Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Novo Sistema Nacional de Esporte entra na pauta do Congresso em setembro
18/08/2015
Fonte: Agência Brasil

O Governo vai encaminhar, até o fim de setembro ao Congresso Nacional, a proposta para a criação do novo Sistema Nacional de Esporte. O anúncio foi feito pelo ministro do Esporte, George Hilton, ontem à tarde (17), durante a abertura do 4º Jurisports, congresso organizado pela Academia Nacional de Direito Desportivo, no Rio de Janeiro.

"Os três pilares do sistema são a gestão, o funcionamento e o financiamento, que estabelecerá de onde sairão os recursos públicos e privados", declarou o ministro. Ele informou ainda que o texto está em fase final de elaboração e que vai, entre outras coisas, fortalecer o desporto escolar e a Educação Física obrigatória nas escolas. Por isto, o documento está sendo preparado, em conjunto, por técnicos dos ministérios do Esporte e da Educação.

George Hilton avalia que não deverá ocorrer dificuldade na tramitação da proposta, uma vez que o assunto já vem sendo discutido com parlamentares e com entidades ligadas ao setor. Para o ministro, apesar de ser estruturado com base em uma política nacional, o sistema atual não integra o país. A nova proposta viria, justamente, para suprir esta falha e definir quais são os papeis de cada órgão. “Nos mesmos moldes que temos na educação, vai ter uma lei que não poderá ser transgredida. Ela terá que ser cumprida em todo país, tanto por entes públicos, quanto por entes privados”.

Além disto, o novo Sistema Nacional de Esporte vai definir as ações desde a formação esportiva até a excelência do esporte, com os atletas de alto rendimento. Segundo George Hilton, a estrutura vai garantir cada vez mais a presença de representantes brasileiros em competições internacionais, com o aumento de número de medalhas conquistadas no desporto e no paradesporto.

Políticas Públicas Congresso Nacional