Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Evento sobre saúde, mídia e ética reúne alunos e profissionais da área no IPA
25/05/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde da última sexta-feira, dia 20 de maio, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realizou o encontro “Saúde na Mídia: uma questão de ética”, no auditório do IPA. O evento, que reuniu estudantes e profissionais da área para discutir o assunto, contou com a palestra do filósofo e professor da PUCRS Leonardo Agostini e com uma mesa redonda, que teve a participação de representantes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Procon-RS e da Associação Riograndense de Publicidade.

Na abertura do evento, Carmem Franco, vice-presidente do CRN-2 e coordenadora adjunta da Câmara da Saúde do Fórum-RS, destacou a importância de eventos como esse, que aproximam os profissionais da área da saúde, os acadêmicos destes cursos e a sociedade em geral. “No momento político atual do Brasil, discutir a ética passa a ser fundamental”, sublinhou. Depois deste primeiro momento, o evento prosseguiu com a palestra “Ética no Contexto da Saúde”, ministrada por Agostini. O professor da PUCRS abordou as diferenças entre ética e moral e deixou para os presentes algumas questões para reflexão. “Que profissional da saúde você quer ser? Que tipo de sociedade você quer construir? Quais valores e princípios norteiam a sua ação profissional?”, questionou.

Após a palestra, Zeca Honorato, presidente da Associação Riograndense de Publicidade; Edney Narchi, vice-presidente executivo do CONAR; Cauê Vieira, diretor-regional do Procon-RS; e Cláudio Ferreira, presidente do Movimento Edy Mussoi de Defesa dos Consumidores do Rio Grande do Sul, se reuniram para debater os principais tópicos da palestra e para responder os questionamentos da plateia. Além de destacar que a publicidade não cria comportamentos, Honorato salientou que ela só reflete aquilo que a sociedade é de fato. “Independente disto, a publicidade precisa respeitar normas e desempenhar o seu papel sociocultural”, complementou Narchi. Vieira, trouxe ainda os números a respeito do trabalho do Procon-RS e revelou que não poucos os processos abertos que têm relação aos serviços de saúde. “Os princípios que regem a relação com o consumidor precisam ser respeitados sempre, para isto que existe o Código de Defesa do Consumidor”, finalizou ferreira.

Fórum-RS IPA Câmara da Saúde Ética