Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
31/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 4 de agosto, Karla Loureiro (CREF 028128-G/RS) irá abordar o tema “Futebol feminino”.

Já na quinta-feira, dia 6 de agosto, o Conselho vai receber Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS), para a apresentação “Avaliação e prescrição de exercícios”. As transmissões iniciarão às 19h e às 17h, respectivamente.

Graduada em Educação Física pela IDEAU e pela Faculdade Sogipa, Karla é pós-graduada em Orientação Física e em Fisiologia do Exercício. Além de docente convidada da Faculdade Sogipa, é integrante do Grupo de Pesquisa em Atividades Aquáticas e Terrestres (GPAT) da UFRGS. Desde 2017, desenvolve trabalhos com futebol feminino, na iniciação esportiva, categorias de base e no profissional. É preparadora física da equipe feminina de futebol do Grêmio.

Áderson é graduado em Educação Física pelo IPA, com doutorado em Ciências da Saúde e Biomecânica pela Griffith University, da Austrália. Por quase 30 anos, foi sócio-proprietário da Práxis Academia, em Porto Alegre. Atualmente, é instrutor e coordenador técnico da academia Ineex e docente da Unisinos, onde também desempenhou a função de coordenador do curso de Educação Física, de 2000 a 2001.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

4 de agosto, terça-feira, às 19h
Karla Loureiro (CREF 028128-G/RS)
Futebol feminino

6 de agosto, quinta-feira, às 17h
Áderson Loureiro (CREF 000038-G/RS)
Avaliação e prescrição de exercícios


lives Instagram



Pesquisa da UFPel busca identificar impacto da COVID-19 nas empresas de atividades físicas e esportivas
31/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Com o apoio do CREF2/RS, o Grupo de Gestão em Educação Física, vinculado à Escola de Educação Física da UFPel, está realizando uma pesquisa para identificar o impacto da COVID-19 nas empresas de prestação de serviços em atividade físicas e esportivas no Rio Grande do Sul.

O trabalho tem o intuito de auxiliar o planejamento das empresas do segmento nesse cenário atual, de tantas incertezas. O formulário de participação é online, tem tempo médio de resposta de cinco minutos, e está disponível neste link.


Pesquisa covid-19 ufpel



CREF2/RS disponibiliza documento com recomendações após retorno às aulas de Educação Física nas escolas
29/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS criou um documento com recomendações após o retorno às aulas de Educação Física nas escolas. A publicação, elaborada pela Comissão de Educação Física Escolar, está disponível para download aqui.

Levando em consideração a importância da Educação Física e a preocupação com o retorno às aulas, o documento “Recomendações de retorno às aulas presenciais de Educação Física na reabertura das escolas: COVID-19” apresenta um protocolo a ser seguido pela equipe técnica das escolas. O objetivo desta publicação é sensibilizar professores e demais membros do quadro pedagógico das unidades de ensino, no intuito de seguirem as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e dos demais órgãos estaduais e municipais, orientando os alunos e as suas famílias sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus.

“O plano de retorno às atividades diante da pandemia vai exigir cuidados específicos e, para reduzir o risco de contaminação, será preciso que a sociedade esteja plenamente engajada para aderir às novas normas de convívio social e às novas rotinas no interior das unidades de ensino”, frisa o documento. Além de diversas recomendações, a publicação ainda reúne protocolos de segurança, medidas de higienização, de proteção, de monitoramento e de avaliação, assim como outras orientações sobre o uso de máscara e sobre a dinâmica das aulas.

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar covid-19



Anuidade 2020 tem vencimento, parcelamento e desconto prorrogados para final de setembro e outubro
28/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Considerando os impactos do novo coronavírus (COVID-19), que têm alterado também o funcionamento de estabelecimentos na área das atividades físicas em todo o país, o CREF2/RS informa que a Anuidade 2020 teve o seu vencimento, parcelamento e desconto prorrogados mais uma vez.

A última data para pagamento da Anuidade 2020 de Pessoa Física foi adiada para o dia 30 de setembro. Já o vencimento da Anuidade 2020 de Pessoa Jurídica foi transferido para o dia 31 de outubro.

Todas as guias com estas novas opções de pagamento já podem ser retiradas no Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS. Clique aqui para emitir o boleto.

A atual gestão do CREF2/RS segue monitorando tudo que envolve o coronavírus no Rio Grande do Sul. Caso a situação de isolamento e de restrições se mantenha nos próximos meses, o Conselho poderá prorrogar novamente o vencimento, o parcelamento e o desconto da Anuidade 2020.


anuidade 2020 covid-19



Eleições do CONFEF ocorrem em dezembro
28/07/2020
Fonte: CREF12/PE

No dia 15 de dezembro de 2020, nos termos da Resolução CONFEF nº 389/2020, irá ocorrer a eleição de novos 28 membros do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), sendo 20 conselheiros efetivos e oito suplentes, para o mandato de quatro anos. Os membros do CONFEF serão escolhidos por um Colégio Eleitoral integrado pelos conselheiros de cada CREF, acrescido de delegados regionais eleitores.

Os votos deverão ser encaminhados por correspondência ou de maneira presencial, na sede do CONFEF. O requerimento de chapas poderá ser feito até o dia 16 de outubro.

O CONFEF é presidido desde a sua criação, há mais de 20 anos, pelo mesmo Presidente. A mobilização, o engajamento, a colaboração e a participação dos profissionais de Educação Física, Pessoas Jurídicas e da sociedade são essenciais para o desenvolvimento e valorização da Educação Física.

Clique aqui e confira a resolução na íntegra


eleição confef



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
24/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 28 de julho, Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS) irá abordar o tema “Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação”.

Já na quinta-feira, dia 30 de julho, o Conselho vai receber Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS), para a apresentação “Estúdios de personal trainer: planos estratégicos para retorno das atividades durante a pandemia”. As transmissões iniciarão às 17h e às 20h, respectivamente.

Torresini é graduado em Educação Física pela UFSC, pós-graduado em gestão e marketing esportivo e ex-atleta de futsal. Atuou em academias, clubes, escolas e resorts. É um dos primeiros profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul a desempenhar a função de instrutor esportivo em cruzeiros marítimos, com diversas viagens internacionais realizadas pela empresa italiana Costa Cruzeiros. É preparador físico da seleção brasileira de futebol masculino para surdos.

Graduado em Educação Física pela UFpel e pós-graduado em Reabilitação Cardíaca pela Universidade Gama Filho, Bruno é conselheiro do CREF2/RS e sócio-proprietário da Academia Moinho Fitness, em Pelotas.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

28 de julho, terça-feira, às 17h
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação

30 de julho, quinta-feira, às 20h
Bruno Araújo (CREF 012860-G/RS)
Estúdios de personal trainer: planos estratégicos para retorno das atividades durante a pandemia


lives Instagram



CREF Serra mantém atendimento nas quintas e sextas-feiras em Caxias do Sul
23/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF Serra está com o seu atendimento ocorrendo de maneira normal em Caxias do Sul, nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. O agendamento prévio e o uso de máscara ainda são obrigatórios.

Já em Porto Alegre, o CREF2/RS está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso, em razão do Decreto 20.6939. As atividades no local retornarão tão logo o Poder Público altere as normativas atuais de isolamento, distanciamento e de combate ao COVID-19 na cidade.

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link
Telefone CREF Serra: (51) 99359-8536

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento presencial suspenso


CREF Serra atendimento covid-19



CREF2/RS mantém atendimento presencial suspenso em Porto Alegre
22/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do Decreto 20.639 da Prefeitura Municipal, o CREF2/RS está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso em Porto Alegre, até o dia 4 de agosto. As atividades no local retornarão tão logo o Poder Público altere as normativas atuais de isolamento, distanciamento e de combate ao COVID-19 na cidade.

Nas próximas duas semanas, os profissionais que necessitarem algum dos serviços disponibilizados pelo Conselho deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3288-0200, pelo e-mail contato@crefrs.org.br ou pelo Portal de Autoatendimento do site.

Já o CREF Serra segue com o seu atendimento normal em Caxias do Sul, nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. O agendamento prévio e o uso de máscara ainda são obrigatórios.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento presencial suspenso

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link


atendimento suspenso covid-19



Câmara dos Deputados aprova R$ 1,6 bilhões para o esporte
20/07/2020
Fonte: CREF12/PE

O Projeto de Lei 2824/2020, de autoria do deputado federal Felipe Carreras, foi aprovado na última quinta-feira, dia 16 de julho, de forma quase unânime na Câmara dos Deputados. O texto seguirá agora para votação no Senado Federal.

O PL prevê que água, energia e serviços de telecomunicações das empresas do setor esportivo, mesmo que inadimplentes, não possam ser cortadas durante a pandemia. O Projeto ainda estabelece uma ajuda de R$ 600 durante três meses, podendo ser acrescentado mais dois, aos profissionais da área esportiva. Os valores podem chegar a R$ 1,6 bilhão, contemplando profissionais de Educação Física, atletas, paratletas, preparadores físicos, técnicos, fisioterapeutas e árbitros, entre outros que tenham uma renda de até dois salários mínimos.

Outra medida prevista é a reabertura, ainda durante a pandemia, dos prazos de inscrição no Profut – programa de refinanciamento de dívidas de clubes e entidades esportivas criado em 2015 pelo Governo Federal.

“Tivemos uma grande vitória na Câmara dos Deputados, mas não podemos comemorar muito. Ainda falta a aprovação no Senado e a sanção do Presidente da República. Temos que dialogar com os Senadores para que o PL seja aprovado o mais rápido possível, o esporte tem pressa”, explicou o presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE).


pandemia covid-19 coronavírus



CREF2/RS realiza mais três lives pelo Instagram
17/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, às suas lives pelo Instagram. Na segunda-feira, dia 20 de julho, Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT) irá abordar o tema “Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório”. Já na terça-feira, dia 21 de julho, o Conselho vai receber Daniel Moojen (CREF 001840-G/RS), para a apresentação “Aulas online de Educação Física Escolar”. Por fim, na quinta-feira, dia 23 de julho, Fernanda Michaelsen (CREF 005756-G/RS) estará na nossa transmissão, falando sobre “Paradesporto no contexto da pandemia”. Todas as transmissões iniciarão às 17h.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

Graduado em Educação Física pelo IPA, Moojen atualmente é professor de Educação Física do Colégio La Salle Santo Antônio, em Porto Alegre. Na escola, iniciou a sua carreira como técnico de futebol e de futsal, em 2002. Também trabalha como instrutor de pilates.

Fernanda é graduada em Educação Física pela IPA e pós-graduada em atividade física adaptada e saúde pela UGF. É professora de natação no Grêmio Náutico União, diretora esportiva e técnica de natação paralímpica na Associação Esporte+. Além de ter atuado na rede pública de ensino por 13 anos, integra a Câmara Técnica do Pró-esporte, vinculada ao Governo Estadual do Rio Grande do Sul.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

20 de julho, segunda-feira, às 17h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório

21 de julho, terça-feira, às 17h
Daniel Moojen (CREF 001840-G/RS)
Aulas online de Educação Física Escolar

23 de julho, quinta-feira, às 17h
Fernanda Michaelsen (CREF 005756-G/RS)
Paradesporto no contexto da pandemia


lives Instagram



CREF2/RS suspende atendimento presencial em Porto Alegre
06/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do novo decreto da Prefeitura Municipal, o CREF2/RS está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso em Porto Alegre. As atividades no local retornarão tão logo o Poder Público altere as normativas atuais de isolamento, distanciamento e de combate ao COVID-19 na cidade.

Nas próximas duas semanas, os profissionais que necessitarem algum dos serviços disponibilizados pelo Conselho deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3288-0200, pelo e-mail contato@crefrs.org.br ou pelo Portal de Autoatendimento do site. Mais informações na Portaria 2020/000264.

Já o CREF Serra segue com o seu atendimento normal em Caxias do Sul, nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. O agendamento prévio e o uso de máscara ainda são obrigatórios.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento presencial suspenso

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link


atendimento suspenso covid-19



CREF2/RS cria banco de videoaulas de Educação Física Escolar no Youtube
02/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, através de uma iniciativa da Comissão de Educação Física Escolar, está criando um banco de videoaulas no Youtube, com sugestões e ideias para os professores de Educação Física. A iniciativa, voltada especialmente para aqueles que estão ministrando aulas remotas desde o início da pandemia no Rio Grande do Sul, tem o intuito de auxiliar os profissionais de escola neste novo momento, em que muitos ainda não dominam as possibilidades e as limitações do meio online.

Clique aqui para acessar o banco de videoaulas do CREF2/RS.

A plataforma é colaborativa e todos registrados podem compartilhar as suas experiências. Os vídeos devem ser enviados por e-mail (contato@crefrs.org.br) ou por WhatsApp (51 99360-9910), seja no formato de arquivo ou de link, sendo ele no Youtube ou Wetransfer, entre outros formatos.

O material recebido será avaliado e todos os vídeos aprovados serão postados na conta do CREF2/RS no Youtube. A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar videoaulas vídeo Youtube



CONFEF realiza ações em defesa dos profissionais de Educação Física durante pandemia
26/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Federal, assim como o CREF2/RS, está realizando diversas ações para defender a atuação dos profissionais de Educação Física durante a pandemia, em todo Brasil. Um resumo destas iniciativas está disponível na seção de notícias do site www.confef.org.br e também no Boletim Eletrônico nº 274, enviado neste mês aos profissionais registrados.

Projeto de Lei prevê medidas emergenciais para Educação Física durante pandemia

O CONFEF vem trabalhando ativamente para a aprovação de medidas que visem auxiliar os profissionais de Educação Física durante o coronavírus. Exemplo disto foi o PL 2824/2020, apresentado pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE). O projeto prevê medidas emergenciais para o setor durante a pandemia.

Dentre elas, está a complementação de um salário mínimo para os informais do setor (profissionais de Educação Física, atletas, paratletas, técnicos, preparadores físicos, árbitros e outros), limitados à renda de dois salários. Se aprovado, o setor terá ainda outro benefício: não poderá ser cortada água, energia e serviços de telecomunicações das empresas que atuam na área, durante a pandemia do COVID-19.

Ministério da Saúde contempla atividade física como atividade essencial

O Ministério da Saúde atendeu à solicitação feita pelo CONFEF para contemplar a atividade dos profissionais de Educação Física como serviço essencial. O pedido havia sido feito por meio do ofício 371/2020, enviado em abril. A articulação se deu em razão da importância da atividade física para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, sobretudo neste atual contexto.

Para ter validade e aplicação, o reconhecimento do Ministério da Saúde ainda precisa passar pelo aval dos Governos Estaduais. No âmbito do Rio Grande do Sul, o CREF2/RS já atua para que a medida seja transformada em projeto de lei. Mais informações sobre isto aqui.


covid-19 crise comitê



Comitê de Crise da Educação Física tem reunião com Prefeitura de Porto Alegre
25/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 esteve reunido com Bruno Miragem, secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O encontro teve como assunto principal a reabertura das empresas da área da Educação Física, como academias e centros de treinamento.

A reunião também contou com a presença de Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), conselheiro do CREF2/RS e coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura. “Demonstramos ao Poder Público Municipal a importância da continuidade da nossa atividade, principalmente para a promoção da saúde de toda a população”, frisou Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19. No encontro, ele também evidenciou que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos à risca pelas academias.

“A Prefeitura Municipal entende a nossa situação e está tentando flexibilizar o funcionamento dos estabelecimentos, mas segue muito preocupada com o alto índice de leitos de UTI ocupados no momento. Há um esforço grande neste sentido e temos a expectativa de que a situação dos hospitais melhore logo”, conclui Gamboa.

Também fazem parte do Comitê de Crise Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).


covid-19 crise comitê



Comitê de Crise da Educação Física elabora projeto de lei para incluir Educação Física no rol dos serviços essenciais
23/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Em uma reunião realizada ontem, dia 22 de junho, o 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a conselheira Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) apresentaram para a deputada estadual Fran Somensi uma sugestão de projeto de lei, que estabelece a inclusão dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física no rol das atividades essenciais, no âmbito do Rio Grande do Sul.

A iniciativa, elaborada de forma conjunta pelas instituições que compõem o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19, foi acolhida pela Deputada. O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa e começará a tramitar internamente nos próximos dias.


covid-19 crise comitê



Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 articula novas ações
22/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19, formado por membros do CREF2/RS, da APEF-RS, da ACAD Brasil, do SINPEF/RS e da FIEP-RS, esteve reunido de maneira online na noite do último domingo, dia 21 de junho, para planejar as próximas ações que serão tomadas para a manutenção das atividades dos profissionais de Educação Física no Rio Grande do Sul. O objetivo principal do grupo é garantir que todos os estabelecimentos da área permaneçam abertos, proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os integrantes do Comitê são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).

De acordo com Gamboa, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 aproveitou o encontro remoto para definir um uma nova estratégia de atuação, que visa incluir a atividade dos profissionais de Educação Física no rol dos serviços essenciais do Estado. “A importância e os benefícios do exercício físico, sobretudo neste momento que vivemos, é um consenso, inclusive por parte do Governo Federal. Nos próximos dias, teremos encontros com representantes do Poder Público para que tenhamos este mesmo reconhecimento no Rio Grande do Sul, garantindo o funcionamento permanente das academias e dos estúdios”, frisa.

Na reunião, o grupo também avaliou como positivo o resultado da primeira ação do grupo, que barrou a proposta da Prefeitura de Porto Alegre, para que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez. “A articulação de um diálogo com a Câmara Municipal foi essencial para que a nossa área, assim como a sociedade, não tivesse ainda mais prejuízos. O esforço conjunto é para que o Comitê consiga ampliar esta conquista para o restante do Estado, respeitando sempre as medidas de segurança definidas pelos órgãos de saúde”, finaliza Gamboa.


covid-19 crise comitê



Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 é criado para enfrentar os desafios da pandemia
19/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Devido à longa duração da pandemia no país, o CREF2/RS, a Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS), a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), a FIEP-RS e o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS) montaram o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19. O objetivo do grupo é batalhar pela profissão, resguardando os profissionais e as Pessoas Jurídicas, mantendo os estabelecimentos abertos e proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os membros do Comitê Estadual de Crise da Educação Física são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o empresário Fernando Sassen.

Segundo Gamboa, a primeira ação com resultados positivos do Comitê foi a sensibilização dos vereadores para que barrassem a proposta do Prefeito de Porto Alegre, de que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez, e não uma quantidade reduzida em relação à sua área, como está vigorando. “Iniciamos um intenso diálogo com a Câmara Municipal na sexta-feira, dia 12 de junho. Já no dia 15, os vereadores demoveram a ideia do Prefeito”, afirma.

O 2º Vice-presidente do CREF2/RS frisou importância da atividade física durante a epidemia do COVID-19, guardadas as devidas precauções propostas pelos órgãos de saúde. “Outras ações pleiteadas, em breve, serão linhas de crédito mais acessíveis, bem como isenções de impostos, argumentando o impacto positivo da atividade física na saúde da população, desonerando o sistema de saúde, entre outros”.


covid-19 crise comitê



CREF2/RS coloca-se à disposição do Governo Estadual para elaborar retomada da Educação Física Escolar
02/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última semana, o Conselho enviou ao Governo Estadual um ofício, em que se coloca à disposição para contribuir na elaboração de protocolos para a retomada das aulas de Educação Física na rede pública de ensino. O documento, que foi uma iniciativa da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, também cita a disponibilidade de seus membros para trabalharem conjuntamente com a Secretaria da Educação, para que possam construir assim uma disciplina melhor e mais preocupada com a promoção da saúde, com a socialização e com o prazer de realizar exercícios físicos, assim como na capacitação de professores.

Encaminhado ao governador Eduardo Leite e ao secretário da Educação Faisal Karam, o ofício ainda salienta que o retorno das aulas é uma realidade e que precisa ser feito de forma gradual e segura. “Considerando que os tempos são outros e que se faz necessário uma modernização no ensino, aliando as tecnologias atuais, as aulas práticas e os meios virtuais devem ser levados em conta, já que a sua utilização serve como motivação e aderência do aluno ao programa de ensino”, frisa o documento.

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima 9CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar Escolas



Ministério da Saúde lança manual com orientações sobre prática de atividade física durante isolamento
08/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O Ministério da Saúde divulgou, há poucos dias, o manual “Orientações sobre a prática de atividade física durante o período de quarentena”. O guia, em versão PDF, pode ser acessado diretamente por aqui.

O material, elaborado pela Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais do Ministério, sugere algumas atividades que podem ser recomendadas à população para serem realizadas dentro do ambiente domiciliar, conforme as faixas etárias. Quanto a recomendações aos profissionais de Educação Física no contexto do COVID-19, o documento cita as publicações do Sistema CONFEF/CREFs sobre o assunto.

A Nota Técnica do CREF2/RS, com informações e medidas de prevenção quanto à disseminação do coronavírus a serem adotadas no exercício profissional da Educação Física, está disponível para consulta desde o dia 17 de março. O documento pode ser visualizado neste link.


Ministério da Saúde coronavírus covid-19



Câmara Técnica de Corrida divulga manual online com sugestões para prática segura durante COVID-19
29/04/2020
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS elaborou um manual online com sugestões para a prática de atividade, de maneira segura, durante a epidemia do COVID-19. O material pode ser consultado no Facebook e no Instagram do Conselho. A íntegra do guia também está disponível abaixo:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável que mantenhamos nossas atividades físicas, mesmo em tempos de reclusão. A prática de exercícios ao ar livre é uma opção a se considerada. Para tanto, a Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS se manifesta no sentido de orientar os praticantes que, ao realizá-las, sigam normas de conduta, buscando a proteção individual e do próximo.

- Siga todas as normas da OMS;
- Corra e caminhe sempre sozinho;
- Evite locais que tenham outros praticantes;
- Caso tenha, fique dois metros de distância lateral e dez metros de distância se estiver atrás;
- Hidrata-se com garrafa individual;
- Use calçado adequado e higienize-o após o uso;
- Evite levar as mãos ao rosto durante a atividade;
- Leve máscara de proteção, caso tenha contato com outras pessoas;
- Ao final da atividade, tome banho e lave as roupas utilizadas;
- Faça da sua atividade um momento de promoção de saúde física e mental.


Corrida de Rua Corrida