Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Instagram do CREF2/RS promove mais duas lives
10/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 14 de julho, Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT) irá abordar o tema “Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório”. Já na quinta-feira, dia 16 de julho, o Conselho vai receber Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS), para a apresentação “Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação”.

Graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro, Kovács é pós-graduado em Gerontologia e tem especialização em pilates e em treinamento funcional, pelas Escolas IHP e pelo Mentorship Samorai. Além de atuar como palestrante, é personal trainer desde 2007 e já trabalhou nas academias dos principais clubes de São Paulo.

Torresini é graduado em Educação Física pela UFSC, pós-graduado em gestão e marketing esportivo e ex-atleta de futsal. Já atuou em academias, clubes, escolas e resorts. É um dos primeiros profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul a desempenhar a função de instrutor esportivo em cruzeiros marítimos, com diversas viagens internacionais realizadas pela empresa italiana Costa Cruzeiros. Atualmente, é preparador físico da seleção brasileira de futebol masculino para surdos.

As lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para conferir as edições passadas.

Confira a programação:

14 de julho, terça-feira, às 17h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório

16 de julho, quinta-feira, às 17h
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação


lives Instagram



CREF2/RS suspende atendimento presencial em Porto Alegre
06/07/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do novo decreto da Prefeitura Municipal, o CREF2/RS está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso em Porto Alegre. As atividades no local retornarão tão logo o Poder Público altere as normativas atuais de isolamento, distanciamento e de combate ao COVID-19 na cidade.

Nas próximas duas semanas, os profissionais que necessitarem algum dos serviços disponibilizados pelo Conselho deverão entrar em contato pelo telefone (51) 3288-0200, pelo e-mail contato@crefrs.org.br ou pelo Portal de Autoatendimento do site. Mais informações na Portaria 2020/000264.

Já o CREF Serra segue com o seu atendimento normal em Caxias do Sul, nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h. O agendamento prévio e o uso de máscara ainda são obrigatórios.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento presencial suspenso

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link


atendimento suspenso covid-19



CREF2/RS realiza live sobre voleibol
03/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai dar continuidade, nos próximos dias, à sua programação de lives pelo Instagram. Na quinta-feira, dia 9 de julho, Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS) irá falar sobre o tema “Voleibol: da arbitragem à gestão”. A transmissão vai começar às 17h.

Cimino atualmente é conselheiro federal do CONFEF e presidente da Federação Gaúcha de Voleibol. Graduado em Educação Física pela UFRGS e pós-graduado em Gestão de Voleibol, foi professor da rede estadual de ensino, de 1978 a 1996, e árbitro internacional da FIVB, tanto de quadra como de praia. Já ministrou diversos cursos sobre a modalidade e integra a Comissão de Ética Profissional do CREF2/RS.

Todas as lives do CREF2/RS ficam salvas no IGTV do Instagram. Clique aqui para assistir as edições passadas.

Confira a programação:

9 de julho, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Voleibol: da arbitragem à gestão

14 de julho, terça-feira, às 17h
Jorge Kovács (CREF 006197-G/MT)
Como fazer um bom treino em casa, com pouco ou nenhum acessório

16 de julho, quinta-feira, às 17h
Ednei Torresini (CREF 003786-G/RS)
Educação Física nos cruzeiros marítimos: nova possibilidade de atuação


Lives Instagram



CREF2/RS cria banco de videoaulas de Educação Física Escolar no Youtube
02/07/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, através de uma iniciativa da Comissão de Educação Física Escolar, está criando um banco de videoaulas no Youtube, com sugestões e ideias para os professores de Educação Física. A iniciativa, voltada especialmente para aqueles que estão ministrando aulas remotas desde o início da pandemia no Rio Grande do Sul, tem o intuito de auxiliar os profissionais de escola neste novo momento, em que muitos ainda não dominam as possibilidades e as limitações do meio online.

Clique aqui para acessar o banco de videoaulas do CREF2/RS.

A plataforma é colaborativa e todos registrados podem compartilhar as suas experiências. Os vídeos devem ser enviados por e-mail (contato@crefrs.org.br) ou por WhatsApp (51 99360-9910), seja no formato de arquivo ou de link, sendo ele no Youtube ou Wetransfer, entre outros formatos.

O material recebido será avaliado e todos os vídeos aprovados serão postados na conta do CREF2/RS no Youtube. A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar videoaulas vídeo Youtube



Instagram do CREF2/RS promove mais três lives
26/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Nos próximos dias, o CREF2/RS vai dar continuidade às suas lives pelo Instagram. Na terça-feira, dia 30 de junho, Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) irão abordar o tema “Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção”. Já na quinta-feira, dia 2 de julho, o Conselho vai receber Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS), para a apresentação “Estúdio de pilates, franquias e novas tendências”.

Por fim, na sexta-feira, dia 3 de julho, será a vez dos integrantes do Comitê Estadual da Crise da Educação Física na COVID-19 estarem reunidos e online para falar sobre “Ações do Comitê Estadual da Crise da Educação Física na COVID-19”. As transmissões iniciarão sempre às 17h.

Lazzarotto é doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e integrou o GT de Exercício Físico do Ministério da Saúde, sendo um dos autores do livro “Recomendações para a Prática de Atividades Físicas para Pessoas Vivendo com HIV e Aids”. Atua com atividades de promoção à saúde na Reserva Nacional do Niassa, em Moçambique. No país africano, também é professor e orientador em Mestrado em Saúde Pública.

Graduada em Educação Física pelo IPA, Angela Harthmann é doutora em Ciências Cardiovasculares pela Faculdade de Medicina da UFRGS e professora universitária. Atualmente trabalha no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Educação Física e Terapia Ocupacional, atuando na internação pediátrica e residência multiprofissional.

Marc Henri Haetinger possui especialização em fisiologia do exercício e em pilates. É proprietário da Health Pilates, empresa com unidades em Porto Alegre e em Caxias do Sul. Treinador e empreendedor, também é criador e CEO da Fitplus, método inovador e dinâmico que está disponível para os profissionais de Educação Física através da aquisição de franquias.

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 é composto pelo 2º vice presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), pela presidente do Conselho Municipal de Desporto de Caxias do Sul Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), pelo delegado da FIEP-RS Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), pelo representante da ACAD Brasil Fernando Sassen, pela presidente da APEF-RS Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), pelo profissional e proprietário de academia Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS) e pelos representantes do SINPEF/RS Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS).

Confira a programação completa:

30 de junho, terça-feira, às 17h
Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS), Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS)
Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção

2 de julho, quinta-feira, às 17h
Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS)
Estúdio de pilates, franquias e novas tendências

3 de julho, sexta-feira, às 17h
Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19
Ações do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19

7 de julho, terça-feira, às 17h
Tiago Baccon (CREF 015344-G/RS)
Desafios do treinamento online

9 de julho, quinta-feira, às 17h
Carlos Cimino (CREF 001691-G/RS)
Voleibol: da arbitragem à gestão


lives instagram comitê crise covid-19



CONFEF realiza ações em defesa dos profissionais de Educação Física durante pandemia
26/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Federal, assim como o CREF2/RS, está realizando diversas ações para defender a atuação dos profissionais de Educação Física durante a pandemia, em todo Brasil. Um resumo destas iniciativas está disponível na seção de notícias do site www.confef.org.br e também no Boletim Eletrônico nº 274, enviado neste mês aos profissionais registrados.

Projeto de Lei prevê medidas emergenciais para Educação Física durante pandemia

O CONFEF vem trabalhando ativamente para a aprovação de medidas que visem auxiliar os profissionais de Educação Física durante o coronavírus. Exemplo disto foi o PL 2824/2020, apresentado pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE). O projeto prevê medidas emergenciais para o setor durante a pandemia.

Dentre elas, está a complementação de um salário mínimo para os informais do setor (profissionais de Educação Física, atletas, paratletas, técnicos, preparadores físicos, árbitros e outros), limitados à renda de dois salários. Se aprovado, o setor terá ainda outro benefício: não poderá ser cortada água, energia e serviços de telecomunicações das empresas que atuam na área, durante a pandemia do COVID-19.

Ministério da Saúde contempla atividade física como atividade essencial

O Ministério da Saúde atendeu à solicitação feita pelo CONFEF para contemplar a atividade dos profissionais de Educação Física como serviço essencial. O pedido havia sido feito por meio do ofício 371/2020, enviado em abril. A articulação se deu em razão da importância da atividade física para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, sobretudo neste atual contexto.

Para ter validade e aplicação, o reconhecimento do Ministério da Saúde ainda precisa passar pelo aval dos Governos Estaduais. No âmbito do Rio Grande do Sul, o CREF2/RS já atua para que a medida seja transformada em projeto de lei. Mais informações sobre isto aqui.


covid-19 crise comitê



Comitê de Crise da Educação Física tem reunião com Prefeitura de Porto Alegre
25/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Nesta quinta-feira, dia 25 de junho, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 esteve reunido com Bruno Miragem, secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O encontro teve como assunto principal a reabertura das empresas da área da Educação Física, como academias e centros de treinamento.

A reunião também contou com a presença de Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), conselheiro do CREF2/RS e coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura. “Demonstramos ao Poder Público Municipal a importância da continuidade da nossa atividade, principalmente para a promoção da saúde de toda a população”, frisou Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente do Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19. No encontro, ele também evidenciou que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos à risca pelas academias.

“A Prefeitura Municipal entende a nossa situação e está tentando flexibilizar o funcionamento dos estabelecimentos, mas segue muito preocupada com o alto índice de leitos de UTI ocupados no momento. Há um esforço grande neste sentido e temos a expectativa de que a situação dos hospitais melhore logo”, conclui Gamboa.

Também fazem parte do Comitê de Crise Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).


covid-19 crise comitê



CREF Serra retoma atendimento presencial nesta quinta-feira
23/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Após uma semana com o seu funcionamento suspenso por conta da bandeira vermelha em Caxias do Sul, o CREF Serra vai retomar as suas atividades presenciais nesta semana. O atendimento no local continuará sendo nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h, mediante agendamento prévio obrigatório.

Além desta pré-etapa, o CREF Serra seguirá tomando todas as medidas de higienização e distanciamento necessárias para evitar o contágio e a disseminação do COVID-19, também com a utilização dos EPI’s por parte dos seus servidores. O uso de máscara de proteção facial também vai seguir como item obrigatório nas dependências do Conselho.

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link


CREF serra atendimento covid-19



Comitê de Crise da Educação Física elabora projeto de lei para incluir Educação Física no rol dos serviços essenciais
23/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Em uma reunião realizada ontem, dia 22 de junho, o 2º vice-presidente do CREF2/RS Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e a conselheira Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) apresentaram para a deputada estadual Fran Somensi uma sugestão de projeto de lei, que estabelece a inclusão dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física no rol das atividades essenciais, no âmbito do Rio Grande do Sul.

A iniciativa, elaborada de forma conjunta pelas instituições que compõem o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19, foi acolhida pela Deputada. O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa e começará a tramitar internamente nos próximos dias.


covid-19 crise comitê



Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 articula novas ações
22/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19, formado por membros do CREF2/RS, da APEF-RS, da ACAD Brasil, do SINPEF/RS e da FIEP-RS, esteve reunido de maneira online na noite do último domingo, dia 21 de junho, para planejar as próximas ações que serão tomadas para a manutenção das atividades dos profissionais de Educação Física no Rio Grande do Sul. O objetivo principal do grupo é garantir que todos os estabelecimentos da área permaneçam abertos, proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os integrantes do Comitê são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS), Fernando Sassen, Sílvio Silveira (CREF 001529-G/RS) e Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).

De acordo com Gamboa, o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 aproveitou o encontro remoto para definir um uma nova estratégia de atuação, que visa incluir a atividade dos profissionais de Educação Física no rol dos serviços essenciais do Estado. “A importância e os benefícios do exercício físico, sobretudo neste momento que vivemos, é um consenso, inclusive por parte do Governo Federal. Nos próximos dias, teremos encontros com representantes do Poder Público para que tenhamos este mesmo reconhecimento no Rio Grande do Sul, garantindo o funcionamento permanente das academias e dos estúdios”, frisa.

Na reunião, o grupo também avaliou como positivo o resultado da primeira ação do grupo, que barrou a proposta da Prefeitura de Porto Alegre, para que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez. “A articulação de um diálogo com a Câmara Municipal foi essencial para que a nossa área, assim como a sociedade, não tivesse ainda mais prejuízos. O esforço conjunto é para que o Comitê consiga ampliar esta conquista para o restante do Estado, respeitando sempre as medidas de segurança definidas pelos órgãos de saúde”, finaliza Gamboa.


covid-19 crise comitê



CREF2/RS dá continuidade à programação de lives pelo Instagram
19/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 23 de junho, Davi Grass (CREF 001321-G/RS) irá falar sobre o tema “Volta das atividades após flexibilização da quarentena”. Já na quinta-feira, dia 25 de junho, o Conselho vai receber Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS), para a apresentação “Autoestima: um retrato da pandemia”. As transmissões iniciarão às 16h e às 17h, respectivamente.

Graduado em Educação Física pelo IPA, Davi Grass é personal trainer e ex-presidente da Associação dos Grupos de Corrida do Rua do Rio Grande do Sul. Atuou como preparador físico da seleção gaúcha de voleibol e de diversos outros atletas profissionais, tanto desta mesma modalidade como do atletismo. Já ministrou inúmeros cursos e palestras pelo Brasil.

Zé Gioscia é personal trainer, pós-graduado em Ciências do Esporte pela UFRGS e em Administração do Esporte pela PUCRS. Já atuou em diversas academias de Porto Alegre, inclusive como coordenador técnico, e em estabelecimentos fitness da Inglaterra. Como atleta de aeróbica, foi tricampeão gaúcho, campeão brasileiro e vice-campeão mundial, entre 1991 e 1992. Também foi eleito Personal Trainer Top of Mind pela Wonderfull Magazine.

Confira a programação:

23 de junho, terça-feira, às 16h
Davi Grass (CREF 001321-G/RS)
Volta das atividades após flexibilização da quarentena

25 de junho, quinta-feira, às 17h
Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS)
Autoestima: um retrato da pandemia

30 de junho, terça-feira, às 17h
Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), Alexandre Lazzarotto (CREF 002537-G/RS) e Angela Harthmann (CREF 008303-G/RS)
Mestrado Profissional e Residência em Educação Física: oportunidades de formação e intervenção

2 de julho, quinta-feira, às 17h
Marc Henri Haetinger (CREF 007116-G/RS)
Estúdio de pilates, franquias e novas tendências


lives instagram



Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19 é criado para enfrentar os desafios da pandemia
19/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Devido à longa duração da pandemia no país, o CREF2/RS, a Associação dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (APEF-RS), a Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), a FIEP-RS e o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS) montaram o Comitê Estadual de Crise da Educação Física na COVID-19. O objetivo do grupo é batalhar pela profissão, resguardando os profissionais e as Pessoas Jurídicas, mantendo os estabelecimentos abertos e proporcionando espaços de promoção da saúde para a população.

Os membros do Comitê Estadual de Crise da Educação Física são Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS), Rogério Menegassi (CREF 001080-G/RS), Ubirajara Brites (CREF 000416-G/RS), Carla Pretto (CREF 006564-G/RS) e o empresário Fernando Sassen.

Segundo Gamboa, a primeira ação com resultados positivos do Comitê foi a sensibilização dos vereadores para que barrassem a proposta do Prefeito de Porto Alegre, de que as academias voltassem a atender apenas um aluno por vez, e não uma quantidade reduzida em relação à sua área, como está vigorando. “Iniciamos um intenso diálogo com a Câmara Municipal na sexta-feira, dia 12 de junho. Já no dia 15, os vereadores demoveram a ideia do Prefeito”, afirma.

O 2º Vice-presidente do CREF2/RS frisou importância da atividade física durante a epidemia do COVID-19, guardadas as devidas precauções propostas pelos órgãos de saúde. “Outras ações pleiteadas, em breve, serão linhas de crédito mais acessíveis, bem como isenções de impostos, argumentando o impacto positivo da atividade física na saúde da população, desonerando o sistema de saúde, entre outros”.


covid-19 crise comitê



CREF Serra suspende atendimento presencial durante bandeira vermelha
17/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Seguindo as orientações do decreto estadual que prevê o distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, o CREF Serra está com o seu atendimento presencial temporariamente suspenso, em razão da bandeira vermelha na região.

As atividades presenciais no local retornarão tão logo o Governo classifique novamente a área com a bandeira laranja ou amarela.

Durante este período, os profissionais da Serra que necessitarem de atendimento do CREF2/RS podem entrar em contato com a sede de Porto Alegre, presencialmente ou também por telefone e e-mail. O horário de funcionamento na Capital é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. O agendamento prévio é obrigatório, assim como o uso de máscara no local.

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento presencial suspenso durante a bandeira vermelha

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico
Agendamento obrigatório aqui

E-mail: contato@crefrs.org.br
Telefone: (51) 99359-8536


CREF Serra atendimento covid-19



Anuidade 2020 tem vencimento, parcelamento e desconto prorrogados para final de agosto e setembro
15/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Considerando os impactos do novo coronavírus (COVID-19), que têm alterado também o funcionamento de estabelecimentos na área das atividades físicas em todo o país, o CREF2/RS informa que a Anuidade 2020 teve o seu vencimento, parcelamento e desconto prorrogados mais uma vez.

A última data para pagamento da Anuidade 2020 de Pessoa Física foi adiada para o dia 31 de agosto. Já o vencimento da Anuidade 2020 de Pessoa Jurídica foi transferido para o dia 30 de setembro.

Todas as guias com estas novas opções de pagamento já podem ser retiradas no Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS. Clique aqui para emitir o boleto.

A atual gestão do CREF2/RS segue monitorando tudo que envolve o coronavírus no Rio Grande do Sul. Caso a situação de isolamento e de restrições se mantenha nos próximos meses, o Conselho poderá prorrogar novamente o vencimento e o desconto da Anuidade 2020.


Anuidade 2020 covid-19



CREF2/RS promove mais duas lives pelo Instagram
12/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 16 de junho, Luciano Elias (CREF 000108-G/RS) irá falar sobre o tema “Gestão de carreira dos profissionais de Educação Física”. Já na quinta-feira, dia 18 de junho, o Conselho vai receber Eduardo Isaia Filho, para a apresentação “Entendendo como funciona o Google for Education”. As transmissões iniciarão às 17h.

Luciano Elias é gestor esportivo e personal coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Atuou como diretor executivo do Sport Club Internacional, entre outros clubes de futebol, e foi gerente geral de instalação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e na Copa do Mundo do Brasil. Tem mais de 25 anos de experiência na área e é co-fundador da plataforma Futcarreiras, dedicada ao desenvolvimento de profissionais do futebol e do futsal.

Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, Eduardo Isaia Filho possui certificação do Google nos níveis Innovator, Educator e Trainer; e da Apple nas categorias Teacher, Teacher Swift Playgrounds e Professional Learning. Atualmente, é professor e coordenador de Processos de Tecnologias Digitais na Aprendizagem, na ULBRA, e co-host do EdueDai Podcast.

Confira a programação:

16 de junho, terça-feira, às 17h
Luciano Elias (CREF 000108-G/RS)
Gestão de carreira dos profissionais de Educação Física

18 de junho, quinta-feira, às 17h
Eduardo Isaia Filho
Entendendo como funciona o Google for Education

23 de junho, terça-feira, às 16h
Davi Grass (CREF 001321-G/RS)
Volta das atividades após flexibilização da quarentena

25 de junho, quinta-feira, às 17h
Zé Gioscia (CREF 002852-G/RS)
Autoestima: um retrato da pandemia


lives Instagram



CREF Serra tem datas de atendimento diferenciadas na próxima semana
05/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Em razão do feriado de Corpus Christi, o CREF Serra terá datas diferenciadas de atendimento na próxima semana. A sede do Conselho em Caxias do Sul, que abre às quintas e sextas-feiras, das 10h às 15h mediante agendamento prévio obrigatório, vai alterar os seus dias de funcionamento para segunda e terça-feira.

Semana de Corpus Christi
Atendimento na segunda-feira, dia 8 de junho; e terça-feira, dia 9 de junho
Horário: das 10h às 15h
* Não haverá atendimento nos dias 11 de junho (quinta-feira) e 12 de junho (sexta-feira)

Fora a Semana de Corpus Christi, os dias de atendimento do CREF Serra seguirão normalmente.

CREF Serra
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento obrigatório aqui


CREF Serra Corpus Christi



CREF2/RS dá continuidade à programação de lives pelo Instagram
05/06/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai seguir fazendo as suas lives pelo Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 9 de junho, Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS) irá falar sobre o tema “CrossFit para todos”. Já na quarta-feira, dia 10 de junho, o Conselho vai receber Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS), para a apresentação “Ações e procedimentos de fiscalização”. As transmissões iniciarão às 17h.

Fábio é proprietário e head coach da rede SuperForce CrossFit. Ex-atleta profissional de natação, possui certificado de Weighlifting pelo Olaksey Tohrokthy e de Levantamento de Peso Olímpico pelo LPO System. Também atua como preparador físico de atletas de alto rendimento.

Sócio-diretor da G2 Sports, personal trainer e consultor de academias, Gamboa atualmente é 2º vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF). Samuel é assessor de fiscalização do Conselho.

Confira a programação:

9 de junho, terça-feira, às 17h
Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS)
CrossFit para todos

10 de junho, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Ações e procedimentos de fiscalização

16 de junho, terça-feira, às 17h
Luciano Elias (CREF 000108-G/RS)
Gestão de carreira dos profissionais de Educação Física

18 de junho, quinta-feira, às 17h
Eduardo Isaia Filho
Entendendo como funciona o Google for Education


Lives Instagram



CREF2/RS coloca-se à disposição do Governo Estadual para elaborar retomada da Educação Física Escolar
02/06/2020
Fonte: CREF2/RS

Na última semana, o Conselho enviou ao Governo Estadual um ofício, em que se coloca à disposição para contribuir na elaboração de protocolos para a retomada das aulas de Educação Física na rede pública de ensino. O documento, que foi uma iniciativa da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, também cita a disponibilidade de seus membros para trabalharem conjuntamente com a Secretaria da Educação, para que possam construir assim uma disciplina melhor e mais preocupada com a promoção da saúde, com a socialização e com o prazer de realizar exercícios físicos, assim como na capacitação de professores.

Encaminhado ao governador Eduardo Leite e ao secretário da Educação Faisal Karam, o ofício ainda salienta que o retorno das aulas é uma realidade e que precisa ser feito de forma gradual e segura. “Considerando que os tempos são outros e que se faz necessário uma modernização no ensino, aliando as tecnologias atuais, as aulas práticas e os meios virtuais devem ser levados em conta, já que a sua utilização serve como motivação e aderência do aluno ao programa de ensino”, frisa o documento.

A Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS é formada por Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Clery de Lima 9CREF 000297-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 000003-G/RS), Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).


Educação Física Escolar Escolas



CREF2/RS promove outras duas lives pelo Instagram
29/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS dará continuidade às suas lives no Instagram nos próximos dias. Na terça-feira, dia 2 de junho, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) irão conversar sobre o tema “Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia”. Já na quinta-feira, dia 4 de junho, o Instagram do Conselho vai receber Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS), com a apresentação “Trajetória no esporte, construção na profissão”. Ambas as transmissões iniciarão às 17h.

Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Com doutorado em Ciências da Educação Física pela Universidade de Lisboa, Catunda atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará e presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF.

Claudio Franzen é conselheiro do CREF2/RS, coordenador de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, presidente da Liga Internacional e Brasileira de Ginástica Aeróbica e Fitness e presidente da Hip Hop Internacional Brasil. Atuou como treinador e atleta de ginástica, entre 1989 e 2004, sendo cinco vezes campeão mundial, três vezes campeão sul-americano e 13 vezes campeão brasileiro da modalidade.

Confira a programação:

2 de junho, terça-feira, às 17h
Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE)
Implicações no ensino da Educação Física pós-pandemia

4 de junho, quinta-feira, às 17h
Claudio Franzen (CREF 003304-G/RS)
Trajetória no esporte, construção na profissão

9 de junho, terça-feira, às 17h
Fábio Munhoz dos Reis (CREF 006468-G/RS)
CrossFit para todos

10 de junho, quarta-feira, às 17h
Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS)
Ações e procedimentos de fiscalização


lives Instagram



CREF Serra tem datas diferenciadas de atendimento por conta do feriado de Corpus Christi
28/05/2020
Fonte: CREF2/RS

Em razão do feriado de Corpus Christi, o CREF Serra terá datas diferenciadas de atendimento na segunda semana de junho. A sede do Conselho em Caxias do Sul, que abre às quintas e sextas-feiras, das 10h às 15h mediante agendamento prévio obrigatório, vai alterar os seus dias de funcionamento para segunda e terça-feira.

Semana de Corpus Christi
Atendimento na segunda-feira, dia 8 de junho; e terça-feira, dia 9 de junho
Horário: das 10h às 15h
* Não haverá atendimento nos dias 11 de junho (quinta-feira) e 12 de junho (sexta-feira)

Fora a Semana de Corpus Christi, os dias de atendimento do CREF Serra seguirão normalmente.

CREF Serra
Atendimento nas quintas e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento obrigatório aqui


CREF Serra Corpus Christi



CREF2/RS e CREF Serra retomam atividades nesta quinta-feira
20/05/2020
Fonte: CREF2/RS

Após um período que teve o seu funcionamento suspenso por conta do coronavírus (COVID-19), o CREF2/RS, em Porto Alegre; e o CREF Serra, em Caxias do Sul; irão retomar as suas atividades presenciais a partir desta quinta-feira, dia 21 de maio. O atendimento nos dois locais será feito em horários reduzidos e mediante agendamento prévio obrigatório. Clique aqui para fazer o seu.

O CREF2/RS, neste primeiro momento, funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Já o CREF Serra vai estar aberto para atendimento das 10h às 15h, somente nas quintas e nas sextas-feiras.

Além do agendamento prévio, que tem o intuito de evitar aglomerações nas duas sedes, o CREF2/RS e o CREF Serra estarão tomando todas as medidas de higienização e distanciamento necessárias para evitar o contágio e a disseminação do COVID-19, também com a utilização dos EPI’s adequados por parte dos seus servidores.

Em respeito ao Decreto Estadual 55.240, o uso de máscara de proteção facial será obrigatório nas dependências do Conselho, tanto em Porto Alegre como em Caxias do Sul.

CREF2/RS – Porto Alegre
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro Histórico
Agendamento neste link

CREF Serra – Caxias do Sul
Atendimento nas quintas-feiras e nas sextas-feiras, das 10h às 15h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link


sede CREF Serra atendimento coronavírus COVID-19



Anuidade 2020 tem vencimento, parcelamento e desconto prorrogados para final de junho e julho
20/05/2020
Fonte: CREF2/RS

Considerando os impactos do novocoronavírus (COVID-19), que têm alterado também o funcionamento de estabelecimentos na área das atividades físicas em todo o país, o CREF2/RS informa que a Anuidade 2020 teve o seu vencimento, parcelamento e desconto prorrogados.

A última data para pagamento da Anuidade 2020 de Pessoa Física foi adiada para o dia 30 de junho. Já o vencimento da Anuidade 2020 de Pessoa Jurídica foi transferido para o dia 31 de julho. Mais informações estão disponíveis na Resolução CREF2/RS nº 168/2020.

Todas as guias com estas novas opções de pagamento já podem ser retiradas no Portal de Autoatendimento do site do CREF2/RS. Clique aqui para emitir o boleto.

A atual gestão do CREF2/RS segue monitorando tudo que envolve o coronavírus no Rio Grande do Sul. Caso a situação de isolamento e de restrições se mantenha nos próximos meses, o Conselho poderá prorrogar novamente o vencimento e o desconto da Anuidade 2020.


anuidade covid-19



Governo Estadual publica decreto sobre distanciamento controlado
11/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O Governo Estadual divulgou ontem, dia 10 de maio, o Decreto 55.240, que institui o distanciamento controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no Rio Grande Sul. A normativa prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja vermelha e preta. O Estado foi dividido em 20 regiões e cada uma destas áreas será avaliada, semanalmente, por 11 indicadores diferentes.

Todas as informações sobre o distanciamento controlado podem ser conferidas através da página www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br. No anúncio deste novo Decreto, o governador Eduardo Leite também ressaltou que os Prefeitos devem respeitar as normativas estaduais, mas podem definir regras mais restritivas, como ocorre atualmente em Porto Alegre. Mais informações sobre a Capital aqui.

O Decreto 55.240 possui um Protocolo Geral, com regras comuns para todas as pessoas, e um Protocolo Específico, com normativas para serem adotadas por cada setor. O uso de máscara, por exemplo, é obrigatório em todas as situações e em todos os locais, abertos ou fechados. O mesmo vale para os procedimentos de higienização e distanciamento interpessoal.

Quanto aos critérios definidos para a área da Educação Física, a normativa estabelece a diferenciação da seguinte forma:

Bandeira amarela:

Academias de ginástica:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, individualizado por ambiente

Clubes sociais, esportivos e similares:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, exclusivo para atletas profissionais e equipe, sem público. Atletas amadores somente nas áreas externas

Bandeira laranja:

Academias de ginástica:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, individualizado por ambiente

Clubes sociais, esportivos e similares:
Autorização para até 25% de trabalhadores presentes no local
Atendimento presencial restrito, individualizado de atletas profissionais e amadores por ambiente

Bandeira vermelha:

Academias de ginástica:
Fechado

Clubes sociais, esportivos e similares:
Fechado

Bandeira preta:

Academias de ginástica:
Fechado

Clubes sociais, esportivos e similares:
Fechado


Distanciamento controlado COVId-19 coronavírus RS Rio Grande do Sul



Ministério da Saúde lança manual com orientações sobre prática de atividade física durante isolamento
08/05/2020
Fonte: CREF2/RS

O Ministério da Saúde divulgou, há poucos dias, o manual “Orientações sobre a prática de atividade física durante o período de quarentena”. O guia, em versão PDF, pode ser acessado diretamente por aqui.

O material, elaborado pela Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais do Ministério, sugere algumas atividades que podem ser recomendadas à população para serem realizadas dentro do ambiente domiciliar, conforme as faixas etárias. Quanto a recomendações aos profissionais de Educação Física no contexto do COVID-19, o documento cita as publicações do Sistema CONFEF/CREFs sobre o assunto.

A Nota Técnica do CREF2/RS, com informações e medidas de prevenção quanto à disseminação do coronavírus a serem adotadas no exercício profissional da Educação Física, está disponível para consulta desde o dia 17 de março. O documento pode ser visualizado neste link.


Ministério da Saúde coronavírus covid-19



Câmara Técnica de Corrida divulga manual online com sugestões para prática segura durante COVID-19
29/04/2020
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS elaborou um manual online com sugestões para a prática de atividade, de maneira segura, durante a epidemia do COVID-19. O material pode ser consultado no Facebook e no Instagram do Conselho. A íntegra do guia também está disponível abaixo:

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é recomendável que mantenhamos nossas atividades físicas, mesmo em tempos de reclusão. A prática de exercícios ao ar livre é uma opção a se considerada. Para tanto, a Câmara Técnica de Corrida do CREF2/RS se manifesta no sentido de orientar os praticantes que, ao realizá-las, sigam normas de conduta, buscando a proteção individual e do próximo.

- Siga todas as normas da OMS;
- Corra e caminhe sempre sozinho;
- Evite locais que tenham outros praticantes;
- Caso tenha, fique dois metros de distância lateral e dez metros de distância se estiver atrás;
- Hidrata-se com garrafa individual;
- Use calçado adequado e higienize-o após o uso;
- Evite levar as mãos ao rosto durante a atividade;
- Leve máscara de proteção, caso tenha contato com outras pessoas;
- Ao final da atividade, tome banho e lave as roupas utilizadas;
- Faça da sua atividade um momento de promoção de saúde física e mental.


Corrida de Rua Corrida