Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



DEFOR intensifica ações de fiscalização na última semana de novembro
07/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Na última semana de novembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 26 visitas. Ao todo, oito denúncias foram atendidas e oito estabelecimentos foram autuados, sendo quatro por não possuírem registro, três por não contarem com um profissional habilitado presente no momento da vistoria e dois por permitirem o exercício ilegal da profissão.

Entre os dias 18 e 24 de novembro, seis pessoas também foram autuadas por algum tipo de infração, sendo quatro flagradas em exercício ilegal da profissão ou atuando como estagiários sem um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) em vigor. Internamente, o DEFOR ainda abriu três Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS), referentes a casos de academias reincidentes em infrações gravíssimas, como são os casos da permissão do exercício ilegal da profissão e de manter-se aberto para atendimento ao público mesmo sem a presença de um profissional devidamente habilitado no local.

As cidades visitadas, neste período, foram Porto Alegre, Canoas, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Cidreira, Pinhal, Osório, Santo Antônio da Patrulha e Capão da Canoa. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia diretamente pelo formulário disponível na nossa página, neste link.

Fiscalização DEFOR



Profissionais registrados têm 10% desconto em Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
06/12/2018
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto e com a Escola de Ciências da Saúde da universidade, irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica no ano que vem. A atividade, cujas aulas iniciarão em março de 2019, terá duração total de 360 horas-aula, com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras (das 17h30 às 22h) e aos sábados (das 8h às 18h30).

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Rafael Baptista (CREF 2625-G/RS), a Especialização já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Aberto a participação de graduados, o curso tem o objetivo de qualificar para a atuação profissional com a população idosa, com o devido conhecimento da realidade e com a compreensão das manifestações biológicas da velhice. Durante as aulas, ministradas na apenas na modalidade presencial, os alunos também poderão aprofundar o seu entendimento sobre o envelhecimento e sobre as doenças comuns na terceira idade, bem como sobre os principais métodos de prevenção aos agravos ocasionados à saúde de idosos.

Informações completas sobre a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica podem ser obtidas aqui.

Cursos Convênios



Comissão de Educação Física Escolar elege nova presidente
05/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Na terça-feira, dia 27 de novembro, a Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS esteve reunida na sede do Conselho. O encontro, que contou com a presença de Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), elegeu a conselheira Marcia como a nova presidente da Comissão e o conselheiro Clery como secretário.

Entre as deliberações da reunião, a Comissão decidiu fazer um levantamento de todos os cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado, listando o seus respectivos coordenadores. A ideia é, com essas informações, estudar a viabilidade da realização de quatro encontros regionais, entre o Conselho e as Instituições de Ensino, nos municípios de Ijuí, Passo Fundo, Rio Grande e Uruguaiana. O objetivo desses encontros é proporcionar uma maior proximidade da Comissão junto aos professores, acadêmicos e à sociedade.

Além disso, a Comissão aprovou também a proposta para a realização do VIII Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em 2019. O formato do evento ainda está aberto à sugestões de profissionais e de conselheiros. As reuniões da Comissão de Educação Física Escolar irã continuar ocorrendo duas vezes por mês.

Comissões Educação Física Escolar



CREF2/RS e PROCON realizam ação em academias da Região Metropolitana
04/12/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, com o apoio de outros Conselhos Profissionais, participou das ações da 7ª Semana Estadual de Fiscalização, entre os dias 26 e 29 de novembro. O trabalho conjunto, sob a coordenação do PROCON, visitou academias de Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo, onde foram averiguadas algumas infrações, como a ausência de um profissional de Educação Física orientando as atividades nesses locais e estabelecimentos funcionando sem registro junto ao Conselho.

Com o tema “Defesa do Consumidor”, a 7ª Semana Estadual de Fiscalização teve o intuito de garantir produtos e serviços de qualidade, oferecidos somente por profissionais habilitados em diversas áreas de atuação. De acordo com o PROCON, muitos estabelecimentos autuados também estavam descumprindo normas do Código do Consumidor, por não terem a tabela de preços exposta na entrada e por se recusarem a assinar contrato com os clientes.

As academias autuadas pelo Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS têm agora um prazo para apresentar a sua defesa e só poderão voltar a funcionar depois que regularizem a sua situação. Você também pode colaborar com o trabalho dos agentes fiscais do Conselho preenchendo o formulário de denúncia disponível nesta página.

Fiscalização



CREF2/RS comemora 40 anos de Ginástica Laboral com workshop na FADERGS
03/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Na manhã do último sábado, dia 1º de dezembro, o CREF2/RS promoveu o workshop “Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado”. O evento, que teve entrada gratuita e que contou com a presença de profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física, foi realizado na FADERGS, em Porto Alegre, como forma de comemorar os 40 anos da Ginástica Laboral no Brasil.

Com uma palestra conduzida pelo conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), também diretor da GPA Soluções em Educação Física e Corporativa, empresa com mais de 15 anos de atuação nesse segmento, o workshop abordou a evolução da atividade ao longo das últimas quatro décadas e o marco que foi a criação do Dia Estadual da Ginástica Laboral, celebrado sempre no dia 22 de novembro. Na sua fala, Gonçalves destacou diversos conceitos, nem todos intimamente relacionados ao ambiente corporativo, e quais são os entendimentos técnicos que se tem hoje a respeito da área.

“A Ginástica Laboral é um mercado exclusivo do profissional de Educação Física e ainda pode ser muito explorado. Para isso, é necessário que se tenha uma visão ampla, para que se criem formatos de atendimentos diferentes, até mesmo porque o ambiente corporativo está sofrendo mudanças frequentemente”, avaliou o palestrante. Por conta de reformas trabalhistas e de novas possibilidades que envolvem espaços coworking e home offices, a Ginástica Laboral passa a ser, atualmente, um ponto de encontro de diversas áreas. “Nós atuamos hoje por meio de exercício físico e de forma sinérgica e multidisciplinar, na promoção da saúde e na prevenção de doenças do trabalhador”, conceitou Gonçalves.

O workshop, além de explorar os aspectos mais teóricos da Ginástica Laboral, também trouxe questões de interesse para aqueles que atuam ou que têm o intuito de se dedicar a esse mercado. Gonçalves, em diversos momentos da sua apresentação, deu dicas de como deve montada uma proposta de Ginástica Laboral para empresas e quais são as melhores formas de organizar as aulas. “O profissional de Educação Física precisa adotar estratégias de ensino que não deixem que a Ginástica Laboral caia na mesmice. O objetivo, acima de qualquer outro, é que os trabalhadores envolvidos realmente percebam os benefícios proporcionados e adotem hábitos de vida mais saudáveis, sobretudo fora das empresas, explicou.

Depois da apresentação, o workshop “Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado” contou com uma atividade prática, de aproximadamente uma hora e que envolveu todos os presentes. Ela serviu para que todos testassem dinâmicas de aula e trocassem experiências. Com cerca de 30 participantes, o evento foi avaliado de forma extremamente positiva, também pelo espaço aberto para o esclarecimento de dúvidas sobre a área.

Eventos Ginástica Laboral



DEFOR fecha uma academia irregular em Dom Feliciano
03/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 11 e 17 de novembro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram seis visitas de fiscalização no interior do Estado, que resultaram o fechamento de uma academia irregular no município de Dom Feliciano. O estabelecimento não possuía registro e não contava com um profissional devidamente habilitado ministrando as atividades no local no momento da visita.

No mesmo período, também foram atendidas quatro denúncias, com dois estabelecimentos autuados. Uma academia não possuía registro da empresa, outra funcionava sem um profissional responsável no local e uma terceira permitia o exercício ilegal da profissão e a presença de estagiários sem o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) assinado.

Os agentes fiscais ainda autuaram duas pessoas, uma por exercício ilegal da profissão e um Responsável Técnico por descumprir as suas obrigações e o Código de Ética. Além de Dom Feliciano, os municípios visitados no interior foram Caxias do Sul, Tapes, Camaquã e Cristal. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

Fiscalização



Conselho comemora 40 anos da Ginástica Laboral no Brasil com workshop neste sábado
30/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Em celebração aos 40 anos da implantação da Ginástica Laboral no Brasil, o CREF2/RS irá realizar no sábado, dia 1º de dezembro, o workshop “Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado”. O evento, com entrada gratuita e aberto para profissionais e acadêmicos de Educação Física, ocorrerá das 9h às 12h, na FADERGS, em Porto Alegre. As inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

O workshop vai iniciar às 9h, com a palestra “Como Criar e Comercializar Programas de Ginástica Laboral”, ministrada por Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). Com larga experiência na área, o conselheiro do CREF2/RS reforçará a prerrogativa dos profissionais de Educação Física como protagonistas da Ginástica Laboral, bem como discorrerá sobre a melhor forma de planejar e vender programas de Ginástica Laboral. A partir das 10h30, ocorrerá um workshop prático de execícios, com o encerramento das atividades previsto para as 12h.

Graduado em Educação Física pela UFRGS, Gonçalves é mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA e também pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios. Atualmente é diretor da GPA Soluções m Educação e Saúde Corporativa, empresa com 15 anos de atuação no mercado da Ginástica Laboral.

Workshop Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado
Data e horário: 1º de dezembro, sábado, das 9h às 12h
Local: FADERGS – Sala 204
Endereço: Avenida João Pessoa, 1107 – Bairro Farroupilha
Inscrições gratuitas no local (com emissão de certificado aos participantes)

palestras eventos



CREF2/RS ministra palestras para alunos da Educação Física da UFRGS
30/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Na tarde de ontem, dia 29 de novembro, o vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e o assessor institucional Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) estiveram na ESEFID, da UFRGS, para ministrar uma palestra para os alunos do primeiro semestre do curso de Educação Física. A apresentação, além de explicar de forma bastante didática o funcionamento do Conselho, também abordou questões importantes para os acadêmicos, como as ações de fiscalização e o funcionamento da Lei de Estágio.

O encontro com os alunos, promovido durante a disciplina comandada pelo professor Alexandre Velly Nunes (CREF 001933-G/RS), foi considerada extremamente positivo, sobretudo pela aproximação com os estudantes que estão ainda no início da sua vida acadêmica. “Conversar com turmas de primeiro semestre desmistifica visões distorcidas sobre as finalidades do Conselho. Em palestras como essa, fortalecemos o nosso papel e esclareceremos o que o CREF2/RS pode proporcionar aos registrados”, resumiu Almeida.

palestras eventos



CREF2/RS visita Santa Maria e Santa Cruz do Sul e busca aproximação aos profissionais do interior
29/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 22 de novembro, o vice-presidente do CREF2/RS Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) e o assessor institucional Gilson Bornes (CREF 003100-G/RS) estiveram em Santa Maria e em Santa Cruz do Sul, visitando academias e profissionais que atuam nas duas cidades. A iniciativa, que tem o intuito de buscar uma aproximação com os registrados do interior e de construir coletivamente as ações desempenhadas pelo Conselho, será intensificada ainda mais a partir de 2019.

Em Santa Maria, o CREF2/RS também teve um encontro com o superintendente de Esportes e Lazer do município, Givago Ribeiro (CREF 023762-G/RS). A reunião, além de esclarecer sobre a atuação do Conselho, serviu para uma boa troca de informações e de experiências. “No que diz respeito aos eventos realizados em espaços públicos, aqui em Santa Maria, seria muito importante que os organizadores tivessem uma orientação jurídica do Conselho, para que eles as obrigações e a responsabilidades relacionadas a esse tipo de atividade. A fiscalização, em função disso, tem uma demanda muito grande aqui na região”, comentou Ribeiro.

Atento às necessidades do interior, os representantes do Conselho também ouviram aqueles que lidam com as dificuldades, relacionadas ao dia a dia da Educação Física. “Quase todos os proprietários de academias em Santa Maria e em Santa Cruz do Sul solicitaram palestras, referentes à legislação e à atuação do CREF2/RS, e mais apoio para a realização de cursos e eventos. A nossa aproximação com profissionais que atuam longe da nossa sede visa identificar as demandas e atender todas as solicitações, à medida que vamos construindo assim uma profissão mais forte, unida e valorizada em todo o Rio Grande do Sul”, avaliou Bornes.

Santa Maria Santa Cruz do Sul Interior



Interiorizasul atende Taquara e Caxias do Sul na metade de dezembro
28/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará a última etapa do projeto Interiorizasul 2018, atendendo o município de Taquara no dia 12 de dezembro, e logo após, nos dias 13 e 14, irá a Caxias do Sul. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais destas regiões os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros. Todos os interessados têm até o dia 10 de dezembro para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Taquara
Data e horário: 12 de dezembro, quarta-feira, das 10h30min às 12h30min e das 14h às 16h
Local: Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
Endereço: Parque do Trabalhador - Rua Nestor Paulo Hartman, s/n

Interiorizasul Caxias do Sul
Data e horário: 13 de dezembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h e dia 14, sexta-feira, das 9h às 13h
Local: Ginásio Vasco da Gama
Endereço: Rua José Soares de Oliveira, 2557 - Bairro Pio X

Interiorizasul



Ginástica Laboral faz 40 anos de existência no Brasil
27/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Em 2018, o Sistema CONFEF/CREFs, em conjunto com a sociedade brasileira, celebram os 40 anos da implantação no país da Ginástica Laboral, uma ferramenta extremamente importante para a manutenção da saúde dos trabalhadores. Tanto em nível mundial, como nacional, a evolução desta atividade esteve intimamente ligada às transformações do mundo do trabalho e às demandas relativas à saúde dos trabalhadores. O novo ritmo de produção imposto pela Revolução Industrial, que implementou linhas de produção em série, através de grandes cadeias de produção seriais, forçaram os operários a realizar diariamente milhares de movimentos repetitivos. Ao mesmo tempo que esse gigantesco desenvolvimento manufatureiro aumentou em muito a eficiência e a produtividade, gerou em contrapartida o crescimento exponencial de novas doenças laborais, como Lesões por Esforço Repetitivos (LER), Distúrbios Osteo-Musculares (DORT), além de acidentes no chão de fábrica. Este quadro preocupante alertou pesquisadores, médicos, empregadores e sindicatos ao redor do mundo para os sérios prejuízos à saúde dos trabalhadores, acarretados pela produção massiva que se estendeu pelas cidades e campos.

O afastamento do trabalho por problemas de saúde ainda é uma realidade crescente no Brasil. De acordo com o Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Dieese compilado a partir de informações do Ministério do Trabalho, em 2015, foram contabilizados 181,6 mil casos de natureza diretamente relacionada ao ambiente profissional – o que representa uma alta de 25% comparado aos dez anos anteriores.

Para elaborar uma resposta aos novos problemas laborais e proporcionar um ambiente mais sadio e seguro aos trabalhadores, fez-se necessário um estudo profundo de cada seção de trabalho, do quadro funcional, dos turnos, das características da organização e dos seus diversos setores. Estava nascendo a Ginástica Laboral, que em seus primórdios era denominada “ginástica de pausa”, implantada na indústria europeia com o objetivo de dar repouso ativo aos operários por alguns períodos durante sua jornada de trabalho. A partir deste momento histórico, a ideia toma força e se dissemina pelo mundo.

No Brasil, o Rio Grande do Sul foi pioneiro oficial na implantação do programa, quando no dia 22 de novembro de 1978, tendo como protagonista a Escola de Educação Física da FEEVALE-RS, efetivou-se o primeiro contrato com uma empresa da região para a implantação de um programa de Ginástica Laboral, baseado em análises biomecânicas e estruturada pelos profissionais de Educação Física da instituição, bem como através de parcerias com o SESI da região. A data virou um marco histórico para a atividade, tanto que em vários estados do país, o dia 22 de novembro é oficialmente considerado o Dia da Ginástica Laboral, referência importante para reforças ao conjunto da sociedade sobre o valor que estes programas têm para a saúde e para a produtividade sustentável.

Como observa o conselheiro do CREF2/RS e Ergonomista do Trabalho, Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), o atual modelo de Ginástica Laboral representa uma importante ferramenta ergonômica e exerce papel fundamental no equilíbrio entre a saúde, produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores envolvidos nos programas. “Utilizar a Ginástica Laboral de forma estratégica, alinhada com ações de ergonomia e segurança ocupacional é um diferencial competitivo em empresas que entendem o passado, trabalham o presente e constroem o futuro”, assegura. Alessandro explica que a atuação do profissional de Educação Física frente a programas de Ginástica Laboral exige conhecimentos em diversas áreas. “Entender o contexto em que as organizações estão inseridas irá atribuir um ganho de competitividade aos profissionais, já que a função exige identificação com o sistema de trabalho das empresas clientes. Também é obrigatório conhecer as cadeias musculares, exercícios de alongamento, relaxamento e fortalecimento muscular. Além disso é preciso entender os componentes da música, a ludicidade, o equilíbrio, a propriocepção e as rotas metabólicas”, enumera.

Alessandro argumenta que a Ginástica Laboral é aplicável onde houver trabalho, pois sempre haverá riscos biomecânicos envolvidos, portanto os programas de GL têm vários ambientes para se desenvolver. Um novo mercado a ser explorado são as zonas agrícolas. “Apesar de ainda não estar muito difundida, a prática de Ginástica Laboral em ambientes rurais pode garantir aos trabalhadores e empregadores os mesmos benefícios encontrados e já mensurados nas empresas, cujas sedes encontram-se em locais urbanizados”.

É o que acontece em Américo Brasiliense (SP), onde cerca de 200 cortadores fazem diariamente Ginástica Laboral antes de começar a trabalhar. O objetivo é prevenir doenças como lesão por esforço repetitivo, que atinge com frequência os cortadores de cana. O projeto foi criado depois de uma norma regulamentadora de 2005 exigir das empresas melhoria nas condições de trabalho e ações de prevenção a acidentes de trabalho. Isso ocorre também nas grandes empresas da cadeia produtiva do frango no Rio Grande do Sul, como a Perdigão, a Doux/Frangosul e a Minuano, que oferecem uma ampla gama de benefícios assistenciais aos seus funcionários, entre eles programas de Ginástica Laboral nas suas linhas de produção.  

De fato, são os resultados quantitativos na melhora da saúde do trabalhador e do consequente aumento da produtividade, advindo do bem-estar proporcionado pelo programa, que tornaram a Ginástica Laboral em uma atividade econômica consolidada no mercado. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL), Cynara Cristina Pereira (CREF 068042-G/SP), o programa está implantado em inúmeras empresas de diversos segmentos por todo o país e cresce na medida em que profissionais de Educação Física tem se especializado para desenvolver os programas, a partir da publicação e da demonstração científica dos indicadores de resultados, e se fortalece quando inovações bem sucedidas são aplicadas nos ambientes corporativos. “Dados científicos informam que o passivo gerado pelas das doenças laborais, os afastamentos e o absenteísmo oneram três vezes mais a empresa que todos os custos somados de produção, aí inclusos matéria-prima, os insumos, os salários e a logística. Portanto, é muito mais inteligente investir em programas de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho”, avalia.

O Rio Grande do Sul, além de ter sido vanguarda na implantação da Ginástica Laboral no país, sedia empresas com sólida cultura de promoção da saúde dos trabalhadores. Um destes exemplos é o Banrisul S/A, cujo programa de Ginástica Laboral, de acordo com a conselheira do CREF2/RS e supervisora de Ginástica Laboral e Fitness do Banrisul Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), foi construído a “quatro mãos”. “Foi em 1999 que se formou uma comissão paritária de saúde, composta de membros representando os empregados indicados pelo Sindicato da categoria e membros representantes da Empresa, dando início a um projeto piloto em algumas agências, que após seis meses já tinha indicativo de expansão às mais de 500 agências do Banrisul”, constata. Cláudia esclarece que o objetivo do programa é a prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos – LER, especificamente os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT e promoção da saúde ocupacional dos empregados da empresa.

Conforme a supervisora, desde a implantação poucas vezes ocorreram interrupções no programa. “Até porque esta atividade faz parte do acordo coletivo selado pelo Sindicato com o Banco". O maior problema, explica Claudia, se dá por conta da morosidade nas licitações públicas, acarretadas pelo formalismo no procedimento. “Importante ressaltar que por ser um programa qualitativo, o banco nunca buscou medidas de resultados em produtividade. A questão maior sempre foi a percepção subjetiva do empregado em relação ao programa. O quanto a prática da Ginástica Laboral colabora para a qualidade de vida no trabalho”, especifica. Os dados levantados entre os participantes pela supervisora demonstraram que 95% destes entendem que quando participam das atividades, sentem-se mais ativos, como menos desconfortos em relação às posturas exigidas no seu posto de trabalho. Também consideram que levantar da cadeira e mobilizar seu corpo e relaxar a mente tem sido o grande ganho com esse programa. “Hoje a média de participação no Banrisul é de 65% dos empregados. No momento, passamos novamente por um processo de licitação pública”, relata a supervisora.

Outro grande referencial para o setor é o Serviço Social da Indústria (SESI), pioneiro na área e grande divulgador da Ginástica laboral no país, constantemente reconhecida pelos serviços prestados em segurança e saúde no trabalho. Premiado com o Marca Brasil no período entre 2006 a 2017, distinção que reconheceu a excelente atuação do SESI em Ginástica Laboral, Medicina Ocupacional e Serviços para Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat), o SESI ainda teve sua Ginástica Laboral eleita por 12 anos consecutivos como o melhor programa de GL do País.

Para o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, a Ginástica Laboral busca atuar como ferramenta de promoção de saúde do trabalhador, interagindo com a política corporativa da empresa. "Nosso objetivo é contribuir para a educação postural e adaptação funcional, além de estimular o exercício físico e o comportamento saudável. Com as ações de promoção da saúde, o Sesi-RS busca contribuir para o bem estar e o aumento da produtividade da indústria. A atividade começou no Brasil, em 1978, em parceria do Sesi gaúcho com a Feevale, com o projeto Ginástica Laboral Compensatória. Hoje atuamos com o Programa Sesi Ginástica na Empresa, em 114 companhias, alcançando cerca de 8.700 trabalhadores no estado", explica. Em todo o país, o SESI Ginástica na Empresa atende diariamente 750 mil trabalhadores de 2,5 mil indústrias.

Tendo em vista a importância da Ginástica Laboral para os trabalhadores e como mercado para os profissionais de Educação Física, o CREF2/RS irá comemorar os 40 anos da implantação da Ginástica Laboral no Brasil realizando na manhã do dia 1º de dezembro o “Workshop Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado”. O evento, com público-alvo nos profissionais e estudantes de Educação Física, inicia às 9h, com a palestra "Como criar e comercializar programas de Ginástica Laboral" ministrada pelo conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). O conselheiro reforçará em sua fala a prerrogativa dos profissionais de Educação Física como protagonistas da Ginástica Laboral, bem como discorrerá como realizar um planejamento sólido para criar e comercializar programas de Ginástica Laboral. A partir das 10h30min, ocorrerá um workshop prático de execícios, com encerramento das atividades previsto para as 12h.

Workshop Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado
Data e horário: 1º de dezembro, sábado, das 9h às 12h
Local: sala 204 da FADERGS
Endereço: av. João Pessoa, 1107, bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS
Inscrições gratuitas e mais informações podem ser obtidas pelo site http://crefrs.org.br/eventos/laboral2018/. As vagas são vagas limitadas, e encerram no dia 29 de novembro, quinta-feira
Contato: 51-3288 0200
Organização: CREF2/RS
Apoio: FADERGS

Ginástica Laboral



Câmara Técnica de Corrida de Rua faz sua última reunião de 2018
26/11/2018
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua, presidida por Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), realizou na sede do CREF2/RS sua reunião última reunião de 2018 no dia 22 de novembro. Estiveram presentes representantes de empresas organizadoras de Trail run, membros das equipes de corrida e o presidente da Federação Gaúcha de Montanhismo, Nelson Brugger (CREF 006884-G/RS). A pauta focou na Cartilha de Cartilha de Trail run, que está sendo finalizada pela Câmara.

Cláudia iniciou a reunião apresentando o primeiro esboço da publicação, explicando os principais objetivos do guia, ressaltando o seu didatismo, bem como rememorou o passo a passo da construção coletiva da obra.Os membros da Câmara e os representantes intervieram com várias sugestões, tais como ilustrações maiores e informações que contemplem tanto aos iniciantes quanto aos atletas que possuem técnica mais avançada. Também foi proposto um tópico que explicasse como escolher as provas para competição. A princípio, o profissional de Educação Física seria a referência, ficando acordado que todas as provas estarão disponíveis no site do CREF2/RS, com o máximo de informações possíveis. Também haverá um texto diferenciando tracking de trail. No quesito de acessibilidade, Uma assessoria se comprometeu a proporcionar caminhadas para pessoas com necessidades especiais, como Parkinsonismo, por exemplo, com a utilização obrigatória de bastões.

Ao final, Nelson Brugger trouxe alguns lemas que fundamentam o esporte, como cada atleta é responsável por sua própria segurança, cuide dos lugares de aventura, traga seu lixo de volta, evite fazer fogueira, deixe as coisas no seu lugar, respeite os animais e as plantas, além das propriedades privadas.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Comissão de Orientação e Fiscalização apresenta números da Gestão 2015/2018
22/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O Estatuto do CREF2/RS prevê a organização de comissões para assessoramento do Conselho. Dentre as principais está a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Formada por profissionais de Educação Física escolhidos pela Plenária, a COF tem o objetivo de orientar a fiscalização do exercício profissional, programar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela Fiscalização e elaborar instruções para o exercício da fiscalização, atendendo aos fundamentos legais pertinentes, entre outros.

A última gestão da COF, que atuou entre os anos de 2015 a 2018, foi presidida pelo atual 2º vice-presidente do CREF2/RS, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS). Ao final deste ciclo, a Comissão está divulgando as principais ações realizadas no período e a contribuição para a sociedade e para os interesses da Educação Física.Entre muitos dados e análises, o estudo destaca as principais ações realizadas pela Comissão, apontadas abaixo:

Instrumentalização da Comissão de Orientação e Fiscalização

Apropriação das atribuições conferidas estatutariamente para a Comissão de Orientação e Fiscalização, que estava sendo realizada pelas áreas de Fiscalização e Jurídico, desonerando os departamentos e permitindo o foco nas ações de fiscalização.

Elaboração dos Pareceres COF

Após um detalhado estudo técnico da legislação, os profissionais de Educação Física, membros da Comissão, elaboram pareceres opinando pelas sanções a serem aplicadas, com a devida ciência e homologação do Plenário do CREF2/RS. Por exemplo, opinam pela orientação direta aos representantes legais das pessoas jurídicas mediante audiências.

Processo Administrativo de Fiscalização

Todo o processo fiscalizatório foi revisado e reorganizado, com a definição de procedimentos padrões e prazos, desde a visita do Agente de Fiscalização e Orientação até a aplicação de penalidades administrativas. Sendo que todas as ações cumprem o que dispõe a legislação sobre o processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

Revisão da Legislação

A COF fez uma revisão completa da legislação que fundamenta os dispositivos da Resolução de Multas do CREF2/RS, adaptando a realidade da área.
- Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Orientação e Fiscalização e Ética Profissional: realizado em Porto Alegre, o evento propôs o alinhamento de procedimentos entre os Conselhos de Educação Física da região sul.

Ciclo de Palestras

Eventos de orientação realizado em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Treinamentos

A COF realizou capacitações dos Agentes de Orientação e Fiscalização e demais funcionários do Conselho acerca das atualizações das legislações em vigor, bem como, sobre os procedimentos adotados nas ações.

Os resultados obtidos ao longo dos 3 anos de trabalho foram positivos. Destacam-se o crescimento de 26,32% no registro de pessoas jurídicas comparado à situação de 2015. Para os membros da Comissão, este número provém da conscientização dos proprietários de estabelecimentos que trabalham com atividade física da importância do registro e da regulamentação das atividades da área.

Em relação ao número de ações de orientação e fiscalização, conforme o relatório, verifica-se que o número de visitas manteve uma média de 2.300 fiscalizações ao ano, sendo que 53% foram visitas de rotina e 47% atuaram no atendimento de denúncias. A COF reforça que 100% das denúncias recebidas pelo Departamento de Fiscalização foram atendidas.

O relatório também coloca que, proporcionalmente ao número de visitas realizadas, houve uma redução de 3% do número de flagrantes de irregularidades durante as ações fiscalizatórias, assim como, aumentou em 7% o número de oportunidades onde foi constatado que os estabelecimentos visitados funcionavam de maneira regular, ou seja, dentro do estabelecido na legislação. Isto denota que as empresas estão mais preocupadas em manter o seu funcionamento de maneira regular, atendendo as exigências legais e incorrendo, cada vez menos, em infrações.

Além disso, houve uma diminuição de 25% dos processos administrativos arquivados por erros ou falta de elementos que garantissem a sua continuidade, o que demonstra o aprimoramento e a eficiência da fiscalização como um todo, desde o preenchimento da documentação até a aplicação de sanção.

O relatório apresentado também serviu de base para o planejamento das ações da próxima gestão da Comissão de Orientação e Fiscalização. Os novos membros foram escolhidos na Plenária de outubro de 2018 do CREF2/RS, sendo que o profissional Alessandro Gamboa foi mantido como presidente da COF e, segundo ele, “a Comissão realizou um trabalho eficiente pautado no ética e na legislação, mas muito ainda há de ser feito em prol dos profissionais e dos estabelecimentos da área da Educação Física, não esquecendo da necessária defesa da sociedade, cumprindo a missão deste Conselho”.

Comissão de Orientação e Fiscalização



CREF2/RS faz recesso de Natal e de Ano Novo
22/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Em razão do Natal e do Ano Novo, o CREF2/RS entrará em recesso de 21 de dezembro, a partir das 13h, até o dia 1º de janeiro. O Conselho retornará às atividades na quarta-feira, dia 2 de janeiro, no seu horário habitual.

Excepcionalmente na sexta-feira, dia 21 de dezembro, o Conselho terá o seu horário de expediente externo modificano, ficando aberto e à disposição dos profissionais de Educação Física das 9h às 13h. O agendamento para atendimento antes e depois do recesso já pode ser feito diretamente pelo Portal de Autoatendimento.

Recesso Natal Ano Novo



DEFOR autua 15 estabelecimentos irregulares na primeira semana de novembro
21/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Os trabalhos do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS prosseguiram na primeira semana de novembro. Os agentes realizaram neste período 46 visitas de fiscalização, ações que resultaram em 15 estabelecimentos autuados por alguma irregularidade. Deste total, nove deles não possuíam registro da empresa e sete funcionavam sem profissional presente no momento da visita. Também foram flagrados sete academias permitindo a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão.

Entre os dias 4 e 9 de novembro, os fiscais autuaram 17 pessoas, dentre elas nove leigos estavam em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Os agentes também constataram que três profissionais atuavam fora da área de formação e infringiam o Código de Ética Profissional, bem como quatro Responsáveis Técnicos descumpriam obrigações inerentes as suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de um diplomado atuando sem registro profissional.

Os municípios visitados durante o período foram Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Rio Pardo, Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Osório, Farroupilha, Flores da Cunha, Casca, Marau e Água Santa. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional organiza o VIII Fórum dos Coordenadores
20/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniram-se na tarde da última sexta-feira, 16 de novembro. O encontro ocorreu por meio de teleconferência, realizada a partir da sede do Conselho devido à atividade docente de parte dos seus membros. O principal assunto da pauta foi a organização do VIII Fórum dos Coordenadores, que ocorrerá no dia 13 de abril de 2019, das 9h às 18h, no município de Torres. O evento acontece concomitantemente ao 45º ENAPEF. Participaram da reunião de planejamento a presidente da Comissão Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), os membros da comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS), além da secretária da Comissão, Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS).

O VIII Fórum terá dois eixos principais que serão objeto de análise dos participantes. Para fomentar a discussão, estão previstas a realização de duas palestras sobre os temas propostos. O primeiro tópico examinará as especialidades profissionais em Educação Física, cursos que o CONFEF já normatizou em sua resolução nº 255/2013, definindo-os como instrumentos relevantes para o aprofundamento dos conhecimentos e das técnicas próprios das várias intervenções profissionais que a Educação Física demanda. Além disto, o Conselho publicou até o presente momento 16 resoluções com especificações para cada curso de pós-graduação requerido. A segunda palestra abordará o futuro da formação profissional no Brasil frente as mudanças aplicadas pelo governo federal na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O debate visa ponderar, analisar e propor soluções aos possíveis impactos destas alterações no desenvolvimento da Educação Física, tanto no campo teórico como na prática profissional no país.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS celebra os 40 anos da implantação da Ginástica Laboral no país promovendo um Workshop
20/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos 40 anos da implantação da Ginástica Laboral no Brasil, o CREF2/RS realizará na manhã do próximo dia 1º de dezembro o “Workshop Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado”. O evento, com público-alvo nos profissionais e estudantes de Educação Física, acontecerá das 9h às 12h, na sala 204 da FADERGS, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas até o dia 29 de novembro e as vagas limitadas. O evento terá carga horária de três horas e serão emitidos certificados online aos participantes.

O evento inicia às 9h, com a palestra "Como criar e comercializar programas de Ginástica Laboral" ministrada pelo conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). O conselheiro reforçará em sua fala a prerrogativa dos profissionais de Educação Física como protagonistas da Ginástica Laboral, bem como discorrerá como realizar um planejamento sólido para criar e comercializar de programas de Ginástica Laboral. A partir das 10h30min, ocorrerá um workshop prático de execícios, com encerramento das atividades previsto para as 12h.

Alessandro é pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios, além de mestre em Reabilitação e Inclusão, com mais de 15 anos de experiência na área da Ginástica Laboral e saúde do trabalhador. Alessandro também é sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias.

Workshop Ginástica Laboral: Os Desafios e Oportunidades do Mercado
Data e horário: 1º de dezembro, sábado, das 9h às 12h
Local: sala 204 da FADERGS
Endereço: av. João Pessoa, 1107, bairro Farroupilha, Porto Alegre/RS
Inscrições gratuitas e mais informações podem ser obtidas pelo site http://crefrs.org.br/eventos/laboral2018/. As vagas são vagas limitadas, e encerram no dia 29 de novembro, quinta-feira
Contato: 51-3288 0200
Organização: CREF2/RS
Apoio: FADERGS

Ginástica Laboral



Interiorizasul atende Lajeado e Santa Maria no início de dezembro
16/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo o município de Lajeado nos dias 3 e 4 de dezembro, e logo após, nos dias 5 e 6, irá a Santa Maria. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região sudeste os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros. Todos os interessados têm até o dia 29 de novembro para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Lajeado
Data e horário: 3 de dezembro, segunda-feira, das 13h às 18h, e dia 4, terça-feira, das 9h às 12h
Local: Complexo Esportivo Univates – Ginásio de Arena Endereço: Sala 104B (Prédio 14) - Av. Alberto Müller, 1315-1349 - Carneiros, Lajeado – RS

Interiorizasul Santa Maria
Data e horário: 5 de dezembro, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18:00, e dia 6, quinta-feira, das 9h às 12h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria Endereço: Sala A104 - Rua Dr. Turi, 2003 – Centro - Santa Maria
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292,7 - S/N - Bairro São José - Sala 14

DEFOR



Profissionais registrados com mais de 65 anos podem solicitar isenção de anuidade
14/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Todos os profissionais, que tenham mais de 65 anos de idade e pelo menos cinco anos ininterruptos de registro no Sistema CONFEF/CREFs, podem solicitar a isenção de pagamento da anuidade. Para efetuar o pedido, basta preencher e entregar o requerimento, disponível para download aqui.

Para que a isenção da anuidade seja deferida, também é necessário que o profissional registrado esteja em dia com os documentos e com as suas obrigações estatutárias, além de não estar cumprindo qualquer sanção disciplinar imposta pelo Sistema CONFEF/CREFs. O prazo para análise da documentação, entregue pessoalmente no CREF2/RS ou recebida pelos Correios, é de 60 dias. Mais informações sobre os casos de isenção de recolhimento de anuidade estão disponíveis nesta página.

Anuidade isenção



CREF2/RS comparece às finais do 38º Jogos Comerciários do SESC-RS
13/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) esteve representando o CREF2/RS na abertura das finais do 38º Jogos Comerciários, realizado pelo SESC-RS, nos dias 10 e 11 de novembro, em Porto Alegre. As disputas foram realizadas nas modalidades atletismo adulto e master (masculino e feminino), canastra (mistro), futebol sete adulto e master (masculino), futebol de campo (masculino), futsal adulto (masculino e feminino) e master (masculino) e voleibol (masculino e feminino), reunindo cerca de 1,1 mil atletas, entre trabalhadores e empresários do comércio gaúcho.

A cerimônia, feita no Ginásio do SESC Protásio Alves, contou também com a presença da medalhista olímpica Maurren Maggi e de demais autoridades. “Os Jogos Comerciários, mais uma vez, está reunindo um número muito grande de participantes, de vários cantos do Estado, com o intuito primordial da promoção da qualidade de vida através do esporte”, avaliou Bavaresco.

Ao todo, a 38ª edição dos Jogos Comerciários teve a participação de atletas de 21 cidades, com as primeiras disputas sendo realizadas ainda no mês de julho. A lista completa dos vencedores pode ser conferida aqui.

SESC eventos



CREF2/RS autua sete estabelecimentos irregulares no final de outubro
09/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram, entre os dias 21 de 27 de outubro, 17 visitas de fiscalização, atendendo totalmente oito denúncias, o que resultou em sete estabelecimentos autuados por uma ou mais infrações. Os fiscais constataram que três estabelecimentos não possuíam registro da empresa e dois funcionavam sem profissional presente no momento da visita. Além disso, outras quatro academias permitiam a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Os agentes também autuaram oito pessoas por inúmeras infrações, sendo flagrados seis leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE, um Responsável Técnico descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de um diplomado atuando sem registro profissional. As cidades visitadas foram Porto Alegre, Caxias do Sul, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha. Qualquer denúncia de irregularidade pode ser encaminhada ao DEFOR pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



CREF2/RS negocia convênio para desconto de combustíveis aos registrados
08/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), o vice-presidente Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) e o procurador jurídico do Conselho, Artur Eduardo Jarzinski Alfaro (OAB/RS 080493), reuniram-se nesta quinta-feira, dia 8, com os representantes da Rede SIM de Postos de Combustíveis João Batista e Cristiane Machado, respectivamente assessor de negócios e gerente Comercial da Rede. O objetivo foi iniciar as tratativas para se firmar um convênio entre o Conselho e a empresa, que quando implementado, poderá proporcionar aos profissionais de Educação Física registrados descontos de combustíveis que podem ir de 3% a 6% no litro da gasolina e do etanol. De acordo com Meurer, a proposta da nova diretoria será sempre buscar benefícios diretos aos registrados, facilitando condições de trabalho e capacitando os profissionais.

A Rede SIM é a maior empresa do ramo no Brasil, e atualmente possui no Rio Grande do Sul 131 postos associados, distribuídos em 49 cidades. Segundo a gerente Comercial Cristiane Machado, o modelo de convênio proposto ao CREF2/RS e deverá ser semelhante ao implantado com a OAB/RS, dado o grande número de registrados verificados em ambos os casos. "Neste sistema, o profissional se cadastra no site do Conselho, autorizando a inclusão no convênio. Para tornar a operação mais segura, cada registrado obterá uma senha a partir do primeiro abastecimento", explicou. Os descontos nos combustíveis giram em torno de 3% e 6% no litro da gasolina ou do etanol, e serão variáveis de cidade a cidade, obedecendo à lógica do mercado e a vários impactos na cadeia produtiva e de distribuição de combustíveis.

Convênios



CREF2/RS e Vigilância Sanitária realizam ação conjunta em Pelotas
01/11/2018
Fonte: CREF2/RS

Ontem, dia 31 de outubro, o CREF2/RS realizou uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária do município de Pelotas, na qual fez uma visita de rotina a um estabelecimento que já havia sido autuado por ambos os órgãos em razão de diversas irregulares ainda neste ano. Os fiscais do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) e os agentes da Vigilância Sanitária constataram que a academia continuava apresentando diversas ameaças físicas à saúde e à segurança, além dos serviços irregulares oferecidos aos seus frequentadores.

Entre os problemas sanitários verificados, além não possuir alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária, a academia apresentava exposição da fiação elétrica, equipamentos enferrujados e severas infiltrações em sua estrutura. A Vigilância deu um prazo de cinco dias para que os proprietários se adéquem às exigências do órgão, caso contrário, o local será interditado. Já os fiscais do DEFOR autuaram o estabelecimento pela falta do registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF2/RS, exercício ilegal da profissão e ausência de profissional de Educação Física orientando as atividades. O Conselho deu um prazo de 10 dias para que a academia se regularize junto ao CREF2/RS.

DEFOR



Interiorizasul atenderá Erechim e Passo Fundo no final de novembro
01/11/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo o município de Erechim em 20 de novembro, e Passo Fundo, nos dias 21 e 22 subsequentes. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região sudeste os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros. Todos os interessados têm até o dia 15 de novembro para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Erechim
Data e horário: 20 de novembro, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h
Local: URI Erechim
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621 - Prédio 3 - Sala 3.13

Interiorizasul Passo Fundo
Data e horário: 21 de novembro, quarta-feira, das 14h às 19h30min, e dia 22, quinta-feira, das 9h às 11h30min
Local: UPF - Universidade de Passo Fundo Faculdade de Educação Física
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292,7 - S/N - Bairro São José - Sala 14

Interiorizasul



Novos conselheiros e Diretoria do CREF2/RS tomam posse
30/10/2018
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizou, ontem à tarde, dia 29 de outubro, a cerimônia de posse dos seus novos conselheiros. O evento, organizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, marcou o início do mandato de seis anos de metade dos membros do Plenário, que foram escolhidos pelos profissionais de Educação Física nas eleições de setembro.

Com a presença de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura, da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e de outros Conselhos Profissionais, os presentes foram conduzidos aos seus cargos pela ex-presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), que também fez o discurso de abertura. Ela salientou o crescimento do CREF2/RS nos últimos anos e os desafios que serão enfrentados para uma maior valorização dos profissionais no futuro.

Os novos membros do Plenário, com os demais conselheiros eleitos, ainda se reuniram para eleger a Diretoria do CREF2/RS para os próximos três anos. Atuando fortemente em nome dos profissionais de Educação Física, a nova gestão assume com o compromisso reabrir o CREF Serra e de criar representações regionais, de buscar a redução dos valores de anuidades, de trabalhar pela diminuição das taxas pagas ao ECAD, de aumentar e qualificar as ações de fiscalização e de proporcionar uma maior participação do Conselho na construção de políticas públicas, lutando também contra os cursos EAD na área.

A nova diretoria do CREF2/RS é composta por:

Presidente: José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, José Edgar foi subsecretário de Esportes do Rio Grande do Sul, diretor técnico da Fundergs e, recentemente, Secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre, de 2010 a 2016.

1º Vice-Presidente: Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Giovanni é pós-graduado em Treinamento Desportivo e diretor da CB Brasil – Saúde Sport e Fitness.

2º Vice-Presidente: Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS)
Graduado pelo IPA e pós-graduado em Ciências da Saúde e em Administração e Marketing Esportivo, Alessandro é sócio-diretor da G2 Sports e consultor de academias.

1º Secretário: Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Graduado em Educação Física e pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho, Claudio é mestre em Pedagogia em Educação Física e pentacampeão mundial de Ginástica Aeróbica. Atualmente é Gestor de Esporte da Prefeitura de Porto Alegre.

2º Secretário: Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS)
Graduado pela UFRGS e doutor em Ciências do Esporte, Eduardo é o atual coordenador do curso de Educação Física da UFPel. Foi professor da Ulbra e presidente do CREF2/RS entre 2010 e 2014.

1º Tesoureiro: Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFRGS, Alessandro é mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA e também pós-graduado em Ergonomia do Trabalho e em Gestão de Pessoas Estratégicas e Negócios. Atualmente é diretor da GPA Soluções em Educação e Saúde Corporativa.

2ª Tesoureira: Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA e pós-graduada em Treinamento Desportivo e em Cinesiologia, Luciane foi coordenadora das academias Bodytech e INEXX. Atualmente é coordenadora técnica da Sogipa e presidente da APEF, desde 2015.

Os demais membros recém-eleitos do CREF2/RS:

Luciane Paz (CREF 003952-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Luciane é pós-graduada em Gestão de Academia. No momento, atua como personal trainer e instrutora de diversas academias, como Espaço Ativo, Academia Alternativa e Academia Moinhos Fitness.

Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é sócio-proprietário da Academia Moinhos Fitness, de Pelotas.

Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)
Graduado em Educação Física pela UCS, Carla é pós-graduada em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e mestre em Reabilitação e Inclusão pelo IPA. É proprietária da Academia Físico Fashion e criadora do programa de exercícios físicos para crianças Serelepe Fit.

Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA e pós-graduado em Ciências do Esporte e em Fisiologia do Exercício, Carlos foi campeão de gaúcho de Ginástica Aeróbica em diversas oportunidades e desde 1998 atua como personal trainer em academias e condomínios.

Rodrigo Campos (CREF 001530-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, Rodrigo é pós-graduado em Ciências do Esporte pela PUCRS. Atua como personal trainer e instrutor de musculação da Academia Bodytech, em Porto Alegre, desde 2006.

Os novos membros suplentes do Conselho são:

Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)
Graduada em Educação Física pela URCAMP, Roberta é pós-graduada em Atividade Física Adaptada e em Administração e Qualidade. Foi proprietária da Atlhética Academia, de Bagé, e desde 2017 é coordenadora técnica das Academias do SESC/RS.

Everton Gomes (CREF 002615-G/RS)
Graduado em Educação Física pela Ulbra Canoas, Everton é pós-graduado em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. É professor e proprietário da Academia Corpo e Forma, de Guaíba.

Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra, Ninon é pós-graduada em Ciências do Esporte e Treinamento Físico pela UFRGS. Foi professora de Educação Física Escolar em diversos municípios e atualmente é sócia-proprietária das academias Pró Fitness.

Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS)
Graduada em Educação Física pelo IPA, Any Mery é professora de ginástica e sócia-proprietária da academia Aerostep, de Porto Alegre.

Eleições conselheiros



Diretor da Confederação Brasileira de Padle visita o CREF2/RS
29/10/2018
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, o diretor da Confederação Brasileira de Paddle (CDPadel), Samir Nassif, visitou a presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) na sede do CREF2/RS. Nassif veio comunicar a intenção da Confederação de firmar parceria com o Conselho para iniciar um trabalho de conscientização junto aos treinadores de Padle do Rio Grande do Sul, incentivando-os a se registrarem no Conselho. Segundo o diretor da CDPadel, a maioria dos treinadores são profissionais de Educação Física, pois a atividade tem se tornado cada vez mais exigente e complexa, o que exige constatante melhoria na qualidade e na robustez da formação dos treinadores.

Padle



CREF2/RS doa livros editados pelo Sistema CONFEF/CREFs à Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul
25/10/2018
Fonte: CREF2/RS

No dia 24 de outubro, a conselheira do CREF2/RS Marcia Rohr da Cruz (CREF 007545-G/RS) realizou a entrega dos livros “Recomendações para Educação Física Escolar” e “Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física”, editados pelo Sistema CONFEF/CREFs, para a Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul. Os livros serão utilizados pelo curso de Educação Física da instituição e ficarão disponíveis para consulta na biblioteca da instituição.

A doação foi feita à coordenadora do Curso Fisioterapeuta, Laura Guerra, que ressaltou que a instituição está aberta para divulgação das ações do Conselho, assim como solicitou o repasse a instituição da produção editorial disponibilizada pelo Conselho, para que contribua na formação dos acadêmicos e com a consolidação do curso na instituição.

O livro “Recomendações para Educação Física Escolar” foi produzido como um instrumento norteador e qualificador para a intervenção do profissional no ambiente escolar, e alerta para as consequências danosas aos alunos da ausência da Educação Física Escolar no currículo escolar. Já a obra Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física” demonstra a prática da Ginástica Laboral como o melhor recurso para reduzir lesões e doenças ostearticulares decorrentes do trabalho, sobretudo no que se refere à melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos trabalhadores.

Doação de livros