Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



30 de março é a última data para pagamento da anuidade com desconto
23/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O dia 30 de março é o último prazo para pagamento da Anuidade de 2017 para as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS que optaram pelo pagamento com desconto. Na mesma data, vence a última parcela para quem optou por pagar em duas vezes ou três vezes.

Apenas no dia 31 de março será possível realizar o pagamento da anuidade pelo valor integral em 5 parcelas sem multa. É importante frisar que a partir do dia 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.

As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.



Assuntos Relacionados: - Anuidade



Conselhos vão à Assembleia Legislativa reivindicar audiência pública sobre EAD
23/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), junto aos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Educação e mais órgão ligados à educação e à saúde estiverem na Assembleia Legislativa, no dia 22 de maço, solicitar a realização de audiência pública para debater a formação por EAD no ensino técnico, em nível médio, de graduação e de nível superior, voltados à formação de profissionais da área de saúde.

Segundo Lauro, muitos cursos EAD são vistos como verdadeiros supermercados de diplomas, nos quais os níveis de exigência é baixo e as facilidades diversas. “Esta proliferação de cursos à distância nos preocupa sobremaneira, uma vez que consideramos que, para a área da saúde, os pontos negativos são maiores que os positivos por importar baixa qualidade na aprendizagem e, pela falta de prática, risco sério e grave à vida no atendimento à população”, alertou

Foi aprovada por unanimidade o movimento das profissões da saúde contra os cursos de graduação predominantemente em EAD. Também ficou acertado que no dia 26 de abril, às 10h, o CREF2/RS deverá estudar estratégias para mobilização da entidade para concretizar o Projeto de Lei com as reivindicações do Conselho.


Assuntos Relacionados: - EAD



Escola Estadual Presidente Roosevelt recebe projeto Esporte e Saúde na Escola
22/03/2017
Fonte: UFRGS

Neste sábado, dia 18, sob coordenação da professora Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS) e em parceria com a Universidade do Porto de Portugal, a UFRGS com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID iniciou o Projeto Esporte e Saúde na Escola, o qual tem como objetivo principal a promoção da saúde de escolares e está sendo desenvolvido na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Durante o dia o projeto foi oficialmente apresentado aos pais. Na ocasião foi explicado como se dará as ações, o detalhadamente, o termo de consentimento livre e esclarecido onde os pais autorizam seus filhos a participar do projeto, além da aplicação de questionários que visam avaliar o suporte parental em relação a prática de atividade física, saúde mental, estilo de vida e características de pais e filhos além de uma avaliação física (pressão arterial, peso, estatura, perímetro da cintura) e indicadores de saúde realizada por profissionais de educação física educadores físicos e enfermeiros devidamente formados.


Assuntos Relacionados: - Projeto Esporte e Saúde na Escola



Porto Alegre sedia Convenção Brasil em junho
22/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Vem aí mais uma edição da Convenção Brasil Saúde, Sport e Finess em Porto Alegre, realizada de 8 a 11 de junho no Parque Esportivo da PUCRS. O evento busca integrar profissionais de Educação Física e oferecer aos presentes cursos, feira de esportes e intenso intercâmbio de conhecimento.

Haverá muitos cursos de atualização, divididos em 40% de aprendizado teórico e 60% de prática. Entre os cursos, estão Treinamento de Boxe Feminino, ministrado por Aimoré Goulart (CREF 005101-P/RS), Treinamento Feminino, com Dilmar Pinto Guedes Jr. (CREF 002126-G/SP), Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão, ministrado por Patrícia Marques Lobato (CREF 003191-G/SP) e Brincadeiras e Jogos, com Tiago Aquino "Paçoca" (CREF 049529-G/SP).
Aproveite os valores especiais de lançamento até o dia 25/03
Descontos para regsitrados no CREFRS
Mais informações aqui.


Assuntos Relacionados: - Convenção Brasil



CREF2/RS participa do Fórum em Defesa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer da capital
21/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente hoje, dia 21, no Fórum em Defesa da Secretaria de Esporte e, Recreação e Lazer de Porto Alegre (SME), realizado no plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A Secretaria está ameaçada de extinção pela Lei Complementar 810, aprovada com a reveladora diferença de apenas um voto da maioria simples. A SME, com diferentes nomes, existe desde 1920, e é amplamente reconhecida como patrimônio cultural porto-alegrense e também brasileiro, dada sua relevância. A Secretaria tem materializado cotidianamente um grande conjunto de ações que fomentam e garantem as vivências de Esporte, Recreação e Lazer no município de Porto Alegre, tendo como preceitos fundamentais a universalidade e a participação cidadã.

O professor da SEL Hamilton dos Santos afirmou no evento que o que está se discutindo é qual concepção de cidade queremos ter. “Essa pergunta deve ser uma motivação da reflexão dos vereadores que votarão o projeto da reforma administrativa, e para isto estamos oferecendo argumentos que podem garantir a política de esporte, recreação e lazer de Porto Alegre como uma política de Estado”. Hamilton disse que é necessário pensar a SME para além da racionalização administrativa. “Quando se fala nestes termos, se pensa imediatamente em algumas imagens como o inchaço de órgãos públicos e a burocratização dos serviços”, explicou. Hamilton afirmou que estas não são características da Secretaria. "A SME é um investimento no capital social da cidade e não um custo a ser reduzido ou extinto", afirmou.

A vereadora Sofia Cavedon explicou que as eleições são um dos momentos da Democracia, não sendo seu ponto inicial nem final. "É o momento da eleição do prefeito e dos vereadores. A Constituição Federal que regra a democracia brasileira diz seu primeiro artigo que o poder é exercido em nome do povo, através dos seus representantes. Ninguém é eleito para substituir o povo, nós somos eleitos para representar o povo. Nosso voto delega poder, mas não delega autonomia”, asseverou. A questão fundamental, prosseguiu a vereadora, é saber quem o prefeito Marchezan está consultando para fazer mudanças desta monta na cidade de Porto Alegre, como, por exemplo, a extinção da SME.

A presidente do CREF2/RS cumprimentou a resistência e a combatividade dos professores em defesa à SME. "Como presidente do Conselho de Educação Física, represento quase 30 mil profissionais de Educação Física que, com certeza, estão apoiando esta luta". Carmen disse ficar muito à vontade com estas reivindicações por ser professora aposentada da Secretaria e conhecer bem sua história. "Há pouco um vereador me disse que as políticas da secretaria serão mantidas, mesmo ela sendo extinta. Não é verdade, tanto que já está havendo mudanças. Nas unidades, já tiraram o pessoal da cooperativa de limpeza, sendo repassado estes serviços à comunidade e aos professores. Já removeram vários professores cedidos à SME. Quantos mais vão tirar?". Carmen disse que Marchezan Jr. tem que compreender que a extinção da SME vai economizar um valor irrisório à prefeitura. "Cerca de 90% dos professores e funcionários são concursados", ressaltou

O representante das Instituições de Ensino Superior, Cláudio "Dida" Gutierrez (CREF 014210-G/RS), explicou que, desde que ela foi criada, a SME é uma escola de gestores. "Diversos profissionais e professores, militando na SME, aprendeu a lidar com gestão pública e com as políticas de esporte e lazer. Vários dos nossos estudantes que estão vinculados à SME, aprendendo a serem profissionais da saúde, portanto, para as IES, a SME é um espaço muito importante. A presença da cada um e cada uma é grande força na luta pela cidadania neste país.


Assuntos Relacionados: - SME Porto Alegre



DEFOR autua nove estabelecimentos e fecha uma academia no início de março
20/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, de 5 a 11 de março, 33 visitas, período em que os fiscais autuaram nove estabelecimentos por uma ou mais infrações e fecharam uma academia em Portão por não apresentar profissional para assumir as atividades e falta de registro no CREF2/RS.

Ao todo, foram autuadas 12 pessoas, sendo sete delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Também foral flagrados quatro Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações, um profissional fora da sua área de atuação e uma pessoa exercendo ilegalmente a profissão.

Os municípios visitados nesta semana foram Arambaré, Cristal, São Lourenço do Sul, Porto Alegre, Caxias do Sul, Portão, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Campo Bom e Balneário Pinhal


Assuntos Relacionados: - DEFOR



Fórum em defesa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer acontece nesta terça-feira
20/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta terça-feira, 21 de março, será realizado o Fórum em defesa da Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre. O evento, aberto para participação da comunidade em geral, acontece a partir das 9h na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e terá como temática principal as políticas públicas e sociais de esporte e os programas e projetos da SME-POA.

Fórum em Defesa da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre Data: Terça-feira, 21 de março de 2017 Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h Local: Plenário Otávio Rocha – Câmara Municipal de Porto Alegre/RS Endereço: Av. Loureiro da Silva, 255 – Porto Alegre/RS Inscrições: Inscrições no local


Assuntos Relacionados: - SME-POA



CREF2/RS ministra aula inaugural no curso de Educação Física na UNICRUZ
17/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A conselheira do CREF2/RS, Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), e a coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), estiveram nesta quarta-feira, dia 15, na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), para realizar a aula inaugural do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física.

Havia cerca de 100 alunos presentes no Salão Nobre da Universidade para a aula inaugural. Os temas abordados pelas palestrantes foram regulamentação da profissão, a criação do Conselho, provisionados, Licenciatura e Bacharelado, Educação Física escolar (Pls), fiscalização, exercício ilegal, lei de estágio, denúncias, temas polêmicos no judiciário, fiscalização de gestores públicos. Após a fala das palestrantes, o espaço foi aberto para perguntas.

Segundo Fernanda, estes encontros são muito importantes, pois aproximam o CREF2/RS dos futuros profissionais. “Em pouco tempo, eles estagiarão. Aqui é uma oportunidade para que eles conheçam a Lei do Estágio e possam garantir sua segurança legal. Também têm noções sobre a atuação do Conselho e seus deveres e direitos como profissionais de Educação Física”, explicou.


Assuntos Relacionados: - Palestras



Interiorizasul vai a Santa Cruz do Sul nos dia 28 e 29 de março
17/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior, o CREF2/RS realiza, mensalmente, visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Desta vez, o Interiorizasul parte para Santa Cruz do Sul nos dias 28 de março e 29 de março, respectivamente.

Nestes locais, os funcionários do Conselho oferecerão os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, além de conceder informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros. O agendamento de cada um destes serviços já pode ser feito por aqui. No local, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Data: 28 de março, terça-feira, das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost nº 1576, Fundos do Ginásio Poliesportivo, 2º Andar - Sala de Reuniões

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Data: 29 de março, quarta-feira, das 9h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost nº 1576, Fundos do Ginásio Poliesportivo, 2º Andar - Sala de Reuniões



Assuntos Relacionados: - Interiorizasul



Reunião da Câmara da Saúde do Fórum/RS discute EAD
16/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), esteve presente nesta terça-feira, dia 14, da reunião da Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), realizada na sede da OAB. Entre as pautas discutidas, o risco de extinção dos cargos SUSEPE, o termo de cooperação técnica dos Conselhos Profissionais com Ministério Público do RS, Observatórios Sociais e o Movimento dos Conselhos Profissionais da área da saúde contra os cursos de graduação predominantemente na modalidade EAD, entre outros.

Segundo Lauro, o MEC já autorizou 274,1 mil vagas de ensino a distância, em 11 das 14 profissões da saúde. “A Educação Física tem uma oferta de 68 mil vagas”, alerta o vice-presidente. Para seu funcionamento, os cursos EAD deveriam obedecer uma série requisitos, mas que na prática não são cumpridos, tais como: não observância às diretrizes curriculares, bem como a carga horária e sua integralização; deficiência nas avaliações; falta de capacitação dos docentes; inexistência de estágios obrigatórios e atividades laboratoriais, dentre outros. Aliados a esses elementos que não condicionam a uma formação de qualidade, há uma proposta de mudança por parte do MEC, que altera o Decreto nº 5.622/2005, comprometendo ainda mais a qualidade da formação.

“O EAD deixa de exigir o credenciamento prévio para oferta presencial; credenciamento único para oferta de graduação e de pós-graduação lato sensu; credenciamento lato sensu EAD fica restrito às escolas de governo”, explica Lauro. Já os polos de apoio presencial passam a ser criados pelas instituições de ensino, que deverão informá-los ao MEC, no prazo de 60 dias, a partir da expedição do ato interno de criação, respeitando o quantitativo anual .

Os tutores que exercem atividades compatíveis com a docência deverão ser contratados como docentes (tutores a distância) e fica prevista a possibilidade de oferta de curso EAD totalmente virtual, mas, inicialmente, somente em caráter experimental e condicionado à autorização pelo MEC, mesmo para instituições com autonomia (Art. 10). A IES somente poderá pedir curso 100% virtual após o reconhecimento do primeiro curso EAD. O que, para o vice-presidente do CREF2/RS, é um erro pedagógico, já que no ensino da Educação Física faz-se indispensáveis aulas presenciais. “É necessário um amplo debate sobre o tema do EAD, pois corremos o risco de precarizar ainda mais nosso ensino”, alerta Lauro.


Assuntos Relacionados: - FÓRUM - RS - Câmara da Saúde



Secretaria de Esportes e Lazer de Caxias do Sul registra todos seus profissionais de Educação Física
16/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL) de Caxias do Sul conseguiu em 70 dias registrar no CREF2/RS todos os 43 profissionais de Educação Física que trabalham no órgão. A informação é da secretária de Esportes e Lazer e conselheira do CREF2/RS, Marcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS). “Quando assumimos, as irregularidades levaram a secretaria a assinar dois Termos de Aditamento de Conduta, que continuavam a ser descumpridos”, relatou. Segundo a secretaria, um dos termos tinha relação a estagiários atuando sozinhos nas academias da melhor idade, quadras e ginásios e o outro era referente aos profissionais de Educação Física que trabalhavam sem registro profissional do Conselho na Secretaria.

“No programa Conviver, de Ginástica para Terceira Idade, quase a totalidade dos profissionais não possuía registro no CREF2/RS”, ressalta Márcia, que se deparou com uma forte resistência inicial ao registro profissional. “Começamos um intenso trabalho de mudança cultural junto aos funcionários, reforçando sempre a importância do registro do profissional de Educação Física e a necessidade da secretaria ser exemplo perante outras profissões e à comunidade”.

Marcia explicou que havia o mesmo problema na área de financiamento esportivo. “Nenhuma das pessoas que pessoas trabalhavam neste setor, fazendo a fiscalização da destinação do dinheiro público era registrada”. Hoje, 100% dos profissionais de Educação Física que trabalham no setor Administrativo, do Lazer, Recreação, Saúde e Desporto estão registrados no CREF2/RS e todos os estagiários estão de acordo com sua área de formação.

“Após esta conscientização dos profissionais, eles passaram a conscientizar a comunidade para que seja vetor dessa ideia e cobre a presença do profissional registrado quando haja atividades esportivas e de lazer. “No médio prazo, seremos exemplo na orientação das atividades físicas, recreativas e de lazer orientados por profissionais de Educação Física”.

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) esteve presente, no início do ano, do lançamento da nova diretoria da Secretaria de Esportes e Lazer. "Na ocasião, tive a oportunidade de conversar com o prefeito Daniel Guerra, um jovem empreendedor que renovou todos escalões das secretarias, com pessoas jovens e dinâmicas, como a nossa secretária de Esportes. Acredito que vá ser feito um bom trabalho lá, e a secretaria de Esportes vai, seguramente, ser um órgão de vanguarda nas políticas que são comuns ao CREF2/RS”.


Assuntos Relacionados: - SMEL Caxias do Sul



CREF2/RS adere ao Programa Trabalho Seguro
10/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e a presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, assinaram ontem, dia 9, no Salão Nobre do Tribunal, o termo de adesão do CREF2/RS ao Protocolo de Cooperação Técnica do Programa Trabalho Seguro. O Programa foi instituído em 2011, por iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior de Justiça do Trabalho, em parcerias com diversas instituições públicas e privadas, tendo como principal objetivo a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Beatriz Renck, presidente do TRT4, afirmou na ocasião que a preocupação da Justiça do Trabalho é que haja condições de trabalho saudáveis e que não contribuam para o desenvolvimento de doenças profissionais e acidentes do trabalho. "Essa precaução se estende a todos administradores, magistrados e funcionários do Tribunal, para que possamos ter o máximo de condições necessárias no trabalho. É evidente que estudaremos com carinho a proposta de Ginástica Laboral do CREF2/RS para que também adotarmos no nosso órgão”.

A desembargadora reforçou a importância da participação do Conselho nas atividades do programa “pois hoje temos bem a noção bem clara que a atividade física é uma fonte de saúde. Antigamente nós pensávamos que a pessoa depois de uma certa idade deveria ficar em repouso, mas é justamente ao contrário, quanto mais fortalecimento muscular, menos estaremos suscetíveis a doenças como LER, DORT e acidentes do trabalho”, ressaltou.

Segundo a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), a promoção da saúde e a consequente prevenção de acidentes é uma batalha incorporada na Educação Física desde muito tempo. "Esta parceria nos dá fôlego e mais força para atingirmos os objetivos propostos. Nos sentimos muito honrados com esta parceria e almejamos a construção de vários projetos conjuntos", asseverou.

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Raul Zoratto Sanvicente, comemorou a chegada da nova instituição parceira. “O CREF2 nos traz valorosas ferramentas de prevenção dentro de sua especialidade. A Ginástica Laboral, por exemplo, é um conceito que poderemos compreender melhor e aplicar em futuras ações do programa”, analisou.

O vice-presidente do CREF2/RS e presidente da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), explicou ao gestor do Programa que o CREF2/RS quer capacitar os profissionais de Educação Física com conhecimentos dos processos industriais e empresariais. "Pretendemos que ele tenha maior aprendizado de normas, regras, CIPAs, e ergonomia, para que tenhamos um maior número de profissionais capacitados atendendo a necessidade do trabalhador". Aguiar reafirmou que a saúde proposta pela Educação Física é uma ação positiva e de prevenção. “Procuramos o Programa para obtermos informações sobre legislação e os aspectos que possam favorecer a empresa no fornecimento deste tipo de atividade”.

Também participaram da solenidade o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, o diretor-financeiro da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juiz Márcio Lima do Amaral, o chefe do Centro Estadual da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Luiz Gustavo Iglesias, a diretora-geral do TRT-RS, Bárbara Burgardt Casaletti e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Sindicato Federal no RS (Sintrajufe-RS), Ruy Bittencourt de Almeida Neto.
Foto: Inácio do Canto/TRT-RS


Assuntos Relacionados: - Programa Trabalho Seguro



CREF2/RS e Justiça Federal fecham academia em Portão
08/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta terça-feira, dia 7, agentes do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizaram ação conjunta com oficiais de justiça da 2ª Vara da Justiça Federal, em cumprimento a mandado judicial. A ação resultou em uma academia fechada no município de Portão. O estabelecimento é reincidente em infrações gravíssimas, tendo, por esta razão, sido aberta uma Ação Civil Pública contra a empresa, o que desencadeia a obrigatoriedade de realização do registro no Conselho e disponibilizar em tempo integral profissional habilitado para atender os alunos. No momento da ação, a empresa persistia na falta de regularização e havia alunos praticando atividades sem orientação de profissional habilitado.

Segundo os agentes de orientação e fiscalização, é necessário trabalhar com mais agilidade na punição contra pessoas e empresas que atuam irregulares e na ilegalidade. As parcerias com outros órgãos são importantes para complementar o trabalho, pois ampliam a capacidade de ação fiscalizatória do Conselho.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), o Conselho procura sempre orientar as empresas a cumprirem a legislação. “Ocorre que muitas descumprem ou não regularizam a situação no prazo estipulado, insistem em continuar atuando na ilegalidade e prestando serviços de forma irregular ao consumidor”, afirmou. Segundo Fernanda, se após a orientação as empresas não cumprirem a legislação, elas serão solicitadas a encerrar suas atividades até trabalharem de acordo com a lei.

Já a oficial de Justiça Federal Rosane Padilha afirmou que o TRF4 está atento a questões ligadas à saúde da população. “Neste caso, a ausência de um profissional de Educação Física registrado ministrando exercícios da forma correta pode acarretar sérios problemas para os usuários desta academia”, argumentou.


Assuntos Relacionados: - DEFOR



CREF2/RS firma convênio com o programa de Pós-Graduação a distância wPós
07/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS firmou convênio com o Programa de Pós-Graduação a distância wPós, curso reconhecido pelo MEC por meio da Portaria 721 de 20 de julho de 2016. Os registrados no Conselho obtém descontos e contam com uma excelente ferramenta para alavancar suas carreiras. Algumas das áreas ofertadas são Educação Física, Saúde e Bem-Estar, MBA e Educação e Magistério.

A plataforma online possibilita o acesso às atividades por qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar do mundo. Você pode gerenciar seu tempo, conciliando suas atividades acadêmicas com sua rotina.
Mais informações pelo site http://wpos.com.br/ ou pelo telefone 0800 604 2210.


Assuntos Relacionados: - Convênios



Comissão de Ensino Superior avança na preparação do Fórum dos Coordenadores 2017
06/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizaram nesta sexta-feira, 3 de março, sua reunião mensal. O principal assunto da pauta foi os preparativos para o Fórum dos Coordenadores 2017, que deverá ocorrer entre os dias 25 e 26 de maio na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), em Porto Alegre.

Durante a reunião, foram propostas palestras sobre empreendedorismo em Educação Física e cursos EAD. O CREF2/RS fornecerá certificado de participação do evento. O período de inscrições para o Fórum dever se estender dos dias 20 de março a 28 de abril.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS), Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262) e Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), além da assessora do Departamento de Comunicação do CREF2/RS, Elenice Sacchi de Freitas


Assuntos Relacionados: - Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS autua 18 estabelecimentos e fecha quatro academias na terceira semana de fevereiro
06/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, entre 9 e 25 de fevereiro, 36 visitas e fechou quatro academias em Bento Gonçalves e Passo Fundo por não apresentarem profissional para assumir as atividades.

Ao todo, 36 denúncias foram totalmente atendidas e 18 estabelecimentos autuados por algum tipo de infração, sendo constatados quatro academias sem registro. Foram autuadas 25 pessoas, sendo 18 delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Também se verificou seis Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações.


Assuntos Relacionados: - DEFOR



Nova edição da CREF2/RS em Revista discute novos rumos da Educação Física escolar
03/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa os novos rumos da Educação Física escolar, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação discute, na sua matéria principal, como a MP 746/2016 e a PEC 55/2016, recentemente aprovadas pela Câmara e pelo Senado, podem modificar o ensino no Brasil.

Além desta reportagem, a revista também apresenta os números recordes atingidos pela Fiscalização em 2016; a cobertura do Dia Estadual da Ginástica Laboral, realizado pelo CREF2/RS no último mês de novembro; o perfil da professora Virgínia Wolffenbüttel (CREF 000055-G/RS) e um relato sobre o trabalho desenvolvido por Marco Aurélio Iorio (CREF 021919-P/RS) e Diego Model (CREF 017263-G/RS) a favor do esporte. A publicação ainda mostra como as alternativas de acessibilidade da Fit Academia (CREF 002825-PJ/RS) podem servir de exemplo para todas as outras empresas que atuam neste mesmo segmento.

Você também pode acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Assuntos Relacionados: - Revista - Educação Física escolar



CREF2/RS participa de encontro em Brasília para debater EAD
02/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), participou no dia 24 de fevereiro do Encontro das Profissões das Áreas da Saúde para debater o EAD na Graduação. A programação traçou um panorama dos cursos EAD em Saúde no Brasil e fez o compartilhamento de experiências no enfrentamento do EAD, alinhando o posicionamento das instituições de ensino superior (IES) sobre o tema, além de encaminhar e definir estratégias comuns.

Segundo Lauro, as IES estão se tornando unidades de negócios onde os acadêmicos serão capacitados e as suas experiências obtidas pela tela do computador. “Atualmente são 25 EAD com 333 polos no país em Educação Física, perfazendo 68.869 vagas”, contabiliza. Para Aguiar, resta saber como serão a qualidade do ensino e a absorção dos formandos, bem como o resultado desse ensino e a preservação e o cuidado com o ser humano.

“Contamos com o apoio do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para atuar na formação de recursos humanos na área da saúde”, afirma Aguiar, que aposta na articulação do CNS com o Ministério de Educação para a autorização e reconhecimento de cursos de graduação nesta modalidade. No caso da Educação Física, o vice-presidente do CREF2/RS afirmou que o curso EAD deve contar obrigatoriamente com aulas presenciais. “Como a profissão envolve muito o contato humano, devemos contar com aulas presenciais nestes cursos, mesmo sendo ministrados à distância”.


Assuntos Relacionados: - EAD



Interiorizasul vai a Santa Cruz do Sul no final de março
01/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior, o CREF2/RS realiza, mensalmente, visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Desta vez, o Interiorizasul parte para Santa Cruz do Sul nos dias 28 de março e 29 de março, respectivamente. Nos próximos dias 8 e 9 de março, o projeto estará na Universidade de Passo Fundo (UFP).

Nestes locais, os funcionários do Conselho oferecerão os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, além de conceder informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros. O agendamento de cada um destes serviços já pode ser feito por aqui. No local, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Data: 28 de março, terça-feira, das 14h às 18h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost nº 1576, Fundos do Ginásio Poliesportivo, 2º Andar - Sala de Reuniões

Interiorizasul Santa Cruz do Sul
Data: 29 de março, quarta-feira, das 9h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost nº 1576, Fundos do Ginásio Poliesportivo, 2º Andar - Sala de Reuniões



Assuntos Relacionados: - Interiorizasul



Convênio com psicólogo de Porto Alegre é renovado
24/02/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta semana, o CREF2/RS e o psicólogo Augusto Yumi renovaram o convênio para continuar oferecendo desconto de 50% nas sessões de psicoterapia cognitivo-comportamental aos profissionais registrados no Conselho. O consultório fica em Porto Alegre (Avenida Osvaldo Aranha, 1022/613 – Bom Fim). Mais informações pela página www.yumi-psicologocognitivoemportoalegre.com/ ou pelo telefone (51) 99546-1919.

A terapia cognitivo-comportamental é indicada para casos de transtorno de humor bipolar, depressão, síndrome do pânico, fobia social ou timidez excessiva, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), fobias específicas (avião, elevador, animais), transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros.

Augusto Yumi
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 1022/613 – Bom Fim
Telefone: (51) 99546-1919


Assuntos Relacionados: - Convênios



Vence na terça-feira, 28 de fevereiro, a segunda parcela da anuidade
23/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro, é o último prazo para pagamento da segunda parcela da Anuidade de 2017 para as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS que optaram pelo pagamento em três vezes. Na mesma data, vence a primeira parcela para quem optou por pagar em duas vezes. O pagamento da última guia para ambas as opções será no dia 30 de março.

As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.

Importante: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.


Assuntos Relacionados: - Boletos



CREF2/RS participa de formatura na UNISC-Santa Cruz do Sul
20/02/2017
Fonte: CREF2/RS

Neste sábado, dia 18, o CREF2/RS, representado pelo seu vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), prestigiou a colação de grau de 23 formandos das turmas de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Lauro entregou a Cédula de Identidade Profissional a alguns dos formandos que a haviam solicitado ao Conselho antecipadamente.

Segundo o vice-presidente, a possibilidade de ingressar no mercado de Educação Física cresceu nos últimos tempos na região. “O município, com sua colonização germânica e sua indústria de fumo consolidada, tem vocação para o empreendedorismo, o que reflete positivamente também na amplitude da profissão de Educação Física na cidade”. A colação de grau foi simultânea à formatura da turma de Fisioterapia. “Acho interessante que estas duas profissões da área da saúde deem a largada profissional concomitantemente”, avaliou.


Assuntos Relacionados: - Formatura



Confira os convênios que o CREF2/RS oferece aos profissionais registrados
17/02/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS firmou convênios com vários estabelecimentos para oferecer descontos aos profissionais registrados no Conselho. Os benefícios oferecidos são de responsabilidade dos conveniantes. A contratação de cada serviço deve ser feita diretamente pelo profissional com a empresa. Todos os convênios aqui oferecidos cumprem os pré-requisitos da Resolução 077/2014 e da Resolução 092/2015.

Para usufruir destes descontos, basta apresentar a sua Cédula de Identidade Profissional (CIP). Confira os parceiros que estão esperando você e sua família para realizar bons negócios nesta página.


Assuntos Relacionados: - Convênios



Diretoria do CREF2/RS reúne-se nesta sexta-feira
17/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A Diretoria do CREF2/RS reuniu-se nesta sexta-feira (17), quando tratou, dentre outros temas, de questões internas e de planejamento estratégico, além de realizar a entrega da Cédula de Identificação Profissional para a nova profissional de Educação Física, formada em bacharelado, Natália Carolina Pandolfo Pinto (RS-024973). “O registro na profissão traz um diferencial para nós, profissionais de Educação Física, sinalizando nossa qualificação para tratar da saúde da sociedade com segurança”, afirmou Natália.

Participaram da reunião a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), a 1ª Secretária Débora Garcia (CREF 002202-G/RS), a 2ª Tesoureira Ana Maria Haas (CREF 004563-G/RS), a 1ª Tesoureira Sonia Maria Waengertner (CREF 007781-G/RS) e o 2º Secretário Carlos Ernani Olendzki de Macedo.


Assuntos Relacionados: - Reunião de Diretoria



Vence em 28 de fevereiro a segunda parcela da anuidade
17/02/2017
Fonte: CREF2/RS

O dia 28 de fevereiro é o último prazo para pagamento da segunda parcela da Anuidade de 2017 para as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS que optaram pelo pagamento em três vezes. Na mesma data, vence a primeira parcela para quem optou por pagar em duas vezes. O pagamento da última guia para ambas as opções será no dia 30 de março. As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.

Importante: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.


Assuntos Relacionados: - Anuidade



Educação Física permanece obrigatória no Ensino Médio
16/02/2017
Fonte: CONFEF

Na última quarta-feira, 08/02, o Plenário do Senado aprovou a Medida Provisória do Novo Ensino Médio, com 43 votos favoráveis e 13 votos contrários ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 34/2016 - proposta originada após alterações promovidas na MPV 746/2016 pela Comissão Mista e pela Câmara dos Deputados.

O texto aprovado na Câmara dos Deputados determina que a Base Nacional Comum Curricular deverá incluir, obrigatoriamente, estudos e práticas de Educação Física. A matéria segue à sanção presidencial.

Mais do que uma vitória para a categoria, a decisão é de extrema importância para as crianças e jovens que encontram na disciplina um importante aliado no desenvolvimento dos conhecimentos básicos em relação à instrução física, ao bem-estar e às capacidades físicas. Quando devidamente organizada, ensinada e, dotada de recursos, a Educação Física pode oferecer uma ampla gama de benefícios aos indivíduos, às famílias, às comunidades e à sociedade em geral, conforme orientação da Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte (UNESCO).

Entenda a tramitação

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 22/09, a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do Ensino Médio. A MP alterava, entre outros, o Art.26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a disciplina de Educação Física, que antes era prevista em todas as etapas da Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio), passava a ser obrigatória apenas nos ensinos Infantil e Fundamental.

A partir do anúncio da MP, o Sistema CONFEF/CREFs se mobilizou junto aos parlamentares, Profissionais de Educação Física e a sociedade como um todo. As ações incluíram participação em Audiências Públicas, visitas a gabinetes de Deputados, Senadores e Ministro da Educação. Devido a mobilização, antes de seguir para análise da Comissão Mista (formada por Deputados e Senadores), a MP recebeu 568 emendas de 93 parlamentares. Entre as mudanças sugeridas, a obrigatoriedade da Educação Física esteve presente em grande parte das emendas.

Logo em seguida, a Comissão Mista foi instaurada sob presidência e vice-presidência do deputado Izalci Lucas e senador Elmano Férrer, respectivamente, e relatoria do senador Pedro Chaves. A comissão aprovou alterações na MP, como o retorno das disciplinas de Educação Física e Artes. O texto, como Projeto de Lei de Conversão (PLC) 34/2016, seguiu para análise dos Plenários da Câmara e do Senado Federal. No Senado, a MP foi aprovada e segue para sanção presidencial.


Assuntos Relacionados: - Educação Física Escolar



Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa faz sua primeira reunião do ano
14/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa do CREF2/RS realizou sua primeira reunião do ano na sede do Conselho na manhã desta terça-feira (14). Entre os temas tratados, está a assinatura do Termo de Adesão do CEF2/RS com o TRT4, que se realizará na sede do Tribunal às 14h do dia 9 de março.

A Câmara também fará contato com o SESI/RS para agendar reunião com o foco em Atividade Física no Trabalho, no intuito de atender ações de prevenção da saúde do trabalhador. Ficou estabelecido que as reuniões da Câmara serão realizadas nas quartas-feiras da terceira semana de cada mês. A próxima reunião ocorrerá no dia 15 de março e é aberta ao profissionais de Educação Física registrados no CREF2/RS. Para participar, ele deve enviar uma solicitação prévia para o e-mail contato@crefrs.org.br.


Assuntos Relacionados: - Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa



CREF2/RS multa sete empresas por descumprirem Termo de Cooperação
10/02/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS divulgou, na tarde desta quinta-feira, dia 9 de fevereiro, o Relatório da Fiscalização compreendido entre os dias 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

No período, foram multadas sete empresas por descumprirem Termo de Cooperação através de infrações gravíssimas, ou por faltarem à audiência de assinatura do referido Termo.

Além destas multas, 39 denúncias e nove justificativas e recursos foram protocoladas, e dois novos Processos Administrativos de Fiscalização foram abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas ou que não efetuaram seu registro no Conselho.


Assuntos Relacionados: - DEFOR



CREF2/RS visita FAMURS para apoiar projetos de atividade física das prefeituras
10/02/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) reuniu-se ontem, dia 9, na Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), com Paulo Azeredo Filho, assessor técnico da área da Saúde da entidade. O objetivo do encontro foi oferecer o apoio do Conselho aos municípios que queiram desenvolver ações voltadas para o esporte. Azeredo Filho propôs a formalização do apoio por meio de um termo técnico de cooperação, que desenhe legalmente a cooperação.

A coordenadora do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, Fernanda Rodrigues (CREF 009604-G/RS), compareceu à reunião e defendeu a aproximação com as prefeituras “Vamos trabalhar a orientação da legislação e a defesa do profissional de Educação Física registrado como único profissional qualificado para orientar a atividade física. Também conscientizaremos as prefeituras de que a atividade física é fundamental na prevenção de inúmeras doenças, como aquelas associadas ao sedentarismo e à epidemia de obesidade existente no Estado”, afirmou. “E isto reflete em economia nos gastos públicos na saúde”, completou. Também esteve presente na reunião a assessora de Comunicação do CREF2/RS Elenice Sacchi de Freitas.

A Famurs é a Casa dos Municípios. Composta por 27 Associações Regionais, a entidade representa todas as 497 cidades gaúchas – reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal. O assessoramento e a qualificação dos gestores também fazem parte do trabalho da entidade, e problemas e soluções do cotidiano da administração pública são discutidos na Federação.


Assuntos Relacionados: - FAMURS



Interiorizasul vai a Passo Fundo no início de março
10/02/2017
Fonte: CREF2/RS

A equipe do CREF2/RS já está pronta para dar largada à primeira visita do projeto Interiorizasul 2017, realizada em Passo Fundo no início do mês de março. O Conselho estará na Universidade de Passo Fundo (UFP) nos dias 8 e 9 de março, para atender os profissionais de Educação Física e efetuar novos registros. Atualização cadastral, entrega de cédula, coleta de digital e parcelamento de anuidades são alguns dos serviços que estarão disponíveis nestes locais.

Você já pode agendar previamente o seu atendimento clicando aqui. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos necessários para cada um dos procedimentos. No local, o atendimento não agendado é feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 8 de março, quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - Sala 09
Endereço: Rodovia BR 285, Km 292,7, s/n - Bairro São José

Interiorizasul Passo Fundo
Data: 9 de março, quinta-feira, das 9h às 12h, das 14h às 18h
Local: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - Sala 01
Endereço: Rodovia BR 285, Km 292,7, s/n - Bairro São José


Assuntos Relacionados: - Interiorizasul



Código Mundial Antidopagem é um marco na luta pela saúde e pelo esporte ético
06/02/2017
Fonte: Ministério do Esporte

O Código Mundial Antidopagem, da Agência Mundial Antidopagem (AMA, ou Wada, em inglês), foi lançado em janeiro de 2015 e representou um novo marco na luta contra a dopagem. O documento se diferencia da versão anterior, de 2009, na medida em que adotou uma postura mais rigorosa em relação aos casos de dopagem frutos de má-fé (quando o uso de substâncias ilícitas é feito com objetivo claro de ganho de performance), ao mesmo tempo em que se torna mais ameno nos casos de dopagem acidental.

A versão de 2009 previa dois anos de suspensão, enquanto a nova prevê quatro anos. “O novo código é mais inteligente”, avalia Marco Aurelio Klein, secretário nacional para a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Um exemplo de dopagem acidental é a falta de apresentação da Autorização para Uso Terapêutico (AUT). Em determinados casos, um atleta pode fazer uso de uma substância proibida (um diurético, por exemplo), desde que ela esteja comprovadamente ligada a um problema de saúde. Nesses casos, o atleta apresenta a AUT e, assim, caso essa substância seja detectada em exames antidopagem, ele não sofre punições. O código antigo era mais rígido em relação a um atleta que não apresentasse a AUT, enquanto o atual trata o assunto de forma mais branda, desde que o atleta consiga provar que não houve dolo ou ganho de desempenho no uso da substância proibida.

O novo código busca também valorizar o serviço de inteligência — compartilhamento de informações entre os envolvidos no processo de combate à dopagem — e o caráter educativo das ações. Além disso, a versão de 2015 fecha o cerco a todos os profissionais que orbitam as ações de dopagem.

Leia o código completo aqui


Assuntos Relacionados: - Doping



CREF é criado em Alagoas e Sergipe
03/02/2017

Os profissionais de Educação Física de Alagoas e Sergipe, respectivamente, têm agora um Conselho Regional próprio. Em Alagoas, a solenidade que marcou a criação do CREF19/AL contou com a presença da presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do presidente do CONFEF Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ) e deu posse a Carlos de Oliveira (CREF 000745-G/AL) como presidente, bem como aos seus novos conselheiros.

Já Sergipe, através de uma cerimônia realizada no auditório do Museu Olímpio Campos, foi formalizada a desvinculação do CREF 20/SE como seccional do CREF13/BA e empossado o presidente Gilson Dória (CREF 000011-G/SE). Como destacou Steinhilber, a intenção com a criação dos dois novos Conselhos é que se possa desenvolver um trabalho ainda mais eficiente em defesa da saúde, da melhoria da qualidade de vida e das campanhas que marcaram a entidade, principalmente valorizando o profissional de Educação Física.


Assuntos Relacionados: - CREF19 - CREF20



CREF2/RS não abre amanhã em Porto Alegre
01/02/2017
Fonte: CREF2/RS

Em razão do feriado do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a sede de Porto Alegre do CREF2/RS não terá atendimento amanhã, dia 2 de fevereiro. Na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, o funcionamento voltará ao normal, das 12h às 17h.


Assuntos Relacionados: - Atendimento - Funcionamento



Prazo para pagamento da Anuidade 2017 com desconto máximo encerra hoje
31/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Hoje, dia 31 de janeiro, é o último prazo para que as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS paguem a Anuidade 2017 com o seu desconto máximo. A partir de amanhã, dia 1º de fevereiro, o valor, com um desconto reduzido, poderá ser quitado em duas vezes, com vencimentos nos dias 28 de fevereiro e 30 de março. As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 819,72, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Importante: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.


Assuntos Relacionados: - Anuidade - Anuidade 2017



6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar ocorre dia 20 de maio durante o 43º ENAPEF
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Educação Física Escolar do CREF2/RS realizará o 6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar em um sábado, no dia 20 de maio, das 14h às 17h, na Casa de Cultura Érico Veríssimo, em Capão da Canoa. O evento faz parte da programação do 43º ENAPEF, que ocorre de 18 a 21 de maio.

6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data: sábado, 20 de maio, das 14h às 17h
Local: Casa de Cultura Erico Verissimo, em Capão da Canoa (RS) Endereço: Avenida Flávio Boianowski, 789 – Zona Nova


Assuntos Relacionados: - 6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar



Arrastão da Saúde leva sete conselhos profissionais a Tramandaí no último sábado
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

No último sábado, dia 28, a orla marítima  da praia de Tramandaí recebeu mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada durante o veraneio pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS). A caminhada, com duração das 9h30min às 11h, teve início na Tenda do SESC-RS, entidade que tradicionalmente apoia o evento. O Arrastão é promovido pela Câmara da Saúde do Fórum/RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Participaram cerca de 25 funcionários e conselheiros representando os Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Fonoaudiologia (CREFONO7), Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-5) e Medicina Veterinária (CRMV-RS). Entre as informações e materiais repassados na ação, foram demonstradas práticas integrativas e complementares da saúde, a atuação do fonoaudiólogo no estímulo à amamentação, dicas sobre diabetes, envelhecimento ativo, a prática de atividade física para o bem-estar e a saúde, dicas para pets, vida sustentável e câncer de pele.

O vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) esteve presente representando os profissionais de Educação Física. Segundo Lauro, o Arrastão traz vivo o conceito de interdisciplinaridade, como uma das ideias nucleares para consolidação da área da saúde. “Aqui podemos praticar o foco na perspectiva dos profissionais que estão com o desafio de concretizá-la na prática, entendida como uma competência que resulta de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes”, explica.


Assuntos Relacionados: - FÓRUM - RS - Câmara da Saúde



CREF2/RS flagra 14 empresas descumprindo Termo de Cooperação firmado com o Conselho
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, realizadas entre os dias 16 a 20 de janeiro, multaram 14 empresas após incidirem em infrações gravíssimas, descumprindo Termo de Cooperação já assinado com o CREF2/RS. No período, foram realizadas 26 visitas de fiscalização, sendo totalmente atendidas cinco denúncias e autuados cinco estabelecimentos por algum tipo de infração, além de uma academia fechada na cidade de Pelotas por não possuir registro da empresa e não apresentar nenhum profissional para assumir as atividades.

Durante a terceira semana de janeiro, foram autuadas cinco pessoas, sendo quatro profissionais infringindo o Código de Ética e um flagrante de exercício ilegal da Profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Foram protocolados 40 novas justificativas, por empresas e pessoas, após autuação e sete novos Processos Administrativos de Fiscalização foram abertos para empresas reincidentes em infrações gravíssimas ou que não efetuaram seu registro no Conselho.


Assuntos Relacionados: - DEFOR



Diferenças de registro de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica
30/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Dúvidas relativas aos registros no CREF2/RS para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas são comuns. A Lei Federal Nº 9.696/98 dispõe sobre a regulamentação da profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Regionais, sendo que a Lei Federal Nº 6.839/80 já colocava sobre a obrigatoriedade do registro de empresa nas entidades fiscalizadora do exercício da profissão.

O registro da Pessoa Física está vinculado ao CPF e habilita o profissional a exercer a atividade dentro da habilitação em que foi comprovada formação, de acordo com a base legal fornecida pela faculdade. Licenciados têm permissão para atuar na Educação Básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio, enquanto bacharéis estão habilitados para atuar no âmbito das academias, da ginástica laboral, dos clubes e como personal trainer, entre outros. Além disso, cada bacharel pode atuar como responsável técnico em até dois estabelecimentos.

Além dessas duas categorias, existem ainda os registros de provisionados: pessoas que comprovaram pelo menos três anos de atuação antes da data da regulamentação da profissão, obtendo permissão do Conselho para atuar em uma modalidade específica. A Cédula de Identidade Profissional do CREF2/RS, válida como documento identidade em todo o território nacional, identifica a categoria em que ele está habilitado a trabalhar.

Já o registro de Pessoa Jurídica deve ser obtido por todos os estabelecimentos prestadores de serviços na área de atividades físicas, desportivas ou similares. Este registro está vinculado ao CNPJ e deve ser solicitado pelo seu representante legal. Proprietários de uma PJ relacionada à Educação Física não precisam obrigatoriamente possuir registro de Pessoa Física, desde que não ministrem aulas ou orientem alunos. No entanto, todas empresas devem manter em tempo integral no seu estabelecimento um profissional de Educação Física registrado no Conselho, com habilitação em bacharelado.

O Certificado de Funcionamento é o documento que identifica o registro de uma PJ e seu responsável técnico. Emitido anualmente pelo CREF2/RS, este documento é enviado via correio para o endereço de registro da empresa.

Outro item importante é que o pagamento da anuidade de um tipo de registro não exclui o outro pagamento. Como possuem objetivos diferentes, o profissional de Educação Física que for proprietário de uma empresa de serviços de atividade física e atuar na área terá que manter em dia suas obrigações estatutárias previstas para o registro de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica. Em caso de dúvida, entre em contato pelo telefone (51) 3288-0200 ou pelo e-mail contato@crefrs.org.br.


Assuntos Relacionados: - Registro - Fiscalização



CREF2/RS participa da 5ª Ação Conjunta de Fiscalização no Litoral
25/01/2017
Fonte: CREF2/RS

O Grupo de Agentes Fiscais do RS (GAF-RS), órgão integrante do Fórum dos Conselhos e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (Fórum-RS) realizaram, no mês de janeiro, a 5ª Ação Conjunta de Fiscalização no Litoral, com o intuito de orientar e fiscalizar estabelecimentos nas praias do Litoral Norte. A ação conta com agentes fiscais de diversos Conselhos. Com isso, o GAF espera potencializar a blitze e garantir serviços seguros aos veranistas e moradores dos municípios beira-mar.

Estão presentes na ação o Conselho Regional de Administração (CRA-RS), Conselho Regional de Biologia (CRBio-03), Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS), Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS), Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono7), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia (Crefito 5), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-2) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS).


Assuntos Relacionados: - Fórum-RS



Prazo para pagamento da Anuidade 2017 com desconto máximo encerra dia 31 de janeiro
25/01/2017
Fonte: CREF2/RS

A próxima terça-feira, dia 31 de janeiro, é o último prazo para que as Pessoas Físicas e Jurídicas registradas no CREF2/RS paguem a Anuidade 2017 com o seu desconto máximo. A partir do dia 1º de fevereiro, o valor, com um novo desconto, poderá ser quitado em duas vezes, com vencimentos nos dias 28 de fevereiro e 30 de março.

No dia 31 de março, o valor da Anuidade 2017 passa para o seu valor integral, podendo ser parcelado em cinco vezes. As guias para pagamento estão disponíveis no Portal de Autoatendimento.

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 211,50 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 423,00, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto máximo à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado em três vezes
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: com desconto parcelado em duas vezes
1ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 28 de fevereiro
2ª parcela: retire o boleto no valor de R$ 409,86 no Portal de Autoatendimento, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

Observação: a partir de 1º de março, que não optou por pagar a primeira parcela, com vencimento em 28 de fevereiro, poderá quitar a Anuidade 2017 à vista com desconto, no valor de R$ 819,72, com vencimento em 30 de março.

4ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Importante: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com o que foi estabelecido na Resolução 116/2016 e na Resolução 117/2016.


Assuntos Relacionados: - Anuidade - Anuidade 2017



Arrastão da Saúde acontece neste sábado nas areias de Tramandaí
24/01/2017
Fonte: CREF2/RS

No próximo sábado (28/01), a orla marítima de Tramandaí receberá, das 9h às 12h, mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do SESC-RS. A ação é promovida pela Câmara da Saúde do Fórum-RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Representantes dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Fonoaudiologia (CREFONO7), Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-5) e Medicina Veterinária (CRMV-RS) percorrerão a praia distribuindo kits informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Compareça!

Arrastão da Saúde
Local: início na tenda do SESC-RS, beira da praia de Tramandaí – Rio Grande do Sul
Data: sábado, 28 de janeiro, das 9h às 12h


Assuntos Relacionados: - Fórum-RS



Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos visita o CREF2/RS
24/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, dia 23, a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), recebeu a visita da Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos (ABAOB), representada pela vice-presidente da ABAOB, Jussara Tessele, e pela assessora Thaiana Lima. Durante o encontro, foi realizado um balanço das atividades efetuadas em 2016 pelo Projeto Desobesa Brasil, e reiterada a parceria com o CREF2/RS para 2017.

Segundo Jussara, o objetivo do Projeto é engajar pessoas com sobrepeso e aquelas que realizaram cirurgia bariátrica em atividades físicas, esportivas, programas de saúde nutricional e psicológico, como forma de reduzir a obesidade em Porto Alegre, segunda capital do país que mais sofre com a doença. De acordo com Carmen, o trabalho realizado pela ABAOP é fundamental no combate à epidemia de obesidade e sobrepeso que assola o estado e o Brasil. “A ABAOP tem um trabalho sério e competente, com um excelente programa de saúde nutricional e psicológico para pessoas com sobrepeso de todas as idades e àquelas que realizaram a cirurgia bariátrica”, afirmou a presidente.


Assuntos Relacionados: - Associação Brasileira de Apoio aos Operados Bariátricos



Boletos podem ser retirados pelo Portal de Autoatendimento no site do CREF2/RS
20/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Para facilitar o pagamento da Anuidade de 2017, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica, o CREF2/RS informa que os boletos podem ser retirados no Portal de Autoatendimento no site do Conselho. Acesse: http://www.crefrs.org.br/online.

Na área de Acesso Restrito ao Cadastro, clique em Profissional (atendimento para Pessoa Física) ou Empresa (atendimento para Pessoa Jurídica). Para acessá-la, informe apenas os números do registro incluindo os zeros e logo após insira a sua senha. Caso você não se recorde da sua, clique no link “Esqueceu sua senha?”. Também há neste espaço a opção para obter uma senha de primeiro acesso. Em ambos os casos, o código será envido para o e-mail de cadastro. Para alterá-lo, será necessário entrar em contato com a área de Registro do CREF2/RS.

Depois, clique na opção Guia de Pagamentos – Débitos. Você poderá imprimir a guia para pagamento com desconto à vista ou o primeiro boleto para pagamento parcelado em três vezes somente até o dia 31 de janeiro. As demais guias estarão disponível após o sistema reconhecer o pagamento da primeira parcela.

Clique aqui e assista ao vídeo explicativo sobre o acesso ao Portal de Autoatendimento do CREF2/RS neste link.


Assuntos Relacionados: - Boletos



CREF2/RS fecha uma academia e autua 21 estabelecimentos na primeira quinzena de 2017
19/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Nos primeiros quinze dias de janeiro, o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizou 62 visitas de fiscalização, autuando 21 estabelecimentos por algum tipo de infração, além de fechar uma academia em Porto Alegre pela falta de profissional de Educação Física registrado para assumir as atividades. Foram constatadas seis empresas sem registro de PJ no Conselho e o mesmo número de academias não possuía profissional presente no momento da chegada dos fiscais. Também foram recebidas e protocoladas 50 novas denúncias no referido período.

Durante a ação, foram autuadas 14 pessoas, sendo sete profissionais infringindo o Código de Ética, um diplomado atuando sem registro profissional e seis pessoas flagradas em exercício ilegal da profissão, ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE.

Os municípios visitados foram São Leopoldo, Rio Grande, São José do Norte, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Porto Alegre, Balneário Pinhal, Cidreira e Tramandaí.


Assuntos Relacionados: - DEFOR



Vice-presidente do CREF2/RS palestra no 32º FIEP 2017
17/01/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), apresentou, nesta segunda-feira, dia 16, o projeto Integração dos países da América Latina na Promoção da Saúde através da Educação Física no Trabalho no 32º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2017 -, em Foz do Iguaçu (PR) na Faculdade UDC/Colégio Dinâmica. Lauro reforçou em sua fala que a Ginástica Laboral no continente latino-americano apresenta-se de forma ampla e diversa no âmbito da formação profissional, mas com uma produção científica ainda pequena e pouco difundida entre os especialistas da área. "O valor da Ginástica Laboral - que não pode ser confundida com os outros projetos de qualidade de vida, também reforça a importância da orientação do Profissional de Educação Física para que os resultados positivos sejam alcançados", explicou.

O Congresso Internacional de Educação Física - FIEP, conhecido também como Congresso FIEP, é o maior e mais importante evento da Federação Internacional de Educação Física - FIEP, realizado anualmente no mês de janeiro na cidade de Foz do Iguaçu (PR), de forma ininterrupta desde o ano de 1986. O 32º Congresso encerra-se amanhã, dia 18. A FIEP, fundada no dia 2 de Julho de 1923 em Bruxelas (Bélgica), já realizou mais de 100 congressos internacionais em inúmeros países de todos os continentes e continua estudando a concepção de Educação Física, os meios para o esporte, as técnicas e as formas de ensino e a formação de professores.


Assuntos Relacionados: - FIEP



Comissão de Orientação e Fiscalização retoma as ações em 2017
16/01/2017
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização recomeçou seus trabalhos na última sexta-feira, dia 13 de janeiro, com a realização da primeira reunião de 2017 na sede do CREF2/RS. Segundo Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF 001534-G/RS), Presidente da Comissão, existe um grande número de processos a serem analisados neste ano. “Iniciamos nossa tarefa com uma forte demanda de processos, tanto de empresas com infrações graves como de pessoas leigas atuando na área de educação física, mas todos estão contemplados nas diretrizes e planejamentos relacionados aos trabalhos”, esclarece Gamboa.

Outro tema tratado na reunião foi a preparação do evento “II Encontro Sul Brasileiro das Comissões de Fiscalização e Ética”, que deverá ocorrer em junho. O I Encontro aconteceu em Florianópolis em julho do ano passado.

Estiveram presentes à reunião da Comissão os profissionais Luciane Volpato Citadin (CREF 000100-G/RS), Alessandro de Azambuja Gamboa (CREF 001534-G/RS), Samuel Moreira de Almeida (CREF 013510-G/RS) e Luiz Bernardo Waengertner (CREF 007697-G/RS) e a Assessora Fernanda Silva Rodrigues (CREF 009604-G/RS).


Assuntos Relacionados: - Comissão de Orientação e Fiscalização



Arrastão da Saúde acontece nas areias de Tramandaí no dia 28 de janeiro
12/01/2017
Fonte: CREF2/RS

No último sábado de janeiro (28/01), a orla marítima de Tramandaí receberá, das 9h às 12h, mais uma edição do Arrastão da Saúde, ação realizada pelo Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com o apoio do SESC-RS. A ação é promovida pela Câmara da Saúde do Fórum-RS com o objetivo de incentivar a cultura da saúde na comunidade e esclarecer à população quanto a importância dos Conselhos na defesa da saúde coletiva.

Representantes dos Conselhos de Administração (CRA-RS), Biologia (CRBio-03), Educação Física (CREF2/RS), Fonoaudiologia (CREFONO7), Farmácia (CRF-RS), Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-5) e Medicina Veterinária (CRMV-RS) percorrerão a praia distribuindo kits informativos, com dicas de saúde e de prevenção de doenças. Compareça!

Circuito da Saúde
Local: início na tenda do SESC-RS, beira da praia de Tramandaí – Rio Grande do Sul
Data: sábado, 28 de janeiro, das 9h às 12h


Assuntos Relacionados: - Arrastão da Saúde



Boletos da Anuidade 2017 estão disponíveis no Portal de Autoatendimento
12/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Os boletos da Anuidade 2017 do CREF2/RS, tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica, já podem ser retirados no Portal de Autoatendimento. Para imprimi-los, basta acessar este link e fazer a opção de entrada pelo Acesso Restrito.

A guia única de pagamento, também enviada no começo deste ano para todos os registrados via Correios, foi adequada aos princípios de economia e de sustentabilidade. Por causa disto, os carnês completos não serão mais enviados, como feito anteriormente.

Quem optar pelo pagamento parcelado precisará, obrigatoriamente, retirar no Portal de Autoatendimento as demais guias e pagar o primeiro boleto inserindo o desconto correspondente. Os valores e os prazos, de acordo com a Resolução 116/2016 e com a Resolução 117/2016, são:

Profissional – Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional – Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa – Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

ACESSE MAIS INFORMAÇÕES E ASSISTA A UM PASSO A PASSO NESTE LINK.


Assuntos Relacionados: - Anuidade 2017



Conselheira Marcia da Cruz assume Secretaria do Esporte e Lazer de Caxias do Sul
11/01/2017
Fonte: SMEL

A conselheira do CREF2/RS Marcia da Cruz (CREF 007542-G/RS) é a nova secretária municipal do Esporte e do Lazer de Caxias de Sul (SMEL). A cerimônia de posse ocorreu no dia 1º de janeiro e também marcou o início dos trabalhos dos demais integrantes da gestão 2017/2020 da Prefeitura.

Marcia é graduada também em Administração e já foi presidente do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul, de 2014 a 2015. Ela idealizou e coordenou o programa de extensão Inovação Social e Sustentabilidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde ainda atua como professora.

Como salienta Marcia, buscar o crescimento das atividades esportivas no município, visando a prevenção de doenças, deve ser a prioridade da nova gestão da SMEL. “Zelar pelo bem-estar das pessoas e pelo desenvolvimento da comunidade esportiva são assuntos fundamentais, trabalhando sempre com respeito ao próximo. Queremos proporcionar para a população ações esportivas, recreativas, paradesportivas, fomentando o esporte amador e revitalizando os centros esportivos da cidade”, pontuou.

Diversos profissionais de Educação Física acompanham a nova secretária no comando da SMEL, entre eles Paulo Roberto de Cândido Júnior (CREF 022017-G/RS), desenvolvedor de ações em projetos esportivos que trabalham com vulnerabilidade social; Rafael Generosi (CREF 010124-G/RS), mestre em Ciências do Movimento Humano; e Sidnei dos Santos Júnior (CREF 014180-G/RS), especialista em Pesquisa e Ciência do Movimento Humano e Pedagogia do Movimento Humano.


Assuntos Relacionados: - Caxias do Sul - Esporte - Lazer - SMEL



Reforma do Ensino Médio deve ser 1º projeto votado pelo Senado em 2017
05/01/2017
Fonte: G1

A reforma do ensino médio deve ser o primeiro projeto votado pelo Senado no retorno das atividades no dia 2 de fevereiro, segundo nota publicada no site da Agência Senado.O projeto é alvo de críticas de especialistas e recebeu mais de 500 emendas. Estudantes de todo o país ocuparam instituições de ensino em protesto às mudanças.

A proposta da reforma foi apresentada pelo governo federal no dia 22 de setembro. Por ser uma medida provisória, ela passa a entrar em vigor imediatamente após a sua edição pelo Executivo. Mas, para virar lei em definitivo, precisa ser analisada em uma comissão especial do Congresso e depois aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade. O prazo vence no dia 2 de março.

A Câmara dos Deputados concluiu, no dia 13 de dezembro, a análise da Medida Provisória que reformula o ensino médio. Durante a sessão, os deputados aprovaram tornar obrigatória a inclusão dos estudos de Filosofia e Sociologia nessa fase de ensino.

O chamado "texto-base" da MP - que retomou a obrigatoriedade das disciplinas de Educação Física e Artes, foi aprovado, mas, para concluir a análise da medida, os deputados precisavam votar sugestões de alteração à proposta original. A matéria será votada agora pelo Senado Federal.


Assuntos Relacionados: - Reforma do ensino médio



Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional realiza sua primeira reunião em 2017
03/01/2017
Fonte: CREF2/RS

Os membros da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizaram nesta terça-feira, 3 de janeiro, na sede do Conselho, a primeira reunião de 2017. O principal assunto da pauta foi os preparativos para o Fórum dos Coordenadores 2017, que deverá ocorrer entre os dias 5 e 6 de maio na Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS), em Porto Alegre.

Estiveram presentes à reunião o presidente da Comissão Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS) e os conselheiros Débora Rios Garcia (CREF 002202-G/RS) e Carlos Ernani Olendzki de Macedo (CREF2/RS 001262). A próxima reunião será no dia 3 de março, às 14h, na sede do CREF2/RS.

As Comissões são órgãos de consultoria da Presidência, da Diretoria e do Plenário do CREF2/RS, às quais compete analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos e processos que lhe forem enviados pelo Presidente do CREF2/RS, retornando-os devidamente avaliados para decisão superior.


Assuntos Relacionados: - Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



CREF2/RS lamenta o falecimento da profissional Daniela Scotto de Oliveira Soares
03/01/2017
Fonte: CREF2/RS

O Conselho lamenta o falecimento da profissional de Educação Física Daniela Scotto de Oliveira Soares (CREF 017668-G/RS), ocorrida no último domingo, em Florianópolis. Mais uma vítima da violência que atinge toda a população brasileira, Daniela foi morta ao entrar por engano em uma comunidade dominada pelo tráfico de drogas na capital catarinense.

Ela era proprietária do Espaço de Yoga Venya, em Sapucaia do Sul, onde também atuava. O CREF2/RS registra aqui a sua solidariedade à família de Daniela.


Assuntos Relacionados: - Nota de Falecimento



CREF2/RS defende Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
22/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de dezembro, o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) esteve na Câmara Municipal de Porto Alegre para buscar o apoio dos vereadores contra a proposta de extinção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). A votação está prevista para ocorrer hoje à tarde e os representantes do Plenário receberam uma carta, que apresenta os motivos para a continuidade do trabalho da SME e os benefícios que são proporcionados pelo órgão para toda a sociedade. O texto na íntegra segue abaixo:

O Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS), representando cerca de 10 mil profissionais de Educação Física e 800 empresas registradas apenas em Porto Alegre, vem ratificar a importância da manutenção da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), que tem sido referência na execução e na propagação de políticas públicas de esporte e de lazer, constituindo significativos programas e projetos na área do esporte escolar e da saúde.

Desde a sua criação nos anos 1920, a SME vem cumprindo o seu papel institucional com excelência, cuja função para a sociedade porto-alegrense é fundamental e imprescindível, gerando ações que oportunizam a prática da atividade física e do esporte, nas suas mais diversas modalidades e dimensões, além de fomentar a formação de novos profissionais de Educação Física.

Através do esporte e do exercício físico, a população de Porto Alegre tem demonstrando uma grande melhora na sua qualidade de vida, mesmo diante de números preocupantes apresentados em 2016 pelo Ministério da Saúde, em que relaciona 50% da população brasileira ao sobrepeso e a algum tipo de doença relacionada à obesidade, como hipertensão e diabetes. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, para cada R$ 1,00 investido em esporte e em atividade física são poupados outros R$ 5,00 em saúde.

Diante desse quadro, somente com a permanência da SME será possível desonerar a Prefeitura e os postos de saúde, solidificando as políticas públicas das quais a sociedade vem sendo beneficiada por meio do esporte e da atividade física. O CREF2/RS, seguro de contar com o vosso apoio na busca constante dos interesses da sociedade, está à disposição para esclarecer eventuais questionamentos.


Assuntos Relacionados: - Porto Alegre



Nova edição da CREF2/RS em Revista aborda legado deixado pela Olimpíada
22/12/2016
Fonte: CREF2/RS

A nova CREF2/RS em Revista, que tem como tema de capa o legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, já está disponível para leitura pela Internet e para download. A publicação relata, ao longo de suas páginas, como a competição esportiva mais importante do mundo pode se transformar, já a partir de agora, em um estímulo à prática esportiva e ao fortalecimento de diversas modalidades, assim como da Educação Física escolar.

Com o intuito de ampliar o debate, a reportagem de capa foi dividida em seis matérias principais, que relatam o ciclo olímpico de atletas, de treinadores e de profissionais de Educação Física que se envolveram com os Jogos do Rio. O canoísta Gilvan Ribeiro, o corredor Fabiano Peçanha (CREF 022437-G/RS), os técnicos de esgrima Alexandre Teixeira (CREF 00786-G/RS) e Eduardo Nunes (002764-G/RS) e técnico de tênis de mesa em cadeira de rodas Luciano Possamai (CREF 02066-G/RS), assim como os profissionais Idete Kunrath (CREF 013402-G/RS), Giovani Piloti (CREF 013810-G/RS) e Clery de Lima (CREF 000297-G/RS0), que lá estiveram trabalhando como voluntários ou como jornalista, comentam as suas respectivas vivências olímpicas.

Além deste conteúdo especial, a nova edição do CREF2/RS em Revista ainda apresenta o perfil do treinador de judô da Sogipa Kiko Pereira (CREF 003345-G/RS) e matérias sobre a Fiscalização do CREF2/RS e sobre o Seminário de Educação Física Escolar de Caxias do Sul. Você também pode acessar a edição online diretamente pela plataforma Issuu, disponível para a leitura em computadores, tablets e smartphones.


Assuntos Relacionados: - Revista - Jogos Olímpicos - Olimpíada



CREF2/RS fecha uma academia e autua nove estabelecimentos na terceira semana de dezembro
21/12/2016
Fonte: CREF2/RS

As ações de fiscalização do CREF2/RS, realizadas entre os dias 12 e 17 de dezembro, resultaram em uma academia fechada, na cidade de Vera Cruz, e em outros novos estabelecimentos autuados por algum tipo de infração, como ausência de registro ou de um profissional habilitado no momento de visita. Para voltar a atender o público, a empresa impedida de funcionar no interior do Estado, precisará, primeiramente, regularizar a sua situação.

Na segunda semana de dezembro, os agentes do Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) também atenderam 30 denúncias e notificaram nove pessoas ao todo, por estarem fora da sua área de atuação – licenciados trabalhando como bacharelados – ou por exercício ilegal da profissão. Além disto, também foram abertos 17 novos Processos Administrativos de Fiscalização, para empresas reincidentes em infrações gravíssimas ou que não regularizaram a sua situação dentro do prazo estipulado pelo DEFOR.

As cidades visitadas, neste período, foram Santa Cruz do Sul, Encruzilhada do Sul, Vera Cruz, Canoas, Gravataí, Alvorada e Porto Alegre. O CREF2/RS segue à disposição para receber e averiguar irregularidades. Preencha este formulário de denúncia e contribua com o trabalho da Fiscalização.


Assuntos Relacionados: - Fiscalização - DEFOR



Luiz Crescente recebe Troféu Destaque 2016 nesta terça-feira
20/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Luiz Crescente (CREF 011597-G/RS), professor da Ulbra e médico e fisiologista do Sport Club Internacional, compareceu ao CREF2/RS, hoje à tarde, dia 20 de dezembro, para receber o Troféu Destaque 2016.

Vencedor na categoria Profissional de Saúde, Crescente não compareceu à cerimônia, realizada em setembro, por conta de um compromisso com a Seleção Brasileira. Recebido pela presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), comentou: “fico feliz com a lembrança e com a votação. É uma honra ter sido escolhido um dos profissionais de Educação Física do ano”.


Assuntos Relacionados: - Troféu Destaque 2016



CREF2/RS entrega Cédula de Identidade Profissional durante formaturas
16/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de agilizar o procedimento de registro de recém-formados, o CREF2/RS, a partir de agora, irá entregar a Cédula de Identidade Profissional (CIP) durante o ato solene de formatura, para todos que assim desejarem. A solicitação, que tem que ser feita pela Instituição de Ensino Superior com o mínimo de 30 dias de antecedência à cerimônia, precisa contemplar pelo menos cinco recém-formados por colação de grau. O convite oficial da formatura – com data, local e horário – e a nominata da turma em folha timbrada também precisam ser anexadas ao pedido.

Além disto, a Comissão de Formatura ou a Instituição de Ensino Superior necessitam providenciar junto aos formandos os seguintes documentos, que precisão ser enviados ao CREF2/RS igualmente com 30 dias de antecedência à formatura: requerimento de registro de graduado (disponível no site do CREF2/RS); cópia autenticada do RG e do CPF ou da CNH; duas fotos 3x4 iguais, recentes, de frente e com fundo branco; comprovante original do pagamento da taxa de inscrição do CONFEF (obtida no site do CREF2/RS) e cópia simples do comprovante de residência. O envio do Histórico Escolar Universitário, contendo a carga horária total cursada, a data de autorização e de reconhecimento do curso, bem como a data de ingresso e de conclusão, também é obrigatório.

Para a solenidade, o CREF2/RS enviará um Conselheiro representante para a entrega das CIPs. No momento de recebimento, o graduado deverá assinar o Termo de Responsabilidade Ético-profissional. Para a emissão da Cédula, também será necessário coletar a digital de cada um dos formandos, o que poderá ser feito de duas formas: comparecendo ao CREF2/RS ou agendando com o Conselho para que um funcionário dirija-se até a Instituição de Ensino Superior para efetuar o procedimento.

Para mais informações, confira a Portaria 2016/00352.


Assuntos Relacionados: - Cédula de Identidade Profissional - CIP - Formatura



Presidente do CREF2/RS é homenageada na Câmara de Deputados
15/12/2016
Fonte: Escritório Político Deputado Federal João Derly

Por indicação do deputado federal João Derly, a presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) foi condecorada pela Câmara de Deputados, na última terça-feira, dia 13 de dezembro, com a Honraria Manoel José Gomes Tubino. A homenagem, destinada aos profissionais de Educação Física que mais se destacaram em suas atividades ao longo de 2016, também foi entregue a Alberto Molnar (CREF 016178-G/RS), gerente de esportes da Sogipa; Everton Deiques (CREF 008538-G/RS), delegado da FIEP/RS; e ao ex-vereador e conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS).

“Esta é uma homenagem a estes profissionais, mas possui um sentido mais amplo, por também reconhecer todos aqueles que lutaram e continuam batalhando pela manutenção da Educação Física na grade curricular do Ensino Médio”, declarou Derly durante a cerimônia. “Nós precisamos entender o esporte como um investimento na saúde e no bem-estar das pessoas, que só pode ser praticado com a orientação de bons profissionais de Educação Física”, complementou. Em Brasília, Professor Garcia foi representado pela sua filha e 1ª secretária do CREF2/RS Débora Garcia (CREF 002202-G/RS).


Assuntos Relacionados: - Homenagem - Câmara de Deputados



Câmara aprova MP e mantém Educação Física obrigatória no Ensino Médio
14/12/2016
Fonte: Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados concluiu ontem, dia 13 de dezembro, a votação da Medida Provisória 746/16, que propõe a reformulação do Ensino Médio. A Educação Física, apesar de não ter sido contemplada inicialmente pela proposta, seguirá como disciplina obrigatória na grade curricular. A MP ainda precisa tramitar pelo Senado antes de ser concluída.

De acordo com o projeto de lei de conversão do senador Pedro Chaves, o currículo do Ensino Médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos correspondentes a essas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional. Cada sistema de ensino organizará essas áreas e as respectivas competências e habilidades esperadas do aluno segundo seus próprios critérios.

Todas as regras valerão para as redes de ensino público e privado, mas o cronograma de implementação terá de ser elaborado no primeiro ano letivo seguinte à data de publicação da BNCC. A implementação, entretanto, ocorrerá no segundo ano letivo depois da homologação dessa base curricular.

Disciplinas

O relatório de Chaves reinclui como disciplinas obrigatórias Artes e Educação Física, que tinham sido excluídas pelo texto original da MP. Entre as línguas estrangeiras, o Espanhol não será mais obrigatório, ao invés do Inglês, que deve fazer parte da grade curricular a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Já as disciplinas de Filosofia e Sociologia, que tinham sido excluídas, passarão a ser obrigatórias apenas na BNCC.

Quanto aos métodos de ensino, o texto retoma e reformula trecho da Lei de Diretrizes e Bases para estipular que as redes de ensino organizarão os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e de formação, de maneira que o educando demonstre domínio dos princípios científicos e tecnológicos da produção moderna e o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.

Carga horária

O projeto de lei de conversão estabelece ainda uma transição para o Ensino Médio em tempo integral. Em cinco anos, a ampliação será das atuais 800 horas anuais para 1.000 horas. Após isso, a meta será de 1,4 mil horas ao ano. Nos três anos do Ensino Médio, a carga horária total destinada à BNCC não poderá ser maior que 1.880 horas.

A inclusão de novas disciplinas obrigatórias na Base Comum dependerá da aprovação do Conselho Nacional de Educação e da homologação do ministro da Educação, mas, segundo o projeto de conversão, não precisarão mais ser ouvidos o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes de Educação (Undime), como era previsto na redação original da MP.


Assuntos Relacionados: - MP 746 - Educação Física escolar



CREF2/RS faz recesso de fim de ano de 23 dezembro a 1º de janeiro
13/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Em razão do Natal e do Ano Novo, o CREF2/RS entrará em recesso de 23 de dezembro a 1º de janeiro, retornando às atividades na segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2017. O agendamento para atendimento antes desta data ainda pode ser feito pelo Portal de Autoatendimento.


Assuntos Relacionados: - Recesso - Atendimento



Santa Maria tem atendimento do CREF2/RS na próxima semana
09/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Para estar perto dos profissionais do interior, todos os meses o CREF2/RS realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. O último município que receberá o Interiorizasul em 2016 será Santa Maria, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Com um posto montado na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), os funcionários do Conselho oferecerão os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamento, além de conceder informações sobre o trabalho realizado pelo CREF2/RS e efetuar novos registros. O atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Santa Maria
Datas: 13 de dezembro, terça-feira, e 14 de dezembro, quarta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES)
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro


Assuntos Relacionados: - Interiorizasul - Santa Maria



CONFEF lança livro sobre Ginástica Laboral
07/12/2016
Fonte: CREF2/RS

O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) acabou de lançar o livro “Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física”. A obra, organizada pelo presidente do CREF9/PR Antônio Branco (CREF 000009-G/PR), conta com a contribuição de diversos autores, entre eles o vice-presidente do CREF2/RS Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS). Você pode fazer o download da edição digital da publicação aqui.

Apresentado e distribuído gratuitamente durante o evento “Ginástica Laboral, Atividade Física e o Trabalho Seguro”, realizado no último dia 22 de novembro em Porto Alegre, o livro aborda o protagonismo brasileiro dos profissionais de Educação Física no contexto histórico da Ginástica Laboral e define conceitos, delimitando competências e responsabilidades de quem atua na área. “Esta obra foi escrita por seis Conselhos para fazer parte do dia a dia do profissional de Educação Física”, explica Aguiar. “Nele, apresentamos a proposta da Ginástica Laboral para promover a qualidade de vida do trabalhador e para conscientizar empregados e empregadores da sua importância”, complementa.

Livro: “Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física”
Organizador: Antônio Branco (CREF 000009-G/PR)
Autores: Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), Fabiana Figueiredo (CREF 009944-G/SC), Marco Antônio Olivatto (CREF 011942-G/SP), Márcia Carneiro (CREF 000211-G/DF), Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR) e Lamartine Pereira Da Costa (CREF 000118-G/RJ)
Disponível para download gratuito aqui


Assuntos Relacionados: - Ginástica Laboral - Livro



Esclarecimento sobre os valores da Anuidade 2017 para Pessoa Física
07/12/2016
Fonte: CREF2/RS

A anuidade 2017 de Pessoa Física não possui valores diferentes para quem tem mais ou menos de cinco anos de registro. O que existe, na verdade, é um desconto maior – apenas para a modalidade de pagamento à vista, até o dia 31 de janeiro – para aqueles que têm menos tempo de registro. Isso ocorre por que o CREF2/RS entende que o salário dos recém-formados é, na maioria das vezes, inferior à remuneração daqueles que tem mais tempo de serviço. Buscamos assim nos adequar à realidade da profissão.

Para pagamento parcelado, é necessário digitar o valor do desconto no campo desconto. Para mais informações sobre a Anuidade 2017, confira a Resolução 116/2016 e a Resolução 117/2016. Os valores e os prazos de pagamento são:

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Preencha o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Preencha o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Observação: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com as resoluções pertinentes. Clique aqui e acesse o Portal de Autoatendimento do CREF2/RS para retirar os boletos.


Assuntos Relacionados: - Anuidade - Anuidade 2017



CREF2/RS divulga valores da Anuidade 2017
06/12/2016
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS aprovou em Plenária os valores e os prazos de pagamento das anuidades 2017. Adequando o processo de cobrança bancária à economia e à sustentabilidade, os carnês completos não serão mais enviados, como feito nos últimos anos.

A guia com desconto à vista será encaminhada pelos Correios e os demais boletos precisarão ser retirados na Internet, estando disponíveis no Portal de Autoatendimento do site do Conselho a partir do dia 9 de janeiro. Para pagamento parcelado, é necessário digitar o valor do desconto no campo desconto.

Para mais informações sobre a Anuidade 2017, confira a Resolução 116/2016 e a Resolução 117/2016. Os valores e os prazos de pagamento são:

Profissional - Pessoa Física com até cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 307,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 166,00 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Profissional - Pessoa Física com mais de cinco anos de registro:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 361,80, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 220,80 e pague o boleto no valor de R$ 141,00, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 141,00, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 423,00

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 603,07, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Empresa - Pessoa Jurídica:

1ª opção: com desconto à vista
Pague o boleto no valor de R$ 760,00, com vencimento em 31 de janeiro

2ª opção: com desconto parcelado
1ª parcela: insira o desconto de R$ 486,76 e pague o boleto no valor de R$ 273,24, com vencimento em 31 de janeiro
2ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 28 de fevereiro
3ª parcela: retire o boleto no site do CREF2/RS, no valor de R$ 273,24, com vencimento em 30 de março
Valor total parcelado: R$ 819,72

3ª opção: sem desconto
Somente no dia 31 de março a anuidade poderá ser paga no valor de R$ 1.490,40, sem desconto, em cota única ou parcelada em cinco vezes. As guias devem ser retiradas no site do CREF2/RS neste dia.

Observação: a partir de 31 de março, todas as anuidades terão reajustes de acordo com as resoluções pertinentes. Clique aqui e acesse o Portal de Autoatendimento do CREF2/RS para retirar os boletos.


Assuntos Relacionados: - Anuidade - Anuidade 2017



CREF2/RS recebe apoio da Câmara Municipal de Alegrete contra MP 746
06/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Na tarde desta terça-feira, dia 6 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Alegrete Roger Severo (CREF 011057-G/RS) compareceu à sede do CREF2/RS para oficializar o apoio dos vereadores do município ao CREF2/RS na luta contra a Medida Provisória 746, que propõe a exclusão da disciplina de Educação Física da grade curricular do Ensino Médio. O documento, assinado pelos 15 membros do Plenário da cidade, foi entregue ao vice-presidente do Conselho Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS).

No encontro, Severo destacou a importância do profissional de Educação Física e da disciplina para o pleno desenvolvimento de crianças e de adolescentes. “Entendemos que será um retrocesso esta alteração proposta pela MP 746. Os profissionais de Educação Física têm um papel fundamental em nossa sociedade, seja na melhora da habilidade motora das crianças, no estímulo da capacidade cognitiva ou na promoção da qualidade de vida destas pessoas”, salientou.

Andamento da MP 746

O senador Pedro Chaves, relator da MP 746 na comissão mista encarregada de analisar a medida, emitiu um parecer, no dia 29 de novembro, solicitando que a Educação Física permaneça como disciplina obrigatória do Ensino Médio. O texto, que tramita a partir de agora como um Projeto de Lei de Conversão (PLC), seguirá para análise da Câmara e do Senado Federal. Mais informações aqui.


Assuntos Relacionados: - MP 746 - Educação Física escolar



DEFOR fecha nove academias irregulares em novembro
05/12/2016
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS divulgou, na tarde desta segunda-feira, dia 5 de dezembro, os números referentes às ações realizadas em 45 municípios ao longo do mês de novembro. Foram fechadas nove academias em todo o estado, fruto das 175 visitas realizadas no período.

Ao todo, foram autuadas 82 empresas, constatando-se 31 empresas sem registro e 38 sem profissional presente no momento da visita. Também foram autuadas 77 pessoas, sendo 39 por exercício ilegal da profissão ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio, sete graduados atuando sem registro profissional, dois profissionais atuando com CREF de outro estado e 29 profissionais com infração ao Código de Ética Profissional.


Assuntos Relacionados: - DEFOR



Relator da MP 746/2016 no Senado decide que Educação Física permanece como disciplina obrigatória no Ensino Médio
02/12/2016
Fonte: Agência Senado

A Educação Física permanecerá como disciplina obrigatória do Ensino Médio. É o que propõe o senador Pedro Chaves em seu relatório à Medida Provisória 746/2016, apresentado à comissão mista encarregada de analisar a medida, na última terça-feira, dia 29 de novembro. O texto, agora como Projeto de Lei de Conversão (PLC), seguirá para análise dos Plenários da Câmara e do Senado Federal.

– Optamos por retomar a obrigatoriedade do ensino da Educação Física como componente curricular do Ensino Médio. Esta opção se justifica porque acreditamos que a formação integral do ser humano exige o atendimento de várias dimensões, dentre as quais a corporeidade e o movimento não podem ser desconsiderados – explicou o Senador.

O Relator também ampliou a carga horária do Ensino Médio, que deverá abarcar as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O novo texto determina que 60% das horas sejam destinadas à BNCC — antes eram 50%. A base ainda está em fase de elaboração pelo Ministério da Educação e vai conter, por exemplo, temas transversais como cidadania e meio ambiente. Para o senador, essa alteração garantirá unidade e sincronia entre as escolas brasileiras.

Meta intermediária

Na nova redação proposta, o Senador pondera sobre as dificuldades de ampliar a carga horária mínima para 1.400 horas anuais e propõe uma meta intermediária: no prazo máximo de cinco anos, todas as escolas de Ensino Médio do país terão carga horária anual de pelo menos 1.000 horas, cinco horas diárias. O ensino noturno e o da educação de jovens e adultos sofrerão as adequações necessárias, como a aprendizagem por projetos envolvendo os temas transversais. O novo Ensino Médio será ofertado com as disciplinas da BNCC e com um rol de áreas do conhecimento e “itinerários formativos”, que serão escolhidos pelo próprio aluno.

Notório saber

Chaves aprovou a inclusão, pela MP, dos profissionais com notório saber na lista dos que podem atuar na formação técnica e profissional e ampliou essa previsão, permitindo que os profissionais graduados, detentores de complementação pedagógica, também possam atuar no magistério. “Tal medida, ao mesmo tempo em que exige uma formação pedagógica mínima, desafoga o sistema e incrementa, no espaço escolar, as possibilidades de atuação e de atendimento às necessidades dos alunos”, defendeu.

O parlamentar retirou ainda, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a exigência de que apenas em universidades e institutos superiores de educação se faça a formação de docentes em nível superior para atuar na educação básica. Ele observou que faculdades isoladas, devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação, não atreladas a institutos ou universidades, oferecem essa formação.


Assuntos Relacionados: - MP 746 - Educação Física escolar



CREF2/RS firma convênio com dentista em Novo Hamburgo
01/12/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm, a partir de agora, mais um convênio à sua disposição. O Conselho e o dentista Marcelo de Wallau firmaram uma parceria para oferecer diversos serviços odontológicos, como tratamento de canal, profilaxia e remoção de tártaro, clareamento dentário, tratamento de bruxismo, extrações dentárias, tratamento de ronco e de apneia, instalação de implantes dentários e aplicação de toxina botulínica (botox).

O consultório de Wallau fica em Novo Hamburgo. Mais informações pelo telefone (51) 3595-3163 ou pelo e-mail saudebucal.nh@terra.com.br.

Marcelo de Wallau – Consultório Dentário
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 828/1801 – Centro
Telefone: (51) 3595-3163
E-mail: saudebucal.nh@terra.com.br


Assuntos Relacionados: - Convênios



Onze Avante oferece cursos de gestão de carreira com desconto para registrados
30/11/2016
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados do CREF2/RS tem, a partir de agora, mais um benefício à sua disposição. A empresa Onze Avante, localizada no Rio de Janeiro, está oferecendo 20% de desconto em todos os seus cursos online de gestão de carreira para a Educação Física.

As atividades da Onze Avante são ministradas pelo executivo em gestão de carreira João Montenegro, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo. Empreendedor na área fitness, foi sócio-fundador da assessoria esportiva Runners Club e também atleta profissional, com 12 maratonas internacionais e uma ultramaratona no currículo.

Onze Avante – Gestão de Carreiras
Site: www.facebook.com/onzeavante
E-mail: onzeavante@gmail.com
Telefone: (21) 98181-7070


Assuntos Relacionados: - Convênios