Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos reúne 100 participantes em Porto Alegre
11/09/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 10 de setembro, o Conselho promoveu a primeira edição do Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos, em Porto Alegre. A atividade, realizada na Fadergs, reuniu cerca de 100 participantes, entre profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, para assistir às apresentações conduzidas por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Depois de uma breve fala inicial do presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS), o evento iniciou com a palestra “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”. Proprietária do L7 Centro de Treinamento e atuando com aulas de pilates, treinamento funcional e musculação, Liège é transplantada de pulmão e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados. Na sua apresentação, além de explicar todo os procedimentos que envolvem o transplante de um órgão, ela também falou um pouco mais sobre a sua trajetória, desde a descoberta da sua doença pulmonar, até a medalha conquistada na última edição dos Jogos Mundiais para Transplantados, realizada na Inglaterra em agosto de 2019.

Abrindo um bom espaço para os questionamentos da plateia, principalmente a respeito da sua vivência em competições internacionais, Liège ainda mostrou dois vídeos sobre a doação de órgãos e destacou que somente 1% das pessoas que morrem podem ser doadoras. “Além desse número ser baixíssimo, ainda enfrentamos uma certa residência. Somente 40% dos transplantes possíveis efetivamente ocorrem, já que em 60% dos casos a família não concorda com a doação”, explicou.

A segunda palestra da noite, intitulada “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, foi dedicada para todos que atuam na área da Licenciatura. Presidente da Comissão Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar e atua há mais de 30 anos na rede estadual de ensino. Na sua apresentação, ela destacou que a escola é o ambiente ideal para a construção de conhecimentos relacionados à promoção da saúde, capaz de incentivar os alunos para uma vida mais saudável.

Com quatro dinâmicas que envolveram todos os presentes, em que foram utilizados balões, bolas de tênis e música, Miryam ainda trouxe para o público um pouco da parte lúdica da Educação Física Escolar. “A prática, como as atividades que experimentamos aqui, proporciona o estímulo ao raciocínio, a vivência de conflitos, a concentração, a participação, o prazer no aprendizado e também incorpora hábitos saudáveis na vida dos alunos”, destacou.

O Ciclo de Palestras CREF2/RS 20 Anos ainda terá edições em Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo. Mais informações serão divulgadas em breve.

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre