Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne profissionais e estudantes em Uruguaiana
21/10/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 18 de outubro, o Conselho promoveu mais uma edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, dessa vez em Uruguaiana. A atividade, realizada na Biblioteca Pública Municipal, reuniu cerca de 20 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS) e Liège Gautério (CREF 017513-G/RS), respectivamente essa ordem.

Depois de uma breve fala inicial da conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, que foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Miryam ainda trouxe para o público o histórico das ações conduzidas pelo Sistema CONFEF/CREFs para a garantia da disciplina em todas as etapas do Ensino Básico, Fundamental e Médio e falou um pouco sobre a importância do lúdico na Educação Física Escolar. “A prática proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, deu continuidade ao evento. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar até as medalhas conquistadas na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou um vídeo sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Passo Fundo e Santa Cruz do Sul. Mais informações na página principal do nosso site.

Ciclo 20 Anos Uruguaiana