Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Talk show com transmissão online marca Dia da Ginástica Laboral na segunda-feira
18/11/2015
Fonte: CREF2/RS

No dia 23 de novembro, o CREF2/RS celebrará o Dia da Ginástica Laboral com o talk show “O Profissional de Educação Física como protagonista na Ginástica Laboral”. O evento, com inscrições gratuitas, é organizado pela Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa e será realizado no Plenário Ana Terra da Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, e trará especialistas que tratarão sobre os temas mais atuais da área. As atividades começam às 14h30min, e a transmissão online a partir das 15h. No Rio Grande do Sul, o Dia da Ginástica Laboral foi instituído em 02/01/2014, pela Lei Estadual 14.418/2014, em uma ação promovida pelo CREF2/RS, com apoio do Deputado Estadual Adilson Troca, que inclui o dia 22 de novembro no calendário de eventos oficiais do Estado. Em Porto Alegre, a Lei que instituiu a data é de autoria do vereador Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), também conselheiro do CONFEF.

Segundo o presidente da Câmara de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), o Rio Grande do Sul é pioneiro na implantação do programa de Ginástica Laboral no país, tanto na universidade como nas empresas, com perspectivas de mercado promissoras. “No início da década de 70, a Escola de Educação Física FEEVALE, localizada em Novo Hamburgo (RS), publicou uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas, Educação Física Compensatória e recreação", recorda. Em 1979, a mesma entidade, em convênio com o SESI/RS, elaborou e executou o projeto de Ginástica Laboral em cinco empresas do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente, centenas de empresas praticam o programa com seus colaboradores.

Aguiar ressalta que estatísticas atuais apontam que cerca de quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento em razão de dores provocadas pela postura incorreta no trabalho e pela pressão diária de situações competitivas. “A Ginástica Laboral tenta tratar destes problemas com exercícios físicos, dinâmicas de grupo, técnicas de relaxamento, atividades lúdicas e recreativa, aplicados no ambiente da empresa e dentro do horário de trabalho, com duração média de 10 a 15 minutos”, explica. Dentre os resultados esperados, afirma Aguiar, estão diminuição da fadiga e a quebra da monotonia no trabalho, compensação do excessivo uso ou a inatividade de grupos musculares, tudo isto em prol da qualidade de vida do trabalhador, criando um novo estilo de vida que pode se estender as suas famílias.

Ginástica Laboral