Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Acadêmica da Unisinos realiza pesquisa sobre o uso da Anatomia Humana com registrados no CREF2/RS
19/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A acadêmica do curso de Educação Física da Unisinos Jéssica Scherer, sob orientação do professor João Antônio Bonatto Costa (CREF 001834-G/RS) está desenvolvendo uma pesquisa com os profissionais registrados no CREF2/RS para o seu Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo do trabalho é mensurar o impacto dos conhecimentos contidos na Anatomia Humana na formação acadêmica e a sua aplicação nas áreas da saúde, do fitness, do rendimento e da educação. Os interessados em participar devem responder um formulário eletrônico neste link.

Para participar do estudo, o profissional precisará escolher somente uma das áreas de atuação indicadas, mesmo que exerça a sua atividade em mais de um campo de trabalho. As áreas pré-definidas são educação, esporte de rendimento, exercício físico para pessoas em condições específicas de saúde e fitness/estética. As respostas serão coletadas até o dia 29 de março de 2019.

Os dados coletados são confidenciais e serão utilizados somente para fins de pesquisa, sendo mantido o sigilo em relação à identidade do voluntário. O estudo não oferece nenhum tipo de risco ou benefício direto aos participantes. Em caso de dúvida, você pode contatar a acadêmica pelo telefone (51) 99820-1766 ou o seu orientador pelo número (51) 99123-5874.

Pesquisas acadêmicas



CREF2/RS alerta sobre cuidado ao escolher personal trainer
18/03/2019
Fonte: Zero Hora

Assim como os números de obesidade e sedentarismo, cresce também a quantidade de ofertas que prometem uma grande perda de peso em um curto intervalo de tempo. Basta uma simples espiada nas redes sociais para ser exposto a uma enxurrada de fotos e anúncios de treinos e métodos ditos milagrosos. Mas é bom ficar atento: embora não haja uma legislação específica sobre a atuação de profissionais de Educação Física no meio online, é fundamental que ele, além de formado, esteja registrado junto ao CREF2/RS.

Para garantir tanto a qualidade do serviço prestado quanto a segurança dos alunos, só em 2018, o Conselho notificou mais de 500 pessoas por exercício ilegal da profissão. Foram flagrados não só indivíduos que atuam de forma ilegal em meios eletrônicos, mas também aqueles que trabalham de forma irregular em academias e outros estabelecimentos sem o devido registro.

O assessor institucional do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) explica que, depois de autuados, os flagrados em exercício ilegal da profissão de Educação Física são apresentados ao Ministério Público, onde as denúncias são investigadas e podem resultar em multa ou prisão, segundo artigo 47 da Lei de Contravenções Penais brasileira. “As consequências para os profissionais que cometerem falhas técnicas e/ou éticas na prestação dos serviços de condicionamento físico podem ser: advertência, multa, suspensão ou cancelamento de registro profissional”, lista.

O que cuidar na hora de contratar um personal

Cada vez mais populares, os programas de treino online ainda não têm regras definidas pelo CONFEF. O que o Conselho defende é o cuidado com a personalização do atendimento. “A ideia é ter um treinamento individualizado. Esses treinos milagrosos são para vender e não dão conta dessas questões”, alerta o diretor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e 2º secretário do CREF2/RS Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).

Como não há legislação que trate da prescrição de treinos virtuais, Almeida desaconselha essa modalidade e destaca que a responsabilidade por qualquer possível problema enfrentado pelo aluno recai sobre o profissional. “Ele não é impedido de fazer, porém assume a responsabilidade técnica e ética por uma eventual parada cardíaca, respiratória ou lesão muscular pela prescrição sem relatório de anamnese”.

Antes de contratar um personal, fique atento:

Dê preferência aos profissionais que podem atender presencialmente
“Só eles poderão fazer uma avaliação física correta e prescrever um treino condizente com possíveis lesões”, indica Almeida.

Confirme o registro do profissional
Mesmo que tenha diploma, o profissional só poderá atuar de forma regular se estiver com registro em dia junto ao conselho regional. Para verificar isso, basta procurar o nome do profissional nos sites do CONFEF e do CREF2/RS.

Zero Hora personal trainer



Mutirão de Conciliação do CREF2/RS celebra cinquenta acordos extrajudiciais
18/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O Departamento Jurídico do CREF2/RS realizou, durante os dias 14 e 15 de março, um Mutirão de Conciliação na sede do Conselho. A ação teve o intuito de proporcionar aos profissionais registrados, que estão em execução fiscal, uma oportunidade para a regularização dos seus débitos e da sua situação. Durante os dois dias do Mutirão, foram mais de sessenta atendimentos, resultando em 50 acordos. O CREF2/RS já está programando novas edições da ação na capital e no interior do Estado, ainda neste semestre.

De acordo com Matheus Bergmann, assistente do Departamento Jurídico, os Mutirões de Conciliação possibilitam aos profissionais a oportunidade de negociar melhores condições para pagar os seus débitos, pois são oferecidos diversos escalonamentos de parcelamento, além da eliminação dos juros e da multa sobre o período de inadimplência. “Dialogando com os advogados do Departamento Jurídico, eles têm a chance de adequarem a dívida à sua realidade econômica. Além disto, o CREF2/RS sempre considera a vinda dos profissionais ao Conselho uma oportunidade de aproximação, demonstrando com funciona o CREF2/RS e convidando os profissionais para debaterem as questões da profissão e ouvindo as demandas em relação à autarquia”.

Na avaliação de Bergmann, vários profissionais que compareceram ao Mutirão, possivelmente, não teriam condições de saldar a dívida integral, originando uma citação judicial. "Esta situação gera um conflito muito desgastante para ambas as partes. As negociações facilitadas pretendem evitar que as partes cheguem a este extremo".

Mutirão de Conciliação



Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS realiza sua primeira reunião
13/03/2019
Fonte: CREF2/RS

No dia 6 de março, a Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS esteve reunida na sede do Conselho. No encontro, ficou definido como presidente da Comissão o conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS) e como secretária Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS). Também são membros efetivos os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS). A principal pauta da reunião foi a mobilização para as conferências municipais e estadual de saúde.

Segundo o presidente da Comissão, o CREF2/RS irá lançar uma campanha para ressaltar a importância da inserção dos profissionais de Educação Física nas Conferências de Saúde. "É fundamental que estejamos integrados nos projetos e programas de saúde do SUS, bem como nos quadros funcionais das secretarias municipais, estadual e Governo Federal", afirmou Clery. Para reforçar a abrangência da campanha, o CREF2/RS enviou um ofício ao CONFEF para que se some à campanha.

Comissão de Atividade Física e Saúde



Interiorizasul visita Cachoeira do Sul e Santa Maria em abril
13/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo o município de Cachoeira do Sul no dia 1º de abril; e logo após, nos dias 2 e 3, irá a Santa Maria. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região sudeste os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros.

Os interessados de Cachoeira do Sul têm até o dia 25 de março para fazer o agendamento. Já os profissionais de Santa Maria podem pré-agendar até o dia 27 de de março os serviços disponibilizados nas visitas do Interiorizasul. Basta acessar este link.

Interiorizasul Cachoeira do Sul
Data e horário: 1º de abril, segunda-feira, das 14h às 18h
Local: ULBRA
Endereço: Rua Martinho Lutero, 301

Interiorizasul Santa Maria
Data e horário: 2 de abril, terça-feira, das 13h às 18h; e dia 3, quarta-feira, das 9h às 12h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria - Sala A114
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro

Interiorizasul



Atividade física para gestantes é capa da nova edição da CREF2/RS em Revista
08/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 8 de março, traz na capa uma matéria sobre atividade física para gestantes. As grávidas cada vez mais estão procurando fazer exercício e, nesta reportagem, apresentamos os benefícios, os receios, as contraindicações e os principais desafios que os profissionais de Educação Física têm diante deste tipo de público.

Além deste conteúdo, a nova revista também traz o perfil de Ilana Finkelstein (CREF 001557-G/RS), uma das precursoras da hidroginástica no Rio Grande do Sul; uma entrevista com Felipe Raupp (CREF 001673-G/RS), sobre o ensino do surf; e matérias sobre a decisão do TRF-4 que envolve o pilates, sobre os números da fiscalização em 2018 e sobre os eventos realizados pelo CREF2/Rs no final do ano passado, como o workshop de Ginástica Laboral.

Você ainda pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas no Conselho e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail contato@crefrs.org.br.

revista gestantes



Registrados têm 10% desconto em Especialização em Educação Física Gerontológica da PUCRS
08/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto e com a Escola de Ciências da Saúde da universidade, irá promover a segunda edição do Curso de Especialização em Educação Física Gerontológica, a partir de março deste ano. A atividade terá duração total de 360 horas-aula, iniciando no dia 29 com encontros quinzenais, sempre às sextas-feiras (das 17h30 às 22h) e aos sábados (das 8h às 18h30).

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Rafael Baptista (CREF 2625-G/RS), a Especialização já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os profissionais registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

Aberto a participação de graduados, o curso tem o objetivo de qualificar para a atuação profissional com a população idosa, com o devido conhecimento da realidade e com a compreensão das manifestações biológicas da velhice. Durante as aulas, ministradas na apenas na modalidade presencial, os alunos também poderão aprofundar o seu entendimento sobre o envelhecimento e sobre as doenças comuns na terceira idade, bem como sobre os principais métodos de prevenção aos agravos ocasionados à saúde de idosos.

Cursos Convênios



CREF2/RS participa de duas formaturas na Universidade de Caxias do Sul
07/03/2019
Fonte: CREF2/RS

Nos dias 9 e 15 de fevereiro, a conselheira do CREF2/RS Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) participou da formatura de 34 estudantes de Bacharelado e de 21 estudantes de Licenciatura do curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante as cerimônias, que contaram com presença de Ricardo Rech (CREF 006574-G/RS), professor e coordenador dos cursos, foi realizada a entrega da Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos formandos.

Segundo Carla, é dever do CREF2/RS estar presente neste momento tão especial da vida profissional dos recém-formados: "em ambas as solenidades fui muito bem recebida pelos alunos e pude perceber a importância dada à presença do CREF2/RS nestes eventos. Como também sei da obrigação de prestarmos orientação na futura vida profissional dos recém-graduados", comentou.

Formatura



Caxias do Sul sedia 3º Encontro da Corrida nesta segunda-feira
06/03/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, 11 de março, às 19h, ocorrerá em Caxias do Sul o 3º Encontro da Corrida. O evento vai contar com a palestra "Correr com segurança: o bom planejamento faz a diferença", ministrada pelo profissional de Educação Física Lázaro Velasquez (CREF 082308-G/SP).

Com organização da conselheira do CREF2/RS Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS), o 3º Encontro da Corrida será na loja Biostore, localizada no bairro São Pelegrino. A entrada vai ser gratuita, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

3º Encontro da Corrida

Data e horário: segunda-feira, dia 11 de março, às 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul
Informações: (54) 2992-2402
* Inscrições no local e entrada mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que serão doados ao Lar São Francisco.

Corrida de Rua



CREF2/RS realiza Mutirão de Conciliações na sua sede em Porto Alegre
28/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O Departamento Jurídico do CREF2/RS realizará nos dias 14 e 15 de março um Mutirão de Conciliações em Porto Alegre. A ação, que acontecerá na sede do CREF2/RS, tem o intuito de proporcionar aos profissionais registrados que estão em execução fiscal uma oportunidade para a regularização dos seus débitos e da sua situação junto ao Conselho.

Todos os casos serão analisados separadamente pelos advogados do CREF2/RS e os profissionais presentes poderão negociar parcelamentos e descontos diretamente com os representantes do Conselho.

Mutirão de Conciliações
Local: sede do CREF2/RS, Porto Alegre/RS
Endereço: rua Coronel Genuíno, 421 conj. 401
Data: 14 e 15 de março (quinta e sexta-feira)
Horário: 9h às 17h

Mutirão de Conciliações



CREF2/RS fecha no Carnaval e volta a funcionar na Quarta-feira de Cinzas
27/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Nas próximas segunda-feira (04/03) e terça-feira (05/03), o CREF2/RS não terá expediente em razão do feriado de Carnaval. O atendimento externo do Conselho voltará a ser realizado na quarta-feira (06/03), a partir da 13h30min. Para agendar o seu atendimento, clique aqui.

Carnaval



Residência Multiprofissional é uma ótima oportunidade para o profissional de Educação Física
27/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Os bacharéis em Educação Física têm uma excelente oportunidade de aprimoramento através da Residência Multiprofissional em Saúde. A Residência é uma pós-graduação lato sensu (Especialização), voltada para a educação em serviço e destinadas às categorias que integram a área de saúde. Trata-se de um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde.

Os residentes recebem uma bolsa, no valor de no valor de R$ 3.330,43, financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Entretanto, devem ter dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais no período de realização do curso. Para ingressar em uma Residência Multiprofissional e em Saúde, o interessado deve ser aprovado na seleção pública realizada por instituições de ensino superior que oferecem essa modalidade de especialização lato sensu.Cabe frisar que, no caso da Educação Física, apenas bacharéis podem realizar a Residência.

A Residência tem duração de dois anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana. O residente tem direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano, que podem ser fracionadas em dois períodos de 15 (quinze) dias. Os programas de Residência Multiprofissional e em Saúde são desenvolvidos da seguinte forma: 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior). Mais informações no Portal do MEC.

Residência Multiprofissional



Vice-presidente do CREF2/RS discute EaD em reunião do FOCO/RS
27/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), esteve presente na reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul, realizada no dia 26 na sede da OAB/RS. O encontro teve como objetivo principal debater pautas de interesse entre cada profissão representada, tendo como principal assunto o ensino EaD nas faculdades.

De acordo com Giovanni, a possibilidade das instituições de Ensino Superior ofertarem graduação e pós-graduação via Educação a Distância (EaD) sem exigir a oferta de curso equivalente no modo presencial e criarem polos de EaD sem necessidade de vistoria do MEC foram medidas do governo Temer, por meio do decreto 9.057/2017. “A formação na área da saúde não se limita a oferecer conteúdos teóricos. Para além dos conhecimentos requeridos para a atuação profissional, ela exige o desenvolvimento de habilidades e atitudes que não podem ser obtidas por meio da modalidade EaD, sem o contato direto com o ser humano,já que se tratam de componentes da formação que se adquirem nas práticas interrelacionais”, explica. Para o vice-presidente, a aprendizagem mais significativa se realiza nos encontros e no compartilhamento de experiências, e pressupõe convivência, diálogo e acesso a práticas colaborativas, atividades essencialmente presenciais.

Segundo o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, é necessária a fiscalização de cursos. Na mesma linha, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), Eduardo Neubarth Trindade, afirmou: “Precisamos ter cuidado com o ensino a distância. Os profissionais que saem das faculdades precisam ter a prática, além de conhecer a realidade da profissão”. A coordenadora da Câmara de Educação, Silvia Salcedo, lembrou: “O EaD é uma realidade muito forte no Rio Grande no Sul. No entanto, há diversas instituições de ensino que não tem condições de ofertarem cursos dessa maneira”, criticou.

Foto: Sergio Trentini- OAB/RS

FOCO RS



CREF2/RS se reúne com titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte da capital
26/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), e seu 1º secretário, Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), reuniram-se ontem, dia 25, com a secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre (SMDSE), Nádia Gerhard. Durante o encontro, foi discutida a situação dos professores cedidos em 2010 à SMDSE pela Secretaria Municipal de Educação, e que foram convocados para que retornem às escolas da rede municipal de ensino. Também foi colocado em pauta a reativação dos projetos sociais envolvendo atividades físicas bem como a parceria entre as associações de frequentadores e os aparelhos esportivos da Prefeitura, visando uma melhor conservação destes locais.

Segundo Meurer, sempre houve demanda para esportes na cidade. Mas partir de 2010, iniciou-se um incremento na busca da população por atividades física em Porto Alegre, que já estavam em uma curva ascendente. Por outro lado, o quadro funcional da Secretaria de Esportes era insuficiente para esta suprir esta procura. Devido a este gargalo, houve um acordo entre os secretários de Esporte e da Educação para que cedesse alguns professores aprovados em um concurso aberto da SME à pasta dos Esportes.

Ao longo do tempo, conforme as possibilidades, foram cedidos 32 professores, ao mesmo tempo que se chamavam alguns extras para atender a área do esporte. "E eles estavam atendendo com louvor a grande carência que a cidade enfrenta em relação às atividades esportivas. Quando o atual governo assumiu, houve um acordo entre prefeito, secretários e funcionários, no qual devolveu à pasta original 14 professores. Na SMDSE permaneceram apenas 18 professores além dos professores da SME para atender todos os equipamentos esportivos da prefeitura, como Ginásio Tesourinha, Parque Marinha do Brasil, CECOPAM e tantos outros", explicou Meurer. O secretário Claudio Franzen complementou que uma das bandeiras do CREF2/RS é que profissionais de Educação Física ocupem os postos estratégicos vinculados às políticas esportivas tanto no estado como no município.

Segundo a secretária Nádia, os professores cedidos estão exercendo sua atividades e prestando um serviço essencial à sociedade com seus serviços "Mas esta questão agora está centralizada no prefeito Marchezan Jr". Nádia prometeu envidar esforços junto ao prefeito para o retorno dos professores para atuarem com esporte, recreação e lazer na SMDSE.

O presidente do CREF2/RS também lembrou à secretária da importância de se manter parcerias com as associações de frequentadores dos equipamentos esportivos da Prefeitura, pois elas seriam as principais mantenedoras destes locais. Meurer lembrou o episódio do destalhamento e inundação do Ginásio Tesourinha, e revelou que grande parte da recuperação do equipamento foi realizado graças à associação dos frequentadores do ginásio. Nádia explicou que uma decisão da Procuradoria-Geral do Município (PGM) inviabilizou as parcerias, impedindo que a secretaria receba dinheiro destas associações.

O último assunto a ser tratado foi a a reativação dos projetos sociais envolvendo atividades físicas. Estabeleceu-se um consenso entre os participantes que há uma grande carência na área, e o CREF2/RS se disponibilizou a auxiliar no retorno destas atividades tão importantes para as populações carentes e vulneráveis.

SMDSE



CREF2/RS participa da formatura na Universidade La Salle-Canoas
25/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, a conselheira do CREF2/RS, Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), participou da formatura do curso de Educação Física da Universidade La Salle-Canoas. Na cerimônia, que contou com a presença de 34 recém-graduados dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado, foi realizada a entrega da Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos formandos.

De acordo com o Coordenador do Curso de Educação Física da UNILASALLE- Canoas, José Rogério Vidal, a presença do Conselho na cerimônia significa reconhecimento e valorização dos formandos e da instituição de ensino. Constatação da excelência de nosso curso e valorização da profissão, pois um profissional deve ter consciência de suas responsabilidades para com a sociedade. E o Conselho representa institucionalmente isso. Nosso curso sempre será parceiro na busca da valorização de nossa profissão".

Formatura



Liga Gaúcha de Trail e CREF2/RS lançam Campeonato Gaúcho de Trail Running
22/02/2019
Fonte: Revista Trail Running/Wanderson Nascimento

O dia 20 de fevereiro de 2019 marca mais um importante capítulo para o trail running brasileiro. Com a homologação da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul – FAERGS, afiliada da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt, e com a liderança da Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, foi lançado o Campeonato Gaúcho de Trail Running.

Idealizado a partir da união de organizadores de provas trail running no Estado, com ampla participação de atletas, técnicos e pessoas ligadas ao esporte, o campeonato passa a ser a competição oficial do estado, que será disputada em seis etapas, com diferentes percursos e distâncias.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, Émerson Ramos Corrales, que representou a Raiz Trail, juntamente com a Audax Trail Tour e as FACCAT Trail Run, para formatar o regulamento, o campeonato começou a ser planejado desde o ano passado, quando a Câmara Técnica do CREF2/RS realizou reuniões mensais para organizar o esporte no Rio Grande do Sul e, por meio da união da grande maioria dos organizadores de eventos trail do estado, criou-se a Liga Gaúcha de Trail running. Esses entes, ainda incentivados por assessorias e grupos de corridas, decidiram estreitar os laços com a FAERGS, único órgão que tem propriedade para chancelar um campeonato da modalidade no estado.

Dessa forma, da iniciativa Liga Gaúcha de Trail running e dos seguintes organizadores de eventos de trail: Audax Eventos Esportivos, Corrida de Sexta Eventos Esportivos, Faculdades Integradas de Taquara, J Machado Eventos Esportivos , Raiz Trail Promotora e Produtora de Eventos Esportivos, e TH2 Gramado Eventos, com o apoio do CREF/2 RS e autorizado pela FAERGS, foi lançado o 1º Campeonato Gaúcho de Trail running.

"As provas possuirão o PERMIT da FAERGS e terão a validação da International Trail Running Association (ITRA) em todos os percursos do campeonato. As provas serão disputadas de forma individual, em que o objetivo é concluir o(s) trajeto(s) no menor tempo possível e dentro do limite máximo estipulado por cada etapa. As competições possuem características de autossuficiência ou semi-suficiência para os atletas, de acordo com o regulamento específico de cada etapa", declara.

Émerson vê a iniciativa como promissora para o futuro da modalidade, podendo ser o embrião e o ponto de partida para diversos outros campeonatos estaduais. "Sabemos que o pessoal do nordeste também está em franca organização para isso. E quem sabe se possuirmos campeonatos estaduais reconhecidos por suas federações, possamos em um futuro ter o campeonato brasileiro de trail running. Entendemos que a divulgação e realização do campeonato tem potencial para atrair público de todos os esportes e todas as idades, fazendo com que o trail running seja conhecido, se consolide, cresça e assuma papel de protagonista no universo dos esportes outdoor no país", destaca.

Ele reafirma também a importância da organização e regulamentação para se criar um campeonato desse tipo. "O surgimento de novos circuitos e a entrada de novos organizadores ainda carecem de certa regulação pelos órgãos gestores do esporte no país, para que exista uma convivência harmoniosa entre organizadores, assessorias, grupos e atletas, mas cremos que o trail running nacional caminha nesse sentido. Da nossa parte, ao solicitar a autorização da FAERGS para a realização do CGTR, antes de qualquer objetivo, buscamos focar nossos esforços em apresentar, para o público que busca se desafiar em provas de trail running, um produto regular e chancelado pelos órgãos responsáveis pela gestão no nosso estado e no país", conclui.

O 1º CAMPEONATO GAÚCHO DE TRAIL RUNNING será dividido nas seguintes categorias, para ambos os sexos:
Curto: Até 9km
Médio: Entre 10km e 20km
Longo: Entre 21km e 42km
Ultra: Acima de 43km
Para mais informações e consulta do regulamento, acesse o site oficial do evento: cgtrail2019.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning é lançado hoje em Sapiranga
20/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, será lançado oficialmente o 1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning – CGTR. O evento ocorre às 20h, na Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga. O projeto que resultou no Campeonato foi estudado e maturado por mais de um ano em reuniões mensais realizadas pela Câmara de Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS, e obteve a validação da Federação de Atletismo do Rio Grande do Sul (FAERGS).

O início das reuniões temáticas sobre o Trail Run pela Câmara foi uma ação que levou a uma maior aproximação com organizadores de eventos, bem como com os profissionais de Educação Física envolvidos com a modalidade da corrida. Com isso, o CREF2/RS passou a ser um elo importante entre atletas/alunos, professores e organizadores de eventos desse esporte. “Uma das conquistas mais importantes da Câmara Técnica foi a conscientização sobre a necessidade de haver um responsável técnico graduado em Educação Física nos eventos, bem como o comprometimento de assessorias de grupos de corrida de contarem com profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS”, afirmou Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), que presidiu todo o processo.

Entre os objetivos do 1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning, está a homologação oficial desse evento juntos à FAERGS, estimular a sociedade para a prática de exercícios físicos em ambientes junto à natureza, com respeito ao meio ambiente, valorizar os profissionais de Educação Física formados aqui no estado, aproximar o CREF2/RS dos seus registrados, já que os eventos acontecem em todo o Estado e não apenas em Porto Alegre, além de acompanhar de perto as atividades realizadas e a segurança na organização dos eventos.

1º Campeonato Gaúcho de TrailRunning – CGTR
Data: quarta-feira, dia 20 de fevereiro, às 20h
Local: Secretaria Municipal de Educação
Endereço: rua Padre Reus, 263, município de Sapiranga

Trail Running



CREF2/RS participa de formatura na Faculdade Sogipa
19/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro, a Conselheira do CREF2/RS Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), participou da formatura do curso de bacharelado na Faculdade Sogipa (FACSOGIPA). A cerimônia contou com a presença de 33 recém-graduados, tendo sido feita a entrega da Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos formandos.

Um dos destaques da formatura foi a formatura em bacharelado do provisionado em Judô Roberson Silva dos Passos (CREF 16304-G/RS). Após a cerimônia, a Cédula de Identidade Profissional foi entregue ao profissional de Educação Física pela Conselheira Débora Rios Garcia. Apesar de já possuir o registro de provisionado junto ao CREF2/RS, Roberson optou por cursar a faculdade de Educação Física por achar necessário agregar conhecimento científico a grande experiência prática adquirida no esporte desde 1992.

De acordo com a Conselheira e presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional Débora Garcia, a presença do Conselho nas formaturas busca a aproximação com recém-formandos, esclarecendo o papel do CREF2/RS na defesa dos interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelo profissional de Educação Física.

Formatura



CREF2/RS fecha uma academia e autua 10 estabelecimentos irregulares
18/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 40 visitas de fiscalização, que resultaram no fechamento de uma academia irregular em Passo Fundo. Não havia nenhum profissional para assumir as atividades no local. Os fiscais também atenderam seis denúncias e autuaram 10 estabelecimentos irregulares.

Neste período, foram flagrados seis estabelecimentos sem registro de empresa e um funcionando sem profissional presente no momento da visita. Além destes casos, os fiscais apuraram a presença de leigos em exercício ilegal da profissão em duas academias, um Responsável Técnico descumprindo obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional, além de um diplomado atuando sem registro profissional.

As cidades visitadas foram Passo Fundo, Torres, Capão da Canoa, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link

DEFOR



Interiorizasul 2019 estreia visitando Camaquã em março
14/02/2019
Fonte: CREF2/RS

A equipe do CREF2/RS já está pronta para dar a largada, no dia 12 de março, ao Projeto Interiorizasul 2019, que terá como sua primeira visita o município de Camaquã. A sede volante do CREF2/RS volta à estrada para oferecer novamente aos profissionais do interior do estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também efetuar novos registros.

Todos os interessados têm até o dia 10 de março para fazer o agendamento destes e de outros serviços também disponibilizados nas visitas do Interiorizasul.

Interiorizasul Camaquã
Data e horário: 12 de março, terça-feira, das 10h30min às 12h e das 13h30min às 16h
Local: FUNDASUL – Sala dos Professores
Endereço: Av. Cônego Luiz Walter Hanquet, 151 – Bairro Jardim

Interiorizasul 2019



CREF2/RS participa de formatura na IDEAU de Getúlio Vargas
12/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 8 de fevereiro, o assessor institucional do CREF2/RS, Gilson Cipriano Bornes (CREF 003100-G/RS), esteve em Getúlio Vargas participando da formatura do curso de licenciatura na faculdade de Educação Física do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU). A cerimônia contou com a presença de 10 recém-graduados, além do coordenador Adriel Scolarie e familiares. Segundo o assessor do Conselho, na visita ocorreu uma aproximação institucional com a IDEAU, com o intuito de que CREF2/RS venha a ter uma maior inserção junto aos registrados na região Norte do estado.

Formatura



CREF2/RS alerta que os prazos para pagamento da Anuidade 2019 são inalteráveis
07/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O Departamento Financeiro do CREF2/RS ressalta que os valores e prazos para pagamento da Anuidade 2019 não são passíveis de alteração, adiamento ou atrasos, pois são normatizados pelas Resoluções nº 150, 151 e 152 de 2018, todas disponibilizadas neste link. A Resolução é uma normativa legal emitida pelo CREF2/RS, com a finalidade de disciplinar matéria de sua competência específica.

Entretanto, os registrados ainda podem realizar o pagamento com desconto parcelado em duas vezes (28/02 e 29/03), ou em pagamento único (até 29/03). Nestas opções, o boleto deve ser retirado diretamente no Portal do Autoatendimento do site do Conselho.

Anuidade 2019



2º Encontro da Corrida em Caxias do Sul debate a 15ª TTT
06/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta terça-feira, dia 12 de fevereiro, ocorrerá em Caxias do Sul o 2º Encontro da Corrida, onde será formada uma mesa redonda composta por participantes da 15ª TTT – Travessia Torres Tramandaí. O objetivo será analisar e debater os aspectos da travessia, realizada no dia 26 de janeiro, e considerada a corrida de revezamento mais disputada do estado. Os mediadores do evento serão a conselheira do CREF2/RS Carla Pretto Tartararotti (CREF 006564-G/RS), Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS) e Lázaro Velasquez (CREF 082308-G/SP). O encontro, previsto para iniciar às 19h, acontecerá na loja Biostore, na Rua Feijó Jr., 953, bairro São Pelegrino.

Nesta última edição da TTT, houve a participação de mais de três mil corredores e, além de voltar para o antigo formato, houve a inclusão do trote, uma corrida leve que partiu do farol de Capão da Canoa até a plataforma de Atlântida, com parada em Capão da Canoa. Conforme a comissão organizadora, a maioria dos corredores completou a TTT em torno das 16h. Também ocorreu a distribuição de kits especiais para os inscritos na modalidade Solo – onde os corredores fazem sozinhos, sem parar, os 82 km da corrida.

2º Encontro da Corrida
Mesa redonda com participantes da 15ª TTT – Travessia Torres Tramandaí
Data e horário: terça-feira, dia 12 de fevereiro, a partir das 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – Bairro São Pelegrino
Informações: (54) 2992-2402
Entrada gratuita e inscrições no local

2º Encontro da Corrida



Vice-presidente e procurador jurídico do CREF2/RS visitam CONFEF e CREF1
06/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), e o procurador jurídico do Conselho, Artur Eduardo Jarzinski Alfaro (OAB/RS 080493), visitaram no dia 28 de janeiro o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e a sede do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1), que atua nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Conselho da 1ª Região, houve troca de experiências entre as autarquias, na qual os representantes do CREF2/RS tiveram a oportunidade de estudar os métodos de gestão administrativa e a metodologia aplicada na fiscalização do CREF1. No Conselho Federal, Bavaresco e Alfaro analisaram os detalhes do sistema de parcelamento de anuidades feito por meio de cartão de crédito, procedimento que já foi aprovado para ser implementado no CREF2/RS em breve.

Na ocasião, foram debatidas sugestões de alterações estatutárias com a diretoria do CONFEF, bem como a atuação do Sistema CONFEF/CREFs junto à Casa Civil e ao Congresso Nacional, com o propósito de acompanhar os vários projetos de lei que estão na pauta para serem votados e que envolvem tanto a profissão de Educação Física como a saúde da população. O conteúdo dos PLs varia, tanto beneficiando a profissão e a saúde da população, mas também retirando direitos, contingenciando verbas relativas à atividade física e aos esportes, assim como incentivando a criação de cursos EAD na formação integral de profissionais da saúde, proposta que já é repudiada pelas 14 categorias profissionais de saúde de nível superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Saúde(CNS).

Sistema CONFEF CREFs



CREF2/RS realiza Mutirão de Conciliações em Caxias do Sul
04/02/2019
Fonte: CREF2/RS

O Departamento Jurídico do CREF2/RS realizará no dia 12 de fevereiro um Mutirão de Conciliações em Caxias do Sul. A ação, que acontecerá na Universidade de Caxias de Sul (UCS), tem o intuito de proporcionar aos profissionais registrados que estão em execução fiscal uma oportunidade para a regularização dos seus débitos e da sua situação junto ao Conselho.

Todos os casos serão analisados separadamente pelos advogados do CREF2/RS e os profissionais presentes poderão negociar parcelamentos e descontos diretamente com os representantes do Conselho.

Mutirão de Conciliações
Local: Universidade de Caxias de Sul - UCS - sala 401, Bloco 70
Endereço: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130
Data: terça-feira, 12 de fevereiro
Horário: 9h às 18h

Mutirão de Conciliações



CREF2/RS fecha uma academia irregular e autua seis estabelecimentos
01/02/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 13 e 19 de janeiro, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 23 visitas de fiscalização, que resultaram no fechamento de uma academia irregular em Porto Alegre. Não havia nenhum profissional para assumir as atividades no local. Os fiscais também atenderam 12 denúncias e autuaram seis estabelecimentos irregulares.

Neste período, foram flagrados dois estabelecimentos sem registro de empresa e outros três funcionando sem profissional presente no momento da visita. Além destes casos, os fiscais apuraram a presença de leigos em exercício ilegal da profissão em duas academias. A ação ainda autuou dois leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, três diplomados atuando sem registro profissional, além de um Responsável Técnico descumprindo as obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional.

Internamente, o DEFOR protocolou 14 denúncias encaminhadas à Comissão de Ética Profissional – DCE e cinco Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS), abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



CREF2/RS autua cinco estabelecimentos irregulares no início de janeiro
30/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 1º e 12 de janeiro de 2019, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 29 visitas de fiscalização, atendendo denúncias e autuando cinco estabelecimentos irregulares em Porto Alegre, São Gabriel e Caçapava do Sul. Neste período, os fiscais flagraram quatro estabelecimentos sem registro de empresa e outros quatro funcionando sem profissional presente no momento da visita. Também ficou constatado o descumprimento do Termo de Cooperação firmado por uma academia com o Conselho. O estabelecimento empregava leigos em exercício ilegal da profissão.

Os agentes fiscais ainda autuaram dois leigos em exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, além de um Responsável Técnico descumprindo as obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional.

Internamente, o DEFOR protocolou 51 novas denúncias recebidas por meio do formulário no site do Conselho (link abaixo), além de notificar 21 empresas e pessoas por não se regularizaram ou se justificarem após o vencimento do prazo das suas autuações. Também foram encaminhadas 38 novas denúncias à Comissão de Ética Profissional – DCE, bem como ocorreu a instalação de sete Processos Administrativos de Fiscalização – PAD FIS, relativos a empresas que reincidiram em infrações gravíssimas.

Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Banrisul adquire serviços de Ginástica Laboral por meio de pregão eletrônico
29/01/2019
Fonte: Banrisul

A Unidade de Licitações e Compras do Banrisul irá realizar uma licitação para aquisição de serviços de Ginástica Laboral em suas agências e na Direção Geral do Banco. A modalidade será Pregão Eletrônico, sob o número 0000090/2019, e o tipo Menor Preço. A data de abertura será às 9h do dia 11 de fevereiro de 2019.

Poderão participar da licitação os interessados que estejam credenciados junto à Seção de Cadastro da CELIC – Central de Licitações do Estado e que atenderem a todas as exigências constantes no edital e seus anexos, sendo que o não atendimento de qualquer das condições implicará a inabilitação do licitante ou a desclassificação de sua proposta.

O licitante, para participar do certame, deverá declarar o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação. O não atendimento ao presente item ensejará a desclassificação da proposta no sistema, com automático impedimento da participação na disputa. Não será permitida a participação de empresas em consórcio.

Informações completas no site http://www.pregaobanrisul.com.br.

Ginástica Laboral



CREF2/RS realiza nova entrega da campanha Natal Sem Fome
28/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS prosseguiu, na tarde desta segunda-feira, dia 28 de janeiro, a entrega das doações recolhidas durante a campanha Natal Sem Fome. Nesta etapa, parte dos alimentos foi destinada a ex-moradora de rua Teresa Cristina Araújo, que vive no bairro Parque Índio Jari, na periferia de Viamão, cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Teresa, após sair da condição de rua, passou a morar em um barraco de madeira sem banheiro, água encanada nem energia elétrica. Graças a oportunidade ofertada por um projeto social comandado por outro ex-morador de rua, aliado ao fato de ser muito estimada na comunidade, ela recebeu doações dos materiais de construção, além de angariar o trabalho voluntário de pedreiros e pintores, que construíram em regime de mutirão uma nova casa de alvenaria. A partir deste momento, Teresa adotou uma criança abandonada.

NATAL SEM FOME



Prazo para pagamento da Anuidade 2019 com desconto máximo encerra dia 31 de janeiro
25/01/2019
Fonte: CREF2/RS

As primeiras opções de descontos oferecidos pelo CREF2/RS para pagamento da Anuidade 2019, tanto para Pessoa Física como Jurídica, vencem no dia 31 de janeiro. Confira os valores e também outras possibilidades de descontos e prazos disponibilizadas pelo Conselho aqui.

O boleto foi enviado pelo Correio ou pode ser retirado através do Autoatendimento do site. Quem utiliza o sistema Débito Direto Autorizado (DDA) bancário ainda pode pagar a Anuidade 2019 diretamente por meio deste serviço. Mais informações sobre como funciona o DDA estão disponíveis aqui.

ANUIDADE



CREF2/RS comparece em inauguração de academia em Porto Alegre
24/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) compareceu à inauguração da nova unidade da academia Bodytech em Porto Alegre, na última terça-feira, dia 22 de janeiro, no Shopping Iguatemi. Ele foi recebido por um dos sócios da operação no Rio Grande do Sul, Luiz Flaviano Feijó.

No evento, Bavaresco também conversou com os profissionais de Educação Física presentes, salientando as atividades desempenhadas pelo Conselho e ouvindo sugestões de ações que podem ser feitas no futuro, com o intuito de fortalecer o mercado fitness e valorizar a profissão.

academias Porto Alegre



Fiscalização divulga números de 2018
23/01/2019
Fonte: CREF2/RS

A intensa movimentação dos agentes fiscais do CREF2/RS, durante todo o ano de 2018, resultou em mais algumas marcas expressivas para o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR). O número de academias fechadas, que chegou a 63 estabelecimentos em todo o Estado, impossibilitou o funcionamento de empresas irregulares, que estavam atendendo o público sem registro no Conselho e sem contar com um profissional devidamente habilitado ministrando as atividades nesses locais.

Com cerca de 175 visitas realizadas por mês, a Fiscalização contou ainda com a parceria do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2), do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito5), do Procon-RS, da Polícia Civil, da Vigilância Sanitária e do Ministério Público em diversas ações. O trabalho conjunto, feito em estabelecimentos da Região Metropolitana de Porto Alegre e também do interior, serviu para verificar o funcionamento de empresas e para orientar o correto atendimento ao público.

No ano passado, o DEFOR atendeu cerca de 730 denúncias e autuou mais de 470 pessoas, sendo 217 por exercício ilegal da profissão e 64 diplomados por estarem fora da sua área de atuação – Licenciados desempenhando as funções de Bacharéis. 107 multas foram aplicadas, 137 Processos Administrativos de Fiscalização foram abertos e outros 27 processos foram encaminhados ao Ministério Público.

Para a coordenadora do Departamento, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), todo o esforço do Conselho em inibir os maus profissionais têm sido de grande importância para a Educação Física no Rio Grande do Sul. “Os roteiros de fiscalização nos desafiam cotidianamente. Apesar das dificuldades, contabilizamos muitos avanços em 2018, coibindo irregularidades e dando agilidade às punições das empresas que não oferecem serviços adequados à sociedade”, comenta.

Números DEFOR 2018:

Visitas de fiscalização: 2087
Denúncias atendidas: 736
Autuação por exercício ilegal: 217
Autuação de empresa sem profissional presente: 296
Autuação de RT descumprindo funções: 130
Autuação de profissional fora da área: 64
Processos encaminhados para Ação Civil Pública: 27
Multas aplicadas: 107
Notificações: 604
Processos Administrativos de Fiscalização abertos: 137
Termos de Cooperação assinados: 63

Fiscalização DEFOR



CREF2/RS participa do Arrastão da Fiscalização no Litoral gaúcho
18/01/2019
Fonte: CREF2/RS/Assessoria de Comunicação do CRMV-RS

Agentes fiscais das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia, Educação Física, Nutrição, Medicina, Biologia, Farmácia, Fonoaudiologia, Administração e Engenharia realizaram uma série de ações no Litoral gaúcho nesta semana, do dia 15 ao dia 17, para verificar a situação de estabelecimentos da área de saúde. O Arrastão de Fiscalização, como foi denominada a atividade, é uma iniciativa do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com foco na saúde única, que compreende as áreas humana, animal e ambiental.

Os fiscais percorrem municípios do Litoral Norte e Sul para garantir o cumprimento das normas que garantem o bom funcionamento e atendimento em hospitais, clínicas veterinárias, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratórios e prefeituras e constataram uma série de irregularidades. O objetivo é fiscalizar o exercício regular das profissões e se a estrutura e serviços oferecidos condizem com as exigências previstas em lei, garantindo que a sociedade tenha acesso a serviços de qualidade.

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS visitou órgãos públicos e estabelecimentos privados que oferecem algum tipo de atividade privativa do profissional de Educação Física. O objetivo foi reprimir profissionais sem registro ou o exercício ilegal da profissão. Durante a ação, foram fiscalizados um hospital em Tramandaí e outro em Torres, sem nenhuma intercorrência constatada. Também foram vistoriadas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas em Torres e Capão das Canoa, bem como as prefeituras responsáveis pelas Unidades. Em uma das UPAs, era oferecido serviço de caminhada e alongamento para terceira idade, porém sem acompanhamento de profissional de Educação Física devidamente habilitado. Também foram flagrados profissionais sem registro atuando em dois municípios. Ao todo, foram sete estabelecimentos fiscalizados, entre hospitais, pronto atendimento e prefeituras.
Foto: Fórum-RS

Arrastão de Fiscalização



CREF2/RS finaliza 2018 fiscalizando quatro municípios
16/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 16 a 22 de dezembro de 2018, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, visitaram quatro municípios, nas mais variadas regiões do Estado. Nesta ação, eles atenderam três denúncias e autuaram um estabelecimento por não possuir registro da empresa, além de ter em seu quadro funcional um profissional atuando com seu registro baixado/suspenso.

Em seu trabalho interno, o DEFOR protocolou 10 novas denúncias através do site do CREF2/RS. O Departamento também registrou 10 justificativas e recursos, além de encaminhar três denúncias à Comissão de Ética Profissional – DCE . Também foram abertos dois Processos Administrativos de Fiscalização – PAD FIS para empresas reincidentes em infrações gravíssima.

Neste período, os agentes do CREF2/RS estiveram nas cidades de Porto Alegre, Caçapava do Sul, Bento Gonçalves e Estância Velha. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



CREF2/RS participa da formatura da Univates
14/01/2019
Fonte: CREF2/RS

No último sábado, dia 12 de janeiro, o vice-presidente do CREF2/RS Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) esteve em Lajeado participando da formatura do curso de Educação Física da Universidade Vale do Taquari (Univates). Na cerimônia, que contou com a presença de 25 recém-graduados nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado, foi feita a entrega da Cédula de Identidade Profissional (CIP) aos formandos.

De acordo com Bavaresco, que aparece na foto ao lado de Leonardo Rosa (CREF 006576-G/RS), coordenador do curso de Educação Física da Univates, a presença do Conselho deu um caráter institucional complementar à solenidade.

O Departamento de Registro do CREF2/RS, durante a última semana, se deslocou à universidade para realizar a coleta das digitais para as CIP’s. Todas as Comissões de Formatura e as Instituições de Ensino Superior podem solicitar a presença do CREF2/RS nas suas cerimônias de colação de grau, desde que a solicitação seja feita com 30 dias de antecedência ao evento e realizada com a presença de, no mínimo, cinco formandos.

Mais informações sobre o procedimento de entrega da CIP nas formaturas estão disponíveis na Portaria 2016/000352.

Formatura Univates



Travessia Torres Tramandaí é tema de evento em Caxias do Sul nesta quarta-feira
14/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, irá ocorrer, em Caxias do Sul, o evento 1º Encontro da Corrida, com o tema “Travessia Torres Tramandaí: corrida ou gincana?”. O evento, previsto para iniciar às 19h, vai contar com uma palestra com Zelfino Nadin (CREF 004846-G/RS).

Com pós-graduação em gestão empreendedora e em marketing, Nadin e técnico de atletismo e já participou de cursos e seminários relacionados à Gestão de Pessoas pela Eberle e pela Fundação Marcopolo, onde foi também Diretor da Rústica e chefe das delegações esportivas, no âmbito estadual, nacional e internacional.

O 1º Encontro da Corrida será na Biostore, localizada no bairro São Pelegrino, com entrada gratuita para todos os interessados. As inscrições poderão ser feitas diretamente no local.

1º Encontro da Corrida
Com a palestra “Travessia Torres Tramandaí: corrida ou gincana?”, ministrada por Zelfino Nardin (CREF 004846-G/RS)
Data e horário: 16 de janeiro, quarta-feira, a partir das 19h
Local: Biostore
Endereço: Rua Feijó Jr., 953 – Bairro São Pelegrino
Informações: (54) 2992-2402
Entrada gratuita e inscrições no local

eventos corrida de rua caxias



CREF2/RS firma parceria para fazer trabalho social em Viamão
11/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 10 de janeiro, os vereadores do município de Viamão Guto Lopes, Rodrigo Pox e o assessor do vereador Adão Pretto Filho, Guto Rocha, visitaram o presidente do CREF2/RS, José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). O objetivo do encontro foi firmar uma parceria com o Conselho, a fim de implementar trabalhos sociais em áreas de vulnerabilidade social daquela cidade. O projeto não tem caráter partidário e será totalmente voluntário.

Segundo Meurer, a primeira ação a ser desenvolvida será a entrega de parte das doações recolhidas durante a campanha Natal Sem Fome, realizado pelo Conselho. Em um segundo momento, o CREF2/RS convocará profissionais de Educação Física voluntários para desenvolver atividades físicas com crianças em situação de rua.

"A construção de uma nova perspectiva para crianças e adolescentes que vivem na rua é vital para a afirmação dos direitos humanos desta população. E o esporte é um grande motivador da ação educativa, devido ao potencial que as atividades esportivas, os jogos e as brincadeiras têm de educar promovendo, ao mesmo tempo, prazer e alegria, prevenindo as doenças crônico-degenerativas e a deterioração da vida social, evitando comportamentos nocivos, tais como o fumo, o álcool e as drogas", afirmou Meurer.

Parcerias



Anuidade 2019 disponível no Portal de Autoatendimento a partir de hoje
10/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O boleto da Anuidade 2019 já está disponível no Portal de Autoatendimento do CREF2/RS. Nos próximos dias, a guia de pagamento também começará a ser enviada, via Correios, para o endereço cadastral de todos registrados.

Quem utiliza o sistema Débito Direto Autorizado (DDA) bancário ainda pode pagar a Anuidade 2019 diretamente por meio deste serviço. Mais informações sobre como funciona o DDA estão disponíveis aqui.

Confira abaixo os valores, os prazos para pagamento e os descontos oferecidos pelo Conselho:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral ou retirado no Portal de Autoatendimento do site.

** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



CREF2/RS autua 13 estabelecimentos nas duas primeiras semanas de dezembro
08/01/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 2 e 15 de dezembro de 2018, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 53 visitas de fiscalização, atendendo 29 denúncias e autuando 13 estabelecimentos, em 17 municípios, nas mais variadas regiões do Estado.

Os fiscais flagraram nestas duas semanas oito estabelecimentos sem registro de empresa, duas funcionando sem profissional presente no momento da visita, uma academia descumprindo o Termo de Cooperação firmado com o Conselho e permitindo a atuação de leigos em exercício ilegal da profissão. Os agentes fiscais do CREF2/RS ainda autuaram quatro pessoas por algum tipo de infração, sendo três diplomados atuando sem registro profissional, além de um Responsável Técnico descumprindo as obrigações inerentes a suas funções e infringindo o Código de Ética Profissional.

Internamente, o DEFOR emitiu 28 notificações para Pessoas Físicas e Jurídicas que não se regularizam após vencido o prazo estipulado no momento da visita. Também foram abertos oito Processos Administrativos de Fiscalização (PAD FIS) referentes a casos de empresas flagradas em reincidência de infrações gravíssimas cometidas.

Neste período, os agentes fiscais do CREF2/RS estiveram nas cidades de Novo Hamburgo, Esteio, Porto Alegre, São Sebastião do Caí, Montenegro, Picada Café, São José do Hortêncio, Gravataí, Erechim, Áurea, Maximiliano de Almeida, Centenário, Caxias do Sul, Chuí, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte e Rio Grande. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Anuidade 2019 já está disponível através do sistema DDA bancário
04/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O boleto da Anuidade 2019, que será enviado para o endereço cadastral de todos os registrados e disponibilizado no Portal de Autoatendimento a partir do dia 10 de janeiro, já pode ser pago pelo sistema Débito Direto Autorizado (DDA) bancário.

O DDA é um sistema que permite que todos os pagamentos por meio de boletos sejam recebidos por intermédio dos bancos, sem a necessidade de emissão de guias de pagamento em papel ou em arquivos PDF. A Anuidade 2019, vinculada ao CPF das Pessoas Físicas e ao CNPJ das Pessoas Jurídicas registradas, já podem ser rastreadas eletronicamente por todos os bancos integrantes do sistema DDA, garantindo assim mais comodidade e rapidez na hora do seu pagamento.

Para aderir ao DDA, é necessário que você entre em contato diretamente com o seu banco. Na maioria dos casos, o cadastro do Débito Direto Autorizado pode ser feito rapidamente pela Internet, sem a necessidade de ir pessoalmente à sua agência.

As instruções completas sobre a Anuidade 2019 estão disponíveis nas Resoluções CREF CNº 150/2018, Nº 151/2018 e Nº 152/2018. Confira abaixo os valores, os prazos para pagamento e os descontos oferecidos pelo Conselho:

Pessoa Física:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 423,00 em três parcelas iguais de R$ 141,00
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março.
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pagamento único de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro*

2ª opção: com desconto parcelado
Valor total de R$ 819,72 em três parcelas iguais de R$ 273,24
(vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março)**

3ª opção: sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(pode ser parcelada sem juros em até cinco vezes)**

* Pagamento por meio de boleto a ser recebido no endereço cadastral, através do sistema DDA ou retirado no Portal de Autoatendimento do site.
** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade



CREF2/RS faz primeira entrega da campanha Natal Sem Fome
04/01/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS iniciou, na tarde desta sexta-feira, dia 4 de janeiro, a entrega das doações recolhidas durante a campanha Natal Sem Fome.

Nesta primeira etapa, uma parte dos alimentos foi destinada a famílias da periferia de Alvorada, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Nos próximos dias, instituições de caridade escolhidas pelo Conselho também receberão o restante das doações.

Natal Sem Fome



TRF-4 limita método pilates aos profissionais de Educação Física e fisioterapeutas
21/12/2018
Fonte: CREF2/RS

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) emitiu uma decisão, no último mês de novembro, delimitando o uso do pilates entre profissionais de Educação Física e fisioterapeutas, reconhecendo também a legalidade da fiscalização realizada pelos seus respectivos Conselhos Profissionais, CREF e CREFITO. O acórdão atende uma demanda antiga do CREF2/RS, que sempre tentou esclarecer e orientar os profissionais em suas ações, a partir do entendimento difuso que se tinha sobre o método.

A decisão, assinada pelo desembargador Rogério Favreto, compreendeu que a atuação com o pilates exige formação em fisioterapia, quando destinada a restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente; e em Educação Física, quando caracterizada como atividade física, com o intuito de promover o condicionamento físico. Dessa forma, a oferta do método pilates só pode ser feita por pessoas com a formação acadêmica necessária, sendo passível de fiscalização pelo CREFITO5 e pelo CREF2/RS no âmbito do Rio Grande do Sul, quando caracterizado o exercício irregular da profissão.

Já em vigor nos três estados da região sul, a sentença do TRF-4 garante a segurança da sociedade, pois assegura que todas as intervenções com o método pilates sejam oferecidas apenas por profissionais com as duas formações autorizadas, de acordo com a habilitação e com a finalidade de cada uma das áreas. A denúncia de estabelecimentos e de pessoas que oferecem pilates sem a devida capacidade técnica pode ser feita diretamente por aqui.

pilates



CREF2/RS não tem expediente nesta quarta-feira e faz recesso de Natal e Ano Novo
17/12/2018
Fonte: CREF2/RS

Em razão de uma atividade interna, o CREF2/RS não terá atendimento ao público nesta quarta-feira, dia 19 de dezembro. O atendimento voltará ao normal na quinta-feira, dia 20 de dezembro, com expediente das 9h às 17h.

Já por conta do Natal e do Ano Novo, o Conselho entrará em recesso na sexta-feira, dia 21 de dezembro, a partir das 13h, até o dia 1º de janeiro. O CREF2/RS vai retornar às atividades somente na quarta-feira, dia 2 de janeiro, também no seu horário habitual.

Excepcionalmente na sexta-feira, dia 21 de dezembro, o CREF2/RS terá o seu horário de atendimento modificado, ficando aberto e à disposição dos profissionais de Educação Física das 9h às 13h.

expediente atendimento



Troféu Destaque 2018 é capa da nova edição da CREF2/RS em Revista
17/12/2018
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que teve a sua edição digital lançada hoje, dia 17 de dezembro, faz uma retrospectiva dos eventos que o Conselho realizou no segundo semestre de 2018. Com o Troféu Destaque na capa e um breve perfil de todos os vencedores do prêmio, a publicação também conta como foi o Ciclo de Palestras 20 Anos de Regulamentação da Profissão de Educação Física, realizado no interior, e quem são os novos conselheiros que foram eleitos em setembro, para o mandato 2018-2024.

Além destas matérias, a nova revista também traz um artigo sobre o atendimento na Educação Física do Rio Grande do Sul, de autoria de Alexandre Balbinot (CREF 013075-G/RS) e o perfil de Fabiano Bartmann (CREF 0009798-G/RS), professor do curso de Educação Física da Sogipa e campeão gaúcho de stand up paddle.

Você também pode acessar a edição online da nossa publicação diretamente pela plataforma Issuu, cujo aplicativo gratuito está disponível para download em tablets e em smartphones. A revista impressa é enviada para todas as Pessoas Jurídicas registradas e para os profissionais que solicitarem recebê-la. Os pedidos devem ser feitos pelo e-mail contato@crefrs.org.br.

revista