Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



16ª Conferência Nacional de Saúde reúne 5 mil participantes em Brasília
12/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 4 e 7 de agosto, ocorreu a 16ª Conferência Nacional de Saúde, no Parque de Exposições de Brasília (DF). O evento, que reuniu cerca de 5 mil participantes, como trabalhadores e prestadores de serviços da área da saúde, contou também com a presença do CREF2/RS, representado pelo conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).

Promovida pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, a Conferência Nacional deste ano teve o tema central “Saúde e Democracia” e estabeleceu diretrizes para três eixos pré-definidos: “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento da Saúde”. O Rio Grande do Sul teve 142 delegados presentes.

De acordo com Lima, mais de 300 propostas para a melhoria do SUS foram debatidas nos quatro dias de evento, em cerca de 45 grupos de trabalhos diferentes. No eixo “Saúde como Direito”, a garantia da presença do profissional de Educação Física em equipes multiprofissionais de atendimento, no que diz respeito à área da “Saúde da Família”, foi trazida para a discussão, no sentido de incluir a atividade física nos programas de prevenção.

Lima acompanhou a 16ª Conferência Nacional de Saúde desde a sua fase estadual e considerou o resultado do evento extremamente positivo. “Com a nossa participação nos Grupos de Trabalho, defendendo o papel desempenhado pelos profissionais de Educação Física, vamos poder acompanhar de perto a implementação das propostas que incluem a atividade física nos projetos e nos programas de saúde. Avançamos em muitos pontos e agora vamos lutar para que tudo possa ser viabilizado dentro do SUS”, comentou.

Conferência Nacional de Saúde