Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Profissionais de Educação Física são homenageados na Câmara dos Deputados
12/09/2017
Fonte: CREF2/RS

Celebrado em 1º de setembro, o Dia do Profissional de Educação Física foi lembrado neste dia 5, na Câmara dos Deputados, em uma sessão solene proposta pelos deputados Laura Carneiro (PMDB-RJ) e Evandro Roman (PSD-PR). O evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Jorge Steinhilber (CREF 0000002-G/RJ), da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 01910-G/RS) e de seu vice-presidente, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), do CREF9/PR Antonio Eduardo Branco (CREF 000009-G/PR), do CREF7/DF Patrick Novaes Aguiar (CREF 003132-G/DF) e do presidente da Associação Brasileira de Academias, Gustavo Borges. A sessão contou com a presença de 238 deputados.

Em sua fala, a deputada Laura Carneiro destacou a importância da atividade física na promoção da saúde e no bem-estar. “Hoje, existe uma maior consciência dos efeitos diretos da atividade física sobre o corpo e a mente, em todas as pessoas e em todas as idades”, disse.

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson explicou que o melhor caminho para ex-atletas que queiram tornar-se treinadores é cursar a faculdade de Educação Física, aliando sua experiência prática com a formação acadêmica. "É importante que as pessoas saibam que nós não queremos desmobilizar este conhecimento prático. Eu mesma comecei como atleta esgrimista para depois completar minha formação com estudos teóricos", explica. Carmen disse os indicativos de quantidade, modalidade e idade para se aplicar nos exercícios são prerrogativas do profissional de Educação Física. "O exercício só proporcionará saúde e bem-estar se contar com uma boa orientação, responsabilidade do profissional de Educação Física.

O deputado Evandro Roman lembrou que a Lei nº 9.696/98 regulamentou no País o trabalho do Profissional de Educação Física: "É o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável por meio da capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas”, afirmou.

O presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, agradeceu aos deputados que propuseram a sessão solene e agradeceu o Senador Nelson Carneiro, pai da deputada Laura Carneiro, pelas lutas em defesa da categoria. “Ele ajudou não apenas os profissionais do Rio de janeiro, mas de todo Brasil, que vivem de maneira mais digna e podem se aposentar nessa profissão. Alguém disse que o preço da democracia é a eterna vigilância, essa expressão nunca foi tão atual. Somos a bola da vez, representamos uma profissão que criou líderes e nem sempre líderes são bem vindos à mesa. Mas devemos comemorar, principalmente, o reconhecimento da sociedade, a quem dedicamos nosso trabalho para assegurar mais qualidade de vida e saúde”, afirmou o professor Branco.

Dia do Profissional de Educação Física