Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



CREF2/RS busca redução das taxas pagas ao ECAD
24/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última terça-feira, dia 23 de abril, o vice-presidente do CREF2/RS Giovanni Bavaresco (CREF 001512-G/RS) esteve reunido com Alvino de Souza, gerente do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) no Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi iniciar uma negociação para a redução das taxas pagas pelas academias à instituição.

Como destaca Bavaresco, a aproximação com o ECAD era uma das propostas da atual gestão, desde a época da campanha eleitoral, e uma iniciativa que pode contribuir com o crescimento das empresas que atuam na área do fitness. “As academias grandes, na maioria dos casos, não se importam com as taxas cobradas pelo ECAD, mas nós sabemos como este valor pode inviabilizar a continuidade de estabelecimentos que atendem públicos pequenos ou que estão em funcionamento em cidades menores do Interior”, frisou.

A reunião, avaliada de maneira positiva pelo Vice-presidente, é o primeiro passo dado pelo CREF2/RS para a resolução de um impasse antigo, que envolve uma questão pouco conhecida pela maioria dos proprietários de academia. “O primeiro contato que tivemos com o ECAD foi muito bom e acredito que poderemos chegar a uma readequação dos valores que são hoje cobrados. Nós apresentamos a realidade dos pequenos empresários da área da Educação Física e estamos aguardando agora uma proposta, que será apresentada pelo órgão em breve”, finaliza Bavaresco.

ECAD



Últimas vagas para cursos da Convenção Brasil ainda estão disponíveis
18/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Ainda restam pouquíssimas vagas para os cursos que o CREF2/RS disponibilizou para a Convenção Brasil 2019. Para assegurar a sua, basta acessar o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 e escolher uma das atividades abaixo abaixo:

– Circuito Escolar: Movimentando Saberes
– Workshop CardioBreath® Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo
– Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades
– Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness
– Ritmos - Criatividade e Inovação para as Aulas

Lembre-se: as vagas são exclusivas dos 20 primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição. A Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

Convenção Brasil 2019



CREF2/RS fecha duas academias e autua outros 58 estabelecimentos irregulares
15/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 31 de março e 6 de abril, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 69 visitas de fiscalização, que resultaram no fechamento de duas academias irregulares, uma localizada no município de Pelotas e outra em Vale Real. Não havia nenhum profissional assumindo as atividades nos locais. Os fiscais também atenderam 30 denúncias.

Neste período, 58 estabelecimentos foram autuados por uma ou mais infrações, sendo flagradas 15 empresas sem registro e cinco funcionando sem profissional presente no momento da visita. Além destes casos, os fiscais notificaram um estagiário atuando sem acompanhamento e a presença de leigos em exercício ilegal da profissão em duas academias, um Responsável Técnico descumprindo as obrigações inerentes a suas funções, além de uma academia descumprindo o Termo de Cooperação firmado com o Conselho.

Além de Pelotas e Vale Real, as cidades visitadas foram Bom Princípio, Boa Vista do Sul, Nova Prata, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Porto Alegre, Cruz Alta, Panambi, Portão e Esteio. Você pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link

DEFOR



CREF2/RS promove aula inaugural do curso de Educação Física da Feevale
15/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Na última segunda-feira, dia 8 de abril, o CREF2/RS promoveu a aula inaugural do semestre 2019/1 do curso de Educação Física da Universidade Feevale. O evento, que contou com um público estimado de 150 estudantes, teve uma palestra ministrada por Tony Izaguirre (CREF 002462-G/RS), diretor da SER – Saúde, Educação e Reabilitação (CREF 000034-PJ/RS).

Com o tema “40 Anos de Ginástica Laboral no Brasil”, a atividade teve a sua abertura conduzida por Luis Eurico Kerber (CREF 001203-G/RS), coordenador do curso de Educação Física. Na sua fala, o professor destacou o protagonismo da Feevale, responsável pela assinatura do primeiro contrato de Ginástica Laboral do Brasil, e a importância da área para todos os profissionais de Educação Física.

Já Izaguirre, no primeiro momento da aula, traçou um histórico da Ginástica Laboral no país e apresentou a situação atual do mercado de trabalho. Salientando como este segmento ainda pode crescer, o palestrante – que representou o CREF2/RS durante o evento – também mostrou as possibilidades de atuação dos profissionais de Educação Física no ambiente corporativo e quais são os principais desafios enfrentados no dia a dia das empresas.

Na parte final da aula, Izaguirre recebeu os professores Magale Konrath (CREF 000378-G/RS) e André Luiz Silva (CREF 014072-G/RS) para um debate com a participação dos acadêmicos presentes na plateia. Nesse último momento, todos puderam tirar as suas dúvidas sobre a área e conhecer um pouco mais sobre a Ginástica Laboral, também no que diz respeito às normas técnicas e às estratégias que envolvem o ensino e a fidelização do programa dentro das empresas.

Ginástica Laboral



Interiorizasul visita Frederico Westphalen e Ijuí no final de abril
10/04/2019
Fonte: CREF2/RS

No final deste mês, o CREF2/RS vai realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Frederico Westphalen, no dia 23 de abril; e em Ijuí, nos dias 24 e 25 de abril. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região noroeste do Estado os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também receberá a documentação necessária para novos registros. O agendamento do atendimento pode ser feito por aqui.

Interiorizasul Frederico Westphalen
Data e horário: 23 de abril, terça-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: URI – Campus de Frederico Westphalen. Prédio 10 – Sala 303
Endereço: Avenida Assis Brasil, 709 – Itapajé

Interiorizasul Ijuí
Datas e horários: 24 de abril, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h; e 25 de abril, quinta-feira, das 9h às 12h
Local: UNIJUÍ – Sala de Reuniões da EDF Sede Acadêmica
Endereço: Rua São Francisco, 501 – São Geraldo

Interiorizasul 2019



CREF Serra reabre nesta quinta com mutirão de registro e de conciliação
09/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Atendendo uma das principais demandas dos profissionais que atuam no interior, o CREF2/RS está reabrindo nesta semana o seu posto avançado em Caxias do Sul. O CREF Serra, que tem o intuito de facilitar o dia a dia dos mais de três mil registrados que moram na região, é a primeira iniciativa do Conselho dentro da sua proposta de descentralizar o atendimento que é feito na sua sede de Porto Alegre.

Fora de atividade desde 2017, o CREF Serra está retornando com uma programação especial na quinta e na sexta-feira, dias 11 e 12 de abril. A Procuradoria Jurídica e o Departamento de Registro do CREF2/RS estarão no local, das 9h às 17h, para fazer um mutirão de atendimento, em que profissionais poderão resolver as suas pendências financeiras através de uma conciliação e regularizar a sua situação, entregando documentos ou efetuando registros de Pessoa Física e Jurídica.

Com o CREF Serra, a intenção do Conselho é fazer com que aqueles que precisavam se deslocar até Porto Alegre não precisem mais ter o custo de uma viagem. “O CREF Serra está sendo reaberto porque, desde o início da nossa gestão, sentimos a necessidade de descentralizar os serviços e as ações de fiscalização. No futuro, também pretendemos abrir um posto de atendimento na zona sul do Estado e outro na fronteira”, explica o presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS).

“A nova sede do CREF Serra terá uma proposta diferente daquela que foi implantada anteriormente. Desta vez, teremos um escritório menor, mas com uma localização central e de fácil acesso”, complementa o 1º tesoureiro do CREF2/RS Alessandro Gonçalves (CREF 005863-G/RS). “Neste primeiro momento, o atendimento será realizado duas vezes por semana. sempre nas quintas e nas sextas-feiras, das 14h às 18h, com agendamento prévio pelo site do CREF2/RS. O CREF Serra colocará à disposição todos os serviços que hoje são ofertados na sede em Porto Alegre, como registro, emissão de Cédula Profissional, negociações financeiras, denúncias e demais esclarecimentos”, acrescenta Gonçalves.

Reabertura do CREF Serra
Mutirão de conciliação e de registro
Datas: quinta-feira, dia 11 de abril, e sexta-feira, dia 12 de abril, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino

Atendimento normal: todas quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h
O agendamento poderá ser feito neste link em breve

CREF Serra



Novas vagas para cursos da Convenção Brasil 2019 são disponibilizados na segunda-feira
09/04/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS vai disponibilizar mais 20 vagas para os cursos da Convenção Brasil 2019. Os profissionais poderão se inscrever acessando o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de abril, ao meio dia, para as duas atividades listadas abaixo:

– Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness
– Ritmos - Criatividade e Inovação para as Aulas

As vagas serão preenchidas exclusivamente pelos 20 primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição, no dia e no horário estipulados. A Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

26ª Convenção Brasil



Câmara de Corrida de Rua repassa experiência para novas Câmaras Técnicas
05/04/2019
Fonte: CREF2/RS

A segunda reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua realizada em 2019 ocorreu nesta quinta-feira, dia 4 de abril, na sede do CREF2/RS. O encontro contou com a presença de Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS), presidente da Comissão de Assuntos em Academia e Afins e da Câmara Técnica de Pessoa Jurídica. Ela participou da reunião para observar o funcionamento da Câmara de Corrida de Rua para, posteriormente, replicar as estratégias consideradas mais eficazes nos novos grupos de trabalho. O objetivo é atrair cada vez mais profissionais às recém-formadas Câmaras Técnicas de Pilates, de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional e de Personal Trainer.

A presidente da Câmara de Corrida de Rua Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS) relatou as dificuldades iniciais, derivadas de resistências e dos preconceitos que existem em relação a órgãos institucionais, mas frisou que aqueles que permaneceram no grupo criaram um grande compromisso com os objetivos da Câmara e da Educação Física. “No início, foi difícil achar um 'norte' que direcionasse os trabalhos do grupo, mas a elaboração do Guia de Corrida de Rua fez com que os integrantes percebessem o seu primeiro objetivo comum”, explica. Cláudia também relatou que no começo, as reclamações eram, em sua maioria, sobre a organização dos eventos. “Através deste feedback chamamos os organizadores e apontamos o problema. Depois, foram feitos ajustes e mudanças necessárias”.

Já Felipe Petrillo (CREF 010544-G/RS) informou que as novas Câmaras possuem três diferentes escopos e sugeriu que cada um dos seus membros inicie as atividades questionando os seus alunos e os seus clientes sobre os serviços oferecidos nessas áreas. Rosa Pacheco explicou ao grupo quais serão os objetivos das Câmaras para auxiliar os profissionais e as academias e solicitou que todos os membros divulguem nas redes sociais a constituição das novas Câmaras. A nova reunião da Câmara Técnica de Corrida de Rua será no dia 9 de maio, na sede do CREF2/RS.

Câmara Técnica de Corrida de Rua



CREF2/RS disponibiliza mais vagas para cursos da Convenção Brasil 2019 na segunda-feira
05/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Devido à grande procura, o CREF2/RS vai disponibilizar mais 20 vagas de cada um dos cinco cursos que foram sorteados anteriormente para a Convenção Brasil 2019. Os profissionais poderão se inscrever acessando o link http://crefrs.org.br/eventos/cbrasil2019 somente a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de abril, ao meio dia, para as três atividades listadas abaixo:

– Circuito Escolar: Movimentando Saberes
– Workshop CardioBreath® Método de Exercícios Respiratórios através de Aplicativo
– Ginástica Laboral: Mercado, Tendências e Oportunidades

As vagas serão preenchidas exclusivamente pelos 20 primeiros profissionais que acessarem a página e efetuarem a sua inscrição, no dia e no horário estipulados. Já as vagas destinadas aos cursos Encontro Sul Brasileiro de Gestão de Negócios em Fitness e Wellness e Ritmos – Criatividade e Inovação para as Aulas serão disponibilizadas na outra semana. O Convenção Brasil 2019 ocorrerá entre os dias 17 e 19 de maio, no Parque Esportivo da PUCRS.

Convenção Brasil



CREF2/RS é contrário a projeto de Marchezan que entrega parques à iniciativa privada
04/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta quarta-feira, dia 3 de abril, o presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) levou o apoio do Conselho aos vereadores, líderes de associações de parques, praças e equipamentos esportivos públicos, bem como dos seus usuários, que lutaram no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre para barrar o Projeto 1330/18, que propõe entregar à iniciativa privada a administração das praças e dos parques urbanos de Porto Alegre por até 35 anos.

Em sua proposta, o prefeito Nelson Marchezan autoriza a cobrança de ingresso pela concessionária para acesso às áreas fechadas dos parques urbanos em que tenham sido realizados "investimentos substanciais" pelo concessionário. Além disso, poderão ser objeto de exploração publicitária o mobiliário e demais equipamentos integrantes da concessão.

Para o presidente do CREF2/RS, um possível cenário em que espaços públicos de lazer e atividade física, reconhecidos como locais promotores de saúde e bem-estar coletivos, sejam cercados e tenham acesso restrito apenas a pagantes, além de uma afronta aos cidadãos de Porto Alegre, é um crime contra a saúde da população, em especial contra os mais pobres, que já sofrem com a crise econômica, péssimos serviços públicos, altíssimo desemprego e violência desenfreada.

Os alvos principais da proposta do Executivo são o Parque da Harmonia, a Redenção e o Parque Chico Mendes, mas outros espaços públicos, como o Arariboia, conhecido por desenvolver atividades sociais, poderão ser fechados para a população. Ao todo, nove parques e 637 praças da cidade podem ser concedidas à iniciativa privada. "Isto afetará a formação das futuras gerações de porto-alegrenses. Em especial, dos mais desassistidos. Veremos a violência crescer, a epidemia do sedentarismo e do consumo de drogas se agravarão. As praças e parques sempre foram do povo, e assim devem permanecer”, declara Meurer. A votação da polêmica acabou transferida para a próxima segunda-feira, dia 8 de abril.

Privatização de Parques e Praças Públicas



Interiorizasul visita Santa Cruz do Sul e Lajeado
04/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Na próxima semana, o CREF2/RS vai realizar mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo em Santa Cruz do Sul, nos dias 8 e 9 de abril; e em Lajeado, no dia 10 de abril. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais das regiões do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também receberá a documentação necessária para novos registros. Para as pessoas que não realizaram o pré-agendamento do atendimento, será respeitada a ordem de chegada.

Interiorizasul Santa Cruz
Data e horário: 8 de abril, segunda-feira, das 14h às 18h; e dia 9 de abril, terça-feira, das 9h às 13h
Local: Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte - Sala de Reuniões
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1576 (fundos do Ginásio Poliesportivo)

Interiorizasul Lajeado
Data e horário: 10 de abril, quarta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h
Local: UNIVATES - Sala de Reuniões do Prédio 14 (ao lado da academia)
Endereço: Avenida Alberto Müller, 1315

Interiorizasul



Presidente do CREF2/RS visita deputado Sebastião Melo
04/04/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente do CREF2/RS José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) visitou nesta quarta-feira, dia 3 de abril, o deputado estadual e ex-vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo. Meurer foi apresentar ao parlamentar as atuais propostas do Conselho em defesa das políticas públicas nas áreas dos esportes e da atividade física, da atuação dos profissionais de Educação Física como agentes de saúdes, da luta pelo reequipamento e da manutenção dos ginásios e praças como áreas públicas destinadas a práticas esportivas da população, entre outras.

“Não podemos ficar parados diante dos alarmantes índices de sedentarismo e de doenças que a população está exposta, muito menos assistir nossa juventude ser cooptada pelo crime organizado ou pelas drogas, tendo como uma das causas a falta de oferta de opções saudáveis, obrigações constitucionais dos poderes públicos”, alertou Meurer. O presidente do CREF2/RS também salientou o desmonte sistemático dos aparelhos públicos esportivos, associados a uma verdadeira avalanche de projetos de privatização destes espaços, o que deixará a população refém de interesses financeiros em detrimento da saúde e do bem-estar coletivo.

De acordo com o deputado, o esporte "inaugura pessoas”. "Temos que contextualizar essa frase para a realidade das nossas cidades, em que há tanta exclusão social. É no esporte que crianças e jovens têm uma porta de entrada para a construção da sua cidadania". Melo sustentou que as prioridades definidas por uma gestão pública não são materializadas no discurso, mas sim apontadas na destinação da dotação orçamentária. "As verbas públicas reservadas ao Esporte no Brasil estão muito aquém das nossas imensas necessidades. Mas é claro que só o dinheiro público não se faz suficiente, parcerias também são essenciais".

O deputado recordou a gestão de Meurer à frente da Secretaria Municipal de Esportes, qualificada por Melo como inovadora, além de sua grande capacidade para atrair parcerias, aliado à produção de uma legislação municipal que conquistou investimentos e destinou parte destes tributos para projetos esportivos. "Um dos exemplos do gerenciamento administrativo e da praticidade de Meurer foi a transferência gratuita da grama do Estádio Olímpico, que estava sendo desativado, para os campos de treinamento do Parque Marinha do Brasil".

Por fim, o deputado se dispôs a apoiar as lutas travadas pelo CREF2/RS e, como titular da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, colocou à disposição o espaço para que sejam discutidas todas as matérias concernentes ao esporte e à Educação Física no Estado.

Assembleia Legislativa



CREF2/RS reabre CREF Serra em abril
02/04/2019
Fonte: CREF2/RS

Atendendo uma das principais demandas dos profissionais que atuam no interior do Estado, o CREF2/RS está reabrindo o seu posto avançado em Caxias do Sul, no dia 12 de abril. O CREF Serra, que tem o intuito de facilitar o dia a dia dos mais de três mil registrados que moram na região, é a primeira iniciativa do Conselho dentro da sua proposta de descentralizar o atendimento que é feito na sua sede de Porto Alegre e nas visitas do Interiorizasul.

Fora de atividade desde 2017, o CREF Serra está retornando para auxiliar não só os profissionais que trabalham em Caxias do Sul, mas todos que residem ou atuam nas cidades próximas, como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Farroupilha. A intenção do Conselho é fazer com que aqueles que precisavam se deslocar até Porto Alegre, para renovar a sua Cédula de Identidade Profissional ou para fazer o registro de sua empresa, não precisem mais ter o custo de uma viagem até a Capital, dando assim mais agilidade e comodidade aos atendimento.

“O CREF Serra está sendo reaberto porque, desde o início da nossa gestão, sentimos a necessidade de descentralizar os serviços e as ações de fiscalização. No futuro, também pretendemos abrir um posto de atendimento na zona sul do Estado e outro na fronteira”, explica o presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS). “Nós estamos conhecendo cada vez mais a realidade dos profissionais que atuam no interior e que precisam se deslocar da sua região até Porto Alegre. Com uma sede em Caxias do Sul, poderemos estar mais perto dos registrados da Serra, orientando a atividade profissional de forma mais direta e reduzindo o tempo e o dinheiro que são gastos por eles”.

Neste primeiro momento, o CREF Serra irá funcionar com atendimentos pré-agendados, nas terças e nas quintas-feiras, das 14h às 18h. Oferecendo os mesmos serviços que estão à disposição na sede em Porto Alegre, o local está preparado para emitir a Cédula de Identidade Profissional, realizar reuniões de Câmaras Técnicas e audiências com profissionais, assim como para receber e analisar documentos para registro de Pessoas Físicas e Jurídicas. “O trabalho do CREF Serra não envolve somente o atendimento aos profissionais, aos recém-graduados e à sociedadel. Com a presença física do Conselho em Caxias do Sul, também estamos programando uma fiscalização mais efetiva na região, o que vai contribuir de maneira muito significativa para a valorização de toda a profissão”, avalia Meurer.

CREF Serra
Atendimento nas terças e nas quintas-feiras, das 14h às 18h
Endereço: Avenida Rio Branco, 840/703 – Bairro São Pelegrino
Agendamento neste link

CREF Serra



Comissão de Ensino Superior responde dúvidas sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais
01/04/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional do CREF2/RS realizou sua reunião mensal na última sexta-feira, dia 29 de março, na sede do Conselho. Estiveram presentes Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS), Débora Garcia (CREF 001069-G/RS), Any Mery Lunardi (CREF 001765-G/RS) e Helena D’Azevedo. Durante os trabalhos, foram analisados e respondidos os questionamentos enviados por e-mail pelos coordenadores de curso relativos às novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Educação Física.

Entre as várias perguntas encaminhadas pelas Instituições de Ensino Superior, havia dúvidas relativas, por exemplo, se a universidade deveria ofertar Licenciatura na metade do curso, caso a maioria dos estudantes optasse pelo Bacharelado. Segundo a Comissão, a responsabilidade de ofertar cabe a cada instituição e as adequações acontecerão conforme as necessidades. Outro esclarecimento solicitado pelos coordenadores se referia a necessidade de haver um único projeto pedagógico para Licenciatura e Bacharelado. O projeto, no entendimento da Comissão, necessita disponibilizar um núcleo comum (1.600 horas) e uma parte específica (também de 1.600 horas), e que as disciplinas comuns não deverão ultrapassar o quarto semestre.

Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional



Profissionais registrados podem fazer sugestões às novas Câmaras Técnicas do CREF2/RS
01/04/2019
Fonte: CREF2/RS

De hoje até o final deste mês, a Comissão de Assuntos em Academia e Afins do CREF2/RS está realizando uma pesquisa online, em que os profissionais registrados podem sugerir os assuntos que serão abordados nas reuniões das novas Câmaras Técnicas do Conselho. A enquete, com o intuito de atender as principais demandas de todos aqueles que atuam nas áreas de ginástica coletiva, ritmos, treinamento funcional musculação, personal trainer e do gerenciamento de academias, pode ser acessada aqui.

As Câmaras Técnicas do CREF2/RS são órgãos de assessoramento e têm como objetivo principal analisar, instruir e emitir pareceres nos assuntos pertinentes à temática de cada uma delas. Participe da pesquisa e colabore com a construção de uma Educação Física cada vez mais representativa e respeitada!

Pesquisa Câmaras Técnicas



Prazo para pagamento da Anuidade 2019 com desconto encerra nesta sexta-feira
29/03/2019
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 29 de março, encerra o prazo para pagamento da Anuidade 2019 com desconto. Todas as Pessoas Físicas e Jurídicas, que ainda não retiraram a guia desta opção no Portal de Autoatendimento, podem emitir e pagar o boleto com desconto somente até hoje. Clique aqui Portal de aqui para gerar uma guia ou para reimprimir a sua.

A partir de amanhã, a Anuidade 2019 passará a ser cobrada no seu valor integral, de R$ 603,07 para Pessoa Física e de R$ 1.490,40 para Pessoa Jurídica. Nos dois casos, ainda poderá ser feito um parcelamento de até cinco vezes, também com os boletos sendo emitidos pelo próprio profissional através do Portal de Autoatendimento.

Confira abaixo os valores e as modalidades de pagamento ainda vigentes da Anuidade 2019:

Pessoa Física:

Anuidade com desconto
Valor total de R$ 423,00, com vencimento em 29 de março

Anuidade sem desconto
Valor total de R$ 603,07, com vencimento em 31 de março
(Pode ser parcelada em até cinco vezes)

Pessoa Jurídica:

Anuidade com desconto
Valor total de R$ 819,72 com vencimento em 29 de março

Anuidade sem desconto
Valor total de R$ 1.490,40, com vencimento em 31 de março
(Pode ser parcelada em até cinco vezes)

** Pagamento por meio de boleto retirado no Portal do Autoatendimento do site.

Anuidade 2019



Comissão de Assuntos em Academia e Afins define presidência de Câmaras Técnicas
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins se reuniu na última segunda-feira, dia 25 de março, na sede do CREF2/RS. No encontro, estiveram presentes as conselheiras Luciana Paz (CREF 003952-G/RS), Ninon Leal (CREF 001350-G/RS), Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS), Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS), Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS) e Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS).

Entre os assuntos tratados na reunião, foram definidos os presidentes das Câmaras Técnicas do CREF2/RS. Também foi estabelecido que a primeira reunião de todas elas irá ocorrer de forma simultânea, no dia 4 maio. Os próximos encontros serão agendados para o final do mesmo mês.

A Comissão de Assuntos em Academia e Afins também realizará uma enquete, entre os dias 1º e 30 de abril, para pesquisar os tópicos de interesse dos profissionais para serem abordados pelas novas Câmaras. A enquete terá divulgação no site do CREF2/RS e será enviada por e-mail a todos os registrados.

Câmaras Técnicas do CREF2/RS:

Câmara Técnica de Pessoa Jurídica
Presidente: Rosa Pacheco (CREF 000059-G/RS)

Câmara Técnica de Corrida de Rua
Presidente: Cláudia Lucchese (CREF 002358-G/RS)

Câmara Técnica de Pilates
Presidente: Roberta Pinto (CREF 004665-G/RS)

Câmara Técnica de Musculação
Presidente: Luciana Paz (CREF 003952-G/RS)

Câmara Técnica de Ginástica Coletiva, Ritmos e Treinamento Funcional
Presidente: Ninon Leal (CREF 001350-G/RS)

Câmara Técnica de Personal Trainer
Presidente: Carla Tartarotti (CREF 006564-G/RS)

Comissão de Assuntos em Academia e Afins



CREF2/RS discute na Câmara da capital políticas públicas e solução para professores devolvidos à SMED
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O presidente José Edgar Meurer (CREF 001953-G/RS) e a conselheira Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) estiveram representando o CREF2/RS na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira, dia 26 de março. Eles foram ouvir os esclarecimentos de Rodrigo Kandrik, diretor-geral de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, sobre a retirada de professores de Educação Física de centros comunitários da capital e do próprio Ginásio Tesourinha, bem como sobre o sucateamento dos equipamentos esportivos municipais.

Segundo o Kandrik, os professores foram devolvidos à Secretaria Municipal de Educação (SMED) por conta de uma determinação do Ministério Público. Nelci Girardi, representante do Parque Alim Pedro, contestou a informação e reclamou sobre o desmonte da antiga Secretaria Municipal de Esporte. Segundo ela, muitas crianças em vulnerabilidade, frequentadoras da atividade no Alim Pedro, abandonaram os programas de prática desportiva. “Nunca vi uma economia tão burra”, advertiu. Élida Machado, do Centro Comunitário Parque Madepinho, também manifestou a sua contrariedade quanto à suspensão das atividades de ginástica artística no local. Para ela, está em curso um plano para privatizar parques e praças da cidade, prejudicando a prática esportiva em áreas públicas da cidade.

O Presidente do CREF2/RS iniciou a sua fala ressaltando o suporte histórico que o poder público municipal porto-alegrense sempre deu à atividade física na cidade, desde 1926 com a oferta de recreação pública à população. Meurer afirmou que este pioneirismo não deveria ser perdido, pois colocaria em risco a saúde da população.

Em nome do Conselho, Meurer cobrou uma definição sobre o futuro dos 14 professores de Educação Física, originários da extinta SME. “O Ministério Público exigia a volta dos docentes das disciplinas de matemática e português, não havendo nenhuma decisão jurídica sobre o retorno de professores de Educação Física. Mas, mesmo assim, eles foram retirados das comunidades, onde prestavam serviços relevantes, e foram realocados no suporte em bibliotecas e em afazeres burocráticos", criticou. "Além dos índices alarmantes de sedentarismo e doenças associadas, a retirada destes profissionais de Educação Física deixa sem atendimento uma fatia considerável da população”.

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Políticas Públicas



CREF2/RS participa de campanha desenvolvida pela Associação Solidária Só os Fortes
27/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, em parceria com a Associação Solidária Só os Fortes, está arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, lacres de latas de alumínio e tampas de garrafa PET. O ponto de coleta das doações está instalado na recepção do Conselho, na sua sede em Porto Alegre.

De acordo com Andrenise Silva, representante da Associação, a campanha conjunta com o CREF2/RS tem o intuito de beneficiar asilos, creches e abrigos, assim como moradores de rua, portadores de necessidades especiais e famílias que perderam os seus pertences em incêndios e enchentes. "Também recolhemos móveis em bom estado e eletrodomésticos, diretamente na residência do doador, mediante agendamento antecipado", explica.

Andrenise também frisa que, com os lacres de latas de alumínio, é possível adquirir cadeiras de rodas e que as tampas de garrafa PET podem ser trocadas por alimentos. Segundo a conselheira Sônia Waengertner (CREF 007781-G/RS), coordenadora da campanha no CREF2/RS, a ação mostra que um pequeno gesto, como separar uma tampa ou um lacre, pode fazer a diferença na vida de pessoas que tanto precisam de apoio.

Associação Solidária Só os Fortes
Endereço: Avenida Benjamin Constant, 212 - Bairro São João
Telefone para contato: (51) 98499-7264

Campanha Social



Fiscalização autua cinco estabelecimentos irregulares no início de março
26/03/2019
Fonte: CREF2/RS

Entre os dias 3 e 9 de março de 2019, os agentes do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS realizaram 14 visitas de fiscalização, atendendo 11 denúncias e autuando cinco academias irregulares. Neste período, os fiscais flagraram dois estabelecimentos sem registro de empresa e outros três funcionando sem um profissional presente no local, no momento da visita. O DEFOR também notificou duas academias que permitiam o exercício ilegal e uma academia descumprindo o Termo de Cooperação firmado anteriormente com o Conselho.

Os agentes fiscais ainda autuaram duas pessoas por exercício ilegal da profissão. Internamente, o DEFOR protocolou 26 novas denúncias. As cidades visitadas, neste período, foram Porto Alegre, Gramado, Canela, Canoas e São Leopoldo.

Você também pode contribuir com o trabalho da Fiscalização encaminhando a sua denúncia pelo formulário disponível neste link.

DEFOR



Acadêmica da Unisinos realiza pesquisa sobre o uso da Anatomia Humana com registrados no CREF2/RS
19/03/2019
Fonte: CREF2/RS

A acadêmica do curso de Educação Física da Unisinos Jéssica Scherer, sob orientação do professor João Antônio Bonatto Costa (CREF 001834-G/RS) está desenvolvendo uma pesquisa com os profissionais registrados no CREF2/RS para o seu Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo do trabalho é mensurar o impacto dos conhecimentos contidos na Anatomia Humana na formação acadêmica e a sua aplicação nas áreas da saúde, do fitness, do rendimento e da educação. Os interessados em participar devem responder um formulário eletrônico neste link.

Para participar do estudo, o profissional precisará escolher somente uma das áreas de atuação indicadas, mesmo que exerça a sua atividade em mais de um campo de trabalho. As áreas pré-definidas são educação, esporte de rendimento, exercício físico para pessoas em condições específicas de saúde e fitness/estética. As respostas serão coletadas até o dia 29 de março de 2019.

Os dados coletados são confidenciais e serão utilizados somente para fins de pesquisa, sendo mantido o sigilo em relação à identidade do voluntário. O estudo não oferece nenhum tipo de risco ou benefício direto aos participantes. Em caso de dúvida, você pode contatar a acadêmica pelo telefone (51) 99820-1766 ou o seu orientador pelo número (51) 99123-5874.

Pesquisas acadêmicas



CREF2/RS alerta sobre cuidado ao escolher personal trainer
18/03/2019
Fonte: Zero Hora

Assim como os números de obesidade e sedentarismo, cresce também a quantidade de ofertas que prometem uma grande perda de peso em um curto intervalo de tempo. Basta uma simples espiada nas redes sociais para ser exposto a uma enxurrada de fotos e anúncios de treinos e métodos ditos milagrosos. Mas é bom ficar atento: embora não haja uma legislação específica sobre a atuação de profissionais de Educação Física no meio online, é fundamental que ele, além de formado, esteja registrado junto ao CREF2/RS.

Para garantir tanto a qualidade do serviço prestado quanto a segurança dos alunos, só em 2018, o Conselho notificou mais de 500 pessoas por exercício ilegal da profissão. Foram flagrados não só indivíduos que atuam de forma ilegal em meios eletrônicos, mas também aqueles que trabalham de forma irregular em academias e outros estabelecimentos sem o devido registro.

O assessor institucional do CREF2/RS Samuel de Almeida (CREF 013510-G/RS) explica que, depois de autuados, os flagrados em exercício ilegal da profissão de Educação Física são apresentados ao Ministério Público, onde as denúncias são investigadas e podem resultar em multa ou prisão, segundo artigo 47 da Lei de Contravenções Penais brasileira. “As consequências para os profissionais que cometerem falhas técnicas e/ou éticas na prestação dos serviços de condicionamento físico podem ser: advertência, multa, suspensão ou cancelamento de registro profissional”, lista.

O que cuidar na hora de contratar um personal

Cada vez mais populares, os programas de treino online ainda não têm regras definidas pelo CONFEF. O que o Conselho defende é o cuidado com a personalização do atendimento. “A ideia é ter um treinamento individualizado. Esses treinos milagrosos são para vender e não dão conta dessas questões”, alerta o diretor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e 2º secretário do CREF2/RS Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).

Como não há legislação que trate da prescrição de treinos virtuais, Almeida desaconselha essa modalidade e destaca que a responsabilidade por qualquer possível problema enfrentado pelo aluno recai sobre o profissional. “Ele não é impedido de fazer, porém assume a responsabilidade técnica e ética por uma eventual parada cardíaca, respiratória ou lesão muscular pela prescrição sem relatório de anamnese”.

Antes de contratar um personal, fique atento:

Dê preferência aos profissionais que podem atender presencialmente
“Só eles poderão fazer uma avaliação física correta e prescrever um treino condizente com possíveis lesões”, indica Almeida.

Confirme o registro do profissional
Mesmo que tenha diploma, o profissional só poderá atuar de forma regular se estiver com registro em dia junto ao conselho regional. Para verificar isso, basta procurar o nome do profissional nos sites do CONFEF e do CREF2/RS.

Zero Hora personal trainer



Mutirão de Conciliação do CREF2/RS celebra cinquenta acordos extrajudiciais
18/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O Departamento Jurídico do CREF2/RS realizou, durante os dias 14 e 15 de março, um Mutirão de Conciliação na sede do Conselho. A ação teve o intuito de proporcionar aos profissionais registrados, que estão em execução fiscal, uma oportunidade para a regularização dos seus débitos e da sua situação. Durante os dois dias do Mutirão, foram mais de sessenta atendimentos, resultando em 50 acordos. O CREF2/RS já está programando novas edições da ação na capital e no interior do Estado, ainda neste semestre.

De acordo com Matheus Bergmann, assistente do Departamento Jurídico, os Mutirões de Conciliação possibilitam aos profissionais a oportunidade de negociar melhores condições para pagar os seus débitos, pois são oferecidos diversos escalonamentos de parcelamento, além da eliminação dos juros e da multa sobre o período de inadimplência. “Dialogando com os advogados do Departamento Jurídico, eles têm a chance de adequarem a dívida à sua realidade econômica. Além disto, o CREF2/RS sempre considera a vinda dos profissionais ao Conselho uma oportunidade de aproximação, demonstrando com funciona o CREF2/RS e convidando os profissionais para debaterem as questões da profissão e ouvindo as demandas em relação à autarquia”.

Na avaliação de Bergmann, vários profissionais que compareceram ao Mutirão, possivelmente, não teriam condições de saldar a dívida integral, originando uma citação judicial. "Esta situação gera um conflito muito desgastante para ambas as partes. As negociações facilitadas pretendem evitar que as partes cheguem a este extremo".

Mutirão de Conciliação



Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS realiza sua primeira reunião
13/03/2019
Fonte: CREF2/RS

No dia 6 de março, a Comissão de Atividade Física e Saúde do CREF2/RS esteve reunida na sede do Conselho. No encontro, ficou definido como presidente da Comissão o conselheiro Clery de Lima (CREF 000297-G/RS) e como secretária Miryam Brauch (CREF 006834-G/RS). Também são membros efetivos os conselheiros Leomar Tesche (CREF 000129-G/RS) e Débora Garcia (CREF 002202-G/RS). A principal pauta da reunião foi a mobilização para as conferências municipais e estadual de saúde.

Segundo o presidente da Comissão, o CREF2/RS irá lançar uma campanha para ressaltar a importância da inserção dos profissionais de Educação Física nas Conferências de Saúde. "É fundamental que estejamos integrados nos projetos e programas de saúde do SUS, bem como nos quadros funcionais das secretarias municipais, estadual e Governo Federal", afirmou Clery. Para reforçar a abrangência da campanha, o CREF2/RS enviou um ofício ao CONFEF para que se some à campanha.

Comissão de Atividade Física e Saúde



Interiorizasul visita Cachoeira do Sul e Santa Maria em abril
13/03/2019
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS realizará mais uma etapa do projeto Interiorizasul, atendendo o município de Cachoeira do Sul no dia 1º de abril; e logo após, nos dias 2 e 3, irá a Santa Maria. A equipe do Conselho oferecerá aos profissionais da região sudeste os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital, parcelamento de anuidades e também para efetuar novos registros.

Os interessados de Cachoeira do Sul têm até o dia 25 de março para fazer o agendamento. Já os profissionais de Santa Maria podem pré-agendar até o dia 27 de de março os serviços disponibilizados nas visitas do Interiorizasul. Basta acessar este link.

Interiorizasul Cachoeira do Sul
Data e horário: 1º de abril, segunda-feira, das 14h às 18h
Local: ULBRA
Endereço: Rua Martinho Lutero, 301

Interiorizasul Santa Maria
Data e horário: 2 de abril, terça-feira, das 13h às 18h; e dia 3, quarta-feira, das 9h às 12h
Local: FAMES – Faculdade Metodista de Santa Maria - Sala A114
Endereço: Rua Dr. Turi, 2003 – Centro

Interiorizasul