Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Presidente do CREF2/RS realiza palestra no Fórum da Saúde e Bem-Estar
24/03/2016
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira (24), na Amrigs, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) proferiu a palestra "Sedentarismo: o Mal do Século" no Fórum de Saúde e Bem-Estar, evento que integrava a Exposul Saúde. Em um clima descontraído, Carmen iniciou sua fala questionando a plateia sobre os atuais conceitos da saúde. "Quem aqui se acha saudável? Atualmente, saúde não é apenas ausência de doença, envolve bem-estar físico, emocional, espiritual e familiar. Dentro desta perspectiva, temos fatores políticos, econômicos e sociais. Então, é provável que estejamos todos, de alguma forma, doentes", afirmou.

“Na vida moderna, percebemos os sinais do sedentarismo desde a tenra idade”, alertou a presidente. "A inatividade é uma constância desde a infância. Infelizmente, as crianças só têm contato com a Educação Física Escolar a partir do sexto ano. Até a 5ª série, é o pedagogo que ministra a atividade física. O resultado disto são adolescentes com pouca coordenação física, o que acarreta prejuízos até em áreas cognitivas", disse Carmen.

A presidente explicou que o sedentarismo é definido pela falta de atividade física. “Ou seja, é aquele indivíduo que gasta pouca energia, e depende diretamente da queima calórica do indivíduo”. Carmen ressaltou um dos resultados da epidemia de sedentarismo. "Vemos cada vez mais crianças com doenças de adulto. Portanto, um dos melhores atos que os pais podem praticar por seus filhos é colocá-los em contato com a atividade física o mais cedo possível", afirmou.

“A boa notícia é a capacidade curativa da atividade física”, comemorou a presidente, apresentando dados que comprovam o auxílio da atividade física na recuperação de pacientes de câncer e outras doenças graves. “Além disso, reduz estresse, depressão, sintomas da menopausa e TPM”. Carmen concluiu sua palestra argumentando: “Se a saúde pública está um caos, e a atividade física aliada a uma boa alimentação promovem a saúde, aumentam a qualidade de vida e previnem várias doenças, nossa tarefa é convencer a sociedade e os gestores públicos que podemos ter uma solução muito mais fácil e barata aos problemas da nossa população”.

Exposul Saúde