Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Conselheira Federal realiza palestra sobre a Base Nacional Comum Curricular no Fórum de Educação Física Escolar
14/04/2016
Fonte: CREF2/RS

O 5º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, realizado durante o 42º ENAPEF no dia 29 de abril em Capão Canoa, terá como atração a palestra da conselheira Federal Iguatemy de Lucena Martins (CREF 000001-G/PB). Na ocasião, ela abordará a Base Nacional Comum Curricular e o andamento do PLC 116/2013, que pretende tornar obrigatória a presença do profissional de Educação Física na Educação Básica. A conselheira faz parte da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CONFEF, é doutora em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto e foi diretora de Avaliação da Educação Superior da SESu/MEC.

Em relação à Base Nacional Comum Curricular, a conselheira explicou que sua palestra estará focada na estruturação e organização do componente curricular Educação Física. “Assim como a compreensão que este documento contém sobre o papel desta disciplina no contexto da formação do estudante”, afirmou.

Quanto ao PLC116/2013, ela disse entender que o país não pode mais adiar a presença efetiva do professor de Educação Física em todos os níveis de escolaridade da Educação Básica. “Nesse sentido, é necessário o empenho de todos para garantir que as crianças e os jovens tenham os seus direitos educacionais garantidos e possam vivenciar atividades físicas e formativas ministradas por profissionais qualificados, com formação específica na área”, afirmou.

A conselheira também destacou a importância da realização do 5º Fórum pelo CREF2/RS, dando oportunidade de discussão dos problemas e dos avanços da Educação Física e das questões de caráter regional e nacional. “Estes diálogos poderão se constituir em indicativos de políticas, programas e ações que ajudem a superar os desafios dessa área no âmbito educacional, na saúde e no esporte, assim como a consolidar as conquistas até então alcançadas”.

5º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Organização: Câmara Temática de Educação Física Escolar do CREF2/RS
Data: 29 de abril, sexta-feira, às 14h
Local: Casa de Cultura Erico Verissimo, em Capão da Canoa (RS)
Endereço: Avenida Flávio Boianowski, 789 – Zona Nova
Inscrições gratuitas no local

Câmara Temática de Educação Física Escolar