Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS homenageia pioneiros da Educação Física no Estado
21/10/2014

Na última sexta-feira (17), o CREF2/RS homenageou Arnóbio Sigaran (CREF 003284-P/RS) e Dionísio Felix (CREF 003283-P/RS) com o Diploma de Comprovado Saber, em reconhecimento às atuações e trajetórias profissionais. Pioneiros da Educação Física no Rio Grande do Sul, Sigaran foi o proprietário da primeira academia do Estado e Felix o primeiro a abrir mesmo negócio em Uruguaiana.

A homenagem, realizada na sede do Conselho, contou ainda com a presença da presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), do 2º vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), da 1ª tesoureira Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e da conselheira Sonia Waengertner (CREF 007781-G/RS). "Trata-se de premiação especial do CREF2/RS, pelo trabalho de muitos anos", explicou a Presidente. Na cerimônia, Sigaran e Felix falaram sobre como era ter negócio próprio numa época em que "havia preconceito com a Educação Física, principalmente por parte dos médicos". "Tivemos que conquistar espaço. Os benefícios da atividade física são inegáveis e hoje a realidade é diferente", relatou Felix.

Com 50 anos de dedicação ao culturismo e à musculação, Sigaran foi o criador do Ginásio Sparta e também da Federação Gaúcha de Culturismo. "Quando comecei, não existia academia. Mas em 1963, ano da Universíade em Porto Alegre, a musculação ganhou espaço porque os atletas europeus treinavam para as competições", relembrou. No final da cerimônia, Carmen e Miryam comentaram que a história dos dois é muito importante para o CREF2/RS e que deveriam ser transformadas em livro de memórias.