Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Atendimento aos sábados do CREF2/RS retorna no dia 14 de dezembro
20/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, a sede do CREF2/RS em Porto Alegre está abrindo aos sábados, uma vez por mês. O quarto horário extra de atendimento vai ser feito no dia 14 de dezembro, das 9h às 13h.

Os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 14 de dezembro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

Horário



CREF2/RS apoia greve dos professores do Rio Grande do Sul
20/11/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, que sempre esteve na luta para garantir uma Educação Física Escolar de qualidade para toda a população gaúcha, se solidariza com os professores da rede estadual de ensino e apoia a greve iniciada na última segunda-feira, dia 18 de novembro. O Rio Grande do Sul, que por muito tempo teve um dos melhores índices de educação do Brasil, está sofrendo com o sucateamento das escolas e com o enfraquecimento das políticas públicas relacionadas à área, pelo menos desde o Governo Sartori.

A atual mobilização dos professores é uma resposta às propostas apresentadas pelo governador Eduardo Leite, recentemente, à Assembleia Legislativa. Os cortes previstos no orçamento, que tem a intenção de gerar uma “perigosa” economia ao Estado, afetam de maneira drástica a carreira de todo o funcionalismo, incluindo aí diversos professores de Educação Física. O atraso e o parcelamento dos salários, que já ocorrem há bastante tempo, aliados ao fim de algumas gratificações e dos adicionais por tempo de serviço, vão piorar – de maneira quase que irreversível – as escolas públicas e destruir o futuro das nossas crianças.

Como bem destacou Helenir Schürer, presidente do Cpers, os professores que têm mestrado e doutorado, hoje com uma diferença salarial de quase 100% em comparação com aqueles que têm apenas Ensino Superior completo, deverão ter uma perda de mais de 90% do seu salário. As medidas sugeridas pelo Governo, que parecem dar um alívio nas contas públicas nos anos seguintes, certamente irão afastar os profissionais qualificados das salas de aula, impactando agressivamente não só na vida dessas pessoas, mas de toda a população que vê a educação como o caminho para um futuro mais próspero, capaz de proporcionar conhecimento e gerar oportunidades.

Apesar de todo o impacto que uma greve pode causar pontualmente, entendemos que estamos diante do momento em que precisamos estar unidos em nome de uma causa maior. A educação, assim como todas as escolas do Rio Grande do Sul, não podem permanecer na situação de calamidade que se encontram, lamentavelmente alheia aos interesses do Poder Público. Os professores, reconhecidos como os principais agentes de transformação da nossa sociedade, precisam ser urgentemente valorizados, para que o ensino do povo gaúcho retorne ao patamar que nunca deveria ter deixado. O CREF2/RS apoia as reivindicações!

Educação Física Escolar Escolas greve



Interiorizasul vai a Pelotas e Bagé no início de dezembro
18/11/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, desta vez atendendo em Pelotas, nos dias 2 e 3 de dezembro; e em Bagé, no dia 4 de dezembro. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região Noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e receberá a documentação de recém-graduados para novos registros.

O agendamento antecipado do atendimento pode ser feito até quarta-feira, dia 26 de novembro, por este link. Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Pelotas
Data e horário: 2 de dezembro, segunda-feira, das 14h às 18h; e 3 de dezembro, terça-feira, das 9h às 13h
Local: Colégio Gonzaga - Sala de Tutoria - Anexo a Secretaria do Polo Claretiano
Endereço: Praça José Bonifácio, 166 - Centro

Interiorizasul Bagé
Data e horário: 4 de dezembro, quarta-feira, das 9h às 12h30min
Local: Ginásio Presidente Médici - Secretaria Municipal de Esporte e Turismo de Bagé
Endereço: Avenida General Mallet, 700 - Tiaraju

Interiorizasul



Fiscalização do CREF2/RS realiza força-tarefa em três municípios
12/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Ao longo deste ano, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS traçou uma estratégia de organização para as operações de fiscalização do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), denominada Força-Tarefa. O processo teve origem em uma reunião realizada no início do ano, entre a COF, os profissionais de Educação Física e os proprietários de PJ's em Bento Gonçalves.

Na ocasião, os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o assessor de Fiscalização Samuel Almeida (CREF 013510-G/RS) explicaram as ações e os processos de fiscalização, além de aspectos referentes à Lei do Estágio. Em contrapartida, os profissionais e os proprietários questionaram o Conselho sobre o exercício profissional e sobre as ações de fiscalização realizadas na região da Serra. Ao final do encontro, eles entregaram uma lista à COF, contendo nomes de 70 estabelecimentos com possíveis irregularidades e solicitaram uma ação efetiva por parte do CREF2/RS.

Bento Gonçalves

Com as informações repassadas na reunião, o DEFOR realizou uma investigação minuciosa dos dados, apresentando uma análise da situação à COF. A partir deste momento, foi dado início à operação, com a organização da primeira Força-Tarefa. Coordenada por Almeida, uma equipe composta por quatro fiscais foi deslocada nos dias 28 e 29 de maio para Bento Gonçalves. Durante a ação, os agentes fiscais do CREF2/RS visitaram 40 estabelecimentos, dos quais 22 estavam em situação regular, enquanto outros 18 apresentavam irregularidades. Eles lavraram 18 autos de infração de Pessoa Jurídica e 19 autos de infração de Pessoa Física.

Os casos de maior incidência nas autuações de Pessoa Jurídica foram relativas à infração nº 22 - permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissionais de Educação Física e à infração nº 26 - estabelecimento sem profissional de Educação Física presente, ambas com 24% de incidência. Também foram flagradas as infrações nº 3 - Quadro de Profissionais desatualizado junto ao CREF2/RS, representando 17% das ocorrências, a infração nº 1 - empresa sem registro junto ao CREF2/RS - com 10%, e a infração nº 21 - permitir atuação de diplomado sem registro, com 7% de incidência.

Nas autuações de Pessoa Física, houve uma maior ocorrência da infração nº 13 – permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissional de Educação Física – Exercício ilegal, com 32% de incidência. A infração nº 17 – infração ao Código de Ética atingiu 29% de incidência, enquanto que a infração nº 18 – Responsável Técnico descumprindo obrigações inerentes à função e a infração nº 12 – diplomado em Educação Física sem registro exercendo atividade profissional apresentaram, respectivamente, 25% e 7% de incidências.

Carazinho

A segunda operação Força-Tarefa foi acionada a partir de um ofício encaminhado ao CREF2/RS pelo promotor de Justiça Paulo Estevan, da Promotoria de Justiça Cível de Carazinho. O documento solicitava ao Conselho a fiscalização em oito estabelecimentos daquele município. De posse dos dados das academias, Gamboa e Almeida acompanharam a Força-Tarefa, que atuou no município entre os dias 25 e 26 de julho. Na operação, foram visitados 29 estabelecimentos, dos quais 19 estavam regulares e dez apresentavam irregularidades. A Força-Tarefa lavrou dez autos de infração de Pessoa Jurídica e sete autos de infração de Pessoa Física.

Nas autuações de Pessoa Jurídica, a maior incidência ocorreu com a infração nº 1 – sem registro junto ao CREF2/RS, que atingiu 40% das ocorrências. O segundo maior registro foi de academias que permitiam a atuação de Pessoa Física exercendo a atividade de profissionais de Educação Física – infração nº 22, com 30% de incidência; e a infração nº 26 – sem profissional de Educação Física presente, representando 30% das ocorrências.

Nas autuações de Pessoa Física, a infração nº 18 – RT descumprindo obrigações inerentes à função registrou o maior percentual de incidência, alcançando 57% dos autos, enquanto a infração nº 13 - permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissional de Educação Física – Exercício Ilegal registrou 42% de incidência.

Rio Grande

A terceira Força-Tarefa foi estruturada nos mesmos moldes da operação realizada em Bento Gonçalves. No dia 17 de agosto, os conselheiros Alessandro Gamboa e Carla Pretto reuniram-se com profissionais de Educação Física e proprietários de PJ's do município de Rio Grande. Ao final do encontro, também houve cooperação dos profissionais e dos empresários, que encaminharam à COF uma lista com 27 possíveis estabelecimentos irregulares.

Após o DEFOR realizar a análise dos dados, formou-se a Força-Tarefa Rio Grande, composta por quatro fiscais, coordenados novamente por Almeida. A ação, desenvolvida entre os dias 7 e 12 de outubro, visitou 63 estabelecimentos, dos quais 34 estavam regulares e 29 irregulares. A Força-Tarefa lavrou 29 autos de infração de Pessoa Jurídica e 42 autos de infração de Pessoa Física. Na operação, cinco estabelecimentos foram fechados, com a necessidade de apoio da Brigada Militar em duas academias.

Nas autuações de Pessoa Jurídica, houve maior ocorrência da infração nº 1 - sem registro junto ao CREF2/RS, com 58% de incidência. A infração nº 22 - permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissionais de Educação Física registrou 51% de ocorrências e a infração nº 26 – sem profissional de Educação Física presente alcançou 41% de incidência.

Os maiores casos vistos nas autuações de Pessoa Física foram relativos à infração nº 13 – permitir atuação de Pessoa Física exercendo atividade de profissional de Educação Física – Exercício ilegal, registrando 54,7% das autuações. A infração nº 27 – infração ao Código de Ética obteve 33,3% dos autos.

Denuncie irregularidades

Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link. Não são aceitas denúncias anônimas ou por telefone. O CREF2/RS mantém sob total sigilo os dados de todos os denunciantes.

Fiscalização COF



CongregaCREF reúne profissionais e estudantes em Caxias do Sul
11/11/2019
Fonte: CREF2/RS

No último sábado, dia 9 de novembro, o CREF2/RS realizou a quinta edição do CongregaCREF – Seminário Sul Brasileiro de Educação Física, em Caxias do Sul. O evento, pela primeira vez promovido em uma cidade fora de Porto Alegre, reuniu cerca de 50 profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física para assistir às palestras conduzidas por Gustavo Callegari (CREF 004922-G/RS), Felipe Machado (CREF 008513-G/RS), Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ) e Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS).

Contando com o conselheiro Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS) como mestre de cerimônias, o CongregaCREF iniciou às 9h, com um discurso de abertura feito pelo 2º vice-presidente Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS). Além de agradecer a presença de todos, ele também destacou os esforços que o CREF2/RS tem feito para estar mais perto dos registrados do interior, seja com palestras ou com o CREF Serra – posto de atendimento em Caxias do Sul que foi reaberto início deste ano.

CrossFit e empreendedorismo

A primeira palestra da manhã, intitulada “AC/DC – antes do CrossFit e depois do CrossFit”, abordou os detalhes sobre esta modalidade. Além de contar um pouco sobre a história do CrossFit, criado na década de 90 nos Estados Unidos, Callegari também explicou como a sua chegada ao Brasil está mudando a prescrição do treinamento físico. “O CrossFit tinha muita resistência, porque achavam que lesionava bastante. Depois de quebrar este preconceito, a modalidade está conseguindo ter uma adesão maior do que a musculação tradicional, sendo praticado até mesmo por idosos e cadeirantes”, avaliou.

Na sequência, foi a vez de Machado fazer a apresentação “Motiva-AÇÃO! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado”. Consultor de empresas e executive coach certificado pela Agência Nacional de Coaching, ele falou sobre as mais recentes inovações no mundo dos negócios, vinculadas ao conceito de gestão 4.0, e sobre a postura de liderança. “Na Educação Física, é importante que os profissionais desempenhem o papel de um agente de transformação, sempre atento ao que as novas tecnologias podem agregar. A boa comunicação é essencial no processo”, considerou.

Exercícios de força e Educação Física Escolar

Na primeira parte da tarde, os presentes puderam acompanhar a palestra "Exercícios de força para performance, prevenção de lesões e reabilitação", ministrada por Souto Maior. Pós-doutor em Fisiologia pela UFRJ e preparador físico de diversos atletas, como o jogador de futebol Vinícius Jr. e o lutador de UFC Thiago Marreta, ele trouxe para a discussão diversas análises sobre o treinamento físico e a melhor forma de aplicá-lo, aos diferentes tipos de público. “Não podemos comparar as pessoas que fazem atividade física como lazer com aqueles que são atletas de alta performance. No entanto, os exercícios que trazem os resultados mais eficientes – a maioria com pesos livres e pensados diante da funcionalidade do corpo humano – são os mesmos e deveriam ser mais indicados para todos os públicos”, explicou. Na sua apresentação, Souto Maior também trouxe exemplos daquilo que poderia ser melhor orientado pelos profissionais de Educação Física e como o domínio de todos os aspectos científicos do exercício é importante para quem atua na área.

O CongregaCREF encerrou com a palestra “Educação Física escolar: desafios da docência na contemporaneidade”, ministrada por Bagnara e dedicada para quem atua na área da Licenciatura. Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do IFRS – Campus Erechim e abordou os desafios que envolvem a formação de professores e a docência na sua apresentação, atrelando estes tópicos à Base Nacional Comum Curricular e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Com grande experiência sobre este tema, Bagnara é um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

CongregaCREF Caxias do Sul CREF Serra



CREF2/RS realiza CongregaCREF neste sábado em Caxias do Sul
06/11/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai realizar neste sábado, dia 9 de novembro, a quinta edição do CongregaCREF, em Caxias do Sul. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com palestras e debates, levando ao público a vivência do conhecimento nas mais diferentes áreas da profissão.

Você ainda pode se inscrever gratuitamente no local e na hora do evento. As vagas são limitadas.

Neste ano, o CongregaCREF terá como palestrantes Gustavo Callegari (CREF 004922-G/RS), Felipe Machado (CREF 008513-G/RS), Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ) e Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS). Confira a programação:

8h – credenciamento
9h – "AC/DC - antes do CrossFit e depois do CrossFit, como este esporte mudou a prescrição do treinamento", com Gustavo Callegari
10h45min - "Motiva-AÇÃO! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado", com Felipe Machado
12h – intervalo para o almoço
13h30min – "Exercícios de força para performance, prevenção de lesões e reabilitação", com Alex Souto Maior
15h30min – "Educação Física escolar: desafios da docência na contemporaneidade", com Ivan Bagnara
17h – encerramento

Você pode conhecer os palestrantes aqui. Haverá emissão de certificado de 8 horas/aula para todos os presentes.

CONGREGACREF – V Seminário Sul Brasileiro de Educação Física – Caxias do Sul
Data e horário: 9 de novembro, sábado, das 8h às 17h
Local: Hotel Intercity Caxias do Sul – Sala Piemonte
Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 – Sanvitto

CongregaCREF Caxias do Sul CREF Serra



Interiorizasul atende em Torres e Osório na próxima semana
04/11/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, desta vez atendendo em Torres, no dia 11 de novembro; e em Osório no dia 12 de novembro. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais do litoral norte do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e receberá a documentação de recém-graduados para novos registros.

O agendamento antecipado do atendimento pode ser feito até quarta-feira, dia 6 de novembro, por este link. Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Torres
Data e horário: 11 de novembro, segunda-feira, das 13h às 18h
Local: Ulbra Torres – Saguão Prédio Principal
Endereço: Rua Universitária, 1900 - Parque do Balonismo

Interiorizasul Osório
Data e horário: 12 de novembro, terça-feira, das 10h30min às 12h30min e das 13h30min às 16h
Local: Faculdade Cenecista de Osório (FACOS) - Centro Sala 225
Endereço: Endereço: Rua 24 de Maio, 141 - Centro

Interiorizasul



Atendimento aos sábados do CREF2/RS retorna no dia 9 de novembro
01/11/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, a sede do CREF2/RS em Porto Alegre está abrindo aos sábados, uma vez por mês. O terceiro horário extra de atendimento vai ser feito no dia 9 de novembro, das 9h às 13h.

Os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 9 de novembro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

Horário



CREF2/RS participa de campanha desenvolvida pela Associação Solidária Só os Fortes
31/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em parceria com a Associação Solidária Só os Fortes, está arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, lacres de latas de alumínio e tampas de garrafa PET. O ponto de coleta das doações está instalado na recepção do Conselho, na sua sede em Porto Alegre.

A campanha conjunta com o CREF2/RS tem o intuito de beneficiar asilos, creches e abrigos, assim como moradores de rua, portadores de necessidades especiais e famílias que perderam os seus pertences em incêndios e enchentes. Segundo a representante da Associação, Andrenise Silva, também estão sendo aceitos móveis em bom estado e eletrodomésticos, recolhidos diretamente na residência do doador, mediante agendamento antecipado.

Andrenise também frisa que, com os lacres de latas de alumínio, é possível adquirir cadeiras de rodas e que as tampas de garrafa PET podem ser trocadas por alimentos. Segundo a conselheira Sônia Waengertner (CREF 007781-G/RS), coordenadora da campanha no CREF2/RS, a ação mostra que um pequeno gesto, como separar uma tampa ou um lacre, pode fazer a diferença na vida de pessoas que tanto precisam de apoio.

Associação Solidária Só os Fortes
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 212 - Bairro São João
Telefone para contato: (51) 98499-7264

Campanha



CREF3/SC participa de reunião para intercâmbio procedimental com o CREF2/RS
30/10/2019
Fonte: CREF3/SC

O secretário-geral do CREF3/SC Jean Carlo Leutprecht (CREF 000012-G/SC) e o chefe do Departamento de Fiscalização (DOF) Jorge Bandeira Filho (CREF 013028-G/SC) participaram de uma reunião na sede do CREF2/RS, no último dia 23 de outubro. O objetivo do encontro foi promover um intercâmbio procedimental e operacional entre os Conselhos.

No período da manhã, eles contaram com a contribuição do assessor de fiscalização Samuel Almeida (CREF 013510-G/RS) e do procurador jurídico Artur Alfaro. A reunião teve ênfase nos procedimentos administrativos adotados pelo CREF2/RS para tratar das irregularidades apontadas pelos agentes de fiscalização durante as suas visitas.

À tarde, o CREF3/SC participou da reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS, acompanhando a relatoria e a revisão de processos oriundos de fiscalizações realizadas. Estavam presentes o presidente da Comissão Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e os membros da COF Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS), Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS).

“Nós buscamos a aproximação com os Conselhos para parametrizar e aprimorar a operacionalização e os procedimentos adotados pelo CREF3/SC”, destacou Leutprecht. A proposta é retomar as reuniões entre CREF2/RS, CREF3/SC e CREF9/PR, no intuito de tornar o Sistema CONFEF/CREFs mais forte e uniforme na região sul. “A visita do CREF3/SC se mostrou de grande importância não só pelo volume e pela riqueza dos conteúdos trocados, mas também pela construção de uma parceria que visa o aprimoramento e a eficiência das ações adotadas pelos Conselhos”, destacou Almeida.

Fiscalização COF



Câmara Técnica de Corrida de Rua lança cartilha de trail running
29/10/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua do CREF2/RS está lançando a sua cartilha de trail running, nos formatos digital e impresso. A publicação, fruto de experiências e técnicas desenvolvidas por várias equipes da modalidade do Rio Grande do Sul, traz em seu conteúdo pontos importantes para a sua prática, também abordando questões relativas às provas, segurança e orientações para os profissionais de Educação Física.

A cartilha de trail running digital já está disponível neste neste link. A edição impressa será distribuída em breve pela Câmara Técnica de Corrida de Rua.

Cartilha de Trail Running



Fórum-RS assina termo de cooperação com Ministério Público para ações conjuntas
29/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última semana, o Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) promoveu o IX Seminário de Fiscalização Profissional, na sede da OAB/RS. O evento, que teve o título “Orientação e fiscalização do estagiário ao profissional, outro olhar para a formação e o trabalho”, contou com uma palestra do assessor de fiscalização do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS).

Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Fórum e o Ministério Público Estadual, que tem o objetivo de promover ações conjuntas voltadas para a aproximação e integração das instituições. Segundo Ricardo Breier, presidente do Fórum-RS e da OAB/RS, os Conselhos têm grande representatividade para cada profissão e para a cidadania. “Os Conselhos juntos representam a sociedade e atuam para, cada vez mais, buscar a ética e a fiscalização das profissões”, disse.

Além de representantes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) e da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF2/RS, o IX Seminário de Fiscalização Profissional também contou com a presença do secretário-geral do Ministério Público Estadual Júlio César de Melo, do coordenador da Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum-RS José Pedro Martins e do coordenador do grupo de agentes fiscais do Fórum-RS Everton Borges.

Foto: Leonardo Kaller – OAB/RS

Fiscalização COF



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos encerra em Santa Cruz do Sul com público de 100 pessoas
25/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quarta-feira, dia 23 de outubro, o Conselho promoveu a última edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Santa Cruz do Sul. A atividade, realizada UNISC, reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações de Liège Gautério (CREF 017513-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), respectivamente nessa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar até as medalhas conquistadas na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em 2019.

Abrindo um espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições e sobre as pesquisas científicas que existem na área, Liège ainda mostrou um vídeo sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

Já a segunda palestrada noite, intitulada “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, foi dedicada para aqueles que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Miryam ainda trouxe para o público o histórico das ações conduzidas pelo Sistema CONFEF/CREFs para a garantia da disciplina em todas as etapas do Ensino Básico, Fundamental e Médio e falou um pouco sobre o lúdico na Educação Física Escolar. “A prática proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou. Uma atividade prática – com música e balões – ainda envolveu todos os presentes durante a sua apresentação.

Ciclo 20 Anos Santa Cruz do Sul



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 150 profissionais e estudantes em Passo Fundo
25/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O Conselho promoveu na última terça-feira, dia 22 de outubro, a penúltima edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Passo Fundo. A atividade, realizada na UPF, reuniu cerca de 150 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS) e Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS), respectivamente nessa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, que foi dedicada para todos que atuam na Licenciatura. Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do IFRS – Campus Erechim e abordou os desafios que envolvem a formação de professores e a docência na sua apresentação. Ele é um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Na sequência, a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física” apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender. Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da empresa de consultoria Educare. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser por necessidade, mas também pode ser por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias com propostas diferentes”, explicou.

Ciclo 20 Anos Passo Fundo



CREF2/RS não tem expediente no dia 28 de outubro
25/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, o CREF2/RS não abrirá nesta segunda-feira, dia 28 de outubro. O Conselho retornará às suas atividades na terça-feira, dia 29 de outubro, em horário normal, das 9h às 17h.

Atendimento



CREF2/RS reúne-se com representantes de academias para discutir taxas do ECAD
22/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, a Comissão de Assuntos em Academia e Afins e o vice-presidente do CREF2/RS, Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS), reuniram-se com 10 representantes de academias. O objetivo foi debater uma proposta com valores mais acessíveis a serem pagos ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) do Rio Grande do Sul.

Tanto representantes da Comissão como das PJ's apontaram esta proposta como uma alternativa para aumentar a adimplência das academias junto ao órgão arrecadador, bem como fortalecer o setor das academias, especialmente as de pequeno porte, oneradas por uma série de tributos e atingidas diretamente pela crise econômica.

Na reunião, ficou definido que o CREF2/RS, autarquia federal que regulamenta a profissão de Educação Física, será o órgão condutor destas negociações, bem como coordenará uma campanha conscientizadora sobre a importância do pagamento das taxas ao ECAD.

ECAD



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Uruguaiana
21/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, o Conselho promoveu mais uma edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Uruguaiana. A atividade, realizada na Biblioteca Pública Municipal, reuniu cerca de 20 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), respectivamente essa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, que foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Miryam ainda trouxe para o público o histórico das ações conduzidas pelo Sistema CONFEF/CREFs para a garantia da disciplina em todas as etapas do Ensino Básico, Fundamental e Médio e falou um pouco sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar. “A prática proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, deu continuidade ao evento. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar até as medalhas conquistadas na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou um vídeo sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Mais informações na página principal do nosso site.

Ciclo 20 Anos Uruguaiana



Representantes do CREF8 realizam visita de três dias ao CREF2/RS
21/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR), Jean Carlo Azevedo da Silva (CREF 000964-G/AM), e Reinaldo Antony (CREF 001264-G/AM), conselheiro e presidente da Comissão de Ética da mesma autarquia, estiveram em visita oficial ao CREF2/RS durante os dias 16, 17 e 18 de outubro. O objetivo foi a troca de experiências em relação aos processos éticos e aos procedimentos de fiscalização, bem como estudos sobre dívida ativa e cobrança, envolvendo também ações judiciais, rotinas de atendimento, contratos e licitações, entre outros temas.

Iniciando o processo de imersão nas estruturas funcionais do CREF2/RS, os representantes do CREF8 reuniram-se, no dia 16, com o assessor de Fiscalização do CREF2/RS, Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS). Durante o encontro, foram explicados os vários procedimentos e ferramentas utilizados pelo Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR), entre eles a abertura de Processos Administrativos de Fiscalização, Termos de Autuação e de Cooperação, por exemplo.

No dia 17, os membros do CREF8 foram convidados a participar da reunião da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Segundo Silva, as apresentações de relatórios sobre processos éticos, realizados pelo CREF2/RS durante as plenárias do CONFEF, despertaram sua atenção, pois demonstravam a excelente operacionalidade do Código Processual de Ética. "Na ocasião, podemos constatar que a minuta apresentada contempla as necessidades da categoria e da sociedade”, afirmou.

Por último, o presidente e o conselheiro do CREF8 reuniram-se com Matheus Bergmann, assistente Jurídico do CREF2/RS, que apresentou um fluxograma detalhado do Departamento Jurídico, bem como explicou detalhes sobre a construção de documentos, modelos de processos e dívida ativa. Silva disse que levará referências da legislação estadual gaúcha, além de resoluções e o regimento da Comissão de Ética do CREF2/RS, para serem estudadas e adequadas à realidade dos estados abrangidos pelo CREF8.

CREF8



Câmara Técnica de Corrida de Rua prepara o Porto Alegre Corre
17/10/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua realizou, no dia 10 de outubro, mais uma reunião mensal, com a presença de representantes de empresas de trail run e membros de equipes de corrida de rua. Na ocasião, a Câmara deu prosseguimento aos preparativos do evento Porto Alegre Corre, programado para ocorrer em março de 2020.

Na atividade, estão programadas mesas-redondas sobre cross country, corrida 12h, decatlhon e caminhada nórdica, além de temas relativos à corrida, como trabalhos auxiliares, avaliação biomecânica, treinamento complementar de reforço muscular e mobilidade. Também haverá um espaço aberto para o debate a respeito da importância da corrida da corrida para uma vida saudável.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



Atendimento aos sábados do CREF2/RS retorna no dia 19 de outubro
15/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, a sede do CREF2/RS em Porto Alegre está abrindo aos sábados, uma vez por mês. O segundo horário extra de atendimento vai ser feito no dia 19 de outubro, das 9h às 13h.

Os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 19 de outubro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

Atendimento no Sábado



CREF2/RS realiza CongregaCREF em Caxias do Sul no início de novembro
15/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu 20º aniversário, o CREF2/RS vai promover, em Caxias do Sul, no dia 9 de novembro, a quinta edição do CongregaCREF. O evento, que tem o intuito de proporcionar a integração e o aperfeiçoamento dos registrados e dos acadêmicos do curso de Educação Física, contará com palestras e debates, levando ao público a vivência do conhecimento nas mais diferentes áreas da profissão.

Você pode se inscrever gratuitamente neste link. As vagas são limitadas.

Em sua programação, o CongregaCREF terá como palestrantes Gustavo Callegari (CREF 004922-G/RS), falando sobre o tema "AC/DC - antes do CrossFit e depois do CrossFit, como este esporte mudou a prescrição do treinamento"; Felipe Machado (CREF 008513-G/RS), discorrendo sobre "Motiva-AÇÃO! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado"; Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ), com a apresentação "Exercícios de força para performance, prevenção de lesões e reabilitação"; e Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS), expondo o tema "Educação Física escolar: desafios da docência na contemporaneidade".

CONGREGACREF – V Seminário Sul Brasileiro de Educação Física – Caxias do Sul
Data e horário: 9 de novembro, sábado, das 8h às 17h
Local: Hotel Intercity Caxias do Sul
Endereço: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 – Sanvitto
* Haverá emissão de certificado de 8 horas/aula para todos os presentes.

CongregaCREF



Comissão de Educação Física Escolar faz reunião no CREF2/RS
14/10/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar esteve reunida na última sexta-feira, dia 11 de outubro, na sede do CREF2/RS. Entre os assuntos discutidos, foram debatidas as diretrizes curriculares e a Base Comum para a formação continuada de professores na Educação Básica. Durante o encontro, também foram organizados assuntos referentes à próxima edição do ENAPEF.

Comissão de Educação Física Escolar



CREF2/RS não abre no dia 28 de outubro
14/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Por conta do feriado do Dia do Servidor Público, o CREF2/RS não abrirá na segunda-feira, dia 28 de outubro. O Conselho retornará normalmente às suas atividades na terça-feira, dia 29 de outubro.

Horário



CREF2/RS promove quinta edição do Ciclo de Palestras de 20 anos em Passo Fundo
11/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quinta edição da atividade ocorrerá em Passo Fundo, no dia 22 de outubro, e vai abordar os temas “Desafios de legitimação da docência na Educação Física Escolar”, em uma apresentação ministrada por Ivan Bagnara (CREF 005610-G/RS); e “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, uma palestra conduzida por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF, das 19h20min às 22h. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições podem ser feitas neste link ou diretamente no local.

Pós-doutor em Educação nas Ciências, Ivan é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, participando do GTT Formação Profissional e Mundo do Trabalho e do GTT Escola. Tem experiência em temas ligados aos desafios da formação de professores e da docência. É um dos autores do livro “Educação Física Escolar: Política, Currículo e Didática” e atua como professor de Educação Física na Educação Básica há mais de 20 anos.

Já Marcelo é doutor em Administração pela Unisinos e docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física, com passagem por diversas instituições do ensino no Rio Grande do Sul, como Feevale e UniRitter. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Passo Fundo
Data e horário: 22 de outubro, terça-feira, das 19h20min às 22h
Local: Auditório da Faculdade de Odontologia – UPF
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – São José
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Passo Fundo



CREF2/RS realiza reunião aberta com o ECAD no dia 18 de outubro
11/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, o CREF2/RS irá realizar uma reunião com representantes do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) do Rio Grande do Sul. O encontro ocorrerá na sede do Conselho, às 9h30min, e está aberto para a participação de profissionais de Educação Física e de proprietários de academia.

Na ocasião, será discutida a redução das taxas pagas pelas academias ao ECAD. A sua participação é de grande importância!

Reunião aberta com o ECAD
Data e horário: dia 18 de outubro, sexta-feira, a partir das 9h30min
Local: CREF2/RS – Porto Alegre
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
Aberta para a participação de profissionais de Educação Física e de proprietários de academia

ECAD



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Pelotas
10/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 8 de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Pelotas. A atividade, realizada na ESEF/UFPel, reuniu cerca de 60 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS) e Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

A abertura do Ciclo em Pelotas foi feita pelo conselheiro do CREF2/RS e diretor da ESEF/UFPel Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), que saudou os presentes e salientou a importância do Conselho para o crescimento de toda a profissão. Na sequência, Curth ministrou a palestra “Empreendedorismo e Modelagem de Negócios da Educação Física”, em que apresentou um panorama do atual mercado de trabalho, os modelos de negócio existentes e as melhores oportunidades para quem quer empreender.

Doutor em Administração pela Unisinos, Curth é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física e sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para pequenas empresas. Durante a sua apresentação, ele frisou que apenas 5% das pessoas praticam atividade física regularmente e que este dado pode servir de base para o desenvolvimento de diversas ideias. “O empreendedorismo não precisa ser apenas por necessidade, mas pode ser também por oportunidade. Há um espaço para cada modelo de negócio, não uma competição entre academias boutique e academias low cost”, explicou.

O segundo momento do evento teve a palestra “Motiva-Ação! Atitudes Empreendedoras unindo Propósito com Resultado”, ministrada por Machado. Mestre em Administração pela UFRGS, consultor e executive coach certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching, ele falou sobre as mais recentes inovações no mundo dos negócios, vinculadas ao conceito de gestão 4.0, e sobre a importância dos profissionais adotarem uma postura de liderança dentro de suas carreiras.

Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, Machado também apresentou exemplos de academias e de profissionais que adotaram uma gestão correta de carreira e de ações de marketing digital que se mostraram extremamente eficazes. “Na Educação Física, assim como em qualquer outra área, é importante que os profissionais desempenhem o papel de um agente de transformação digital, sempre atento ao que as novas tecnologias podem agregar aos seus clientes. A boa comunicação e o domínio do processo de venda são essenciais nesse processo”, considerou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.

Ciclo 20 Anos Pelotas



Interiorizasul vai a Carazinho e Passo Fundo no final de outubro
10/10/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, desta vez atendendo em Carazinho, no dia 29 de outubro; e em Passo Fundo, nos dias 30 e 31 de outubro. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região Noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e receberá a documentação de recém-graduados para novos registros.

Interiorizasul Carazinho
Data e horário: 29 de outubro, terça-feira, das 13h30min às 18h
Local: Ginásio da ACAPESU
Endereço: Avenida Flores da Cunha 334 - Bairro Boa Vista

Interiorizasul Passo Fundo
Data e horário: 30 de outubro, quarta-feira, das 10h30min às 12h30min e das 13h30min às 18h; e 31 de outubro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h
Local: UPF-Passo Fundo-Campus l - Campus I - Sala 1 - Faculdade de Ed. Física e Fisioterapia
Endereço: BR 285, Km 292 – Bairro São José

Interiorizasul



MPF recomenda ao Ministério da Educação suspender autorização para funcionamento de novos cursos EAD na área da saúde
10/10/2019
Fonte: Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal encaminhou na última terça-feira, dia 8 de outubro, uma recomendação ao Ministério da Educação para que seja suspensa, imediatamente, a autorização para funcionamento de novos cursos de graduação na área da saúde na modalidade Educação a Distância (EAD). O pedido é para que esta determinação seja mantida até que seja concluída a tramitação do Projeto de Lei 5414/2016, que trata do tema, ou até que haja a devida regulamentação do art. 80 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), sobre desenvolvimento do ensino a distância.

O credenciamento de Instituições de Educação Superior exclusivamente para oferta de cursos de graduação na modalidade à distância foi autorizado pelo Decreto nº 9.057, de maio de 2017. O ato não prevê tratamento diferenciado para cursos voltados ao campo da saúde. No entanto, o ensino para essa área temática conta com diretrizes específicas e já anteriormente aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). A Resolução CNS 350, de junho de 2005, por exemplo, determina que a abertura de cursos no campo da saúde somente pode ser feita pelo MEC caso não haja objeção por parte do Ministério da Saúde e do próprio Conselho Nacional.

Acerca do tema, o CNS também tem publicada, desde 2016, uma resolução na qual externa posicionamento contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde ministrado na modalidade EAD. O documento aponta preocupação com os prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação dos profissionais, bem como os riscos que esses profissionais possam causar à sociedade, “uma vez que passam por uma formação inadequada e sem integração do ensino com a comunidade”.

Na recomendação, o Ministério Público Federal destaca que a formação de profissionais de saúde demanda uma interação constante entre trabalhadores da área, estudantes e pacientes, a fim de assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e a humanização do atendimento prestado aos indivíduos, famílias e comunidades. Nesse sentido, é fundamental que os estudantes estejam inseridos em atividades práticas como forma de aperfeiçoar o ensino teórico.

O MPF ressalta que a formação na área da saúde não se limita a oferecer conteúdos teóricos, pois “exige o desenvolvimento de habilidades técnicas, clínicas e laboratoriais que não são passíveis de aquisição na modalidade EAD, sem o contato direto com o ser humano, visto tratar-se de componentes da formação que se adquirem nas práticas inter-relacionais”.

A recomendação cita ainda uma nota pública contra a graduação à distância na área da saúde assinada por cinquenta entidades representativas de associações nacionais de ensino, conselhos profissionais, federações e executivas estudantis. No documento, as entidades defendem que a formação de trabalhadores no campo da saúde deve ser realizada por meio de cursos presenciais, com o objetivo principal de garantir a segurança e a resolubilidade na prestação dos serviços de saúde à população brasileira.

A recomendação ao MEC se dá no âmbito de um inquérito civil que tramita na Procuradoria da República em Goiás e é assinada pela procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão no Estado, Mariane Guimarães. O Ministério da Educação terá 30 dias para que informe as medidas adotadas para o cumprimento da solicitação ou as razões para o seu não acatamento.

Foto: Agência Brasil

EAD



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne cerca de 90 participantes em Santa Maria
02/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de ontem, dia 1º de outubro, o Conselho promoveu a segunda edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Santa Maria. A atividade, realizada na Faculdade Metodista Centenário, reuniu cerca de 90 participantes, entre profissionais registrados e estudantes, para assistir às apresentações conduzidas por Mariângela Afonso (CREF 008426-G/RS) e Fabrício Boscolo (CREF 028184-G/RS).

Depois de uma breve fala do conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física: Perspectiva e Formação de Professores”. Pós-doutora em Educação Física pela UFRGS, Mariângela é professora da ESEF/UFPel, além de autora de diversos artigos sobre temas ligados às mudanças e perspectivas do ensino, formação de professores e atividade física na escola. Na sua apresentação, ela falou sobre a carreira docente, atrelada à importância da formação continuada, e sobre as dificuldades enfrentadas por quem é professor.

Trazendo exemplos de iniciativas da UFPel, como o projeto de extensão “Ressignificando a Educação Física na Escola”, Mariângela destacou que as condições salariais precárias, assim como as recentes determinações que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, podem fazer que o papel do professor de Educação Física perca sentidos e significados. “A saída que temos é nos diversificar enquanto profissionais, buscando capacitações e a renovação da nossa própria função. A aquisição de conhecimento é fundamental para que possamos defender a Educação Física na escola”, frisou.

A segunda palestra do evento, intitulada “Treinamento Intervalo de Alta Intensidade: Método de Treino, Limitações e Potencialidades”, foi dedicada a todos que atuam na área do Bacharelado. Doutor em Educação Física pela UNICAMP, professor da ESEF/UFPel e integrante do grupo de pesquisa em treinamento desportivo e desempenho físico da universidade, Fabrício é autor de diversas publicações sobre estes assuntos e membro do National Strenght and Conditioning Association e do American College of Sports Medicine. Na sua palestra, ele destacou que existem diferentes tipos de treinamento intervalado de alta intensidade e identificou todos os mitos que envolvem o HIIT.

Mostrando que o treinamento intervalo de alta intensidade existe desde os anos 20, mas que se tornou uma forte tendência no mundo fitness há pouquíssimo tempo, Fabrício também salientou que os profissionais de Educação Física precisam dominar profundamente as suas características e particularidades, para a sua correta aplicação. “O HIIT não é uma novidade científica, como muitos acham, e não é mal tolerado por sedentários. Como existem diferentes tipos de HITT, a prescrição do treinamento precisa ser baseada em parâmetros individuais, com a duração, intensidade e recuperação embasadas sempre em dados científicos”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Uruguaiana, Pelotas, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. As informações estão disponíveis neste link.

Ciclo 20 Anos Santa Maria



Conselho realiza sexta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Santa Cruz do Sul
02/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A sexta edição da atividade ocorrerá em Santa Cruz do Sul, no dia 23 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, numa palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos vai ser realizada no Anfiteatro (Bloco 18 - Térreo) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Santa Cruz do Sul
Data e horário: 23 de outubro, quarta-feira, das 19h às 21h45min
Local: Auditório (Bloco 18 - Térreo) – UNISC
Endereço: Avenida Independência, 2293 – Universitário
Inscrições gratuitas por neste link ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Santa Cruz do Sul



Conselho realiza quarta edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos em Uruguaiana
25/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A quarta edição da atividade ocorrerá em Uruguaiana, no dia 18 de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, em uma apresentação ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS ); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, na palestra conduzida por Miryam Brauch (CREF CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana, das 17h30min às 20h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo.

Graduada em Educação Física, Biologia e Fonoaudiologia, Liège Gautério é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas no exterior, em 2017, 2018 e 2019.

Já Miryam é presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS e uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar, promovido pelo Conselho há oito anos. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados, além de ser criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Uruguaiana
Data e horário: 18 de outubro, sexta-feira, a partir das 17h30
Local: Biblioteca Pública Municipal de Uruguaiana
Endereço: Rua Santana, s/nº – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Uruguaiana



CREF2/RS sorteia vaga em curso sobre treinamento de força
25/09/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai sortear uma vaga para o curso “Exercícios de Força para Performance, Prevenção de Lesões e Reabilitação - Teoria e Prática”, ministrado por Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ). O evento ocorrerá no dia 5 de outubro, no Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre.

Para concorrer, é necessário fazer a inscrição neste link até o dia 2 de outubro. O sorteio vai ser realizado no dia 3 de outubro, na sede do CREF2/RS, a partir das 9h, pela primeira pessoa que chegar para atendimento. O resultado será divulgado no Facebook e o vencedor será comunicado por e-mail.

Todos profissionais registrados e em dia com o Conselho podem participar. O conteúdo programático da atividade e mais informações estão disponíveis na página www.convencaobrasil.com.br.

Exercícios de Força para Performance, Prevenção de Lesões e Reabilitação - Teoria e Prática
Palestrante: Alex Souto Maior (CREF 004362-G/RJ)
Data e horário: 5 de outubro, sábado, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min
Local: Parque Esportivo PUCRS
Endereço: Avenida Ipiranga, 6690 - Prédios 80 e 81 - Partenon - Porto Alegre
Mais informações: www.convencaobrasil.com.br

Cursos



Interiorizasul vai a Santiago e Santa Maria em outubro
24/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No próximo mês, o CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Santiago, no dia 8 de outubro; e em Santa Maria, nos dias 9 e 10 de outubro. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região Central do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e receberá a documentação de recém-graduados para novos registros.

O agendamento antecipado do atendimento pode ser feito até o dia 1º de outubro, por este link. Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Santiago
Data e horário: 8 de outubro, terça-feira, das 9h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Sala do Conselho Municipal de Educação
Endereço: Rua Neri Gomes Peixoto, 1392

Interiorizasul Santa Maria
Data e horário: 9 de outubro, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h; e 10 de outubro, quinta-feira, das 9h às 12h
Local: Faculdade Metodista Centário – Sala A 104
Endereço: Dr. Turi, 2003

Interiorizasul



Atendimento aos sábados do CREF2/RS retorna no dia 19 de outubro
19/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, a sede do CREF2/RS em Porto Alegre está abrindo aos sábados, uma vez por mês. O segundo horário extra de atendimento vai ser feito no dia 19 de outubro, das 9h às 13h.

Os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 19 de outubro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

Horário



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ocorre em Pelotas no próximo mês
19/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A terceira edição da atividade ocorrerá em Pelotas, no dia 8 de outubro, e vai abordar os temas “Empreendedorismo e modelagem de negócios na Educação Física”, em uma apresentação ministrada por Marcelo Curth (CREF 011605-G/RS); e “Motiva-Ação! Atitudes empreendedoras unindo propósito com resultado”, na palestra conduzida por Felipe Machado (CREF 008513-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na UFPel/ESEF, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que ainda vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

Doutor em Administração pela Unisinos, Marcelo é docente em nível de graduação e pós-graduação nas áreas de marketing e Educação Física. Os seus temas de interesse são comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. É sócio-proprietário da Educare – Educação e Negócios, empresa especializada em consultorias em estratégias de marketing para micro e pequenas empresas.

Já Felipe Mestre é mestre em Administração pela UFRGS, consultor e professor universitário nas áreas de gestão e desenvolvimento de pessoas. Educador empresarial, é leader & executive coach, certificado pela Agência Nacional de Coaching e pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Sócio-diretor da Mentori – Desenvolvendo Pessoas e Negócios, também tem experiência nas áreas de gestão de carreira, empreendedorismo e marketing de serviços em academias.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Pelotas
Data e horário: 8 de outubro, terça-feira, a partir das 19h
Local: UFPel - ESEF
Endereço: Rua Luís de Camões, 625 – Três Vendas
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Pelotas



Conselho leva Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos para Santa Maria em outubro
18/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS está realizando um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A segunda edição da atividade ocorrerá em Santa Maria, no dia 1º de outubro, e vai abordar os temas “Educação Física: perspectivas e formação de professores”, em uma apresentação ministrada por Mariangela Afonso (CREF 008426-G/RS); e “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade: método de treino, limitações e potencialidades”, na palestra conduzida por Fabrício Boscolo (CREF 028184-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, esta nova etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizada na Faculdade Metodista Centenário (FMC), das 9h às 12h15min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul.

Pós-doutora em Educação Física pela UFRGS, Mariangela é professora da Escola de Educação Física da UFPel e tutora do Programa Educação Tutorial (PET) da universidade. Tem experiência na área da Educação, atuando diretamente em temas ligados à mudanças e perspectivas do ensino, formação de professores e atividade física na escola. De 2014 a 2017, foi coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). É autora de diversos artigos científicos sobre estes assuntos.

Já Fabrício é doutor em Educação Física pela UNICAMP, professor da Escola de Educação Física da UFPel e integrante do grupo de pesquisa em treinamento desportivo e desempenho físico da universidade, com ênfase em artes marciais e esportes de combate, avaliação física, métodos para atidão física e treinamento intervalado de alta intensidade. É autor de diversas publicações sobre estes temas e membro do National Strenght and Conditioning Association e do American College of Sports Medicine.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Santa Maria
Data e horário: 1º de outubro, terça-feira, das 9h às 12h15min
Local: Faculdade Metodista Centenário – Auditório FMC
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo 20 Anos Santa Maria



Interiorizasul atende em Novo Hamburgo na próxima terça-feira
18/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, o CREF2/RS estará atendendo em Novo Hamburgo, em mais uma etapa do projeto Interiorizasul. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais que atuam na Região Metropolitana os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades, entre outros mais.

No local, o CREF2/RS também vai receber a documentação de recém-graduados para novos registros. Quem não realizou o o pré-agendamento será atendido pela ordem de chegada.

Interiorizasul Novo Hamburgo Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: das 10h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – 8º Andar
Endereço: Rua David Canabarro, 20 – Centro

Interiorizasul Novo Hamburgo



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 100 participantes em Porto Alegre
11/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 10 de setembro, o Conselho promoveu a primeira edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Porto Alegre. A atividade, realizada na Fadergs, reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Depois de uma breve fala inicial do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar, até a medalha conquistada na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou dois vídeos sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Com quatro dinâmicas que envolveram todos os presentes, em que foram utilizados balões, bolas de tênis e música, Miryam ainda trouxe para o público um pouco da parte lúdica da Educação Física Escolar. “A prática, como as atividades que experimentamos aqui, proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Mais informações serão divulgadas em breve.

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



CREF2/RS inicia atendimento aos sábados no dia 14 de setembro
11/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, o CREF2/RS estará aberto aos sábados, uma vez por mês, a partir de setembro. O primeiro horário extra de atendimento vai ser feito neste sábado, dia 14 de setembro, das 9h às 13h, em Porto Alegre.

Os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 14 de setembro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

CREF2



Interiorizasul atende em Novo Hamburgo no final deste mês
11/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No dia 24 de setembro, o CREF2/RS estará em Novo Hamburgo, em mais uma etapa do projeto Interiorizasul. No local, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da Região Metropolitana os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e estará recebendo a documentação de recém-graduados para novos registros.

O agendamento antecipado do atendimento pode ser feito até a próxima terça-feira, dia 17 de setembro, por este link. Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Novo Hamburgo
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: das 10h30min às 12h30min e das 13h30min às 17h
Local: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - 8º Andar
Endereço: Rua David Canabarro, 20 - Centro

Interiorizasul 2019



Curso sobre envelhecimento da PUCRS oferece 10% de desconto para profissionais registrados
09/09/2019
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS vai promover a primeira edição do Curso de Extensão Aspectos Psicológicos do Envelhecimento. A atividade, aberta à comunidade em geral e também destinada aos acadêmicos e profissionais Educação Física, terá aula no dia 22 de outubro, das 14h às 18h.

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Sabine Marroni, ambos doutores em Gerontologia Biomédica, o curso já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

A atividade tem o objetivo de capacitar estudantes e profissionais de diversas áreas para a realização do diagnóstico diferencial dos declínios cognitivos. Na programação do curso, estarão temas como o declínio cognitivo no idoso e a avaliação neuropsicológica do idoso.

Cursos Convênios



CREF2/RS participa do Dia do Profissional de Educação Física de Uruguaiana
06/09/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS participou, no dia 30 de agosto, da cerimônia alusiva ao Dia do Profissional de Educação Física, realizada pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Na ocasião, foram premiados com certificado e medalha de mérito esportivo os profissionais de Educação Física Glademir Almeida (CREF 000586-G/RS) e Verônica Vargas (CREF 000580-G/RS), além de Jaqueline Barbosa, Mércia Siqueira, Jorge Borges, Álvaro Ávila, Madalena Mesquita e Rômulo Barreto. Logo após, o assessor de Fiscalização do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) realizou palestra "A Importância da Regularidade na Valorização Profissional".

Segundo o organizador do evento, Ismael Sanchotene (CREF 021833-G/RS), a celebração já é uma tradição em Uruguaiana e tem como objetivo valorizar a profissão e o reconhecimento da sociedade. "Em 2020, faremos a décima edição, quando pretendemos organizar várias atividades e práticas esportivas para toda a Fronteira Oeste", salientou.

Dia do Profissional de Educação Física Uruguaiana Fiscalização



CREF2/RS realiza ciclo de palestras em Porto Alegre na próxima terça-feira
06/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai iniciar em Porto Alegre, na próxima terça-feira, dia 10 de setembro, um novo ciclo de palestras. O evento, com entrada gratuita para profissionais registrados e estudantes, contará com as apresentações “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Na capital, o Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS será realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento vai ter a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições ainda podem ser feitas por este link.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, em Porto Alegre, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com sete medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017, 2018 e 2019.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola”.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



Câmara Técnica de Pessoa Jurídica do CREF2/RS realiza reunião aberta nesta sexta-feira
04/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, a Câmara Técnica de Pessoa Jurídica do CREF2/RS irá realizar uma reunião na sede do Conselho, aberta para a participação de profissionais de Educação Física e de proprietários de academia. O encontro vai iniciar às 14h.

Na pauta da reunião, estarão assuntos pertinentes ao dia a dia das empresas e dos gestores que atuam nesta área. A sua participação é de grande importância!

Reunião da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica
Data e horário: 6 de setembro, sexta-feira, a partir das 14h
Local: CREF2/RS – Porto Alegre
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro
* Aberta para a participação de profissionais de Educação Física e de proprietários de academia

Câmara Técnica empresas Pessoa Jurídica



COF encerra ciclo de palestras em Passo Fundo
02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 27 de agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou, em Passo Fundo, a quarta e última edição do seu ciclo de palestras. O evento, promovido na UPF, reuniu cerca de 100 profissionais e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS).

O evento, dividido em duas partes, tratou inicialmente das ações e dos processos de fiscalização. Os membros da COF explicaram para os presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo CREF2/RS em todos estes casos. O público também pode tirar dúvidas sobre estágios e sobre a atuação profissional.

Já a segunda palestra da noite, intitulada “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”, foi ministrada por Leal e trouxe para debate um assunto de grande interesse, principalmente para aqueles que atuam no mercado fitness. Na sua fala, o palestrante também salientou como a avaliação física também pode ser implementada em outros locais, como os ambientes corporativos.

Aproximando o Conselho dos profissionais e dos acadêmicos do interior, o Ciclo de Palestras em Passo Fundo teve a entrada gratuita para todo o público. O evento, avaliado de maneira extremamente positiva pela COF, teve a sua primeira edição em maio e também passou pelas cidades de Santa Maria, Caxias do Sul e Pelotas.

Ciclo de Palestras COF Fiscalização



CREF2/RS homenageia vencedores do Troféu Destaque 2019
02/09/2019
Fonte: CREF2/RS

No sábado, dia 31 de agosto, o CREF2/RS promoveu a entrega do Troféu Destaque 2019. O prêmio, criado pelo Conselho como forma de comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro, teve a sua cerimônia realizada na Praça dos Fundadores do Grêmio Náutico União, com um coquetel festivo.

Divididos em quatro categorias principais, os finalistas do Troféu Destaque 2019 foram escolhidos pelos profissionais registrados, que puderam indicar os seus favoritos por meio de uma votação aberta no site do Conselho. Todos os ganhadores foram eleitos pela Plenária e revelados durante a cerimônia. As empresas que completaram dez anos de registro ininterrupto, em 2019, também foram convidadas para a festa e receberam um certificado de homenagem pelos serviços prestados.

A cerimônia iniciou às 20h, com um discurso do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). Na sua fala, ele deu boas-vindas aos presentes e reforçou a relevância do Troféu Destaque, sobretudo para a valorização da profissão. “É com grande honra que o CREF2/RS parabeniza e homenageia diversos profissionais de Educação Física nesta noite, pelo trabalho importantíssimo que desempenham para toda a sociedade”, frisou.

Homenagens especiais

Além dos quatro vencedores conhecidos durante a cerimônia, o CREF2/RS entregou outros quatro prêmios. O primeiro foi o Voto de Louvor ao profissional Juliano Mantovani (CREF 025864-G/RS), professor de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, em Charqueadas. Na última semana, Mantovani ficou conhecido no Brasil inteiro por proteger os alunos da sua escola de um atentado, evitando uma grande tragédia.

Edison Cardoso (CREF 000001-G/RS), mais conhecido pelo apelido de Macaco e falecido em abril de 2018, também foi condecorado. Um dos criadores do CREF2/RS e ex-presidente da Federação Gaúcha de Basquete e da APEF, ele foi representado pelos seus dois filhos e recebeu o troféu Homenagem Especial – In Memoriam. Referência para o esporte e para a Educação Física, Cardoso obteve reconhecimento por atuar de maneira pioneira para a regulamentação e para a valorização da profissão.

O conselheiro federal Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS), que foi o mestre de cerimônias do evento, ainda chamou ao palco Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS), vencedor na categoria Personalidade; e Renita Dametto, homenageada com o Mérito da Educação Física. Eles receberam os seus troféus através de uma escolha feita diretamente pela Plenária. A lista completa dos ganhadores do Troféu Destaque 2019 é:

Categoria Profissional – Atuação Bacharelado:
Roberta Borges (CREF 007239-G/RS)
Graduada em Educação Física pela UFPel e pós-graduada em marketing esportivo e academias de ginástica, é proprietária da Academia VO2 Beta, em Pelotas, há 18 anos. Atua na área fitness com aulas de jump, step, local e é uma das referências em todo o Estado nas modalidades kangoo jumps, board fitness e HUGS 7.

Categoria Profissional – Atuação Licenciatura:
Josiane Fassini (CREF 013909-G/RS)
Graduada em Educação Física pela Ulbra Canoas e pós-graduada em Mídias e Educação, é professora da Escola Municipal Miguel Couto, em Nova Santa Rita. Atua com a inclusão através do projeto “Educação Física Inclusiva na EJA”, com atividades desportivas adaptadas, como goalball e vôlei sentado. É também coordenadora do projeto “A Escola da Universidade”, em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra.

Categoria Profissional – Atuação Projetos Sociais:
Evandir Ferraz (CREF 008382-P/RS)
Conhecido pelo nome artístico Mike Júnior, é professor de street dance no Ballet Gutierres, em Porto Alegre. Pioneiro em adotar e explorar a cultura hip hop em suas aulas, há 15 anos desenvolve um projeto social no Centro Comunitário da Vila Orfanotrófio, aproximando crianças carentes da dança. É idealizador da modalidade hip hop fitness e instrutor de step nas academias Movere Fitness, HF Personal Training e Fit Academia.

Categoria Pessoa Jurídica:
Fazendo Onda (CREF 001345-PJ/RS)
Em atividade desde 202, a Fazendo Onda é uma escola de natação e academia de Igrejinha. Além de aulas de natação, hidroginástica e caminhada aquática, também desenvolve projetos de emagrecimento para grupos de pessoas com IMC acima da faixa “Obesidade 1”, com duração de seis meses e prêmios para os melhores resultados. Em quatro etapas realizadas até o momento, ajudou a eliminar mais de 620kg somente através da atividade física.

Personalidade:
Joel Pedroso (CREF 000241-G/RS)
Graduado em Educação Física pelo IPA, é oficial da reserva da Brigada Militar. Atuou grande parte da sua carreira no Corpo de Bombeiros e exerceu diversas funções, como coordenador dos salva-vidas da Operação Golfinho, diretor da Escola de Educação Física da Brigada Militar e comandante dos Bombeiros em Porto Alegre. Também foi coordenador de segurança aquática na Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, nas provas de remo e canoagem. Atualmente é gerente de esportes do Grêmio Náutico União e presidente da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.

Mérito da Educação Física:
Renita Dametto
Graduada em Educação Física pela Feevale, é especialista em Treinamento Esportivo e mestre em Educação. Ex-atleta da Seleção Brasileira de handebol, foi professora rede pública de Porto Alegre, secretária de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e presidente da FUNDERGS. Integrou o Conselho Nacional de Esporte e Lazer, o Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia e a Câmara Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. Instituiu o Programa RS Educação Digital e o Programa de Apoio aos Parques Tecnológicos. Coordenou a reestruturação do CETE, o 20° Campeonato Mundial de Atletismo Máster e a Passagem da Tocha Olímpica em Porto Alegre.

Trofeu Destaque



CREF2/RS promove hoje ciclo de palestras da Fiscalização em Passo Fundo
27/08/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar em Passo Fundo, nesta terça-feira, dia 27 de agosto, a quarta e última edição do seu ciclo de palestras. A atividade, que ocorrerá na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF, vai contar com as palestras dos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS, também relacionadas à Lei do Estágio. Na sequência, Leal vai ministrar a palestra “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”. Com grande experiência na área, o personal trainer também é o criador e o responsável técnico do Total Body Test.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Passo Fundo
Data e horário: 27 de agosto, terça-feira, às 19h
Local: UPF – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Sala 14
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – Bairro São José
Inscrições diretamente no local
* Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras Fiscalização Passo Fundo



Comissão de Ensino Superior faz reunião com 14 coordenadores de cursos de Educação Física
26/08/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS reuniu-se na última sexta-feira, 23 de agosto, com 14 coordenadores de cursos de Educação Física. No encontro, foram debatidas adequações às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física, publicadas na Resolução nº 6/2018 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Este é o novo marco legal da formação em Educação Física, estabelecendo o ano de 2020 como prazo final para que os cursos adaptem os seus projetos pedagógicos aos preceitos da resolução.

Durante a reunião, entendeu-se que as Diretrizes não favorecem nem a integração com a área da saúde, nem o entrosamento com a área de formação dos professores. Os coordenadores também observaram que os quatro semestres iniciais com entrada única devem ser revogados ou flexibilizados. Como solução, foi sugerido que os cursos mantenham o atual sistema de escolha pelos alunos, entre Licenciatura e Bacharelado, e que o núcleo comum permaneça durante toda a graduação. Outra proposta foi a redistribuição das cargas horárias do estágio incluindo a pesquisa.

Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), presidente da Comissão, destacou o grande número de instituições que compareceram à reunião. "Isto dá um peso maior às sugestões de mudanças das Diretrizes, que serão encaminhados à Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do Conselho Federal”, explicou.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



Fórum de Educação Física Escolar discute metodologias de ensino e papel do professor
26/08/2019
Fonte: CREF2/RS

No último sábado, dia 24 de agosto, a Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS promoveu a oitava edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, no SESC Protásio Alves. O evento, que integrou a programação gratuita do 45º ENAPEF, contou com uma palestra conduzida pelo conselheiro federal Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) e uma atividade lúdica ministrada por José Anchieta (CREF 000337-G/RS).

Com cerca de 100 participantes, entre profissionais e estudantes, a mesa de abertura do Fórum contou com a presença do presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), da presidente da Comissão de Educação Física Escolar Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), da presidente da APEF Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e do diretor de logística da Secretaria de Educação Paulo Rezende (CREF 001298-G/RS). Na sua fala, Miryam destacou o papel importante que o evento desempenha, desde a sua primeira edição, para a valorização do profissional de Educação Física dentro das escolas e para a defesa de projetos de lei que contemplem a sua presença desde as séries iniciais de ensino.

Criador do método de ginástica afro aeróbica, Anchieta deu continuidade ao evento, com uma atividade prática. A interação contou com o envolvimento de todos os presentes, que puderam conhecer um pouco mais sobre o batucalê e as formas de utilizá-lo em aulas de Educação Física Escolar, por exemplo. Na sequência, foi a vez da conselheira Cláudia Lucchese (CREF 00238-G/RS) conduzir um segundo momento de descontração, com uma performance de dança e bom humor.

Metodologias ativas

Abordando as metodologias da Educação Física e o papel desempenhado pelos professores, Catunda iniciou a sua palestra explicando o processo de aprendizagem ativa e o desafio complexo que é o ato de ensinar. “A definição de ‘aprender’, como aponta diversos autores, é ‘se tornar capaz de fazer o que antes não se conseguia fazer’. O conceito tem, portanto, uma relação intrínseca com o desenvolvimento de um conjunto integrado de competências”, enfatizou.

Na sua apresentação, o Conselheiro Federal também esclareceu como o aprendizado, sobretudo na Educação Física, tem a possibilidade de transformar a realidade com experimentações. Para isso, Catunda afirmou que a “pirâmide da aprendizagem” precisa ter como objetivo a autonomia dos alunos, através de práticas que reforcem o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a criatividade. “O professor é apenas um facilitador dentro do processo, em um modelo de ensino que deve ter clara classificação de prioridades, com as experiências práticas sempre em destaque”, avaliou.

No encerramento do Fórum, Catunda ainda respondeu as dúvidas da plateia, quase todas sobre temas que dizem respeito ao dia a dia dos profissionais de Educação Física que atuam nas escolas. A Comissão de Educação Física Escolar do CREF é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).

Educação Física Escolar Comissão de Educação Física Escolar



CREF2/RS tem reunião com pró-reitor da FURG
22/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 16 de agosto, os conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS), representantes da Comissão de Fiscalização e Orientação (COF) do CREF2/RS, foram recebidos pelo pró-reitor da FURG Renato Dias. O motivo do encontro foi obter esclarecimentos sobre o procedimento de apostilamento realizado pela instituição de ensino.

COF



CREF2/RS inicia comemoração de 20 anos com ciclo de palestras em Porto Alegre
20/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai realizar, no segundo semestre de 2019, um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A primeira edição da atividade ocorrerá na em Porto Alegre, no dia 10 de setembro, e vai contar com as palestras “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, a primeira etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Lajeado e Santa Maria.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, na capital, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com cinco medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017 e 2018.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola” e já ministrou cursos sobre inclusão escolar em diversas cidades.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



Ciclo de Palestras da Fiscalização reúne 90 participantes em Pelotas
19/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 15 agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização, em Pelotas. O evento, promovido na Faculdade Anhanguera, reuniu 90 profissionais de Educação Física e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do ex-atleta e treinador de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS).

O Ciclo teve início com a exposição das ações e dos processos de fiscalização do CREF2/RS. Os dois membros da COF explicaram aos presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo Conselho em todos estes casos. O público interagiu tirando dúvidas sobre o exercício ilegal da profissão e o estágio regular, além de esclarecimentos sobre o Termo de Compromisso de Estágio e a permanência integral do profissional de Educação Física no estabelecimento.

No segundo momento do evento, ocorreu a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Triatlo e Corrida de Montanha”, conduzida por Remião. Em sua fala, ele comemorou o crescimento no número de grupos de corrida em academias, clubes e empresas. "Isto viabiliza cada vez mais a prática esportiva coletiva, seja na modalidade corrida, triatlo ou corrida de montanha. Também é importante reconhecer o papel das assessorias esportivas neste processo”.

Remião ainda explicou que o treinamento para endurance envolve os métodos contínuo, intervalado e fracionado, cada um destes destinado a um tipo de atleta específico. O ex-atleta também citou como aspectos importantes na elaboração do treino, como o nível do desportiva, os objetivos, a metodologia das cargas e o calendário de competições.

Além do evento, a Comissão realizou audiências para assinatura de Termo de Cooperação e uma reunião com os profissionais e proprietários de academias de Pelotas. Em Rio Grande, houve um encontro com o pró-reitor da FURG, que tratou do apostilamento realizado pela instituição, além de uma reunião com os profissionais e proprietários de academias do município. A última edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização será realizada em Passo Fundo, no dia 27 de agosto. Inscrições e mais informações aqui.

Ciclo de Palestras da Fiscalização



CREF2/RS inicia atendimento aos sábados no dia 14 de setembro
19/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, o CREF2/RS estará aberto aos sábados, uma vez por mês, a partir de setembro. O primeiro horário extra de atendimento vai ser feito no dia 14 de setembro, das 9h às 13h, em Porto Alegre.

Nesta data, os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 14 de setembro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

atendimento



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Pelotas nesta quinta-feira
13/08/2019
Fonte: CREF2/RS

A cidade de Pelotas vai sediar nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização. Realizado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS, o evento ocorrerá na Faculdade Anhanguera e vai contar com as palestras dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e ex-atleta de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O ciclo, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Remião vai ministrar a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Trialto e Corrida de Montanha”. Com mais de 25 anos de experiência na área, o personal trainer é ex-competidor de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Pelotas
Data e horário: 15 de agosto, quinta-feira, às 19h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Auditório
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras da Fiscalização



Presidente do CREF2/RS comparece à inauguração da Estação Cidadania da Restinga
13/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) compareceu à inauguração do Complexo Esportivo e Cultural Estação Cidadania da Restinga. A solenidade contou com a presença do ministro da Cidadania Osmar Terra, do prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan e do deputado estadual Sebastião Melo.

Meurer explicou que as obras do complexo começaram na gestão Fortunati, com verbas captadas do PAC durante o governo Lula. "Além do CEU da Restinga, iniciamos a construção de um equipamento idêntico na Lomba do Pinheiro. Com 85% da obra finalizada e mais de R$ 2 milhões investidos, mudanças na gestão e o encolhimento das políticas públicas relegaram o equipamento da zona Leste da capital ao abandono, à vandalização e ao saque".

O complexo inaugurado deve beneficiar cerca de 50 mil pessoas da Restinga e imediações. O equipamento conta com uma quadra coberta e dois prédios. Um deles abriga uma biblioteca, um telecentro de informática e um cineteatro. Na outra edificação, há uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Foto: Luis Adriano Madruga/Fasc - PMPA

Porto Alegre Complexo esportivo restinga



Comissão de Educação Física Escolar se reúne com deputado Sebastião Melo
09/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 8 de agosto, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e membros da Comissão de Educação Física Escolar receberam o deputado estadual Sebastião Melo. O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar o projeto de lei que determina que as aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino público devam ser ministradas exclusivamente por profissionais de Educação Física habilitadas.

Segundo Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), um projeto com o mesmo escopo foi aprovado e implantado com sucesso no município de Porto Alegre. “Vim aqui para me somar às causas da Educação Física, e serei parceiro para desarquivar o projeto e fazê-lo tramitar na Assembleia”, comentou o Deputado. Melo falou que se reunirá com o deputado Tiago Simon objetivando propor em conjunto a instalação de uma audiência pública para debater o tema na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa. "Talvez este seja o passo decisivo para chamarmos a Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos novamente ao diálogo".

Miryam assegurou que o projeto é extremamente necessário para a saúde das crianças e adolescentes. "Sem o profissional de Educação Física orientado os alunos, as crianças, principalmente nas escolas estaduais, chegam ao sexto ano com graves problemas de saúde e muitas apresentam índices de obesidade alarmantes”. Para a conselheira Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o incentivo à atividade física orientada nunca foi tão necessária para se poder fazer frente à atual epidemia de sedentarismo e obesidade.

Comissão de Educação Física Escolar



Interiorizasul atende em Santa Rosa e Santo Ângelo na próxima semana
06/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na próxima semana, o CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Santa Rosa, no dia 13 de agosto; e dia 14, em Santo Ângelo. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais dos municípios da região Noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também vai estar recebendo a documentação de recém-graduados para novos registros.

Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento no site do Conselho, será respeitada a ordem de chegada. As informações sobre estes atendimentos estão disponíveis neste link.

Interiorizasul Santa Rosa
Data e horário: 13 de agosto, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h30min
Local: UNIJUI - Campus Santa Rosa
Endereço: RS 344 km 39, Bloco B sala 114

Interiorizasul Santo Ângelo
Data e horário: 14 de agosto, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min
Local: URI - Campus III
Endereço: Rua Universidade das Missões, 464 - Universitário

Interiorizasul 2019



CREF2/RS participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde
01/08/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Ministério da Saúde, o evento vai ter como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos deste ano serão "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do SUS" e "Financiamento do SUS".

Na Conferência, serão discutidas a defesa dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde, a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira. Pela sua importância, a conferência se constitui em um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas, em que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas.

O Rio Grande do Sul estará presente na 16ª Conferência Nacional de Saúde com 142 pessoas, entre trabalhadores e prestadores de serviços da área. Já o CREF2/RS vai estar representado pelo conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).

16ª Conferência Nacional de Saúde



Câmara Técnica de Corrida de Rua discute ações para 2019
26/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua reuniu-se na sede do CREF2/RS na última quinta-feira, dia 25 de julho. A pauta iniciou com uma atualização sobre os preparativos do Guia de Trail Run, que será editado pela Câmara. Outro tema discutido foi a possibilidade da realização de um evento que envolva corrida ou trail run em comemoração aos 20 anos Conselho e ao Dia do Profissional de Educação Física. Além destes pontos, também foi ressaltada a importância da aproximação da Câmara com os instrutores de caminhada nórdica do Estado.

Participaram da reunião a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Rodrigo dos Santos (CREF 007110-G/RS) e Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), além de acadêmicos e outros membros de equipes de corrida de rua de Porto Alegre.

Câmara Técnica de Corrida de Rua