queiroga, CREF 000839-G/RS
José Edgar Meurer, CREF 001953-G/RS
Lauro Ubirajara Barboza de Aguiar, CREF 002782-G/RS
Luciane Volpato Citadin, CREF 000100-G/RS
Miryam Peraça Fattah Brauch, CREF 006834-G/RS
Paulo Sayao Lobato Leivas, CREF 000428-G/RS

Membros Suplentes
Carlos Ernani Olendzki de Macedo; CREF 01262-G/RS
Leila de Almeida Castillo Iabel, CREF 000113-G/RS
Fernando Luiz Brito Kuse, CREF 001923-G/RS
Paula Andreatta Maduro, CREF 014549-G/RS