Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Presidente do CREF2/RS visita deputado Sebastião Melo
04/04/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) visitou nesta quarta-feira, dia 3 de abril, o deputado estadual e ex-vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo. Meurer foi apresentar ao parlamentar as atuais propostas do Conselho em defesa das políticas públicas nas áreas dos esportes e da atividade física, da atuação dos profissionais de Educação Física como agentes de saúdes, da luta pelo reequipamento e da manutenção dos ginásios e praças como áreas públicas destinadas a práticas esportivas da população, entre outras.

“Não podemos ficar parados diante dos alarmantes índices de sedentarismo e de doenças que a população está exposta, muito menos assistir nossa juventude ser cooptada pelo crime organizado ou pelas drogas, tendo como uma das causas a falta de oferta de opções saudáveis, obrigações constitucionais dos poderes públicos”, alertou Meurer. O presidente do CREF2/RS também salientou o desmonte sistemático dos aparelhos públicos esportivos, associados a uma verdadeira avalanche de projetos de privatização destes espaços, o que deixará a população refém de interesses financeiros em detrimento da saúde e do bem-estar coletivo.

De acordo com o deputado, o esporte "inaugura pessoas”. "Temos que contextualizar essa frase para a realidade das nossas cidades, em que há tanta exclusão social. É no esporte que crianças e jovens têm uma porta de entrada para a construção da sua cidadania". Melo sustentou que as prioridades definidas por uma gestão pública não são materializadas no discurso, mas sim apontadas na destinação da dotação orçamentária. "As verbas públicas reservadas ao Esporte no Brasil estão muito aquém das nossas imensas necessidades. Mas é claro que só o dinheiro público não se faz suficiente, parcerias também são essenciais".

O deputado recordou a gestão de Meurer à frente da Secretaria Municipal de Esportes, qualificada por Melo como inovadora, além de sua grande capacidade para atrair parcerias, aliado à produção de uma legislação municipal que conquistou investimentos e destinou parte destes tributos para projetos esportivos. "Um dos exemplos do gerenciamento administrativo e da praticidade de Meurer foi a transferência gratuita da grama do Estádio Olímpico, que estava sendo desativado, para os campos de treinamento do Parque Marinha do Brasil".

Por fim, o deputado se dispôs a apoiar as lutas travadas pelo CREF2/RS e, como titular da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, colocou à disposição o espaço para que sejam discutidas todas as matérias concernentes ao esporte e à Educação Física no Estado.

Assembleia Legislativa