Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS inicia comemoração de 20 anos com ciclo de palestras em Porto Alegre
20/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Em comemoração aos seus 20 anos, o CREF2/RS vai realizar, no segundo semestre de 2019, um ciclo de palestras em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A primeira edição da atividade ocorrerá na em Porto Alegre, no dia 10 de setembro, e vai contar com as palestras “Educação Física e alunos transplantados: um futuro próximo”, ministrada por Liège Gautério (CREF 017513-G/RS); e “Educação Física escolar: importância e perspectivas”, conduzida por Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS).

Com entrada gratuita para profissionais registrados e acadêmicos do curso de Educação Física, a primeira etapa do Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS vai ser realizado na Fadergs, das 19h às 21h45min. O evento terá a emissão de certificado online aos participantes e as inscrições já podem ser feitas neste link. As outras cidades que vão receber o evento são Uruguaiana, Passo Fundo, Pelotas, Lajeado e Santa Maria.

Liège é proprietária do L7 Centro de Treinamento, na capital, e ministra aulas de pilates, de treinamento funcional e de musculação. Transplantada de pulmão, é atleta de corrida e bicampeã de atletismo nos Jogos Mundiais para Transplantados, com cinco medalhas conquistadas em competições realizadas na Europa, em 2017 e 2018.

Presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, Miryam é uma das idealizadoras do Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar. Pós-graduada em Educação Física Escolar, Administração Escolar e Docência no Ensino Superior, atua na rede estadual de ensino e tem diversos artigos publicados sobre a área. É criadora da atividade “Biodança na Escola” e já ministrou cursos sobre inclusão escolar em diversas cidades.

Ciclo de Palestras 20 Anos CREF2/RS – Porto Alegre
Data e horário: 10 de setembro, terça-feira, das 19h às 21h45min
Local: Fadergs – Auditório Erico Verissimo
Endereço: Rua Riachuelo, 1257 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras 20 Anos Porto Alegre



Ciclo de Palestras da Fiscalização reúne 90 participantes em Pelotas
19/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 15 agosto, a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização, em Pelotas. O evento, promovido na Faculdade Anhanguera, reuniu 90 profissionais de Educação Física e estudantes, que assistiram às apresentações dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do ex-atleta e treinador de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS).

O Ciclo teve início com a exposição das ações e dos processos de fiscalização do CREF2/RS. Os dois membros da COF explicaram aos presentes os trâmites, as infrações, os desdobramentos legais e o papel desempenhado pelo Conselho em todos estes casos. O público interagiu tirando dúvidas sobre o exercício ilegal da profissão e o estágio regular, além de esclarecimentos sobre o Termo de Compromisso de Estágio e a permanência integral do profissional de Educação Física no estabelecimento.

No segundo momento do evento, ocorreu a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Triatlo e Corrida de Montanha”, conduzida por Remião. Em sua fala, ele comemorou o crescimento no número de grupos de corrida em academias, clubes e empresas. "Isto viabiliza cada vez mais a prática esportiva coletiva, seja na modalidade corrida, triatlo ou corrida de montanha. Também é importante reconhecer o papel das assessorias esportivas neste processo”.

Remião ainda explicou que o treinamento para endurance envolve os métodos contínuo, intervalado e fracionado, cada um destes destinado a um tipo de atleta específico. O ex-atleta também citou como aspectos importantes na elaboração do treino, como o nível do desportiva, os objetivos, a metodologia das cargas e o calendário de competições.

Além do evento, a Comissão realizou audiências para assinatura de Termo de Cooperação e uma reunião com os profissionais e proprietários de academias de Pelotas. Em Rio Grande, houve um encontro com o pró-reitor da FURG, que tratou do apostilamento realizado pela instituição, além de uma reunião com os profissionais e proprietários de academias do município. A última edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização será realizada em Passo Fundo, no dia 27 de agosto. Inscrições e mais informações aqui.

Ciclo de Palestras da Fiscalização



CREF2/RS inicia atendimento aos sábados no dia 14 de setembro
19/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Com o intuito de proporcionar mais comodidade e facilidade aos profissionais de Educação Física, o CREF2/RS estará aberto aos sábados, uma vez por mês, a partir de setembro. O primeiro horário extra de atendimento vai ser feito no dia 14 de setembro, das 9h às 13h, em Porto Alegre.

Nesta data, os serviços prestados serão os mesmos que são ofertados aos profissionais e aos recém-graduados normalmente pelo Departamento de Registro, como renovação de cédula, coleta de digital, registro de Pessoa Física e Jurídica, atualização cadastral, entrega de documentos e transferências, entre outros mais. As próximas datas de atendimento aos sábados serão divulgadas em breve.

CREF2/RS – Atendimento no Sábado
Data e horário: 14 de setembro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Coronel Genuíno, 421/401 – Centro. Porto Alegre (RS)
Mais informações: (51) 3288-0200

atendimento



CREF2/RS acerta convênio com a Foreseg Seguros
15/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no Conselho têm agora mais um convênio à sua disposição. O CREF2/RS e a Foreseg Seguros firmaram uma parceria para oferecer descontos diferenciados em seguros veiculares, residenciais e empresariais, assim como em planos de previdência privada e odontológicos, entre outros mais.

A FORESEG Seguros tem a sua sede localizada na zona norte de Porto Alegre. Mais informações pelos telefones (51) 3344-3447 e (51) 3519-3472 ou pela página www.foreseg.com.br.

Foreseg Seguros
Avenida do Forte, 557/214 – Vila Ipiranga
E-mail: contato@foreseg.com.br

Convênios



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Pelotas nesta quinta-feira
13/08/2019
Fonte: CREF2/RS

A cidade de Pelotas vai sediar nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, a terceira edição do Ciclo de Palestras da Fiscalização. Realizado pela Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS, o evento ocorrerá na Faculdade Anhanguera e vai contar com as palestras dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e ex-atleta de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O ciclo, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Remião vai ministrar a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Trialto e Corrida de Montanha”. Com mais de 25 anos de experiência na área, o personal trainer é ex-competidor de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Pelotas
Data e horário: 15 de agosto, quinta-feira, às 19h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Auditório
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras da Fiscalização



Presidente do CREF2/RS comparece à inauguração da Estação Cidadania da Restinga
13/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta segunda-feira, dia 12 de agosto, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) compareceu à inauguração do Complexo Esportivo e Cultural Estação Cidadania da Restinga. A solenidade contou com a presença do ministro da Cidadania Osmar Terra, do prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan e do deputado estadual Sebastião Melo.

Meurer explicou que as obras do complexo começaram na gestão Fortunati, com verbas captadas do PAC durante o governo Lula. "Além do CEU da Restinga, iniciamos a construção de um equipamento idêntico na Lomba do Pinheiro. Com 85% da obra finalizada e mais de R$ 2 milhões investidos, mudanças na gestão e o encolhimento das políticas públicas relegaram o equipamento da zona Leste da capital ao abandono, à vandalização e ao saque".

O complexo inaugurado deve beneficiar cerca de 50 mil pessoas da Restinga e imediações. O equipamento conta com uma quadra coberta e dois prédios. Um deles abriga uma biblioteca, um telecentro de informática e um cineteatro. Na outra edificação, há uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Foto: Luis Adriano Madruga/Fasc - PMPA

Porto Alegre Complexo esportivo restinga



16ª Conferência Nacional de Saúde reúne 5 mil participantes em Brasília
12/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 4 e 7 de agosto, ocorreu a 16ª Conferência Nacional de Saúde, no Parque de Exposições de Brasília (DF). O evento, que reuniu cerca de 5 mil participantes, como trabalhadores e prestadores de serviços da área da saúde, contou também com a presença do CREF2/RS, representado pelo conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).

Promovida pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, a Conferência Nacional deste ano teve o tema central “Saúde e Democracia” e estabeleceu diretrizes para três eixos pré-definidos: “Saúde como Direito”, “Consolidação do SUS” e “Financiamento da Saúde”. O Rio Grande do Sul teve 142 delegados presentes.

De acordo com Lima, mais de 300 propostas para a melhoria do SUS foram debatidas nos quatro dias de evento, em cerca de 45 grupos de trabalhos diferentes. No eixo “Saúde como Direito”, a garantia da presença do profissional de Educação Física em equipes multiprofissionais de atendimento, no que diz respeito à área da “Saúde da Família”, foi trazida para a discussão, no sentido de incluir a atividade física nos programas de prevenção.

Lima acompanhou a 16ª Conferência Nacional de Saúde desde a sua fase estadual e considerou o resultado do evento extremamente positivo. “Com a nossa participação nos Grupos de Trabalho, defendendo o papel desempenhado pelos profissionais de Educação Física, vamos poder acompanhar de perto a implementação das propostas que incluem a atividade física nos projetos e nos programas de saúde. Avançamos em muitos pontos e agora vamos lutar para que tudo possa ser viabilizado dentro do SUS”, comentou.

Conferência Nacional de Saúde



Comissão de Educação Física Escolar se reúne com deputado Sebastião Melo
09/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última quinta-feira, dia 8 de agosto, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e membros da Comissão de Educação Física Escolar receberam o deputado estadual Sebastião Melo. O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar o projeto de lei que determina que as aulas de Educação Física nas séries iniciais do ensino público devam ser ministradas exclusivamente por profissionais de Educação Física habilitadas.

Segundo Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), um projeto com o mesmo escopo foi aprovado e implantado com sucesso no município de Porto Alegre. “Vim aqui para me somar às causas da Educação Física, e serei parceiro para desarquivar o projeto e fazê-lo tramitar na Assembleia”, comentou o Deputado. Melo falou que se reunirá com o deputado Tiago Simon objetivando propor em conjunto a instalação de uma audiência pública para debater o tema na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa. "Talvez este seja o passo decisivo para chamarmos a Secretaria Estadual de Educação e outros órgãos novamente ao diálogo".

Miryam assegurou que o projeto é extremamente necessário para a saúde das crianças e adolescentes. "Sem o profissional de Educação Física orientado os alunos, as crianças, principalmente nas escolas estaduais, chegam ao sexto ano com graves problemas de saúde e muitas apresentam índices de obesidade alarmantes”. Para a conselheira Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), o incentivo à atividade física orientada nunca foi tão necessária para se poder fazer frente à atual epidemia de sedentarismo e obesidade.

Comissão de Educação Física Escolar



Interiorizasul atende em Santa Rosa e Santo Ângelo na próxima semana
06/08/2019
Fonte: CREF2/RS

Na próxima semana, o CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Santa Rosa, no dia 13 de agosto; e dia 14, em Santo Ângelo. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais dos municípios da região Noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também vai estar recebendo a documentação de recém-graduados para novos registros.

Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento no site do Conselho, será respeitada a ordem de chegada. As informações sobre estes atendimentos estão disponíveis neste link.

Interiorizasul Santa Rosa
Data e horário: 13 de agosto, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h30min
Local: UNIJUI - Campus Santa Rosa
Endereço: RS 344 km 39, Bloco B sala 114

Interiorizasul Santo Ângelo
Data e horário: 14 de agosto, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min
Local: URI - Campus III
Endereço: Rua Universidade das Missões, 464 - Universitário

Interiorizasul 2019



CREF2/RS participa da 16ª Conferência Nacional de Saúde
01/08/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai participar da 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e pelo Ministério da Saúde, o evento vai ter como tema central “Democracia e Saúde” e estima reunir mais de cinco mil pessoas. Os eixos temáticos deste ano serão "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do SUS" e "Financiamento do SUS".

Na Conferência, serão discutidas a defesa dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde, a saúde pública como direito de todos e a democracia brasileira. Pela sua importância, a conferência se constitui em um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas, em que a população pode contribuir ativamente para o desenvolvimento de políticas públicas.

O Rio Grande do Sul estará presente na 16ª Conferência Nacional de Saúde com 142 pessoas, entre trabalhadores e prestadores de serviços da área. Já o CREF2/RS vai estar representado pelo conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS).

16ª Conferência Nacional de Saúde



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Passo Fundo
30/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar em Passo Fundo, no dia 27 de agosto, a quarta e última edição do seu ciclo de palestras. A atividade, que ocorrerá na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF, vai contar com as palestras dos conselheiros Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e do profissional e personal trainer Leandro Leal (CREF 008113-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Leal vai ministrar a palestra “A Avaliação Física nas Escolas e Academias”. Com grande experiência na área, o personal trainer também é o criador e o responsável técnico do Total Body Test.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Passo Fundo
Data e horário: 27 de agosto, terça-feira, às 19h
Local: UPF – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – Sala 14
Endereço: Rodovia BR-285, Km 292, s/nº – Bairro São José
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Ciclo de Palestras Fiscalização Passo Fundo



Câmara Técnica de Corrida de Rua discute ações para 2019
26/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Técnica de Corrida de Rua se reuniu na sede do CREF2/RS na última quinta-feira, dia 25 de julho. A pauta iniciou com uma atualização sobre os preparativos do Guia de Trail Run, que será editado pela Câmara. Outro tema discutido foi a possibilidade da realização de um evento que envolva corrida ou trail run em comemoração aos 20 anos Conselho e ao Dia do Profissional de Educação Física. Além destes pontos, também foi ressaltada a importância da aproximação da Câmara com os instrutores de caminhada nórdica do Estado.

Participaram da reunião a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Kátia Ferreira (CREF 014403-G/RS), Rodrigo dos Santos (CREF 007110-G/RS) e Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS), além de acadêmicos e outros membros de equipes de corrida de rua de Porto Alegre.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS participa de ação de fiscalização conjunta em Caxias do Sul
26/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Ao longo desta semana, o Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS participou de uma ação de fiscalização conjunta em Caxias do Sul. A iniciativa, promovida pelo Grupo de Agentes Fiscais do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul (FÓRUM-RS), contou também com o apoio da Vigilância Sanitária.

De acordo com a agente fiscal do CREF2/RS Fabiane Liell (CREF 020063-G/RS), o foco desta atividade foi visitar estabelecimentos relacionados à área da saúde, como hospitais, academias e clínicas estéticas. “Nós estivemos envolvidos em uma semana de muita troca de experiências, vivência de outras realidades e crescimento profissional. Foi muito gratificante poder conhecer rotinas, dificuldades e propósitos de outros Conselhos, percebendo como todos nós lutamos pelas nossas profissões e defendemos a sociedade”, avaliou a agente fiscal.

Com a participação de agentes fiscais dos Conselhos de Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutricionistas, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Biomedicina, Farmácia, Engenharia e Agronomia, Medicina, Psicologia, Administração e Medicina Veterinária, o trabalho coletivo foi considerado extremamente positivo e de grande repercussão, tanto entre empresários e clientes que estavam frequentando estes espaços no momento das visitas. “Esperamos que mais ações com esta sejam realizadas pelo FÓRUM-RS, com o intuito de coibir cada vez mais o exercício ilegal ou irregular das profissões”, concluiu Fabiane.

Fiscalização Caxias do Sul



CREF2/RS repudia criação da atividade de profissional biomédico em fisiologia do esporte e da prática esportiva
26/07/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, diante da Resolução nº 309 do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), repudia a proposta de criação da atividade de profissional biomédico em fisiologia do esporte e da prática esportiva. Esclarecemos, através desta nota, que uma resolução de qualquer Conselho Profissional não pode ultrapassar os limites estabelecidos por lei, especialmente no tocante a uma outra profissão regulamentada.

Mesmo que o CFBM argumente que a Resolução nº 309 é destinada apenas aos biomédicos, o CREF2/RS entende que o seu texto está ambíguo, permitindo várias interpretações. Por conta disto, estamos tomando as medidas legais cabíveis, em permanente contato com o CONFEF, e também aproveitamos para esclarecer que esta resolução não autoriza, sob hipótese alguma, a atuação de biomédicos nas áreas de intervenção que são exclusivas do profissional de Educação Física.

O CREF2/RS está atento aos desdobramentos desta resolução, ampliando as suas ações de fiscalização para garantir as prerrogativas dos profissionais de Educação Física. No que diz respeito à nossa área, a sociedade deve ter à disposição somente serviços que não coloquem a sua saúde em risco, conduzidos por profissionais de Educação Física devidamente habilitados.

nota de repúdio biomedicina



Comissão de Educação Física Escolar reúne-se na sede do Conselho
25/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Educação Física Escolar esteve reunida na última quarta-feira, dia 24 de julho, na sede do CREF2/RS. Entre os assuntos discutidos, a justificativa da Comissão para que profissionais de Educação Física acompanhem as equipes nos Jogos Escolares. Também foi anunciada a retomada das articulações políticas com deputados para agilizar a tramitação de um novo projeto de lei para a obrigatoriedade da Educação Física nas séries iniciais. Junto a estas ações, foi intensificada a divulgação do Fórum de Educação Escolar junto ao ENAPEF.

Participaram da reunião a presidente da Comissão Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS), o secretário Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a conselheira Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), Jeane Cazelato (CREF 00003-G/RS) e Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).

Comissão de Educação Física Escolar



CREF2/RS realiza ciclo de palestras da Fiscalização em Pelotas
24/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS vai realizar, no dia 15 de agosto, a terceira edição do seu ciclo de palestras, em Pelotas. A atividade, que ocorrerá na Faculdade Anhanguera, contará com as palestras dos conselheiros Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS) e do profissional e ex-atleta de corrida Eduardo Remião (CREF 001855-G/RS). As inscrições, abertas para profissionais, proprietários de academia e estudantes, são gratuitas e podem ser feitas por aqui ou diretamente no local.

O evento, marcado para iniciar às 19h, será dividido em dois momentos. Na primeira parte, os membros da COF irão falar sobre as ações e sobre os processos de fiscalização, explicando os trâmites e as atribuições do CREF2/RS. Na sequência, Remião vai ministrar a palestra “Treinamento de Endurance com Enfoque em Corrida, Trialto e Corrida de Montanha”. Com mais de 25 anos de experiência na área, o personal trainer é ex-competidor de atletismo e de triatlo, com títulos nacionais e internacionais.

Haverá emissão de certificado de participação, de quatro horas/aula, para todos que comparecerem ao evento.

Ciclo de Palestras da Comissão de Orientação e Fiscalização – Pelotas
Data e horário: 15 de agosto, quinta-feira, às 19h
Local: Faculdade Anhanguera de Pelotas – Auditório
Endereço: Avenida Fernando Osório, 2301 – Centro
Inscrições gratuitas por aqui ou diretamente no local

Fiscalização Ciclo de Palestras Pelotas



Comissão de Orientação e Fiscalização faz reunião na sede do CREF2/RS
18/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CREF2/RS realizou nesta quarta-feira, dia 17 de julho, mais uma reunião na qual seus integrantes elaboraram diretrizes para a Fiscalização do Conselho, propondo ações de orientação no âmbito regional e se manifestaram em relação aos processos de fiscalização.

Formada por profissionais de Educação Física escolhidos pela Plenária, a COF tem o objetivo de orientar a fiscalização do exercício profissional, programar e supervisionar as atividades desenvolvidas pela Fiscalização e elaborar instruções para o exercício da fiscalização, atendendo aos fundamentos legais pertinentes.

Participaram da reunião o presidente da Comissão Alessandro Gamboa (CREF 001534-G/RS), a secretária Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS), os membros Carmem Masson (CREF 0001910-G/RS), Luciane Citadin (CREF 000100-G/RS) e Carlos Castilhos (CREF 000877-G/RS) e o assessor de Fiscalização Samuel Almeida (CREF 013510-G/RS).

COF Fiscalização



CREF2/RS realiza 8º Fórum de Mobilização pela Educação Física Escolar em agosto
17/07/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS irá realizar, no dia 24 de agosto, a oitava edição do Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar, em Porto Alegre. O evento, que tem o apoio da APEF/RS e do Sesc/RS, vai ocorrer no SESC Protásio Alves e contará com uma palestra ministrada pelo conselheiro federal Ricardo Catunda (CREF 000001-G/CE) e uma atividade lúdica conduzida por José Anchieta (CREF 000337-G/RS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Com mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza e doutorado em Ciências da Educação Física pela Universidade de Lisboa, Catunda atualmente é professor da Universidade Estadual do Ceará e presidente da Comissão de Educação Física Escolar do CONFEF. A sua palestra terá o título “Metodologias Ativas no Ensino da Educação Física”.

Promovido pela Comissão de Educação Física Escolar do CREF2/RS, o Fórum está previsto para iniciar às 13h45min e para encerrar às 16h30min. O evento, que integra a programação gratuita do 45º ENAPEF, é aberto para todos os profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física. O Conselho emitirá certificado online para todos os presentes na atividade.

8º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
Data e horário: 24 de agosto, sábado, das 13h45min às 16h30min
Local: SESC Protásio Alves – Auditório João Daudt
Endereço: Avenida Protásio Alves, 6220 – Petrópolis
Entrada gratuita – inscrições aqui

Educação Física Escolar Comissão de Educação Física Escolar



Interiorizasul atende em Vacaria no final de julho
17/07/2019
Fonte: CREF2/RS

No dia 30 de julho, o CREF2/RS estará em Vacaria, em mais uma etapa do projeto Interiorizasul. Uma equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região dos Campos de Cima da Serra os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e estará recebendo a documentação de recém-graduados para novos registros.

O agendamento antecipado do atendimento pode ser feito até a próxima quinta-feira, dia 25 de julho, por este link. Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Vacaria
Data: 30 de julho, terça-feira
Horário: das 9h às 12h e das 13h30min às 18h
Local: UCS Vacaria
Endereço: Avenida Dom Frei Cândido Maria Bampi, 2800 - Lomba Chata

Interiorizasul 2019



CREF2/RS visita CREF12/PE para troca de experiências
11/07/2019
Fonte: CREF12/PE

O procurador jurídico Artur Alfaro e o assessor de fiscalização Samuel Almeida (CREF 013510-G/RS), ambos representantes do CREF2/RS, estão visitando, ao longo desta semana, o CREF12/PE. O objetivo do encontro é a troca de experiências, a respeito dos procedimentos de dívida ativa e de cobrança, envolvendo também ações judiciais, rotinas de atendimento, contratos e licitações, entre outros temas.

Em relação ao trabalho da Fiscalização, Almeida destacou o intercâmbio que está sendo promovido pelas duas autarquias. “Vejo a importância do encontro como um fortalecimento do Sistema CONFEF/CREFs. Somos muito regionalizados, então quando podemos trocar experiências com outro CREF é de grande valia”, declarou. “Na nossa visão da rotina, muitas vezes não conseguimos observar onde estão as falhas e onde podemos melhorar. Isto é de suma importância para o nosso Departamento, que é a atividade-fim do Conselho”, complementa Rosângela Cavalcanti (CREF 000404-G/PE), chefe de Fiscalização do CREF12/PE.

Já sobre a área jurídica, Alfaro destacou a integração que está sendo feita. “É uma troca bem interessante, em que podemos avaliar a unificação de procedimentos, organizando rotinas. A realidade do profissional de Educação Física no nosso Estado é bem diferente, mas muitos problemas são os mesmos, como a desvalorização e o subemprego”, avaliou. Sobre a visita, o presidente do CREF12/PE Lúcio Beltrão (CREF 003574-G/PE) finalizou: “é uma honra receber pessoas competentes que trazem ao nosso Conselho a experiência de um CREF que é, atualmente, uma referência para o país. Somos gratos pela gentileza de todos que fazem o CREF2/RS”.

Foto: Comunicação - CREF12/PE

CREF2 CREF12



Indicações ao Troféu Destaque 2019 encerram neste domingo
09/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados têm até o próximo domingo, dia 14 de julho, para fazer a sua indicação ao Troféu Destaque 2019. O prêmio, entregue pelo CREF2/RS anualmente àqueles que mais se destacaram ao longo do último ano, faz parte das comemorações do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro.

O regulamento e o link para a votação estão disponíveis aqui.

Nesta edição do Troféu, podem participar das categorias Profissional e Pessoa Jurídica profissionais com registro ativo, regular e em dia. Já vencedor da categoria Personalidade, cuja votação não está aberta pela página do Conselho, será escolhido diretamente pelos membros do Plenário do CREF2/RS.

As indicações feitas pelos profissionais registrados resultarão numa lista com três finalistas. Os nomes mais votados serão revelados no site do CREF2/RS e, posteriormente, os vencedores serão eleitos pela Plenária. Os ganhadores vão ser conhecidos somente na cerimônia de entrega do Troféu, dia 31 de agosto no Grêmio Náutico União.

Categorias:

Profissional – Atuação Bacharelado
Profissional – Atuação Licenciatura
Profissional – Atuação Projeto Social
Pessoa Jurídica
Personalidade

Clique aqui para participar.

Troféu Destaque



Comissão de Atividade Física e Saúde avança em sua agenda de ações
05/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS se reuniu nesta quinta-feira, dia 4, de julho na sede do Conselho. Na pauta, dois temas foram discutidos. O primeiro retomou o debate ocorrido na reunião das Comissões Afins de Saúde, quando se definiu uma série de ações na área da saúde para 2020. A proposta ainda será levada ao conhecimento da Diretoria do CREF2/RS, e posteriormente encaminhada à Plenária para aprovação.

A segunda pauta tratou do encaminhamento de uma solicitação feita à Diretoria para transformar a Comissão de Atividade Física e Saúde em um grupo de trabalho permanente, baseado na experiência do CONFEF, em que as suas Comissões atuam especificamente com o tema ligado à saúde. Para os membros, o caráter fixo se dá porque todos os assuntos tratados nas reuniões são de interesse e aplicação junto à comunidade.

Participaram da reunião o presidente da Comissão Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a secretária da Comissão Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS), a conselheira Débora Garcia (CREF 002202-G/RS) e a conselheira e ex-presidente do CREF2/RS Carmem Masson (CREF 0001910-G/RS).

Comissão de Atividade Física e Saúde



CREF2/RS disponibiliza vagas gratuitas para Workshop de Ginástica Coletiva
03/07/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS disponibilizou 10 vagas gratuitas aos profissionais registrados e em dia com o CREF2/RS para o Meeting Sesc Navegantes - Workshop de Ginástica Coletiva. Além disso, todos os profissionais registrados no Conselho têm desconto de R$ 10 na inscrição do curso. O evento ocorrerá no dia 14 de julho, a partir das 8h, no Sesc Navegantes.

O workshop tem como objetivo qualificar quem já está no mercado, bem como orientar aqueles que estão iniciando sua trajetória no ramo fitness. O curso dará subsídios para quem quer ministrar aulas de ginástica coletiva com excelência, renovando os seus conhecimentos, tanto na teoria como na prática, e aprendendo novas técnicas e ferramentas para montar aulas. O curso será conduzido pelos profissionais de Educação Física Luciano Guimarães (CREF 012624-G/RS) e Édila Pinheiro (CREF 018937-G/RS).

As inscrições são gratuitas até o dia 12 de julho ou enquanto durarem as vagas. Para participar, basta preencher o formulário disponível aqui.

Meeting Sesc Navegantes - Workshop de Ginástica Coletiva
Data e horário: 14 de julho, a partir das 8h
Local: Sesc Navegantes
Endereço: Avenida Brasil, 483, bairro Navegantes, Porto Alegre
Mais informações: pelo telefone (51)3273-0716 ou pelo Sesc

Workshop de Ginástica Coletiva



CREF Serra tem horário de atendimento diferenciado nesta semana
02/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Em razão de uma reunião do Conselho Municipal do Desporto, o atendimento do CREF Serra terá, excepcionalmente nesta semana, um horário diferenciado de atendimento. O expediente da sede do CREF2/RS em Caxias do Sul vai iniciar amanhã, dia 3 de julho, e encerrará na quinta-feira, dia 4 de julho.

Confira:

Data: 3 de julho, quarta-feira
Horário de atendimento: das 14h às 18h

Data: 4 de julho, quinta-feira
Horário de atendimento: das 9h às 18h

Data: 5 de julho, sexta-feira
Sem atendimento – reunião do Conselho Municipal do Desporto de Caxias do Sul

CREF Serra – Caxias do Sul
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino

CREF Serra



Reunião entre Comissões e Câmaras do CREF2/RS propõe ações na área da saúde para 2020
02/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, ocorreu uma reunião na sede do CREF2/RS envolvendo as Comissões de Atividade Física e Saúde, de Educação Física Escolar e de Ensino Superior e Preparação Profissional, bem como as Câmaras Técnicas de Esporte, de Corrida de Rua, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional, além de um membro da diretoria do Conselho. A pauta foi a criação de ações integradas de saúde envolvendo os profissionais de Educação Física e as comunidades.

Segundo o presidente da Comissão de Atividade Física e Saúde Clery de Lima (CREF 000297-G/RS), a ideia é criar um grupo integrado das Comissões do CREF2/RS relacionadas à saúde para estruturar uma série de ações em 2020 que, simultaneamente, deem visibilidade ao Conselho e atendam aos profissionais de Educação Física e à população. “Definimos que serão elencadas ações em três eixos principais: Saúde na Escola, Saúde no Esporte e Saúde na Academia”, explicou. O Conselheiro ressalvou que a proposta ainda será encaminhada à Diretoria do CREF2/RS para posteriormente ser aprovada em Plenária.

Além do presidente Lima, participaram da reunião o presidente da Câmara Técnica de Esporte Eduardo Merino (CREF 009943/GRS), a presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional Débora Garcia (CREF 002202/GRS), o conselheiro Leomar Tesche (CREF 000129/GRS), o 1º tesoureiro do CREF2/RS Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS), a presidente da Câmara Técnica de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), a presidente da Comissão de Educação Física Escolar Miryan Brauch (CREF 006834-G/RS) e a presidente da Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional Ninon Leal (CREF 001350-G/RS).

Agenda Saúde 2020



Interiorizasul atende em Bagé e São Gabriel na próxima semana
01/07/2019
Fonte: CREF2/RS

Na próxima semana, o CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Bagé, no dia 9 de julho; e em São Gabriel, nos dias 10 e 11 de julho. Nestas datas, a equipe do Conselho oferecerá aos profissionais dos municípios da região sul do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também vai estar recebendo a documentação de recém-graduados para novos registros.

Para as pessoas que não realizarem o pré-agendamento no site do Conselho até a próxima quinta-feira, dia 4 de julho, será respeitada a ordem de chegada. As informações sobre estes atendimentos estão disponíveis neste link.

Interiorizasul Bagé
Data e horários: 9 de julho, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: Ginásio Presidente Médici - Secretaria Municipal de Esporte e Turismo de Bagé
Endereço: Avenida General Mallet, 700 - Centro

Interiorizasul São Gabriel
Datas e horários: 10 de julho, quarta-feira, das 14h às 18h; e 11 de julho, quinta-feira, das 9h às 11h30
Local: URCAMP Campus III
Endereço: Avenida Antonio Trilha, 792 - Bancários

Interiorizasul Bagé São Gabriel



Profissionais registrados têm 10% desconto em curso sobre envelhecimento da PUCRS
01/07/2019
Fonte: CREF2/RS

A Universidade Aberta da Terceira Idade da PUCRS, Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da instituição, vai promover a terceira edição do Curso de Extensão Envelhecimento com Qualidade de Vida. A atividade, aberta à comunidade em geral e também destinada aos acadêmicos e profissionais Educação Física, terá aulas somente no dia 12 de agosto, das 14h às 18h.

Com a coordenação dos professores Newton Terra e Clarissa Printes (CREF 024415-G/RS), o curso já está com as suas inscrições abertas, que podem ser feitas diretamente neste link. Todos os registrados no CREF2/RS têm 10% de desconto no momento da matrícula.

A atividade tem o objetivo de apresentar as formas de envelhecimento com qualidade de vida dos idosos e bem-estar. Informações completas sobre a terceira edição do Curso de Extensão Envelhecimento com Qualidade de Vida podem ser obtidas aqui.

Convênios cursos PUCRS