Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Câmara Técnica de Futebol fará reuniões itinerantes nas Instituições de Ensino Superior
08/05/2017
Fonte: CREF2/RS

O presidente da Câmara Técnica de Futebol, Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), afirmou na última sexta-feira (5) que está empenhado em aumentar o quórum de presenças nas reuniões, mesmo que os encontros já tenham contado com a presença de reconhecidos profissionais da área. Para atrair os participantes, Gamboa aprovou com o professor do IPA, Luiz Afonso Gomes (CREF 000484-G/RS), a promoção de reuniões itinerantes. “Iniciaremos este novo formato por Porto Alegre e Região Metropolitana, para posteriormente avançarmos pelo interior do Estado”, afirma. Com isto, deduz Gamboa, haverá uma aproximação concreta da Câmara junto aos professores da futebol em suas próprias faculdades.

De acordo com o presidente da Câmara, a pauta das reuniões itinerantes tratará em primeiro lugar do mercado de trabalho, focado no aspecto lazer, esporte e recreativo. “Basicamente para quem quer trabalhar com futebol de forma recreacional, visando atividade física, bem-estar e saúde”. Gamboa pontua que o mercado para quem trabalha neste nicho enfrenta dificuldades. "Apesar do Brasil ser o país do futebol, o mercado tem baixíssimo nível de absorção de profissionais, pois os maiores investimentos vão para o futebol de alto rendimento". Gamboa cita como exemplo Porto Alegre, onde os profissionais que atuam no Inter ou no Grêmio estão bem posicionados, mas se atuarem na várzea, enfrentarão condições mínimas de trabalho.

O segundo foco, afirma Gamboa, é a criação de eventos. “Iniciaremos com cursos pequenos, trazendo um profissional que atue no futebol, seja jogador, treinador ou juiz, para ele repassar conhecimentos durante um dia”. Outra possibilidade aventada serão palestras com administradores de empresas, para ensinar as melhores ferramentas de gestão do mercado de trabalho. “Mais adiante, se tudo evoluir bem, pensamos em um congresso multidisciplinar de futebol", concluiu Gamboa.

Os profissionais de Educação Física que desejarem participar da Câmara de Futebol podem enviar um e-mail para administrativo@crefrs.org.br. Eles serão informados das datas e locais das próximas reuniões.

Câmara Técnica de Futebol