Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Somente 50% dos alunos de Ensino Superior chegam ao terceiro semestre do curso
10/05/2014
Fonte: CREF2/RS

O V Fórum de Coordenadores de Curso de Educação Física encerrou neste sábado com o painel temático "Evasão nos Cursos Superiores", apresentado por Rosângela Fritsch, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS. Além de mostrar os dados relativos de 2012, a professora também contextualizou o Ensino Superior no Brasil na última década.

"Nos últimos dez anos, as matrículas dobraram. Mas só 45% dos alunos conseguem concluir a graduação dentro do prazo previsto", relatou Rosângela. A apresentação da professora serviu de incentivo para que os coordenadores reúnam dados e façam análise mais completa sobre a realidade da evasão nos Cursos de Educação Física. "O que nós conhecemos desses jovens que entram na faculdade?", questionou. "É preciso conhecer o perfil dos alunos, para preparar a melhor metodologia para ser usada em sala de aula".

O número que mais chamou atenção dos coordenadores foi o de que apenas metade dos alunos que ingressam na faculdade chegam ao terceiro semestre do curso. "A instituição tem que mapear o ciclo acadêmico do aluno, da matrícula à conclusão, tendo ações em todos os momentos", avaliou Rosângela. A professora também frisou que o primeiro ano de Ensino Superior é o que vai determinar a continuidade do aluno na universidade. "A evasão é indicador da qualidade do ensino, mas aponta a influência de outros fatores externos também", comentou.

A atividade finalizou com conclusão de que o debate não encerra no Fórum e no âmbito dos cursos universitários. "A discussão do Ensino Médio é fundamental para a gente entender a questão do Ensino Superior", analisou Rosângela. "O perfil do aluno mudou e nós, professores, precisamos nos adequar a essa nova realidade".