Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Homenageadas empresas com mais de 10 anos de ginástica laboral implementadas
02/12/2013
Fonte: CREF2/RS

A Câmara de Ginástica Laboral completou um ano de existência promovendo, no dia 22 de novembro o evento O Profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral na Assembleia Legislativa do RS. Na ocasião, o Conselho homenageou 15 empresas gaúchas que possuem mais de 10 anos de adoção do Programa de Ginástica Laboral, no evento ""O Profissional de Educação Física como Protagonista na Ginástica Laboral"". O exercício físico orientado pelo Profissional de Educação Física é o meio principal de um processo educativo para se promover o estilo de vida saudável do trabalhador e a Ginástica Laboral demanda processos de desenvolvimentos individuais , organizacionais e sociais, competências as quais são pertinentes ao âmbito dessa classe profissional.
Segundo o presidente da Câmara de Ginástica Laboral do CREF2/RS, Lauro Aguiar, a Ginástica Laboral a Ginástica Laboral foi desenvolvida para atender de forma adequada as necessidades dos trabalhadores, no sentido da sua preparação física , postural e sociocultural frente aos desafios dos modernos ambientes de trabalho ""A atividade integra os funcionários de 8 a 12 minutos em até três vezes por semana com uma série de exercícios que podem incluir o yoga no trabalho, a ginástica funcional, o tai chi chuan e o pilates laboral"", explica. Aguiar explica que a ginástica laboral iniciou pioneiramente no Rio Grande do Sul em 1978, com cinco empresas. Atualmente, são milhares de empresas praticando a ginástica laboral em todo o País, sendo o Brasil atualmente o local onde existem mais empresas de ginástica laboral na América Latina. É portanto um conjunto de atividades com duração média de 10 a 15 minutos , composto por exercícios físicos, dinâmicos de grupos, técnicas de relaxamento , atividades lúdicas e recreativas , jogos cooperativos , exercícios e técnicas respiratórias , técnicas orientais , educação e orientação postural e/ou outras atividades correlatas , com ou sem a utilização de equipamentos diversos( bolas, aparelhos de som , bastões , elásticos , bolinhas,etc.).
Aguiar explica que as aulas de Ginástica Laboral são realizadas dentro do horário da jornada de trabalho e no ambiente da empresa , fato que dispensa investimentos em espaços especializados . As atividades devem ser adequadas ao ambiente de trabalho, vestimentas e diversidade de idade e sexo dos empregados participantes. ""Por realizar-se durante a jornada laborativa deduz-se que os trabalhadores participantes tratam-se de pessoas aptas às atividades proposta pelo Programa"", avalia.