Notícias




Data Inicial:
(dd/mm/aaaa)  

Data Final:
(dd/mm/aaaa)  
Título:
Palavras na Notícia:



Interiorizasul atende Lajeado no dia 10 de maio
27/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Com a proposta de estar mais próximo dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na dia 10 de maio, o Conselho estará em Lajeado, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamentos de anuidades, entre outros mais. Nestes locais, o CREF2/RS também vai estar recebendo a documentação para efetuar novos registros.

O agendamento de cada um destes serviços pode ser feito até dois dias antes de cada visita, acessando este link. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos que são imprescindíveis para os procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Lajeado
Data: 10 de maio, quarta-feira, das as 12h30min às 16h30min
Local: Complexo Esportivo Univates – Ginásio de Arena
Endereço: Avenida Avelino Talini, 171 - Prédio 14, sala 104-A – Universitário

Interiorizasul



Câmara da Saúde do Fórum-RS discute cursos EAD e propõe audiência pública
26/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Na manhã de hoje, dia 26 de abril, a Câmara da Saúde do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas no Rio Grande do Sul (Fórum-RS) esteve reunida, na sede do CREF2/RS, para discutir os cursos de graduação na modalidade Ensino à Distância (EAD). A presidente Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e o vice-presidente Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS) integram a Câmara e participaram do encontro.

Na reunião, entre outros tópicos, Aguiar destacou a necessidade de que seja elaborado um projeto de lei, em nível estadual, que proíba a formação na área da saúde totalmente à distância. A sugestão de fazer uma audiência pública sobre o assunto foi aceita por todos os integrantes da Câmara, que ainda salientaram que uma iniciativa neste sentido poderia chamar a atenção de toda a sociedade. “Os Conselhos Profissionais também podem entrar em contato com os deputados federais, para que possamos fazer desta audiência um grande movimento nacional”, comentou Carmen.

Além disto, ficou definido que esta audiência pública será realizada em junho e que serão convidados representantes do CONFEF e da Secretaria Estadual de Saúde para participar do debate, também aberto aos profissionais de Educação Física e aos acadêmicos do curso. Uma proposta de projeto de lei ainda foi apresentada e debatida pelos Conselhos que integram a Câmara da Saúde do Fórum-RS.

Fórum-RS Câmara da Saúde EAD



CREF2/RS e CREF Serra não abrem nesta sexta-feira
26/04/2017
Fonte: CREF2/RS

As sedes do CREF2/RS em Porto Alegre e Caxias do Sul estarão fechadas nesta sexta-feira, dia 28, devido à greve geral programada para a data. Para maior comodidade dos profissionais de Educação Física, os serviços prestados pelo CREF2/RS podem ser agendados com antecedência pela página do Conselho. Com horário previamente escolhido e informações detalhadas para cada procedimento, a ferramenta garante maior agilidade. Clique aqui e confira.

Horários



CREF2/RS autua 11 estabelecimentos e fecha uma academia na segunda semana de abril
25/04/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, de 9 a 15 de abril, 33 visitas, período em que os fiscais autuaram 11 estabelecimentos por uma ou mais infrações. Dentre estes, dois não possuíam registro da empresa, quatro funcionavam sem profissional responsável no momento da abordagem e duas academias permitiam o exercício ilegal da profissão em suas dependências.

Nestas incursões, os fiscais fecharam um estabelecimento em Porto Alegre por não apresentar profissional para assumir as atividades e falta de registro no CREF2/RS. Uma academia foi flagrada descumprindo o Termo de Cooperação firmado como CREF2/RS.

Ao todo, foram autuadas sete pessoas, sendo três delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE e sete delas em desvio da sua área de formação. Também foi flagrado um Responsável Técnico descumprindo suas obrigações, além de três diplomados atuando sem registro profissional.

Os municípios visitados durante o período foram São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Dois Irmãos, Porto Alegre, Esteio, Veranópolis, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves.

DEFOR



Eventos esportivos devem oferecer desconto para idosos e para-atletas
24/04/2017
Fonte: CREF2/RS

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, no final de março, a Lei 12.233, que obriga as competições esportivas a conceder desconto de 50%, sobre o valor da inscrição, para atletas idosos e para para-atletas. O projeto é de autoria do vereador João Bosco Vaz.

A lei, em vigência desde o começo deste mês, estipula também que as empresas responsáveis pelos eventos esportivos, como as corridas de rua, deverão pagar uma multa se não ofertarem o desconto. O dinheiro arrecadado, com estas penalizações, será destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Desportivo. “A Lei 12.233 amplia o desenvolvimento do esporte em sua relevância social”, comentou João Bosco Vaz.

Eventos Esportivos Porto Alegre



Obesidade cresce 60% no Brasil e colabora para maior prevalência de hipertensão e diabetes
24/04/2017
Fonte: Ministério da Saúde

O brasileiro está mais obeso. Em dez anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Os dados inéditos, divulgados na última semana, fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde. O resultado completo da pesquisa está aqui.

Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida do brasileiro e podem até matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.

Excesso de peso e obesidade

A obesidade aumenta com o avanço da idade. Mas mesmo entre os mais jovens, de 25 a 44 anos, atinge indicador alto: 17%. Excesso de peso também cresceu entre a população. Passou de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016. Já é presente em mais da metade dos adultos que residem em capitais do país.

A pesquisa também mostra a mudança no hábito alimentar da população. Os dados apontam uma diminuição da ingestão de ingredientes considerados básicos e tradicionais na mesa do brasileiro. O consumo regular de feijão diminuiu 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016. E apenas um entre três adultos consomem frutas e hortaliças em cinco dias da semana. Esse quadro mostra a transição alimentar no Brasil, que antes era a desnutrição e agora está entre os países que apresentam altas prevalências de obesidade.

Vigitel obesidade



CREF2/RS firma convênio com sistema de gerenciamento Mfit Personal
18/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Os profissionais registrados no CREF2/RS têm, a partir de agora, mais um convênio à sua disposição. O Conselho e o sistema de gerenciamento de alunos Mfit Personal firmaram uma parceria para oferecer 20% de desconto na contratação da plataforma.

Voltado para quem atua como personal trainer, o Mfit Personal é um software, que pode ser acessado de computadores e até mesmo de smartphones, com diversos módulos. Dentre eles, há a possibilidade de controlar os treinos dos alunos, as avaliações físicas, os planos de contratação e o balanço financeiro geral. Mais informações podem ser obtidas pela página www.mfitpersonal.com.br.

Mfit Personal
Telefone: (47) 9720-2335
E-mail: contato@mfitpersonal.com.br

Convênios



Interiorizasul atende em Frederico Westphalen e Ijuí na próxima semana
18/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Com a proposta de estar mais próximo dos profissionais do interior do Estado, o CREF2/RS executa o projeto Interiorizasul, em que realiza visitas de atendimento em cidades fora de Porto Alegre. Na próxima semana, o Conselho estará em Frederico Westphalen, no dia 25 de abril, e em Ijuí, nos dias 26 e 27 de abril, oferecendo os serviços de atualização cadastral, entrega de Cédula, coleta de digital e parcelamentos de anuidades, entre outros mais. Nestes locais, o CREF2/RS também vai estar recebendo a documentação para efetuar novos registros.

O agendamento de cada um destes serviços pode ser feito até dois dias antes de cada visita, acessando este link. Além de ser uma forma de aproveitar melhor o tempo dos profissionais que procuram o Interiorizasul, esta pré-etapa otimiza o trabalho do Conselho e informa previamente os documentos que são imprescindíveis para os procedimentos. Diretamente nos locais, o atendimento não agendado será feito por ordem de chegada.

Interiorizasul Frederico Westphalen
Data: 25 de abril, terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Local: URI Campus Frederico Westphalen – Sala 200 do Prédio 7
Endereço: Avenida Assis Brasil, 709 – Bairro Itapagé

Interiorizasul Ijuí
Data: 26 de abril, quarta-feira, das 13h30 às 18h, e 27 de abril, quinta-feira, das 9h às 11h
Local: Sede Acadêmica Unijuí (Fidene) – Sala de Reuniões da Educação Física
Endereço: Rua São Francisco, 501 – Bairro São Geraldo

Interiorizasul



CREF2/RS fecha duas academias e autua 30 estabelecimentos no início de abril
13/04/2017
Fonte: CREF2/RS

O Departamento de Orientação e Fiscalização (DEFOR) do CREF2/RS realizou, de 2 a 11 de março, 93 visitas, período em que os fiscais autuaram 30 estabelecimentos por uma ou mais infrações. Dentre estes, oito não possuíam registro da empresa, 12 funcionavam sem profissional responsável no momento da abordagem e 18 permitiam o exercício ilegal da profissão em suas dependências. Nestas incursões, os fiscais fecharam duas academias em Pelotas por não apresentar profissional para assumir as atividades e falta de registro no CREF2/RS.

Ao todo, foram autuadas 37 pessoas, sendo 17 delas por exercício ilegal da profissão ou estagiário sem o Termo de Compromisso de Estágio – TCE e sete delas em desvio da sua área de formação. Também foram flagrados oito Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações, além de um profissional atuando com seu registro suspenso.

Os municípios visitados durante o período foram Porto Alegre, Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Pedras Altas, Aceguá, Cachoeirinha, São Sebastião do Caí, Montenegro, Tupandi, Bom Princípio, São José do Hortêncio, Harmonia, Arroio Grande, Jaguarão, Herval, Arroio do Padre e Pelotas

DEFOR



RT: toda academia deve ter o seu responsável técnico
13/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Toda academia de atividades físicas, escolinhas desportivas e demais empresas do setor, ao se registrarem no CREF2/RS, juntam em seus assentamentos um Termo de Responsabilidade Técnica assinado pelo Profissional de Educação Física que assume este encargo. A Lei Federal no 6839/80 estabelece esta exigência legal, ao determinar em seu artigo 1º que o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões.

Sendo que, no campo da Educação Física, somente profissionais com habilitação como Bacharel poderão assumir tal função. Ser o Responsável Técnico significa dizer que este profissional não pode se eximir de sua responsabilização sobre qualquer fato incidental ou acidental que envolva os aspectos técnicos e éticos do trabalho que é realizado em todos os horários e modalidades existentes na empresa. Para se ter uma ideia, o RT (sigla habitualmente usada para designar o Responsável Técnico) assume responsabilidade sobre a segurança e a qualidade dos equipamentos, do espaço físico, das condições de higiene, da regularidade dos estágios e estagiários e de todo o corpo técnico, coordenando e zelando pelo mais correto andamento do trabalho desenvolvido.

Os proprietários de estabelecimentos que ofereçam serviços na área de atividades físicas certamente possuem sua parcela de responsabilidade, mas sempre será o Responsável Técnico o primeiro a responder perante o consumidor do serviço, à Justiça, Polícia, Vigilância Sanitária, Administração Pública em geral e, logicamente, perante o CREF e o CONFEF.

São atribuições do Responsável Técnico:

• Coordenar as atividades dos Profissionais de Educação Física;
• Zelar pela boa qualidade e eficiência dos serviços prestados pelos profissionais de Educação Física;
• Zelar pelo respeito às disposições gerais da Profissão e do estabelecimento;
• Prestar apoio às atividades de atendimento e ensino, no caso de estágios curriculares acadêmicos;
• Perceber e analisar as modificações e inclusões de procedimentos;
• Inspecionar as condições físicas e tecnológicas para o atendimento;
• Coordenar o corpo técnico do estabelecimento;
• Supervisionar a execução das intervenções profissionais nas diversas atividades e programas;
• Zelar pelo fiel cumprimento do Código de Ética do Profissional de Educação Física.

O responsável técnico também está sujeito às penalidades previstas nas demais leis como qualquer outro cidadão.

Leia na íntegra a Resolução CONFEF nº 134/2007 que normatiza o RT aqui.
No site do CREF2/RS estão disponíveis os documentos para atualização do RT da empresa. A exclusão de RT de uma empresa pode ser solicitada pela empresa ou pelo próprio profissional. Acesse o link e saiba mais.

Rensponsável Técnico



VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do RS é realizado em Porto Alegre
13/04/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS, por meio da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional (CESPP), realizará nos dias 26 e 27 de maio de 2017 o VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física do RS, na FADERGS, em Porto Alegre. No evento, serão desenvolvidos os temas Estágio e Fiscalização, Aproximações entre Licenciatura e Bacharelado, Empreendedorismo na Educação Física e Educação a Distância.

A palestra “Aproximações entre Licenciatura e Bacharelado” será ministrada pelo presidente do CONFEF e presidente da Academia Olímpica Brasileira Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RS), especialista em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco.

Já o tema "Perfil Empreendedor na Educação Física e os desafios das IES" será desenvolvido por Marcelo Curth de Oliveira (CREF 011605-G/RS), que possui pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Gama Filho e em Educação a Distância pela Faculdade Senac. É mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS e doutorando em Administração pela Unisinos. Atualmente, é docente em Instituições deEnsino Superior nas áreas de marketing, administração e Educação Física e nutrição. É ainda sócio-proprietário da Plation, que trabalha com consultoria e treinamentos em gestão comercial.

A mesa-redonda “Educação a Distância” terá como debatedores Jorge Steinhilber e Dari Francisco Göller (CREF 002469-G/RS), que possui mestrado em Educação nas Ciências pela Unijuí e doutorado em Educação Física pela UFSM. Atualmente é professor adjunto da Unijuí. O moderador será o professor da Ufpel Eduardo Merino (CREF 004493-G/RS).

A inscrição no evento, permitido somente para coordenadores de curso, é gratuita e deve ser realizada até dia 28 de abril de 2017.

VII FÓRUM DOS COORDENADORES DE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO RS
Data: 26 e 27 de maio de 2017
Local: FADERGS – Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul
Endereço: Rua Luiz Afonso, 84/sala 110 (Laboratório de Alta Complexidade) – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS

Inscrição gratuita e exclusiva para coordenadores de curso de Educação Física

VII Fórum dos Coordenadores de Curso de Educação Física



Sistema CONFEF/CREFs é contra anteprojeto que permite treinador de futebol sem formação
12/04/2017
Fonte: CONFEF

Está em tramitação, na Câmara dos Deputados, um anteprojeto que busca a reforma da Lei Pelé e do Estatuto do Torcedor. A proposta, que atualmente é analisada pela Comissão Especial de Reformação da Legislação do Esporte, propõe permitir que ex-atletas, sem a devida formação superior, possam atuar como treinadores de futebol.

Para o relator da Comissão e deputado federal Rogério Marinho, o projeto se preocupa com o futuro dos ex-jogadores de futebol, que ao longo de suas carreiras não tiveram a oportunidade de estudar. O Sistema CONFEF/CREFs, por outro lado, considera a medida um retrocesso, pois autoriza que indivíduos sem o devido conhecimento científico, biológico, pedagógico e ético atuem na área dos profissionais de Educação Física, colocando a saúde de diversas pessoas em risco.

De acordo com o CONFEF, os parlamentares deveriam instigar o estudo ao longo da carreira esportiva de todos os atletas brasileiros, bem como incentivar as entidades do desporto a exigir o curso de Educação Física para a função de treinador. “Sem a orientação para que as escolinhas de futebol sejam conduzidas apenas por profissionais qualificados, contribuímos para a manutenção de um círculo vicioso de desníveis sociais. Portanto, temos a obrigação de reverter este processo e dar a todos o direito de um atendimento de qualidade”, escreveu em uma nota comentando o projeto.

A proposta ainda precisa ser aprovado pela Comissão Especial de Reformulação da Legislação do Esporte para seguir para votação no Plenário. Mais informações aqui.

Futebol treinador de futebol



Capão da Canoa sedia o 6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar
11/04/2017
Fonte: CREF2/RS

O 6º Fórum pela Educação Física Escolar, que acontece concomitantemente ao 43º ENAPEF, será realizado no sábado, dia 20 de maio, das 13h30min às 16h30min. O local é a Casa de Cultura Erico Verissimo – Av. Flávio Boianowski, 789 - Zona Nova - Capão da Canoa/RS.

Na programação, às 14h15min será realizada a palestra “A Educação Física dentro da nova BNCC: reflexões sobre a obrigação e a opcionalidade”, ministrada pelo assessor pedagógico da Secretaria Estadual de Educação  Vitor Powaczruk (CREF 023027-G/RS). Ele possui mestrado em Ciências do Esporte pela German Sport University Cologne e é um dos especialistas responsáveis pela elaboração da BNCC junto ao MEC.

Às 15h30min, a pedagoga e ex-presidente do Conselho Estadual de Educação do RS Líbia Maria Serpa Aquino realizará a palestra “Educação Física Escolar e Pedagogia: uma conversa necessária”. Líbia possui mestrado e doutorado na área das Políticas Públicas da Educação pela UFRGS, e atualmente é docente da Ulbra em cursos de Licenciatura e Pedagogia.

A carga horária será de 3 horas/aula e as inscrições irão até o dia 16/05/2017. que podem ser feitas por aqui.

6º Fórum de Mobilização Gaúcha pela Educação Física Escolar



CREF2/RS participa do Dia Mundial da Saúde na Praça da Alfândega
11/04/2017
Fonte: Assessoria/PMPA

Na última sexta-feira, dia 7, o CREF2/RS, junto aos conselhos que compõe a Câmara da Saúde do Fórum/RS e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, estiveram na Praça da Alfândega, da 9h às 17h, para orientar a população a manter a qualidade de vida e dar dicas de alimentação saudável no sentido de prevenir a depressão.

A programação teve aulas de Yoga, Tai Chi Chuan, alongamento e dança, dicas de preservação do meio ambiente, atividades para idosos, rodas de conversa e oficinas de Abayomi, valorizando a diversidade cultural. Profissionais de diversas áreas da saúde e parceiros deram dicas de saúde, prevenção da tuberculose e do câncer de mama, com lançamento de livro e horta comunitária.

A Unidade de Saúde Vila Safira, localizada no bairro Mário Quintana, levou à praça o projeto de educação alimentar "Na medida certa", que reúne um grupo de 30 participantes da comunidade. Os encontros são quinzenais, com acompanhamento multiprofissional para avaliar pressão arterial, colesterol, glicose, índice de massa corporal e atropometria. "Nosso estilo de vida influencia na saúde física e emocional. Então, quando a pessoa está de bem com a vida, isso reflete no bem-estar geral consigo mesma", avalia a médica e coordenadora da US, Estela Gomes.

A Câmara da Saúde do Fórum/RS foi representada no evento pelos conselhos regionais de Nutrição, Biologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física. No local, as autarquias prestaram informações de forma geral para a população, instruindo sobre as atividades dos conselhos profissionais.

Dia Mundial da Saúde



CREF2/RS fecha uma academia e autua seis estabelecimentos na última semana de março
10/04/2017
Fonte: CREF2/RS

O CREF2/RS divulgou o resultado das fiscalizações realizadas na última semana de março. As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do Conselho, efetuados entre os dias 26 de março a 1º de abril, resultaram no fechamento de uma academia localizada em Novo Hamburgo, por não possuir nenhum profissional para assumir as atividades.

O DEFOR também atendeu completamente sete denúncias e autuou seis estabelecimentos, por uma ou mais infrações. Dentre estas, duas academias não possuíam da empresa, três funcionavam sem profissional presente no momento da visita, além de três estabelecimentos permitirem a atuação de leigos ou estagiários sem o TCE - Termo de Compromisso de Estágio.

Em seu serviço interno, houve 77 atendimentos, 26 novas denuncias foram protocoladas através de formulário no ato e 40 denúncias foram encaminhadas para a a Comissão de ética Profissional – DCE. Também foram emitidas 11 notificações a empresas e pessoas físicas que não se regularizaram

DEFOR



Professores de Educação Física da rede pública e privada podem tomar a vacina da gripe gratuitamente
10/04/2017
Fonte: ASCOM/RS

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe inicia hoje, dia 10 de abril, e os professores de Educação Física da rede pública e privada estão aptos para participar. A recomendação da Secretaria da Saúde às prefeituras é que na primeira semana sejam priorizados os profissionais de saúde, que serão vacinados nos locais de trabalho, como postos de saúde e hospitais.

A principal novidade da vacinação neste ano é a inclusão de todos os professores na campanha. Para a vacinação, estes deverão apresentar um documento de identificação, como o contracheque da instituição de ensino em que trabalham, carteira de trabalho ou a carteira do sindicato (CPERS e SINPRO), acompanhado de um documento de identidade com foto.

Também fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, idosos e doentes crônicos. Em Porto Alegre, a vacinação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e irá ocorrer partir do próximo dia 17 de abril, seguindo até o dia 26 de maio.

Vacinação contra a gripe



Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional da PUCRS tem desconto para profissionais registrados
06/04/2017
Fonte: CREF2/RS

A PUCRS abriu as inscrições do Curso de Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional, que será realizado no dia 24 de junho, em Porto Alegre. A atividade, promovida pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Universidade, é aberta para os profissionais de Educação Física e acadêmicos do curso, com 10% de desconto na inscrição para profissionais registrados no CREF2/RS. Para mais informações, clique aqui.

Com 10 horas-aula e um único encontro, das 8h às 12h20min e das 14h às 18h20min, o Curso vai abordar o histórico e o desenvolvimento da Psicomotricidade Relacional, a linguagem não-verbal, o autoconhecimento da formação pessoal e a vivência da sensibilização, entre outros tópicos. As aulas serão ministradas por Celso Luiz Mastrascusa, doutor em Educação pela UFRGS e autor dos livros “O Silêncio da Criança”, “Psicomotricidade Relacional – da Educação à Terapia” e “Recreação: Teoria e Prática – Livro Didático para o Ensino Superior”.

Curso de Extensão em Formação Pessoal Através da Psicomotricidade Relacional
Inscrições até o dia 23 de junho, com 10% de desconto para profissionais registrados no CREF2/RS
Aula no dia 24 de junho, das 8h às 12h20min e das 14h às 18h20min
Mais informações aqui

Extensão PUCRS Cursos



Dia Mundial da Saúde é comemorado na Praça da Alfândega nesta sexta-feira
04/04/2017
Fonte: CREF2/RS

Nesta sexta-feira, dia 7, o CREF2/RS, junto aos conselhos que compõe a Câmara da Saúde do Fórum/RS, estará na Praça da Alfândega, da 9h às 17h, em Porto Alegre, para comemorar o Dia Mundial da Saúde, com o tema “Depressão: vamos conversar!”

A iniciativa reforça a prevenção à depressão e as formas de tratá-la, considerando que a doença pode levar a graves consequências. Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.

A Câmara da Saúde do Fórum/RS será representada no evento pelos conselhos regionais de Nutrição, Biologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Farmácia e Educação Física. No local, as autarquias prestarão informações de forma geral para a população, instruindo sobre as atividades dos conselhos profissionais.

Dia Mundial da Saúde
Data: 7/04, sexta-feira
Local: Praça da Alfandega
Horário: das 9h às 17h
Tema: “Depressão: vamos conversar!”

Dia Mundial da Saúde



Deputado apresenta projeto de cadastro de obesidade infanto-juvenil ao CREF2/RS
31/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O deputado Maurício Dziedricki e sua equipe visitaram a presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) na quarta-feira, dia 29. O deputado veio expor seu projeto que cria o cadastro de obesidade infanto-juvenil, tornando obrigatória a avaliação antropométrica nas crianças e adolescentes nas escolas de ensino fundamental e médio do RS.

A ideia é que a escola realize as avaliações e, havendo um quadro de baixo peso, sobrepeso ou obesidade, seja encaminhado às Coordenadorias Regionais de Saúde e Educação. A partir daí os pais serão informados, bem como as secretarias do Estado de Educação e Saúde. O referido cadastro permitirá a verificação da eficiência de programas de prevenção e tratamento da obesidade que venham a ser implantados em nosso Estado.

O deputado aproveitou a ocasião para convidar o CREF2/RS a participar da Audiência Pública com o tema “Obesidade na infância e adolescência e os reflexos na saúde pública”, que ocorrerá no dia 3 de maio, às 18h30m, no Plenarinho na Assembleia Legislativa. Segundo a presidente do CREF2/RS, iniciativas como a do deputado sempre encontram respaldo no Conselho, pois somam esforços na luta pela saúde e bem-estar dos gaúchos.

Visita deputado Maurício Dzidricki



CREF2/RS autua 21 estabelecimentos e fecha quatro academias na quarta semana de março
30/03/2017
Fonte: CREF2/RS

As ações do Departamento de Fiscalização e Orientação (DEFOR) do CREF2/RS, realizadas entre os dias 19 a 25 de março, totalizaram 41 visitas de fiscalização, sendo totalmente atendidas 18 denúncias e autuados 21 estabelecimentos por algum tipo de infração, além de quatro academias fechadas em Sapiranga, Ivoti, Alvorada e Venâncio Aires. Todos os estabelecimentos não possuíam registro da empresa e não apresentavam nenhum profissional para assumir suas atividades.

Durante a semana de fiscalização e orientação, foram autuadas oito pessoas, sendo cinco flagrantes de exercício ilegal, dois Responsáveis Técnicos descumprindo suas obrigações e um diplomado atuando sem seu registro profissional. No seu trabalho interno, o DEFOR abriu mais dois Processos Administrativos de Fiscalização e sete denúncias foram encaminhadas ao Conselho de Ética, além de 42 novas denúncias terem sido protocoladas.

DEFOR



CREF2/RS participa de audiência pública sobre a Reforma Trabalhista na OAB/RS
30/03/2017
Fonte: CREF2/RS

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), participou ontem (29), na sede da OAB, do debate sobre as alterações propostas pelo projeto do governo federal na Reforma Trabalhista. Aberto ao público, o evento reuniu advogados, sociedade civil, centrais sindicais e federações patronais, que estudaram as proposições do Projeto de Lei n° 6787/2016, que altera a CLT de 1943, para se posicionar sobre o tema. As deliberações serão reunidas em um documento que será encaminhado ao Conselho Federal da OAB.

Reforma Trabalhista



Presidentes do CREF2/RS e do CONFEF viajam pelo Estado
29/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Iniciou-se na quarta-feira, dia 22, um tour pelo estado realizado pela presidente do CREF2/RS Carmen Masson (CREF 001910-G/RS) e pelo  presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ). O intuito foi conhecer as condições objetivas da Educação Física e suas experiências práticas. O trajeto começo na tarde do dia 22, quando ambos foram à Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) palestrar para uma turma de bacharelado. Havia mais de 100 formandos, onde foram feitas peguntas pertinentes à profissão.

Na manhã do dia 23, a dupla rumou para Caxias do Sul, para encontrar-se com a secretária municipal de Esportes e Lazer e conselheira do CREF2/RS Márcia Rohr da Cruz (CREF 007542-G/RS), que apresentou os projetos de trabalho da sua gestão. "Nesta Secretaria 100% dos profissionais de Educação Física são registrados e estão em dia com suas obrigações estatutários com o CREF2/RS", atestou Márcia.

O prefeito Daniel Guerra abriu espaço na sua agenda para receber os dirigentes. “Guerra nos relatou que trabalhava como gestor na iniciativa privada e, utilizando esta cultura, montou seu secretariado por critérios exclusivamente técnicos, dando completa autonomia aos secretários”, explica, O prefeito afirmou que não recebe ninguém que queira falar de esportes exclusivamente com ele, indicando diretamente a secretária Márcia. "Isso nos deixa muito satisfeitos, pois é a valorização do profissional de Educação Física e de suas competências e vemos isso como um importante passo no combate ao sedentarismo. O prefeito Guerra comprou o nosso discurso”, exultou Carmen.

De volta a Porto Alegre, ambos fizeram uma visita ao conselheiro federal Professor Garcia (CREF 000002-G/RS), que sofreu um AVC ano passado e está se recuperando. “Vim prestar solidariedade de todo o Sistema CONFEF/CREFs, na certeza de que ele vai superar esta fase. O conselheiro, além de muito ativo e competente, tem uma bela história na construção da profissão de Educação Física no Brasil”, destacou Jorge. Após a visita, foram conhecer da academia INNEX, em Porto Alegre. O estabelecimento, 6 mil m² e equipamento de última geração.

Na sexta-feira, dia 24, Carmen Masson e Jorge Steinhilber participaram, em Santa Maria, do 26º Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria e II Medalha Santa Maria/Qualisport, quando receberam a homenagem especial pelo trabalho do Sistema CREF/CONFEF. O evento é realizado há 26 anos pelo conselheiro do CREF2/RS Clery Quinhones de Lima (CREF 000297-G/RS). No sábado, foram à Ulbra Gravataí, onde ocorria o curso dos Professores sem Fronteiras da FIEP, organizado pelo profissional Everton Deiques (CREF 008538-G/RS).

Carmen afirmou estar satisfeita com o périplo por IES, academias e outros órgãos ligados ao esporte. “Foi muito interessante ver nosso progresso junto aos profissionais de Educação Física, o nível de aceitação ampliado, com a compreensão de que a legislação existe para ser cumprida. Não somos mais questionados quanto ao registro profissional, muito ao contrário, encontramos bastante carinho das pessoas, orgulhosos de fazer parte do Sistema CONFEF/CREFs", argumentou.

O presidente do CONFEF agradeceu a oportunidade do convivo nesses quatro dias, a hospitalidade e a atenção de todos os profissionais de Educação Física. “Fiquei feliz em observar o dinamismo e o comprometimento com o desenvolvimento do CREF2/RS em todas as esferas. Forram dias produtivos e surpreendentes tanto na primeira palestra como em Caxias do Sul, passando pela visita ao Garcia e culminando em Gravataí. São essas oportunidades que nos possibilitam conhecer melhor as pessoas e as vivências que passaram, os desafios que superaram e as experiências acumuladas”, afirmou.

Sistema CONFEF CREFs



Presidente do CREF2/RS e presidente do CONFEF são homenageados em Santa Maria
27/03/2017
Fonte: Saúde pela Prática

A presidente do CREF2/RS, Carmen Masson (CREF 001910-G/RS), e o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber (CREF 000002-G/RJ), participaram no dia 24, em Santa Maria, do 26º Troféu Desportivo Cidade de Santa Maria e II Medalha Santa Maria/Quilisport, quando receberam a homenagem especial pelo trabalho do Sistema CREF/CONFEF.

O evento, realizado pela Quilisport/CAEL-SM, com o apoio da FIEP BRASIl e da Prefeitura de Santa Maria, entre outros, contou com o pronunciamento de Jorge Steinhilber sobre as ações realizadas pelo CONFEF. Ao todo foram distribuídos 75 troféus, 18 medalhas e certificados a pessoas e entidades de que se destacaram no esporte e no lazer em Santa Maria. Diversas autoridades do Esporte e da Educação Física gaúcha estiveram presentes, entre elas, o conselheiro do CREF2/RS Clery Quinhones de Lima (CREF 000297-G/RS).
Foto: Visão/Quilisport

Homenagem



Conselhos vão à Assembleia Legislativa reivindicar audiência pública sobre EAD
23/03/2017
Fonte: CREF2/RS

O vice-presidente do CREF2/RS, Lauro Aguiar (CREF 002782-G/RS), junto aos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Educação e mais órgão ligados à educação e à saúde estiverem na Assembleia Legislativa, no dia 22 de maço, solicitar a realização de audiência pública para debater a formação por EAD no ensino técnico, em nível médio, de graduação e de nível superior, voltados à formação de profissionais da área de saúde.

Segundo Lauro, muitos cursos EAD são vistos como verdadeiros supermercados de diplomas, nos quais os níveis de exigência é baixo e as facilidades diversas. “Esta proliferação de cursos à distância nos preocupa sobremaneira, uma vez que consideramos que, para a área da saúde, os pontos negativos são maiores que os positivos por importar baixa qualidade na aprendizagem e, pela falta de prática, risco sério e grave à vida no atendimento à população”, alertou

Foi aprovada por unanimidade o movimento das profissões da saúde contra os cursos de graduação predominantemente em EAD. Também ficou acertado que no dia 26 de abril, às 10h, o CREF2/RS deverá estudar estratégias para mobilização da entidade para concretizar o Projeto de Lei com as reivindicações do Conselho.

EAD



Escola Estadual Presidente Roosevelt recebe projeto Esporte e Saúde na Escola
22/03/2017
Fonte: UFRGS

Neste sábado, dia 18, sob coordenação da professora Anelise Reis Gaya (CREF 024009-G/RS) e em parceria com a Universidade do Porto de Portugal, a UFRGS com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID iniciou o Projeto Esporte e Saúde na Escola, o qual tem como objetivo principal a promoção da saúde de escolares e está sendo desenvolvido na Escola Estadual Presidente Roosevelt.

Durante o dia o projeto foi oficialmente apresentado aos pais. Na ocasião foi explicado como se dará as ações, o detalhadamente, o termo de consentimento livre e esclarecido onde os pais autorizam seus filhos a participar do projeto, além da aplicação de questionários que visam avaliar o suporte parental em relação a prática de atividade física, saúde mental, estilo de vida e características de pais e filhos além de uma avaliação física (pressão arterial, peso, estatura, perímetro da cintura) e indicadores de saúde realizada por profissionais de educação física educadores físicos e enfermeiros devidamente formados.

Projeto Esporte e Saúde na Escola



Porto Alegre sedia Convenção Brasil em junho
22/03/2017
Fonte: CREF2/RS

Vem aí mais uma edição da Convenção Brasil Saúde, Sport e Finess em Porto Alegre, realizada de 8 a 11 de junho no Parque Esportivo da PUCRS. O evento busca integrar profissionais de Educação Física e oferecer aos presentes cursos, feira de esportes e intenso intercâmbio de conhecimento.

Haverá muitos cursos de atualização, divididos em 40% de aprendizado teórico e 60% de prática. Entre os cursos, estão Treinamento de Boxe Feminino, ministrado por Aimoré Goulart (CREF 005101-P/RS), Treinamento Feminino, com Dilmar Pinto Guedes Jr. (CREF 002126-G/SP), Como Evitar os 10 Erros Fatais na Gestão, ministrado por Patrícia Marques Lobato (CREF 003191-G/SP) e Brincadeiras e Jogos, com Tiago Aquino "Paçoca" (CREF 049529-G/SP).
Aproveite os valores especiais de lançamento até o dia 25/03
Descontos para regsitrados no CREFRS
Mais informações aqui.

Convenção Brasil